Coluna Bernadete Alves - dia 07/11/2017

Alimentos que previnem o Câncer de Próstata

O Instituto Nacional de Câncer alerta que a cada sete homens, pelo menos um receberá o diagnóstico do câncer de próstata. Para este ano a estimativa era de que 61,2 mil novos casos surgiriam. A incidência alta é mais um motivo para que os homens deixem o preconceito de lado e façam os exames urológicos anualmente. O câncer de próstata é o segundo tipo que mais acomete homens no Brasil. Por isso a partir dos 45 anos é fundamental fazer o exame de toque retal e o exame de PSA. Esta é a maneira mais garantida de detectar a doença no estágio inicial, o que facilita a cura.

Além da prevenção feita dentro dos consultórios, a ciência aponta que atitudes como manter o peso ideal, a realização de atividades físicas frequentes, não fumar, beber moderadamente e uma dieta rica em licopeno, suforafano e fitoestrógenos, podem ajudar a prevenir a doença.O Licopeno é um potente antioxidante e inibidor de proliferação celular. Ele é encontrado no tomate, mamão papaia, melancia, cenoura, pitanga e goiaba vermelha. O Suforafano previne que certas enzimas ativem agentes causadores de câncer no corpo, além de aumentar a produção de enzimas que eliminam carcinógenos do sistema antes que se tornem células perigosas. Está presente no Brócolis, repolho, couve-flor, alho e cebola. O Fitoestrógenos tem potencial de exercer influência sobre doenças associadas ao hormônio masculino, a testosterona, regulando sua dosagem. É encontrado no Soja, frutas em geral, vegetais em geral, chás e linhaça.

Estudo realizado pelas universidades de Cambridge, Oxford e Bristol, aponta que existe um alimento que pode ajudar a evitar que o tumor maligno se desenvolva. A pesquisa feita pelos britânicos revelou que homens que comem mais de dez porções de tomate por semana podem reduzir em 20% os riscos do câncer. A maneira como ele é consumido pode variar, seja em saladas ou na forma de suco, e o organismo será protegido contra danos nas células e no DNA. A descoberta não é uma novidade para a ciência. Há alguns anos foi comprovado que o tomate age nos lados da próstata por conta do licopeno , o pigmento responsável pela coloração vermelha do fruto. Isso acontece porque o fitoquímico acaba interrompendo a multiplicação das células defeituosas que dão origem à doença.

Ainda não se sabe exatamente porque a região mais afetada pelo licopeno é a próstata. Porém, o conselho de incluir mais o alimento vermelho nas refeições é válido, considerando que os países com menor incidência de tumor na glândula são os que também têm o tomate assiduamente no cardápio de suas populações, como a Grécia e a Turquia. Dois copos de suco de tomate por dia podem ajudar a prevenir osteoporose: aos apreciadores de tomate, um motivo a mais para ingeri-lo. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, dois copos de suco da iguaria fortalecem os ossos e podem prevenir a osteoporose. O possível responsável pelo benefício é o licopeno, que dá a cor vermelha ao alimento. Estudo divulgado no Journal of the National Cancer aponta que o tomate, tem o poder de proteger o organismo de radicais livres que são produzidos no metabolismo.

Segundo o urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Joabe Carneiro, tudo que faz bem ao organismo, desde o tipo de alimento ou habito alimentar, nos faz ter um corpo saudável, resultando em ações preventivas no câncer de próstata.Verduras crucíferas como o brócolis possuem uma substância com enxofre denominada de “sulforafano”, que atua de forma eficaz na reparação de danos das células. Por isso, é essencial incluir o alimento nas refeições.

A melancia possui o carotenoide licopeno, uma propriedade poderosa no combate ao câncer de próstata. É essencial incluir frutas em sua alimentação diária, pois além de prevenir diversas doenças, elas ainda fazem bem à saúde, hidratam o organismo, e ajuda a manter o corpo mais bonito. Assim como a melancia, a goiaba vermelha também possui o carotenoide licopeno, que protege contra o câncer. Você pode consumir a fruta crua, fazer sucos ou ainda preparar diversos outros alimentos com ela. Fica uma delícia e faz bem a sua saúde!

