Coluna da Bernadete Alves - dia 23/01/2012

O casamento de Daniel Filho com Olivia

Foi no sábado que o ator Daniel Filho, o Salomão Ayala da novela O Astro e diretor da TV Globo, casou com a cantora Olivia Byington em cerimônia Budista. Eles moravam juntos há 3 anos e a troca das alianças foi na Gávea, na casa da cantora. O casal estava muito feliz e recebeu atrizes, atores, cantores, amigos e familiares em uma festa íntima e fora dos flashes.

Olivia nasceu no Rio de Janeiro e aos 6 anos já tocava piano, aos 8 violão e aos 12 violoncelo. Começou a carreira musical na década de setenta na banda de rock “Antena Coletiva”. Em 1978 lança seu primeiro disco solo “Corra o risco”. Olivia é refinada e tem grande expressão vocal é também compositora com canções ricas e melodias originais. Ela viaja do popular ao erudito. E no dia do seu casamento ela surpreendeu o marido e convidados com uma linda canção. Quem sabe faz ao vivo. Olivia é um show.

Crédito da foto: Revista Quem

 

Desânimo para dietas

Para quem está com uns quilinhos a mais e tem preguiça de preparar alimentos saudáveis, é bom lembrar que a saúde tem de ser prioridade sempre. É ela que nos mantém em pé para seguirmos com nossa jornada.

Vamos deixar a preguiça de lado, não desistir do objetivo e fazer durante o dia pequenas refeições. O ideal é trocar o bolo por uma fruta, a batata frita por legumes e verduras e a picanha por um salmão. Toda comida para ser saudável tem de ter verduras frescas e sem agrotóxicos, frutas e legumes, grãos e cereais integrais. Mesmo que a gente não goste é preciso mudar os hábitos alimentares, pois a boa saúde e a melhor qualidade de vida são os principais objetivos a serem alcançados.

A ansiedade, o nervosismo, a briga com namorado, pressão no trabalho e problemas em casa , normalmente são compensados com comida. Quem exagera nestes casos precisa ter consciência que a comida não pode ser válvula de escape, isto prejudica o corpo e a mente. É preciso se manter firme e forte diante de qualquer situação. A determinação faz toda a diferença.

 

Suco para regular as funções orgânicas

 

Eu fiz e repasso. A receita é do médico Márcio Bomtempo. Bater no liquidificador uma cenoura, uma maçã com casca, dois talos de salsão , ramos de hortelã, sumo de um limão e meio copo de água mineral. O ideal é tomar sem coar e sem adoçar. Você pode substituir a cenoura por beterraba e o salsão por couve. Esta é uma bebida diferente e saudável

Outro suco que trata a pele ,olhos e cabelo e ainda é gostoso e fácil de fazer. Bata meia manga descascada, uma cenoura, folhas de hortelã, sumo de um limão. Tome imediatamente. O suco deve ser tomando antes das refeições e pode substituir um lanche. É uma alternativa saudável para repor as energias.

 

Operação tapa-buracos

A chuva deu uma trégua e com isso a Novacap pode intensificar o trabalho para tapar os buracos em vários locais do Distrito Federal. O presidente da Novacap, Juvenal Batista do Amaral, acompanhou toda a operação, que contou com cerca de 400 homens e muitas máquinas.

Além de consertar as vias a Novacap está desobstruindo as bocas de lobo e fazendo a manutenção das áreas verdes em todas as cidades do Distrito Federal. No sábado o trabalho começou às 8 horas e foi até às 17h, e no domingo os funcionários da Companhia ficaram até às 14 horas. O GDF sabe dos transtornos que a chuva causa e por isso não mede esforços para amenizar os problemas.

 

Brasília perde Stella Rodopoulos

É com pesar que registro o falecimento da escritora Stella Rodopoulos. A ilustre pioneira faleceu hoje na residência de uma das filhas e partiu com serenidade. Uma mulher digna, exemplo de respeito, amizade e sabedoria. Stella nasceu no Rio de Janeiro em 1930. Seus pais vieram da Grécia em 1928. Depois de  casar-se em São Paulo ela veio para Brasília em 1960, onde teve seus 4 filhos e ajudou a construir a nossa cidade.

Entre a criação dos filhos e o trabalho com o marido na empresa de construção civil ela encontrava tempo para deixar aflorar o talento cultural. Tudo era motivo para descrever o amor e demonstrar o seu apreço pelas pessoas, pela cidade e pelas pequenas coisas.

Tornou-se uma personalidade da literatura. Seus livros infantis lhe renderam destaque internacional e aqui no Brasil serviu de parâmetro para um futuro com mais dignidade pois ela  era uma alma boa e solidária com as causas sociais. Sua morte deixará uma lacuna na literatura infantil e no mundo das letras.

Minha solidariedade aos filhos, netos, genros e noras. Espero que Deus dê força para suportar tamanha perda. Que os espíritos de Luz preparem para Stella o descanso eterno.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/01/2012

Sandy está no seriado “As Brasileiras”


Com estreia prevista para fevereiro, o diretor Daniel Filho convidou a cantora Sandy para ser protagonista do seriado “As Brasileiras”, que terá 16 capítulos e contará histórias interessantes sobre mulheres de diferentes atividades e lugares. Ela fará par romântico com Guilherme Winter. Na gravação do episódio “A reacionária do Pantanal”, Sandy recebeu elogios dos colegas de cena pela dedicação, bom humor e profissionalismo.

Além de Sandy, Daniel Filho também convidou Xuxa, Ivete Sangalo, Juliana Paes, Isis Valverde, Alice Braga e Maria Fernanda Cândido.

Sandy, em abril deste ano, passa a comandar o programa “Superbonita” do GNT durante a licença-maternidade de Luana Piovani. Mais um desafio para quem já atingiu a marca de 17 milhões de discos vendidos e que formou com o irmão Junior a maior dupla pop nacional. Ela e Junior cantaram e encantaram por 17 anos e desde dezembro de 2007 Sandy continua brilhando em carreira solo. É uma das cantoras mais queridas do Brasil.

