Coluna da Bernadete Alves - dia 11/10/2011

Erva Mate

A matéria prima do chimarrão tem muitas propriedades terapêuticas e é considerada um alimento quase completo pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo de acordo com estudo feito pelo mestre em botânica Renato Kaspary. Possui vitamina E, C, D e do complexo B, sais minerais como cálcio, manganês e potássio. Combate os radicais livres, auxilia na digestão, é um estimulante natural da atividade física e mental e seus efeitos são mais prolongados que o café. Não é indicado para pessoas nervosas e com insônia. A erva mate tem papel importante na regeneração celular. É um ótimo remédio para a pele por possuir vitamina E. Seus benefícios não param por ai: acelera o ritmo cardíaco e harmoniza o bulbo-medular, facilita a digestão, favorece a evacuação e a mictação.  Possui grande quantidade de ácido pantotênico encontrado também na geléia real , o alimento da abelha rainha, muito difundido por ser um alimento completo. Inclusive já tratei deste assunto aqui na coluna. 

A erva mate tem vários nomes: erva-mate, mate, chá-do-paraguai, chá-das-missões e por ai vai. A erva mate tradicional é apropriada para o chimarrão e também para o tererê.  O chimarrão é uma bebida característica da América do Sul, um hábito das culturas indígenas. É tomado com água quente no RS, SC e Paraná e onde os amantes desta bebida revigorante se encontram. Tomar chimarrão após as refeições ajuda a queimar gorduras. Para quem não tem os utensílios para fazer o chimarrão pode tomar a erva mate em infusão. Este chá aumenta as forças musculares, tonifica o sistema nervoso e dá sensação de bem estar. Eu tomo chimarrão todos os dias e recomendo para quem quiser ter mais disposição. 

 

Vassouras verde-amarelas

O feriado de 12 de outubro também foi a data escolhida para a Segunda Marcha Contra A Corrupção. O movimento apartidário  que aconteceu no dia 7 de Setembro fez eco e mobiliza 17 cidades brasileiras para marcharem juntas com vassouras verde-amarelas para fazer uma faxina na corrupção e deixar as ruas livres dos corruptos, antiéticos e inimigos do bem público. Os manifestantes querem, também, o voto aberto e a ficha limpa.  Eles vão se reunir às 10 horas na Praça da República e devem marchar até a Praça dos Três Poderes. Um movimento pacífico para mostrar que o povo não quer mais conviver com quem desonra o voto que recebeu. Vamos aproveitar esta ideia da marca para  dizer não àqueles que causam lesão aos cofres públicos, que enriquecem ilicitamente e que dilapidam  o patrimônio que é de todos nós. 

A corrupção é uma forma de violência e não pode ser maior que nossa indignação. Quando pensamos que é difícil nos surpreendermos mais casos chocantes vem à tona graças a forma responsável que a imprensa tem levado estes absurdos a conhecimento da população.

 

Nossa Senhora Aparecida Rainha do Brasil e Padroeira de Brasília

Amanhã, 12 de outubro, a Esplanada dos Ministérios vai receber os devotos de Nossa Senhora Aparecida em frente a Catedral que tem seu nome. A programação se estende todo dia. Pela manhã tem o coral infantil da Paróquia São Judas Tadeu, de Taguatinga. As 10 horas crianças da Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, de Sobradinho vão coroar a imagem. A partir daí as crianças vão se divertir nos brinquedos infláveis, saborear os sorvetes e fazer pinturas no rosto. Na parte da tarde a programação é para os jovens e adultos. As 17 horas o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha celebra a missa com os demais sacerdotes da Arquidiocese. Após a celebração da Santa Missa tem procissão, bênçãos e show  com o padre Reginaldo Manzotti.

Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida é um título dedicado a Maria, mãe de Jesus. A sua história teve inicio em 1717 quando os pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves encontraram no Rio Paraíba do Sul a imagem da Santa  quebrada. Coloram a cabeça e durante 15 anos a imagem permaneceu na casa de Filipe. A devoção foi crescendo e muitas graças foram alcançadas. A fama dos poderes de Aparecida se espalhou pelas regiões do Brasil. A primeira capela foi construída em 1734 em Guaratinguetá. Em 1888 a princesa Isabel, em pagamento de promessas, ofertou uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul ricamente adornado. Foi proclamada Rainha do Brasil e sua padroeira oficial em 16 de julho de 1930 por decreto do Papa Pio XI.

 A oração é uma das maiores dádivas que podemos dar e receber, principalmente em períodos de crise e incompreensões e acender uma vela para Aparecida é um ato sagrado. Expressa gratidão. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/10/2011

Ministras cotadas para o Supremo

A presidenta Dilma tem missão difícil para escolher a substituta da Ministra Ellen Gracie. Falei aqui das qualidades da Ministra Maria Christina Peduzzi atual vice-presidente do TST, como forte candidata. Também aparecem no páreo mais quatro ministras todos capazes de honrar a Suprema Corte. São elas:

 
Ministra Fátima Nancy Andrighi do STJ, gaúcha de Soledade foi indicada ministra pelo presidente FHC. Defensora das questões sociais e das minorias. Rápida e objetiva para julgar bateu o record em 2005 com 13 mil decisões. Isto porque racionaliza seu trabalho com métodos modernos e eficiente. Uma magistrada séria e rígida nos julgamentos.
 

Ministra Maria Elizabeth Rocha do STM, mineira de BH, assessorou a presidenta Dilma quando ela foi ministra da Casa Civil no governo Lula. Em 2007 foi a primeira mulher a chegar ao STM em quase 200 anos de história do Superior Tribunal Militar. É presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros. É especialista e doutora em Direito Constitucional. Tem bom trânsito em todas as esferas do poder. É casada com o general Romeu Bastos.
 
 
Ministra Maria Thereza Moura do STJ, a paulista foi indicada ministra pelo presidente Lula. É professora doutora da USP e membro efetivo do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Dentre tantas obras escreveu o Código de Processo Penal e sua Interpretação Jurisprudencial e Justa Causa para Ação Penal.
 

