Coluna da Bernadete Alves - dia 05/09/2011

Não faça do seu carro uma arma

É quase uma constante em finais de semana, feriados prolongados e férias o grande número de acidentes de trânsito que ocorre nas estradas e avenidas. Quando tiramos nossa carteira de habilitação estamos adquirindo uma responsabilidade. Então devemos dirigir de forma consciente para chegar ao destino com segurança. E não podemos esquecer a frase “Não faça do seu carro uma arma. A vítima pode ser você”. Este famoso slogan de uma campanha de trânsito da década de 70 está cada vez mais atual. Os jovens ávidos por liberdade, não medem as consequências . As vezes basta segundos de desatenção para ocorrer um acidente fatal. Muitos dirigem em alta velocidade pois estão no comando de um carro potente, só que esquecem que o trânsito está cada vez mais caótico devido ao aumento da frota. E se não obedecer as leis de trânsito vão fazer do carro uma arma. Essa imprudência é uma vergonha. Sem falar do abuso do álcool. Mesmo com campanhas educativas e blitz os jovens e até pessoas de mais idade insistem em dirigir depois de beber. Que está dirigindo não pode beber. Quem bebe não pode dirigir. Quem insiste está colocando em risco a sua vida e a de outros. É triste ver vidas sendo ceifadas por mera imprudência. 

 

Dia da Amazônia

A maior floresta comemora hoje a elevação do Amazonas à categoria de Província-Estado. A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro.  É a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por um quinto da água doce total do mundo. Mesmo com toda esta importância enfrenta desmatamento, contrabando de madeiras, caça e pesca predatória. É a ganância comprometendo a sustentabilidade do planeta. Vamos unir forças neste dia e cobrar das autoridades mais fiscalização para valer as leis de preservação. Este bioma abriga uma raridade de plantas, rios e animais. Também é importante para nós por controlar o clima da Terra. Um patrimônio brasileiro que causa impacto para os olhos de onde é vista, pois abriga metade das espécies terrestres do planeta. Viva a Amazônia!

 

Engolir sapo

Você é do tipo que diz sim pra tudo? Cuidado, esta atitude causa frustração e pode afetar a saúde do corpo. Tem gente que, por medo de ser mal interpretado, prefere calar-se à expressar sua opinião. Foge polêmicas e provocações. Não ignore sua vontade só para agradar os outros. Isto gera ansiedade. Quando a gente só pensa nos outros abandona a si mesma. E com isso fica fragilizada, sem pique, insegura e com medo de tudo. Para compensar o que está sentindo come compulsivamente. Isto leva a insônia e obesidade. Emoção não trabalhada causa isolamento. E como a vida é um jogo, é preciso apostar alto em nossa capacidade de superação. Pode demorar, mas um dia a gente para de ajudar mais do que ser ajudado.  Passa a viver plenamente; para de sonhar e passa a viver o sonho. Com determinação e esforço a gente muda. Se não tiver coragem para mudar de atitude porque ainda se sente desconfortável, existem alimentos que contribuem para isso como chocolate, alface, café, chás, peixe, frutos do mar e cacau levantam o astral e combatem o cansaço mental, depressão e a ansiedade. 

 

O Rio

Neste dia é bom parabenizar o trabalho do repórter fotográfico Celso Júnior (foto), do Estado de São Paulo, da Sucursal de Brasília, pelo brilhantismo de suas fotos sobre Amazonas. Ele foi parceiro do jornalista Leôncio Nossa no livro “O Rio”, cujo lançamento foi no Iguatemi/Brasília e está nas principais livrarias para quem quiser guardar esta preciosidade. A natureza é o nosso bem maior. Com sabedoria, os autores mostram que tudo é possível quando há vontade com as lentes, também do coração, Celso mostra beleza exuberantes e alerta para a necessidade de preservação desta riqueza ambiental. Parabéns, também, para o jornal Estado de São Paulo pelo trabalho espetacular. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/09/2011

 

Brasília na TV, neste domingo, às 12h30

Convido você para assistir o Brasília na TV às 12h30 na TV Brasília/ Rede TV e conferir a entrevista de Gilbert Di Angellis com o jornalista Renato Riella que fala dos aventureiros da cidade. Depois você vai acompanhar a Semana Cultural do Sigma, com maratonas, esportes, cultura, doações e a emoção do professor Reinaldo Correia ao falar dos seus 30 anos de magistério. Ele realmente prepara também para a vida.  

 

Mestres da ética e do respeito

Carlos Chagas e Sérgio Ross (foto) são dois jornalistas que admiro pelo caráter, firmeza de atitudes, competência e brilhantismo. São testemunhas oculares de meio século de história política. Ambos foram amigos de JK, Brizola e tantas outras figuras importantes da República. Chagas se formou em Direito em 1960 na PUC do RJ. É mestre e orientador. Por 25 anos foi professor destaque da Faculdade de Comunicação da UnB. Dirigiu sucursais de vários veículos de comunicação. Defende mais a prática do que a teoria e diz que a ética é a base de tudo não só no jogo do poder como também  para a vida. Chagas foi Secretário de Comunicação da Presidência durante o governo Costa e Silva. Hoje é pai orgulhoso da jornalista Helena Chagas, ministra do governo Dilma. Sérgio Ross teve destaque na época em que dirigiu a Revista Manchete em Brasília. Era amigo de deputados e senadores e proporcionava campeonatos de futebol entre eles no gramado da Manchete. Valorizava seus funcionários e tem uma legião de amigos. Este cidadão dedicado, gaúcho torcedor do Grêmio, fincou raízes no Planalto pelo seu elevado espírito democrático. Tive o privilégio de aprender muito com ele e com o Chagas, quando cheguei em Brasília há 26 anos. Mestres da ética e do respeito. 

