Coluna Bernadete Alves - dia 13/09/2017

Luiz Carlos Botelho Ferreira é Cidadão Honorário de Brasília

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília por iniciativa da deputada distrital Telma Rufino (Pros), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 293, de 2017, aprovado por unanimidade. O reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor do desenvolvimento da capital federal aconteceu durante Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal na noite do dia 11.

O engenheiro e empresário Luiz Carlos Botelho recebeu o honroso título de Cidadão Honorário de Brasília das mãos do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Joe Valle e da deputada Telma Rufino, ao lado de familiares, autoridades, parlamentares e amigos. Botelho assumiu a presidência do Sinduscon em 1º de junho de 2015 com 86% dos votos. Reeleito em 2017 obteve 83% de aprovação, e ficará à frente da entidade até 31 de maio de 2019. Exerce também o cargo de sócio-diretor das empresas LDN Empreendimentos de Engenharia e Construtora LDN Ltda, desde 1979. Botelho é casado com Suely de La Rocque Ferreira, com quem tem quatro filhos: Alessandra, Andréa, Ana Cláudia e Pedro Henrique; e sete netos.

A deputada Telma Rufino, autora da iniciativa, disse que a outorga do título a Luiz Carlos Botelho Ferreira representa uma justa homenagem do Legislativo local em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da capital federal. “É uma pessoa que tenho muito carinho, homem trabalhador, que gera emprego e um empreendedor que é um grande incentivador de Brasília. Desde 1970 Botelho tem contribuído com a construção de Brasília, iniciou sua atividade sindical em 1997, desde então vem trabalhando para garantir melhores condições para o setor da construção civil”.

A parlamentar falou que o presidente do Sinduscon-DF é um homem que dedica sua vida a tornar a cidade cada vez melhor. “É com muita alegria que nos reunimos para homenagear esse amigo, empreendedor e grande incentivador de Brasília. Que continue sendo esse exemplo para nós, cidadãos brasilienses”, declarou a deputada.

O presidente da Câmara, deputado Joe Valle, disse que a casa legislativa estava honrada em prestar a homenagem a um homem conhecido por sua retidão e colocou a CLDF à disposição do novo Cidadão Honorário de Brasília e do Sindicato que ele preside. “Estamos precisando de cidadãos que acreditem no nosso país, na nossa cidade. Neste momento em que não acreditamos mais em nada, tem uma pessoa que vem e ajuda a construir, com um modelo extremamente colaborativo”, declarou o presidente.

O ex-presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão, enalteceu os tributos do homenageado de quem é amigo há mais de 35 anos. “Botelho é amigo solidário e leal, com visão crítica,ético e dedicado e portador de um profundo dever cível. É uma homenagem justa e necessária, pois ele tem sido referência para a construção civil e para o mercado imobiliário. O seu exemplo dignifica o nosso setor como um todo”, declarou o ex-presidente do sindicato.

O ex-senador Adelmir Santana, presidente da Fecomércio, destacou o trabalho e a contribuição do homenageado para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal e sua significativa importância como dirigente do Sinduscon. “Luiz Carlos Botelho agora é um cidadão, de fato, de Brasília. Sabemos que você honrará esta cidadania, porque, no decorrer da convivência, temos conhecimento das atitudes e atos dentro da melhor presteza e qualidade. Não escolhemos onde vamos nascer, mas podemos escolher onde vamos morar. Luiz Carlos nasceu em Campo Florida, em Minas Gerais, mas escolheu Brasília para ser sua cidade. A homenagem é justa não apenas pelas atividades que exerceu e exerce para Brasília, mas pela vida pessoal, familiar e cidadã. É um pioneiro que merece todos os aplausos, desejo que cada vez mais pessoas como Botelho lutem pelo interesse da nossa cidade, acima dos interesses pessoais”, disse Adelmir.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, ressaltou a retidão, dignidade, liderança, sucesso empresarial e representatividade do empresário. “Botelho faz a diferença na cidade e tem representado muito bem a construção civil, além de promover o setor produtivo brasiliense. Ele tem uma vitalidade e disposição, que marca o setor produtivo do DF. Quando é demandado, sempre responde com competência e dedicação”, declarou Jamal.

