Coluna da Bernadete Alves - dia 12/09/2011

Sempre Rei

Roberto Carlos continua, aos 70 anos de idade, com o mesmo carisma e disposição do início de sua carreira, quando cantou aos 9 anos na Rádio Cachoeira. No show, dirigido por Jayme Monjardim, exibido pela Rede Globo no sábado à noite, apresentou um repertório interessante. Cantou em inglês, italiano, espanhol e hebraico. Sua voz continua espetacular. O ídolo de todos os tempos uniu música com fé e mergulhou pela história da humanidade. E num momento de tantas emoções cantou Lady Laura, a homenagem maior a quem lhe deu a vida. Com coragem, fé e determinação Roberto Carlos segue a vida alegrando corações. O show “Emoções em Jerusalém” teve a participação de mais de 20 músicos. Aconteceu no dia 7 de setembro na cidade israelense. Roberto foi recebido pelo presidente de Israel Shimon Peres, prêmio Nobel da Paz, na residência presidencial. No show o Rei cantou entre tantos sucesso “Detalhes”, “Ave Maria”, “Lady Laura” e encerrou com “Jesus Cristo” levando mais de 5 mil pessoas ao delírio. De terno branco, sereno, pediu paz para todos os povos e, como não poderia deixar de ser, jogou rosas para o público.

 

O papel das entidades fiscais

De hoje até o dia 14 o Tribunal de Contas da União realiza importante seminário. O evento está sendo coordenado pelo ministro José Múcio e o objetivo é promover a troca de informações sobre investimento em infraestrutura, seus desafios e como fiscalizar estes recursos aplicados. A abertura foi prestigiada pela presidenta Dilma Rousseff e pelos presidentes do senado José Sarney e da Câmara Marcos Maia. O TCU é um órgão independente que fiscaliza e julga as contas dos responsáveis por bens e dinheiro público. Exerce a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta. Qualquer pessoa que lida com bens, dinheiro e valores públicos deve prestar contas ao TCU. É composto por dez ministros titulares e é presidido pelo ministro Benjamin Zymler e tem quatro ministros substitutos. A transparência administrativa é a palavra de ordem de seus integrantes. Como é composto por nomes de conduta ilibada e significa o coroamento de uma carreira, há muitos candidatos para a vaga do ministro Ubiratan Aguiar, que por sinal foi um excelente presidente que tive a honra de entrevistá-lo para o Brasília na TV assim como o ex-presidente ministro Valmir Campelo que sou fã pela trajetória de luta em prol do fortalecimento político do DF. A expectativa agora é em torno do novo ministro. Temos nomes de peso na disputa: Aldo Rebelo, Ana Arrais, Átila Lins, Damião Feliciano, Jovair Arantes, Milton Monti, Sérgio Brito e Rosendo Severo – o único que é de carreira.

 

Eterno JK

No dia 12 de setembro de 1902 em Diamantina-MG nascia Juscelino, o criador de Brasília, filho de Júlia Kubitschek e de João César de Oliveira. A professora Júlia emocionou-se com a vivacidade de seu filho Juscelino, que em 1927, em BH, formava-se médico. No baile de formatura Juscelino conheceu Sarah Gomes de Lemos, filha de ex-senador, com quem  se casa em 1931. A partir daí JK começa a subir os degraus até chegar à presidência da República. Foi interventor federal em Minas, chefe de gabinete do governador Valadares, deputado federal, prefeito de BH, deputado constituinte, governador de MG em 1950 e presidente da República em 1955. Na presidência , honrando o slogan de campanha “Cinquenta anos em cinco” construiu Brasília e instituiu o DF. Foi um governo dinâmico que não aceitou as imposições monetárias do FMI. Um líder desenvolvimentista. O progresso foi a característica básica de seu governo. Com sua morte em 22 de agosto de 1976, vítima de acidente automobilístico, o país ficou de luto e até hoje procura um novo JK. Para manter viva a memória deste notável brasileiro, sua neta Anna Christina Kubitschek Pereira realiza hoje, às 10 horas, missa campal ao lado do Memorial JK. Isto vem sendo feito desde a inauguração do memorial em 12/09/1981 por dona Sarah Kubitschek. É uma maneira de manter viva a história de JK, seus ideais democráticos e sua obra. Uma homenagem a quem nos deu Brasília e trouxe progresso para o Centro Oeste. O memorial, espaço cultural mais visitado pelos turistas, guarda os restos mortais do presidente na urna de sua cripta mortuária. Mais do que isto, o Memorial representa a memória viva de sua luta em prol do desenvolvimento do Brasil. Além de seu significado histórico e cultural o Memorial nos permite fazer uma viagem ao passado. Dali pode-se contemplar o pôr-do-sol mais espetacular da cidade. Quando estou no Memorial sinto-me fortalecida com toda aquela energia boa que tem em todo o espaço. Ali percebo que o afeto humano não foi derramado em vão, ainda que não retribuído.

