Coluna da Bernadete Alves - dia 03/11/2011

Candangolândia nos seus 55 anos

A cidade é um corredor ecológico cercada de verde e com 3 córregos importantes par recuperação e preservação das águas do Lago Paranoá. Candangolândia abrigou os pioneiros que construíram Brasília. É a cidade que homenageia a mãe do fundador, dona Júlia Kubitschek com uma escola. Fica a 10 minutos do Plano Piloto e oferece boa qualidade de vida para seus moradores. Como apresenta condições de desenvolvimento tem muitas concessionárias instaladas gerando emprego e renda.

O GDF, neste ano melhorou a iluminação pública, parques, quadras de esporte e a Praça do Bosque. Inclusive conheço a praça e o centro de lazer que é muito bom. Além de pistas para caminhada, possui 8 churrasqueiras, campo de areia e quadra coberta. É naquela praça que as famílias se reúnem e as crianças e jovens se divertem.

O interessante que cabe registro é a calçada que liga Candangolândia ao Núcleo Bandeirante. São 500 metros de pavimentação. E como presente dos 55 anos os moradores vão ganhar uma calçada de 3 mil metros que vai ligar a cidade até a Nova Rodoviária, o Parkshopping e o Carrefour. A obra vai ficar pronta em 3 meses.

A programação especial de aniversário vai até o dia 27 e o administrador João Hermeto de Oliveira Neto tem uma forma peculiar de atender os moradores. Ele anda pela cidade em uma moto com sirene para que todos saibam que está atento aos problemas. Inclusive na Escola Júlia Kubitschek a erradicação do analfabetismo, que o governador Agnelo quer que aconteça até 2014, já começou.

 

Qualidade na Administração Pública

É o que quer o ministro Jorge Hage, chefe da Controladoria Geral da União. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, pós graduado em administração pública na Califórnia, Juiz de carreira por vários anos e uma vida dedicada ao serviço público porque sempre acreditou que é possível fazer uma gestão de qualidade com responsabilidade e transparência. Ele quer ampliar o grau de intolerância nos casos de corrupção.

E o ministro está certo porque o dinheiro que os contribuintes pagam com impostos deveriam servir para melhorar a saúde, a educação e a segurança e não desviado pelos maus gestores. Infelizmente saqueadores de plantão estão fazendo o que querem por apostar na impunidade. Corrompem e fraudam ações, cometem ilícitos com sua relação com o poder público. A palavra deles não condiz com as atitudes. O país não pode continuar assim é preciso extirpar este mal que está rondando todas as esferas do poder.

O ministro Hage tem sido um pulso forte na defesa da Nação. A Controladoria possui um cadastro nacional das empresas inidôneas e suspensas de prestarem serviços para órgãos públicos. Se os estados e municípios acessarem o site vão saber quem não pode participar de licitações, concorrência e nem ter contrato com a administração pública. A CGU tem também o Portal de Transparência onde o Brasil é o único país do mundo que divulga as despesas diariamente. Também existe as páginas de transparência de cada Ministério contendo os contratos e licitações. Os estados e também os municípios com mais de 100 mil habitantes vão ter que prestar contas de forma transparente de todas as suas despesas.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/10/2011

Brasília comanda o combate à fome no mundo

O Brasil é o nono maior doador de alimentos no mundo e referência para o programa mundial de alimentação das Nações Unidas. No dia 7 será inaugurado o primeiro Centro de Excelência contra a fome e Brasília será a sede. Daqui serão comandadas ações para a América Latina, África e Ásia. O objetivo é realizar ações conjuntas para erradicar a miséria e amenizar as desigualdades sociais. Inclusive este é o tema da reunião das 20 maiores economias do Mundo, em Cannes, na França onde a presidenta Dilma está participando. O Centro de Excelência será dirigido pelo economista brasileiro Daniel Balaban, com mestrado em relações exteriores. Ele quer estimular os investimentos na agricultura, saúde e educação.

Se toda a Comunidade Internacional tiver vontade política este esforço não será em vão. Cada um de nós pode fazer a sua parte. O Varjão que fica bem perto do centro do Poder precisa de ajuda, lá falta quase tudo. Não precisamos esperar o Natal chegar para praticar a solidariedade todo dia é dia de ajudar. Apadrinhar uma pessoa necessitada é ato de amor. Se a gente der o que não faz falta é o primeiro passo para garantir a cidadania do outro. Esta ajuda pode ser em vestuário, alimentação, saúde, educação e respeito. Isto cria oportunidade para suportar a pobreza. E com isto estaremos gerando benefícios reais que vão fazer a diferença na vida do outro. 

Num país continental, rico em terras próprias para a produção de alimentos é inadmissível alguém passar fome. Como sede deste Centro de Excelência vamos aproveitar para combater de forma crucial esta condição de miséria dos nossos irmãos.

 

Setor Hoteleiro Sul diferente

Desde às 7 horas da manhã de hoje o movimento foi grande no SHS por conta da implosão do Hotel das Nações que estava funcionando desde 1965 e o Hotel Alvorada desde 1975. De hora em hora soava a sirene alertando a população sobre os riscos. Mais de 300 homens da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Policia Civil e Militar fizeram a segurança do local. O Detran rebocou os carros que estavam na área isolada. A empresa responsável pela demolição tomou todos os cuidados  de segurança. Mesmo com neblina cerca de 300 pessoas acompanharam tudo da torre de TV.

 

A implosão começou às 10h18 minutos e em 10 segundos os dois hotéis foram reduzidos a pó. Muita sujeira inclusive nos prédios vizinhos e nas ruas. A  Construtora JC Gontijo, responsável  pelos prédios,imediatamente começou o trabalho de limpeza  para liberar a W3 e o Eixo Monumental e  verificou se houve algum dano nos prédios vizinhos.  A JC Gontijo vai levar todo o entulho para reciclagem no lixão da Estrutural. A construção dos dois novos prédios deve levar cerca de 22 meses. Estarão prontos para a abertura da Copa das Confederações e vão oferecer aos visitantes 500 novos apartamentos de luxo.

 

Delegado Onofre de Moraes no Comando da Policia Civil

Com mais de 30 anos de serviços prestados na Segurança Pública do DF,  Dr. Onofre conquistou o respeito dos colegas pela rapidez em apurar os fatos. Para ele quem errar tem que pagar pelo erro. Vai assumir o comando da Policia Civil com o compromisso de deixá-la mais operacional e menos burocrática.  Trabalhar com autonomia para acabar com as “investigações pirotécnicas”. A  policia será para todos sem preferência. Esta é a sua política de gestão adotada ao longo de sua trajetória profissional.

