Coluna Bernadete Alves - dia 07/04/2018

Futuro das águas está nas mãos da vegetação

Estudo feito na Universidade de Colúmbia, em Nova York, mostra que as plantas desempenham papel dominante no ciclo hídrico da Terra e que caberá a elas regular e dominar o estresse crescente imposto sobre os rios, nascentes e mananciais. O engenheiro ambiental Pierre Gentine, pesquisa a relação entre hidrologia e ciência atmosférica, a interação Terra e atmosfera e o impacto desse binômio nas mudanças climáticas há bastante tempo e afirma que a constatação pode mudar a compreensão sobre as alterações no estresse hídrico continental no futuro.

“Nossa descoberta de que a vegetação desempenha um papel fundamental na resposta hidrológica terrestre e no estresse hídrico é de extrema importância para prever adequadamente estiagens e disponibilidade de água”, declara Gentine. O trabalho foi publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences (Pnas).

A equipe de Gentine é a primeira a isolar o papel da vegetação no complexo de respostas do aquecimento global, que inclui variáveis do ciclo da água como evapotranspiração (quando a água proveniente de plantas e do solo nu evapora da superfície), umidade do solo e escoamento. Ao estudar especificamente a relação entre a cobertura vegetal e o aumento global de CO2, deixando de lado a influência direta dos gases de efeito estufa nos recursos hídricos, os pesquisadores conseguiram identificar que, mais que coadjuvante, a vegetação é o fator dominante para explicar o futuro estresse hídrico.

Léo Lemordant, aluno de doutorado de Gentine e principal autor do artigo, assegura que as plantas são realmente o termostato do mundo. “Elas estão no centro dos ciclos de água, energia e carbono. Enquanto absorvem carbono da atmosfera para se desenvolver, liberam água que retiram dos solos. Fazendo isso, também resfriam a superfície, controlando a temperatura que todos nós sentimos. Agora sabemos que principalmente as plantas, e não simplesmente a precipitação ou a temperatura, nos dirão se viveremos em um mundo mais seco ou mais úmido”, declara Lemordant.

O trabalho não para por aí. Como a resposta da vegetação é complexa, os pesquisadores pretendem desvendar ainda mais os efeitos fisiológicos das plantas em resposta à mudança do clima. Como o futuro da água está nas mãos da vegetação e ela mantém a qualidade da água e preserva o solo, é importante proteger e valorizarmos cada vez mais o nosso cerrado, um tipo de ambiente em que vários elementos vivem intimamente interligados uns aos outros.

Segundo o Instituto Brasília Ambiental, o Bioma Cerrado abrange 13 estados brasileiros e o Distrito Federal, em uma área de aproximadamente 200 milhões de hectares, sendo a savana mais rica em diversidade do mundo e o segundo maior Bioma do país. Posicionado na região central no país, faz limite com a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Pantanal. O Cerrado é marcado principalmente pelo clima tropical, com uma estiagem que se prolonga por aproximadamente cinco meses.

No mês mais seco, a quantidade média de chuva atinge 30 mm, podendo chegar a zero. Como é uma unidade ecológica típica da zona tropical, possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América Tropical e de continentes como África e Austrália. A paisagem no Bioma Cerrado é composta por um complexo vegetacional, possuindo uma alta biodiversidade, com cerca de um terço da diversidade do país.

Segundo especialistas do tema, a vegetação depende do solo; o solo depende de um tipo de clima especial, que é o tropical subúmido com duas estações, uma seca e outra chuvosa. Vários outros fatores, incluindo o fogo, influenciaram na formação do bioma. E por incrível que pareça o fogo é um elemento extremamente importante porque é ele que quebra a dormência da maioria das plantas com sementes que existem no Cerrado.

Há anos ambientalistas e autoridades sobre o tema alertam sobre a destruição de biomas e asseguram que isso compromete o abastecimento potável em todo o País. Dentre eles o professor Doutor da PUC Goiás, Altair Sales Barbosa. “O Cerrado contém a maior biodiversidade florística. Isso não está na Amazônia, nem na Mata Atlântica, nem em uma savana africana ou em uma savana australiana. Nem qualquer outro ambiente da Terra. São 12.365 plantas catalogadas no Cerrado. Só as que conhecemos. A cada expedição que fazemos, cada vez que vamos a campo, pelo menos 50 novas espécies são descobertas. Dessas 12.365 plantas conhecidas, somos capazes de multiplicar em viveiro apenas 180. Isso é cerca de 1,5% do total, quase nada em relação a esse universo. E só conseguimos fazer mudas de plantas arbóreas”, declara o professor e pesquisador.

Ele também alerta sobre os perigos da devastação do bioma. “A devastação do Cerrado vai produzir também o desaparecimento dos reservatórios de água, localizados no Cerrado, o que já vem ocorrendo, a crise de abastecimento em São Paulo e em Brasília, é só o início do problema. Os sinais dos tempos indicam já o começo do período sombrio. Enquanto se está na fartura, você é capaz de repartir um copo d’água com o irmão; mas, no dia da penúria, ninguém repartirá”, sentencia o professor e pesquisador.

Ceilândia festeja 47 anos com ações sociais e desfiles

A maior e mais populosa cidade do Distrito Federal, Ceilândia, está festejando seus 47 anos com programação variada há uma semana. Hoje foi a vez de um lindo desfile cívico na M1 com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, parlamentares, políticos, empresários e pioneiros.

A abertura foi feita pela banda do Exército Brasileiro, seguida de alunos de escolas da cidade, do Corpo de Bombeiros Militar, da guarda-mirim e de integrantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Também se uniram a homenagem grupos de quadrilha e de forró, estudantes e mímicos do Centro Comunitário da cidade que apresentaram espetáculo que simbolizou a origem da região administrativa e Brasília.

Depois do desfile cívico foi a vez de cortar o grandioso bolo de aniversário e distribuir para a população. O governador Rodrigo Rollemberg, gostou do bolo e elogiou a beleza do desfile. “Assistimos a um belíssimo desfile mostrando toda a diversidade cultural da cidade”, declarou Rollemberg. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 1,5 mil pessoas compareceram à celebração.

A festa de aniversário da ‘cidade nordestina do coração do Brasil’ teve, também, ações sociais e atividades culturais. A população fez exames de saúde, emissão de documentos, corte de cabelo, as crianças curtiram inúmeras brincadeiras, assistiram roda de capoeira, peças de teatro, cinema e shows.

A programação começou no dia 27 de março, data oficial do aniversário da região administrativa. Em 1971 o então governador Hélio Prates lançou a pedra fundamental da cidade, no local onde hoje está a Caixa D’água, patrimônio histórico protegido por decreto. O nome de Ceilândia foi dado por Otomar Lopes Cardoso, então secretário de Serviços Sociais. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) da Companhia de Planejamento (Codeplan), feita em 2015, Ceilândia tinha 489.351 habitantes.

As comemorações continuam hoje a noite com o “Bailão Sertanejo” às 20 horas na praça da Administração Regional com Enio Lima e Gustavo Neto, Forró Bijú e Pedro Paulo & Matheus. Amanhã, dia 08, tem show de Marcelo Café (MPB), Requebrarte (swingueira), Paulo Falcão, Beto Ferreira e Ratos Letais (baile, pop e rock), Eliane e Samuel (sertanejo), Marquinhos Tropa (hip-hop), Bob Nickson e PR 15 (hip-hop). Das 9h às 16h - Brinquedos, brincadeiras, corte de cabelo, emissão de documentos, sorteio de brindes, atendimentos sociais, exames de saúde.

Diego Giallanza comemora 30 anos com festa no Meliá 21

O jornalista e empresário Diego Giallanza comemorou seus 30 anos com um jantar para seletos convidados no penthouse do Meliá Brasil 21. O som ficou a cargo do DJ Dudu Moreira, o cardápio foi de responsabilidade do chef Vitor André e os doces e bolo da Doce Rosa Goumert.

Diego é um jovem muito talentoso e empresário que escolheu Brasília para trabalhar. É diretor da Ü Models Brasil e fundador da Casa das Artes Brasília e da Brain Assessoria. O empresário conquistou nos últimos meses a marca de 121k seguidores no Instagram.

Ele comemorou as três décadas de vida com parabéns cantado pelo amigo de infância e ator da Rede Globo Rainer Cadete com coro de Daniel Silveira, Cláudia Meirelles,Vitor Hugo Diamantina, Leonardo Resende, Danilo Fernandes, Luara Baggi, Thiago Malva,Isabel Almeida, Alex Barros, Jessica Fernanda, Gabriel Montera, Ju Drumond, Helder Zebral e o colunista Marcelo Chaves do Jornal de Brasilia.

Curtas

Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB debateu presença necessária da advocacia na conciliação, durante encontro ocorrido ontem, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A entidade tomará providências contra provimento do Conselho Nacional de Justiça que, recentemente, autorizou que cartórios realizem conciliações e mediações. O acesso à Justiça, segundo os dirigentes, passa necessariamente pela presença da advocacia. Concordo, a presença de um advogado garante acordos mais firmes.

Violência e ódio contaminam o cenário político e fragilizam a democracia. A violência é a prova da falta de argumentos e o radicalismo, de quem quer que seja, impede a construção de soluções concretas para os problemas da população e do Estado. É triste ver este desamor com o semelhante. A melhor forma de aprovar ou reprovar os políticos é por meio do voto e não pela violência, ódio ou radicalismo.

Sorveteria Ben & Jerry’s promove “Free Cone Day” dia 10. A famosa marca norte-americana, criada em 1979, com mais de 550 lojas, vai homenagear os clientes do mundo inteiro com uma bola de sorvete de graça para quem for as lojas no dia 10 deste mês. Aqui em Brasília o “Free Cone Day” vai ser no ParkShopping das 12h às 20 horas. Imperdível!

