Coluna Bernadete Alves - dia 06/08/2017

Brasil vence Itália e conquista 12º Grand Prix

A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou hoje o Grand Prix, ao vencer a jovem e talentosa Itália por 3 sets a 2, com parciais de 26 a 24, 17 a 25, 25 a 22, 22 a 25 e 15 a 8. A decisão em Nanjing, na China, teve apenas três campeãs olímpicas:Adenízia, Tandara e Natália. As experientes Natália (22 pontos) e Tandara fizeram 22 pontos cada. A dupla foi fundamental na conquista deste domingo. A italiana Paola Egonu, de apenas 18 anos, fez 29 pontos.

O novo time de José Roberto Guimarães nunca havia jogado junto e sofreu para conseguir esta 12ª vitória no Grand Prix. As meninas do Brasil perderam duas disputas, mas sobreviveram. Essa nova geração de vôlei pode ser tão vitoriosa quanto as anteriores.

Após a partida, Natália foi eleita a MVP do Grand Prix. Ela e Bia entraram para a seleção do Grand Prix 2017. As chinesas Zhu e Ding, as sérvias Rasic e Boskovic e a italiana De Gennaro completaram a equipe ideal da competição.

“A gente veio devagar e acabou chegando. Cada dia é um dia e fomos felizes. Não foram seis, não foram sete. Foram as 12 que jogaram muito bem e resolveram o problema. Estou muito feliz com esse título. Foi sofrido, mas conseguimos”, declarou Natália.“A equipe teve atitude. Sabíamos que não seria fácil. Tivemos altos e baixos, mas jogamos com muita raça. Estou muito feliz. Um beijo para todo o Brasil”, disse Tandara.

O Grand Prix é considerado a versão feminina da Liga Mundial de Vôlei e foi criado em 1993. Esta é a 12ª vez que o Brasil conquista esta importante competição. Foi campeão em 1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009, 2013, 2014 e 2016. E foi vice-campeão em cinco outras vezes. Os Estados Unidos está em segundo lugar com seis títulos.

Parabéns, meninas do Brasil! Parabéns, José Roberto Guimarães!

Japão lembra vítimas da bomba atômica que destruiu Hiroshima

Autoridades e moradores de Hiroshima lembraram hoje, em uma cerimônia no Parque da Paz, os 72 anos da bomba atômica que destruiu a cidade e fizeram apelo ao desarmamento nuclear.

A cidade japonesa que foi apagada do mapa em 1945 conseguiu se reinventar e hoje está entre os lugares mais visitados do Japão. São mais de 10 milhões de pessoas todo ano. Apenas em 2016, 1.17 milhão de estrangeiros foram para a cidade que fica à Oeste do Japão.

O Parque da Paz é um impressionante museu sobre o impacto do ataque. Lá estão os restos da Cúpula da Bomba. O Museu Memorial da Paz de Hiroshima guarda testemunhos dos sobreviventes da bomba atômica, bem como roupas e outros objetos das vítimas, em uma tentativa de mostrar aos visitantes a realidade depois do ocorrido.

O primeiro ataque nuclear da história sobre a cidade de Hiroshima foi feito pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, no dia 6 de agosto de 1945. O terror continuou três dias depois quando os americanos lançaram uma segunda bomba atômica sobre Nagasaki, o que levou à capitulação do Japão no dia 15 de agosto e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.

Barack Obama foi o primeiro presidente americano a visitar a cidade japonesa no dia 27 de maio de 2016. O presidente estava acompanhado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e depositou flores em homenagem às vítimas, em cerimônia no Parque da Paz.

“A morte caiu do céu e o mundo mudou”, declarou Obama ao começar seu discurso diante dos sobreviventes do ataque americano. O presidente lamentou os mais de 100 mil mortos no bombardeio de 6 de agosto de 1945 e ressaltou que tecnologias devastadoras, como o armamento nuclear, demandam uma “revolução moral” na humanidade. “Progresso tecnológico sem uma evolução equivalente nas instituições humanas pode nos condenar”, afirmou Barack Obama.

“Vamos agora encontrar a coragem, juntos, para disseminar a paz e buscar um mundo sem armas nucleares”, falou Obama durante a visita o museu nas proximidades do parque que exibe peças como fotos de vítimas com queimaduras graves e as roupas que usavam no momento do ataque.

Brasil é ouro no Mundial de Vôlei de Praia na Áustria

Os brasileiros Evandro e André Stein não se intimidaram com a torcida austríaca e conquistaram neste domingo a medalha de ouro do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia ao vencer os donos da casa Clemens Depller e Alexander Horst, por 2 sets a 0. O Brasil fechou o primeiro set por 23 a 21 e o segundo por 22 a 20.

A vitória em Viena, representa o sétimo título do vôlei brasileiro no torneio.A medalha de bronze ficou com os russos Krasilnikov/Liamin, que venceram os holandeses Varenhorst/Van Garderen.

O Campeonato Mundial de Vôlei de Praia é o principal torneio da temporada, com premiação total de US$ 1 milhão e 1.600 pontos aos campeões no ranking geral. Acontece de dois em dois anos e o Brasil é o maior vencedor da competição. Foram seis títulos entre os homens e cinco entre as mulheres.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 05/08/2017

Polônia e Brasília promovem desfile solidário

Brasília, Flor da Esperança

A Embaixada da Polônia foi palco do desfile de moda internacional “Brasília, Flor da Esperança”, do famoso estilista polonês Maciej Zień e de grifes brasilienses, em prol da Abrace. A empresária Nágela Maria idealizou e coordenou o desfile junto com a Sociedade dos Amigos da Polônia, Cossete Gebrim e senhoras da sociedade. A embaixatriz da Polônia Katarzyna Braiter e a primeira dama de Brasília Márcia Rollemberg foram as patronesses de honra.

Brasília, Flor da EsperançaBrasília, Flor da Esperança

Katarzyna Braiter, que também é Cônsul da Polônia no Brasil, recebeu os convidados ao lado do seu marido o embaixador da Polônia Andrzej Maria Braiter, e do famoso convidado Maciej Zień.

Brasília, Flor da Esperança

O estilista polonês Maciej Zień, conhecido como o “linha de ouro” e responsável por diversos figurinos para vídeos, produções teatrais e shows, encantou os convidados pela sua simpatia e simplicidade. Disse estar ansioso para conhecer as produções brasilienses e sentir a reação da plateia com a sua moda. Conversou com as modelos e estilistas e com Sara Duarte, a adolescente que representou as pacientes da Abrace no evento.

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

O evento teve o apoio na decoração e mobiliário da Table Parfaite, de Maria e Antônia Palhares, Camila Alves Decorações & Eventos, Buffet da Corte e Andrea Salles, Renata Diniz Chocolatier, Espumante Perini, sonorização e iluminação WDS, cabelo e maquiagem com Chiquinho Alves e na assistência do desfile Andrea Lima, Carol Conesuque e Valter Lourenço.

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

O desfile de moda internacional contou com o talentoso grupo musical Broadway, representado pela Vibratto consultoria musical e pela Glow produções, entretenimento arte cultura.

Desfile embaixada Polônia

O consagrado cantor Rogério Midlej foi o mestre de cerimônia do desfile “Brasília, Flor da Esperança”. A embaixatriz da Polônia Katarzyna Braiter agradeceu a sociedade de Brasília pelo apoio e disse que estava muito feliz em poder abrir as portas da Polônia para ajudar a Abrace, instituição que assiste crianças e adolescentes com câncer.

A embaixatriz falou que estava orgulhosa e com o coração cheio de alegria por compartilhava um pedacinho da arte do seu país com os brasileiros. “Os poloneses gostam do Brasil. Espero que gostem de nós”.

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

Nágela Maria deu um show na passarela. Sua coleção encantou o estilista polonês e a plateia. Nágela é assim: tudo que faz é com muita qualidade e bom gosto.

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

A 2 Tempos também fez bonito na passarela. O bom gosto e a qualidade foram seguidas por Vilma Rocha, Zinc, Carolina Resende e a nacional Maria Filó nas suas criações. Foi o renascimento de um desfile de moda autoral em Brasília.

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

Desfile embaixada Polônia

A estilista Cristiane Moura da 2 Tempos apresentou a coleção “No Jardim”, tendo como inspiração a delicadeza e leveza das cores. “Estamos há 27 anos fabricando tudo em Brasília e a ideia foi do meu pai”, explicou. A empresária disse que a mãe,falecida há 14 anos,era a costureira da marca. A produção de moda e styling foi assinado por Valter Lourenço.

Maciej Zień, é reconhecido por seu trabalho com tecidos naturais e ousadia das criações. Na semana de prêt-à-porter de Paris o designer fez sucesso com a coleção Sweet Dreams. E não foi diferente em solo brasiliense.

Zień priorizou tecidos naturais, especialmente seda e apostou em rendas, babados e fendas. Na passarela em Brasília as modelos brasilienses desfilaram roupas exuberantes, geralmente exibidas por modelos polonesas. Com cores fortes, como vermelho, preto, azul marinho, laranja e dourado.

