Coluna da Bernadete Alves - dia 25/11/2011

Buriti repleto de ouro, prata e bronze

O governador Agnelo Queiroz recepcionou os brasilienses campeões dos jogos do Parapan-Americanos no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O governador agradeceu e disse que “Brasília tem que ser a casa do paradesporto e da cidadania”.

Ele vai trazer para o Distrito Federal o programa federal Bolsa Atleta, de sua autoria quando foi Deputado Federal. Este programa repassa aos atletas recursos para custeio de alimentação , diárias e gastos necessários para que os competidores possam se dedicar intensamente aos treinamentos e com isto disputar competições internacionais.

Dos atletas brasilienses 10 subiram ao pódio e trouxeram do México 11 medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Eles honram Brasília e mesmo com limitações conseguiram brilhar. Obrigada campeões. Vocês são fortes e determinados.

 

Avaliação Educacional

A avaliação é uma prática social ampla. É como um julgamento de valor. Visa reduzir incertezas e  levar a tomar decisões relevantes. Pode ser considerada uma ferramenta para o autoconhecimento.

Todos nós passamos por avaliações no decorrer da nossa vida. Antes de sermos avaliados pelos outros é preciso fazer uma auto-avaliação. Isto permite traçarmos os rumos com mais segurança e nos levar ao aprimoramento.

Os funcionários são avaliados pelos chefes, os políticos pelo voto, o aluno pelo professor, o professor pela escola e esta pelo Ministério da Educação por meio do SINAES.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior existe para demonstrar para a sociedade a realidade dos cursos e das instituições existentes no país. Verifica as condições de ensino oferecidas aos  estudantes  e também a organização didático-pedagógica e a instalação física. Avalia o corpo docente, o corpo discente e o corpo técnico-administrativo. 

O SINAES confere a cada instituição de ensino nota na seguinte escala: 1 e 2 que reprova; 3 que significa desempenho regular;  4 que é considerado bom desempenho e 5 que é a nota máxima.

O UniCEUB é a única instituição de Brasília e do Centro-Oeste a receber a nota máxima. Com isto está entre as três melhores  do Brasil. Quem está comemorando este resultado é o Secretário-Geral Dr. Mauricio de Souza Neves, o mais antigo e leal funcionário do Centro Universitário e  que foi o braço direito do  fundador, Reitor João Herculino, em 1958 deste império educacional. A excelência de ensino criada pelo Reitor João Herculino é mantida pelo seu filho Reitor Getúlio Lopes. Quem deseja um ensino de excelência o UniCEUB é o caminho.  

 

Bancários comemoram 50 anos

 

O presidente do sindicato dos bancários Rodrigo Britto e o diretor da CUT Jacy Affonso.

O teatro dos Bancários vai ser palco hoje às 19 horas, do inicio das comemorações do cinqüentenário da entidade. O presidente Rodrigo Britto homenageia o fundador Adelino Cassis, em memória, e todos os diretores e ex-presidentes. Dentre eles Érica Kokay, José Alves. Jaques Penna e Jacy Affonso de Melo. Em vídeo será mostrado todos os fatos que marcaram a história de lutas em prol da classe trabalhadora.

Os homenageados vão receber Certificado e flores como agradecimento pela dedicação e coragem para enfrentar o bom combate. Mesmo não tendo sido presidente do sindicato o deputado Geraldo Magela, secretário de Habitação será homenageado pela contribuição política e pela garantia dos direitos dos bancários. 

As comemorações do cinqüentenário iniciaram no dia 23, data da fundação, na Câmara Legislativa, com uma sessão solene proposta pelo Deputado Chico Vigilante. O Sindicato ganhou respeitabilidade ao longo deste tempo pois ajudou o país a chegar ao estágio democrático atual. Os dirigentes sindicais são chamados para discutir políticas públicas.

Dentre as atrações de hoje a banda do mestre Balbino, a Liga Tripa e apresentação da escola Acadêmicos da Asa Norte. Tudo regado com coquetel assinado pela Tat’ys Buffet. Amanhã a festa continua com show do Squema 6 e Capital Inicial. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/11/2011

Hospital da Criança de Brasília

A mais moderna unidade do país a oferecer especialidades médicas de alta complexidade para tratar o câncer foi inaugurado pelo governador Agnelo, ministro da Saúde Alexandre Padilha, a presidente da Abrace Ilda Peliz, a primeira dama Dra. Ilza Queiros, o secretário de Saúde Rafael Barbosa e a madrinha da Abrace Mariza Gomes da Silva em uma cerimônia emocionante e com muitas homenagens.

 

Na esquerda: Dra. Ilza Queiroz, governador Agnelo, Ilda Peliz, ministro Padilha e Mariza Gomes.

Na direita: Gilberto Amaral e Mara com a primeira-dama e o governador Agnelo.

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar tem capacidade para atender 27 mil pacientes por mês. Vai tratar de doenças crônicas, como problemas de rins, coração, fígado e todos os tipos de câncer. Vai prestar, também, atendimento a todas as patologias infanto-juvenis. Serão oferecidas consultas, diagnóstico básico, cirurgias, quimioterapia e diálise.

 As obras começaram em 2005 e o prédio foi projetado para atendimento de qualidade, com equipamentos modernos, profissionais qualificados e a humanização do tratamento. É uma iniciativa público-privada. O GDF e o Governo Federal serão responsáveis pelos equipamentos e equipes médicas e a Abrace administra.

Este Hospital mostra que a solidariedade tem poder e que quando há vontade política tudo se concretiza tanto é que em 11 meses o governo Agnelo entrega para o DF o melhor e mais moderno hospital brasileiro para tratar e curar o câncer infantil. A primeira dama Dra. Ilza Queiroz estava emocionada. Como médica sabe o que representa este hospital.

 

Saúde mais perto da população

Mais de três mil prefeitos vieram a Brasília  participar do lançamento do programa “Saúde Mais Perto de Você” promovido pelo Ministério da Saúde. É o governo federal proporcionando saúde para toda a comunidade. Os prefeitos estão sendo orientados de como fortalecer o atendimento de emergência e conhecendo as ações que fazem parte da “Saúde Toda Hora”, destinado às urgências da população.

O ministro Alexandre Padilha é médico infectologista e sabe que é na base que o atendimento tem de ser prioritário.  Ele está visitando as cidades mais carentes de recursos e conhecendo as necessidades  de cada população para intensificar as ações. Com a Saúde Toda Hora o ministro Padilha quer ampliar e qualificar o atendimento humanizado e integral aos usuários em situação de urgência nos serviços de saúde em todo o Brasil. O ministro exige qualidade e resolutividade na atenção aos pacientes.

O governador Agnelo esteve com a presidenta Dilma por ocasião do lançamento do programa “SOS Emergência”. O Hospital de Base já está participando da 1ª fase do programa.  O governador solicitou ao secretário de Saúde Rafael Barbosa para qualificar a gestão, ampliar o acesso dos usuários em situações de urgência e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento. 

 

Secretaria de Saúde combate novo tipo de mosquito da dengue

737 agentes de vigilância ambiental estão orientando a população para se prevenir de um novo tipo de mosquito da dengue identificado em Goiás. Eles estão visitando os locais de maior risco e ensinando como combater os focos e explicando para a população quais são os sintomas.

O coordenador deste trabalho de prevenção é Ailton Domício do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da Secretaria de Saúde. De todos os municípios do entorno Luziânia é a 2ª cidade de Goiás com o maior número da doença. 

 Segundo o ministério da Saúde cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti está dentro de casa e não em terrenos baldios como se imaginava. Até agora já foram identificados 1.400 casos de dengue no Distrito Federal. A meta é atingir o controle desta doença viral. Mudar o cenário para 2012 só depende de nós. 

