Coluna Bernadete Alves - dia 20/10/2017

Metrô do DF tem primeira estação com energia solar

O Metrô do Distrito Federal transporta mais de 170 mil pessoas por dia, dessas 2.820 embarcam todos os dias na Estação Guariroba da Ceilândia que a partir de hoje vai operar com energia solar. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhado do diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado e de parlamentares, acionou o sistema de captação de energia solar.

A instalação de placas fotovoltaicas faz parte do programa Metrô Sustentável, que consiste em projetos para utilização de energias renováveis no sistema metroferroviário; na implementação da agenda ambiental na administração pública; e na conscientização de passageiros e funcionários quanto ao uso racional dos recursos naturais e ao consumo consciente.

A capacidade de geração de energia do sistema da Estação Solar Guariroba é de 288 mil quilowatts/hora por ano, o que equivale ao consumo da estação e outras duas. O excedente de energia beneficiará todo o sistema metroviário da capital do País.O projeto-piloto de mini geração de energia limpa reduzirá, a médio prazo, as contas de luz da companhia. O chefe do Executivo local destacou a economia financeira e a questão ecológica, visto que o governo investe em energia renovável. “Esse sistema vai significar economia de R$ 50 mil a R$ 60 mil por mês para o Metrô, e o nosso objetivo é ampliar isso para outras estações”, declarou Rollemberg.

De acordo com o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, a estação é a primeira desse tipo na América Latina. No mundo, outras cidades que usam as placas fotovoltaicas em estações de metrô são Milão, na Itália; Nova Deli, na Índia; e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em reconhecimento à iniciativa de investir em uma estação sustentável, o Metrô-DF recebeu o prêmio Golden Chariot International Transport Award, na categoria Companhia Nacional de Transporte do Ano. A condecoração, destinada a organizações, empresas e pessoas em todo o mundo que fazem as maiores contribuições para a indústria desse segmento, foi entregue em abril deste ano, na sede da Organização das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante o evento Metas de Desenvolvimento Sustentável — Transporte e Paz.

Dia Mundial da Osteoporose

A data tem por objetivo chamar atenção para o problema que atinge dez milhões de pessoas no Brasil,segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose. A osteoporose é uma doença silenciosa, assintomática, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço, quadril e até mesmo pescoço.

Segundo a IOF de cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose; e deste número, um em cada cinco, recebe algum tipo de tratamento. Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa, são os que mais sofrem da osteoporose. Além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.

A osteoporose é uma condição médica perigosa que pode, inclusive, diminuir a qualidade de vida ou até mesmo a locomoção do indivíduo. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida. No dia 20 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença.

O grande problema da osteoporose é que a perda de osso ocorre de forma silenciosa e progressiva e, muitas vezes, não há sintomas até a primeira fratura ocorrer. As complicações clínicas da osteoporose incluem não só fraturas, mas também dor crônica, depressão, deformidade, perda da independência e aumento da mortalidade. Após o diagnóstico, deve-se realizar o acompanhamento médico, que poderá orientar a prática de exercícios físicos e prescrever a suplementação de cálcio e vitamina D. É muito importante consultar um médico para a realização de exames periódicos.

O médico Eduardo Abdla, especialista em coluna, do HOME, explica que o nosso esqueleto é um tecido vivo e em constante mudança. Desde o momento do nascimento até a idade adulta, os ossos estão se desenvolvendo e fortalecendo em um perfeito equilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea. “ Entretanto, à medida que envelhecemos, pode ocorrer um desequilíbrio nesse sistema, ocorrendo mais reabsorção que formação óssea, levando ao enfraquecimento dos ossos, a chamada osteopenia, até que eles se tornem mais porosos, quebradiços e propensos a fratura, com o problema da osteoporose. O equilíbrio entre a reabsorção e a deposição óssea é determinado pelas atividades de dois tipos principais de células, chamados osteoclastos e osteoblastos, que são fortemente reguladas pela ação de alguns hormônios, principalmente o estrogênio. Como o estrogênio está presente numa quantidade bem maior nas mulheres são elas as mais atingidas pela doença, uma vez que na menopausa os níveis de estrogênio caem bruscamente”.

O Dr. Bruno Rezende, especialista em quadril, diz que a prevenção da osteoporose deveria começar desde a infância, já que a massa óssea adquirida durante a infância e juventude é um determinante importante do risco de fratura osteoporótica durante a vida adulta. Quanto maior o pico de massa óssea, menor o risco de osteoporose, estima-se que um aumento de 10% do pico de massa óssea em crianças reduz o risco de uma fratura osteoporótica durante a vida adulta em 50%”, declara o ortopedista.

Assim sendo devemos manter alguns hábitos de vida saudável para evitar ou retardar o aparecimento da doença, são eles:dieta saudável rica em cálcio e vitamina D,tomar Sol todos os dias; praticar atividade física regular, pois o exercício em qualquer fase da vida tem um papel fundamental na prevenção de osteoporose e fraturas; evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. As pessoas com fatores de risco para a doença devem mudar seus hábitos e procurar um endocrinologista para realizar uma avaliação da sua saúde óssea!

Após o diagnóstico, deve-se realizar o acompanhamento médico, que poderá orientar a prática de exercícios físicos e prescrever a suplementação de cálcio e vitamina D. É muito importante consultar um médico para a realização de exames periódicos.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 19/10/2017

DF é destaque no Brasil em atividade física

Levantamento inédito feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revela que apenas três em cada dez brasileiros na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas com regularidade. O levantamento mostra ainda que os homens praticam atividade física 28% a mais do que as mulheres e as pessoas com maior renda têm mais acesso à prática esportiva.

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017 - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas, em 2015, 37,9% dos brasileiros entrevistados disseram praticar esporte. Entre os homens, o índice ficou em 42,7% e entre as mulheres, em 33,4%. O Distrito Federal (50,4%) é a unidade da Federação em que as pessoas mais praticam atividade física, enquanto Alagoas (29,4%) tem o menor percentual.

“Os dados analisados reforçam a compreensão de que realizar atividade física e esportiva não se restringe somente a uma decisão individual, mas é também produto de como a sociedade pauta a vida coletiva. Isso significa que aconselhar os indivíduos a praticar mais exercícios, sem criar oportunidades efetivas para as pessoas se engajarem com as práticas, nem enfrentar os condicionantes sociais que limitam o envolvimento, dificilmente mudará o cenário”, diz o relatório.

