Coluna Bernadete Alves - dia 13/05/2018

Nossa Senhora de Fátima é celebrada neste domingo

O dia 13 de maio é uma data muito importante para os católicos, pois é o dia em que a Virgem Santíssima apareceu para três crianças de famílias pobres. Em maio de 1917 o mundo tentava se restaurar da Primeira Guerra Mundial e o Papa Bento XV convocou as pessoas para orarem juntos em busca de uma ‘paz mundial’ com a mão de Virgem Maria. Oito dias após o início das orações ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora, em Portugal.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições vistas pelos três pastorinho, no lugar da Cova da Iría, na freguesia de Fátima, em Portugal. Segundo os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, Lúcia dos Santos, 10 anos, e os seus primos Francisco, de 9 anos e Jacinta Marto,de 7 anos, ambos analfabetos, a primeira aparição da Virgem Maria teria ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13, até 13 de outubro de 1917, com exceção de agosto que foi no dia 19.

No ano anterior, em 1916, no lugar dos Valinhos, as três crianças afirmaram ter recebido três aparições de um anjo, o qual se apresentou como sendo o Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal. Duas das aparições do anjo ocorreram na Loca do Cabeço nos Valinhos, e outra decorreu junto do Poço do Arneiro, na Casa de Lúcia, em Aljustrel.

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a Senhora disse às três crianças que era necessário que rezassem o terço por completo e que aprendessem a ler. As crianças então começaram a rezar melhor e rezar diariamente. Elas contaram aos pais o que tinha acontecido e estes informaram as autoridades religiosas. As pessoas da região começaram a seguir as crianças e a rezar com elas. Nossa Senhora só aparecia para os três pastorinhos.

Naquela época a dúvida sobre as versões era muito grande. As aparições foram reconhecidas oficialmente no dia 13 de outubro quando alguns sinais impressionantes foram vistos por todos no Céu. A Virgem Maria pediu a Lúcia que fizesse uma capela em Sua honra no local das aparições. A partir dali as aparições foram oficialmente aceitas pela Igreja Católica.

Em 1919 foi erigida uma capela no local exato onde os pastorinhos afirmaram ter visto a Virgem Maria. Em 1928 foi benzida a primeira pedra para a construção de um templo de maiores dimensões nas proximidades da capela, ficando pronto em 1953 e m 1954 batizaram como Basílica menor pelo Papa Pio XII. Alguns anos depois Francisco e Jacinta morreram, Lúcia virou Lucia de Jesus, tornando-se uma famosa religiosa que permaneceu por muitos anos em contato com o mundo.

Com o passar dos anos, vários outros edifícios e monumentos religiosos foram sendo construídos em torno da capela e da basílica, e ao complexo foi dado o nome de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O local recebe milhões de peregrinos anualmente e é considerado um dos maiores santuários marianos do mundo. Dada a sua grandiosidade é conhecido como “O Altar do Mundo”.

No Brasil, a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no dia 13 de maio de 2008, em Fortaleza, Ceará.Ela tem 15 metros de altura e foi feita pelo artista plástico Franciner Macário Diniz. No Rio de Janeiro, foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Recreio dos Bandeirantes,no dia 28 de maio de 2011al. No local existe uma réplica da famosa Capelinha das Aparições original da Cova da Iría, de Portugal.

Todos os anos os católicos comemoram Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desde o início de maio, com novenas, procissões e festa. O tema deste ano é “Maria e Superação da Violência” e o lema “Com Maria Rainha da Paz e Nossa Mãe somos todos irmãos!”.

Nossa Senhora de Fátima é a padroeira do Município de Lucas do Rio Verde, e também do Sport Club do Recife.

Curtas

Morre o deputado Rômulo Gouveia de infarto fulminante, hoje, na cidade de Campina Grande. É com pesar que registro a morte prematura do deputado federal Rômulo Gouveia, presidente do PSD. Administrador, bacharel em Direito e funcionário público, Rômulo Gouveia era casado com Eva Gouveia e deixa quatro filhos. Gouveia tinha 53 anos de idade, foi vereador de Campina Grande, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, vice-governador do estado e deputado federal. Com a morte do deputado, assume em seu lugar na Câmara Federal, o suplente da coligação Marcondes Gadelha (PSC). Já a presidência do partido na Paraíba ficará com o deputado estadual Manoel Ludgério.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 12/05/2018

Personalidades de Brasília recebem o Mérito Senac-DF 2018

O Serviço Nacional do Comércio do Distrito Federal homenageou, com a entrega de diploma e troféu, sete personalidades que se destacaram por relevantes serviços à instituição na área de educação profissional. A cerimônia aconteceu no salão Athos Bulcão, do Brasília Palace Hotel, de várias autoridades, dentre elas o governador Rodrigo Rollemberg.

Os agraciados de 2018 foram: A médica oncologista Luci Ishii, oncologista,diretora do Instituto Luci Ishii; Paulo César Marques, publicitário e diretor de comercialização e marketing do jornal Correio Braziliense; Janete Vaz, bioquímica e cofundadora do Laboratório Sabin; Marcelo Baracat, empresário e sócio da Multiconstrutora, empresa proprietária do shopping Pátio Brasil; Daise Lourenço Moisés, economista e especialista em comércio exterior; Avaldir da Silva Oliveira, empresário e fundador da CTIS, empresa do segmento de tecnologia da informação; e Gerson Carvalho, um dos servidores mais antigos do Senac-DF, homenageado in memorian.

A premiação do Mérito Senac-DF foi criada em 2002. O reconhecimento é uma forma de agradecimento às pessoas que contribuíram para a construção da história da educação profissional em Brasília. Os homenageados de 2018 passaram a integrar a Ordem do Mérito Senac, grupo composto pelos outorgados de todas as edições. Eu tenho a honra de integrar seleto grupo de personalidades. Fui agraciada em 2010.

O presidente do Senac-DF, Adelmir Santana, que é também presidente da Fecomercio, disse que os agraciados são pessoas importantes para a entidade e o desenvolvimento de Brasília. “Estamos, de maneira singela, agradecendo tudo o que estas pessoas fizeram e ainda fazem pelo Senac e por Brasília”, declarou o ex-senador.

O Mérito Senac é um incentivo para as pessoas e empresas colaborarem mais com a educação profissional. “Além da alegria, esse prêmio nos trás motivação e responsabilidade porque, a cada dia, tentamos fazer mais e melhor. Não para sermos reconhecidos e ganharmos prêmios, mas para evoluirmos no nosso trabalho. Isso é importante para levar adiante a marca do nosso jornal e nos relembrar de que estamos sempre em evolução”, disse o agraciado Paulo César Marques, diretor do Correio Braziliense.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 11/05/2018

Embaixada de Marrocos em Brasília recebe alunos do Gama

O programa Embaixadas de Portas Abertas, que tem como objetivo aproximar os estudantes da rede pública da carreira diplomática e apresentar a eles os costumes de outras partes do mundo, foi hoje na Embaixada de Marrocos.

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 4 do Gama, acompanhados da primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg, foram recepcionados pela embaixatriz Siham Belaamine e pelo embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi. Esta é 34ª ida de alunos de escolas públicas a representações de outros países na capital federal.

Com a tradicional cerimônia do chá e passaporte simbólico em mãos, os estudantes tiveram na bebida quente e em doces marroquinos o início da imersão na cultura do país norte-africano. Depois conheceram a cultura e a história do país.

O embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, falou aos jovens sobre o trabalho da sede diplomática e sobre as roupas típicas do país, os monumentos, as grandes cidades, o turismo e a gastronomia. Nabil contou aso estudantes que a embaixada em Brasília foi inaugurada há 26 anos. “Artesãos vieram especialmente do Marrocos para fazer obras de gesso, azulejo e tapeçaria”, contou. Os itens, enriquecidos em detalhes no teto, na parede e no piso, chamaram a atenção dos visitantes.

Nabil também tirou dúvidas dos alunos, que questionaram, por exemplo, sobre a moeda local — o dirham — e o sistema de governo — monarquia parlamentar. O embaixador disse que Marrocos recebe 12 milhões de turistas por ano e, para 2018, são esperados cerca de 60 mil brasileiros.

Márcia Rollemberg, colaborada do governo falou da importância do encontro para o aprendizado dos jovens e lembrou que os alunos terão a oportunidade de receber na escola os integrantes da embaixada e retribuir a hospitalidade.

A primeira-dama e o embaixador trocaram presentes e encerraram a visita provando pratos típicos, como o cuscuz marroquino, que, feito de sêmola de trigo, com verduras, carne e uva-passa, mistura sabores doces e salgados.

Márcia Rollemberg estava acompanhada da chefe da Assessoria Internacional, Renata Zuquim, e da atriz Maria Paula Fidalgo.

Curtas

Ouvir música com filhos estreita laços, diz estudo realizado pela Universidade do Arizona, Estados Unidos. Cantar, dançar e ouvir música é importante para o vínculo familiar à medida que as crianças crescem.Segundo os pesquisadores isso acontece porque quando duas pessoas se movem em sintonia laços são formados entre elas, principalmente entre crianças. Os dados revelam que as experiências musicais familiares em todas as faixas etárias melhoram o relacionamento entre pais e filhos. Estimular a musicalidade, de forma geral, ajuda a aprimorar o conhecimento da criança.

Pedalada em Brasília marca o Dia Mundial de Bike ao Trabalho. Servidores do governo reuniram-se às 8 horas na estação de bicicletas compartilhadas da 205 Norte em direção ao anexo do Palácio do Buriti. No trajeto, ciclistas do Detran-DF alertavam motoristas sobre a importância de compartilhar as vias e de manter uma distância segura de 1,5 metro das bicicletas. A ação também contou com o apoio do Banco de Brasília (BRB).“O objetivo é conscientizar as pessoas em relação à utilização da bicicleta e os motoristas sobre o respeito ao ciclista”, pontuou o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

O truque da Rainha Elizabeth II para a saia não levantar com o vento foi revelado por Stewart Parvin, o alfaiate da monarca. Ele disse que, na barra das saias dela, coloca pequenos pesos de chumbo, que são vendidos originalmente para serem afixados em barras de cortinas, para que elas mantenham o formato e também não voem facilmente. Por isso que a rainha nunca passou constrangimentos e nem rendeu cliques indiscretos durante as aparições públicas. Elizabeth II está sempre impecável, esbanjando simpatia em looks bem coloridos.

"Music Motion" chega à Brasília, dia 12, no Estádio Nacional Mané Garrincha. O melhor da música eletrônica chega a Capital com grandes nomes da cena mundial como os franceses Watermät (Tomorrowland/Bélgica e França) e Dimmi - residente do Réveillon dos Milagres, como as grandes atrações da noite. A festa também traz os brasileiros Zerb (Réveillon Let’s Pipa), Pontifexx (Festa Surreal), Luiz Antony (Festa Paradiso) e Anndrey Mansur (Nosso Camarote-RJ).

“Quer viver mais, abra mão da carne”, diz professor de Harvard. Um dos mais renomados nutricionistas da Universidade de Harvard, Walter Willett, diz que as pessoas deveriam ser vegetarianas se elas querem viver mais e ter qualidade de vida na velhice. O professor de epidemiologia e nutrição da escola de Saúde Pública de Harvard, alertou que um terço das mortes prematuras poderia ser prevenida se as pessoas parassem de comer carne, ou mesmo diminuindo o consumo, e mudassem a dieta para uma baseada em vegetais. A declaração aconteceu na cidade do Vaticano durante o Unite to Cure Fourth International Vatican Conference.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 10/05/2018

Remédio para osteoporose pode ser a ‘cura’ para calvície

Perder os cabelos pode causar sérios danos psicológicos em homens e mulheres, e atualmente há poucas opções para lidar com a calvície. Um estudo desenvolvido pelo Centro de Dermatologia da Universidade de Manchester, na Inglaterra, traz esperança para solucionar o problema. A novidade foi publicada na revista Plos Biology desta semana.

Os pesquisadores descobriram que a medicação, chamada de WAY-316606, suprime a proteína responsável pela queda de cabelos e promove o crescimento dos fios em questão de dias.Para chegar ao resultado, os cientistas utilizaram folículos de mais de quarenta pacientes que passaram por cirurgia capilar. No início da pesquisa, foram observados os efeitos da ciclosporina A (CsA), medicação usada no tratamento de doenças autoimunes. Apesar de ter sido capaz de reduzir a atividade da SFRP1, proteína que regula o crescimento de tecidos, a ciclosporina causava efeitos colaterais. Por causa disso, os cientistas decidiram procurar outro agente que atingisse essa proteína e estimulasse o crescimento dos fios sem prejuízos.

Durante a busca por alternativa, a equipe descobriu que o WAY-316606, usada no tratamento da osteoporose, não apresentava efeitos colaterais e promovia o crescimento dos folículos capilares em apenas dois dias, sendo ainda mais eficiente na supressão da proteína. “O tratamento pode fazer uma diferença real para as pessoas que sofrem de perda de cabelo”, disse Nathan Hawkshaw, líder do estudo, à BBC. No entanto, ele ressaltou que testes clínicos seriam necessários para confirmar se o tratamento é eficaz e seguro nas pessoas.

“Graças à nossa colaboração com um cirurgião de cabelo, conseguimos conduzir nosso experimento com folículos pilosos generosamente doados por mais de 40 pacientes. Isso fez nossa pesquisa clinicamente muito relevante, já que muitos estudos com cabelo são realizados apenas com cultura celular”, afirma Hawkshaw. “Quando o estudo dos efeitos do CsA sobre o crescimento de cabelo foram feitos em ratos, um mecanismo de ação celular muito diferente foi sugerido. Se tivéssemos confiado nessas pesquisas com rato, teríamos ido pelo caminho errado. O fato de esse novo agente, que nunca havia sido considerado no contexto da perda de cabelo, promover o crescimento dos pelos é muito animador porque isso pode, um dia, fazer uma diferença real na vida de pessoas que sofrem de calvície”, afirma o cientista.

A calvície é a perda parcial ou total de cabelos que pode acontecer em homens e mulheres. Os primeiros sinais mais comuns desse problema são: afinamento dos fios ou nascimento de fios mais finos que aos poucos param de crescer. As causas da calvície são diversas: genética – herança materna ou paterna -, distúrbios fisiológicos e emocionais, e tratamentos capilares inadequados. Além disso, o uso exagerado de fixadores, como gel de cabelo, e secadores produz oleosidade excessiva, o que pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, levando à queda de cabelo. Banhos muito quentes costumam produzir o mesmo efeito. Outro fator que pode causar calvície são alterações no couro cabeludo provocadas por tratamentos capilares, como alisamentos, permanentes e tingimento dos fios.

