Coluna da Bernadete Alves - dia 29/09/2011

Momento Itália/Brasil

Os embaixadores da Itália, Gherardo e Antonella La Francesca (foto), recebem hoje, às 10 horas, a imprensa para o lançamento oficial do Momento Itália-Brasil 2011/2012. O café da manhã será ao som de “Sampa-Milano”, canção composta por Gilberto Gil em homenagem ao Ano da Itália no Brasil. Na ocasião, os inúmeros parceiros vão apresentar as surpresas fabricadas especialmente para esta importante data. Este projeto tem a participação dos Consulados e institutos italianos de cultura sediados no Brasil. Os embaixadores da Itália, desde que chegaram ao Brasil,  têm proporcionado aos brasilienses momentos inesquecíveis  de arte e cultura, pois são perfeitos anfitriões. Se depender de Gherardo e de Antonella, a data será celebrada com a categoria italiana na moda, no design, na cultura, na gastronomia, no design e nas festas tradicionais. Como descendente de italiano estarei aplaudindo o nobre casal e mostrando aqui tudo que vai acontecer neste tempo de celebrações.

 

O Brasil no exterior

Uma pesquisa feita com 42 mil pessoas dos países integrantes do G8, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Japão, Canadá e Rússia, colocou o Brasil como o 22º país em termos de reputação internacional. O estudo mediu a confiança, estima, admiração e boa impressão que os estrangeiros têm sobre os países submetidos à pesquisa. O primeiro lugar coube ao Canadá.

Segundo o instituto Country RepTrak, os resultados da enquete mostram que a percepção de segurança do povo e a amabilidade das pessoas são os atributos que têm maior peso na reputação de um país. O relatório conclui que a reputação gera valor econômico, já que existe uma correlação direta entre esta e o desejo de visitar o país, comprar seus produtos e serviços, investir, estudar, viver ou trabalhar nele. Uma pesquisa muito interessante para é preciso muito investimento e dedicação para que o Brasil consiga atrair mais turistas durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e mantê-los após esses eventos.

 

Cigarras

A primavera chegou e com ela o canto das cigarras. E, convenhamos, às vezes, é muito estridente. Este som agudo é, na verdade, um chamado para o acasalamento emitido pelo macho e ele só atrai as fêmeas da sua espécie. Este som é exclusivo das cigarras. Este chamado atinge 120 decibéis. Em geral, cantam durante o amanhecer e o entardecer e isto vem acontecendo desde 1893 quando foram descobertas nos EUA. Existem mais de 1.500 espécies destes insetos da família dos cicadídeos no mundo. A carineta fasciculata é a espécie-tipo brasileira e são notáveis devido a cantoria entoada pelos machos. O tamanho varia de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento e pode atingir até 10 cm de envergadura. Elas têm um bico comprido para se alimentar da seiva das árvores. As suas ninfas alimentam-se da seiva das raízes das plantas causando ferimentos e facilitando a penetração de fungos e bactérias e com isto o apodrecimento das raízes. Por este motivo, são consideradas pragas por algumas culturas e para outras elas são necessárias para alimentar os predadores. Por cerca de três semanas, elas saem do chão para o acasalamento e postura de ovos onde as fêmeas morrem logo depois. Os ovos caem no chão e entram na terra. São em média de 4 a 17 anos de gestação e pouco mais de um mês de vida adulta. Assim é a vida das cigarras. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/09/2011

Mobilidade urbana sustentável

Uma cidade moderna, como Brasília, precisa valorizar mais os pedestres. Há décadas os automóveis são privilegiados e com isso surgiram longos congestionamentos, muito barulho, poluição do ar e acidentes fatais. O uso constante do carro gera sedentarismo e conflitos. Áreas nobres, em vez de proporcionar lazer e bem estar, estão sendo usadas como estacionamento. Cansado de ver tudo isso, o GDF lançou a Semana da Mobilidade, que foi um sucesso de público ávido pelo direito de ir e vir com mais tranqüilidade. O Secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho (foto), já está colocando em prática soluções para melhorar a vida de pedestres e ciclistas. Mobilidade Urbana sustentável é direito de todos e será tratada pelo Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana. E com o Programa “Caminho da Escola”, vai incentivar o uso da bicicleta como transporte escolar. O secretário Vazquez é responsável pela execução das obras do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, um dos eixos centrais do programa Brasília Integrada. Conversei com ele e vi seu entusiasmo em mais uma missão no Serviço Público. Preparado para qualquer função de responsabilidade, este gaúcho tem se destacado como gestor de negócios, pois é, também, especialista em Políticas Públicas pelo Banco Mundial.

 

Bibliotecas Casa do Saber chegam a 100 unidades

Parece que foi ontem que a Rede Gasol de Combustíveis lançou o projeto. Tive o prazer de mostrar no meu programa “Brasília na TV” a inauguração da número 01. Foi em 2007, no Núcleo Rural Lago Oeste, em Sobradinho. O Recanto da Leitura fez as crianças e adultos viajarem pelo mundo do conhecimento. Senti nos olhos dos diretores da Gasol e dos funcionários a satisfação em levar educação e cultura impressa e digital para aquela comunidade rural. Depois disso a Empresa reformou 20 Bibliotecas Públicas existentes no DF. A meta inicial era construir 17. Como a Rede Gasol vinha há bastante tempo realizado campanhas sociais isso deu credibilidade e a comunidade abraçou a causa e hoje é inaugurada a de número 100 na Associação Comunitária Vargem Bonita. Mais de 160 mil pessoas por mês, são beneficiadas com este conhecimento. Isto é exemplo para o Brasil e o Mundo. Esta é a maior empresa privada, também, na doação de sangue. A Gasol está levando cultura e educação para esta e as futuras gerações. Parabéns aos diretores e funcionários desta empresa que tem responsabilidade social. Aqui tem gente que faz. 

