Coluna da Bernadete Alves - dia 17/05/2012

Balonismo Brasília 2012 

O 2º Festival Nacional de Balonismo de Brasília, proporcionou cenas maravilhosas no céu de Brasília. Voar de balão é uma experiência inesquecível, disse o presidente da Federação de Balonismo do Distrito Federal, Eduardo Mello ao repórter Gilbert Di Angellis. Confira.

 

 

Donna Summer morre aos 63 anos

A Diva da Discoteca Donna Summer faleceu na madrugada de hoje, aos 63 anos, vítima de câncer de pulmão, na Florida. Donna mantinha a doença em segredo e continuava trabalhando no próximo álbum. Deixa o marido Bruce Sudano, duas filhas e quatro netos.

Sua carreira artística começou como cantora no coral de uma Igreja em Massachusetts, sua terra natal. Depois foi backing vocal e seu primeiro álbum solo foi lançado em 1974. Na década de 70 fez muito sucesso com Last Dance, Hot Stuff e Bad Girls. Na década seguinte continuou como a rainha do disco com os rits This Time I Know It’s for Real e She Works Hard for the Money. Ganhou cinco vezes o Grammy e lançou durante sua carreira 17 álbuns. Em 2009 fez show em São Paulo e Rio de Janeiro.

Mais um talento musical que o mundo perde para o câncer.

 

10ª Copa Sinduscon chega as quartas de final

A Copa Sinduscon de Futebol Society é considerada o maior torneio da Construção Civil do Centro-Oeste. Começou no dia 24 de março e vai até o dia 02 de junho, no Arena Futebol Clube. Das entidades participantes o Senai-DF vem se destacando pois no último jogo fez 10 no Sesi. O Crea ganhou do Sinduscon por 3X2. No dia 19 as quatro entidades finalistas se enfrentam.

Dos times das empresas a Antares e a T & K empataram em 5 X 5, um jogo que foi emocionante até o final. A Soltec, que ganhou a Copa Sinduscon em 2011 ganhou de 4 X 3 da JC Gontijo. E ao que tudo indica quer o bicampeonato.

O presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres está preparando um Jogo de Confraternização para o dia 26, às 10 horas, entre o Sindicato e a Federação das Indústrias. É diretoria contra diretoria e claro com a ajuda de craques do passado como Paulo Victor, goleiro do Fluminense e da Seleção Brasileira; Maurício, Botafogo e Seleção Brasileira; Ricardo Cruz, Botafogo; e Pimentel, do Vasco e São Paulo. Vai se um grande amistoso, pois um dos destaques do Sinduscon é Élson Ribeiro e Póvoa, vice-presidente da CBIC e que já jogou em amistosos no Maracanã. O presidente do Comitê da Copa, Mário Vieira França está animadíssimo e promete um sábado com muitas atrações. É bom prestigiar os “craques” das obras.

 

Acesso à informações pública

A presidenta Dilma assinou ontem o decreto que regulamenta a Lei de Acesso à Informação e no primeiro dia cerca de 1,6 mil cidadãos pediram informações aos órgãos públicos federais. Esta Lei é uma ferramenta útil de trabalho aos servidores públicos envolvidos no processo de atendimento à demanda da sociedade.

A Lei estabelece que órgãos e entidades públicas devem divulgar, independentemente de solicitação, informações de interesse geral e coletivo. Somente os municípios com população com até 10.000 habitantes ficam dispensados de divulgar na internet.

O Brasil já é respeitado internacionalmente pela divulgação espontânea de informações governamentais à sociedade, principalmente com relação aos recursos orçamentários. A CGU é exemplo desta transparência ativa. O povo pode com isso, saber como o dinheiro público está sendo utilizado. 

 

Os 39 anos do Clube Internacional

O Clube internacional de Brasília faz hoje 39 anos. Foi fundado no dia 17 de  maio de 1973 por Maria Koplowitz – EUA e por Ana Garcia do Brasil. Ao longo de seus 39 anos promove a integração entre as diversas nacionalidades, o intercâmbio e o patrocínio de atividades assistenciais e culturais. As associadas exercitam a arte de cooperar sem competir e acolhem no coração todos os povos. É presidido pela médica Maria Luiza Mathias de Souza.

Para comemorar esta data tão importante as associadas, brasileiras e estrangeiras vão visitar o Santuário do Menino Jesus de Praga, em Brazlândia, considerado o segundo maior Santuário do Brasil. Após o momento de fé todas vão almoçar no Rancho Paraná.

Quem quiser participar do passeio é só ir na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na QL 08 do Lago Sul que às 8h30 o ônibus parte para Brazlândia. O retorno está previsto para às 15 horas.

 

Amigo não compete. Soma forças e acrescenta

Amigos são irmãos que a vida nos dá. Eles aumentam a nossa satisfação geral com a vida e melhoram a nossa saúde, pois funcionam como amortecedores dos nossos problemas. Há amigos de infância, do tempo de escola, do trabalho e dos caminhos da vida. Amigos novos, amigos velhos e velhos amigos.

Amigos que se fazem, que nos adotam e outros que a gente elege para toda a vida. Há amigos que são como irmãos, sempre em alerta. Há também os amigos de distância que tem muito  valor que a gente gosta de graça porque estão dentro do nosso coração.

