Coluna da Bernadete Alves - dia 02/04/2012

Sigma é 1º lugar no PAS da UnB 

Estive na Universidade de Brasília e vi o Pedro Henrique, que estudou no Sigma, bem entrosado na sua turma de Direito. Segundo alguns professores, é um dos mais interessados em aprender coisas novas. Ele também continua sendo cumprimentado por ter sido o número 1 no PAS 2012. A única coisa que não perdeu ainda é a sua timidez.

O Centro Educacional Sigma é a escola que mais aprova no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília. Este ano, 276 alunos entraram na UnB e, destes, Pedro Henrique Luz de Araújo (foto) tirou o primeiro lugar geral. Aos 18, anos Pedro Henrique superou 12 mil estudantes. “Não esperava ser o primeiro colocado, mas acreditava que iria passar porque sempre fui bem na escola”, disse o vitorioso aluno do Sigma, que foi aprovado para o curso de Direito. Uma vitória não só para o Pedro como para os professores e diretores.

Para o coordenador da Secretaria de Vestibulares do Sigma, professor José França, Pedro sempre foi um aluno brilhante em todas as disciplinas. “É um dos estudantes para quem eu tive o prazer de dar aula de matemática”.

Este resultado não surpreende. É a prova da seriedade do Sigma,do trabalho dos professores e da dedicação de todos os alunos. O Sigma nas suas cinco Unidades fornece uma educação de qualidade, incentiva a leitura, dinamiza o raciocínio, usa ferramentas tecnológicas para despertar nos alunos a coragem para enfrentar os desafios. Motivados e seguros chegam à vitória.

 

Gastão Ramos vai comandar o SLU

O vice-diretor de Assuntos Ambientais da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Gastão Ramos (foto), é o novo Diretor do Serviço de Limpeza Urbana. Ele assume o lugar de João Monteiro Neto que pediu para deixar o cargo por motivos pessoais.

Gastão entende e preserva a natureza há bastante tempo, inclusive foi um dos fundadores do Partido Verde no DF antes de se filiar ao PSB e concorrer a deputado federal. Dirigir o SLU será mais uma missão no governo Agnelo pois de janeiro à novembro de 2011 foi secretário de Ciência e Tecnologia onde fez um trabalho exemplar. Foi um dos idealizadores do Parque Tecnológico Capital Digital e do programa de internet gratuita que funciona no Parque da Cidade, Rodoviária e ao redor do Estádio Nacional de Brasília. A sua competência em ciência e tecnologia, área estratégica para o futuro de Brasília, o tornou um assessor mais que especial da Governadoria.

Gastão Ramos sempre acreditou num novo caminho para o Distrito Federal. Desde 2011 este engenheiro civil está colaborando com a construção de uma gestão voltada para atender os anseios e necessidades do povo desta especial cidade. 

 

Brasil é destaque na Catalunha pelas políticas sociais de Lula

O ex-presidente Lula é o grande vencedor do XXIV Prêmio Internacional de Catalunia. Este prêmio é concedido a pessoas que contribuem para a promoção dos valores humanos em todo o mundo. Lula se tornou um líder com respeitabilidade internacional devido a sua luta contra a pobreza, colocando o Brasil na vanguarda da globalização. Inclusive a revista americana Time o considerou como um dos líderes mais influentes do mundo em 2010. 

Lula disse que o prêmio reforça a amizade entre o Brasil e a Catalunha e que é uma honra para todos os brasileiros e brasileiras. Essa distinção reforça a sua convicção em lutar por uma sociedade mais justa. 

O presidente de Catalunia, Artur Mas, disse que este é o reconhecimento do caráter pessoal de Lula na luta contra a pobreza e a desigualdade. O prêmio será entregue em junho em Barcelona. Vamos torcer para que o presidente possa pessoalmente receber tão merecida distinção uma vez que, devido às eleições municipais, Lula vai estar empenhado em ajudar os candidatos do PT.

Catalunha é uma comunidade autônoma da Espanha, que tem como capital a cidade de Barcelona, famosa internacionalmente com os Jogos Olímpicos de 1992. É o primeiro destino turístico da Espanha. É a comunidade que tem a maior participação no PIB industrial do território espanhol. Catalunha é destaque com Salvador Dalí, Joan Miró e Antoni Tapies e pelo Pablo Picasso que viveu sua juventude lá e que atraí turistas com o Museu Pablo Picasso.

 

A elegância do comportamento

A elegância vai muito além do uso correto de talheres. Está presente desde a primeira hora do dia até a hora de ir dormir.

É característica de quem elogia mais do que critica; escuta mais do que fala e quando fala passa longe das fofocas e das maldades; de quem fica em silêncio quando é ofendida e sua atitude gentil fala mais que mil imagens. A elegância vem sempre acompanhada da discrição.

Duas pessoas que têm comportamento exemplar e que fazem aniversário no primeiro dia do mês de Brasília são Lilian Gurgulino (E) e Zilá da Costa Raymundo (D).

Ambas têm graça na maneira de ser e bom gosto ao receber. São eficazes, inteligentes, dinâmicas e sempre de bem com a vida.

Que Deus continue a iluminar a linda existência de cada uma. Parabéns e felicidade sempre!


Águas Lindas é campeã em violência contra as mulheres

A violência é a forma adotada pelos covardes para mostrar a virilidade, a força e o comando. Tem homem que acha que é superior a mulher e por isso impõe sua vontade na base da agressão. O ciúmes, álcool e drogas ilegais são fatores que desencadeiam a violência no lar fazendo vítimas de todas as idades.

Mais da metade das mulheres agredidas pelos maridos ou namorados sofrem caladas e não buscam ajuda por medo e vergonha. E só procuram a policia depois de ter sido espancadas inúmeras vezes ou ameaçadas por arma de fogo.

A região do entorno se tornado uma das mais violentas do país. E a cidade de Águas Lindas de Goiás que fica há 50 quilômetros do centro do poder é onde as mulheres são desrespeitadas em todos os sentidos.

Esta triste constatação foi dita hoje pela coordenadora do Centro de Apoio à vítima de Águas Lindas, Rosa Maria dos Santos, durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. Ela informou que a Delegacia de Atendimento à Mulher registra mais de dois casos de violência por dia chegando a 80 por mês. E no período de um ano as estatísticas chegam a 960 casos.

Quem vive em situação de violência doméstica adoece física e emocionalmente . A violência contra a mulher é um caso de saúde pública.   

 

Atribuições de Swedenberger

Hoje faz duas semanas que o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, está na equipe do Governo do DF. Depois de ficar por 9 anos e 3 meses servindo a Presidência da República, tem a missão de garantir a execução das prioridades do governo Agnelo e de zelar pela saúde fiscal do GDF. 

Na reunião com os integrantes do GDF, Swedenberger disse: “somos soldados de um comandante maior, que é o governador Agnelo Queiroz. A experiência que adquiri no governo Lula e no governo Dilma me dá a confiança e a motivação para cumprir com ética, seriedade e transparência essa missão. A missão mais eficiente de se trabalhar é num ambiente de harmonia. Para a administração pública ter êxito é preciso unidade interna na equipe, compromissos bem definidos, autoridade governamental reconhecida, e um modelo de gestão eficaz e de qualidade”.

O secretário Swedenberger mostra que vai atuar de maneira equilibrada para garantir uma eficiente governabilidade, tudo de forma imediata e permanente como o governador quer. Ele está fazendo o levantamento dos problemas e estabelecendo métodos, prazos e critérios para melhorar a qualidade de vida de todos os moradores do DF. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 31/03/2012

Brasília na TV domingo às 13 horas

 

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 13 horas na TV Brasília/Rede TV e acompanhar a abertura da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society numa solenidade prestigiadíssima.

O maior campeonato de futebol da construção civil do Centro-Oeste, acontece até o dia 02 de junho no Arena Futebol Clube, todos os sábados, onde 33 equipes disputam troféus e medalhas. O pontapé inicial foi dado pelo governador Agnelo e pelo presidente do Sinduscon Julio Cesar Peres.

A copa representa a união do capital com o trabalho numa disputa saudável. O que se viu foi o congraçamento e amizade entre empresas e seus funcionários ao som de Fyama Dourado.

 

Brasil e Índia criam corredor de desenvolvimento

 

A presidenta Dilma, que retorna hoje para o Brasil, vem otimista com o fortalecimento das relações entre as duas nações, que, aliás, começaram no período da colonização portuguesa no Brasil. Ela disse após encontro com o primeiro-ministro Manmohan Singh que brasileiros e indianos têm várias afinidades e desafios comuns. Os dois países lutam para combater a pobreza e garantir a inclusão social dos desfavorecidos. “As cores da Índia contagiam o imaginário do Brasil”, afirmação que agradou os indianos.

Para ampliar as relações comerciais e econômicas, os dois países selam parcerias na saúde, educação, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, programas sociais e ambientais. “Temos muito que dialogar nas áreas de políticas sociais e científicas”, disse a presidenta. Ela considera a Índia um parceiro indispensável e essencial para o futuro. “Os países emergentes são os grandes responsáveis pelo crescimento da economia mundial”, concluiu Dilma. O comércio entre os dois países deve chegar em US$ 15 bilhões até 2015.

A presidenta depositou flores no Memorial onde estão as cinzas do pacifista Mahatma Gandhi.