 

A beleza do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um dos destinos escolhidos pelos brasilienses para este mês de férias. Para lá foi a advogada Izabel Breckenfeld e seu marido, o pioneiro médico veterinário Silvio Breckenfeld. Isabel foi comemorar o seu aniversário, que foi dia 16. Eles visitaram não só as vinícolas como também a arquitetura colonial inspirada em construções do Vêneto e da Calábria, na Itália, pois o Vale dos Vinhedos foi colonizado em meados de 1875 por imigrantes italianos vindos do Trento e do Vêneto.

O turismo vinícola está em processo surpreendente de expansão. As cantinas, restaurantes, hotéis e pousadas se remodelaram para receber melhor os turistas e a cidade oferece passeios de charrete, de jipe e até de trem “Maria-fumaça”. Bastam dois dias para conhecer o lugar que tem paisagens e vales deslumbrantes. A Izabel veio encantada.

O principal município produtor é Bento Gonçalves, que fica há 109 km de Porto Alegre. É denominado a Capital Brasileira do vinho. Produz vinhos tintos de elevada qualidade, assim como vinhos brancos e espumantes. O Vale dos Vinhedos representa mais de 50% de toda a produção do país.

O Brasil é muito bonito e rico culturalmente. Os brasileiros só não viajam mais porque as passagens para dentro do país são muito caras. Eles estão preferindo o exterior. O governo federal poderia convocar as Companhias aéreas para beneficiarem mais os turistas.

 

Brasília na TV


Convido você para assistir o Brasília na TV, na TV Brasília/Rede TV, amanhã às 12h30 e acompanhar as lutas e vitórias do Sindicato dos Bancários nos seus 50 anos. Como o presidente Rodrigo Britto está preparando a categoria para os próximos 50 anos e quais as lições que ele recebeu do ex-presidente Jacy Afonso de Melo e do deputado Geraldo Magela, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano e o que a diretora Talita Régia Silva está fazendo pela valorização do trabalho da mulher e do Teatro dos Bancários.

 

Atividades de embelezamento agora é profissão reconhecida por lei

A presidenta Dilma sancionou a Lei 12.592/12 que regulamenta a profissão de cabeleireiro, barbeiro, manicure, pedicure, depilador, esteticista e maquiador. E institui o 18 de janeiro como Dia Nacional destas atividades. O texto aprovado determina que os profissionais deverão obedecer as normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento dos clientes.

A lei partiu do projeto elaborado pelo deputado federal Marcelo Teixeira. Em setembro de 2011 o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e foi relatado pela deputada Sandra Rosado. No Senado, a relatora foi Ana Amélia Lemos.

Esta é uma boa notícia, pois há muito tempo os profissionais que exercem atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial e corporal dos indivíduos lutam pelo reconhecimento da categoria e agora tem amparo legal. Todos ganham. Profissionais vão trabalhar amparados e respeitados e os consumidores mais tranqüilos, pois os salões de beleza têm de garantir a segurança esperada pelo cliente.

 

Ano Bissexto

A origem vem do calendário Juliano em 45 a.C e é usado de quatro em 4 anos para ajustar o calendário de acordo com a translação da terra para não interferir nas estações do ano. Para girar em torno de si o nosso planeta leva 24 horas. E para dar uma volta completa em torno do Sol a Terra leva 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Estas horas que sobram foram somadas e de 4 em 4 anos correspondem a um dia. Por isso temos o dia 29 de fevereiro. Todos os países acompanham o calendário universal menos a China que baseia o calendário nos movimentos da Lua e divide o tempo em ciclos de 60 anos.

Brasília foi inaugurada em ano bissexto, a troca do milênio também foi bissexto e este ano, que é considerado o ano do Dragão pelos chineses, que começa no dia 23, é bissexto também. Então vamos aproveitar mais este dia para fazermos coisas úteis para as próximas gerações.

 

EU ACREDITO!

O ano de 2012 será especial para o torcedor do Grêmio. O principal motivo está na inauguração do novo estádio do Imortal Tricolor, Arena, prevista para 2013. Por conta disso, este é o último ano da atual casa do Tricolor Gaúcho, o estádio Olímpico Monumental. A direção do Grêmio investiu forte para montar uma equipe vencedora. O objetivo é encerrar a utilização do Olímpico com um título de repercussão. O foco maior está na conquista do Pentacampeonato da Copa do Brasil, para tornar-se o maior campeão isolado da competição. Com isso, garantiremos a vaga para a Libertadores do próximo ano. O plano a longo prazo é tornar-se tricampeão da América na estréia da nova casa tricolor. Estou muito confiante nesse projeto. O time investiu bem para suprir os problemas da temporada passada. Este é o ano do penta! Vamos, Tricolor! (Por Gilbert Di Angellis)

 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/01/2012

Codeplan volta às origens


Aos 45 anos, a Codeplan retorna às suas origens de planejamento e desenvolvimento econômico, social e urbano. Tem uma equipe capacitada, séria, comprometida com o progresso da cidade e que acredita naquilo que faz. É presidida pela ex-vice governadora Ivelise Longhi.

Ivelise, desde que assumiu em outubro de 2011, vem colocando a casa em dia e melhorando a imagem que estava desgastada com a Caixa de Pandora. Ela está mostrando para a sociedade que o Órgão tem potencial e importância para o Distrito Federal. Depois de arrumar e conhecer todas as necessidades da empresa, ela coloca em prática um trabalho de planejamento para as diversas áreas da administração. Fornece dados importantes para a execução de programas do GDF, informa quais as demandas mais importantes para cada região administrativa e ajuda a projetar a planejar cada ação.

A presidente da Codeplan também foi convidada pelo vice-governador Filippelli para planejar e apontar as ações para proporcionar mais segurança para o Eixão. Missão fácil para quem tem muita competência e serviços prestados para o DF. Hoje, Ivelise comemora mais um ano de vida ao lado da família, amigos e colaboradores. Que Deus continue a iluminar seus passos.
 

Novas receitas para cativar o público

Cresce na cidade as opções de comida japonesa e com isso as casas tradicionais estão se renovando para manter a competitividade. Eles estão apostando nas novas receitas e a gente se impressiona com a sutileza das combinações.

