Coluna Bernadete Alves - dia 06/10/2017

Alunos da rede pública conhecem cultura dos Países Baixos

A 22ª edição do programa Embaixadas de Portas Abertas foi na sede dos Países Baixos em Brasília. Acompanhados da primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg, estudantes da Escola Classe 17 de Sobradinho, conheceram os Países Baixos, nação também conhecida como Holanda, localizada na Europa Ocidental.

Os estudantes do 5º ano foram recebidas pelo embaixador Han Peters, e sua noiva, a brasileira Alessandra Camargos. Eles aprenderam sobre a cultura do país, assistiram a um vídeo documentário, fizeram perguntas ao embaixador e puderam degustar iguarias da culinária tradicional.

Durante a conversa com os alunos, o embaixador Peters informou que os holandeses têm o hábito de andar de bicicleta para trabalhar e estudar e disse que o número de carros nas ruas é pequeno. “Como nasci na Holanda, numa cidade que fica só a 20 quilômetros da fronteira com a Alemanha, dava para conhecer outro país de bicicleta”. O embaixador falou que a distância entre países da Europa pode ser curta, diferentemente do que acontece com Brasil, que tem dimensões continentais, e seus vizinhos.Han Peters considera enriquecedor que crianças conheçam desde cedo outras culturas.

Márcia Rollemberg, destacou que os holandeses têm diversas parcerias e cooperações com o Brasil nas áreas comercial, educacional e ambiental. A colaboradora do governo de Brasília lembrou que a Holanda já sediou o Fórum Mundial das Águas e que em 2018, vai colaborar com Brasília com soluções para despoluição da Baía de Guanabara. “A Holanda é um país de muita referência no campo da educação e da tecnologia e na questão hídrica”, observou.

As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília. A iniciativa, idealizada pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg, é uma parceria da Secretaria de Educação, da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília e da Assessoria Internacional.

Levantar a cada 30 minutos reduz riscos do sedentarismo

Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, analisaram dados sobre saúde e fatores de risco para acidente vascular cerebral (AVC) de cerca de 8.000 pessoas, homens e mulheres, com mais de 45 anos. Os resultados mostraram que, em média, os participantes apresentavam um comportamento sedentário em 77% do tempo que estavam acordados, o que equivale a mais de 12 horas por dia.

O estudo revelou que tanto o sedentarismo prolongado, ou seja, passar 12 horas sentado de forma quase consecutiva, durante o trabalho, corre risco de morrer precocemente do que aquela que passa as mesmas 12 horas por dia sentada, mas que se levanta regularmente. Isto é aqueles que se movimentavam frequentemente a cada 30 minutos, mostraram-se mais saudáveis e com um menor riscos de morte precoce, independente do tempo total que passaram sentados ao longo do dia.

Keith Diaz, líder do estudo publicado no periódico científico Annals of Internal Medicine, assegura que movimentar-se a cada 30 minutos, mesmo que seja apenas levantar para beber água, pode reduzir os danos do sedentarismo. Para quem passa muitas horas do dia sentado no escritório, esta é uma boa notícia.“Mesmo se você pratica exercícios, você ainda deve estar atento em fazer algumas pausas no trabalho para levantar-se. O exercício posterior não é o suficiente para evitar os riscos de passar longos períodos sentado”, diz Keith

“Nós tendemos a pensar que ser sedentário significa passar longos períodos sem se movimentar. Mas os estudos sugerem que qualquer comportamento que ultrapasse o limite do saudável, seja de forma prolongada ou com breves interrupções, pode ter algum impacto na saúde”, diz a pesquisadora.

O sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos, que se tornam mais frágeis, pois ficam sem uso, atrofiando e perdendo a flexibilidade e comprometendo a saúde como um todo. Além do mais pode comprometer órgãos vitais como rins, coração e cérebro, entre outros problemas.

 
RocketTheme Joomla Templates