 

As três direções do cérebro

Cientistas da Universidade de Harvard descobriram que o cérebro tem estruturas bem simples e definidas e não confusa como um prato de espaguete como alguns imaginavam. Graças á tecnologia avançada foi possível identificar o padrão de conexões neurais mostrando três direções difusas. “As conexões cerebrais se parecem mais com aqueles cabos com vários fios colados, usados em informática. Essa estrutura na matéria branca, um dos tecidos constituintes do cérebro, é contínua e existente em todas as escalas e em todos os primatas, inclusive os humanos”, disse o cientista Van Wedeen.

O cérebro é mais simples do que se pensava. As conexões entre os neurônios são bem ordenadas e seguem três direções difusas.

Já que estamos falando em neurônios, a revista Nature publicou estudo que diz que aprender cria novas conexões entre os neurônios. Isso é muito importante pois a neurociência tem o desafio de entender, o que ocorre com o cérebro após um acidente cerebral. Com isso os cientistas vão poder acelerar o processo de recuperação.


UnB proíbe trote sujo

O Conselho Universitário da UnB deu um basta aos trotes violentos, degradantes e que humilham até a instituição, praticados por alguns veteranos a calouros. De acordo com as novas Normas de Convivência Universitária, trote sujo significa ação de tortura, tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante, constrangimento ou discriminação.

O texto, aprovado ontem por 42 membros do Consumi, diz que quem desobedecer a norma poderá sofrer advertência ou expulsão. Os membros também decidiram que as atividades que não estejam incluídas na programação devem solicitar autorização para festas e eventos. É proibido vender bebidas alcoólicas no campus e o seu consumo depende de autorização.

Falta agora o Conselho determinar quem vai fiscalizar e punir os praticantes de trotes. Uma Universidade da respeitabilidade da UnB tem que mostrar que não são uns poucos que vão denegrir a imagem construída ao longo de 50 anos por valorosos dirigentes e professores.

 

A pobreza é a principal causa da fome

Esta constatação é da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi. Ela disse que o combate à fome no mundo está associado à adoção de políticas de estímulo à segurança alimentar e nutricional, ao incentivo à agricultura familiar e as condições de acesso aos alimentos. Assim como geração de emprego e renda dentro de um contexto sustentável.

Maya disse isso durante a 32ª Conferência Regional da FAO, em Buenos Aires, onde especialistas da América Latina e do Caribe assumiram o compromisso de priorizar ações voltadas para erradicar a pobreza. A Secretária mostrou o que o Brasil está fazendo e disse que o país repassará US$ 20 milhões para o combate à fome no mundo. Maya é doutora em economia aplicada pela Unicamp e tem trabalhos publicados nas áreas de política de segurança alimentar no Brasil, Programa Fome Zero e a evolução da pobreza no Brasil.

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, o brasileiro José Graziano da Silva, disse que o combate à pobreza são desafios globais.

 

Inclusão Digital e Educação Fiscal

  

A informática é essencial no mundo de hoje, tanto para o trabalho quanto para o aprendizado. O computador se tornou indispensável para a qualificação profissional e para atuar neste mundo globalizado. Com base nisso, surgiu o projeto de Inclusão Digital e Educação Fiscal, com o qual a Receita Federal vai doar os computadores apreendidos pela aduana para 22 municípios que formam a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e do Entorno.

Ontem foi assinado Termo de Parceria entre a Secretaria do Entorno e a Receita Federal para beneficiar as escolas que não tem programa de inclusão digital. O governador Agnelo, o vice, Filippelli e o Superintendente Regional da Receita Federal, José Oleskovicz, entregaram simbolicamente os kits para as escolas de Valparaiso de Goiás, Águas Lindas de Goiás e Planaltina de Goiás. O kit tem notebooks e material pedagógico para montar as salas de informática em cada uma das cidades.

É a democratização da informação e a universalização da tecnologia para o crescimento pessoal, profissional e social.

 

15 anos de conquista do povo

Amanhã, domingo, o Departamento de Trânsito e o Departamento de Estradas e Rodagens vão promover no estacionamento do parque Ana Lidia, no Parque da Cidade, das 8 às 12 horas, uma série de atividades para conscientizar os motoristas da importância do respeito à vida. E não é só os motoristas os pedestres vão ter a oportunidade de conhecer como se faz uma travessia segura. Tudo para comemorar os 15 anos de respeito à faixa de pedestres no Distrito Federal.

As crianças vão receber material educativo, brincar na cama elástica, comer bolo e pipoca. Os adultos vão assistir apresentações teatrais e se divertir com os jogos educativos como: Girotran, Jogotran e Minicidade.

As comemorações seguem durante todo o mês de abril, quando o Detran vai estar nas administrações regionais. Nos locais onde o índice de acidente na faixa é maior haverá blitz educativa.

Apesar dos motoristas estarem conscientes do dever de dar passagem à vida, acidentes ainda ocorrem por distração ou imprudência. Vamos continuar atentos e dando sempre passagem à vida, um gesto de orgulho à nossa cidadania.

Os motoristas do DF vem há 15 anos dando exemplo de civilidade ao resto do país.

 

Sinduscon distribui ovos para crianças

Como faz há 10 anos, durante a realização da Copa Sinduscon de Futebol Society, a diretoria do sindicato distribui centenas de ovos de páscoa para os filhos dos jogadores e de funcionários.

Hoje, no Arena Futebol Clube, às 10 horas, depois da realização das partidas, as crianças são as estrelas da copa. Além dos ovos, vão participar de inúmeras brincadeiras. Esta é uma atitude de amor ao próximo e de respeito àqueles que representam o futuro da nação. Lutando por um mundo melhor e vivenciando a solidariedade, o Sinduscon está ajudando mais gente a ser gente e dizendo sim ao amor e a vida. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 29/03/2012

Efetividade na gestão

O governador Agnelo Queiroz quer que todos os órgãos trabalhem integrados para a boa prestação dos serviços públicos e a imediata e contínua recuperação da qualidade de vida da população. E isto deve começar imediatamente com a ampliação dos serviços básicos , com a revitalização dos espaços públicos, com o controle da coleta de resíduos sólidos e com a operação tapa-buracos.

Para isso foi criado o Comitê Técnico Permanente para Monitoramento de todas as ações. O comitê é formado pelo Governador, chefe da Casa Civil, secretário de Planejamento e secretário de Fazenda. Eles vão garantir a efetivação das ações. 

Amanhã, sexta, o governador Agnelo e os integrantes do comitê Swedenberger Barbosa, Luiz Paulo Barreto e Marcelo Piancastelli vão se reunir com os administradores regionais para estabelecer o cronograma das atividades. O trabalho será integrado para atender as necessidades básicas da população. Para reforçar as ações de governo junto às comunidades a secretaria de Obras, Ceb, Caesb, Novacap, Terracap e Detran estão prontos para ajudar no trabalho de recuperação das cidades para que a população tenha suas demandas atendidas.

 

Liberação de bebidas alcoólicas na Copa é responsabilidade dos estados

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto da Lei Geral da Copa. Um dos pontos mais polêmicos do texto, a questão da venda d bebidas alcoólicas nos estádios ficou sob a responsabilidade de cada um dos Estados-sedes do Mundial de 2014. A matéria agora segue para a apreciação do Senado. Se aprovada vai par a sanção da presidenta Dilma, se alterada volta para a Câmara para nova votação antes de ir para a sanção presidencial.

Esta aprovação suspende dispositivo do Estatuto do Torcedor. “Fica liberada a bebida onde não tem proibição e fica a Fifa autorizada a negociar nos estados onde a lei proíbe a bebida. Segundo o relator, deputado Vicente Cândido do PT/SP “o texto aprovado não é a vontade “absoluta” de ninguém, nem da Fifa, nem do governo e nem do Congresso. Foi uma mediação”. O relator ainda informou que tudo isso é para cumprir acordo internacional firmado pelo então presidente Lula quando o Brasil conquistou o direito de sediar o Mundial.

A Copa do Mundo é da FIFA, o Brasil apenas vai sediar o evento. Como a Fifa tem entre seus patrocinadores, uma cervejaria, tem total interesse na venda das bebidas. Inúmeras entidades e políticos já manifestaram que são contra esta liberação. E nós mães também somos contra esta liberação, pois esporte é saúde e é bom incentivar os jovens para ir a um estádio assistir uma competição e não para tomar bebida alcoólica. Imagina só a bagunça e a briga dos torcedores “encorajados” pelas inúmeras cervejas que vão consumir durante os 90 minutos de jogo? 

 

PCO lança Minha Palavra em Brasília

Foi um sucesso o lançamento do livro “Minha Palavra” do repórter e colunista social de Minas, Paulo Cesar Oliveira, ontem no Carpe Diem. O espaço ficou pequeno para abrigar tantas personalidades do meio político e empresarial. Antes de Brasília PCO autografou o livro no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

   

Na esquerda: Rosália e Lourenço Peixoto. Na direita: Robson Andrade, presidente do CNI, com o deputado Marcos Montes.

  

Na esquerda: João Braz, prefeito de Muriaé, deputado Renzo Braz e Sinval Ferreira. Na direita: PCO com Ivan Trilha, ministro da Previdência Garibaldi Alves e Gustavo César de Oliveira, filho do autor. 