 

A importância das avós na vida das crianças

Todos nós temos papéis diferentes perante a sociedade. Podemos escolher a profissão, o cargo e até o momento de sermos mães, mas não o de avó. Mesmo não nascendo de uma escolha pessoal a relação que surge entre avós e netos é algo especial com afeto e muita compreensão. Enquanto a mãe tem o compromisso de educar e proteger a avó estabelece uma relação de amizade e cumplicidade.

A avó transmite experiências de vida e valores. Dá um amor puro feito de escuta e compreensão. A avó oferece o seu melhor para os netos. Representa as origens e as raízes do nosso mundo atual pois representa uma geração que narra suas maravilhas para a próxima. Mesmo ocupadas com o trabalho, carreira e responsabilidades, as avós arranjam tempo para curtir a companhia das crianças e narrar aos filhos o patrimônio cultural e educacional já recebidos. Explica qual a bússola que a guiou pelos percursos da vida e qual foi a luz que iluminou o seu caminho e porque teve que fazer determinadas escolhas.

A presença constante da avó faz os netos ampliarem os seus horizontes e superarem as barreiras culturais. A avó é fonte de diálogo para todos os componentes da família. Esta missão é tão importante, que a Chefe da Nação, presidenta Dilma, no dia do aniversário da nossa Pátria, teve o seu momento de ternura com o neto Gabriel.

 

Hoje tem superclássico da Américas

Depois do empate por 0 x 0 do dia 14/09, na Argentina, a Seleção Brasileira volta a enfrentar os argentinos em Belém. O jogo das 21h50 será a partida de volta válida na disputa pelo título do Superclássico das Américas. Destaque para as convocações de Diego Souza, jogador do Vasco, e do atacante santista Borges, artilheiro isolado do Brasileirão. Esperamos ver um bom jogo de futebol e muito comprometimento da seleção em campo. Mano Menezes, por favor, salve a seleção! (por Gilbert Di Angellis)

 

Greves

O brasiliense foi pego de surpresa nesta semana com a greve dos Correios e dos Bancários. Muitos dos serviços estão parados e a população já sofre com longas filas e atrasos. A greve é um direito do trabalhador, uma oportunidade para lutar por melhores condições de trabalho e de renda. É preciso, no entanto, evitar abusos para que o interesse legítimo de uma classe não prejudique o interesse igualmente legítimo de toda uma população. Vamos torcer que sindicatos patronais e de trabalhadores cheguem logo a um consenso para que ninguém saia prejudicado e os serviços retornem à normalidade.   

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/09/2011

Homenagem ao engenheiro Júlio Cesar Peres

O Clube de Engenharia de Brasília homenageia hoje o engenheiro civil Júlio Cesar Peres, presidente do Sinduscon, com um almoço festivo no Porcão em louvor à sua ação expressiva em Brasília.

O presidente do CENB, João Carlos Pimenta, com esta iniciativa enaltece não só o engenheiro competente e responsável que se formou na UnB em 1978, mas também a sua contribuição com a construção de Brasília e o seu compromisso com a preservação do planeta.

O almoço é um congraçamento de profissionais que estão diretamente ligados com a construção da capital. Júlio Cesar comanda a Construtora Ipê, fundada por seu pai, Cesar Peres, em 1961 e a OMNI empresa de Tecnologia da Informação.

Júlio é um líder patronal que contribui com seus conhecimentos desde 1997 com o Sindicato da Indústria da Construção, com o SENAI e com o SECONCI. Este almoço é uma justa homenagem a quem também é construtor da cidadania.

Crédito da foto: Marcos Brandão 

 

Mobilidade urbana 

Não precisamos acompanhar os noticiários para vermos o quanto o nosso trânsito está caótico. Basta trafegarmos nos horários de picos nas principais avenidas e rodovias do DF. Tudo fica parado.  Parece que tem mais carro que gente. E isso é o reflexo das facilidades para se comprar carro. O que vale é a lei do consumo e não do bem-estar coletivo. É uma demonstração da inversão de prioridades. Com o trânsito crescendo, é claro que os acidentes aumentam, e aí para desafogar o trânsito surgem medidas paliativas. É preciso investimento público para melhorar o tráfego. Concluir o que o governo anterior deixou parado como os corredores exclusivos para ônibus, a ampliação do metrô e cobrar das empresas que fazem este transporte qualidade nos serviços. Se este transporte for eficiente muitos vão deixar o carro em casa. Em um país de dimensão continental, é comum muitos governantes substituírem os investimentos para a melhoria do que já existe por novas obras. E ai as cidades deixam de pensar no bem-estar das pessoas. Até parece que a indústria automobilística é dona das ruas, avenidas e rodovias. A mobilidade da população tem que ser prioridade. Os investimentos públicos precisam privilegiar a qualidade e a segurança na locomoção e não determinados segmentos. Uma saída para todo este caos é aumentar as faixas exclusivas dos ônibus. Com isso, o tempo de viagem será mais curto, ampliando e melhorando o atendimento e a segurança, o metrô será mais utilizado e se os ônibus forem mais confortáveis, seguros e tarifas mais baratas muita gente vai deixar o carro na garagem. É preciso de forma urgente controlar o fluxo do nosso trânsito porque está cada vez mais difícil se locomover seja de carro, ônibus ou moto. O trânsito é estressante e perigoso para o condutor e também para o passageiro. 

