Coluna da Bernadete Alves - dia 19/09/2011

Feijão Solidário

A presidente do Correio Solidário Nazareth Teixeira da Costa é uma líder na prática da solidariedade. A feijoada de sábado dia 17, foi um sucesso. Cerca de 800 pessoas compareceram no Park Way. Madrinhas e Padrinhos venderam os convites e os parceiros garantiram uma festa linda ao som da banda Marambaia. A renda vai beneficiar 17 creches e um asilo. Gilbert Di Angellis gravou tudo para mostrar no programa Brasília na TV, no domingo às 12h30 na TV Brasília. Crédito das fotos: Roberto Barroso.

 

Na esquerda: A anfitriã Nazareth com a primeira-dama, Dra. Ilza, o governador Agnelo e o presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa. 

Na direita: Os secretários de publicidade, Abimael Nunes, e de comunicação, Samanta Sallum.

 

Na esquerda: A banda Marambaia. Na direita: Os apresentadores do Brasília na TV, Gilbert Di Angellis e Bernadete Alves, com o governador Agnelo.

 

 

BRB: 45 anos servindo Brasília

Criado em 10 de dezembro de 1964, o Banco Regional de Brasília só começou a funcionar em 12 de julho de 1966 e tem muito a comemorar, pois é o Banco de ontem, hoje e do futuro. É um patrimônio da cidade, independente de quem está no comando do GDF. É uma Instituição Financeira apartidária, constituída por 2.326 funcionários dedicados. O interessante é que o BRB bateu o recorde só no primeiro semestre deste ano foram mais de 14 mil novas contas abertas nas 104 agências bancárias, representando o maior lucro líquido já registrado. E isso tudo aconteceu porque está nas mãos de um primoroso executivo. O advogado Edmilson Gama da Silva (foto) é um especialista na área financeira e no gerenciamento de crises. Um moderno visionário que valoriza as pessoas. O BRB é um indutor do desenvolvimento e é a principal instituição financeira do Centro-Oeste. É pelo BRB que o GDF paga todos os salários de seus servidores e recebe os tributos, taxas e multas. Eu tenho conta no BRB há bastante tempo e gosto desta parceria segura. O Banco de Brasília tem 600 auto-atendimentos e mais o Banknet que é um canal seguro. É um banco que facilita a minha vida profissional. Se eu for enumerar todas as vantagens em ter uma conta neste Banco vai faltar espaço no site. A história desta respeitada Instituição Financeira pode ser conferida na exposição em cartaz na Câmara Legislativa até o dia 30.

 

Menopausa Saudável

A partir dos 40 anos de idade, segundo a ginecologista Marga Rosângela, a mulher começa a sentir os efeitos da perimenopausa. Estágio anterior a menopausa. Preparo físico e mental ajudam a enfrentar esta caminhada inevitável. O ideal é iniciar um programa de fortalecimento da musculatura do abdômen, coxas, nádegas e assoalho pélvico. Também é preciso fazer exercícios de levantamento de peso para manter os ossos fortes. Inclusive a Dra. Marga recomenda, também, o controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio. Mamografias, exames pélvicos e colonscopia devem ser feitos uma vez a cada ano. Mulheres em pré-menopausa devem consumir de 1.000 a 1.200 miligramas de cálcio por dia. Na menopausa dose diária é de 1.500 mg de cálcio por dia , 500 mg de magnésio e vitamina D. Os nutricionistas, por sua vez, recomendam uma dieta rica em verduras, frutas e em gorduras saudáveis como as do abacate, do salmão e azeite de oliva extra virgem. O bacana é que com isso, o cabelo e a pele ficam mais saudáveis. Não é só com a alimentação que devemos nos preocupar. Não podemos negligenciar os dentes. Segundo o dentista Hosana Garcez é preciso prevenir a inflamação das gengivas, ela pode afetar a saúde cardiovascular. Na menopausa também pode ocorrer confusão mental. O recomendável é dormir o suficiente e desafiar o cérebro com palavras cruzadas, jogos de raciocínio e muita leitura. Neste ciclo da vida há muitas mudanças e a mulher pode sentir desconforto físico, dificuldade para dormir, ondas de frio e calor, inchaço e irritabilidade. Discuta com seu médico os prós e contras da reposição hormonal. Preocupado com o bem estar das mulheres o GDF oferece assistência ao climatério no HRAS, HRAN e HRC. Em uma sociedade onde se valoriza a beleza e a juventude, para algumas mulheres entrar na menopausa, é tornar-se velha e sem valor. E ao olhar no espelho ficam mais ansiosas. O importante é aceitar esta fase inevitável da vida e viver intensamente cada momento. 

 

Federalização da educação brasileira

O resultado do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) comprovou o que o senador Cristovam Buarque vem dizendo. Das 100 escolas com melhores resultados no Exame apenas 13 são públicas. Destas escolas, 12 são federais. Está mais do que na hora de começarmos a fazer da educação uma responsabilidade nacional. Não dá mais para mantermos algo tão importante como questão de cada estado. Outro importante motivo está no fato de que os estados mais pobres do Brasil não terem condições de manterem um sistema educacional de qualidade. Se o Governo Federal não tratar essa situação como prioridade o país jamais irá para frente a ponto de se tornar desenvolvido. (por Gilbert Di Angellis)

 

 
RocketTheme Joomla Templates