Minha Palavra conta sua trajetória pessoal e profissional, tem relatos interessantes de amigos e colegas de redação dos veículos onde PCO atuou e atua e ainda seus segredos e opiniões sobre os mais diferentes assuntos. Todos com muita ética e profissionalismo.

Conheço Paulo Cesar há tempo e sei o quanto seu trabalho na imprensa é importante para esclarecer o povo a respeito dos temas de maior interesse para o progresso da cidade e sua gente. Escreve desde os 16 anos e sua dedicação com o trabalho fez com que aos 40 anos de carreira lançasse com êxito a Revista Viver Brasil ao lado dos filhos Paulo e Gustavo. Um empreendedor mineiro de categoria e que ainda muitas histórias para contar. 

 

Nhoque da fortuna

Preparado à base de batata, farinha de trigo, ovos e margarina o nhoque é um prato conhecido no mundo pelo fato de dar sorte se for comido no dia 29 com uma moeda do país embaixo do prato. Mas não é no dia 29 que ele é bem vindo. É uma delicia que aprecio sempre.

O nhoque foi uma das primeiras massas caseiras italianas que caiu no gosto popular e é apreciada em diversos países. A massa básica permite uma série de variações como mandioca, abóbora, cenoura e ricota. E pode ser saboreado com diversos molhos de filé, frango, calabresa, ao sugo ou branco. Com queijo ou sem é uma delícia.

Lendas populares contam que tudo começou na Itália quando um casal de velhinhos dividiu a refeição, um nhoque, com um mendigo. Este agradeceu e desejou-lhes fortuna. Depois desse dia nunca mais faltou dinheiro para o casal solidário. As crenças são muitas. Como a fé remove montanhas não custa seguir a tradição até porque a comida é deliciosa. 

 

Chega de auto-sabotagem

Por acomodação ou insegurança muitas pessoas preferem trabalhar a vida toda para os outros do que desenvolver o seu talento. O medo de ficar desempregado e a falta de atitude inibe as oportunidades. Com salário fixo limitado não podem aproveitar as oportunidades de investimento e de subir na carreira.

Todos nós precisamos apostar na nossa capacidade produtiva, encarar as dificuldades de frente e de cabeça erguida para chegar onde desejamos. Para qualquer atividade dar certo é preciso estar interessado nela. Quem trabalha no que gosta atrai o sucesso, porque se dedica e tem motivação. Conhecimento e experiência abrem portas.

 A gente não pode ter medo do novo por isso vamos sair da acomodação e levar em frente os projetos com equilíbrio e pés no chão aproveitando o nosso talento e abraçando as oportunidades que a vida nos oferece. E nunca esquecer que uma idéia só tem valor quando colocada em prática.

 

Informações on-line sobre crimes

O GDF vai levar a operação Marco Zero, de enfrentamento ao crack e outras drogas para as 31 regiões administrativas. Isto ficou decidido no termo de compromisso assinado pelos representantes de secretarias de Estado, órgãos e empresas do Governo do DF.

A ação começou em setembro de 2011 no Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga e teve bons resultados. Foram mapeados 250 áreas identificadas pelos órgãos de segurança que possuem relação com o crime e destas 64 são cenas de uso de drogas. Destas, 5 foram desativadas, revitalizadas e devolvidas para a população. A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na prisão de 130 pessoas, apreensão de drogas como crack, cocaína, merla e maconha e de 13 armas. 

As forças policiais já identificaram os principais pontos de uso e venda de drogas de todas as 31 regiões administrativas e agora começa a repressão e a prisão dos traficantes. Todas as cenas de uso de drogas serão desativadas, iluminadas, revitalizadas e entregues para que a população possa usufruir de ambientes de lazer e cultura.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, vai passar para todos os órgãos do GDF informações on-line sobre os crimes. Para o secretário o tráfico de drogas está ligado diretamente à violência. O Poder Público deve combatê-lo com o uso de sistemas de inteligência. “Vamos usar a tecnologia para que todas as áreas do Governo tenham informações sobre o número de crimes e os locais dessas ocorrências”, falou o secretário.

 

A sustentação da pele

Com o passar do tempo o corpo começa a perder o viço e o vigor. E com isso as imperfeições ficam mais visíveis na maturidade e isso acontece porque 30% da proteína do nosso corpo é colágeno e sua principal função é formar as fibras que dão sustentação à pele. Ele é produzido naturalmente pelo nosso corpo mas estudos comprovam que a partir dos 30 anos o corpo sofre perda anual de 1%. Dos 50 em diante a queda aumenta drasticamente.

Em função disso os nutricionistas, dermatologistas e ortomoleculares consideram essencial repor depois dos 50 anos e essa é também a opinião de pesquisadores da Unicamp. As mulheres sofrem mais porque por volta dos 45-50 anos ocorre deficiência de estrogênio e isso faz diminuir as células responsáveis pela produção do colágeno que junto com a elastina compõe a trama de sustentação da pele. Ai até os pequenos cortes levarão mais tempo para cicatrizar e as manchas proliferam com rapidez.

Com a queda do colágeno ocorre a redução da elasticidade e da hidratação da pele, isso resulta em rugas, flacidez e estrias. As unhas e cabelo ficam quebradiços e sem brilho. Sem falar que os tendões, ossos e cartilagens ficam frágeis. Supõe-se que essa seja uma das causas do envelhecimento porque com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações perdem a elasticidade e força e a pele fica sem vida.

As principais fontes de colágeno são: carne vermelha, frango e peixe mas para que ele seja aproveitado pelo nosso organismo é importante consumir fontes de vitamina C como laranja, kiwi, goiaba, acerola e vitamina E, selênio e zinco encontrados na castanha-do-pará, amêndoa e avelã. A gelatina em pó tem só 10% de proteína. A em cápsula é colágeno puro mas menos eficiente que o em pó. O ideal é fazer reposição com colágeno hidrolisado em pó. Isso mantém o corpo firme na 3ª idade. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/03/2012

Interlúdios de Brasília

    

Um programa imperdível para o final de semana é conferir a exposição “Interlúdios de Brasília”, do consagrado gaúcho de Alegrete Joaquim da Fonseca na Câmara dos Deputados. A mostra poderá ser conferida de 31 de março até 26 de abril aos sábados, domingos e feriados. A iniciativa é do Gabinete de Arte da Presidência da Câmara dos Deputados. Esta exposição é uma forma que a Câmara encontrou de incentivar a produção de artistas locais e também possibilitar que um número cada vez maior de pessoas apreciem a arte.

Joaquim da Fonseca é um dos maiores desenhistas e aquarelistas em atividade no Brasil. Ele nasceu em 1935 e desde jovem seu talento começou a ser admirado como desenhista e pintor. Teve trabalhos brilhantes como ilustrador, diagramador e chefe de redação da extinta Revista do Globo. Além de artista plástico foi um brilhante professor de

Comunicação Visual e Gráfica na UFRGS. Desde a década de 50 participa de mostras. Ilustrou várias capas de livros, publicou vários livros e ultimamente se dedicou a pintar as paisagens urbanas e rurais do Rio Grande do Sul .

Com talento admirável e muita respeitabilidade, este cidadão do mundo resolveu em 2009 fixar residência aqui em Brasília e nos brinda com os Interlúdios de Brasília.

 

Candidato à presidência do Banco Mundial quer apoio de Dilma

O apoio do governo brasileiro é tão importante que o candidato do governo dos Estados Unidos à presidência do Banco Mundial, Jim Yong Kim, vem ao Brasil, agora em abril, para ouvir as propostas para promover o crescimento, combater a pobreza e criar empregos em nações de desenvolvimento.

Jim quer ouvir de Dilma as demandas e sugestões das prioridades para o Banco Mundial nos próximos anos. Inclusive em Nova Delhi, a presidenta Dilma defendeu reformas no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional – FMI. Ela quer que os países emergentes tenham mais espaço nessas instituições.

O candidato à presidência do Banco Mundial é formado em medicina e antropologia. Ele fundou o Partners In Health que promove assistência à saúde em comunidades pobres do mundo. É de Jim Kim a iniciativa 3 by 5 com o objetivo de tratar 3 milhões de pacientes portadores do vírus em países pobres nos cinco continentes.

 

Está garantido o atendimento imediato no Hospital do Guará

 

Moradores do Guará, Lúcio Costa, Setor de Oficinas Sul, Setor de Indústria e Abastecimento, SCIA, Águas Claras, Núcleo Bandeirante e Cidade Estrutural vão usufruir, a partir de agora, de atendimento de urgência e emergência no Centro de Emergência, inaugurado ontem pelo governador Agnelo, pela primeira-dama Dra. Ilza e pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa, no Hospital do Guará.

O centro vai funcionar em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e vai atender os casos mais graves, que merecem atendimento imediato ou de no máximo 15 minutos. Dispõe de uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos. Uma equipe prepara para salvar muitas vidas.

O governador disse que este é mais um passo para o oferecimento de saúde de excelência para a população do DF. “Esta ala tem padrão espetacular, com classificação de risco e toda a estrutura. Estamos melhorando ainda mais esta unidade para atendermos cada vez melhor esta grande população. Entregamos para o hospital, além de inúmeras reformas estruturais um aparelho de raio-x de última geração”. O governador disse que até o final de semestre vai entregar três novas Unidades de Pronto Atendimento para o Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e São Sebastião.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, disse: “o que estamos fazendo aqui é dar qualidade ao atendimento, transformando-o em primeiro mundo. Começamos pelo Hospital de Base, agora aqui no Guará e o próximo será o Hospital de Taguatinga”, garantiu o secretário.