 

O cinquentenário do Parque Nacional

Conhecido como Água Mineral o parque abriga o bioma onde nascem as águas que se espalham pelo Brasil, tem 50% das espécies de aves e 40% dos vertebrados terrestres. A reserva ambiental fica há 8 quilômetros da Esplanada dos Ministérios e tem duas trilhas. A da capivara que se percorre em 20 minutos e é ideal para corrida e a do cristal água para contemplar toda a beleza da natureza e conhecer os animais silvestres como as capivaras, antas, répteis, porcos selvagens e até onças. Tudo tranqüilo e seguro.

 

Tudo isso é um presente da natureza mas corre perigo devido a ação danosa do homem. Incêndios, pescadores, caçadores, entulhos que são jogados pelas cercas e até as invasões que já estão bem próximas são algumas das preocupações dos ambientalistas. Inclusive o último incêndio consumiu grande parte da vegetação do cerrado. Ainda bem que com as chuvas muitas espécies já estão renascendo.

A vida selvagem é impressionante. Para que ela continue preservando os mananciais hídricos precisa da conscientização de todos. O Parque Nacional faz parte da história de Brasília, é lazer para muitas pessoas e é responsável para manter o meio ambiente em equilíbrio. Quem quiser curtir toda esta beleza o Museu da República está com exposição fotográfica como parte das comemorações do cinqüentenário do parque. Vale a pena conferir para saber como preservar este bem que é de todos. 

 

Conselho de Notáveis

O presidente do Sindicato dos Bancários Rodrigo Britto e o ex-presidente Jacy Afonso de Melo foram empossados, pelo governador Agnelo Queiroz, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, em uma cerimônia belíssima no Memorial JK. É a sociedade civil participando das decisões do governo.

O Conselho de Notáveis é composto por 80 conselheiros. 18 são secretários de Estado, 4 são presidentes de empresas públicas e 54 líderes de setores da sociedade. Este conselho tem os moldes do conselho federal na elaboração das políticas públicas e tem como objetivo preparar Brasília para os próximos 50 anos. Distribuição de renda, geração de emprego, sustentabilidade e crescimento econômico serão os principais eixos de atuação.

Além do presidente do Sindicato dos Bancários Rodrigo Britto, também fazem parte do conselho de notáveis o reitor do UniCeub Getúlio Lopes, o reitor da Universidade de Brasília José Geraldo de Sousa e o presidente da Fecomércio Adelmir Santana dentre outras importantes autoridades do DF.

O Conselho é presidido pelo governador Agnelo. O Secretário de Governo terá a função de Secretário Executivo. O colegiado vai poder definir como será aplicada parte do orçamento do governo.

Legenda da foto: Rodrigo Britto, Alessandra Lunas, governador Agnelo, Jacy Afonso e Cícero Rola. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/11/2011

O articulador do GDF

Acaba amanhã dia 23 de novembro o prazo para a entrega de emendas individuais ao projeto orçamentário de 2012. Para contemplar o Distrito Federal com mais recursos para a saúde, segurança, educação e cidadania o deputado federal Geraldo Magela  pediu exoneração do cargo de Secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, para apresentar todas as emendas, a que tem direito, ao orçamento do Governo Federal.

Magela, desde que representa o povo do distrito federal como parlamentar nunca perdeu uma oportunidade para  trazer mais recursos para o GDF. Além do mais tem gabarito e experiência em orçamento pois foi, no governo Lula, o Relator Geral do Orçamento da União. 

Acompanho e divulgo o trabalho  do Deputado Geraldo Magela desde que foi eleito deputado distrital  em 1990.  Depois reeleito e em 1995 presidiu a Câmara Legislativa quando fez  defesa ferrenha pela ética e decoro parlamentar. Disputou o GDF e a diferença com o candidato  vitorioso  foi em torno de 1% dos votos válidos. Deputado Federal no 3º mandato lutou pela aprovação da Ficha Limpa. Magela, bancário de carreira é um digno representante do povo trabalhador. 

 

Estímulo à competição

Devido à popularização das técnicas de fertilização, mais de 10 mil mulheres tiveram filhos gêmeos e até quadrigêmeos no Brasil. Este número é alto, pois de forma natural apenas uma em 88 gestações resulta em Gêmeos, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Dr. Adelino Amaral da Silva.

Como mãe, me preocupa o lado psicológico desta nova realidade. Como cuidar e educar os gêmeos, já que o trabalho é dobrado, assim como o amor dispensado a cada filho? Como interpretar e entender as diferentes necessidades de cada novo ser? Como a mãe tem que proceder para não gerar carência afetiva?

Estes questionamentos têm por base o fato de que existe pouca orientação a respeito desta nova realidade. Pesquisas informam que mesmo os gêmeos idênticos têm redes neuronais diferentes. Isto quer dizer que cada um é único em termos de impressão digital do cérebro. Isto influência na formação da personalidade. A prova disso é que eles não engatinham e nem falam ao mesmo tempo.

Convivendo com mães de gêmeos, percebo que quando os pais fazem comparações com os filhos isto gera uma grande competição. Alguns até usam o irmão como referência e fazem de tudo pensando em ser melhor ou igual. O outro problema é a dependência de um irmão com o outro. As mães precisam ficar atentas a estes comportamentos e valorizar as diferenças e as qualidades de cada um. Mostrar que a família é um time e não adversários. E saber fixar os limites na hora certa.

Gerar um filho é a maior emoção do mundo, mas é também responsabilidade e muito trabalho. No inicio é braçal depois passa a ser mental. Mas com amor tudo se resolve.

 

União, GDF e governo de Goiás, juntos para combater a criminalidade

Luziânia foi palco do lançamento da Campanha Nacional de Desarmanento. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que a cidade foi escolhida como projeto piloto para mostrar para o Brasil que a violência pode ser controlada. Conter a violência e criar uma cultura de paz é obrigação de todos. Independente de ideologia política o interesse público tem que falar mais alto, ressaltou o ministro. Também participaram do encontro o governador Agnelo Queiroz, a secretária nacional de segurança Regina Miki e o secretário de segurança pública de Goiás João Furtado Neto.

 

O Governador Agnelo quer promover o desenvolvimento humano em toda a região e retirar de circulação o maior número possível de armas, e para isso a região do entorno terá postos 24 horas para a coleta das armas, uma referência para o Brasil . Disse que a presidenta Dilma determinou recursos para incentivar o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda, ampliação das vagas de educação na rede pública e a qualificação profissional. Já o secretário de segurança pública de Goiás, João Furtado Neto, disse que o governo Perillo vai construir 8 colégios militares nas áreas carentes da região e abrir uma academia de Polícia em Luziânia para treinar os filhos do entorno.

Especialistas e gestores federais do DF e de Goiás estão avaliando a situação socioeconômica, as carências em serviços e oportunidades de emprego para saber onde está o foco da violência. Descobrindo a raiz do problema imediatamente serão executadas ações a curto e médio prazos para combater a escalada da violência.

Como a redução dos índices de violência depende do esforço dos governos, que bom que todos estão empenhados em mobilizar forças de segurança para combater toda a criminalidade. 

 

A grande voz da comunicação do Brasil em Brasília

A empresária Silvana Castro e seu marido Rogério Leopoldo (foto) receberam com categoria seletos convidados para o lançamento do livro “Boa Noite”, da jornalista Fátima Sampaio Moreira, sobre a vida e a obra do maior ícone da televisão brasileira, Cid Moreira. Fátima e Cid , um casal com muita sintonia, carismáticos, estavam felizes por estar em Brasília e por serem recebidos pelos amigos Silvana e Rogério. 

Ao ler o livro, a gente viaja pela era de ouro do rádio, pelas radionovelas, pela história da comunicação brasileira e conhece toda a trajetória profissional de Cid, o comunicador que ficou mais tempo no ar como âncora de telejornal. Se emociona com os depoimentos da família, de amigos e de colegas. Fátima descreve com muita propriedade todos os passos do Cid no Jornal Nacional e também o desafio de continuar trabalhando aos 84 anos. 

Conversando com Cid a gente vê um homem forte, tranqüilo, com muita vivacidade e movido pela fé. Disse-me que considera a saúde o seu maior tesouro e este é o segredo da sua jovialidade. Como estou na TV há 26 anos, o livro é de grande valia. A gente tem que se espelhar nos melhores.