Nestes meus 26 anos de trabalho na televisão em Brasília tenho acompanhado a carreira  do delegado Onofre. Sempre dedicado, ético e competente ao dirigir e orientar uma investigação criminal. Muito  firme no combate a criminalidade e coerente nas sindicâncias administrativas. Nesta nova missão tenho convicção que vai combater investigações falhas e inquéritos mal elaborados  porque  a qualidade de suas peças investigatórias ao longo de sua carreira  sempre davam condições para o Ministério Público oferecer a denúncia e obter posterior condenação do acusado. Mesmo sendo estressante a atividade policial sempre honrou a carreira. 

 

O Palhaço

O ator Selton Mello está com um novo filme em cartaz: O Palhaço. A encantadora comédia conta a história de um triste palhaço que viaja com seu circo pelo interior de Minas Gerais. Embora com estréia recente, 180 mil pessoas já assistiram o filme que está em cartaz em todo Brasil e fez a abertura do Festival de Cinema em Gramado. "O público riu, se emocionou e nos transmitiu um carinho gigante nos últimos dias", afirmou Selton Mello. Assista o trailer do filme e comece a se emocionar com essa belíssima história.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/11/2011

Jacy Afonso de Melo é o novo cidadão honorário de Brasília 

O sindicalista que comandou o movimento Diretas Já recebeu o Título de Cidadão Honorário de Brasília, por indicação da deputada Rejane Pitanga, em uma solenidade no Teatro dos Bancários.

 

  

Rei das especiarias

O açafrão é o condimento mais caro do mundo devido o processo de desenvolvimento lento e sua colheita manual. É plantado entre junho e julho e colhido em novembro. A flor é arrancada do caule para o bolbo continuar seu ciclo de produção. Toda a beleza da flor só serve para alegrar os olhos dos colonos pois dela só se aproveita o estigma vermelho da planta. O resto é desprezado. É por este motivo que o açafrão torna-se caro no mercado: são necessárias 100 mil flores para obter 500 g de estigmas. É conhecido como o ouro vermelho devido o seu elevado preço.

Na índia há 500 a.C o açafrão era um ingrediente essencial na medicina Ayurvédica como anti-venenosa, afrodisíaca, tônico nervoso, sedativa, diurética. Na medicina Ocidental como remédio no tratamento das infecções catarrais, otites, como sedativo nervoso.

 

O açafrão é muito utilizado na culinária, como corante e medicinal. Há milhares de anos era usado para tingir tecidos na cor amarelo ouro e desde a antiguidade na culinária mediterrânea, em risotos, caldos, massas e na Espanha na paella. Tem sabor apimentado, quente e amargo, enquanto a sua fragrância é suave semelhante à da laranja e gengibre. Possui ferro e magnésio. 

Perricone, pesquisador americano, garante que algumas pitadas de açafrão produz efeitos antioxidantes e antiinflamatórios e ainda atua na prevenção do Alzheimer e protege o fígado. No Brasil na Universidade Federal de Santa Catarina estão pesquisando o principio ativo do açafrão para tratar câncer de pele. Mesmo com todos estes poderes não podemos esquecer que o açafrão não é remédio para todos os males. É uma solução natural para garantir saúde.

 

Dança de qualidade na Funarte

Começa amanhã e vai até o dia 20 deste mês a Mostra Internacional de Dança Contemporânea no Teatro Plínio Marcos na Funarte. Às 14 horas tem oficina de Ballet de Londrina, Paraná e dia 3 a Sagração da Primavera às 21 horas. O ingresso custa 10 reais. Doze espetáculos serão apresentados por diversas companhias do país. Além de oferecer espetáculos bacanas a mostra vai promover a qualificação profissional de produtores, artistas, coreógrafos, estudantes e pesquisadores.

O projeto Paralelo 16 é uma produção da Matéria Primma, realização da Funarte e tem o apoio da Secretaria de Cultura. Um evento de relevante valor cultural com espetáculos de alta qualidade técnica e artística. Os participantes são conhecidos em todo o Brasil e exterior. Vale a pena conferir.  

 

Relação viciada

Ele tem 56 anos e é diretor de uma escola no Maranhão. Ela tem 15 anos e é aluna desta escola. Como toda estudante tem consideração e respeito por quem esta ali para orientar e proteger os alunos. Ele não via a adolescente como simples aluna e sim objeto de desejo. E o abuso aconteceu na cidade de Presidente Dutra no Maranhão. O diretor devido a sua posição de comando e muita experiência convenceu a estudante a ter relações sexuais com ele fazendo juras de amor e prometendo se casar com ela assim que se divorciasse da esposa. Com isso conquistou a confiança e o afeto da adolescente. Ela encantada com ele, não conseguia exercer sua vontade plena e fazia o que ele sugeria. E com sentimento de vergonha e até de culpa não contou nada aos pais. Este abuso teve inicio em março deste ano e só parou agora porque os vizinhos do motel se indignaram em ver uma adolescente com uma pessoa que poderia ser seu avô e chamaram a polícia. Ele vai responder por crime de abuso sexual contra adolescente.

Este triste episódio, embora mais comum do que se imagina, choca e nos faz refletir a respeito dos limites que os pais precisam dar aos filhos. E também orientá-los para que possam se defender dos abusos e das pressões que sofrem de quem está em situação de comando. A maioria dos pais desconhece a realidade sobre abuso sexual e desinformados não podem ajudar e nem proteger os filhos. Normalmente as vítimas são oriundas de famílias de nível socioeconômico baixo. O melhor caminho é demonstrar que os pais estão ali para apoiar os filhos em qualquer circunstância e convencer a criança e a adolescente a contar tudo que acontece na escola e na rua. Com confiança mútua e amor muitos abusos podem ser evitados.

 

Mudando para melhor

A história e a prestação de serviço do Hotel das Nações e do Hotel Alvorada chega ao fim amanhã às 10 horas. Eles serão implodidos para dar lugar a edifícios maiores, mais modernos, bonitos e confortáveis para melhor servir os hospedes da Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014.

 

O Setor Hoteleiro Sul já está muito agitado por conta das implosões. A partir das 23 horas de hoje todos os estacionamentos próximos aos dois hotéis serão desocupados. O isolamento começa amanhã às 7 horas e será de 2 140 m² da área central do SHS, SCS e praça das fontes.

