Coluna da Bernadete Alves - dia 13/08/2011

 

Destaques do Brasília na TV do dia 14/08/2011

  • No Copacabana Palace: Mayana Moura; Lavinia Vlasak; Miranda Castro com Sophia; Marina Elali; Mayana Neiva; Gilvan Máximo.
  • O reitor do UniCeub Getúlio Lopes conversa com Gilbert Di Angellis.
  • Os cantores sertanejos cantam  "Saudade".
  • Dona Alaide Queiroz, mãe do governador Agnelo, conversa com Bernadete Alves.

 

    

 

Dia dos pais

Todas as emoções vividas pela mãe na gestação influem diretamente no desenvolvimento da criança. O filho sente tudo que acontece neste período. É por isso que o pai tem um papel fundamental na formação do filho, pois mães e pais têm um vínculo eterno. O pai precisa dar segurança, tranquilidade e afeto para a gestante. Outro item importante é a referência de valores. A presença constante e o comprometimento e, principalmente, estar disponível para o filho para criar um vínculo afetivo. Antigamente, bastava ao pai prover segurança física e financeira. Hoje, devido à estrutura familiar, o pai tem de participar mais, dividir responsabilidades e proporcionar momentos inesquecíveis para o filho. E ele pode fazer isso, pois é tão capaz para lidar com a rotina do filho quanto a mãe. A ausência do pai, seja por qual motivo, traz consequências psicológicas para a criança. Uma delas é o sentimento de rejeição. A referência masculina é muito importante para os filhos. Nada substitui a presença de um pai, nem mesmo os presentes mais desejados, pois sabemos que nada substitui o amor. Ausência sentida não é compensada nem pelo dinheiro. A função de ser um pai, depende de ser, antes de tudo, um bom homem. Ser pai é reconhecer a importância de cada fase do filho, é prepará-lo para não ser escravo dos bens materiais e valores desprezíveis. É dar ao filho condições afetivas para compreender e dar sequência à vida com sabedoria. Saber que a paternidade é o fenômeno mais emocional e que deve ser assumido com o coração. O homem tem papel fundamental na natureza feminina. Então, vamos agradecer hoje todas as gerações de homens, principalmente ao meu pai, Alexandre, que não está comigo, mas continua a ser uma luz a me guiar.   

 

Sinceridade

Muito se fala na importância de ser sincero. Será que a sinceridade é realmente uma qualidade que deve ser preservada acima de tudo ou há exceções? Uma coisa é certa: falar a verdade sempre fará muitas pessoas à sua volta infelizes e chateadas. A famosa frase usada em fim de relacionamentos mostra essa preocupação com o outro: "O problema não é você, é comigo!". Selecionamos exemplos curiosos do uso da sinceridade no dia-a-dia. Divirta-se!
 

   
 

Questão de Saúde

Muito oportuna a campanha que o GDF está fazendo para evitar que intrusos ataquem nossa casa e prejudiquem nossa saúde. Os ratos e os mosquitos são transmissores de doenças que podem levar a morte como é o caso da hantavirose e da dengue. Depende de nós continuarmos saudáveis. No caso do hantavírus a contaminação se dá atráves do contato com fezes e urina de ratos silvestres ou pela ingestão de água e alimento contaminado. O GDF está fazendo sua parte. Vamos fazer a nossa também. Vamos conscientizar nosso filhos e vizinhos da importância da prevenção. A hantavirose é uma doença viral com alta taxa de letalidade no Brasil. Foi descoberta em 1913 na União Soviética. Vamos plantar ideias só assim teremos um mundo melhor.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/08/2011

 

Dia Nacional das Artes 

A nossa cultura é muito rica e diversificada, a exemplo da obra Operários, de Tarsila do Amaral. Com isso temos muitos artistas fenomenais em todos os segmentos. Esses profissionais traduzem o pensamento de uma época e expressam os anseios humanos. Uma forma bela e subjetiva de mostrar o talento, seus anseios, temores e esperanças também nos fazem viajar pelo mundo da arte e da cultura. É importante que a arte seja ensinada de forma responsável em todas as escolas. Com isso os alunos desenvolvem sua linguagem artística e passam a respeitar e valorizar quem nasceu com este dom. Aos artistas de Brasília Ivanir Vianna, Toninho de Souza, Beth Bettiol, Omar Franco, Nirvana Rios, Galeno, Adelina, André 14 Voltas, ao grupo teatral Os Melhores do Mundo e a banda Squema 6 meu agradecimento pelo talento e persistência em mostrar o valor da criação.