 

Briga por bobagem

O hábito de brigar resulta da falta de habilidade para conviver com as diferenças. Mas tem também quem briga por necessidade de mostrar poder. O interessante é que estes desentendimentos representam um forma de mascarar o que realmente está incomodando, como por exemplo pendências não esclarecidas, motivos banais. Tem até quem usa esta estratégia para testar o controle que tem sobre os outros.  Muitas vezes o conflito surge de forma inconsciente e acaba frustrando a relação.  Isto acontece porque a pessoa leva a vida carregando mágoas. Esta carga faz perder o controle por qualquer coisa. A irritação, neste caso, transforma-se em raiva.  Um dia a pessoa “explode” com quem está por perto, magoando quem não merece. A gente sabe que é difícil admitir que está errado. A maioria resiste a mudanças, não dá o braço a torcer e até nega seu comportamento. É preciso humildade para ouvir as queixas que os outros têm da gente. E não esquecer que a família é um time. Precisa harmonizar as diferenças e agir sempre em parceria. 

 

Demanda estudantil

Brasília tem qualidade de vida e muitas oportunidades, tanto para o trabalho quanto para estudar. Mas tem custo de vida elevado, principalmente com relação a imóveis. Quem vem de outros Estados para trabalhar com deputados e Senadores ou para estudar tem dificuldade para se adaptar, pois os preços nos Estados de origem são mais em conta. E tem gente deixando Brasília por conta dos elevados preços. Um problema enfrentado pelos vestibulandos é encontrar um apartamento onde o preço caiba no orçamento. A UnB, por exemplo, tem carência de moradia para atender os estudantes. Outros problema é conseguir um fiador. Com base nisso, até o final do ano, a Universidade de Brasília promete licitar mais seis prédios na Casa do Estudante Universitário oferecendo mais 600 apartamentos. O ideal seria construir, em lugar apropriado, pousadas e hotéis econômicos, destinados a universitários. O que temos na prática são estudantes dividindo quitinetes nas quadras comerciais e vivendo com desconforto. 

 

Fragmentação do Pará

No início de junho, o Congresso Nacional deu sinal verde para um Plebiscito sobre a criação de 2 novos Estados: Tapajós e Carajás. Baseando-se no sucesso das emancipações do Mato Grosso do Sul (em 1977) e Tocantins(1988), os defensores da ideia acreditam que estados menores seriam mais facilmente administrados. Além disso, a Região Norte teria maior representação no poder legislativo nacional. A consulta popular deverá ocorrer em dezembro. A criação de novos Estados implica em novos gastos, inclusive com aumento da carga tributária para poder manter a máquina pública. Estamos em um período de contenção de despesas a nível nacional e dividir o Pará agora afetaria drasticamente a economia não só do Estado com também da União. O ideal é ampliar o debate. Ver se realmente esta divisão vai proporcionar mais benefícios do que ônus e se vai proporcionar expansão econômica, fluxo migratório e gerar mais empregos e renda para o Estado.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/09/2011

Ondas positivas 

Nossa vida é moldada por nossas ações e criações. Jamais teremos boa saúde se pensarmos só em doenças, nem prosperidade se reclamarmos da miséria e tampouco alegria se mentalizarmos tristeza. Falo isso porque na maioria dos eventos sociais que frequento o que vejo são pessoas nos cantos dos salões só falando de coisas negativas. E o mais interessante é que pertence a uma classe social privilegiada. O que esperar de quem trabalha de sol a sol para ganhar salário mínimo por mês ou o que trabalha em dois empregos para poder sustentar os filhos? Por incrível que parece estes não se queixam. Vamos valorizar a vida! Vamos agradecer as pequenas coisas que acontecem, vamos viver cada instante com fé e esperança; Vamos sorris porque o sorriso abre as portas da alegria e esta nos coloca em ondas positivas.

 

Semana da Pátria

Para comemorar os 189 anos de independência do Brasil, os Diários Associados iniciaram ontem as comemorações da Semana da Pátria que, inclusive, já fez parte do Calendário oficial de Brasília. A emoção ficou por conta do Hino Nacional cantado por crianças de 5 e 6 anos do Centro Comunitário da Ceilândia, uma das instituições beneficiadas pelo programa Correio Solidário presidido por Nazareth Teixeira da Costa. O Coral Chatô, formados por funcionários dos Diários Associados, cantou o Hino da Independência acompanhado pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial. O evento foi prestigiado pelo governador Agnelo, pela primeira-dama Dra. Ilza, pelo presidente do Senado José Sarney, por secretários de Estado, parlamentares e comunidade. O presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, falou da importância de Chateaubriand na imprensa brasileira. Este gesto de brasilidade que Dr. Álvaro carrega no coração desde a sua infância em MG. São lições de respeito que aprendeu com seu pai Dr. Geraldo. 

 

A categoria de Bianca

A exposição da fotógrafa Bianca Cutait, filha do renomado médico Dr. Raul Cutait do Hospital Sírio-Libanês, foi um sucesso. A marchand Celina Kaufman, ao lado do marido Celso, que é proprietário do Stella Grill, recebeu os convidados com toda categoria. A área de eventos do restaurante A Bela Sintra da 105 Sul ficou pequena de tantas personalidades. O restaurateur Carlos Bettencourt já está colhendo os resultados do investimento na Capital Federal. O seu restaurante A Bela Sintra está sendo bem frequentado.  

   
Na esquerda, o empresário Celso Kaufman, Bianca e Celina Kaufman.  Na direita, a senadora Ana Amélia Lemos com o empresário Carlos Bettencourt.
  
Na esquerda, Bianca e Bernadete Alves. Ao centro, Heitor Reis e sua esposa Regina com Renata Ferraz. Na direita, Izabel e Sílvio Breckenfeld.
 

