Coluna da Bernadete Alves - dia 13/02/2012

Elizabeth Dutra recebe homenagem em Brasília

A empresária de Barueri/Alphaville, Elizabeth Dutra, foi homenageada pelo jornalista Carlos Chagas e pela advogada Maria Helena Prill, com a escultura “Coração Petista”, assinada pelo artista Antonio Spinosa, de São Paulo,  durante jantar no Lago Sul em Brasília. Empresários do Paraná, Barueri e de Brasília foram abraçar a sócia da Holding  Internacional de Negócios para o Oriente Médio. Elizabeth é pré-candidata à prefeitura de Barueri-SP.

Parte 01:

Parte 02:

Parte 03:

 

No limite do orçamento

Todos nós já passamos por algum “aperto” financeiro. E com sabedoria e com os pés no chão conseguimos dar a volta por cima. A falta de dinheiro pode gerar muitos problemas de saúde, como estresse, depressão, angústia e desespero e isto reflete no nosso dia a dia.

Infelizmente tem gente que, mesmo vivendo no limite do orçamento, compra sem planejamento e depois quase arranca os cabelos de tanto arrependimento. Gastar, para alguns, é uma fuga dos problemas do cotidiano. Para outros é a porta para a valorização pessoal e profissional. E tem, também, que gasta só pelo prazer de consumir.

Antes de qualquer impulso, é preciso saber se pode comprar, se tem saúde financeira para honrar os compromissos. Depois comprar só o necessário e dentro das possibilidades e nunca se deixar influenciar pelos apelos do comércio. É importante eleger prioridades. O fracasso só surge para quem desiste e dá o passo maior que a perna.

 

Sempre Viva

  

Esta pequena e bela flor é originária da Austrália. É assim chamada porque é capaz de manter as cores e o aspecto vivo mesmo depois de seca. Pela sua durabilidade, significa eternidade, imortalidade e permanência.

É muito usada em arranjos, no trabalho de cestaria, uma vez que suas inflorescências secas são vendidas como adorno, por não murcharem e nem perder a cor, e também em florais, pois tem poder de acalmar nas dificuldades profissionais e afetivas, esgotamento físico e mental, falta de apetite, convalescença e estados depressivos em geral.

Esta flor é como as mulheres, que mesmo diante às dificuldades, continuam vivas e fortes. E ela pode ser um símbolo de durabilidade porque continua viva por até 50 anos se for colhida ainda em botão e colocada para secar de cabeça para baixo.

 

Reis e ratos

Com excelente elenco, o filme Reis e Ratos estreia dia 17 desse mês. O longa-metragem teve participação da Warner Bros em um trecho com cenas e entrevista de Cauã Reymond. A música trilha do filme foi produzida com exclusividade pelo Caetano Veloso. Dirigido por Mauro Lima e produzido por Paula Lavigne, tem o elenco formado pelos atores Selton Mello, Cauã Reymond, Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Otavio Muller, Rafaela Mandelli e outros grandes atores nacionais. "Reis e Ratos" cria uma narrativa delirante e obscura ocorrida numa sala dentro do cenário golpista. Tudo é contado pelo ponto-de-vista de um grupo de personagens como o golpista, o agente da CIA, o locutor de rádio, o major da Aeronáutica, entre outros. A estréia está marcada para o dia 17 nos principais cinemas do Brasil. Por enquanto, confira o trailer de mais um grande filme nacional.

 

 

O retorno da Grande Rio

 

A Sapucaí vai se emocionar com o desfile da escola de samba Grande Rio, no Carnaval desse ano. No início de fevereiro do ano passado, um grande incêndio na Cidade do Samba (foto) causou um grande prejuízo para o carnaval daquele ano. As escolas União da Ilha e a Portela tiveram diversas perdas na produção alegórica. Porém, foi a Grande Rio a mais prejudicada. O prejuízo foi total. Na força de vontade e superação, a escola reconstruiu fantasias e alegorias e participou do carnaval. 

Para 2012, a Grande Rio levará à Sapucaí uma história de luta e recuperação. A letra da música traz frases como: “Quem me viu chorar/vai me ver sorrir” e “superação  é o carnaval da Grande Rio”. Confira a música completa no vídeo abaixo.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 11/02/2012

Brasília na TV

Convido você para acompanhar o programa “Brasília na TV” amanhã às 12h30, na TV Brasília/Rede TV e conhecer a festa de confraternização da Tripar BSB, empresa administradora de Cartões Benefícios. As novidades que o presidente da Vale Shop, Marconi de Souza reservou para 2012 e qual o segredo para se dar bem em um negócio.

Você vai saber como será o curso de Medicina do UniCeub, o único Centro Universitário do Brasil a receber 4 selos da OAB Nacional e também considerado pelo Ministério da Educação como o melhor do Centro Oeste.

O programa também mostra a preocupação do administrador de Brasília Messias de Souza com a sustentabilidade e a preservação do Patrimônio Cultural da Humanidade e do orgulho do administrador de Taguatinga, Carlos Jales em comandar a cidade com o maior PIB do Distrito Federal. Eu quero a sua companhia.

 

A festa dos 32 anos do Partido dos Trabalhadores

O auditório do Centro de Eventos Brasil 21 ficou totalmente lotado de autoridades, parlamentares, governadores, prefeitos, presidentes de partidos aliados e lideranças políticas para festejar os 32 anos do Partido dos Trabalhadores.

A presidenta Dilma foi ovacionada assim como José Dirceu, ex-presidente do partido. Dilma sentou ao lado do presidente da Câmara, Marco Maia e do presidente do PT, Rui Falcão e do governador Agnelo Queiroz. A presidenta foi saudada com “olé, olé, olá, Dilma, Dilma”. Ela disseque cada encontro com o PT representa um encontro com as lutas do povo brasileiro e reafirmou o seu compromisso em erradicar a miséria e garantir mais oportunidades aos brasileiros pobres. 

 

O ex-presidente Lula enviou uma mensagem que foi lida por Rui Falcão enquanto os militantes cantavam “ole, olé, ola, Lulala”. Além desta emocionante mensagem também é importante destacar a homenagem feita ao primeiro filiado ao partido, Apolônio de Carvalho.

O presidente da Câmara, Marco Maia disse que o PT transformou a vida das pessoas e deu a visão de um futuro melhor. “O Brasil é uma nação que cresce e que proporciona um futuro com mais esperança”.

O governador Agnelo disse que é uma honra estar no partido que ajudou a consolidar a democracia e que esteve presente nos momentos mais significativos do país. É um partido vitorioso com três mandatos presidenciais e que tem mais de 1 milhão e 300 mil filiados que defendem com garra os princípios do PT. Parabéns a todos que escreveram e que continuam escrevendo a história vitoriosa dos trabalhadores. (Crédito das fotos: Mário Agra) 

 

As mensageiras de sentimentos fazem a festa no DF

A beleza das flores e o canto dos pássaros são presenças constantes em todo o DF. E não precisa ser primavera eles estão lá dando leveza ao concreto. Com cores e aromas as flores encantam os olhos, alegram a alma e garantem o sustento de centenas de pessoas.

As flores que dão tanta alegria em todas as etapas e datas importantes da nossa vida também garantem trabalho para muita gente. O brasiliense adora oferecer flores e a cidade tem muitos eventos e festas particulares e isto aquece o mercado. Com isso temos mais de 100 produtores de flores na cidade.

A qualidade das nossas flores é excelente e quase abastece todo o mercado. Para estimular ainda mais a produção a Emater está fazendo um trabalho interessante de cursos e visitas técnicas. Com isso a produção está aumentando e a variedade e durabilidade das flores também. Na Ceasa dá para se ter uma idéia de tudo que é produzido aqui. E graças ao apoio do GDF este mercado vai crescer ainda mais garantindo emprego e renda para muita gente.

Já que estou falando em flores um programa imperdível é ir ao Jardim Botânico hoje e manhã das 9 às 17 horas e conferir a variedade de espécies raras de orquídeas que tem lá. Inclusive os membros da Sociedade Orquidófila de Brasília estão orientando os interessados em aprender o mundo fascinante destas flores encantadoras.

