Coluna da Bernadete Alves - dia 31/12/2011

2011 está indo embora

Em tempos de muita preocupação financeira, violência, escândalos, corrupção, tragédias e falta de amor com o semelhante, é hora de agradecer, mesmo sem ter conseguido concretizar tudo que almejamos, como aquela viagem que não aconteceu, a falta de dinheiro, o novo emprego, o carro novo, a casa própria, o amor que não chegou, as desilusões e todas as expectativas frustradas. Mesmo assim não podemos desanimar; precisamos agradecer pelo que somos e pelo que temos e mesmo chateados vamos transformar os conflitos em harmonia e mandar embora a solidão e a depressão. Precisamos continuar educados, sorridentes, sinceros, prestativos e gentis. Essa tem que ser sempre a nossa atitude perante a vida.

Amanhã começa um novo ciclo e com ele as esperanças se renovam. Vamos aproveitar a magia da virada com o coração aberto e com bons pensamentos. Ter fé é o melhor ingrediente para qualquer desejo.

Quero aqui agradecer a honrosa companhia que tive no programa “Brasília na TV”, todos os domingos às 12h30, na TV Brasília, ao longo deste ano, a todos os clientes, parceiros e fãs pelo apoio e pela amizade, e vocês, internautas, que me honram com a sua leitura. A todos os e-mails, os elogios e, também, às criticas, sou muito agradecida, pois tudo isso nos motiva a ser cada vez melhor. A cada dia da nossa vida aprendemos com os nossos erros e nossas vitórias. Espero que 2012 seja bem melhor, com saúde, paz e que haja amor no coração de todos. A vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.

Antes de terminar o dia de hoje é bom fazer o ritual da despedida. Acenda uma vela branca, faça uma oração agradecendo pela sua saúde, pela família , amigos e por todas as coisas boas que aconteceram. Depois pegue uma folha de papel e escreva tudo que houve de triste, desagradável, todas as mágoas e desavenças que você passou e que quer excluir da sua vida. Em seguida queime a folha na vela desmaterializando todo o pensamento negativo. Agradeça por você existir e confie no que há por vir.

 

Revelar, despertar e acordar

A virada do ano traz a intenção de renovação e uma lista de promessas para os próximos 365 dias. Representa o fechamento de um ciclo e inicio de outro. É momento de fazer planos e creditar em uma vida melhor. E muitos seguem a risca as tradições e simpatias para a celebração do réveillon. O importante é agradecer a vida e depois celebrar a arte do encontro com a família e amigos do coração.

Para começar o ano bem, muitos costumes e tradições são seguidos a risca mesmo sem comprovação científica. Valem pela simbologia e tradição cristã. É bom comer lentilha, arroz, feijão e milho. Estes grãos alimentam nações por gerações e mais gerações e simbolizam a fertilidade e a prosperidade. A lentilha tem de ser comida em primeiro lugar para que não falte dinheiro e saúde o ano inteiro. Isto porque ao dobrar de tamanho ao ser cozida representa abundância.

O peixe significa partilha e purificação devido o seu habitat, a água, e também porque só andam em grupos.

O porco, por fuçar para a frente, representa novas oportunidades e resistência.

O cordeiro é um animal considerado puro e por isso purifica corações.

O louro é símbolo de sucesso e vitória. Guardar umas folhas na carteira, na virada é promessa de sucesso e fartura.

A romã e a uva por serem repletas de sementes trazem a idéia de multiplicidade e fartura e reforçam as qualidades.

Nozes, castanhas e avelãs são resistentes e proporcionam força.

Todo ato de vontade é uma forma de magia que transforma em real a nossa vontade.

 

Brasília na TV

Convido você para estar comigo amanhã na TV Brasília, às 12h30 e acompanhar o programa Brasília na TV” e começar o novo ciclo ao som do pianista mineiro Carlos Alberto de Deus; conhecer com o médico Marcio Bontempo, especialista em saúde pública os benefícios da alimentação natural.

 

E mais: curtir a voz e o talento de Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, na super festa que o Sindicato dos Bancários fez para comemorar os 50 anos de muitas vitórias. A entrevista do presidente Rodrigo de Britto e a minha conversa com Dinho sobre Renato Russo. Um programa que vale a pena assistir.

 

Feliz 2012!!!

Que venha 2012 com muita saúde, amor e paz, para podermos sorrir, trabalhar, viajar, pular, cantar, brincar e realizar sonhos. Somos responsáveis pela nossa felicidade e isto será mais fácil se estivermos com a família, nossa sustentação e com amigos sinceros. Eles nos dão serenidade para compreender a exata medida das coisas. Nossos tesouros no caminho da evolução e realização pessoal.

Abra os braços do coração para receber os sonhos e expectativas do ano novo. Jogue fora o medo, sinta a vida! Basta você querer de verdade, ter fé e nunca, nunca desistir de nada. Desejo que seu ano seja plenificado de bênçãos e realizações. Que você e toda a sua família tenham um 2012 abençoado. Acredite em você, no seu potencial e na sua capacidade de execução. Valorize o quanto você vale.

Para você se preparar para os próximos 12 meses, amanhã, em um horário tranqüilo acenda uma vela branca, relaxe e olhe durante 3 minutos para a chama da vela para receber a luz que vai te guiar por todo o ano e em seguida faça esta oração:

Deus de infinita bondade
Que eu seja banhada pela luz primordial
Que eu esteja unida com a sabedoria Terra
Que eu identifique meu espaço dentro do conceito cósmico
Que eu tenha percepção das energias sutis
Que eu seja um espelho da força do amor
Que eu limpe as nuvens da minha visão
Que eu saiba o que é preciso saber
Que eu revele a verdade e o caminho mais sábio
Que eu enxergue através da perspectiva superior
Que eu aceite o ser humano sem julgamentos
Que eu possa sempre manter a tolerância
Que eu exerça o significado real do amor
Que eu possa aceitar e usar a minha própria força
Que eu mantenha sempre a calma interior
Que eu e o meu Eu superior atuem em conjunto
Que eu respeite o livre arbítrio do outro
Que eu tenha equilíbrio entre as polaridades
Que eu irradie luz através da própria força criadora
Que assim seja e assim será sempre. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/12/2011

Ampliação de coberturas nos Planos de Saúde

É bom começar 2012 podendo usufruir de novos tratamentos assegurados pelos planos de saúde. A partir do dia 1º começa a vigorar os novos tratamentos e procedimentos cobertos pelos planos assinados a partir d 1999. Dentre eles a cirurgia de redução de estômago por videolaparoscopia, tomografia especial PET Scan, que é usada para fazer o diagnóstico do câncer, tratamento ocular quimioterápico e terapia ocupacional.

Estas medidas representam um passo importante para o consumidor que paga um plano caro e nem sempre consegue o atendimento desejado, vai colaborar com a prevenção de certas doenças e vai diminuir o tempo de internação.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, as operadoras não podem subir o valor dos planos porque o índice de 7,69% já foi aplicado para 2012. Qualquer custo adicional a ANS autorizará na mensalidade de 2013.
São medidas necessárias para a garantia de um atendimento mais amplo e isto na prática não vai ter problema nas capitais. O problema vai estar nos pequenos municípios que não têm estrutura para executar procedimentos de alto custo, como é o caso de uma cirurgia por videolaparoscopia, e nem equipe médica e técnicos qualificados. E aí, quem vai arcar com o transporte para levar o paciente até onde o tratamento possa ser feito?