Ministra Rosa Weber Candiota, do TST, gaúcha de Porto Alegre, foi professora da Faculdade de Direito da PUC, no RS. Ingressou na magistratura trabalhista em 1976. Ao longo de 35 anos de carreira percorreu com distinção todos os degraus da justiça do trabalho e mostrou muita experiência administrativa. Como professora universitária passou lições de sabedoria. Ingressou no TST em 2006 no governo Lula.

Todas as candidatas têm um extenso currículo, notável saber jurídico, conduta ilibada e valores democráticos para a nobre missão de zelar e honrar a Constituição.

 

Mais SIGMA

Além das unidades já consolidadas da 912 Sul e 910 Norte o Centro Educacional Sigma coloca à disposição dos pais e alunos mais três unidades para dar maior comodidade e segurança. 

  • Sigma na QI 07 do Lago Sul - Da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Sigma L2 Norte Quadra 606 - Da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Sigma Águas Claras, na Rua 14 Sul, lote 06 – Do 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. 

O Sigma tem compromisso com o pleno desenvolvimento do aluno, prepara para o exercício da cidadania e qualifica para o trabalho.  O Sigma é o campeão em aprovação no PAS da UnB e a escola também figura entre as primeiras colocadas no Enem-DF.   Seus alunos são destaques nos principais vestibulares em todo o país. A estrutura das 5 Unidades Sigma é preparada para dar conforto e segurança a seus alunos e a metodologia objetiva a formação de crianças e jovens.

 

 

Prata

A expressão “Prata da Casa” é muito utilizada nas empresas e até nos clubes de futebol. Significa usar o que se tem de melhor. E como a prata metal é velha conhecida da espécie humana vamos falar sobre ela.  Foi encontrada há 3000 a.C. na forma nativa em formações rochosas. Sempre foi utilizada desde a antiguidade pelos romanos. Inclusive serviu como padrão monetário até a Iª Guerra Mundial. A prata é um pouco mais dura que o ouro. É um metal de maior condutividade elétrica e térmica. Não oxida em contato com o ar e a água mas muda de cor sob a ação de ozônio, sulfeto de hidrogênio ou enxofre. Isto acontece por causa de partículas de enxofre que formam uma camada cinzenta de sulfeto de prata. A prata pura é brilhante e lustrosa, é um material nobre usado para confecção de moedas, jóias, talheres, instrumentos de radiologia e fotografia e na indústria em grande escala e tantas outras utilidades domésticas. As reservas mundiais são estimadas em 560.000 toneladas. 2% pertencem ao Brasil que extrai cerca de 6 toneladas por ano. A prata é mais escassa que o ouro, portanto, pode ser um bom investimento.  Ao comprar exija comprovante da sua pureza. Os metais preciosos representam moeda segura devido a instabilidade no mercado financeiro. Para manter a beleza de uma jóia ou objeto de prata anote a dica. Ferva um pouco de água e adicione uma folha de papel alumínio, um pouco de bicarbonato de sódio e um pouco de sal de cozinha. Coloque a jóia em cima do papel de alumínio. Isso vai afastar os átomos de enxofre e a peça fica com aspecto de nova. 

 

Exemplo de superação

O cantor Iraquiano Emmanuel Kelly está encantando o mundo com sua força e talento e isto nos faz pensar nas pessoas que só sabem reclamar. Sabemos que a vida é superação até para quem nasce saudável e perfeito. É com nossa coragem que superamos nosso medo, a nossa força supera nossa fraqueza, nossa resistência supera nossa fragilidade, nossa luz supera a escuridão, nosso sorriso supera a tristeza e nosso amor a Deus, à vida e ao nosso próximo faz a gente superar tudo. E foi isso que aconteceu com Emmanuel. Mesmo sem braço e dificuldade para se locomover tem sempre um sorriso estampado no rosto. A vontade de viver superou suas limitações e ele dá exemplo que se lamentar é para os fracos. Este exemplo no faz pensar que não temos o direito de reclamar de nada. Temos sim que acreditar que tudo é possível para quem confia na sua força interior e com coragem segue pelas trilhas da vida. A graça das graças é não desistir nunca.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/10/2011

Maestria pessoal

Para se dar bem em qualquer atividade é preciso respeitar tudo e todos. Ter capacidade para assumir o controle da própria existência e estar disposta a enfrentar os desafios que a vida apresenta. Mas é também necessário entender e se aprofundar de forma contínua no seu objetivo de empreender. Quem faz isto muito bem é a psicóloga Marli Pinheiro, uma mestra para gerenciar as emoções. Todo este gabarito ela divide com os colegas coordenadores e professores do Centro Educacional Sigma há bastante tempo. Marli é muito atenciosa e encontra sempre uma saída para solucionar os desafios da atividade que surgem durante a caminhada. Agora devido aos seus méritos é a Diretora Pedagógica do Sigma da Asa Sul. Parabéns Marli, você merece esta promoção é a prova do reconhecimento por toda a sua dedicação e trabalho. Tenho certeza que este novo desafio será trilhado com muito amor devido ao seu caráter. Você tem o dom de descobrir o lado luminoso de todas as coisas. 

 

No Brasília na TV de amanhã: Casa do Saber de nº 100

A Rede Gasol brindou a comunidade de Vargem Bonita, Park Way, com a Casa do Saber de número 100. Levar conhecimento é dar suporte para uma educação de qualidade. A melhor maneira de melhorar o padrão de vida é adquirir sabedoria e isto a Rede Gasol vem fazendo com categoria. Tudo isso você pode conferir no Programa Brasília na TV, domingo, das 12 às 13h, na TV Brasília, Rede TV. Abaixo, fotos da inauguração.

 

   

 

 

 

Felizes para sempre ou eterno enquanto dure?