 

 

Crédito especial para curtir o Carnaval

O carnaval é a maior festa popular do Brasil. Chegou aqui no século XVII devido à influência da Europa. Na França acontecia em forma de desfile onde as pessoas usavam máscaras e fantasias e saiam pelas ruas cantando e dançando. A partir daí surgiram os primeiros blocos, cordões e cortejos de carros decorados.

Aqui a primeira escola de samba foi criada em 1928 no Rio de Janeiro com o nome “Deixa Falar” e anos depois o nome foi trocado para Estácio de Sá. No Rio a folia começa em setembro com os ensaios nas quadras das diversas escolas. No mês de dezembro os ensaios são feitos na rua e levam multidões de pessoas no Sambódromo todo final de semana.

Em São Paulo o carnaval é similar ao do Rio de Janeiro. O desfile das escolas acontece na passarela do samba projetada por Oscar Niemeyer. Já Recife e Olinda seguem as tradições européias só que ao som do frevo tendo como atração o Galinho da Madrugada. A Bahia fugiu das tradições e criou o seu carnaval com trios elétricos, embalados por músicas dançantes como o axé.

Em cada canto do Brasil a festa é especial e imperdível com muita beleza, animação, música, dança e diversidade cultural e é internacionalmente conhecida e admirada pela explosão de cores, calor e alegria.

Por tudo isso é que o Banco de Brasília está disponibilizando crédito especial para quem quer curtir o carnaval na sua cidade preferida. É o BRB incrementando os seus produtos para oferecer a tranquilidade que o correntista merece. Agora não tem desculpa para você não aproveitar um dos feriados mais esperados. 

 

A celebração do amor de Ketlin e Kiko 

Ketlin Feitosa e Kiko Scartezini  uniram-se nos laços matrimoniais  na Capela da Nunciatura Apóstólica, com as benções de Dom Falcão e Frei Oslan ao som da marcha de Wagner, executada pelo Quarteto Capital e Rogério Midlej.

Após a cerimônia os noivos receberam os seletos 60 convidados no salão da Embaixada do Vaticano.

Ketlin é filha de Guiomar Feitosa e enteada do ministro Gilmar Mendes. Kiko é filho de Cristina e Wagner Scartezini. A noiva estava elegante e muito emocionada e Kiko não escondia a felicidade.

Foi uma cerimônia bonita e elegante sob a responsabilidade de César Serra. Ketlin não jogou o buquê, preferiu dar de presente para a grande amiga Alessandra Ribeiro.

  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/02/2012

Mulheres vítimas de agressão estão mais protegidas

O Supremo Tribunal Federal por 10 votos a 1 autoriza o Ministério Público apresentar denúncia contra agressores de mulheres, independente do consentimento da vítima. Os suspeitos de cometer lesões corporais leves serão processados com base na Lei Maria da Penha em ações penais públicas.

A decisão do Supremo foi sábia, pois é dever do Estado coibir e prevenir a violência no âmbito das relações familiares. A garantia constitucional será na prática respeitada de forma ampla. O relator foi o brilhante ministro Marco Aurélio Mello.

Inclusive o Congresso Nacional instalou na quarta uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI, para apurar as dificuldades de aplicação da Lei Maria da Penha. Vai também discutir que medidas podem ser aprimoradas no combate à violência contra as mulheres. O grupo será presidido pela deputada Jô Moraes do PCdoB de Minas Gerais.

Infelizmente os maus-tratos e abusos são praticados tanto nas camadas sociais mais simples quanto em bairros de luxo tirando também a dignidade da mulher. E essa violência que a mulher sofre comove até quem aparentemente nada tem a ver. Então é preciso criar mais Juizados Especiais contra a violência doméstica e contar com os meios de comunicação para que ajudem nesta luta. Algumas novelas deveriam parar de mostrar que a violência é coisa normal e aproveitar a audiência para conscientizar as mulheres a dar um basta a tanto desrespeito.

 

Eleonora Menicucci assume a Secretaria de Políticas para Mulheres

A cerimônia de posse da titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menecucci foi prestigiada e emocionante. Primeiro porque a presidenta Dilma deu as boas-vindas à socióloga e amiga e disse que ela iria fazer parte do governo mais feminino da história deste país. E depois falou da importante decisão do Supremo. “Todos nós, mulheres e homens, demos um passo na construção de uma sociedade em que, de fato, a luta contra a violência e a discriminação avançou”.

  

A ministra falou que sua trajetória se entrelaça com a da presidenta. Ambas lutaram contra a ditadura e aprenderam a lidar com as adversidades. “Quero render aqui a minha homenagem às mulheres e aos jovens que tombaram na luta contra a ditadura”. E também elogiou a decisão do Supremo. “A vitória do STF é um avanço histórico na vida das mulheres brasileiras (...) porém restam muitos desafios sobretudo em relação à aplicação das políticas sobre serviços públicos na área de segurança, saúde, justiça, para que efetive a prática da lei”, disse Menecucci. 

A titular da pasta disse que vai investir na esfera do trabalho, principalmente junto das trabalhadoras domésticas e no combate à pobreza. Disse que não dá para aceitar violência em hipótese alguma. Bater em mulher é crime e a sociedade repudia isso. Falou que considera o aborto uma questão de saúde pública como o crack e outras drogas. 

Prestigiando a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres, dentre tantas personalidades, o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombine, o governador do DF, Agnelo Queiroz e a primeira-dama Dra Ilza.

 

Centenário de morte do patrono da diplomacia

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, abriu hoje as comemorações do Ano de morte do Barão do Rio Branco ao lado dos familiares do homenageado numa bonita cerimônia no Palácio do Itamaraty. Patriota lembrou a importância do trabalho de José Maria da Silva Paranhos Júnior como maior defensor da soberania nacional. Ele venceu todos os conflitos com os países vizinhos. Um negociador vitorioso que só orgulhou o país.

O embaixador Manoel Gomes Pereira, coordenador do Comitê Executivo para a celebração do primeiro Centenário da morte do Barão do Rio Branco, disse que é uma honra mostrar para o povo brasileiro a obra deste grande cidadão e que as comemorações começam com a exposição “Rio Branco – 100 anos de memória” no Palácio do Itamaraty e vão até outubro deste ano quando o IHGB fará uma sessão magna. 

José Maria nasceu em 1845. Começou sua carreira como promotor e deputado, ainda no Império. Em 1876 já era Cônsul-Geral em Liverpool e depois ministro acreditado na Alemanha e na década de 1890 foi ministro Plenipotenciário onde defendeu os interesses brasileiros em disputas fronteiriças no Sul do Brasil e no Amapá. Venceu os dois casos. Em 03 de dezembro de 1902 assumiu o Ministério da s Relações Exteriores, permanecendo durante o mandato de 4 presidentes da República, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca, até falecer em 1912. 

O bisneto do Barão do Rio Branco, Roberto Paranhos, estava emocionado em ver o quanto o seu bisavô foi importante para a soberania nacional, pois sua maior contribuição foi a consolidação das fronteiras brasileiras. 

José Maria recebeu o titulo de barão do Rio Branco às vésperas do fim do período imperial por ter sido um monarquista convicto. E mesmo durante a República permaneceu assinando Barão do Rio Branco para homenagear seu falecido pai, o senador José Maria da Silva Paranhos, que tinha o título de Visconde do Rio Branco. Tanto o titulo de Visconde quanto o de Barão não se transfere aos descendentes.

 

 

Abertura Oficial do Carnaval

Foi no Palácio do Buriti na tarde de hoje, que o governador abriu oficialmente o Carnaval 2012 quando entregou a chave da cidade ao Rei Momo Antônio Sales e à rainha Veruska Pereira e para as princesas Annaalice Patrocínio e Deise Cordeiro. A solenidade teve a presença dos representantes das agremiações locais. E para homenagear o governador que é da Bahia, a bateria da escola Águia Imperial da Ceilândia, mostrou que tem samba no pé.

 

Agnelo espera que o carnaval daqui seja uma festa alegre, divertida e segura. Afirmou que com a sanção da Lei 4.738/2011 vai melhorar a vida de todos que fazem desta festa popular uma oportunidade para mostrar o talento, se divertir, trabalhar e garantir o sustento da família. A idéia do governador é fazer um trabalho conjunto com as escolas para que os jovens se profissionalizem neste oficio.

