Coluna Bernadete Alves - dia 08/10/2017

Gama sedia o Campeonato Brasiliense de Bandas e Fanfarras

O Estádio Valmir Campelo Bezerra - Bezerrão, no Gama, foi palco do Campeonato Brasiliense de Bandas e Fanfarras, neste domingo. A disputa faz parte da celebração do aniversário do Gama, comemorado em 12 de outubro. A iniciativa é do Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama e contou com apoio da Secretaria das Cidades e da administração regional. O evento foi prestigiado pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg e pela primeira-dama, Márcia Rollemberg. Eles foram recebidos pela administradora do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães.

Entre os inscritos, cinco bandas são de escolas públicas ou coordenações regionais de ensino do DF. Das participantes merece destaque a Banda do CEF 11 do Gama e a do Centro Educacional 1 de Planaltina. Elas acumulam mais de 20 anos de tradição e costumam participar de grandes celebrações, como o desfile do Dia da Independência. Grupos de escolas particulares e de universidades de Brasília, Goiânia (GO), Anápolis (GO) e cidades do Entorno também competiram neste domingo.

“Precisamos valorizar muito a formação de novos músicos. Exemplos como esse devem ser multiplicados em outras redes de ensino”, declarou o governador Rodrigo Rollemberg. A primeira-dama elogiou a qualidade das apresentações e disse que a música sempre agrega gerações.

Futebol brasileiro adere ao Outubro Rosa

O jogo entre Brasil x Chile, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, na terça-feira (dia 10/10/2017), no estádio Allianz Parque, terá bola de cor rosa em referência ao Outubro Rosa, movimento mundial de alerta ao câncer de mama. A bola foi apresentada pela Confederação Brasileira de Futebol, será usada exclusivamente na partida das Eliminatórias e não será vendida ao consumidor.

O modelo da bola é a Nike Ordem V, a mais atual da marca estadunidense, e já está sendo usada pelos jogadores da seleção brasileira nos treinos. Neymar usou e aprovou os detalhes em branco e com dados sobre o duelo do dia 10, completam o design da bola. Nos últimos dias camisas e chuteiras foram usados em referência a campanha de prevenção ao câncer de mama que acomete também homens.

Em todo o Brasil vários clubes aderiram a campanha de alerta ao câncer de mama. O Grêmio foi um deles. Convoca à torcida, jogadores e dirigentes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, entidades e governantes. O movimento surgiu em 1990, em Nova York, na primeira corrida pela Cura e desde então vem sendo promovido mundialmente.

De acordo com oncologistas o câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia. Infelizmente, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

 
RocketTheme Joomla Templates