Com o aumento da expectativa de vida as pessoas já não se consideram “ velhas” para “novas” escolhas. E a prova desta  tendência é ter gente se casando pela 3ª e até 4ª vez.  Até o século XVIII o divórcio pesava muito nas costas das mulheres. Hoje embora dolorosa a separação pode representar um recomeço. O dito popular ume pouco, dois é bom, três é demais não se aplica nos relacionamentos amorosos. Para alguns casar pela terceira vez é apostar na felicidade. É acordar mais motivada pois cada relacionamento é único. Para outros é insistir em um modelo que por duas vezes não deu certo. Não podemos esquecer que a terceira união é o encontro de duas bagagens emocionais distintas. Ambos estão consolidados no trabalho e buscam companhia, paz e cumplicidade. A união destas pessoas significa abrir mão da individualidade para apostar em uma caminhada de respeito e companheirismo para entender as particularidades de cada  um. Tem até quem case pela quarta vez por medo da solidão. A realidade também revela um quadro preocupante. Muitas mulheres são infelizes, frustradas e até insatisfeitas no casamento. Isto porque vivemos no mito que o amado vai nos completar em tudo. E quando percebem que não é assim vem o desencantamento.  Mesmo assim preferem continuar por medo do desconhecido. Não estão preparadas para tomar conta da própria vida. O importante é não esquecer que toda relação é regida por códigos. Só os dois sabem o que é melhor para a vida deles. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/10/2011

Saga brasileira

A jornalista Miriam Leitão conta em seu livro, Saga Brasileira, a luta brasileira contra a hiperinflação e seus impactos na vida da sociedade. Registra a criação das diferentes moedas que marcaram a história do Brasil, o sucesso do Plano Real e os problemas dos programas econômicos do Governo Collor. Tudo isso e muito mais você pode conferir em seu livro comercializado nas principais livrarias do país. No vídeo abaixo consta os comentários de Miriam a respeito desta importante história.

 

Nos Salões da Corte 

 
No Feijão Solidário do Correio Braziliense, Andréia Nalini, Juca Chaves, Governador Agnelo e a primeira-dama Dra. Ilza Queiróz com dona Alaide Queiroz.
 
  
Na direita: O apresentador de TV Gilbert Di Angellis com o senador Cristovam Buarque (Foto: Neide Cavalcante).
Na esquerda: Na Casa Cor Brasília 2011, o empresário Carlinhos Beauty com a atriz Antônia Fontenelli e o ator global Marcos Paulo (Foto: Neide Cavalcanti).
 
 
Na direita: Vivianne Piquet e a design de interiores Dora Lettieri (Foto: Murilo Tostes).
Na esquerda: Solon Gassal da Masisa com as diretoras da Casa Cor Brasília, Sheila Podestá e Moema Leão (Foto: Renato Acha).

 

Pró-vida

A violência se tornou uma epidemia no mundo. E aqui não é diferente. Em qualquer canto do DF e entorno os crimes acontecem com tanta freqüência que assusta. Até dentro de casa a violência chegou de forma bárbara. Tem gente matando até por uma caixa de fósforo. Construir uma cultura de paz não é responsabilidade só do Estado, exige esforço de toda a comunidade.

Ninguém aguenta mais viver apavorado com medo de tudo que até mesmo quem já sofreu a dor da perda está ajudando outras famílias desamparadas como Valéria Velasco (foto) que criou um Comitê Nacional de Vítimas da Violência, o Convive. Graças a este exemplo de superação outras mães estão suportando a dor de perder um ente querido. A Secretaria de Justiça do DF criou o Programa Pró-Vítima para dar visibilidade aos direitos do cidadãos atingidos por crimes violentos, assegurando atendimento psicossocial e jurídico e ajudando a superar os danos causados pela violência.

Para comandar uma área tão especial o GDF convidou Valéria, que tem papel fundamental para  elevar a auto-estima dos integrantes dos lares destruídos. Dizer não à impunidade é um passo para exigir políticas públicas de proteção a integridade física e a melhor distribuição de competências para a maximização do bem estar.  

 

Eficiência comprovada

Valdir Moysés Simão (foto) presidiu com categoria o INSS. Em função disso o governador Agnelo convidou-o para a Secretaria da Fazenda, onde imprimiu sua marca de eficiência. Agora mais um desafio. Foi convidado pela Presidenta Dilma Rousseff para ser Secretário Executivo do Ministério do Turismo. Como ele tem compromisso com o Patrimônio Público aceitou e isso é muito bom porque o Ministério é muito importante para o turismo de negócios e a Copa do Mundo. O papel do gestor público no processo decisório é de fundamental importância para a eficiência e eficácia dos serviços prestados. Dr. Valdir tem postura participativa e compartilha com servidores e funcionários as decisões tomadas em cada momento. O ministério do Turismo vai contar com o gabarito de quem promove o bom relacionamento e age de acordo com os princípios da correção e da transparência. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/10/2011

Cultura Japonesa no CASAPARK

Foi muito bonita a abertura do mês da cultura Japonesa, ontem à noite, na Praça Central do CasaPark. A arte e a criatividade deram um  show em plena primavera. A Embaixada do Japão e a Ikebana Sogetsu têm proporcionado várias exposições de Bonsai, Ikebana e Origami todos os anos. A professora desta arte milenar, Ziláh da Costa Raymundo, tem muito bom gosto, categoria e tem centenas de seguidores. Além de um excelente coquetel, os tambores japoneses fizeram a festa. Hoje, das 16 às 17 horas, Ziláh vai mostrar a Performance da Ikebana e sexta, das 19h30 as 21h30, ela faz palestra sobre a Ikebana Moderna. Até dia 09, domingo, o público vai poder encantar os olhos e o coração devido a tanta beleza. Mas quem não puder ir até o CasaPark poderá conferir a V Mostra de Arte Nikkei de Brasília com os talentosos artistas na Galeria Rubem Valentim no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, e na Galeria Parangolé, no mesmo Espaço “Pintura em Rolos Japonesa”, até o dia 30 deste mês. A visitação das 9 até às 21 horas.