Falo isso para dizer que sou uma pessoa privilegiada por ter tantos amigos irmãos. Dentre estes está Rita Noronha, que hoje colhe mais uma flor do belo jardim de sua existência. A conheço desde a época da extinta Telebrasília. Uma executiva de mão cheia. Fiquei sua fã e depois também do seu marido Ricardo Noronha e dos seus lindos filhos Juliana e Juninho.

Ritinha, obrigada pela sua amizade. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 16/05/2012

A verdade é filha do tempo, não da autoridade

Foi com essas palavras de Galileu Galiléu que a presidenta Dilma instalou a Comissão da Verdade e empossou os sete integrantes da Comissão, ao lado de quatro ex-presidentes da República, José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula e de muitas autoridades e convidados especiais.

  

A presidenta, muito emocionada, disse: “a força pode esconder a verdade, a tirania, pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje este tempo chegou”. Dilma chorou ao se referir aos mortos e desaparecidos durante o regime militar. “O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade assim como aqueles que perderam amigos e parentes e continuam sofrendo como se eles morressem sempre a cada dia”. E disse que a Comissão da Verdade não será movida pelo revanchismo e nem pelo ódio, mas pela necessidade de conhecê-la em sua plenitude, sem camuflagem, vetos ou proibições.

A Comissão da Verdade foi criada pela Presidência para esclarecer violações de direitos humanos durante a ditadura militar e não tem caráter punitivo. É composta pelo ministro Gilson Dipp do STJ, pelo ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias; pelo ex-procurador geral da República, Cláudio Fonteles; pela psicanalista Maria Rita Kehl; pela advogada, professora e escritora, Rosa Maria Cardoso da Cunha; pelo professor, consultor e escritor, Paulo Sérgio Pinheiro; e pelo advogado e escritor, João Paulo Cavalcanti Filho. Eles vão trabalhar com o apoio da Casa Civil, por 2 anos e vão receber salário. O primeiro coordenador é o ministro Gilson Dipp e todos os membros assumirão, pelo menos uma vez a coordenação dos trabalhos.

 

Agnelo regulariza Feira dos Goianos

O governador do DF, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Dra. Ilza, do administrador de Taguatinga, Carlos Jales, do deputado distrital, Chico Vigilante, entregou 3 mil Alvarás de Funcionamento para os comerciantes do Pólo de Confecções de Taguatinga, conhecido como a Feira dos Goianos.

A Feira funciona há 14 anos no setor de Indústrias e tem cerca de 3,2 mil comerciantes e 4 mil boxes. Por mês circulam cerca de um milhão de pessoas. A meta do governador é que todos os trabalhadores estejam com a licença de funcionamento em dia. Agnelo quer regularizar até o final deste ano todas as feiras do Distrito Federal. O GDF calcula que há 75 feiras e 40 mil feirantes.

“A legalização significa trabalhar com estabilidade jurídica, melhorar o próprio negócio, crescer e deixar a informalidade. Eles passam a ser micro empreendedores individuais. Isso gera renda, emprego e prosperidade e é o que queremos para o DF”, disse o governador.

O trabalho dá dignidade e colabora para o crescimento da cidade. As micro e pequenas empresas tem papel fundamental na redução das desigualdades sociais. Com essa atitude do governador os feirantes vão poder andar de cabeça erguida por estarem exercendo sua cidadania.

 

Cohab’s discutem habitação de interesse social

Começa hoje às 20 horas no Hotel Nacional o 59º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. O evento vai até o dia 18 e na oportunidade serão discutidos temas como habitação popular, reconstrução de áreas afetadas por desastres naturais, regularização fundiária e o impacto do programa Minha Casa, Minha Vida no desenvolvimento de políticas habitacionais dos Estados e Municípios.

Mounir Chaowiche, presidente da Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação, quer que todas as pessoas tenham acesso à casa própria com toda a infra estrutura e o mínimo de dignidade como água encanada, esgoto e luz elétrica. Durante o Fórum serão apresentados os vencedores do Selo de Mérito 2012. 

 

Mulheres de Fibra

Hoje é dia de abraçar a odontopediatra Cecília Abrahão (E) e a jornalista Consuêlo Badra (D). Duas profissionais que orgulham a cidade em suas atividades.

  

Dra. Cecília promove a saúde da criança e o equilíbrio facial adequado. Ela dá tranqüilidade às mães pela forma profissional e carinhosa com que atende as crianças e jovens. Dra. Cecília é tão habilidosa que meus filhos sentiam-se seguros em freqüentar o seu consultório. Ela é mais que uma profissional de saúde, cria laços. É uma fonte que não retém a água para si, doa espontaneamente. Tem na credibilidade a moeda de real valor da sua profissão.

A jornalista Consuêlo Badra tem perseverança, vontade e amor pela sua profissão. Prova disso é o sucesso da sua Revista Foco. Desempenha sua tarefa dentro dos princípios éticos e não se contamina por influências políticas ou interesses pessoais. É criativa e objetiva na sua missão de bem informar. Estabelece vínculo entre os fatos, estimula o raciocínio do leitor e extrai expectativa que sinalize o futuro. É uma agente da independência editorial.

Desejo que Deus continue a iluminar o caminho de vocês queridas e leais amigas. Parabéns, saúde, e sucesso sempre. Desejo de coração que vocês contem seu jardim pelas flores, nunca pelas folhas caídas.