Todos os hospedes dos hotéis ao redor terão que sair assim como o Shopping Pátio Brasil e Venâncio 2000 ficarão fechados até as 14 horas. A W3, do Pátio Brasil até o Brasília Shopping, será fechada. Para sua segurança evite transitar por estes locais até amanha às 14 horas.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 31/10/2011

Empresário que dá dignidade ao trabalhador festeja aniversário com amigos 

Há 13 anos, o empresário Marconi de Souza vem administrando cartões que proporcionam benefícios ao trabalhador. Comanda o Vale Shop Alimentação, Convênio, Combustível e Refeição. No dia do seu aniversário, ele viu o quanto o seu trabalho é reconhecido.

  

Letônia e Brasil

A consulesa Liga Brige recebe a imprensa amanhã 1º de novembro para café da manhã, onde será lançado o “Tamborim” gravado pela cantora brasiliense Ellen Oléria (foto da esquerda) e pela letã Aija Andrejeva (foto da direita). O evento marca o inicio das comemorações dos 90 anos da Independência da Letônia.

  

No dia 24 de novembro os brasilienses vão curtir, gratuitamente, show com as talentosas cantoras no Teatro Nacional. O Concerto vai marcar o inicio das relações diplomáticas entre os dois países. Para a consulesa Brige a música não tem fronteiras e inclusive abre portas e valoriza a riqueza interior dos dois povos.

Ellen esbanja em sua voz e violão um swing maravilhoso. Tem um sorriso encantador, presença de palco e mistura samba, afroxés, jazz e hip hop com categoria. E junto com Aija, revelação na Letônia, será uma parceria inesquecível. Elas vão cantar as canções populares dos dois países e também músicas internacionais. Um presente que a Letônia está dando aos brasilienses. 

 

Donas de Casa

Lavar, passar, cozinhar, levar os filhos para a escola, fazer compras no supermercado, manter a casa funcionando plenamente, levar os filhos no médico, dentista,nas atividades esportivas e ajudar com as tarefas escolares e no dia seguinte tudo de novo. Parece fácil para quem não tem toda esta responsabilidade. E o mais incrível é que ninguém recebe salário por isto e quando alguma não sai perfeito recebe bronca dos filhos e do marido. Ser dona de casa é tarefa para as mulheres fortes e determinadas.

Ser do lar para algumas é opção de vida para outras imposição do casamento. Nos anos 50 era regra a mulher ter como profissão “dona de casa” ou “do lar”. Ninguém trabalhava fora. Hoje mais da metade das mulheres acumulam toda essa responsabilidade com o trabalho profissional. Enquanto alguns homens apenas cumprem sua tarefa profissional. Esquecem que ser pai e marido é participar, dividir responsabilidades.

Tenho amigas que não gostam de ser chamadas de donas de casa. Para elas o termo “do lar” é uma expressão pejorativa, preconceituosa porque aos olhos dos outros parece que elas não fazem nada. Quem é dona de casa deve exigir respeito porque o seu trabalho é mais importante que qualquer aspecto econômico. O trabalho em casa é muito cansativo, as tarefas são invisíveis e constantes e os incômodos também. O estresse neste caso é bem maior. Poucos são os que valorizam o quanto a dona de casa está contribuindo no orçamento doméstico.

Para que haja harmonia no lar é necessário que todos participem das tarefas. Mesmo que a mulher não trabalhe fora  ela não pode ser escravizada por isso pois não é a única responsável pelos cuidados da família e precisa de tempo para si. Se a mulher se sentir valorizada vai carregar a “carga” com mais tranquilidade.  

 

Sete Bilhões de Habitantes

A Organização das Nações Unidas estipulou o dia 31 de outubro como marca para os 7 bilhões de pessoas no mundo. Isto nos faz pensar como todos serão alimentados dignamente sem que haja agressão ao planeta. Quanto mais gente maiores são os  gastos de água e luz. E também mais produção de lixo e poluição. A metade dos 7 bilhões é formada de pessoas com menos de 24 anos. O futuro do planeta está nas mãos dos jovens.

Nas nações mais ricas o número de adolescentes é baixo. Isto deve ser reflexo das incertezas do mercado financeiro. Inclusive no Japão, Finlândia e Coréia do Sul as mulheres estão adiando o casamento e a maternidade devido ao trabalho. Em função disso o governo da Finlândia vem incentivando a maternidade para que no futuro o país não tenha problemas com a falta de mão de obra. Já que lá não tem muitos jovens para o mercado pode ser uma porta para o trabalho de quem não consegue emprego no seu país.

Segundo relatório da ONU até 2050 o crescimento populacional entre idosos será mais rápido em todos os países independentes da condição socioeconômica. O Brasil já está preparado para cuidar dos idosos e garantir a sustentabilidade da população jovem. Em termos de alimentos estamos bem devido ao trabalho primoroso dos pesquisadores da Embrapa. A produção de alimentos aumentou 160%. Se cada um de nós cuidar dos recursos naturais e diminuir a produção de lixo vamos manter a sustentabilidade do nosso pais maravilhoso.  

 

Batata em risco

Pesquisadores da Universidade de Washington estão preocupados com a vulnerabilidade da batata aos efeitos do aquecimento global. De acordo com Bruce Campbell, do programa de Pesquisas Mudanças Climáticas (CCAFS) a batata está em risco por ser vulnerável ao calor excessivo. E também pode surgir a traça de batatas. A preocupação dos pesquisadores deve-se ao fato do clima estar em constante mudanças com temperaturas mais elevadas e com isso vão ter que diversificar as culturas, os bancos de sementes e as bibliotecas de genoma.

Ao apurar os efeitos do clima nos vegetais os pesquisadores concluíram que a batata é o vegetal mais rico em potássio. É a única fonte natural que atende as necessidades básicas deste mineral. Uma batata média tem 600 mg de potássio. Tem também vitamina C e se consumida sem exagero não engorda. A batata é originária do Peru e o interessante é que este alimento consumido por milhares de pessoas no mundo tem força nutricional mas é fraco com temperaturas quentes. 

A batata é saborosa, muito prática e apreciada na culinária de várias formas e tornou-se indispensável na nossa alimentação por ser de fácil digestão. As espécies cultivadas no Brasil já estão adaptadas ao clima e os pesquisadores da Embrapa estão atentos a este vegetal como também as frutas e verduras. Um trabalho que merece nossos aplausos.