Idade da sabedoria

A criança é paparicada e protegida por todos porque é linda, saudável e tem uma vida pela frente. O jovem é admirado pela sua força, coragem e ousadia. O adulto é reconhecido e respeitado pela sua posição na sociedade. O idoso, que perdeu sua juventude abrindo caminhos para seus dependentes seguirem com tranquilidade, que colaborou com o progresso da cidade, que trabalhou até perder toda a sua energia, nem sempre é respeitado, embora carregue consigo a sabedoria da experiência e o peso da responsabilidade. Quando chegam a velhice, conhecem o isolamento social, o abandono e até os maus tratos. Muitos passam por abusos físicos, psicológicos e financeiros. Eles merecem o apoio não só da família como da sociedade e do governo. As políticas públicas em favor dos idosos são indispensáveis, mas é na família que os direitos deles precisam ser respeitados. O seu bem estar tem que estar em primeiro lugar. O estatuto do Idoso, de 2003, diz que “o envelhecimento é um direito personalíssimo”. Não vamos deixar que isso fique apenas no papel. Vamos denunciar esses abusos, essa falta de respeito com a idade da sabedoria. A luz da esperança tem de brilhar no coração da árvore da vida. Quando as forças vão se esvaindo é preciso cuidar, não por mero dever, mas por amor e reconhecimento. Hoje são eles que precisam de ajuda, amor e respeito. Amanhã seremos nós.  

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/09/2011

Açaí: o ouro preto dos produtores 

O açaí já conquistou todo o Brasil e também parto do mundo devido sua qualidade e valor nutricional. É rico em proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Auxilia na redução do colesterol ruim e eleva o colesterol bom. Fortalece ossos, cartilagem e até a memória. Previne doenças cardiovasculares e regula o intestino. É antioxidante poderoso no combate ao envelhecimento. Do açaizeiro nada se perde. Da palmeira é tirado o palmito e das frutas maduras é extraída a polpa que pode ser consumida de várias formas. Toda a produção tem origem nos açaizais nativos e abundantes no norte do país. Já o açaí plantado, em terra firme leva 3 anos para frutificar e aos 7 anos sua produção é plena. O estado do Pará é o grande produtor, principalmente nos municípios de Igarapé-Miri, Abaetetuba e Ponta de Pedras. Mas é o Ceará quem fatura alto exportando o açaí do Pará. Apesar do grande potencial, o estado do Pará precisa se projetar como grande fornecedor, e é por isso que o governador Simão Jatene e o Senador Flexa Ribeiro solicitam ao Ministério da Agricultura uma linha de crédito para comercializar a safra 2011/2012. Este apoio vai dar mais ânimo ao fruticultor do estado, principalmente na manutenção da produtividade e da qualidade do açaí. Os custos para processar, embalar e congelar são elevados e sem apoio do poder público dificulta a comercialização. Quem está comemorando este apoio do Ministério da Agricultura é o sindicato das indústrias de polpa de frutas do Pará.

 

CAMPANHA: A Copa começa aqui

A rede Gasol convida para a passeata no dia 4/9, domingo, às 9h, com concentração na EQS 110/111 para apoiar a abertura da Copa do Mundo em Brasília. Para uma empresa que começou suas atividades antes da inauguração de Capital, é bacana ver este apoio. Brasília merece fazer a abertura. A iniciativa deste movimento é da Associação Comercial do DF. Outras empresas pioneiras estão apoiando também esta ideia.

 

Não se engane

Todas nós donas de casa já precisamos dos serviços de um eletricista, encanador, mecânico e borracheiro. E muitas vezes, devido à urgência do serviço, deixam a honestidade de lado e cobram mais do que o necessário. E se a consumidora for idosa, aí então é que abusam. É incrível como tem cara de pau que induz para trocar peças ou fazer serviços desnecessários. Para não levar gato por lebre, o ideal é não contratar profissionais na primeira esquina. Procurar indicações de quem ficou satisfeito com o serviço e verificar se o profissional é habilitado para aquela função. Verificar se a empresa existe e se é idônea também é fundamental, porque às vezes a gente é induzida por um panfleto que colocam na caixa das correspondências. Veja algumas possíveis enganações:

- A geladeira não gela, o técnico sugere a troca do compressor ou da carga de gás e o problema está na borracha da porta;

- Quando a boca do fogão está entupida, o técnico diz que é preciso trocar a mangueira. Basta uma agulha para resolver o problema.

O meu maior problema é com a minha ilha de edição. Quando solicito um técnico porque o computador travou ou porque a máquina está lenta, o que ouço é que precisa trocar a memória. Tem gente que adora camuflar o problema para poder cobrar mais. De tanto me incomodar, procurei um amigo da TV e ele falou que máquina lenta significa muitos arquivos temporais, fragmentações e programas instalados sem uso. É só deletar estes arquivos que a memória volta com força total. O ideal é contratar pessoa de confiança, pegar três orçamentos e verificar o preço. Com isso, evitamos gastos desnecessários e aborrecimentos.

 

Bazar da vida

O cirurgião plástico Carlos Carpaneda (foto) e a brasiliense Maria Paula participam da abertura do Bazar da Moda, promovido pela Revista do Correio, no dia 17/9, sábado, no Pontão. Maria Paulo, colunista da Revista, é inteligente na abordagem de temas variados. Com certeza vai ser um bate-papo bem descontraído, como é o seu jeito como apresentadora de TV e atriz.  O Dr. Carpaneda, às 11h30, fala das novidades e da responsabilidade da cirurgia plástica. Carpaneda é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e um renomado mestre em imunologia e genéticas aplicadas, com dezenas de trabalhos publicados em revistas e livros científicos. É doutor em dermatopatologia. No dia 18/9, a programação começa às 11h30, com dicas para penteados, relaxamento, além de dicas para se vestir de acordo com a silhueta e segredos de uma boa maquiagem. Um evento bacana, promovido pelo Correio Braziliense.

 

Ditos populares

São expressões que transmitem conhecimento comum sobre o cotidiano. Foram sendo construídos em anos e épocas diferentes, como conselhos práticos e alertas. Eles também nos fazem refletir antes de tomarmos uma atitude. Os provérbios, como também são chamados, são adotados no mundo todo. Os chineses são os mais usados. Exemplos mais comuns de adágio popular:

- Quem semeia ventos, colhe tempestades;

- Em boca fechada não entra mosca;

- A palavra vale prata. O silêncio vale ouro;

- Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca;

-Quem tudo quer, tudo perde;

- Em casa de ferreiro, espeto de pau;

-Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura;

Gato escaldado tem medo de água fria;

-Quem espera sempre alcança;

- É na necessidade que se conhece o amigo.