Problemas hormonais também afetam a produção de cabelos: alterações nos hormônios masculinos podem agir sobre os folículos capilares, provocando afinamento, diminuição do crescimento e, por fim, a queda parcial ou total dos cabelos. Já nos femininos, que acontecem principalmente na menopausa, podem causar rarefação.

Atualmente, no mercado, existem apenas duas drogas disponíveis para o tratamento de calvície de padrão masculino: o minoxidil (para homens e mulheres), e a finasterida (apenas para homens). No entanto, ambos apresentam efeitos colaterais e os resultados são modestos. Aos pacientes que sofrem com a calvície, a única outra opção, no momento, é o transplante que é caro e doloroso. Além disso, nem todos podem se submeter à técnica.

Esta nova descoberta é uma luz para devolver aos homens e mulheres as suas madeixas.

Fábio Koff, ex-presidente do Grêmio, morre aos 86 anos

Faleceu na manhã de hoje, aos 86 anos, Fábio André Koff, ex-presidente do Grêmio que comandou o clube nos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1983 e no bi da Libertadores, em 1995. O dirigente ainda presidiu o Clube dos 13 de 1987 até sua dissolução, em 2011.

Koff estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com um quadro de infecção generalizada. O Grêmio divulgou um comunicado lamentando a perda: "O Clube expressa toda consternação pela perda de um símbolo de sua história, responsável pela maior glória já alcançada dentro de campo, e solidariza-se com sua família, amigos e com a torcida tricolor", diz o texto.

“É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do nosso eterno presidente Fábio André Koff. Lamentamos a perda deste símbolo de nossa história, responsável pela maior glória já alcançada em campo, e expressamos nossa solidariedade à sua família, amigos e à torcida tricolor”.

No começo de 2016 Koff participou ativamente do lançamento de sua biografia “Fábio André Koff: Memórias e Confidências – O que Faltou Esclarecer". O livro, com 247 páginas, refaz a trajetória do ex-presidente e traz revelações e histórias de bastidores sobre personagens que fizeram parte da vida tricolor nas últimas décadas. No mesmo ano, visitou o já desativado estádio Olímpico, onde concedeu entrevista para o GloboEsporte.com.

Fábio Koff nasceu em 13 de maio de 1931, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Koff se formou em Direito e foi juiz em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Gremista apaixonado, era sócio do clube desde os anos 1950. Entrou no Conselho do clube pela mão de outro presidente histórico, Hélio Dourado, falecido em agosto de 2017.

O primeiro cargo no clube foi em 1976, como vice de futebol de Dourado. Desde então, esteve presente em grandes momentos da história do Grêmio. Tinha uma forte relação com Renato, autor dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo, na final do Mundial de Clubes, e atual técnico. E especialmente com Luiz Felipe Scolari, técnico da dourada década de 1990 e aposta pessoal do presidente.

Koff presidiu o Grêmio em três momentos: primeiro, em 1982, sendo o mandatário no título da Libertadores e do Mundial no ano seguinte. Em sua segunda passagem, após se recuperar de um problema de saúde, comandou o clube entre 1993 e 1996, com Felipão como técnico. Foi campeão da Libertadores novamente, do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além de taças estaduais.

Sua terceira passagem foi em 2013, após derrotar Paulo Odone nas eleições. Investiu forte para tentar conquistar o tri da Libertadores no ano seguinte, mas o Grêmio acabou eliminado nas oitavas de final pelo San Lorenzo. Não concorreu à reeleição e lançou o nome do atual mandatário, Romildo Bolzan Júnior, seu antigo vice-presidente e presidente no tri da Libertadores.

O adeus ao mito foi na Arena do Grêmio com a presença de fãs, colegas, jogadores e dirigentes. Descanse em paz Fábio André Koff!

 
Coluna Bernadete Alves - dia 09/05/2018

Plantas se comunicam entre si, diz estudo feito na Suécia

A Universidade de Ciências Agrárias em Uppsala, na Suécia, analisou o comportamento de mudas de milho tocadas por outras plantas e concluiu que elas “batem papo entre si”, por meio do solo, mesmo em ambientes superlotados.

De acordo com o estudo publicado no The Guardian, elas entram em contato com suas “vizinhas” por meio de substâncias químicas que, secretadas no solo, enviam sinais que teriam como objetivo manter o ecossistema equilibrado.

A ideia de que as plantas podem se comunicar com outras é discutida há muitos anos. Em 1980, por exemplo, pesquisas sugeriam que árvores enviavam sinais elétricos quando os vegetais ao seu lado eram cortados. Contudo, evidências mais consistentes começaram a ser descobertas nos últimos tempos e indicam que a troca de informações entre os vegetais pode ser constante.

“Se nós temos um problema com nossos vizinhos, podemos nos mudar. As plantas não podem. Elas aceitaram isso e usam sinais para evitar situações de competição e para preparar futuras situações”, explicou Velemir Ninkovic, o ecologista que liderou a pesquisa.

Estudos anteriores já mostravam que as estratégias de crescimento de uma planta são influenciadas pelo ambiente ao seu redor. Quando uma folha encosta nos galhos de outro vegetal, por exemplo, isso é capaz de mudar a forma como aquela planta irá crescer. Outro caso seria quando um vegetal, em ambiente superlotado, começa a desviar recursos do solo para conseguir se desenvolver mais rapidamente.

Até então, acreditava-se que tais comportamentos eram motivados apenas por sinais mecânicos captados pelos vegetais, porém, o novo estudo sueco muda toda a perspectiva. Publicado na revista científica Plos One, ele analisou mudas de milho ao serem tocadas, todos os dias, por um pincel de maquiagem, que tinha como objetivo simular o toque de uma planta.

Assim, os vegetais começaram a modificar suas estratégias de desenvolvimento, e algo muito curioso aconteceu em seguida. Os pesquisadores retiraram as mudas do solo em questão e plantaram outro vegetal que passou a repetir o mesmo padrão de crescimento das mudas de milho.

O experimento foi reproduzido em outro local, onde uma planta permaneceu por algum tempo e em momento algum foi tocada. Em seguida, ela foi retirada para que outra muda fosse plantada. Dessa vez, ela não apresentou os padrões de desenvolvimento observados no primeiro teste. Assim, os cientistas perceberam que as plantas usam o solo como canal de comunicação para falar com suas “vizinhas” sobre possíveis ataques de pulgões, por exemplo, além de conseguirem detectar se as mudas ao seu redor são de seus próprios "parentes" ou de "estranhos".

Morre o jurista José Gerardo Grossi

É com pesar que registro o falecimento do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, José Gerardo Grossi ocorrido na manhã desta quarta-feira, aos 85 anos, em decorrência de um câncer de pulmão. Serão realizados dois velórios. O primeiro será hoje das 18 às 21h, no térreo da OAB/DF (516 norte). O outro velório será na quinta-feira (10), a partir das 9h, na capela nº 1 do Cemitério Campo da Esperança (916 Sul). O sepultamento será as 11h.