 

Dose de saúde

Evitar doenças crônicas e envelhecer com saúde é o desejo de muita gente. E para que isto seja possível é necessário proteger o nosso organismo. Mulheres acima de 18 anos precisam ingerir 75 miligramas de vitamina C por dia. Já os homens a dose diária é de 90 miligramas. Para isto basta comer duas acerolas por dia para suprir esta necessidade. A acerola é uma grande aliada, pois tem carotenóides - substâncias que previnem o câncer, é rica em vitamina C - que melhora a defesa do organismo e Flavonóides que combate os radicais livres. Os benefícios não param por ai: a fruta tem vitamina A, B1, B2 e B3, ferro e cálcio. Esta planta rústica tem origem nas Antilhas e é cultivada em Porto Rico, Jamaica, Havaí e no Brasil. 60% da produção nacional está na Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco. As mudas são oriundas das sementes. A aceroleira se desenvolve bem em clima tropical e produz frutos 4 vezes ao ano. A temperatura ideal para o cultivo é de 25c. Aqui no DF a gente pode contemplá-las em todas as partes e saboreá-las até mesmo nas quadras residenciais do Plano Piloto. Os frutos vermelhos e apetitosos, depois de colhidos só duram 3 dias.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/09/2011

Refúgio

Vamos aproveitar que é primavera, a estação alegre, de clima gostoso para colorir também nossa casa e nosso coração com as mais belas flores desta época. A cidade está bonita e por isso nossa casa também precisa ficar decorada com flores naturais. Elas têm um perfume que interfere no nosso bem-estar. E com isso nosso corpo e mente ficam mais relaxados. Sem falar que as plantas dão mais vida ao nosso refúgio. As rosas amarelas, flores do campo e girassóis tem poder energizante, levantam o nosso astral, representam respeito e amizade e com isso o ambiente fica mais agradável. Se você preferir pode enfeitar sua casa com flores brancas. Elas dão sensação de paz. Eu gosto muito do aroma do jasmim, ele me lembra o Rio Grande do Sul. Como seu perfume é forte fica bem no lavabo e varanda. Como o preço das flores anda salgado elas precisam durar mais. Liguei para a professora de Ikebana Zilah Raymundo para saber como conservá-las por mais tempo. Primeiro o vaso deve estar bem limpo, na água pode ser colocado uma gota de água sanitária ou uma colher de café de açúcar. A água deve ser trocada todos os dias e quando feito este procedimento o ideal é aparar 2 cm do caule, dentro da água para conservar mais a flor. Ao comprar as flores preferir as que estão ainda fechadas. Manchas nas folhas e pétalas é sinal de deterioração. Agora se você não quiser gastar é só colher uma flor dos jardins da nossa bela Brasília. Decore sua alma tudo fica mais bonito.

  

O cinema é aqui

A cidade está em festa para receber os atores, produtores e diretores da 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. De hoje até 03 de outubro a cidade estará tomada pela magia da sétima arte. Esta mostra é o ponta pé inicial para um verdadeiro festival de mudanças. O GDF quer um cinema para todos: “Novo, Moderno e Instigante”. O Secretário de Cultura Hamilton Pereira (foto) está democratizando a cultura. Os filmes serão exibidos simultaneamente no Cine Brasília, Teatro de Sobradinho, Taguatinga Shopping e Teatro Newton Rossi em Ceilândia. Esta descentralização da cultura é uma boa ideia, pois as pessoas não precisam sair de suas cidades e nem gastar com passagem para curtir o cinema que era de exclusividade do Plano Piloto.  Estas mudanças são bem vindas, pois Brasília é muita rica e produz grandes inovações. Shows na Praça do Festival, Oficina de animação, Oficina de interpretação, Cinema infantil e Seminários. Também foi providenciada a acessibilidade no Festival para deficientes visuais e auditivos.  Os brasilienses vão poder ver de perto astros e estrelas, sucesso em filmes e novelas, como Cauã Reymond, Débora Falabella, Rodrigo Santoro. A abertura é as 20h30 na Sala Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional sob a regência do maestro Cláudio Cohen. As estrelas do Rock de Brasília vão estar presentes na cerimônia de abertura.  A programação completa está no site www.festbrasilia.com.br. É o cinema ao alcance de todos. 

 

É campeão!

Já classificados para a Copa do Mundo de vôlei, Brasil e Argentina se enfrentaram ontem, em Cuiabá, pelo título sul-americano do esporte. A hegemonia brasileira prevaleceu mais uma vez e o time de Bernardinho sagrou-se campeão pela 28ª vez em 29 edições do torneio. A seleção nacional venceu três dos 4 sets da partida. O placar ficou: 3 sets a 1 (25/20, 19/25, 25/23 e 25/21). Este time segue orgulhando os brasileiros e mantendo o Brasil no topo do mundo no esporte. Parabéns à todos os jogadores e ao técnico Bernardinho.

 

  

Chuva, até que enfim

Depois de 107 dias de seca, baixa umidade e muitas queimadas, a chuva era o presente de primavera mais esperado. Ela chegou muito tímida às 22h35 do dia 25 na Asa Sul. Era como se estivesse assustada pelo atraso, mas aos poucos, pingo por pingo, caia revigorando a natureza e acordando até as cigarras, que começaram a cantar.  Esse milagre de domingo só durou 15 minutos. Foi pouco, mas mesmo assim aliviou os incômodos da baixa umidade. O tempo mudou e o vento frio deixou a temperatura mais agradável. Quando o domingo se despediu às 0h20 o vento abriu caminho para mais uma entrada triunfante da chuva. Ela caia suave no chão seco fazendo com que a terra exalasse seu perfume em forma de agradecimento. Os pingos retornaram e com compasso continuaram firmes e fortes até a 1h. Pelas janelas dos apartamentos dos blocos da minha quadra os moradores felizes reverenciavam a bendita primeira chuva desta temporada.