 

Plano de Saúde tem que cobrir quimioterapia oral

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o relatório do senador Waldemir Moka do PMDB/MS ao Projeto de Lei que prevê a inclusão da quimioterapia oral entre as coberturas obrigatórias de planos e seguros privados de assistência à saúde. De autoria da senadora Ana Amélia do PP/RS o projeto altera dispositivos sobre as coberturas e tratamentos e obriga os planos a incluir tratamentos antineoplásicos de uso oral. Agora só falta a Câmara aprovar este to de cidadania.

A notícia do câncer deixa a pessoa em estado de choque, sem rumo. Imagina saber que o plano não cobre o tratamento. Esta aprovação dá sobrevida aos pacientes de câncer. A quimioterapia, segundo a oncologista Dra. Luci Ishii, é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam o tumor. Como cada medicamento age de forma diferente cada paciente é tratado de maneira distinta. Este é um tratamento caso e nem todos conseguem fazer sem comprometer o orçamento doméstico.

Vamos agora aguardar que os deputados sejam sensíveis a esta causa e aprovem o projeto. 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 15/05/2012

GDF prepara campeões olímpicos

Foi lançado ontem no Centro de Convenções o programa Rumo ao Pódio Olímpico para capacitar jovens para os Jogos de 2020. O GDF vai selecionar pessoas de 16 a 21 anos para desenvolver o potencial esportivo e formar atletas com alto rendimento e com chances de conquistar medalhas olímpicas nos Jogos de 2020.

O secretário de Esporte, Célio René disse que o trabalho começa com a formação em atletismo e que depois serão implantadas outras modalidades. O Centro Olímpico da Ceilândia será a base para a execução do programa. Este trabalho será feito em parceria com o Instituto Joaquim Cruz e será investido R$ 1,4 milhão por ano. Estes recursos virão da iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Quem quiser ser um campeão olímpico, as inscrições começam hoje e vão até o dia 30 de maio e podem ser feitas das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no Centro Olímpico da Ceilândia. A seleção está prevista para os dias 2, 9, 16 e 23 de junho. O requisito é ter de 16 a 21 anos e correr 600 metros em até 2 minutos. A preparação começa dia 3 de setembro e os selecionados receberão uma bolsa auxílio de aproximadamente R$ 1,000,00, assistência odontológica, transporte, alimentação e suporte técnico e multidisciplinar e serão acompanhados pelo medalhista Joaquim Cruz.

 

Le Rouge apresenta espumantes da Espanha

Fabiano Cunha Campos, diretor do Complexo Brasil 21, recebe um grupo seleto de convidados na Champanheria Le Rouge, no Hotel Brasil 21, hoje às 19 horas, para apresentar cavas espanholas fabricadas desde o século 16 na região de San Sadurní de Noya, Barcelona. A Codorníu é conhecida mundialmente por sua tradição e inovação no desenvolvimento de cavas.

O embaixador da Codorníu Brasil, Rodrigo Garcia, brasileiro natural de Campos do Jordão em SP. Os convidados vão poder degustar cavas Brut Clássico, Demi Sec, Clássico Rosado, Anna de Codorníu Brut, Pinot Noir Rose e Raventos Seleccion Brut.

 

É preciso desonerar as atividades privadas

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil tem a pior estrutura de impostos do mundo. E para agravar isso cada Unidade da Federação cobra imposto de forma diferenciada. Em função disso os empresários anseiam há anos pela reforma tributária, fiscal e trabalhista. A iniciativa privada arca com uma alta carga tributária, problemas trabalhistas e até ambientais.

A reforma tributária faz parte do anseio de 10 entre 10 empresários. Deve ser tratada com objetividade e com o envolvimento não só dos parlamentares mas de todos os envolvidos nesta complexa discussão porque engloba impostos, taxas e contribuições vigentes no país.

 

Sinduscon e GDF selam parcerias

O presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres e o vice-presidente, Luiz Carlos Botelho, receberam na manhã de hoje, o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, para selar convênio de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos executivos e paisagísticos de edificações e pequenas obras.

O secretário disse que o setor da construção civil é importante para a economia do Distrito Federal. E como o governo quer colocar 100 mil habitações em pé, em verticalização, quer o apoio do Sindicato para viabilizar este projeto. Magela solicitou o apoio do Sinduscon para a Lei de Uso e Ocupação do Solo-Luos e informou aos presentes que o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília está sendo finalizado para dar uma diretriz as ocupações do Plano Piloto.

O presidente do Sinduscon, Julio Cesar declarou que o convênio é importante porque a maioria das empresas são pequenas e médias e precisam destas obras. Peres solicitou que o secretário estude a possibilidade de fazer o Relatório de Impacto de Trânsito na região do Gama que não foi contemplado para Terracap.

Este convênio é muito importante porque os mais de 400 associados do Sindicato vão poder gerar mais empregos e renda para o Distrito Federal.  O Sinduscon é o elo entre quem precisa e quem realmente faz. 

 

Partido Popular Socialista perde integrantes

A Executiva Nacional do PPS exigiu que seus filiados deixassem o governo do Distrito Federal. Em vez de deixarem o governo preferiram deixar o partido. Foi isso que aconteceu ontem com o diretor do Procon, Oswaldo Morais e com o administrador do Guará, Carlos Nogueira. O secretário de Justiça e Cidadania, Alirio Neto pretende ir para o PMDB. Os deputados Claudio Abrantes e Luzia de Paula ainda não decidiram que rumo tomar.