No cardápio há muita influência de pratos brasileiros, italianos e franceses na preparação dos pratos. O clássico sushi de salmão tem frutas tropicais, o arroz com camarão tem abacate e a massa com molho à base de shoyu e pasta de soja e os carpaccios de salmão, polvo e camarão com toque mediterrâneo. A ousadia não para por ai: a barbatana de tubarão acompanha o peixe branco e os rolinhos de primavera são recheados com nutella.

Eu gosto do Sushi San da 211 Sul, onde as combinações exóticas da comida com saquê com frutas vermelhas, hortelã ou maracujá são bem aceitas: do Nippon da 403 Sul, onde o Evilândio comanda a cozinha há 14 anos; do Banzai, da 105 Sul, onde o contraste da decoração típica se mistura com a influência brasileira; do Hafu Sushi na CLSW 5, Edifício Antares, no Sudoeste, onde Cínthia garante a qualidade do delivery em embalagens térmicas e onde o chef Rodrigo faz um delicioso sushi com arroz e carne-seca, enrolado na folha de couve e servido com molho barbecue.

 

Obama agiliza vistos no Brasil

Para estimular o turismo e aquecer a economia o presidente americano Barack Obama, diretamente da Disney, assinou Ordem Executiva, hoje, para agilizar a emissão de vistos no Brasil em 2012. A medida vale para quem está tirando pela 1ª vez quanto para quem está renovando o documento. Dentre as faixas etárias os jovens serão os mais beneficiados. Para as outras faixas o presidente determinou que a entrevista seja agendada até, no máximo, em 3 semanas do pedido.

Esta medida é necessária para que mais pessoas gastem nos EUA. E segundo Obama mais de um milhão de empregos podem ser criados até a próxima década. E acredita-se que o presidente tomou esta medida porque o Setor de Turismo dos EUA publicou artigo na revista Time solicitando que o Brasil seja incluído na lista dos países que não precisam de visto. Tudo porque os brasileiros gastam muito naquele país.

 

Benefício da Progressão da Pena tem de ser revisto

É triste saber que uma assassina poderá voltar às ruas, depois de ficar apenas 7 anos na prisão. Isto causa revolta e apreensão de toda a sociedade. Imagina então como está a família da vítima. Estou falando do brutal assassinato ocorrido no dia 9 de dezembro de 2004 no Lago Sul quando a empregada Adriana e o caseiro Bernardino assassinaram a jovem Maria Cláudia de 19 anos, brilhante estudante de psicologia e pedagogia. Eles foram condenados por estupro, atentado violento ao pudor e ocultação de cadáver. O comportamento dos assassinos causa pavor só de lembrar. Eles agiram como animais selvagens.

Conheço a pedagoga Cristina Del’Isola e sei o quanto sofreu e sofre a perda da amada filha. Esta é uma ferida que não cicatriza mesmo tendo recebido a solidariedade de outras mães que passaram pela mesma tragédia. E aqui me solidariza com a família Del’Isola pelos momentos de angústia que vivem pela ação cruel de pessoas inescrupulosas.

A época do crime a Lei de Execuções Penais previa que detentos com bom comportamento podem ganhar o regime semi aberto depois de cumprirem um sexto da pena. Com base nisso, normalmente orientados por seus advogados os presos simulam bom comportamento para poder usufruir do benefício. Mesmo com acompanhamento psicológico quem garante que não vão continuar causando sofrimento às famílias. É bom levar em conta a periculosidade dos assassinos e rever este benefício da progressão da pena.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB só se preocupa com os condenados. Ainda não vi nenhuma ação de amparo e apoio à família das vítimas. Isto me fez desencantar do direito. Cabe aqui apelar para o bom senso dos magistrados das varas de execuções penais para que não coloquem nas ruas assassinos cruéis. Que isto não sirva de exemplo para o caso da família Vilela, o crime bárbaro da 113 Sul.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/01/2012

O restaurante Damak é sinônimo de saúde e bem-estar

A empresária Solange Beraldo Ribeiro, consolidada no ramo gastronômico no Lago Norte, com o restaurante Lunna, colocou à disposição do público mais um restaurante no Shopping Deck Norte. O Damak, especializado em comida vegetariana dentro do conceito de saúde e bem-estar. Tudo com qualidade comprovada e com produtos naturais. Solange  ao lado do sobrinho Gabriel e do Chef André fala deste novo conceito em alimentação saudável.

Parte 01:

Parte 02:

 

 

Distrito Federal tem a menor taxa de fecundidade e é onde os idosos vivem melhor

Enquanto a população brasileira envelhece em ritmo acelerado, a taxa de fecundidade está diminuindo. Em 1991, cada mulher tinha em média, 2,85 filhos. Hoje o nível é de 1,8 filho. A taxa de fecundidade é mais alta entre pessoas de baixa renda. Nas classes média e alta, quanto maior o tempo de estudo menor o número de filhos. A estrutura familiar brasileira está também mudando. Antes o que predominava era o casal com filhos, agora aumentou as famílias chefiadas por mulheres. Também diminuiu a fecundidade na adolescência.

Este foi o resultado de estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A fonte de informação que os pesquisadores do Ipea usaram foi do IBGE e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. A pesquisa também mostrou que a partir de 2010 a população entre 15 e 29 anos está reduzindo. O Brasil tem uma taxa abaixo da de reposição e apresenta gráfico de diminuição. Isto significa que em 30 anos a população começará a decrescer.

No Distrito Federal a taxa de fecundidade é a menor do Brasil. O DF tem hoje aproximadamente 2,6 milhões de habitantes e destes o equivalente a 5,7% vive em área rural. A pesquisa do Ipea concluiu que a taxa de mortalidade infantil têm diminuído e que os idosos vivem de forma mais saudável que do resto do país.

 

O talentoso Milton Nascimento está na cidade

Dentro da programação do Festival Internacional de Arte e Cultura de Brasília, hoje é a vez do cantor Milton Nascimento presentear o público com seu talento e carisma. O show é às 20 horas no Centro de Convenções, com entrada franca. Os convites devem ser retirados a partir das 14 horas na bilheteria do Teatro Nacional.