 

Movimento Rosa

O outubro rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Hoje às 9 horas tem palestra na Câmara dos Deputado, aberta à comunidade. Inclusive a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional estão vestidos de rosa e próximo ao Museu da República tem um lindo balão lembrando da importância da prevenção do câncer de mama. Conversei sobre este movimento com a respeitada obstetra e ginecologista Ana Luiza Rios e ela disse que as mamas são glândulas e a sua função principal é a produção de leite. O câncer ocorre quando as células se dividem e se reproduzem de forma desordenada. E a maior incidência é nas células dos ductos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este câncer. De acordo com a ancologista Luci Ishii, a susceptibilidade ao câncer ocorre por herança tanto materna quanto paterna. E enumera alguns fatores de risco: mulheres com sobrepeso e com dietas gordurosas, não ter tido filhos, quem menstruou com 11 anos, anticoncepcional tomado por muitos anos, terapia de reposição hormonal e ingerir bebida alcoólica em excesso. A mulher deve cuidar da sua saúde e especialmente fazer o auto-exame das mamas para ver se tem alguma alteração. Se ficar em dúvida deve procurar imediatamente um especialista que vai recomendar uma mamografia e também se necessário uma ecografia das mamas pois a detecção precoce salva vidas. Vamos aproveitar este outubro rosa para lembrar que o nosso corpo reage as nossas emoções. Pessoas tristes, desesperançosas estão mais suscetíveis a adoecer. O bem estar emocional mantém o organismo saudável e com sistema imunológico eficaz.

 

 

A força da Ministra Peduzzi

A greve é um direito dos trabalhadores mas há, também, o direito dos cidadãos de não serem prejudicados. A greve dos Correios, por exemplo, causou graves prejuízos e só acabou graças a postura ética e decidida da ministra Maria Cristina Peduzzi, do TST que comandou as negociações com categoria. E isso ela vem fazendo desde que chegou no Tribunal Superior do Trabalho no dia 21 de junho de 2001.

A ministra é uma cidadã brasileira nascida em Melo, no Uruguai. Freqüentou o curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi advogada militante nos Tribunais Superiores, professora universitária, procuradora da República e procuradora do Trabalho. Sua inteligência e categoria a fez presidente da Academia Nacional de Direito do Trabalho de 2002 a 2005.

A ministra Cristina é autora de dezenas de livros, inclusive tive o prazer de divulgar algumas noites de autógrafos. Uma mulher forte, corajosa e ética que muito bem poderia ser chamada para o Supremo na cadeira deixada pela também cidadã honrada Ellen Gracie. 

 

Bom negócio

Prestar serviço para o GDF era garantia de muitos lucros. As empresas, mesmo não sediadas aqui, entravam por meio de Registro de Ata de Preços, cobravam caro e não prestavam serviço de acordo com o contratado. E tinha até quem recebia pelo que não fazia. O pior, não eram fiscalizadas. Isso tudo deixa a gente indignada. O dinheiro público escorria pelo ralo. Ai a saúde não funcionava como deveria, a estrutura da educação deixava a desejar e por ai vai. E só veio à toma porque alguém, contrariado, resolveu denunciar. E toda a Caixa de Pandora foi revelada e aos poucos vamos digerindo tanta irresponsabilidade. O Correio Braziliense tem levado à público todos os fatos.  A última notícia é que o TCDF condenou ex-dirigentes por irregularidades nos contratos firmados. Um exemplo é a Uni Repro que fazia cópias de documentos. Os técnicos do TCDF descobriram superfaturamento e até pagamento por milhares de cópias que não foram tiradas. Só em 2007 o GDF repassou para a Uni Repro R$1,1 milhão. Em 2008 esta empresa passou a atender também a Secretaria de Saúde e ai recebeu R$12,1 milhões. E nós só ficamos sabendo porque esta empresa está incluída na Caixa de Pandora. Quantas mais foram contratadas de forma irregular e levaram uma grana preta do GDF. O governador Agnelo assim que assumiu o GDF criou a Secretaria de Transparência e colocou um pulso forte, Carlos Higino, para fazer auditoria nos contratos com o governo. Ao constatar as irregularidades os pagamentos foram suspensos. E todos os servidores que foram condenados pelo TCDF foram afastados. A população não quer mais conviver com gestores públicos que caminham de mãos dadas com a corrupção e com a impunidade. É preciso ter conduta ética e moral porque o exercício da transparência na gestão pública tornou-se obrigatório com a Lei da Responsabilidade Fiscal. O gestor deve disponibilizar todas as informações sobre os seus atos. Quando falta transparência evidencia a intenção de ocultar o erro e a falha na administração. Comprometimento e responsabilidade é o que mais falta na administração pública. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/10/2011

Vida aos anúncios

Conheci a Princípio Ativo Comunicação que fica no Centro Comercial Deck Norte onde Antonio Aragão e Tiago Costa prestam serviço de qualidade relativos à propaganda para que a mensagem chegue de forma clara até o público-alvo. Ao lado de recursos humanos com formação técnica, dão vida aos anúncios tanto impressos como para TV. Aragão é um estudioso do conceito, da idéia, da marca, do produto e do serviço a divulgar. Mas ele não para por ai: identifica e analisa o mercado e a concorrência, os pontos fortes e fracos para assegurar a melhor cobertura do consumidor e a satisfação do cliente. Ele e seu sócio Tiago são preparados em todas as frentes na área de divulgação. São dois craques que dão vida aos produtos e serviços. Na foto ao lado, Tiago Costa e Antonio Aragão.