Como a batata atende as necessidades básicas de potássio é bom sabermos como este mineral age no nosso organismo. O potássio é um elemento importante para a conservação do equilíbrio ácido-base, promove o crescimento celular, ajusta o teor de água no organismo, neutraliza os ácidos na corrente sanguínea, previne a formação de pedras nos rins, arritmias cardíacas, beneficia os ossos e regula a atividade neuromuscular. É o terceiro elemento de origem mineral mais abundante no corpo humano sendo ultrapassado pelo cálcio e pelo fósforo. É encontrado em vegetais, frutas, leite, cereais, aves e carnes. A banana e a água de coco são ótimas fontes de potássio. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 29/10/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o Brasília na TV, domingo às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir a entrega do Titulo de Cidadão Honorário de Brasília ao Secretário Nacional de Organização e Política Sindical da CUT, Jacy Afonso de Melo, concedido pela Deputada Distrital Rejane Pitanga do PT/DF, no Teatro dos Bancários. Após a solenidade o presidente do Sindicato dos Bancários Rodrigo Britto recepcionou os convidados do homenageado com um coquetel.

Jacy presidiu a CUT/DF, o Sindicato dos Bancários e foi Administrador de Santa Maria. Um sindicalista que pensa no bem coletivo. Tem todos os requisitos para comandar a nível nacional a Central Única dos Trabalhadores. Sua trajetória de vida e de luta em prol da classe trabalhadora você vai conferir no programa Brasília na TV.

 

Força presidente Lula 

Após comemorar seus 66 anos na companhia dos funcionários do Instituto Lula e depois no seu apartamento, em São Bernardo dos Campos, festejar com a família e leais amigos, o ex-presidente Luiz Inácio sentiu dores na garganta e teve rouquidão. Dona Marisa dedicada como só foi com o presidente até o Hospital Sirio-Libanês, para exames. Infelizmente o problema era maior. Foi diagnosticado um tumor na laringe e Lula já começa o tratamento na segunda-feira.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer a laringe é um órgão fibromuscular, que fica entre a traquéia e a base da língua. Tem papel fundamental na fala. O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e do pescoço. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal e 1/3 acima das cordas vocais. Dor de garganta, rouquidão, alteração na qualidade da voz, dificuldade de engolir e sensação de um “caroço” na garganta são sintomas da doença. Os oncologistas dizem que há associação entre o vicio de fumar e a ingestão excessiva de álcool com o desenvolvimento da doença. Sendo que o tabagismo é o maior fator de risco para o câncer de laringe. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado maior é a possibilidade de cura.

Lula passou a vida vencendo desafios e vai vencer este também. O ex-presidente é forte, tem alegria de viver e sua saúde geral é muito boa. Além do mais a equipe médica é de primeira. E amado como é pela dona Marisa e pelo povo brasileiro vai sair deste problema rapidinho. 

 

Professor emérito

O Reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Souza Júnior, entrega na segunda, dia 31 de outubro, o Título de Professor Emérito ao jornalista. A solenidade acontece às 15 horas no Memorial Darcy Ribeiro. 

Este é um título conferido a quem atingiu alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. É a maior honraria existente no meio acadêmico.

O professor Carlos Chagas não foi um docente qualquer. Prestou relevantes serviços aos meios de comunicação de Brasília e encaminhou profissionais gabaritados e comprometidos com a ética e com um jornalismo sério e responsável. Dividiu sua sabedoria com a Universidade de Brasília, com a imprensa e com futuros profissionais. Parabéns mestre.

 

Acidente vascular cerebral

Hoje é dia de alertar e informar a população sobre uma doença grave: o AVC, conhecido popularmente como derrame cerebral. O AVC ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. A forma isquêmica é a mais comum e a que mais provoca mortes.

Muitos fatores contribuem para o AVC. A idade, sexo e constituição genética que não podem ser modificadas. Outras podem ser tratados como a pressão alta, diabetes, enxaqueca, sedentarismo e a obesidade. Mudar os hábitos de vida é importante para a prevenção.

Os principais sintomas são: fraqueza do braço, perna ou face; sensação de formigamento; dificuldade em enxergar parte do campo visual; dor de cabeça súbita sem causa; alterações de linguagem e fala; dormência; náuseas e vômitos.

O diagnóstico é feito por análises sanguíneas, tomografia de encéfalo ou ressonância magnética. É importante a prevenção porque mesmo sendo uma doença do cérebro pode afetar todo o organismo. O AVC deixa seqüelas como paralisia em um lado da face, dificuldades de locomoção, problemas de pensamento, de atenção, de memória, dificuldade de controlar as emoções e até causar depressão devido a estes problemas.

Aproveite este dia para cuidar de você. A doença acomete mais os idosos, mas quem tiver uma vida desregrada está propenso a ter um derrame. A saúde é nosso maior patrimônio.

 

Óleo de coco, a gordura do bem

Há um tempo atrás comecei a ouvir falar dos benefícios do óleo de coco. Como sou consumidora da água de coco resolvi conhecer este produto. Muito usado nas massagens orientais e na shantala feita em bebês foi ganhando fama. Os indianos dizem que a massagem com este óleo refresca o corpo e alivia a raiva e a culpa. Ficou conhecido por equilibrar o organismo, por ser rico em substância antioxidante, por ser um aliado de quem tem colesterol alto, vive gripado e quer emagrecer.

Feito à base de coco é um dos poucos produtos da natureza com características próximas ao leite materno devido a grande quantidade de ácido láurico. É facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumula como gordura, ao contrário dos outros óleos de acordo com informações da Rede Mundo Verde.

A Universidade da Columbia descobriu que o óleo de coco diminui a gordura abdominal. Para emagrecer basta consumir de 3 a 4 colheres de sopa por dia deste óleo. Os pesquisadores também descobriram que ele é tão importante quanto o azeite de oliva extra virgem. Só que com uma vantagem ele é mais eficiente para quem quer emagrecer pois  acelera a queima as colorias, tira a fome e  regula o intestino. Pode ser considerado como a gordura do bem.

Mesmo com tantos benefícios não resolve todos os problemas de saúde. Procure o seu nutricionista ou nutrólogo para saber se o óleo será eficaz para você.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/10/2011

Gestão eficiente

A administração Pública não pode ser apenas uma questão de vontade política. Precisa trabalhar em prol da qualidade de vida dos cidadãos, e é isso que vem fazendo o secretário Jacques Pena na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF. Tem trabalhado com firmeza e em parceria com o BRB, aproveitando as oportunidades para investir. O secretário é muito educado e acolhedor com quem aposta no potencial econômico da nossa cidade.

Acompanho a atuação do secretário Pena desde que assumiu a presidência da Fundação Banco do Brasil em 2003 onde por 7 anos primou por serviços de qualidade, dentro dos recursos disponíveis e de forma transparente. Jacques mostra que a gestão pública pode ser eficiente, basta querer. 

