Coluna Bernadete Alves - dia 29/08/2017

Temer embarca para a China e deixa recado para brasileiros

O presidente Michel Temer transmitiu hoje o cargo de Presidente da República ao deputado Rodrigo Maia na Base Aérea de Brasília, durante embarque para a China. Michel Temer fará visita de Estado aquele país e participará da Cúpula do Brics. Em Pequim, Michel Temer se encontra com o presidente Xi Jinping e participa de seminário que reunirá líderes empresariais chineses que já investem ou têm interesse em investir no Brasil. Em seguida, Temer irá a Xiamen para 9ª Cúpula do Brics, grupo formado pelo Brasil, a Rússia, China, Índia e África do Sul.

Sobre a viagem, Temer disse que vai ampliar as relações comerciais com o país e que a melhor surpresa que a visita poderá reservar é a celebração de bons acordos. “A China poderá ser uma das grandes investidoras nos nossos projetos de concessão que anunciei na semana passada e, com isso, acelerar a criação de empregos e melhorar a renda do trabalhador brasileiro”, declarou.

Em vídeo publicado nas redes sociais, logo após embarcar para a China, o presidente Michel Temer disse que há pessoas que querem “parar o Brasil” e que “esse desejo não tem limites”. Temer afirmou ter a “força necessária para resistir”, porque o governo está fazendo as mudanças necessárias. O presidente disse ainda que nenhuma força o “desviará desse rumo”.

“Sabemos que tem gente que quer parar o Brasil e esse desejo não tem limites. Quer colocar obstáculos ao nosso trabalho, semear a desordem nas instituições, mas tenho força necessária para resistir porque o que estamos fazendo é necessário e serve apenas à sociedade brasileira”, disse. E completou “o momento pede sobriedade, responsabilidade e paciência. Nenhuma força me desviará desse rumo”.

No vídeo, o presidente registra que os brasileiros podem estar desconfiados da política “porque já sofreram muito e já amargaram grandes decepções, mas no fim, sempre torcem para dar certo”. Em tom otimista, disse que “vai dar certo. Não vamos deixar que a agenda negativa venha abater nosso ânimo”.

Com a viagem de Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assume interinamente a presidência da República neste 29 de agosto. Temer retorna ao Brasil no dia 5 de setembro.Na manhã desta terça-feira, Rodrigo Maia foi a Base Aérea de Brasília acompanhar o embarque de Michel Temer para a China. O primeiro evento da agenda de Maia como presidente da República interino será uma reunião com o deputado Jarbas Vasconcelos, às 18h, no Palácio do Planalto. À noite, ele recebe o governador de Goiás, Marconi Perillo, para um jantar na residência oficial da Câmara dos Deputados.

Enquanto Maia estiver no Planalto, o comando da Câmara será exercido pelo segundo-vice-presidente, André Fufuca, do PP-MA, porque o primeiro-vice-presidente, Fábio Ramalho do PMDB-MG, integra a comitiva de Temer na viagem à China. André Luiz de Carvalho Ribeiro, conhecido por André Fufuca está na primeira legislatura como deputado federal e tem 28 anos.

Desconhecido por grande parte dos brasileiros, Fufuca assume a presidência da Câmara dos Deputados até o dia 06 de setembro e a sua inexperiência preocupa os demais parlamentares. Alguns líderes da Câmara avaliam que seria imprudente colocar sob os comandos do jovem deputado a votação da PEC do "distritão" para as eleições de 2018 e 2020 e do fundo eleitoral abastecido com dinheiro público para bancar as campanhas eleitorais.

Fumantes passivos diminuem em 40% no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou hoje, durante solenidade do Dia Nacional de Combate ao Fumo, o índice de pessoas expostas à fumaça do cigarro de familiares, e a boa notícia é que o número de fumantes passivos caiu 42,5% em oito anos: de 12,7% em 2009 para 7,3% em 2016. O tabagismo passivo acontece quando pessoas que não fumam inalam fumaça expedida por fumantes.

A diminuição do número de pessoas expostas ao cigarro é uma boa notícia porque segundo o Ministério da Saúde a exposição ao tabaco pela inalação da fumaça pode causar efeitos na saúde em curto e longo prazo como dor de cabeça, irritação nos olhos e na garganta, problemas respiratórios ,tosse, vertigem e náusea, além do aumento do risco de câncer de pulmão e infarto.

Sem falar dos impactos socioambientais, danos à saúde pública, gastos por parte do governo. A lista sobre os malefícios do tabaco à sociedade parece não ter fim e a cada dia essas informações ficam mais esclarecidas no entendimento da população. Segundo os especialistas narguilé, cigarros eletrônicos e de palha são tão nocivos para a saúde quanto um cigarro comum.Todos esses artefatos como qualquer outro tipo de fumo, servem como estratégias das indústrias de tabaco para atrair os jovens ao vício.

Os dados apresentados neste 29 de agosto também revelam que nos últimos dez anos o número de usuários de derivados do tabaco diminuiu 35%, de 15,7% em 2006 para 10,2% em 2016. Os homens continuam representando a maior parte dos fumantes na população, 12,7% contra 8% das mulheres. Considerando a faixa etária, o uso é maior entre pessoas de 55 a 64 anos (13,5%) e menor entre jovens antes dos 25 anos (7,4%). Esses dados fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que foi feita por telefone com 53.210 pessoas das 26 capitais e Distrito Federal.

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) reiteraram, durante o evento, o posicionamento a favor da proibição de aditivos em cigarros, com base na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) nº 4874, que aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal. Segundo a pasta, substâncias que conferem sabores mentolados e adocicados aos cigarros facilitam a experimentação, principalmente entre adolescentes.

O Dia Nacional do Combate ao Fumo,existe para lembrar sobre os malefícios causados pelo cigarro e suas variações faz parte da luta contra o vício.Para ilustrar a importância da conscientização, o Ministério da Saúde informa que ao consumir qualquer uma das possibilidades existentes no mercado ao cigarro, o indivíduo acaba introduzindo aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas, incluindo a nicotina , que é a responsável pela dependência química.

Dizer NÃO ao fumo é dizer SIM à vida.

 
RocketTheme Joomla Templates