 

Há também os provérbios engraçados. São a inversão de alguns ditados famosos:

- Se algum dia você perder o controle, mude de canal manualmente;

- No avião, o medo é passageiro;

- Duas palavras abrem qualquer porta: puxe e empurre;

- Quem ri por último, é de raciocínio lento;

- Príncipe encantado só há um e casou-se com a cinderela.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 31/08/2011

Voo de ouro

Valeu, Fabiana Murer! Brasília e todo o Brasil agradecem. Você mostrou a força e a determinação da mulher brasileira ao conquistar com um salto de 4.85m o primeiro ouro da história nos campeonatos mundiais no salto com vara. Ela venceu na Coreia do Sul atletas de peso.

 

Unindo forças

Os advogados são fundamentais na garantia dos direitos da sociedade. É por isso que a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, Regiana Presot, argumenta que a sociedade é vítima de uma forma direta ou indireta de violação dos direitos humanos. Um exemplo de desrespeito é a pobreza extrema a que vivem pelo menos 16 milhões de pessoas. Elas não têm acesso a água potável, luz elétrica e bens de consumo duráveis. “É preciso unificar e consolidar ações desenvolvidas na área de direitos humanos, envolvendo aspectos penais, educacionais, de saúde e igualdade racial”, conclui Regiane. Ela tem razão. Os direitos humanos só serão plenos com o compromisso do Estado, com a mobilização da sociedade, dos líderes e de formadores de opinião. Só a união de forças vai garantir essa proteção.

 

A bela em Brasília

A fotógrafa Bianca Cutait recebe convidados com um coquetel de abertura de sua exposição hoje às 19h30 no espaço cultural do restaurante A Bela Sintra, na 105 Sul. Ela mostra, nas 20 obras de Brasília e São Paulo, as semelhanças entre as duas cidades fazendo, inclusive, transposições de fotos. O restauranteur Carlos Bettencourt vem de São Paulo para recepcionar os convidados ao lado de Celina Kaufmann, da Art & Art Galeria. As obras serão vendidas no local. Bianca lançou em fevereiro esta exposição no Bela Sintra de São Paulo, que fica na bairro Jardins. Recentemente a fotógrafa lançou um livro, documentando um ano de viagens pelo estado do Maranhão. Bianca é paulista, formada em relações públicas e pós-graduada em fotografia de cinema. Em 2008, fundou a Oficina de Arte contemporânea com sua mãe, Márcia Cutait.  

 

Força de ser mulher

Toda telenovela retrata a realidade. É a ficção misturada com o cotidiano. Às vezes essa comparação é até exagerada para ganhar a empatia do telespectador. Como o caso da personagem Griselda, da novela Fina Estampa, da Rede Globo, que é chamada de Pereirão. Uma maneira exagerada de masculinizar a personagem. Na vida real, muitas mulheres fazem serviços tidos como masculinos e nem por isso perdem a feminilidade. Não é a roupa que faz a pessoa usa, nem o carro e muito menos o luxo que ostenta. Por trás de um look está uma mulher forte ou frágil. Muitas vezes o tipo de trabalho não é uma escolha, mas a única saída para a sua sobrevivência. E isso não derruba, fortalece. Tem pessoa que prefere viver uma fantasia que encarar a dura realidade. Essa atitude tem reflexo com o mundo exterior. A autoimagem que projetamos muitas vezes causa insegurança e dificuldade de autoaceitação e de buscar valores perdidos. Não importa o trabalho a que somos submetidos e nem a roupa que temos de usar, o que importa é nos cuidarmos e deixar transparecer a força de ser mulher.

 

Reclamar do clima

Brasília é encantadora, com muita qualidade de vida e mantida firme e forte nos seus 51 anos de existência por valorosos cidadãos. Os brasilienses são fortes e determinados e tem identidade. Uma coisa que me chama a atenção é a unanimidade de reclamar do clima. Não  importa se é o período de seca, de chuva ou de estiagem. É o assunto preferido nos elevadores, nos pilotis, bares, restaurantes, no trabalho, no trânsito e até nos supermercados. Por outro lado, a população não deixa de ter razão. A umidade do ar chegou a 10%, o menos índice dos últimos 7 anos. Brasília parecia clima de deserto. E com isso o calor e a seca castigam animais, plantas e pessoas. Os olhos ficam secos, a pele coça, a cabeça dói, a respiração fica difícil e por aí vai. Mesmo sabendo que isso ocorre pelo menos durante três meses, é difícil se acostumar. Mas com boa vontade e criatividade a gente consegue aliviar estes efeitos e curtir esta cidade maravilhosa. Precisamos valorizar os ipês que dão cor e alegria a nossa vida, assim como também os flamboyants. Mesmo castigadas pelo calor e pela seca surgem esplendorosas. Vamos deixar as broncas de lado e curtir Brasília, que é única.

 


Mérito Industrial

O presidente da Fibra, Antônio Rocha, entrega hoje, no auditório da Confederação Nacional da Indústria, às 19h30, a medalha Destaque Setorial para empresas que contribuem com a com a geração de emprego e com a sustentabilidade. Dentre elas a Construtora Ypê, de Júlio César Peres, que é também presidente do Sinduscon. Já a medalha do Mérito Industrial vai para Antônio Varela Neto, Dionízio Klavdianos, Fernando Colcerciani, Jairo Fonseca, José Maria de Jesus, Paulo José Amorim e Paulo Roberto de Souza. A festa na CNI já é tradicional e sempre prestigiada pela categoria com que a Federação das Indústrias sempre recebe.

 

 
 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/08/2011

Os tesouros de Daniela

A jornalista Daniela Guima, além de excelente profissional, é também mãe exemplar de três tesouros, Noah, Rafaela e Theo.

  

Superar obstáculos

A comissão de direitos da pessoa com deficiência da OAB-DF realiza no dia 16 de setembro um seminário para mostrar que o esporte é um veículo de resgate social. Quem quiser participar, pode fazer sua inscrição no site www.oabdf.org.br ou pelo telefone 3035-7243. A inscrição é uma lata de leite em pó, que será doada a instituições de caridade. Serão conferidos certificados de participação.

