Coluna Bernadete Alves - dia 17/09/2017

Tribunal Superior do Trabalho abre as portas para visitação pública

O TST Portas Abertas foi apresentado pelo presidente Ives Gandra Martins Filho, durante café da manhã para a imprensa. A iniciativa busca colocar o tribunal na rota turística e cultural do Distrito Federal com o lançamento de visitas guiadas para o público externo.

“Eu me perguntava: ‘Por que o TST não entra no circuito turístico de Brasília como o Supremo?’ Ano passado comemoramos os 75 anos da Justiça do trabalho e 70 do TST. Queremos que as pessoas conheçam essa história”, disse o ministro Ives Gandra.

A nova sede do TST inaugurada em 2006, só recebia visitas de estudantes de direito e do ensino médio. A partir de agora o estacionamento ficará liberado para o público que for visitar o TST e a concentração é em frente ao bloco B. Para entrar no prédio, é proibido estar de short, bermuda, chinelo ou roupa de banho. Não é necessário agendar com antecedência.

A novidade começou ontem em dois horários: das 15 às 16 e das 16h às 17 horas. Divididos em grupos, os visitantes passaram por nove pontos do complexo. Além de conhecer as salas de sessões, admirar as linhas modernas e inconfundíveis de Oscar Niemeyer, que embelezam e contribuem para o melhor funcionamento da Justiça do Trabalho.

O presidente do Tribunal, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, participou da primeira visita e contou que o objetivo é inserir o TST na rota turística e cultural do Distrito Federal. “Temos mais de 70 anos de história, e nosso acervo contém obras de arte que contam a origem, o desenvolvimento e a modernização da Justiça do Trabalho. Além disso, a arquitetura do prédio do TST, projetada por Oscar Niemeyer, merece ser admirada por todos”, disse o autor da ideia de abrir as portas para o público.

Os visitantes contemplaram o Lago Paranoá dos jardins suspensos no sexto andar, conheceram o gabinete da presidência, conferiram o acervo artístico do TST com obras de artistas renomados, como Athos Bulcão, Francisco Brennand, Eliseu Visconti e demais peças que fazem parte do acervo do Tribunal. O percurso foi guiado por servidores do TST que passaram por treinamento para receber o público.

Nesta primeira visita, o próprio ministro explicou aos participantes alguns dos pontos que fazem parte do mapa de visitação. Entre eles, o Salão Nobre, que recebe o nome do Papa Leão XIII, autor da encíclica “Rerum Novarum,” publicada em 1891 e considerada a Carta Magna dos Trabalhadores. Um quadro do artista ítalo-brasileiro Eliseu Visconti retratando o papa compõe o acervo artístico do local.

As salas de sessão e os gabinetes também fazem parte do roteiro, assim como a Biblioteca. No memorial do TST as pessoas conhecem as peças históricas da Justiça do Trabalho. Segundo a Corte, a expectativa é de atender até cem pessoas por dia.Mais informações na Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho pelo Tel. (61) 3043-4907 ou Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Governo inaugura Centro Olímpico e Paralímpico em Planaltina

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou hoje para os moradores e atletas da região administrativa de Planaltina, um complexo com 35,7 mil metros quadrados, quadras de tênis e poliesportiva, pista de atletismo, ginásio poliesportivo coberto, paredão de escalada, campo de grama sintética e piscinas semiolímpica e infantil.

O Centro Olímpico e Paralímpico em Planaltina, inaugurado hoje, fica no Setor Recreativo e Cultural Módulo Esportivo de Planaltina, ao lado do restaurante comunitário e é o 12º centro do DF e vai atender 4 mil pessoas, sendo 2.375 somente com as aulas e os demais por meio de parcerias e atividades extras.

“Um equipamento público como este tem a capacidade de transformar a vida das pessoas através do esporte, além de ser um espaço de promoção da saúde por meio do entretenimento e do lazer”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

A abertura do Centro Olímpico é um sonho realizado para a população de Planaltina e para o atleta paralímpico Vicente de Jesus, corredor dos 1oo, 200 e 400 metros. O detentor de seis medalhas douradas paralímpicas entregou simbolicamente uma tocha olímpica ao governador Rollemberg no início do evento. A inauguração do espaço integra a política do projeto Criança Candanga que também proporciona ao público infantil diversas atividades.

A população poderá usufruir de 15 modalidades esportivas, Hidroginástica, Natação, Ginástica localizada, Atividade física orientada, Futebol society, Basquete, Atletismo, Futsal, Tênis, Handebol, Desenvolvimento motor 1 e 2, Judô, Caratê e Vôlei,além de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições começam no dia 19 e terminam no dia 22 deste mês.Os interessados devem ir até a unidade esportiva, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas para preencher a ficha de inscrição. Devido ao grande número de interessados, haverá um sorteio antes da efetivação das matrículas.

As pessoas com deficiência não precisam participar do sorteio, basta ir à Coordenação de Pessoas com Deficiência do centro, a partir de terça-feira para cadastro e orientações. As ofertas para esse público observam as necessidades de cada um. As opções são: Atletismo, Bocha e Natação.

Moradores de Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho já usufruem de diversas atividades esportivas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. Esporte é saúde.

 
RocketTheme Joomla Templates