Coluna da Bernadete Alves - dia 28/01/2012

Postulantes ao Título

A noite desse sábado será de grande importância para os amantes de MMA. Direto de Chicago, EUA, o UFC (maior evento de mixed martial arts – artes marciais mistas – do planeta) entra em cena. A luta principal será entre o ex-campeão Rashad Evans e Phil Daves. O vencedor terá a oportunidade de enfrentar o atual campeão, Jon Jones, pelo cinturão da categoria dos meio-pesados. A segunda luta do card principal será entre o estadunidense Chael Sonnen e o inglês Michael Bisping. O mesmo vale para esta luta: quem ganhar disputará o cinturão, no caso contra o brasileiro Anderson Silva. Caso o Sonnen vença, será chance de revanche contra o brasileiro. Na primeira luta, também pelo cinturão, Anderson Silva finalizou o estadunidense faltando 2 minutos para o término do combate. Pouco depois veio a público que Anderson Silva estava com a costela lesionada e Chael S. foi reprovado no doping. E a primeira luta do card será entre o brasileiro Demian Maia, considerado o melhor lutador de jiu-jitsu do UFC, e Chris Weidman. A expectativa é de um excelente evento. Para os amantes de luta fica a dica: não percam! (por Gilbert Di Angellis)


Aluno do SIGMA é primeiro lugar geral no PAS da UnB

O Programa de Avaliação Seriada da UnB mais uma vez revelou o alto nível dos alunos do Sigma. Dos 1841 aprovados o primeiro lugar geral ficou com Pedro Henrique Luz de Araújo, de 18 anos, do Sigma. Ele foi aprovado em Direito. Em segundo lugar geral ficou a estudante de 18 anos Carolina Coelho Rodrigues que passou em medicina.

As vagas dos 96 cursos foram disputadas por 12.294 estudantes que fizeram a prova da 3ª etapa que foi realizada em dezembro de 2011. Os aprovados na 1ª chamada devem comparecer nos postos avançados das secretarias dos respectivos cursos nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro com carteira de identidade, CPF, titulo de eleitor com a comprovação da última votação, certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino maiores de idade, certificado de conclusão do ensino médio e histórico. A matrícula é de 2 a 5 de março e as aulas começam em 12 de março. A divulgação da 2ª chamada é 13 de fevereiro e o registro deve ser feito em 17 de fevereiro.

A escolha da escola faz toda a diferença na vida do aluno. O Sigma é a escola que mais aprova no PAS e isto se deve a excelência do ensino.

 

Brasileiros são insatisfeitos com o corpo

Estudo feito pela Nielsen Holding mostra que 12% dos brasileiros tomam emagrecedores. A média na América Latina é de 8%. No Peru e na Venezuela só 4% da população usa esse medicamento. Apenas 30% das brasileiras estão satisfeitas com a silueta e cerca de 43%  se consideram acima do peso e 16% se consideram gordas.

A insatisfação com o corpo aqui no Brasil está acima da média mundial que é de 35%. O estudo mostra também que 50% dos brasileiros tentam perder peso de alguma forma. 44 % dos colombianos estão felizes com a aparência e 38% dizem estar um pouco acima do peso.

As pessoas não podem aceitar o padrão de beleza que as revistas, novelas e desfiles de moda impõe. Cada um tem um tipo físico e precisa ser feliz com ele. Manter o peso é uma questão de saúde. Basta determinação e persistência. Fazer caminhada ajuda a perder a barriga e dá disposição, tomar pelo menos 2 litros de água por dia, dormir de 7 a 8 horas por dia e ter uma alimentação saudável garante saúde e bem estar.

 

A competência brasileira na Arábia Saudita

O príncipe Abdulaziz Bin Mishael Al Saud, presidente da Alshoula Holding Group, uma companhia que atua nas áreas de Construção Financeira e Aviação na Arábia Saudita, convidou  a Alicerce Bussines Solutions, composta de 10 empresas brasileiras, com experiência  no mercado internacional,  para  construir e administrar um Complexo Hospitalar luxuoso em Riyadh.

Em dezembro de 2011 foram assinados os protocolos iniciais para a construção de um dos maiores projetos desenvolvidos entre investidores brasileiros e sauditas na área da saúde e bem estar da mulher.  O complexo abrigará um hospital especializado em cirurgias reconstrutivas, tratamento para obesidade, diabetes e serviços de medicina estética para as mulheres do Oriente Médio; um Spa de luxo, academias, shopping centeres, restaurantes e hotel. A obra terá mais de 75.000 m2, empregará 7,5 mil pessoas e um investimento bilateral de aproximadamente U$ 500.000.000 de dólares. 60% dos empresários árabes e 40% dos empresários brasileiros.

Fazem parte da Delegação Comercial do Brasil em Riyadh :

Dr. Marinho Uhlmann – Chairman e CEO da Holding Alicerce Bussines Solutions; Dra. Luciana Santos – Diretora do Corpo Clínico do Complexo Hospitalar; Dr. Mário Sérgio de Araújo Costa – Chairman e a Empresa Maccon Consultoria Internacional Ltda; Engenheiro Euclésio Manoel Finatti – Presidente do Grupo Braengel e Diretor do Projeto do Complexo Hospitalar; Engenheiro e Arquiteto Guido Petinelli da Empresa Awiller, projetista do Complexo Hospitalar; Dra. Iara Silva – Alicerce Bussines Solutions Representative Office em Riyadh;  Amir Ortiz, Assessor da Holding de Negócios Braengel Ltda.

A equipe médica será formada por brasileiros e árabes. A cirurgiã-plástica Dra. Luciana Santos será a responsável pela equipe brasileira e os médicos árabes serão coordenados pelo cirurgião Yousef Al Ramahi.  A previsão é de que tudo fique pronto em dois anos. O Príncipe Abdulaziz  quer que o Complexo seja referência  no Oriente Médio.

Estas informações recebi do empresário curitibano Mario Sérgio de Araújo Costa e da empresária Elizabeth Dutra (foto), de Barueri/Alphaville, integrantes da Holding de Negócios Alicerce Bussines Solutions. O Encarregado de Negócios da Embaixada do Reino da Arábia Saudita, Ibraim Alesia (foto), disse que isso é a prova do bom relacionamento entre o Reino da Arábia Saudita e o Brasil e que espera que este seja o primeiro de outros grandes negócios com este grupo de muita respeitabilidade e competência. 

É muito bom saber que o Brasil está exportando talentos. Nossos empresários conseguiram conquistar posições privilegiadas e fazer escola lá fora. Este projeto abre um campo de trabalho para os investimentos e negócios entre empresas brasileiras e sauditas como também para os Emirados Árabes, Kwait e Qatar. É o Brasil chegando com categoria e respeitabilidade ao Oriente Médio.

          

Marinho Uhlmann, presidente da Holding Alicerce Business Solution, Mário Araújo Costa, pres. da Maccon Consultória internacional e o Complexo hospitalar. 