O levantamento, que traz dados sobre o perfil da prática esportiva no Brasil, faz recomendações aos governos nas áreas de saúde, educação, esporte e desenvolvimento humano. De acordo com o Pnud, a intenção do estudo é “contribuir para o aumento das práticas esportivas de modo a oportunizar patamares mais elevados de desenvolvimento humano para todas e todos".

Segundo o estudo, ser homem, jovem, branco, sem deficiência e de alto nível socioeconômico e educativo significa praticar muito mais atividades físicas e esportivas do que o restante da população. Em contrapartida, as mulheres de baixo nível socioeconômico e educativo, as pessoas idosas, as pessoas negras e as pessoas com deficiência são a maioria entre os não praticantes.

Conforme o levantamento, pessoas com rendimento mensal domiciliar per capita de cinco salários mínimos ou mais praticam até 71% a mais do que a média das pessoas adultas no Brasil. Já o grupo de pessoas sem nenhum nível de instrução pratica até 54% a menos que a média das pessoas adultas.

“Esse não é um problema exclusivamente do Brasil, em que as pessoas estão cada vez mais sedentárias”, argumentou o professor de educação física, especializado em treinamento de alto rendimento, Marcio Atalla. Segundo ele, a própria história da humanidade explica um pouco a dificuldade de o ser humano sentir-se motivado a praticar esportes.

“A origem do problema é o ser humano, que é poupador. Se buscarmos a história, o ser humano sempre se movimentou porque o meio ambiente exigia. Até o fim da década de 1980, as pessoas tinham uma quantidade maior de movimento por viver sem celular, computador, com poucas escadas rolantes, muito pouco controle remoto. Com muita tecnologia, as pessoas passam a não se movimentar. No automático, por ser poupador, o ser humano não vai se movimentar. Daí a importância de trabalhos como esse do Pnud, que tentam mapear a situação para encontrar uma solução”, disse Atalla.

De acordo com o levantamento, somente 0,58% das escolas brasileiras é considerada Escola Ativa (classificação pleno e avançado), enquanto 38,56% estão ainda no patamar insuficiente. Metade das escolas está no nível elementar.

O relatório define Escola Ativa como aquela em que a distribuição do tempo, da arquitetura e do mobiliário dos espaços, das regras de conduta é mais apropriada para o estímulo e a prática das atividades físicas. “A proposição da Escola Ativa, defendida na perspectiva do desenvolvimento humano, trata de fazer da escola um local em que o mover-se seja compreendido como uma capacidade valorosa na vida das pessoas”, afirma o relatório.

Entre as escolas públicas, mostra o estudo, quase metade (46,1%) está no nível elementar, enquanto 42% estão no nível insuficiente. Entre as particulares, 61% estão no nível elementar e 24% no nível insuficiente. No Brasil, 39% das escolas oferecem atividades físicas extracurriculares e 20% abrem nos fins de semana para a prática esportiva.Conforme o relatório do Pnud, entre os estudantes de 13 a 17 anos, 29,2% fariam atividades físicas e esportivas na maioria dos dias da semana se pudessem e apenas 5,9 não fariam, mesmo que fosse possível.

Como sugestão para melhorar os índices de práticas esportivas no país, o relatório afirma que os governos, o setor privado e as organizações da sociedade civil devem adotar políticas públicas e iniciativas condizentes com a importância das atividades. “As políticas de promoção de atividades físicas e esportivas não podem estar focadas somente na responsabilização individual e na mudança de comportamento. Diversas condições estruturais causam impacto nessa prática. Assim, as políticas devem corrigir desigualdades, bem como pensar em soluções sistêmicas, com ênfase na participação e no controle social”, diz o texto.

Para o Pnud, há uma alta “alta concentração do investimento privado”, feito especialmente pela famílias. Segundo o relatório, em 2013 as famílias investiram R$ 51 bilhões em esporte. No mesmo ano, os clubes investiram R$ 4 bilhões e as empresas investiram R$ 2,13 bilhões. Já o financiamento público ficou em R$ 590 milhões, por parte do governo federal, R$ 2,37 milhões das secretarias estaduais e R$ 1,39 milhões das secretarias municipais. “A ausência do Estado no fomento ao esporte de participação obriga as pessoas interessadas a recorrer ao mercado e pagar para ter acesso a essas práticas”, diz ainda o estudo.

O governo de Brasília incentiva a prática do esporte em todos os espaços da cidade. Além do Parque da Cidade, que é uma academia à céu aberto, montou em várias quadras residenciais os Pontos de Encontros, com vários aparelhos de ginástica para todas as idades.O Eixão, nos domingos e feriados, é liberado para caminhadas, corridas, pedaladas e entretenimento da população desde 1991. Para que todos possam aproveitar mais o horário de verão,o Eixão do Lazer ficará aberto para práticas esportivas e outras atividades das 7 às 19 horas a partir do domingo, dia 22.

Igor Tokarski, secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, diz que é muito bom ver o comboio de carros dá lugar nos domingos e feriados aos esportes ao ar livre, em especial caminhada, corrida e passeio de bicicleta. “Para que a população possa aproveitar mais a rodovia o governo modificou o tempo de utilização da via. Mesmo antes da mudança, já tínhamos uma demanda muito grande próximo das 18 horas, então nada mais justo do que estender esse horário.”

Henrique Luduvice, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, diz que a medida vai beneficiar os desportistas e proporcionar mais segurança aos usuários do Eixão do Lazer.“Essa é mais uma iniciativa integrada de governo a favor da qualidade de vida e da humanização na nossa capital”, declara Luduvice.

Com tanta gente circulando por seus 16 quilômetros, a avenida ganhou também grande quantidade de comerciantes e também palco de protestos.Este horário estendido de liberação do Eixão do Lazer, começa no dia 22 e vai até o dia 11 de fevereiro de 2018.

Brasil é vice-campeão mundial em profissões técnicas

O Brasil conquistou 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência, na WorldSkills 2017, maior competição de modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço, de 15 a 18 deste mês. As vitórias garantiram o segundo lugar no torneio finalizado nesta quinta-feira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes e confirmam a qualidade do ensino e do trabalho desenvolvidos em diversos ramos. No quadro geral, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Rússia. A próxima edição do torneio, que ocorre a cada dois anos, será disputada em Kazan, na Rússia.