Apesar das dificuldades a casa foi arrumada

O ano de 2011 termina bem para a maioria dos brasileiros. A nossa economia cresceu, mesmo em ritmo lento, apesar da crise internacional que afetou todas as potencias mundiais. O Brasil conseguiu distribuir renda e diminuir as desigualdades. E a presidenta Dilma mostrou a força e a firmeza da primeira mulher na liderança da sexta economia do mundo. Transformou a crise em oportunidade e o Brasil entrou na era da prosperidade.

Este foi um ano de grande desafio para o Distrito Federal. O governador Agnelo  assumiu o Buriti depois de uma crise política sem precedente. Em 2010 o DF teve  4 governadores o que  causou descontinuidade dos programas sociais. A saúde foi para a UTI e  a  instabilidade tornou-se generalizada.  A máquina administrativa estava emperrada, muitas dívidas e empresas públicas prestes a quebrar. Agnelo colocou o GDF em pé. Organizou institucionalmente o governo recuperando o sistema.

Tanto a presidenta Dilma quanto o governador Agnelo não mediram forças para governar com ética e transparência. Vamos torcer para que 2012 seja um ciclo de realizações.  

 

Não carregue o mundo nas costas

Estamos no penúltimo dia de 2011 e é bom aproveitar para fazer uma reflexão sobre tudo que passou. Com certeza muitos fizerem planos, sonharam e não conseguiram realizar porque se envolveram de tal forma no sonho que deixaram de viver. Outros passaram o ano tentando agradar aos outros e de camarote só viram o ano passar. A maioria, mesmo trabalhando com dedicação, não conseguiu tudo que planejou no inicio deste ano porque a felicidade não é permanente. A vida proporciona momentos felizes, mas também tristes, e neste caso o ideal é ir moldando os sonhos. Se não der de um jeito pode dar de outro. O importante é não desistir.

Isso tudo nos leva a pensar sobre a grande maioria que assume todas as responsabilidades e esquece de si mesmo. Como ninguém é de ferro, é preciso avaliar e ver se está valendo a pena, pois são poucos que reconhecem tanto esforço e sacrifício. É necessário eleger prioridades, dividir funções e problemas. Somos limitados e é impossível fazer tudo sempre. Se a ajuda não vier, a saída é fazer só o que é emergencial. Sobrecarregar o nosso tempo só para satisfazer os outros desgasta não só o físico como também o emocional.

Está na hora de rever nossas atitudes, de cobrar menos de nós mesmos e de encontrar um jeito de nos defendermos dos golpes que a vida dá. Carregar o mundo nas costas dá cansaço, dor e desgosto. O tempo é o senhor do destino e mudar é o chamado da vida.

 

De bar em bar

Quem não saiu da cidade está aproveitando o final do ano para reunir amigos e curtir as delicias que os inúmeros bares oferecem. O bar é um ambiente tipicamente brasileiro e o tira-gosto é sucesso em qualquer lugar.

Muitos levam a família e os amigos para aproveitar as delícias e os sabores que um happy hour oferece. As delicias são tantas, mas estas são aprovadas: polpetas de picanha recheadas com queijo, montadito com lingüiça picante, lagarto marinado ao molho de vinho tinto, espetos de filé, tartar de salmão com beiju de tapioca, casquinha de siri, isca de peixe com molho picante, trilogia de pastéis, costelinha suína com ervas frescas, quibes, falaféis e coalhada seca, filé madeira com cogumelos.

Deu água na boca? Tudo isto está a sua disposição no Zahia Café& Kebab, no Piantella Bar, Oliver, Mormaii Surf Bar, Beirute, Bierfass Lago, Barcelona, Armazém do Brás, Bar do Ferreira, Bar do Mercado e Empório Santo Antônio.

 

Segurança nas residências

Em tempo de festas e viagens de merecido descanso, dobre a segurança da casa, pois é nesta época que os ladrões mais atacam, uma vez que o descuido é grande. E mesmo em condomínios é necessário redobrar a atenção, pois os apartamentos estão sendo alvos fáceis devido a desatenção de alguns porteiros.

Pequenas atitudes aumentam a segurança. Desligar o quadro geral de luz, fechar bem as janelas e portas, trancar a garagem e não comentar com empregados o tempo que vai ficar fora. Ter uma pessoa de confiança para recolher os jornais e revistas que geralmente ficam na porta. Não deixar na secretaria eletrônica a mensagem de que está viajando. E ter um vizinho pra ficar de olho na casa e chamar a policia em qualquer movimento estranho.

Quem mora em apartamento também precisa tomar cuidado, pois nem todas as portarias são seguras e o ladrão é bem esperto e escala qualquer andar. E não devemos contar para os funcionários do bloco sobre a viagem, pois isto poderá chegar aos ouvidos dos mal-intencionados. Alugar garagem para quem não mora no bloco pode ser também um problema. A pessoa pode sair sem perceber que o portão não fechou e o ladrão entrar.

Na hora de sair de casa, não deixe a empolgação fazer você esquecer de que se forem tomadas as devidas precauções, você vai viajar tranqüilo e não terá surpresas desagradáveis quando voltar.

 

Apesar das dificuldades a casa foi arrumada

2011 termina bem para a maioria dos brasileiros. A nossa economia cresceu, mesmo em ritmo lento, apesar da crise internacional que afetou todas as potencias mundiais. O Brasil conseguiu distribuir renda e diminuir as desigualdades. E a presidenta Dilma mostrou a força e a firmeza da primeira mulher na liderança da sexta economia do mundo. Transformou a crise em oportunidade e o Brasil entrou na era da prosperidade.

2011 foi um ano de grande desafio para o Distrito Federal. O governador Agnelo  assumiu o Buriti depois de uma crise política sem precedente. Em 2010 o DF teve 4 governadores, o que  causou descontinuidade dos programas sociais. A saúde foi para a UTI e a instabilidade tornou-se generalizada.  A máquina administrativa estava emperrada, muitas dívidas e empresas públicas prestes a quebrar. Agnelo colocou o GDF em pé. Organizou institucionalmente o governo recuperando o sistema.

Tanto a presidenta Dilma quanto o governador Agnelo não mediram forças para governar com ética e transparência. Vamos torcer para que 2012 seja um ciclo de realizações.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 29/12/2011

Abusou nas festas, recorra ao gengibre

É comum nesta época do ano abusar da comida e da bebida, tomar chuva, falar alto, cantar nas festas de comemorações e depois chegar em casa e ter náuseas, dor no estômago, intoxicação alimentar, dor de garganta e resfriados.

A recomendação do médico Marcio Bontempo é recorrer às propriedades medicinais do gengibre. De paladar e aroma fortes, contém óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação; tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Em função disso, melhora o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce da pele. Ele é bom para desintoxicar o organismo, alivia a dor na garganta, de cabeça e de estômago.

Neste caso, o Dr. Bontempo recomenda o chá de gengibre. Cortar ou ralar o equivalente a 2 colheres de sopa de gengibre cru, colocar em um recipiente e cobrir com água quente. Tampar, esperar alguns minutos e tomar quente. Os pedaços da raiz podem ser mastigados. O chá se tomado após as refeições facilita a digestão e queima calorias.

O Espírito Santo é o maior produtor e exportador de gengibre devido à qualidade do produto.

 

E se a mala não chegar?

Imprevistos sempre acontecem ainda mais quando o movimento é intenso nos aeroportos. A gente está na esteira esperando e a mala não chega, perdeu-se pelos ares. Dá um desespero horrível é como se a viagem tivesse chegado ao fim. Mesmo com toda a chateação é preciso ter força e ir atrás dos nossos direitos.