      

Almoço com o chefe 

É comum, aqui em Brasília, nos badalados restaurantes encontrarmos altos executivos ou empresários de destaque almoçando com um colaborador. E muitas vezes, o que tinha para ser um almoço agradável torna-se um desastre porque o convidado resolve aproveitar a ocasião para pedir aumento de salário e até mesmo para reclamar que está trabalhando demais. Tem até quem tira foto com o celular e envia para os amigos para mostrar o "prestígio". O  que deve-se levar em conta é que o chefe convida porque muitas vezes quer apenas uma companhia para almoçar e aí ele escolhe o funcionário que lhe é mais simpático ou quem está colaborando mais com a empresa . Nessas ocasões, o convidado deve falar de trabalho só se o chefe perguntar. Ai  pode falar de suas metas, mas com diplomacia. Saber ouvir, ter paciência e determinação ajudam muito nos relacionamentos de trabalho. É bom, também, demonstrar responsabilidade e disposição para enfrentar qualquer desafio. Durante o almoço pode elogiar o chefe, mas sem exagero. Finalmente, agradecer pelo convite e respeitar a hierarquia. Agindo assim vai ganhar a simpatia do chefe.

 

Êxito nos negócios 

A empresária Audrey Brants (foto) está consolidada no mercado óptico com sua loja multimarcas na 305 sul. Respeito ao consumidor, preço justo e qualidade dos produtos e serviços são praticados desde qe abriu a  loja. Quem quer vencer neste mercado competitivo tem de agir assim. Parabéns Audrey por sua dedicação e pela geração de emprego e renda no DF.

 

Diagnóstico precoce 

Toda manhã minha visão estava embaçada e desfocada. Fui ao oftalmologista e descobri, através de um exame de sangue, que precisava repor vitamina D e E. É que essas vitaminas são responsáveis pela saúde da nossa retina, aquela membrana que reveste o fundo do olho. Meu médico me recomendou comer mais abacate, peixe, fígado, frutas secas, espinafre, derivados do leite, cereais integrais, ovos e tomar 15 minutos de sol por dia para absorver a vitamina D. Segui à risca a orientação pois sei da importância de um diagnóstico precoce.

 

Estudar ou trabalhar? 

A formação do cidadão para a vida social e para o mercado de trabalho depende da educação básica adquirida. Muitos adolescentes, em vez de fazerem vestibular, preferem tentar uma vaga no serviço público. Em função disso, é importante estudar em uma escola que forma também para a vida. Quando já estiver prestando um serviço público, respeite para ser respeitado. Valorize para ser valorizado. Nunca seja fraco, desleal e covarde. Admita os erros; aprenda com eles. E quando te deparar com a injustiça, impunidade, falta de limites e abusos, lembre-se de que um valor não se impõe, se contrapõe.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 11/08/2011

 

Dia do advogado

Surgiu em 1827, quando se institui os cursos de ciências jurídicas e sociais. Somente após a revolução de 1930 foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil, com a missão de zelar pela ordem jurídica das instituições e pela ampliação dos direitos da sociedade.  O direito regula as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas faz-se necessário o trabalho de um advogado. O advogado responsável atua com a máxima dedicação e transparência. Proporciona aos clientes a melhor solução para o caso, pois prima pela qualidade, rapidez, segurança e eficácia numa relação de confiança e respeito. Profissionais que não fazem dos outros escadas para subir pois sabem que é imoral e a imoralidade não faz parte da lição de vida dos honrados advogados. Em Brasília temos excelentes profissionais, como o Dr. Miguel Setembrino e a Dra. Fernanda Gadelha (foto ao lado).