O secretário de Cultura Hamilton Pereira disse que em 2011 foi o carnaval da paz, em 2012 será o carnaval da cidadania e que 2013 será o carnaval que a população deseja. 

 

Aos grandes atletas

Dia 10 de fevereiro é o dia do Atleta Profissional. A data comemorativa serve de homenagem aos grandes esportistas que se dedicam ao máximo em sua modalidade e que, com determinação e disciplina, elevam o nome do esporte. Deixo aqui minha homenagem aos lutadores de MMA Kadu Monteiro, Rani Yahya, Paulo Thiago, Alex Nacfur e Renato Moicano, que tanto fazem para enaltecer o esporte que mais cresce no Brasil. São verdadeiros guerreiros que com técnica, força de vontade e união superam desafios dentro e fora dos octógonos. Aproveito a oportunidade para parabenizar Kadu Monteiro, lutador de MMA e Muay Thai, pelo seu aniversário (amanhã).

Muito obrigado por compartilhar conhecimentos e experiências nesses anos de convívio. Quero, também, deixar aqui meu carinho e apreço pelo Imortal Tricolor e por todos que fizeram dele o maior time de futebol da região Sul e considerado pela CBF a melhor equipe do Brasil. Não posso deixar de homenagear o maior esportista brasileiro de todos os tempos.

O homem que fez dos domingos, dias mais alegres e de mais esperança. Quem elevou nossa confiança e auto-estima. Ayrton Senna não está mais entre nós, mas está vivo na memória de cada brasileiro que pôde aprender com ele o que é ter caráter, competência e solidariedade.

Sua presença também é vista nas crianças que vêem no Instituto Ayrton Senna uma oportunidade de mudarem seu futuro. Parabéns aos que lutam todos os dias para manter vivo o “espírito de guerreiro” tão característico dos esportistas do nosso país. (Por Gilbert Di Angellis) 

 

Romário: à procura do que fazer 

Todos conhecem a fama de Romário, quando jogador de futebol, de ser um pouco, digamos, displicente quanto aos treinos. A ele, ficou associada a frase "treinar para que se eu já sei o que fazer". Já como deputado federal a situação tem sido diferente. Romário tem pedido serviço. “Tem 3 semanas que venho em Brasília para trabalhar e nada acontece. E olha que estamos em ano de eleição", reclamou o Baixinho, carinhoso apelido dos tempos nos gramados, ontem em seu Twitter. E ele completou: " Ou será que o ano só vai começar depois do Carnaval?". Fica a pergunta! 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/02/2012

50 anos do Sindicato dos Bancários 

O Sindicato dos Bancários comemorou Bodas de Ouro reverenciando aqueles que criaram e comandaram a entidade e que  tiveram participação decisiva na consolidação  democrática  do nosso país. Para relembrar aqueles tempos, o presidente Rodrigo de Britto chamou o Liga Tripa e o palhaço Xaxará. E a Escola de Samba Acadêmicos da Asa Norte cantou as 5 décadas de lutas e vitórias em prol dos trabalhadores do sistema financeiro. Como o Sindicato está sendo preparado para os próximos 50 anos você confere na reportagem. 

Parte 01: 

Parte 02: 

 

 

Dia do Frevo 

O frevo é um ritmo musical de dança pernambucana que teve origem no século XX, em 1907. A dança, chamada passo, surgiu da junção entre a capoeira e o próprio frevo. Hoje é dia de brindar a cultura Pernambucana, pois se comemora 105 anos do seu surgimento. Conheça um pouco do trabalho da Escola do Frevo de Recife, que atende gratuitamente 300 jovens. A qualidade do grupo foi reconhecida em 2006, quando tiraram o segundo lugar no concurso mundial de dança Youth America Grand Prix. Parabéns a todos que mantém a cultura do estado pernambucano viva. Este dia é para vocês.

 

Mulheres desbravadoras

Foi um sucesso a oitava edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios realizado hoje na sede do Sebrae do Distrito Federal. A diretora da casa Maria Eulália Franco recepcionou a primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiroz, a secretária da Mulher, Amancia Ferreira e demais autoridades.

O prêmio é um incentivo as mulheres empresárias que vencem barreiras no comércio, serviços e agronegócio no Distrito Federal. 114 mulheres se inscreveram na categoria negócios coletivos e pequenos negócios. As 10 finalistas se destacaram pelas idéias inovadoras e a atuação democrática. Elas receberam placa de reconhecimento, certificado e selo da premiação.

A primeira-dama, Dra. Ilza prestigiou o evento e elogiou a iniciativa do Sebrae em premiar a força e capacidade da mulher. Pediu para que todas as mulheres acreditarem na sua força, coragem e determinação. Que superem as adversidades e não permitam a violência e a discriminação.

A secretária da Mulher Olgamir Amancia disse que a mulher é uma desbravadora. E que o GDF está atendo e trabalhando para garantir a dignidade da mulher.

  

Na esquerda: a primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiroz. Na direita: Eulália Franco, diretora do Sebrae_DF, Dra. Ilza Queiroz e a secretária da Mulher Olgamir Amancia Ferreira.

 

Moradia digna e regularizada

Existem no Distrito Federal 511 condomínios e a maioria aguarda regularização. Aproximadamente 600 mil pessoas moram nestes locais e vive uma verdadeira instabilidade pelos inúmeros problemas existentes, como a falta de água encanada, iluminação, saneamento básico, calçamento e falta e segurança. A maioria paga a taxa de condomínio e alguns pagam até IPTU.

Atento à essa necessidade e para diminuir a angústia de todos os moradores o governador Agnelo criou a Secretaria de Regularização de Condomínios em dezembro do ano passado. Três deputados distritais disputavam o cargo. Wellington Luiz do PPL, Roney Nemer do PMDB e Agaciel Maia do PTC.

O escolhido pelo governador foi o deputado Wellington Luiz de Souza Silva (foto), Corregedor da Câmara Legislativa. Ele é servidor de carreira, agente da Policia Civil do DF e integrante do Sinpol.

A Secretaria de Regularização de Condomínios tem 5 setores ligados ao gabinete, três subsecretarias, quatro núcleos, duas diretorias e 17 gerências. A pasta ficará responsável pela moradia digna e regularizada de todo o DF.

 

Brasil perde Wando

O consagrado cantor Wando morreu ontem, aos 66 anos em decorrência de infarto seguido de parada cardíaca. Ele estava internado desde 27 de janeiro n o Hospital Biocor, em Nova Lima, Minas Gerais. Mais de 6 mil pessoas foram se despedir do cantor. O enterro no cemitério Bosque da Esperança em Belo Horizonte foi muito comovente, teve mais de 30 coroas, faixas, fotos e até calcinhas. Wando deixa 4 filhos e 8 netos e a viúva Renata Costa que declarou todo o seu amor pelo homem, pai e cantor. Uma perda lastimável, pois ele encantava gerações.

Vanderley Alves dos Reis nasceu em Cajuri –MG em 02 de outubro de 1945. Morou depois em Juiz de Fora até ir para o Rio de Janeiro e construir a sua carreira. Em Volta Redonda recebeu o apelido de Wando ,nome que seu avô achava bonito e que o consagrou como cantor.

Wando trabalhou como feirante e motorista de caminhão. Aproveitava o tempo vago para tocar violão em grupos de bailes locais. Foi aí que começou sua escalada musical.

Foi em 1974 com o disco “Moça”, que ficou  famoso ao vender 1,2 milhão de cópias. O “Mundo Romântico de Wando”, lançado em 1988 está entre seus maiores hits. Ele fez do romantismo sua marca registrada onde abordava o amor, mulher e sexo em suas canções. Wando era tão querido que as mulheres jogavam calcinhas em todos os seus shows. Ele tinha a maior coleção que um cantor poderia ter.

Wando partiu. Deixou milhares de fãs órfãos. Sua obra permanecerá viva na memória de todos os brasileiros.  

