Saúde para Todos


O Ministério da Saúde adverte:

 
Ministro Padilha fala sobre campanha de vacinação contra o HPV

 
Atendimento para Síndrome de Down

Desde abril deste ano, o HRAN – Hospital Regional da Asa Norte – disponibiliza um centro de tratamento e cuidado especial para os portadores da Síndrome de Down do DF. No primeiro centro especializado do Distrito Federal, a assistência é completa, interligando as várias especialidades necessárias.

Adultos e crianças portadores da síndrome recebem assistência interdisciplinar de profissionais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neurologistas, cardiologistas, nutricionistas, pediatras e fisioterapeutas. Segundo a coordenadora do CRIS Down (Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down), Moema Arcoverde Bezerra, além dessas especialidades, a psiquiatria e a psicologia também são oferecidas aos pacientes que as solicitam.

  

 
Ajuda para deixar de fumar
A Secretaria de Saúde do DF em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer disponibiliza um tratamento eficaz para aqueles que desejam parar de fumar. Em 2012, segundo o coordenador do programa, Celso Antônio Rodrigues, das 5.501 que buscaram ajuda, 3.501 abandonaram o vício.

O Programa Antitabagismo funciona em 64 Centros de Saúde com profissionais treinados e medicamentos disponíveis como antidepressivos, pastilhas e adesivos de nicotina.

A duração do curso é de aproximadamente um ano. Os grupos formados por um número máximo de 20 pessoas reúne-se semanalmente no primeiro mês do tratamento. Depois, as reuniões passam a ser quinzenais. Do quarto mês em diante, os pacientes começam a frequentar reuniões mensais de manutenção.

A psicóloga Maria Fernanda de Carvalho explica que um dos pontos fortes do programa é a troca de experiências. “Compartilhar é fundamental, por isso, estamos sempre convidando ex-fumantes que submeteram-se ao tratamento para vir contar suas histórias de conquista e superação. Assim, os pacientes sentem-se mais motivados.”

Era desse empurrãozinho que a secretária executiva Verônica Kessler precisava. Ela já fumava há dezesseis anos, quando o filho com idade de 4 anos insistiu para que ela abandonasse o cigarro. “O vício era tão grande que cheguei a fumar na gravidez. Atendi aos apelos do meu filho, contei com o apoio do meu grupo e hoje me sinto uma nova mulher”, comenta.

 
 
Cirurgia é vitória contra câncer de mama

Maria Elizabete Muniz é a primeira mulher do Distrito Federal a ser beneficiada pela cirurgia para retirada de câncer de mama com reconstrução mamária imediata. A cirurgia bem sucedida de Elizabete foi realizada no HRAN, no último dia 30 de abril, pela dupla de médicos Farid Buitrago, mastologista, e Marcelo Gêa, cirurgião plástico.

  

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>

Página 1 de 4
RocketTheme Joomla Templates