 

Democracia

Pela primeira vez em 88 anos, as mulheres da Arábia Saudita poderão votar e se candidatar em eleições. A medida anunciada pelo rei Abdullah al-Saud, no entanto, só valerá a partir de 2015, o que exclui a votação da próxima semana. O direito de voto das mulheres foi dado como uma tentativa de diminuir a pressão social por reformas, que foi expressiva também em outros países muçulmanos, como no Egito e na Líbia. As eleições do reino são apenas para metade dos assentos dos 285 conselhos municipais existentes, tendo pouco resultado prático sobre a forma como o país é governado. A reforma, no entanto, tem um grande efeito simbólico, já as mulheres são proibidas até de dirigir e precisam de autorização de um homem para um grande números de situações, como viagens para o exterior. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/09/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o Programa Brasília na TV, domingo às 12h30 na TV Brasília e conhecer a trajetória de trabalho do Presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild (foto).

Ele conta para Gilbert Di Angellis qual foi o primeiro desafio da sua vida em Bom Retiro do Sul, sua terra natal, e fala da emoção em presidir o INSS “O tamanho da minha missão no INSS é diretamente proporcional à grandeza desta Casa”.

E também você vai conhecer as novidades em óculos de sol e de grau com a empresária Audrey Brants. 

 

 

Esbulho possessório

Enquanto muitas pessoas são privadas da moradia, vivendo em condições humilhantes, aqui em Brasília em lugar nobre tem muita gente ocupando imóvel funcional de forma irregular. E isto acontece em várias esferas do poder. A reportagem do Correio Braziliense de ontem serve de alerta para os órgãos de fiscalização. Chega de fazer vista grossa, de privilegiar alguns. O que chama a atenção no caso do apartamento 303 da SQS 203, Bloco H é o tempo da ocupação irregular, são mais de 25 anos. O vínculo do morador com o Ministério do Trabalho acabou em 1985. Nada foi feito.  E isto só se tornou público porque o imóvel, que é de propriedade da União, virou depósito de um tipo de queijo que é comercializado no DF. Todas as manhãs antes das 8 horas, funcionários da empresa buscam o produto no Bloco. O sindico, inclusive, já tinha entrado em contato com a Secretaria de Patrimônio da União relatando o fato. Este não é um caso isolado. Tem, também, parlamentar que não foi reeleito e continua ocupando imóvel funcional. Enquanto isso o dinheiro público está pagando auxilio moradia para outro parlamentar. Não dá para entender como um patrimônio público fica tanto tempo ocupado de forma irregular sem que ninguém exija a desocupação. A Constituição Federal de 1988 garante o direito de propriedade e dispõe de procedimentos rápidos para restaurar o direito infringido. Procurada pela reportagem a AGU disse se tratar de Esbulho Possessório. Isto significa “posse sem ter direito de possuir”. A União não pode apenas tentar. Tem que reaver as centenas de imóveis que estão em situação irregular. Também precisamos saber quantos imóveis do GDF estão sendo ocupados irregularmente. Chega de privilégios. 

 

Novo profissional da engenharia florestal 

Marcos Kern é o mais novo Engenheiro Florestal da cidade. Ele se formou com méritos na Universidade de Brasília. É um jovem dedicado, amigo, trabalhador que só dá orgulho à mãe Marylene Kern, Diretora Comercial de Mercado Privado do Grupo Comunidade de Comunicação.

Conheço Marylene há anos desde quando lançou em 2000 a Revista Nossa. Sempre dinâmica e prestativa. A madrinha dos esportistas e cantores da cidade. Uma profissional de gabarito, ética e dedicada como poucos. A formatura do filho Marcos é mais uma vitória desta gaúcha valente. Parabéns Marcos. Que o seu caminho continue sempre iluminado.

Na foto: Marcos com a madrinha Ylene, o avô Paulo e a mãe Marylene Kern. 

 

Varizes

A maioria das pessoas passa parte de seu tempo sentada durante os horários de ida e volta do trabalho ou de pé. São milhares de passos que damos durante nossa vida. E isto gera um aumento na tensão dos vasos das pernas surgindo as varizes. E elas podem aparecer em várias partes do corpo até mesmo na face. Além do aspecto antiestético é questão de bem-estar pois este problema atinge cerca de 40% das pessoas causando desconforto como edema e cansaço nas pernas. Já que não podemos evitar este transtorno circulatório o ideal é movimentarmos as pernas sempre que possível. Uma dica é elevar ora as pontas dos pés, ora os calcanhares contraindo os músculos das panturrilhas, estimula a circulação favorecendo o retorno venoso e diminuindo o acúmulo de sangue nas veias das pernas. Você também pode massagear a perna no sentido do pé para a virilha isto alivia o cansaço. Fazer caminhadas também ajuda porque elas fortalecem a musculatura das pernas , ativam a circulação e dão mais disposição. Além do fator profissional e do hormonal a hereditariedade é também um fator importante. É comum várias gerações apresentarem desde varizes mais grossas até as mais finas. Quem está passando por este problema não pode adiar o tratamento. Faça uma avaliação com um angiologista para evitar que isto se agrave. E não dê credibilidade a propagandas que só tem apelo comercial.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/09/2011

Copa X Natureza

A Copa do Mundo de 2014 é uma grande chance para que o Brasil tenha visibilidade lá fora, mas é preciso cautela para que o evento não sirva de justificativa para abusos e gastos desnecessários. Ontem, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou o relatório do Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) que trata da reforma do Código Florestal Brasileiro que interfere diretamente nas obras da copa, permitindo o desmatamento. Com o voto favorável na comissão, o projeto passa ainda por mais três comissões até ser aprovado. Ao detalhar as expressões utilidade pública, interesse social e baixo impacto ambiental, que são as únicas possibilidades para se derrubar a vegetação em APPs, o relator conseguiu incluir em seu texto uma ajuda às obras para a Copa do Mundo e das Olimpíadas, que estão atrasadas. Algo a ser observado atentamente, pois o custo social da devastação da natureza poderá ser muito maior que os ganhos com a vinda do evento esportivo para o Brasil.

