Coluna Bernadete Alves - dia 16/11/2017

Sebrae promove Semana Global do Empreendedorismo

O presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, ao lado do presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, abriu oficialmente hoje a Semana Global do Empreendedorismo. A Semana Global do Empreendedorismo começou no dia 13 em todo o país e vai até o dia 19.Neste período o Sebrae proporciona palestras, cursos e oficinas destinados a quem já possui um negócio ou busca realizar o sonho de abrir a própria empresa.

A Semana Global do Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora. Neste ano mais de 160 países participam do movimento. Nos últimos três anos, o evento mobilizou aproximadamente 2,5 milhões de pessoas no Brasil, com cerca de 10 mil atividades.

Em 2017 o mote da SGE é “A revolução já começou”, tendo como pano de fundo o “Empreendedorismo como motor de mudança”. O Sebrae é um dos principais parceiros da iniciativa, que está completando dez anos e é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro. Os cinco tópicos principais da Semana são desburocratização, inovação, ambientes digitais, capital empreendedor e cultura empreendedora. Os temas serão explorados por meio de atividades como palestras, congressos, clínicas tecnológicas, entre outras.

Guilherme Afif Domingos lembrou que hoje 84% das micro e pequenas empresas não têm acesso a crédito. Segundo ele, os grandes bancos têm dificuldade para conversar com os pequenos empresários. Afif pediu apoio ao presidente Michel Temer para a proposta que cria o Cadastro Positivo das Micro e Pequenas Empresas uma vez que são as principais criadoras de emprego no País, com 11,063 milhões de vagas abertas desde 2007.

O presidente do Sebrae disse que - com o apoio do presidente da República - a proposta tem condições de ser votada pelo Congresso ainda este ano. Para acelerar a análise da matéria, a ideia é fazer com que o projeto de lei complementar (PLP 171/12), que está na Câmara dos Deputados, passe a tramitar em regime de urgência “com a garantia de não veto do governo”.

Afif disse que além da criação do Cadastro Positivo para Micro e Pequenas Empresas, o texto contemplaria o refinanciamento de dívidas de cerca de 590 mil empresas que receberam notificação e, caso não paguem as dívidas, serão excluídas do regime do Simples. Outra medida seria a criação da Empresa Simples de Crédito. Essa última modalidade é uma novidade. A expectativa é que ela permita ao cidadão, no seu próprio município, emprestar o seu dinheiro a pessoas jurídicas. Para Afif, isso financiaria a produção local com dinheiro mais barato, o que também estimularia a concorrência com os bancos, o que hoje não existe.

“Precisamos pensar em dar uma espécie de prêmio para aqueles bons pagadores. Quero dizer que vou apoiar esse projeto”, afirmou Temer ao participar da Semana Global do Empreendedorismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Rodrigo Rollemberg, destacou a desburocratização promovida no início da gestão ao aprovar na Câmara Legislativa a lei que facilita a abertura de empresas. “Em 2015, o então ministro [da Secretaria e Micro Pequena Empresa] Guilherme Afif Domingos nos deu o desafio de sermos modelo na criação de empresas”, recordou Rollemberg. “Hoje, empresas de atividades de baixo risco levam, em média, 4,5 dias para serem abertas.”

Nos últimos três anos, a Semana Global do Empreendedorismo mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades - o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. A Semana Global do Empreendedorismo é organizada pela Rede Global do Empreendedorismo, formada por nove organizações do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor, Junior Achievement e Sebrae. A RGE é responsável por coordenar, gerir e mobilizar parceiros para levar a semana para o maior número de pessoas no Brasil.

A brasileira Anitta é sucesso internacional

A cantora Anitta foi eleita a melhor artista brasileira pelo quarto ano consecutivo no MTV Europe Musica Awards, que aconteceu em Londres, no domingo dia 12. Em um vídeo exibido no final da transmissão da cerimônia, a cantora agradeceu pela homenagem: “Até o ano que vem. Tomara que a gente ganhe de novo”.