 

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir o trabalho que o Sindicato da Construção Civil faz na promoção das empresas com responsabilidade ambiental e social.

O presidente Julio Cesar Peres entregou o Troféu “Construir Brasília” para quem respeita o trabalhador e o consumidor. A PaulOOctávio, a Lopes Royal, a Caenge, a Conbral, a Antares, a Real Engenharia, JC Gontijo e a Ipê-Omini  foram destaques pela qualidade, pela sustentabilidade e entrega no prazo.

O presidente Peres ao lado dos vices Luiz Carlos Botelho e Jorge Salomão lançou o Selo de Qualidade na Alimentação. Um passo pioneiro em termos coletivos, pois o sindicato dos trabalhadores aplaudiu a iniciativa.  O Seconci, braço social do Sinduscon, é quem vai fiscalizar as condições de higiene e transporte da alimentação até o canteiro da obra. É o Sinduscon colocando o empresário cada vez mais perto do trabalhador.

Na foto: Carlos Alberto Sardenberg, Julio Cesar Peres e Álvaro Pereira. 

 

Sigma Águas Claras

O Centro Educacional Sigma abre suas portas em Águas Claras, na segunda dia 30 na rua 14 Sul, lote 6, quando começa o ano letivo de todas as  unidades Sigma. Ronaldo Mendes é o diretor pedagógico em Águas Claras.  Em 2012 o Sigma  está mais perto da comunidade levando um ensino de excelência nas cinco unidades. Veja:

Sigma 912 Sul do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio;

Sigma 910 Norte do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio;

Sigma L2, 606 Norte da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;

Sigma Lago Sul da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;

Sigma Águas Claras do primeiro ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Mais informações é só acessar o site www.sigma.g12.br

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/01/2012

Hoje tem show de Vanessa da Matta

Depois de se apresentar lindamente no Festival de Verão em Salvador a cantora que nasceu em Alto Garças no Mato Grosso chega a Brasília para cantar hoje no Centro de Convenções Ulyssses Guimarães às 20 horas. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Nacional a partir das 14 horas.

Vanessa vai mostrar as canções do álbum lançado em 2010 e claro as mais tocadas nas rádios por este Brasil afora. Te Amo, O Tal Casal, Bolsa de Grife, Meu Aniversário e Quando Amanhecer vão fazer parte do repertório. O show tem participação da cantora Renata Jambreiro.

Amanhã, também às 20 horas ela vai encantar os moradores de Sobradinho, pois se apresenta no Ginásio de Esportes acompanhada de GOG e Luz do Samba. Um presente do Festival Internacional de Artes.

Vanessa é também compositora e teve canções gravadas por Maria Betânia e Daniela Mercury. E como gosta de samba vai representar Clara Nunes, a dama do samba, no desfile da Portela agora no Carnaval.

 

Governador exige solução para o impasse dos vigilantes

Os vigilantes cruzaram os braços ontem afetando até hospitais e agências bancárias. O GDF teve de convocar policiais civis e militares para fazer a segurança dos Órgãos Públicos. O deputado distrital Chico Vigilante pediu o apoio do governador para a categoria.

O governador Agnelo solicitou que as empresas negociem com os trabalhadores e encontrem uma solução urgente para o impasse que está afetando além dos

Órgãos Públicos, o atendimento à população. Ao dizer que poderá suspender contratos de vigilância mostra que é um líder com autoridade na defesa do cidadão.
Muito certo o governador cobrar solução.

 

Operação Sucata

É incrível como ainda circulam nas ruas do Distrito Federal carros sem as mínimas condições de uso. Pelo estado devem ter mais de 20 anos. E tem também aqueles que não estão nem ai para o meio ambiente que simplesmente jogam carcaças, peças, carros incendiados e batidos em qualquer área pública. Tudo de forma irregular e causando danos não só no meio ambiente como para a saúde, pois eles representam criadouros de mosquitos.

Como o Código de Trânsito Brasileiro não prevê a retirada cabe ao Detran limpar a cidade. E é isso que o órgão está fazendo. Com caminhões, viaturas, guinchos e empilhadeiras, já recolheu 99. Este trabalho do Detran é muito importante pois alguns estavam poluindo a cidade e colaborando para a proliferação dos mosquitos. Um exemplo é o quadradão do Guará na QI 2 onde as carcaças estavam ali há pelo menos 20 anos. Em outros cantos do DF os carros abandonados estavam encobertos pelo matagal e serviam de esconderijo para marginais e consumidores de drogas.

Depois desta operação sucata é bom as administrações regionais limparem e conservarem estas áreas públicas para que estes abusados não venham a utilizá-la novamente.

 

Tudo pronto para a Corrida de Reis amanhã

Se depender do prestígio dos participantes a 42ª Corrida de Reis vai ser um sucesso. O triatleta Leandro Macedo, o corredor Valdenor dos Santos e o piloto brasileiro de Fórmula Indy Vitor Meira estarão entre os 6 mil participantes da competição, que este ano bateu número recorde de inscritos.

Os três estiveram hoje no Palácio do Buriti para receber os kits da corrida das mãos do governador Agnelo Queiroz que disse que será “um espetáculo de saúde e cidadania”. O GDF está montando uma estrutura para que a prova seja a melhor do Centro-Oeste e faça parte do Calendário Nacional de corridas de rua. Inclusive colocou transporte gratuito dos Centros Olímpicos das cidades satélites até o local da prova aqui no Plano e depois da prova.

Para Vitor Meira “a cidade tem se consolidado como um local onde o esporte é bastante praticado pela população, e sempre faço questão de participar”, disse o piloto.

A premiação para os atletas de ponta é bastante atraente: R$ 10 mil para o primeiro lugar; R$ 5 mil para o segundo; R$ 3 mil para o terceiro; R$ 2 mil para o quarto e R$ 1,5 para o quinto colocado tanto masculino quanto feminino. Todos receberão medalhas.

Esta prova é a maior do DF e o percurso é rápido por ser no Eixo Monumental e movimentos todos os setores da cidade. Serão três largadas. A partir das 18h45 de amanhã com saída do Ginásio Nilson Nelson participam da corrida cadeirantes e portadores de necessidades especiais e amadores. Os vencedores receberão R$ 500 para o 1º lugar; R$ 300 para o 2º lugar e R$ 200 para o 3º lugar.

 

 

Foto de Roberto Barroso

  

Arrecadação Federal aumentou 10,1% em 2011

Este recorde se deve ao fato dos brasileiros terem pago uma quantia muito grande de impostos e contribuições no ano passado. Somou R$ 969,907 bilhões. Isto foi o que informou hoje a Receita Federal.

Os bancos e as corretoras foram os líderes com a maior arrecadação. Juntos recolheram aos cofres do governo federal R$ 116,7 bilhões. Depois vem as empresas de comércio atacadista e os fabricantes de veículos. As outras arrecadações significativas estão no comércio varejista, extração de minerais, seguros e previdência complementar.