Sabemos que para atender o público exigente não basta ter bom planejamento, metas e estratégias, se não souber monitorar, corrigir os rumos e avaliar a atuação dos servidores para buscar a excelência. Ainda bem que o governador Agnelo Queiróz é criterioso na escolha de seus colaboradores. 

 

Novas regras para cheques

O cheque é uma ordem de pagamento à vista. É também um título de crédito, porque o beneficiário pode protestar ou executar em juízo. O comerciante é o beneficiário, a pessoa a favor de quem o cheque é emitido. Nos últimos tempos a emissão do cheque sem fundo aumentou e com isso muitos comerciantes estão recusando receber o cheque nas relações de consumo.

Os comerciantes, a partir de hoje, terão mais garantias nos pagamentos com cheques. É que entra em vigor a Resolução nº 3.972 do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil, contendo novas regras para controlar o uso desta forma de pagamento.  Agora as folhas dos cheques emitidas pelos Bancos deverão incluir a data de impressão. Esta medida vai evitar a fraude e o uso de talões furtados ou perdidos. O comerciante não pode recusar cheque que não tenha ainda a data expressa. Eles continuarão valendo até acabar o talão. A partir de abril de 2012 entram em vigor exigências mais rígidas e haverá restrições cadastrais.

O consumidor que se sentir lesado pelo não recebimento do cheque deve procurar o Procon, presidido pelo competente Oswaldo Moraes. Lá eles vão resolver os conflitos de consumo. Inclusive Oswaldo preparou a equipe do Procon para  harmonizar os interesses dos envolvidos nas relações de consumo.  

 

Morar mais por menos

A Casa do Candango, presidida pela embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, é palco da 5ª edição do Morar Mais Brasília, que vai até o dia 04 de dezembro, na 603 Sul. São 35 ambientes que oferecem soluções bonitas, práticas e que cabem no bolso de todos que quiserem morar com conforto e qualidade gastando pouco. Dentre os ambientes, destaque para a Sala de Estar, de Juliana Santana, a Sala de Almoço, de Nida Chalegre, Carla Beck, Gabriella Jara e Livia Correia e o Espaço Renato Russo, de Juliane Moi.

Morar Mais é um ótimo custo benefício para o público jovem deixar a casa e o escritório do jeito que sonha. E o importante é que os profissionais responsáveis pela mostra de design e arquitetura trazem soluções ecologicamente sustentáveis.

Mais por Menos, segundo o idealizador William Brandão, é o chique que cabe no bolso. É por isso que o projeto cresce a cada ano e ganha credibilidade. Tanto é a coparceria do Correio Braziliense. Para conhecer os ambientes criados pelos profissionais, a entrada custa 30 reais e 15 para estudantes e maiores de 60 anos. A renda dos ingressos é para as obras sociais da Casa do Candango.

 

Quarto de Século

A Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia Geral da União celebra Bodas de Prata. A Anajur foi criada no dia 18 de agosto de 1986 para defender e promover os interesses econômicos e funcionais dos membros das carreiras jurídicas da União. Inclusive foi esta associação que lutou pela criação da Advocacia Geral da União durante a Constituinte em 1987.

A presidente da instituição Joana D’arc de Mello luta pela simetria remuneratória dos advogados públicos com os integrantes da Magistratura e do Ministério Público. Uma das vitórias de sua atuação foi a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 7580/10 que cria 280 cargos para novos advogados em 2011 e mais 280 para 2012.

Os advogados vão atuar nas unidades da AGU distribuídas em todo o país em defesa dos interesses da União e da Sociedade. No Brasil já são quase 2 mil advogados em atuação. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/10/2011

Salto alto

Os sapatos de saltos altos dão um toque de requinte em qualquer produção. Além de modelar a silhueta chamam a atenção pela beleza, design ousado e variedade de cores e estilos. A coleção 2011/2012 vem com saltos altos e finos, plataformas e saltos com design muito diferenciado em acrílico, madeira, couro e seda. As cores dourado, natureza, café, marrom, cinza, preto e rosa se destacam nos modelos elegantes e sofisticados que proporcionam delicadeza para o visual.

 

 

 

Mesmo indispensáveis o uso diário  pode ser prejudicial à saúde. As queixas mais freqüentes são dores nos joelhos, coluna, calcanhares. Segundo o médico ortopedista Dr. Afonso Fernandes, o uso exagerado pode alterar a postura, ocasionar tendinites, entroses, fraturas de tornozelos e pés e ainda causar deformidades nos ossos dos pés. Se você está com dificuldade para andar descalça cuidado pode estar com problemas também na panturrilha e vir a ter problemas vasculares. Procure urgente um ortopedista.

Se você é como eu que não abre mão do salto alto, dê preferência aos com até 7 cm ou então aqueles com plataforma na parte da frente. Eles são mais confortáveis para o dia a dia. Deixe os de salto alto e finos para as ocasiões especiais. Se você é baixinha use sapato de salto alto para destacar a silhueta e deixar as pernas mais bonitas.

A procuradora federal Yara Curi, com seus mais de 80 anos não abre mão do salto alto como esta sandália de Gucci (foto ao lado), badalada grife italiana. Yara  foi muito elogiada pela embaixatriz Antonella pela elegância em usar salto alto. Já a empresária Claudia Galdina adora os modelos do Fernando Pires. Tanto é que representa o estilista aqui em Brasilia. 

 

Mais respeito para a idade da sabedoria

Com toda a qualidade de vida que temos aqui poucos são os que se preocupam com as pessoas idosas. É só andar pelos locais públicos para vermos o desrespeito. As pessoas que procedem assim devem pensar que a velhice não vai chegar para eles. 

Em qualquer fase da vida precisamos de ajuda. E na terceira idade ela é mais importante devido as limitações. Por isso a importância de nos prepararmos para esta fase da sabedoria onde as adaptações cotidianas são necessárias para evitar acidentes e manter a qualidade de vida. Estas mudanças também precisam acontecer nos meios de transporte, nos Shoppings, ruas, prédios e nas residências. Quem leva um tombo fica com medo e vergonha de cair novamente e passa a restringir suas atividades. 

A inatividade diminui a força física, a massa e o tônus. O pior é o isolamento que leva a depressão. Um problema que merece mais atenção dos familiares. Mas quem mora em apartamento enfrenta uma outra armadilha: as escadas. A grande maioria dos prédios residenciais não tem corrimão. A pessoa tem que apoiar-se nas paredes. A queda é praticamente inevitável.

