Coluna Bernadete Alves - dia 30/10/2017

Polícia Civil otimiza serviços com auxílio de drones

A Policia Civil do DF está otimizando os serviços com o auxílio de drones. Com imagens em alta definição mesmo a quilômetros de distância, os drones são ferramentas que garantem mais precisão ao trabalho da Polícia Civil. O equipamento pode ser usado de várias maneiras. No Instituto de Criminalística, por exemplo, o drone garante uma reprodução muito mais fiel da real cena de um determinado crime.

Segundo o Departamento de Policia Especializada, além de fotografias e filmagens, o instrumento que será manuseado a uma altura máxima de 120 metros, possibilita que os profissionais construam imagens 3D e as acessem de todos os ângulos. Como o aparelho fica imperceptível, pode ser usado em investigações em pontos de tráfico de drogas e em monitoramento de cativeiros.

Para manusear bem a ferramenta e utilizar todos os recursos que ela oferece, oito peritos criminais receberam, em julho, treinamento nos Estados Unidos por uma semana. Desde o dia 16, eles repassam o que aprenderam a 36 servidores responsáveis por controlar os drones em suas respectivas seções.

Na capacitação com um policial estadunidense, os brasileiros aprenderam procedimentos de segurança, tipos de programação variados e também puderam testar na prática como agir em situações de resgate.“Vimos como levar determinado material a uma pessoa isolada na selva, por exemplo”, cita um dos participantes do curso, o perito criminal Paulo Enio. A ideia, segundo ele, é que os policiais levem o conhecimento a outras forças de segurança do DF e até do Brasil.

“Com o drone, a gente tem uma visão espacial muito melhor, conseguimos ilustrar nossos laudos com mais qualidade. Com isso, o registro dos vestígios fica guardado para a eternidade nos nossos arquivos”, explica Enio. O policial também cita o exemplo de um acidente de trânsito, em que seria possível com o sobrevoo identificar marcas de frenagem e outros detalhes da colisão para determinar com muito mais precisão a velocidade dos veículos e a causa da ocorrência.

Também é possível atuar em parcelamentos irregulares de solo ou em incêndios. A ferramenta consegue fazer medições necessárias para determinar o tamanho das áreas atingidas.“Uma coisa é o perito ir caminhando ali dentro e outra é a gente fazer um sobrevoo que até pouco tempo só conseguia com o helicóptero. O que é muito mais caro.”

Neymar leva Davi Lucca até o CT do Barcelona

O atacante do PSG, Neymar, acompanhado do filho Davi Lucca, da irmã Rafaella e do atacante Gabigol, do Benfica, visitou o CT do Barcelona no domingo pela manhã, segundo o diário Sport. Neymar foi bem recebido, apesar das constantes trocas de farpas com o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, e da fúria de alguns torcedores, ainda insatisfeitos com sua saída do Camp Nou. Ao lado do filho Davi Lucca, Neymar encontrou os ex-companheiros e posou para fotos com Lionel Messi e Luis Suárez, o saudoso “Trio MSN”. As fotos foram divulgadas pelo Barcelona no site oficial e também no Instagram do craque.

Neymar visitou amigos e lugares da Catalunha, onde viveu entre 2013 e 2017. Segundo o programa La Porteria, da emissora espanhola Betevé, Neymar já admite aos amigos mais próximos: se arrependeu de ter trocado o Barcelona pelo PSG. Neymar almoçou com o zagueiro Gerard Piqué e, à noite foi até a casa noturna Sutton Club e ao Cassino de Barcelona para se divertir com os amigos. Participou de uma festa de Halloween com os inseparáveis amigos, os “Toiss”.O atacante do PSG também se encontrou com o amigo de infância Leo Baptistão, atacante do Espanyol.

Segundo o programa La Porteria, da emissora espanhola Betevé, Neymar já admite aos amigos mais próximos: se arrependeu de ter trocado o Barcelona pelo PSG. A rede de televisão pública Betevé revela que o craque teria confessado a amigos que estaria arrependido de ter trocado Catalunha por Paris e com a relação nada amigável com o técnico Unai Emery. O jogador confessou que estaria tendo dificuldades para se adaptar a Paris “uma cidade que não tem nada a ver com Barcelona.” Ele deixou Barcelona na manhã desta segunda, por volta das 7h da manhã locais, rumo à capital francesa.

Outubro foi o mês mais seco dos últimos 50 anos

O Instituto Nacional de Meteorologia informa que durante o mês de outubro de 2017, choveu apenas 15% do esperado para o período. O acumulado destes 30 dias foi de apenas 25,4 milímetros, bem abaixo dos 166mm esperados para o mês. A segunda semana de outubro foi de dias quentes e secos em todo o Centro-Oeste.

Hoje, felizmente, a chuva encerrou um dos meses mais quentes e secos dos últimos 50 anos. A volta da chuva traz alívio à crise hídrica e melhora a qualidade do ar.

O meteorologista Manoel Rangel diz que a baixa umidade foi devido ao El Niño, uma anomalia causada pela mudança da temperatura da água do Oceano Pacífico. “Como a massa de ar seco ficou mais forte inibiu a formação de nuvens e com isso não choveu”.

Para novembro o Inmet prevê chuvas em torno de 230,1mm com tempo chuvoso até 10 de novembro.

 
RocketTheme Joomla Templates