 

"Choque" estimula memória

Pela primeira vez, cientistas melhoraram a memória humana por meio de um estímulo elétrico aplicado em uma área específica do cérebro. Especialistas disseram que o novo estudo, publicado no "The New England Journal of Medicine", é promissor, mas não conclusivo, já que apenas seis pessoas participaram do experimento e os efeitos biológicos provocados por estímulo elétrico, por meio de eletrodos colocados no cérebro, ainda não são completamente compreendidos. Os seis pacientes que sofriam de epilepsia foram bem em jogos virtuais envolvendo a direção de carrinhos e em testes de memória espacial. Essa área é a mesma a partir do qual se espalham os danos ao cérebro em decorrência do mal de Alzheimer, segundo indicou uma outra pesquisa que veio a público na semana passada. Após os estímulos, o de aproveitamento da memória foi significativo, com um aumento entre 40% a 90%. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/02/2012

Bendito selênio

Uma castanha do Pará por dia é a dose ideal de selênio que precisamos para preservar cada célula e excluir as substâncias tóxicas do nosso organismo. Ajuda, inclusive, a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Este é o resultado de um estudo feito na Universidade de Otago, na Nova Zelândia, que recomenda, também, que o hábito de comer castanha deve começar desde criança para garantir longevidade. Neste caso basta a metade de uma por dia.

A recomendação dos nutricionistas é que precisamos no mínimo de 55 microgramas por dia de selênio. A nossa castanha produzida no Norte e Nordeste, segundo pesquisa feita no laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo tem de 200 a 400 microgramas do bendito selênio.Então basta comer uma por dia que já estamos preservando as nossas células.

A castanha embora seja uma pequena oleaginosa é grande aliada contra o envelhecimento. Ela repõe a quantidade do nutriente necessário para combater os radicais livres.

 

Recicle seu lixo eletrônico

Os materiais eletrônicos não podem ser jogados em qualquer lugar pois representam um perigo para a natureza. Embora haja uma obrigação legal de gerador dos resíduos descartá-los de forma correta e que obriga as empresas fabricantes de lixos perigosos a recolhê-los.

O descarte deste material sempre foi um problema para o cidadão. Muitas vezes o consumidor não sabe o que fazer e acaba colocando no lixo comum sem ter noção da gravidade do ato. Em função disso o SLU tem 13 Núcleos de Limpeza espalhados por diversas cidades do Distrito Federal com um ponto de entrega voluntária com local próprio para armazenar o lixo eletrônico. O SLU quer colocar estes recipientes em shoppings, estações do metrô, rodoviária, escolas e grande concentração de pessoas.

O processo de reciclagem destes materiais é muito complexo. É preciso separar, desmontar os componentes e obter matéria-prima. De um gravador, por exemplo, é retirado o cristal líquido, placa, fios de cobre e muito mais. Muitos componentes são reutilizados. Tudo é aprovado e este é o trabalho da reciclagem. Cabe a cada um de nós ter consciência e se responsabilizar pelo lixo que produzimos. 

 

Só para estrangeiros

A oportunidade de realizar a Copa do Mundo, em 2014, no Brasil, foi uma grande conquista dos brasileiros. Porém, um problema jurídico tornou-se um grande foco de discussões entre a FIFA e as autoridades brasileiras. A questão é que a CBF, o estatuto do torcedor e leis estaduais vetam o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol por todo o país. Porém, a Copa do Mundo tem marcas de cervejas como principais patrocinadores do evento. Dessa forma, para manter a tradição e o marketing a FIFA exige que seja liberada essa consumação. Eis o problema: atender os anseios da Federação Internacional de Futebol ou respeitar a soberania das leis nacionais? 

O deputado Renan Filho (PMDB-AL) acredita numa solução que atenda os dois lados. Propõe que a venda de bebidas alcoólicas seja liberada apenas durante o Mundial. Nem antes; nem depois. Portanto é uma maneira “pacífica” para os estrangeiros “burlarem” uma das maiores conquistas para a segurança dos que freqüentam estádios de futebol. Com a segurança extremamente reforçada durante a Copa, não será a bebida que causará grandes transtornos. Logo, como explicar para os brasileiros, após a Copa, que deve ser mantida a proibição, se durante os jogos do Mundial isso não foi um problema? 

O ministro da Saúde Alexandre Padilha manifestou-se contrário a essa liberação. Na quarta-feira, dia 7, afirmou que o grande vilão das drogas no Brasil é o álcool e que o país não pode retroceder, com relação a proibição da venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol, por conta da Copa do Mundo. Concordo com o ministro. Além disso, se a questão é de tamanha importância para a FIFA, a ponto de não se aceitar uma negativa como resposta, deveria ter sido manifestado tal interesse durante a candidatura dos países para sediar a Copa. Para que a possibilidade ou não de colocar tal venda em prática fosse ponto a ser discutido na escolha do país sede. (Por Gilbert Di Angellis)

 

Poesias para crianças no CCBB

Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil o Projeto Nada com a curadoria e coordenação de Adriano e Fernando Guimarães. O Nada, discute a integração entre a palavra e a imagem . O personagem deste projeto é o consagrado escritor Manoel de Barros (foto), um dos mais importantes poetas do Brasil.

Manoel recria suas lembranças nas memórias inventadas e interage não só com o público infantil como também com os adultos. Aos 95 anos continua criando e encantado o universo infantil. O poeta matogrossense cativa as crianças de todo o Brasil principalmente com “o meu quintal é maior do que o mundo”.

Quem quiser usufruir de cantigas de roda e oficinas de teatro, no dia 11 e 12 tem “Arranjos para assobios” às 14 horas e oficina de teatro às 16h30 no CCBB. Depois tem nova oficina e apresentação nos dias 19 e 20 de fevereiro.Aos sábados e domingos das 11 às 18 horas

O CCBB disponibiliza transporte gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural, saindo do Teatro Nacional a partir das 11 horas. O ônibus está disponível de terça a domingo. Mais informações no telefone 3102-7600.

 

Limpe seu corpo das toxinas

Janeiro e fevereiro são os meses que mais sobrecarregam o organismo com toxinas. Época de férias, festas e carnaval não tem jeito todo mundo exagera na bebida e nos petiscos, contribuindo para uma alimentação desregrada. Além do mais, as noites mal dormidas levam o corpo ao extremo. Resultado: acne no rosto, no peito e nas costas, sudorese e respiração lenta e língua esbranquiçada são alguns dos sinais que o corpo emite de que está sobrecarregado.

Para sobreviver a tudo isso e garantir saúde ao corpo, os nutricionistas e nutrólogos, recomendam  uma alimentação especial com alho, limão, abacate, óleo de coco, linhaça, cogumelos, leite, hortelã, curry,  banana-verde,  gengibre e chimarrão.

 

Hortelã – o óxido de piperitenoma, seu princípio ativo, evita os sintomas de dor de barriga, vômito e diarréia, que são característicos da intoxicação.

Gengibre – tem ação anti-inflamatória e antioxidante contra as toxinas causadas pela má alimentação.

Chimarrão – apresenta substâncias bioativas, como flavonóides, catequina, ácidos fenólicos e cafeína que promovem uma boa digestão e têm ação desintoxicante.

Curry – este famoso tempero reduz as mutações celulares, inibe o acúmulo de gorduras e a ação anti-inflamatória, combate a gastrite e o mau funcionamento do fígado. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/02/2012

Alimentos modificam o aspecto da pele

Alimentos adequados, exercícios físicos e um sono reparador garantem saúde, bem estar e vigor. E de acordo com nutricionistas alguns podem prevenir celulite e manter o bronzeado da pele por mais tempo. E consumidos todos os dias podem modificar o aspecto da pele, principalmente as coxas, quadris e abdômen. A quantidade ideal de cada um é o equivalente a uma mão fechada em concha.

Os poderosos aliados da pele são:

 

Laranja: por ter vitamina C e B, além de minerais ajuda as células da pele absorver melhor os ingredientes;

Morango: além de ser antioxidante impede que os radicais livres fragilizem os tecidos da pele;

Salmão: por ser rico em ômega 3, substância com propriedade anti-inflamatória, que reduz os problemas da pele;

Cenoura: por ter caroteno protege e melhora os problemas de pele e ainda conserva o bronzeado;

Linhaça, girassol e gergelim: sementes ideais para reter água dentro das células garantindo a hidratação. 