 

Demanda de tarefas

Cada vez mais as mulheres acumulam tarefas.  No trabalho, em casa, com filhos e marido e ai não sobra tempo para si. Com isso o organismo reage e a mente também. Vem ai a ansiedade, a depressão e a insônia. Um problema real que causa danos no dia-a-dia das pessoas. A ansiedade surge devido a tantas responsabilidades no trabalho ou com a expectativa com um encontro importante. A pessoa ansiosa não dorme direito. Sem dormir tem dor de cabeça, cansaço, raciocínio lento, o corpo parece debilitado e até o rendimento profissional cai. E isto é mais comum do que se imagina. Tem pessoas que são ansiosas sempre. Por outro lado se a pessoa não consegue se livrar de preocupações não desejadas fica tensa facilmente e muito irritada. Estes transtornos psicológicos afetam o físico causando insônia, dor de cabeça tensão muscular, sudorese e tremores. Quem tem dificuldade para iniciar e ou manter o sono e levanta várias vezes durante a noite está com insônia. Também contribuem para este quadro o abuso do refrigerante, café, álcool, tabagismo e medicamentos estimulantes. Assim como a inatividade física e hipertireoidismo. Este distúrbio atinge homens e mulheres de qualquer idade, mas é mais comum após a menopausa e em idosos. Os problemas decorrentes do acúmulo de tarefas não param por ai. Quem vive com sensação de vazio, não se interessa por nada, come demais ou não tem apetite, tem dificuldade de concentração, de tomar decisões e está sempre cansado pode estar com depressão. Esta situação surge devido a trabalho muito estressante, fim de um relacionamento ou com a perda de uma pessoa querida. Como para tudo tem solução uma nutrição inteligente pode transformar a tristeza em alegria e feliz a pessoa dormirá tranquila. Os responsáveis por isso são: 

  • Ácido Fólico – encontrado na maçã, laranja, espinafre, feijão branco e soja.
  • Vitamina B6 – na banana, frango atum, cereais integrais, arroz integral, alho e gergilim.
  • Cálcio – leite, queijos magros e iogurte desnatado.
  • Magnésio – tomate, salmão, aveia, espinafre, caju, soja e arroz integral.
  • Selênio – nozes, atum, castanha do Pará, peixes e sementes de girassol.
  • Ômega-3 – a gordura do bem pode ser encontrada no salmão, atum, bacalhau, sardinha e sementes de linhaça.
  • Pimenta Vermelha
  • Camomila

 

Valeu, Band!

Acertada a decisão de afastar do “CQC” Rafinha Bastos. Conheço o vice-presidente da Band, Marcelo Meira, uma pessoa distinta, profissional gabaritado pertencente a uma família tradicional de Brasília, inclusive seu pai João Meira Filho foi Senador da República em 1986. Uma personalidade importante para a comunicação e a política da cidade.  Através de seu programa de rádio Meira Filho dava lições de cidadania e elevava a auto-estima dos ouvintes por este Brasil afora. Convivi com o Senador e com ele aprendi muito. Era um gentleman com profunda sabedoria.  Por trabalhar na imprensa conheci seus filhos e passei a admirá-los. Inclusive Marcelo, antes de ir para SP, contribuiu de forma significativa para a mídia do DF. Já presidente do Grupo Bandeirantes João Carlos Saad sempre zelou pela ética. Então foi acertada a decisão de afastar quem achava que era o todo poderoso só porque o programa é líder em audiência. Desde o começo o Rafinha fazia piadas irresponsáveis e como ninguém lhe deu limites achava que podia tudo e a gente sabe que não pode. O nosso direito vai até onde começa o do outro. O apresentador deixou o sucesso subir a cabeça e ultrapassou os limites da tolerância. Resolveu afrontar a dignidade das pessoas. Fazia piada da desgraça alheia, ofendia idosos e até crianças. Uma atitude deplorável. Eu disse não a esse péssimo humor e a esta falta de caráter e compostura. Em solidariedade as vítimas da imprensa marrom trocava de canal. Sua falta de limite fez com que Ronaldo “o fenômeno” e seu sócio Marcus Buaiz, marido da cantora Vanessa Camargo, e grandes anunciantes do programa cobrassem da emissora uma atitude. Que bom que a Band ficou ao lado do respeito e da informação responsável. Era necessário colocar um freio em quem não respeita os princípios fundamentais da vida. Mesmo com tudo isso, tem gente pedindo a volta dele ao CQC. Para essas pessoas, pimenta nos olhos dos outros é refresco.   

 

A Semana Cultural do Sigma 2011

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 04/10/2011

Jacy Afonso é Cidadão de Brasília

O Teatro dos Bancários foi palco da solenidade de entrega do Titulo de Cidadão Honorário de Brasília ao sindicalista Jacy Afonso de Melo. A iniciativa foi da Deputada Distrital Rejane Pitanga. Prestigiadíssimo e ao lado da mulher Iracema e dos dois filhos que vieram do Paraná e dos 11 irmãos o homenageado não conteve a emoção. Todos os convidados também se emocionaram com a história do menino que de office boy liderou as Diretas Já e o Movimento Ética na Política. Jacy dedicou parte de sua vida em benefício da classe trabalhadora.  O presidente do Sindicato dos Bancários Rodrigo Brito recepcionou os convidados e ofereceu um maravilhoso coquetel assinado por Taty’s Buffet. 

  
Na esquerda: O cidadão honorário Jacy com a irmã Maria Aparecida e a dep. Rejane Pimenta. (Crédito: Ronaldo Barroso)
Na direita: Os filhos Pedro Artur e Matheus Cruz de Melo.
 
 
Na esquerda: Iracema Souto, esposa do homenageado, com Patrícia De Marco, subsecretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.
Na direita: Beto Almeida com o secretário de educação Denilson Costa.
 
  
Na esquerda: A dep. Rejane com o dep. federal Roberto Policarpo.
Na direita: Delúbio Soares com o irmão do homenageado Jair Melo.  