 

Prevenção

Prevenir é proteger por antecedência. É evitar dores e sofrimentos. Em função disso, é de extrema urgência informar e alertar as crianças a respeito dos perigos e das consequências do uso das drogas, mesmo as socialmente aceitas, como o cigarro e as bebidas alcoólicas. Muitas das pessoas recorrem às drogas para fugir de dificuldades nos relacionamentos familiares, afetivos, sociais e profissionais. Alguns jovens, para fugir, segundo a avaliação deles, de uma educação extremamente rígida e superprotetora, resolve punir e agredir os pais com o uso das drogas. Eles não conseguem ver que estão se autopunindo. Muitas vezes o usuário de drogas está procurando fugir de algo pior que a própria droga.  É por isso que os pais devem orientar os filhos, prevenindo-os sobre os perigos do vício.Com base nisso, o Sigma, consciente de seu papel de responsabilidade na formação correta dos futuros construtores de Brasília, tem feito um trabalho sério de orientação e conscientização junto a seus alunos para que abram o olho e não se percam neste caminho que é em volta.  Além do trabalho de orientação, o Centro Educacional Sigma incentiva as artes e os esportes. Quem pratica esportes, todos nós sabemos, tem mais chances de ser mais saudável, de ter mais amigos e de ficar longe das drogas. Os alunos precisam, também, respeitar e ouvir com atenção o conselho dos professores, pois eles são amigos e só querem o bem de seus alunos. É responsabilidade de todos nós evitar que os efeitos maléficos das drogas venham inviabilizar  o futuro das nossas crianças e dos nossos adolescentes.

 

Sono é alimento

Uma vida feliz começa com uma boa noite de sono. Acordar revigorado e bem disposto faz suportar melhor a carga de responsabilidade que todos são submetidos. O sono é tão importante quanto comer e tomar banho, pois renova a energia física e psíquica. E para ter esses benefícios é preciso que seja agradável, relaxado e profundo, pois é ele que alimenta a tranquilidade e desenvolve a inteligência. Se você anda irritado até com a sua sombra, veja como anda dormindo. Quem tem um sono tranquilo pode aumentar em até 50% seu rendimento intelectual, sua criatividade e atenção. Muitas decisões erradas acontecem depois de uma noite mal dormida. E quando o trabalho intelectual é excessivo, nem o sono consegue repor a energia gasta, pois mente agitada tira energia do cérebro. Sem um descanso reparador, o corpo e o emocional ficam debilitados. E nesta condição ninguém consegue fazer nada certo. A pessoa reage sem pensar. Nesta situação, o melhor é ficam em silêncio até passar o esgotamento.  Muita gente questiona por que os jovens estão cada vez mais intolerantes. A resposta pode estar na falta de sono. Muitos ficam na internet até de madrugada, dormem menos que precisam e isso causa irritação, cansaço e mau humor. O rendimento escolar também fica comprometido, pois não conseguem assimilar os conhecimentos. Com os adultos, o problema pode estar em carregar o mundo nas costas, em levar os problemas para a cama. Ao deitar, a mente não relaxa.  Além dos problemas do cotidiano, o celular, videogames, internet e TV devem ficar longe do quarto. Bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação pesada antes de dormir interferem na qualidade do sono. Se você anda contando "carneirinhos", leia antes de dormir coisas agradáveis, ouça música calma, tome um banho morno e um chá de camomila ou leite quente com mel. Se a insônia persistir procure um médico. 

 

Aumentar a audiência

As novelas estão usando de todos os recursos para atrair mais o telespectador. A Malhação levou os jogadores Ganso e Neymar no final do episódio da semana passada. Agora, é a vez do apresentador Luciano Huck na novela Fina Estampa. Ele vai reformar o táxi de Vilma, personagem de Arlete Salles, no quadro Lata Velha, do seu programa. Fazer essa interação da vida real com a ficção é saudável. Isto dá mais credibilidade porque apelar para baixaria não está com nada.

 

Compromisso com Brasília

Brasília tem 51 anos e muitas empresas que surgiram nesta época, ou até mesmo antes, como a Rede Gasol, que começou em 1958 na Cidade Livre, fazem questão de exibir a data do início das atividades, como uma forma de declarar o seu compromisso com o sonho e a visão de Dom Bosco e JK. E nós devemos agradecer pela coragem e dedicação destes pioneiros que escreveram com letras de ouro a história da Capital da Esperança. Destaco o saudoso João Herculino, Abdala Kouzak, Hely Walter Couto, Osório Adriano, Orlando Taurisano, Dalmo Amaral, Roberto Curi, Mitri Monfarrej e Geraldo Vasconcelo. Circulando pela cidade, a gente vê placas com datas do início das atividades, como o caso das Pizzarias Dom Bosco, de 1960, O Beirute, de 1966, o restaurante Casa Velha, a Carne de Sol da 111, de 1980, assim como a sorveteria Moka's. Estes são alguns dos exemplos de dedicação e compromisso com o progresso da cidade.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 29/08/2011

Superioridade brasileira no UFC Rio

A edição do Ultimate Fighting Championship (UFC) realizada no Rio de Janeiro foi um sucesso. Dos 12 combates, 11 tiveram a participação de pelo menos um brasileiro. Foi apenas na luta do atleta Luiz “Banha” Cane que os brasileiros não saíram vitoriosos. Destaque para as vitórias de Paulo Thiago, Rodrigo “Minotauro” Nogueira, Erick Silva, Maurício “Shogun” Rua e Anderson Silva.  Paulo Thiago, soldado do BOPE de Brasília, entrou no octógono ao som da música Tropa de Elite, da banda Tihuana, levando o público presente ao delírio. Vitória para cima do estadunidense David Mitchell por decisão unânime. É um atleta que orgulha Brasília. Parabéns Paulo!