Élson Ribeiro e Póvoa, vice-presidente da CBIC e ex-presidente do Sinduscon por dois mandatos declarou que Luiz Carlos Botelho é um dos mais importantes pioneiros da nossa cidade. “Um homem cuja trajetória tornou-se referência de visão e arrojo empresarial, no exercício diário dos mais elevados princípios da ética e do compromisso com o bem comum. Este título vocaliza o sentimento de todos aqueles que tem o privilégio de conhecer e conviver com você. Luiz Carlos tem feito um trabalho exemplar dentro do Legislativo”, declarou o engenheiro e empresário da construção civil.

O empresário Paulo Octávio, ex-governador de Brasília, disse que o que mais admira em Luiz Carlos Botelho é o fato dele ser um homem de palavra. “Tem o comportamento retilíneo e o seu pensamento não muda. Você tinha razão: o ‘Brasil precisa de um choque de capitalismo. Nunca o vi mudar os ideais e o que pensa para o Brasil. Precisamos de pessoas como você para construir o país que JK sonhou, com desenvolvimento e progresso”, declarou Paulo Octávio.

O jornalista Silvestre Gorgulho, ex-secretário de Cultura do DF, relembrou algumas histórias do período de Juscelino Kubitschek, e do pai de Botelho, Naynor Alcebíades Ferreira (in memoriam) quando mudou-se para Brasília. Falou da importância do trabalho de Luiz Carlos na defesa do patrimônio cultural e histórico e da qualidade das suas obras e prol da cidade. Gorgulho fez uma surpresa e trouxe um áudio especial enviado pela cantora Glaucia Nasser, que esteve em Brasília durante o ENIC e ficou fã do trabalho do presidente do Sinduscon em Brasília.

O presidente do Crea-DF, Flávio Correia, no ato representando o presidente do Confea , José Tadeu da Silva. Flávio destacou e agradeceu a bela parceria do Sinduscon com o Crea. “Nosso homenageado é uma pessoa que admiro pela dedicação. Engenheiro do DF, que trabalha em busca da valorização dos nossos profissionais e não tem medido esforços. Muito representa a Engenharia aqui na capital federal. Quero parabenizá-lo por esse título!"

O empresário Helio Fausto, presidente do Clube de Engenharia de Brasília, disse que o título representa o conjunto de uma obra. “ Luiz Carlos é um competente engenheiro, empresário, ótimo pai e marido. Tem conseguido crescer com a empresa em um meio em que a maioria tem sucumbido. Isto é um diferencial e mostra sua capacidade de reação, empreendimento e visão do futuro. Ele é um exemplo que mostra que vale a pena enfrentar o caminho com honestidade e combater o bom combate diante dos problemas e adversidades”.

O deputado federal Izalci Lucas também fez questão de homenagear o presidente do Sinduscon. “Luiz Carlos é uma referência para nós, aqui na cidade, não só como empresário, mas como pessoa dedicada à coletividade. Tive o privilégio de conviver com você na época do Fórum Empresarial do DF. Desde aquele período, já demonstrava sua preocupação com a capita federal. Deixou suas empresas e seus negócios para se dedicar à causa maior, que é a nossa cidade."

O deputado distrital Raimundo Ribeiro disse que em nome de Brasília, era uma honra tê-lo como Cidadão Honorário. “ Luiz Carlos Botelho Ferreira preserva valores e torna-se exemplo para as pessoas que acompanham a sua trajetória. Exemplos como o seu, que construíram Brasília, podem fazer com que, brevemente, a gente resgate a vocação histórica de nossa cidade”, declarou o parlamentar.