Roberto Freire e seus seguidores fundaram o PPS em 1992, quando dissolveram o Partido Comunista Brasileiro – o PCB. São os defensores da Social Democracia. Defendem a esquerda moderada. Agora é só aguardar para saber qual será o próximo passo do partido.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 14/05/2012

Os 52 anos de Sobradinho

Ontem os moradores de Sobradinho comemoraram os 52 anos de uma cidade que oferece ar puro e clima maravilhoso. É a quinta região administrativa com 597,37 km2 e com 128,789 habitantes.

  

A administradora Maria América Menezes Bonfim quer que Sobradinho seja símbolo de desenvolvimento econômico sustentável e de preservação ambiental. E tudo começa com os cuidados com as nascentes e a preservação das áreas verdes. Há pouco o GDF entregou para os moradores a revitalização do Parque dos Jequitibás com inúmeros benefícios de lazer.

Foram instalados 7 Pontos de Encontros Comunitários e a previsão e de mais até o final deste ano. A administradora Maria América promete concluir em breve a Feira Modelo com capacidade para 310 boxes.

 

Amor incondicional

Tudo neste mundo é incerto menos o amor de mãe. Ela é o fogo que aquece no frio e que ilumina na escuridão; a mão que segura, protege e aponta o caminho; a voz que acalma e a presença constante em tudo na nossa vida. Como dar conta de toda esta maratona diária você vai acompanhar no nosso bate papo.

 

 

Estádio Nacional é o mais avançado no Brasil

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou o Estádio Nacional de Brasília e ficou encantado com o que viu. “A vista foi impactante pela visível transformação da obra. O Estádio Nacional é um exemplo d ousadia e do sonho da Capital do país. Juscelino ficaria orgulhoso desta obra”, disse Rebelo. O ministro falou que o que viu referenda a avaliação da própria Fifa, de que esta arena é referência em tecnologia e sustentabilidade na construção civil. Segundo ele Brasilia reafirma seu compromisso como sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

O governador Agnelo ressaltou para os jornalistas a relevância do Estádio. “Este é um momento importante que agrega valor e atrai turistas. O Estádio é referência em sustentabilidade para a construção dos próximos estádios”. Agnelo disse do orgulho de ter conquistado o selo Leed Platinum, que qualifica a obra como totalmente sustentável. O Estádio, além de fazer parte do plano de desenvolvimento econômico de Brasília, será um legado para a população.

O Estádio Nacional de Brasília já está com 58% das obras concluídas. É o mais avançado de todo o Brasil. Brasília e Fortaleza são as únicas cidades-sede com mais de 50% das obras concluídas. O Estádio será uma área de multiuso e poderá receber além de partidas de futebol, eventos e shows de grande porte, garantindo milhares de empregos e renda para o DF.

Também estiveram na arena o coordenador do Comitê Organizador Brasília 2014, Sérgio Graça, o secretário de Publicidade Institucional, Abimael Nunes, e o secretário de Esporte Célio René Trindade.

 

Dia das Mães foi fraco em vendas

O Dia das Mães sempre foi considerado a segunda melhor data para as vendas, só perde para o Natal. Mesmo com a redução de juros e o corte dos impostos para produtos da linha branca o comércio não conseguiu alavancar as vendas. Segundo o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio foi de apenas 7,3 % em todo o Brasil. Neste período em 2011 as vendas chegaram à 12,4%. Na semana da Páscoa deste ano foram menores ainda. A explicação é de que quanto maior o endividamento do consumidor menor as vendas.

Aqui em Brasília, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, as vendas tiveram alta de 5,5%. Segundo o presidente da CDL, Geraldo Araújo, o crescimento foi dentro da expectativa para 2012. As lojas de sapatos, perfumarias e eletrodomésticos foram as que venderam mais. A maioria dos consumidores compraram à prazo.

O que está acontecendo no mercado de uma forma geral é que a maioria não está nem aí para o consumidor. Ser bem tratado á requisito primordial para comprar. Quem quiser vender mais precisa estar disposto a melhorar e tudo começa com a satisfação do cliente. 

 

Presidenta implanta Brasil Carinhoso

Visivelmente emocionada no Dia das Mães, a presidenta Dilma que é filha, mãe e avó deu um presente a todas as mães sofredoras deste imenso país. Para acabar com a pobreza extrema lançou ontem, em cadeia nacional de rádio e televisão o Programa Brasil Carinhoso que vai garantir renda mínima de R$ 70 a cada membro de família extremamente pobre que tenha pelo menos uma criança de até seis anos.

Segundo o Banco Mundial quem vive com menos de R$ 2,43 por dia está na extrema pobreza e neste primeiro momento cerca de 4 milhões de famílias serão beneficiadas principalmente nas regiões Norte e Nordeste, as mais pobres deste país. A principal bandeira da presidenta é acabar com a miséria no país.

Dilma garantiu durante seu pronunciamento mais acesso das crianças muito pobres à creches e a ampliação da cobertura dos programas de saúde infantil por meio de parcerias entre os governos federal, estaduais e municipais. Será lançado um programa de controle da anemia e deficiência de vitamina A, a farmácia popular fornecerá remédios contra a asma.

“Será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada neste nosso país”, declarou a presidenta Dilma.