Ministro Ricardo Lewandowski lança novo livro. A noite de autógrafos será no dia 11, a partir das 18h, na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, no Anexo II do Supremo Tribunal Federal. “Pressupostos Materiais e Formais da Intervenção Federal no Brasil”, é o sexto livro do jurista e magistrado brasileiro Enrique Ricardo Lewandowski, ministro do STF.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 06/04/2018

Presidentes do STF e do STJ são homenageadas na Embaixada de Marrocos

As ministras Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal e Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça, foram homenageadas na Embaixada do Reino de Marrocos pelo trabalho desenvolvido na Justiça Brasileira. A embaixatriz do Marrocos,Siham Belamine, recebeu as homenageadas, colegas embaixatrizes, chefes de representações internacionais e amigas brasilienses, tipicamente vestida e com a simpatia que lhe é peculiar.

O embaixador do Reino de Marrocos, Nabil Adghoghi, ao lado da sua bela esposa Siham, deu as boas vindas as homenageadas, pousou para fotos e retornou ao seu trabalho, uma vez que o almoço era em homenagem as mulheres. Dentre as ilustres convidadas estavam as embaixadoras de Botsuana, Bernadette Sebage Rathedi e de Senegal Fatoumata Binetou Correa.

Siham Belamine deu boas vindas as convidadas e disse da alegria em festejar duas altas autoridades do Judiciário brasileiro. Ela entregou a ministra Cármen Lúcia uma placa e presente típico de seu país. A ministra Laurita Vaz do STJ recebeu a honraria das mãos da embaixatriz de Moçambique, Violeta Leonardo Tcheco Lubisse, presidente do Grupo de Cônjuges de Embaixadores Africanos no Brasil.

A ministra Cármen Lúcia falou do importante papel da mulher em todos os setores da sociedade. Disse que unidas somos mais e que juntas podemos fazer muito mais na defesa dos nossos direitos. “Sou muito grata por este encontro que representa a possibilidade de nós mulheres darmos a nossa compreensão de mundo e nós não queremos um mundo só de mulheres. Queremos um mundo de homens e mulheres que tenham a chance se ser felizes do jeito que cada um é. Respeitada a nossa dignidade que é igual na humanidade e na sua individualidade que é a pluralidade no viver com o outro”.

A presidente do Supremo agradeceu a anfitriã e a todas as presentes e lembrando a poeta e escritora da literatura brasileira Cecília Meireles: “Já fui loura, já fui morena, já fui Margarida e Beatriz. Já fui Maria e Madalena. Só não pude ser como quis”. A ministra concluiu dizendo: “Eu quero muito que cada uma de nós possa ser o que quiser para ter a chance de ser feliz. Muito Obrigada”.

A ministra Laurita disse da satisfação em participar de tão importante encontro de mulheres e da honra em ser homenageada ao lado da presidente do STF ministra Cármen Lúcia. Ela agradeceu a anfitriã Siham Belamine e a presidente do GCEA Violeta Leonardo Tcheco Lubisse, embaixatriz de Moçambique.

“Eu fico feliz em estar aqui e de receber esta homenagem em nome do Superior Tribunal de Justiça e em nome de todas as mulheres deste país e de outros países, principalmente aquelas mulheres que ainda não vivem a plenitude da liberdade e da igualdade de oportunidade. Essas mulheres necessitam da nossa ajuda, da ajuda da comunidade e de todos nós.

Devemos dizer não aos maus tratos, assédio e discriminação. Nós precisamos fazer com que essas mulheres vivam a sua verdadeira cidadania e sejam felizes. Afinal viemos a este mundo para sermos felizes”. A ministra agradeceu o carinho das mulheres presentes ao evento e principalmente a embaixatriz Siham Belamine e o embaixador Nabil Adghoghi, pela importante recepção na Embaixada do Reino de Marrocos no Brasil.

Participaram do encontro coordenado por Rita Ballock, integrantes do Clube Internacional, jornalistas, empresárias e as embaixatrizes Ornella Pia Frisario, da Itália; Fátima Mckinley, dos Estados Unidos; Chérine Touma, da Bélgica; Neogilda Francisco Eduardo Cosme, da Angola; Sanna Sayah, do Líbano; Anette Hjelmborn, da Suécia; Zsuzsanna Ciganova, da Eslováquia; Alya Abdelhamid Mohamed, do Egito; Eya Dzigbodi Djabey, do Togo; Ariana Helena do Rosário, do Cabo Verde; Macki Traoré, de Mali; Laura Mberg, de Camarões; Diana Marcela Vanegas, de El Salvador; Ana María Sisa Cáceres, do Paraguai; Ligia Mera, da Romênia.

A embaixatriz Siham Belamine ofereceu um delicioso almoço com cardápio típico do país, tendo o tradicional cuscuz marroquino e cordeiro assado como destaques e também pratos típicos dos países africanos.

Fazem parte do GCEA: Embaixada da República da África do Sul; Embaixada da República de Angola; Embaixada da República do Benin; Embaixada da República de Botsuana; Embaixada da República de Burkina Faso; Embaixada da República do Burundi; Embaixada da República de Camarões; Embaixada da República da Costa do Marfim; Embaixada da República Democrática Federal da Etiópia; Embaixada da República Gabonesa; Embaixada da República de Gana; Embaixada da República da Guiné; Embaixada da República da Guiné-Bissau; Embaixada da República da Guiné-Equatorial; Embaixada da República do Mali; Embaixada de Moçambique; Embaixada da República do Malaui; Embaixada da República da Namíbia; Embaixada da República Federal da Nigéria; Embaixada da República do Quênia; Embaixada da República Democrática do Congo; Embaixada da República do Congo; Embaixada do Senegal; Embaixada da República Unida da Tanzânia; Embaixada da República da Zâmbia; e Embaixada da República de Zimbábue.

Curtas

Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, filia-se ao PSB a convite do presidente nacional Carlos Siqueira. Ao que tudo indica para concorrer à Presidência da República.

Ana Bandeira de Melo trouxe para a capital federal a academia terapêutica B-Active, criada pelo médico especialista em fisiologia do exercício Benjamin Apter. O espaço está na 616 Sul e vai oferecer os mais diversos tratamentos para correção de articulações e lesões.

Rollemberg anunciou os secretários e gestores que saem dos cargos públicos em respeito às regras do TSE para se candidatar às eleições de 2018. “É um profundo agradecimento por terem dado o melhor do seu tempo e de sua energia para construir uma cidade melhor”, declarou o governador de Brasília. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal. Os novos gestores assumam os cargos, em posse coletiva, na próxima semana.

O maquiador Lázaro Resende deixou o salão Helio Diff para ministrar cursos internacionais a convite da agência paulistana Ju Rodrigues. O brasiliense, vencedor do prêmio Avon de Maquiagem 2016, fará viagens a vários países a partir de julho, dentre eles Japão, Argentina, Espanha e México. É talento da cidade dividindo seus conhecimentos. Boa sorte Lázaro!

 
Coluna Bernadete Alves - dia 05/04/2018

Brasília ganha primeiro Hospital Veterinário Público

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, inaugurou na manhã de hoje, o primeiro Hospital Veterinário público, A unidade tem 540 metros quadrados e fica no Parque Largo do Cortado, em Taguatinga. A estrutura foi construída pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) com recursos de compensação ambiental. O investimento previsto para o primeiro ano de atividade do hospital é de R$ 1 milhão.

Rollemberg disse que o hospital é importante por uma questão de zoonose e também emocional. “Esta é uma reivindicação antiga que vai beneficiar a população, especialmente as famílias carentes, que não têm poder aquisitivo e não tinham para onde levar seus animais para tratamento”, declarou o governador.

O hospital é o maior da América Latina e vai atender cães e gatos, com foco àqueles pertencentes às famílias de menor renda ou inscritos em programas sociais locais ou federais, além dos que estão na Zoonose e em abrigos da cidade. Hoje alguns animais foram atendidos.

Igor Torkarski, secretário do Meio Ambiente, explicou que, como se trata de um hospital público, se dará prioridade às famílias que não têm condições de pagar por uma consulta ou tratamento privado. “Isso não quer dizer que outros animais não poderão receber atendimento, mas apenas que a prioridade é para a baixa renda”. Igor também informou que haverá também atendimento a animais vítimas de maus-tratos, e serão dadas orientações à população sobre boas práticas, higiene e normas, contribuindo para a promoção da guarda responsável de seus animais.

A partir de segunda-feira, dia 09, as senhas serão entregues das 8 às 10 horas. Casos de emergência serão atendidos até as 15 horas. O dono do animal vai precisar apresentar CPF, carteira de identidade e comprovante de residência em seu nome. A previsão é que sejam atendidos inicialmente cerca de 30 a 50 animais por dia até chegar aos 400 diários quando o serviço estiver consolidado. São oferecidos serviços gratuitos de clínica, cirurgias, exames laboratoriais e outros tratamentos em cães e gatos, sobretudo pertencentes a famílias de menor renda ou inscritas em programas sociais. Também serão recebidos bichos sob a guarda do Centro de Controle de Zoonoses ou de abrigos instalados na cidade, além daqueles vítimas de maus-tratos.

Ali serão oferecidos serviços gratuitos de consultas, medicações, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias, internação e ambulatório, entre outros. Torkarski destaca que o hospital está equipado com consultórios, medicamentos, salas de cirurgia, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, cilindros de oxigênio, baias de internação, raio-x, ultrassom e canis.

O Hvet será administrado pelos profissionais da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. Segundo o governador, a Anclivepa foi a instituição que melhor pontuou no chamamento público nacional feito pelo governo de Brasília no início deste ano. A entidade tem sede no estado de São Paulo, onde administra outros quatro hospitais públicos veterinários.

Wilson Grassi, diretor-geral da Anclivepa, informou que por enquanto, o hospital funciona de segunda a sexta-feira, até as 15 horas, com funcionários trazidos de São Paulo. “A equipe é provisória. Vamos contratar veterinários aqui de Brasília e treiná-los”, explicou Grassi.Segundo ele, só serão feitos exames e cirurgias em animais atendidos no próprio serviço e não os encaminhados por clínicas privadas. Outras normas sobre o funcionamento da unidade, como organização dos atendimentos e documentação exigida, ainda serão definidas.