    
Na esquerda: Cid Moreira com seu livro
Ao centro: A escritora Fátima com Cid
Na direita: Demar Castro, secretário de governo Paulo Tadeu e o administrador do NB Elias Carneiro
 
   
Na esquerda: Izabella e o Dr. Carlos Carpaneda
Ao centro: A primeira dama do Espírito Santo, Maria Angélica, Silvana e Carlinhos Beauty
Na direita: Yung, Antoniette e Alessandra Pontes
 
   
Na esquerda: Talita Castro e Demar Castro
Ao centro: Cid Moreira com Bernadete Alves
Na direita: A advogada Claudia Ximendes  

 

Sinduscon entrega o Prêmio Construir Brasília

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção, Júlio César Peres,ao lado de Luiz Carlos Botelho e Jorge Salomão, recebe convidados ilustres para a Festa de premiação do mercado da Construção. Será hoje no auditório da Confederação Nacional da Indústria às 19h30 com palestra de abertura do renomado jornalista, comentarista, escritor e especializado em economia, Carlos Alberto Sardenberg.

Depois será lançado o Selo de Qualidade na Alimentação. Uma parceria do Sinduscon com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e no Mercado Mobiliário de Brasília. As empresas só obterão o selo depois de avaliadas nos quesitos higiene e nutrição. Este é um presente do Sindicato Patronal para os trabalhadores. 

Na sequência serão premiadas as empresas destaques nas mais diversas áreas da construção. Receberão o Prêmio Construir Brasília, O Oscar da Construção, pela qualidade, segurança dos trabalhadores e pelas ações de  sustentabilidade.  Uma noite cheia de surpresas e atrações regada com um requintado jantar.Tudo com o toque de classe da diretoria e funcionários do Sinduscon-DF. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/11/2011

Agnelo quer a máquina administrativa a todo vapor

Esta foi a principal determinação do governador a todos os secretários e presidentes de empresas durante reunião na tarde de ontem na residência oficial. O governador quer que toda a equipe trabalhe em sintonia para por em prática a agenda positiva. É que muita coisa precisa ser feito antes que o ano acabe.

  

Das prioridades está a inauguração do Hospital da Criança, prestar contas de todos os convênios feitos com a União, a construção de 240 quilômetros de ciclovias, agilidade na liberação de alvarás . O governador vai se reunir também com os administradores regionais para colocar em prática as reivindicações dos moradores.

O governo quando forma uma equipe é com base na ética, seriedade, competência e comprometimento com a coisa pública. E como tem compromisso com a sua base política cabe aos partidos indicar pessoas com este perfil. É um cargo de confiança e esta não pode ser quebrada nunca.

 

O pentacampeão Rafael Fonseca

Domingo foi de emoção para os brasilienses durante o encerramento do Campeonato Brasileiro de Supermoto. O pentacampeão da SM1 foi o brasiliense Rafael Fonseca. Ele foi campeão de todas as principais etapas e esta quinta vitória, em casa é muito significativa. Mostrou toda a sua garra, força, determinação e superação com os excessivos treinos.

Esta foi mais uma prova realizada no autódromo Nelson Piquet que possui seis curvas para a direita, seis para a esquerda e uma reta com 750 metros. O circuito teve 1.700 metros de asfalto e 300 metros de terra. A largada aconteceu na sequência de duas motos alinhadas. A duração de 20 minutos mais duas voltas em cada bateria. A supermoto surgiu em 2002 e é uma variação do motociclismo onde os pneus são lisos que mistura elementos de MotoCross e da motovelocidade. O número de competidores é definido pela organização.

O autódromo de Brasília foi inaugurado em 1974 para a corrida de Fórmula 1, vencida por Emerson Fittipaldi. Desde 1996, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet é o arrendatário do autódromo que pertence ao Governo do Distrito Federal.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/11/2011

Começa hoje a Semana do Doador de Sangue

Doar sangue é um gesto de caridade, de amor ao próximo. O sangue é essencial para a sobrevida de recém-nascidos e de vítimas de graves acidentes. Também é importante para pessoas em terapia para o câncer, portadores de outras doenças graves e submetidos a transplantes de órgãos. Todos dependem da transfusão de sangue. Devido a toda esta importância o Hemocentro de Brasília está desvendando mitos e mostrando como uma simples atitude pode salvar vidas.

Este gesto de amor, de cidadania faz parte da rotina dos alunos do Centro Educacional Sigma. As unidades da Asa Sul e da Asa Norte tem centenas de alunos voluntários que salvam vidas assim como os funcionários da Gasol. As duas empresas são exemplo de responsabilidade social.

A partir de 2011 os jovens de 16 e de 17 anos também podem doar sangue desde que consentidos pelos pais assim como idosos com mais de 68 anos. Antes era de 18 a 67 anos. Os homens podem fazer até 4 doações por ano com intervalo de 60 dias e as mulheres até 3 doações por ano com intervalo de 90 dias. Os que tiverem menos de 50 kg, se aceitos por avaliação médica podem doar.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue conforme normas técnicas do Ministério da Saúde. Isto visa à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Para saber se você pode ser um doador acesse o site www.fhb.df.gov.br ou ligue 61 3327-4424. Doar sangue é um procedimento simples mas seu alcance é grandioso.

 

Tom Cavalcante deixa a Record

Depois de 7 anos encantando os telespectadores, o empresário e comediante, que tinha contrato até dezembro de 2012, faz acordo e sai da emissora. Os fãs vão poder assistir o Show do Tom todas as segundas após às 23 horas até o final deste ano. O especial de Natal tem a participação do cantor Daniel.

Antônio “Tom” José Rodrigues Cavalcante nasceu em Fortaleza em 1962. Iniciou sua carreira como revisor de textos e locutor de rádio, depois apresentou um telejornal na TV Globo de Fortaleza. No inicio de 1980 começou como humorista. Em 1989 participa da Escolhinha do Professor Raimundo onde fica até 1995 como o “João Canabrava”. Em 2000, ganha o programa Megatom, que ficou um ano no ar. Foi para o Zorra Total e no dia 27 de setembro de 2004 estreou na Record com seu Show.

Tom é cativante e esbanja talento. Sempre criativo nos seus personagens, respeitado como humorista e ator. Logo, logo começa em outra emissora. Se bom filho a casa torna.

 

Liberdade estética

A dermatologia com todos os avanços liberta a mulher da sua faixa etária. Levanta a auto-estima e garante uma clientela considerável para os profissionais da área. Com a cirurgia plástica não é diferente. Profissional sério e com qualificação comprovada tem clientes fiéis.

Tem até quem procura um cirurgião só para ficar parecida com esta ou aquela atriz de novela e de cinema. É preciso ter critérios na hora de escolher qualquer um destes profissionais. É bom investir, saber as referências e conversar com quem ele já atendeu. E, também, fazer outras duas avaliações. Neste caso não é o dinheiro que conta e sim a qualificação e o comprometimento.

Brasília tem profissionais renomados, que atuam há bastante tempo e aptos para dar todas as informações que a mulher precisa para esclarecer o antes, o durante e o depois do procedimento. Isto evita erros e decepções. A paciente tem que estar segura do que quer. Cirurgia não é maquiagem. Não tem como voltar atrás. E como dizem “a emenda é pior que o soneto”.

Envelhecer é um processo natural da vida e melhorar a aparência é um direito de todos. Como o rosto é o nosso cartão de visita é bom entregá-lo nas mãos de quem valoriza os traços, destaca a beleza de forma única e com muito profissionalismo e responsabilidade.

 

Somos o maior produtor de laranja do mundo

O Brasil abastece 85% do mercado internacional. Três em cada 4 copos de suco de laranja consumidos no mundo são feitos no nosso país. Isto porque a laranja é uma das frutas mais populares e de fácil cultivo. E é um negócio muito lucrativo.