Acabar com a fome não é só uma questão de dignidade a presidenta quer que 190 milhões de brasileiros tenham igualdade de oportunidades. Com isso o país vai continuar crescendo.

 

Síndrome do ninho vazio

Quando os filhos saem de casa fica um vazio muito grande no coração. Além do mais a casa fica vazia, as refeições são silenciosas, as lágrimas caem à toa e o quarto fica sem uso. Isso acontece porque o papel principal da maternidade deixa de ser exercido na plenitude. E como a mãe tem uma ligação muito grande com o filho fica difícil lidar com a situação.

Este sofrimento é denominado síndrome do ninho vazio. De acordo com estudo feito pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, o problema acontece com cerca de 50 % das mães. Para as que não trabalham fora e se dedicam 24 horas à maternidade elas se alimentam afetivamente da presença dos filhos. E quando ele sai de casa a mãe se vê “desempregada” da tarefa.

A solução para estas mães são os netos, que permitem ela continuar de modo exclusivo à família. Mas enquanto os netos não chegam é bom fazer trabalho voluntário, praticar esporte, passear e viajar para espantar a depressão.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 13/05/2012

Mãe é sinal de amor eterno

  

Ser mãe é a tarefa mais séria do livro da nossa existência. É um pacto eterno entre dois seres. É um amor inexplicável. E nem o mais brilhante poeta, consegue descrever o milagre de ser mãe. Faz a gente renovar as esperanças e dar o nosso melhor em tudo. Faz a gente esquecer de si e pensar só nos filhos.

  

Agradeço à minha mãe Alvina Maria pela minha vida. A minha mãe é um exemplo de mulher forte que estudou na escola da vida e que na sua simplicidade e bondade, e com suas habilidosas mãos ajudou mais de 300 mulheres em trabalho de parto, na área rural do Rio Grande do Sul. Ela ia à pé, a cavalo, de charrete, por estradas de difícil acesso, atravessava rios e morros até a residência da parturiente, mesmo no rigoroso inverno, por doação e amor ao próximo. Agradeço pelo seu exemplo e pelo amor incondicional, combustível que me levou a ser a mãe que me tornei. Obrigada ao Gustavo Di Angellis, ao Guilherme Di Angellis e ao Gilbert Di Angellis pela honra de serem meus filhos e pelo privilégio de encaminhá-los para uma vida digna e saudável. E agradeço, também, a Jalma Ribeiro pela Alice, minha nora, a filha que toda mãe pede a Deus.

 

Mãe animal

O amor de mãe é o sentimento mais profundo que se pode ter. E este amor incondicional pode ser visto em quase todas as espécies do reino animal. A mãe animal passa fome para alimentar seu filhote, se expõe ao frio para aquecer e até sacrifica a vida para proteger. Este amor se evidencia pela proteção, carinho e alimentação. 

  

 

 

  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/05/2012

Brasília na TV: de volta às 12h30

Convido você para acompanhar o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e acompanhar o nosso bate papo com Yara Curi, Clotilde Chaparro, Dra. Luci Ishii, Miranda Castro, Izabel Breckenfeld, Kátia Kouzak, Wanda Soares, Amélia Campelo, Eloiza Soares Correia, Maria Tereza Falcão, Lúcia Alasmar, Cléa Chaves, Gislaine Borges, Cláudia Galdina, Eliana Campos e Iza Matias.

São mães exemplares e preocupadas com as furas gerações!

Gilbert Di Angellis conversa com o administrador de Brasília, Messias de Souza sobre os puxadinhos da Asa Sul e os problemas do crak na zona central da cidade e no final do programa converso com dona Alaide Queiroz, mãe do governador Agnelo sobre as preferências de seu filho ilustre. Eu espero você.

 

 

Candangolândia: cidade limpa

O administrador João Hermeto de Oliveira Neto está dando um exemplo de civismo na Candangolândia, cidade que quer ver cada vez mais limpa e bem sinalizada. Cansado com as pichações resolveu ir atrás de uma solução que fosse fácil, barata e eficiente.

João pesquisou na internet e descobriu um removedor que tira todos os rabiscos feitos nas placas de sinalização, pelos vândalos. O mais importante é que está solução é barata. A lata custa R$ 40 reais e dá para limpar o equivalente a 80 placas. O administrador mostra como é fácil limpar a “sujeira” das placas. Depois ele passa querosene para dar brilho.

 

Muros, fachadas e placas. Nada escapa da ação dos desocupados. Estas pichações representam um problema crônico. Os pichadores fazem para marcar território e agem como se fosse uma forma de se expressar. O resultado é uma poluição visual, uma ofensa aos direitos de terceiros e da sociedade. Pichação é vandalismo e crime ambiental que prevê multa e pena de detenção que varia de 3 meses a 1 ano. Se a pichação for contra bens tombados o mínimo é de 6 meses de detenção.

Parabéns ao administrador pela atitude de combater a ação dos desocupados. Que este exemplo seja seguido pelas outras administrações regionais. (Crédito da foto: Pedro Ventura)

 

Dom Francisco apresenta novo cardápio para a imprensa

O chef Francisco Ansiliero recebeu na Asbac, ontem, um grupo seleto de jornalistas para apresentar os novos pratos do seu cardápio. Tudo com o toque bem brasileiro. A casa surgiu em 1993 e fica em um local privilegiado, literalmente sobre as águas do Lago Paranoá. A carta de vinho é uma das melhores da cidade, todos os rótulos escolhidos pessoalmente por Francisco que tem como sommelier, o disputado Leonildo Santana.

