Coluna Bernadete Alves - dia 15/09/2017

Grêmio comemora 114 anos de história e conquistas

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi fundado em 15 de setembro de 1903. Em 1953 ganhou o hino de autoria de um dos mais importantes compositores da música popular brasileira, o gaúcho de Porto Alegre Lupcínio Rodrigues. A primeira estrofe convida os torcedores para que acompanhem o Imortal Tricolor, onde ele estiver."Até a pé nos iremos/ Para o que der e vier/ Mas o certo é que nós estaremos/ Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver."

Um clube com uma trajetória virtuosa, solidificada pelo conquista de 196 títulos, com destaque para os Brasileiros de 1981 e 1996, Libertadores de 1983 e 1995 e Mundial Interclubes no Japão em 1983. Além desses, tem a inesquecível série como campeão da Copa do Brasil em 1989, 1994, 1997 e 2001, até nos tornarmos o “Rei de Copas”, com a quinta conquista no final do ano passado, alçando o clube à condição de líder no ranking do futebol brasileiro. Uma obra conjunta escrita por muitas mãos e por valorosos talentos que construíram a identidade do Grêmio.

Do Estádio Olímpico para a Arena o hino é cantado pelo fanático torcedor Kleiton Ramil, desde 1979, em seus shows ao lado do irmão Kledir que torce para o Inter. Kleiton é Cônsul de Honra do Grêmio desde 31 de dezembro de 2010.Vitor, o irmão mais novo da dupla Kleiton & Kledir, também cantor e compositor, é gremista e gravou o hino do clube em 1996, para uma edição especial da Revista Placar, em um CD recheado de outras novas versões para hinos de clubes brasileiros.

O músico Renato Borghtetti é mais um artista apaixonado pelo Tricolor Gaúcho. Borghetti, que notabilizou-se como um virtuose na gaita ponto, costuma acompanhar o time de coração, assim como Humberto Gessinger, que ficou conhecido nacionalmente a partir da banda Engenheiros do Hawaii, fundada em 1985.

O jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, é outro fanático pelo Imortal. Já se envolveu em algumas polêmicas defendendo seu clube de coração contra outros clubes brasileiros. Em 2005 lançou o livro "Grêmio - Nada Pode Ser Maior".

A modelo internacional Gisele Bündchen, também é uma apaixonada pelo Grêmio, assim como as apresentadoras Fernanda Lima e Ana Hickmann, a ex-panicat Dani Bolina e a atriz Sharon Menezes.

Para festejar os 114 anos de história e conquistas do clube organizou uma série de eventos. Com uma história mais do que centenária, o Grêmio acumulou grandes glórias com o passar dos anos e está no seleto grupo de times brasileiros a ter conquistado o Mundial de Clubes. Em 1983, o tricolor venceu o Hamburgo na grande decisão no Japão e cravou sua bandeira azul, branca e preta no topo do mundo.

Entre duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e cinco Copas do Brasil, o Grêmio espalha paixão por onde passa. Principal personagem deste título, Renato Portaluppi hoje é técnico do time, que vive uma grande fase. Segundo colocado no Brasileirão, o Tricolor está nas quartas de final da Libertadores e é o atual campeão da Copa do Brasil. Esta conquista, aliás, levou o clube à liderança da última edição do ranking da CBF.

Tão importante data rende uma série de homenagens de atletas, ex-atletas, celebridades e até do maior rival, Inter, em postagens nas redes sociais. “Juntos fizemos do Gre-Nal o maior clássico do Brasil. Uma rivalidade feita de respeito e dignidade. Parabéns Grêmio pelos seus 114 anos”, diz a mensagem, com uma imagem de um clássico disputado no antigo Estádio Olímpico em 1967, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o "Robertão". O Internacional foi fundado seis anos depois do Grêmio, no dia 4 de abril de 1909.

"Eu sou gremista porque o céu é azul, a paz é branca, e eu sou negro", postou o cantor Gilberto Gil em homenagem ao clube.

O capitão gremista entre 2006 e 2009, Tcheco, diz que se emociona a cada vez que relembra sua trajetória no Grêmio. “ O Grêmio representa muito para a minha vida. É uma camisa com cores fortes e torcida apaixonante. Um clube de tradição no Brasil, na América e no Mundo. Quem passa pelo clube e vive como eu vivi intensamente, não tem como não se tornar gremista. Agradeço a Deus por ter jogado e ter sido capitão do tricolor dos pampas. A minha carreira se completou”.