Milton Nascimento é conhecido como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Esse reconhecimento veio com a música “Travessia”. Milton nasceu em um lar humilde no Rio de Janeiro e foi depois para Minas Gerais, sua cidade do coração onde aos 13 anos já cantava em festas e bailes em Três Pontas. De MG para o Brasil e o mundo.

A Secretaria de Cultura fez muito bem em trazê-lo para Brasília. O show de hoje será imperdível, pois ele é muito eclético e carismático.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 18/01/2012

Teste de qualidade para próteses mamárias

O assunto em pauta na maioria das rodas sociais diz respeito ao escândalo de próteses mamárias adulteradas envolvendo as marcas estrangeiras PIP e Rofil. As autoridades sanitárias da França identificaram elevado risco de vazamento do gel, além do uso de silicone industrial. Acredita-se que cerca de 20 mil mulheres estejam usando o produto. Isto fez com que muitas mulheres trocassem as férias por consultas médicas.

Em função disso, a Anvisa quer tornar obrigatório o teste de qualidade lote a lote de próteses antes de liberar o uso. A consulta pública, que começa hoje com a publicação no Diário Oficial da União, vai até o dia 16 de fevereiro. Neste período, todos podem opinar sobre a proposta. O exame do produto será feito por laboratórios nacionais, indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com o aval do Inmetro para conseguir a autorização para a venda. O Brasil será o primeiro país a cobrar teste.

 

CDL brinda 2012 com a imprensa

A Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, com 47 anos na defesa dos interesses do varejo, trabalha de forma séria e responsável para um comércio melhor. O presidente Geraldo Araújo, ao lado do vice-presidente José Carlos Magalhães Pinto e do Superintendente Antônio Xará, recebeu a imprensa para um requintado almoço no restaurante A Bela Sintra. Na pauta, só agradecimento e cordialidade. A Diretoria da CDL 2011/2012 sabe reconhecer o 4º poder.

 

  

  

   

 

Expectativas funcionais e estéticas

Cuidar da saúde bucal deve ser prioridade para as pessoas com mais de 50 anos de idade. Um acidente ou uma doença pode resultar na perda de um ou mais dentes e isto afeta a função mastigatória, a estética e até a fala. E em função disso devem procurar profissionais habilitados e com conhecimento técnico para preservar à função mastigatória e a estética. O ideal é pesquisar e comprovar a eficiência.

A odontologia precisa trabalhar com padrão de qualidade, exame clínico detalhado, abordagem multidisciplinar, tratamento humanizado e com o comprometimento das expectativas funcionais e harmonia estética.

O que se vê hoje é um grande número de clínicas e Institutos Odontológicos que divulgam serviços diferentes do resultado do trabalho. E com isso a insatisfação do paciente aumenta cada vez mais mesmo com os avanços da implantodontia.

Outro fato que chama muito a atenção são os implantes com carga imediata. Normalmente quem utiliza deste serviço são pessoas com mais idade e elas não podem ficar expostas horas e horas submetendo-se a uma cirurgia de implante, pois normalmente o caso é complexo. E segundo informações do implantodontista Edmundo Souza o implante é um parafuso metálico que substitui a raiz e leva cerca de 4 meses para ocorrer a cicatrização, mesmo utilizando métodos cientificamente comprovados e o paciente tendo boa saúde. É importante a visita regular ao consultório para avaliação. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 17/01/2012

Brasil é doador de experiência

O Ministério do Desenvolvimento Social lançou hoje a cartilha Plano Brasil Sem Miséria, em inglês, espanhol, francês, árabe, russo e mandarim, para facilitar a troca de experiência e ampliar a cooperação técnica brasileira na área social com outros países.
A parceria e cooperação em Políticas Sociais existe com cerca de 41 países, onde muitas delegações vem para conhecer as ações voltadas para reduzir a miséria. O governo faz questão de transferir suas políticas sociais.

Há também interesse do Brasil em criar um programa para receber servidores públicos de outros países para acompanharem in loco o desenvolvimento das nossas políticas sociais. É uma metodologia de aprendizado aplicada conjuntamente.

De hoje até o dia, 20 representantes da África do Sul, Egito, Índia, Palestina e Tunísia participam do seminário internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento. A coordenação é do Secretário Executivo do Ministério, Rômulo Paes.

 

Vale Shop também em Mato Grosso

A Vale Shop, o cartão que dá dignidade ao trabalhador, depois de consolidar-se no Distrito Federal, está também em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Em 2012 chega ao Mato Grosso. Esta e outras novidades você confere na entrevista do presidente Marconi de Souza e do Reitor do UniCeub Getúlio Lopes.  O  almoço de confraternização prestigiado por amigos e clientes,  teve show com Wanderley Dourado e a homenagem que o garoto Dudu fez a Michel Jackson.  

Parte 01:

Parte 02: 

 

Pagar imposto é cidadania e dá prêmio

A Nota Legal foi criada para incentivar o pagamento de impostos e beneficiar o consumidor com descontos no IPVA e IPTU. Deu tão certo que milhares de pessoas ao efetuarem suas contas já solicitam o CPF na nota. É a cultura do cumprimento de uma obrigação sendo colocada em prática.

O contribuinte que forneceu seu CPF na notas fiscais emitidas de dezembro de 2010 à novembro de 2011, tem até o dia 15 de fevereiro para indicar a destinação dos créditos do Programa Nota Legal. O programa devolve até 30% do ICMS e do ISS recolhido pelos estabelecimentos, aos consumidores.

Quem quiser mais informações é só acessar o site www.notalegal.com.br ou ligar 0800 6440156.

 

A arrogância das marcas de luxo pode estar no fim

Por conta da crise financeira na Europa, o mercado mundial de grifes de prestigio vai ficar dependente das novas potências econômicas e dentre elas o Brasil, que pode desbancar a França, a quinta economia do mundo.

O mercado brasileiro é muito sólido e o de Brasília também, tanto é o número de produtos que vão de bolsas a automóveis e que estão se instalando cada vez mais na cidade. O consumidor do DF  é bem mais seletivo e  só é fiel ao tratamento amigável. Quem quiser ter sucesso na Capital Federal precisa deixar a arrogância de lado.