 

Uso do Lago Paranoá terá regras

O Lago Paranoá, além de embelezar a cidade e amenizar a seca, é a praia dos brasilienses e atração turística da cidade. Nele há grande movimento de embarcações de todos os tipos e tamanhos, principalmente na Barragem, Pontão, setores de clubes sul e norte. E com isso há muito confronto entre embarcações e banhistas. Há, também, por imprudência e irresponsabilidade, muitos acidentes e lixo jogado nas águas.

Para garantir a segurança de quem utiliza o Lago e a qualidade da água, foi formado um grupo de trabalho com membros do Governo do Distrito Federal, Marinha e especialistas em meio ambiente. A ideia é criar normas de uso com espaços para atividades esportivas, lazer, pesca e banhistas. Até as atividades náuticas serão mapeadas e organizadas para garantir a segurança e diminuir os riscos. Também será feito um trabalho de conscientização para que seja preservado o meio ambiente que inclui limpeza dos espaços e escolha dos pontos propícios para a ancoragem dos barcos.

O GDF quer com isso melhor os serviços e impedir a exploração da mão de obra e preparar o local para receber os turistas e participantes da Copa do Mundo em 2014.

 

Comunidade Escolar vai eleger o seu diretor

Durante solenidade na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, o governador Agnelo Queiroz sancionou a lei que cria a Gestão Democrática do Ensino Público do DF. A partir de abril os diretores e os vice-diretores das 649 escolas públicas do Distrito Federal serão escolhidas por professores, funcionários, alunos e pais de alunos.

Qualquer servidor que tenha graduação em licenciatura poderá concorrer ao cargo. Só os alunos acima de 13 anos vão poder votar. Para o secretário de Educação Denilson Bento “é a democratização presente nas comunidades escolares” . O Secretário espera que todos exerçam a sua democracia e consolidem este ato importante para a comunidade escolar.

Os atuais diretores e vice-diretores tiveram os mandatos encerrados em 31 de dezembro de 2011. Os mesmos permanecerão até que os eleitos assumam as funções. As eleições serão realizadas em até, no máximo, em 180 dias a contar de 6/2/12.

O governado, com isto, coloca a gestão democrática e a qualidade de ensino à serviço da comunidade. E ainda garante mais saúde e bem estar para os alunos quando anunciou o fornecimento de café da manhã para, inicialmente, 78 escolas carentes a partir de amanhã. Será um reforço alimentar com arroz, feijão, macarrão, carne e sardinha. 13 mil alunos carentes serão beneficiados nesta 1ª etapa. Segundo Agnelo “estudo comprova que a criança que tem suporte calórico no inicio na manhã tem melhor desempenho”. 

 

Não basta abrir um negócio é preciso saber gerenciar

Devido à instabilidade econômica mundial, quase toda semana uma loja comercial fecha as portas. Não importa o tamanho e nem o tipo de negócio muitos amargam o fim da atividade. Hoje vi duas lojas no Fashion Mall da 302 sul fecharem suas portas e ouvi dos comerciantes que as vendas caíram significativamente nos últimos meses e que nem as compras de Natal garantiram a sobrevivência.

E hoje também fico surpreendida com o anúncio do Grupo EBX , leia-se Eike Batista, comunicar que as atividades da clínica Beaux estavam suspensas para inicio de processo de reestruturação. A clínica dermatológica, que fica na Barra da Tijuca, no RJ, abriu as portas numa super festa em 2010. Eike investiu R$ 15 milhões para a namorada Flávia Sampaio gerenciar um espaço de saúde e beleza, com SPA, manicure, pedicure, massagista, cabeleireiros, serviço de reservas para helicópteros vindos de outros lugares.

Todo o investidor sabe, ainda mais em se tratando de Eike, que um ano e três meses é pouco para um investimento deste porte dar resultado. Não basta investir na aparência é preciso saber gerenciar. A área da beleza é instável e leva tempo para se firmar e ganhar credibilidade. Ninguém, por mais rico que seja, freqüenta um lugar pelo luxo, a pessoa quer qualidade e retorno.

Todo negócio tem que gerar rentabilidade mínima. Sem trabalho, dedicação, competência, conhecimento sobre o negócio, vocação e visão futura não se chega a lugar algum. E a prova esta ai diante aos nossos olhos.

 

Universo de fantasia e interatividade

O jogo começou no Centro Cultural Banco do Brasil com a exposição “Game On”. 120 itens estão distribuídos em 11 seções num verdadeiro labirinto onde se pode viajar pelo exótico, moderno e retrô. Onde os fliperamas dos anos 70 e 80, são a atração dos marmanjos.

É uma oportunidade para contemplar, voltar ao passado ou agarrar o controlador e perder-se num universo de fantasia e interatividade, com vozes, barulheira, gritos e efeitos sonoros. Com tanta variedade é difícil escolher a melhor opção de divertimento. A história cultural e o futuro do vídeo game no CCBB vai até o dia 26 deste mês de terça a domingo de 9 às 21 horas.

Além de toda esta evolução tecnológica e cultural dos jogos de época uma coisa é importante salientar. A gerente do Centro Cultural, Paula Sayão colocou um posto de coleta de lixo eletrônico com o objetivo de conscientizar os visitantes para a preservação do planeta e mostrar para a população os perigos deste lixo. Ótima iniciativa, Paula.

 

À Beira do Abismo

O filme que está em cartaz nos principais cinemas do país é um suspense que vale a pena ser visto. Retrata a história de um ex-policial, foragido da polícia, que sobe no parapeito de um arranha-céu de Nova York e ameaça cometer suicídio. O caso chama a atenção da polícia, do corpo de Bombeiros, da imprensa e de curiosos. Porém os planos de Nick Cassidy, representado pelo ator Sam Worthington, vão além de um suicídio. Recomendo para os que curtem um bom suspense.  

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/02/2012

A idade da emoção

É comum as pessoas opinarem sobre a vida do outro e principalmente os familiares supõem que sabem o que é melhor para seus parentes e amigos quando o assunto diz respeito a relacionamento. Neste caso só a pessoa sabe o que é melhor para o seu coração. Quando estão felizes e com a auto-estima elevada não se deixam abater e nem se influenciar pela opinião alheia.

Até pouco tempo as mulheres tinham medo do preconceito. Depois bem-secedidas, poderosas e com o corpo em forma não se preocuparam mais com que os outros pensavam. Viver o amor era mais importante que tudo. Atualmente ambos os sexos preferem se relacionar com bastante diferença de idade. O homem que prefere mulher mais velha se sente mais maduro que os outros da sua idade e quer relacionamento estável sem as neuroses das garotas. A mulher busca um homem com mente mais aberta, menos machista, companheiro e carinhoso.

  

O consagrado Chico Anysio é 40 anos mais velho que Malga Di Paula; o presidente da Rede TV Amilcar Dallevo tem 25 anos a mais que Daniela Albuquerque; o ator Marcos Paulo tem 22 anos a mais que Antonia Fontenelle; o empresário Roberto Justus nasceu 21 anos antes de Ticiane Pinheiro. Com relação às mulheres a atriz Susana Vieira (foto da direita) tem 42 anos a mais que Sandro Pedroso, Ana Maria Braga tem 22 anos a mais que Marcelo Frisoni, a diferença entre Marília Gabriela e Reynaldo Gianeccihini , na época que viviam juntos era de 24 anos. No âmbito internacional os exemplos são inúmeros. Vamos citar apenas a Madonna (foto da esquerda), uma das maiores celebridades do planeta, tem 53 anos e sempre preferiu se relacionar com homens mais jovens. Quando dividiu o mesmo teto com o brasileiro Jesus Luz ele tinha 24 anos e agora ela está com o bailarino Brahim Zaibat também de 24 anos. 

O que importa neste tipo de relacionamento é a idade emocional de cada pessoa e a forma como as experiências de vida são encaradas e absorvidas por cada um. Tem pessoa de 50 anos com pique de 25 e tem gente de 30 que age como se tivesse 60 anos. O amor é eterno enquanto dura. Um dia muda de forma. A paixão dá lugar à amizade. 