 

O cerrado chora

Os brasilienses continuam sofrendo com o clima quente e seco. Ontem o Distrito Federal registrou o dia mais quente do ano, com termômetros marcando 33,3º C.  As altas temperaturas e a baixa umidade do ar, com mínimas de 10%, favorecem as queimadas, que devastaram grande parte do cerrado esse semana. Uma verdadeira tragédia! Os prejuízos foram inestimáveis e se não fosse o louvável esforço dos bombeiros para impedir que as chamas atingissem residências próximas aos incêndios, as consequências poderiam ser ainda piores.  O poder público foi eficiente e prestou serviço com agilidade, mas todo esse esforço, no entanto, será em vão se os brasilienses não se conscientizaram do seu papel na preservação do bioma. Qualquer ponta de cigarro jogada em uma mata pode provocar estragos imensuráveis. Estudiosos já dizem que as áreas devastadas pelos incêndios dessa seca levarão mais de uma década para serem recuperadas. É preciso ter atenção redobrada nessa época do ano, afinal, somos nós os maiores prejudicados com a destruição da natureza.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 11/09/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o Brasília na TV domingo às 12h30, na TV Brasília/Rede TV e conferir o aniversário da presidenta da Revista Foco, Consuêlo Badra (foto), e a entrevista que Gilbert Di Angellis fez com a dupla sertaneja Mattos & Mateus. Você pode conferir agora um sucesso da dupla no vídeo abaixo.

 

 

Ideias irreais

Indústrias da moda, dos cosméticos e da dieta ganham dinheiro determinando  como cada mulher deve ser. As escolhas não devem influir no nosso pensamento. Não vale a pena se encaixar em idéias irreais. É bom investir mais em coisas que reflitam a nossa personalidade. Vamos ouvir e respeitar os sinais do nosso corpo. O corpo é perfeito para cada um e a gente tem de aceitar quem realmente é. Nunca é fácil ir contra a maioria. O que importa é viver em paz consigo mesmo. Dificuldades emocionais muitas vezes no tiram do foco e a falta de educação financeira nos leva a gastar mais do que temos. E isso é irracional foge a lógica dos padrões atuais. O ideal é repetir o padrão que aprendemos em casa. Antes de qualquer passo avaliamos as origens do comportamento. É preciso organização e força de vontade para não comprar além da conta. A mídia influencia o consumo. Para nos darmos bem é necessário avaliar o desejo e a necessidade. 

 

Copa do Mundo em Brasília

Além do governador Agnelo Queiroz, a OAB-DF também quer que a abertura da Copa do Mundo de 2014 seja em Brasília. Estas ações estão se intensificando porque a escolha será feita em outubro, pela FIFA. A OAB-DF por meio da Comissão de Direito Desportivo está convocando todas as entidades que representam os mais diversos segmentos a unirem as forças para mostrar que Brasília é capaz de sediar tão importante competição. Até porque o Brasil precisa respeitar a sua capital, o seu povo digno e trabalhador, a qualidade de vida e a prestação de serviços de excelência.  Em Copas do Mundo anteriores a capital sempre fez a abertura. Então porque tirar isso de Brasília? O Rio de Janeiro, sem sombra de dúvida, fará o encerramento do mundial. São Paulo foi excluída da Copa das Confederações por não ter nenhum estádio com capacidade de atender as exigências da FIFA. Portanto, não há justificativa pra fazer a abertura da Copa do Mundo de 2014 em outra cidade que não seja Brasília. 

 

Menos deslocamentos

Devido a vida agitada nos grandes centros uma tendência está sendo colocada em prática por um número cada vez maior de pessoas: curtir as delícias da casa, da família e dos amigos. E o lar, se bem preparado, pode proporcionar tudo isso. E a tecnologia tem colaborado. Só quer ficar sozinho assistindo toda a programação dos canais de TV a cabo e respondendo inúmeros e-mails pode levar ao estresse. A saída para equilibrar a emoção com a razão é a natureza. Comece a curtir as plantas. Elas nos retribuem com um carinho sem igual. E se você colocar os pés na grama vai perceber um bem estar incrível. Até abraçar árvore faz a gente ficar mais leve. E se pudermos curtir tudo isso junto com a água, melhor ainda. As vezes basta uma pequena cascata para recarregar todas as energias sugadas pelos momentos de ansiedade e pressão. A natureza é um bálsamo para a nossa saúde. Portanto, é importante respeitá-la. Para o saudável convívio entre homem e natureza. 

 

Uma década passada

Infelizmente, temos que relembrar o fato porque o mundo não merece tamanha atrocidade. Este domingo, dia 11 de setembro de 2011, é o dia de homenagear as vítimas do maior ataque sofrido pelos Estados Unidos em solo estadunidense. Planejado e executado com perfeição pela rede terrorista Al Qaeda, o atentado fez um total de 2.996 mortos. Na manhã do dia 11/09/2001, quatro aviões comerciais foram seqüestrados. Uma aeronave da American Airlines e outra da United Airlines atingiram o World Trade Center. Outro avião, no voo 77 da American Airlines, atingiu a ala oeste do Pentágono. O último a ser derrubado pelos terroristas foi o voo 93 da United Airlines, que caiu numa zona rural da Pensilvânia, após uma briga entre terroristas e passageiros. A Al Qaeda planejava jogar este último avião no Capitólio. Porém o plano dos terroristas fracassou quando os passageiros, cientes do destino trágico que teriam, reagiram ao domínio dos terroristas. Estes, por sua vez, se viram impossibilitados de cumprir o plano e derrubaram a aeronave. Os 40 passageiros e tripulantes reféns das mãos dos seqüestradores, num ato de coragem, morreram para salvar outras vidas. O mundo nunca esquecerá essa tragédia. Mesmo com tanta dor e sofrimento, as famílias da vítimas conseguiram tocar suas vidas. Este esforço é um exemplo para milhares de pessoas que também são vítimas das tragédias humanas. Nosso sentimento às famílias das vítimas. Em especial aos parentes e amigos dos brasileiros que perderam a vida neste atentado. Neste dia, ao lembrar os 10 anos do 11 de Setembro sou tomada por uma enorme sensação de vazio. Mesmo assim é preciso andar com fé e saber que cada dia é um recomeço.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/09/2011

O prestígio de Taty 

A empresária Tatyane Araújo, proprietária do Taty´s Buffet, festejou seu aniversário na ASBAC no dia 06/09, às 21 horas, com um jantar ao estilo Anos 60 com muita dança e descontração.  Taty conquista e sabe conservar os amigos. A festa foi até o sol nascer.  