Ao ter certeza que a mala foi realmente extraviada procure o balcão da companhia aérea para fazer a reclamação e preencher o registro de irregularidade de bagagem e prepare-se, pois a devolução pode ocorrer em até 30 dias. O que significa que teremos a mala só quando acabar as férias ou passeio. Depois deste tempo o consumidor tem direito a ser indenizado.

Segundo o STJ, aplica-se ao caso o Código de Defesa do Consumidor e não os tratados internacionais como querem as companhias aéreas. E o consumidor tem, além do dano material, direito ao dano moral pelo extravio da bagagem. O consumidor não deve assinar ou aceitar qualquer valor se discordar, pois o Código de Defesa do Consumidor proíbe a limitação de indenização.

Ao viajar o ideal é identificar a bagagem por fora e por dentro com nome completo, endereço e telefone. Declarar, antes de embarcar, o valor atribuído a bagagem e, se desejar, pagar o seguro estipulado pela companhia aérea.

 

Transporte Garantido

O GDF montou um esquema especial para garantir o transporte para a festa da virada na Esplanada dos Ministérios. Tudo porque o governador Agnelo quer que os moradores e os turistas curtam a festa e possam voltar para casa ou para o hotel com tranqüilidade.

São 390 ônibus que farão as linhas entre a rodoviária do Plano Piloto e as cidades do DF das 19 horas do dia 31 até às 3 horas da madrugada de 1º de janeiro. Este número maior é para suprir a ausência do metrô devido à greve dos metroviários.

O diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, garante que enquanto tiver gente precisando de transporte os ônibus vão funcionar. Inclusive o governador Agnelo disse que a melhoria do transporte público em 2012 será sua prioridade. Os ônibus precisam ser seguros, confortáveis, que façam o itinerário de forma correta e que cumpram o horário. É o correto para compensar a passagem cara.

Enquanto uns se divertem outros trabalham e aqui quero prestar minhas homenagens aos motoristas, cobradores, Defesa Civil, Bombeiros, Policia Civil e Policia Militar. E também aos profissionais da área médica que vão estar de plantão.

 

Visita obrigatória

Quem é esportista, estando na Espanha, não deixa de conhecer o Real Madrid, fundado em 1902 e considerado pela FIFA como o maior do século XX. Além do futebol, o clube trabalha com atletismo, basquetebol, beisebol, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, handebol, xadrez, rugby, boxe e luta. É o mais rico do mundo em termos de receitas.

  

O Estádio Santiago Bernabéu foi inaugurado em dezembro de 1947 e tem capacidade para 80.354 espectadores sentados. Tem aproximadamente 41 milhões de torcedores. O clube é responsável por 4 das 5 maiores contratações do futebol mundial como Luis Figo, Zidane, Kaká e Cristiano Ronaldo.

E é o time preferido de Marconi de Souza Filho, brasiliense que estuda Economia em St Andrews, na Escócia, e é integrante do clube de vela da sua universidade. Marconinho aproveitou para levar os pais, Marconi e Lucila, para conhecer o Real Madrid.

 

Ser infeliz é fácil

A receita é: não conseguir dormir porque leva os problemas para casa, acordar no susto, comer correndo, se arrumar as pressas, tomar café da manhã em pé porque está atrasado, enfrentar trânsito caótico, trabalhar sem parar, enfrentar supermercado superlotado e quando chega em casa os filhos já estão dormindo. E ai sente-se sozinha com dor de cabeça e em todo o corpo, come qualquer coisa e vai para a cama e, claro começa tudo de novo.
Além de toda esta rotina estressante ainda tem que sustentar a casa e a empresa e cumprir agenda social e familiar. Para superar esta fase sem que ocorra desgaste físico e psicológico é preciso manter a paciência, pois as dificuldades existem para testar o nosso poder de superação. Todos temos que administrar com serenidade os transtornos que a vida nos apresenta e dentre tantos estão os conflitos familiares. Neste caso o ideal é ser tolerante com as diferenças de opinião.

Viver é um exercício diário de paciência pois se deixarmos os outros sugam até a nossa alma acham que somos máquinas e que não podemos parar nem um segundo. Ser feliz é obrigação. A primeira coisa a fazer é reservar alguns minutos por dia para relaxar, praticar um esporte, passear no parque, caminhar curtindo a beleza da cidade, ouvir música e fazer aquilo que dá mais prazer. Nós merecemos este tempo para nós. Para que isto aconteça de forma permanente é preciso firmeza de propósito, disciplina e regularidade para criar hábito. E nunca esquecer que somos responsáveis pela nossa felicidade. Chega de fazermos o que os outros querem. Está na hora de cobrarmos menos de nós mesmos.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/12/2011

Dr. Marcio Bontempo: o defensor da medicina natural

Tive o prazer de participar da noite de autógrafo do novo manual de medicina natural, do médico Marcio Bontempo, no restaurante Damak, no Deck Norte de Solange Beraldo.

Dr. Marcio é especialista em saúde pública e foi o primeiro médico brasileiro a denunciar os perigos dos agrotóxicos e dos aditivos artificiais nos alimentos. Tem mais de 30 anos de experiência em medicina natural, complementar e integrativa. Para combater o poder da indústria farmacêutica, ele mostra no novo livro como a natureza é eficaz na prevenção das doenças.

O livro é prático, de fácil compreensão, indica recursos naturais e mostra a importância de se conhecer o próprio corpo para cuidarmos melhor da  nossa saúde. O Dr. Marcio promove, com mais este trabalho, a saúde, bem-estar, qualidade de vida e aumenta a nossa estima. Ele tem mais de 57 obras publicadas. Além do mais pratica a responsabilidade social com atendimento multidisciplinar em comunidades carentes.

Dr. Marcio com Solange Beraldo, proprietária do restaurante Damak, e o Secretário-Adjunto de Publicidade do DF, Edgar Fagundes.

 

Doe sangue

Com 2011 fechando as portas, quem tiver entre 18 e 67 anos, pesar acima de 50 quilos, ter boa saúde e portar documento de identificação com foto pode ajudar a salvar vidas. A Fundação Hemocentro de Brasília está com o estoque de sangue em baixa e precisando urgente do tipo O negativo. Este tipo pode ser utilizado por qualquer paciente.

No final de ano sempre há poucos doadores e a demanda aumenta devido aos acidentes. A coleta, depois de verificar a aptidão do doador, tem duração de 10 minutos, com supervisão de enfermeira/médico. O material é individual e descartável, garantindo segurança para o doador. Após a doação o doador recebe um lanche para repor as necessidades nutricionais. O homem pode doar com intervalo de 60 dias e a mulher com 90 dias. A parte líquida do sangue doado é reposta em 24 horas e o número de glóbulos vermelhos após 40 dias. Por isso a exigência do intervalo entre as doações.

Quem quiser doar o Hemocentro fica no Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3 ao lado do HRAN. O atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 18 horas. Mais informações, ligue 160 ou 3327-4424. Doar sangue é um gesto de amor.

 

Atenção com as liquidações de fim de ano

Grande parte da população espera pelas liquidações para economizar nas compras. É preciso, no entanto, verificar o estado do produto. Muitas vezes não vale comprar ponta de estoque porque na maioria das vezes os defeitos em produtos de vitrines e mostruários não estão descritos e nem o consumidor é informado pelo vendedor. Com isso, ele, ao verificar o defeito, pode efetuar a troca que está prevista no Código de Defesa do Consumidor. 30 dias para bens não duráveis, como, por exemplo, sapatos e roupas, e 90 dias para bens duráveis, como os eletrodomésticos.