 

Dia do garçom

Para ser garçom o bom humor é tão fundamental quanto a capacidade e a tolerância. O garçom é um profissional indispensável para o sucesso de um restaurante, bar ou evento social. Eles prestam atendimento cortês e personalizado sem chamar a atenção. Têm competência para entender a vontade do cliente. O profissional se destaca quando tem paciência e sensibilidade para perceber quando e como se aproximar do cliente. Ser atencioso sem seu chato e ter, é claro, bom humor, pois existem clientes educados, mas há também os que pensam que podem tudo só porque estão pagando. Como faço cobertura jornalística de muitos eventos em Brasília, admiro esses profissionais que trabalham dobrado, que fazem verdadeiros malabarismos para carregar as bandejas sem perder a elegância e a simpatia. Parabéns a todos vocês que trabalham felizes servindo os outros.  

 

Dia do Estudante

Em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais no País, um em São Paulo e o outro em Olinda (PE). Antes disso, quem queria entender o universo jurídico tinha que ir para Coimbra, Portugal. E hoje é dia de cumprimentar quem busca conhecimento e sabedoria. Estuda os problemas nacionais, pois todos se conjugam e devem ser resolvidos pelo bem coletivo. Sente, pensa e age, mantendo-se realista. Procura na escola o que deseja para toda vida. Abraça uma profissão e faz dela um instrumento para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho não só para si como também para os que estão ao seu redor. Então, estudante, sejas o que és e não o que os esnobes querem que sejas. 

 

Legalização 

Os terrenos onde estão os templos religiosos vão ser, finalmente, legalizados. A atitude do Governo em vender em vez de dar, é muito bem vinda. Só preciso fiscalizar para ninguém mudar a destinação, uma vez que o preço foi diferenciado para entidades religiosas. 

 

Melhor investimento 

Se você comprar imóvel terá retorno garantido. O mercado imobiliário de Brasília continua aquecido, mesmo tendo preço elevado por m². O Plano Piloto é m local que não terá desvalorização. Até porque a qualidade e o conforto não têm preço. 

 

Consumo consciente 

A parte mais sensível do consumidor é o bolso. Por isso a importância de não desperdiçar. O planeta agradece e a carteira também. Esta atitude é importante porque a produção de lixo já ultrapassa um quilo por pessoa a cada dia. Então vamos selecionar o lixo dentro de casa e também reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão. Somos parte do ambiente e não o centro de tudo. 

 

Chega de desmando 

O que você faria com R$ 3,235 milhões? Muita coisa, não é mesmo? Daria para realizar o sonho da casa própria de muita gente e garantir mais saúde para os mais necessitados. Pasmem, este dinheiro foi usado em um sistema de relacionamento na internet. Pior, foi comprado pelo GDF em 29/10/10 e não entrou em funcionamento. Ou seja, o dinheiro saiu dos cofres públicos e foi literalmente para o lixo. Ainda bem que a Secretaria de Transparência do governo Agnelo está tornando público os desmandos administrativos.  

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/08/2011

 

Legalização 

Os terrenos onde estão os templos religiosos vão ser, finalmente, legalizados. A atitude do Governo em vender em vez de dar, é muito bem vinda. Só preciso fiscalizar para ninguém mudar a destinação, uma vez que o preço foi diferenciado para entidades religiosas. 

 

Consumo consciente 

A parte mais sensível do consumidor é o bolso. Por isso a importância de não desperdiçar. O planeta agradece e a carteira também. Esta atitude é importante porque a produção de lixo já ultrapassa um quilo por pessoa a cada dia. Então vamos selecionar o lixo dentro de casa e também reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão. Somos parte do ambiente e não o centro de tudo.

 

Melhor investimento

Se você comprar imóvel terá retorno garantido. O mercado imobiliário de Brasília continua aquecido, mesmo tendo preço elevado por m². O Plano Piloto é m local que não terá desvalorização. Até porque a qualidade e o conforto não têm preço. 