Os brasileiros ganharam ouro em Mecatrônica, Eletricidade Industrial, Manufatura Integrada, Tornearia CNC, Polimecânica e Automação, Escultura em Pedra e Tecnologia de Mídia Impressa. A prata foi conquistada por competidores das modalidades Tecnologia da Moda, Joalheria, Construção de Estruturas Metálicas, Manutenção Industrial e Desenho Mecânico – CAD. Já as quatro medalhas de bronze foram obtidas nas seguintes modalidades: Marcenaria de Estruturas, Movelaria e Construção de Estruturas para Concreto.

O brasiliense Fábio Serpa, de 20 anos, conquistou o terceiro lugar na ocupação de "movelaria" da 44ª edição da WorldSkills, uma competição internacional de conhecimentos técnicos. Outros três representantes do Distrito Federal compuseram a delegação brasileira e ganharam certificados de excelência no mundial. Wanderson Coimbra, 21 anos, participou com o projeto de drywall e estucagem, um sistema de construção a seco. Wisley Pereira, de 19 anos, competiu na categoria “mecânica de refrigeração e ar-condicionado” e Gilberto Ferreira, de 19 anos, com“aplicação em revestimento cerâmico”.

A edição 2017 foi na cidade de Abu Dhabi e reuniu 1,2 mil jovens de 68 países. Os competidores são estudantes de cursos de educação profissional de até 23 anos de idade no ano em que se realiza o torneio. Em Abu Dhabi, eles formaram a equipe que ganhou o nome Top One, que concorreu em 50 modalidades. A delegação brasileira contou com 56 pessoas, sendo 50 vinculadas ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e seis ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Antes da competição, durante meses, os estudantes oriundos de todas as regiões brasileiras foram treinados pelo Senai em centros de referência. Acompanhados por orientadores em cada uma de suas áreas, eles realizaram atividades para aprimorar técnicas e também enfrentaram uma disciplina diária de exercícios físicos, treinamento técnico e psicológico.Nas provas, em Abu Dhabi, eles tiveram que completar desafios propostos pela organização da competição, dentro de padrões internacionais de qualidade. A pontuação levou em conta habilidades técnicas individuais e coletivas, bem como o tempo de execução das tarefas. Ao todo, o Brasil acumulou 34.901 pontos.

Robson de Andrade, presidente da CNI, disse que o fato de o Brasil estar ao lado de China, Coreia do Sul, Suíça e Rússia, em termos de qualidade dessas profissões, “é importante para criar oportunidades para os jovens e competitividade para as empresas”. Como resultado disso, a confederação espera melhorias na economia do país.

Estudo do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro, mostra que profissionais que fizeram cursos técnicos têm um acréscimo na renda de 18%, em média, em relação a pessoas com perfis socioeconômicos semelhantes que concluíram apenas o ensino médio regular.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 18/10/2017

Doenças da estação chuvosa

O Distrito Federal e Região do Entorno estão em plena temporada de chuvas. O período seco de quase 130 dias sem chover acabou no dia 30 de setembro com pancadas fortes, rajadas de vento, trovoadas, raios e granizo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia entre outubro e abril, as precipitações são intensas, isoladas e de curta duração, geralmente com ventos fortes.

Maria das Dores, do Inmet diz que as chuvas com granizo são normais nesta época do ano, no começo da temporada chuvosa devido a temperatura alta antes da precipitação. E alerta para os acidentes de trânsito, disseminação de doenças, desmoronamentos, alagamentos e até situações perigosas com raios durante as tempestades.

O fim da estiagem requer uma série de cuidados com a saúde, casa e o trânsito.Com as águas sujas de alagamentos e enxurradas se espalhando nas cidades, algumas doenças podem aparecer com mais frequência na população. A leptospirose é a mais famosa, por conta da urina de ratos que pode ficar diluída nas águas acumuladas em vias públicas. Mas também há risco de hepatite e diarreias causadas por vírus, bactérias e até protozoários.

Para evitar a contaminação a Defesa Civil recomenda não deixar que crianças nadem ou brinquem na água e na lama das chuvas; proteger as mãos com luvas e os pés com botas de borracha ou sacos plásticos duplos; e evitar manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama. Quando a tempestade é intensa muitas casas são atingidas pelo recuo da água e pelas enchentes. Neste caso a Defesa Civil ensina como limpar e desinfectar os ambientes, utensílios, móveis e demais objetos.

Panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis, devem ser limpos normalmente com água e sabão. Depois, prepare uma solução desinfetante, diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800ml). Mergulhe na solução os objetos lavados, deixando-os ali por, pelo menos, uma hora. No caso dos pisos, paredes, móveis e outros objetos, após retirar a lama, lave o local com água e sabão e, em seguida, prepare uma solução diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para um balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando-as secar naturalmente. Com relação a medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, a Defesa Civil aconselha descartar.

Outro ponto importante é o cuidado com os animais peçonhentos, que podem tentar se abrigar nas residências como escorpiões, lagartas de fogo, aranhas, abelhas e até serpentes. A dica é telar os ralos, as janelas, colocar rodo de vedação nas portas e evitar tomadas e outros pontos de energia destampados.

SLU chama atenção sobre gestão dos resíduos sólidos em exposição

A área externa entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional de Brasília, é palco da Exposição Labirintos — A saída para o lixo, até o dia 15 de novembro. A mostra promovida pelo Serviço de Limpeza Urbana, chama à atenção sobre a gestão dos resíduos sólidos no Distrito Federal e busca promover uma reflexão sobre a importância da coleta seletiva.

A exposição faz parte do programa Brasília Cidadã e retrata as dificuldades dos catadores de materiais recicláveis e tem ainda informações sobre o aterro controlado do Jóquei — também conhecido como lixão da Estrutural. Rondinele Mota Vieira,da Assessoria de Gestão Ambiental do SLU, informa que a proposta visa despertar nos visitantes a ideia de que todos podem colaborar com a gestão dos resíduos sólidos. “A mostra quer trazer a população para essa responsabilidade, que não é só do governo”, disse Vieira, ao destacar o engajamento da comunidade no fechamento do lixão da Estrutural.

Duzentas toneladas de material reciclável compõem o labirinto de 230 metros quadrados.Visitas escolares à exposição podem ser agendadas por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ) e incluem mostra de filmes com temática ambiental voltada para o público infantil. Mais Informações: (61) 3213-0189.