Ronaldinho Gaúcho, fruto das categorias de base, também declarou seu amor pelo clube, assim como o volante Lucas Leiva, hoje no Lazio. Os ídolos gremistas Yura, Leão, Luis Carlos Goiano, Paulo Nunes e Maicon foram homenageados com suas marcas na Calçada da Fama!

Depois de prestar reverência a cinco jogadores que marcaram o nome na história do Grêmio, os conselheiros do Clube se encontraram no auditório da Arena para a Sessão Solene em comemoração aos 114 anos que o Tricolor comemora nesta sexta-feira. Os bons momentos esportivo e de gestão foram ressaltados pelo presidente do Conselho Deliberativo Carlos Biedermann, assim como a consolidação do Grêmio como uma expressão cultural do Rio Grande do Sul, no discurso do presidente Romildo Bolzan.

À noite, o Grêmio que nos inspira com a sua essência, garra e determinação, celebra a data em um banquete na Arena.

Parabéns, Imortal Tricolor! Que o clube do meu coração tenha mais anos de glórias e conquistas em sua história!

Brasil concorre ao Oscar 2018 e ao Goya com “Bingo – O Rei das Manhãs”

O longa, inspirado na história de Arlindo Barreto, um dos atores que deram vida no Brasil ao palhaço Bozo, uma das principais atrações infantis da TV nacional nos anos 1980 e 90, com Vladimir Brichta na pele de Bingo, foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2018, na categoria Melhor Filme Estrangeiro e também no Goya, o Oscar espanhol.

Bingo desbancou os filmes Como Nossos Pais, sensível longa da cineasta Laís Bodanzky sobre uma mulher em um momento de crise (e virada), muito elogiada no Festival de Berlim deste ano e Polícia Federal – A Lei é para Todos, uma produção milionária sobre a Operação Lava Jato.

A produção escolhida por uma comissão da Academia Brasileira de Cinema para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na premiação americana, conta a história de um homem que mergulha nas drogas e na “vida louca” nos bastidores, enquanto precisa manter escondida a sua identidade como o famoso palhaço da televisão.

Segundo a crítica o filme Bingo é o melhor desde Cidade de Deus. O roteiro de Luiz Bolognesi é ágil, que mescla humor, drama e um número musical em um estilo hollywoodiano, com interpretação espetacular de Vladimir Brichta, nessa história inquietante, engraçadíssima mas também tão trágica.

O dinâmico Daniel Rezende faz sua estreia na direção de longa-metragem como se o set de filmagem. No elenco Leandra Leal, Tainá Müller e Emanuelle Araújo que interpreta Gretchen, cujo rebolado não muito apropriado para menores ajudou a jogar o ibope de Bozo nas alturas. Bozo pode ter chance junto à Academia de Cinema Americana.

Este é um ano memorável para o cinema brasileiro. Várias obras estão se destacando independente de temática, gênero ou abordagem. Cabe ao Ministério da Cultura promover no exterior as produções do Brasil.

Shopping Conjunto Nacional promove cinema a céu aberto

A praça Lúcio Costa é palco da segunda edição do Cine Conjunto, o cinema a céu aberto na capital do país, promovido pelo Shopping Conjunto Nacional, com a exibição de grandes sucessos da sétima arte. Hoje o tema é Star Wars e amanhã dia 16 Tim Burton.

Cláudia Durães, gerente de Marketing do Conjunto Nacional, diz que o Cine Conjunto tem capacidade para receber 300 pessoas por dia de exibição em tela de 50m2, moderno sistema de som num espaço confortável para acomodar as famílias.

Os portões serão abertos às 17 horas e os convidados serão recebidos por personagens e figuras clássicas do cinema e a exibição do filme Star Wars V - O império Contra-Ataca, começa às 18h30. Às 21h30 começa Star Wars VI – O Retorno de JEDI. O ingresso é um quilo de alimento não perecível que poderá ser trocado no dia do evento a partir das 16 horas.

Amanhã, dia 16, tem três sessões: às 18h30 com Eduardo, Mãos de Tesoura; 20h30 com a exibição de Alice Através do Espelho e às 22h30 com o filme Festa de Encerramento (After Party). Os filmes foram escolhidos em enquete no Facebook do Conjunto Nacional.

“Como o Cine Conjunto é um dos eventos mais esperados e com mais pedidos em nossas redes sociais, nada mais justo que contar com a ajuda de nossos clientes internautas, convidando-os a montar conosco a programação”, declara Cláudia Durães agradecendo pela preferência ao Conjunto Nacional.

A imprensa também tem lugar cativo para curtir a sétima arte e confraternizar com colegas e família. Obrigada Conjunto Nacional pela distribuição da arte e cultura.

 
RocketTheme Joomla Templates