Além de verificar o estado do produto o consumidor deve, antes de comprar, ter certeza que isto não vai comprometer as finanças da família. De nada adianta aproveitar o preço em conta e começar o ano endividado.  Muitas vezes a gente nem precisa do produto e  se deixa levar pelas promoções achando que terá vantagem. A saúde do bolso é que importa no momento.

 

Curso Internacional de Verão

A Escola de Música de Brasília promove, a partir de 4 de janeiro, o 34º curso de verão. Até o dia 21 de janeiro a música vai estar em pauta com cantores do Brasil e exterior. As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de janeiro pelo site www.se.df.gov.br e a Secretaria de Cultura está estendendo este benefício também para Sobradinho, Taguatinga, São Sebastião e Gama. Para tanto conta com o apoio indispensável das Regionais de Ensino e das Administrações.

O curso de verão destina-se a alunos e professores da área de música que querem se atualizar, aperfeiçoar o trabalho e trocar experiência com brasileiros e estrangeiros. Além disso, o público vai ser beneficiado com ótimos concertos que a Escola de Música proporciona com atrações dos EUA, Canadá, Israel, França e Holanda.
Há mais de três décadas a Escola de Música vem brindando a comunidade e possibilitando novas perspectivas para o campo musical. O trabalho é tão importante que vários estados brasileiros participam e levam esta metodologia para aplicar em suas comunidades.

 

Administração Compartilhada

É muito bom ver que o Governo do Distrito Federal está administrando depois de ouvir a comunidade.  Os administradores regionais foram recebidos pelo governador e pela primeira dama para colocar na pauta de 2012 as prioridades de cada região.

O governador assegurou que em 2012 os administradores terão mais autonomia para atender, de forma rápida, as demandas da comunidade. Em fevereiro será realizado um seminário para que as regiões administrativas façam parte do Plano de Orçamento Participativo.

Qualificar a mão de obra para a Copa do Mundo e implantar uma política pública para dar mais oportunidade aos jovens é a primeira etapa da administração compartilhada, disse o governador Agnelo.

Gestão pública de qualidade e responsabilidade tem que ser assim: ouvir o povo e trabalhar para garantir saúde, segurança, educação e transporte de primeira.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/12/2011

Boa notícia para quem retorna do exterior

O turista brasileiro ficará livre de declarar bagagem com até cota de U$ 500 dólares. Esta medida passa a valer para quem retornar ao Brasil a partir de 1º de janeiro. Todos que trazem produtos dentro da cota de U$ 500,00 estarão dispensados de entregar a Declaração de Bagagem Acompanhada.

Essa medida, segundo o Secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto, vai facilitar o fluxo de turistas na retirada das bagagens já que 90% nunca ultrapassa a cota permitida. Este tempo será reduzido em 30%.
Para quem tem imposto a declarar o pagamento do imposto de importação poderá ser feito por meio do cartão de débito a partir de julho de 2012. Hoje o pagamento é feito em uma agência bancária ou nos correios do aeroporto. E para 2013 está prevista a declaração da bagagem eletrônica.

Todas estas medidas são importantes, pois a Copa das Confederações é em 2013 e a do Mundo em 2014. E turista gosta de tratamento vip.

 

Direto de Madrid

O empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, mandou noticias da capital da Espanha. Madrid, devido a sua localização, é considerada o Centro Financeiro e Político da Península Ibérica. Foi edificada junto ao rio Manzanares e é a maior cidade daquele país. Tem uma cozinha variada repleta de tradição e a Plaza Mayor é o ponto de encontro dos turistas.

 

Na esquerda: Marconi de Souza Filho recebendo a mãe Lucila, em Madrid. Na direita: Praça de Madrid 

 

 Na esquerda: Marconi Filho na Praça de Madrid. Na direita: Marconi Filho, Guilherme Varandas e Marconi de Souza.

  

Na esquerda: Marconi de Souza conferindo a história da Espanha. Na direita: Marconi de Souza, Lucila, Marconinho e Guilherme Varandas.

 

Os Feriados de 2012

Como Brasília concentra um grande número de funcionários públicos, foi divulgado os feriados para os servidores públicos federais  em 2012 na portaria do Ministério do Planejamento no Diário Oficial da União.
1º de janeiro – confraternização universal
21 de abril – Tiradentes
1º de maio – dia do trabalho
7 de setembro – Independência do Brasil
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro – Finados
15 de novembro – Proclamação da República
25 de dezembro – Natal
Na mesma portaria também está os pontos facultativos para 2012: 20 e 21 de fevereiro, carnaval; 6 de abril, paixão de Cristo; 7 de junho, Corpus Christi; 24 de dezembro, véspera de Natal e 31 de dezembro, véspera de Ano-Novo.

De acordo com a portaria caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a  preservação e o funcionamento dos serviços essenciais. Os dias de guarda dos credos e religiões poderão ser compensados desde que autorizados pelo responsável da unidade administrativa do servidor.

Feriado é bom, mas trabalhar é melhor ainda.

 

No Distrito Federal as placas vão continuar

Foi acertada a decisão do Departamento de Estradas e Rodagem em manter as placas de sinalização. E inclusive o DER vai sinalizar todos os locais onde serão instalados, no começo do ano, os novos radares de acordo com estudo técnico.

Esta decisão do DER fará com que os motoristas mantenham a velocidade da via, não por medo de levar a multa, mas por respeito a vida e aos demais motoristas. É primordial rever a sinalização das vias pois estão muito confusas e com velocidades diferentes em trechos pequenos. No DF a fiscalização é intensa pois as vias urbanas são monitoradas por pardais, barreiras eletrônicas, aparelhos estáticos e avanços de sinal.

Antes de sair para a rua é preciso ficar atento pois para transitar nas vias os veículos precisam  estar em bom estado de conservação, regulados adequadamente e com todos os equipamentos obrigatórios. Antes de pisar no acelerador é bom lembrar que quem circular até 20% acima do limite máximo é punido com R$ 85,12 e terá 4 pontos na carteira; se a velocidade for entre 20 e 50% acima da permitida a multa é de R$ 127 e 5 pontos na carteira; se for acima de 50% do permitido a multa é de R$ 191,54 e 7 pontos na carteira de habilitação. Estas infrações estão no Código Brasileiro de Trânsito que foi implantado em 1998 e representa uma grande conquista.

 

O ano do Dragão está chegando

Estamos na última semana do ano e por isso devemos refletir sobre tudo que fizemos e principalmente entender como algumas coisas saíram do controle. Será que cuidamos direitinho de nós mesmos? É bom pensar nisso e colocar em prática nossos planos porque o ano do Dragão não perdoa indecisão. De acordo com a astrologia chinesa, 2012 garante uma temporada de força, boa sorte e riqueza. Será um ano para correr atrás das conquistas e realizações. O Dragão simboliza a imagem do imperador. Ele é dono de si e sabe a que veio. Nada abala o seu otimismo e a sua vontade de vencer.