 

Chega de desmando

O que você faria com R$ 3,235 milhões? Muita coisa, não é mesmo? Daria para realizar o sonho da casa própria de muita gente e garantir mais saúde para os mais necessitados. Pasmem, este dinheiro foi usado em um sistema de relacionamento na internet. Pior, foi comprado pelo GDF em 29/10/10 e não entrou em funcionamento. Ou seja, o dinheiro saiu dos cofres públicos e foi literalmente para o lixo. Ainda bem que a Secretaria de Transparência do governo Agnelo está tornando público os desmandos administrativos. 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/08/2011

Doar sangue: um gesto de amor 

Pude acompanhar por ocasião da Semana Cultural do Sigma seus alunos doando sangue. Atitude constante na escola que forma também para a vida.
Quem também ajuda sempre o Hemocentro é a Rede Gasol. As doações de sangue são semanais e os diretores preparam m ambiente propício para a coleta de sangue. A Gasol é a maior empresa doadora no DF. Todos nós podemos ajudar a salvar vidas. Para mais informações, acesse o site www.fhb.df.gov.br ou ligue 3327-4413. Com este gesto estaremos contribuindo para uma sociedade melhor e mais humana.
 

Artilheiro na seleção

Jonas, o 5° maior artilheiro da história do tricolor gaúcho defende hoje as cores do Valência. O time espanhol vive boa fase: ficou atrás, apenas, do Barcelona e do Real Madrid na última temporada do campeonato nacional. Quarta-feira, a partir das 15h45, o atacante ídolo do Grêmio vestirá a camisa amarelinha contra a Alemanha, em Stuttgart. Será uma grande chance para o craque, artilheiro da última temporada do Brasileirão, mostrar seu talento defendendo a seleção brasileira. 

 

Lições de sabedoria

O empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, segue à risca os ensinamentos dos seus pais e faz questão de preservar raízes culturais. Tanto na sua casa quanto na empresa, valoriza os artistas da cidade. Quem respeita e apoia o outro têm êxito nos negócios. 

 

Jornada dupla

A maioria da população reclama da saúde pública. O problema maior está nos recursos humanos. Como a vida em Brasília é muito cara, muitos profissionais de saúde trabalham em dois ou mais empregos e isto faz com que o desempenho fique comprometido. Trabalhador cansado produz menos e atende de mau humor. Quem sofre com isso é o doente. Sem falar que, esgotado, o trabalhador pode cometer erros irreparáveis. Quem paga a conta é quem mais precisa deste atendimento. 

 

Na AGU 

O presidente da câmara de vereadores de Jaguari-RS, Ezio Jocelito Silva, entregou ao Ministro Luiz Inácio Adams, advogado geral da união, o livro "Esboço Histórico de Jaguari", incluindo as raízes indígenas e a conquista portuguesa do território missioneiro. E levou para a sua cidade a obra da construção da AGU. Um encontro de dois gaúchos que primam pela transparência pública. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/08/2011

Transparência no trato público 

Esta atitude tomada pelo goverador Agnelo demonstra a sua seriedade no combate as fraudes e esquemas de corrupção. A responsabilidade está em boas mãos: Carlos Higino, secretário de transparência.

 

Uma questão de acessibilidade

Pessoas idosas e com alguma dificuldade de locomoção devem ser lembradas pelas construtoras. Os apartamentos devem ser mais humanizados com rampas e barras nos banheiros, adaptação das pias, alargamento das portas e pisos adequados. Estas adaptaões estruturais são acima de tudo uma questão de civilidade. 

 

UFC 133

Na noite de sábado, 06 de agosto, mais um grande evento do UFC (Ultimate Fighting Championship) foi realizado. Na luta principal da noite, o estaduniense Rashad Evans não tomou conhecimento da lenda Tito Ortiz. A luta acabou no segundo round por nocaute técnico. No fim do combate, Rashad deixou seu recado: "Me sinto muito bem. Tudo o que passei valeu a pena. Não sei se ficará com Jon Jones (atual campeão mundial) ou com Rampage (próximo desafiante), o que sei é que quero meu cinturão de volta". Destaque também para a vitória espetacular do brasileiro Vitor Belfort contra o japonês Yoshihiro Akiyama. Mordido pela derrota contra o atual campeão Anderson Silva, Vitor foi pra cima de Akiyama e, logo no 1° round, nocauteou seu oponente. A vitória lhe rendeu o bônus de melhor nocaute da noite. 