A história da laranja, este fruto que varia de doce ao levemente ácido, foi descoberto na Índia em estado silvestre. Depois se espalhou pela Ásia até chegar à Europa onde foi cultivada na França. Em várias culturas seus frutos eram denominados “maçãs do paraíso”. Em pinturas antigas os frutos da “Árvore da Ciência” são representados por laranjeiras. Chegou ao Brasil trazida pelos portugueses.

A laranjeira leva 10 anos para chegar a idade adulta e mede neste tempo 5 metros de altura. Com 3 anos já começa a produção da fruta. Existe grande variedade de tamanho, cor e sabor. É o produto de menor preço com maior qualidade pois da laranja aproveita-se tudo: da fruta tira-se o suco, essência, óleo e o bagaço que é fonte de fibras. É a mais barata fonte de vitamina C. Basta duas por dia para termos a quantidade de vitamina que o organismo precisa. Tem também vitamina A, B1, B2 e B3, cálcio, potássio, cloro, fósforo, sódio, enxofre e ferro.

 

A cidade, Estrutural

Um momento histórico e muito aguardado pelos moradores aconteceu no sábado na praça central. A antiga invasão, onde milhares de pessoas viviam indignamente, passando por constrangimentos, insegurança e ameaças, recebeu o governador Agnelo para transformá-la em cidade. O Conam e o Conplan já aprovaram a regularização. A estrutural, com mais de 25 mil habitantes, ganha a partir de agora um colégio integral, uma escola Federal com cursos técnico e superior, centro de saúde, posto policial avançado, construção do 15º Batalhão da Policia Militar, um restaurante comunitário e muito mais.

A Terracap começa a preparar as escrituras de residências e comércio. Os quase 10 mil terrenos ganham escrituras. A Companhia de Desenvolvimento do DF fará o cadastramento. Técnicos visitarão todas as casas para identificar os ocupantes de cada lote. Os de baixa renda terão atendimento preferencial. As famílias reassentadas vão receber casas de 40 metros quadrados. O lixão será transformado em um Centro de Triagem e será depois implantado saneamento básico e asfalto.

Falando em estrutural, lembro que tudo começou na década de 60, quando foi escolhido o local as margens da DF-095 (via EPCT) para aterro sanitário. O espaço passou a atrair imigrantes que tiravam do lixo a fonte de renda e a noticia foi se espalhando e mais e mais pessoas foram se estabelecendo e ficou conhecido como “Lixão da Estrutural”. Sem nenhuma infra-estrutura, moradias precárias e crianças se alimentando do lixo. Um quadro chocante. Em 1989 criou-se o Setor de Indústria e Abastecimento que passou a incorporar a Estrutural e a partir daí os moradores começaram a sonhar com uma vida com mais dignidade.

E esta dignidade chegou com o governador Agnelo, que, transformando em cidade, garante cidadania, ordenamento territorial, segurança, qualificação da mão de obra, emprego, saúde, educação e o sagrado direito constitucional à moradia.

 

Instituto Histórico e Geográfico ganha acessibilidade

A casa que guarda a história da construção de Brasília e preserva a memória do fundador Juscelino Kubitschek está de cara nova, todo revitalizado. Isto foi possível graças a generosidade dos diretores da Rede Gasol de Combustíveis. Todos podem visitar o espaço, pois o acesso está mais fácil devido ao elevador, rampa e saída de emergência. É a iniciativa privada exercendo sua responsabilidade social. Confira:

  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/11/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa “Brasília na TV” e conferir a revitalização do Instituto Histórico e Geográfico do DF feita pela Rede Gasol de Combustíveis (foto). O espaço ganhou elevador, rampa de acesso, saída de emergência, substituição da rede elétrica e hidráulica, pintura, reparos e bancos e jardins. O direito de ir e vir dos cadeirantes, idosos e espaciais está garantido.

Voce vai acompanhar a emoção do presidente Affonso Heliodoro, fiel escudeiro de JK que nos seus 96 anos é exemplo de vitalidade. Inclusive ele confidencia de onde busca força e coragem para trabalhar em prol das futuras gerações.

O Brasília na TV vai ao ar amanhã, 20/11/2011 às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e eu espero você.

 

Dia da Bandeira

Hoje vamos reverenciar o mais importante símbolo nacional. A atual bandeira brasileira foi adotada no dia 19 de novembro de 1889 e foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos com desenho de Décio Vilares.

Cada elemento possui um significado. O retângulo verde simboliza a pujança das matas brasileiras; o losango amarelo representa as riquezas minerais do solo; o circulo azul o céu; o branco, a paz; a faixa “Ordem e Progresso” significa o trabalho harmonioso de todos os brasileiros; as estrelas representam todos os estados e o Distrito Federal.

É obrigatório o seu hasteamento em Órgãos Públicos em dia de festa ou luto nacional e quando o Brasil participa de Congressos Internacionais e encontros de governos. Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. Quando ficar velha ou rasgada fica guardada em uma unidade militar até o dia 19 de novembro quando em cerimônia será queimada.

Vamos ostentar com orgulho a nossa bandeira brasileira e ao observar as suas cores lembrar da nossa responsabilidade com a preservação da natureza. Vamos usar os recursos do planeta de forma sustentável, combater o desmatamento o desperdício de água e de energia, combater o desperdício de alimentos, reduzir o lixo pois precisamos retribuir o que a natureza nos oferece. Preservar é dever de todos nós porque nunca será pobre quem viver de acordo com as leis da natureza.

 

A melhor escola de medicina de Brasília e a 4ª do Brasil é do GDF

O Ministério da Educação considerou a Escola Superior de Ciências da Saúde como o melhor curso de medicina do DF e a 4ª melhor do Brasil, tendo alcançado nota máxima segundo avaliação do Enade.

A Escola Superior de Ciências da Saúde é uma instituição pública ligada à Secretaria de Saúde. Foi fundada em 2001 e tem como mantenedora a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Tem uma moderna estrutura física, dois campus onde em cada um oferece gratuitamente os cursos de Medicina e Enfermagem. É dirigida por Mourad Ibrahim Belaciano.

O aprendizado é centrado no estudante. O ensino é baseado nos problemas e orientado à comunidade nos moldes da didática construtiva. Os alunos, durante todo o curso, são inseridos em atividades práticas, estabelecendo contato com pacientes e comunidade.

As melhores em Medicina no DF: 

  • Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Universidade de Brasília
  • Universidade Católica  

As melhores do Brasil: 

  • Universidade Estadual de Maringá 
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Faculdade de Medicina de Marília
  • Escola Superior de Ciências da Saúde (DF) 

O Governo do DF e a Secretaria de Saúde estão comemorando assim como nós pois teremos em breve excelentes médicos. A base escolar é o princípio de uma boa formação e o GDF proporciona isso.

 

Querer dormir e não conseguir

Só quem sofre desse mal sabe o quanto é desesperador querer e precisar descansar e não conseguir. Dormir é o alimento da mente. Inclusive pesquisadores dizem que a longevidade está ligada a qualidade do sono.

Os conflitos pessoais, profissionais, de interesses e de ideologias são os principais responsáveis em tirar o sono porque a grande maioria não consegue deixar os problemas fora da cama. Pensam obsessivamente sobre o que aconteceu. Comem compulsivamente e ficam jogados no sofá. Isto afeta o corpo e a auto-estima. O ideal é afogar as mágoas numa boa leitura, em um documentário ou ouvindo música suave. E se o problema continuar tirando o sono recomenda-se procurar ajuda médica, contar para a família e até para um amigo mais próximo. Remoer o problema é se maltratar.

A recomendação médica é cansar o corpo com uma atividade física por pelo menos 15 minutos, tomar um banho morno antes de ir para a cama, escutar música suave, dormir de barriga para cima pois nesta posição todos os órgãos descansam, se for dormir de lado prefira o direito, isto evita que os pulmões, fígado e estômago façam pressão sobre o coração. Mantenha a boca reta e fechada, porque nesta posição o organismo funciona melhor. Boca aberta para baixo pressiona os órgãos internos e causa mal estar.