 

Evaristo Sá, Chef Francisco e Guilherme Mair (E). Rodrigo Leitão e Fausto Freire (D).

   

Cris Cavalli e Marlene Galeazzi (E). Luisa Peters e Karine Mariath (C). Jael Antonio da Silva e Marco Veronese (D).

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 11/05/2012

Dilma é a mãe número 2 do mundo

A presidenta Dilma Rousseff foi considerada pela revista norte-americana Forbes como a segunda mãe mais importante do planeta. A escolha levou em consideração o poder de influência de cada uma. Hillary Clinton é a número 1, Michele Obama ficou em 7º e Cristina Kirchner é a 13ª. Também estão na lista cantoras, executivas e quem trabalha em filantropia. A presidenta Dilma é mãe de Paula Rousseff Araújo e avó de Gabriel.

1º. Hillary Clinton, ex- primeira dama e atual Secretaria de Estado dos Estados Unidos

2º. Dilma Rousseff, presidenta do Brasil

3º. Indra Nooy, presidente da PepsiCo

4º. Sheryl Sandberg, vice-presidente operacional do Facebook

5º. Melinda Gates, cofundadora da fundação Bill & Melinda Gates

6º. Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso na Índia

7º. Michelle Obama, primeira-dama dos Estados Unidos

Ver a presidenta com este destaque é uma homenagem a todas as mulheres brasileiras. A presidenta antes de ser mãe de Paula é uma filha exemplar de Dona Dilma Jane.

 

GDF dá mais benefícios a servidores

Existem no DF 131 mil servidores ativos, 46 mil aposentados e 13 mil pensionistas. Em função disso o governador Agnelo Queiroz assinou Protocolo de Intenções com o Ministério da Previdência Social para dar mais atenção à saúde dos servidores. O programa inclui políticas de prevenção, promoção e vigilância em saúde. Os servidores vão dispor de atividade física, laborais e ocupacionais.

Com estes decretos o governador quer evitar o acúmulo de funções e com isso vai melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Vai ser regulamentado o regime jurídico dos servidores do GDF e com isso terão assegurados o direito para mandatos em organizações sindicais.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, elogiou a decisão do governador Agnelo. “Esses atos colocam o DF em situação de pioneirismo principalmente por se preocupar com a saúde dos servidores”, disse o ministro.

É bom ver esta preocupação do governador com seus assessores. Trabalhar saudáveis e de forma segura vão atender melhor o contribuinte.

 

GPS Brasília em Revista

Paula Santana, Rafael Badra e Guilherme Siqueira, lançaram ontem no Iguatemi a GPS Revista, seis meses após o lançamento do Portal. O novo veículo de comunicação traz a marca da qualidade e do profissionalismo.

Na foto: Guilherme Siqueira e Paula Santana recebem Anna Christina Kubitschek e Paulo Octávio

A revista aborda estilo, comportamento, gastronomia, turismo, política e designer. O projeto gráfico é ousado, bonito e de fácil leitura. E não poderia ser diferente dada a categoria jornalística de Paula Santana. Um guia de moda e comportamento para ser consultado. Chega até os leitores com o apoio dos empresários do segmento Premium. A impressão e o acabamento são da Gráfica Coronário.

   

Rafael Bradra e Silvia apresentando o novo desafio (E). Os cirurgiões plásticos Carlos Carpaneda e o filho Erick Carpaneda (C). Ana Luisa e Elson Cascão II (D).

   

Ana Valle, Antoniete Silva e Ana Cláudia Badra (E). Cynthia Czervinski e Arlete Egidio (C). Secretário-Adjunto de Publicidade Edgar Fagundes e Elany Leão (D).

   

Osório Adriano Neto, Nadim Hadad e o ex-senador Adelmir Santana (E). Viviane e o tricampeão Nelson Piquet (C). Geovane Meirelles e Valdir Piran (D). 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/05/2012

Marlene Galeazzi, a democratizadora de idéias

A gaúcha Marlene Galeazzi chegou a Brasília na década de 60 e desde então vem desempenhado um papel importante na transformação da sociedade. Ela faz brotar da história e dos fatos cotidianos a democratização das idéias. É uma agente humanizadora da notícia que veicula. Marlene é uma força em potencial que apresenta os fatos pautada na ética e na busca da verdade. Vai além da simples captação da informação é uma agente transformadora da sociedade e através do seu trabalho modifica o contexto social. Entrevistá-la é um grande aprendizado.

 

Homens de visão

Hoje é dia de abraçar Gilvan Máximo (E) e Weber Magalhães (D). Dois executivos de fibra que são bem-sucedidos em tudo que fazem.

 

Gilvan é construtor e empresário no ramo de jóias e tem nas veias a habilidade para o comércio. Desde jovem aprendeu este ofício com seu pai em Rubiataba, Goiás. Tem talento para as vendas tanto é o sucesso da Joalheria Miranda Castro e da GM Construtora. É especialista em marketing de relacionamento. Ele não vende produto, vende valor e é ai que está o seu sucesso empresarial. Ao lado de Miranda Castro faz a diferença no comércio de Jóias e principalmente na valorização do cliente.