Diabetes em pauta

Brasília vai sediar o XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes de 19 a 22 deste mês. Isto me faz lembrar que Brasília implantou em 1992, de forma pioneira o Programa Salvando o Pé Diabético, no Hospital Regional de Taguatinga, naquela época na TV Nacional entrevistei a endocrinologista Hermelinda Pedrosa, especialista na prevenção e controle de Diabetes. Até 2004 o HRT reduziu em 77% as amputações que ocorrem acima do tornozelo. Esta iniciativa do DF foi tão importante que o Ministério da Saúde implantou 70 ambulatórios de Pé Diabético no país inteiro. A Diabetes se manifesta pela elevação da taxa de glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo. Quando em excesso pode causar muito sono, cansaço, dificuldade para efetuar tarefas simples, visão turva, aumentar o volume urinário, o apetite e a sede. Quando não tratada pode ocorrer derrame, ataque cardíaco, insuficiência renal, dificuldade para cicatrizar lesões e problemas de cicatrização. A doença é tão grave que em 2009 foram realizados 40 mil cirurgias de amputação de membros inferiores no país. Como é uma doença silenciosa estima-se que 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. E com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes deve aumentar consideravelmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde a diabetes está na lista das 5 doenças de maior índice de morte no mundo. O paciente diabético pode ter uma qualidade de vida desde que tenha uma dieta adequada, atividade física, controle de peso, da glicemia e da hipertensão. Além disso é necessário parar de fumar. 

 

Personalidade

É preciso descobrir aspectos da personalidade de alguém para não entrar em uma fria. É importante sabermos com quem estamos lidando para que não aconteçam surpresas e prejuízos. Inclusive nos relacionamentos amorosos podemos ficar desprotegidos devido a paixão. Falo isso porque os aspectos da personalidade podem ser sentidos quando a pessoa faz você cortar suas amizades e até se distanciar da família. Mas tem quem só coloca defeitos na outra, corrige-a em público, faz afirmações maldosas com um único objetivo diminuir a pessoa que está do seu lado. Segundo os estudiosos há três tipos de personalidade: a controladora, a competitiva e a dependente. Todos nós temos traços destas três personalidades. E quando enfrentamos situações de tensão um destes tipos predomina. Compreender as características de quem esta por perto facilita a convivência.

Quem tem personalidade controladora monitora até o que a pessoa pensa e a considera como um objeto. Este comportamento não é exclusivo dos homens tem muita mulher que inferniza a vida do marido pelo sentimento exagerado de posse. Quem é assim não demonstra em público. Pelo contrário são educados, atenciosos e apaixonados. Assumem tudo e tomam todas as decisões, aos olhos dos outros são rápidos, práticos, independentes, decididos e cheios de opinião. Não admitem seus defeitos; são orgulhos demais e quando a companheira discorda tendem a intimidá-la e menosprezá-la.

No inicio de nossa vida somos dependentes de tudo e com isso nos afeiçoamos a qualquer pessoa que promete tomar conta de nós. E ai está caracterizada a personalidade dependente. Se não mudarmos vamos passar o tempo todo deixando que alguém tome as decisões pela gente. Claro que tem quem prefira delegar esta decisão para o companheiro. O que importa para ela naquele momento é sentir-se segura e amada.

O que caracteriza um bom relacionamento é resolvermos os problemas juntos, comprometidos com a união. Um casal mede sua felicidade pela disposição em compartilhar o fardo e as alegrias e enfrentar abertamente os problemas que vão surgindo. Para que o relacionamento seja harmonioso é preciso identificar as diferenças e compreender melhor o outro.   

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/10/2011

Assusete pode ser Ministra do STJ

Este é o ano das mulheres. Cada vez mais elas assumem funções importantíssimas de decisões. Depois de Ana Arraes no TCU podemos ter no STJ mais uma mulher. Trata-se da desembargadora Assusete Magalhães que faz parte da lista tríplice elaborada pelo Superior Tribunal de Justiça. Assusete nasceu em Serro-MG e formou-se em Direito e Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Juiza de carreira de notável saber jurídico, de 1982 a 1984 foi Procuradora da República. Ingressou na Justiça Federal em setembro de 1984. Dali em diante acumulou vitórias. Em 1993 ingressa no TRF1 do qual foi presidente de 2006 a 2008. A magistrada imprimiu uma nova forma de comandar. Valorizou os servidores e agilizou todos os procedimentos. Determinada, perfeccionista e muito atenciosa ganhou a simpatia dos advogados. Conheço a desembargadora desde que chegou em Brasília e tive em várias ocasiões o prazer de entrevistá-la no meu programa de TV. Uma mulher inteligente, ética, amiga e solidária que junto com o marido Júlio César apóia  os Clubes de Serviço. No STJ vai brilhar ao lado das ministras Eliana Calmon, Fátima Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Maria Thereza Moura e Isabel Gallotti. O STJ tem atualmente 5 mulheres e 28 homens. É preciso diminuir esta diferença.  Na foto abaixo, a desembargadora Assusete Magalhães com o marido Júlio César e o ministro Aldir Passarinho Junior.

 

 

Um festival de sucesso

O festival de cinema de Brasília foi um sucesso. É bom ver o Cine Brasília lotado, como devia ser sempre. Tanto as sessões exibidas em Brasília quanto as de Ceilândia e Taguatinga foram um enorme sucesso de público, lotadas em todos os dias. O festival é uma oportunidade única para acompanhar o que há de melhor na produção nacional. Durante todos os dias, foram exibidos 4 curta metragens e um longa. Um alívio, já que o brasiliense sofre com a falta de opções de cinema. Só neste ano, duas importantes salas da cidade fecharam suas portas, o que afastou o público dos filmes menos comerciais. O sucesso do festival mostrou que Brasília tem tanto um público ávido pela produção cinematográfica nacional como é capaz de realizar grandes filmes. Parabéns a todos, público e produtores.