A consolidação do Hospital Veterinário é fruto do esforço coletivo dos servidores da Secretaria do Meio Ambiente e do Ibram. Desde 2015, o Ibram conduz o Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos. A cada ano, são castrados, gratuitamente, cerca de 2,6 mil animais. A meta para 2018 é alcançar 7 mil. Parabéns ao secretário do Meio Ambiente, Igor Tokarski, ao presidente do Ibram, Aldo César Vieira Fernandes e a Coordenadora de Fauna do instituto, a médica veterinária Ana Junqueira.

Senac lança concurso de moda em Brasília

Senac realizará o primeiro concurso de moda da instituição no Distrito Federal. O Destaque Moda Senac-DF 2018 premiará três novos estilistas com uma produção completa dos desfiles, sendo um de cada categoria: moda feminina, moda masculina ou unissex. O desfile dos ganhadores ocorrerá no dia 24 de maio, na rampa do Museu Nacional de Brasília.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo portal do Senac até dia 10 deste mês em uma das três categorias. É imprescindível que o candidato apresente uma coleção inédita e exclusiva. O candidato deverá entregar seu material no endereço indicado no edital com um texto explicativo e a proposta conceitual da coleção em até 20 linhas, junto com croquis de 20 looks da coleção. Os estilistas escolhidos contarão com apoio e a participação de alunos do Senac dos cursos de Costureiro, Personal-Stylist, Cabeleireiro e Maquiagem. O edital completo está disponível no portal.

Kátia Corrêa, diretora executiva da Divisão de Educação Profissional do Senac-DF,diz que a ideia é trazer a realidade do mercado de moda para dentro das salas de aula da instituição. “Nossos alunos de costura, por exemplo, terão a oportunidade de vivenciar um planejamento de coleção, do desenho à passarela. Os de personal-stylist participarão das oficinas de consultoria de estilo e do backstage dos desfiles. As turmas de cabeleireiro e maquiagem entrarão em ação, assinando a beleza das modelos”, explica Kátia.

Curtas

Assistir apresentação de música ao vivo aumenta expectativa de vida. A conclusão é de estudo realizado pela Universidade de Goldsmith, em parceria com a arena britânica O2. O pesquisador Patrick Fagan, diz que os resultados mostraram aumento de 25% em amor próprio e proximidade com os outros, além de 75% a mais de estímulo mental. “Ver pelo menos 20 minutos de um artista no palco eleva o bem-estar em 21% e quem vai a shows com certa frequência pode viver nove anos a mais. Comparecer a apresentações ao vivo regularmente é a chave para viver mais”, garante Fagan.

Governo Temer é reprovado por 72% dos brasileiros aponta pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, divulgada hoje. A pesquisa foi realizada entre 22 e 25 de março em 126 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Eunício Oliveira, presidente do Senado, confirmou a candidatura de seu filho, o engenheiro civil Rodrigo Oliveira, 25 anos para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. A informação é do site de notícias Ceará News 7.

Debora Morais e Kadu Fonseca apresentam a coleção “Palazzo”, no dia 11 no Hípica Hall, inspirada nos palácios da Itália. Débora que está no mercado de noivas há 15 anos apresenta looks de festa em parceria com o estilista Kadu.

A designer Vânia Ladeira lança no dia 12, às 19h no Museu Nacional de Brasília, no Conjunto Cultural da República, a primeira coleção de joias masculinas. A coleção composta por 40 peças inspiradas nos monumentos de Brasília é em homenagem ao cerimonialista César Serra. Os convidados vão também conferir a exposição fotográfica assinada pelo renomado Bruno Stuckert.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 04/04/2018

Governo de Brasília, FBB e SFB lançam o Recupera Cerrado

Com o intuito de recompor a vegetação nativa das áreas degradadas, o governo de Brasília, em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Serviço Florestal Brasileiro SFB), lançou edital para fortalecer as ações de recuperação destas áreas no Distrito Federal. O ato ocorreu no Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses), no Jardim Botânico de Brasília.

Trata-se de programa-piloto que selecionará projetos inovadores de recuperação do bioma, recomposição florestal em pequenas propriedades rurais, prioritariamente nas Bacias do Rio Descoberto e do São Bartolomeu. Os espaços foram escolhidos por serem importantes fontes hídricas. O edital faz parte do Programa Recupera Cerrado , que consiste em um mecanismo desenvolvido pela Aliança Cerrado fórum permanente entre sociedade civil e governo, para promover a conservação e a recuperação do bioma.

O secretário Igor Tokarski informou que o monitoramento do processo será de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Segundo ele a participação da sociedade em soluções para preservação do Cerrado é imprescindível.

“As bacias dos rios Descoberto e São Bartolomeu são áreas prioritárias em função da produção de água. Vivemos uma crise hídrica. Então nosso trabalho tem que ser voltado para a recuperação de áreas de nascentes”, disse o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Igor Tokarski.

Uma das inovações do documento é a destinação de recursos de compensação florestal para desenvolvimento de novas técnicas de recuperação, como a opção por sistemas agroflorestais, plantio direto de sementes e recondução de brota natural. As propostas com valor mínimo de R$ 300 mil e máximo de R$ 500 mil podem ser encaminhadas por entidades da sociedade civil. As inscrições vão até 4 de junho, e os projetos selecionados terão duração de cinco anos.

Neste primeiro momento, está previsto investimento de R$ 1 milhão, a título de recomposição florestal, devido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O recurso poderá apoiar despesas com aquisição de materiais, práticas de controle de erosão e pagamento de serviços de produção, por exemplo.

Carlos Eduardo Sturm, diretor de Cadastro e Fomento Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, destacou a importância de os recursos da compensação florestal serem destinados para projetos de recuperação ambiental. “Uma questão muito importante que essa parceria inaugura é o fato de a gente poder ter recursos da compensação diretamente levados para a recuperação florestal”, afirmou. “Essa iniciativa vai contribuir muito para que a gente possa difundir esse modelo em outros estados.” Com a iniciativa, o grupo espera um tipo de reflorestamento que se adeque melhor às necessidades do bioma, que é diverso e exige técnicas distintas em cada área.

O lançamento do edital integra o programa Recupera Cerrado, desenvolvido pela Aliança Cerrado, uma rede permanente com membros do governo e da sociedade civil para a preservação ecológica local. O grupo, formado em setembro de 2015, é composto por 58 instituições, entre elas organizações educacionais, financeiras e filantrópicas; associações sociais; secretarias de Estado; empresas privadas; e institutos internacionais ligados ao meio ambiente.

A obra prima de Cristiano Ronaldo

O CR7 impressionou a todos com seu gol antológico contra a Juventus pela Liga dos Campeões. Ele foi aplaudido até mesmo pela torcida adversária e a internet foi à loucura. O pé direito do craque português chegou a incríveis 2,10m de altura. Cristiano Ronaldo chegou a 14 gols na Liga.

Cristiano Ronaldo foi, mais uma vez, o destaque do Real Madrid, marcando dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Juventus, em Turim, na Itália, no jogo de ida das quartas de final.

Após a partida em Turim, CR7 falou sobre o lance, admitiu surpresa e elogiou o trabalho de equipe.“Foi fantástico. Não esperava marcar aquele gol, mas vamos falar do jogo. Acho que foi uma partida incrível. Marcamos três gols em um grande time, como é a Juventus. Jogamos muito bem, e claro que estou muito feliz. Ajudei a equipe com dois gols, foi uma ótima noite”, afirmou o melhor do mundo.

Avó e neto festejam aniversário juntos

A joalheira Isabela Guerra e seu marido Guilherme Henriques comemoraram o aniversário do filho João Guilherme e do médico Ivânio Guerra, ex-deputado federal pelo Paraná, avô do aniversariante, em tarde festiva de Páscoa.

A empresária de Joias, Stela Guerra, avó do aniversariante, cuidou de todos os detalhes. As crianças se divertiram com as brincadeiras do Trio Bagunça.

Curtas

Maria de Lourdes Abadia, ex-governadora do Distrito Federal, deixa PSDB por não concordar com ‘império’ do deputado Izalci Lucas no comando da legenda em Brasília. A fundadora do PSDB e deputada constituinte, critica a atuação de Izalci e diz que a saída é em razão do descontentamento com a gestão do companheiro de partido. “Depois de tantos anos de luta e participação na história do partido, assistimos à intolerância, à vaidade e à arrogância do atual presidente Izalci, que não dá espaço para o diálogo, o entendimento e a participação na vida partidária”, diz Abadia em carta ao presidente nacional da sigla, Geraldo Alckmin. Amanha ela se filia ao PSB, do governador Rollemberg.

O programa A Voz do Brasil, que está há mais de 80 anos no ar, poderá ser veiculado pelas emissoras de rádio no intervalo das 19h às 22h e não mais obrigatoriamente das 19h às 20h. A lei que flexibiliza o horário foi sancionada hoje pelo presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. Em 1995, A Voz do Brasil entrou para o Guinness Book como o programa de rádio mais antigo do país. A flexibilização da Voz do Brasil agradou diretores de rádios.

Poeta Maya Angelou ganha homenagem do Google pelo seu 90º aniversário de nascimento. A cantora, atriz e ativista foi ícone da literatura dos EUA e a primeira autora negra a ter um Best-seller. A americana foi condecorada pelo presidente Barack Obama em 2010 e faleceu em maio de 2014 aos 86 anos. Maya trabalhou ao lado de Martin Luther King e Malcon X e no funeral de Michael Jackson em 2009 ela leu o poema “We had him”.

Malu Mader é demitida da Globo após 35 anos de atuação exclusiva. A estrela do primeiro time, 51 anos, fica desempregada. Malu começou na Globo em 1983 aos 16 anos, como Dóris Ribeiro Cantomaia, em Eu Prometo. Ela é mais uma vítima, a exemplo de Maitê Proença e Pedro Cardoso, da política de cortes de custos para compensar a queda nas receitas com publicidade.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 03/04/2018

Mostra Artefacto 2018 abriu as portas reverenciando a sétima arte

A arquiteta Denise Zuba e seus sócios Felipe Zuba e Pedro Torres receberam os convidados no Lago Sul, para apresentar a Mostra Artefacto 2018 com a presença do cantor Fiuk e do ator Ricardo Pereira.Uma noite linda,interessante, animada e glamourosa.

