Coluna da Bernadete Alves - dia 13/08/2011

 

Destaques do Brasília na TV do dia 14/08/2011

  • No Copacabana Palace: Mayana Moura; Lavinia Vlasak; Miranda Castro com Sophia; Marina Elali; Mayana Neiva; Gilvan Máximo.
  • O reitor do UniCeub Getúlio Lopes conversa com Gilbert Di Angellis.
  • Os cantores sertanejos cantam  "Saudade".
  • Dona Alaide Queiroz, mãe do governador Agnelo, conversa com Bernadete Alves.

 

    

 

Dia dos pais

Todas as emoções vividas pela mãe na gestação influem diretamente no desenvolvimento da criança. O filho sente tudo que acontece neste período. É por isso que o pai tem um papel fundamental na formação do filho, pois mães e pais têm um vínculo eterno. O pai precisa dar segurança, tranquilidade e afeto para a gestante. Outro item importante é a referência de valores. A presença constante e o comprometimento e, principalmente, estar disponível para o filho para criar um vínculo afetivo. Antigamente, bastava ao pai prover segurança física e financeira. Hoje, devido à estrutura familiar, o pai tem de participar mais, dividir responsabilidades e proporcionar momentos inesquecíveis para o filho. E ele pode fazer isso, pois é tão capaz para lidar com a rotina do filho quanto a mãe. A ausência do pai, seja por qual motivo, traz consequências psicológicas para a criança. Uma delas é o sentimento de rejeição. A referência masculina é muito importante para os filhos. Nada substitui a presença de um pai, nem mesmo os presentes mais desejados, pois sabemos que nada substitui o amor. Ausência sentida não é compensada nem pelo dinheiro. A função de ser um pai, depende de ser, antes de tudo, um bom homem. Ser pai é reconhecer a importância de cada fase do filho, é prepará-lo para não ser escravo dos bens materiais e valores desprezíveis. É dar ao filho condições afetivas para compreender e dar sequência à vida com sabedoria. Saber que a paternidade é o fenômeno mais emocional e que deve ser assumido com o coração. O homem tem papel fundamental na natureza feminina. Então, vamos agradecer hoje todas as gerações de homens, principalmente ao meu pai, Alexandre, que não está comigo, mas continua a ser uma luz a me guiar.   

 

Sinceridade

Muito se fala na importância de ser sincero. Será que a sinceridade é realmente uma qualidade que deve ser preservada acima de tudo ou há exceções? Uma coisa é certa: falar a verdade sempre fará muitas pessoas à sua volta infelizes e chateadas. A famosa frase usada em fim de relacionamentos mostra essa preocupação com o outro: "O problema não é você, é comigo!". Selecionamos exemplos curiosos do uso da sinceridade no dia-a-dia. Divirta-se!
 

   
 

Questão de Saúde

Muito oportuna a campanha que o GDF está fazendo para evitar que intrusos ataquem nossa casa e prejudiquem nossa saúde. Os ratos e os mosquitos são transmissores de doenças que podem levar a morte como é o caso da hantavirose e da dengue. Depende de nós continuarmos saudáveis. No caso do hantavírus a contaminação se dá atráves do contato com fezes e urina de ratos silvestres ou pela ingestão de água e alimento contaminado. O GDF está fazendo sua parte. Vamos fazer a nossa também. Vamos conscientizar nosso filhos e vizinhos da importância da prevenção. A hantavirose é uma doença viral com alta taxa de letalidade no Brasil. Foi descoberta em 1913 na União Soviética. Vamos plantar ideias só assim teremos um mundo melhor.

 

 
RocketTheme Joomla Templates