A saúde é o nosso maior bem e todos merecem usufruir de um sistema de saúde de excelência e gratuito.

 

Profissionais de primeira e amigos leais

Hoje é dia de abraçar o decorador e arquiteto Arnaldo Pinho e a securitária Maria Bernadeth Dantas. Pessoas que tive o prazer de conhecer por meio do meu trabalho na televisão e que fiquei encantada pelo profissionalismo e dedicação em tudo que fazem.

Conheci Arnaldo Pinho na Casa Cor, onde ele se destacou pela ousadia e profissionalismo ao lado da irmã, Daniela. Arnaldo tem obsessão pelos detalhes. Realiza cada projeto com dedicação, paixão e conhecimento. Herdou a sensibilidade artística do avô, Arialdo Pinho, respeitado por suas obras e esculturas. Arnaldo é fiel ao estilo contemporâneo, tudo que faz é com harmonia e equilíbrio.

Bete Dantas é exemplar em tudo que faz. Mas o que mais me encanta nela é a sua dedicação para com o outro. Tem sempre a palavra certa para cada situação e se doa sem exigir nada em troca. É aquela amiga que fortalece nas horas difíceis, estimula e incentiva o crescimento pessoal e profissional. Eu tenho o privilégio de privar da sua amizade.
Amizade é um sentimento que vale ouro. Amigos são irmãos que o universo nos premia.

 

Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Com o objetivo de incentivar ações de responsabilidade social, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção criou, em 2005, o Prêmio que, a cada edição, tem revelado o quanto as empresas da construção civil tem se preocupado em garantir a sustentabilidade do planeta.

Quem estiver desenvolvendo ações, projetos ou programas de responsabilidade social por pelo menos um ano pode concorrer ao Prêmio Cbic de responsabilidade social. Serão premiados 5 projetos. Dois na categoria “Empresa”, dois na categoria “Entidade” e um na categoria “Destaque Social”. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio no site www.cbic.org.br .

É o reconhecimento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção com aqueles que contribuem para um futuro com mais esperança

 

Casa do Cantador recebe “Sexta do Repente”

Na Casa do Cantador, em Ceilândia, é comum encontrar um nordestino afinando a viola e declamando versos de improviso. O repente é também conhecido como desafio. É uma tradição folclórica brasileira muito forte no Nordeste. Mescla poesia e música onde os artistas criam os versos de improviso. E normalmente é acompanhado pelo pandeiro, viola ou acordeon.

Tudo isso pode ser conferido hoje a partir das 20 horas com grandes astros da arte do repente como João Neto e Chico Ivo, o declamador Donsílio Luiz e os poetas pernambucanos Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano.
Conheci o repentismo no Rio Grande do Sul na década de 70 na forma de trova com Teixeirinha & Mary Terezinha, Gildo de Freitas, Jayme Caetano Braun e recentemente Paulo de Freitas Mendonça.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/03/2012

Rede Nacional de Atuação

Brasília sedia o I Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento e o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, no Centro de Convenções Brasil 21 até amanhã. O evento é promovido pela Frente Nacional de Prefeitos com o apoio do governo federal e do Sebrae.

O Presidente da República em exercício, Marco Maia, recebeu o prefeito João Coser, presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Viana e o presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Silvio Machado. Eles entregaram as novas propostas para as cidades fronteiriças e também a solicitação de apoio do PAC para as áreas de saúde e educação. Eles querem melhorar a qualidade de vida às 588 cidades da fronteira do nosso país que abrigam 10 milhões de habitantes em 11 estados brasileiros. O presidente Marco Maia é autor de projeto que permite a instalação de free shops nas fronteiras terrestres do nosso país.

Cerca de 400 agentes de Desenvolvimento estão na cidade para criar uma rede nacional de atuação. Eles são contratados pelas prefeituras pelas prefeituras para articular políticas públicas em benefício da economia local. O objetivo da rede é incentivar que mais agentes entrem em ação. Com isso os municípios ganham em dinamismo econômico, em geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população.

Neste ano de eleições municipais o Sebrae está empenhado em mostrar que os pequenos negócios são essenciais para o desenvolvimento da região. O presidente do Sebrae Nacional Luiz Barretto está empenhado neste objetivo. Apóia a criação da Rede Nacional de Atuação para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento regional.

 

Atividades intensas na Índia

Acompanhada dos ministros Antônio Patriota, Aloizio Mercadante, Marco Antônio Raupp, Fernando Pimentel, Helena Chagas e do governador do Sergipe, Marcelo Deda e mais 110 empresários, a presidenta Dilma chegou ontem à Delhi e recebeu todas as honras por ser uma das mulheres mais influentes do Planeta e hoje receberá o título de doutora honoris causa na Universidade de Nova Delhi.

A principal reunião da 4ª Cúpula do Brics é amanhã quando o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh apresentará a proposta de criação do banco do desenvolvimento do Brics. O objetivo do Brics é reforçar as relações comerciais internas e externas e principalmente incentivar e expandir as importações e as exportações. 

Os empresários brasileiros vão participar do Fórum Empresarial e com certeza encaminhar novas parcerias de negócios. O retorno da Presidenta e sua comitiva está previsto para o dia 31 deste mês.

 

Não caia na cilada das promoções

Controlar os gastos não é tarefa fácil. Com dedicação e perseverança a gente consegue adquirir hábitos econômicos saudáveis. Vamos poupar hoje para gastar quando necessário. A dica é economizar em tudo e isto diz respeito ao uso de água, luz, gás e combustível. Antes de comprar é preciso pesquisar assim como ao contratar um serviço fazer três orçamentos. É preciso saber o que é luxo e o que é necessidade e não comprar para mostrar que pode. 

Muitas operadoras de cartões de crédito costumam “ofertar” o produto pelo correio. Ao receber em casa o primeiro passo é não ativar depois quebrar para evitar a sua utilização fraudulenta por outra pessoa. Quanto mais cartões mais despesas com anuidade e maior a tentação para comprar. Os juros do cartão de crédito no Brasil é um dos mais altos do mundo.

O poder de acumular fortuna está reservado a quem sabe administrar o dinheiro.

 

Roberto Camasmie em Brasília

O consagrado artista plástico que já eternizou diversas personalidades em retratos feitos à mão e que transformou gravatas em arte assim como lenços de seda, abajures, leques em peças únicas e numeradas chega à Brasília com a exposição “Trajetórias”. O público vai poder através de sua obra conhecer toda a sua carreira que teve inicio em 1966 quando desenhava em preto e branco.

  

O artista abre sua exposição hoje às 17h30 no restaurante a Bela Sintra na 105 Sul. Celina Kaufman é a curadora da mostra que pode ser conferida pelo público até o dia 31 de maio. O nome do restaurante é um pouco familiar pois em São Paulo o Espaço Roberto Camasmie fica na rua Bela Cintra, 1992. Roberto já retratou, inclusive, a presidenta Dilma. 

 

Líderes mundiais querem o desarmamento nuclear

Representantes de 53 países aprovaram ontem em Seul, capital da Coréia do Sul, declaração que considera o terrorismo nuclear como uma das maiores ameaças à segurança internacional. O Brasil foi representado pelo vice-presidente, Michel Temer.

Também participaram deste importante debate representantes da Organização Internacional de Polícia Criminal, Agência Internacional de Energia Atômica, da União Européia e da Organização das Nações Unidas. A próxima reunião vai ser em 2014 na Holanda.

A maior ameaça para a segurança nacional é o terrorismo nuclear e resolver esta ameaça exige medidas firmes de combate em cada país e da cooperação internacional, alerta o documento. Os líderes querem o desarmamento e não a utilização pacífica da energia nuclear no mundo porque nem sempre é possível impedir que esses materiais sejam utilizados para fins criminosos.

O documento solicita que todos os países devem manter vigilância constante de estoques de urânio e plutônio usados como combustíveis de usinas e armas nucleares.

 

Hospital da Criança surpreende pelo pronto atendimento

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar dispõe de todas as especialidades médicas e atende mais de 63 mil pacientes de zero a dezoito anos e integralmente pelo SUS. Desde 23 de novembro de 2011 quando começou a funcionar foram realizados cerca de 35 mil exames laboratoriais, 15 mil consultas, centenas e centenas de internações e 860 transfusões. O atendimento ambulatorial é feito em um bloco de 7 mil m2 com capacidade para 200 leitos.

   

O segundo bloco ainda em construção é para internação, cirurgias, unidade de tratamento intensivo e diagnóstico especializado. A expectativa é que passe a atender 300 mil pessoas por ano. Quem precisar de consulta especializada é só ligar 3025-8350.

Dra. Ilda Peliz merece todo o nosso reconhecimento pela dedicação de anos à frente da Abrace. Essa vitória é dela e da dona Mariza Gomes da Silva que durante todo o tempo em que morou em Brasília fez de tudo para que o hospital tornasse realidade. Graças ao seu empenho e generosidade de seu coração milhares de crianças estão recebendo tratamento gratuito e humanizado.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/03/2012

Agnelo participa da abertura da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society

 

O maior campeonato da construção civil do Centro-Oeste, a Copa Sinduscon de Futebol Society, foi um sucesso. A solenidade de abertura foi no Arena Futebol Clube e teve a presença do governador Agnelo Queiroz e do ex-goleiro da seleção brasileira Paulo Victor e de outras importantes autoridades responsáveis pelo crescimento da cidade. O encerramento será dia 02 de junho.