A sétima arte foi a grande inspiração dos doze ambientes assinados por profissionais de Brasília. Tapete vermelho, performance de personagens marcantes, como Marilyn Monroe e Charles Chaplin, do Teatro Néia e Nando, Dj Fahel Castro, animaram os convidados que saborearam quitutes da Sweet Cake e brindaram o Domingo de Páscoa com Chandon.

O vínculo entre o design e cinema estimulou a criatividade dos arquitetos que conseguiram expressar o gosto das pessoas em diferentes épocas e locais. Os seletos convidados gostaram do que viram.

Alf Arquitetura (André Alff), Cybele Barbosa, Dora e Giovanini Lettieri, George e Júlia Zardo, Juliana Leão, Larissa Dias, Maai Arquitetura( Arnaldo Pinho, Mônica Pinto e Isabel Veiga),Miguel Gustavo, Sérgio Borges, Studio Gontijo (Gabriela Gontijo, Plínio Barros e Mariana Hummel),Tatiana Estrela e Carla Ramos e Yeda Garcia, grandes nomes da arquitetura e dos interiores apresentam espaços para sonhar e se inspirar a partir dos clássicos e dos novos clássicos do cinema.

Curtas

Estação 106 Sul do Metrô-DF será entregue até o fim de 2018. A Ordem de Serviço foi assinada hoje pelo governador Rodrigo Rollemberg, prevê conclusão da estrutura, passagem subterrânea e equipamentos como elevadores e escadas rolantes. O valor contratado é de cerca de R$ 18 milhões.“Estamos modernizando a mobilidade urbana do DF: GPS nos ônibus, biometria facial, Bilhete Único, 17 terminais de ônibus novos ou reformados e a terceira estação do metrô deste governo”, declarou Rollemberg.

Cristiano Ronaldo faz golaço de bicicleta contra Juventus. Buffon se rendeu a CR7. A obra de arte do melhor do mundo arrancou aplausos dos torcedores presentes no Allianz Stadium. “De que planeta ele vem?”, questionaram jornais europeus. O Real Madrid deixou Turim com a vitória de 3 a 0 e está praticamente classificado para a semifinal da Liga dos Campeões.Vale destacar que o português se tornou o primeiro jogador a marcar em 10 jogos consecutivos.

Secretário Igor Tokarski lança Recupera Cerrado. A cerimônia de lançamento do edital do programa piloto de recuperação do cerrado do Distrito Federal aconteceu hoje no Centro de Excelência do Cerrado, no Jardim Botânico do DF. “As bacias dos rios Descoberto e São Bartolomeu são áreas prioritárias em função da produção de água. Vivemos uma crise hídrica. Então nosso trabalho tem que ser voltado para a recuperação de áreas de nascentes”, declarou o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Igor Tokarski.

Ligações de orelhões da operadora Oi serão gratuitas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piaui, Rio Grande do Norte e Roraima. A determinação da Anatel passou a valer desde o dia 1º e vai até setembro. A regulamentação feita pela Agência determina que os estados que apresentarem disponibilidade de orelhões da prestadora abaixo de 90% e de 95% nas localidades sem telefone fixo individual, não serão cobradas as chamadas para telefones fixos ou celulares.

Maurício Moreira é o novo beauty Sport da cidade. O hairstylist paulistano abriu as portas do seu primeiro salão de beleza em Brasília, com requintada festa na comercial da QI 3 do Lago Sul, ao lado da Magrella. Mauricio Moreira Hairs, tem como gerente Hisabela Newton e traz para Brasília as técnicas de coloração, corte e alongamento praticadas ao longo de três décadas ao lado do respeitado Wanderley Nunes.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 02/04/2018

Em tempo de intolerância, presidente do STF pede serenidade e respeito

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, em pronunciamento hoje às 19 horas na TV Justiça, prega o respeito a opiniões para que diferenças ideológicas não sejam fonte de desordem social. A presidente do STF pediu serenidade ao povo brasileiro e disse que, fora da democracia, “não há respeito ao direito, nem esperança de justiça e ética”. A ministra reafirmou a confiança na Justiça como pilar da sociedade e pediu serenidade contra ‘desordem social’.

“A democracia brasileira é fruto da luta de muitos. E fora da democracia não há respeito ao direito, nem esperança de justiça e ética. Vivemos tempos de intolerância e de intransigência contra pessoas e instituições.

Por isso mesmo, este é um tempo em que se há de pedir serenidade. Serenidade para que as diferenças ideológicas não sejam fonte de desordem social. Serenidade para se romper com o quadro de violência. Violência não é justiça. Violência é vingança e incivilidade. Serenidade há de se pedir para que as pessoas possam expor suas ideias e posições, de forma legítima e pacífica.

Somos um povo, formamos uma nação. O fortalecimento da democracia brasileira depende da coesão cívica para a convivência tranquila de todos. Há que serem respeitadas opiniões diferentes.

Problemas resolvem-se com racionalidade, competência, equilíbrio e respeito aos direitos. Superam-se dificuldades fortalecendo-se os valores morais, sociais e jurídicos. Problemas resolvem-se garantindo-se a observância da Constituição, papel fundamental e conferido ao Poder Judiciário, que o vem cumprindo com rigor.

Gerações de brasileiros ajudaram a construir uma sociedade, que se pretende livre, justa e solidária. Nela não podem persistir agravos e insultos contra pessoas e instituições pela só circunstância de se terem ideias e práticas próprias. Diferenças ideológicas não podem ser inimizades sociais. A liberdade democrática há de ser exercida sempre com respeito ao outro.

A efetividade dos direitos conquistados pelos cidadãos brasileiros exige garantia de liberdade para exposição de ideias e posições plurais, algumas mesmo contrárias. Repito: há que se respeitar opiniões diferentes. O sentimento de brasilidade deve sobrepor-se a ressentimentos ou interesses que não sejam aqueles do bem comum a todos os brasileiros. A República brasileira é construção dos seus cidadãos”.

A pátria merece respeito. “O Brasil é cada cidadão a ser honrado em seus direitos, garantindo-se a integridade das instituições, responsável por assegurá-los.”

Brasília treme após abalo sísmico na Bolívia

Pessoas que trabalham ou moraram na área central de Brasília foram surpreendidos com tremores e balanços, por volta das 11 horas da manhã. Ao avisarem os Bombeiros ficaram sabendo que tratava-se de um terremoto que ocorreu no sul da Bolívia, na região dos Andes.

Conforme o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor de 6,8 de magnitude, foi sentido em Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O professor da Universidade de Brasília, Marcelo Rocha, do Observatório Sismológico, explicou que na escala de intensidade de 1 a 12, o abalo na capital ficou entre 3 e 4.

De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto na Bolívia aconteceu a 557km de profundidade, a cerca de 13km de um local chamado Carandayti, próximo da fronteira com a região norte do Paraguai. O epicentro do terremoto na céu Bolívia aconteceu a 209 quilômetros de Tarija, uma cidade ao sul do país próxima a fronteira com Paraguai e Argentina.

Conforme relatos, os abalos sísmicos ocorreram na Asa Norte, Esplanada dos Ministérios, antiga Rodoferroviária, nos setores Comercial Sul e de Indústrias Gráficas, entre outros pontos da capital. O Setor Comercial Sul foi uma das áreas mais afetadas, segundo o Corpo de Bombeiros. Com o balanço algumas pessoas sentiram náuseas e sensação de vibração. Os locais foram evacuados. As pessoas se aglomeraram nas ruas em razão do medo. Ainda bem que ninguém se feriu e também não houve rachaduras nem fissuras nos edifícios.

Depois do tremor, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal recebeu vários pedidos de avaliação da estrutura de prédios, em Brasília. A Defesa Civil vistoriou 28 prédios.

Temer empossa novos ministros e diz que país está acima de todos

A segunda-feira foi movimentada no Palácio do Planalto. O presidente Michel Temer deu posse aos novos ministros da Saúde, Gilberto Occhi, e dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, e a Nelson Antônio de Souza como presidente da Caixa Econômica Federal. Occhi (PP) deixou a presidência da Caixa Econômica Federal para assumir a pasta da Saúde, até então comandada por Ricardo Barros (PP), que deixou o cargo para se candidatar nas eleições de outubro. Nelson Antônio, agora presidente da Caixa, era vice-presidente de Habitação do banco. Valter Casimiro, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ficou no lugar de Maurício Quintella (PR), que também disputa cargo eletivo. O prazo final para a chamada desincompatibilização do cargo é o dia 7 de abril.

Temer agradeceu o trabalho dos que hoje deixam o governo, destacou suas realizações e deu boas-vindas aos novos comandantes dos ministérios e da Caixa. O presidente disse que os problemas do país exigem trabalho com união e diálogo e que, acima de tudo estão o país e as instituições. “Sabemos todos que o Brasil tem pressa e os problemas diante de nós exigem união e diálogo. Continuaremos a dedicar toda nossa energia com os novos ministros e presidente da Caixa para construir um país melhor para todos e que todos colaborem sem nenhuma tendência à separação. Acima de todos nós está o país, as instituições”, declarou.

Temer disse ainda que preserva as instituições e a separação, independência e harmônia entre os poderes. “A mensagem que se deu a todos nós que somos servos da Constituição foi conduza-se pelos termos dessa Constituição. Não saia dela, pois sair dela é desviar-se dos propósitos democráticos”.

O presidente Michel Temer, ao saudar o senador Eunício Oliveira, cometeu uma gafe. Chamou-o de “presidente do Supremo”. Depois do constrangimento no palco e na plateia Temer tentou minimizar dizendo que se confundiu porque tudo no País “começa no Legislativo”, por isso Eunício poderia ser o “presidente do Supremo”, afirmou Temer arrancando risos e aplausos dos presentes. A cerimônia realizada no Palácio do Planalto, às 10h30, foi bem prestigiada.

Após a posse, o novo ministro da saúde, Gilberto Occhi, afirmou que vai focar na gestão eficiente dos recursos da saúde pública. Já o dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, disse que vai dar andamento à gestão anterior com foco na entrega de obras paralisadas e projetos estratégicos vinculados ao Programa Avançar. O presidente da Caixa, Nelson Antônio, enfatizou o caráter público do banco e disse que buscará resultados financeiros, sociais e ambientais para atender as necessidades dos clientes mais desfavorecidos da sociedade.