Vamos então nos preparar para enxergar além dos olhos e cuidar muito bem da nossa saúde e bem-estar, sorrir sempre, ser gentil e prestativo, descansar mais, fazer exercícios, encarar os desafios com a cabeça erguida e os olhos no amanhã. Nada é impossível se estivermos preparados e  acreditarmos na nossa força e determinação. Estando forte vamos poder ajudar mais o próximo e nos dedicarmos aos amigos.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/12/2011

Sinduscon entrega o Oscar da Construção Civil

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Brasília premiou em solenidade requintada as melhores empresas da construção segundo o consumidor. O presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres, o primeiro vice-presidente Luíz Carlos Botelho e o vice-presidente administrativo e financeiro, Jorge Botelho foram perfeitos anfitriões.

 Parte 01:

 Parte 02: 

 Parte 03: 

 

Estabilidade jurídica para servidores

Foi um presente de Natal que o governador Agnelo deu para 132 mil trabalhadores no serviço público ao sancionar lei que garante os direitos adquiridos e ao mesmo tempo organiza as 57 leis que regem o funcionalismo público local.

 

Esta lei é a mais moderna em vigor em uma unidade da federação ao trazer a exigência da ficha limpa para cargos comissionados. A lei, também, tipifica infrações como racismo, homofobia e todo e qualquer tipo de discriminação. O autor desta iniciativa é o deputado Cláudio Abrantes.

O Regime Único do Servidor, segundo o governador Agnelo, é um investimento humano. É o primeiro passo para uma gestão pública de excelência. Ao beneficiar os servidores a comunidade também ganha, pois servidor satisfeito trabalha melhor.

 

Distrito Federal é líder em telefonia móvel

De todas as unidades da federação, o Distrito Federal tem a maior renda per capita por habitante. E detém, também, o título de 1º lugar no ranking nacional de aparelhos celulares por pessoa.

Ao todo são 5,5 milhões de aparelhos, onde cada habitante tem em média 2 aparelhos, segundo dados da Anatel. E diariamente cerca de 2,5 mil novas linhas chegam às ruas. 

O celular tornou-se tão indispensável que a maioria até dorme com o aparelho em baixo do travesseiro. Tem gente que caminha falando ao telefone e ao dirigir faz o mesmo, sem pensar nos perigos deste comportamento. Sem falar que o aparelho pode ficar infectado com bactéria, germes e outros vilões da saúde por serem usados até nos banheiros.

Segundo cientistas os celulares emitem radiação eletromagnética e ela poderá causar danos ao cérebro. As antenas também emitem ondas que fazem mal à saúde.  A recomendação é falar, sempre que possível, em viva voz. 

O que me preocupa é o fato de especialistas afirmarem que o celular causa doenças graves e que tanto os aparelhos quanto as baterias causam danos ao meio ambiente. Mesmo com tantos problemas é preciso usar de forma consciente, uma vez que o celular facilita a vida e viver sem a praticidade da telefonia móvel é difícil.

 

Salário Mínimo para 2012

A maioria dos trabalhadores brasileiros começa o novo ano com salário de R$ 622,00. Este valor foi publicado no Diário Oficial da União de hoje. O novo mínimo terá impacto de R$ 239 bilhões nos gastos públicos.

Enquanto isso, a projeção de inflação oficial em 2011 sobe para 6,54% e está acima da meta da inflação do governo. O reflexo disso foi sentido na compra dos presentes de Natal, que subiu apenas 2,33%, quando a maioria dos lojistas esperava que esse aumento fosse de 9%.

A presidenta Dilma fez a sua parte. Diminuiu o imposto sobre Produtos Industrializados. Como muita gente está ainda inadimplente, não pode comprar como gostaria. Inclusive o boletim de operações de crédito do Banco Central diz que a inadimplência dos consumidores atingiu seu maior patamar em novembro com 7,3%.

Para não começar o ano devendo é necessário programar orçamento mensal. Evitar cheque especial e cartão de crédito e só comprar a prazo se for realmente necessário e se a prestação couber no bolso.

 

Energia Solar

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia do PT/RS tomou uma decisão  sábia ao instalar energia solar para aquecer a água da Residência Oficial. A economia vai ser de 6,8 mil.

A energia solar é uma boa opção, pois é uma fonte energética renovável e não polui. Em Israel 70% das residências possuem energia solar. Também adotada nos EUA, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, aos poucos está aumentando. O consumo não é maior porque os custos para instalação são elevados. É necessário descobrir uma forma para baratear, já que os benefícios para a natureza são grandes.

Inclusive, hoje, no Rio de Janeiro foi realizado um convênio entre a Aneel e o grupo Neonergia para levar energia solar para Fernando de Noronha. A ação faz parte do programa de Eficiência Energética. Isto vai tornar a ilha mais sustentável. Este programa será executado pela Companhia Energética de Pernambuco que vai instalar painéis de geração de energia solar à rede elétrica. Isto vai representar uma redução anual superior a 200 mil litros no consumo de óleo diesel no arquipélago.

 

Tom Cavalcante se despede da Record

Hoje logo após a novela “Vidas em Jogo”, às 23 horas o comediante Tom Cavalcante faz seu último show de humor na Rede Record de Televisão. 

Ele vai fazer um especial de Ano Novo com todo o seu elenco. E vai relembrar, com clips, os seus 7 anos na Record, quando Tiririca, o maior palhaço do Brasil, entrou no programa em 2005 e devido o seu carisma conseguiu ser o deputado federal mais votado do país. E uma das atrações é a participação de Carlinhos Beauty, que há 5 anos participa do “Show do Tom”. 

  

Tom começou na Record em 27 de setembro de 2004. Neste tempo interpretou vários personagens que vão deixar saudade. Em 2012 Tom fará novo programa, ou na Globo ou SBT. Vamos aguardar e enquanto isso é só assistir “No Tom do Tom” no Teatro. Vamos fazer um brinde à alegria com que Tom nos proporcionou durante toda a sua trajetória brilhante na TV e no Teatro.  Aguardamos você em breve na telinha! 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/12/2011

Brasília na TV

  

Na esquerda: Sardenberg, Julio Peres e Álvaro Pereira. Na direita: Fernanda e Cesar Peres. 

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, na TV Brasília/Rede TV, amanhã, às 12h30, e conferir a entrega do 6º Prêmio Construir Brasília, o Oscar da Construção Civil, no auditório da CNI. O presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres como perfeito anfitrião, proporcionou aos filiados do Sindicato e convidados uma palestra com Carlos Alberto Sardenberg sobre o rumos da economia brasileira e mundial e entregou o troféu para as empresas escolhidas pelos consumidores pela qualidade e entrega no prazo. Os vencedores deste importante prêmio e muito mais você confere no Brasília na TV.

E vai conferir também o desfile de Miranda Castro no Copacabana Palace  com reportagem de Gilvan Máximo. Eu aguardo você. 

 

Autódromo de Brasília se transforma para receber grandes eventos


Depois da transformação do Mané Garrincha em Estádio Nacional de Brasília, apto para competições mundiais, o governador Agnelo Queiroz anunciou a reforma do Autódromo para arena multiuso, onde estará pronto para receber inclusive a Fórmula 1.
Em 2013, o Governador quer trazer para Brasília o campeonato mundial de Motovelocidade, para que a população tenha a oportunidade de ver de perto grandes competições. O campeão da Fórmula 3, Felipe Nasr, ficou tão feliz com a decisão do governador que ofereceu-lhe o capacete que usou na temporada. O governador e a primeira-dama, Dra Ilza, almoçaram com o campeão e seu, pai Almir Nasr, pioneiro do automobilismo na Capital Federal.
Esta é uma ótima notícia. O autódromo será referência nacional. É um espaço que ficou esquecido por muitos anos, mesmo estando em um lugar privilegiado. Depois de reformado será uma nova forma de lazer e divertimento para a população.]