 

Advogado não sofrerá degradação salarial

O governador Agnelo Queiroz sancionou hoje a lei que cria piso salarial para o advogado. O projeto foi aprovado pela Câmara Legislativa em dezembro de 2011. O advogado que trabalhar 20 horas semanais passa a receber o mínimo de R$ 1.500,00 e quem tiver jornada de 40 horas semanais receberá R$ 2.100,00. O piso será reajustado em cada 1º de janeiro do ano subsequente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumido.

  

A solenidade, muito prestigiada, foi na sede da OAB do DF onde o presidente Francisco Caputo ficou feliz em receber o governador e agradeceu pelo acolhimento rápido da proposta. O governador disse que a OAB “é um grande símbolo de democracia”. E o Deputado Distrital Chico Leite declarou “estamos fazendo um governo baseado na legalidade”.

 

Chá verde reduz e previne demência

Estudo feito no Japão com 14 mil pessoas descobriu que o chá verde deixa pessoas com mais de 65 anos mais ágeis e independentes. Esta conclusão foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition. Os pesquisadores descobriram que os que bebem regularmente o chá verde eram menos propensos a desenvolver incapacidade funcional como se vestir, tomar banho, passar, cozinhar e se divertir. O ideal é beber pelo menos 4 xícaras por dia.

O pesquisador Yasutake Tomata da Escola de Medicina da Universidade Tohoku diz que os antioxidantes dão mais dependência aos idosos. Mas só o chá verde não basta é preciso ter também uma dieta saudável com frutas, vegetais e peixes e não fumar. Isso garante menos ataques cardíacos, menos AVC e uma maior acuidade mental. Quem seguir estas recomendações tende a ser mais ativo socialmente.

Tomata , juntamente com sua equipe, descobriu que extratos do chá verde dão força muscular na perna em mulheres mais velhas. É bom não esquecer que o chá contém cafeína e pequenas quantidades de vitamina K o que pode interferir nos medicamentos. Por isso é bom consultar o geriatra para saber se pode ou não seguir as recomendações dos pesquisadores japoneses.

 

Especialista em Políticas para Mulheres vai comandar a pasta 

Mais um integrante do Governo Federal deixa o cargo para concorrer às eleições municipais. Depois do ministro da Educação Fernando Haddad, que vai concorrer à prefeitura de São Paulo agora é a vez de Iriny Lopes que vai concorrer à prefeitura de Vitória.

Segundo a secretaria de Comunicação da Presidência da República a presidenta Dilma agradeceu pela dedicação da ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres e desejou boa sorte em seus futuros projetos. A Secretaria foi responsável por políticas que tem contribuído para melhorar a vida das brasileiras.

 

Quem assume a Secretaria é a socióloga Eleonora Menicucci de Oliveira (foto acima), amiga pessoal da presidenta Dilma desde a época da ditadura militar. A posse será na sexta às 17 horas. A professora Eleonora é muito gabaritada para o cargo pois é Pró-Reitora de extensão da Universidade Federal de São Paulo, onde lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Mulher e Relações do Gênero, também é doutora em ciência política pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Universidade de Milão.

 

Infecção alimentar

A infecção alimentar ocorre quando consumimos alimentos ou bebidas contaminadas com micróbios causadores da infecção que incluem uma variedade de bactérias, vírus e parasitas. Estes micróbios entram no organismo pelo trato gastrintestinal. E a pessoa passa a sentir náusea, enjôo, vômito, dor de barriga e diarréia.

O verão é o período propício para ter uma infecção alimentar. É que bactérias e parasitas se proliferam muito em lugares quentes, gordurosos e úmidos dizem os profissionais de gastroenterologia. E os restaurantes lotados significam pratos cheios para estes intrusos. Os vírus que causam a infecção são transmitidos pelo ar e pelas mãos e na correria para atender tantos clientes é fácil tropeçar na higienização e no armazenamento correto dos alimentos.

Para se prevenir comece lavando com água e sabão as embalagens de refrigerantes, água, cerveja ,sucos, assim como todas as latas de comida. Cheque o prazo de validade dos alimentos que vai comprar para cozinhar em casa. Prefira comida cozida quando estiver em restaurante e evite ovos com gema mole porque por ser gordurosa ela dá mais chance para as bactérias se reproduzirem. Se a comida estiver com cheiro ou cor incomum não coma pois isto é sinal de presença de micro-organismos.

Se você tiver enjôo, náusea, vômito, febre, dor de barriga e diarréia procure imediatamente um médico, só ele é capaz de tomar as medidas apropriadas para combater a infecção. Quem contrair infecção alimentar deve repousar e só comer alimentos de fácil absorção e que hidratam ao mesmo tempo como melancia, melão, pêra, tomate, alface, pepino e agrião. Beba bastante água. O ideal é beber três goles a cada 20 minutos para não sobrecarregar os rins. 

 

Libertadores

Vai começar o maior campeonato latino-americano de clubes de futebol. É a Copa Santander Libertadores da América. O Brasil está bem representado e vai em busca de mais um título para a conta dos grandes campeões continentais. Seis dos maiores times nacionais estão na competição. São eles: Vasco, Flamengo, Fluminense, Corinthians, Santos e Internacional. As equipes estão fortes. Destaque para os jogadores Dedé e Diego Souza (do Vasco), Thiago Neves, Fred e Deco (do Fluminense), Ronaldinho e Felipe (do Flamengo), Ganso e Neymar (dos Santos), Liedson e Alex (do Corinthians) e D´Alessandro e Leandro Damião (do Internacional). As equipes estreiam na próxima semana. Vamos para mais uma emocionante competição. (Por Gilbert Di Angellis)  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 04/02/2012

Brasília na TV

 
Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir a homenagem que o presidente do Sindicato dos Bancários, Rodrigo de Britto fez a todos os ex-presidentes e pessoas que colaboraram para os 50 anos de lutas e vitórias. A categoria dos bancários sempre esteve à frente das lutas pelos direitos dos trabalhadores e ajudou a redemocratizar o país.

A cerimônia foi conduzida pelos atores Márcio Minervino e Fabiana Kami, do grupo teatral “De 4 é melhor”. A Escola de Samba Acadêmicos da Asa Norte apresentou o samba enredo em homenagem ao cinquentenário da entidade, o palhaço Xaxará relembrou o inicio das lutas, o Liga Tripa, que é uma instituição da cultura brasiliense, cantou o político e o irreverente e a banda do senhor Balbino animou o coquetel.

A emoção da ex-presidente Érika Kokay, única mulher até agora a presidir tão importante e respeitado sindicato, de Jacques Pena, atual presidente do BRB e de Jacy Afonso de Melo (foto), da CUT Nacional foi memorável. As palavras do presidente Rodrigo (na foto com a diretora do sindicatoTalita Régia), que está preparando o sindicato para os próximos 50 anos e que mostra que o bancário é mais que um trabalhador é um cidadão e as surpresas para 2012, você confere no programa que está imperdível.

 

Trigêmeos, um caso raro no mundo animal

A natureza sempre surpreende. Em Jaú, que fica há 287 km de São Paulo, uma vaca da raça girolando, resultado do cruzamento das raças gir (de origem indiana) e holandesa, deu à luz trigêmeos pela segunda vez em gestação natural.

O animal, apelidado de Cabana, foi comprado ainda bezerro por 700 reais e está valendo R$ 7.000, mas não está à venda, garante o proprietário João Batista Costa. A vaca lhe deu muitos lucros, pois nas quatro primeiras gestações teve sempre bezerros gêmeos e nas duas últimas trigêmeos.

Segundo Rubens Paes, do Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal da Universidade de São Paulo, o caso é raro e merece ser estudado pela ciência. A explicação possível é que ela tenha uma ovulação maior por razões hormonais. Cabana tem 8 anos e virou atração em Jaú.

 

Emoções de Roberto Carlos em alto mar

 

O rei Roberto Carlos chegou no seu conversível vermelho no cais do porto de Santos, onde estava ancorada a embarcação, para fazer mais uma edição de seus navios temáticos. Vaidoso, antes de descer do carro arrumou o cabelo e acenou para os fãs, que estavam em frente a navio. Depois agradeceu a todos que estavam nas janelas do navio, subiu em uma plataforma para receber o quepe das mãos do comandante e foi para o navio para mais uma jornada no mar das alegrias.