 

Dá certo ser honesto na vida

Pai de verdade não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar. Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida. Não coloca modelos de conduta, mas aponta aquelas que não devem ser seguidas. Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que ele tenha tudo que merecer e desejar.

Falo isso porque o cirurgião Carlos Augusto Carpaneda agiu assim com seu filho Erick desde seus primeiros passos. Erick escolheu seguir a profissão do pai e fez medicina de forma brilhante.

Passou em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no Hospital Regional da Asa Norte e está fazendo mestrado para desenvolver pesquisas com células-tronco para o rejuvenescimento da pele. Dr. Erick quer mais: vai à Califórnia aprimorar seus conhecimentos de técnicas de cirurgia facial.

Acompanho o trabalho do Dr. Carpaneda e sei o quanto está orgulhoso de ter o filho na sua Clínica no Lago Sul. O entrosamento deles é tão grande que quando operam se comunicam pelo olhar. Para o Dr. Erick é mais que um aprendizado é a certeza de que ser honesto dá certo na vida.  

 

GDF lança a cartilha “ Violência Contra a Mulher: Denuncie!”

Com o objetivo de alertar as mulheres sobre a violência de todas as formas, o GDF, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM, da Polícia Civil, realiza amanhã e quinta o evento “Violência contra as mulheres: ações e reflexões”, no auditório Águas Claras, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 9 horas.
Durante a abertura, será lançada a Cartilha e a discussão sobre as diversas formas de repressão e prevenção sobre este crime, como atua a policia no combate à agressões e mostrará as ações bem-sucedidas no combate à violência doméstica e familiar.

Às 14 horas, terão início os painéis, nos quais policiais, peritos, médicos legais, promotores de justiça e juízes vão orientar as participantes sobre seus direitos. E na quinta, a partir das 9 horas, tem mais palestras, debates e reflexões com psicólogos, juízes e promotores. No encerramento do encontro a Companhia Teatral Pátria Amada apresenta a peça teatral Bye Bye Baby e Outras Mulheres, projeto da Subsecretaria de Programas Comunitários da SSP-DF.

 

Decisões do STF em 2011 viram livro

A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal, será palco para o lançamento da obra “Jurisdição Constitucional – Democracia e Direitos Fundamentais” de autoria do Ministro Luiz Fux, no Anexo II da Corte, às 18h30. O livro é uma síntese dos casos analisados pelo STF no ano passado, inclusive aqueles que marcaram a história das decisões dos ministros da Suprema Corte como: a aprovação da Ficha Limpa, o reconhecimento civil da união homoafetiva e a constitucionalidade da “Marcha da Maconha”. A obra, da Editora Fórum, é um manual para quem se dedica ao direito constitucional.

O Ministro Luiz Fux é filho de romenos que vieram ao Brasil e se fixaram no Rio de Janeiro, onde ele nasceu e fez a faculdade de direito. Deu aulas e trabalhou como advogado de uma petrolífera por dois anos até passar em concurso público. O primeiro foi para promotoria de justiça e depois à Juiz Eleitoral. Em 1997 torna-se Desembargador do TJ-RJ. Em 2001 o presidente FHC o indicou para Ministro do STJ e pelo trabalho brilhante a presidenta Dilma o escolheu para o Supremo.

O ministro Fux, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2008, é contra cargo vitalício. Ele defende a rotatividade por no máximo 10 anos para que haja mudanças de pensamento no meio jurídico.

 

Ceilândia festeja 41 anos

Ceilândia nasceu da Companhia de Erradicação de Invasões – CEI em março de 1971. Hoje é a maior região Administrativa do Distrito Federal com cerca de 610 mil habitantes e com isso é o maior colégio eleitoral. A cidade tem diversos bairros: Ceilândia Centro, Ceilândia Norte, Guariroba, P Sul, P Norte, Setor O, QNQ, QNR, Setores de Indústria, de Materiais de Construção e área área rural Incra. Tem também o Setor Privê e os Condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol.

Para brindar a comunidade, o GDF das 14 às 17 horas, na Praça do Cidadão, oferece atividades culturais, esportivas e de lazer. E na ocasião será lançado o Programa Atleta do Futuro, onde cerca de 900 estudantes entre 6 e 17 anos vão ter gratuitamente futebol, futsal, vôlei,judô, natação, atletismo e basquete. Este trabalho será feito pela administração em parceria com o Sesi.

Este programa é um incentivo à inclusão de prática esportiva. Faz com que a criança e o adolescente busque no esporte um futuro promissor. E como o Brasil está em evidência no esporte, devido à Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, o futuro precisa de novos atletas, por isso que este programa é importante. Em abril, as comemorações dos 41 anos vão de concurso de miss, ferrock, oficinas e competições esportivas.

 

A responsabilidade social do Correio Braziliense

Foi muito bonita a Noite Solidária em prol de 3 mil crianças e idosos do Distrito Federal no Unique Palace. A presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa, brindou os convidados com atrações nacionais e internacionais e com um serviço de primeira. Autoridades do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e a sociedade de Brasília disseram sim à solidariedade. 

1º Bloco:

2º Bloco: 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/03/2012

Começa nova fase do governo Agnelo

Para o governador Agnelo, é preciso coragem para fazer os grandes enfrentamentos pelo interesse da sociedade. “A política tem que ser feita para a sociedade e não para grupos de interesses”.

Com este pensamento o governador Agnelo, acompanhado da primeira-dama Dra. Ilza, reuniu secretários de Governo e dirigentes de órgãos e empresas públicas para apresentar as novas metas administrativas. Ele iniciou o encontro dando boas vindas aos novos integrantes da equipe de Governo, Swedenberger Barbosa, recentemente empossado como chefe da Casa Civil, e Luiz Paulo Barreto, que toma posse como secretário de Planejamento. “Dois nomes que engrandecem e que terão muito a contribuir na nova fase de governo”, disse Agnelo.

O governador solicitou a concentração de esforços para poder alcançar os resultados estipulados. “Encerramos um período que foi de arrumar a casa. Já fizemos muita coisa e vamos entregar muito mais. Este é o ano da gestão, de materializar as ideias. Estou convicto do sucesso do nosso governo. Cabe ao gestor superar os obstáculos e conquistar os resultados”.

A partir de agora começa um novo perfil administrativo. Uma das novidades é a criação de uma junta para cuidar da saúde fiscal do GDF e garantir a execução orçamentária das ações prioritárias da gestão. Fazem parte da Junta, além do governador, os secretários Swedenberger, Paulo Barreto e Marcelo Piancastelli.

Marco Maia assume a Presidência pela terceira vez

Às 23 horas de ontem, o presidente da Câmara dos Deputados , Marco Maia, assumiu interinamente a Presidência da República e ficará no cargo até quarta dia 28. Esta é a terceira vez que Maia assume tão importante posto. A primeira vez foi em 1º de dezembro de 2011, quando a presidenta Dilma viajou para Venezuela e o vice Michel para os EUA. A segunda vez foi em 9 de dezembro, quando a presidenta foi à Argentina.

Há 25 anos, Marco Maia milita no PT, pois era metalúrgico e torneiro mecânico em uma fábrica no RS e, com certeza, não esperava assumir o cargo mais importante do País. Esta é a prova de que o destino a Deus pertence.

A presidenta Dilma viajou para Nova Déli, na Índia, para a 4ª reunião do bloco do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – Brics – e ficará fora do Brasil até 1º de abril. Já o vice, Michel Temer, está na Coréia do Sul, participando de encontro sobre segurança nuclear, e retorna dia 28, quando assumirá a presidência da República.

Os cinco países vão discutir os temas econômicos, financeiros, políticos, de segurança, paz, desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Segundo David Gold, coordenador da organização internacional GHSi, o Brics está melhorando a saúde nos países mais pobres do mundo. O modelo de ajuda a países pobres é melhor que o do G7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) porque durante a crise financeira a maior parte dos integrantes do Brics conseguiu manter seu crescimento econômico e aumentar a cooperação internacional enquanto os doadores do G7 reduziram gastos com ajuda externa.

Gold cita o Brasil como um dos pioneiros no tratamento HIV/AIDS, de construir em Moçambique, uma fábrica de drogas antirretrovirais. O relatório estima que os gastos do Brasil tenham ficado entre US$400 milhões a US$ 1,2 bilhões em 2010. A viagem da presidenta Dilma é importante, pois o Brics também investe pesado em pesquisa de desenvolvimento.


GDF beneficia moradores do Dnocs

Nos idos de 1960, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – Dnocs, construiu na região de Sobradinho 20 casas para seus servidores. Com a transferência do Dnocs para o Nordeste, na década de 70, alguns funcionários ficaram na Capital. A CEF passou a administrar o Conjunto Habitacional e muitos imóveis foram ocupados por outros servidores públicos. Em 1990, no local foi implantado o Setor de Oficinas e aí muitas invasões ocorreram.

A vila Dnocs foi declarada pelo governo do DF como Área de Regularização de Interesse Social, pois as famílias estavam na informalidade e carentes dos serviços públicos e de saneamento. E no sábado o Governador Agnelo entregou 66 casas para famílias cadastradas no programa Morar Bem e ainda neste ano o GDF pretende entregar 230 unidades. “Estamos entregando moradia digna com infraestrutura e escritura, direito legítimo à propriedade”, disse Agnelo.