Portaria do Trabalho Escravo é ‘retrocesso inaceitável', afirma Dodge

A procuradora-geral do Ministério Público, Raquel Dodge, fez duras críticas a Portaria MTB nº1129/2017, editada pelo governo de Michel Temer em 13 de outubro, para dificultar o combate ao trabalho escravo. Raquel Dodge classifica a Portaria como um ‘retrocesso à garantia constitucional de proteção à dignidade da pessoa humana’.

A primeira providência da PGR foi a elaboração de uma “recomendação” dirigida ao ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira. O documento de número 38/2017 sugere que o governo “revogue a portaria” por conter o “vício da ilegalidade.” Fixa um prazo para que a recomendação seja acatada: dez dias. Desatendida, a Procuradoria irá à Justiça.

Nesta quarta-feira, a própria procuradora-geral Raquel Dodge entregou a “recomendação” da Procuradoria ao ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.Repassou também um ofício em que faz considerações pessoais sobre o tema chamando atenção para as violações constitucionais que podem ser efetivadas a partir do cumprimento da norma.

“Ao adotar um conceito de trabalho escravo restrito à proteção da liberdade e não da dignidade humana, a Portaria nº 1129 fere a Constituição, que a garante em seus artigos 1º-III (ao estabelecer que a República tem por fundamento a dignidade da pessoa humana) e 170-caput (ao estabelecer que a ordem econômica tem por finalidade assegurar a todos existência digna e é fundada na valorização do trabalho humano)”, afirmou Raquel.

Ontem os membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho integrantes da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), com apoio da Câmara Criminal do MPF (2CCR) e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), elaboraram recomendação para a revogação imediata da Portaria MTB Nº 1129/2017, sob o fundamento de que afronta o artigo 149 do Código Penal e as Convenções 29 e 105 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A procuradora-geral sugeriu que a participação da Polícia Federal – prevista na nova portaria – nas inspeções realizadas por auditores do Ministério do Trabalho mantenha o atual caráter de escolta ao auditor fiscal do trabalho e tenha efetivo papel de polícia judiciária da União. “É importante que a Polícia Federal atue para, na condição de polícia judiciária, instaurar inquéritos, avaliar prisões em flagrante, colher depoimentos que podem garantir a punição deste crime que envergonha a todos”, enfatizou.

Para a imprensa internacional e a oposição o presidente da República, Michel Temer, trocou a proteção aos trabalhadores vulneráveis pelo apoio dos agro-deputados à derrubada da segunda denúncia da Procuradoria contra ele. Para conservar-se acima da lei, entregou na bandeja aos ruralistas a precarização dos direitos de brasileiros que, tradicionalmente, são mantidos à margem e até abaixo da lei.

É importante lembrar que o Brasil foi a última nação do mundo ocidental a abolir o trabalho escravo de forma oficial, no final do século XIX. No entanto, esse problema continua a existir nos dias atuais. Informações recentes estimam a ocorrência de 200 mil trabalhadores no país vivendo em regime de escravidão, segundo dados do Índice de Escravidão Global, elaborado por Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo a OIT, é considerado escravo todo o regime de trabalho degradante que prive o trabalhador de sua liberdade. Isso ocorre no Brasil, em maior parte, em espaços rurais distantes de centros urbanizados e rotas de transporte para fuga, onde os trabalhadores são geralmente coagidos a continuarem laborando sob a alegação da existência de dívidas com fazendeiros.

É de conhecimento público que um grande número de pessoas vivem em condições sub-humanas de trabalho. Essa Portaria do governo Federal é preocupante uma vez que o escravismo é considerado internacionalmente uma violação grave aos direitos humanos, no sentido de explorar e privar o ser humano do exercício de sua liberdade.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 17/10/2017

Defesa Civil alerta para raios e risco com temporada chuvosa

A Defesa Civil alerta a população sobre os lugares perigosos durante as tempestades como dentro d’água ou embaixo de árvores. Além desses, a dica é evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, pequenas construções não protegidas, tais como tendas ou barracos, celeiros e veículos sem capota, como tratores, motocicletas e bicicletas. Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos. Não ficar no topo de prédios ou em morros. Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos. Evitar permanecer em terrenos descampados ou em grandes áreas abertas e muito menos andar a cavalo.

Dentro de casa também é preciso ficar atento com os raios. Não ficar próximo a janelas e portas metálicas, Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés; Não tocar em equipamentos elétricos que estejam ligados na rede elétrica e nem ficar próximo a tomadas; Não usar telefone; Não usar o chuveiro.

A Defesa Civil está realizando um mapeamento com todas as áreas de risco do Distrito Federal nesta temporada chuvosa. Segundo a coordenadora de Riscos e Desastres da Defesa Civil, major Solange Ribeiro, orienta que, se o nível da água estiver subindo durante as chuvas, a população deve procurar um local seguro e abrigar-se. Logo após as precipitações, não devem ser usados equipamentos elétricos que tenham sido molhados. Nunca se deve utilizar eletricidade em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

O Departamento de Trânsito faz um alerta especial de atenção às primeiras precipitações, pois o acúmulo de sujeira e óleo no asfalto tornam as pistas escorregadias, causando deslizamentos em casos de mudança de faixa e freadas bruscas. Pista molhada e baixa visibilidade aumentam as chances de acidentes. Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Glauber Peixoto, uma das peculiaridades da cidade é o fato de o motorista ficar por muito tempo dirigindo em condições de seca. Ele destaca que é preciso manter uma distância maior do carro da frente e jamais usar o celular. “Como situações de pista molhada pedem respostas repentinas, o uso do celular é ainda pior”, assegura Glauber.

Levantamento feito pelo Detran-DF aponta que as vias que mais apresentam problemas na época de temporais são a W3, em especial a Norte, que tem comércio de ambos os lados e por isso um alto fluxo de pedestres. As vias do Eixo Monumental, S1 e N1, que têm tráfego de 40 mil carros por dia, e as vias centrais de todas as regiões administrativas. “As poças d’água que se formam em alguns trechos das vias podem provocar a perda da direção do veículo e causar sérios acidentes”, declara Glauber. Para aumentar a segurança do carro e evitar acidentes, o Detran recomenda que se faça uma revisão dos pneus, freios, limpadores de pára-brisas e faróis. Toda a parte elétrica do veículo também deve ser constantemente verificada, já que fusíveis e lâmpadas queimam com mais facilidade quando estão molhados.