 

Por uma alimentação mais saudável

Para ter um corpo bonito e saudável não é preciso nenhum milagre. É possível emagrecer sem dietas mirabolantes ou remédios apenas com autocontrole e determinação. O segredo está em comer do jeito certo, evitando abusos tanto em quantidade quanto em qualidade. Confira algumas dicas de especialistas: 

  1. Organize-se para estar com fome durante as refeições;
  2. Comece a refeição com uma salada. Além de nutritiva, ela ajuda o intestino a funcionar melhor;
  3. Nunca coma o que você mais gosto no final, pois você irá comer mais assim;
  4. Não desconte na comida a sua ansiedade;
  5. Coma devagar, mastigue sem pressa e beba bastante líquido durante o dia.

 

É primavera

Se não existisse o inverno a primavera não seria tão agradável. A partir de hoje começa o espetáculo do desabrochar das flores. Elas vão reinar absolutas até dezembro. A do hemisfério norte é chamada primavera boreal e a do sul austral, que vai de 23 de setembro a 21 de dezembro. É neste período que o dia aumenta e a noite encurta um pouco.

A primavera influencia também nas águas do mar. As do hemisfério sul ficam mais amenas. Tudo fica mais bonito e a temperatura é bastante agradável. E a gente pode apreciar a beleza exuberante das hortênsias, das rosas, orquídeas, margaridas, jasmim, girassol, crisântemo, hibisco, violeta, dama-da-noite , árvores coloridas e a alegria dos pássaros.

A estação vem e vai, mas a primavera interior é eterna e ilumina quem se aproxima. E não é somente uma estação ela, também colore a nossa alma. Vamos aproveitar este momento para repensar nossa vida e em vez de esperarmos por flores vamos plantar nosso próprio jardim.

  

Metabolismo

Há pessoas que taxam de preguiçoso quem está bem acima do peso sem ao menos entender as causas desta obesidade. A mulher é a maior vítima. Esta pressão faz com que o quadro compulsivo aumente e com ele a autoestima fique lá em baixo. Só quem luta para perder os quilos a mais sabe o desconforto que sente. Sem falar do efeito sanfona, das dietas ditas milagrosas e das academias de ginástica, tão caras e pouco eficientes. E quem passa por perdas busca na comida o consolo. É nesta hora que a pessoa não pode deixar o desânimo interferir na sua vida. Todo sacrifício será recompensado. Ninguém fica acima do peso porque quer. É preciso avaliar com profissionais especializados as causas do problema. O que sabemos é que o sedentarismo faz o metabolismo ficar mais lento assim como a falta de água desacelera o metabolismo e com isso as calorias não são queimadas como deveriam. Algumas pessoas queimas calorias mais rápido do que outras, como, por exemplo, o metabolismo masculino é mais acelerado, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menos gordura que a mulher. Esta desvantagem faz com que a mulher perca menos energia que o homem embora tenha bom senso na hora de comer. Mesmo que a mulher faça exercícios regulares e controle a alimentação perde menos peso que o homem. Neste caso precisa de força de vontade para não fraquejar. Em geral uma pessoa queima cerca de 10% para processar o que comeu, de 60% a 70% para manter a temperatura do corpo, respirar e para bater o coração. A obesidade é questão de saúde pública. Segundo o banco de dados do Ministério da Saúde –Datasus – a obesidade está em ascensão. Esta doença leva sete vezes mais mulheres ao hospital que os homens. Esta estatística tem sentido uma vez que a população feminina é de 52,19% maior que a masculina e também pelo fato de muitas donas-de-casa e senhoras com mais idade ficarem mais tempo nas residências e isto facilita o acesso a comida. Se você faz parte desta estatística saiba que a satisfação está no esforço. A nossaforça não está na capacidade física, mas na vontade de fazer. Cada um é que sabe da sua própria renúncia. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/09/2011

Presidenta Dilma: primeira mulher a abrir Assembleia da ONU

Foi emocionante ver o Brasil em destaque na Assembleia da ONU. A presidenta Dilma convocou todos os países desenvolvidos e emergentes para unirem forças para conter a crise econômica mundial. Isto porque mesmo os países que não estão em crise sofrerão as conseqüências.

Ela pode sugerir isso porque o Brasil é uma das economias que mais cresce no mundo. A presidenta está disposta a cooperar para evitar o círculo vicioso. Segundo ela a crise é resultado da falta de recursos políticos e da clareza das idéias.

Ao ver a presidenta representando o Brasil dignamente e sendo destacada nas Nações Unidas, senti orgulho de ser mulher. A presença dela na abertura da ONU foi um progresso notável mas ainda é preciso diminuir as desigualdades. Só a sociedade pode eliminar as barreiras discriminatórias e abrir espaço para as mulheres mostrarem que estão preparadas para qualquer desafio. Preciso destacar, também, a elegância da poderosa presidenta.

   

    

Ficção, exemplo para a realidade? 

Ficção é usada para mostrar o irreal. Narra estórias fictícias. É o que acontece nas novelas. Com base nisso, não gostei de ver tantas maldades na novela Cordel Encantado. Bastam as que acontecem na vida real. Os vilões Úrsula e Timóteo vem há vários capítulos dando mau exemplo e  conseguindo  se safar de seus atos e ainda rindo de quem é bonzinho. A novela que tinha tudo para distrair as senhoras da terceira idade e as adolescentes pela literatura de cordel e pela riqueza do figurino, virou uma escola para quem não sabe diferenciar a ficção da realidade. O que o autor ou autores de uma novela devem levar em conta é que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. As maldades excessivas e constantes fazem com que, muitas vezes, o telespectador ache normal. Assimila a cena e na primeira oportunidade coloca em prática porque acha que tudo faz parte do cotidiano, uma vez que este é muito retratado nas tramas. Mesmo que o diretor venha, no final da novela, punir o personagem malvado, isto não basta para apagar a imagem formada na memória do público. Sei que as autoras Thelma Guedes e Duca Rachid de Cordel Encantado vão punir os vilões da novela porque é preciso passar uma mensagem positiva para os telespectadores até mesmo porque o horário exige isso. Adorei os cordéis da chamada e as trilhas com nomes de peso. Destaque para o ator revelação João Fernandes que fez Eronildes e o consagrado Matheus Nachtergaele, o Profeta.    

