Coluna Bernadete Alves - dia 10/08/2017

MPF desiste de reajuste dos procuradores

O Conselho Superior do Ministério Público Federal decidiu em reunião nesta quinta-feira retirar da proposta de orçamento de 2018 o reajuste de 16,38% ao salário dos procuradores que havia sido aprovado no dia 27 de julho. A decisão foi tomada um dia após o Supremo Tribunal Federal votar contra o reajuste dos próprios salários.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, votou a favor do aumento de 16,7% proposto por sua sucessora, Raquel Dodge. Na ocasião não ficou definida a fonte dos R$ 116 milhões necessários para aumentar os salários dos procuradores. Janot e Dodge se comprometeram a montar um grupo de transição que apontará quais áreas sofrerão cortes para permitir a absorção do aumento.

Ao justificar o recuo, a próxima procuradora-geral, Raquel Dodge, disse que a regra do teto de gastos públicos limita o reajuste. "Como teto constitucional não há como nós insistirmos na revisão de vencimentos, é o caso de acompanhar o voto do relator e não insistir na elevação de investimentos", afirmou Dodge.

A rejeição do aumento salarial pelo Supremo, decidida ontem ameaçou o pedido de reajuste feito pelos procuradores da República. Como o salário do procurador-geral é o mesmo dos ministros do STF, o reajuste para os procuradores só seria possível caso o salário dos ministros, que é o teto do funcionalismo, também fosse reajustado.

Tanto no caso os ministros do Supremo quanto dos procuradores, as duas propostas de orçamento serão agora enviadas ao Poder Executivo, a quem cabe enviar ao Congresso o projeto de lei com o Orçamento da União para o próximo ano.

Tailandesa se forma em Ecologia Humana aos 91 anos

Kimlun Jinakul

“Já não tenho mais idade para estudar” é a justificativa que a grande maioria dá para não voltar à sala de aula e realizar o sonho de ter um diploma superior. Pois uma senhora tailandesa deixou a desculpa de lado e superou o preconceito da idade.

Kimlun Jinakul, de 91 anos, obteve o diploma de bacharelado em ecologia humana na Universidade Aberta de Sukhothai Thammathirat, um estabelecimento de ensino superior público situado nos arredores de Banguecoque. A formanda recebeu seu título universitário das mãos do rei Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun da Tailândia, como manda a tradição.

Kimlun Jinakul, moradora de Phayao, capital da província de mesmo nome no norte do país, disse ao canal de televisão TPBS que quando jovem não teve a oportunidade de estudar e que depois precisou cuidar da família. A Vovó disse que sempre quis ir à universidade e que encorajou e apoiou seus filhos para que estudassem e conseguissem um diploma universitário.

Quando fez 72 anos se inscreveu na universidade, Rutchaneekorn Chotchaisathit, onde os maiores de 60 anos não pagam matrícula. Ela conta que quando estava realizando o sonho de ser universitária, sua filha que também estudava no mesmo curso, veio a falecer e aí ela precisou de um tempo para se recuperar do luto. problemas familiares a afastaram do curso, retornou ao curso de Ecologia Humana quando estava com 85 anos.

Kimlun JinakulKimlun Jinakul

“Se você não estuda ou lê, não vai aprender nada”, declarou Kimlan ao canal de televisão TPBS. “Desta vez a missão foi cumprida, completou. De acordo com a universidade, Rutchaneekorn Chotchaisathit, as pessoas com mais de 60 anos que desejam estudar, podem matricular-se pelo correio. Recebem posteriormente todo o material da aula referente ao curso escolhido para fazer a distância.

A senhora Kimlun Jinakul é um extraordinário exemplo de superação. Provou que nada é obstáculo para um coração cheio de vontade. A vida, muitas vezes, toma novos rumos fazendo com que a pessoa adie os planos. No entanto temos que seguir em frente com fé porque no momento certo aquele sonho do passado pode se tornar presente.

Voltar a estudar traz tantos benefícios para a vida como um todo. Eleva a autoestima, melhora a memória e a visão crítica, motiva e dá confiança. Para quem não consegue conciliar a rotina diária com os estudos, a saída é buscar por um curso a distância. Esta opção é interessante porque permite organizar o dia a dia, família, lazer e trabalho, com momentos de dedicação aos estudos.

Vamos lembrar que na escada da vida cada degrau é uma conquista e cada escorregão é uma lição. Viver esta jornada incrível cheia de aventuras depende de cada um de nós.

Tite convoca Luan do Grêmio para Seleção Brasileira

Luan SeleçãoLuan Seleção

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, anunciou hoje os jogadores para a disputa contra Equador no dia 31 de agosto pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. No dia 5 de setembro, o desafio da seleção será contra a Colômbia, fora de casa. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, foi confirmado como chefe de delegação na viagem.

O atacante Luan, que vive grande fase no Grêmio,é uma das novidades ao lado do goleiro do Corinthians Cássio.Luan participou do amistoso da seleção contra a Colômbia, em janeiro, quando Tite chamou apenas jogadores dos times brasileiros.

Tite disse que a convocação se deve ao passado no clube e seleção, momento presente e projeção futura para a Copa.“O Luan fez uma grande Olimpíada, manteve regularidade de desempenho, exceto no início do Gaúcho, mas é o principal jogador de articulação da equipe gaucha que mais faz gols no Brasil”, disse Tite em coletiva de imprensa.

O técnico garantiu que a convocação não afetará os times na disputa do Campeonato Brasileiro. Haverá um intervalo na tabela entre a rodada 22, marcada para os dias 26 e 27 de agosto, e a rodada 23, que terá início no dia 9 de setembro. Os jogadores se apresentarão no dia de 27 de agosto à noite para iniciar a preparação para os duelos.

Luan e Cássio se juntam ao lateral-direito Fagner, do Corinthians, e o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, no quarteto nacional da seleção brasileira. Os outros 19 jogadores atuam na Europa. Goleiros: Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City). Zagueiros: Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão), Thiago Silva (PSG) e Rodrigo Caio (São Paulo). Laterais: Daniel Alves (PSG), Fagner (Corinthians), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luis (Atlético de Madrid). Meias: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Giuliano (Zenit), Luan (Grêmio), Paulinho (Guangzhou Evergrande), Philippe Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guoan), e Willian (Chelsea). Atacantes: Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City), Taison (Shakhtar) e Roberto Firmino (Liverpool).

Depois dos jogos contra Equador e Colômbia, o Brasil ainda enfrentará a Bolívia, em La Paz, e o Chile, no estádio do Palmeiras, em São Paulo, no mês de outubro. Em novembro, há a expectativa de dois amistosos, mas o coordenador Edu Gaspar espera pela próxima rodada das eliminatórias europeias para anunciar os rivais. Um deles deve ser a Inglaterra, desde que assegure a classificação para a Copa do Mundo agora em setembro.

 
RocketTheme Joomla Templates