As dicas da Defesa Civil são: Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco, para diminuir o efeito do impacto; Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro; Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores, mesmo durante o dia; Reduza a velocidade e mantenha uma maior distância do veículo da frente; Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança; Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto; Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 16/10/2017

Saliva: uma importante aliada do organismo

A Saliva tem importantes funções. Forma uma espécie de camada protetora, evitando infecções e auxiliando no equilíbrio hídrico do organismo. Limpa a cavidade oral, ajudando a retirar os vestígios de alimentos. A saliva também prepara o alimento para a deglutição, umedece as mucosas bucais, age como solvente, ajudar na digestão e remineralização dos dentes, colabora para a manutenção do equilíbrio entre ácidos e bases na cavidade bucal, proporcionando a neutralização de substâncias ácidas que estejam presentes na boca.

O professor João Armando Brancher, do curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, diz que uma das funções importantes da saliva é a manutenção do equilíbrio entre ácidos e bases na cavidade bucal, proporcionando a neutralização de substâncias ácidas que estejam presentes na boca. Brancher destaca o papel da saliva no diagnóstico de doenças.

“Os biomarcadores salivares vêm sendo usados para monitorar e detectar várias doenças, como câncer de mama, câncer de pulmão e insuficiência renal crônica. Em um futuro próximo, a saliva poderá ser utilizada no diagnóstico e monitoramento de doenças, assim como o sangue é utilizado hoje. Dentre as múltiplas vantagens do exame salivar, estão a coleta não invasiva, o baixo custo e o fácil transporte e armazenamento”, declara o professor.

Segundo ele a saliva é formada de 99% por água, o 1% restante é constituído por anticorpos, enzimas alimentares, minerais e proteínas, principalmente a mucina, que possui atividade antibacteriana e é responsável pelo aspecto viscoso do líquido. A saliva também apresenta componentes como cálcio, fosfato e bicarbonato.

Pessoas adultas produzem em torno de um litro e meio do líquido por dia. Quando isso não acontece, algo pode estar errado. “A falta da saliva pode ser causada por baixo consumo de líquidos, doenças endócrinas, medicamentos ou devido à respiração pela boca”, diz Brancher.

Sentir a boca seca pode ser sinal de alerta para várias doenças, como hepatite, AIDS e diabetes. Ou, ainda, pode ser uma disfunção específica, chamada xerostomia, que se caracteriza pela ardência. “Nem sempre esse problema está associado à diminuição da quantidade de saliva (nesse caso, o correto seria utilizar o termo hipossalivação). Assim, é importante o diagnóstico diferencial entre uma situação e outra”, recomenda Brancher.

De maneira geral, manter uma hidratação adequada, evitar bebidas e alimentos que ressequem a boca, cuidar da higiene bucal e mastigar alimentos que estimulem a salivação como gomas de mascar sem açúcar, podem atenuar a sensação de boca seca. A prescrição por parte do dentista de saliva artificial, manipulada em farmácias especializadas, também pode diminuir a intensidade dos sintomas.

A digestão começa na boca e a saliva é responsável por iniciar o processo de mastigação e o paladar. É que a umidade da boca ajuda no processo de trituração dos alimentos, contribuindo para que as partículas cheguem mais facilmente às papilas gustativas. Além disso, o fluido contém substâncias que dão início à digestão do amido dos alimentos ainda na boca.

O bom hálito também depende da saliva. Manter hálito agradável está diretamente ligado ao controle da população de microorganismos que podem estar na boca, e consequentemente, à atuação da saliva. Quando uma pessoa negligencia os cuidados bucais, abre espaço para a colonização bacteriana, formando microambientes entre um dente e outro ou entre um dente e a gengiva. Esse fenômeno protege as bactérias da ação das proteínas salivares. “Nesse quadro, haverá a liberação de resíduos que, além de provocarem danos aos dentes e à gengiva, serão responsáveis pelo odor desagradável na boca”, explica o professor da PUC Paraná.

Protesto rápido, mas certeiro

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, um protesto anônimo movimentou a Esplanada dos Ministérios. Uma placa em frente ao prédio do Congresso Nacional amanheceu coberta pelo adesivo: “Formação de quadrilha — Corrupção ativa — O grande acordo nacional”. O autor usou a mesma tipografia das placas de sinalização de trânsito utilizadas aqui em Brasília.Tão logo descoberto, o adesivo foi removido mas a mensagem, registrada em foto, permanece na memória e na consciência dos destinatários.

Levantamento inédito da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que a confiança dos brasileiros nas instituições despencou em todas as esferas de poder neste ano. O Judiciário, por exemplo, atingiu o nível mais baixo da série iniciada em 2009: só 24% das pessoas entrevistadas disseram acreditar na Justiça, de acordo com o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil).

O Congresso Nacional, tem a confiança de apenas 7% dos entrevistados e o governo federal, de 6%. A consciência das dimensões que a corrupção assumiu no país foi determinante para o resultado do levantamento deste ano, diz a professora da FGV e coordenadora da pesquisa, Luciana Ramos, em entrevista a Revista Veja. “A queda generalizada na confiança reflete as revelações recentes. Como consequência delas, o sentimento geral é que nem Congresso, nem Presidência, nem Judiciário estão preocupados com os cidadãos. O Congresso luta para se proteger e mostra que não há a vontade de criar regras e tomar decisões em prol da sociedade”, afirma.

No caso do Judiciário, nem o juiz Sergio Moro, detentor de altos índices de aprovação em pesquisas de opinião, serviu para equalizar o descontentamento. “O efeito Moro não foi significativo porque, embora ele tenha um simbolismo pontual, a população pensa no Judiciário como um todo, não enxerga um ator de forma isolada”, diz Luciana.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 15/10/2017

Dia dos Professores – profissão vital da sociedade

Neste dia 15 de Outubro a nossa homenagem é para os mestres na arte de ensinar, os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, desde a educação infantil até o ensino superior. Trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo e de vital importância para a sociedade.

A origem do Dia do Professor se deve ao fato do Imperador D. Pedro I , no dia 15 de outubro de 1827,ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido realmente cumprida.

O Dia dos Professores foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

No Brasil, para se tornar professor, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada com o ensino, seja a Pedagogia, seja um curso na modalidade de licenciatura, onde se apreende os principais conceitos didáticos pedagógicos, além de se angariar as primeiras experiências em sala de aula.

Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem com os baixos salários, as precárias condições de trabalho, superlotação das salas, trabalho excessivo, a indisciplina dos alunos.

Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com a licenciatura ou pedagogia.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas que também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento.