Grossi era natural de Abre Campo/MG e atuava em Brasília desde início da carreira, foi ministro do (TSE), professor da Universidade de Brasília e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Profundo conhecedor dos bastidores da política, Grossi trabalhou para políticos de diferentes correntes ideológicas. A carteira de clientes era extensa. Ajudou em ações de direito eleitoral no governo Lula e advogou para os dois ex-governadores do DF: Roriz e Arruda.

 Ele era considerado pelos colegas “o professor da liberdade e o defensor das garantias constitucionais”. Grossi estava na ativa e era conhecido como um dos advogados mais importantes e influentes do Brasil. Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, lamentou o falecimento do jurista. “A Advocacia está em luto. Perdemos hoje não um grande advogado, mas um cidadão de bem, exemplo para todos, um gigante na defesa das liberdades. Nossos sentimentos”.

O governador Rodrigo Rollemberg lembrou que conheceu Grossi “nos embates políticos, na luta pela redemocratização e nas lides dos tribunais” e escreveu: “Brasiliense por adoção, Grossi sempre se destacou pela maneira correta, direta, mas fervorosa, na defesa de seus clientes e, principalmente, das boas teses jurídicas. É uma grande figura do meio jurídico brasiliense e nacional e deixará uma postura exemplar no meio jurídico e da cidade”.

Para situações difíceis Grossi recomendava a leitura da Ética, de Benedictus de Spinoza, filósofo racionalista do século 17. “Quem vive sob a condução da razão se esforça, tanto quanto pode, para retribuir com amor ou generosidade, ódio, a ira, o desprezo, de um outro para com ele”.

O jurista era um grande exemplo de homem e advogado, que deixará um enorme legado. Grossi trabalhou para dignificar a profissão da advocacia, a sociedade e o Judiciário. Um ser humano muito iluminado. Meus sentimentos de pesar pela irreparável perda.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 08/05/2018

MET Gala 2018 e seus looks ousados

O tapete vermelho do Met Gala 2018, organizado pela Vogue Americana, no Metropolitan Museum, em Nova York, foi a passarela de diversos artistas, modelos, cantores e celebridades que ousaram nos looks, maquiagens, enfeites para a cabeça e acessórios, na noite de ontem.

O baile acontece tradicionalmente toda segunda-feira de maio desde 1995 e tem por objetivo ser beneficente. O evento é capitaneado por Anna Wintour,editora-chefe da Vogue Americana. O MET Gala 2018 é considerado o “Oscar do Mundo da Moda” e toda arrecadação vai para o Instituto de Figurinos do MET.

Anna Wintour estava chique com look de estilos de séculos passados. Mistura o vitoriano e o medieval no trabalho com os bordados mas com toques de jovialidade e elegância. Ela chegou ao tapete vermelho acompanhada da filha Bee Shaffer.

A festa marca a abertura anual da exposição de Moda do museu novaiorquino, Em 2018 mo tema “Corpos Celestes: Moda e Imaginação Católica”, uma coletânea de vestimentas religiosas e o seu impacto no mundo da moda com até roupas do Papa em exposição.

Para participar deste importante e seleto evento, cada convidado pagou 30 mil dólares. O convite dá direito a jantar de gala, super festa e apreciar em primeira mão a exposição. As anfitriãs do Baile do MET foram Donatella Versace, a cantora Rihanna e Amal Clooney, esposa do ator George Clooney.

A cantora Rihanna foi uma das personalidades mais comentadas nas redes sociais ao surpreender a todos por usar um “look” inspirado no Papa. A cantora chegou ao Metropolitan Museum, em Nova York, com um conjunto de capa e vestido assinado pela grife francesa Maison Margiela. O chapeleiro Stephen Jones desenhou a mitra usada por ela.

Mesmo tendo como tema o “Corpos Celestiais: Moda e a Imaginação Católica”, muitas celebridades como Gisele Bündchen preferiu um modelo básico e elegante. Ela chegou ao tapete vermelho com look da versace eco-friendly, 100% sustentável. O tecido e o forro de seda são 100% orgânicos e ecologicamente tingidos. A supermodelo estava acompanhada pelo marido, o jogador Tom Brady. Casal lindo e simpático.

Enquanto algumas pessoas acharam o look de Rihanna no MET Gala ousado demais, e o de Katy Perry fantasioso, Blake Lively por sua vez, agradou a todos com o poderosíssimo vestido Versace monumental, que levou 600 horas para ser feito. Madona investiu no estilo gótico, preto com direito a coroa e crucifixos dourados, de Jean Paul Gautier.

Jennifer Lopez chegou acompanhada do namorado, o atleta Alex Rodriguez. O look era do estilista Olivier Rousteing, da Balmain, com cauda de plumas, fenda e bordados. Os músicos Lana Del Reye e Jared Leto, escolherem looks com muitos detalhes renascentistas criados por Michele, estilista da Gucci. Lilly Collins, na cabeça fez referência à coroa de espinhos com uma lágrima de sangue no make.

Alexandre Birman, CEO do grupo Arezzo, foi o único designer brasileiro presente no MET Gala 2018. “Você fica estonteado com tanta informação e a organização é algo incrível”, disse aos repórteres. O brasileiro estava acompanhado de Kate Upton, de vestido Zac Posen e sandália Alexandre Birman.

Sarah Jessica Parket de Dolce & Gabbana, usou um presépio como adorno na cabeça. Quem também usou Dolce & Gabbana Alta Moda foi Emília.Clarke. Cara Delevingne usou vestido transparente da grife Dior e uma coroa Marianna Harutunian no Met. Rita Ora optou por flores pretas. Outras celebridades optaram pelo branco, vermelho e amarelo. Selena Gomez usou um vestido branco de renda da Coach.

O bilionário Elon Musk, dono da Tesla e de uma empresa de foguetes e que agora quer investir em tijolos, fez sua sua primeira aparição ao lado da cantora Grimes, como casal no jantar de gala em Nova York.

Lilly Collins, na cabeça fez referência à coroa de espinhos com uma lágrima de sangue no make. Dakota Fanning foi de Miu Miu e a roteirista Lena Waithe, ativista norte-americana, usou uma capa com a bandeira do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQ+, assinada por Carolina Herrera. A peça era uma versão da capa magna, comumente utilizada por membros da Igreja Católica.

A atriz, cantora, compositora, dançarina, dubladora e modelo norte-americana, Zendaya, a diva do filme Homem-Aranha, optou por um visual com conotação política, em homenagem à Joana d’Arc no baile. O look, criado pela Versace, trazia placas estruturadas no pescoço e nos ombros, em referência ao traje usado pela heroína francesa. Por baixo da armadura, ela usou um vestido com malhas metálicas similares ao que vestiam os cavaleiros medievais.

Os convidados seguiram à risca todos os elementos propostos pelo evento, caprichando em detalhes e trazendo tendências irresistíveis. A socialite americana, Marjorie Harvey,ícone da moda e internet personalidade, monopolizou os holofotes, principalmente por ser a esposa do aclamado apresentador de televisão Steve Harvey, que também é escritor de Best-sellers estadunidense. Ele usou look da Dolce & Gabbana e pousou para fotos com o brasiliense Guilherme Siqueira, marketing da griffe italiana.

A cantora Ariana Grande estreou no MET com pintura da Capela Sistina em look. Modelos e atrizes como Kate Moss e Charlotte Gainsbourg, optaram por vestidos pretos curtíssimos da Saint Laurent. Mesmo sem referências diretas à religião, os looks ultrassexy e nada recatados, para alguns críticos era uma afronta ao tema da festa.