 

Ana Arraes é a 2ª Mulher a fazer parte do TCU

A Câmara dos Deputados escolheu a deputada Ana Arraes para ministra do Tribunal de Contas da União. Ela teve 222 votos e o Deputado Aldo Rebelo 149.  Ana é ex-servidora do Tribunal de Contas de Pernambuco. Pertence a uma família tradicional daquele Estado é filha do ex-governador Miguel Arraes e de dona Célia e mãe do governador de Pernambuco Eduardo Campos e de Antônio Campos- advogado e escritor. Em 2006 foi eleita deputada federal com votação expressiva. Está na segunda legislatura da Câmara dos Deputados. A ministra é advogada que sempre trabalhou para que a sociedade tenha uma vida mais digna. Sempre defende a ética e a justiça social. E com esta vitória prova a sua força política e a capacidade de agregar. É uma honra para Pernambuco ter uma filha fiscalizando a aplicação dos recursos púbicos. E para as mulheres, é prova de força e capacidade para ocupar os mais importantes cargos nas esferas do poder. A primeira mulher ministra do Tribunal de Contas foi a advogada Élvia Castelo Branco, que foi juíza do TRT no RJ e procuradora do TCU tornando-se posteriormente ministra em 10/09/1987. Presidiu o TCU de 1994 à 1995 quando se aposentou. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/09/2011

Indo em frente

O menestrel Juca Chaves, esteve no Feijão Solidário do Correio Braziliense e disse-me que é pai orgulhoso de duas meninas lindas e amorosas. Ele vem há 13 anos com a campanha “Adoção sem preconceito”. Juca mora na Bahia com as filhas. Um belo exemplo, pois existem muitas crianças à espera de uma família. Juca também participou do lançamento do Documentário sobre JK. Cantou “Presidente Bossa Nova” de Maristela, filha de JK, e sucesso lançado em 1957.  Na década de 70 ele cantou vários sucessos com muita irreverência. Um deles é “Ninguém segura este nariz”. Quando a gente conversa com Juca faz uma viagem até a década de 50 quando ele tocava modinhas. Em 1960 Juca montou um circo para apresentar seu show “Menestrel Maldito”. E segurava o público com sua risada característica. Muitas de suas piadas ficaram famosas e continuam atuais. Irreverente, criticou o Regime Militar na grande imprensa e também o mercado Fonográfico. Juca continua se apresentando em espetáculos pelo Brasil cantando modinhas, trovas e serestas ao lado do seu fiel companheiro o violão. Seu show hoje no Teatro Brasil 21 será magnífico. 

 

Na esquerda: Juca e Yara com as filhas Maria Clara e Maria Morena. Na direita: Juca com Nazareth e Álvaro Teixeira.

 

Amizade animal

Dois vídeos marcantes fazem sucesso na internet. No primeiro deles um cão vira-lata tenta salvar um amigo atropelado em uma rodovia de grande movimento no Chile. O cachorro atravessa a rua e consegue levar o amigo até a margem, porém ele não resiste. No segundo vídeo consta o registro da morte de outro cão por atropelamento. Seu amigo sente a dor da perda e insiste em tentar acordá-lo. É uma amizade e lealdade entre animais que poucas vezes se vê em humanos.

 

Benefícios da cerveja

Boa notícia para quem aprecia uma boa cerveja. Um estudo apresentado em Bruxelas nesta semana comprovou que o consumo moderado da bebida após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação. Mas atenção: o consumo deve ser moderado. O estudo foi apresentado por médicos e especialistas no sexto Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde. Segundo os pesquisadores, os resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias. Além disso, melhora a pressão arterial, regula o colesterol e previne a arterioesclerose.  Outro dado interessante da pesquisa também mostrou que não existe relação direta entre o consumo da bebida e a tendência a criar a famosa barriga de cerveja. 

 

Insegurança

As histórias de violência se multiplicam e estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O medo é compartilhado por 77% dos brasileiros segundo pesquisa feita pelo IPEA. Apesar da repressão, a cidade tem sido palco de violência. As pessoas não estão seguras nem nas suas próprias casas. As vítimas, na maioria sofrem pela incapacidade de reagir de maneira apropriada.  Câmaras de vigilância estão sendo instaladas em todos os lugares. Estes olhos eletrônicos estão monitorando prédios residenciais, casas, escritórios, comércio e até ruas. O investimento é caro mas ajuda a Polícia a elucidar os crimes. Esta violência crescente tem causado transtornos emocionais, medo exagerado, tristeza e insônia. Isto deixa a pessoa menos produtiva. A liberdade é o bem maior pelo qual é preciso lutar sempre. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/09/2011

Viva o Rio Grande do Sul

Hoje o Rio Grande do Sul está em festa. É o aniversário da Revolução Farroupilha, data que simboliza a força e garra do gaúcho. Um marco na história e na formação política do povo rio-grandense que é celebrado durante toda a semana, com diversas atividades que tomam conta do estado. São desfiles, churrascos, shows, poesia, marchas e protestos. O aniversário da Revolução Farroupilha se transformou em um momento de construção e afirmação dos princípios sociais, políticos, econômicos e culturais que orientam o povo rio-grandense. Como gaúcha, me sinto orgulhosa a cada 20 de Setembro. É uma data para homenagear nossas origens, laços, tradições. Uma oportunidade para repensar o nosso papel como cidadãos, não só – como já havia dito JFK – no que o estado pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pelo nosso país. O povo gaúcho é apaixonado por seu estado. Exibe com orgulho os seus símbolos e os preserva por gerações.  Sabe o hino de cor, veste as bandeiras, exalta seus heróis. Um verdadeiro exemplo a ser seguido pelos outros estados. É preciso defender os nossos direitos, cumprir nossos deveres e lutar por uma vida mais justa. É isso que simboliza o 20 de Setembro. Como diz o hino gaúcho: Mas não basta pra ser livre/ Ser forte, aguerrido e bravo/Povo que não tem virtude/ Acaba por ser escravo. 

