Coluna Bernadete Alves - dia 01/08/2017

Café: um aliado para disposição e queima de gordura

O café que ajuda a dar pique para encarar as atividades diárias, também acelera o metabolismo e consequentemente é um aliado para queimar a gordura. Isto acontece por que o café também atua como um termogênico. Gengibre, pimenta, chá verde e de hibisco, canela, salmão, e substâncias que contém cafeína, como o café, são considerados termogênicos naturais. Como estimulam o sistema nervoso central e aumentam o fluxo sanguíneo, são produtos que fazem com que a pessoa se sinta com mais energia.

Lilian Silva de Andrade, nutricionista de Nutry Factory, diz que o termogênico acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e contribui para que o corpo use as reservas de gordura como fonte de energia e, com isso, ajuda a emagrecer. Também facilita a eliminação de líquidos do corpo, diminuindo os casos de retenção.

Para eliminar aqueles quilinhos indesejados o médico Ralph Esposito aconselha tomar uma xícara de café antes do exercício físico para ter energia e ainda melhorar a queima de gordura. “Quem tem o hábito de beber um cafezinho tem um aumento no hormônio adiponectina, substância que o corpo usa para queimar gordura, açúcar, acelerar o metabolismo e acabar com a fome”. O médico aconselha a deixar de lado as bebidas energéticas, cheias de açúcar e ingredientes artificiais, que aumentam o apetite e fazem mal para as bactérias boas do sistema digestivo.

Para que os benefícios do café não viram problema é preciso não exagerar. O médico lembra que o corpo se acostuma à cafeína, que com o tempo "perde" seus efeitos. Beber muito café aumenta o hormônio do estresse e isso impede o emagrecimento em mulheres. Além disso, ele aconselha evitar a bebida durante a TPM ou no período menstrual, pois ela pode contribuir para o inchaço e causar mais cólicas.

Uma pesquisa desse ano publicada pelo Nature Communications que diz que ratos que foram expostos a cafeína apresentaram mais energia e menos apetite, dois itens interessantes para quem busca perder peso e ainda ter fôlego para praticar atividades físicas.

A nutricionista Michelle Braude, autora do livro "The Food Effect" , O Efeito da Comida, em tradução para o português, fala da ação do cafezinho no nosso organismo. Ela diz que a bebida, ou outra rica em cafeína, pode acelerar de 3% a 11% o metabolismo. Com isso, o corpo começa mais rapidamente a quebrar a gordura para usá-la como fonte de energia. A cafeína ainda é uma "injeção" de ânimo que deixa a pessoa mais em estado de alerta e também mais disposta para os exercícios.

A nutricionista diz que quatro xícaras de café por dia é suficiente. Incluir a bebida no cardápio e ainda seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física significa também mais gasto calórico. "No melhor cenário, quem é ativo pode queimar de 150 a 200 calorias a mais por dia".

De acordo com a especialista o café reduz o apetite graças a substâncias como potássio e magnésio presentes na bebida, que ajudam o corpo a controlar os níveis de insulina e, consequentemente, reduzir o desejo por doces. E como esse benefício não está ligado à cafeína, até a versão descafeinada é uma aliada no controle do apetite. A nutricionista alerta que exagerar no café pode fazer mal à saúde, levando a quadros de ansiedade e palpitações. E o cafezinho não faz milagre. Se ingerir mais calorias do que o organismo precisa, o café não vai acabar com essa quantidade extra.

Para aproveitar os benefícios dos termogênicos, o ideal é sempre procurar um profissional, médico ou nutricionista , antes de começar qualquer tipo de suplementação. Até os produtos a base de alimentos com termogênico natural, como canela ou pimenta, podem conter efedrina, e apresentar riscos ao coração. É que o termogênico possui efedrina ou algum composto dessa classe em sua composição e pode fazer com que o coração trabalhe mais. Com esse tipo de suplemento, o sangue circula mais pelo organismo e há mais estímulo de contração do músculo cardíaco. "Para quem tem problemas cardiovasculares ou predisposição e não sabe, tal ação pode ser um risco", alerta o cardiologista Elcio Pires Junior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro.

A ideia perfeita de emagrecer e queimar gordura pode colocar a saúde em risco. Por isso o médico ou nutricionista é quem deve prescrever qualquer suplementação ou mudança no cardápio. O ideal é perder peso com saúde e qualidade de vida.