Os especialistas dizem que o organismo funciona melhor se mantermos um horário estável para acordarmos, comermos e deitarmos. Os problemas existem para serem resolvidos.

 

A sabedoria das corujas 

A coruja é considerada símbolo de sabedoria, pois ela vê 100 vezes mais que o ser humano, tem ótima audição e consegue girar o pescoço 180° para ambos os lados a partir da posição central. Seus olhos são luminosos e seu sorriso misterioso. É conhecedora dos problemas da noite, pois enquanto os outros dormem ela fica acordada fazendo companhia para a lua.

Existem diversas espécies e estão presentes em praticamente todo o globo terrestre. Elas põe 5 ovos por cada gestação e constroem o ninho em cima das árvores. O macho fica de sentinela durante o dia e a fêmea à noite. São extremamente fiéis e ficam juntos até o fim de suas vidas.

Além de ser símbolo de sabedoria é também considerada pelos filósofos como da filosofia também. Para seguirmos as lições das corujas é preciso vermos as coisas na sua totalidade: devemos ampliar os limites da percepção e vencer os nossos temores. Vamos despertar a capacidade para vermos melhor o nosso interior.

 

20/11/2011

Uma data especial não só pela repetição e sequência de números, mas porque é o Dia da Consciência Negra. Um momento de reflexão porque segundo a numerologia cada número emite uma vibração específica.

O 20, no taro, representa o sol, que tem poder de iluminar e guiar com seus raios dando confiança e segurança. O 20 diz respeito à perfeição das obras que se realiza pelo bem coletivo. Já o número 1 é o primeiro, o início e está ligado ao poder. O 11 é considerado um número mestre por possuir dois algarismos iguais, é um número espiritual e de intuição, pois desenvolve a capacidade de enxergar longe. Representa força.

E já que estamos falando em força vamos aproveitar o 20/11 para um momento de reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros colaboraram nos aspectos sociais, gastronômicos, religiosos e políticos. É uma data para homenagear o herói brasileiro Zumbi dos Palmares, que bateu de frente com as injustiças humanas. Vamos nos unir para fazer com que o brilho dos olhos supere a melanina da pele.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 18/11/2011

Ensino Superior em Xeque

O ministro da educação Fernando Haddad, está preocupado com os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes nos cursos nas áreas de saúde, ciências agrárias e afins. Se a Universidade de Brasília ficou em 31ª colocação imagine as outras. A UnB mesmo com esta nota ficou com a melhor colocação no Centro Oeste. A melhor do país é a Unicamp.

O ministro disse em entrevista coletiva que 50 mil vagas do curso superior serão cortadas em 2012. Inclusive afirmou que algumas não poderão mais abrir cursos sem avisar previamente o Ministério da Educação. Desde 2004 o Enade avalia o rendimento dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação. O exame obrigatório é indispensável para a emissão do histórico escolar.

Dos 4.143 mil cursos que existem no país só 58 cursos podem ser considerados de excelência. 594 tiveram nota 1 ou 2 e 1.115 ficaram sem conceito. Os que receberam nota 3 são considerados satisfatórios e os com nota 4 bons. Cerca de 80% das universidades tiveram nota entre 3 e 5.

O ministro Haddad quer frear as universidades que não atendam os parâmetros de qualidade. Isto é um procedimento esperado por milhares de brasileiros que vão ingressar na universidade particular porque na pública a greve é constante e agora com esta baixa avaliação é preciso repensar na hora d escolher em qual universidade nossos filhos farão o vestibular.

 

Recursos humanos, a força produtiva do GDF

Os servidores do Governo do Distrito Federal são os mais qualificados do Brasil. Este setor precisa ser valorizado para que a máquina trabalhe a todo vapor. E foi em função disso que o governador Agnelo Queiroz criou a Secretaria de Administração Pública para dar voz ao servidor e também melhorar a política de saúde e a relação de trabalho.

Para abrir canais de diálogo e estar mais perto dos seus anseios foi criada a Ouvidoria onde o servidor pode ajudar a melhorar as condições de trabalho. E eles terão todo o apoio da Secretaria para fazer valer seus anseios. 

Para que o governo possa oferecer à comunidade serviços públicos de qualidade o servidor tem que se sentir valorizado. Com a auto estima elevada trata melhor o povo e produz mais. E o setor de recursos humanos está bem representado com o secretário Wilmar Lacerda (foto). Um servidor público federal, funcionário de carreira da Embrapa e, portanto, conhece bem os anseios da categoria. Ele também foi presidente regional do PT, coordenador-chefe da Coordenadoria de Assuntos Legislativos da Secretaria de Governo. É o 1º Suplente do Senador Cristovam Buarque.

 

Haja celular

Dados da Anatel mostram que o Distrito Federal tem mais celular que habitante. São mais de duas linhas para cada pessoa. O Brasil fechou o mês de outubro com mais de 231,6 milhões de acesso na telefonia móvel.

Nem precisava pesquisa para comprovar o que todo mundo sabe. É só observar nas ruas que a grande maioria está refém do aparelho. Tem executivo que ostenta, sobre a mesa, os três mais modernos e até crianças de 5 anos usam o celular com orgulho. As pessoas estão tão dependentes da tecnologia que fazem quase tudo usando o celular.

O mais grave é usá-lo enquanto dirige. Inclusive a infração do uso do celular no trânsito é uma das que mais cresce no país. As pessoas parecem não perceber que é um desvio de atenção muito perigoso.

Os estudiosos dizem que o aparelho faz mal para a saúde. A Organização Mundial de Saúde alerta para a radiação eletromagnética. E o professor Vitor Baranauskas, da Unicamp, diz que o celular emite microondas iguais as do forno de microondas. Estas microondas são em grande parte absorvidas pelo cérebro e podem gerar danos e até câncer, mesmo com os níveis que as indústrias considerem seguros à saúde. Será que as empresas de celulares não estão jogando com esse risco assim como as empresas de cigarro fizeram?

Para quem não consegue viver sem esta tecnologia a dica dos especialistas é usar o mínimo possível, não falar dentro de carro e nem em elevador, falar com viva voz ou com fone de ouvido, se estiver sozinho regular o volume para usar longe da cabeça, esperar a ligação ser completa para depois colocar o aparelho na orelha.  

 

Prevenção contra a Dengue

A Secretaria de Saúde realiza amanhã, 19 /11, a 3ª Semana de Prevenção da Dengue. A partir das 9 horas na rodoviária do Plano Piloto e na estação central do Metrô, técnicos vão explicar para a população como identificar os criadouros e as fases de desenvolvimento do mosquito. A campanha vai estar em todas as cidades-satélites até o dia 26.

 

Muito oportuna esta orientação que o secretário Rafael Barbosa faz questão de acompanhar, pois a dengue é uma doença que pode ser fatal. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado, que se reproduz em água parada. Para prevenir é só seguirmos as orientações da Secretaria da Saúde. Alguns dos sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Mais informações no site www.saude.df.gov.br. 

 

O show de superação dos atletas do Parapan

Os atletas brasileiros estão dando exemplo para milhares de pessoas no mundo pela força, coragem, determinação e vivacidade. Eles lideram nos jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. Ganharam mais de 100 medalhas. Os nossos heróis quebraram recordes e mesmo sabendo que o corpo podia não responder, sempre davam o máximo.

Com 54 ouros, o Brasil se isola em 1º lugar no Parapan e fica perto do bi. Esta expectativa nos leva até 2007 quando o Brasil ficou em 1º lugar no quadro de medalhas. Foi no Complexo Esportivo Riocentro que o Brasil superou os favoritos Estados Unidos. E no dia 17 de agosto de 2007 o presidente Lula foi até a Vila agradecer os nossos heróis e dizer que é preciso acabar com o preconceito.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 17/11/2011

Mais segurança para os alunos

O Secretário de Educação do DF Denilson Bento Costa, desde que assumiu a secretaria no inicio de setembro tem pautado suas ações na transparência e prima por um serviço público de qualidade. Tem feito de tudo para integrar ainda mais o Batalhão Escolar com a comunidade. Já se reuniu com os policiais militares, com os educadores para discutir os riscos da internet livre, o bullying no ambiente escolar, a responsabilidade das famílias na educação direta e mediação dos conflitos. A violência na comunidade estudantil é uma das suas principais preocupações. 