 
Na foto da esquerda: A aniversariante Taty recebendo o carinho do marido Mário Gomes. 
Na foto da direita: Ney, Meire Campos, Gilbert Di Angellis, Bernadete Alves e o cantor Mattos.
 
  
Na foto da esquerda: Taty com seus cunhados Luiz e Carla Gomes e seu sogro Oscar Gonçalves.
Na foto do centro: Os anfitriões com Talita e Rodrigo.
Na foto da direita: Val, Júlio, Taty e Júlio Castilho.
 
  
Na foto da esquerda: Carlos Wilson, Mirian, Taty, Cléria Abreu e Fernando
Na foto do centro: Taty com Bárbara Abreu
Na foto da direita: Os empresários Márcia e Ozaias com a aniversariante.
 
   
Na foto da esquerda: Geraldo, Sebastiana, Maria, Taty, Ricardo e Alfredo.
Na foto do centro: Dayse, Eliene, Taty, Jaqueline e Alessandra.
Na foto da direita: David, Geny, Taty, Geovani e Daiane. 
 
   
Na foto da esquerda: Reinaldo, Gilvania, Taty e Eduardo.
Na foto do centro: Roberto, Rilmara, a aniversariante, Gabriela e Taísa.
Na foto da direita: Os anfitriões com Sebastiana e Geraldo. 

 

Decisão acertada

A juíza Gislaine Reis, da 4ª Vara de Fazenda Pública, condenou seis empresas a devolver dinheiro aos cofres públicos devido a desvios detectados em contratos de licitação. São elas: Linknet, que terá de devolver R$ 79 milhões, Linkdata, R$50 milhões, Prodata, R$38 milhões, Conecta, R$36 milhões, Poliedro, R$ 35 milhões e Brasil Telecom, R$ 2,8 milhões. 

Diante da condenação destas 6 empresas, o secretário de transparência, Carlos Higino, disse que elas serão auditadas. Esperamos que sejam impedidas de firmar novos contratos com o governo do Distrito Federal. A Linknet já está fora. Ainda bem, pois depois de tudo que foi descoberto, permitir que participem de novas licitações é alimentar as ilicitudes e continuar lesando o povo de Brasília.

 

Estado de alerta 

Se não bastasse a alta temperatura que chegou a 31,5 graus Celsius e a baixa umidade de 13%, ainda temos que suportar as queimadas. Inclusive ontem bateu record. O dedicado e competente Corpo de Bombeiros atendeu 160 focos de grande proporção. O número de incêndios já supera os ocorridos no mesmo período do ano passado.  O aeroporto teve de operar por instrumentos. Tal situação de emergência fez com que fosse suspenso o 1º Campeonato Nacional de Balonismo. As crianças e os idosos estão precisando de mais cuidados devido a fumaça e a névoa seca. O grave é que ainda há focos de incêndio por toda cidade. Os brasilienses estão sofrendo com os extremos do clima. Frio à noite e calor com baixa umidade do ar durante o dia. Faço um apelo aos fumantes: não joguem pontas de cigarro neste bem que é de todos nós. Atento ao problema das queimadas, o GDF colocou em ação o avião Air Tractor, o mais moderno do mundo em combate a incêndios. Lamentavelmente, mais de 10 mil hectares já foram destruídos.

 

Cresce o número de vítimas de estupro

De acordo com a Secretaria de Segurança do DF e da Delegacia da Mulher, é cada vez maior a incidência deste crime. Pode acontecer em qualquer horário e com qualquer pessoa. Por isso todo cuidado é pouco. É preciso evitar lugares ermos e andar sozinha. Inclusive a delegada Viviane Bonato, chefe da Deam, tem um trabalho espetacular de orientação. É a “Rede Mulher Cidade”. Mas a Deam tem, também, acompanhamento psicológico para toda mulher que já foi ou é vítima de abusos ou maus-tratos. Este número de ocorrências é alarmante. Porém pode ser ainda maior, uma vez que muitas vítimas, por vergonha, medo e constrangimento, não denunciam o criminoso. Há também estupros de homem contra homem. Quando a vítima não denuncia, o homem fica sem voz.  Por isso é preciso denunciar para que as autoridades competentes cheguem até esses monstros. Ter consciência do problema já é um passo importante. O estupro é uma violência à integridade física e também emocional. Mesmo abalada a vítima tem que superar a dor do corpo e as marcas da alma e denunciar. Precisa também fazer exames para verificar se não contraiu Sífilis, Aids, gonorréia, hepatite B e até gravidez. Cuide-se: dê um basta a esta violência. A vida precisa continuar.