 

Regras para viagem de crianças e adolescentes

Sempre que finaliza um ano e começa o outro, muitas crianças e adolescentes são companheiros de viagem de um dos pais ou de parentes. E tem até os que viajam sozinhos de férias pelo Brasil e exterior.
 Para que uma criança de até 11 anos possa viajar, é necessário que os pais compareçam à 1ª Vara de Infância e Juventude para solicitar a autorização. Com 12 anos ou mais, basta levar certidão de nascimento ou identidade. Se for menor de idade e for para o exterior em companhia de terceiros precisa da autorização de ambos os pais. Se estiver acompanhado somente por um dos pais, precisa da autorização, por escrito, do outro. Mesmo que a mãe tenha a guarda, precisa provar a tutela do filho e também ter a autorização do pai. O mesmo deve ser feito caso o pai tenha a guarda do filho. Isto se faz necessário para evitar que um dos pais leve o filho para o exterior e se recuse a voltar.
Para o Território Nacional as autorizações dos pais podem ser por documento particular ou público. Se a viagem for internacional o documento precisa ser por escritura pública e com firma reconhecida por autenticidade. Nas viagens nacionais o documento pode ser retirado no aeroporto, rodoviária interestadual, 1ª Vara da Infância e Juventude que fica na 909 Norte, ou no Fórum. Para viagens internacionais o documento pode ser tirado na 1ª Vara da Infância e Juventude ou no aeroporto. A autorização é tão importante que até nos hotéis e pousadas é necessário apresentar este documento. E mesmo em companhia dos pais, a criança e o adolescente tem de estar com documento de identidade para comprovar filiação.
Viagem tem de ser sinônimo de lazer e tranqüilidade. Para evitar que o passeio se transforme em dor de cabeça tem de cumprir as regras.

 

Ideias divertidas para saudar os noivos

Para dar boas vindas aos noivos o tradicional é a chuva de arroz. Só que embora seja símbolo de felicidade e sorte, pode machucar, certa vez que muitos jogam no rosto e com força.
Para sair da tradição, muitos estão inovando com confetes, balões em forma de coração, bolhas de sabão e até fogos de artifício. E para quem não abre mão do tradicional costume, é só jogar o arroz nos pés dos recém casados, já que provoca o mesmo efeito.
De todas as sugestões, o confete é o que dá um efeito lindo nas fotos e filmagens. Como o casamento é também uma festa, a chuva de papéis metalizados, coloridos, dá um efeito muito bonito. Claro que, mesmo com tanta beleza, os papéis podem ficar grudados no cabelo e no rosto dos noivos. Mas como tudo é festa, é só tirar e continuar as badalações. E se os noivos preferirem, poderão saudar os convidados com os fogos de artifícios que dão um show de luzes cores e sons.

 

Presenteie com seu amor

Natal é um momento doce e cheio de significado para nossas vidas. É tempo para repensar valores, ponderar sobre a vida e tudo ao nosso redor. É tempo de deixar renascer a pessoa pura, inocente e cheia de esperança que mora em cada coração. É tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. É tempo para reaproximar distâncias, cruzar fronteiras e formar novos laços de paz e amizade.
Que o espírito de Natal ilumine o seu caminho com esperança, sabedoria, realizações, prosperidade e muito êxito. E nunca esquecer que melhor que todos os presentes por baixo da árvore de Natal é a presença de uma família feliz. Feliz Natal, saúde e paz. O resto a gente faz.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/12/2011

União Suprapartidária beneficia trabalhadores 

Com objetivo de proporcionar conforto, rapidez e segurança aos moradores de Luziânia que trabalham em Brasília, os governos do DF e Goiás assinaram um termo de cooperação para implantar um trem de passageiros ligando as duas cidades.
Além de tirar da EPIA a circulação de 100 mil carros por dia, o trem vai integrar a região e beneficiar cerca de 500 mil pessoas.
Essa união entre os governadores Agnelo e Perillo  para a construção da linha férrea vai gerar novos empregos e desenvolver a região do entorno.
Quem mora em Luziânia e trabalha em Brasília perde de 2 a 4 horas para ir e voltar do trabalho. Esse tempo poderá ser usado para descanso, lazer, pratica de atividade física e até mesmo para curtir a família.
A coordenação do Comitê técnico para viabilizar o trem de passageiros  está a cargo do diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, um excelente profissional com currículo invejável.
Essa é uma decisão sábia para melhorar o transporte entre o DF e as cidades do entorno. Vamos torcer para que em breve esse trem chegue à outras cidades.
Crédito da foto: Roberto Barroso.

 

Show de luzes na Esplanada

É realmente um espetáculo a decoração de Natal da Esplanada e também nos principais monumentos, como a ponte JK, que vi, belíssima, bem aos seus pés, por ocasião da confraternização da Vale Shop, quando o empresário Marconi de Souza reuniu amigos, clientes e funcionários.
Até o dia 25 o Museu da República apresenta um Auto de Natal, um presente do GDF para a população que preferiu curtir a cidade em vez de viajar. Artistas de diversas áreas se apresentam todas as noites e o público pode interagir com a música e com o show de luzes e cores. Ontem o Museu estava belíssimo com uma das faces toda coberta.
Neste Natal o Museu virou ponte de encontro dos jovens de todas as idades.

  

 

Diga não à vida sedentária

Ninguém de nós nasceu para permanecer mais de 8 horas trabalhando sem parar. E nem para chegar em casa e sentar no sofá e ver TV até pegar no sono. Nós dependemos da nossa força e resistência para darmos conta de todas as nossas obrigações diárias e isso só será possível se ativarmos nossos músculos.
A vida sedentária parece ter tomado conta das pessoas. A  maioria está acima do peso e com problemas de pressão, depressão, irritabilidade, ansiedade e dor em todas as articulações. E isto gera desânimo e mal-estar generalizado.
Mesmo sem vontade para nada e com muita preguiça é preciso tomar uma atitude. Cuidar do corpo é o primeiro passo para uma vida com mais qualidade. Inclusive estudos comprovam que a atividade física regular melhora a disposição, pressão, sistema hormonal , contribui para perder peso, aumentar a massa óssea, melhorar a postura e deixa a aparência mais feliz.
Para movimentar toda a musculatura é preciso pelo menos 30 minutos diários de atividade física. Pode ser caminhar, pedalar, correr, nadar, praticar esporte ou dançar. E  o melhor isto tudo não custa nada pois Brasília tem lugares maravilhosos para a pratica de atividade física.

 

Direitos iguais e acesso aos mesmos serviços prioritários

  

Esta garantia foi dada pela presidenta Dilma por ocasião da celebração de Natal com os catadores de materiais recicláveis em São Paulo. A cada discurso a presidenta mostra a que veio. Ela assumiu o Brasil quando havia muitas turbulências na economia mundial. Foi aí o seu teste de fogo. Não só fez o país navegar por águas serenas como também prosperar.
A presidenta tem luz própria e não aceita injustiça porque para ela “País rico é País sem pobreza”. Os 190 milhões tem que usufruir dos mesmos direitos e ter acesso aos mesmos serviços. Toda e qualquer violência, para ela tem de ser combatida, principalmente a violência nas ruas.
Milhares de pessoas por este Brasil afora são penalizadas pela vida e se encontram perdidas sem rumo porque até agora ninguém lhe considerou cidadão. A  presidenta é generosa e vai acabar com as mazelas sociais. Afinal é a presidenta do povo.
Foto: a presidenta Dilma entrega ao ex-presidente Lula o presente que os catadores enviaram.