O que se percebe na maioria das lojas de luxo é a falta de um bom atendimento. Elas precisam de gente que não seja esnobe e arrogante. Tem gente que acha que é sorte do consumidor entrar na loja e poder comprar um produto. A insatisfação com essa atitude está levando muitas lojas a amargarem com a falta de compradores. Há muita oferta e já foi o fascínio por esta ou aquela marca. O que o consumidor leva em conta é a qualidade, garantia, funcionalidade e preço.

E não é só as lojas de fora que precisam mudar as daqui precisam melhorar o atendimento. Entrar na loja e não comprar não significa que não vai voltar ou recomendar então o atendimento tem de ser de primeira. É uma questão de percepção psicológica de valor.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 16/01/2012

Câmara de Dirigentes Lojistas brinda com a imprensa 

O presidente da CDL, Geraldo Araújo, recebe os jornalistas, amanhã, no restaurante A Bela Sintra para um almoço de confraternização. O objetivo é agradecer por todo o apoio que a imprensa deu na divulgação das ações do comércio e dos serviços durante o ano de 2011. E, claro, também brindar 2012.

A CDL é uma entidade forte, representativa e atuante, que apóia e orienta os empresários que querem fazer a diferença no DF. Participou de todos os momentos importantes para a consolidação econômica e política de Brasília.

O presidente Geraldo Araújo, desde que assumiu, vem trabalhando com dedicação, competência e liderança para manter a posição de destaque que a CDL conquistou ao longo dos seus 46 anos.

 

Verão Empreendedor 2012

Empreendedores individuais, microempresários e empresas de pequeno porte podem aproveitar o inicio do ano para se profissionalizar para os negócios e saber como conquistar mais clientes participando do Verão Empreendedor, patrocinado pelo Sebrae do DF.

A partir de hoje, o empresário brasiliense pode participar de cursos presenciais, palestras e cursos à distância. Ao todo são cerca de 500 eventos com o objetivo de reciclar, capacitar e profissionalizar quem trabalha com comércio e serviços. Tudo a baixo custo. O Verão Empreendedor começa hoje e as pessoas interessadas podem acessar o site www.df.sebrae.com.br ou ligar para 0800.5700800. O Sebrae-DF fica no SIA trecho 3 lote 1580.

Este trabalho do Sebrae é maravilhoso, pois o empreendedor começa 2012 preparado para os desafios. E ainda vai saber como conquistar mais clientes e expandir nos negócios. E tempo não vai ser desculpa, tem cursos via internet com 20 opções. Desde gestão de pessoas a planejamento financeiro.

Tudo o que o Sebrae faz é de primeira qualidade e é bom aproveitar esta grande oportunidade, que vai até julho deste ano, para planejar, aprender e conquistar o mundo dos negócios.

 

A superfesta dos 50 anos dos Bancários

Mais de 25 mil pessoas comemoraram, ao som do Capital Inicial, os 50 anos do Sindicato dos Bancários de Brasília. O presidente Rodrigo Britto disse que, para agradecer as lições de sabedoria dos que comandaram a entidade e o apoio dos filiados,  só com uma inesquecível festa. Acompanhe a nossa reportagem.

Parte 01: 

Parte 02: 

 

 

Gestão Governamental Harmônica

Desde o ano passado o governador Agnelo determinou que todos os órgãos da administração pública tivessem uma gestão mais eficiente. As secretarias, administrações regionais, empresas e fundações estão atuando de acordo com o Plano Estratégico do GDF que consiste em garantir o bem estar de toda a sociedade. E para tanto todos precisam realizar uma gestão eficaz, transparente e participativa.

Este trabalho de capacitação está sendo feito pela Secretaria de Planejamento e Orçamento. Já dá para sentir as melhorias, pois o atendimento é mais ágil e humanizado e o dinheiro público está sendo usado com responsabilidade.

Esta é uma inovação nos procedimentos da administração pública decorrentes de um governo sério, democrático e transparente. O cotidiano de todos os órgãos precisa ser mostrado sem maquiagem. O servidor público investido de autoridade e competência tem de desempenhar sua função com responsabilidade, pois o bem que está gerindo é de todos.

 

Recordar o TOM 

Marcelo Zamith e Banda homenageiam Tom Jobim dia 19 às 21 horas no Bar do Ferreira, no Pier 21. Os ingressos já estão à venda e custam 15 reais. Marcelo, que é fã de Tom, vai relembrar a trajetória artística do grande compositor com o Show “Recordar o TOM”.

Zamith é carioca e chegou em Brasília em 1980. Estudou canto, oboé e trombone na Escola de Música para se profissionalizar como cantor. Sua paixão pela música vem desde criança, pois é sobrinho do violoncelista e arranjador Luiz Fernando Zamith. Aos 10 anos, já tocava flauta doce.

Marcelo canta grandes nomes da música brasileira como Roberto Carlos, Vinícius de Moraes e Secos e Molhados. Aqui em Brasília já se apresentou no Americel Hall, Blue Tree, Centro de Convenções e Teatro do Sesc. Já assisti seu show. Ele é cativante e faz a gente viajar pelas vertentes da MPB.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 14/01/2012

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã, na TV Brasília às 12h30 e conferir a confraternização da Vale Shop, o cartão que dá dignidade ao trabalhador. O presidente Marconi de Souza recebeu os clientes, fornecedores e funcionários em um almoço aos pés da Ponte JK. Em entrevista ele conta da expansão da Vale Shop em SP, MG, RJ e Goiás e agora também em Mato Grosso.

O reitor do UniCeub, Getúlio Moreira Lopes, fala do orgulho de comandar o único centro universitário no Brasil a receber 4 selos consecutivos da OAB Nacional e de como será a Faculdade de Medicina do UniCeub.

 

O Brasília na TV tem ainda a participação dos administradores de Brasília, José Messias de Souza, e de Taguatinga, Carlos Jales. A música de Wanderley Dourado e o show de interpretação que o menino Dudu fez em homenagem a Michael Jackson.