 

O craque da TV

Silvio Santos sempre surpreendendo. O mestre da comunicação cria quadros novos e muda visual para atrair ainda mais os telespectadores. Foi isso que aconteceu no último domingo. A sua estratégia deu certo pois ele conseguiu ficar em 2º lugar, praticamente empatou com a globo.   “Um Milhão na Mesa” teve média de 11,5 pontos contra 12,1 da Globo. Silvio faz escola, sua filha Patricia Abravanel tem surpreendido a direção do SBT pelo seu talento. Silvio Santos tornou-se ao longo de toda sua trajetória um dos mais consagrados ícones da televisão brasileira. Estes predicados herdou do pai grego e da mãe turca. É bom lembrar que Silvio merece todo esse êxito pois sua vida sempre foi trabalho. Aos 14 anos já era camelô. Sua voz imponente o fez tirar o 1º lugar no teste da Rádio Guanabarra. Depois montou um serviço de alto-falantes nas embarcações para a Ilha de Paquetá para vender produtos. O diretor de uma cervejaria gostou tanto do seu talento com vendas que o convidou para ir a SP. Lá, além da propaganda da cerveja, apresentava shows e espetáculos artísticos. Logo chegou a TV Paulista: em 1962, com o programa “Vamos Brincar de Força”, e, em 1964, comandava o Programa Silvio Santos. Ele pagava aluguel pelo seu espaço dominical. Surgia desta iniciativa as produções independentes. Foi em 1975 que o presidente Geisel, por decreto, outorgou a Silvio Santos o Canal 11 do Rio de Janeiro. A trajetória de trabalho de Silvio é muito rica. Seu programa de TV é sucesso até hoje de público e faturamento. Ele é um senhor na arte de se comunicar.

 

Água de coco

Nesta época seca e de baixa umidade do ar é importante tomar muito líquido, especialmente água -de -coco que é uma bebida deliciosa e muito saudável. Refresca no verão e hidrata na época da seca. Sem falar que é rica em sais minerais, potássio, cálcio, vitaminas e sódio, ou seja, tem muitos nutrientes. A água-de-coco é o sumo natural do fruto que ajuda no bom funcionamento do intestino e no metabolismo alimentar. Seus benefícios não param por ai. Por ser uma bebida diurética é ótimo remédio para a ressaca, pois seus nutrientes repõem a energia perdida com o excesso do álcool e também para repor os líquidos e os sais perdidos durante as atividades físicas. E o melhor: pode ser consumido à vontade pois tem baixa caloria. A água do coco é tão importante que no Pacifico Sul, na ilha de Timor é usada para abençoar as plantações e na Segunda Guerra Mundial foi usada como soro fisiológico injetado na veia para salvar os soldados. A água-de-coco, portanto, tem benefícios de sobra. Protege contra as câimbras, melhora o desempenho físico, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e preserva as bactérias amigas da saúde. Eu tomo água-de-coco quase todos os dias, passo também na pele pois é um ótimo hidratante e calmante. Para quem se preocupa com a saúde a água-de-coco é indispensável e vale todo o investimento.

 

Vasco guerreiro

O início de temporada do Vasco foi o pior de sua história. Porém, o que não matou o time carioca tornou-o mais forte. A equipe foi campeã da Copa do Brasil deste ano, deixando como vice o Coritiba. O que era de se esperar após o titulo, não aconteceu: o Vasco não se acomodou e seguiu na luta pelo topo do Brasileirão. Porém, no clássico Vasco x Flamengo o técnico vascaíno sofreu um acidente vascular. O caso de saúde de Ricardo Gomes foi considerado “gravíssimo” pelos médicos. O tempo foi passando, Ricardo foi ficando melhor e o Vasco foi subindo na tabela. No dia em que assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro - após golear o Grêmio – R. Gomes foi liberado do hospital e está em casa. Como já deixou claro o meia Diego Souza agora a luta é para trazer esse título para homenagear o guerreiro Ricardo. Meu time (Grêmio) está fora da disputa pela conquista do Brasileiro, assim fica a minha torcida pelo Gigante da Colina. (Por Gilbert Di Angellis) 

 

Pirataria em alta

Todo mundo sabe, mas só acredita quando devidamente comprovado. 52% dos consumidores das classes A e B do Rio de Janeiro assumem ter comprado produto pirata. Esse foi o resultado de uma pesquisa feita pela Fecomércio daquele estado no primeiro semestre de 2011. Aqui no DF não é diferente. É só ir às feiras para ver como esse comércio funciona. As cópias num primeiro momento podem até confundir quando ostentadas por pessoas de classe, mas se olharmos bem os erros são muito grosseiros. A justificativa de quem compra é que o preço compensa e que dificilmente vão perceber que não é original. Isto é uma ilegalidade porque a falsificação prejudica o artista, o designer e o fabricante, sem falar que afeta, também, a arrecadação do Estado. A partir do momento em que as pessoas passam a consumir mais estes produtos aumenta este tipo de crime que, convenhamos, é muito organizado até para driblar a fiscalização.  Os produtos piratas mais preferidos são: CD, DVD, brinquedos, óculos, bolsas, relógios e até roupas das mais tradicionais grifes. O que espanta é que isto acontece em todos os comércios populares do país inclusive os clubes de futebol criaram uma associação para combater a venda das cópias ilegais de camisetas e demais artigos esportivos. O Ministério da Justiça está atento a esse comércio tanto é que a secretária executiva de combate à Pirataria, Ana Lúcia, está intensificando a repressão. Ela quer a Policia Federal, a Receita Federal e a Policia local unidas no combate à Pirataria. Para que isto diminua é preciso uma campanha de conscientização do consumidor. Só ele pode impedir o avanço deste crime. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/09/2011