As obras de urbanização e das residências estão sendo realizadas com recursos do PAC/Habitação. O secretário de Habitação, Geraldo Magela, estava feliz em dar dignidade para as famílias daquela localidade. Também estavam presentes durante a entrega das moradias em Sobradinho, o secretário de Administração Wilmar Lacerda, o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, a administradora de Sobradinho, Maria América Menezes e o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres.

 

Almoço do G15 no Le Jardin

Com o objetivo de trocar ideias, conhecer novas empresas e aproveitar bons momentos de integração, o presidente do G15 – Excelência em Network, Joel Jorge Filho, recebe para almoço, hoje, às 12h30, no restaurante Le Jardin, no Clube de Golfe, empresários do Distrito Federal.

Os convidados serão recepcionados no Lounge Bar com canapés frios e quentes e espumante Nero Brut. Depois vão para o salão principal para saborear as delícias feitas pelo chef Carlos Augusto Veloso. Bouquet de folhas nobres com molho aceto italiano branco, terrine de berinjela, medalhão de filet mignon ao molho de gorgonzola e uvas verdesi, filet de peixe ao molho de champagne e camarões, ravióli de mussarela ao pomodoro rústico e arroz branco. De sobremesa, frutas da estação e mousse de chocolate.

 

Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas

O ator Edson Celulari estará em Brasília nos dias 7 e 8 de abril com o sobrinho Pedro Garcia Netto para contar a história de dois irmãos que tentam acertar seus ponteiros com o tempo. Repensam a família, suas mutações e esperanças. Os ingressos para a peça “Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas “ já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Nacional, das 12h às 20 horas, no valor de R$ 80 a inteira e R$ 40 a meia. No sábado, dia 7, o espetáculo começa às 21 horas e no domingo, dia 8, às 20 horas.

Edson Celulari é um consagrado ator que foi revelado aos 16 anos pelo grupo Porão 7, de Teatro Amador de São Carlos-SP. Sua carreira na TV começou na Tupi em 1978. Em 1980 foi para a globo, onde estreou na novela Marina e o seu primeiro grande papel foi Carlos de “O Homem Proibido”. Depois Celulari foi para a Band, SBT e retornou para a Globo em 1992, quando protagonizou junto com a esposa Cláudia Raia, a novela “Deus nos Acuda”. Em 2010 ambos anunciaram o fim do casamento.

Fez inúmeras novelas, filmes, seriados, minisséries, participou do Zorra Total e Chico e Amigos e atualmente viaja pelo Brasil com o espetáculo ao lado do sobrinho Pedro, que faz o papel de seu irmão.

 

Em todas as idades a pele merece atenção

A pele é o maior órgão do corpo e por isso merece toda atenção. Manter uma boa aparência é sempre importante, porque a pele é o nosso cartão de visita. E de acordo com os dermatologistas, são as mulheres que mais sentem o efeito do tempo e o Sol é responsável pelo envelhecimento precoce.

Aos 20 anos, a pele está no auge, com colágeno e elastina que dão firmeza e brilho. Depois dos 30, a produção de óleo diminui e os “pés de Galinha” começam a aparecer, assim como os pontinhos vermelhos, devido à diminuição do colágeno e da elastina. É nesta fase que os dermatologistas recomendam o uso de creme para a região dos olhos, pois eles diminuem o inchaço e as olheiras.

Independente do tipo de pele, aos 40 anos, devido à menopausa, a pele fica mais seca e por isso começam a surgir linhas ao redor da boca, olhos e pescoço. É hora de usar hidratante com retinol ou ácidos alfa-hidroxi para melhorar a textura e a tonalidade da pele.

O ideal é ter uma rotina de cuidados. Embora cada pele tenha uma textura é só mantê-la limpa para evitar que as impurezas asfixiam os poros e depois hidratá-la com o produto adequado para cada idade, tomar bastante água, pois ela é fonte de saúde e grande aliada da beleza, evitar exposição ao sol, pois os danos provocados só aparecem mais tarde em forma de rugas e flacidez, dormir bem é importante para a aparência e sorrir bastante, pois rejuvenesce a pele.

A alimentação exerce um papel importante na estética facial e corporal. Estudos mostram que alimentação equilibrada rica em vegetais crus e frescos, frutas e cereais integrais neutralizam os radicais livres e como tem fibras estas fazem o intestino funcionar melhor e com isso vamos ter pele linda independente da idade.

 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/03/2012

Brasília na TV

      

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã, às 13 horas, na TV Brasília/Rede TV, e acompanhar a “Noite Solidária” do Correio Braziliense, no Unique Palace, e conferir o Show da Bateria da Aruc, com participação especial de Selminha Sorriso, porta-bandeira, e Claudinho, mestre-sala da Beija-Flor;  além disso, confira o romantismo do cantor italiano Luciano Bruno e a orquestra ED Costa; a emoção da presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa em ajudar três mil crianças de creches em Brasília e mais três mil crianças em Belo Horizonte; o compromisso de Álvaro Teixeira da Costa, presidente do Correio Braziliense, em levar a notícia com ética e transparência e Luis Eduardo Leão, superintendente da TV Brasília, conta como dá voz aos moradores do Distrito Federal, durante a programação da emissora que nasceu junto com a cidade.

      

Tem, também, a participação do governador Agnelo Queiroz, do diretor dos Diários Associados Mauro Nakão, do secretário de Publicidade Institucional Abimael Nunes, da desembargadora Assusete Magalhães e do Subprocurador-geral do TCU Paulo Soares Bugarin. Tudo isso no programa a partir das 13 horas. Eu espero você.

  

Festa das Águas na Torre de TV

O GDF, por meio da Adasa, brinda a comunidade nesta segunda edição do Festival das Águas com shows espetaculares, feiras , beleza e saúde. Para participar, é só levar um quilo de alimento não perecível. Hoje, às 19 horas, tem Manjaro, às 20h, Di Boresti, às 21h, Surf Sessions, às 22h, Família Lima, às 23h, Rio Samba e, à meia noite, Mundo S/A.

Amanhã tem caminhada e corrida no Parque da Cidade a partir das 9 horas. Cerca de 3 mil estudantes e atletas se reunirão para participar de jogos estudantis e da corrida e caminhada das águas. A largada é no estacionamento 7 e a entrega dos kits é das 8 às 8h45.

Amanhã na Torre o show vem em clima de reggae com os brasilienses Homem de Pedra, às 18h, Dudu Aire, às 19h, e Mascavo, às 20h. Depois, às 21h, vem a banda pernambucana Nação Zumbi, que tem 20 anos de estrada e traz o guitarrista Lúcio Maia. Na seqüência, Chimarruts, Detonantas e Raimundos.

 

Parada poética

Quem passou pela W3 na altura da 703 Sul, viu a parada de ônibus, a mesma onde há 15 anos o índio Galdino foi queimado, se transformar em um encontro de poesia, roda de capoeira, apresentação de palhaços, samba e choro. A ideia foi de Marina Mara, que só percebeu a coincidência quando estava envelopando a parada.

A programação começou às 14 horas e vai até às 21h30 com samba, choro e bossa. Por lá passaram o palhaço Luciano Astiko – o Payassu , a roda de capoeira Beribazu e a participação de Joana Limongi no cine grafite do Correto. Tem também a participação de Dudu Sete Cordas, Leandro Morais e Banda e as faces de Engels Espíritus.

 

Brasília dá show e vence o Flamengo

Neste sábado foi disputado o maior clássico de basquete do Brasil. O confronto foi entre a equipe de Brasília, atual campeã da NBB (Novo Basquete Brasil - campeonato nacional da modalidade) e o tradicional rival Flamengo. A partida foi realizada no ginásio Nilson Nelson. Com grande destaque para a atuação do jogador Nezinho, que fez 28 pontos e foi o cestinha do jogo, o UniCeub venceu pelo placar de 93 a 74.

A vitória veio com tranquilidade. A superioridade do Brasília nesse dia fez com que a equipe mantivesse a diferença de 20 pontos por quase toda partida. O destaque em quadra veio também da participação decisiva da torcida local, que ao contrário de parte dos torcedores do Flamengo, apoiou sempre e não se preocupou em arrumar confusão. O que chamou a atenção dos torcedores que compareceram ao ginásio foi o avanço das obras do estádio Mané Garrincha, que fica ao lado do Nilson Nelson.

Com esse triunfo, Brasília chegou à 10 vitória consecutiva e segue forte na busca de mais um título nacional. O próximo adversário é a Liga Sorocaba, quinta-feira, fora de casa. Parabéns ao time que colocou e mantém a nossa cidade em destaque no cenário esportivo nacional!

 

Luiz Paulo Barreto integra equipe do GDF

O Secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, deixou o cargo para fazer parte da equipe do governo Agnelo. Ele vai comandar a Secretaria de Planejamento e a posse será na terça dia 27. Ele vai substituir Edson Ronaldo Nascimento, que retorna à Secretaria do Tesouro Nacional, onde é servidor de carreira.

Aos 48 anos, o novo secretário de Planejamento chega para reforçar, ao lado de Swendenberger, a área de gestão do governo. Ele vai agregar experiência e conhecimento na política de desenvolvimento para o Distrito Federal.