 


SUS e Planos de Saúde vão trocar as próteses mamárias com problemas, sem custo

Esta foi a boa notícia dada hoje pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. Todas as mulheres que fizeram implante de silicone, independente de ter sido cirurgia reparadora ou estética, terão a substituição feita gratuitamente. “Tanto o Sistema Único de Saúde quanto a Saúde Suplementar irão cobrir integralmente a cirurgia e a substituição da prótese”, assegurou o ministro.

Na próxima semana, serão definidas as diretrizes para a avaliação clínica e realização de exames. A Anvisa, informou Padilha, já instalou processo administrativo para estabelecer as penalidades às empresas importadoras das próteses PIP e Rofil no Brasil.

O governo, com esta medida, está garantindo saúde para milhares de mulheres que já implantaram estas marcas de silicone. Muitas porque tiveram câncer e o implante além de reparador serviu para levantar a auto-estima e outras para garantir a satisfação pessoal. Agora só falta punir os irresponsáveis que colocam no mercado produtos que atentam contra a saúde das pessoas.

 

A força tarefa da Novacap

Como as chuvas não dão trégua e os buracos estão tirando a paciência dos motoristas e causando inúmeros acidentes e prejuízos, a Novacap está trabalhando a todo vapor. E a partir de hoje o trabalho foi intensificado. Começou às 8 horas e vai até às 17h e mesmo no domingo vai continuar das 8 até às 14 horas. Este esquema de mutirão vai ser feito em todas as cidades nos finais de semana até acabar o período das chuvas.

Cada força tarefa tem 400 pessoas que estão tapando os buracos, desobstruindo as bocas de lobo, cortando o mato, podando árvores e limpando a grama. A Novacap tem 35 novas máquinas para a operação. Quem quiser solicitar a ação tapa-buracos e outros serviços é só ligar para 3403-2626, de segunda à sexta das 7h até às 19h e aos sábados das 8h até às 18h.

Os buracos estão em toda parte e o que a gente vê no trânsito são carros quebrados, pneus erodas destruídos e muitos acidentes. Prejuízo para os motoristas e lucro para as borracharias e oficinas mecânicas que tiveram um aumento de 50% nos seus serviços. Eu também fui vítima de uma destas crateras.

A Novacap é uma empresa importantíssima para o GDF pois trabalha intensamente para amenizar o desconforto e os prejuízos causados pelas chuvas. É presidida por Juvenal Batista do Amaral, empresário de respeito na construção civil e ex-presidente do Sinduscon. Um homem certo para tanta responsabilidade. Agora as demandas serão atendidas com mais rapidez.

 

Fotos: secretário de Obras, Oto Silvério, presidente da Novacap, Juvenal Batista, vice-governador Tadeu Filippelli e o governador Agnelo Queiroz. As chuvas de janeiro.

 

Gastão Vieira quer passagens aéreas mais baratas

 

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, quer aumentar o turismo nas cidades brasileiras. O país tem muito potencial turístico para todas as idades e faixas sociais. As pessoas precisam ter vantagem para preferir o Brasil ao exterior e isto começa em baratear os custos. Para isso, o ministro vai se encontrar com os representantes das companhias aéreas para baixar o preço das passagens. Neste período de férias a grande maioria viaja para o exterior porque a passagem é mais barata. Só em 2011 as passagens aéreas subiram 53% e foram as vilãs da inflação.

O ministro Gastão quer também trazer mais turistas para cá. Ele participa, de 18 a 22 deste mês, da 32ª Feira Internacional de Turismo em Madrid. O evento é uma vitrine para mostrar o nosso potencial turístico. O ministro vai dar mais visibilidade à comercialização de destinos brasileiros, estimular os países desenvolvido a investirem aqui e agradecer ao povo espanhol por preferir o Brasil. Gastão Vieira é muito respeitado como advogado e está no 5º mandato como Deputado Federal pelo Maranhão, cidade que tem raízes e que colaborou com o seu desenvolvimento e amadurecimento político e social.

 

Mais proteção para os não fumantes


O cigarro é considerado pela Organização Mundial de Saúde como o maior agente poluidor doméstico e ambiental. Em função disso existem em todo o mundo leis de proteção ao não fumante.
Quem fuma sabe dos males que o cigarro causa ao seu organismo e também de quem está a sua volta. De acordo com os pneumologistas os males provocados pelas substâncias tóxicas do cigarro vão de uma irritação nos olhos, nariz, garganta, alergia respiratória, bronquite crônica, enfisema pulmonar ao câncer. E os fumantes passivos correm os mesmos riscos.

Desde 1996, com a Lei Federal 9.294, que impôs restrições às propagandas de cigarro nos veículos de comunicação e probiu a divulgação em aviões e transporte coletivo que o governo vem intensificando sua luta contra o tabaco. No ano passado a presidenta Dilma sancionou a Lei 12.546 que proíbe o uso de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo ou qualquer produto derivado do tabaco em recinto coletivo fechado, público ou privado.

Agora a Lei Distrital nº 4.729, de autoria do deputado Cláudio Abrantes, que entra em vigor no dia 28 d março, proíbe o uso de cigarros em veículos que estiverem transportando crianças, adolescentes e grávidas. Táxis e carros oficiais também estão incluídos. A multa para quem descumprir a lei é de R$ 500 reais. A fiscalização e a aplicação das sanções vai estar a cargo dos órgãos de vigilância sanitária e defesa do consumidor.

O que se gasta em saúde para tratar os fumantes supera a arrecadação de impostos que o cigarro proporciona. Como abandonar o cigarro não é tarefa fácil, e no DF exitem cerca de 310 mil fumantes, o equivalente a 14% da população o GDF criou o Programa de Controle ao Tabagismo, com atendimento especializado em todos os postos e hospitais públicos. Isto tudo gratuitamente. Mais informações 3346.577.

 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 13/01/2012

Da Faculdade Senac para o Fashion Rio

Sann Marcuccy é formado pela Faculdade Senac de São Paulo e já teve peças comercializadas na França. Expôs no Salão Prêt-à-Porter e no Festival de Cannes. Devido ao sucesso internacional, foi convidado, aqui em Brasília, em 2006, para assinar a criação do uniforme de gala dos Correios e Telégrafos. Em 2007 ganhou o prêmio Novos Talentos do Capital Fashion Week. Depois criou figurino para os cartões telefônicos da Brasil Telecon e foi consultor de moda da UnB.