Curtas

Morre Wildemir Demartini, presidente da Lopes Royal, vítima de um infarto na madrugada desta segunda-feira. O empresário atuava no setor imobiliário há 41 anos e foi fundador, dirigente e conselheiro da Ademi. Nossos sentimentos a esposa, filhos, familiares e amigos. Que Deus lhes conceda força para superar o momento de dor.

Justiça Eleitoral autoriza transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. A medida também atualiza a identidade de gênero no cadastro eleitoral.O interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração, até o dia 9 de maio.

Morre Winnie Madikizela-Mandela, ex-mulher do líder sul-africano Nelson Mandela. A noticia foi dada pelo seu assistente pessoal Zodwa Zwane, ao Jornal sul-africano Times. A ativista anti-apartheid, ícone da luta contra a divisão racial da África do Sul, faleceu depois de um longo período de doença. Winnie tinha 81 anos e estava hospitalizada no Joanesburgo.

Dia Mundial da Consciência do Autismo, mostra ao mundo que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos. O autismo é uma disfunção reurológica que afeta o desenvolvimento relacionado à comunicação, interação social e imaginação e que, na maioria das vezes, dificulta o exercício da vida autônoma, dentro dos padrões ditados pela normalidade, daí a necessidade de que a criança seja estimulada e atendida o mais cedo possível. Em alusão à data o Palácio do Buriti ficará iluminado de azul, cor-símbolo da campanha, de hoje até sábado dia 07.

Detran-DF promove ações de educativas pelos 21º anos da Faixa de Pedestre, a faixa da cidadania. A marca de respeito ao pedestre ficou conhecida em todo o território nacional e adotada em muitas capitais. Respeitar a faixa é respeitar a vida. Todos nós somos responsáveis por proporcionar segurança as pessoas e isso começa no trânsito. Ao dirigirmos temos que ficar atentos as leis de trânsito. Afinal, a vida passa pelo trânsito.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 01/04/2018

Construções inovadoras que lembram Ovos de Páscoa

O poeta e dramaturgo alemão, Bertolt Brecht, dizia que “perante um obstáculo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva”. Mas para os profissionais da arquitetura e engenharia, construir um empreendimento em formato não linear, arredondado ou oval, é um super desafio. Arquitetos e engenheiros gostam de desafios e para eles as construções curvas trazem uma liberdade criativa e poética refletidas em arquiteturas com conceitos inovadores. No mundo merece destaque o Torre Agbar do arquiteto francês Jean Nouvel; o St. Mary Axe, assinado por Norman Foster; o Cybertecture Egg, projeto desenvolvido pelo arquiteto James Law; o Davos Hotel, projetado pelos arquitetos do escritório Oikos; e o The Oval assinado por Tom Wright.

The Oval: Com 16 andares, localizado em Limassol, no Chipre (Europa), o empreendimento tem uma vista para o mar de tirar o fôlego. O projeto assinado por Tom Wright, arquiteto e co-fundador da WKK Arquitects e patenteado pela empresa Atkins, trata-se de um edifício comercial, voltado para locação de escritórios.

Torre Agbar: Barcelona impressiona a todos por sua arquitetura mista. Mas o que chama a atenção dos visitantes é o prédio de 142 m de altura e 34 andares, além de quatro pisos subterrâneos. O imóvel é considerado o terceiro mais alto da cidade. Foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel que se inspirou nas obras gaudianas, como os campanários da Sagrada Família, bem como os característicos pináculos da montanha de Montserrat. Iniciado em 1999, a construção prolongou-se por seis anos e foi inaugurada em 2005 pelo Rei da Espanha. A torre é propriedade do grupo multinacional Agbar, que no edifício possui sua sede corporativa. O edifício oval tem estrutura composta por lâminas de vidro que transparecem as cores no interior, que variam de tons avermelhados, a azuis e brancos.

Cybertecture Egg Building projeto desenvolvido pelo arquiteto James Law, esboça toda criatividade e modernidade. O edifício exótico de 32 mil m², totalmente espelhado, estende sua singularidade às propostas internas e explora sistemas inteligentes e ecológicos que visem inovar o mercado de Mumbai, na Índia. Mumbai é uma cidade que reúne cores e uma cultura rica, cheia de diversidades. É também na cidade de um dos países mais populosos do mundo. O edifício é imponente e moderno, ele mostra que a arquitetura evoluiu muito nos últimos anos e é capaz de criar elementos incríveis. A construção desafia a gravidade e mostra que o ser humano é capaz de tudo.

O St. Mary Axe: Apelidado de The Gherkin( pepino, em inglês) pelo seu formato oval, o prédio fica localizado em Londres e foi o primeiro arranha-céu construído no meio da cidade. A torre tem 180 m de altura, 47 mil m² e 40 andares. No topo, há restaurantes que recebem eventos privados e oferecem jantares com vistas panorâmicas para Londres. A variação do diâmetro, que mede 49 m na base, 56,5 m na parte mais larga, estreitando-se para 26,5 m no último andar, confere ao prédio a forma oval que lhe valeu o apelido de pepino, mas que, favorece o fluxo dos ventos ao redor da fachada, diminuindo a pressão sobre a estrutura do prédio e evitando que se direcionem para o nível do solo, onde poderiam afetar os pedestres. O projeto foi assinado por Norman Foster, construído entre 2001 e 2004, hoje pertencente ao Grupo Safra. É o sétimo arranha-céu mais alto da cidade e fica no principal distrito financeiro londrino.

Davos Hotel: Considerado “inconstrutível” por especialistas, o hotel projetado pelos arquitetos do escritório Oikos, na Suíça, apresenta uma fachada oval inovadora. Usando técnicas de modelagem e parametrização digitais, os arquitetos desenvolveram um sistema de fachada que apresenta um painel 3D de aço e mais de 62.000 peças individuais envelopadas. A inspiração dos arquitetos foi nas pinhas, que se assemelham aos elementos que revestem o empreendimento e a natureza que o envolta.

O Egg Building construído na China, a bela estrutura conhecida como “O Ovo”, é um Centro Nacional de Artes Cênicas da China. Com formato de cúpula, submerso em água, o Ovo contém uma ópera, uma sala de concertos e um teatro. A construção é tão intrigante abaixo da superfície que é lar de corredores submarinos, uma garagem submarina e até mesmo um lago artificial. Grande Teatro Nacional de Pequim, na China, é uma preciosidade da arquitetura moderna. Projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu, a cúpula elíptica de titânio sobreposta por vidro, abriga 5,452 pessoas em 3 andares, numa área de 12000m². A estrutura da concha é formada por 148 vigas de aço embutidas na parte inferior num anel de concreto, e fixadas na parte superior a um anel de aço de 1.460mm de diâmetro. O teatro é rodeado por água, criando um efeito belíssimo com o reflexo da água, ainda mais a noite com suas luzes. A região de Pequim é a uma zona com atividade sísmica moderada. A concha, na sua estrutura, está totalmente independente dos outros volumes do edifício por intermédio de apoios elásticos e sua geometria, com duplo eixo de simetria, permite a limitação dos esforços sísmicos.

No Brasil nós temos o ‘Orquidário Professora Ruth Cardoso’, localizado no Parque Villa-Lobos, São Paulo, projeto de Decio Tozzi, inaugurado em 2010, que se inspirou nas formas de “habitat” de culturas africanas, indígenas e pré-colombianas. Para alguns lembra um ovo, para outros uma oca. O nível do orquidário implanta-se 1,5 m abaixo da linha de terra. Essa solução cria naturalmente um embasamento, a 1,20 do nível do Parque, onde pousa a forma de oca transparente. Uma viga vazada, em arco, estrutura a forma e sugere a escala do orquidário oferecendo o volume de ar necessário para o deslocamento permanente do ar, necessário à delicadeza das orquídeas.

Maior casa de chocolate do mundo fica no Brasil

A maior casa de chocolate do mundo está em Uberaba, no Triângulo Mineiro e foi feita por 25 pessoas. A estrutura tem 15 m², divididos em dois cômodos e 2,40 metros de altura, cheia de detalhes como telhas, janelas e portas.Para a construção foi utilizado 10.488 quilos de chocolate e levou 180 horas para ficar pronta.

A coordenação da obra foi do chef chocolatier Alexandre Bispo, profissional de Recife (PE), que há 30 anos trabalha neste ramo.Os cômodos da casa foram ‘mobiliados’ com móveis e esculturas. A obra homenageou três personalidades bastante conhecidas do público: o médium Chico Xavier, que viveu parte de sua vida na cidade mineira, a apresentadora Ana Maria Braga, que completa 69 anos de idade neste domingo e do personagem Louro José. Um trabalho cuidadoso dos confeiteiros.

De acordo com a organização do evento, a ‘Casa do Chocolate’ quebrou o recorde na categoria de “maior escultura de chocolate do mundo”. A certificação foi realizada na manhã de hoje, 1º de abril, pelos avaliadores do Guinness World Records, durante a 2ª edição da Expocolate.

As estruturas estão envernizadas e mantidas em refrigeração adequada para compor o Museu do Chocolate, que ficará instalado no interior da loja Casa do Chocolate do Praça Uberaba Shopping. O espaço ficará aberto para visitação durante todo o ano.

Feliz e Abençoada Páscoa!

Páscoa significa Renascimento. Que renasça dentro de nós sentimentos puros de amor, fraternidade e carinho. Que nossa transformação se faça através de pequenos atos e sentimentos. Que aprendamos o valor de um sorriso, de uma palavra, de um gesto bom. Que nos realizemos em nós mesmos e não no personagem que imaginamos ser o ideal. Que sejamos cada vez mais leais aos princípios da vida.

Vamos celebrar este Domingo de Páscoa com o coração repleto de paz, alegria e esperanças renovadas. Renovemos nossa fé e o propósito de sermos e fazermos felizes todos aqueles que nos cercam. Vamos renascer a cada dia como a luz da manhã. Que a ressurreição de Jesus nos encha sempre de fé e coragem para que façamos renascer um mundo de Justiça, Sabedoria e Fraternidade.