Ontem no convenções Mandala Bay, Anitta cantou Looking for Paradise ao lado do americano Nick Jonas em um tributo ao espanhol Alejandro Sanz, no evento intitulado de Person of the Year, antecede o Grammy Latino, que acontece hoje em Las Vegas, localizada no Estado de Nevada.

No seu Instagram, Anitta postou fotos com algumas celebridades como o próprio Alejandro Sanz, Camila Cabello, antiga integrante da girlband Fifth Harmony, e o cantor colombiano Sebastian Yatra, e os compositores do hit Despacito, Luis Fonsi e Erika Ender.

A primeira-dama de Brasília revela batalha contra o câncer

Márcia Rollemberg, primeira-dama de Brasília, resolveu tornar pública a sua luta contra o câncer. Em reportagem hoje no Correio Braziliense, ela abre o seu coração. Conta que em julho deste ano, após se submeter a exames por causa de algumas complicações, foi diagnosticada com câncer no endométrio (mucosa que recobre a face interna do útero). Márcia então procurou o oncologista Fernando Maluf, no Hospital Santa Lúcia.

Em agosto fez uma histerectomia para a retirada do útero, ovários e os linfonodos da região afetada. Agora passa por sessões de quimioterapia, já fez onze. Mesmo com os efeitos colaterais, a primeira-dama de 56 anos mantém a agenda de compromissos nas pastas sociais do governo onde é colaboradora. No GDF, atua na interlocução e articulação entre as Pastas sociais e a sociedade, em busca da melhoria das redes de atenção à criança e aos grupos e pessoas mais vulneráveis.

No dia 10, por ocasião do lançamento do Selo de Qualidade de Serviços de Saúde para Adolescentes, percebi que a nossa primeira-dama estava em tratamento de saúde. Não caberia questioná-la e sim pedir à Deus pela sua pronta recuperação. Depois no dia 11, a primeira-dama esteve no Gama junto com o seu marido, o governador Rollemberg, e também manteve silêncio sobre a sua saúde. No dia 14, Márcia Rollemberg participou de evento no Jardim Botânico e plantou uma árvore junto com o embaixador de Israel no Brasil. Nas reportagens publicadas neste espaço percebe-se a sua força e como ela está tirando de letra o problema de saúde.

Agora, mais fortalecida, resolveu revelar a sua luta contra o câncer de endométrio. “Todo mundo tem um pouco de forte, mas também tem suas fraquezas. É um momento de eu me permitir, pedir colo, coisa que eu não faço. Então têm sido um aprendizado”, declarou em reportagem exclusiva ao Correio Braziliense.

Emocionado, o governador Rodrigo Rollemberg ressaltou o quanto a esposa é forte e enfrenta o tratamento com coragem. “Não tem sido fácil. As sessões de quimioterapia são impactantes. Nas segundas-feiras à noite e nas terças de manhã, ela fica muito enjoada. São dias difíceis. É um desafio para nós. Foi algo inesperado. Nesses momentos, percebemos que todos estamos sujeitos a situações adversas e como somos frágeis”, declarou o governador durante evento realizado hoje.

Conheço o trabalho de Márcia Rollemberg como servidora pública há muitos anos. Sempre admirei a sua luta por um mundo generoso e mais saúde de qualidade para todos. Em 2015, como primeira-dama, resolveu colaborar com o governo e implantou vários projetos sociais. Um trabalho que chamou à atenção de gestores públicos e também de organizações internacionais. Ações que fiz questão de acompanhar e divulgar nos meus espaços de comunicação. No Portal do Voluntariado, por exemplo, Márcia é uma grande líder, e no programa “Embaixadas de Portas Abertas”, faz a diferença na vida dos estudantes das escolas públicas do Distrito Federal. Além disso, ainda colabora para o empoderamento feminino.

A primeira-dama é uma fortaleza e com certeza o nosso Grande Médico já está restaurando a sua saúde! Tenha fé! A oração é a chave que abre para nós os tesouros misericordiosos e as bênçãos de Deus.

 
RocketTheme Joomla Templates