Maciej Zień, disse que nunca encontrou lugar tão maravilhoso quanto o Brasil e que da próxima vez que vir ao país pretende conversar em Português. O famoso polonês elogiou o nosso país. “A primeira vez que vim ao Brasil, pensei que estava no paraíso”.

Conhecemos muito bem as semanas de moda de Milão, Paris, Londres e Nova York.No entanto, no Brasil pouco se sabe, talvez por falta de divulgação, sobre as semanas de moda que acontecem em países europeus não tão badalados e também países de outros continentes. A Fashion Week Poland, a grande semana de moda polonesa, mostra o quanto os estilistas de lá são ousados e criativos e tem cultura própria.

Pelo que acompanho na internet a moda polonesa expõe coleções mais “livres” de influências externas, tem criadores autênticos que passam impressões e sentimentos na confecção de suas roupas. E hoje tive o privilégio de conhecer o consagrado Maciej Zień.

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

A primeira-dama de Brasília, Márcia Rolemberg, disse que sempre prestigiou a moda brasiliense e que o desfile “Brasília, Flor da Esperança”, mostrou o quanto a cidade tem talentos. A colaboradora do governo e esposa do governador Rodrigo Rollemberg ficou encantada com a qualidade dos tecidos da coleção de Maciej “Espero que o estilista volte outras vezes à cidade”.

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

Desfile embaixada PolôniaDesfile embaixada Polônia

A iniciativa da Sociedade dos Amigos da Polônia em parceria com o Polo de Modas do Guará, liderado pela estilista Nágela Maria, merece os nossos aplausos. O apoio da embaixatriz da Polônia, Katarzyna Braiter, da primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg e do primoroso empenho das patronesses, garantiu o sucesso de público e de renda para a Abrace.

 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 04/08/2017

Música brasileira perde Luiz Melodia - o “Pérola Negra”

O consagrado cantor e compositor Luiz Melodia, faleceu hoje aos 66 anos, em decorrência do agravamento de um câncer na medula óssea. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do músico, e também por nota do hospital onde o compositor estava internado. "A direção do Hospital Quinta D'Or informa que Luiz Carlos dos Santos, o cantor Luiz Melodia, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 04/08 em decorrência do agravamento do câncer de medula óssea, que estava em tratamento no Centro de Oncologia da unidade".

Uma notícia triste para a cultura brasileira. Luiz era como um felino no palco,um extraordinário interprete, uma verdadeira melodia para os nossos ouvidos. Tratava a raça negra como uma pérola e isso ele demonstrou na canção “Pérola Negra”. Luiz Melodia nos fazia chorar de emoção quando cantava o amor e hoje choramos de tristeza pelo seu falecimento.

Luiz Melodia foi um compositor, cantor e ator brasileiro. Seu foco eram músicas de rock, MPB, blues, soul e samba. Natural do Rio de Janeiro, lançou seu primeiro LP em 1973, no "Festival Abertura", competição musical da Rede Globo. Após a participação no programa, alcançou sucesso instantâneo e fez turnês pela Europa, nunca tendo se afastado dos palcos.

Nascido no Morro do Estácio, na zona central do Rio, em janeiro de 1951, Luiz Carlos dos Santos era filho do sambista Oswaldo Melodia e começou a carreira musical em 1964, quando formou a banda Os Instantâneos, ao lado dos amigos Manoel, Nazareno e Mizinho. Tocando no morro, foi descoberto pelo poeta Wally Salomão, que o apresentou à cantora Gal Costa. Ela gravou a música Pérola Negra, de Melodia, no disco Gal a Todo Vapor, de 1972. Depois, Maria Bethania gravou Estácio, Holly Estácio e Melodia lançou o primeiro disco, Pérola Negra, em 1973.

Luiz tinha uma consolidada carreira no Brasil e no exterior. Em mais de 40 anos de carreira, gravou 16 discos e teve participação em trilhas sonoras de 15 novelas ou minisséries. Entre as canções de sucesso estão também Codinome Beija-Flor, Negro Gato, Juventude Transviada e Ébano.

A Estácio divulgou nota de pesar pela morte do cantor. “Nesta sexta-feira cinza, o nosso surdo chora. Um dos nossos amigos, torcedores e amantes do Berço do Samba se despede e, conosco, fica a saudade e a gratidão pelos momentos em que ele exaltou com amor, a nossa comunidade. #RIP Luiz Melodia”. O velório será na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá e o enterro amanhã.

Luiz Melodia deixa a esposa Jane Reis, que é também cantora, compositora e produtora. E o filho, o rapper Mahal Reis. O guitarrista Renato Piau, que tocava com Luiz Melodia, disse emocionado: "Infelizmente, o negão se foi, é muito triste, mas ele estava sofrendo muito, então isso é um alento”.

O talentosíssimo artista nos deixou. Mas sua poesia, sensibilidade e legado sempre estarão entre nós.

Neymar se apresenta no Paris Saint-Germain

O brasileiro Neymar Jr foi o assunto mais comentado na imprensa mundial na última semana. A decisão de deixar o Barcelona para defender o Paris Saint-Germain deixou o mercado da bola em polvorosa pela maior transação da história do futebol. O Clube francês pagou 222 milhões de euros, referentes à multa rescisória. Embora a contratação de Neymar, por si só, tenha custado mais do que o dobro desta margem de investimento, o sheik Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG, disse que o clube está tranquilo em relação ao cumprimento das normas da Uefa e que Neymar não foi caro e que o PSG vai ganhar o dobro com a contratação do jogador brasileiro.

Nesta sexta-feira, dia da apresentação oficial, o atacante foi anunciado com direito a embaixadinhas no Parque dos Príncipes, protagonista na sala de imprensa e também na grande festa feita pela torcida no lado de fora do estádio.

“Nunca fui movido por dinheiro, mas por felicidade”, assegurou Neymar. Ele disse que estava feliz pelo PSC acreditar no seu potencial e que o projeto montado pelo time foi determinante para a sua decisão. “Pela ambição que esse clube tem, é alinhado com a minha. De querer vencer, de buscar algo maior, com grande desafio e foi onde meu coração pediu para ir e com toda felicidade do mundo estou aqui. Eu vou fazer o melhor para ajudar nossa equipe”, declarou. Quando perguntado pelo alto valor investido respondeu bem humorado: Não tenho pressão, continuo igual com os mesmos 69 quilos”.

O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, sempre sorridente reafirmou que Neymar não foi caro. “Neymar está conosco para ganhar todos os troféus possíveis. Com ele, poderemos ganhar tudo, na mais bela cidade do mundo, que é Paris”, declarou o skeik.

Logo depois o craque brasileiro, foi apresentado aos colegas do elenco. Neymar Jr treinou pela primeira vez com os companheiros de PSG. Na coletiva, ele se colocou à disposição do técnico Unai Emery. O camisa 10 do Paris Saint-Germain, número herdado do argentino Pastore, ainda não sabe se poderá ir a campo na partida do Paris Sain-Germain contra o Amiens, amanhã às 12h15 (horário de Brasília), no Parque dos Príncipes. É que o PSG corre para regularizá-lo a tempo.

Durante o jantar, Neymar precisou ficar em pé na cadeira e falar algumas palavras - em espanhol, para que todos pudessem compreender. “Meu nome é Neymar Jr, tenho 25 anos, é um prazer estar aqui com vocês, uma honra. Jogar com jogadores que são muito bons, são craques... para mim, são ídolos”, declarou. Em seguida, Neymar puxou um pagode e a música escolhida é a do seu lema: "Ousadia e Alegria", do amigo Thiaguinho.

O momento de descontração foi registrado pelos brasileiros Thiago Silva e Marquinhos e até pelo francês Matuidi e compartilhado pelos jogadores nas redes sociais.

Em apenas 6 horas os fãs esgotaram as 10 mil camisas de Neymar, nas duas lojas oficiais do PSG, uma ao lado do estádio e a outra na Champs-Élysées. Em um curto espaço de tempo o clube faturou 1 milhão de euros com as camisetas do craque brasileiro. A camisa 10 de Neymar, assim como as de todos os outros jogadores, foi vendida a 100 euros cada, o equivalente a cerca de R$ 370, na cotação atual. Novas remessas serão disponibilizadas amanhã.

Festival CoMA estreia em Brasília

A primeira edição da Convenção de Música e Arte - CoMA, começa hoje em espaços culturais no Plano Piloto e vai domingo. A estrutura, montada no canteiro central do Eixo Monumental que engloba o Planetário, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Clube do Choro e a Funarte, apresentará programação especial com cerca de 50 bandas, locais, nacionais e internacionais, vão se apresentar simultaneamente na capital federal.

O evento é uma inspiração em iniciativas internacionais como o Primavera Sound, de Barcelona, unindo música com empreendedorismo. A versão brasiliense montou, 5 palcos para shows, 36 painéis, uma área de DJs, mercadinho com itens de moda, arte e artesanato, além de uma ampla praça de alimentação com food trucks.