 

Resveratrol

O nome pode parecer estranho, mas é um importante aliado para a manutenção da saúde. Resveratrol é uma substância com propriedades antiinflamatórias e antioxidantes encontrada principalmente na casca e na semente da uva vermelha. É um componente químico presente nos bons vinhos, sucos de uvas orgânicos, no mate, nas ameixas, amendoins, em chás, na cebola e na maçã. Ele combate o envelhecimento das células, melhora a função vascular, previne o Alzheimer, derrames cerebrais, diminui o risco de alguns tipos de câncer e ajuda a manter o organismo mais saudável. Como o vinho tinto tem grande quantidade de resveratrol, se tomarmos uma taça por dia podemos diminuir, por exemplo, o risco de asma e melhorar a função vascular. Dada a importância desta substância existe uma rede de pesquisadores médicos na Europa, na América do Norte e no Brasil. Segundo eles não basta tomar uma taça de vinho tinto por dia ou uma lata de cerveja por dia, é preciso também, controlar o peso, seguir uma dieta saudável, fazer exercícios e não fumar. Mesmo com todos estes benefícios, os pesquisadores do Incor não recomendam álcool algum para quem tem problemas psiquiátricos, cirrose hepática, inflamação no fígado, triglicérides aumentado, pancreatite, úlcera, insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca. Conforme os anos vão passando o nosso metabolismo se desacelera, se oxida. E o resveratrol traz ganhos para o organismo.

 

De volta aos pampas gaúchos

A vida é cheia de surpresas. Em todos os programas de TV que fiz ao longo de 26 anos de profissão sempre aprendi muito com meus entrevistados e inclusive alguns tornaram-se amigos. Em 1985, tive o prazer de entrevistar no meu programa Revista do Dia, na TV Capital, o economista Paulo Timm. Um homem inteligente, professor exemplar da Universidade de Brasília e Pós Graduado pela Universidade do Chile. Gaúcho de Santa Maria, fazia questão de cultuar as tradições e muitas vezes na Estância Gaúcha do Planalto tomamos chimarrão. Timm era amigo de Leonel Brizola desde 1978 e foi leal ao grande estadista até a sua morte em 2004. Amigo fraterno de Darcy Ribeiro e do ex-ministro Paulo Renato seu colega na Faculdade de Economia na UFRGS. Na época morava no Lago Norte e recebia os amigos para madrugadas poéticas. Dentre eles o saudoso Newton Rossi. Timm fundou o PDT em Brasília e por isso tinha participação efetiva na política local e nacional. Em 1992 tive o prazer de tê-lo como comentarista político e econômico do meu programa “Brasília na TV” tanto na Rádio quanto TV Nacional. Sua participação ao lado do coronel Affonso Heliodoro, ex-secretário particular do presidente JK, davam mais credibilidade ao programa que era diário das 12h45 até as 14hs. Timm tem alma inquieta. Cansou-se da agitação da Capital e resolveu mudar para Olhos D’Água em Alexânia que fica a 100 quilometros de Brasília. Ficou lá por 10 anos contemplando a natureza, meditando, lendo, escrevendo e fazendo história junto aos moradores daquela pequena localidade rural com a criação de um Centro Cultural. Timm queria mais. Decidiu buscar suas raízes e mudou-se para Torres, a mais bela praia gaúcha. Fico feliz em saber que o grande colaborador do meu trabalho na televisão está escrevendo uma nova página da sua vida lá nos pampas. Ele faz falta na vida cultural e política de Brasília pelo exemplar cidadão que é. Timm é um viajante do tempo. Seja feliz, meu amigo.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/10/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir ao Brasília na TV, domingo às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir o show dos cantores Pedro Paulo e Matheus e o desfile de lingerie da Santa Ousadia, de Sara Gouveia, que valoriza a sensualidade feminina, e também um show a parte de Carlinhos Beauty desfilando pijamas da Chambre, de Neuza e Cloves Alberto, no Fashion Mall .

 

 

Competência reconhecida

É muito bom ver que a seriedade e a competência fazem parte da escolha dos gestores públicos. Falo isso porque fiquei feliz em ver a arquiteta Ivelise Longhi, que conheço há muitos anos,  tomando posse ontem na Codeplan. Quem sabe agora esta Companhia de Planejamento, criada em 1964 para desenvolver o Planalto Central, deixe de ser notícia ruim na imprensa. 

Ivelise nasceu em Cachoeira do Sul, no RS, e chegou em Brasília em 1964. É casada com Mário Pereira da Silva, tem 3 filhos e já é avó. Além de ter se formado em Arquitetura pela UnB fez lá especialização em Desenho Urbano e depois Planejamento Urbano em Nagoya/Japão. É servidora concursada do DF com muito orgulho e isso ela sempre falou quando a entrevistava para o meu programa de TV. Durante os mais diversos cargos de confiança que Ivelise  comandava. Foi Secretária Adjunta e Secretária de Obras de 1991 a 1994, Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de 1999 a 2004 e aí ela mostrou a força da mulher na coordenação e elaboração do 1° Plano Diretor de Ordenamento Territorial com a participação efetiva da sociedade. Depois implantou o Instituto de Planejamento Urbano.

É importante dizer que Ivelise foi responsável pela erradicação de 64 favelas no DF e também por mais de 100 mil tetos para pessoas necessitadas. Uma mulher preocupada com a Justiça Social. Depois foi Deputada Distrital em 2005 e Administradora Regional de Brasília e Vice-Governadora por eleição indireta em 2010. A Codeplan tem papel importante no desenvolvimento social e urbano e na melhoria da qualidade de vida da população e nas mãos de Ivelise vai cumprir seus objetivos. 

 

Alimentos funcionais

São os alimentos naturais ou enriquecidos com vitaminas e minerais. Colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir doenças. E alguns fazem parte da alimentação humana há mais de 5 mil anos, como Isaflavonas,  que ajudam  na redução do colesterol ruim e atenuam os sintomas da menopausa. São encontrados na soja e seus derivados. Os alimentos funcionais são tão importantes que a indústria alimentícia e laboratórios produzem estes alimentos  formulados ou artificiais. Para chegarem ao mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige prova científica da sua eficácia. Cientistas alimentares estão avaliando os prós e os contras do uso destes alimentos formulados.  A pesquisadora Inar de Castro, da USP, recomenda o consumo in natura devido a variedade que existe no nosso país. Sugere o consumo periódico de: 

Betacaroteno -  presente na abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve. Eles ajudam a diminuir o risco de câncer e protegem as células de envelhecimento.