Hoje à noite acontece a primeira apresentação em alto mar para quase 4 mil pessoas do Brasil e exterior. Serão momentos inesquecíveis, com muitas emoções e convidados ilustres e inúmeras surpresas. Como muita gente ficou de fora, a coordenação resolveu já colocar à venda os ingressos para 2013 com preços promocionais e condições especiais em até 10 vezes sem juros.

O próximo Cruzeiro Emoções Em Alto Mar está marcado para 1º de março de 2013.

 

Prix de Lausanne elege brasileiro como o melhor bailarino do Mundo

Edson Barbosa é o único brasileiro a receber tal honraria. Ele foi considerado o melhor bailarino pelo 40º Prix na Suiça. Esta premiação já era esperada, pois aqui no Brasil o jovem bailarino era um dos mais talentosos nos festivais de dança. Inclusive em Nova Iguaçu em 2010 ele ganhou em todas as categorias e merecidamente foi considerado o melhor bailarino.

Edson nasceu em Tocantins e foi para o Rio de janeiro em 2006, onde conseguiu uma bolsa de estudos no Grupo Cultural de Dança Ilha. A partir daí em todos os festivais no Rio de Janeiro e fora do Estado conseguiu sempre o primeiro lugar, tanto em solo clássico como em repertório ou variação. Até mesmo no duo ganhava sempre.

Este prêmio representa o esforço de um jovem que soube buscar o seu caminho. E este caminho de glória está apenas começando. Parabéns, Edson, comemore, pois valeu todo o seu empenho.

 

Campanha de prevenção à AIDS já está nas ruas

“Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. Este é o lema da campanha de preservação à AIDS para este carnaval. A campanha traz um pôster com uma foto de duas pessoas abraçadas, sendo que uma delas é travesti. Nos outros cartazes há um casal de homens gays e um casal heterossexual.

Segundo a coordenadora Marta McBritton, a campanha traduz a realidade. Marta espera que os cartazes não fiquem somente nos hospitais e postos de saúde que sejam afixados também nos bares, restaurantes e locais de grande concentração. O objetivo da campanha é despertar o debate. O público alvo é o jovem gay de 15 a 24 anos.

Conforme dados divulgados pelo governo federal no final de 2011 a AIDS cresceu 10,1 % entre gays desta faixa, por isto a preocupação do Ministério da Saúde neste carnaval, que vai repassar para os estados 70 milhões de preservativos.

 

Paulo Santos proporciona viagem ao pulmão do Brasil

O fotógrafo paraense, Paulo Santos, nos seus 30 anos de carreira no fotojornalismo tem se destacado pela preocupação com as questões sociais e o meio ambiente. Seus trabalhos já foram publicados em revistas nacionais e internacionais. Seu fabuloso banco de imagens podem ser conferidas na sua agência Interfoto e também nas principais agencias de notícias do Brasil e do exterior.

Agora ele proporciona aos brasilienses um espetáculo em cores e imagens por meio da exposição Amazônia – Estradas da última fronteira que será aberta dia 07 para convidados e de 08 de fevereiro a até 08/03, das 9 às 18h30 para o público em geral, no Museu Nacional de Brasília.

A arte de Paulo Santos será projetada na Cúpula da área externa do Museu para que o público possa visualizar e viajar pelas estradas da última fronteira. Ele retrata com categoria a região mais selvagem e complexa do Brasil. Vale a pena conferir.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/02/2012

Abimael estimula o profissionalismo

Todas as ações da secretaria de Publicidade Institucional estão pautadas na ética e na transparência das relações do GDF com o mercado publicitário. Isto está estimulando a indústria da comunicação e fazendo com que o contribuinte saiba onde o dinheiro dos impostos está sendo aplicado.

A democratização da publicidade estimula a competitividade, o profissionalismo e a qualidade dos serviços. O resultado é mais veículos de imprensa tendo acesso sobre o que o Governo está fazendo e pretende fazer para a garantia dos direitos individuais. 

Comandando a equipe está o professor pós-graduado em geoprocessamento, Abimael Nunes de Carvalho, que em todas as funções que exerceu conquistou pela dedicação, respeito, comprometimento e responsabilidade. Foi um excelente coordenador de comunicação do Partido dos Trabalhadores, chefiou o gabinete do deputado federal Wasny de Roure e administrou o Núcleo Bandeirante no governo Cristóvam.   

 

Yanni Chrysomallis, o gênio da música

Gilbert Di Angellis e eu tivemos a alegria de assistir, ao lado da procuradora federal Yara Curi e de seu marido Roberto Curi, presidente do grupo Curinga dos Pneus, um inesquecível espetáculo musical. Yanni nasceu na Grécia onde seus pais eram artistas e fãs da música clássica. Filho de uma cantora e de um violinista. Cresceu ouvindo Stravinsky, Chopin, Beethoven e Mozart. 

De campeão de natação na Grécia a psicólogo formado na Universidade de Minnesota nos EUA. Aos 21 anos aprendeu a tocar teclado sozinho e resolveu fazer parte de uma banda de rock. Em 1986 lançou seu 1º álbum e a partir daí passou a ser um conceituado músico de estúdio, compositor de jingles e produtor. Um dos artistas mais vendidos do selo Private Music. Um destaque no segmento musical. Fiquei sua fã.

 

Hoje tem Ney Matogrosso no Centro de Convenções

O Governo do Distrito Federal proporciona desde janeiro uma série de shows com consagrados cantores da música popular brasileira e o melhor tudo de graça. Agora é a vez do multiartista Ney Matogrosso. O cantor, ator e diretor apresenta o “Beijo Bandido”, o mesmo que apresentou em novembro do ano passado. Hoje a partir das 20 horas ele se apresenta no Centro de Convenções ao lado da cantora Indiana Nomma. 

Os ingressos podem ser retirados no Teatro Nacional. A partir das 12h30 serão distribuídas senhas para facilitar a entrega dos ingressos para o show de Ney que mesmo com 70 anos de idade e 40 de profissão continua atual encantando todas as gerações.

Ney de Sousa Pereira nasceu em Bela Vista,Mato grosso do Sul e desde cedo cantava, pintava e interpretava. Serviu na aeronáutica e saiu para trabalhar no laboratório de anatomia patológica do Hospital de Base de Brasília. Participou de um festival universitário e formou um quarteto vocal, apresentou programa de TV e em 1966 foi para o RJ onde vivia com a venda de peças de artesanato de couro e passou a viver a filosofia de vida hippie. Em 1971 quando se mudou para São Paulo passou a usar o nome artístico “Ney Matogrosso” em homenagem a sua terra natal. Depois disso só sucesso. Ney tornou-se um dos intérpretes brasileiros mais produtivos.

 

Hospital de Base mais humanizado

Importantes autoridades se reuniram hoje para definir medidas para deixar o Hospital de Base com padrão de qualidade no atendimento. O governador Agnelo Queiroz recebeu o ministro da Saúde Alexandre Padilha junto com a primeira-dama Dra. Ilza Queiroz e o secretário de Saúde Rafael Barbosa.

O ministro Padilha anunciou a liberação de R$ 2,3 milhões para capacitação de pessoal, aquisição de equipamentos como raios-X móvel e de ultrasson, camas hospitalares, macas, ventiladores pulmonares e marca passo  cardíacos. Esses recursos fazem parte dos R$ 3 milhões que serão repassados pelo governo federal para o SOS Emergência. Também serão repassados outros R$ 3,6 milhões anuais para custeio da unidade, além de R$ 300 mil para estruturação do grupo que acompanhará o programa. O Hospital de Base passou a integrar a rede nacional de atenção as emergências do SUS desde novembro de 2011.

  

O governador Agnelo comemorou a liberação dos recursos pois é uma grande oportunidade para darmos um salto nas melhorias que estamos fazendo na Saúde Pública do DF. Agnelo quer humanizar o atendimento à população pois mais de mil pessoas são atendidas, por dia, no Hospital de Base. Em função disso serão criados 80 leitos para a emergência e a UTI receberá 30 novos leitos. “O objetivo é buscar solução para as principais necessidades, qualificando ainda mais a gestão, ampliando o acesso aos usuários em situação de urgência e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento”, concluiu o governador. É muito bom poder divulgar notícias boas que garantem saúde e bem-estar.