Denilson é professor de história há muitos anos e sabe que os seus colegas orientam, cuidam e ensinam valores e conteúdos. Que o policial do Batalhão Escolar também tem a função de educador e a sua presença é fundamental para a paz nas escolas. Inclusive o secretário por 3 anos dirigiu o Sindicato dos Professores. Um dirigente sindical que sempre defendeu e lutou pelos interesses dos trabalhadores. Esta dedicação e liderança o levou para o cargo de secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, saindo-se um excelente conciliador. 

Com todos estes predicados tenho certeza que a educação está em boas mãos. Acompanhei o seu trabalho desde o inicio deste ano como Secretário de Administração Pública e vi o quanto valoriza a força produtiva do GDF no momento em que deu voz ao servidor. Esforço faz parte do caminho que está trilhando.

 

Mais dignidade para as pessoas especiais

A presidenta Dilma Rousseff apresentou hoje um pacote de medidas para dar mais dignidade as pessoas com deficiência. Viver sem Limites, vai melhor a saúde, educação, acessibilidade e inclusão social. O Plano Nacional vai proporcionar uma vida melhor com dignidade e respeito.

A presidenta Dilma se emocionou quando disse que era um dia especial pois estava celebrando a coragem de viver. Todos os dias as pessoas desafiam limites, enfrentam barreiras e transpõem os obstáculos mais perversos e quase sempre no isolamento social. Está na hora de terem mais respeito. Lutar para acabar com as desigualdades e proporcionar oportunidades para todos é um compromisso do seu governo.

Serão implantados Centros de Referência para apoiar as pessoas em situação de risco, extrema pobreza, abandono e isolamento social. Para dar dignidade vai qualificar mais de 150 mil pessoas para o mercado de trabalho.

 

Na foto da esquerda: a presidenta Dilma com o deputado Romário e o senador Lindenberg e suas respectivas filhas.

Na foto da direita: a presidenta Dilma com o José Sarney.

No âmbito da saúde vai ampliar as ações de prevenção às deficiências começando pelo neonatal, ampliação do Teste do Pezinho. Ações de habilitação e reabilitação, atendimento odontológico, redes de produção e acesso a órtes e prótese.

Na área educacional será disponibilizado um transporte escolar acessível para os alunos poderem freqüentar a escola, dotar as instituições de ensino nas condições adequadas de acessibilidade.

Participaram da cerimônia no Palácio no Planalto o Deputado Federal Romário com a filha Ivy e o Senador Lindberg Farias com a filha Beatriz. As duas crianças receberam atenção especial da Presidenta. Muito oportuna a decisão da Presidenta Dilma em voltar o seu olhar para estas pessoas que são exemplos de superação e de força. Chega de descaso e abandono.

 

A ANS preserva assistência do beneficiário

Milhares e milhares de pessoas recorrem aos planos de saúde e na maioria das vezes, mesmo pagando caro, não ficam satisfeitos com o atendimento. Os médicos especializados em determinada área, dizem que saíram do convenio porque a operadora demora a pagar e ai o usuário tem que consultar com quem está disponível naquele momento ou então aguardar mais de mês para conseguir uma consulta. Isto é rotina de quem tem plano de saúde e coloca em risco a continuidade do atendimento à saúde.

Exemplo disso é o que está acontecendo com a Unimed Brasília. No dia 20 de outubro houve determinação para que os clientes fossem remanejados para outros planos de acordo com a Resolução Operacional nº 1.095, devido a crise financeira que ultrapassa 90 milhões. Embora a Agência Nacional de Saúde Suplementar tenha determinado a Unimed evitou na Justiça a transferência dos 20 mil clientes e solicitou mais tempo para se manter em pé.

 A ANS é quem controla e fiscaliza as atividades das operadoras para a garantia da assistência suplementar à saúde. E está atenta a todos os problemas vividos pelos usuários dos planos de saúde. Mesmo em crise, a Unimed Brasília tem que manter todo o atendimento. Caso haja recusa é só ligar para a Agência Nacional de Saúde Suplementar no telefone 0800 701 9656.

Antes de contratar um convênio médico é bom verificar se as coberturas oferecidas vão de encontro às suas necessidades. Profissionais gabaritados nem sempre pertencem à rede de prestadores de serviço da operadora. Neste caso é bom verificar se o plano oferece reembolso das despesas médicas. A livre escolha é fundamental.

Ao contratar um plano ou seguro de saúde é bom verificar se está devidamente registrado na Superintendência de Seguros Privados. Com saúde todo o cuidado é pouco.

 

 

O astro da jovem guarda está em Brasília

Para comemorar o 7º aniversário da loja República do Aeroporto, a empresária Suely de Paula recebe os clientes com um happy hour especial com o cantor Jerry Adriani, hoje das 18 às 20 horas com brindes para os convidados.

Jair Alves de Souza nasceu em São Paulo e desde pequeno cantava musica italiana ensinadas pela avó. Aprendeu a tocar acordeon aos 11 anos e foi no inicio dos anos 60 que o publico conheceu sua voz ao ser vocalista do Conjunto “Os Rebeldes”. Em 1964 grava o primeiro LP “Italianíssimo” e no mesmo ano o 2º LP “Credi a Me”. Só em 1965 grava “Um grande Amor” seu primeiro LP em português.

O talento o levou para a TV. Tornou-se apresentador do programa Excelsior a Go Go na antiga TV Excelsior, atual Rede TV. Depois foi para a antiga Tupi, atual SBT para apresentar “A Grande Parada” ao lado de Marília Pera e Betty Faria. Era um musical ao vivo com grandes nomes da música popular brasileira. Inclusive ele foi o responsável pela ida de Raul Seixas para o RJ.

Jerry queria mais e fez filmes para o cinema na época e ao estilo da jovem guarda. Protagonizou “Jerry, a Grande Parada” e “Em Busca do Tesouro”. Dali em diante foram só sucessos que embalaram muitos corações. Como: Querida, No dia em que parti, Namoradinha de um amigo meu, Doce, doce amor, Pra sempre te amarei, Vai caindo uma lágrima, O homem triste, Deixa o mundo girar, És o meu amor, Só a saudade e tantas e tantas canções.

 

Alimentos que protegem

Para melhorar a saúde e redobrar a disposição e o bem estar é só comer todos os dias 7 preciosos alimentos. Eles vão aumentar a imunidade, prevenir doenças, retardar o envelhecimento, acalmar o organismo, controlar os hormônios, fortalecer a memória e proteger contra o câncer. Estas dicas estão no Planeta Sustentável.

 

1) Alho – é rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções. Além disso tem alicina e ajoeno que baixam os níveis de açúcar no sangue e a ação antioxidante controla a incidência de câncer. Para tanto bastam 2 dentes de alho cru por dia.

2) Castanha-do-Pará – retarda o envelhecimento graças a vitamina E e o selênio que colaboram para desacelerar o envelhecimento e os riscos de doenças do coração.Este mineral evita a propagação do câncer. Uma unidade por dia supre as necessidades diárias de selênio.

3) Frutas vermelhas – protegem contra o câncer graças ao acido elágico , evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores. Por terem flavonóides protegem contra inflamações e o mirtilo que reverte o declínio das funções cerebrais e também previne catarata e glaucoma. Basta uma taça com um mix por dia.

4) Iogurte – além de equilibrar a flora intestinal, ajuda a absorver os nutrientes, previne infecções, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. Um pote por dia é suficiente para proporcionar estes benefícios.