 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/09/2011

Mattos & Mateus

A dupla sertaneja, também conhecida como “os reis do buteco”, está em Brasília. Com muito carisma e simpatia, Mattos e Mateus vão conquistando o público Brasil a fora. Para que você também possa curtir o talento desses jovens mato-grossenses Gilbert Di Angellis os entrevistou. Essa conversa descontraída você assistirá domingo, na TV Brasília, às 12h30. Para mais informações sobre a dupla revelação da música sertaneja nacional, acesse www.mattosemateus.com.br.

   
Os cantores Mattos e Mateus com o apresentador Gilbert Di Angellis.
 

Verás que um filho teu não foge à luta

No dia da Independência, o Brasil testemunhou que um filho seu não foge à luta. Mais de 25 mil pessoas foram às ruas no Sete de Setembro para protestar contra a corrupção que assola nosso país. Além da manifestação em Brasília, estados de norte a sul realizaram protestos de igual importância. Em São Paulo, foram 21 mil pessoas na Avenida Paulista. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que 40 mil pessoas estejam presentes na Cinelândia no protesto marcado para sexta-feira. O movimento foi organizado por meio das redes sociais e não teve caráter partidário. As 25 mil pessoas saíram do Museu da República e marcharam, vestidos de preto e usando apitos e nariz de palhaço, até o Congresso Nacional, onde lavaram a rampa em ato simbólico. Foi bonito ver na Esplanada diversas gerações de manifestantes, pessoas de diferentes idades e classes sociais, unidos pelo sentimento de indignação e pela vontade de ver um país melhor, mais justo e mais fraterno. É por meio dessas manifestações pacíficas que o povo mostra a sua força. 

  

Almoço musical

Gilbert e eu tivemos o prazer de passarmos um belo dia na fazenda de Sirley Abreu Tavares, em Padre Bernardo-GO. O subsecretário Sidmeron Campos, responsável pela Subsecretaria de Eventos e Administração de Espaços Esportivos do GDF, foi com a irmã Meire, o cunhado Ney Cassimiro que é cantor, e a sobrinha Anna. Também aproveitaram das delícias servidas por Sirlei, o empresário de automóveis Gleidson que levou a família: Keite, Ian, Anderson e Alda. Curtimos o cantor Júlio César e a dupla Mattos & Mateus. O interessante é que Sirlei está promovendo a dupla sertaneja Júlio César & Cassiano e recebeu os cantores Mattos e Mateus de MG. Eles, inclusive, farão show em Brasília sexta-feira no Moinho 56, em Taguatinga Norte, às 22 horas. Um dia especial na companhia de pessoas que trabalham pelo DF e que promovem a música e a cultura.  

 
Na foto da esquerda: Gilbert Di Angellis, Bernadete Alves e o subsecretário Sidmeron Campos.
Na foto da direita: Sirlei Tavares, o cantor Júlio César, o subsecretário Sidmeron Campos e a dupla Mattos & Mateus.
   
Na foto da esquerda: Ney, Anna e Meire Campos. Na foto da direita: A anfitriã com seus convidados. 
 
 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/09/2011

Valeu, Felipe!

Brasília e o Brasil agradecem pela emoção. O brasiliense Felipe Nasr, para nosso orgulho, conquistou a Fórmula 3 Inglesa por antecipação. Isto é resultado de muita dedicação, trabalho e espírito de equipe. Aos 19 anos, Luiz Felipe de Oliveira Nasr é um jovem acostumado a velocidade. Começou no kart com vitórias significativas, conquistou o bicampeonato brasileiro e a Copa do Brasil. Em 2009, foi campeão da Fórmula BMW. Em 2010, fechou a temporada da F-3 na quinta colocação. Em 2001, o resultado foi surpreendente Fez 297 pontos em 24 corridas.

   

Esta vitória é o primeiro degrau para a Fórmula 1. O futuro é promissor: o último brasileiro a vencer a F-3 foi Nelsinho Piquet, em 2004. Antes seu pai venceu a F-3 em 1978. Felipe sempre teve o apoio da família. Seu tio Almir é um grande incentivador. O campeão é brasiliense e brasileiro. Que tal as empresas patrocinarem este talento? Felipe me emocionou ao levantar a nossa bandeira. Contribuiu para elevar nossa autoestima e é exemplo com suas palavras de otimismo e determinação: “não é porque conquistamos o título que podemos vacilar agora. Temos de buscar as vitórias para manter a equipe lá em cima”.  Com trabalho, garra, determinação e confiança chega-se ao objetivo.

 

Diamante Internacional 

Fabiana Murer é a brasileira que conquistou a Liga de Diamante saltando 4,81 metros em Zurique, na Suiça. A saltadora se tornou o quinto nome brasileiro a levar o título da Federação Internacional de Atletismo. Antes dela foram campeões: Zequinha Barbosa em 1986; Robson Caetano em 1989; Claudinei Quirino em 1999 e Mauren Maggi em 2002. Obrigado aos nossos campeões que fazem parte da elite do atletismo mundial.

 

Feliz Aniversário, Pátria Amada

Hoje é dia de valorizar a liberdade, o espírito cívico e o amor a pátria. O Brasil é o gigante que tem como maior riqueza o seu povo. Este é o momento para fortalecer a nossa democracia e aproximar a nação da sua gente. Vamos carregar com orgulho o patriotismo no coração. À todos que, anonimamente, trabalham pelo bem do Brasil que ensinam, que aprimoram, que defendem, que salvam vidas, que produzem, que constroem e que comandam. São heróis vivos, úteis e produtivos que nunca desistem. Homens e mulheres que com coragem e idealismo fazem este gigante se erguer a cada amanhecer. Viva o Brasil que existe em cada um de nós! Com essas imagens fica a nossa homenagem ao melhor país para se viver e trabalhar.

