Coluna Bernadete Alves - dia 28/11/2017

Gordura ao redor dos olhos é sinal de alerta para aumento do colesterol

As lesões na pele são chamadas de xantelasma e ocorrem em pessoas que apresentam distúrbios no metabolismo dos lipídeos (gorduras). Elas aparecem nas regiões das pálpebras, principalmente nas superiores, de forma simétrica, planas, com placas pouco elevadas, com coloração bastante típica, sempre amarelada ou acastanhada.

O médico dermatologista Luciano Morgado, da Clínica Monte Parnaso, explica que, além do surgimento devido às alterações do metabolismo das gorduras, podem ocorrer por predisposição genética individual. “Os xantomas começam como um pequeno ponto e vão crescendo gradativamente ao longo de meses até formar as placas características da doença. Não causam qualquer sintoma local e o incômodo é apenas estético”, detalha.

A prevenção do surgimento do xantelasma fica restrita a alimentação balanceada para que o colesterol LDL esteja sempre com níveis equilibrados, já com relação à questão genética, não há como evitar o surgimento dos xantomas. “Exames para avaliação dos lipídeos sanguíneos devem ser solicitados em pacientes com xantelasma e, caso se apresentem em níveis elevados, medidas para a sua redução devem ser iniciadas”, observa Dr. Luciano.

O médico diz que o procedimento mais adequado para tratar vai depender do quadro clínico, considerando a extensão das lesões e de cada caso, mediante avaliação do médico dermatologista. O tratamento do xantelasma visa a destruição ou retirada cirúrgica das lesões. Pode ser feito através da aplicação de substâncias cáusticas para a cauterização química, eletrocoagulação, laser ou retirada cirúrgica com fechamento por sutura (pontos)”, declara o médico Luciano Morgado.

Ouriço Restaurante e Bar abre as portas no Lago Sul

Ao som de Babi Ceresa, os empresários Thiago Paraiso, Marcelo Paraiso, Rodrigo Yani e Lucas Flores inauguraram o Ouriço Restaurante e Bar na QI 21 do Lago Sul, uma casa especializada em frutos do mar com atendimento intimista. O chef Thiago Paraiso é revelação no ramo gastronômico da capital do país.

O chefe Thiago Paraiso, de 26 anos, diz que o menu diferenciado oferece ingredientes pouco conhecidos na capital como siri-mole, vieiras, mexilhões, ostras e camarões. O jovem e promissor chef brasiliense já é sucesso com o Saveur Bistrot, cujos pratos encantam os mais exigentes paladares. Sou fá da costela de javali ao molho de jabuticabas, com risoto de queijo coalho e banana crocante.

O projeto do espaço tem a assinatura de Denise Zuba e o mobiliário da Kartell. No andar superior vai funcionar o Ouriço Bar com drinques criada pelo mixologista Gustavo Guedes e pratos para compartilhar. O ambiente terá capacidade para receber 30 pessoas e será mais uma opção para o público jovem.

Assim como o Saveur Bistrot, que fica na SMDB, Conjunto 10, Lote 1,o Ouriço vai operar apenas com sistema de reservas. Mais informações pelo 99116-3211. Thiago Paraiso passa a partir de agora a assumir o posto de chef executivo do grupo , respondendo pelos menus das duas casas.

Parabéns aos empreendedores pela geração de emprego e renda e também por servir as pessoas com tanto esmero.

 
RocketTheme Joomla Templates