E por falar em arrecadação as Loterias da Caixa registraram no ano passado a maior arrecadação da história. Foram R$ 9,73 bilhões em apostas. Tendo a Mega-Sena como a grande responsável pelo crescimento nas apostas. Só a Mega da Virada totalizou R$ 549,3 milhões. E em 2012 deve crescer ainda mais pois as apostas podem ser feitas pela internet.

 

Estádio Nacional de Brasília está dentro do prazo

Todas as obras dos estádios para a Copa de 2014 estão sendo acompanhadas de perto pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que hoje visitou o Estádio de Brasília, que vai sediar abertura da Copa das Confederações, acompanhado do governador Agnelo Queiroz.

O ministro disse que o nosso estádio é um orgulho para o Brasil e para Brasília e se surpreendeu com o andamento do trabalho. O governador estava feliz porque as obras já estão na metade e a praça esportiva será entregue dentro do cronograma da FIFA e vai custar R$ 800 milhões. A arena terá capacidade para 70 mil pessoas e caminha para receber o certificado máximo de sustentabilidade, o selo Leed Platinum. Nenhum estádio de futebol do mundo possui este selo. Nós seremos os primeiros.

Para reconhecer o esforço e dedicação de 3 mil operários que estão construindo mais este monumento para a cidade o governador e o ministro informaram que quando o Estádio Nacional ficar pronto haverá um jogo festivo de inauguração entre um time formado de operários e um comandado por Ronaldo, atual presidente do Comitê Organizador da Copa 2014. O governador disse que vai entregar o Estádio no dia 31/12/12, pois sua prioridade é abrir a Copa das Confederações em junho de 2013.

Na segunda feira, o ministro vai visitar o estádio do Corinthians em Itaquera, o local que receberá o jogo de abertura da Copa de 2014. Depois vai a Santos se encontrar com Pelé, o embaixador do governo federal para a Copa do Mundo. Na pauta a divulgação da Copa no exterior.

 

Fotos: Roberto Barroso 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/01/2012

Um colapso no Rio de Janeiro

A tragédia que aconteceu ontem à noite na avenida treze de maio chocou não só o RJ como também o Brasil. O desmoronamento ocorreu por volta das 20h30 e o primeiro prédio a ruir foi um de 20 andares construído em 1940, depois outro de 10 andares construído em 1938 e o terceiro com quatro pavimentos também construído em 1938. Os três ficam em ruínas. O que se viu pela TV e internet foi o desespero de quem passava pelo local

A principal causa do desabamento pode ter sido dano estrutural uma vez que segundo o CREA obras ilegais estavam sendo realizadas em dois andares. Outros acreditam que pode ter sido afundamento do solo devido as fortes chuvas. O RJ, inclusive, tem sofrido devido as enchentes, explosões de gás, balas perdidas e agora desmoronamento.

No meio a todo este colapso é preciso agradecer ao empenho e eficiência dos Bombeiros. Heróis que põe a vida em risco para salvar o semelhante. Assim que ocorreu a tragédia eles estavam lá trabalhando sem parar. Hoje equipes de busca e salvamento continuavam com muito profissionalismo no meio dos escombros, com cães farejadores fazendo as buscas. A Defesa Civil com muito empenho está verificando as estruturas dos prédios vizinhos e garantindo segurança aos moradores. Minha solidariedade ao povo do Rio de Janeiro.

 

 

Sistema de saúde mais ágil e humanizado

O governador Agnelo está no Acre com o secretário de Saúde Rafael Barbosa para conhecer de perto os programas de gestão do governador Tião Viana. É que o Acre tem um dos melhores sistemas de saúde do Brasil conforme constatou o Ministério da Saúde no ano passado.

O governador Agnelo visitou toda a rede hospitalar e verificou o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento. Como médico ficou satisfeito com o que viu e vai aplicar no Distrito Federal a política excelente de saúde que aquele estado implantou. Quer em 2012 descentralizar e harmonizar o sistema de saúde com foco na atenção primária e na Unidade de Pronto Atendimento.

O secretário Rafael Barbosa gostou da política de saúde implantada no Acre e elogiou o Programa de Assistência Oftalmológico. É o GDF buscando subsídios para melhorar a saúde da população.

 

Cheque caução

O cheque é um título de crédito e constitui uma ordem de pagamento à vista. Já o cheque caução é uma garantia de pagamento posterior, exigido principalmente pelos estabelecimentos de saúde. Sabendo desta exigência o Sistema Único de Saúde tem convênio com a rede hospitalar privada para garantir o direito constitucional de acesso à saúde. Quem precisar de atendimento urgente, mesmo sem plano de saúde, pode recorrer a rede privada para exercer este direito. E ninguém pode se recusar a prestar socorro pela falta de cheque ou dinheiro.

A maioria dos consumidores paga caro pelo Plano de Saúde pois acredita que quando precisar terá toda a assistência. Ninguém espera ouvir, em um pronto socorro, que o Plano não cobre aquele atendimento e tratamento. Como a doença não marca hora para chegar, a pessoa tem de procurar atendimento mais rápido possível e quando chega ao hospital, em vez de ser atendida imediatamente, passa por constrangimento e aborrecimento porque esqueceu de levar o cheque. Este conflito de interesse produz desgaste, angustia e aflição. Tudo deveria ocorrer com base no respeito e na confiança, pois o momento é de extrema fragilidade emocional e não pode esperar por procedimento burocrático. A demora poderá representar perdas irreparáveis para o paciente.

Há estabelecimentos particulares que dizem que não podem fazer as vezes de Estado, prestando serviços de assistência médica gratuitamente. É inadmissível que doentes sejam submetidos a tamanho constrangimento. A recusa pelo atendimento coloca em risco a vida de quem necessita de amparo. E infelizmente isto aconteceu com o Secretário de Recursos Humanos da Presidência da República Duvanier Paiva que veio a óbito. Onde fica a consciência de quem se recusa a atender um caso grave?

 

 Vigilância Constante

O Aedes aegypti é tão poderoso que mesmo com ciclo de vida de 45 dias põe cerca de 1,5 mil ovos. Em função disso a Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde está atraindo as fêmeas com potes plásticos de cor preta com um líquido de cheiro forte para que elas depositem seus ovos ali. Nós também precisamos contribuir não colocando lixo e entulho nas vias públicas, retirando a água dos pneus e garrafas plásticas e nem deixando as canaletas entupidas para não acumularem água da chuva.

Em se tratando de Aedes aegypti todo cuidado é pouco pois algumas regiões apresentam índice acima de 3,9 o que significa alto risco de surto como a Asa Sul, Guará I e II, Lago Sul e Park Way. Na UnB a situação também é delicada. Em muitos lugares tem mosquitos o tempo todo. E como os freqüentadores da Universidade não sabem se é da dengue estão preocupados. Todas as regiões do DF têm focos com larvas dos mosquitos mesmo com índice baixo é bom ficar atento.