A Convenção de Música e Arte pretende traçar a relação de Brasília com o mercado da música e a conexão com o Brasil e o mundo e tem o apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal. Os painéis são formados por palestras, oficinas, debates e discussões que vão colocar a música e o mercado musical em foco, além de um fórum para estimular o debate das políticas públicas relacionadas às cadeias produtivas da música.

Na programação estão Scalene, Emicida, Lenine, Clarice Falcão e Rico Delasam. De Brasília Dillo, Adriah, Lista de Lily, Bracunians, Sinco, Joe Silhueta, Esdras Nogueira, e músicos que ganharam visibilidade no Clube do Choro, e até o Bloco das Divinas Tetas, sucesso do carnaval candango. De fora do Brasil tem a banda O’Brother. Uma grande diversidade musical e cultural que vai do rock, choro, hip-hop à MPB como a banda Far From Alaska, de Natal, que faz parte do novo rock nacional.

O festival também apoia os grupos independentes de Brasília e do Brasil. As dez bandas do Brasília Independente farão shows nos palcos montados no gramado da Funarte, na Esplanada dos Ministérios. O Planetário e o Clube do Choro de Brasília, recebem Emicida, Fióti, Clarisse Falcão, Scalene, Rico Dalasam e o vencedor do Brasília Independente 2016, Marcelo Café. O ingresso varia de R$ 15 a R$ 80. Mais informações no site do festival www.festivalcoma.com.br.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 03/08/2017

Governo de Brasília analisa propostas para aquecer o mercado

As Câmaras Temáticas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal apresentaram propostas para o desenvolvimento sustentável do DF, em reunião realizada hoje na Residência Oficial de Águas Claras com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, do secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, do secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira, e do secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski.

O colegiado tem o objetivo de discutir as demandas da população e opinar sobre soluções possíveis no âmbito do desenvolvimento econômico e social e ampliar as parcerias do governo com a sociedade.

Os grupos temáticos, formados por representantes do setor produtivo e dos trabalhadores, do governo de Brasília e da sociedade civil, trataram sobre a Água, Dinamização da economia, Educação como plataforma para o desenvolvimento, Resíduos sólidos, e Uso e ocupação do solo.

O grupo com o tema Água é coordenado pelo diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF, Paulo Salles. Entre outros objetivos está o de promover o uso consciente e reduzir o consumo dos recursos hídricos dos mananciais. A ideia central do trabalho dessa câmara é fazer a água ser tema transversal nas políticas públicas e preparar o ambiente para o 8° Fórum Mundial da Água, em 2018.

A câmara de Dinamização da Economia tem como interesse a desburocratização, a celeridade dos negócios na capital federal. A coordenação é do presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Lúcio Rennó. A da Educação está sob o comando do secretário de Educação, Júlio Gregório, e visa qualificar profissionais especializados e inseri-los em cursos profissionalizantes do mercado de trabalho.

A câmara temática de Resíduos Sólidos, liderada pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra, quer uma melhor destinação para o lixo no DF.Instalar indústrias voltadas para a reciclagem, regularizar cooperativas de catadores e definir um novo uso para o espaço do Lixão da Estrutural são propostas do grupo.

A câmara de Uso e Ocupação do Solo, é de responsabilidade do secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, propõe a distribuição equilibrada de atividades econômicas e oportunidades de emprego por todo o DF. Entre as ações previstas estão compatibilizar terrenos para residência e atividade econômica de micro e pequenos empreendedores; criar espaços multifuncionais; e atuar no desenvolvimento de projetos de lei em tramitação, como o do novo Código de Obras e o de Uso e Ocupação do Solo.

“O importante é construir em conjunto um ambiente de desenvolvimento econômico e de inovação que garanta crescimento com distribuição de renda e criação de empregos. Essa é a prioridade do governo nesse momento”, declarou Rollemberg.

No encontro desta quinta-feira, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal votou e aprovou o relatório com as propostas apresentadas, assim como a criação de uma câmara técnica para tratar da informalidade da economia.

Cadri Massuda é reeleito para presidir a Abramge PR/SC

O médico ortopedista e diretor da Clinipam, Dr. Cadri Massuda, foi reeleito no final de julho para a presidência da Associação Brasileira de Planos de Saúde, Regional Paraná e Santa Catarina, para o biênio 2017/2018. Esse é o terceiro mandato consecutivo do Dr. Massuda e o quarto presidido à frente da Abramge PR/SC entre os anos 1995 e 1996. O advogado Olavo de Almeida, da Paraná Clínicas, foi escolhido para a vice-presidência da Associação.

A Abramge PR/SC tem como principais metas fomentar discussões referentes às políticas públicas do setor de saúde suplementar, discutir estratégias para melhorar o atendimento dos planos de saúde e também garantir a viabilidade financeira das operadoras.

Secretaria de Saúde do DF promove o direito à amamentação

Como parte das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) promoveu hoje na Galeria dos Estados, uma das estações do metrô de Brasília, a Hora do Mamaço. A ação incentiva as mães para que sintam-se à vontade para amamentar, sem se acanhar diante do julgamento de estranhos. O mamaço é uma ação importante para que a sociedade perceba o quanto o leite materno é importante para a vida da criança e para a mãe. As mulheres são livres para amamentar seus filhos onde estiverem. A criança é prioridade nacional.

No mês de incentivo ao aleitamento materno, as mães receberam orientação sobre a amamentação, demonstração de técnicas de massagens em bebês, aferição da pressão intraocular, teste de glicemia e tipagem sanguínea . Um estande com orientações sobre amamentação e com entrega de kits de doação de leite ficou montado na Estação Galeria do Metrô durante toda a manhã. No local teve apresentações artísticas, como a dança com sling e exposição fotográfica.

A abertura oficial em Brasília da Semana Mundial de Aleitamento Materno e da Campanha Agosto Dourado, foi no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Na próxima semana, o governo do Distrito Federal deve iniciar a distribuição de kits de amamentação, compostos por um recipiente plástico e uma cartilha contendo orientações, em duas estações do metrô de Águas Claras, uma da Asa Sul, uma de Ceilândia e outra remessa em Samambaia.

A campanha Agosto Dourado, destaca as vantagens do aleitamento para o bebê e a mãe. Um dos benefícios é a redução de suscetibilidade da criança a infecções. Segundo a revista médica britânica The Lancet, a cada ano, 820 mil vidas poderiam ser salvas com a melhoria das práticas do aleitamento. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lançado na última terça-feira um documento que mostra que diferentemente do que se apregoa, mulheres com quadro de doenças bacterianas, parasitárias ou virais não precisam interromper a amamentação para evitar a contaminação de seus filhos.

Lívia Vasco, coordenadora do Programa Metrô Solidário, lembrou a responsabilidade social do metrô e ressaltou que toda mudança de cultura enfrenta resistência em alguns grupos. "Nesta campanha, a intenção é divulgar a importância do aleitamento materno, de respeitar os espaços para que as mulheres possam amamentar os filhos."

Quando a mulher recebe todas as informações sobre as práticas saudáveis para ela e o bebê, e tiver o apoio e a compreensão dos familiares, amigos,profissionais de saúde e colegas de trabalho, fica mais fácil amamentar. Segundo o pediatra Jair Evangelista é importante amamentar o bebê até os 2 anos . Nos primeiros 6 meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite oferece tudo de que o bebê precisa. Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes de que ele necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável.

Amamentar favorece a relação afetiva entre a mãe e o filho. Vamos apoiar e respeitar a mulher que amamenta.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 02/08/2017

Vacas podem ajudar na cura do HIV dizem cientistas americanos

Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA descobriram que o organismo do gado bovino é capaz de criar anticorpos amplamente neutralizantes contra o vírus entre 35 e 50 dias após contato com antígenos do HIV. O estudo foi publicado no mês de julho na revista “Nature”. Esta importante descoberta pode ajudar no desenvolvimento de vacinas contra a Aids.

O surgimento do HIV em 1980 foi uma das maiores epidemias mundiais e deixou milhões de vítimas, principalmente por ser desconhecido pela população civil e médica e pela falta de informação. Desde então, a busca pela cura foi iniciada e continua até hoje.

O HIV, mesmo controlado, ainda assombra as sociedades de países mais pobres e continua como a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo, com mais de 25 milhões de vítimas e outras 40 milhões de pessoas vivendo com a infecção.

Mesmo com os avanços da medicina, ainda não foi possível encontrar um caminho capaz de indicar a cura. Ou pelo menos não havia sido, até que os cientistas começaram a estudar as vacas. Eles descobriram que o organismo bovino é capaz de neutralizar quase todo o vírus em apenas um ano, enquanto o sistema imunológico humano leva de três a cinco anos para começar o processo de produção de anticorpos.