A população do DF está envelhecendo e por isso todos precisam garantir qualidade e segurança e também respeitar e entender as limitações e a dependência dos mais velhos. É preciso entender essa fragilidade. Os filhos precisam compreender que a medida que o tempo passa é necessário ficar cada vez mais perto daqueles que já cumpriram o seu dever como cidadãos.

 

Deputado Aldo Rebelo é Ministro do Esporte

O novo ministro sempre teve trânsito livre no Palácio do Planalto. Está em Brasília desde 1991. Como Deputado Federal, são vários mandatos pelo Partido Comunista do Brasil. Sua vida política começou nos tempos de estudante.  Devido sua atuação marcante na defesa dos direitos fundamentais, presidiu a União Nacional dos Estudantes e isto o fez vereador por São Paulo de 1989 a 1991.

José Aldo Rebelo Figueiredo nasceu em Viçosa em 23 de fevereiro de 1956. É jornalista de profissão e membro do PC do B. Um articulador político e defensor das minorias e isto ficou comprovado quando presidiu a Câmara dos Deputados. Também se destacou no governo Lula quando foi ministro da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais. É relator do Código Florestal na Câmara.

Assumir o Ministério do Esporte em tempos de preparação para a Copa do Mundo é um desafio que com certeza vai tirar de letra. Todos nós torcemos por uma gestão séria e transparente. 

 

Iogurte

Existem alimentos que a  gente consome porque tem sabor agradável ou porque o nutricionista recomenda. E muitas vezes  nem imaginamos o quanto eles fazem bem para a nossa saúde. Exemplo disso é o iogurte que sempre dei para os meus filhos e até aprendi fazer o natural. Mas como é feito este alimento gostoso e quais os benefícios que realmente existem?

Segundos relatos da História da Alimentação a coalhada era vendida desde o século XII nas ruas de Constantinopla. A palavra iogurte surgiu com os Bálcãs. A popularidade de alimento ocorreu com os turcos, nômades, que para as viagens faziam coalhada, ricota e queijos. Com o tempo foram aperfeiçoando e daí esta forma de leite em que o açúcar é transformado chegou até outros continentes.

O iogurte é  produzido a partir de leite fermentado por tipos específicos de bactérias sob determinadas condições de tempo e temperatura. Depois de pronto cada ml. pode conter entre 100 e até milhões de bactérias. Segundo pesquisadores é uma fonte importante de proteínas que são necessárias na constituição dos tecidos;  cálcio que é responsável pela formação e manutenção de dentes e ossos; zinco que fortalece o sistema imunológico; vitamina A que é importante para a saúde da visão e da pele, e vitamina do Complexo B que tem papel importante na produção da energia e oxidação das células. Este alimento reduz os sintomas de má-digestão, têm propriedades imunológicas, colabora para o bom funcionamento intestinal e evita o crescimento de microorganismos indesejáveis que causam doenças.

Quando a gente vai ao supermercado encontra uma variedade deste produto à venda nos mais diversos sabores para agradar os mais exigentes paladares. Existem várias versões: natural, desnatado, light, com frutas, com fibras e os que tem propriedades funcionais. Quando  assistimos TV também não faltam comerciais enaltecendo as maravilhas que este alimento pode fazer por nós. É só escolher qual sabor você prefere e incluir na sua alimentação diária.    

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/10/2011

Plano Brasília

Quero parabenizar Edson Crisóstomo, diretor executivo do Plano Brasília Editora, pela excelência dos serviços editoriais colocados à disposição dos leitores. Em 2002 Edson resolveu mostrar Brasília para os moradores e assim surgiu a Revista Plano Brasília com 101 edições distribuídas pela cidade. As publicações têm conteúdo agradável e diversificado com boa diagramação e design arrojado.

Mas a determinação deste profissional não parou ai. Hoje a editora é responsável pela Prime, Kids, Festas e Pecado Capital, a primeira Revista Masculina de Brasília. Quem quiser conferir todas as publicações é só acessar o site www.planobrasilia.com.br e inclusive acompanhar a WEB TV. 

Brasília tem mercado para quem tem competência e quer trabalhar. Edson se consolidou, também, pela sua equipe de profissionais que fazem a Plano Piloto ficar mais interessante a cada edição.

 

Filhos independentes

Dar independência aos filhos é difícil. Porque para a mãe o filho não cresce. Mas por outro lado não queremos um filho totalmente dependente de nós em termos emocionais. Ninguém quer um filho que aos 30 anos de idade seja incapaz de se virar sozinho. Os filhos têm que crescer e se tornar independentes sob nossa proteção. E este aprendizado começa quando damos a tarefa de guardar os brinquedos, separar a roupa suja, arrumar a mesa para ter senso de organização e asseio. E com o tempo vamos dando espaço e responsabilidade.

Sempre estimulei meus filhos a falar e dar opinião. A respeitar o direito do outro. A revelar a capacidade que tinham de encontrar soluções para as dificuldades que surgiam. Mostrei as ferramentas necessárias para que se virassem sozinhos em qualquer situação. Embora a angústia, o medo e as preocupações me deixaram muitas vezes de cabelo em pé dei liberdade com responsabilidade. Mostrei que toda ação gera uma reação. Dei o meu melhor assim como toda mãe faz.

Mesmo sabendo que nossos filhos são para o mundo nunca estamos preparadas para deixar o filho voar. Sofremos só em pensar que um dia irão embora. Como eles precisam trilhar a própria estrada é bom a gente se preparar para ficar distante do carinho, afeto, companhia e companheirismo. A vida é assim. 

 

Efeitos Mágicos para a Boca

Para deixar os lábios mais bonitos e em harmonia com o rosto a maquiadora Luiza Furtado do Salão Carlinhos Beauty dá dicas interessantes. Antes de pintá-los o ideal é limpá-los e hidratá-los bem. As cores dos batons variam de acordo com o estilo e idade de cada mulher. Para o dia a maquiadora recomenda tom neutro ou cores claras. Para a noite o vermelho e o gloss colorido são os preferidos. Ao fazer a maquiagem o ideal é manter a mesma palete de cores em todo o rosto.

Lábios carnudos, normais, pequenos, compridos, finos, desiguais, enrugados ou caídos. Não importa o tipo. Se você souber aplicar o batom vai deixá-los bem desenhados e em harmonia com o seu rosto.

 

Suavizar lábios grossos – Aplique corretivo no contorno para suavizar as linhas, passe um batom claro e sem brilho em toda a boca e no centro um batom mais escuro.