 

Mulheres: novo alvo das cervejarias

Até pouco tempo os publicitários usavam a mulher como objeto pra vender a bebida. Era o “prêmio” de quem tomava cerveja, pois apareciam lindas nos comerciais. Agora os craques da propaganda preferem colocar a mulher como uma consumidora em potencial. A mulher não só bebe como acompanha o parceiro nos bares, restaurantes e festas em geral. As marcas contratam garotas propaganda famosas para atrair ainda mais a consumidora. E deu certo porque as mulheres estão consumindo mais o produto. Porém, mesmo com toda essa propaganda o homem continua como o grande consumidor. Pesquisa mostra que ele consome 5 vezes mais que o sexo feminino. Ontem, a preferência pela bebida foi comprovada em corrida que reuniu cerca de 30 mil participantes. A Corrida da Cerveja foi marcada pela alegria e bom humor. Uma pena que muitos participantes esqueceram de levar sacola de lixo para colocar as latas vazias. Jogaram no Eixão e no gramado. Sujar a cidade não foi legal. Hoje quem correu foram os valorosos garis, que tiveram que limpar tudo. 

 

Dá-lhe Grêmio!

No Grenal de ontem, pela última rodada do 1° turno do Brasileirão, deu Grêmio. O Tricolor Gaúcho jogou em casa e contou com o apoio da torcida. O time comandado pelo Celso Roth foi para cima do time colorado e fez o primeiro gol com o meia Marquinhos. O Internacional reagiu rápido e empatou o jogo em uma jogada de bola parada. O gol de empate foi marcado pelo zagueiro índio. Na segunda etapa o Tricolor Gaúcho continuou pressionando e criando mais chances que seu adversário. Dois lances de pênalti a favor do Grêmio foram ignorados pela arbitragem durante a partida. Porém, quando o jogador Escudero invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro índio o árbitro finalmente marcou a penalidade máxima. A cobrança foi efetuada pelo meia Douglas que a converteu em gol. Fim de jogo Grêmio 2 x 1 Internacional. Com muita organização e raça o Imortal Tricolor voltou a jogar como há muito tempo não se via. A expectativa do torcedor é que essa vitória sirva de ânimo para o time subir na classificação do Campeonato Brasileiro.

 

Objeto ou membro da família?

É cada vez maior o número de animais de estimação fazendo parte da vida das pessoas. E quando a relação de um casal termina com quem fica esse bichinho? O rompimento de um relacionamento por si só já é difícil. Imagine então para os animais que sentem todo o clima e passam a ser objeto de disputa. Quem tem um animal em casa o considera membro da família, até chama de “filho”. E é por isso que o problema surge. Pois foi com base nesse impasse que o deputado federal Dr. Marco Aurélio Ubiali do PSB-SP entrou com um projeto de lei 1058/2011 para regulamentar a guarda e o bem estar dos animais de estimação. No projeto o deputado Dr. Ubiali considera os animais de estimação como integrantes da família. E o interesse deles deve ser maior que as brigas do casal. A guarda compartilhada é a tendência. Se não houver acordo a saída é o judiciário. O projeto aguarda parecer da Comissão de Meio Ambiente. Gostei da iniciativa do deputado. Estes “amigos” não podem ficar no meio de uma disputa. O casal deve agir com a razão e deixar o animal com que ele tem mais afinidade.

 

Festa do morango

A 16ª Festa do Morango de Brazlândia começou neste final de semana com um bolo de 16 metros recepcionando os convidados. Esta é uma forma saudável de aproximar o produtor do consumidor. Teve eleição para rainha, shows com artistas famosos como Henrique & Ruan, Marcos & Felipe e Paralamas do Sucesso. De hoje até quarta acontece o 7° Encontro Técnico do Morango. Uma oportunidade para o produtor se aperfeiçoar mais neste negócio, que por sinal é muito produtivo.  No dia 2 de setembro Chitãozinho e Xororó vão alegrar os visitantes. No sábado tem Pedro Paulo & Matheus. E no último dia outras grandes atrações. Com tanto morango à disposição e com tantas opções de consumo é bom você aproveitar a ocasião, até porque o preço é convidativo. O morango é bonito por fora e saudável por dentro. Devido sua cor avermelhada, é um potente antioxidante. Não serve apenas para trata mas também para prevenir diversos males. Além dos benefícios para a saúde, é indicado para dietas já que possui poucas calorias. Tenho como costume comer de 3 a 5 porções de frutas todos os dias. E o morango é uma que eu não abro mão. Estudiosos em alimentação saudável comprovaram que as propriedades medicinais do morango tornam-se mais evidentes se consumirmos a fruta “in natura”. O morango é rico em vitamina C. O consumo da fruta fortalece ossos e dentes. Ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. A fruta além de gostosa, aumenta às infecções e tem ação anticancerígena. Quem não perde a Festa do Morango é a advogada Izabel e seu marido o médico veterinário Sílvio Breckenfeld. Eles aproveitam para trazer o produto e presentear os amigos.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/08/2011

Apenas um dia

É uma pena, mas o benefício de isenção da taxa de estacionamento nos shoppings durou pouco. Um dia depois de entrar em vigor, liminar suspende isenção de taxa de estacionamento a pedido do Parkshopping, Conjunto Nacional, Iguatemi e Brasília Shopping. Centros comerciais beneficiados pela liminar podem continuar cobrando pelo uso do espaço até que o mérito seja julgado. Leis boas para o consumidor existem, o problema é colocá-las em prática. 

 

No Brasília na TV de amanhã 

No programa do dia 28/08 a partir das 12h na TV Brasília você confere a festa solidária do Correio Braziliense. Dentre as atrações, o grupo “Bicho! Eu Sou Cowboy”, a quadrilha “Formiga da Roça” e os cantores Brunno e Matheus. O Arraial Solidário foi prestigiadíssimo. Na fotos, a primeira-dama Dra. Ilza Queiroz, o governador Agnelo, a anfitriã Nazareth e Álvaro Teixeira da Costa, presidente dos Diários Associados. Nas outras fotos você confere um pouco das atrações da festa. E, finalizando o programa, a festa de aniversário da empresária Tatyane Araújo, proprietária Taty´s Buffet.

   

Sabedoria em dose dupla

Dona Ada Carvalho e dona Wilma Pereira (foto) sempre encantaram pela elegância, sabedoria e respeito. Homenageio essas senhoras que tenho a honra de privar da companhia.