O estudo feito pela International Incident Vaccine Initiativa e pelo Scripps Research Institute, concluiu que o organismo desses animais tem capacidade de neutralizar as cepas do vírus.Para chegar a esta conclusão os pesquisadores isolaram os anticorpos dos animais para estudar as propriedades. Injetaram em quatro vacas um tipo de proteína do HIV para analisar o comportamento dos animais. Um dos anticorpos se mostrou bastante potente. Batizado como NC-Cow 1, ele neutralizou cerca de dois terços das cepas do vírus testado. Verificaram que em 42 dias, as vacas foram capazes de neutralizar 20% das células virais. Em um ano, 96% das cepas foram anuladas. Isso aconteceu porque o organismo bovino possui características únicas, diferente do humano, que varia muito de pessoa para pessoa.

Os pesquisadores ficaram surpresos com o resultado impressionante. Isso porque ao ser comparado ao sistema imunológico humano, que leva de 3 a 5 anos para iniciar o processo de produção de anticorpos, as vacas conseguiram um desempenho muito mais rápido e eficiente.

“Apesar de ninguém saber exatamente por que esses poderosos anticorpos se desenvolveram nas vacas, uma teoria sugere que a característica esteja relacionada com o sistema digestivo ruminante”, diz o pesquisador Dennis Burton, do The Scripps Research Institute. O coautor do estudo explica que o gado bovino e outros animais possuem estômagos divididos em várias cavidades com uma robusta população de bactérias.”Para conter as possíveis infecções por esses micro-organismos, elas possuem um mecanismo versátil de produção de anticorpos”, declara Dennis.

“Desde os primeiros dias da epidemia, nós reconhecemos que o HIV é muito bom em enganar a imunidade, então, sistemas imunológicos excepcionais que produzem naturalmente anticorpos amplamente neutralizantes para o HIV são de grande interesse, eles de humanos ou de gado”, declarou Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, dos Institutos de Saúde dos EUA.

O pesquisador Devin Sok, coautor da descoberta, disse que embora o HIV seja um vírus humano, a descoberta traz elementos para conhecer o sistema imunológico de outros animais. “O HIV possui características diferentes de pessoa para pessoa, mudando quase drasticamente de uma região para outra. Assim, criar uma vacina única pode ser uma grande dificuldade. Já o sistema imunológico bovino possui características únicas, que o torna um importante aliado no combate à Aids. A ideia é entender como esse sistema age tão rapidamente contra o HIV e fazer com que o dos seres humanos também tenha essa propriedade e passe a agir o mais rápido possível”, declara Devin.

A descoberta ainda representa um pequeno passo para o caminho da cura . Agora, a ideia é que os cientistas entendam como o sistema bovino age e porque a eliminação do vírus é tão rápida para poder estimular o organismo humano a trabalhar da mesma maneira.

Este estudo foi apresentado na nona edição da Conferência de Investigação sobre o HIV, organizada pela Sociedade Internacional contra a Aids em Paris. O encontro chamou atenção para duas análises, sendo uma deles capaz de constatar que os pacientes que fazem o tratamento da doença utilizando comprimidos diários poderão conseguir o mesmo resultado tomando apenas uma injeção mensal de antirretroviral.

Durante a reunião em Paris foi apresentado o caso de uma criança, infectada pelo vírus desde o nascimento, que, como parte de um experimento, foi medicada no primeiro ano de vida e depois ficou 8 anos sem receber o tratamento e hoje encontra-se livre do vírus. Um caso raro que ainda está sendo estudado.“É um caso que mais provoca perguntas do que necessariamente responde”, disse Linda-Gail Bekker, presidente da Sociedade Internacional da Aids.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 01/08/2017

Café: um aliado para disposição e queima de gordura

O café que ajuda a dar pique para encarar as atividades diárias, também acelera o metabolismo e consequentemente é um aliado para queimar a gordura. Isto acontece por que o café também atua como um termogênico. Gengibre, pimenta, chá verde e de hibisco, canela, salmão, e substâncias que contém cafeína, como o café, são considerados termogênicos naturais. Como estimulam o sistema nervoso central e aumentam o fluxo sanguíneo, são produtos que fazem com que a pessoa se sinta com mais energia.

Lilian Silva de Andrade, nutricionista de Nutry Factory, diz que o termogênico acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e contribui para que o corpo use as reservas de gordura como fonte de energia e, com isso, ajuda a emagrecer. Também facilita a eliminação de líquidos do corpo, diminuindo os casos de retenção.

Para eliminar aqueles quilinhos indesejados o médico Ralph Esposito aconselha tomar uma xícara de café antes do exercício físico para ter energia e ainda melhorar a queima de gordura. “Quem tem o hábito de beber um cafezinho tem um aumento no hormônio adiponectina, substância que o corpo usa para queimar gordura, açúcar, acelerar o metabolismo e acabar com a fome”. O médico aconselha a deixar de lado as bebidas energéticas, cheias de açúcar e ingredientes artificiais, que aumentam o apetite e fazem mal para as bactérias boas do sistema digestivo.

Para que os benefícios do café não viram problema é preciso não exagerar. O médico lembra que o corpo se acostuma à cafeína, que com o tempo "perde" seus efeitos. Beber muito café aumenta o hormônio do estresse e isso impede o emagrecimento em mulheres. Além disso, ele aconselha evitar a bebida durante a TPM ou no período menstrual, pois ela pode contribuir para o inchaço e causar mais cólicas.

Uma pesquisa desse ano publicada pelo Nature Communications que diz que ratos que foram expostos a cafeína apresentaram mais energia e menos apetite, dois itens interessantes para quem busca perder peso e ainda ter fôlego para praticar atividades físicas.

A nutricionista Michelle Braude, autora do livro "The Food Effect" , O Efeito da Comida, em tradução para o português, fala da ação do cafezinho no nosso organismo. Ela diz que a bebida, ou outra rica em cafeína, pode acelerar de 3% a 11% o metabolismo. Com isso, o corpo começa mais rapidamente a quebrar a gordura para usá-la como fonte de energia. A cafeína ainda é uma "injeção" de ânimo que deixa a pessoa mais em estado de alerta e também mais disposta para os exercícios.

A nutricionista diz que quatro xícaras de café por dia é suficiente. Incluir a bebida no cardápio e ainda seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física significa também mais gasto calórico. "No melhor cenário, quem é ativo pode queimar de 150 a 200 calorias a mais por dia".

De acordo com a especialista o café reduz o apetite graças a substâncias como potássio e magnésio presentes na bebida, que ajudam o corpo a controlar os níveis de insulina e, consequentemente, reduzir o desejo por doces. E como esse benefício não está ligado à cafeína, até a versão descafeinada é uma aliada no controle do apetite. A nutricionista alerta que exagerar no café pode fazer mal à saúde, levando a quadros de ansiedade e palpitações. E o cafezinho não faz milagre. Se ingerir mais calorias do que o organismo precisa, o café não vai acabar com essa quantidade extra.

Para aproveitar os benefícios dos termogênicos, o ideal é sempre procurar um profissional, médico ou nutricionista , antes de começar qualquer tipo de suplementação. Até os produtos a base de alimentos com termogênico natural, como canela ou pimenta, podem conter efedrina, e apresentar riscos ao coração. É que o termogênico possui efedrina ou algum composto dessa classe em sua composição e pode fazer com que o coração trabalhe mais. Com esse tipo de suplemento, o sangue circula mais pelo organismo e há mais estímulo de contração do músculo cardíaco. "Para quem tem problemas cardiovasculares ou predisposição e não sabe, tal ação pode ser um risco", alerta o cardiologista Elcio Pires Junior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro.

A ideia perfeita de emagrecer e queimar gordura pode colocar a saúde em risco. Por isso o médico ou nutricionista é quem deve prescrever qualquer suplementação ou mudança no cardápio. O ideal é perder peso com saúde e qualidade de vida.


Papa pede que jovens brasileiros combatam a corrupção

O Papa Francisco pediu para os jovens do Brasil combaterem a corrupção e não terem “medo” de lutar. O apelo foi feito por meio de uma carta aos brasileiros que participaram do projeto Rota 300, que celebrou os 300 anos do encontro da imagem da Virgem Maria, no Rio Paraíba do Sul. O encontro terminou no dia 29 de julho com uma grande festa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

No texto, Francisco afirma que Maria é um sinal de esperança e que conhece os desafios vividos pelos jovens. Além disso, o papa estimula a juventude a seguir com o espírito missionário. “Vocês são a esperança do Brasil e do mundo, não tenham medo de combater a corrupção”, disse o líder católico.

Francisco convida os jovens brasileiros a deixarem que seus corações sejam transformados pelo encontro com Nossa Mãe Aparecida. “Que Ela transforme as “redes” da vida de vocês – redes de amigos, redes sociais, redes materiais e virtuais -, realidades que tantas vezes se encontram divididas, em algo mais significativo: que se convertam numa comunidade! Comunidades missionárias “em saída”! Comunidades que são luz e fermento de uma sociedade mais justa e fraterna”.

“Ela conhece os desafios em que vocês vivem. Com sua atenção e acompanhamento maternos, lhes fará perceber que não estão sozinhos”, ressaltou o pontífice. O pontífice também agradeceu os jovens pelo seus testemunhos de fé e pelo zelo com que enfrentam as dificuldades diárias.