A função do professor não é a de transmitir somente informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo ao seu redor. O professor ajuda, pela dedicação, devoção, paciência,companheirismo e esperança, a construir o amanhã de milhares de pessoas. Aos mestres da arte de ensinar e reconhecer o potencial de seus alunos, as nossas homenagens e agradecimentos.

Eu tive a honra de ser alfabetizada pelo meu pai e de ter um filho que é professor universitário. Valorizar a Escola e o Professor é investir no futuro do Brasil. Professor, muito obrigada por compartilhar conhecimentos e por preparar os adultos do futuro.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 14/10/2017

Correr um minuto por dia garante saúde para os ossos

Estudiosos das universidades de Exeter e Leicester, ambas no Reino Unido, descobriram, após analisarem a frequência e a intensidade com que mais de duas mil e quinhentas mulheres realizavam suas atividades físicas, que 60 segundos de corrida por dia já é tempo suficiente para trazer benefícios à saúde dos ossos.

O estudo foi realizado com a ajuda de monitores que ficavam presos ao pulso das participantes e revelou que as que praticavam, diariamente, entre 1 e 2 minutos de corrida (em ritmo moderado-intenso) apresentavam uma saúde óssea 4% melhor do que as que corriam por menos de 60 segundos. E mais: quem acelerava o passo e se mantinha firme por mais de 120 segundos ao dia melhorou o benefício em mais 2%. A pesquisa foi publicada no periódico científico International Journal of Epidemiology.

A Dra. Victória Stiles, autora do estudo e membro da Sociedade Nacional de Osteoporose do Reino Unido recomenda que, para aumentar o nível de atividade física diária,deve apostar primeiro na caminhada. “Só então, mais para frente, sugerimos adicionar alguns passos de corrida ao exercício, como se você estivesse correndo para pegar o ônibus”, declara Victoria Stiles.

Segundo a médica quem sai para dar uma volta ligeira no quadra onde mora ou até mesmo em uma esteira, melhora a saúde óssea e, assim, reduz o risco de osteoporose e de fraturas no longo prazo. De acordo com os pesquisadores, movimentar-se melhora a quantidade de minerais presentes nos ossos e a microarquitetura do osso trabecular – estrutura de aspecto esponjoso, responsável por cerca de 20% da composição do esqueleto humano.

A ciência já comprovou a associação entre obesidade e o aumento da incidência de fraturas em mulheres que passaram pela menopausa. Há também muitas pesquisas que demonstram como uma alimentação adequada pode interferir na manutenção da massa óssea. Mas a descoberta mais recente é que alguns minutos diários na esteira podem fazer a diferença na qualidade dos ossos durante o climatério, principalmente quando se trata de prevenir a osteoporose, condição irreversível que atinge um terço das mulheres no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A conclusão final foi que, apesar das dietas gordurosas diminuírem sensivelmente o conteúdo mineral ósseo, esse impacto negativo não foi tão grande quanto o impacto positivo gerado pela prática de exercícios. Então, de acordo com a pesquisadora, Victória Stiles é possível, sim, dizer que “o treinamento físico melhora a microarquitetura óssea”.

A dica é calçar um tênis confortável e caminhar para fortalecer a saúde do esqueleto com um passeio gostoso e acelerado. Vamos deixar a preguiça de lado e cuidar do nosso bem estar.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 13/10/2017

Tatuagem afeta desempenho, alerta especialista alemão

Hoje em dia, é muito comum encontrar alguém que possua pelo menos uma tatuagem em seu corpo. O jogador Neymar Jr, por exemplo, tem mais de 30. Antes de deixar o Barcelona o craque e os companheiros tatuaram a palavra “amigos”. O atacante Gabibol, ex-Santos e atualmente Inter de Milão, tatuou grande parte da sua pele. Esta arte no corpo está gerando polêmica dentre especialistas da Alemanha.

O Doutor Ingo Frobose, da Universidade de Colônia, alerta para os impactos causados pelas tatuagens, que vão de problemas com o rendimento e recuperação uma vez que a tinta vai para a corrente sanguínea. “Além disso, tatuagens muito grandes podem afetar a capacidade do corpo de suar e regular a temperatura", assegura o Dr. Frobose, em entrevista ao jornal britânico “The Sun”.

O especialista sugere que os clubes proíbam seus jogadores de fazerem tantos desenhos em seus corpos porque a tinta pode envenená-los. "A pele é o maior órgão que possuímos, e ainda assim, nós a envenenamos”. Segundo o especialista vários estudos já mostraram que, depois de fazer uma tatuagem, os jogadores sofrem uma queda de três a cinco por cento no nível de desempenho.

"Outras pesquisas ainda mostraram que cerca de 60% da tinta das tatuagens não permanecem na pele, mas sim, passam para a corrente sanguínea", declara o Dr. Ingo. “Os clubes precisam seriamente cuidar de todos os aspectos de saúde de seus jogadores, mas eles ainda não se preocupam com este comportamento”, alerta o especialista.

Em um passado não muito distante, as tatuagens eram mal vistas pela sociedade e geravam preconceito. Bastou os atletas aderirem a “moda” que logo foram seguidos pelos jovens descolados.

Os jogadores de futebol, lutadores, atletas em geral, mulheres, sempre inovam com suas tatuagens e cada vez mais, aparecem com novos desenhos nas mais diversas partes do corpo.Outros tatuam praticamente todo o corpo. Umas mais discretas, outras mais visíveis; umas mais clássicas e outras extravagantes. Em comum, a vontade de perpetuar na pele um padrão ou um significado especial.

Fica aí o alerta do Doutor Ingo Frobose, da Universidade de Colônia, na Alemanha. Com saúde todo cuidado é pouco.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 12/10/2017

Os 300 Anos de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida, é a forma como Nossa Senhora é carinhosamente chamada no Brasil. A 'Santinha' que fica sob o manto de Nossa Senhora Aparecida é Nossa Senhora da Conceição. A imagem de terracota foi confeccionada de forma simples no período barroco, tem 40 cm de altura e a cor de canela que apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas por seus devotos. A imagem é rica em significados, que trazem mensagens para a nossa vida.

A festa em sua honra é celebrada no dia12 de outubro, também dia das crianças. O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980. Devido à importância que esta santa possui no país, foi construído um santuário dedicado a ela no estado de São Paulo. Ela é reverenciada numa estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul todo enfeitado. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo. A basílica de Aparecida tem capacidade de receber 45 mil romeiros no seu interior.