 

  

  

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/09/2011

Festa para Taty

Para festejar mais uma primavera da empresária Tatyane Araújo, seu marido, Mário Luiz Gomes da Silva, controlador de voo, organizou para hoje uma bela festa na Asbac. Como é natural do Rio de Janeiro e gosta de samba, ele providenciou muita música boa para a festa. Dedicado à família, fez questão de trazer da cidade maravilhosa o seu pai, Oscar Luiz, para brindar o aniversário da nora.

 

Conter gastos

É a palavra de ordem para as donas de casa, empresários de todos os portes, para o governo local, federal e até mesmo para os dez mais ricos do país. O tombo dos mercados internacionais afetou a vida de todos nós. Se não bastasse o estresse que vivemos no dia a dia, temos que aguentar a situação de estresse que o mundo está passando. Precisamos agir de forma prudente, redefinir prioridades e gastar somente o necessário. A presidenta Dilma já está contendo gastos. E poupando pode enfrentar a crise internacional sem abrir mão do crescimento econômico e da geração de empregos. São muitos desafios a serem vencidos. É nas crises que quem tem capacidade se estabelece, diz o ditado popular. A existência sempre permite um plano B. Por mais que a vida pese sobre nossos ombros não podemos perder a fé e a esperança na capacidade de inovar. Com a união da sociedade, empresas, universidades e governo, a inovação poderá ser universalizada.

 

Construtor de ideias

Sempre que leio a Revista Foco, da competente e respeitada Consuêlo Badra, me fixo nos artigos do advogado Pedro Gordilho. Com muita propriedade e ética ele dá lições como “o ideal da riqueza é a partilha”, “cada indivíduio tem a força da bondade, e basta um sinal para se exprimir”, “otimismo é dizer sim à vida, por mais trágica que seja”. Ele é um mestre e um artista, um colecionador de grandes obras e renomado pianista. Encanta com seu talento quando recebe em sua casa, ao lado da esposa, Cristina (foto). Pedro Gordilho formou-se em Direito em 1960 e aos 22 anos já era servidor público na Bahia. No início de Brasília, foi representante do seu estado no supremo tribunal Federal. Depois se tornou ministro do Tribunal Superior Eleitoral de 1975 até 1982. Até hoje sua passagem pelo TSE é lembrada com carinho. Eu, como advogada, sou sua fã. E conviver ele nas lides jurídicas é um grande aprendizado.

 

Emagrecimento eficiente

A fome persegue e atrapalha quem quer manter o peso ou emagrecer. O responsável por isso é o hormônio quelina, que é produzido quando o estômago está vazio. Este hormônio faz com que a gente procure alimentos de forma mais frequente. E com muita fome comemos rápido demais e ingerimos mais que o necessário, não dando tempo para a produção do hormônio da saciedade. É que os órgãos do aparelho digestivo levam cerca de 20 minutos para avisar o cérebro que já é hora de parar de comer. Por isso, a recomendação do médico Luiz Fernando Córdova é que a refeição seja tranquila, lenta e com mastigação cuidadosa. Também pensam assim os especialistas americanos Barbara Rolls e Robert Barnett, autores do livro “a dieta volumétrica”. Eles dizem que quanto mais a gente come mais emagrece. E para isso recomendam alimentos de menor densidade energética, como morango, tomate, alface, brócolis, iogurte natural desnatado, laranja, cenoura, maçã, pera, melancia, melão, legumes e vegetais verdes, assim como fibras, peixes e carnes brancas. O ideal é comer pequenas porções de 3 em 3 horas e de sobremesa comer grfrutas em vez de doces Sempre fui adepta de frutas e verduras, e antes do prato principal sempre como cenoura crua ralada, beterraba crua ralada, tomate, pepino, repolho, rúcula e todos os tipos de alface. Tempero com orégano e azeite de oliva extra virgem e não uso sal. Além de ser saudável e gostoso, tira a fome. Na hora do prato principal se come menos. No lanche, abuso das frutas. Qualquer uma faz bem. Para mim, este tipo de alimentação funciona, pois meu peso é o ideal. Com relação a alimentos com muitas calorias, procuro comer em menor quantidade. Como a ansiedade é um dos males da vida moderna, e ela nos faz comer mais, é preciso saber controlar, ter força de vontade para evitar a obesidade, que também pode comprometer a saúde emocional.    

 

Conversa com o governador

Estreou hoje, às 7 horas, a primeira edição do programa Conversa com o Governador, na rádio Cultura FM – 100,9. Sob o comando do jornalista Carlos Campbell, o governador falou sobre saúde, a maior queixa da população. O governador prestou contas sobre o atendimento nos hospitais e postos de saúde e sobre a distribuição de medicamentos. Se você quiser acompanhar este programa, ele é exibido todas as terças-feiras em quatro horários: às 7h, 9h, 12h e 18h30, na Cultura FM. A ideia é muito boa. Como o rádio tem um alcance grande em todo o DF, é uma forma do governador Agnelo prestar contas aos contribuintes e mostrar o que está sendo feito para a melhoria da qualidade de vida da população.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/09/2011

