Coluna da Bernadete Alves - dia 26/08/2011

Talento para os negócios

Tatyane Araújo é uma jovem trabalhadora e determinada. Trata bem as pessoas que a cercam, valoriza o trabalho dos outros e é muito educada. Conheci em um evento da Vale Shop. Ela era responsável pelo Buffet, que por sinal me agradou muito. Contou-me que trabalha desde menina. Procurava fazer bem feito qualquer serviço que lhe pediam, para não ter que fazer novamente. Como tem mania por perfeccionismo, tudo que faz dá certo. Taty é querida pelos seus clientes do restaurante da SCLS 414, bloco B e também muito elogiada pela categoria do Taty´s Buffet.

 

Comprometimento

Pessoas recém-saídas das universidades sonham trabalhar em um bom ambiente com possibilidade de progresso profissional e com alto salário. Para conseguir uma vaga, devido à concorrência acirrada, é preciso ter comprometimento consigo mesmo e com a empresa e não cometer deslizes como usar decote ousado, calça de cintura baixa ou saia muito curta. É preciso bom senso para se vestir. Outro problema é querer saber dos benefícios logo no primeiro dia. Isto é falta de trato. Assim como fazer brincadeiras fora de horas e falar com gírias. No local de trabalho é bom ouvir mais e falar menos. Demonstre interesse pelo serviço e procure estar à altura dos padrões da empresa. Se você quer reconhecimento e é apaixonado por desafios dê o máximo de si e faça a diferença.  Com certeza seu chefe saberá recompensar na hora certa. Falo sobre isso porque a grande maioria só quer saber o quanto vai ganhar. Querem um emprego; não trabalho. Para quem pensa assim o ideal é montar seu próprio negócio.

 

Caos no trânsito

Trafegar pelo centro de Brasília, ou em qualquer cidade satélite, está cada vez mais complicado. Sair do Plano Piloto, nos horários de pico, para qualquer lugar é angustiante. Imagine depois de um dia cheio de atividades ter que ficar horas dirigindo, ou dentro de um ônibus até chegar em casa. Tudo isso só vai acabar com a conclusão do transporte público integrado. O primeiro passo é a construção do Veículo Leve sobre Pneus- VLP. O governador autorizou o início das obras que vão ligar Santa Maria e Gama ao Plano Piloto por um túnel exclusivo e integrado ao metrô. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2013 e que 20 mil pessoas possam utilizar o sistema por hora. O investimento é de cerca de R$ 530 milhões. Como em 2013 o Brasil sediará a Copa das Confederações, o VLP é muito bem vindo. Esse é o primeiro passo para proporcionar um transporte seguro, rápido e confortável. Esperamos que a passagem não fique salgada. Como a população clama e merece um transporte mais digno, vamos aguardar os próximos passos do GDF. Foto de Roberto Barroso. 

  

Dia internacional da igualdade da mulher

Hoje é oportuno desejar igualdade para as desigualdades existentes, sobretudo com relação à diferença salarial, acesso ao emprego e discriminação no local de trabalho que são alguns dos problemas que acontecem em pleno século XXI. As pessoas precisam acreditar mais no poder transformativo da mulher. A situação em termos políticos, econômicos e sociais mudou muito, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Isto só vai acabar se for ensinado, desde cedo, nas escolas noção de igualdade dos gêneros. Homens e mulheres, em situação de igualdade e oportunidade, podem contribuir para um Brasil social mais forte e benéfico para todos. A escolha da primeira mulher para comandar os destinos do país foi uma demonstração de maturidade e respeito à capacidade da mulher. A presidenta Dilma é a prova de que a mulher tem tanta competência quanto o homem. Inclusive a mulher é mais perfeccionista, dedicada, amorosa e sensível às pessoas marginalizadas. Sabe liderar e resolver melhor os conflitos. É mais prática, econômica e sabe colocar limites. Se não tivéssemos essas qualidades não saberíamos conciliar, de forma satisfatória, a vida profissional com a familiar. Não estou dizendo que a mulher é melhor que o homem. Mas que temos pontos fortes a nosso favor, temos. A vitória da Presidenta Dilma é um marco importante. Espero que encoraja outras mulheres  à disputar as eleições municipais de 2012, certa vez que a participação da mulher na política ainda é muito pequena. Com determinação, as mulheres chegam aos postos de chefia. Com qualificação e competência chega-se ao topo da hierarquia. Claro que para isso é necessário fazer sacrifícios. Não é a sobrecarga de trabalho que vai impedir a mulher de apostar no seu potencial produtivo e se adaptar ao clima competitivo do mercado de trabalho. Tenho certeza que a presidenta Dilma vai promover políticas de conciliação entre a correria e a vida familiar, certa vez que é mãe, filha e avó. São anos de reivindicações para igualdade de direitos e oportunidades.  Espero que o trabalho das mulheres em casa cuidando dos filhos, idosos e dependentes seja reconhecido e amparado, pois é na família que se constrói a base para uma sociedade mais justa.

 

Macaco-prego

Eles não são apenas animais engraçados e bonitos. O nosso simpático primo é considerado o primata mais inteligente das Américas. O uso de ferramentas como varetas e pedras para caçar e abrir alimentos impressiona a comunidade científica. Abaixo postamos um vídeo completo sobre esse animal impressionante.

 

 
RocketTheme Joomla Templates