Coluna Bernadete Alves - dia 06/11/2017

Mesa de JK está de volta ao Palácio do Planalto

A mesa, sofá e poltrona, desenhadas em 1958 pela equipe de Oscar Niemeyer, usadas no gabinete presidencial de Juscelino Kubitschek e até o governo do general Emílio Médici (1969 a 1974), estão de volta ao Palácio do Planalto por determinação do atual presidente.Os móveis históricos foram recuperados para dar ar modernista e inspiração ao governo Temer.

A utilização do mobiliário do acervo histórico ocorre no momento em que o governo quer mudar a imagem de que ele é o “presidente da travessia” e que entregará o país economicamente estável para o seu sucessor, é o que quer a equipe de marketing da Presidência da República.

“No momento em que colocamos um mobiliário concebido para o Palácio do Planalto, fortalecemos a arquitetura modernista e a cultura brasileira”, diz João Magalhães, coordenador da Comissão de Curadoria da Presidência.

A mesa de jacarandá de 14 lugares, tem uma “gêmea” que está no gabinete do ministro Moreira Franco, Secretário-Geral da Presidência.

Camisas da década de 80 e 90 estarão na Copa do Mundo de 2018

A moda no futebol é interessante. O ditado “nada se cria tudo se recria” vai estar presente na Copa do Mundo da Rússia. Alguns uniformes e até a bola da Copa de 2018 serão "releituras" de modelos icônicos de décadas passadas. As primeiras imagens foram vazadas pelo site britânico Footyheadlines, especializado em artigos esportivos.

Foi isso que se viu hoje quando a Adidas apresentou as camisa que serão usadas por suas principais seleções durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Os modelos tem um ar “retrô”, com figuras geométricas e outras referências à modelos das décadas de 80 e 90.

A anfitriã Rússia vai usar uniforme idêntico ao usado pela União Soviética na conquista da Olimpíada de Seul-1988. O da Alemanha é parecido ao da conquista do Mundial de 1990 e os da Argentina, Colômbia e Espanha são releituras bem próximas de modelos do início da década de 90.

Esta tendência já pôde ser vista no Jogo das Estrelas da Major League Soccer, a principal liga dos Estados Unidos, em agosto deste ano.O uniforme de goleiro, com “grades” em amarelo e vermelho, é ainda mais parecido ao utilizado por seleções como Bulgária, Suécia e Alemanha no Mundial dos EUA, em 1994. Vestindo uma camisa estrelada, muito parecida à da seleção americana na Copa de 1994, a equipe de estrela da liga, empatou em 1 a 1 com o Real Madrid e foi derrotada nos pênaltis.

Os primeiros detalhes do uniforme da seleção brasileira para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, foram vazadas em outubro pelo site britânico  Footyheadlines. Segundo a publicação, o Brasil vestirá uma camisa com uma marca d’água, em um formato de estrela, que se inicia contornando o escudo do time. Conforme o desenho se afasta do distintivo, o detalhe aumenta cada vez mais e se alastra pelo resto da vestimenta. A cor amarela e tradicional da camisa brasileira promete ser ligeiramente diferente das versões anteriores.

Joe Valle viaja à Espanha para conhecer tecnologias modernas de cultivo

À convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o deputado Joe Valle, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, viajou ontem para a Espanha onde participará junto com outros agricultores do DF e do Entorno, de evento voltado à “produção de cultivos protegidos”. O parlamentar é proprietário da Malunga, a maior produtora de hortaliças orgânicas da América Latina.

O deputado do PDT, Joe Valle, ficará afastado do comando do Poder Legislativo local, por 10 dias. A Casa ficará a cargo do deputado Wellington Luiz, do PMDB, vice-presidente da CLDF. De acordo com Ato da Mesa Diretora, a chamada “missão técnica internacional” é bancada com recursos próprios, sem custos para a Casa, exceto o subsídio do parlamentar.

Conhecer os avanços tecnológicos e o universo desta forma de produção de maneira mais eficiente, alcançada em pequenas áreas, é tão importante para o Distrito Federal que em junho deste ano a Embrapa Hortaliças Brasília, fez visita técnica na Espanha, mesmo destino do deputado Joe Valle. A Espanha é conhecida mundialmente por seus cultivos protegidos de hortaliças e frutas. Suas fazendas são altamente tecnológicas que oferecem um produto final de extrema qualidade ao mercado.

As províncias de Murcia e Almeria, ao Sul da Espanha, são os principais polos de produção de hortaliças em cultivo protegido, e por isso é o destino escolhido pelos pesquisadores, produtores, professores, estudantes e empresários que atuam na cadeia produtiva de hortaliças. O Brasil e o Distrito Federal tem muito que avançar no uso do cultivo protegido e conhecer experiências bem-sucedidas é o caminho para o conhecimento tecnológico acerca de novas formas de produção e para a troca de informações entre as diferentes culturas.

Brasília ganha espaço coworking Nube Hub

Grupo seleto de convidados conheceu em primeira mão o espaço inovador Nube Hub, idealizado pelas irmãs Sofia, Júlia e Joana Wanderley Peixoto, filhas da artista plástica Rosália e do empresário Lourenço Peixoto. O empreendimento focado na diversidade profissional reuniu profissionais de diversos segmentos da cidade.

O local do coworking, no edifício Via Brasil, na 710/910, Asa Sul, ideal para freelancers e startups, oferece salas de reunião, serviços de secretariado e horários com contadores. O projeto foi assinado por Sofia e Júlia Peixoto que são arquitetas. A inauguração oficial está prevista para o dia 13 deste mês.

Joana Wanderley Peixoto está nos Estados Unidos concluindo seus estudos e por isso não compareceu ao lançamento do Nube Hub, um ambiente contemporâneo com sustentabilidade. O local nas cores azul, preto, cinza e branco das paredes, foi inspirado nos espaços We Work, de Nova York e Google Campus, em São Paulo. O mobiliário é da Kartel.

Dentre os convidados Glaucia Benevides, Denise Zuba, Mônica Oliveira, Luiza Nasser, Tata Canhedo, Marcos Paulo e Marcos André Coutinho, Gian Piero, Janine Britto, Suely Nakao, Patricia, Bruno Bontempo, a colunista do Metrópolis Isadora Campos, Ivonice Campos, Solange Ferrer, Marcella Peixoto, Iran Nakamura, Nevinha Costa, Jorge Eduardo e Andréia Salles, e o colunista do Jornal de Brasília Marcelo Chaves.

Os convidados brindaram com as novas empreendedoras Sófia e Júlia Peixoto e seus pais, Rosália e Lourenço, durante saboroso coquetel com comidinhas e drinks especiais e ao som do quarteto New Chicks On The Block e do DJ Matheus Hartmann.

Os coworkings são espaços que proporcionam a troca de experiências, consultorias e ideais para mentes criativas. E por falar em criatividade, em janeiro de 2018, o espaço receberá o Nube Café, onde a pâtisserie Joana Peixoto apresentará suas criações aprendidas durante especialização na escola French Pastry, em Chicago.

O Nube Hub já é sucesso devido ao talento, criatividade, determinação e simpatia das empreendedoras Sofia, Júlia e Joana Peixoto. 

 
RocketTheme Joomla Templates