Weber Magalhães é o terceiro vice-presidente da CBF. Chefiou com categoria a delegação brasileira na Copa do Mundo de 2002 na Coréia do Sul e depois no Japão. O futebol está nas suas veias há mais de três décadas. Foi atleta do Gama e do Guará, técnico de futebol do Brasília e foi presidente da Federação Brasiliense de Futebol, Weber é formado em Educação Física e apóia o esporte do DF, como forma de tirar os meninos das ruas. É Técnico Legislativo do Senado e exerce a política em todas as suas funções. Weber é amigo e dedicado marido de Daniela Campelo. Um casal que tive a alegria de registrar o casamento e de mostrar todo o seu trabalho na CBF no meu programa de televisão.

Parabéns a estes dois cidadãos que colaboram, em suas atividades, para o crescimento da cidade e para um futuro com mais esperança, pois exercem a responsabilidade social com alegria. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/05/2012

Balões embelezam o céu de Brasília

Os brasilienses conferiram a beleza, a ousadia e o talento dos pilotos no 2º Festival Nacional de Balonismo, que aconteceu em Brasília dentro das festividades de aniversário. Isso só foi possível pela determinação de Juliano Vallejo, Eduardo Melo e Janete Vieira. O repórter do programa Brasília na TV, Gilbert Di Angellis conversou com coordenadora, Janete Vieira.

 

Dilma promove oficiais-generais

A presidenta Dilma Rousseff, ao lado do vice Michel Temer, do ministro da Defesa Celso Amorim e dos três comandantes das Forças Armadas, recebeu no Palácio do Planalto os novos oficiais-generais militares.

 

Durante a cerimônia de apresentação a presidenta Dilma disse que as Forças Armadas têm que estar à altura do País. “Somos a sexta economia do mundo e queremos um país desenvolvido, com elevado Índice de Desenvolvimento Humano, as nossas Forças Armadas também tem de estar à altura do país em meritocracia, profissionalismo e capacidade técnica e, além disso, em capacidade dissuasória”.

Dilma defendeu o fortalecimento da indústria nacional de defesa e falou que o Brasil é um país pacífico, que respeita a soberania das outras nações e que vive em paz com elas e que preza suas boas e frutíferas relações com os vizinhos há mais de 140 anos, “mas sabemos que a capacidade dissuasória do Brasil é fundamental para a continuidade desse cenário de paz e respeito”, concluiu a presidenta.

Nós sabemos que a paz não pode ser garantida apenas pela coragem e vontade. É necessário desenvolver e reaparelhar as Forças Armadas, instituições nacionais e permanentes, que constituem um prolongamento da sociedade.

Elas defendem a Pátria, garantem os poderes constitucionais, a lei e a ordem. E ainda tem que honrar compromissos internacionais. Por tudo isso precisam estar prontas e aparelhadas para garantir a estabilidade, a liberdade e a paz social. Por isso que a presidenta quer que o Brasil tenha capacidade operativa.

 

Aberto processo contra Demóstenes

Foi aprovado por todos os integrantes, da Comissão de Ética do Senado, em votação aberta e nominal o relatório do senador Humberto Costa do PT/PE, processo contra Demóstenes Torres. Agora vai ser decidido se o senador Demóstenes faltou com decoro em sua relação com o empresário de jogos ilegais de Goiás Carlinhos Cachoeira. A punição é a cassação do mandato.

No documento de 63 páginas o senador Humberto Costa fundamenta que o que está em jogo é a imagem do Senado e não só do senador. A representação contra Demóstenes no Conselho de Ética foi apresentada pelo PSOL.

O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro disse que “foi uma decisão política e que o princípio da ampla defesa não foi respeitado e por isso há possibilidade jurídica de recorrer ao Supremo”.

O presidente do Conselho de Ética, senador Antônio Carlos Valadares do PSB/SE espera julgar antes do recesso parlamentar em 17 de julho. Alerta que a defesa de Demóstenes pode utilizar de inúmeros meios para adiar o encerramento do caso mas que cabe ao relator munir-se contra “manobras procastinatórias”.

 

Proteja-se contra a baixa umidade

Estamos em pleno outono e com ele já dá para sentir as conseqüências do frio e da queda da umidade. A pele fica ressecada, os cabelos sem brilho e quebradiços e as unhas fracas. E como tudo tem solução divido com você os meus segredinhos.

Para que a pele fique bonita é necessário hidratá-la de dentro para fora. E isso só será possível se tomarmos pelo menos 2 litros de água por dia. E nada substitui este líquido perfeito. Depois devemos cuidar da alimentação. Nada de gordura e frituras e muito menos refrigerantes e alimentos enlatados. O ideal é consumir aqueles que garantem o bom funcionamento do intestino. Fibras, aveia, maça, cenoura, abacaxi, brócolis, couve, laranja e manga. É importante comer beterraba crua, em salada ou em suco pois ela ajuda na circulação sanguínea e tira as toxinas das células.

Daqui para frente é normal sentirmos os cotovelos, joelhos, pés e mãos ressecados. Para amenizar este incomodo eu misturo uma colher de sopa de azeite de oliva com uma colher de sopa de açúcar cristal. Massageio a região, espero agir por 10 minutos e lavo com água morna.