“Caros amigos, em meio às incertezas e inseguranças de cada dia, em meio à precariedade que as situações de injustiça criam ao redor de vocês, tenham uma certeza: Maria é um sinal de esperança que lhes animará com um grande impulso missionário”, afirmou.

“Não tenham medo de se arriscar e de trabalhar para construir uma nova sociedade, permeando com a força do Evangelho os ambientes sociais, políticos, econômicos e universitários. Não tenham medo de combater a corrupção e não se deixem seduzir por ela!”, pediu Francisco.

“Sob o manto de Maria, vocês poderão redescobrir a criatividade e a força para serem protagonistas de uma cultura de aliança e, consequentemente, criar novos paradigmas que guiarão a vida do Brasil”, destacou o Papa Francisco.


Concertos gratuitos movimentam a agenda em agosto

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, começa hoje uma série de concertos gratuitos, às terças-feiras, às 20h, no Cine Brasília na 106/107 Sul. A sala com capacidade para 620 lugares receberá concertos nos dias 1º, 08, 15, 22 e 29 deste mês. De Mozart aos clássicos do cinema, músicos de Brasília e convidados também farão homenagem ao tango e ao rock.

Nesta terça o concerto é didático para estudantes e público em geral. A Orquestra, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, levará ao palco uma versão de Eduardo e Mônica, da banda de rock brasiliense Legião Urbana. No repertório, clássicos do cinema como Star Wars Suite e a música tema do filme Homem-Aranha. E também Playing Fellini, La Califfa e Três Homens em Conflito, do italiano Ennio Morricone, também farão parte do espetáculo. Completam o programa Pompa e Circunstância, de Edward Elgar, e Por una Cabeza, de Carlos Gardel.

No dia 08 os músicos da orquestra serão regidos pelo maestro convidado Helder Trefzger, de Vitória e no repertório duas obras brasileiras: Sinfonietta nº 1 e Três Momentos Sinfônicos, de Heitor Villa-Lobos e Renato Goulart. E também Summer Evening, do compositor inglês Frederick Delius; Suíte em Lá Maior, Opus 98b, do tcheco Antonín Dvořák. No concerto do dia 15 a orquestra executa a abertura de Guilherme Tell, obra de Gioachino Rossini, e a Sinfonia nº 1 Opus 7, de Carl Nielsen. Em Concerto para Oboé e Orquestra KV 314 em Dó Maior, de Mozart, haverá solo do oboísta José Medeiros.

O maestro Cláudio Cohen conduz os músicos no Concerto Sinfônico no dia 22. No programa as obras Carnival Overture Opus 92, de Antonín Dvořák; Sinfonietta (1947), de Francis Poulenc; e a Sinfonia nº 1 em Sol Menor Opus 13, conhecida como Sonhos de Inverno, composição do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. Na última apresentação de agosto, dia 29, os músicos sob o comando de Cohen, tocam Capricho Espanhol Opus 34, de Rimsky Korsakov; a Sinfonia nº 8 D 759, conhecida como Inacabada, de Franz Schubert; e a Sinfonía Sevillana Opus 23, de Joaquín Turina.

Vale a pena marcar na agenda e usufruir deste maravilhoso presente do governo de Brasília.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 31/07/2017

A Era Digital e os impactos na educação Infanto-juvenil

O dinamismo e a rapidez na propagação da informação tornaram a internet o meio de comunicação mais eficiente da atualidade. O mundo virtual é muito ágil e mudou os paradigmas da comunicação e também a vida das pessoas. As ações e os costumes foram modificados; novas terminologias incorporadas ao vocabulário. As mutações digitais atingiram não só os adultos como as crianças e adolescentes.

A repercussão das mídias sociais entre os internautas e o público consumidor vem crescendo demasiadamente ao longo dos tempos. As crianças se familiarizam com as ferramentas digitais antes mesmo de dominar a linguagem verbal. Não é raro vê-las mexendo em joguinhos nos celulares dos pais ou nos tablets e, muitas vezes, de forma muito mais ágil que um adulto.

Para evitar casos assim, a maior parte das redes sociais estabelece uma idade mínima para o usuário. Está nas regras do Facebook: “você não deve usar o Facebook se for menor de 13 anos”. O mesmo vale para Instagram, Pinterest, Snapchat e Twitter. No YouTube, crianças podem assistir, mas apenas adolescentes a partir de 13 anos podem criar um canal. O WhatsApp define limite maior: 16 anos.

O interessante é que a maioria dos pais e responsáveis pelas crianças desconhece estes limites estabelecidos pelas redes sociais. Isso não acontece só em Brasília, é um fenômeno global. No Brasil, segundo o estudo da Officina Sophia, ao menos 62% das crianças entre 7 e 12 anos acessam uma rede social. Espontaneamente, mencionaram Facebook, WhatsApp, YouTube, Twitter e Snapchat.

Sabemos que a curiosidade infantil é natural e saudável. Mas os pais devem acompanhar as descobertas e atitudes dos filhos e dar limites. Desde cedo as pessoas precisam saber o que pode e o que não deve postar nos ambientes virtuais.

Frequentemente tenho presenciado pais em locais públicos deslumbrados com a tecnologia sem se importar com o exemplo que estão dando aos filhos. Alguns pais receiam que os filhos possam se tornar inocentes e atrasados, se não se conectarem e por isso liberam as redes sociais. Outros expõem seus filhos de forma exagerada nas redes sociais. Alguns me disseram que não veem problemas em publicar imagens dos filhos com roupas de banho ou de roupas de dormir. Para eles tudo é motivo para compartilhar.

O problema não está só em casa. O assédio virtual está em todos os lugares.

Eu considero as redes sociais como uma atividade de risco porque a criança não consegue interagir sozinha com estranhos e com o mundo. E aí pergunto: onde fica o direito à imagem e à reserva da vida privada da criança? A falta de discernimento de alguns responsáveis chega a extremos e isso preocupa.

Não questiono os benefícios oferecidos pela tecnologia. Mas seus eventuais efeitos colaterais exigem avaliação. As vantagens do uso das tecnologias de informação, especialmente da internet, vêm acompanhados de prejuízos para a saúde física, psíquica, para a cognição, para as questões de relacionamento familiar e de segurança do usuário, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes.

A era digital tem excesso de conteúdo e só um adulto sabe filtrar e não cair no erro de abraçar uma verdade que não é absoluta.

Diante desse mundo repleto de possibilidades, descobertas, autonomia, diversão e interação surge o questionamento: o mundo online está afastando ou aproximando crianças e jovens do convívio real? Sobre este assunto temos dois artigos que representam as duas faces de uma mesma moeda.

O pediatra Getúlio Bernardo Morato Filho, docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, acredita que as novas tecnologias facilitam a comunicação e a informação. A tecnologia não é um problema, e sim como a pessoa a utiliza. Vejamos:

Novas tecnologias: facilidade de comunicação e informação

As novas tecnologias certamente revolucionaram o mundo com sua agilidade, grande quantidade de informação e poder de comunicação. Nesse sentido, o uso do computador, de tablets, de celulares e, consequentemente, da internet tem se tornado cada vez mais comum entre crianças e jovens, mas não há mal nisso.

Dos 6 aos 12 anos, jogos e brincadeiras interativas são os chamarizes. Além disso, há bastante interesse dessa faixa etária em vídeos e desenhos animados. Crianças e jovens também usam a internet para conversar com amigos e familiares, podendo estreitar laços com tios ou primos que não veem sempre, por exemplo.

Outra facilidade que os avanços tecnológicos permitem está relacionada a pesquisas de imagens e conteúdo em geral para trabalhos escolares. Atualmente, não é mais imprescindível comprar enciclopédias ou correr para a biblioteca cada vez que realizam pesquisas. Entretanto, a internet não substitui os livros, mas facilita a busca de informações.

A internet também é um excelente meio de divertimento para todas as idades, pois possibilita que pessoas se reúnam em torno de um mesmo jogo. Com ela, é possível aprender a dançar, jogar tênis e outros esportes. Assim, crianças e jovens tímidos acabam interagindo mais com os colegas.

No entanto, o controle sobre o uso da internet é importante. Proibir o uso jamais. A tecnologia não é um problema, e sim como a pessoa a utiliza. É necessário estabelecer um momento em que garotada deixe de lado celulares, tablets e computador para brincar ao ar livre, fazer as refeições, ler e conversar face a face.

Em suma, a família deve ser a principal construtora de um comportamento saudável no uso da tecnologia, mantendo em casa regras e conversas a respeito do uso correto da rede, seguida pela escola, que também tem a função de educar nesse sentido, já que é grande incentivadora de seu uso.

(Por Dr. Getúlio Bernardo Morato Filho)

Já a psicóloga Denise Aragão, formada pelo UniCEUB, com especialização em Psicologia Clínica Infantil na PUCRS e com trabalhos no D.W Winnicott Comunidade Terapêutica, Porto Alegre-RS, acredita que mesmo que o mundo sem internet pareça impossível é preciso usá-la com limitação para evitar o estresse digital e a depressão. Vejamos:

Novas tecnologias: cuidado para não virar vício!