 

Estacionamento gratuito, será?

A partir de agora quem for aos shoppings e supermercados não pagará mais pelo estacionamento de veículos. A condição é que comprove o gasto de, pelo menos, 2 vezes o valor da taxa de estacionamento. Isto é possível porque o governador Agnelo Queiroz sancionou a lei que trata deste assunto. A publicação está no diário da Câmara Legislativa. Quem ficar estacionado por menos de uma hora não precisa pagar nada. Esta lei vai incentivar as compras uma vez que, sem pagar pelo estacionamento, as pessoas vão frequentar mais estes estabelecimentos. Será que os shoppings vão cumprir a lei? 

 

Dia de UFC Rio

Depois de anos longe do Brasil, o Ultimate Fighting Championship (UFC) está de volta. O palco é o HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Na luta principal da noite, Anderson Silva defende o cinturão do evento na categoria meio-médio contra o japonês Yushin Okami. Na segunda luta mais importante da noite desse dia 27/08, o ex-campeão da categoria meio-pesado Maurício “Shogun” Rua enfrenta o estadunidense Forrest Griffin. Destaque também para a luta do ex-campeão interino dos pesos-pesados Rodrigo “Minotauro” Nogueira e para o representante da Capital Federal Paulo Thiago, soldado do BOPE. É possível acompanhar o grande evento, gratuitamente, pela Rede TV a partir das 22 horas. Para você que gosta de esportes, o UFC 134 (UFC Rio) é imperdível.

 

Fato político

Segundo a constituição Federal, os parlamentares têm liberdade de opinião. Com base nisso a mesa diretora da Câmara livro o deputado Jair Bolsonaro da quebra de decoro parlamentar. Com relação a deputada Jaqueline Roriz a Câmara definirá seu futuro no dia 30. Ontem, o procurador geral da União Roberto Gurgel pediu ao STF a instauração de uma ação penal contra a parlamentar. 

 

Onde está a felicidade?

Está dentro de nós. Se acreditarmos, seremos felizes sozinhos ou acompanhados. Foi com base nesta procura incessante que Carlos Alberto Riccelli dirigiu o filme “Onde Está a Felicidade?” que tem como roteirista e protagonista Bruna Lombardi, sua mulher. O longa é a primeira comédia do casal feita no Brasil e na Espanha. Quando do lançamento do drama “Sigma da Cidade”, Bruna e Riccelli estiveram em Brasília. Tive a oportunidade de entrevistá-los para o Brasília na TV. Bruna continua bela e talentosa e, como Riccelli, é muito educada com os fãs. Por isso são merecedores desse sucesso todo. Recomendo essa comédia. O filme está em cartaz nos cinemas de todo Brasil.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/08/2011

Talento para os negócios

Tatyane Araújo é uma jovem trabalhadora e determinada. Trata bem as pessoas que a cercam, valoriza o trabalho dos outros e é muito educada. Conheci em um evento da Vale Shop. Ela era responsável pelo Buffet, que por sinal me agradou muito. Contou-me que trabalha desde menina. Procurava fazer bem feito qualquer serviço que lhe pediam, para não ter que fazer novamente. Como tem mania por perfeccionismo, tudo que faz dá certo. Taty é querida pelos seus clientes do restaurante da SCLS 414, bloco B e também muito elogiada pela categoria do Taty´s Buffet.

 

Comprometimento

Pessoas recém-saídas das universidades sonham trabalhar em um bom ambiente com possibilidade de progresso profissional e com alto salário. Para conseguir uma vaga, devido à concorrência acirrada, é preciso ter comprometimento consigo mesmo e com a empresa e não cometer deslizes como usar decote ousado, calça de cintura baixa ou saia muito curta. É preciso bom senso para se vestir. Outro problema é querer saber dos benefícios logo no primeiro dia. Isto é falta de trato. Assim como fazer brincadeiras fora de horas e falar com gírias. No local de trabalho é bom ouvir mais e falar menos. Demonstre interesse pelo serviço e procure estar à altura dos padrões da empresa. Se você quer reconhecimento e é apaixonado por desafios dê o máximo de si e faça a diferença.  Com certeza seu chefe saberá recompensar na hora certa. Falo sobre isso porque a grande maioria só quer saber o quanto vai ganhar. Querem um emprego; não trabalho. Para quem pensa assim o ideal é montar seu próprio negócio.

 

Caos no trânsito

Trafegar pelo centro de Brasília, ou em qualquer cidade satélite, está cada vez mais complicado. Sair do Plano Piloto, nos horários de pico, para qualquer lugar é angustiante. Imagine depois de um dia cheio de atividades ter que ficar horas dirigindo, ou dentro de um ônibus até chegar em casa. Tudo isso só vai acabar com a conclusão do transporte público integrado. O primeiro passo é a construção do Veículo Leve sobre Pneus- VLP. O governador autorizou o início das obras que vão ligar Santa Maria e Gama ao Plano Piloto por um túnel exclusivo e integrado ao metrô. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2013 e que 20 mil pessoas possam utilizar o sistema por hora. O investimento é de cerca de R$ 530 milhões. Como em 2013 o Brasil sediará a Copa das Confederações, o VLP é muito bem vindo. Esse é o primeiro passo para proporcionar um transporte seguro, rápido e confortável. Esperamos que a passagem não fique salgada. Como a população clama e merece um transporte mais digno, vamos aguardar os próximos passos do GDF. Foto de Roberto Barroso. 