Não faça do seu carro uma arma

É quase uma constante em finais de semana, feriados prolongados e férias o grande número de acidentes de trânsito que ocorre nas estradas e avenidas. Quando tiramos nossa carteira de habilitação estamos adquirindo uma responsabilidade. Então devemos dirigir de forma consciente para chegar ao destino com segurança. E não podemos esquecer a frase “Não faça do seu carro uma arma. A vítima pode ser você”. Este famoso slogan de uma campanha de trânsito da década de 70 está cada vez mais atual. Os jovens ávidos por liberdade, não medem as consequências . As vezes basta segundos de desatenção para ocorrer um acidente fatal. Muitos dirigem em alta velocidade pois estão no comando de um carro potente, só que esquecem que o trânsito está cada vez mais caótico devido ao aumento da frota. E se não obedecer as leis de trânsito vão fazer do carro uma arma. Essa imprudência é uma vergonha. Sem falar do abuso do álcool. Mesmo com campanhas educativas e blitz os jovens e até pessoas de mais idade insistem em dirigir depois de beber. Que está dirigindo não pode beber. Quem bebe não pode dirigir. Quem insiste está colocando em risco a sua vida e a de outros. É triste ver vidas sendo ceifadas por mera imprudência. 

 

Dia da Amazônia

A maior floresta comemora hoje a elevação do Amazonas à categoria de Província-Estado. A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro.  É a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por um quinto da água doce total do mundo. Mesmo com toda esta importância enfrenta desmatamento, contrabando de madeiras, caça e pesca predatória. É a ganância comprometendo a sustentabilidade do planeta. Vamos unir forças neste dia e cobrar das autoridades mais fiscalização para valer as leis de preservação. Este bioma abriga uma raridade de plantas, rios e animais. Também é importante para nós por controlar o clima da Terra. Um patrimônio brasileiro que causa impacto para os olhos de onde é vista, pois abriga metade das espécies terrestres do planeta. Viva a Amazônia!

 

Engolir sapo

Você é do tipo que diz sim pra tudo? Cuidado, esta atitude causa frustração e pode afetar a saúde do corpo. Tem gente que, por medo de ser mal interpretado, prefere calar-se à expressar sua opinião. Foge polêmicas e provocações. Não ignore sua vontade só para agradar os outros. Isto gera ansiedade. Quando a gente só pensa nos outros abandona a si mesma. E com isso fica fragilizada, sem pique, insegura e com medo de tudo. Para compensar o que está sentindo come compulsivamente. Isto leva a insônia e obesidade. Emoção não trabalhada causa isolamento. E como a vida é um jogo, é preciso apostar alto em nossa capacidade de superação. Pode demorar, mas um dia a gente para de ajudar mais do que ser ajudado.  Passa a viver plenamente; para de sonhar e passa a viver o sonho. Com determinação e esforço a gente muda. Se não tiver coragem para mudar de atitude porque ainda se sente desconfortável, existem alimentos que contribuem para isso como chocolate, alface, café, chás, peixe, frutos do mar e cacau levantam o astral e combatem o cansaço mental, depressão e a ansiedade. 

 

O Rio

Neste dia é bom parabenizar o trabalho do repórter fotográfico Celso Júnior (foto), do Estado de São Paulo, da Sucursal de Brasília, pelo brilhantismo de suas fotos sobre Amazonas. Ele foi parceiro do jornalista Leôncio Nossa no livro “O Rio”, cujo lançamento foi no Iguatemi/Brasília e está nas principais livrarias para quem quiser guardar esta preciosidade. A natureza é o nosso bem maior. Com sabedoria, os autores mostram que tudo é possível quando há vontade com as lentes, também do coração, Celso mostra beleza exuberantes e alerta para a necessidade de preservação desta riqueza ambiental. Parabéns, também, para o jornal Estado de São Paulo pelo trabalho espetacular. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/09/2011

 

Brasília na TV, neste domingo, às 12h30

Convido você para assistir o Brasília na TV às 12h30 na TV Brasília/ Rede TV e conferir a entrevista de Gilbert Di Angellis com o jornalista Renato Riella que fala dos aventureiros da cidade. Depois você vai acompanhar a Semana Cultural do Sigma, com maratonas, esportes, cultura, doações e a emoção do professor Reinaldo Correia ao falar dos seus 30 anos de magistério. Ele realmente prepara também para a vida.  

 

Mestres da ética e do respeito

Carlos Chagas e Sérgio Ross (foto) são dois jornalistas que admiro pelo caráter, firmeza de atitudes, competência e brilhantismo. São testemunhas oculares de meio século de história política. Ambos foram amigos de JK, Brizola e tantas outras figuras importantes da República. Chagas se formou em Direito em 1960 na PUC do RJ. É mestre e orientador. Por 25 anos foi professor destaque da Faculdade de Comunicação da UnB. Dirigiu sucursais de vários veículos de comunicação. Defende mais a prática do que a teoria e diz que a ética é a base de tudo não só no jogo do poder como também  para a vida. Chagas foi Secretário de Comunicação da Presidência durante o governo Costa e Silva. Hoje é pai orgulhoso da jornalista Helena Chagas, ministra do governo Dilma. Sérgio Ross teve destaque na época em que dirigiu a Revista Manchete em Brasília. Era amigo de deputados e senadores e proporcionava campeonatos de futebol entre eles no gramado da Manchete. Valorizava seus funcionários e tem uma legião de amigos. Este cidadão dedicado, gaúcho torcedor do Grêmio, fincou raízes no Planalto pelo seu elevado espírito democrático. Tive o privilégio de aprender muito com ele e com o Chagas, quando cheguei em Brasília há 26 anos. Mestres da ética e do respeito. 