A internet e as tecnologias associadas a ela fazem parte do cotidiano atual de crianças e jovens, pois são instrumentos de pesquisa, conhecimento e lazer. No entanto, como o controle em relação ao tempo de uso é praticamente impossível, estão causando inúmeros problemas.

Esse é um tema muito relevante, pois já é possível perceber sintomas de vício em eletrônicos nos jovens e até nas crianças, como, por exemplo: o isolamento, o afastamento de brincadeiras e atividade ao ar livre, a queda do rendimento escolar, a irritabilidade, a agressividade, a necessidade de passar um tempo cada vez maior conectado e a angústia quando são impedidos.

Além disso, o costume de jogarem ou conversarem nas redes sociais antes de irem para a cama está adiando o horário dessa turma ir dormir. Eles deveriam dormir por voltas das 21h30, três horas depois que escurece. Quem adia esse momento está mais exposto ao vício e à insônia.

Outro ponto importante é o de que, como deixam de fazer exercícios físicos, é comum o ganho de peso, a obesidade e até a hipertensão precoce. Também já é possível observar problemas psicológicos. Durante a infância e a juventude, atividades variadas são indispensáveis para a formação psíquica indivíduo. Por ser um ambiente muito atrativo, a internet pode gerar o desinteresse pela vida real e, muitas vezes, sua substituição pela vida virtual. Os efeitos dessa dependência vão da irritabilidade à alienação social, uma vez que a vida familiar, escolar e pessoal é prejudicada. Portanto, em vez de a tecnologia facilitar e ampliar os meios para se adquirir informações e o círculo de amizades, muitas crianças e jovens nunca estiveram tão desconectados do mundo real. Parecem hipnotizados por seus celulares e tablets, perdendo a vontade de estudar, de brincar ao ar livre e até de conversar entre si e com seus familiares.

(Por Dra.Denise Aragão)

Nos artigos observamos que os dois profissionais estão preocupados com o desenvolvimento das crianças e chamam à atenção para o uso excessivo da ferramenta. Eles estão certos porque tanto as crianças quanto os adolescentes são prioridade absoluta de proteção. Segundo as normativas internacionais e nacionais, é necessário desenvolver ações de prevenção ao uso compulsivo da internet, já constatado pelos especialistas como transtorno de impulso enquanto dependência comportamental.

A proteção e a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes na era digital é uma das principais preocupações da Rede de Proteção, porque é crescente o número de ‘usuários compulsivos da internet na infância e na adolescência’. As autoridades de saúde chamam à atenção para o fato da criança e do adolescente usarem a internet de forma desmedida em tempo, conteúdo e forma de acesso. Principalmente quando esse uso ocorre em detrimento a brincadeiras ao ar livre, práticas esportivas, atividades artísticas, manuais e contatos com animais de estimação.

Pesquisas científicas em universidades de todo o mundo têm evidenciado a relação entre o uso compulsivo da internet, igualmente ao uso compulsivo de jogos eletrônicos e de redes sociais, com diversas implicações humanas: o déficit de atenção, o isolamento, a diminuição da capacidade de memorização, a dificuldade de concentração, a precocidade no desenvolvimento da sexualidade na infância, entre outros problemas que comprometem o desenvolvimento saudável.

O Marco Civil da Internet estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. O controle parental é determinante e foi estabelecido no Art. 29º da Lei nº 12.965 de 2014, que mostra que os cuidados diversos em relação ao uso da internet são essenciais para preservar a integridade da criança e do adolescente. O Parágrafo único do Art. 29 diz: “cabe ao poder público, em conjunto com os provedores de conexão e de aplicações de internet e a sociedade civil, promover a educação e fornecer informações sobre o uso dos programas de computador, bem como para a definição de boas práticas para a inclusão digital de crianças e adolescentes”. E o Art. 7º, inciso XII, prescreve que “a acessibilidade da internet deve ocorrer consideradas as características físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais do usuário, nos termos da lei”.

O Marco Civil da Internet reafirma que a família, a escola, o Estado e toda a sociedade têm o dever de garantir a proteção integral das crianças e dos adolescentes também na era digital, considerando principalmente a fase especial de desenvolvimento biopsicossocial em que se encontram.

O mundo virtual mudou a forma de ser das pessoas. A internet é uma importante ferramenta de comunicação, mas deve ser usada com limite e responsabilidade.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 30/07/2017

O Complexo Sistema de Comunicação dos cães

Assim como nós temos o nosso sistema de comunicação, os cães também se expressam de diferentes maneiras. Para descobrir mais sobre o que seu animalzinho tem a dizer em determinados momentos, especialistas explicam os significados das atitudes mais comuns dos cachorros. Como: o que o cão quer dizer quando lambe as mãos do dono, porque uiva no meio da noite, porque dá voltinhas em torno de si antes de deitar, e como reconhecer quando o animal está cansado ou nervoso.

Os bichinhos de estimação, entre um latido e outro, tentam mostrar aos donos as suas necessidades, carências e sentimentos. Alguns comportamentos, no entanto, passam despercebidos pelos humanos. Para desvendar as causas de determinadas atitudes dos cães, surgiram estudos para investigar o comportamento canino a fim de desvendar as causas de determinadas atitudes dos cãezinhos. Pra entender um pouco mais do que o fiel companheiro tem a dizer em alguns momentos, especialistas em psicologia canina e adestramento de animais desvendaram alguns dos hábitos mais comuns dos cachorros.

O olfato dos cães é tão importante que, ao nascer, os cães encontram as mamas da mãe para se alimentar através do faro, antes mesmo de abrirem os olhos. Com um olfato com mais de 200 milhões de receptores (cerca de 40 vezes mais do que o olfato os seres humanos), nada mais justo que os animais usem esse sentido também para reconhecem as pessoas e até outros cães. É por isso que o filhote cheira as pessoas antes de receber carinho e cheira por algum tempo o corpo do outro animal para se familiarizar.

A cauda do cão é similar ao corpo humano: quando estamos felizes, nos movimentamos mais para demonstrar felicidade; quando estamos tristes, é natural que fiquemos um pouco mais curvados e assim por diante. Para descobrir como está o humor do animal é só prestar atenção no movimento da cauda. Se o cão estiver com a cauda reta e para cima, ele está em alerta, pronto para uma ação. O famoso “rabo entre as pernas” significa, literalmente, certa submissão em um determinado instante. Agora se a cauda do animalzinho não para de se mexer ele está felicíssimo com a presença do dono. Em uma briga, por exemplo, quer dizer que perdeu e “entregou os pontos”.

Antes de dormir, os cachorros costumam dar pequenas voltinhas em torno de si mesmos e às vezes chegam até a arranhar com as unhas, os locais em que vão se deitar. Esse hábito é um resquício da era selvagem dos seus antepassados. Naquele tempo, os cachorros do mato precisavam amassar e afofar bem a grama ou terra sobre a qual deitavam, para que a cama “improvisada” ficasse mais confortável. As voltas que eles dão em torno de si mesmos orientam as direções norte ou sul.

Quando um cachorro vira de barriga para cima, significa duas coisas: Em uma briga, por exemplo, quer dizer que perdeu e “entregou os pontos” para outros cachorros. Quando está brincando com o dono e fica de barriga para cima é para receber carinho e demonstrar que está confiante. Em uma briga, por exemplo, quer dizer que perdeu e “entregou os pontos” para outros cachorros. Quando se inclina sobre as patas dianteiras com a parte posterior do tronco erguida, abanando o rabo sem parar, está convidando para brincar. E o pedido para a diversão pode ficar ainda mais evidente quando ele bate com as patas no chão ou começa a latir, tentando chamar a sua atenção. Quando o cachorro vira a cabeça e as orelhas para uma determinada direção é porque escutou algum barulho e quer tentar localizá-lo e identificá-lo.

Os cães são mais que fiéis companheiros. Eles prestam serviço e mudam a rotina das pessoas com necessidades especiais mais prática e feliz. Os tropeços, as quedas e a sensação de insegurança diminuem com a presença, os olhos e olfato do inseparável amigo labrador.

Esses cachorros são divididos por categorias e são treinados para ajudar autistas, deficientes visuais, diabéticos e cadeirantes, entre outros necessitados. Eles aprendem, por exemplo, como impedir uma criança autista de sair correndo ou como alertar alguém sobre uma crise alérgica ou um ataque epiléptico. É muito importante que os benefícios que um cão de serviço oferece sejam reconhecidos e respeitados.

Além do cão guia, a Polícia Federal tem cães que fazem a detecção de drogas e a detecção de explosivos e a Polícia Militar do DF trabalha com cães há 49 anos. O BPCães PMDF teve início no Batalhão Pioneiro da PM em 1967 e tem como principal missão o emprego do cão policial em atividades de segurança pública, atuando de forma preventiva. A unidade é subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar do Distrito Federal e está localizada no Setor Policial Sul. A parceria entre policiais e cães resulta em significativas apreensões de drogas, armas e explosivos. Ações de choque, intervenções táticas e o patrulhamento das ruas são outras ações realizadas pela unidade.