O evento que dá inicio a exposição, também arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do Museu Metropolitano de Arte. O curador da mostra, Andrew Bolton, coletou cerca de 40 vestes e acessórios da Igreja Católica que nunca tinham saído da Cidade do Vaticano. As peças estão expostas ao lado de vestidos de alta costura e podem ser apreciadas até o dia 8 de outubro.

Ao final da festa, a Rainha do Pop Madonna apareceu na escadaria do Metropolitan Museum of Art e cantou o hit “Like a Prayer”. Depois, sentada nos degraus, fez uma versão maravilhosa de Hallelujah, de Leonard Cohen. As canções foram acompanhadas por um coro gospel, que deixou a apresentação com o tom mais religioso ainda.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 07/05/2018

Putin inicia quarto mandato como presidente

Vladimir Putin assumiu nesta segunda-feira o quarto mandato no comando da Federação Russa em uma cerimônia no Grande Palácio do Kremlin, decorado em ouro, que evoca uma coroação imperial. O líder de 65 anos assume após uma esmagadora vitória eleitoral no primeiro turno em março deste ano com 77% dos votos. Ele comanda a Rússia desde o ano 2000 e ficará no poder até 2024.

Com a mão direita sobre a Carta Magna, Putin jurou na cerimônia, “respeitar e defender os direitos e liberdades das pessoas e dos cidadãos, cumprir e defender a Constituição da Federação Russa, defender a soberania e a independência, a segurança e a integridade territorial do Estado e servir ao povo com lealdade”, sob as bênçãos do patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kiril.

“Considero meu dever e o sentido da minha vida fazer todo o possível pela Rússia, por seu presente e por seu futuro”, declarou após o juramento. “Sou particularmente consciente da minha responsabilidade colossal diante de cada um de vocês, diante da Rússia. Farei todo o possível para aumentar o poder, a prosperidade e a glória da Rússia”, afirmou o presidente.

“Toda a nossa beleza e a nossa força residem em nossa autenticidade cultural e em nossa unidade”, declarou Putin perante os mais de 6 mil convidados.

A posse é um grande momento para qualquer chefe de Estado, imagine então para o russo Vladimir Putin, que assumiu a presidência pela quarta vez . Além do belo discurso à nação e agradecer pelo apoio, Putin usou um novo veículo, o Kortej, uma limusine presidencial criada especialmente para ele. Putin, que antes usava um Mercedes durante compromissos oficiais, decidiu desta vez mudar privilegiar os carros nacionais da empresa russa Nami. O desenvolvimento do veículo com design exclusivamente russo começou em 2013 e custou nada menos que 12 bilhões de rublos (R$ 675 milhões).

Centros de Juventude do DF forma primeira turma

O Centro Educacional 7 da Ceilândia, foi palco da formatura de 320 jovens do programa Juventude em Ação da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares.

Eles receberam certificado de conclusão dos cursos de culinária sustentável, violão, empregabilidade, muay thai e hip-hop. Os jovens de 15 a 29 anos participaram das oficinas iniciadas em fevereiro. Eles assistiram a cerca de 40 horas-aulas em uma das três unidades do DF. Na solenidade de formatura muitos deles mostraram suas habilidades com apresentações de dança e de música.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, disse que o objetivo do Centro de Juventude é preparar os jovens para o mercado de trabalho e incentivar a prática de esportes. “O que eu vi aqui hoje me deixa extremamente feliz. Vi jovens investindo em esporte, em cultura, em formação e certamente criando novos horizontes. Tenho certeza de que nos três centros, aqui, em Samambaia e na Estrutural, muitos laços foram criados e muita gente transformou suas vidas”, declarou Rollemberg.

Além da Ceilândia tem Centro de Juventude na Estrutural e em Samambaia com capacidade de atender 500 jovens por mês. Os espaços de promoção da juventude proporcionam para pessoas de 15 a 29 anos, cursos profissionalizantes, oficinas culturais e de esporte, além de atendimentos pedagógicos e psicológicos. Além destas atividades é possível ainda fazer sugestões de outras modalidades de cursos.

Os espaços de promoção da juventude proporcionam para pessoas de 15 a 29 anos, cursos profissionalizantes, oficinas culturais e de esporte, além de atendimentos pedagógicos e psicológicos. Além destas atividades é possível ainda fazer sugestões de outros cursos. Mais turmas de diferentes modalidades estão previstas para o fim de maio. No entanto, a qualquer momento os interessados podem comparecer aos centros para tentar uma vaga. As turmas são abertas de acordo com a demanda da população.

Curtas

Segurança é afastada da guarda de Marcela Temer por não ter ajudado a tirar cão que entrou no laguinho do Palácio do Alvorada trás dos patos. Segundo a revista Veja, o fato aconteceu no dia 22 de abril mas só veio a público neste fim de semana. Marcela Temer caminhava nos jardins do Palácio com o filho Michelzinho, quando Picoly, da raça jack russell, entrou na água atrás de patos. Ele ficou no meio da água parado e não sabia voltar. Marcela pulou na água para resgatar o seu cãozinho. Depois do banho, irada, a primeira-dama exigiu a exoneração da agente que a acompanhava e que não pulou na água no seu lugar. Segundo a assessoria de imprensa da primeira-dama, Marcela tem prerrogativa de segurança e não teve retorno da agente ao pedir assistência durante o resgate. A segurança não foi exonerada, mas deixou a segurança pessoal de Marcela e foi realocada nos quadros do GSI. Militares que faziam a guarda da Alvorada que assistiram à cena foram repreendidos por não terem oferecido suporte. O assunto caiu na rede.

“Estética e Saúde: novas tecnologias, dúvidas antiga”, promovido por Luciana Munhoz e Thaís Maia, no dia 10 deste mês, às 19 horas no Teatro do Brasília Shopping , terá entrada franca. O palestrantes, Márcio Padilha, CEO da Runway e líder coach, abordará os benefícios da tecnologia no mundo da atividade física e qualidade de vida.Também participam do encontro o cirurgião plástico Múcio Porto e da dermatologista Simone Breves.

Nestlé paga mais de US$ 7 bilhões para comercializar produtos da marca Starbucks em todo o mundo. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (7) por meio de um comunicado."Esta operação é uma etapa importante para nossas atividades de café, a categoria de maior crescimento da Nestlé", declarou Mark Schneider, diretor geral do grupo suíço. As duas empresas têm uma autêntica paixão pelo café excepcional e estão orgulhosas de serem reconhecidas como líderes globais pela procedência responsável e sustentável de seu café".

N1H1 faz mais vítimas no DF. A Secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira um boletim epidemiológico em que trouxe a confirmação de 17 casos de pessoas contaminadas pela gripe H1N1 no Distrito Federal. O número representa um crescimento de mais de 40% em relação ao último boletim, quando 7 pssoas tinham sido diagnósticadas com a doença. Para barrar o vírus é importante se vacinar.

