Coluna Bernadete Alves - dia 01/11/2017

Novembro Azul – o mês dos homens cuidarem da saúde

Vai-se o Outubro Rosa, vem o Novembro Azul, movimentos destinados a cuidar preventivamente da saúde da mulher e do homem. O mês de novembro, que começa hoje, é símbolo de prevenção do câncer de próstata. O Novembro Azul tem por objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidarem da saúde por meio de exames preventivos, principalmente em relação ao câncer de próstata .

O movimento Novembro Azul começou na Austrália em 2003. O 11º mês foi escolhido porque em seu 17º dia ocorre o Dia Mundial do combate ao Câncer de Próstata. A intenção da campanha não é apenas falar do câncer de próstata, mas fazer com que os homens se conscientizem da necessidade de buscar auxílio médico e tenham mais saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016 em Brasília,840 homens descobriram algo de errado com essa pequena glândula. Assim, ações como o Novembro Azul se mostram importantes para levar mais e mais homens a descobrirem precocemente a doença. A próstata está localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. É um órgão muito pequeno e com formato semelhante ao de uma maçã. Em contato com a parte inicial da uretra, é nela que é produzida parte do sêmen. Em um adulto jovem, ela tem cerca de 20 g, mas cresce durante boa parte da vida do homem de forma bem lenta – cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. Quando esse aumento ocorre rapidamente, o homem pode ter sérios problemas nos sistemas urinário e sexual, além de grande chance de apresentar algum tumor.

Uma das complicações para a identificação do câncer de próstata é o fato de ser assintomático na maior parte do tempo. Em geral, o homem só sentirá algo depois que a doença já se alastrou. Por isso a importância de exames preventivos como o PSA (por meio do exame de sangue) e o toque retal para perceber a textura da próstata. Se ela estiver enrijecida é sinal de problema.

Em todo o Brasil, foram 61,2 mil novos casos contabilizados pelo Inca. São 61,82 novos relatos a cada 100 mil habitantes. O último dado em relação a pessoas que morreram da doença datam de 2013, quando 13.772 homens faleceram. Para evitar mais mortes, até o fim de novembro, governo e sociedade civil desenvolverão uma série de atividades para combater e conscientizar sobre a doença e a facilidade do diagnóstico.

É importante que os homens acima de 50 anos façam consultas periódicas a fim verificar, o quanto antes, se há o problema. Além disso, pesquisas já comprovam que hábitos saudáveis, como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, bem como com reduzido consumo de gordura, ajuda a diminuir o risco do câncer.

Abadia toma posse como titular da Secretaria de Projetos Estratégicos

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, deu posse à Maria de Lourdes Abadia, no cargo de secretária de Projetos Especiais, hoje pela manhã, no Salão Branco do Palácio do Buriti. Abadia terá a responsabilidade de articular ações entre os órgãos de governo e supervisionar os principais projetos do Executivo local, como a urbanização do Sol Nascente, em Ceilândia, e do Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II; a desobstrução da orla do Lago Paranoá; e a desativação do lixão da Estrutural.

A secretária disse que se preocupará com a aproximação com as comunidades mais pobres do DF o que sempre fez em todas as suas ações políticas. A ex-governadora do DF, que já administrou por vários anos a Ceilândia, maior reduto eleitoral, declarou:“Não vim ao mundo para tomar banho de espuma nem esquiar. Meu compromisso é com os pobres”. Disse estar tranquila com a nova missão. “São projetos imensos, de grande peso, e que eu sei da responsabilidade de fazer essa interlocução do povo com o governador.”

Abadia elogiou a “coragem” do governador Rodrigo Rollemberg de tê-la convidado para compor o primeiro escalão do Executivo, “mesmo com todas as dificuldades”. “Alguns viram como ato de rebeldia, mas não é. É compromisso com o Brasil”, destacou. Antes, ressaltou que se sentia em um palanque. Perguntada depois da posse se pode vir como vice de Rollemberg no ano que vem, disse: “O futuro a Deus pertence”.

Abadia é considerada uma política séria e respeitada, com prestígio junto à Executiva nacional. Outros dois integrantes do PSDB também tomaram posse:o auditor fiscal da receita do Distrito Federal ,Sebastião Melchior Pinheiro, tomou posse como secretário adjunto, e o advogado e administrador de empresas, Virgílio Monteiro Neto, como subsecretário de Integração de Ações Sociais.

Rollemberg disse estar feliz em trazer o PSDB para o Executivo. “Quero ampliar a participação do partido no nosso governo porque vocês têm muito a contribuir. Tenho certeza que juntos vamos vencer.” O governador lembrou das dificuldades financeiras com as quais encontrou o DF. “Saiba que você [Abadia] está entrando em um governo com a situação mais difícil do que qualquer outro da história de Brasília”. Lembrou que mesmo com dificuldades deu prioridade a áreas que mais precisavam de infraestrutura, como Sol Nascente, Porto Rico e Vicente Pires, além do fechamento do lixão da Estrutural. “Quantos governos passaram, prometeram, mas não fizeram? Nós estamos fazendo: vamos desativar o segundo maior lixão do mundo, com os catadores trabalhando de forma indigna, sem a menor condição”, declarou o governador.

Brasília perde Maria Guiomar Sanches de Mendonça

É com pesar que registro o falecimento da subprocuradora-geral do Trabalho, Maria Guiomar Sanches de Mendonça, ocorrido ontem, no Hospital Brasília, onde estava internada. Guiomar tinha 61 anos e lutava contra o câncer há mais de ano. O velório será na quinta-feira (2), a partir das 8h30, na capela 3 do Cemitério Campo da Esperança e o enterro ocorrerá às 10h30.

O Tribunal Superior do Trabalho manifesta seu pesar com o falecimento da subprocuradora-geral do Trabalho Maria Guiomar Sanches de Mendonça, e se solidariza com a família e com o Ministério Público do Trabalho, no qual atuou como procuradora-geral do Trabalho em exercício e como conselheira do Conselho Superior do MPT (CSMPT) por diversos mandatos.

Maria Guiomar era filha do ex-vice-presidente da República e ex-governador de Minas Gerais, Aureliano Chaves, e de Minervina Sanches de Mendonça, a dona Vivi, e irmã de Maria Cecília e do ex-senador Antonio Aureliano Sanches de Mendonça. Nossa solidariedade à família, colegas e amigos.

A subprocuradora-geral do Trabalho era pessoa querida e presente nos eventos de responsabilidade social da capital do país. Guiomar era admirada pela sua inteligência, elegância e simpatia. Ela era dedicada ao trabalho voluntário e tinha orgulho de administrava o Instituto Aureliano Chaves, em Três Pontas, Minas Gerais.

 
RocketTheme Joomla Templates