Luiz Barreto ingressou no Ministério da Justiça, por meio de concurso, em 1983. É formado em economia e Direito pelo UniCeub e em 2010 foi Ministro da Justiça. Um gestor público de muita respeitabilidade, preparo e comprometimento com a coisa pública.

 

Copa Sinduscon começa prestigiada

A abertura da 10ª da Copa Sinduscon de Futebol Society foi um sucesso. Começou com um super café da manhã para as equipes participantes, suas famílias e convidados. As crianças se divertiram nos vários brinquedos e os adultos puderam conferir a pressão, e as taxas de colesterol e triglicérides e ainda cuidar da saúde bucal.

Às 10 horas, começou a solenidade com a presença do governador Agnelo, do ex-goleiro da seleção brasileira e do fluminense Paulo Victor, da diretoria do sindicato patronal e dos empregados, dos representantes das entidades e empresas participantes da Copa.

O governador deu o ponta-pé inicial junto com o presidente do Sinduscon, Julio Peres, e demais autoridades presentes. Enquanto aconteciam as partidas, os convidados curtiam o show da cantora brasiliense Fyama Dourado e as delícias preparadas pela cozinha do Arena Futebol Clube.

As empresas participantes da Copa são: Ipê/Omni, LDN, CROSS, Soltec, PaulOOctávio, Antares, Top Cart, Almeida França, JC Gontijo, Original Blocos, Aliança, João Fortes, HB, Essencial, Steel, Entherm, T&K, Figueiredo, Conbral, Braspac, Construmeta, Supera, STE, Emarki, Dan Herbert, Nova, BSB Lux, e Vitor Odisio. Das entidades participam: Sinduscon, Senai, Sesi, Seconci e Crea.

Foi bonito ver o espírito esportivo, a integração e descontração entre os trabalhadores da construção civil. O encerramento será dia 02 de junho com premiação aos vencedores.

 

Clube Naval comemora 38 anos

Famoso pela realização de regatas à vela, inclusive no dia 12 deste mês foi realizada a regata de Wind e prova de Sup em comemoração à data de fundação do Clube, um momento tão importante que não pode passar em branco. Inclusive a Poupex está dando todo o apoio para que a festa de hoje seja inesquecível.

Hoje os associados vão ter uma noite especial à partir das 21 horas com apresentação da Banda Caras e Bocas e show especial de Cláudio Zoli no salão principal. Os ingressos custam 80 para sócios e 100 para convidados. O traje é esporte fino e crianças com menos de 9 anos não será exigido convite. Para que todos possam comemorar este marco para o Clube a diretoria coloca serviço de Baby Sistter para os menores de 10 anos.

Uma festa que promete pela organização e beleza do local. A vista para a ponte JK é maravilhosa e o reflexo das luzes no lago é incrível. Já estive lá em inúmeras comemorações, casamentos e révellons. Parabéns a toda diretoria pela categoria dos serviços.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/03/2012

O imortal Chico Anysio

O mestre em criar mais de 200 tipos memoráveis, que fez a alegria de várias gerações nos deixou hoje às 14h52, aos 80 anos, de parada cardiorespiratória. Ele estava internado no hospital Samaritano, em Botafogo, desde dezembro de 2011 quando foi tratar de uma pneumonia.

O cearense de nascimento e carioca por opção, será velado amanhã a partir das 12 horas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O corpo será cremado no Domingo no cemitério São Francisco Xavier, no Cajú. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou luto oficial por três dias.

Chico Anysio casou seis vezes e teve 7 filhos, 6 homens e uma mulher e adotou dois filhos Duda Anysio e Andre Lucas. A única filha Vitória é do seu casamento com a ex-ministra do Governo Collor, Zélia Cardoso de Melo, que lhe deu também o filho Rodrigo. A viúva Malga de Paula, ex-cantora gaúcha não teve filhos com o humorista e pintor das tragédias da vida.

O Brasil perde o maior ícone do humor de TV. Ele criou a Escolinha do Professor Raimundo em 1952 no Rádio e 5 anos depois levou para a TV, onde dividia a cena com a irmã e três filhos. Criou o Chico City que ficou 7 anos como campeão de audiência na TV Globo. O imortal Chico Anysio, que mostrava em tudo que fazia, o artista completo que era, vai viver para sempre no nosso coração. Tive a grande honra de entrevistá-lo, nas inúmeras vezes que veio à Brasília e pude naquela época agradecer por ele levantar a auto-estima de tanta gente e por ser o porta-voz dos anseios populares.

Confira no vídeo abaixo uma das entrevistas que ele concedeu ao nosso programa, Brasília na TV. Guilherme Di Angellis conversou com ele:

 

 

Riacho Fundo II ganha comida saudável

Mais de três mil e duzentas pessoas vão poder usufruir, por dia, do mais novo Restaurante Comunitário da cidade. O local foi inaugurado com aplausos principalmente das crianças e idosos pois vai garantir segurança alimentar e nutricional para as pessoas que vivem nas ruas e em áreas de risco.

A partir das 5 horas da manhã, 54 pessoas começam a preparar as refeições sob a orientação de nutricionistas e cozinheiras. O cardápio é preparado para todo o mês para agradar a todos os paladares. Além dos alimentos as frutas também fazem parte do cardápio.

Oferecer alimentação gostosa, saudável, balanceada e ao preço simbólico de R$ 1 é garantir saúde para a população. O governo do Distrito Federal, já faz isto em outros 12 restaurantes comunitários e quer construir mais, principalmente onde tem pessoas em estado de vulnerabilidade. Pelo jeito o governador Agnelo não vai permitir que ninguém passe fome no DF.

Eu já almocei no restaurante de Santa Maria quando estive na cidade fazendo reportagem. A comida é bem apresentada, gostosa e variada. Muitos self-service não tem a mesma qualidade e valor nutricional. Gostei de ver a primeira-dama Dra. Ilza e o Dr. Agnelo fazendo o teste de qualidade.

 

Copa Sinduscon de Futebol Society

O maior torneio de futebol que reúne empresas e entidades da construção civil chega à 10ª edição. A abertura vai ser às 8 horas no Arena Futebol Clube, no Setor de Clubes Sul e vai até o dia 2 de junho. Após a solenidade de abertura, o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres (foto) dará o pontapé inicial da competição.

Além de empresários da construção civil, participam também dirigentes sindicais, parlamentares e secretários de Estado. Após a confraternização os participantes da copa vão curtir o show da cantora brasiliense Fyama Dourado.

Esta Copa é importante pelo valor social. Incentiva o espírito esportivo, a interação entre os trabalhadores da Indústria da Construção, promove a aproximação e a competitividade entre as empresas associadas. Além do mais é um momento de confraternização dos jogadores com suas famílias e a oportunidade para cuidar da saúde bucal pois haverá atendimento odontológico que será feito pelo Seconci, o braço social da indústria.

Participam da 10ª Copa Sinduscon 28 equipes da construção civil e 5 equipes de entidades. A sexta equipe só será conhecida amanhã. Os jogos serão realizados todos os sábados, menos nos feriados, das 8 às 13 horas no Arena Futebol Clube e em todas as partidas haverá confraternização e surpresas. Além dos troféus e medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares todos os jogadores concorrem a prêmios. O programa Brasília na TV vai registrar tudo.

 

Hoje tem Paulinho da Viola

Depois de uma brilhante apresentação durante o 1º Festival Internacional de Artes em Brasília no dia 4 de janeiro, Paulinho da Viola retorna para encantar os fãs com samba da melhor qualidade.

Hoje e amanhã às 21h30 e domingo às 20 horas ele vai estar no Teatro Unip da 913 Sul acompanhado de sua banda e com certeza vai  misturar os clássicos com as novidades do seu novo disco. E vai cantar, com certeza, “Foi um Rio que Passou em minha Vida” e “Timoneiro”. Canções que curto muito.

A novidade é a participação de seus filhos João Paulo Rabello, no violão e Beatriz Faria, uma voz conhecida nacionalmente nos musicais Sassaricando e É com Esse que Eu Vou. Ele que é filho do músico Cesar Faria e que cresceu em um ambiente musical foi brindado com dois filhos que seguem seus passos com orgulho e admiração.

A vinda de Paulinho é um presente de fim de semana e um aconchego ao coração. Ele é um dos maiores representantes do samba e herdeiro do legado de músicos como Cartola e Nelson Cavaquinho. O verdadeiro elo das diversas tradições populares. 

 

Niemeyer assina projeto para o Morro da Capelinha

   

O Morro da Capelinha, que fica há 4 quilômetros de Planaltina, é uma marca da cultura e da religiosidade no Distrito Federal. Retrata as artes e tradições populares. Na sexta-feira Santa, é palco de uma das maiores apresentações da Paixão e morte de Cristo ao ar livre. Tem 1.200 atores que se transformam em personagens bíblicos da história do Cristianismo.

Começou por iniciativa do Padre Aleixo, em 1974, e recebe na sexta-feira Santa cerca de 140 mil pessoas do Distrito Federal, Brasil e Exterior. No Morro, também acontece a festa de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio de cada ano.

Devido à sua importância, as lideranças comunitárias de Planaltina enviaram carta a Oscar Niemeyer solicitando que ele desenhe uma Igreja para o Morro da Capelinha. Niemeyer aceitou o pedido e vai adaptar o projeto que fez para Itaipava, do RJ à Planaltina. A última obra dele para Brasília é a Torre Digital.

