Coluna da Bernadete Alves - dia 30/08/2011

Os tesouros de Daniela

A jornalista Daniela Guima, além de excelente profissional, é também mãe exemplar de três tesouros, Noah, Rafaela e Theo.

  

Superar obstáculos

A comissão de direitos da pessoa com deficiência da OAB-DF realiza no dia 16 de setembro um seminário para mostrar que o esporte é um veículo de resgate social. Quem quiser participar, pode fazer sua inscrição no site www.oabdf.org.br ou pelo telefone 3035-7243. A inscrição é uma lata de leite em pó, que será doada a instituições de caridade. Serão conferidos certificados de participação.

 

Prevenção

Prevenir é proteger por antecedência. É evitar dores e sofrimentos. Em função disso, é de extrema urgência informar e alertar as crianças a respeito dos perigos e das consequências do uso das drogas, mesmo as socialmente aceitas, como o cigarro e as bebidas alcoólicas. Muitas das pessoas recorrem às drogas para fugir de dificuldades nos relacionamentos familiares, afetivos, sociais e profissionais. Alguns jovens, para fugir, segundo a avaliação deles, de uma educação extremamente rígida e superprotetora, resolve punir e agredir os pais com o uso das drogas. Eles não conseguem ver que estão se autopunindo. Muitas vezes o usuário de drogas está procurando fugir de algo pior que a própria droga.  É por isso que os pais devem orientar os filhos, prevenindo-os sobre os perigos do vício.Com base nisso, o Sigma, consciente de seu papel de responsabilidade na formação correta dos futuros construtores de Brasília, tem feito um trabalho sério de orientação e conscientização junto a seus alunos para que abram o olho e não se percam neste caminho que é em volta.  Além do trabalho de orientação, o Centro Educacional Sigma incentiva as artes e os esportes. Quem pratica esportes, todos nós sabemos, tem mais chances de ser mais saudável, de ter mais amigos e de ficar longe das drogas. Os alunos precisam, também, respeitar e ouvir com atenção o conselho dos professores, pois eles são amigos e só querem o bem de seus alunos. É responsabilidade de todos nós evitar que os efeitos maléficos das drogas venham inviabilizar  o futuro das nossas crianças e dos nossos adolescentes.

 

Sono é alimento

Uma vida feliz começa com uma boa noite de sono. Acordar revigorado e bem disposto faz suportar melhor a carga de responsabilidade que todos são submetidos. O sono é tão importante quanto comer e tomar banho, pois renova a energia física e psíquica. E para ter esses benefícios é preciso que seja agradável, relaxado e profundo, pois é ele que alimenta a tranquilidade e desenvolve a inteligência. Se você anda irritado até com a sua sombra, veja como anda dormindo. Quem tem um sono tranquilo pode aumentar em até 50% seu rendimento intelectual, sua criatividade e atenção. Muitas decisões erradas acontecem depois de uma noite mal dormida. E quando o trabalho intelectual é excessivo, nem o sono consegue repor a energia gasta, pois mente agitada tira energia do cérebro. Sem um descanso reparador, o corpo e o emocional ficam debilitados. E nesta condição ninguém consegue fazer nada certo. A pessoa reage sem pensar. Nesta situação, o melhor é ficam em silêncio até passar o esgotamento.  Muita gente questiona por que os jovens estão cada vez mais intolerantes. A resposta pode estar na falta de sono. Muitos ficam na internet até de madrugada, dormem menos que precisam e isso causa irritação, cansaço e mau humor. O rendimento escolar também fica comprometido, pois não conseguem assimilar os conhecimentos. Com os adultos, o problema pode estar em carregar o mundo nas costas, em levar os problemas para a cama. Ao deitar, a mente não relaxa.  Além dos problemas do cotidiano, o celular, videogames, internet e TV devem ficar longe do quarto. Bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação pesada antes de dormir interferem na qualidade do sono. Se você anda contando "carneirinhos", leia antes de dormir coisas agradáveis, ouça música calma, tome um banho morno e um chá de camomila ou leite quente com mel. Se a insônia persistir procure um médico. 

 

Aumentar a audiência

As novelas estão usando de todos os recursos para atrair mais o telespectador. A Malhação levou os jogadores Ganso e Neymar no final do episódio da semana passada. Agora, é a vez do apresentador Luciano Huck na novela Fina Estampa. Ele vai reformar o táxi de Vilma, personagem de Arlete Salles, no quadro Lata Velha, do seu programa. Fazer essa interação da vida real com a ficção é saudável. Isto dá mais credibilidade porque apelar para baixaria não está com nada.

 

Compromisso com Brasília

Brasília tem 51 anos e muitas empresas que surgiram nesta época, ou até mesmo antes, como a Rede Gasol, que começou em 1958 na Cidade Livre, fazem questão de exibir a data do início das atividades, como uma forma de declarar o seu compromisso com o sonho e a visão de Dom Bosco e JK. E nós devemos agradecer pela coragem e dedicação destes pioneiros que escreveram com letras de ouro a história da Capital da Esperança. Destaco o saudoso João Herculino, Abdala Kouzak, Hely Walter Couto, Osório Adriano, Orlando Taurisano, Dalmo Amaral, Roberto Curi, Mitri Monfarrej e Geraldo Vasconcelo. Circulando pela cidade, a gente vê placas com datas do início das atividades, como o caso das Pizzarias Dom Bosco, de 1960, O Beirute, de 1966, o restaurante Casa Velha, a Carne de Sol da 111, de 1980, assim como a sorveteria Moka's. Estes são alguns dos exemplos de dedicação e compromisso com o progresso da cidade.

 
RocketTheme Joomla Templates