Coluna Bernadete Alves - dia 11/09/2017

Maior Pomar de Jabuticabas do Mundo fica em Goiás

Começou a temporada de jabuticabas na Fazenda Jabuticabal, localizada no distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia, Goiás. A cidade que fica na região metropolitana de Goiânia, se orgulha de ser a Capital Nacional da Jabuticaba. Nesta época, milhares de pessoas são atraídas para o local onde são recebidas com moda de viola, uma exuberante natureza cortada pelo rio Dourado e pela hospitalidade dos proprietários.

A Fazenda Jabuticabal, que começou o cultivo na década de 1940, hoje possui mais de 42 mil pés em cem mil hectares que geram 420 toneladas por ano. “Meu pai era pedreiro e fazia bicos, levando frutas para vender em Goiânia. Uma vez ele levou oito caixas de jabuticaba e com o dinheiro da venda ele conseguiu comprar uma vaca. Depois se entusiasmou e começou a plantar mais árvores”, conta Paulo Silva, um dos proprietários e também um dos onze filhos do pioneiro no cultivo da fruta e seus derivados.

A temporada da colheita começou na quinta e só neste final de semana mais de 3 mil pessoas estiveram na Fazenda Jabuticabal, 20% do Distrito Federal. O ingresso custa R$ 30 reais e dá direito de saboreiam a fruta no pé, caminhar pelas árvores frondosas e banhar-se nas águas do Rio Dourado. A fazenda tem wi-fi, restaurante com as delícias da culinária de Goiás, sorveteria, cafeteria e venda dos produtos derivados da jabuticaba. A fazenda Jabuticabal comercializa a fruta in natura, e também produz vinhos, sucos, geléias e cosméticos feitos com o óleo extraído da folha.

O manejo do fruto é natural e sem o uso de agrotóxicos. “O selo orgânico é importante para dar mais credibilidade ao empreendimento”, declara Paulo Antônio Silva. O proprietário conta que para driblar a crise, durante a entressafra a fazenda recebe retiros e encontros de diversas religiões. A propriedade oferece 160 leitos de dormitórios e outros 34 disponíveis em duas casas em separado. Inclusive Brasília faz escursões para lá.

Para ampliar o negócio a filha do proprietário, Ana Paula, de 20 anos, está cursando Agronomia. Inclusive a Fazenda é um laboratório de campo para os estudantes da Universidade de Goiás (Uni-Anhanguera). Mais informações pelos telefones (62) 3505-9549 e (62) 9.9620-7576 (WhatsApp).A Fazenda Jabuticabal é um exemplo familiar de sucesso.

A brasileiríssima jabuticaba, aquela fruta de casca preta e interior branquinho com sabor irresistível possui vários nutientes benéficos para a saúde. Além de gostosa é baixa em gordura, pobre em calorias e pobre em carboidratos. É uma rica em Vitamina C e também contém outras vitaminas, como a Vitamina E, Tiamina, Niacina, Riboflavina e ácido fólico. minerais como Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Cobre, Manganês e Zinco.

Começa hoje Campanha de Multivacinação

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira a Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos com o objetivo de adequar as coberturas contra uma série de enfermidades que estão abaixo das metas.

Até o dia 22 deste mês, as famílias devem procurar um posto de vacinação para avaliação do cartão de vacinas e atualização da situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, esta estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

No Brasil, doenças como a varíola, o sarampo, rubéola e a polio foram erradicadas devido aos esforços de vacinação. Mas casos recentes de caxumba no país e a ocorrência de outras enfermidades, como o sarampo, em outras partes do mundo, reforça o chamado para a imunização diante da possibilidade de retorno das doenças. Mais informações acesse: www.saude.gov.br\vacinareproteger

 
RocketTheme Joomla Templates