Coluna da Bernadete Alves - dia 17/09/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã, domingo, a partir das 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir a entrevista que Gilbert Di Angellis fez com o governador Agnelo Queiroz sobre a preparação de Brasília para a Copa de 2014 e a festa de aniversária Tatyane Araújo no ASBAC. O Brasília na TV também mostra depoimentos de empresários sobre a vocação econômica da Capital Federal.

 

 

999 dias para a Copa de 2014... e a infraestrutura?

O dia de ontem foi recheado de comemorações e festas. Será que temos mesmo tantos motivos para comemorar? A Seleção Brasileira tem cara de time pequeno. Os aeroportos continuam sem condições de atender a demanda de passageiros. As rodovias brasileiras seguem causando milhares de vítimas fatais todos os anos. O transporte público de quase todos os estados brasileiros continua precário. A grande maioria das obras nos estádios das cidades sedes para Copa de 2014 está atrasada. São Paulo, por exemplo, está começando agora as obras do Estádio Fielzão. As obras do Estádio Mário Filho (Maracanã) estão paradas por conta de greve. A Arena de Pernambuco também está atrasada. A privatização dos aeroportos de Brasília, Campinas (Viracopos) e Guarulhos sequer teve o leilão para concessão realizado. Será apenas no dia 22 de dezembro. Comemorar a “chegada” da Copa é válido. A questão é que a passagem do tempo com aproximação do prazo para o cumprimento das obras e preparação das cidades sede é preocupante. O tempo vai passando e o progresso em muitas cidades vai acontecendo a passos de tartaruga. Espero que os 1000 dias para Copa de 2014 (comemorado ontem) sirva de reflexão para a necessidade de acelerar as obras e fazer, como disse a presidenta Dilma, a melhor Copa de todas. (Por Gilbert Di Angellis)

 

A internet gratuita

A contagem regressiva dos 1000 dias para a abertura da Copa foi um show de sons, luzes e cores. Onde podemos perceber que os brasilienses já entraram no clima do Mundial. Mais o que o público gostou foi poder acessar a internet, gratuitamente, durante a festa no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília. É que, a partir de agora, o GDF colocou a disposição da população o conecta DF. Todos poderão, também, se conectar de graça na rodoviária e no Parque da Cidade. Este é um projeto piloto na região central de Brasília, dando certo será estendido para as outras regiões do DF. O acesso a internet é um direito de todos. Que bom que o GDF está proporcionando isto para a população. A velocidade de 2.0 Mb por acesso e pode ser utilizado em qualquer aparelho com rede Wi-Fi como: celulares, Smartphones, tabletes e notebooks. Só não poderá fazer downloads. A presidenta Dilma já proporciona este benefício através do programa nacional de banda-larga, internet para residências e espaços privados à R$ 35,00. É um grande avanço social. 

 

Medida arriscada

Como tentativa de proteger as montadoras de automóveis com fábrica no Brasil, que perderam espaço para as fábricas chinesas e coreanas e tiveram de dar férias coletivas aos seus funcionários, o governo anunciou um aumento de 25% no Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para carros que tenham menos de 65% dos seus componentes produtos no Brasil. Enquanto a medida protege a indústria nacional e portanto os empregos e os investimentos no País, ela inibe a entrada de novos investidores – como foi o caso da montadora chinesa JAC, que iria colocar US$ 600 milhões numa fábrica no Brasil – e aumenta o preço do veículo para o consumidor.  Com o reajuste, o valor do IPI representará de 37% a 55% do preço do veículo. A medida valerá até 2012. Ganha a indústria nacional; perde o consumidor, que pagará ainda mais caro pelo mesmo veículo. Vale lembrar que o brasileiro já enfrenta uma das maiores cargas tributárias do mundo, com 35% do que ganha indo direto para o governo.

 

Copa Brasília de Futsal 

O SESC da Ceilândia será palco hoje às 19 horas da abertura da 5ª Copa Brasília de Futsal, também conhecida como futebol de salão. Uma adaptação do futebol de campo para as quadras. As equipes são formadas por 5 jogadores, sendo um goleiro, e como reserva há no máximo 7 jogadores. No futsal as substituições podem ocorrer em qualquer momento e em número indeterminado. Ceilândia e Samambaia fazem o jogo de estréia da 1ª rodada da chave A. Os jogos, que reúnem atletas masculinos maiores de 18 anos de 30 regiões administrativas, serão realizados às terças, quintas e sábados. Os três primeiros colocados vão receber troféus e prêmios. Também serão destacados o goleiro menos vazado e o artilheiro do campeonato. A final da Copa está prevista para o dia 19 de novembro. É importante os jovens prestigiarem esta modalidade esportiva assim as partidas ficarão mais dinâmicas e eles poderão, quem sabe, ter interesse na prática deste esporte. O Futsal surgiu em Montevidéu Uruguai em 1934 em seguida chegou ao Brasil pela aproximação dos dois países e hoje é um esporte popular no Brasil principalmente nas aulas de educação física nas escolas. E como um terço dos jovens na idade entre 15 e 19 anos não estuda é necessário que a secretaria de esporte proporcione meios para atrair os adolescentes para a prática esportiva.  

 
RocketTheme Joomla Templates