Coluna Bernadete Alves - dia 04/11/2017

Cachorros já “trabalham” com seus donos

Estima-se que existam pelo menos 525 milhões de cães no planeta. De acordo com a Organização Canina Mundial há 339 raças reconhecidas e registradas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 62% das famílias brasileiras possuem algum animal de estimação em casa. Os pets convivem intensamente com os membros da família e formam laços.

Cachorros podem ajudar humanos a viver mais felizes e saudáveis. Um estudo da Universidade de Melbourne aponta que eles proporcionam um efeito terapêutico intensificando o sistema imunológico e reduzindo o risco de alergias durante a infância em 15%. Cachorros auxiliam em tratamentos dessa forma desde os anos 1700.

Estudos sugerem que cachorros entendem a rotina. Eles podem ser treinados para esperar certos eventos futuros com base em atividades anteriores, como caminhadas ao entardecer ou a hora de comer e o momento do dono voltar do trabalho e até mesmo quando uma tempestade se aproxima.

Que tal levar o seu cachorro para o trabalho? Cachorro no escritório é parte de política de flexibilização nos escritórios "pet friendly", que liberam a entrada de animais de estimação dos seus funcionários. Empresas de tecnologia da Califórnia estão encorajando seus empregados a levarem seus cachorros para o escritório, afirmando que a presença deles pode aumentar a produtividade, aliviar o estresse e melhorar o ambiente de trabalho. Na Gumgum, uma empresa de Santa Monica especializada em inteligência artificial, por exemplo, cachorros proporcionam “efeito calmante” nos empregados.

Essa prática já está sendo adotada no Brasil por uma empresa fabricante de ração animal e dona de marcas como Pedigree e Whiskas. No escritório da Mars, de Campinas, animais ficam soltos e podem passear pelos corredores. Segundo a companhia, a iniciativa reduz estresse e promove interação no ambiente de trabalho. Essa prática, aos poucos, vai se tornar cada vez mais popular.

Os cães são fieis companheiros que sonham e tem até impressões digitais. As marcas dos narizes deles são tão únicas quanto as impressões digitais dos humanos, e podem ser usadas para identificá-los.Para proteger seus órgãos vitais e abdômen de predadores eles se encolhem para dormir,e quando está tendo espasmos ou mexendo as patas enquanto dorme, ele com certeza está sonhando.

Chile vai sediar Jogos Pan-Americanos de 2023

Em decisão unânime, ocorrida hoje em Praga, a Assembleia-Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), escolheu Santiago, do Chile, para ser a sede dos XIX Jogos Pan-Americanos de 2023, depois que os representantes da República Dominicana, do Paraguai e do Canadá, manifestaram à Odepa, organização que reúne 41 comitês olímpicos da América, o apoio à candidatura chilena.

A Odepa assinou o contrato com o ministro de Esporte, Pablo Squella, o intendente da cidade de Santiago, Claudio Orrego, e o presidente do Comitê Olimpico do Chile, Miguel Ángel Mujica.

Cálculos preliminares apontam que os Jogos exigirão cerca de US$ 500 milhões de investimento, dos quais US$ 200 milhões serão para a Vila Olímpica. A ideia do governo do Chile é que esse investimento seja assumido pelo setor privado, que depois poderá vender as instalações como moradias e estabelecimentos comerciais."É um desenvolvimento importante para nossa política esportiva. Estamos em condições de sediar um evento pan-americano", assegurou o ministro Squella.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, enviou uma mensagem gravada à assembleia, na qual destacou o objetivo comum do Estado e do setor privado para trabalhar lado a lado. "O país sonha em poder sediar os Jogos Pan-Americanos. O governo tem a absoluta certeza de que podemos fazer. Essa meta foi assumida com um objetivo comum", disse Bachelet.

Santiago é a maior cidade do Chile e está localizada em um vale. A capital é moderna e charmosa e impressiona os visitantes pelos edifícios históricos e pelo desenvolvimento. A cidade com mais de 6,5 milhões de habitantes é grande, limpa, arborizada e tem um sistema de metrô eficiente e pontos turísticos bem variados como visitar as vinícolas próximas a cidade. Na chegada o espetáculo da Cordilheira dos Andes e sua imensidão de picos. Esta é a visão que cerca a capital chilena.

 
RocketTheme Joomla Templates