O Papa Francisco enviou mensagem aos brasileiros sobre os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, celebrados nesta quinta-feira, 12 de outubro. Na segunda, dia 09, o Santuário Nacional de Aparecida recebeu do Papa Francisco uma rosa de ouro como presente pelos 300 anos de Nossa Senhora.

"Saúdo todos os peregrinos do Brasil e de outros países de língua portuguesa, particularmente os diversos grupos de sacerdotes, religiosos e fiéis brasileiros residentes em Roma, que vieram a esta audiência para dividir a alegria pelo jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, cuja festa se celebra amanhã", disse ele."A história dos pescadores que encontraram no Rio Paraíba do Sul o corpo e depois a cabeça da imagem de Nossa Senhora, e que foram em seguida unidos, nos lembra que neste momento difícil do Brasil, a Virgem Maria é um sinal que impulsiona para a unidade construída na solidariedade e na justiça”, afirmou Francisco.

Segundo os registros feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, tudo começa quando Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, SP, quando viajava para Vila Rica, MG. A população organizou uma festa para receber o conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguirem muitos peixes para a comitiva do governador, mesmo não sendo tempo de pesca. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus.

Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente e “pescou” a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre. Mas, após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar.

Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim, em 1717, aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.

Os fatos foram registrados primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, à qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada em outubro de 1717. A imagem ficou na casa de Filipe Pedroso por 15 anos. Ali, os amigos e vizinhos se encontravam para rezar à Nossa Senhora da Conceição. Graças e mais graças começaram a acontecer e a história se espalhava Brasil afora. Por várias vezes, à noite, ao rezarem junto à imagem, as pessoas viam que as luzes se apagavam e depois acendiam misteriosamente. Então, todo o povo da vizinhança passou a rezar aos pés da imagem. Construíram um pequeno oratório em Itaguaçu, que em pouco tempo já não comportava o grande número de fieis que para lá acorria.

O vigário da cidade de Guaratinguetá resolveu construir uma capela no morro dos Coqueiros. O filho de Filipe Pedroso ajudou a construir essa capela em julho de 1745. No dia 20 de abril de 1822, o imperador Dom Pedro I, juntamente com uma grande comitiva, fizeram uma visita à capela para homenagear a imagem milagrosa da Senhora de Aparecida, como também é conhecida. A quantidade de pessoas e romeiros que visitavam a imagem aumentava a cada dia. Por isso, em 1834, deram início às obras da igreja que é conhecida hoje como Basílica Velha. Ela era bem maior que a capela e foi consagrada no dia 8 de dezembro do ano de 1888.

Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.Em sua segunda visita à basílica, feita no dia 6 de novembro de 1888, a Princesa Isabel ofereceu à santa uma bela coroa feita de ouro, enfeitada com rubis e diamantes. Era o cumprimento da promessa feita 20 anos antes, na primeira visita feita à imagem.

O Papa Pio XI decreta Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930. A Lei Federal nº 6.802 (30/06/1980) decreta oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa. Esta Lei Federal também reconhece Maria como sendo a protetora do Brasil. Em 1967, na festa de 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a Rosa de Ouro, gesto repetido pelo Papa Bento XVI, que ofereceu outra Rosa, em 2007, por ocasião de sua Viagem Apostólica ao país, reconhecendo a importância da devoção a Nossa Senhora Aparecida e do Santuário de Aparecida para o Brasil.

Antes de começarmos a decifrar os símbolos da imagem é preciso saber que a 'Santinha' que fica sob o manto de Nossa Senhora Aparecida é Nossa Senhora da Conceição.

A imagem de terracota encontrada pelos pescadores no Rio Parayba em 1717 tem uma característica peculiar que a define como Nossa Senhora da Conceição: a meia lua debaixo dos pés. Este símbolo tem dois significados profundos: Primeiro, a lua não brilha por si mesma, mas reflete a luz do sol. Na Iconografia cristã, o sol é Jesus Cristo. Por isso, a luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus e leva a Ele. Pois, se perguntarmos: 'de onde vem o brilho de Nossa Senhora'' a resposta só pode ser uma: 'de Jesus, seu filho'. Segundo, a lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz. Significa que Maria, mesmo tendo nascido na humanidade pecadora, foi preservada do pecado pela graça de Deus, ou seja, ela é Imaculada (sem mancha) desde sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana. Ela é a Imaculada Conceição, ela foi concebida sem o pecado original. Por isso, ela brilha como a lua, refletindo a luz do sol, que é a verdadeira fonte de vida, de luz e de calor.

Embora seja difícil de perceber, a imagem de terracota de Nossa Senhora Aparecida traz também sob os pés da Virgem a figura de uma serpente. Significa que Maria, sendo 'Imaculada Conceição' (Concebida sem pecado) e tendo gerado Jesus Cristo, esmagou a cabeça da serpente, como está escrito no livro do Gênesis. Em Maria começou a vitória sobre o demônio e esta foi concluída pela morte e ressurreição de Jesus. Ainda nos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vemos uma nuvem e um anjinho barroco. Estes dois símbolos nos ensinam que a Virgem Maria está no céu, está na glória de Deus e que lá, junto de seu filho, ela intercede por nós.

As mãos de Nossa senhora Aparecida unidas na altura do coração simbolizam a oração. Em todas as aparições da Virgem Maria, ela pede oração. Ela mesma, enquanto viveu neste mundo, foi uma mulher de oração. E agora, no céu, não cessa de rezar, intercedendo por todos nós. As mãos de Nossa Senhora Aparecida em gesto de oração nos lembram que 'quem reza se salva e que não reza se perde'. A oração transforma vidas. E as mãos de Maria unidas na altura do coração nos falam que a oração deve ser feita 'com o coração', com sinceridade. E nos falam também que a oração cura o coração.

O manto de Nossa Senhora Aparecida foi ofertado a ela em 1888 pela Princesa Isabel, em sua segunda visita ao Santuário. O manto é rico em significados. A cor azul do manto de Nossa Senhora Aparecida simboliza o céu. Os bordados em dourado que adornam o manto simbolizam a realeza e nos lembram que Nossa Senhora Aparecida é Rainha do Céu e da terra. A bandeira do Brasil bordada no manto, simboliza que ela é a Padroeira do Brasil. A bandeira do Vaticano nos lembra que a Virgem Maria é Mãe da Igreja. As bandeiras do Brasil e do Vaticano unidas, simbolizam que o Brasil é um país católico, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Juntamente com o manto, a coroa também foi ofertada a Nossa Senhora Aparecida pela Princesa Isabel, na mesma data, em 6 de novembro de 1888. A coroa nos lembra o quinto Mistério Glorioso que rezamos no terço: a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Nossa Senhora Aparecida é a Rainha do Céu e da Terra.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

'Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, guarda-nos na paz do seu olhar e cubra-nos com seu manto de amor. Virgem tão serena, Senhora destes povos tão sofridos, Patrona dos pequenos e oprimidos, derrama sobre nós as tuas graças. Ensina o povo a não calar a voz, desperta o coração de quem não acordou, ensina que a justiça é condição de construir um mundo mais irmão!