O Batalhão de Policiamento com Cães apoia diversas missões da Polícia Militar do DF, sejam elas nos processos a pé, motorizado, em embarcações ou aerotransportadas, onde quer que se torne necessário o policiamento cinotécnico, ele é empregado”,O Batalhão realiza ainda o trabalho conjunto com o BPChoque, no controle de distúrbios civis, nas operações em estabelecimentos prisionais, manifestações em praças públicas, além do policiamento em praças esportivas. É possível observar cães policiais em apresentações e demonstrações de eventos beneficentes, feiras, exposições, escolas e nas ações policiais.

BPCães PMDF também realiza palestras com intuito de orientar a população no manuseio, cuidados e criação de cães domésticos, colaborando com a difusão de técnicas apropriadas, além de palestras educativas que visam à prevenção e orientação quanto aos males causados pelo uso de drogas ilícitas.Os cães são comprados pela Polícia Militar por meio de licitações e passam por testes para que seja verificado se possuem perfil para o trabalho policial. A unidade trabalha também em conjunto com o Centro de Medicina Veterinária da PMDF que verifica constantemente a saúde dos cães. A rotina dos animais é composta por treinamentos para detecção de entorpecentes e explosivos. Atualmente, a unidade é referência internacional nas competições de detecção de substâncias com unidades policiais de outros países.

Vento e nevoeiro deixam Brasília com sensação de 5º graus

Brasília teve uma madrugada fria com os termômetros marcando 12,9 graus. No entanto, no início da manhã deste domingo a sensação térmica foi de 5 graus por conta de ventos. Segundo o Inmet o nevoeiro intenso que atingiu o Distrito Federal é resultado do contraste térmico entre o ar quente do período seco e as nuvens frias no inverno.

O Instituto Nacional de Meteorologia informa que o vento vai variar de moderado a fraco até o final do dia. O céu terá muitas nuvens durante o dia e nublado à noite. A temperatura varia de 13 a 22 graus e a umidade deve chegar a 35%. Meteorologistas explicam que a onda de frio que está na capital federal há semanas, vai continuar na próxima semana e deve ceder lugar ao calor só em meados de agosto.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 29/07/2017

Clube do Choro apresenta Marlene Lima

A musicista e arranjadora Marlene Souza Lima volta ao palco do Clube do Choro, hoje às 21 horas, para show de pré-lançamento do seu primeiro DVD.A guitarra feminina do planalto central assina todas as composições e parte dos arranjos que apresenta ao público. Marlene é completa e seu show espetacular.

Com ritmos suingados e o melhor da música instrumental, a cantora mostrará temas inéditos do seu DVD gravado ao vivo no Sesc Newton Rossi, em 2016 e também composições que fazem parte do primeiro álbum lançado pelo grupo em 2011 intitulado “My Way”. Músicas como Curinga de ouros, Estou bem, A Minha Irmã, Uma Vinheta Setentista e Gelo Seco.

A paixão pela música vem da sua casa. A guitarrista nasceu em lar de músicos onde cresceu ouvindo música instrumental, choro, jazz e bossa nova. Apaixonou-se por violão recebeu os ensinamentos de Franco Carmo e Pincelão. Na Escola de Música de Brasília, Marlene teve a oportunidade de estudar com grandes nomes da música como Paulo André Tavares e Nelson Farias e depois com Mestre Curinga.

Marlene passou dois anos nos Estados Unidos estudando Inglês na Cal State University-Califórnia e lá teve a oportunidade de tocar com músicos do Departamento de Improvisação. Depois se apresentou no Bistro de Hayward e no jazz club localizado no Pier de São Francisco. De volta ao Brasil a artista carioca/brasiliense fez shows em diversas casas noturnas e teatros de Goiás, São Paulo e Brasília. Sua carreira musical foi destaque em 2014 na revista Guitar Player Brasil.

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os ingressos a R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia, já estão disponíveis na bilheteria do local ou no site da bilheteria digital. Sem dúvida um excelente programa para a noite deste sábado.

Brasília Capital Moto Week 2017 promove passeio por Brasília

Brasília Capital Moto Week 2017Brasília Capital Moto Week 2017

Milhares de motociclistas participaram de um passeio ciclístico no DF, promovido pela 14ª edição do Brasília Capital Moto Week. O trajeto de 60 km incluiu pontos turísticos como a Torre de TV, o Estádio Nacional de Brasília, a Ponte JK, o Memorial JK e a Praça dos Três Poderes. O tradicional passeio motociclístico dos participantes do Brasília Capital Moto Week reuniu cerca de 40 mil motociclistas. A expectativa dos organizadores era de 35 mil participantes.

O comboio saiu do Parque de Exposições da Granja do Torto às 16h, e seguiram pelo Eixão Norte subindo até o Memorial JK. De lá, partiram para a Praça dos Três Poderes, Ponte JK e retornaram à Granja do Torto. Tudo acompanhado pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran-DF) e pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Os motociclistas tiveram o apoio do Batalhão de Motopatrulhamento Tático da Polícia Militar, criado em 27 de julho para dar mais agilidade ao trabalho da polícia militar. A vantagem do motopatrulhamento é a maior capacidade de locomoção e de atuação operacional nos locais de difícil acesso e com aglomeração de pessoas. A PM destacou policiais militares para conduzir motos da corporação.

Brasília Capital Moto Week 2017Brasília Capital Moto Week 2017

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, prestigiou o encontro dos motociclistas. “É um evento fantástico, o maior encontro de motocicletas da América Latina. Serve para promover a economia, o turismo e a imagem de Brasília”, declarou o chefe do Executivo local.

A brasiliense Scalene é a grande atração deste sábado no Brasília Capital Moto Week às 23h45. Antes se apresentam os grupos Perpetual Legacy, Darshan e Trampa.

O Brasília Capital Moto Week faz parte do calendário oficial de Brasília e é considerado o maior encontro de motos da América Latina e o terceiro maior do mundo. O evento teve início no dia 21 e termina amanhã dia 30. A expectativa é que mais de 750 mil pessoas e 270 mil motos tenham passado por Brasília nesta edição de 2017. Em 2016 mais de 650 mil visitantes e 230 mil motocicletas participaram do tradicional evento.

Brasília ganha Praça da Cidadania com ipês amarelos

Praça da Cidadania

Com o objetivo de incentivar o respeito e a paz no trânsito, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, inaugurou na manhã deste sábado a Praça da Cidadania, no Eixo Monumental, atrás do Teatro Nacional. A praça é o segundo espaço do projeto Brasília Capital do Ipê. No novo espaço foram plantados 300 ipês-amarelos. A cor amarela se tornou símbolo da conscientização para a paz no trânsito, a exemplo da campanha nacional Maio Amarelo. A ideia da praça é promover uma reflexão sobre o comportamento dos brasilienses no trânsito, e resgatar os direitos e obrigações de motoristas e pedestres.

Praça da CidadaniaPraça da Cidadania

Além do plantio de mudas, teve aula de dança, apresentação de shows e a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, do Departamento de Trânsito e do Serviço de Limpeza Urbana. Exposição de carros antigos e uma praça de alimentação com food trucks também fizeram parte deste importante momento para a cidade.

“Esta praça representa a cidadania na cidade em que os brasileiros vêm para reivindicar seus direitos”, disse Rollemberg. “Brasília tem quatro orgulhos: o Lago Paranoá, o céu, os ipês e o respeito à faixa de pedestres.”

Em 2016 o governo de Brasília entregou a Praça da Paz, com ipês-brancos, no Parque da Cidade. O Brasília Capital do Ipê, prevê ainda a construção de mais dois locais semelhantes: a Praça do Amor, com ipês-rosas, e a do Respeito, com ipês-roxos. O projeto é uma parceria do governo de Brasília com o Correio Braziliense, a Rede Globo, e a empresa Digital Group.

Praça da CidadaniaPraça da Cidadania

Segundo a Novacap, existem mais de 150 mil ipês nos canteiros entre os eixos rodoviários e nas superquadras do Plano Piloto. Os 300 ipês amarelos plantados no local devem começar a florescer até 2020, pois uma muda da planta leva cerca de três anos para a primeira florada.

Praça da CidadaniaPraça da Cidadania

Nativos do cerrado, os ipês estão presentes em locais com temperaturas entre 18º C e 26º C, chegam a 20 metros de altura e demoram vinte anos para desenvolver os troncos tortuosos com casca grossa. Eles desabrocham entre junho e outubro seguindo a sequência de cores rosa, roxo, amarelo, verde e branco. As flores duram de uma semana a 15 dias.

Praça da CidadaniaPraça da Cidadania

Enquanto os ipês da Praça da Cidadania ainda não florescem vamos curtir os que embelezam ainda mais a nossa Brasília.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 28/07/2017

Polonês Maciej Zień apresenta “Brasília, Flor da Esperança”

Maciej ZieńEmbaixada da Polônia Maciej Zień

A Embaixada da Polônia em Brasília vai ser palco do desfile de moda internacional “Brasília, Flor da Esperança”, na próxima segunda-feira, dia 31, às 17 horas. O evento promovido pela Sociedade Amigos da Polônia, terá renda revertida para a Abrace, instituição que assiste crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.