Cientistas americanos da Universidade da Califórnia - Davis e do Centro de Pesquisa Regional do Oeste, do Departamento Americano de Agricultura, constataram que nozes podem tornar mais lento o crescimento do câncer de próstata, segundo testes em ratos. Os animais que consumiram a iguaria tiveram o aumento dos tumores reduzido de 30% a 40%.

Um estudo realizado pelo American Journal of Epidemiology apontou que os homens que consomem o óleo de peixe, além do ômega-3 possuem 40% menos de chance de desenvolver o câncer de próstata. Procure incluir o peixe em sua alimentação ao menos três vezes por semana.Peixes de água fria, como salmão, sardinha, atum e truta, são ricos em ômega-3.

O chá verde é uma bebida muito consumida no continente asiático, onde a incidência do câncer de próstata é mais baixa. Uma pesquisa feita por estudiosos da Universidade de Maastricht concluiu que quem consome no mínimo duas xícaras de chá verde por dia tem menos risco de desenvolver câncer de próstata. O chá verde conta com propriedades como flavonoides, polifenóis e catequinas.

Marcelo Grohe recebe diploma de “Melhor defesa do século 21”

O goleiro do Grêmio, Marcelo Grohe, fez história debaixo das traves com sua defesa espetacular durante jogo de ida da semifinal da Libertadores contra o Barcelona. A decisão ficou marcada com a impressionante defesa de Marcelo Grohe na conclusão à queima de roupa de Ariel na pequena área, em goleada por 3 a 0 do Grêmio sobre o Barcelona-EQU.

Narrador da partida no Equador, Galvão Bueno destacou a importância do "milagre" do arqueiro gremista, que classificou de "monumental" no momento da locução. A defesa teve importância fundamental. O Grêmio fez 1 a 0, fez 2 a 0, mas se essa bola entra, incendiava o jogo. Seria 2 a 1. Ele faz a defesa, o Grêmio vai para o ataque, faz 3 a 0 e acaba com o jogo, acaba com a semifinal.

Por este feito o goleiro do Tricolor gaúcho foi homenageado na noite de ontem no programa "Bem, Amigos" com um diploma pela "melhor defesa do século 21". Galvão Bueno destacou a importância da defesa de Marcelo Grohe na partida contra o Barcelona-EQU, e Caio Ribeiro pede estátua para eternizar o lance.

“Agradeço a homenagem, quero dividir com a minha família, com o pessoal do Grêmio, professor Rogério, professor Ênio, preparadores que trabalham diariamente comigo. São grandes profissionais. Ali seria 2 a 1 e tinha bastante gente no estádio, estava lotado, certamente teria muita pressão. E logo em seguida o Luan faz o terceiro gol e aí praticamente liquida (a partida)”, declara o goleiro do Grêmio.

Acho que o Marcelo merecia não só uma placa, mas uma estátua até em homenagem à escola de goleiros que o Grêmio já teve. Tive a oportunidade de jogar com o Danrlei, que é um ídolo, teve o Mazzaropi. Mas uma defesa como essa tem que ser eternizada. O Grêmio deveria fazer algum tipo de homenagem porque a defesa foi espetacular. Grohe agradeceu as palavras de Caio Ribeiro e de Galvão Bueno e lembrou que as luvas que usou na partida foram solicitadas pela diretoria para que sejam expostas no museu do clube.

Grohe afirmou estar ansioso para a decisão contra o Lanús no dia 22 e que isso é algo a ser controlado nos jogos pelo Campeonato Brasileiro. O goleiro afirmou que ficar no G4 é um objetivo claro no Campeonato Brasileiro, para evitar a Pré-Libertadores independentemente do que vai ocorrer na final contra o Lanús.

 
RocketTheme Joomla Templates