Para fortalecer as unhas, misturo uma colher de sopa de polpa de abacate, uma colher de mel e uma gema de ovo. Aplico nas unhas e cutículas, massageio e deixo agir por 10 minutos. Ao lavar as mãos a gente percebe a diferença. O abacate é rico em vitaminas, sais minerais e ainda é um poderoso antioxidante. A gema tem vários nutrientes, sais minerais, vitaminas, ferro e é antioxidante. E o mel é saúde, tem cálcio, fósforo, tiamina e riboflavina.

 

Cine Brasília está sendo revitalizado

Depois de entregar o Catetinho conhecido como o Palácio de Tábuas, totalmente revitalizado, o GDF começou a 2ª etapa de restauração do Cine Brasília. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1960, o cinema começou a ser recuperado em março de 2011 e a conclusão de toda a obra está prevista para 2013.

A reforma foi dividida em três etapas. Na primeira foram aplicados R$ 900 mil. Foi feito o recapeamento de toda a cobertura, nova impermeabilização, recapeamento das calhas, desentupimento de tubulações e instalação de um moderno sistema para-raios para proteger os circuitos elétricos do cinema.

Agora serão instalados sistemas para prevenção de incêndio e ar condicionado, mais acessibilidade e serão construídos dois novos banheiros e a fachada original será recuperada. Os recursos são do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF, vinculado à Sedhab, que capta e destina recursos para a preservação do patrimônio da área tombada de Brasília. Inclusive o Cine Brasília é o único cinema tombado e esta revitalização significa o quanto o Governo do Distrito Federal valoriza os espaços públicos. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/05/2012

Cidadão respeitado

Fazer televisão é gratificante, pois a gente conhece cidadãos honrados que dignificam a cidade e que abrem caminhos para as futuras gerações. O cirurgião-dentista Hosana Garcez é um deles. Na década de 90 tive a oportunidade de mostrar na TV Nacional o quanto ele fazia pela Associação Brasileira de Odontologia, pelo Conselho Regional e pelos colegas. Hosana também era um militante político defensor da cidadania e dos direitos do consumidor. Um profissional preparado e agradável de entrevistar. Garantia audiência e era pauta para outras emissoras.

Ele fundou o Instituto Hosana Garcez de Reabilitação Oral e tem a alegria de dividir seus conhecimentos com seu filho Dr. Luiz Gustavo e com sua esposa Dra. Raquel Ferraz, muito bem frequentado no Conjunto Nacional. Dr. Hosana adora reunir a família e os amigos.

  

Na esquerda: Dr. Hosana com os filhos Luiz Gustavo, Isabela e Rebeca. Na direita: Janaína com a Dra. Raquel Ferraz.

 

Genéricos detêm 25% das vendas

Os medicamentos genéricos atingiram um patamar muito bom no mercado. De 2007 a 2011 as vendas cresceram 170% e de janeiro a março deste ano foram comercializados 152,8 milhões de unidades. Esta é a prova de que o Projeto de Lei 2.022 de autoria do deputado federal Eduardo Jorge em 1991 está cumprindo seu objetivo.

Em 1999, no governo FHC os genéricos passaram a ser regulamentados pela Lei 9.787/99 que determinou que o preço fosse 30% mais barato que o original. O medicamento passou a ser conhecido pelo princípio ativo.

O medicamento genérico tem o mesmo princípio ativo e qualidade do original. É mais barato porque não precisa investir em pesquisas e nem refazer os estudos clínicos. A exigência é que tenha na embalagem venha escrito “Medicamento Genérico”.

 

Amigo da memória

Se você está esquecendo até do que almoçou no dia anterior é hora de comer um ovo por dia. Pesquisas recentes comprovam que o ovo é amigo da memória e isto acontece porque ele é fonte de colina, uma proteína que melhora a memória e a cognição. O ovo tem também as vitaminas B2, B12, D, E, K, ácido fólico, zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro.

Além do mais o ovo faz perder gordura e ganhar músculos. Contém albumina, que aumenta a massa magra e leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa muscular e diminuir a gordura. É, portanto, uma alternativa saudável para repor os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo.

A gema tem ômega 3, gordura excelente para o cérebro e que estimula o equilíbrio da insulina com a glicose e também combate a anemia. O ideal é comer um por dia. Nunca coma ovos crus para evitar infecção intestinal.

A cor da casca indica a cor da galinha. Não há diferença nutricional entre os ovos brancos e vermelhos.

 

HPV é pauta de seminário na Câmara

Por iniciativa da deputada federal Sandra Rosado do PSB/RN, a Câmara dos Deputados promove amanhã, no Auditório Freitas Nobre, no Anexo IV, o seminário HPV: Prevenção, Sintoma, Diagnóstico e Tratamento. Participam do seminário o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a coordenadora do Instituto do HPV, da Santa Casa de Misericórdia, Dra. Luisa Lina Villa, especialistas no assunto e parlamentares.

Para a deputada Sandra, que é líder de seu partido, “é inadimissível que, ainda hoje, tantas mulheres sejam vítimas deste mal, apesar do diagnóstico ser simples”. Ela quer que a vacina faça parte do calendário de imunização da rede pública de saúde.

A parlamentar tem razão porque o exame papanicolau, identifica a doença em estágio precoce e aumenta a eficácia do tratamento. Mais de 100 diferentes tipos de HPV já foram identificados. Ele é responsável por 90 % dos casos de câncer de colo de útero. O HPV também causa tumores na vagina, vulva, ânus e pênis. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 228 de 252
RocketTheme Joomla Templates