  

Flamengo perde e se complica

O time carioca foi a campo ontem, na Bolívia, em busca da classificação oficial para a Libertadores da América. A equipe teve de enfrentar os 4000 metros de altitude e deixar de lado os problemas de vestiário que envolvem, principalmente, Ronaldinho e o técnico Luxemburgo. Logo no mesmo dia em que o Flamengo anunciou a contratação do jogador Vagner Love, o time teve de se conformar com a primeira derrota da temporada. O jogo contra o Real Potosí começou bem para os brasileiros. Aos 29 minutos do 1º tempo, em bela jogada de Léo Moura, saiu o gol do Luiz Antonio. Porém, com dois gols de cabeça, Centurion e Brittes viraram a partida e garantiram a vitória para os bolivianos. A partida de volta, válida pela pré-Libertadores, será na próxima quarta, às 21h50, no estádio Engenhão.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/01/2012

Lula prestigia posse de novos ministros

Foi muito concorrida a posse de Aloizio Mercadante, na Educação e Marco Antônio Raupp na Ciência, Tecnologia e Inovação. As dependências do Salão Nobre estavam lotadas. Na plateia ministros, parlamentares, governadores, reitores de universidades e cientistas. 

Entrando pela rampa interna o ex-presidente Lula, de chapéu preto, sorridente arrancou aplausos da seleta platéia. Foi recebido com muito carinho pela presidenta Dilma e pelo seu amigo, o ministro Fernando Haddad.

 

Ao entregar o cargo, Fernando Haddad, que é professor universitário, emocionou-se e agradeceu a confiança e o apoio incondicional que recebeu de Lula, pois ficou 6 anos frente ao Ministério da Educação, onde promoveu significativas mudanças, e da presidenta Dilma uma grande gestora pública. Haddad só deixa o ministério porque vai concorrer à prefeitura de São Paulo pelo PT tendo como padrinho o ex-presidente Lula.

Na primeira fila, prestigiando os amigos Haddad, Mercadante e Raupp, estava o governador do DF Agnelo Queiroz que recebeu as atenções de Lula e do colega de Goiás Marconi Perilo.

Boa sorte aos novos ministros e muita sabedoria para gerir as duas importantes pastas e para Haddad muita luz na nova jornada.

 

Elizabeth Dutra recebe homenagem em Brasília

Elizabeth Dutra é empresária no segmento de empreendimentos imobiliários no setor hoteleiro de Barueri, região metropolitana de São Paulo. Ela  está em Brasília para um jantar em sua homenagem na residência da advogada Maria Helena Pril, no Lago Sul, hoje às 19 horas. No cardápio, a conjuntura política 2012, pois ela é pré-candidata do PT à prefeitura de Barueri.

Elizabeth é empresária desde os 20 anos e durante este tempo tem exercido com alegria a sua responsabilidade social. Devido a sua especialidade em gestão, tornou-se sócia da Holding de Negócios Alicerce Bussines Solutions que fomenta negócios entre o Oriente Médio e o Brasil. O excelente trabalho empresarial transformou-a em uma líder da região e de forma natural tornou-se pastora evangélica em Alphaville, onde há 10 anos abre caminhos para a tranquilidade das futuras gerações. 

Barueri tem mais de 240 mil habitantes e um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica e tem, dentre tantas atrações, o Museu da Bíblia, o primeiro do Brasil neste segmento. A cidade é a 8ª mais rica do país com um PIB altíssimo, pois abriga Alphaville, o bairro mais famoso do Brasil e um dos maiores pólos comerciais e industriais. 


Caminhar garante mais disposição e saúde

A caminhada é um exercício capaz de garantir grandes benefícios e não custa nada. Estudos comprovam que é eficiente para ganhar disposição. Pesquisadores da Universidade de Sam Diego garantem que cem passos por dia são suficientes para fortalecer o sistema cardiovascular (coração e pulmão) e espantar o mau colesterol. E mais: acaba com a gordura abdominal.  Duas horas e meia por semana e uma dieta pouco calórica reduz 2,5 cm em 4 semanas. É o que garantem pesquisadores da Louisiana State University.

Os cientistas alertam que para colher os resultados não se pode caminhar de qualquer jeito. É preciso que a atividade seja freqüente, pelo menos 30 minutos por dia. Tempo também recomendado pelo Organização Mundial de Saúde. Quem não puder caminhar todos os dias deve fazer, pelo menos, 3 vezes por semana.

Os especialistas dizem que é preciso ritmo, passo médio e olhar para o horizonte. Os braços devem ficar paralelos ao corpo semiflexionados, o abdômen deve ficar o tempo todo contraído para manter a coluna reta, o calcanhar deve ser o primeiro a tocar o solo depois vem a planta do pé. A roupa e o tênis têm de ser confortável e depois de 20 minutos é preciso tomar água. 

 

O universo das massas

Todos nós temos pelo menos um tipo de macarrão em casa, pois é de fácil preparo e agrada a todos os paladares e até porque quando vamos ao supermercado somos tentados pela infinidade de tipos, cores, formatos, feitos de farinha de trigo, trigo especial o integral. 

Quando vemos as massas longas, curtas ou especiais que dão água na boca só de olhar logo pensamos no molho ideal para cada tipo pois é ele que garante o sucesso do prato. Eu aprecio muito as massas pois tenho descendência italiana e aprendi com minha mãe muitos molhos.

A dica é: Talharim fica bom com molho tipo bolonhesa, mais concentrado; parafuso, gravatinha ou concha podem ser usados como salada ou com molho de carne com vegetais que fica ótimo; espaguete fica gostoso com alho e óleo, shoyu com vegetais ou bolonhesa que envolvem bem os fios longos; ravióli, fettucine e capeletti ficam saborosos com molho branco, de quatro queijos, pesto ou rose. O ideal é cozinhar o macarrão AL dente pois ao colocar o molho ele apura mais. Um pacote de macarrão serve bem 5 pessoas.

A origem do macarrão é disputada por muitas culturas. Uns dizem que Marco Polo, que viajou por 17 anos pela China teria levado a mistura de farinha com água para a Itália. Os árabes dizem que foram eles que levaram a idéia para a Sicília no século IX. Também se atribue a invenção da massa aos romanos. A verdade é que a partir do século XIII os italianos se tornaram os maiores difusores do macarrão no mundo e também os maiores consumidores. Eles criaram centenas de variedades que caíram no gosto popular.