5) Semente de linhaça – rica em ácidos graxos e Omega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides . Ameniza a TPM e os fogachos da menopausa. Um poderoso revitalizante das funções físicas e mentais. Uma colher de sopa por dia com iogurte ou na salada é suficiente.

6) Maça – por ter quercitina um fitonutriente que reduz os riscos de doenças cerebrovasculares e câncer de estomago, fígado e pulmão. Pesquisadores da Universidade Católica do RS descobriram que quem come pelo menos 5 por semana respira e dorme melhor e tem menos possibilidade de ter problemas de garganta.

7) Tomate – por ser rico em licopeno, um antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. A Universidade de Kentucky nos EUA comprovou que o tomate também é fonte de ferúlico que preserva os neurônios do estresse oxidativo e protege contra os males de Alzheimer, Parkinson e demência senil. Duas unidades por dia são suficientes para retardar o aparecimento dessas doenças.

 

A mentira tem pernas curtas

Este dito popular está se tornando rotina. O que leva uma pessoa a mentir? É bem mais fácil assumir os erros do que viver uma falsa realidade. Mentira é o nome dado as afirmações ou negações falsas ditas por alguém. Significa inventar uma realidade que não existe ou encobrir o que não pode assumir devido às conseqüências. Quem mente esquece que a mentira tem pernas curtas. Cedo ou tarde tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade que é bem mais rápida. Sem falar que causa um grande transtorno.

A psicologia explica que a mentira surge como defesa, para isentar de culpas ou para alcançar o que deseja. Inclusive afirma que só até começar a falar a criança é incapaz de mentir. A partir daí aprende os artifícios usados pelas pessoas com quem convive. 

As crianças que falam a verdade precisam ser valorizadas, enaltecidas e gratificadas. Isto vai estabelecer o aprendizado do “dizer a verdade”. Se uma criança tirar dinheiro dos pais para comprar o que não ganhou ou pegar um brinquedo do colega, esta atitude denuncia que ela não aceita a realidade que está vivendo. Neste caso é preciso buscar ajuda de um psicólogo. 

Os pais não podem proteger a criança que age assim senão ela vai continuar mentindo e se comportando de maneira errada. Cabe nós dar limites, pois a criança não tem ainda a noção que a realidade impõe se quisermos, é claro, ter filhos responsáveis e dignos.

Alguns psiquiatras consideram a mentira uma doença. Um vício compulsivo de enganar os outros. Esta pratica de viver uma situação imaginária, dizem, traz insegurança emocional. Quem mente sempre não sabe mais o que é verdade.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 16/11/2011

Sem a marca pessoal

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva aparece pela primeira vez sem a sua marca registrada. Isto aconteceu hoje a tarde. Dona Marisa foi a escolhida para fazer a barba do marido e procedeu com todo cuidado e dedicação. Lula resolveu antecipar os efeitos da quimioterapia. A foto foi divulgada pelo Instituto Lula.

Os milhares de fãs por este Brasil a fora estão torcendo para uma rápida recuperação. Como ele tem alegria de viver, esta será mais uma de suas vitórias. Força presidente Lula e paz no seu coração dona Marisa.

 

Diferença de Idade e de Propósitos

A paixão é uma fonte poderosa de emoção. Por causa dela muitas pessoas ultrapassam barreiras sociais, vencem limites , dificuldades, diferença de gênero e até de formação e vão atrás do que querem mesmo sabendo que podem perder parcialmente sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce.

O relacionamento entre pessoas de idades diferentes é cada vez mais comum. Como o amor não tem idade duas pessoas de gerações diferentes podem ser semelhantes entre si. Administram muito bem as intolerâncias da sociedade e da família.

Homens mais velhos sempre gostaram de se relacionar com mulheres mais jovens. E as mulheres com mais de 60 anos raramente escolhem homens bem mais jovens. Atrizes e atores são os mais ousados. As que se encantam com garotões são coerentes com diferença de idade porque na cabeça muitas continuam jovens só que o corpo não acompanha o pique.

Normalmente a pessoa mais velha administra a ansiedade da mais nova e a pessoa mais jovem dá gás para a mais vivida. É comum buscar no outro o que lhe complemente. As vezes a atração física é a tônica da relação. Depois com o tempo tem poucas chances de sobreviver. É quando a paixão dá lugar a um sentimento maternal ou paternal. 

Além da troca de experiência a mulher mais velha tem que driblar alguns preconceitos e também administrar as mudanças do corpo e da mente. Tem que ficar atenta porque com o passar dos anos o amor muda de formato. A paixão aos poucos vai perdendo o encanto até virar amizade. E é ai que a relação acaba azedando. O difícil não é começar um relacionamento e sim mantê-lo com o mesmo interesse do inicio.

 

Indústria da Multa

As infrações no trânsito são tantas que o dinheiro arrecadado com as multas daria para consertar e manter a maioria das estradas brasileiras. Hoje os recursos arrecadados são utilizados para “custear despesas como pagamento de pessoal dos órgãos de trânsito e até mesmo para reforçar o caixa dos governos”.

Em função disso o Senador Eunício entrou com projeto de lei, PLS 579/2011 que inclusive foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que prevê o uso deste recurso só em campanhas educativas sobre direção defensiva, cultura da paz e combate à violência no trânsito. E Também com o objetivo de desestimular o consumo de álcool e de drogas por parte dos motoristas. Como o objetivo maior é a segurança dos motoristas o Senador incluiu também a sinalização das vias. Agora a proposta vai a Câmara se aprovada segue para a sanção presidencial.

Conheço o Senador Eunício há bastante tempo como um excelente empresário e sempre via-o preocupado com a integridade física dos seus colaboradores. Quando foi para a Câmara dos Deputados não foi diferente. Toda a sua atuação era voltada em favor da vida. E agora como Senador quer diminuir os acidentes de trânsito com vítimas, que infelizmente continua crescendo. Ele quer com esta Lei tornar o trânsito mais seguro. “Queremos educar a sociedade para que eles não cometam os mesmos erros, disse o Senador Eunício.

 

Luciano Bruno, o mais querido cantor da sociedade italiana

Luciano Bruno esteve em Brasília e cantou e encantou os convidados da Noite Solidária do Correio Braziliense. Tive o prazer de entrevistá-lo para o meu programa “Brasília na TV” , que vai ao ar todos os domingos na TV Brasília às  12h30. Acompanhe a nossa conversa e curta a voz deste fenomenal cantor italiano que mora também no Rio de Janeiro, é casado com a brasileira Martha Patricia com que tem o filho Stefano de 4 anos. Ele é autor de uma coleção de pérolas da música italiana.

 

 

Herança para o mundo

O roteiro cívico e arquitetônico de Brasília tem chamado a atenção da imprensa internacional. Isto é muito bom. Chega de matéria ruim, de escândalos estampados nas primeiras páginas. Aqui tem gente honrada e trabalhadora e a cidade é um museu a céu aberto. 

Brasília é a única cidade nascida no século 20 declarada Patrimônio Cultural da Humanidade. Aqui tudo é harmônico e se completa, como o Plano Piloto onde tenho o prazer de morar há 26 anos. Brasília atrai também as pessoas por motivos políticos, econômicos, profissionais, educacionais e para conhecer e reverenciar a obra do presidente JK.

 

Por todas estas razões é que recentemente o jornal The New York Times, o principal dos Estados Unidos, recomendou uma visita à Capital pela sua riqueza cultural e gastronômica. Agora foi a vez da TV Tokyo Broadcasting System do Japão produzir um documentário sobre Brasília. A co-produção com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura está prevista para ser exibida no Japão até fevereiro de 2012. Os japoneses vão conhecer a história da construção, a saga dos pioneiros, a arquitetura, a qualidade de vida e o cotidiano dos moradores.

Vamos torcer para que outros países também mostrem as razões para viver, trabalhar e visitar esta cidade que é herança para o mundo. 

 

Água sempre pura

A água é o liquido mais precioso para a sobrevivência na terra. E se não cuidarmos faltará no futuro. Além de fazermos economia é preciso fiscalizar e punir quem põe em risco os nossos mananciais.

