Coluna da Bernadete Alves - dia 15/08/2011

Inteligência animal

Muito se fala na esperteza de animais como chipanzé, golfinho e cachorro. Mas há uma curiosa lista de animais com inteligência diferenciada. Destacamos alguns exemplos para você.

1. O porco: Parece brincadeira, mas não é. Dentre os animais domesticados esse suíno é o mais inteligente. Pesquisas comprovam que as habilidades do porco superam a do cachorro e do gato. Eles, por exemplo, entendem o funcionamento de um espelho.

 

2. O Polvo: É o animal invertebrado mais inteligente. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses octópodes possuem memórias de fatos recentes e remotos. Eles conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta. São os únicos invertebrados que são capazes de usar ferramentas. O exemplo obrigatório é o polvo vidente Paul  (veja o vídeo).

 

3. O Elefante

Esses paquidermes extremamente inteligentes vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia. Demonstram solidariedade com outros animais e usam ferramentas para diversas finalidades. Porém o mais impressionante é a relação com os mortos. Na morte de um membro do grupo seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos.

 

A Dama da noite

Depois de um jantar maravilhoso na casa da família Curi, presenciei o espetáculo da natureza em uma flor branca, de uma delicadeza sem igual e com um aroma inebriante. Dra Yara apresentou-me a dama da noite. Fiquei tão encantada que pedi uma flor. E ela me deu também um galho. Plantei e, seis meses depois, posso curtir no meu jardim toda essa magia que só a natureza é capaz de proporcionar. A dama da noite é uma planta vigorosa e de fácil cultivo que veio da América Central. Seu caule é ereto com ramos sinuosos, folhas brilhantes e longas qe server de maternidade. As flores são grandes, vistosas, perfumadas e muito misteriosas. O espetáculo começa por volta das 23 horas e termina com o raiar do Sol. Acompanhei todas as etapas e compartilho com vocês. Veja o espetáculo em atos iluminados.

 

 

SPA em casa 

Tomar banho é um ritual obrigatório tanto para a higiene quanto para refrescar e recuperar energias. Mas isso deve ser feito de forma consciente para não disperdiçar água, pois esta é o líquido mais precioso que existe. Como tempo vale ouro, a gente pode aproveitar este momento para se cuidar também. Podemos começar esfoliando mãos e pés, colocar máscara facial e até hidratar o cabelo. Vários fatores prejudicam nossa pele como o sol intenso, poluição e maquiagem. Então, é preciso limpá-la bem , hidratá-la e revitalizá-la. Procure um dermatologista de sua confiança para saber a melhor maneira para manter sua pele sempre saudável. Quem cuida da minha é o dr. Franscisco Leite. Eu gosto de massagear meu rosto enquanto tomo banho. Isto tira a tensão. Com as pontas dos dedos faço movimentos circulares em todo rosto, orelhas e pescoço. Para as mãos e pés, massageio com mel ou então misturo duas colheres de sopa de açúcar cristal com um pouco de azeite de oliva. Deixo agir e lavo bem. No banho também podemos hidratar nosso cabelo. Segundo o meu cabeleireiro, Carlinhos Beauty, para os cabelos sensibilizados devido o alisamento e tinturas e também para os quebradiços e sem brilho, o ideal é usar uma máscara que contém queratina, bálsamo ou aloe vera. Para os cabelos oleosos, Beauty recomenda produtos ativos de frutas. Ao enxaguar, usar água morna ou fria pois a quente provoca oleosidade. O banho, portanto, tem muitos benefícios. Ducha fria acelera a circulação e tonifica a pele; quente tem efeito relaxante e água morna acalma. O banho não lava só o corpo, lava a alma.

 

Um pouco de biologia

Quem define o sexo dos filhos é única e exclusivamente o pai. Explicação: na meiose, as mulheres produzem óvulos que sempre contêm 22 autossomos e um cromossomo X; os homens fabricam espermatozóides de dois tipos, em igual proporção, contendo, além dos 22 autossomos, um cromossomo X ou um cromossomo Y. O sexo da futura criança depende, assim, do tipo de espermatozóide que fecundar óvulo: se for o esparmatozóide com o X, nasce uma menina (XX); se for o que possui o Y, nasce um menino (XY). 

 

 
RocketTheme Joomla Templates