 

Corinthians campeão

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, encerrou hoje. A final foi entre as equipes Fluminense e Corinthians, às 10 horas. Na comemoração dos 458 anos da cidade de São Paulo, o Timão sagrou-se vencedor pela 8ª vez, para a alegria dos 37 mil presentes no estádio Pacaembu. O resultado veio de virada, no placar de 2 x 1. Parabéns aos jovens campeões e a direção pelo trabalho árduo que trouxe a nação corinthiana os recentes títulos profissionais da Copa do Brasil de 2009 e do Brasileirão de 2011. Veja abaixo os gols da final da Copinha. (Por Gilbert Di Angellis)

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/01/2012

Aperfeiçoamento Intelectual e Laboral

O comandante do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Gilberto Lopes, tem servido de exemplo para os novos integrantes da Corporação. Ele foi recruta, praça, sentinela de segurança, cabo, sargento e oficial, passou por todos os postos até atingir o cargo máximo. Durante a formatura do efetivo, disse para os comandados que “nós nunca devemos deixar de buscar os nossos objetivos. É preciso vencer as dificuldades sejam de trabalho, sejam financeiras”. Assegurou que vai valorizar o capital humano e motivar o aperfeiçoamento intelectual e laboral.

O Corpo de Bombeiros tem 5,2 heróis com desejo de servir e salvar vidas. Tem excelente condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com as situações mais diversas. Preparados para prevenção, busca e salvamento e combate e extinção de incêndio. Realizam procedimentos de segurança no local do acidente e socorrem vítimas nos mais diversos tipos de resgate, verificam condições de segurança e estão sempre a postos em qualquer situação seja em um nascimento seja no momento de dor.

Como muitos militares estão se aposentando, o Governador Agnelo determinou que fosse preenchido o vácuo e 333 novos bombeiros já estão na Academia para processo de aperfeiçoamento. A Corporação tem ainda um cadastro pra os próximos dois anos. (Crédito da foto: Mary Leal)

 

Burocracia e excesso de impostos travam o crescimento

A credibilidade da presidenta Dilma, a redução das taxas de juros e a desoneração fiscal estão fazendo com que os empresários recuperem confiança na economia brasileira. Este é o resultado de pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria. Se depender da presidenta esta confiança vai continuar, pois ela está empenhada em fazer com que a economia cresça gerando mais empregos e renda. Exemplo disso está no aumento do salário mínimo, a adoção de novas isenções fiscais e a concessão de créditos às empresas. Isto está colaborando para aumentar a atividade econômica no país.

Para que tudo continue bem é preciso reduzir a carga tributária, que é um freio para a economia, onde o excesso de impostos, a quantidade de exigências fazem com que muitos continuem na informalidade. Outro entrave do crescimento é a burocracia que atrapalha a vida de quem quer produzir. As formalidades exageradas fazem com que nada avance dificultando a vida daqueles que trabalham honestamente. Um exemplo claro acontece na abertura ou no fechamento de empresas. Tem gente que faz memorando de memorando só para mostrar que tem poder decisório. Quem comanda prefere dificultar do que facilitar, exigir do que fazer. E ai tudo fica emperrado. No Legislativo essa burocracia se manifesta no excesso das leis.

 

A cultura está efervescente e de graça

Hoje no CCBB tem a mostra Retrospectiva de Lars Von Trier do cinema dinamarquês com sessão para convidados que vão conferir “Elemento de um crime”. Amanhã o público tem à sua disposição sessões às 16h30, 18h30 e 20h30. Esta mostra fica em cartaz até 5 de fevereiro. No Teatro Nacional tem “Shakespeare” com entrada franca e os ingressos podem ser retirados à partir das 14 horas na bilheteria do teatro.

O Festival Internacional de Arte de Brasília está brindando a comunidade com muitas opções de música, teatro e cinema em diversos locais do Plano Piloto e regiões administrativas. O público além de se divertir tem contato com estrelas da música brasileira e pode fazer uma reflexão sobre a diversidade cultural e os valores artísticos da cidade.

Amanhã tem show do rapper brasiliense GOG e da paulista Tulipa Ruiz no Teatro Nacional às 20 horas. No dia 26, o show de Marafreboi e da pernambucana Lia de Itamaracá na Sala Villa-Lobos. 

 

Estresse Psicológico

Cada pessoa tem seu limite e quando é extrapolado o corpo reage. Especialistas dizem que a vida seria morna sem as agitações do cotidiano que elas servem para despertar o espírito competitivo. Só que este cotidiano está a exigir mais e mais das pessoas. Viver é transpor cada vez mais os limites. As cobranças aumentam de acordo com as responsabilidades fazendo com que muitos vivam só para trabalhar. 

Todos estes desafios a serem vencidos causam angústia e ansiedade. Depois vem a pressão para fazer tudo dentro do prazo e bem feito. E com ela ocorre queda na produtividade e um mal estar físico. Sintomas de exaustão.

Isto é tão preocupante que no final do século 19 o cientista Louis Pasteur demonstrou a ligação do estresse com o enfraquecimento do sistema imunológico. Ele observou galinhas expostas a condições estressantes e percebeu os males que isto causa nas pessoas. A partir daí o estresse foi considerado um fator de risco. Segundo a Organização Mundial de Saúde o estresse afeta 90% da população mundial.

Por isso é importante ao primeiro alerta do corpo verificar o que está causando problemas. O corpo reage para se defender e se proteger dos fatores externos. Cada pessoa reage de um jeito, uns choram sem motivo, outros riem de qualquer coisa, outros se isolam e perdem o gosto pelas coisas. A verdade é que ninguém fica livre do estresse. Ele afeta primeiro o físico e depois o intelectual.

 

Em área de preservação ninguém pode causar danos

Para preservar os recursos hídricos, a estabilidade geológica, a biodiversidade, a proteção da flora e da fauna foram instituídas Áreas de Preservação Permanente. E estas áreas são protegidas por lei pela delicadeza e pelo valor que tem para a população. 

Área de Preservação Permanente é a área, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar da população.

 Segundo o Ministério Público, uma área de Preservação Permanente, em Porto Alegre sofreu danos em 2009 devido à construção de um trapiche de 142 metros, de uma plataforma para pesca dentro de um lago e a canalização de um córrego. Sabe quem fez isso? Ninguém menos que o jogador Ronaldinho Gaúcho do Flamengo.

O juiz Mauro Caum Gonçalves determinou a demolição da plataforma e da canalização do córrego em até 30 dias. A multa pelo descumprimento da determinação é de 10 mil reais por dia. Em Porto Alegre a lei é aplicada para todos. Quem cometeu danos ambientais tem de reparar independentemente da posição social que ocupa. Proteger e preservar a natureza é obrigação de todos. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/01/2012

O casamento de Daniel Filho com Olivia

Foi no sábado que o ator Daniel Filho, o Salomão Ayala da novela O Astro e diretor da TV Globo, casou com a cantora Olivia Byington em cerimônia Budista. Eles moravam juntos há 3 anos e a troca das alianças foi na Gávea, na casa da cantora. O casal estava muito feliz e recebeu atrizes, atores, cantores, amigos e familiares em uma festa íntima e fora dos flashes.

Olivia nasceu no Rio de Janeiro e aos 6 anos já tocava piano, aos 8 violão e aos 12 violoncelo. Começou a carreira musical na década de setenta na banda de rock “Antena Coletiva”. Em 1978 lança seu primeiro disco solo “Corra o risco”. Olivia é refinada e tem grande expressão vocal é também compositora com canções ricas e melodias originais. Ela viaja do popular ao erudito. E no dia do seu casamento ela surpreendeu o marido e convidados com uma linda canção. Quem sabe faz ao vivo. Olivia é um show.