A densidade populacional e a ocupação desordenada estão comprometendo as bacias hidrográficas do DF. É preciso evitar o desmatamento e a irrigação desregulada, o lixo jogado nas áreas protegidas e a ocupação desordenada. Tem que ser feito um monitoramento permanente para não comprometer o ecossistema. A água não é infinita por isso todo mundo tem que cuidar.

Foi pensando nisso que o presidente da Adasa, Vinícius Benevides deu inicio a uma ação de preservação permanente de todos os nossos recursos hídricos. O trabalho começa pela bacia de Pipiripau em Planaltina devido ao estado avançado de degradação. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico vai acabar com os depósitos clandestinos de resíduos sólidos, agrícolas, da construção civil e até mesmo doméstico. 

De nada adianta a Caesb tratar a água e os irresponsáveis contaminar as áreas de proteção. A operação lixo zero conta com a parceria da Caesb, Ibram, SLU e Agefis. Inclusive a Adasa solicita a colaboração dos moradores de todas as Regiões Administrativas para por um fim a tantos desmandos. Só com a conscientização de todos é que vamos cortar o mal pela raiz. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 15/11/2011

Brasília sedia Patinação Artística Internacional

Realizado pela primeira vez no Brasil, o 56º Campeonato Mundial de Patinação Artística, com mais de mil atletas de 36 países, acontece a partir de hoje no Ginásio Nilson Nelson e vai até o dia 27 deste mês. A abertura é às 19 horas com apresentação de 195 atletas do Distrito Federal. Os espetáculos serão sempre a partir das 14 horas com entrada franca. 

A pista foi montada de acordo com as exigências e especificações mais modernas que existem no mundo. Esta incumbência coube a Federação Brasiliense de Hóquei e Patinação que tem como presidente Lúcio Resende. Os atletas fizeram o reconhecimento da pista e elogiaram a Federação e o GDF pela organização.

Atletas das categorias júnior (de até 19 anos) e sênior (a partir de 20 anos) competem na modalidade figura obrigatória, solo dance, dança livre e livre. Vamos torcer para que os atletas brasileiros consigam realizar um grande espetáculo. Entre as esperanças estão os destaques brasileiros Thatiana Resende (brasiliense), Marcel Stumer, Gustavo Casado e Thalita Haas.

A Secretaria de Turismo montou um Centro de Atendimento ao Turista no local do evento. Os atletas melhores do mundo vão ter informações sobre a Capital e conhecer a nossa galeria a céu aberto.

O governador Agnelo está comemorando mais este evento esportivo em Brasília. Isto aumenta a renda e gera mais empregos além de dar mais visibilidade internacional para a nossa cidade. Segundo o governador é o ponta pé inicial para os grandes eventos que estão por vir. Ele quer fazer de Brasília a capital também do esporte. (Foto: Pedro Ventura)

 

Proclamação da República

Hoje é dia de reviver a história. De 1822 a 1889 o país teve dois Imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II. Depois de 67 anos, o regime monárquico não correspondia mais aos anseios do povo e nem atendia às necessidades sociais. As pessoas clamavam por democracia, menos autoritarismo, mais liberdade econômica e política. Inclusive a Igreja Católica estava descontente com D. Pedro II. Foi daí que surgiu o movimento republicano.

No dia 15 de novembro de 1889, na Praça da República, no Rio de Janeiro, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que pôs fim a monarquia e assumiu a presidência da República em um governo provisório. A Constituição de 1891 garantiu avanços políticos, mas não permitia o voto das mulheres e nem dos militares de baixa patente.

De 1894 a 1930 surgiu a República das Oligarquias, com governos de presidentes civis. O país teve o domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil neste período foi líder na exportação de café e a indústria deu um salto.

Além de reviver a história é bom pensar nas nossas escolhas políticas, porque o poder de tomar importantes decisões está com os cidadãos honrados. É o povo que detém o poder soberano sobre o poder legislativo e executivo. O poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos quando elegem pessoas comprometidas com a cidadania, valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. Vamos dar um salto de qualidade nas nossas escolhas. 

 

Parabéns, Luis Eduardo

Hoje é dia de abraçar o Superintendente da TV Brasília, Luis Eduardo Leão, pelo seu aniversário. Um executivo brilhante que inspira confiança.

Dedicado, trabalhador, inteligente e com muito caráter, chegou a Brasília em janeiro de 2008 e implantou a ética, a transparência e a seriedade em todas as suas ações à frente da TV que nasceu junto com a Capital do Brasil. 

Quando ele chegou para assumir a emissora, meu programa “ Brasília na TV” já estava sendo exibido desde 1995 e percebi que tratava-se de um executivo de primeira linha.

Luis é cortês com todos, sociável, dedicado e tem confiança no que diz. Está fazendo a diferença no Distrito Federal. Um líder que incentiva a equipe a crescer com cidadania.

Luis é amigo que duplica as alegrias e divide as tristezas. Que Deus continue a iluminar a sua rica existência ao lado de Beatriz e dos filhos Gustavo e André.

Obrigada pelo privilégio de tê-lo como nosso Superintendente.

 

Sigma também em Águas Claras

Para levar conforto, tranquilidade e a mesma educação de qualidade para perto dos alunos, o Sigma chegou em Águas Claras. Veja o que diz o diretor pedagógico Ronaldo Mendes:

  

 

Territórios a parte

Quando decidimos passar o feriado, final de semana e até mesmo férias com a família surge uma grande preocupação: onde deixar nosso animal de estimação? Em casa com uma pessoa de confiança, com um amigo ou parente ou em um hotel?

Os mais ousados levam o cão ou gato para a casa de um parente ou amigo. Só que esquecem em perguntar se a pessoa está disposta a receber e se isto não vai causar constrangimento. Também é preciso saber se o animal não vai ficar sozinho na casa pois tem gente que aceita mesmo não gostando de bichos pois tem dificuldade de recusar o pedido. Isto pode deixar o bichinho ansioso e com depressão ou se ele for muito mimado pode voltar com comportamentos inadequados.

Os mais cuidadosos preferem deixá-los no conforto do lar. Contratam uma pessoa de confiança, uma espécie de babá para fazer companhia, alimentá-los e levá-los para passear. Assim o animalzinho não estranha tanto a ausência das pessoas da casa. Esta é uma saída boa para aqueles que não se adaptam às hospedagens por entenderem que foram abandonados. 

Para quem prefere o hotel para cães é preciso verificar a qualidade e a confiabilidade do local. Saber se tem veterinário de plantão e se a empresa está registrada no Conselho de Medicina Veterinária. Conhecer o trabalho e levar o animal para adaptação. Se no dia seguinte ele demonstrar tranquilidade e confiança nas pessoas aí sim a gente pode deixar. Ele vai entender que aquilo é provisório e que logo voltará para casa.

 

Simplesmente medíocre

Essa é a melhor forma de definir a atuação da seleção brasileira de futebol neste ano. A temporada chegou ao fim. Quem agradece são os torcedores e amantes de um futebol de qualidade que não foi apresentado pela Seleção em 2011. A campanha nacional foi marcada por 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. O aproveitamento foi de 66,6%. Dos jogos ganhos, constam diversos adversários fracos como é o caso do Equador, Egito, Escócia, Costa Rica e Gabão. É necessário lembrar, também, da vergonhosa apresentação brasileira na Copa América. A eliminação veio já nas quartas-de-final para o Paraguai. Após um empate em 2 x 2 a partida foi decidida nos pênaltis. A Seleção não converteu sequer uma cobrança (reveja). As duas derrotas vieram para as fortes seleções da Alemanha e França. O ano de 2011 chegou ao fim para a Seleção Canarinho. Esperamos ver mais raça, qualidade, inteligência e, se não for pedir muito, resultado! (Por Gilbert Di Angellis)

 

 
<< Início < Anterior 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 Próximo > Fim >>

Página 243 de 252
RocketTheme Joomla Templates