 

Dois Mundos: o Brasil que temos e o que queremos 

Foi uma honra ter recebido do Senador Pedro Simon o livro sobre “o País que Queremos”. Ele aborda com muita propriedade o País que temos e o País que queremos e afirma que a distância entre as duas realidades tem como medida a corrupção. O Senador descreve como as pessoas se valem do famoso “jeitinho brasileiro”, o patrimonialismo e a apropriação privada dos recursos públicos. Como tudo na vida tem dois pesos e duas medidas a maioria acha que sempre é preciso conseguir mais e mais.

O Senador diz que é preciso construir novos paradigmas que acompanhem os passos rápidos da modernidade sem esquecer os valores da decência, fraternidade, cidadania e soberania. No Brasil que queremos o necessário será melhor distribuído e o recurso público priorizado pela construção da cidadania.

Obrigada Senador por levantar sua voz contra as injustiças. O senhor orgulha o Rio Grande do Sul e o Brasil e deixa um grande legado para as futuras gerações. Vamos resistir e persistir sempre.

 

Taxa de embarque vai ficar mais cara

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 31 de janeiro a Resolução da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, que prevê aumento de 4,4% nas taxas cobradas nos aeroportos brasileiros. Este aumento vale para vôos nacionais e internacionais e deverão ser aumentadas em 45 dias. A tarifa doméstica vai passar para R$ 21,57.

Os aeroportos Juscelino Kubitschek de Brasília, São Gonçalo do Amarante do Rio Grande do Norte, Cumbica de Guarulhos e Viracopos de Campinas não terão as tarifas pouso, embarque e permanência reajustados uma vez que estas unidades vão operar por Contrato de Concessão.

A Anac é uma agência Reguladora federal que supervisiona a atividade de aviação civil no Brasil.  

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/02/2012

Posse prestigiadíssima

O Centro de Convenções ficou lotado para a posse do presidente do BRB, Jacques Pena, transmitida pelo governador Agnelo ontem pela manhã. Secretários de Estado, senador, deputados federais e distritais, presidentes de empresas, bancários, lideres e dirigentes sindicais e dirigentes patronais estavam ansiosos para ouvir quem tem experiência com o setor bancário por 33 anos.

  

O governador disse que “a visão de modernidade e empreendedorismo de Jacques Pena fará do BRB um banco sustentável uma vez que é imensurável a importância do Banco de Brasília para a economia do Distrito Federal e do Centro-Oeste”.

Jacques Pena assegurou que “o BRB não está à venda, que vai resgatar a saúde financeira da instituição e a valorização dos funcionários. Vai investir em tecnologia da informação, a regionalização do banco e a adoção de uma governança corporativa e transparente. Pena disse, ainda, que intensificará esforços para manter os atuais e conquistar novos clientes.” Se depender da disposição do presidente, os servidores do GDF terão tratamento vip porque representam a história de sucesso do Banco de Brasília e um presente com tranquilidade. O BRB, com certeza, está em ótimas mãos.

 

Presidenta Dilma é recebida com festa pelos haitianos

Ao chegar ao Haiti, ontem, a presidenta Dilma surpreendeu-se com a receptividade dos haitianos. Teve festa no aeroporto internacional Toussaint Louverture e faixas espalhadas com sua foto por toda a cidade. Ela foi recebida pelo presidente Michel Martellv e ficou emocionada com a faixa “Bem-vinda Dilma, essa é a sua casa”, escrita em português e frances. Durante o trajeto do aeroporto até o Palácio Nacional, praticamente destruído pelo terremoto de 2010, as ruas estavam enfeitadas com a foto da presidenta e bandeiras do Brasil e do Haiti.

Depois de uma reunião com o presidente do Haiti a presidenta Dilma visitou o quartel-general dos militares brasileiros da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti ,Minustah. A presidenta ficou muito satisfeita em ver o quanto os brasileiros ajudaram e estão ajudando na reconstrução do país mais pobre  das Américas.

Quem estava no Haiti era o premiado ator e diretor norte- americano Sean Penn, embaixador interino no país e responsável por uma organização humanitária que cuida um acampamento para vítimas do terremoto que devastou o país e onde perdemos a médica sanitarista Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.

 

Na esquerda: Presidente do Haiti, Michel Martellv e a presidenta Dilma Rousseff. Na direita: o ator Sean Penn com a presidenta Dilma. 

 

Começa o Ano Legislativo 2012

Em sessão conjunta da Câmara e do Senado inicia hoje, às 16 horas, o Ano Legislativo no Plenário da Câmara. O presidente da Mesa do Congresso senador José Sarney chegará conduzido por batedores, ouvirá o Hino Nacional executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial e uma salva de 21 tiros de canhão pelo 32º grupo de Artilharia de Campanha. Depois, junto com os convidados, segue para o plenário da Câmara.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o ministro Ricardo Lawandowski, presidente do TSE, estarão ao lado de Sarney para a abertura dos trabalhos . Sarney e Maia instalam a 2ª sessão legislativa ordinária da 54ª legislatura ouvindo a leitura da mensagem da presidenta Dilma. A ministra Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil é que deverá levar a mensagem da presidenta até o plenário.

A expectativa é de que a presidenta Dilma aborde os principais problemas enfrentados pelo país e os planos para 2012. O Ano Legislativo terá votações polêmicas como o Código Florestal, a Lei Geral da Copa, a divisão dos royalties do petróleo entre outros. Tudo precisa ser resolvido até julho, pois depois os parlamentares vão estar envolvidos com as eleições municipais.

 

Congresso Americano de Ortopedia

O médico Paulo Lobo, especialista em joelho e traumatologia desportiva viaja para São Francisco para participar de importante encontro e trazer novas tecnologias para o seu Hospital Ortopédico e Medicina Especializada HOME, que fica na 613 Sul e para o time do Brasiliense pois é coordenador do departamento médico.

Paulo Lobo formou-se na Universidade de Goiás em 1981 e fez residência médica no Hospital de Base. Em 1998 fez parte do Departamento de Cirurgia Ortopédica e Medicina do Esporte da Universidade de Pittsburgh na Pensilvânia.

Aqui em Brasília é um renomado especialista em cirurgia do joelho. Dr. Paulo faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Mundial de Cirurgia do Joelho.

 

Fofoca pode até ser útil?

Estudo feito com centenas de voluntários, pela Universidade da Califórnia, recentemente publicado no Joumal of Personality and Social Psychology, encontrou evidências de que a fofoca pode ser até terapêutica. Os responsáveis pelo trabalho verificaram que quando a pessoa passa a diante um fato sobre comportamento reprovável de outro ela se sente melhor e mais tranqüila. “Não deveríamos nos sentir culpados por fofocar, sobretudo se isso impedir alguém de enganar ou explorar os outros” avisa o psicólogo social Mattheu Feingerg. Este estudo deve ter sido feito devido a péssima reputação que a fofoca tem ,pois o que mais se vê são fofocas online e até revistas especializadas no assunto.

Estudo à parte a verdade é que a fofoca é prática exercida sem pudor, remorso ou arrependimento. Envenena o ar, o ambiente, os amigos e a saúde pois faz perder o sono e a confiança no ser humano. Quem fala mal dos outros fala mal até daquele para quem contou a fofoca e fala de todos sem discriminação. A pior coisa é ouvir e dar atenção ao fofoqueiro e não procurar saber a veracidade do fato. Tudo sempre tem dois lados. Se não dermos importância a fofoca não se espalha.

O cuidado de não ferir as pessoas, infelizmente, não existe como deveria. Quando o mal entendido vira silêncio a dúvida pode se valer e virar uma bola de neve. Os relacionamentos pessoais e profissionais requerem um grau , mesmo que pequeno, de concessão. Ceder é importante, pois evita relações tensas. E dentro desta tensão diária é que a fofoca se instala. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 230 de 246
RocketTheme Joomla Templates