Curtas

Zilá Costa Raymundo, professora de Ikebana e fundadora da Sogetsu em Brasília, é a aniversariante deste domingo. A mestra do caminho da flor recebe hoje muitas homenagens. Zilá é professora credenciada para utilizar a mesma metodologia de ensino do Japão. Suas composições florais seguem a linha estética da Escola Sogetsu, com sede em Akasaka, Tokyo. Parabéns pela vida e pelo lindo trabalho compartilhado com as inúmeras alunas.

O 21º Aniversário do Respeito ao Pedestre na Faixa, será comemorado neste domingo, com a 8ª Corrida “No Trânsito Somos Todos Responsáveis”. A abertura do evento será feita pelo super-herói dos pedestres, o Super-Ando, no estacionamento entre a Torre de TV e a Funarte. A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF realizou ontem uma série de ações educativas com a participação especial do Super-Ando. E as ações continuam a partir de amanhã nas faixas de pedestres das regiões administrativas. No trânsito somos todos responsáveis.

Denise Zuba e Felipe Zuba, apresentam hoje a Mostra Artefacto 2018, com uma requintada festa na QI 21 do Lago Sul para convidados e profissionais da arquitetura e decoração. Os sócios vão apresentar doze ambientes que mostram a integração do design com o cinema, a cultura e as artes. O domingo de Páscoa terá a participação do cantor Fiuk e do ator Ricardo Pereira, da novela Deus Salve o Rei.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, regida pelo maestro Cláudio Cohen, realizará no mês de abril quatro concertos gratuitos. O primeiro espetáculo será na terça-feira, dia 03, às 20 horas no Cine Brasília, em homenagem a obras do compositor Béla Bartók, da Hungria. No dia 10 a musicalidade brasileira será exaltada com a suíte de Mulher Rendeira, de Fernando Morais; Miniatura Pernambucana, de Beetholven Cunha; e Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas, de Radamés Gnattali, que terá como solista convidado o bandolinista Victor Angeleas.

Procon-DF faz mutirão para renegociar dívidas de cartão de crédito. A força-tarefa será de 2 a 13 deste mês, para clientes do BRBCard, com faturas vencidas há mais de 180 dias. Os interessados devem ligar para o telefone (61) 3048-8020. O dia e o horário do atendimento serão agendados pela administradora do cartão, que enviará mensagem de texto para o número de celular cadastrado na base de dados da empresa.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 31/03/2018

Contra sedentarismo, tudo ajuda garante a ciência

A ciência vem demonstrando através de diversas pesquisas que, quando o assunto é atividade física, o que conta é a intensidade e não a duração. Todos sabemos que para minimizar a deterioração física do envelhecimento, combater as doenças associadas com o sedentarismo, como a hipertensão, cardiopatia, acidente vascular cerebral, determinados tipos de câncer, e a obesidade, temos que fazer alguma atividade física. A novidade é que exercícios em poucas doses leva a uma maior adesão do que se for em grande quantidade.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais do esporte é conseguir a adesão à atividade física de pessoas que não têm uma mentalidade voltada para ela. Ao que parece, se os momentos de atividade moderada a intensa são divididos em frações de cinco minutos, em vez dos 10 sugeridos pelo Departamento de Saúde dos EUA, o exercício fica psicologicamente mais fácil de fazer.

Essas são as conclusões de um estudo realizado por diversas instituições, incluindo a Universidade Harvard (EUA) e a University College of London (Reino Unido). A pesquisa indica que caminhar rápido durante cinco minutos, parar e retomar a marcha funciona melhor do que fazê-lo por 10 minutos até perder o fôlego. E, com essa técnica, pode-se duplicar o número de pessoas entre 70 e 93 anos que conseguem completar os 150 minutos de exercício por semana recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para quem acha que este tempo é muito, os cientistas do Departamento de Saúde de Taiwan, dizem que é possível reduzir em 14% a incidência todos os tipos de doenças não genéticas associadas com o sedentarismo se a pessoa caminhar 92 minutos por semana.

Segundo a Academia Americana de Medicina Esportiva,quem tem mais de 65 anos deve dedicar 2 dias por semana ao treinamento de força para não perder potência músculo-esquelética. Já um estudo do Veterans Affairs Medical Center (EUA) diz que a pessoa pode conseguir os mesmos efeitos malhando só uma vez por semana.

Um artigo publicado na revista Physiological Reports mostra que passar mais tempo na academia levantando peso não vai deixar a pessoa com mais músculos. O estudo revela melhores resultados em séries de quatro a cinco repetições a 90% da intensidade máxima do que em 10 ou 12 repetições a 70%. Em outras palavras: levante mais peso, menos vezes, e verá melhores resultados do ponto de vista do aumento de força e da hipertrofia.

O médico Francisco Camarelles, do Grupo de Educação Sanitária e Promoção da Saúde da Sociedade Espanhola de Medicina de Família e Comunitária (semFYC), conta que quando ele diz a uma paciente sedentária que ela deve caminhar meia hora por dia, ela acha a tarefa impossível e alega falta de tempo. “Mas se lhe propusermos dividir a caminhada em pequenos fragmentos de tempo, ela muda de atitude”. Segundo o médico, o importante é se exercitar. “Não é preciso que ela saia especificamente para caminhar. Pode sair para comprar pão ou para buscar os filhos na escola sem o carro. No final das contas, tudo isso ajuda.”

Dr. Camarelles chama a atenção para as pessoas que passam muito tempo sentadas. “Elas têm um pior perfil cardiovascular e metabólico do que as que fazem breves pausas para se mover ou alongar em sua jornada de trabalho”. A dica do médico é: se levantar da cadeira um minuto e 40 segundos a cada meia hora. Quanto ao treino, a ciência tem várias rotinas para as pessoas com tempo escasso, preguiça ou que preferem realizar o exercício em pequenas doses. Das 24 horas do dia, basta reservar quatro minutos.

Para quem precisa fazer exercício físico, a ciência deixa claro: é melhor fazer pouco exercício e ser constante do que não fazer nada.

Especialistas asseguram que exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.

Símbolos da Páscoa

Para muitas pessoas a Páscoa é uma das datas mais esperadas. Isso porque além dos muitos significados como renovação, esperança, felicidade, que a comemoração traz, há uma tradição de presentear com ovos de chocolate. A sua origem é pagã e possui grande importância para o judaísmo e o catolicismo, mas atualmente até os ateus fazem parte da celebração por meio dos símbolos.

No geral, os mais conhecidos símbolos da Páscoa são o coelho e o ovo. O coelho foi escolhido por ser um símbolo de fertilidade e vida, afinal esse animal costuma se reproduzir com grandes e frequentes ninhadas. Presentear com ovos já era um costume antigo dos povos do mediterrâneo para celebrar a chegada da primavera e da época de plantio, a prática foi incluída na data comemorativa pelo ovo representar a vida.

Atualmente a celebração recebeu uma releitura que globalizou a festividade: o ovo passou a ser de chocolate e o coelho a ter como função entregá-lo. Com isso, o Domingo de Ramos, como é conhecido pelos cristãos, passou a ser o dia para entrega de presentes de Páscoa como os ovos de chocolate. Outros preferem entregar no Domingo de Páscoa de forma criativa e só para as crianças.

O consumo de ovos de páscoa tem diminuído nos últimos anos por causa do preço elevado cobrado pelas grandes lojas de varejo. Para atrair o público infantil, lojas e supermercados têm alguns ovos que vêm acompanhados de brinquedos, fones de ouvido e até mesmo bolsas em formato de concha. O consumidor busca qualidade e bom preço em tudo que adquire. E como as lojas especializadas em chocolate trabalham com preço tabelado, inviabiliza os descontos.

Como alternativa de presente as pessoas estão optando por barras de chocolate e bombons. Outros preferem personalizar os presentes e fazem os próprios ovos, em vez de comprá-los, dando menos importância para a forma, mas sem deixar de lado o sabor ou a qualidade do chocolate. Quem ainda não comprou o ovo de Páscoa pode ser beneficiado pela grande quantidade de ovos ainda em estoque na véspera da Páscoa. Isso tem levado alguns supermercados a baixar os preços. É só pesquisar.

Páscoa é renascimento, é recomeço. É uma nova chance para a gente melhorar. Vamos dizer SIM ao amor e à vida. Vamos vivenciar a solidariedade. Mais importante que dar um ovo de chocolate é estar com as pessoas que amamos. O abraço sincero é o melhor presente em tempos de turbulências econômicas. Abraços são como bálsamos para a alma.

Dizem que na vida quem perde o telhado ganha as estrelas. É assim mesmo. Às vezes a gente perde o que não queria, mas conquista o que nunca imaginou.

Curtas

A brasileira Thaís Vasconcelos, 29 anos, ganhou o prêmio anual John C Marsden Medal, da Linnean Society, de Londres. A ex-aluna da UnB ganhou uma das mais prestigiadas condecorações do mundo da ciência. Thaís é a primeira latino-americana a ganhar a melhor tese de doutorado em Biologia. Ela foi estudar no Reino Unido graças a uma bolsa da Capes e do Programa Ciências sem Fronteiras.

Remédios sobem de 2,09% a 2,84% a partir de hoje. A resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) foi publicada no dia 29, no Diário Oficial da União. O Cmed é um órgão do governo integrado por representantes de vários ministérios. O percentual de reajuste tem como base a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses, de março de 2017 a fevereiro deste ano.

Escritora Laurel Niedospial critica pais que não conseguem controlar as crianças e que não se importam delas estarem atrapalhando o voo dos outros passageiros. “Não é aceitável os pais deixarem as crianças correr pelo corredor, gritando a plenos pulmões ou fazendo o que parece um sapateado no encosto do acento da frente”. A escritora tem razão. Viajar de avião com criança não é fácil nem para os pais e nem para as outras pessoas, por isso é preciso disciplinar os filhos para não incomodar os passageiros. Quando viajamos esperamos uma certa dose de conforto e privacidade.