Suely de La Rocque Ferreira, casada com o homenageado há 47 anos, lembrou do tempo em que o conheceu e falou de amor, companheirismo e admiração. Suely destacou que Luiz Carlos é um excelente pai, esposo, filho, irmão, amigo leal, sincero e solidário, sempre dedicado ao seu trabalho e buscando fazer o melhor, com exemplos de determinação e perseverança. “Nunca se esqueceu e deixou de cuidar, com amor e carinho, da nossa família”. Para Suely, a preocupação de Botelho em contribuir sempre para o futuro próspero da cidade, ajudar os novos empreendedores e dar voz a indústria da construção civil são metas permanentes em sua vida. “Ele é uma pessoa que se entrega com o coração e dedicação a todos que o cercam e a tudo o que faz”, falou emocionada a esposa do homenageado.

A emoção também estava presente no discurso do novo Cidadão Honorário de Brasília. Luiz Carlos Botelho Ferreira agradeceu aos parlamentares pela aprovação do seu nome e principalmente os deputados Joe Valle e Telma Rufino. Disse que as palavras dos amigos tocaram o seu coração e que Suely é o amor da sua vida desde quando ela tinha 15 anos de idade. O homenageado agradeceu a todos em forma de poesia como é de seu costume.

Luiz Carlos citou algumas das diversas profissões exercidas ao longo de sua trajetória profissional, que começou aos 7 anos e meio de idade: carroceiro, entregador de leite, engraxate, tipógrafo e motorista de táxi. Esta última, quando já era formado em Engenharia Civil. O homenageado disse que nada é impossível quando se tem uma meta definida. “Na vida, tudo se pode. Desde que se queira e que se tenha perseverança”.

Para o presidente do Sinduscon-DF a capital do país nasceu da fibra de quem a construiu. Contou que quando aqui chegou em 1958 logo se encantou pela cidade e pela expectativa de mudança. “Paixão que só aumentou durante sua inauguração, em 1960”, relembrou.O engenheiro pioneiro, contou que aos 31 anos de idade construiu todos os viadutos da W3 Norte e acredita ser um dos poucos remanescentes que continuam trabalhando em favor de Brasília. Botelho listou suas várias obras executadas na cidade.

Como líder patronal Botelho falou do quanto se empenhou em preparar os dirigentes do Sindicato da Indústria da Construção e da satisfação em 1997 quando passou a fazer parte da diretoria do sindicato. Ele assumiu o comando do Sinduscon em 2017 e imediatamente começou a tratar de questões urbanísticas com os parlamentares da Câmara Legislativa.

“Nossa marca junto à CLDF começou em fevereiro de 2015, durante uma reunião sobre questões urbanísticas. Desde então, a câmara oportunizou e tem oportunizado mudanças. Destaque para a Lei da Permeabilidade, que teve seu Projeto de Lei aprovado, de maneira unânime, em sessão itinerante da CLDF, realizada na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal”.

Para selar a parceria do Sinduscon com a CLDF Botelho disse que o sindicato continuará de portas abertas para receber os parlamentares na defesa de temas da categoria e da promoção da qualidade de vida da população de Brasília. Em demonstração de sua emoção pelo titulo proposto pela parlamentar Telma Rufino, Botelho agradeceu por meio de um poema e pediu que sua neta Isadora entregasse junto com flores para a deputada.

A Sessão Solene foi prestigiada pelo secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável do DF, Antônio Valdir; o deputado federal Izalci Lucas; o deputado distrital Raimundo Ribeiro; o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana; o presidente do Clube de Engenharia de Brasília, Hélio Fausto; o presidente do Crea-DF, Flávio Correia, representando o presidente do Confea, José Tadeu da Silva; o presidente do Senge-DF, Brasil Américo; o vice-presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira, representando o presidente Paulo Muniz; o vice-presidente da Asbraco, Gustavo Feu, representando o presidente Afonso Assad; jornalistas, diretores e funcionários do Sinduscon, familiares e amigos do homenageado.

 
RocketTheme Joomla Templates