 

Briga por bobagem

O hábito de brigar resulta da falta de habilidade para conviver com as diferenças. Mas tem também quem briga por necessidade de mostrar poder. O interessante é que estes desentendimentos representam um forma de mascarar o que realmente está incomodando, como por exemplo pendências não esclarecidas, motivos banais. Tem até quem usa esta estratégia para testar o controle que tem sobre os outros.  Muitas vezes o conflito surge de forma inconsciente e acaba frustrando a relação.  Isto acontece porque a pessoa leva a vida carregando mágoas. Esta carga faz perder o controle por qualquer coisa. A irritação, neste caso, transforma-se em raiva.  Um dia a pessoa “explode” com quem está por perto, magoando quem não merece. A gente sabe que é difícil admitir que está errado. A maioria resiste a mudanças, não dá o braço a torcer e até nega seu comportamento. É preciso humildade para ouvir as queixas que os outros têm da gente. E não esquecer que a família é um time. Precisa harmonizar as diferenças e agir sempre em parceria. 

 

Demanda estudantil

Brasília tem qualidade de vida e muitas oportunidades, tanto para o trabalho quanto para estudar. Mas tem custo de vida elevado, principalmente com relação a imóveis. Quem vem de outros Estados para trabalhar com deputados e Senadores ou para estudar tem dificuldade para se adaptar, pois os preços nos Estados de origem são mais em conta. E tem gente deixando Brasília por conta dos elevados preços. Um problema enfrentado pelos vestibulandos é encontrar um apartamento onde o preço caiba no orçamento. A UnB, por exemplo, tem carência de moradia para atender os estudantes. Outros problema é conseguir um fiador. Com base nisso, até o final do ano, a Universidade de Brasília promete licitar mais seis prédios na Casa do Estudante Universitário oferecendo mais 600 apartamentos. O ideal seria construir, em lugar apropriado, pousadas e hotéis econômicos, destinados a universitários. O que temos na prática são estudantes dividindo quitinetes nas quadras comerciais e vivendo com desconforto. 

 

Fragmentação do Pará

No início de junho, o Congresso Nacional deu sinal verde para um Plebiscito sobre a criação de 2 novos Estados: Tapajós e Carajás. Baseando-se no sucesso das emancipações do Mato Grosso do Sul (em 1977) e Tocantins(1988), os defensores da ideia acreditam que estados menores seriam mais facilmente administrados. Além disso, a Região Norte teria maior representação no poder legislativo nacional. A consulta popular deverá ocorrer em dezembro. A criação de novos Estados implica em novos gastos, inclusive com aumento da carga tributária para poder manter a máquina pública. Estamos em um período de contenção de despesas a nível nacional e dividir o Pará agora afetaria drasticamente a economia não só do Estado com também da União. O ideal é ampliar o debate. Ver se realmente esta divisão vai proporcionar mais benefícios do que ônus e se vai proporcionar expansão econômica, fluxo migratório e gerar mais empregos e renda para o Estado.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/09/2011

Ondas positivas 

Nossa vida é moldada por nossas ações e criações. Jamais teremos boa saúde se pensarmos só em doenças, nem prosperidade se reclamarmos da miséria e tampouco alegria se mentalizarmos tristeza. Falo isso porque na maioria dos eventos sociais que frequento o que vejo são pessoas nos cantos dos salões só falando de coisas negativas. E o mais interessante é que pertence a uma classe social privilegiada. O que esperar de quem trabalha de sol a sol para ganhar salário mínimo por mês ou o que trabalha em dois empregos para poder sustentar os filhos? Por incrível que parece estes não se queixam. Vamos valorizar a vida! Vamos agradecer as pequenas coisas que acontecem, vamos viver cada instante com fé e esperança; Vamos sorris porque o sorriso abre as portas da alegria e esta nos coloca em ondas positivas.

 

Semana da Pátria

Para comemorar os 189 anos de independência do Brasil, os Diários Associados iniciaram ontem as comemorações da Semana da Pátria que, inclusive, já fez parte do Calendário oficial de Brasília. A emoção ficou por conta do Hino Nacional cantado por crianças de 5 e 6 anos do Centro Comunitário da Ceilândia, uma das instituições beneficiadas pelo programa Correio Solidário presidido por Nazareth Teixeira da Costa. O Coral Chatô, formados por funcionários dos Diários Associados, cantou o Hino da Independência acompanhado pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial. O evento foi prestigiado pelo governador Agnelo, pela primeira-dama Dra. Ilza, pelo presidente do Senado José Sarney, por secretários de Estado, parlamentares e comunidade. O presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, falou da importância de Chateaubriand na imprensa brasileira. Este gesto de brasilidade que Dr. Álvaro carrega no coração desde a sua infância em MG. São lições de respeito que aprendeu com seu pai Dr. Geraldo. 

 

A categoria de Bianca

A exposição da fotógrafa Bianca Cutait, filha do renomado médico Dr. Raul Cutait do Hospital Sírio-Libanês, foi um sucesso. A marchand Celina Kaufman, ao lado do marido Celso, que é proprietário do Stella Grill, recebeu os convidados com toda categoria. A área de eventos do restaurante A Bela Sintra da 105 Sul ficou pequena de tantas personalidades. O restaurateur Carlos Bettencourt já está colhendo os resultados do investimento na Capital Federal. O seu restaurante A Bela Sintra está sendo bem frequentado.  

