Coluna Bernadete Alves - dia 28/07/2017

Polonês Maciej Zień apresenta “Brasília, Flor da Esperança”

Maciej ZieńEmbaixada da Polônia Maciej Zień

A Embaixada da Polônia em Brasília vai ser palco do desfile de moda internacional “Brasília, Flor da Esperança”, na próxima segunda-feira, dia 31, às 17 horas. O evento promovido pela Sociedade Amigos da Polônia, terá renda revertida para a Abrace, instituição que assiste crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.

“Brasília, Flor da Esperança” tem como patronesses de honra a embaixatriz da Polônia Katarzyna Braiter e a primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg. E também a ajuda indispensável das patronesses: Alessandra Amorim, Ana Cecilia Fagundes, Antonia Benedito Freire, Carmen Bocorny, Cláudia Simone Jucá, Diana Dalva Moraes, Edna Rosa Batista, Gertrud flugel Mathias, Ilza Nascimento, Irene Korst Fagundes, Loiva de Moraes, Maria Cristina Monteiro, Maria das Dores Costa, Maria do Carmo Manfredini, Maria Elaine Caldas, Maria Helena Sother, Maria Lúcia Choairy, Maria Lúcia Moriconi, Maria Lucila La Porta, Maria Olimpia Gardino, Marlene Maria de Souza, Monica Cortopassi, Nicole Vasconcellos, Patricia Viçosa Calmon, Rita Márcia Polidorio Machado, Rita Pepitone da Nóbrega, Rosângela Cohen Meneghetti, Vera Braga Coimbra e Wanzenir Edler, responsáveis pelas vendas dos convites.

Brasília vai ter a oportunidade única de conhecer o estilista polonês Maciej Zień reconhecido internacionalmente, e autor de diversos figurinos para vídeos, shows e produções de teatro, bem como figurinos para balé, apresentados na Ópera Nacional da Polônia. Zień estreou como designer de moda em 2000, foi premiado com o Achievement Belvedere Internacional, na categoria estilista. Em 2008, foi qualificado para apresentar coleção para o Paris Fashion Week prêt-à-porter, e desde 2010 tem sido o estilista no tapete vermelho do Polish Film Festival, em Gdynia. Maciej Zień prioriza tecidos naturais, especialmente seda. A sua última coleção, Sweet Dreams foi lançada em novembro de 2016. Durante o desfile, Zień fará um talk show sobre moda internacional e suas criações.

O desfile “Brasília, Flor da Esperança” tem como parceiros: Nágela Maria, Zinc, 2 Tempos, Maria Filó, Vilma Rocha, Decoração e Mobiliário Table Parfaite, Maria Palhares e Camila Alves Decorações & Eventos, Buffet da Corte e Andrea Salles, Renata Diniz Chocolatier, Espumante Perini, sonorização e iluminação WDS, cabelo e maquiagem com Chiquinho Alves e assistência de Andrea Lima e Carol Conesuque.

O desfile também terá o apoio do Polo de Modas do Guará sob a liderança da empresária e estilista Nágela Maria, que apresentará produções brasilienses. O evento conta ainda, com a apresentação do grupo musical Broadway, representado pela Vibratto consultoria musical e pela Glow produções, entretenimento arte cultura.

A solidariedade é lei da vida. Expressa o respeito pela dignidade humana. Como todo dia e dia de aprender, ensinar e doar tempo, respeito e carinho, este amor em movimento das patronesses e dos apoiadores é de suma importância porque a Abrace além de oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue, a instituição acolhe toda a família com dificuldades socioeconômicas. A Abrace acolhe a criança e a toda família com qualidade de vida.

Na Casa de Apoio, no Guará, as pacientes de outros estados, têm à disposição condições ideais de tratamento, alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica e palestras sobre a doença. E com a renda do desfile será criado o Espaço Mulher para as mães dos pacientes. Ilda Peliz, presidente da Abrace, diz que o esforço das patronesses e da população de Brasília vai melhorar a autoestima das mães dos pacientes com câncer. “É importante ter um olhar cuidadoso e humanizado para as mães, que precisam estar bem para auxiliar na recuperação da saúde dos seus filhos”, explica Peliz.

Cosete Ramos Gebrim, presidente da Sociedade dos Amigos da Polônia, e idealizadora do desfile beneficente para a Abrace, diz que apoiar uma instituição séria tem um sentido especial. “ A solidariedade é o único bem que quando dividido se multiplica. Vamos então transformar vidas e proporcionar novas oportunidades”, declara Cosete.