 

Não pague antes de receber e ver o produto

Brasília tem atraído cada vez mais lojistas de outros estados. E eles vêm porque sabem que aqui o poder aquisitivo é alto e também porque tem brasiliense que prefere prestigiar os de fora, só porque tem fama. Os comerciantes de Brasília merecem mais respeito pois estes cumprem prazos e entregam mercadorias de qualidade.
Não podemos nos enganar pela fachada ou luxo da loja e nem pelas propagandas bem elaboradas. É preciso antes de comprar, investigar a procedência , saber se a loja é séria e se cumpre os prazos. Ter um sonho frustrado é muito ruim.
A reportagem do Correio Braziliense, de hoje ,mostrando o drama de 200 clientes, que pagaram  por móveis e a Megga, tanto do SIA quanto do Pistão Sul, em Taguatinga não entregou ainda os produtos comprados em julho deste ano é , no mínimo, um desrespeito aos consumidores e se a loja  não pode honrar com os compromissos tem que fechar as portas independente de quem é a responsabilidade.
Ainda bem que existe o Procon, a Delegacia do Consumidor e a Promotoria de Defesa do Consumidor. Estes Órgãos protegem os direitos do consumidor rapidamente. Vender produto sem efetuar a entrega é golpe. E para 200 consumidores é crime. Ninguém tem o direito de brincar com os sonhos das pessoas e uma expectativa frustrada deixa seqüelas.

Utilidades do cotidiano

Fiquei feliz em saber que o Taguatinga Shopping ganhou a loja Multicoisas. Primeiro porque o Shopping recebe um número muito grande de consumidores e é bem administrado. Dá gosto a gente passar por lá e ver tantas opções de compras. E Taguatinga é uma cidade promissora concentra  o maior PIB do Distrito Federal. Uma cidade muito bem administrada pelo Carlos Jales e que tem como representante na Câmara Legislativa o deputado Washington Mesquita.
E segundo porque tem uma Multicoisas na 312 Sul, bem perto da minha casa. Compro lá desde que foi inaugurada. Ali encontro tudo que preciso em termos de utilidades do lar. É uma tranqüilidade pois os funcionários são muito capazes e atenciosos. E mais: a loja tem responsabilidade ambiental. Recolhe pilhas e baterias usadas o que a natureza agradece.

 

Presidenta Dilma quer o Brasil unido contra o crack

Veio em boa hora a decisão da presidenta Dilma Rousseff em dar um basta à essa droga que está consumindo milhares de jovens em todo Brasil; esta praga que destrói e que afeta todas as famílias de forma direta ou indireta.
 A presidenta pediu que todos conjuguem os verbos prevenir, cuidar e reprimir. Quer que todos os poderes públicos e a sociedade dêem as mãos para enfrentar e vencer este desafio. Inclusive o GDF já vem há bastante tempo com a campanha “Viva a vida” mostrando a preocupação do governo Agnelo com os efeitos devastadores do crack.  Uma droga barata com efeitos à longo prazo muito caros.
 A presidenta determinou que a rede de atendimento “Conte com a gente” tenha um trabalho intensificado para tratar as vítimas dessa droga, recuperar os dependentes e reinseri-los socialmente. O SUS terá enfermeiras especializadas e vai criar mais 2.462 leitos exclusivos para usuários de drogas durante crises de abstinências e nos casos de intoxicações graves. O trabalho será integrado também nos estados e nos municípios. Para isso o Ministério da Saúde vai repassar por diária de R$ 57 para até 200 reais.
Todos nós temos responsabilidade com o futuro do país e o futuro começa com os nossos jovens.

 

Chegada do Natal

Amanhã, véspera de Natal, é o dia de comemorarmos essa data com os familiares e pessoas que amamos. Mas toda correria para preparar a ceia e comprar os presentes pode se tornar um grande transtorno. O comediante Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio, brinca com essa data em seu programa “Cilada”. Divirta-se!

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/12/2011

As prioridades do GDF

O governador Agnelo reuniu todos os seus colaboradores, na Residência Oficial para apresentar o Plano Estratégico do GDF até 2014. O governo tem como meta principal “atender as necessidades dos cidadãos do Distrito Federal”. Agnelo está construindo as bases de um legado para Brasília.

  

E tudo começa com a capacidade gerencial e a interação dos setores públicos. Todas as Secretarias e Empresas Públicas vão estar unidas para colocar em prática as ações de combate à extrema pobreza, desenvolvimento econômico, saúde, educação, habitação, segurança, geração de empregos, transporte e cultura.

A partir de janeiro de 2012 começa a funcionar o Sistema de Acompanhamento de Projetos para que a população possa finalmente conhecer e usufruir de todos os projetos essenciais para proporcionar dignidade e qualidade de vida para todos os habitantes do DF.

Antes de cobrarmos o que ainda não foi feito é preciso lembrar que o governador Agnelo, no dia 1º de janeiro deste ano, encontrou muitas dificuldades, obstáculos e inúmeras irregularidades e mesmo assim não deixou a máquina parar. Trabalhou incessantemente para sanar as pendências deixadas pois é para a frente que se caminha.

 

Placas de alerta de radares deixa de ser obrigatória

O Conselho Nacional de Trânsito decidiu, por resolução que entra em vigor na data de hoje, que placa de alerta de radares de velocidade fixos ou móveis não é mais obrigatória nas ruas e nas estradas do país.

A resolução aboliu a instalação de avisos. Agora qualquer ponto pode ser alvo de fiscalização mas segundo o Contran os radares não podem estar escondidos, ou seja, os motoristas tem de vê-los. E é ai que está o problema.

Se o controle eletrônico é para reduzir o número de acidentes nas rodovias, tirando as placas, que dá para ver de longe, os acidentes vão continuar. Os motoristas vendo as placas sabem que não podem correr. Tirar as placas é incentivar a indústria das multas. É preciso que o Contran invista na educação do trânsito e melhore as estradas.

 

Bom gosto, luxo e talento na passarela

A joalheira Miranda Castro desfilou sua criatividade e bom gosto no CFW 2011, na Câmara Legislativa. Destaque para a atriz Flávia Alessandra e a top model Fernanda Queiroz. 

 Parte 01: 

 Parte 02: 

 

 

Correio Braziliense de luto

O editor de arte do Correio Braziliense, João Bosco de Almeida morre aos 47 anos. Seu coração parou de bater na madrugada de ontem. É com pesar que faço este registro. Bosco, que acompanho há tempo, principalmente quando recebeu o Prêmio Esso em 2005, um profissional de gabarito, inteligente, dedicado e um colega exemplar.

Um moço corajoso que deixou a cidade de São Bentinho, na Paraíba, a mãe e os 23 irmãos para ter uma vida melhor na Capital do País. Aqui venceu pelos seus méritos, formou uma família e mostrou que com fé, coragem e determinação chega-se ao êxito.

Os desígnios de Deus são insondáveis. Cultuemos a sua memória transferindo o nosso afeto para Cristina, Heloisa, Kelly e Guilherme. Sua morte prematura é um choque para todos nós da imprensa. Ele ensinou o cultivo da mente, moldou caracteres e criou personalidades. Vai o Homem mas fica a sua obra. Salve Deus.