Atualmente, Sann cursa Pós-graduação em Negócios do Vestuário no Senac de SC e iniciou sua tese de Mestrado em moda e sustentabilidade na Universidade de Brasília. Sann não para: viaja o Brasil todo mostrando as suas produções. Inclusive, por indicação do estilista Jum Nakão, comercializa suas peças na loja Fernanda Yamamoto Convida, onde vários estilistas brasileiros estão.

Sann está no mercado da moda há 5 anos e foi sucesso no Rio Moda Hype, com criações inspiradas nas obras de M.C. Escher. Marcuccy é orgulho não só para Brasília como também para o país.

  

Crack, a droga que consome

Um relato triste mostrado pelo jornal Folha de S. Paulo sobre usuárias de crack grávidas faz a gente pensar nos motivos que levam a drogas e vícios. Ninguém escolhe deliberadamente ser viciado. Quase sempre é pela curiosidade ou para enfrentar uma situação difícil. E este consumidor acredita que é forte para controlar os efeitos que usa quando quer. O resultado é a dependência e o sofrimento.

A Universidade Federal de SP fez um estudo com 10 grávidas que vivem na cracolândia e constatou que apenas duas fazem o pré-natal. E que 6 delas fumavam até 10 pedras por dia e as outras chegavam a consumir 20 pedras por dia. O crack, segundo os especialistas, entra na corrente sanguínea da mãe, chega à placenta e pelo cordão umbilical, passa para a corrente sanguínea do feto e isto pode causar alterações neurológicas como retardo mental, hiperatividade e déficit de aprendizagem. A usuária de droga tem maior risco de aborto, o bebê pode nascer prematuro e com baixo peso. E apresentar agitação, taquicardia, sudorese, choro intenso e tremores.

O impacto do crack e do alcoolismo na gestação tem sido uma preocupação constante da primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiróz. Ela quer combater a droga, principalmente em Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto, cuja situação é crítica no SCS. Traficantes e consumidores se misturam às garotas de programa e travestis na região central. A ação de combate ao crack é feita pela Policia Militar dentro do plano distrital de enfrentamento ao crack no Distrito Federal.

 

Plano de transparência e combate à corrupção 

 

O GDF lançou em fevereiro de 2011 o Portal da Transparência para que a comunidade controle os atos do executivo, fiscalize e cobre resultados. Verificar por meio do portal, como está sendo aplicado o dinheiro arrecadado com o pagamento de impostos e tomar conhecimento sobre as compras, despesas públicas, licitações, saber quem são os fornecedores, tudo que diz respeito à aplicabilidade do dinheiro público.

Eu acessei o portal e vi que tem, também, informações sobre o patrimônio do Governo do DF e que em breve será disponibilizado a lista dos beneficiários dos programas sociais. O GDF também disponibilizou o disque corrupção 0800-644-9060 para quem tem informações importantes sobre os abusos e desvios com o dinheiro público.

Este serviço é muito útil, pois governo competente e bem intencionado não tem nada a esconder.

 

Expulsões de servidores batem recorde em 2011

A presidenta Dilma não tolera irregularidades e nem desvio de função por isso determinou que se combata a corrupção e a impunidade. No ano passado a Controladoria-geral da União, exonerou 564 funcionários públicos. Quase 2 por dia.

Desde 2003, do governo Lula até agora, 3.533 tiveram que deixar o serviço público. Destes, 56,2% foram por corrupção, outros por desleixo e preguiça. Recebiam mas não gostavam de trabalhar.

A CGU está intensificando o combate à corrupção e a impunidade por meio do Sistema de Correição da Administração Pública Federal que tem uma unidade em cada ministério. Esta é a opção mais rápida para evitar a impunidade. É a prova de que a administração pública não fica mais a espera da punição da Justiça, ela mesma aplica as punições de sua alçada.

Para que tudo isso aconteça o governo lançou um programa para capacitar servidores para atuar no Processo Administrativo Disciplinar porque não adianta só descobrir quem está fazendo algo errado é preciso dar um basta a isto.

 

Isenção de IPVA sob condição

Tem muita gente comprando carro zero só para não pagar o imposto sobre a propriedade do veículo. Quem está fazendo a festa são as concessionárias. Quem comprar carro zero não precisa pagar o IPVA desde que não esteja devendo para a Secretaria de Fazenda. Alem disso não pode transferir o veículo para outro estado dentro do ano de aquisição e durante os três anos subseqüentes a aquisição o IPVA terá um acréscimo de 3,5 no valor por ano.

O IPVA foi criado para a manutenção das vias públicas e das rodovias. Aqui no Brasil os donos de veículos entre 10 e 25 anos da data de fabricação são isentos do imposto sobre a propriedade. O tempo varia de estado para estado. Isto é bom para o bolso do consumidor, não para o meio ambiente uma vez que os veículos mais velhos poluem de 20% a 30% mais do que os carros novos. É uma questão de saúde pública.

 

Marina Elali está na novela das seis


A canção “Atrás da Porta”, que embala o casal Celina (Leona Cavalli) e Lourenço (Leonardo Medeiros) na novela “A vida da Gente”, é da cantora Marina Elali. Marina, que nasceu no Rio Grande do Norte, participou do reality show Fama em 2004 e ficou feliz em ser escolhida pelo diretor Jayme Monjardim para compor a trilha da novela das seis.

Elali já colaborou com a novela “Páginas da Vida” com a música “One Last Cry”, na qual, por coincidência, Fernanda Vasconcellos era também a protagonista. E a cantora ficou feliz em rever a amiga que faz atualmente o papel de Ana.

Eu tive o prazer de ter Marina no meu programa “Brasília na TV” quando ela entrevistou a joalheira Miranda Castro no Copacabana Palace no ano passado e cantou durante o Fashion Tea, com renda destinada à instituição Pró Criança Cardíaca, organizado por Cristina Faria.