 

Feliz aniversário, Tiago!

A vida nos oferece coisas boas, grandiosas e dentre elas novas amizades. A amizade é lealdade, confiança e respeito. E só pode haver verdadeira amizade entre aqueles que acreditam nos mesmos valores.

Eu tive o prazer de conhecer, há alguns anos, o blogueiro Tiago Correia, que é também relações públicas. Tiago é um colega prestativo, simpático, dedicado e excelente profissional.

Hoje é dia de abraçá-lo pelo seu aniversário. Tiago está em Punta Del Este comemorando com amigos do coração. Parabéns, que Deus ilumine todos os dias da sua vida. Hoje é a renovação da alegria de tê-lo conosco. Um dia de homenagem é pouco diante de tantos acontecimentos maravilhosos que você merece.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/03/2012

Água: fonte de vida e saúde

A água é tão importante que a história antiga traz relatos de homens se aglomerando e construindo as primeiras cidades do mundo às margens do rio Nilo. Com a evolução da humanidade, a água, infelizmente, passou a ser tratada com desrespeito, sendo desperdiçada e poluída por todos os povos. Em função disso, a ONU criou o Dia Mundial da Água, visando a sua conservação.

O tema água é preocupação mundial por ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar. Tudo que fazemos envolve água. Ela é tão importante que nosso corpo é formado de 70% de água. Não adianta falar de problemas, é preciso encontrar solução e ela está na ampliação do saneamento básico, na redução do desperdício e da poluição.

Todo dia é dia de festejar a água porque 97% da água do planeta é salgada, imprópria para consumo, 1,75% é gelo e 1,24% está em rios subterrâneos. Portanto, só 0,007% do total da água do planeta abastece mais de 6 bilhões de habitantes.

Esse bem natural, patrimônio da humanidade, essencial a vida, precisa de todos nós. Vamos economizar e proteger os seus ciclos naturais. Vamos ter mais respeito com essa riqueza que a natureza nos deu. A água é fonte de vida e saúde.

Para comemorar esta data tão importante a ADASA preparou muitos eventos e surpresas. Uma delas é a “Adasa Móvel”, um veículo adaptado para levar informações, treinamento e educação sobre as mais diversas atividades realizadas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF. Além das mensagens de preservação e uso racional da água, serão realizados durante a semana jogos estudantis, corrida, caminhada e regata náutica.

 

A saúde é a maior riqueza

 Pensando assim é que a Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF tem feito um trabalho interessante para a promoção da saúde das inscritas no órgão. A presidente, Maria Claudia Azevedo de Araújo, valoriza sempre o bem-estar da mulher, assim como os demais membros da Comissão.

Para ela, a mulher precisa estar não só fisicamente bem como também emocionalmente saudável.” Estando bem poderá desempenhar melhor suas atividades em casa, no trabalho e na sociedade. E com isso todos ganham”, declara Maria Claudia.

Para alertar as mulheres sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, a Comissão da Mulher Advogada enviou para cada mulher advogada do Distrito Federal um manual sobre a Saúde Sexual da Mulher.O exemplar elaborado pela OAB mostra o caminho para o bem-estar e os reais direitos de cidadã. Dentre tantas informações: medidas de higiene e prevenção, quais as principais manifestações das DST, como fazer para se proteger de todas as situações e quais os direitos relacionados à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Essa preocupação da OAB/DF é importante porque na última campanha de prevenção o Ministério da Saúde informou que quase a metade das pessoas que têm Aids no mundo são mulheres. É importante o conhecimento para se proteger e agir em defesa própria.  

 

Parque Olhos D’Água fica maior e mais atrativo

Numa demonstração de respeito à qualidade de vida e preservação das nascentes, o governador Agnelo assinou hoje decreto que amplia de 21 para 28 hectares o Parque Olhos D’Água da Asa Norte. A área verde da entrequadra 212/213 Norte passa a incorporar o parque.

Esta área foi comprada por um empresário para a construção de um centro comercial em 2000. Os moradores e ambientalistas, liderados pelo presidente da Associação Brasiliense de Ação pela Qualidade de Vida, Ricardo Montalvão, conseguiram que o GDF comprasse o terreno para que o local fosse preservado. O governador atendeu o apelo da comunidade e adquiriu o lote por RS$ 20 milhões. Uma decisão sábia, que vai garantir mais qualidade de vida para esta e as futuras gerações.

A partir de agora as nascentes serão preservadas. O odor que tem no local será eliminado assim como as erosões. A Secretaria de Habitação será a responsável pela elaboração do projeto urbanístico que deixará o Parque Olhos D’Água mais atrativo com sustentabilidade. O GDF vai ligar o Parque Olhos D’Água ao Parque do Arboreto, que fica na 615 Norte por passagens subterrâneas para circulação das águas, dos animais e visitantes.
Esta ação significa a materialização do compromisso do governo com o programa “Brasília Cidade Parque”. É uma conquista não só para os moradores da Asa Norte como para todo o Distrito Federal.

O governador Agnelo, ao assinar o decreto, disse que “a política do meio ambiente é uma política central de valorização humana e desenvolvimento econômico do Distrito Federal. Com esse programa vamos recuperar e construir 68 parques e 22 unidades de preservação até 2014”, garantiu o governador.

 

Extravasando as insatisfações

A estabilidade democrática possibilita o desejo e as condições para colocar em prática as insatisfações que tanto incomodam certos segmentos da comunidade. Unidos e organizados enchem-se de coragem e formam movimentos para despertar consciências. E como diz o ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, aqui em Brasília várias manifestações têm acontecido e com êxito.

Vivemos um momento de transição e com isso surgem novos padrões de comportamento. Sinal de maturidade, pois as manifestações convivem pacificamente com o sucesso econômico e social. É o movimento ganhando força junto aos estudantes, professores, bancários, agricultores e vigilantes num esforço coletivo em prol de um segmento ou de uma cidade.

Unidos estimulam os cidadãos a darem sua contribuição para que todos têm uma vida mais justa e um planeta sustentável. E isso começou forte com as Diretas Já em 1983, o movimento que mobilizou o país em torno da redemocratização; depois ganha destaque o movimento estudantil brasileiro Caras-Pintadas em 1992, que todos lembram e acompanharam; o Transparência Brasil e recentemente o Diga Não à Corrupção. Seja pela luta de um ideal, pela justiça social, pelo bem coletivo ou pelo questionamento de uma determinada realidade, a ação coletiva tem defendido seus interesses e alcançado determinados objetivos porque este é um país pacífico e democrático.

 

Um novo golpe na praça

Recebi este alerta do meu contador que teve clientes vítimas dos espertalhões nesta época de declaração de imposto de renda.

O golpe consiste no envio de uma carta pelo correio  denominada “de intimação para regularização de dados cadastrais” onde os golpistas dizem que: a Receita Federal detectou inconsistências em seu cadastro Pessoa Física, referente aos seus dados bancários declarados anteriormente. Sua situação irregular poderá levar seu cadastro na lista da malha fina da Receita Federal. Para regularizar acesse o endereço eletrônico abaixo. Lembramos que este sistema online foi criado exclusivamente para atender que está com graves irregularidades. Abaixo do texto tem uma assinatura ilegível e por escrito Auditoria da Receita Federal.

Não vou colocar aqui o endereço eletrônico enviado porque é um golpe. Se você receber uma carta dessa, mesmo contento grosseiramente o timbre da Receita, ignore, destrua. Jamais responda ou acesse o endereço mencionado. Passo este alerta para evitar vítimas desta fraude. 

 

Adasa celebra a água homenageando a comunidade

Para reverenciar o líquido mais importante do mundo, hoje à tarde, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal celebrou acordo com a CAESB para o repasse de 2 milhões para aplicar no programa Produtor de Água nos próximos 5 anos. O programa vai estimular à Política de Pagamento por Serviços Ambientais, para proteger as nascentes, reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural.

O auditório da Adasa, que fica na antiga Rodoferroviária, foi palco da entrega do Troféu “Guardião da Água” 2012 e a apresentação do Adasa Móvel, um veículo equipado para levar à população informações, educação e treinamento sobre todas as atividades desenvolvidas pela Agência e pela escolha do Mascote ADASA.

Os três produtores rurais premiados pela prática do consumo sustentável são: José de Carvalho Sobrinho, Eunice Bulcão Viana e Dileta Cenci. Os ganhadores do 1º concurso de desenho para a escolha do Mascote : 1º lugar Matheus Martins Ferreira, da Escola 3 do Paranoá, recebeu um tablet; 2º lugar Livia Sousa Carvalho, da Escola Classe Bela Vista, ganhou um celular; 3º lugar Eduardo Vinícius, Escola Classe 5 do Paranoá, ganhou uma máquina fotográfica e Brendo Queiroz, da Escola Bela Vista, ganhou um Kit Mochila Adasa. O mascote será usado na divulgação do Programa Educação Ambiental.

O presidente, Vinicius Benevides, está de parabéns pelo trabalho de educação ambiental em prol da manutenção das reservas dos recursos hídricos do DF e com a sustentabilidade do Planeta.

Sábado e domingo, a Adasa vai brindar a comunidade com shows espetaculares na Torre de TV. Amanhã informo a programação.

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Página 232 de 252
RocketTheme Joomla Templates