“A Reforma Trabalhista e os seus impactos”, livro do jurista Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga, da editora LTr, será lançado amanhã às 19 horas na sede da OAB/DF, durante debate sobre a reforma trabalhista, promovido pela Comissão de Direito do Trabalho. A obra, que é a quarta lançada pelo advogado, traz comentários sobre a Lei 13.467/17 (que instituiu a reforma trabalhista) e também sobre a Medida Provisória 808/17.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 06/05/2018

Os votos de amor de Isadora Campos e Jorge Paulo

A Catedral de Brasília foi palco da cerimônia de casamento da advogada Isadora Campos e do empresário carioca Jorge Paulo Palhares no último sábado de abril e até hoje é muito comentado pela grandiosidade da cerimônia, tanto religiosa quanto a festa. A noiva é muito querida na cidade e admirada pela sua coluna no Metrópoles. Ela é filha de Ivonice Campos e José Carlos Aires Campos e Jorge de Chistiana e Paulo César Palhares.

Os seletos convidados acompanharam a cerimônia religiosa no templo, lindamente decorado com rosas e orquídeas, passarela de espelhos e tapetes persas iluminados com candelabros de cristal Baccarat. Os 32 padrinhos do casal, eram de Brasília e do Rio de Janeiro, assim como os cinco pajens e as sete damas de honra. A riqueza dos detalhes da celebração chamou a atenção de muitos turistas que pararam para apreciar os looks dos convidados.

Os sinos da Catedral tocaram simultaneamente com a Orquestra Toccata e o coral Totus Tuus, a Marcha Nupcial. O som que ecoava dentro da Catedral anunciava a entrada de Isadora Campos pontualmente às 15 horas. Lindamente vestida em um modelo Elie Saab Haute Couture, todo em renda, com véu confeccionado com mais de 30 mil pedras de cristal, de mãos dadas com o pai José Carlos Aires Campos, era o retrato da felicidade.

A cerimônia de casamento foi celebrada pelo Frei Hoslan e o padre Omar Raposo, amigo da família do noivo, vindo exclusivamente do Rio de Janeiro. Enquanto Isadora percorria a passarela espelhada, no altar Jorge Paulo Palhares , ao lado da mãe Christiana, admirava a noiva que após cinco anos de namoro e dois de noivado, tornar-se-iam marido e mulher.

O Frei Hoslan e o padre carioca Omar Raposo iniciaram a cerimônia de casamento num cenário de cinema que emocionou a todos."Sejam simples e dóceis", disse o Frei Hoslan após a leitura do evangelho. A canção La Vie en Rose cantada pelo coral infantil Totus Tuus marcou a entrada das alianças. No altar, ao som de Ave Maria, Isadora e Jorge Paulo disseram ‘sim’ ao amor.

Para finalizar a cerimônia, o padre Omar abençoou Isadora e Jorge Paulo em nome do Papa Francisco. "Eu vos declaro marido e mulher. Pode beijar a noiva", concluiu Frei Hoslan. Mais uma vez, a alegria tomou conta do local.

Na saída da catedral, os recém-casados seguiram para a festa no Lago Sul, à bordo de um MG Roadster vermelho vintage de 1959, sob chuva de pétalas brancas, muitos cliques e aplausos dos presentes.

Isadora, que é apaixonada pelos monumentos de Brasília, escolheu a Ponte JK para cenário da festa e antes de chegar ao local da recepção, ela e Jorge Paulo fizeram fotos no Lago Paranoá com seus padrinhos tendo o por do sol como testemunho.

A recepção dos convidados foi na QL 26 do Lago Sul, aos pés da Ponte JK. O local foi lindamente decorado numa mistura de bom gosto e modernidade. No centro do grande salão,montado especialmente para a ocasião,tinha um gazebo com flores, orquídeas vermelhas, espelhos e muitos lustres. Mesas do designer francês Philippe Starck, um mobiliário dourado e em tons neutros e esculturas de Ceschiatti completaram o cenário.

A decoração, tanto da Catedral, como do local da recepção dos convidados foi uma parceria entre Kaká Fagundes e Denise Magalhães da empresa Verde Que Te Quero Verde e o cerimonial de Cesar Serra. Os brindes à Isa e JP foram com champanhe Perrier Jouet, vinho tinto Pêra Manca e drinques do Help Bar.

O jantar foi servido à francesa e com cardápio requintado. Uma mesa de doces com 14 tipos de brigadeiros, macarons, bombons trufados, brownie bem-casado e bem-sonhado que vinham com mini terços e medalhas de Nossa Senhora. O bolo tinha 1.10 cm de altura e 80 cm de diâmetro coberto por flores branca e com bonecos de porcelana que representavam o casal.

Isadora escolheu um segundo vestido para curtir a festa junto com os convidados. Os recém-casados entraram no salão sob muitos aplausos e fogos de artifício. A pista de dança foi montada na beira do Lago e com o chão holográfico. A Ponte JK recebeu iluminação especial para compor o cenário.

A badalação começou com a versão eletrônica de Bella Ciao, da série La Casa de Papel. Luiza Possi, o sertanejo Wagner Simões e o funkeiro MC Sapão, Jonas Campelo e Fran Rafael, foram as atrações musicais do grandioso casamento de Isadora Campos e Jorge Pedro Palhares.

O casal curtiu e dançou muito até o amanhecer ao lado dos convidados e da família Christiana e Paulo Cesar Palhares, Ivonice Campos e José Ribamar Dias, Maria Letícia Protásio e José Carlos Campos. Fotos Metrópoles e Luxo de Festa.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 05/05/2018

OAB/DF promove Fórum de Liberdade de Imprensa e Cidadania

Em defesa da liberdade de expressão e da democracia aconteceu nesta semana, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal, a décima edição do Fórum de Liberdade de Imprensa e Democracia, promovido pela Revista e Portal Imprensa. O evento teve como tema central a “Censura Prévia e a Liberdade de Imprensa no Brasil” com a participação de jornalistas, advogados, diretores de redação, juízes, repórteres, estudantes, especialistas e autoridades.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, abriu os trabalhos e falou da importância da liberdade de imprensa como garantia aos regimes democráticos. “Hoje o potencial de repercussão trazido pelas redes sociais e demais meios de comunicação virtuais são absolutamente potencializadores da comunicação”, disse Costa Couto.

Sinval de Itacarambi Leão, diretor do Portal Imprensa, lembrou que a liberdade de imprensa vive os mesmos problemas que uma democracia em construção. “[O jornalismo] na era digital é um agente estruturante das democracias onde o direito à notícia consta, inclusive, como cláusula pétrea nas constituições da maioria dos países filiados à Organização das Nações Unidas (ONU).”

Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, disse que a liberdade de imprensa é uma conquista para a sociedade e deve-se lutar para que ela não acabe. “Nunca o jornalismo foi tão indispensável como elemento certificador da veracidade das informações e das opiniões com responsabilidade. A falta de liberdade é como o ar, nós só sentimos a sua falta quando não há temos”, declarou o presidente da ABERT.

Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional dos Jornalistas, falou que é muito importante haver sempre o debate, já que a censura à liberdade da imprensa fere também o direito das pessoas serem informadas. O presidente da ANJ disse que está sendo veiculada em diversos meios de comunicação no Brasil, a campanha “a violência contra jornalistas é também uma violência contra o seu direito de saber a verdade”.

Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, disse que a liberdade de imprensa é uma conquista da sociedade e que é preciso zelar por ela. “Quando um jornalista, um comunicador ou profissional da imprensa, é atacado ou ameaçado de morte ou por vezes assassinado, não é a imprensa que está sendo atacada e sim a sociedade.”