“Brasília, Flor da Esperança” tem como patronesses de honra a embaixatriz da Polônia Katarzyna Braiter e a primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg. E também a ajuda indispensável das patronesses: Alessandra Amorim, Ana Cecilia Fagundes, Antonia Benedito Freire, Carmen Bocorny, Cláudia Simone Jucá, Diana Dalva Moraes, Edna Rosa Batista, Gertrud flugel Mathias, Ilza Nascimento, Irene Korst Fagundes, Loiva de Moraes, Maria Cristina Monteiro, Maria das Dores Costa, Maria do Carmo Manfredini, Maria Elaine Caldas, Maria Helena Sother, Maria Lúcia Choairy, Maria Lúcia Moriconi, Maria Lucila La Porta, Maria Olimpia Gardino, Marlene Maria de Souza, Monica Cortopassi, Nicole Vasconcellos, Patricia Viçosa Calmon, Rita Márcia Polidorio Machado, Rita Pepitone da Nóbrega, Rosângela Cohen Meneghetti, Vera Braga Coimbra e Wanzenir Edler, responsáveis pelas vendas dos convites.

Brasília vai ter a oportunidade única de conhecer o estilista polonês Maciej Zień reconhecido internacionalmente, e autor de diversos figurinos para vídeos, shows e produções de teatro, bem como figurinos para balé, apresentados na Ópera Nacional da Polônia. Zień estreou como designer de moda em 2000, foi premiado com o Achievement Belvedere Internacional, na categoria estilista. Em 2008, foi qualificado para apresentar coleção para o Paris Fashion Week prêt-à-porter, e desde 2010 tem sido o estilista no tapete vermelho do Polish Film Festival, em Gdynia. Maciej Zień prioriza tecidos naturais, especialmente seda. A sua última coleção, Sweet Dreams foi lançada em novembro de 2016. Durante o desfile, Zień fará um talk show sobre moda internacional e suas criações.

O desfile “Brasília, Flor da Esperança” tem como parceiros: Nágela Maria, Zinc, 2 Tempos, Maria Filó, Vilma Rocha, Decoração e Mobiliário Table Parfaite, Maria Palhares e Camila Alves Decorações & Eventos, Buffet da Corte e Andrea Salles, Renata Diniz Chocolatier, Espumante Perini, sonorização e iluminação WDS, cabelo e maquiagem com Chiquinho Alves e assistência de Andrea Lima e Carol Conesuque.

O desfile também terá o apoio do Polo de Modas do Guará sob a liderança da empresária e estilista Nágela Maria, que apresentará produções brasilienses. O evento conta ainda, com a apresentação do grupo musical Broadway, representado pela Vibratto consultoria musical e pela Glow produções, entretenimento arte cultura.

A solidariedade é lei da vida. Expressa o respeito pela dignidade humana. Como todo dia e dia de aprender, ensinar e doar tempo, respeito e carinho, este amor em movimento das patronesses e dos apoiadores é de suma importância porque a Abrace além de oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue, a instituição acolhe toda a família com dificuldades socioeconômicas. A Abrace acolhe a criança e a toda família com qualidade de vida.

Na Casa de Apoio, no Guará, as pacientes de outros estados, têm à disposição condições ideais de tratamento, alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica e palestras sobre a doença. E com a renda do desfile será criado o Espaço Mulher para as mães dos pacientes. Ilda Peliz, presidente da Abrace, diz que o esforço das patronesses e da população de Brasília vai melhorar a autoestima das mães dos pacientes com câncer. “É importante ter um olhar cuidadoso e humanizado para as mães, que precisam estar bem para auxiliar na recuperação da saúde dos seus filhos”, explica Peliz.

Cosete Ramos Gebrim, presidente da Sociedade dos Amigos da Polônia, e idealizadora do desfile beneficente para a Abrace, diz que apoiar uma instituição séria tem um sentido especial. “ A solidariedade é o único bem que quando dividido se multiplica. Vamos então transformar vidas e proporcionar novas oportunidades”, declara Cosete.

A educadora Rita Márcia Polidorio Machado, uma das patronesses do desfile, lembra que um dos modos de ajudar a si mesmo é ajudar os outros. “É gratificante saber que com um pouco do nosso tempo vamos proporcionar para as mães das crianças e adolescentes com câncer, um espaço para aliviar os momentos angustiantes do tratamento dos filhos”. Rita Márcia diz que fortalecidas as mães vão conseguir vencer os obstáculos naturais do caminho em busca da cura da doença.

“O bem estar interior que a atitude de solidariedade provoca em nós incentiva-nos a continuar. Os benefícios para quem doa são maiores do que para quem recebe”, diz a patronesse. A educadora Rita Márcia esteve com Cosete Gebrim, presidente da SAP, na Casa de Apoio da Abrace, para convidar a paciente Sarah e sua mãe Maria para assistir o desfile na Embaixada da Polônia. Para o momento especial elas serão produzidas pela empresária da moda Nágela Maria, da 314 Sul.

Feijão – a leguminosa superpoderosa na alimentação

O feijão é um dos alimentos mais antigos do mundo, cultivado há séculos na Grécia Antiga e no Egito, com relatos desde 1000 a.C. Ganhou o mundo e se tornou o queridinho da mesa da maioria das pessoas por ser riquíssimo tanto em sabor como em nutrientes. Existe cerca de 14 variedades de feijão: Azuki, Branco, Bolinha, Carioca, Fradinho, Jalo, Jalo Roxo, Moyashi, Preto, Rajado, Rosinha, Roxinho, Verde e Vermelho, todos com grande valor nutricional.

Não importa a cor ou formato, o feijão é um dos ingredientes mais utilizados na culinária brasileira e segundo os nutricionistas é fonte de diversas vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. A leguminosa inclusive é uma das mais ricas fontes de ferro. Em função disso ganhou recomendação do Guia Alimentar do Ministério da Saúde.

Segundo o Guia Alimentar as pessoas devem comer feijão e arroz todos os dias, na proporção de uma porção de feijão para três de arroz. A fibra do arroz e a do feijão reduz o risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e ainda contribuem para um melhor funcionamento do intestino. O consumo diário desses alimentos, portanto, fortalece o organismo e ajuda a prevenir doenças.

Dentre os inúmeros benefícios podemos destacar: O feijão é fonte de vitaminas do Complexo B e por isso evita o cansaço, fadiga, alterações no humor e distúrbios neurológicos causados pela falta dessa vitamina no organismo. O consumo de feijão evita a anemia ferropênica, ou seja, a anemia por deficiência de ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, limão, o organismo absorve ainda mais o mineral.

O feijão, por ser rico em potássio,colabora para a saúde do coração, além de contribuir para o relaxamento muscular evitando câimbras, antes ou depois de atividades físicas. A dupla arroz/ feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, já que eles absorvem melhor o flúor presente na água tratada. A alta concentração de fibras do feijão colaboram para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal.

As fibras do feijão também evita que o açúcar entre rapidamente na corrente sanguínea, mantendo as taxas de glicose ideais. Além do mais o feijão é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9, que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea; em proteínas e minerais como o potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio) e lisina, um aminoácido que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes, essencial, mas que o corpo não produz.

Altamente nutritiva,essa iguaria também se destaca por sua versatilidade culinária fazendo parte dos mais tradicionais pratos e composições gastronômicas.O prato mais comum utilizado com o ingrediente é a tradicional feijoada, que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz e que caracteriza, por anos, a culinária brasileira no mundo. Além dos grãos, o caldo do feijão também contribui para uma alimentação saudável. Rico em minerais, o caldinho concentra até 73% dos sais, sendo recomendado o seu cozimento em panela de pressão, como o método mais eficiente para a retenção de ferro e zinco.

O feijão branco virou o novo “queridinho” do mundo fitness. Além de saboroso, pode ajudar a emagrecer e traz diversos benefícios para o organismo. É fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio. Mesmo fazendo parte da alimentação, muita gente tem dúvida na hora de prepará-lo. Alguns deixam o feijão de molho na noite anterior para que ele cozinha muito mais fácil e rápido. Outros lavam o feijão e cozinham na hora em panela de pressão por 30 minutos ou menos dependendo o tipo do grão.

Depois do cozimento, dois truques podem engrossar o caldo. Depois que o feijão estiver bem cozido e macio, tempere com alho, cebola e folhas de louro e mantenha o caldo no fogo com a tampa aberta para reduzir. Parte da água presente na panela vai evaporar e o caldo ficará bem mais consistente. A outra dica é retirar uma parte dos grãos e bata no liquidificador com um pouco do caldo. Há quem use essa opção para já moer junto todos os temperos como alho, cebola e outras ervas aromáticas. Em seguida, volte tudo para a panela e ferva por mais três minutos. E bom apetite.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 6 de 219
RocketTheme Joomla Templates