Governo Federal faz 53% das compras sem licitação. Dos R$ 3,558 bilhões gastos de janeiro até o fim deste mês, apenas R$ 1,666 bilhões foi para o pregão, a concorrência, a tomada de preço ou o convite para selecionar as empresas envolvidas, como manda a Lei Geral de Licitações – nº 8.666/1993. “ Alguns órgãos criam situações de emergência a fim de solicitar até mesmo a liberação de recursos contingenciados. Muitas vezes, isso acontece de forma intencional para fugir do certame licitatório, por isso, não só o Ministério Público e os Tribunais de Contas precisam ficar de olho, como todos os cidadãos”, alerta o professor de Administração e Políticas Públicas José Simões. O pregão eletrônico foi criado exatamente para facilitar a contratação e diminuir os custos bem como reduzir os casos de subornos, propinas e vantagens.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 30/03/2018

Grupo Globo entrega o Prêmio Faz Diferença

O GLOBO, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, entregou o Prêmio Faz Diferença, uma homenagem aos brasileiros, que, nas mais diversas áreas de atuação, serviram de inspiração para o país e o mundo em 2017. Os três indicados em cada uma das 16 categorias foram escolhidos pelos votos de jornalistas do GLOBO, de dirigentes da Firjan, dos ganhadores do ano passado e do público em geral. A cerimônia de entrega do prêmio Faz Diferença O Globo 2017, 15ª edição, foi apresentada por Míriam Leitão e Ancelmo Gois e aconteceu no Golden Room do Belmond Copacabana Palace,no Rio de Janeiro.

Dentre as personalidades, instituições e pessoas que contribuíram com suas iniciativas, trabalho e talento para tornar o país melhor está a cientista Joana D’Arc Félix, PhD em Química pela Universidade de Harvard. A pesquisadora foi agraciada como Personalidade do Ano de 2017, o principal prêmio do evento, das mãos do diretor-geral de mídia impressa do Grupo Globo, Fred Kachar, e do diretor de redação do GLOBO, Alan Gripp.

Frederic Kachar, ressaltou a importância dedicada à educação pela edição deste ano do Prêmio Faz Diferença.“Hoje, mais uma vez, trouxemos pessoas que são exemplo de ética, de coragem, determinação e cidadania, mesmo. E a educação, foi a tônica deste ano. Foi uma marca desta edição e mostra como a educação transforma e está na base de tudo, é a base do respeito”, declarou Kachar.

A pesquisadora de 54 anos entrou para a Unicamp aos 14, terminou o mestrado aos 19 e aos 25 anos passou para Harvard, nos EUA. Joana D’Arc Félix, emocionada, relembrou sua trajetória marcada por muita luta e preconceito, desde os seis anos de idade.

A cantora Anitta recebeu o Prêmio Faz Diferença na Categoria Música,das mãos de Fátima Sá, editora de Cultura, e de Rolland Gianotti, editor do site do GLOBO.

Jackson Follmann, goleiro sobrevivente do acidente aéreo com o time da Chapecoense recebeu o Prêmio Faz Diferença na categoria Esporte em seu nome e dos também sobreviventes Alan Ruschel e Neto, das mãos de Alexandre Freeland e Márvio dos Anjos. Ele dedicou o troféu aos companheiros mortos na tragédia de novembro de 2016.

O escritor Silviano Santiago recebeu o Prêmio Faz Diferença na categoria Segundo Caderno/Livros, das mãos de Aluizio Maranhão e do colunista Merval Pereira. O casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank recebeu o Prêmio Faz Diferença na categoria Diversidade das mãos da editora-executiva Viviane Cohen, do editor dos Jornais de Bairros, Milton Calmon Filho, e do editor de redes sociais, Sergio Maggi.

O pesquisador Sérgio Lucena recebeu o Prêmio Faz Diferença na categoria Sociedade/Ciência e Saúde, das mãos de Paulo Celso Pereira, chefe de redação da Sucursal de Brasília e de Bernardo Mello Franco.

A estilista Lenny Niemeyer recebeu o troféu na categoria ELA das mãos de Bruno Astuto, editor chefe da plataforma Ela e da colunista Marina Caruso.

Roberto de Oliveira Ferreira recebeu o prêmio na categoria Rio pelas mãos da editora-executiva Maria Fernanda Delmas e da editora de Rio, Gabriela Goulart.

O ator Vladimir Brichta recebeu o prêmio na categoria Segundo Caderno/Cinema, das mãos do editor de fotografia, André Sarmento, e a colunista Cora Rónai.

Os demais agraciados nas categorias foram: País: Professora Heley de Abreu Batista ("In memoriam"). Heley teve 90% do corpo queimado e morreu para salvar crianças no incêndio criminoso a creche de Janaúba (MG). O irmão Marcôney de Abreu recebeu a homenagem da editora de País, Maiá Menezes, e da diretora editorial, Ruth de Aquino. Ele disse que o reconhecimento dela vai dar forças à família. Rio: Roberto de Oliveira Ferreira; Economia: Fernanda Giannasi, auditora fiscal do trabalho; Desenvolvimento do Rio: Subsea7 ; Mundo: Andrêza Trajano; Segundo Caderno/ Artes Visuais: Abraham Palatnik; Segundo Caderno/Teatro: José Celso Martinez Corrêa; Sociedade/ Educação: Escola Municipal Infante Dom Henrique (SP); Segundo Caderno/ Artes Visuais: Abraham Palatnik; e o jornalista Pedro Bial recebeu o prêmio na categoria Segundo Caderno/TV.

A festa reuniu inúmeras personalidades e Vips no Copacabana Palace.

Via Sacra no Morro da Capelinha une fé e tradição

O caminho percorrido por Jesus Cristo até a crucificação e ressurreição foi encenado no Morro da Capelinha, em Planaltina, no Distrito Federal, a cerca de 45 quilômetros de Brasília. O espetáculo cristão, realizado pelo Grupo Via Sacra Ao Vivo, acontece há 45 anos com 800 atores nos papeis dos personagens bíblicos e 600 no apoio técnico.O tema da tradicional encenação neste ano foi Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

A primeira montagem da via sacra no Morro da Capelinha aconteceu em 1973. Em 1986, o evento foi incluído no calendário oficial do DF e, em 2008, foi decretado como Patrimônio Imaterial do DF. A encenação é considerada uma das mais importantes do contexto cultural e religioso do Distrito Federal.

Ao longo do dia, muitos fiéis foram ao cruzeiro no alto do morro para acender velas, fazer pedidos e pagar promessas. Algumas subiram de joelhos ou carregando cruzes para agradecer as graças recebidas. Os fiéis percorrem 14 estações até o alto do morro. Em cada uma delas, uma passagem da Bíblia é lembrada, desde a prisão de Cristo até sua morte. A 15ª estação encena a ressurreição de Cristo.

A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal, o Detran-DF e as policias civis e militares, garantiram a tranquilidade da celebração no Morro da Capelinha.Bombeiros militares e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Saúde e da Cruz Vermelha, garantiram o atendimento de ocorrências médicas em cinco pontos fixos com médicos e enfermeiros A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuiu cerca de 13 mil litros de água em pontos espalhados desde a entrada do evento até o topo do morro, onde ocorreu a encenação.

O corpo de Jesus foi tirado da cruz ao som da canção Metade de Mim, de Chico Buarque. O momento foi de silêncio e comoção generalizados entre a plateia. Antes do momento da ressurreição, a Banda da Via Sacra divertiu o público. O brasiliense Marcelo Augusto, advogado da Terracap, interpretou Jesus. Milena Guimarães, Maria, Gledson Gratão interpretou Pôncio Pilatos e Sandra Alves, o papel de Maria Madalena.

Um show de pirotecnia com representantes dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, surpreendeu o público de cerca de 60 mil pessoas que acompanhou o julgamento, a prisão, o sofrimento, a crucificação e a ressurreição de Jesus ao longo de uma ladeira com 1 km de extensão, aproximadamente. Em uma tenda exclusiva, havia intérprete de libras e um telão.

Curtas

Papa pede vergonha e esperança para a humanidade. Francisco pediu aos fiéis e aos clérigos que redescubram a capacidade de sentir vergonha por seu papel em relação aos problemas do mundo. Na via-crúcis, tradicional rito das celebrações de Páscoa, no Coliseu de Roma,o pontífice fez apelo pelo perdão e pelo fim das guerras, divisões e egoísmo. “Olhe para o Cristo Crucificado, n’Ele brota a esperança que dura para a vida eterna”, declarou.

Projeto Cosmos de universitários de Manaus, foi selecionado para ser apresentado em Atividades de Educação Espacial, em Budapeste, na Hungria, de 11 a 13 de abril. O projeto social voluntário surgiu em 2015 para levar astronomia e conhecimentos de matemática, física, química e ciência a escolas públicas da cidade. A iniciativa tem o apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A casca de ovo possui osteopontina, uma proteína determinante para a resistência, proteção e nutrição do pintinho embrionário. A conclusão é de Cientistas da Universidade McGill, no Canadá. Os estudos foram publicados na última edição da revista Science Advances e podem ajudar no melhoramento da produção de alimentos para o consumo humano.

‘Billie Holiday, a canção’ está em cartaz de hoje até domingo às 21 horas no Teatro dos Bancários, na EQS 314. Ingressos a R$ 80 e R$ 40 podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. O musical, originário de Sergipe, é dirigido por Raimundo Venâncio e conta a história da cantora americana, interpretada pela atriz Tânia Maria. Depois de Brasília segue para São Paulo e Atlanta nos EUA. Vale a pena conferir.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 29/03/2018

Prêmio Brasil Olímpico 2017 destaca Marcelo Melo e Mayra Aguiar

A festa de gala do esporte olímpico nacional, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, foi marcada por tributo a Bebeto de Freitas. A 19ª edição do Prêmio Brasil Olímpico foi realizado na noite de ontem, no Rio de Janeiro, e elegeu os melhores atletas olímpicos de 2017 de 51 modalidades. O anfitrião Paulo Wanderley, presidente do COB, disse que premiar é reconhecer o mérito dos maiores expoentes dos esportes olímpicos no país.

“O ano de 2017 foi de muitas mudanças no esporte brasileiro. Um ano de readaptação à realidade do país e do próprio esporte. As dificuldades foram imensas, mas juntos – COB, Confederações, Ministério do Esporte, Forças Armadas, clubes, treinadores e atletas, conseguimos superar os desafios e evoluir. E seguiremos assim, baseados na meritocracia, austeridade e transparência, até os Jogos Olímpicos Tóquio 2020”, declarou o presidente Paulo Wanderley.