Adauto Soares, coordenador de comunicação e informação da Unesco no Brasil, disse que “qualquer estado que esteja sobre o Estado de Direito e que respeite as análises individuais, em particular as liberdades de opinião, de consciência e de expressão, dependem de uma imprensa livre, independente e protegida contra a censura e a correção”.

Durante o fórum foi discutido os temas: As violações à liberdade de imprensa e Ordens Judiciais de censura e remoção de conteúdo. No encerramento do Fórum, o advogado e ex- presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, abordou a democracia na liberdade de imprensa, sob a ótica da Constituição de 1988. “A Constituição positivou o discurso mega enfático, superlativo, consagrou o princípio, o Direito da liberdade de imprensa em plenitude”. Ayres Britto afirmou que a comunicação faz parte da interação das pessoas como sociedade enquanto seres humanos.

“O pensamento está a serviço da comunicação entre as pessoas. Qualificados bens da vida como bens de personalidade, sem ele o indivíduo se reduz a sub indivíduo. Esses bens da vida compõem a personalidade de cada um de nós, fazem parte da estrutura identitária do ser humano”. O ministro afirmou que, “quanto mais se expande a democracia, mais se expande a liberdade de expressão. A imprensa é apenas o locus, o ambiente mais favorável para o gozo em plenitude desses Direitos, que são bens jurídicos, de personalidade, fundamentais, porque são fundantes da personalidade”.

Ayres Britto encerrou o Fórum lembrando que o inciso 14 da Constituição de 1988, diz que “é assegurado à todos o acesso à informação. Para proteger o profissional do jornalismo e resguardado o sigilo da fonte quando necessário o exercício profissional. Democracia é o império da transparência, é o governo do poder público em público. A liberdade de imprensa pode ser professada em plenitude”.

Vamos exercer plenamente a nossa liberdade de expressão como assegura a Constituição.

Luis Fonsi canta com Ivete Sangalo no Espaço das Américas

O cantor de ‘Despacito’ chegou com seu primeiro show no Brasil “Love and Dance Tour” com a participação da cantora baiana Ivete Sangalo. O Espaço das Américas, na zona Oeste, de São Paulo, ficou lotado para o show de Luís Fonsi e do retorno aos palcos de Ivete, após ficar afastada por causa da gravidez, de suas filhas gêmeas.

O cantor de Porto Rico, que se apresentou no Grammy Awards 2018, disse que é fã de Ivete Sangalo. Fonsi declarou que está animado para a maratona de shows pelo Brasil. Kiko(KLB), Roberta Miranda, Eliéser e Kamilla Salgado foram prestigiar a primeira apresentação do cantor em nosso país. Luís Fonsi iniciou a sua carreira em 1998, com o lançamento do disco “Comenzaré”, que já o projetou para a América Latina. O auge foi em 2017 com o “Despacito”, em parceria com Daddy Yankee. Seu mais recente sucesso é “Échame La Culpa”, dueto com Demi Lovato, que se tornou a canção latina mais ouvida nos Estados Unidos.

Curtas

Jô Soares está de volta aos palcos. Além de atuar como Juiz na peça "A Noite de 16 de Janeiro", cujo título remete a data de seu nascimento, Jô assina a tradução do texto e a direção. "A Noite de 16 de Janeiro" é uma peça que se passa em 1934 e encena o julgamento de um homicídio. O tribunal do júri é apresentado ao caso de Andrea Karen, ex-secretária e amante do empresário Bjorn Faulkner, acusada de seu assassinato. A estreia é neste sábado (5), no TeatroTuca, em São Paulo. É uma ótima forma de festejar seus 80 anos, onde tudo começou.

Dia Nacional do Líder Comunitário. A data homenageia o “porta-voz do povo” junto aos poderes constituídos. Ele faz a diferença na vida de uma comunidade emprestando o seu tempo e talento para dirimir as questões do cotidiano. O verdadeiro líder faz seu trabalho de forma voluntária e por amor. Não usa a sua liderança ou associação para se promover e conquistar cargos e sim para valorizar a comunidade. A humildade é a sua marca. Parabéns a você que ama ser solidário.

Mercatto Kids retorna a Brasília neste final de semana. A maior feira de moda e festas infantis do Centro-Oeste, que tem como objetivo fomentar o mercado de festas infantis da cidade, poderá ser conferida até domingo no Clube do Exército. A programação inclui palestras, desfiles, oficinas, além de atrações gratuitas para as crianças, com espaços baby e kids, área gourmet, vendas de produtos e as principais novidades do segmento infantil. Um dos destaques será a psicóloga Anja Kamp, além de atividades especiais. Ingresso a R$ 10.

Brasil tem sociedade viciada em Estado, disse o ministro Luís Roberto Barroso, no Fórum Brasil-Reino Unido, na Universidade de Oxford. Segundo ele a desonestidade institucionalizada, o patrimonialismo e cultura de desigualdade, impedem o Brasil de avançar. Segundo ele a presença excessiva do Estado gera cultura de compadrio e favorecimento por trás do loteamento de cargos públicos. “A corrupção no Brasil é endêmica e sistêmica com índices de contágio impressionantes que envolveu empresas estatais, agentes públicos, privados, membros do Executivo e do Legislativo”.

A dermatologista Ana Regina Franchi Trávolo diz que tomar água é a melhor forma de hidratar o organismo. A médica explica que fatores climáticos como vento, sol, frio e o ar seco, são os causadores do ressecamento da pele assim como as substâncias químicas liberadas na utilização de detergentes e sabões. “Além de tomar pelo menos 2 litros de água por dia, é importante usar o hidratante em todo o corpo após o banho, com a pele úmida. Quem tem a pele muito seca pode reaplicar o creme no decorrer do dia”, recomenda Ana Regina.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 04/05/2018

DF tem primeira mulher como Defensora Pública Geral

O Palácio do Buriti foi palco da posse da nova Defensora Pública- Geral do Distrito Federal, Maria José Silva Souza de Nápolis, para o biênio de 2018/2020. Ela assinou o termo de posse acompanhada da mãe, Maria Soledade da Silva Souza e do governador de Brasília Rodrigo Rollemberg. Maria José é a primeira mulher a assumir a direção da Instituição.

Maria José falou da alegria de assumir tão importante função, agradeceu ao governador por tê-la escolhido, e a gestão anterior, comandada pelo defensor público Ricardo Batista. Ela se colocou à disposição dos cidadãos que, porventura, necessitem dos serviços da instituição.“Como é grande minha satisfação em poder conduzir essa instituição que, dia após dia, declara guerra, enfrenta e combate o muro invisível da exclusão. É essa a árdua tarefa que nós defensores públicos escolhemos”, afirmou a defensora pública-geral.

“Me sinto muito feliz, a Defensoria é uma instituição essencial para a defesa da população carente do DF e é uma honra poder conduzir esse órgão tão importante para o nosso DF. Nós temos muitos desafios pela frente, como melhorar nossas condições de trabalho, modernizar o atendimento à população e melhorar o orçamento. São desafios bons porque a gente sabe que é em defesa da população do DF”, declarou Maria José.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, reconheceu a importância da Justiça e pontuou a relevância do órgão na tarefa de garantir os direitos da população mais vulnerável.“Sei da dificuldade que as pessoas mais pobres têm de acessar a Justiça no nosso País. Daí a importância da Defensoria Pública para fazer com que aqueles que não tenham voz sejam ouvidos e, sobretudo, possam ser defendidos”, declarou Rollemberg.