Foto: Mayana Moura, Lavínia Vlazak, Miranda Castro com a filha Sofia, a cantora Marina, Mayana Neiva e o empresário Gilvan Máximo   

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/01/2012

Passagens subterrâneas mais seguras

  

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, realizou reunião com o secretário de Obras, Oto Silvério, de Transporte, José Walter, o presidente da Novacap, Juvenal Batista, os secretários-adjuntos de Segurança, Suamy Santana, e de Publicidade Institucional, Edgard Fagundes Filho, o administrador de Brasília José Messias de Souza, os diretores do DER, Fauzi Nacfur, e do SLU, João Monteiro, o coordenador de cidades, Francisco Machado, o superintendente do IPHAN, Alfredo Gastal, além de técnicos e especialistas do GDF para tornar as passagens subterrâneas mais seguras.

O GDF colocou 64 policiais para fazer a segurança dos túneis dos Eixos Norte e Sul a partir das 7h30 de hoje e 8 motocicletas da PM circularão pela via durante a noite e a madrugada. Depois serão colocadas câmeras de segurança e uma iluminação que seja parecida com a luz do dia.

Para que o usuário se sinta seguro e veja que não tem ninguém escondido por perto, o GDF vai acabar com os desníveis em volta das passagens e com as curvas de entrada. Quer também trocar os revestimentos por material que facilite a limpeza das pichações e a higienização, pois durante a madrugada tem gente que utiliza de forma indevida.

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, assinou com o Instituto dos Arquitetos um termo para retificar as passagens. Uma espécie de edital que orienta os arquitetos que queiram participar do projeto de reforma das travessias. O anúncio de vencedor será feito no dia do aniversário de Brasília.

Agora é só conscientizar a população para usar as passagens, uma vez que o GDF garante segurança. Em cada nova ação os brasilienses estão vendo a intenção do governo em proteger a vida.

 

Evoluir nos negócios

Trabalhar por conta é a meta de quem não gosta de ter chefe e aí começa um negócio do zero. Outras pessoas, mesmo sem querer trabalhar no comércio, recebem como herança e precisam dar seguimento para honrar o nome da família. Para ser bem-sucedido em qualquer uma dessas situações é preciso trabalhar muito e estar focado no objetivo, ter muita dedicação e amor pelo trabalho que faz e ser honesto consigo mesmo e com os outros. Acreditar de verdade no que se faz é a diferença entre dar certo ou não. Inclusive o Sabrae é o caminho certo para o êxito.

Tanto no comércio como em qualquer outra atividade é preciso ser realista, gostar e entender daquilo que estamos fazendo e se dedicar com afinco. Ser humilde, servir com excelência, ter criatividade e não ter medo de voar. E não desperdiçar o tempo pensando é preciso agir com determinação e segurança.

Nossa vida é moldada por nossas ações e criações. Vamos transformar os lamentos em decisões e partilhar o conhecimento. Cada instante deve ser vivido com fé e esperança. Como ninguém jamais morreu afogado em seu próprio suor vamos nos superar sempre , ter disciplina, persistência, determinação e dedicação. O trabalho não mata o que mata é não fazer nada.
 

Até para exercícios há regras e disciplina

 

Estudos constatam que caminhar melhora o humor e a auto-estima devido a produção de endorfina e colabora para combater a ansiedade e a depressão. Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso. Trazem equilíbrio para o corpo e a mente, aumentam a massa muscular, fortalece os músculos, reduz a gordura corporal, evita a perda óssea, melhora a força muscular, a flexibilidade e a postura.

Tem gente que sai para caminhar às segundas e sextas, às terças e às quintas faz musculação. E depois passa uma semana sem fazer nada. Depois volta a treinar intensamente. Não tem persistência e nem regra e ainda reclama que não consegue o resultado desejado.

Os especialistas dizem que sem uma rotina, descanso e alimentação adequada é difícil conseguir o resultado desejado. A rotina é necessária para a preparação do corpo. O descanso é para dar recuperar as energias e a alimentação equilibrada e saudável é para garantir a saúde.

Em tudo na vida tem que ter regra e vontade para fazer. Se você quer equilibrar seu corpo e sua mente e ter vigor tem que se exercitar. Reserve um tempo para você e se exercite da forma que mais lhe agrade. Caminhar além de agradável não custa nada.


 

Quem não pagar trabalhador não terá contrato com o Poder Público

O Tribunal Superior do Trabalho determinou que empresas com pendências trabalhistas não poderão participar de licitações públicas e não terão mais acesso a programas de incentivo fiscal. Quem não pagar os trabalhadores não poderá ter contrato com o poder público.

Para participar de licitações e do programa de incentivo fiscal tem de apresentar a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. O documento será emitido pelo Banco Nacional de Devedores Trabalhistas cuja manutenção ficará a cargo do TST. As consultas podem ser feitas pela internet na página do TST ou do Conselho Superior de Justiça do Trabalho e TRTs. Os empregadores, ao terem seus nomes incluídos no BNDT terão 30 dias para regularizar a situação.

Uma sábia decisão do Tribunal Superior do Trabalho. A falta de pagamento de direitos trabalhistas ocorre em todas as áreas principalmente na construção civil e nas empresas de conservação e limpeza. A norma vai proporcionar mais respeito com o trabalhador. Agora é preciso fiscalizar.

 

Novela tem que ter comprometimento com o telespectador

A novela é um melodrama de ficção que retrata o cotidiano nos mais diferentes significados. Mostra o comportamento das pessoas em situações inusitadas e induz o telespectador a vários sentimentos. O exagero em abordar os dramas familiares e a solução que o autor dá para cada caso nem sempre serve de parâmetro para a realidade.

Este modelo melodramático surgiu no teatro e era assistido por um número pequeno de pessoas se comparado ao universo da televisão. Por isso as novelas precisam ter mais responsabilidade com aquilo que mostram principalmente nos horários em que crianças e adolescentes assistem TV. A novela não pode produzir sentimentos ruins no público infantil e nem mostrar que em relacionamentos amorosos a liberdade é total.

Claro que tem novelas onde o autor se preocupa com o papel educativo, político e social e isto é positivo e necessário porque nem sempre o telespectador separa a ficção da realidade. A TV é uma escola, por isso é preciso ter responsabilidade e compromisso com aquilo que é colocado no ar.

 

 

 

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 238 de 252
RocketTheme Joomla Templates