A escolha dos vencedores do Troféu de Melhor Atleta do Ano foi realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.Os grandes vencedores da noite foram Marcelo Melo e Mayra Aguiar, que conquistaram o principal troféu da noite nas categorias masculina e feminina, respectivamente. O mineiro de 34 anos,Marcelo Melo, confirmou o favoritismo e ficou com o prêmio de melhor atleta. Afinal, o tenista terminou 2017 como número 1 do mundo nas duplas e formou a melhor parceria da temporada, ao lado do polonês Lukasz Kubot. Foram seis títulos no ano, incluindo a inédita conquista do Grand Slam de Wimbledon e três Masters 1.000 (Miami, Madrid e Paris).

A gaúcha de 27 anos, Mayra Aguar, foi medalha de ouro no Mundial de Budapeste. Duas vezes medalhista olímpica começou 2017 se recuperando de uma cirurgia no ombro e acabou com o bicampeonato mundial em Budapeste, na categoria meio-pesado (-78kg). Um título que fez a judoca superar Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas) e Ana Sátila (canoagem slalom) para ficar com o prêmio de melhor atleta feminina.

O prêmio de atleta da torcida, que tinha votação aberta do público, ficou com o brasiliense Caio Bonfim, da marcha atlética. Ele desbancou nomes como Ana Marcela Cunha, Gabriel Medina, Bruno Fratus e os próprios vencedores de melhor atleta para ficar com o troféu. O Atleta da Torcida teve um simbolismo especial nesta edição do Prêmio Brasil Olímpico. Caio Bonfim, que tanto sofreu preconceito durante seus treinos por causa do movimento da marcha atlética, mostrou que quebrou barreiras e caiu nos braços da galera. Depois de conquistar a inédita medalha de bronze no Mundial de Londres na marcha de 20km, ele foi o vencedor em votação popular.

“Fico muito agradecido por esse prêmio. É um tipo de competição que não estou acostumado. Sou do esporte individual, e esse prêmio veio coletivo. A galera que votou me surpreendeu muito. Não esperava esse título. Os concorrentes eram de peso. Quando vi os nomes, disse: "Vixe, tô lascado" (risos), mas estou aqui. É uma honra. Eu lembro que em 1996 fui buscar minha mãe no aeroporto, que ela tinha ganho um Campeonato Brasileiro de marcha atlética. Voltei para casa pensando: "Cara, quero isso para mim". Toda a torcida. Hoje, em um esporte que foi tão discriminado, tanto preconceito que tem a marcha atlética por um homem estar rebolando, e você ganhar um título de votação popular. Quer dizer, a gente conseguiu quebrar esse preconceito”, declarou na entrevista.

Os melhores atletas em suas respectivas categorias são: Atletismo: Caio Bonfim; Badminton: Ygor Coelho; Basquete: Vitor Benite; Basquete 3x3: Luiz Felipe Soriani; Beisebol: Eric Eiji Taniguchi Pardinho; Boxe: Beatriz Ferreira; Canoagem Slalom: Ana Sátila; Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz; Ciclismo BMX (Freestyle): Eduarda Bordignon; Ciclismo BMX (Racing): Priscilla Carnaval; Ciclismo Estrada: Flávia Paparella; Ciclismo Mountain Bike: Henrique Avancini; Ciclismo Pista: Gabriela Yumi Nishi Gomes; Desportos na Neve: Michel Macedo; Desportos no Gelo: Edson Bindilatti e Edson Martins; Escalada Esportiva: Felipe Ho Foganholo; Esgrima: Nathalie Moellhausen; Futebol: Luan Guilherme de Jesus Vieira (Grêmio); Ginástica Artística: Thais Fidelis; Ginástica Trampolim: Camilla Gomes; Ginástica Rítmica: Jéssica Sayonara Maier; Golfe: Herik Frederico Machado Oliveira; Handebol: Eduarda Amorim; Hipismo adestramento: João Victor Oliva; Hipismo CCE: Márcio Carvalho Jorge; Hipismo saltos: Pedro Veniss; Hóquei sobre grama: André Luiz Couto ; Judô: Mayra Aguiar; Karatê: Douglas Brose; Levantamento de pesos: Fernando Saraiva Reis; Maratona Aquática: Ana Marcela Cunha; Natação: Bruno Fratus; Nado Sincronizado: Maria Clara Lobo; Pentatlo moderno: Danilo de Moraes Fagundes; Polo Aquático: Illana Pinheiro; Remo: Uncas Tales Batista; Rugby: Rachel Cristina Kochhann; Saltos Ornamentais: Isaac Nascimento de Souza Filho; Skate: Pedro Barros; Softbol: Fernanda Ayumi Shiroma; Surfe: Gabriel Medina; Taekwondo: Iris Sing; Tênis: Marcelo Melo; Tênis de mesa: Hugo Calderano;Tiro com arco: Marcus Vinícius D´Almeida; Tiro esportivo: Felipe Wu; Triatlo: Vittória Lopes de Mello; Vela: Martine Grael e Kahena Kunze; Vôlei: Natália Zilio; Vôlei de praia: André Stein e Evandro Gonçalves; e Wrestling: Joilson de Brito Ramos Jr.

A solenidade teve dois momentos família. Depois de Torben ganhar o Troféu Adhemar Ferreira da Silva em 2013, foi a vez do irmão Lars Grael receber o tributo, uma homenagem aos grandes nomes que representem os valores positivos do esporte, como ética e respeito. Mais uma premiação para a família, já que Martine Grael levou o título de melhor velejadora de 2017 ao lado de sua proeira Kahena Kunze. E depois foi a vez da campeã mundial e vice olímpica do basquete, Hortência, subiu ao palco para entregar uma estatueta ao filho João Victor Marcari Oliva, o melhor do ano no hipismo de adestramento.

Os comandantes das Seleções Brasileiras também foram premiados. José Roberto Guimarães, Mario Tsutsui e Kiko Pereira são os melhores técnicos do Prêmio Brasil Olímpico 2017. José Roberto Guimarães, da seleção feminina de vôlei, conquistou a categoria de melhor treinador de esportes coletivos. Na categoria melhor técnico de esportes individuais, o prêmio foi dividido entre Mario Tsutsui, da Confederação Brasileira de Judô, e Antonio Carlos Pereira, o Kiko, da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa). Eles guiaram a medalhista olímpica Mayra Aguiar ao bicampeonato mundial na categoria meio-pesado.

A noite foi também de homenagens para ícones esportivos do Brasil. Recém-falecido, Bebeto de Freitas, comandante da Geração de Prata do vôlei brasileiro, foi um dos lembrados e emocionou o público, inclusive o lendário técnico Bernardinho, da mesma modalidade. Por outro lado, Lars Grael recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia grandes nomes que representam os valores positivos do esporte no Brasil.

O Prêmio Brasil Olímpico também premiou jovens que são promessas do país e se destacaram nos Jogos Escolares. Na categoria entre 12 e 14 anos, os vencedores foram Joon Shin (tênis de mesa) e Layane Miranda (wrestling). Na categoria entre 15 e 17 anos, os prêmios foram para André Luiz Souza (natação) e Amanda Kunkel (ciclismo). Houve ainda o anúncio da cidade de Natal (RN) como sede da etapa nacional dos Jogos Escolares de 2018.

Colunista Isadora Campos ganha homenagem das madrinhas

Isadora Campos, colunista do Metrópoles, filha de Ivonice Campos e José Ribamar Dias, foi homenageada pelas madrinhas Duda e Koka Piran, com um caprichado chá bar no Lago Norte. Um brinde a amizade, a beleza e ao amor.

Isadora recebeu amigas e familiares com look assinado por Oscar la Renta, e enriquecido com brincos de turmalina paraíba, esmeralda e brilhantes. Dentre as lindas amigas da homenageada destaque para Carol Pellegrino, Sofia Peixoto, Tatá Canhedo, Melissa Gontijo, Karina Curi, Vanessa Lemos e Carol Kalil.

A bela advogada está ultimando os preparativos para o tão esperado SIM no dia 28 de abril com o empresário carioca Jorge Paulo Palhares, filho de Christiana Palhares.

Isadora Campos é o retrato da felicidade porque sabe que as coisas boas acontecem para quem distribui o bem por onde passa.

Curtas

Denise Gebrim é mãe pela segunda vez. Nasceu de parto normal, às 2h30 da madrugada do dia 28, Maria Helena, filha de Denise Gebrim e de Ueliton Caetano, no Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, para fazer companhia a Maria Antônia. Mamãe e bebê passam bem para a alegria dos avós Hassan e Cossete Gebrim. Parabéns! Bem-vinda princesa Maria Helena.

Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel da Paz em 2014, visita o Paquistão pela primeira vez depois do ataque Talibã de 2012. Malala, símbolo mundial de defesa dos direitos humanos e ativista da educação de meninas, estava acompanhada dos pais e foi escoltada do aeroporto internacional Benazir Bhutto, em Ialamabad, sob um forte esquema de segurança.

PaulOOctávio Investimentos Imobiliários foi agraciada com dois troféus nas categorias: “Empresas que mais lançaram imóveis em 2017 no DF” e “Empresas que mais venderam imóveis em 2017 no DF”, durante o Painel Imobiliário realizado ontem no auditório do Sinduscon-DF. O empresário Paulo Octavio recebeu o Prêmio Top Imobiliário by Lopes Royal de Wildemir Demartini, presidente da Lopes Royal.

Dança das cadeiras acaba dia 07 de abril, data limite para que políticos com mandato possam mudar de sigla sem que sejam enquadrados na infidelidade partidária. Já trocaram de partido as distritais Sandra Faraj e Celina Leão.

Iate Clube de Brasília vai comemorar seu 58º aniversário com show de Sidney Magal, apresentação de DJ, Open Bar e buffet de empratados. A festa de aniversário será realizada no dia 20 de abril a partir das 22h, no Salão Social. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Clube.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 6 de 244
RocketTheme Joomla Templates