 
Coluna Bernadete Alves - dia 11/10/2017

Brasil e Argentina goleiam em shows de craques

A última rodada das eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018, na noite de ontem, foi emocionante até os últimos minutos. Messi garante a Argentina e a seleção dos EUA foi eliminada após derrota por 2 a 1 para Trinidad e Tobago. O Panamá, com uma vitória de 2 a 1 sobre a Costa Rica, classificou-se para a Copa do Mundo pela primeira vez. Além de classificar e desclassificar os países para o mundial, definiu-se os cabeças de chave. São eles: Rússia, país-sede, Alemanha, a atual campeã da Copa do Mundo, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

O Brasil participará da Copa do Mundo pela 21ª vez. Foi campeão em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Na Copa de 2014, como país sede ficou com a quarta colocação. Para 2018 as expectativas são outras devido a liderança de Tite e a classificação antecipada. Entrou em campo com seu passaporte já carimbado para a Copa do Mundo e enfrentou o Chile, em São Paulo, com uma verdadeira constelação. Sem falar dos R$15.118.391,02, a maior arrecadação da história.Os 41.009 presentes pagaram um ticket médio de R$ 368 para assistir a disputa entre Brasil e Chile, seleção bicampeã da Copa América.

O atacante Gabriel Jesus, de volta à arena do Palmeiras, onde surgiu para o futebol mundial, marcou duas vezes na vitória do Brasil sobre o Chile por 3 a 0, foi ovacionado pela torcida e ainda se tornou o artilheiro da equipe nas eliminatórias, com sete gols. Antes mesmo de a bola rolar no campo Gabriel Jesus foi o mais aplaudido quando teve o nome anunciado no telão do estádio. Neymar, acostumado a ser o centro das atenções por onde a Seleção passa,viu que a noite era do camisa 9.

Paulinho foi quem abriu o placar aos 9 do segundo tempo a torcida se empolgou e o Brasil cresceu, a torcida se empolgou e Neymar com sua habilidade ficou cara a cara com o goleiro do Chile mas preferiu passar para Gabriel Jesus marcar. "Glória, glória, aleluia, é Gabriel Jesus", entoou a arena do Palmeiras, que não testemunhava um gol do atacante desde o empate entre Palmeira e Flamengo, em 14 de setembro de 2016.

No último minuto, o goleiro chileno foi para a área brasileira tentar marcar em cobrança de escanteio. O Brasil recuperou a bola, Willian lançou e Gabriel Jesus fez o seu segundo. Mais uma bola na rede, mais uma "ligação" para Dona Vanda, sua mãe.“Esse jogo representa muita felicidade. Não só do lado pessoal, mas pelo Brasil, pelo time. Por toda campanha que fez, por tudo que passou”, disse Gabriel Jesus.

O volante Paulinho, craque do Barcelona, que abriu o placar diante do Chile, termina as Eliminatórias da Copa do Mundo com seis gols, mesmo número de Neymar e apenas um do artilheiro Gabriel Jesus. “O que a gente mais fala dentro da Seleção é fazer bons jogos. E todos vêm se destacando. Tive mais uma vez a felicidade de colaborar com um gol, mas o mais importante é a forma que a gente vem jogando e conseguindo bons resultados”, declarou Paulinho. A parceria entre Paulinho e Tite começou no Corinthians, onde juntos conquistaram grandes títulos como Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Mundial de Clubes.

A Argentina precisava ganhar e o craque Messi teve uma atuação de gala e com maestria marcou três gols contra o Equador e foi o dono do jogo em Quito. Argentina assim garante sua classificação para a Copa do Mundo 2018 e se junta a Rússia, Brasil, Alemanha, Polônia, Portugal e Bélgica. Seguindo o critério de posições no ranking da Fifa, a Argentina assegurou a condição ao carimbar o passaporte com a vitória sobre o Equador por 3 a 1, em Quito. O empate do Peru com a Colômbia por 1 a 1, em Lima, e a derrota do Chile por 3 a 0 para o Brasil beneficiaram a França, classificada mais cedo ao superar Belarus por 2 a 1. Além da Argentina garantiram suas classificações, Uruguai e Colômbia, como segundo e quarto colocados da América do Sul, respectivamente, e o Panamá pela Concacaf. A vitória do Brasil por 3 a 0 desclassificou a seleção chilena que não vai disputar a Copa do Mundo de 2018.

Na rodada decisiva das eliminatórias europeias, outras duas seleções garantiram a condição nesta terça-feira. Terceiro colocado atualmente no ranking, Portugal derrotou a Suíça por 2 a 0 em confronto direto pela vaga na Copa e assegurou o posto. Mesmo sendo a primeira a carimbar o passaporte no continente, a Bélgica só se consolidou como cabeça de chave por causa da goleada sobre o Chipre por 4 a 0.

Das 32 vagas na Copa do Mundo, 23 foram preenchidas até agora. Os países classificados de cada Continente são: África - Egito e Nigéria; América Central e do Norte – Costa Rica, México e Panamá; América do Sul – Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai; Ásia – Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão; Europa – Alemanha,Belgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal, Rússia e Sérvia.

As nove vagas restantes se dividem entre três das cinco em jogo na África e as seis das repescagens. No início desta terça-feira, a Austrália ganhou da Síria na prorrogação e virou a representante da Ásia no confronto com o quinto colocado da Concacaf, posição assegurada por Honduras à noite. Na Europa, Suíça, Grécia e Suécia se juntaram a Itália, Dinamarca, Croácia, Irlanda e Irlanda do Norte e se enfrentam em quatro duelos mata-mata. A que resta será disputada entre peruanos, como quinto da América do Sul, e Nova Zelândia, vencedora da Oceania. Os duelos ocorrem nas duas primeiras semanas de novembro e o sorteio dos grupos está marcado para o dia 1º de dezembro, em Moscou.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 225
RocketTheme Joomla Templates