 

Cuidado com dietas milagrosas

Sempre que se aproxima o período de festas tem espertalhões de plantão que oferecem dietas milagrosas para queimar rapidamente as gorduras adquiridas após períodos de badalações. E as que mais propagam são as colocadas na internet, nos jornais e revistas, pois o papel aceita tudo e o alvo é atingido de forma mais fácil. 

O interessante é que esta “propaganda” nunca é colocada na televisão. Por que será? É que colocar a cara em evidência e garantir pelo serviço gera responsabilidade. E são poucos os que assumem o que fazem. A maioria quer ganhar dinheiro fácil. Alguns até dizem que não gostam de aparecer. Que preferem anúncios impressos. 

Os especialistas em mídia dizem que para que o trabalho ou serviço tenha credibilidade é preciso se comprometer, dar conhecimento e ter responsabilidade com o consumidor. Ninguém confia em foto ou anúncio por mais elaborado que seja. Ainda mais quando envolve questão de saúde. 

Não se deixe enganar. Se você estiver com peso acima do normal procure um médico ou nutricionista de confiança. Os que já entrevistei no Brasília na TV garantem que se a gente fizer pequenas refeições, de 3 em 3 horas ativa o metabolismo. O ideal é comer alimentos leves, muita fruta e verdura, sucos naturais e muita água. Fazer atividade física regularmente para aumentar a massa magra e queimar gordura. O ideal é 30 minutos por dia isto não custa nada e ainda proporciona bem estar.

Como estamos em período de chuva dá para trocar a caminhada por subir e descer escadas várias vezes. Com exercícios físicos, alimentação equilibrada e uma boa noite de sono, ninguém precisa se deixar levar pelos espertos de plantão.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/12/2011

Samambaia ganha Clínica da Família

Os moradores de Samambaia já estão usufruindo de um modelo de gestão de saúde pública. O governador Agnelo e a primeira dama Dra Ilza, como médicos, sabem o quanto a prevenção é importante. E foi em função disso que a clinica foi concebida para que a população seja atendida em sua casa. A clínica vem para prevenir e controlar as doenças. Equipes médicas vão visitar as residências para proporcionar qualidade de vida, eficiência e atendimento de qualidade.

 

A clínica de Saúde da Família de Samambaia tem 6 consultórios, gabinetes odontológicos, salas de curativos, medicação e local específico para fazer exames preventivos de câncer do colo de útero. Tem até local para inalação para bronquite e asma. Conta com 3 médicos, 3 dentistas, 3 enfermeiros, 6 auxiliares de enfermagem, 6 agentes comunitários e toda a clínica é adaptada aos portadores de necessidades especiais. A comunidade vai receber também orientação e cursos para saber como evitar determinadas doenças e para garantir saúde de qualidade. 

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, disse que Samambaia vai receber no inicio de 2012 mais uma clínica e que todo o DF terá 42 funcionando até 2014. O secretário agradeceu ao governador por esta atenção básica a família e disse que Brasília será modelo para o país. 

 

Damak: comida vegetariana no Deck Norte

Depois de cinco anos de sucesso do restaurante Lunna no Deck Norte, Solange Beraldo resolveu abrir mais uma casa com comida de qualidade. Surgiu o Damak especializado em comida vegetariana, um espaço para as pessoas praticarem a saúde e o bem-estar pela alimentação. Na foto ao lado, os proprietários do Damak, Solange Beraldo e Gabriel Beraldo, com esta colunista.

O restaurante é muito bonito com uma variedade grande de alimentos funcionais em um Buffet com opções de baixa caloria e alto valor protéico a base de produtos naturais de qualidade e de excelente procedência. Para tocar as duas casas Solange convidou o seu sobrinho Gabriel, um jovem determinado e muito competente, que veio de Minas Gerais, cidade natal de Solange.

Solange e Gabriel transformaram os restaurantes em um ponto de encontro dos escritores. Inclusive, por ocasião da inauguração do Damak, o médico e escritor Márcio Bontempo autografou o livro “Um novo manual de Medicina Natural”. Eu adorei o sabor e a qualidade do Damak, por isso recomendo.

  

Na esquerda: O médico e escritor Márcio Bontempo com o Secretário-Adjunto de Publicidade Institucional Edgar Fagundes

Na direita: Dário Valentino, Diretor Comercial do SBT, e Estéfane de Araújo, Diretor Comercial da Band.

   

Na esquerda: Vânia Diniz, Gilma Limongi e Vitor Pinto.

Na direita: Karen Ferras, Roberta Doelinger, Mara Staut e Raquel Rabelo.

  

Respectivamente: a escritora Gacy Simas; Elias Daher; Reginaldo Maranhão; o chef do Damak, André Rabelo. 

 

60 anos com muita produtividade

Brasília tem um número expressivo de pessoas com mais de 60 anos vivendo de forma saudável devido aos avanços da medicina. Só na última década, segundo o IBGE a classe idosa subiu 47,8%. E representa 10,5% da população brasileira.

Com o aumento da expectativa de vida a maioria das pessoas cuida mais da saúde assim que completa 50 anos. Passam a ter maior qualidade de vida e dar mais atenção ao bem-estar físico e mental. Com isso, nós vemos muitos cinquentões vivendo e produzindo com pique de 30 anos.

Para que a disposição continue em alta é recomendável fazer caminhadas para fortalecer o equilíbrio, os ossos e os músculos. Caminhar é muito bom para diminuir o estresse e curtir a natureza que nos cerca. O melhor de tudo é que a gente economiza com academia.

 

Aneurisma está ligado a tabagismo

Pesquisa feita pelo serviço de Neurocirurgia do Hospital de Transplantes de São Paulo mostra que 62% dos pacientes que sofreram aneurisma eram fumantes. E que os fumantes são 10 vezes mais propensos a ter hemorragias cerebrais.

Isto acontece porque as toxinas do cigarro enfraquecem a proteína fibrosa, denominada elastina, encontrada na parede dos vasos sanguíneos. E fraca ocorre a dilatação anormal da artéria ou veia do cérebro. Como a doença é traiçoeira o paciente só descobre que tem aneurisma quando há sangramento muito grave. E 15% evoluem para óbito antes de chegar ao hospital.

Além do cigarro também colaboram para o surgimento da doença o consumo exagerado de álcool, o diabetes, hipertensão arterial, doenças infecciosas inflamatórias, alteração do colesterol e fumantes passivos. O aneurisma é mais comum em mulheres devido aos fatores hormonais. 

 

Descanso merecido

O empresário Marconi de Souza, acompanhado da mulher Lucila, embarca amanhã para a Europa para passar as festas de final de ano com o filho Marconinho, que estuda na Escócia. Antes, Marconi visita Estoril, em Portugal, e depois vai para Madri curtir o inverno europeu. Como lá, nesta época, escurece cedo, a  família  aproveita  para curtir a gastronomia, os vinhos e os chocolates quentes espanhóis e aconchegar-se ao calor humano. Marconi viaja com olhos de descobridor. No dia 10 de janeiro de 2012 Marconi estará de volta para abrir mais uma filial do cartão Vale Shop no Brasil.

Quem também está em merecidas férias é o cirurgião dentista Edmundo Souza com a mulher Patrícia e os filhos. O destino escolhido foi o Uruguai. Além de Montevidéu eles vão também a Punta Del Este. Seu sócio na Orthos Odontologia, Dr. Wells Trigueiro,  preferiu Recife para relaxar e curtir o inicio do novo ano em alto mar.

Gilbert Di Angellis, Marconi de Souza e Bernadete Alves

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 234 de 246
RocketTheme Joomla Templates