A educadora Rita Márcia Polidorio Machado, uma das patronesses do desfile, lembra que um dos modos de ajudar a si mesmo é ajudar os outros. “É gratificante saber que com um pouco do nosso tempo vamos proporcionar para as mães das crianças e adolescentes com câncer, um espaço para aliviar os momentos angustiantes do tratamento dos filhos”. Rita Márcia diz que fortalecidas as mães vão conseguir vencer os obstáculos naturais do caminho em busca da cura da doença.

“O bem estar interior que a atitude de solidariedade provoca em nós incentiva-nos a continuar. Os benefícios para quem doa são maiores do que para quem recebe”, diz a patronesse. A educadora Rita Márcia esteve com Cosete Gebrim, presidente da SAP, na Casa de Apoio da Abrace, para convidar a paciente Sarah e sua mãe Maria para assistir o desfile na Embaixada da Polônia. Para o momento especial elas serão produzidas pela empresária da moda Nágela Maria, da 314 Sul.

Feijão – a leguminosa superpoderosa na alimentação

O feijão é um dos alimentos mais antigos do mundo, cultivado há séculos na Grécia Antiga e no Egito, com relatos desde 1000 a.C. Ganhou o mundo e se tornou o queridinho da mesa da maioria das pessoas por ser riquíssimo tanto em sabor como em nutrientes. Existe cerca de 14 variedades de feijão: Azuki, Branco, Bolinha, Carioca, Fradinho, Jalo, Jalo Roxo, Moyashi, Preto, Rajado, Rosinha, Roxinho, Verde e Vermelho, todos com grande valor nutricional.

Não importa a cor ou formato, o feijão é um dos ingredientes mais utilizados na culinária brasileira e segundo os nutricionistas é fonte de diversas vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. A leguminosa inclusive é uma das mais ricas fontes de ferro. Em função disso ganhou recomendação do Guia Alimentar do Ministério da Saúde.

Segundo o Guia Alimentar as pessoas devem comer feijão e arroz todos os dias, na proporção de uma porção de feijão para três de arroz. A fibra do arroz e a do feijão reduz o risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e ainda contribuem para um melhor funcionamento do intestino. O consumo diário desses alimentos, portanto, fortalece o organismo e ajuda a prevenir doenças.

Dentre os inúmeros benefícios podemos destacar: O feijão é fonte de vitaminas do Complexo B e por isso evita o cansaço, fadiga, alterações no humor e distúrbios neurológicos causados pela falta dessa vitamina no organismo. O consumo de feijão evita a anemia ferropênica, ou seja, a anemia por deficiência de ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, limão, o organismo absorve ainda mais o mineral.

O feijão, por ser rico em potássio,colabora para a saúde do coração, além de contribuir para o relaxamento muscular evitando câimbras, antes ou depois de atividades físicas. A dupla arroz/ feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, já que eles absorvem melhor o flúor presente na água tratada. A alta concentração de fibras do feijão colaboram para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal.

As fibras do feijão também evita que o açúcar entre rapidamente na corrente sanguínea, mantendo as taxas de glicose ideais. Além do mais o feijão é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9, que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea; em proteínas e minerais como o potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio) e lisina, um aminoácido que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes, essencial, mas que o corpo não produz.

Altamente nutritiva,essa iguaria também se destaca por sua versatilidade culinária fazendo parte dos mais tradicionais pratos e composições gastronômicas.O prato mais comum utilizado com o ingrediente é a tradicional feijoada, que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz e que caracteriza, por anos, a culinária brasileira no mundo. Além dos grãos, o caldo do feijão também contribui para uma alimentação saudável. Rico em minerais, o caldinho concentra até 73% dos sais, sendo recomendado o seu cozimento em panela de pressão, como o método mais eficiente para a retenção de ferro e zinco.

O feijão branco virou o novo “queridinho” do mundo fitness. Além de saboroso, pode ajudar a emagrecer e traz diversos benefícios para o organismo. É fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio. Mesmo fazendo parte da alimentação, muita gente tem dúvida na hora de prepará-lo. Alguns deixam o feijão de molho na noite anterior para que ele cozinha muito mais fácil e rápido. Outros lavam o feijão e cozinham na hora em panela de pressão por 30 minutos ou menos dependendo o tipo do grão.

Depois do cozimento, dois truques podem engrossar o caldo. Depois que o feijão estiver bem cozido e macio, tempere com alho, cebola e folhas de louro e mantenha o caldo no fogo com a tampa aberta para reduzir. Parte da água presente na panela vai evaporar e o caldo ficará bem mais consistente. A outra dica é retirar uma parte dos grãos e bata no liquidificador com um pouco do caldo. Há quem use essa opção para já moer junto todos os temperos como alho, cebola e outras ervas aromáticas. Em seguida, volte tudo para a panela e ferva por mais três minutos. E bom apetite.

 
RocketTheme Joomla Templates