Crédito da foto: Revista Quem

 

Desânimo para dietas

Para quem está com uns quilinhos a mais e tem preguiça de preparar alimentos saudáveis, é bom lembrar que a saúde tem de ser prioridade sempre. É ela que nos mantém em pé para seguirmos com nossa jornada.

Vamos deixar a preguiça de lado, não desistir do objetivo e fazer durante o dia pequenas refeições. O ideal é trocar o bolo por uma fruta, a batata frita por legumes e verduras e a picanha por um salmão. Toda comida para ser saudável tem de ter verduras frescas e sem agrotóxicos, frutas e legumes, grãos e cereais integrais. Mesmo que a gente não goste é preciso mudar os hábitos alimentares, pois a boa saúde e a melhor qualidade de vida são os principais objetivos a serem alcançados.

A ansiedade, o nervosismo, a briga com namorado, pressão no trabalho e problemas em casa , normalmente são compensados com comida. Quem exagera nestes casos precisa ter consciência que a comida não pode ser válvula de escape, isto prejudica o corpo e a mente. É preciso se manter firme e forte diante de qualquer situação. A determinação faz toda a diferença.

 

Suco para regular as funções orgânicas

 

Eu fiz e repasso. A receita é do médico Márcio Bomtempo. Bater no liquidificador uma cenoura, uma maçã com casca, dois talos de salsão , ramos de hortelã, sumo de um limão e meio copo de água mineral. O ideal é tomar sem coar e sem adoçar. Você pode substituir a cenoura por beterraba e o salsão por couve. Esta é uma bebida diferente e saudável

Outro suco que trata a pele ,olhos e cabelo e ainda é gostoso e fácil de fazer. Bata meia manga descascada, uma cenoura, folhas de hortelã, sumo de um limão. Tome imediatamente. O suco deve ser tomando antes das refeições e pode substituir um lanche. É uma alternativa saudável para repor as energias.

 

Operação tapa-buracos

A chuva deu uma trégua e com isso a Novacap pode intensificar o trabalho para tapar os buracos em vários locais do Distrito Federal. O presidente da Novacap, Juvenal Batista do Amaral, acompanhou toda a operação, que contou com cerca de 400 homens e muitas máquinas.

Além de consertar as vias a Novacap está desobstruindo as bocas de lobo e fazendo a manutenção das áreas verdes em todas as cidades do Distrito Federal. No sábado o trabalho começou às 8 horas e foi até às 17h, e no domingo os funcionários da Companhia ficaram até às 14 horas. O GDF sabe dos transtornos que a chuva causa e por isso não mede esforços para amenizar os problemas.

 

Brasília perde Stella Rodopoulos

É com pesar que registro o falecimento da escritora Stella Rodopoulos. A ilustre pioneira faleceu hoje na residência de uma das filhas e partiu com serenidade. Uma mulher digna, exemplo de respeito, amizade e sabedoria. Stella nasceu no Rio de Janeiro em 1930. Seus pais vieram da Grécia em 1928. Depois de  casar-se em São Paulo ela veio para Brasília em 1960, onde teve seus 4 filhos e ajudou a construir a nossa cidade.

Entre a criação dos filhos e o trabalho com o marido na empresa de construção civil ela encontrava tempo para deixar aflorar o talento cultural. Tudo era motivo para descrever o amor e demonstrar o seu apreço pelas pessoas, pela cidade e pelas pequenas coisas.

Tornou-se uma personalidade da literatura. Seus livros infantis lhe renderam destaque internacional e aqui no Brasil serviu de parâmetro para um futuro com mais dignidade pois ela  era uma alma boa e solidária com as causas sociais. Sua morte deixará uma lacuna na literatura infantil e no mundo das letras.

Minha solidariedade aos filhos, netos, genros e noras. Espero que Deus dê força para suportar tamanha perda. Que os espíritos de Luz preparem para Stella o descanso eterno.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/01/2012

Sandy está no seriado “As Brasileiras”


Com estreia prevista para fevereiro, o diretor Daniel Filho convidou a cantora Sandy para ser protagonista do seriado “As Brasileiras”, que terá 16 capítulos e contará histórias interessantes sobre mulheres de diferentes atividades e lugares. Ela fará par romântico com Guilherme Winter. Na gravação do episódio “A reacionária do Pantanal”, Sandy recebeu elogios dos colegas de cena pela dedicação, bom humor e profissionalismo.

Além de Sandy, Daniel Filho também convidou Xuxa, Ivete Sangalo, Juliana Paes, Isis Valverde, Alice Braga e Maria Fernanda Cândido.

Sandy, em abril deste ano, passa a comandar o programa “Superbonita” do GNT durante a licença-maternidade de Luana Piovani. Mais um desafio para quem já atingiu a marca de 17 milhões de discos vendidos e que formou com o irmão Junior a maior dupla pop nacional. Ela e Junior cantaram e encantaram por 17 anos e desde dezembro de 2007 Sandy continua brilhando em carreira solo. É uma das cantoras mais queridas do Brasil.

 

A beleza do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um dos destinos escolhidos pelos brasilienses para este mês de férias. Para lá foi a advogada Izabel Breckenfeld e seu marido, o pioneiro médico veterinário Silvio Breckenfeld. Isabel foi comemorar o seu aniversário, que foi dia 16. Eles visitaram não só as vinícolas como também a arquitetura colonial inspirada em construções do Vêneto e da Calábria, na Itália, pois o Vale dos Vinhedos foi colonizado em meados de 1875 por imigrantes italianos vindos do Trento e do Vêneto.

O turismo vinícola está em processo surpreendente de expansão. As cantinas, restaurantes, hotéis e pousadas se remodelaram para receber melhor os turistas e a cidade oferece passeios de charrete, de jipe e até de trem “Maria-fumaça”. Bastam dois dias para conhecer o lugar que tem paisagens e vales deslumbrantes. A Izabel veio encantada.

O principal município produtor é Bento Gonçalves, que fica há 109 km de Porto Alegre. É denominado a Capital Brasileira do vinho. Produz vinhos tintos de elevada qualidade, assim como vinhos brancos e espumantes. O Vale dos Vinhedos representa mais de 50% de toda a produção do país.

O Brasil é muito bonito e rico culturalmente. Os brasileiros só não viajam mais porque as passagens para dentro do país são muito caras. Eles estão preferindo o exterior. O governo federal poderia convocar as Companhias aéreas para beneficiarem mais os turistas.

 

Brasília na TV


Convido você para assistir o Brasília na TV, na TV Brasília/Rede TV, amanhã às 12h30 e acompanhar as lutas e vitórias do Sindicato dos Bancários nos seus 50 anos. Como o presidente Rodrigo Britto está preparando a categoria para os próximos 50 anos e quais as lições que ele recebeu do ex-presidente Jacy Afonso de Melo e do deputado Geraldo Magela, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano e o que a diretora Talita Régia Silva está fazendo pela valorização do trabalho da mulher e do Teatro dos Bancários.