Licopeno – beterraba, pimentão, tomate e seus derivados. Diminui o risco de câncer de próstata, evita e repara os danos dos radicais livres.

Ômega 3 – salmão, peixes de água doce e truta. Ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Flavonóides – encontrado no vinho tinto, própolis, chá verde, chocolate, café e suco natural de uva. Atuam como antiinflamatórios e diminuem o risco de câncer.

Probióticos – estão nos iogurtes e leite fermentados. São microorganismos vivos que equilibram a flora intestinal.

Polifenóis – presentes no azeite extra-virgem. Eles programam a morte das células cancerigenas. 

Eu incluo na minha alimentação praticamente todos estes sugeridos pela pesquisadora e ainda acrescento a aveia, o gengibre, maçã, uva, alho, nozes, lentilha, quinoa, kiwi, abacaxi e farinha de linhaça dourada. Além de cuidarem da minha saúde, proporcionam bem-estar físico e mental. Como cada organismo reage de uma forma, o ideal é procurar um especialista em nutrição funcional para saber como proceder. 

 

A vida é tão rara

Brasília está estarrecida com a morte da jovem Suênia, assassinada friamente pelo seu professor, que havia namorado com ela por 11 meses e não aceitara o término da relação. As pessoas que conheciam Rendrik Vieira diziam que além de excelente professor de Direito, era uma pessoa tranquila e calma. O que leva alguém a cometer tamanha atrocidade, a perder o controle e destruir vidas inteiras de maneira tão inconsequente? Esse crime bárbaro faz refletir sobre a fugacidade da vida. A insegurança que toma conta dos nossos corações é enorme: até mesmo aquelas pessoas que julgamos conhecer tão bem podem ser capazes de atos de extrema brutalidade. Que a família de Suênia tenha muita força neste momento de extrema dor e provação.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/09/2011

Homenagem merecida

O presidente do Sinduscon Júlio Cesar Peres, foi prestigiadíssimo durante  o almoço oferecido pelo Clube de Engenharia, no Porcão.

Cerca de trezentas pessoas foram abraçar quem também é um construtor da cidadania.

O engenheiro civil Peres tem, em pouco tempo frente ao Sindicato da Construção, feito muito pela categoria.

Além disso ele se preocupa em proporcionar saúde, segurança e bem-estar aos trabalhadores da construção.

  
Na direita: O presidente do Sinduscon Júlio agradecendo a homenagem do CENB.
Na esquerda: O homenageado com o presidente do CENB João Carlos Pimenta.
 
 
Na direita: Jorge Salomão, vice-presidente Adm e Fin do Sinduscon com o Secretário de Ciência e Tecnologia Gastão Ramos.
Na esquerda: O secretário de Obras Oto Silvério Guimarães com João Carlos Pimenta e Júlio Peres.
 
 
 
  
Na esquerda: Secretário dos Transportes José Walter Vazques com o homenageado. Na direita: Júlio Cesar Peres com sua família. 

 

Descobrindo a Itália

De outubro de 2011 a junho de 2012, italianos e brasileiros serão protagonistas de uma viagem encantadora e inesquecível  para descobrir e usufruir o que Itália e Brasil fazem de melhor. O momento Itália-Brasil oferece uma programação que vai de arte e cultura à ciência e economia. Vai privilegiar, também, as ligações sociais, industriais, gastronômicas e turísticas. Esta viagem tem percurso geográfico e cronológico e todos os brasileiros poderão conhecer aquele maravilhoso pais sem sair do Brasil. O lançamento do Ano da Itália no Brasil foi prestigiado pela imprensa local e nacional. Os jornalistas e fotógrafos tiveram uma mostra do que vai acontecer nos próximos 9 meses. A canção tema do MIB foi interpretada por Gilberto Gil em parceria com a cantora italiana Simone Molinari, destaque da nova geração. A design de jóias Francesca Romana Diana apresentou uma coleção em homenagem a este grande acontecimento com expressões artísticas ricas e completas no estilo e na elegância italiana. Ela juntou os ícones dos dois países: o Coliseu e o Cristo Redentor. Tive a honra de receber  da talentosa Francesca esta relíquia de jóia. A embaixatriz Antonella e o embaixador Gherardo oferecem, no final do lançamento, um variado e gostoso café-da-manhã. Foi uma manhã rica em conhecimento. Quem quiser acompanhar toda a programação é só acessar o site www.ambbrasilia.esteri.it

  
 A empresária Francesca Romana com Giulio Salomone, presidente do Grupo ALMAVIVA.
 
Pier Luigi Gentile Primeiro Secretário da Embaixada da Itália e José Eduardo Pereira, presidente da CasaFIAT de cultura. 

 

Cidadão Honorário de Brasília

Por iniciativa da Deputada Distrital Rejane Pimenta, o sindicalista  Jacy Afonso de Melo, atual Secretário de Organização em Política Sindical da CUT Nacional, recebe hoje, às 19 horas, no Teatro dos Bancários, oTítulo de Cidadão Honorário de Brasília. Jacy nasceu em João Pinheiro-MG, é formado em Administração de Empresas, é casado e pai de dois filhos. Em 1977, por concurso público ingressou no BB como Office Boy, tarefa que desempenhou com muito orgulho até passar em um novo concurso para escriturário. Elevar a classe trabalhadora era sua meta tanto é que  em 1984 foi um dos coordenadores das Diretas Já.  De 1991 a 1994 presidiu a CUT/DF e líderou o Movimento Ética na Política. Administrou  a cidade de Santa Maria e foi Secretário-Adjunto de Governo na gestão Cristovam Buarque.  Em cada tarefa que assumia lutava pelos direitos  da classe trabalhadora. E o caminho não poderia ser outro, presidiu de 2004 a 2007 o Sindicato dos Bancários. Por ser  um protagonista das lutas políticas é merecedor deste título. 

 

Crédito: DinoSantos. Na esquerda: Jacy Afonso de Melo.

 

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 235 de 240
RocketTheme Joomla Templates