Papa pede que jovens brasileiros combatam a corrupção

O Papa Francisco pediu para os jovens do Brasil combaterem a corrupção e não terem “medo” de lutar. O apelo foi feito por meio de uma carta aos brasileiros que participaram do projeto Rota 300, que celebrou os 300 anos do encontro da imagem da Virgem Maria, no Rio Paraíba do Sul. O encontro terminou no dia 29 de julho com uma grande festa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

No texto, Francisco afirma que Maria é um sinal de esperança e que conhece os desafios vividos pelos jovens. Além disso, o papa estimula a juventude a seguir com o espírito missionário. “Vocês são a esperança do Brasil e do mundo, não tenham medo de combater a corrupção”, disse o líder católico.

Francisco convida os jovens brasileiros a deixarem que seus corações sejam transformados pelo encontro com Nossa Mãe Aparecida. “Que Ela transforme as “redes” da vida de vocês – redes de amigos, redes sociais, redes materiais e virtuais -, realidades que tantas vezes se encontram divididas, em algo mais significativo: que se convertam numa comunidade! Comunidades missionárias “em saída”! Comunidades que são luz e fermento de uma sociedade mais justa e fraterna”.

“Ela conhece os desafios em que vocês vivem. Com sua atenção e acompanhamento maternos, lhes fará perceber que não estão sozinhos”, ressaltou o pontífice. O pontífice também agradeceu os jovens pelo seus testemunhos de fé e pelo zelo com que enfrentam as dificuldades diárias.

“Caros amigos, em meio às incertezas e inseguranças de cada dia, em meio à precariedade que as situações de injustiça criam ao redor de vocês, tenham uma certeza: Maria é um sinal de esperança que lhes animará com um grande impulso missionário”, afirmou.

“Não tenham medo de se arriscar e de trabalhar para construir uma nova sociedade, permeando com a força do Evangelho os ambientes sociais, políticos, econômicos e universitários. Não tenham medo de combater a corrupção e não se deixem seduzir por ela!”, pediu Francisco.

“Sob o manto de Maria, vocês poderão redescobrir a criatividade e a força para serem protagonistas de uma cultura de aliança e, consequentemente, criar novos paradigmas que guiarão a vida do Brasil”, destacou o Papa Francisco.


Concertos gratuitos movimentam a agenda em agosto

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, começa hoje uma série de concertos gratuitos, às terças-feiras, às 20h, no Cine Brasília na 106/107 Sul. A sala com capacidade para 620 lugares receberá concertos nos dias 1º, 08, 15, 22 e 29 deste mês. De Mozart aos clássicos do cinema, músicos de Brasília e convidados também farão homenagem ao tango e ao rock.

Nesta terça o concerto é didático para estudantes e público em geral. A Orquestra, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, levará ao palco uma versão de Eduardo e Mônica, da banda de rock brasiliense Legião Urbana. No repertório, clássicos do cinema como Star Wars Suite e a música tema do filme Homem-Aranha. E também Playing Fellini, La Califfa e Três Homens em Conflito, do italiano Ennio Morricone, também farão parte do espetáculo. Completam o programa Pompa e Circunstância, de Edward Elgar, e Por una Cabeza, de Carlos Gardel.

No dia 08 os músicos da orquestra serão regidos pelo maestro convidado Helder Trefzger, de Vitória e no repertório duas obras brasileiras: Sinfonietta nº 1 e Três Momentos Sinfônicos, de Heitor Villa-Lobos e Renato Goulart. E também Summer Evening, do compositor inglês Frederick Delius; Suíte em Lá Maior, Opus 98b, do tcheco Antonín Dvořák. No concerto do dia 15 a orquestra executa a abertura de Guilherme Tell, obra de Gioachino Rossini, e a Sinfonia nº 1 Opus 7, de Carl Nielsen. Em Concerto para Oboé e Orquestra KV 314 em Dó Maior, de Mozart, haverá solo do oboísta José Medeiros.

O maestro Cláudio Cohen conduz os músicos no Concerto Sinfônico no dia 22. No programa as obras Carnival Overture Opus 92, de Antonín Dvořák; Sinfonietta (1947), de Francis Poulenc; e a Sinfonia nº 1 em Sol Menor Opus 13, conhecida como Sonhos de Inverno, composição do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. Na última apresentação de agosto, dia 29, os músicos sob o comando de Cohen, tocam Capricho Espanhol Opus 34, de Rimsky Korsakov; a Sinfonia nº 8 D 759, conhecida como Inacabada, de Franz Schubert; e a Sinfonía Sevillana Opus 23, de Joaquín Turina.

Vale a pena marcar na agenda e usufruir deste maravilhoso presente do governo de Brasília.

 
RocketTheme Joomla Templates