Feijão Solidário

A presidente do Correio Solidário Nazareth Teixeira da Costa é uma líder na prática da solidariedade. A feijoada de sábado dia 17, foi um sucesso. Cerca de 800 pessoas compareceram no Park Way. Madrinhas e Padrinhos venderam os convites e os parceiros garantiram uma festa linda ao som da banda Marambaia. A renda vai beneficiar 17 creches e um asilo. Gilbert Di Angellis gravou tudo para mostrar no programa Brasília na TV, no domingo às 12h30 na TV Brasília. Crédito das fotos: Roberto Barroso.

 

Na esquerda: A anfitriã Nazareth com a primeira-dama, Dra. Ilza, o governador Agnelo e o presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa. 

Na direita: Os secretários de publicidade, Abimael Nunes, e de comunicação, Samanta Sallum.

 

Na esquerda: A banda Marambaia. Na direita: Os apresentadores do Brasília na TV, Gilbert Di Angellis e Bernadete Alves, com o governador Agnelo.

 

 

BRB: 45 anos servindo Brasília

Criado em 10 de dezembro de 1964, o Banco Regional de Brasília só começou a funcionar em 12 de julho de 1966 e tem muito a comemorar, pois é o Banco de ontem, hoje e do futuro. É um patrimônio da cidade, independente de quem está no comando do GDF. É uma Instituição Financeira apartidária, constituída por 2.326 funcionários dedicados. O interessante é que o BRB bateu o recorde só no primeiro semestre deste ano foram mais de 14 mil novas contas abertas nas 104 agências bancárias, representando o maior lucro líquido já registrado. E isso tudo aconteceu porque está nas mãos de um primoroso executivo. O advogado Edmilson Gama da Silva (foto) é um especialista na área financeira e no gerenciamento de crises. Um moderno visionário que valoriza as pessoas. O BRB é um indutor do desenvolvimento e é a principal instituição financeira do Centro-Oeste. É pelo BRB que o GDF paga todos os salários de seus servidores e recebe os tributos, taxas e multas. Eu tenho conta no BRB há bastante tempo e gosto desta parceria segura. O Banco de Brasília tem 600 auto-atendimentos e mais o Banknet que é um canal seguro. É um banco que facilita a minha vida profissional. Se eu for enumerar todas as vantagens em ter uma conta neste Banco vai faltar espaço no site. A história desta respeitada Instituição Financeira pode ser conferida na exposição em cartaz na Câmara Legislativa até o dia 30.

 

Menopausa Saudável

A partir dos 40 anos de idade, segundo a ginecologista Marga Rosângela, a mulher começa a sentir os efeitos da perimenopausa. Estágio anterior a menopausa. Preparo físico e mental ajudam a enfrentar esta caminhada inevitável. O ideal é iniciar um programa de fortalecimento da musculatura do abdômen, coxas, nádegas e assoalho pélvico. Também é preciso fazer exercícios de levantamento de peso para manter os ossos fortes. Inclusive a Dra. Marga recomenda, também, o controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio. Mamografias, exames pélvicos e colonscopia devem ser feitos uma vez a cada ano. Mulheres em pré-menopausa devem consumir de 1.000 a 1.200 miligramas de cálcio por dia. Na menopausa dose diária é de 1.500 mg de cálcio por dia , 500 mg de magnésio e vitamina D. Os nutricionistas, por sua vez, recomendam uma dieta rica em verduras, frutas e em gorduras saudáveis como as do abacate, do salmão e azeite de oliva extra virgem. O bacana é que com isso, o cabelo e a pele ficam mais saudáveis. Não é só com a alimentação que devemos nos preocupar. Não podemos negligenciar os dentes. Segundo o dentista Hosana Garcez é preciso prevenir a inflamação das gengivas, ela pode afetar a saúde cardiovascular. Na menopausa também pode ocorrer confusão mental. O recomendável é dormir o suficiente e desafiar o cérebro com palavras cruzadas, jogos de raciocínio e muita leitura. Neste ciclo da vida há muitas mudanças e a mulher pode sentir desconforto físico, dificuldade para dormir, ondas de frio e calor, inchaço e irritabilidade. Discuta com seu médico os prós e contras da reposição hormonal. Preocupado com o bem estar das mulheres o GDF oferece assistência ao climatério no HRAS, HRAN e HRC. Em uma sociedade onde se valoriza a beleza e a juventude, para algumas mulheres entrar na menopausa, é tornar-se velha e sem valor. E ao olhar no espelho ficam mais ansiosas. O importante é aceitar esta fase inevitável da vida e viver intensamente cada momento. 

 

Federalização da educação brasileira

O resultado do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) comprovou o que o senador Cristovam Buarque vem dizendo. Das 100 escolas com melhores resultados no Exame apenas 13 são públicas. Destas escolas, 12 são federais. Está mais do que na hora de começarmos a fazer da educação uma responsabilidade nacional. Não dá mais para mantermos algo tão importante como questão de cada estado. Outro importante motivo está no fato de que os estados mais pobres do Brasil não terem condições de manterem um sistema educacional de qualidade. Se o Governo Federal não tratar essa situação como prioridade o país jamais irá para frente a ponto de se tornar desenvolvido. (por Gilbert Di Angellis)

 

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 236 de 240
RocketTheme Joomla Templates