Harmonizar os pequenos e carnudos – Com lápis de boca aumente as laterais, preencha a área interna com um batom rosa ou laranja. Este truque também vale para quem tem boca normal e quer deixar os lábios mais sensuais. Tom neutro e cores claras com brilho combinam com qualquer rosto.

Para aumentar lábios finos – Ultrapassar a linha natural com lápis escuro e preencher a parte interna com batom claro. Finalizar com gloss para dar efeito de carnudo.

Para equilibrar lábios desiguais – Com lápis você aumenta o contorno natural do inferior ou superior que parecer mais fino. Passar batom claro e sem brilho.

Para levantar lábios caídos – Aplique corretivo nos cantos para apagar o formato. Faça um novo contorno arredondando os cantos externos e passe batom neutro.

Disfarçar rugas – Passar base ou corretivo no contorno natural e depois pintar os lábios com batom neutro, cor da boca e sem brilho para não realçar as rugas.

Para as jovens e descoladas há uma variedade de cores. Cada uma escolha o batom que mais combina com a sua personalidade. 

 

Gastronomia exótica

Exótica significa estravagante. Deixar de lado o simples como o feijão com arroz e salada verde para se alimentar com pratos de sabores desconhecidos com as mais variadas especiarias. E assim surge a gastronomia exótica que tem como objetivo fugir do trivial.

Quando falamos de gastronomia exótica a China é campeã. Usam desde larvas e cobras até carne de cachorro. E ai como tudo se copia surgiram várias opções como a gastronomia selvagem por causa da influência negra, influência Holandesa e Indiana. 

Na região amazônica por influência portuguesa e africana a culinária possui sabores únicos. Tucunaré, tambaqui e Jaraqui além das frutas como o tucumã, cupuaçu e o açaí. O interessante é que a criatividade dos chefs não tem limite. Eles combinam técnicas internacionais com os ingredientes brasileiros, dando um sabor inusitado aos pratos. Toda esta influência pode ser conferida aqui em Brasília pois a inspiração que a arte culinária permite desenvolver não tem limites. E o exótico chegou aos doces, sorvetes e picolés. Como a maioria adora novidades o mercado vai se mantendo.

Inovar na criação de pratos nem sempre agrada o paladar. O ideal é saber aproveitar o que cada região oferece. Quanto mais simples for o prato melhor. Sempre que nos oferecem algo novo é bom sabermos a procedência dos ingredientes, a pureza da água e os padrões de higiene. E também é importante sabermos se estamos consumindo gordura hidrogenada e aditivos químicos. Não podemos nos enganar pela beleza do produto é preciso cuidar da saúde porque tem gente que não está ai para o consumidor. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/10/2011

GASOL “adota” o Instituto Histórico e Geográfico do DF

A Gasol revitalizou o Instituto Histórico e Geográfico do DF, a Casa que guarda e preserva a memória da construção da Capital. Entregou elevador, fez uma rampa de acesso, trocou toda a parte elétrica, construiu saída de emergência, pintou todo o prédio, colocou bancos e mesas na parte externa e ainda reconstruiu toda a área verde.

O presidente do IHG-DF, coronel Affonso Heliodoro disse que é a primeira vez que uma empresa privada proporciona tantos benefícios. Os diretores da Rede Gasol garantiram com este gesto a acessibilidade para as pessoas idosas, cadeirantes e com dificuldade de locomoção. O IHG-DF foi construído em 1964 e naquela época ninguém se preocupou em facilitar o acesso. Na foto abaixo: O fundador da Gasol Elson Cascão com o Presidente do IHG-DF Heliodoro e o diretor da gasol Antonio Matias. 

 
  
 
 
 
  

Freelancer

Com a idade passamos a ter mais cuidado com as escolhas que fazemos para termos mais qualidade de vida e de trabalho. A satisfação vai além da remuneração. Em função disso muitas pessoas estão preferindo trabalhar como freelancer, a opção de receber por serviço realizado. E esta é uma tendência de quem quer liberdade, mandar no seu próprio tempo, ficar livre do trânsito todos os dias e  não receber ordens de ninguém. 

Mesmo com liberdade de tempo quem optar por esta atividade tem que ter  responsabilidade  e comprometimento com o prazo de entrega. Como o prazo é curto a disciplina é essencial. Quem não tiver habilidade profissional para o serviço não vai se dar bem. Quem encara esta rotina precisa gostar do que faz e ter certeza que isto vai lhe manter financeiramente e lhe dar satisfação profissional. As vezes é preferível ganhar menos do que ser infeliz.

Quem souber fazer seu próprio horário e administrar bem os recursos recebidos não vai ter problemas financeiros porque para o bom profissional trabalho não falta.  

 

Estacionar carro virou transtorno

O transito em todo o DF a cada dia fica mais tenso. E não tem horário determinado. Estacionar nas quadras comerciais do Plano Piloto é missão quase impossível assim como no SCS, SRTS, SBS, Setor de Autarquias, Conjunto Nacional e por ai vai. Para conseguir uma vaga é preciso exercício de paciência e boa vontade dos guardadores de carro. O interessante é que a gente paga e eles imediatamente somem e quando a gente vai embora surge um outro dizendo que vigiou o carro. “Cuidar” carro virou um comércio lucrativo pois se a gente não der pelo menos 5 reais eles riscam o carro. Tem gente que já tem uma tampa de garrafa na mão para esta finalidade.

Além de todos estes transtornos temos ainda que assistir, de camarote, atitude de alguns empresários que ao fazer evento em sua loja convocam a PM para fechar o transito e reservar muitas vagas em frente a loja com a desculpa que vão receber muitas autoridades. Acontece que autoridade tem motorista e as empresas de manobristas estão ai para fazerem este tipo de serviço, é só contratá-las. Isto aconteceu na comercial da 103 sul por ocasião da inauguração de um açougue. A TV Globo no DF Noticias 2ª Edição  criticou esta atitude e mostrou que os problemas começaram desde às 7 horas da manhã embora o evento estivesse marcado para às 19 horas. Também acho um absurdo dono de loja não é dono da rua e a PM é muito importante para exercer o papel de “garantir o estacionamento dos carros dos convidados “. Até porque não está à serviço dos donos do evento. 

Temperos terapêuticos

A nossa culinária é uma das mais temperadas. E o melhor é que estes temperos que usamos podem prevenir doenças e ativar a circulação e digestão. São ricos em vitaminas e minerais antioxidantes e causam bem-estar. Mas eles também são muito utilizados em forma de chás. Eu já comprovei os efeitos medicinais por isso relaciono os meus preferidos.