Maria José nasceu no Acre em 1981, é bacharel em direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (CESUT), pós-graduada em Direito Civil e Constitucional e já foi professora de Direito Processual Penal. Profissionalmente, também atuou no Ministério Público do Estado do Goiás como assessora de Promotor de Justiça e de Procurador de Justiça. Em 2007, ela começou a trabalhar na Defensoria Pública do DF, sendo eleita duas vezes para integrar o Conselho Superior da Instituição. Atualmente trabalha no Núcleo de Execução Penal. Maria José assume o comando da Defensoria Pública do DF com o compromisso de enfrentar os desafios na defesa dos vulneráveis do DF.

Paola Aires, que é procuradora-geral do DF e foi a primeira mulher a ser nomeada para o cargo, revelou estar muito feliz com a nova gestão da Defensoria Pública do DF. “Fiquei muito satisfeita com a nomeação da primeira mulher no cargo de defensora geral. Da minha parte, nós vamos fazer uma gestão compartilhada, de muito entrosamento. Desejo a ela muito sucesso nesses dois anos de gestão”.

A solenidade foi muito prestigiada e contou com a presença do presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, que ocupou a tribuna da solenidade de posse. Para Costa Couto, é muito importante ter uma mulher como defensora geral, pois demonstra um avanço o ingresso de mulheres em cargos de chefia. “Sabemos que Maria José possui todos os predicados para exercer brilhantemente a função. Desejamos que a nova defensora geral tenha êxito em seu cargo e que tenha uma gestão voltada aos interesses da advocacia e dos cidadãos menos favorecidos”.

Já para a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal, Mayara Lima Tachy, o objetivo final é tornar a instituição uma entidade de destaque no DF. “Precisamos crescer e dar um atendimento bom para a população. Precisamos de uma sede própria e de profissionais para movimentar a Casa porque os nossos atuais 240 defensores estão muito sobrecarregados e ainda tem áreas que não conseguimos atuar por falta de profissional”.

A nova defensora geral terá ao seu lado os defensores, Danniel Vargas de Siqueira Campos e João Carneiro Aires que ocuparão os cargos de subdefensores-gerais. João Carneiro Aires é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), é defensor público do DF desde 2007 e, atualmente, chefia a Defensoria Cível do Gama. Danniel Vargas de Siqueira Campos estudou direito no Centro Universitário de Brasília (Ceub). Atua como defensor público do DF desde 2007 e, hoje, é titular da 1ª Defensoria do Núcleo da Saúde.

Festival do Futebol leva crianças a Arena do Grêmio

Meninas e meninos da Comunidade TRI, nome dado pelo clube aos bairros do entorno da Arena do Grêmio, participaram da 21ª edição do CBF Social, em parceria com Conmebol e pelo Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio (DRS).

As crianças foram recebidas pelo jogador Jael, centroavante gremista e se "concentraram" na zona mista do estádio, onde receberam coletes para a divisão de equipes por idade. Após a organização, os grupos seguiram para a entrada em campo, com o Mosqueteiro, mascote do clube, puxando a fila ao lado do centroavante Jael.

Jael foi recebido aos gritos pela criançada, que logo rumou ao gramado para uma série de atividades, como aquecimento, alongamento e jogos em espaço reduzido. E com a participação do camisa 9. “É uma sensação inexplicável. Acordar, vir pra cá e receber esse carinho das crianças foi muito importante. Espero que eu possa alegrá-los ainda mais aqui nesse evento e que a presença deles aqui seja um incentivo em busca do sonho de quem quer se tornar jogador de futebol – afirma o atacante. Ao fim do evento, os pequenos ainda aproveitaram para tirar fotos no estádio e ganharam um lanche.

A parceria entre o projeto Festival do Futebol e o Grêmio foi costurada no ano passado, quando a Seleção atuou em Porto Alegre, com vitória por 2 a 0 sobre o Equador, na Arena, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. Na ocasião, o Grêmio se colocou à disposição para sediar o evento e desde lá o evento tem sido planejado.

“Todas essas crianças que estão aqui hoje são oriundas da Comunidade TRI, associações de bairro, escolas e instituições do entorno da Arena. Mas o objetivo não é só a brincadeira, o projeto também conta com palestras e workshops voltado à área da infância e adolescência, saúde e formação de atletas. Um grande evento que conseguimos trazer para cá e é uma alegria para o Grêmio, crianças, pais e da nossa torcida”, disse um dos diretores do Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio, Rodrigo Kandrik.

Curtas

Ana Hickmann inaugura rede de escolas. A apresentadora e empresária recebeu convidados na noite de ontem ao lado do marido, Alexandre Correa, no bairro da Lapa, em São Paulo. “Educação e trabalho. Esse é meu grande sonho e meu objetivo”, declarou a modelo gaúcha. A rede de escolas terá aulas com cursos profissionalizantes especializados nas áreas de beleza, como os de cabeleireiro, maquiagem, fotografia e moda sustentável. Ana é craque em tudo que faz e esta será uma ótima oportunidade para as pessoas adquirirem novos conhecimentos e profissões.

Sírio-Libanês Brasília oferece 500 vagas de empregos para enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e auxiliares administrativos. Os benefícios incluem assistência médica e odontológica, seguro de vida, vales alimentação, refeição e transporte e convênio farmácia. Para candidatar-se às vagas, é necessário enviar o currículo para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. (colocar no campo assunto “Sírio-Libanês Brasília”).

Morre Marcelo Pimentel, ex-presidente do TST, aos 92 anos. Pimentel estava internado no Hospital Brasília por conta de uma pneumonia. Ele deixa a mulher Eliana, os filhos Sérgio e Patrícia e netos. O velório será amanhã na sede do Tribunal Superior do Trabalho, no saguão do Bloco B, a partir das 10 horas. O capixaba era também jornalista e foi presidente do Conselho Editorial dos Diários Associados, grupo a que pertence a TV Brasília e o Correio Braziliense. Ele também exerceu o cargo de Ministro do Trabalho durante o governo Itamar Franco e desde então atuava como advogado em Brasília. Nosso pesar aos familiares, amigos e colegas do digno defensor da Justiça do Trabalho.

Villa Mix é a grande atração na capital federal no sábado, às 13 horas, no Mané Garrincha, com Jorge & Matheus, Matheus & Kauan, Simone & Simaria e os brasilienses Cleber & Cauan. Completam o time o novo fenômeno do sertanejo, Jefferson Moraes e Luan Santana, além de Wesley Safadão, Jonas Esticado e Xand Avião com muito forró. Considerado um dos maiores festivais de música do Brasil, o Villa Mix, vai mostrar nomes consagrados no eletrônico com Alok e os duos Jetlag e Sevenn, eleitos entre os melhores DJ’s do mundo. "Todo ano a gente tem o desafio de criar uma cenografia diferente, de criar uma história diferente, trazer novos artistas e novas culturas. Esse ano com o tema ‘O Mundo é Mix’ queremos mostrar a grande mistura de estilos e ritmos que o nosso Brasil possuí", explicou o produtor geral do evento, Marlus Marcelus.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 5 de 246
RocketTheme Joomla Templates