 

Atividades de embelezamento agora é profissão reconhecida por lei

A presidenta Dilma sancionou a Lei 12.592/12 que regulamenta a profissão de cabeleireiro, barbeiro, manicure, pedicure, depilador, esteticista e maquiador. E institui o 18 de janeiro como Dia Nacional destas atividades. O texto aprovado determina que os profissionais deverão obedecer as normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento dos clientes.

A lei partiu do projeto elaborado pelo deputado federal Marcelo Teixeira. Em setembro de 2011 o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e foi relatado pela deputada Sandra Rosado. No Senado, a relatora foi Ana Amélia Lemos.

Esta é uma boa notícia, pois há muito tempo os profissionais que exercem atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial e corporal dos indivíduos lutam pelo reconhecimento da categoria e agora tem amparo legal. Todos ganham. Profissionais vão trabalhar amparados e respeitados e os consumidores mais tranqüilos, pois os salões de beleza têm de garantir a segurança esperada pelo cliente.

 

Ano Bissexto

A origem vem do calendário Juliano em 45 a.C e é usado de quatro em 4 anos para ajustar o calendário de acordo com a translação da terra para não interferir nas estações do ano. Para girar em torno de si o nosso planeta leva 24 horas. E para dar uma volta completa em torno do Sol a Terra leva 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Estas horas que sobram foram somadas e de 4 em 4 anos correspondem a um dia. Por isso temos o dia 29 de fevereiro. Todos os países acompanham o calendário universal menos a China que baseia o calendário nos movimentos da Lua e divide o tempo em ciclos de 60 anos.

Brasília foi inaugurada em ano bissexto, a troca do milênio também foi bissexto e este ano, que é considerado o ano do Dragão pelos chineses, que começa no dia 23, é bissexto também. Então vamos aproveitar mais este dia para fazermos coisas úteis para as próximas gerações.

 

EU ACREDITO!

O ano de 2012 será especial para o torcedor do Grêmio. O principal motivo está na inauguração do novo estádio do Imortal Tricolor, Arena, prevista para 2013. Por conta disso, este é o último ano da atual casa do Tricolor Gaúcho, o estádio Olímpico Monumental. A direção do Grêmio investiu forte para montar uma equipe vencedora. O objetivo é encerrar a utilização do Olímpico com um título de repercussão. O foco maior está na conquista do Pentacampeonato da Copa do Brasil, para tornar-se o maior campeão isolado da competição. Com isso, garantiremos a vaga para a Libertadores do próximo ano. O plano a longo prazo é tornar-se tricampeão da América na estréia da nova casa tricolor. Estou muito confiante nesse projeto. O time investiu bem para suprir os problemas da temporada passada. Este é o ano do penta! Vamos, Tricolor! (Por Gilbert Di Angellis)

 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/01/2012

Codeplan volta às origens


Aos 45 anos, a Codeplan retorna às suas origens de planejamento e desenvolvimento econômico, social e urbano. Tem uma equipe capacitada, séria, comprometida com o progresso da cidade e que acredita naquilo que faz. É presidida pela ex-vice governadora Ivelise Longhi.

Ivelise, desde que assumiu em outubro de 2011, vem colocando a casa em dia e melhorando a imagem que estava desgastada com a Caixa de Pandora. Ela está mostrando para a sociedade que o Órgão tem potencial e importância para o Distrito Federal. Depois de arrumar e conhecer todas as necessidades da empresa, ela coloca em prática um trabalho de planejamento para as diversas áreas da administração. Fornece dados importantes para a execução de programas do GDF, informa quais as demandas mais importantes para cada região administrativa e ajuda a projetar a planejar cada ação.

A presidente da Codeplan também foi convidada pelo vice-governador Filippelli para planejar e apontar as ações para proporcionar mais segurança para o Eixão. Missão fácil para quem tem muita competência e serviços prestados para o DF. Hoje, Ivelise comemora mais um ano de vida ao lado da família, amigos e colaboradores. Que Deus continue a iluminar seus passos.
 

Novas receitas para cativar o público

Cresce na cidade as opções de comida japonesa e com isso as casas tradicionais estão se renovando para manter a competitividade. Eles estão apostando nas novas receitas e a gente se impressiona com a sutileza das combinações.

No cardápio há muita influência de pratos brasileiros, italianos e franceses na preparação dos pratos. O clássico sushi de salmão tem frutas tropicais, o arroz com camarão tem abacate e a massa com molho à base de shoyu e pasta de soja e os carpaccios de salmão, polvo e camarão com toque mediterrâneo. A ousadia não para por ai: a barbatana de tubarão acompanha o peixe branco e os rolinhos de primavera são recheados com nutella.

Eu gosto do Sushi San da 211 Sul, onde as combinações exóticas da comida com saquê com frutas vermelhas, hortelã ou maracujá são bem aceitas: do Nippon da 403 Sul, onde o Evilândio comanda a cozinha há 14 anos; do Banzai, da 105 Sul, onde o contraste da decoração típica se mistura com a influência brasileira; do Hafu Sushi na CLSW 5, Edifício Antares, no Sudoeste, onde Cínthia garante a qualidade do delivery em embalagens térmicas e onde o chef Rodrigo faz um delicioso sushi com arroz e carne-seca, enrolado na folha de couve e servido com molho barbecue.

 

Obama agiliza vistos no Brasil

Para estimular o turismo e aquecer a economia o presidente americano Barack Obama, diretamente da Disney, assinou Ordem Executiva, hoje, para agilizar a emissão de vistos no Brasil em 2012. A medida vale para quem está tirando pela 1ª vez quanto para quem está renovando o documento. Dentre as faixas etárias os jovens serão os mais beneficiados. Para as outras faixas o presidente determinou que a entrevista seja agendada até, no máximo, em 3 semanas do pedido.

Esta medida é necessária para que mais pessoas gastem nos EUA. E segundo Obama mais de um milhão de empregos podem ser criados até a próxima década. E acredita-se que o presidente tomou esta medida porque o Setor de Turismo dos EUA publicou artigo na revista Time solicitando que o Brasil seja incluído na lista dos países que não precisam de visto. Tudo porque os brasileiros gastam muito naquele país.

 

Benefício da Progressão da Pena tem de ser revisto

É triste saber que uma assassina poderá voltar às ruas, depois de ficar apenas 7 anos na prisão. Isto causa revolta e apreensão de toda a sociedade. Imagina então como está a família da vítima. Estou falando do brutal assassinato ocorrido no dia 9 de dezembro de 2004 no Lago Sul quando a empregada Adriana e o caseiro Bernardino assassinaram a jovem Maria Cláudia de 19 anos, brilhante estudante de psicologia e pedagogia. Eles foram condenados por estupro, atentado violento ao pudor e ocultação de cadáver. O comportamento dos assassinos causa pavor só de lembrar. Eles agiram como animais selvagens.