 

Leite materno 

Amamentar um filho até, pelo menos, seu primeiro ano de vida é fundamental para o crescimento saudável. Este ato também contribui para o amadurecimento emocional, segurança e afeto. Esta é uma das bandeiras da primeira-dama dra. Ilza Queiróz. Se depender dela, todas as mães vão amamentar e doar leite.  

 

Leite: todos os dias

Sempre falei a respeito da importância de tomar leite todos os dias. E nunca é demais repetir. O leite tem cálcio, potássio, fósforo, proteínas e vitaminas A, D e B12. Ajuda a combater a osteoporose. É ótimo hidratante: tomando após os exercícios hidrata os músculo. Além desses benefícios, não engorda. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/08/2011

A exuberância do pôr-do-Sol em Brasília 

Depois de um dia intenso nada melhor que curtir o pôr do sol no Pontão do Lago Sul.

 

Depois de Tropa de Elite: Vip's

Após excelente trabalho em um filme que marcou época no cinema brasileiro, Wagner Moura interpreta Marcelo Nascimento da Rocha. Inspirado no livro "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", de Mariana Caltabiano, o filme aborda a vida de um famoso vigarista que se passou por empresário, aviador, líder de facção criminosa enganando autoridades, celebridades, jornalistas e outros. Seu maior feito foi se passar pelo filho do presidente da companhia aérea Gol num carnaval fora de época de Recife, em 2001, inclusive dando entrevista para Amaury Jr.

Grande vencedor do Festival do Rio, onde conquistou quatro prêmios, "Vips", trabalho de estreia em longa-metragem do diretor publicitário Toniko Melo teve um orçamento de R$8 milhões.

Veja o trailer:

 

Um GDF diferente

O governador Agnelo Queiróz, em entrevista para o repórter Gilbert Di Angelis do Brasília na TV demonstrou seu empenho em elevar a auto-estima do brasiliense e proporcionar saúde de qualidade, segurança e mais emprego. E já dá para ver as melhorias acontecendo. 

 

O que esperar da Copa do Mundo de 2014? 

Com relação a infraestrutura, muitas são as dúvidas; e poucas as respostas. São Paulo, por exemplo, é um dos estados mais atrasados do país na preparação para o Mundial. O que há de certo é que o estado está de fora da Copa das Confederações, em 2013. O maior estádio da região, o Morumbi, já foi descartado pela FIFA. A esperança está lançada sobre o Fielzão, projeto de nova casa do Corinthians. O projeto que sequer saiu do papel deverá contar com verba pública. Nessa questão dos estádios, alguns estados saem na frente. Ceará, com o Castelão, Rio de Janeiro, com o Maracan,ã e o DF, com o Estádio Nacional de Brasília, são os mais adiantados do país. Os últimos dois, são os principais candidatos para sediar a abertura da Copa do Mundo. É importante frisar que a reforma ou construção dos estádios é só uma das metas governamentais. Melhorar a rede hoteleira, a segurança pública e o transporte são verdadeiros desafios para o Brasil. 

Dentro de campo a animação e a confiança dos brasileiros é ainda menor. Principalmente depois do fracasso da seleção canarinho na Copa América, realizada na Argentina. O time do técnico Mano Menezes segue jogando mal e decepcionando os amantes do futebol. Interessante lembrar que a seleção celeste, que conquistou a Copa de 1950 contra o Brasil em pleno Maracanã, terá em 2013 (na Copa das Confederações), 2014 (na Copa do Mundo) e em 2015 (na Copa América) a chance de repetir tal façanha. Mais do que nunca, por favor, "salvem a seleção"!  

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 240 de 240
RocketTheme Joomla Templates