Alecrim – realça o sabor de aves e carne de carneiro. É um bom ajudante no controle da pressão alta. Seu chá alivia dores de cabeça. Seu óleo é eficaz para dores musculares.

Canela – Tempera bem o arroz-doce e a canjica e também bananas e maçãs assadas. Alivia inchaços e gases.

Erva-Doce  - É muito usada em pães. Seu chá tem efeito calmante, diurético e digestivo. É ótimo para amenizar as cólicas de bebês inclusive para quem está amamentado pode estimular a produção de leite.

Gengibre - Ajuda a acelerar o metabolismo e com isso queima as gorduras, combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Mastigar gengibre melhora o enjôo e alivia a irritação da garganta.

Hortelã - Uso as folhas na água do chimarrão. Muito usada na culinária árabe pois suas folhas realçam o sabor dos peixes, carneiro e carne moída. Seu chá auxilia na digestão, acalma os brônquios e a gripe e suas folhas quando mascadas aliviam e refrescam o hálito.

Louro - Bom para sopas, cozidos e feijões. Alivia os gases digestivos.

Manjericão - É digestivo, diurético, fortificante e antigripal.

Pimenta Vermelha - Rica em capsaicina substância responsável pela redução das células de gordura e da fome de acordo com pesquisadores norte-americanos da Universidade Purdue. Ideal para condimentar pratos quentes. Ativa a circulação, melhora o humor e dá sensação de bem-estar.

Salsa - Pode ser usada em saladas, cremes e sopas. É uma boa fonte de vitamina C. Possui substâncias anticancerígenas e diuréticas. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/10/2011

SIGMA também em Águas Claras

Com o objetivo de proporcionar mais tranquilidade e conforto aos pais o Centro Educacional Sigma leva toda sua categoria educacional até a cidade de Água Claras. 

A nova unidade Sigma fica na Rua 14 Sul, lote 6, Edifício Exclusive Business. Vai oferecer em 2012 do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

A direção pedagógica está a cargo do professor Ronaldo Mendes e Danilo Lacerda como diretor administrativo e financeiro do Sigma Águas Claras.

As matrículas já estão abertas. Mais informações Pelos telefones 3027-6060 e 4102-9890.

 

Dê 3 dias para o Fígado

O Fígado é o maior órgão interno do corpo humano e está localizado no lado direito do abdômen. Desempenha funções essenciais à vida e é necessário para o funcionamento do organismo porque produz a maioria das substâncias essenciais para os outros órgãos vitais. Processa e sintetiza substâncias para que outras áreas do organismo desempenhem bem suas funções. Converte a comida em energia, remove drogas e toxinas do sangue, produz componentes que auxiliam a coagulação do sangue e auxilia na digestão, dentre tantas outras atividades.

Por ser um órgão vital e mesmo tendo capacidade de regeneração, precisa de cuidados porque uma deficiência do fígado pode colocar em risco a saúde e até a vida da gente. Dentre seus agressores está o álcool. Quem bebe muito diariamente está colocando em risco o seu funcionamento. Quando a bebida é ingerida em excesso a capacidade do fígado em degradar o etanol fica comprometida. Ele produz menos enzimas responsáveis por fazer o álcool sair do corpo. Três dias sem beber é o tempo ideal para desintoxicar o organismo. Sem esse tempo as substâncias tóxicas se acumulam inflamando o órgão. 

Infelizmente o consumo de álcool é uma prática comum nos dias de hoje. Beber diariamente, além de gerar dependência etílica mais rápida, a ressaca do dia seguinte é mais nociva para as mulheres. Além da dor de cabeça, sensação de boca seca e náuseas o álcool estimula a produção elevada de hormônios. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia os homens podem beber entre 2 a 3 doses de cerveja por dia já as mulheres só uma dose de cerveja. Segundo dados do Ministério da Saúde 10% das mulheres de meia idade estão bebendo mais de 4 doses por dia e isto pode elevar o risco de incidência de várias doenças. 

Segundo o gastroenterologista Dr. Luiz Fernando Córdova, para manter o fígado saudável é recomendável ter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente, controlar o peso, evitar excesso de gordura e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Beber apenas pequenas doses e em ocasiões especiais. Quem tiver um organismo equilibrado diminui as chances da doença aparecer. A manutenção da saúde é responsabilidade de cada um de nós. 

 

O Cartão Postal de Rio Negro

A maior ponte estaiada do Brasil e a segunda maior do mundo foi inaugurada pela presidenta Dilma e pelo ex-presidente Lula. A ponte tem 3,5 km de extensão, levou 3 anos para ser construída e custou R$ 1.099 bilhão. Mais do que o dobro do previsto. Tem 400 metros de trecho suspenso por cabos. A obra liga Manaus a Iranduba e era a mais aguardada dos últimos tempos, pois os moradores levavam 2 horas para fazer o percurso de barco. O novo cartão postal já está funcionando a todo vapor e tem área reservada para pedestres nas partes laterais.

A presidenta Dilma Rousseff aproveitou a ocasião para anunciar a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos. E, ao lado do seu amigo e antecessor Lula anunciou grandes melhorias para as comunidades ribeirinhas.

 

Crédito das fotos: Chico Batata (foto da esquerda) e Roberto Stuckert Filho (foto da direita).

 

Saúde Materno-Infantil

Durante a gravidez muitas mudanças acontecem no corpo da mulher e isto exige cuidados especiais nos nove meses de preparo para o nascimento do filho. O Ministério da Saúde oferece um atendimento humanizado com consultas, vacinas e outros benefícios do pré-natal ao nascimento.O SUS recomenda que o inicio do pré-natal seja antes da 12ª semana de gestação porque exames podem evitar problemas de saúde para mães e bebês.

Estudos mostram que a desnutrição assim como a obesidade constituem fatores de risco tanto para a mulher quanto para o bebê. A alimentação saudável adequada às necessidades nutricionais é essencial para a qualidade da gravidez.

Segundo o Ministério da Saúde o peso ideal nesta fase leva em conta o índice da massa corporal (IMC) corrigido para a idade gestacional. E isto é feito pelo nutricionista que vai identificar o peso correto e a alimentação que vai garantir a saúde para a mãe e o filho.

Pesquisas mostram que o baixo peso materno implica em baixo peso do bebê ao nascer, assim como mãe com peso acima do normal pode causar retardo de crescimento uterino e muitos problemas para o feto e para o parto. Quem está na doce espera precisa ter assistência pré-natal adequada. Isto representa menos mortalidade infantil e tranquilidade para a gestante.

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 233 de 240
RocketTheme Joomla Templates