Conheço a pedagoga Cristina Del’Isola e sei o quanto sofreu e sofre a perda da amada filha. Esta é uma ferida que não cicatriza mesmo tendo recebido a solidariedade de outras mães que passaram pela mesma tragédia. E aqui me solidariza com a família Del’Isola pelos momentos de angústia que vivem pela ação cruel de pessoas inescrupulosas.

A época do crime a Lei de Execuções Penais previa que detentos com bom comportamento podem ganhar o regime semi aberto depois de cumprirem um sexto da pena. Com base nisso, normalmente orientados por seus advogados os presos simulam bom comportamento para poder usufruir do benefício. Mesmo com acompanhamento psicológico quem garante que não vão continuar causando sofrimento às famílias. É bom levar em conta a periculosidade dos assassinos e rever este benefício da progressão da pena.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB só se preocupa com os condenados. Ainda não vi nenhuma ação de amparo e apoio à família das vítimas. Isto me fez desencantar do direito. Cabe aqui apelar para o bom senso dos magistrados das varas de execuções penais para que não coloquem nas ruas assassinos cruéis. Que isto não sirva de exemplo para o caso da família Vilela, o crime bárbaro da 113 Sul.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/01/2012

O restaurante Damak é sinônimo de saúde e bem-estar

A empresária Solange Beraldo Ribeiro, consolidada no ramo gastronômico no Lago Norte, com o restaurante Lunna, colocou à disposição do público mais um restaurante no Shopping Deck Norte. O Damak, especializado em comida vegetariana dentro do conceito de saúde e bem-estar. Tudo com qualidade comprovada e com produtos naturais. Solange  ao lado do sobrinho Gabriel e do Chef André fala deste novo conceito em alimentação saudável.

Parte 01:

Parte 02:

 

 

Distrito Federal tem a menor taxa de fecundidade e é onde os idosos vivem melhor

Enquanto a população brasileira envelhece em ritmo acelerado, a taxa de fecundidade está diminuindo. Em 1991, cada mulher tinha em média, 2,85 filhos. Hoje o nível é de 1,8 filho. A taxa de fecundidade é mais alta entre pessoas de baixa renda. Nas classes média e alta, quanto maior o tempo de estudo menor o número de filhos. A estrutura familiar brasileira está também mudando. Antes o que predominava era o casal com filhos, agora aumentou as famílias chefiadas por mulheres. Também diminuiu a fecundidade na adolescência.

Este foi o resultado de estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A fonte de informação que os pesquisadores do Ipea usaram foi do IBGE e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. A pesquisa também mostrou que a partir de 2010 a população entre 15 e 29 anos está reduzindo. O Brasil tem uma taxa abaixo da de reposição e apresenta gráfico de diminuição. Isto significa que em 30 anos a população começará a decrescer.

No Distrito Federal a taxa de fecundidade é a menor do Brasil. O DF tem hoje aproximadamente 2,6 milhões de habitantes e destes o equivalente a 5,7% vive em área rural. A pesquisa do Ipea concluiu que a taxa de mortalidade infantil têm diminuído e que os idosos vivem de forma mais saudável que do resto do país.

 

O talentoso Milton Nascimento está na cidade

Dentro da programação do Festival Internacional de Arte e Cultura de Brasília, hoje é a vez do cantor Milton Nascimento presentear o público com seu talento e carisma. O show é às 20 horas no Centro de Convenções, com entrada franca. Os convites devem ser retirados a partir das 14 horas na bilheteria do Teatro Nacional.

Milton Nascimento é conhecido como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Esse reconhecimento veio com a música “Travessia”. Milton nasceu em um lar humilde no Rio de Janeiro e foi depois para Minas Gerais, sua cidade do coração onde aos 13 anos já cantava em festas e bailes em Três Pontas. De MG para o Brasil e o mundo.

A Secretaria de Cultura fez muito bem em trazê-lo para Brasília. O show de hoje será imperdível, pois ele é muito eclético e carismático.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 18/01/2012

Teste de qualidade para próteses mamárias

O assunto em pauta na maioria das rodas sociais diz respeito ao escândalo de próteses mamárias adulteradas envolvendo as marcas estrangeiras PIP e Rofil. As autoridades sanitárias da França identificaram elevado risco de vazamento do gel, além do uso de silicone industrial. Acredita-se que cerca de 20 mil mulheres estejam usando o produto. Isto fez com que muitas mulheres trocassem as férias por consultas médicas.

Em função disso, a Anvisa quer tornar obrigatório o teste de qualidade lote a lote de próteses antes de liberar o uso. A consulta pública, que começa hoje com a publicação no Diário Oficial da União, vai até o dia 16 de fevereiro. Neste período, todos podem opinar sobre a proposta. O exame do produto será feito por laboratórios nacionais, indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com o aval do Inmetro para conseguir a autorização para a venda. O Brasil será o primeiro país a cobrar teste.

 

CDL brinda 2012 com a imprensa

A Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, com 47 anos na defesa dos interesses do varejo, trabalha de forma séria e responsável para um comércio melhor. O presidente Geraldo Araújo, ao lado do vice-presidente José Carlos Magalhães Pinto e do Superintendente Antônio Xará, recebeu a imprensa para um requintado almoço no restaurante A Bela Sintra. Na pauta, só agradecimento e cordialidade. A Diretoria da CDL 2011/2012 sabe reconhecer o 4º poder.

 

  

  

   

 

Expectativas funcionais e estéticas

Cuidar da saúde bucal deve ser prioridade para as pessoas com mais de 50 anos de idade. Um acidente ou uma doença pode resultar na perda de um ou mais dentes e isto afeta a função mastigatória, a estética e até a fala. E em função disso devem procurar profissionais habilitados e com conhecimento técnico para preservar à função mastigatória e a estética. O ideal é pesquisar e comprovar a eficiência.

A odontologia precisa trabalhar com padrão de qualidade, exame clínico detalhado, abordagem multidisciplinar, tratamento humanizado e com o comprometimento das expectativas funcionais e harmonia estética.

O que se vê hoje é um grande número de clínicas e Institutos Odontológicos que divulgam serviços diferentes do resultado do trabalho. E com isso a insatisfação do paciente aumenta cada vez mais mesmo com os avanços da implantodontia.

Outro fato que chama muito a atenção são os implantes com carga imediata. Normalmente quem utiliza deste serviço são pessoas com mais idade e elas não podem ficar expostas horas e horas submetendo-se a uma cirurgia de implante, pois normalmente o caso é complexo. E segundo informações do implantodontista Edmundo Souza o implante é um parafuso metálico que substitui a raiz e leva cerca de 4 meses para ocorrer a cicatrização, mesmo utilizando métodos cientificamente comprovados e o paciente tendo boa saúde. É importante a visita regular ao consultório para avaliação. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 229 de 244
RocketTheme Joomla Templates