Coluna Bernadete Alves - dia 15/10/2017

Dia dos Professores – profissão vital da sociedade

Neste dia 15 de Outubro a nossa homenagem é para os mestres na arte de ensinar, os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, desde a educação infantil até o ensino superior. Trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo e de vital importância para a sociedade.

A origem do Dia do Professor se deve ao fato do Imperador D. Pedro I , no dia 15 de outubro de 1827,ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido realmente cumprida.

O Dia dos Professores foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

No Brasil, para se tornar professor, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada com o ensino, seja a Pedagogia, seja um curso na modalidade de licenciatura, onde se apreende os principais conceitos didáticos pedagógicos, além de se angariar as primeiras experiências em sala de aula.

Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem com os baixos salários, as precárias condições de trabalho, superlotação das salas, trabalho excessivo, a indisciplina dos alunos.

Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com a licenciatura ou pedagogia.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas que também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento.

A função do professor não é a de transmitir somente informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo ao seu redor. O professor ajuda, pela dedicação, devoção, paciência,companheirismo e esperança, a construir o amanhã de milhares de pessoas. Aos mestres da arte de ensinar e reconhecer o potencial de seus alunos, as nossas homenagens e agradecimentos.

Eu tive a honra de ser alfabetizada pelo meu pai e de ter um filho que é professor universitário. Valorizar a Escola e o Professor é investir no futuro do Brasil. Professor, muito obrigada por compartilhar conhecimentos e por preparar os adultos do futuro.

 
RocketTheme Joomla Templates