  

Dia internacional da igualdade da mulher

Hoje é oportuno desejar igualdade para as desigualdades existentes, sobretudo com relação à diferença salarial, acesso ao emprego e discriminação no local de trabalho que são alguns dos problemas que acontecem em pleno século XXI. As pessoas precisam acreditar mais no poder transformativo da mulher. A situação em termos políticos, econômicos e sociais mudou muito, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Isto só vai acabar se for ensinado, desde cedo, nas escolas noção de igualdade dos gêneros. Homens e mulheres, em situação de igualdade e oportunidade, podem contribuir para um Brasil social mais forte e benéfico para todos. A escolha da primeira mulher para comandar os destinos do país foi uma demonstração de maturidade e respeito à capacidade da mulher. A presidenta Dilma é a prova de que a mulher tem tanta competência quanto o homem. Inclusive a mulher é mais perfeccionista, dedicada, amorosa e sensível às pessoas marginalizadas. Sabe liderar e resolver melhor os conflitos. É mais prática, econômica e sabe colocar limites. Se não tivéssemos essas qualidades não saberíamos conciliar, de forma satisfatória, a vida profissional com a familiar. Não estou dizendo que a mulher é melhor que o homem. Mas que temos pontos fortes a nosso favor, temos. A vitória da Presidenta Dilma é um marco importante. Espero que encoraja outras mulheres  à disputar as eleições municipais de 2012, certa vez que a participação da mulher na política ainda é muito pequena. Com determinação, as mulheres chegam aos postos de chefia. Com qualificação e competência chega-se ao topo da hierarquia. Claro que para isso é necessário fazer sacrifícios. Não é a sobrecarga de trabalho que vai impedir a mulher de apostar no seu potencial produtivo e se adaptar ao clima competitivo do mercado de trabalho. Tenho certeza que a presidenta Dilma vai promover políticas de conciliação entre a correria e a vida familiar, certa vez que é mãe, filha e avó. São anos de reivindicações para igualdade de direitos e oportunidades.  Espero que o trabalho das mulheres em casa cuidando dos filhos, idosos e dependentes seja reconhecido e amparado, pois é na família que se constrói a base para uma sociedade mais justa.

 

Macaco-prego

Eles não são apenas animais engraçados e bonitos. O nosso simpático primo é considerado o primata mais inteligente das Américas. O uso de ferramentas como varetas e pedras para caçar e abrir alimentos impressiona a comunidade científica. Abaixo postamos um vídeo completo sobre esse animal impressionante.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/08/2011

Pele de bebê

Cerca de 70% do nosso músculo é formado por água. É por isso que devemos tomar 2 litros por dia deste precioso líquido. Já a nossa pele, é o maior órgão do corpo humano. Seu aspecto saudável depende de uma boa noite de sono, de uma alimentação adequada e de muito líquido. E claro, nessa época de clima de deserto, é preciso manter a pele hidratada. Uma dica que aprendi com dona Niva Pessoa, uma linda senhora de 92 anos, minha querida telespectadora e mãe do empresário Marconi de Souza, é hidratá-la com leite. Isso mesmo, pode-se até tomar banho de leite. Usa-se integral se a pele for muito seca e desnatado se a pele for oleosa. Se você preferir, pode umedecer um algodão no leite e passar em toda pele. Deixe agir por 20 minutos e lave com água fria. Outra dica é fazer compressas de leite com mamão papaia. É só bater meio mamão com 100 mL de leite até formar um creme. Pode ser aplicado diretamente na pele do rosto e sobre os olhos repouse em uma gaze. Espere 15 minutos e enxague. Isto pode ser feito uma vez por semana. Já testei e aprovei. Como funcionou para minha pele, resolvi pesquisar os poderes do leite e do mamão. A receita funciona porque o leite possui ácido lático. Essa substância renova, hidrata e clareia a pele. Já a fruta tem papaina, que é uma enzima que promove a renovação da pele. Este segredinho da dona Niva é maravilhoso. Se você quer ter uma pele jovem, é só seguir essa receita. 

 

Construtor de ideias

Dario Clementino é um dos engenheiros de maior gabarito no DF. Ele foi o responsável por muitas obras, inclusive pela construção de toda uma quadra na Asa Norte. Foi pioneiro das fachadas de concreto às varandas. Um líder patronal que tem atuação elogiadíssima na Fibra e no Sinduscon. Dario respeita o semelhante e deixa pegadas para o caminhar tranquilo das futuras gerações. E isso ele está fazendo também como diretor presidente da Dan-Hebert.  

 

Adoção animal

O instinto materno de fêmeas no Reino Animal é tão forte que há diversos casos de adoção de animais de diferentes espécies. Histórias como a de cachorros e chipanzés que adotam tigres encantam. Selecionamos dois vídeos a respeito, para você se encantar com a incrível vida animal.

 

Higiene bucal

O cirurgião dentista Hosana Garcez (na foto ao lado, recebendo o Troféu Êxito, com seu pai Osias Alves o seu filho Dr. Luiz), um dos renomados profissionais desta área, tem se empenhado na campanha de conscientização da higiene bucal. Ele acredita que grande parte da halitose é causada por falta de higiene na língua. Assim como o alho e a cebola podem causar mau hálito, a maçã e a cenoura fazem faxina nos dentes e na língua. Outra dica é mastigar uma folha de hortelã após as refeições porque ela estimula a digestão e deixa um frescor na boca. O gengibre e o limão também proporcionam os mesmos efeitos. Às vezes, em um restaurante, a gente não consegue fazer uma limpeza bucal completa, aí a dica é carregar fio dental na bolsa e ter sempre cravo da índia ou gengibre para mastigar. Essa é uma boa solução paliativa.

 

Puxadinhos

O direito de um não pode prejudicar o da coletividade. Com base nisso, o juiz da Vara do Meio Ambiente Carlos Divino Rodrigues determinou que dois restaurantes da 105 Norte providenciem, em 30 dias, a desocupação da área pública. Os proprietários alegam que estão de acordo com a Lei Distrital 754/94. O Magistrado decidiu com base no fato de o TJDFT ter considerado em 2006 esta lei distrital inconstitucional. Portanto, os ditos puxadinhos encontram-se sem amparo legal. O juiz Carlos Divino Rodrigues, para quem não conhece, é um mestre. Merece aplausos pela defesa ferrenha da regularização fundiária e urbanística do DF. E isso pode ser comprovado pelos seus artigos publicados no site da Associação dos Magistrados. Como, infelizmente, temos muitas leis inconstitucionais é bom o deputado distrital, antes de propor uma nova lei, ficar atento ao que diz a Lei Orgânica do DF.

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 Próximo > Fim >>

Página 232 de 234
RocketTheme Joomla Templates