   
Na esquerda, o empresário Celso Kaufman, Bianca e Celina Kaufman.  Na direita, a senadora Ana Amélia Lemos com o empresário Carlos Bettencourt.
  
Na esquerda, Bianca e Bernadete Alves. Ao centro, Heitor Reis e sua esposa Regina com Renata Ferraz. Na direita, Izabel e Sílvio Breckenfeld.
 

Idade da sabedoria

A criança é paparicada e protegida por todos porque é linda, saudável e tem uma vida pela frente. O jovem é admirado pela sua força, coragem e ousadia. O adulto é reconhecido e respeitado pela sua posição na sociedade. O idoso, que perdeu sua juventude abrindo caminhos para seus dependentes seguirem com tranquilidade, que colaborou com o progresso da cidade, que trabalhou até perder toda a sua energia, nem sempre é respeitado, embora carregue consigo a sabedoria da experiência e o peso da responsabilidade. Quando chegam a velhice, conhecem o isolamento social, o abandono e até os maus tratos. Muitos passam por abusos físicos, psicológicos e financeiros. Eles merecem o apoio não só da família como da sociedade e do governo. As políticas públicas em favor dos idosos são indispensáveis, mas é na família que os direitos deles precisam ser respeitados. O seu bem estar tem que estar em primeiro lugar. O estatuto do Idoso, de 2003, diz que “o envelhecimento é um direito personalíssimo”. Não vamos deixar que isso fique apenas no papel. Vamos denunciar esses abusos, essa falta de respeito com a idade da sabedoria. A luz da esperança tem de brilhar no coração da árvore da vida. Quando as forças vão se esvaindo é preciso cuidar, não por mero dever, mas por amor e reconhecimento. Hoje são eles que precisam de ajuda, amor e respeito. Amanhã seremos nós.  

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/09/2011

Açaí: o ouro preto dos produtores 

O açaí já conquistou todo o Brasil e também parto do mundo devido sua qualidade e valor nutricional. É rico em proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Auxilia na redução do colesterol ruim e eleva o colesterol bom. Fortalece ossos, cartilagem e até a memória. Previne doenças cardiovasculares e regula o intestino. É antioxidante poderoso no combate ao envelhecimento. Do açaizeiro nada se perde. Da palmeira é tirado o palmito e das frutas maduras é extraída a polpa que pode ser consumida de várias formas. Toda a produção tem origem nos açaizais nativos e abundantes no norte do país. Já o açaí plantado, em terra firme leva 3 anos para frutificar e aos 7 anos sua produção é plena. O estado do Pará é o grande produtor, principalmente nos municípios de Igarapé-Miri, Abaetetuba e Ponta de Pedras. Mas é o Ceará quem fatura alto exportando o açaí do Pará. Apesar do grande potencial, o estado do Pará precisa se projetar como grande fornecedor, e é por isso que o governador Simão Jatene e o Senador Flexa Ribeiro solicitam ao Ministério da Agricultura uma linha de crédito para comercializar a safra 2011/2012. Este apoio vai dar mais ânimo ao fruticultor do estado, principalmente na manutenção da produtividade e da qualidade do açaí. Os custos para processar, embalar e congelar são elevados e sem apoio do poder público dificulta a comercialização. Quem está comemorando este apoio do Ministério da Agricultura é o sindicato das indústrias de polpa de frutas do Pará.

 

CAMPANHA: A Copa começa aqui

A rede Gasol convida para a passeata no dia 4/9, domingo, às 9h, com concentração na EQS 110/111 para apoiar a abertura da Copa do Mundo em Brasília. Para uma empresa que começou suas atividades antes da inauguração de Capital, é bacana ver este apoio. Brasília merece fazer a abertura. A iniciativa deste movimento é da Associação Comercial do DF. Outras empresas pioneiras estão apoiando também esta ideia.

 

Não se engane

Todas nós donas de casa já precisamos dos serviços de um eletricista, encanador, mecânico e borracheiro. E muitas vezes, devido à urgência do serviço, deixam a honestidade de lado e cobram mais do que o necessário. E se a consumidora for idosa, aí então é que abusam. É incrível como tem cara de pau que induz para trocar peças ou fazer serviços desnecessários. Para não levar gato por lebre, o ideal é não contratar profissionais na primeira esquina. Procurar indicações de quem ficou satisfeito com o serviço e verificar se o profissional é habilitado para aquela função. Verificar se a empresa existe e se é idônea também é fundamental, porque às vezes a gente é induzida por um panfleto que colocam na caixa das correspondências. Veja algumas possíveis enganações:

- A geladeira não gela, o técnico sugere a troca do compressor ou da carga de gás e o problema está na borracha da porta;

- Quando a boca do fogão está entupida, o técnico diz que é preciso trocar a mangueira. Basta uma agulha para resolver o problema.

O meu maior problema é com a minha ilha de edição. Quando solicito um técnico porque o computador travou ou porque a máquina está lenta, o que ouço é que precisa trocar a memória. Tem gente que adora camuflar o problema para poder cobrar mais. De tanto me incomodar, procurei um amigo da TV e ele falou que máquina lenta significa muitos arquivos temporais, fragmentações e programas instalados sem uso. É só deletar estes arquivos que a memória volta com força total. O ideal é contratar pessoa de confiança, pegar três orçamentos e verificar o preço. Com isso, evitamos gastos desnecessários e aborrecimentos.

 

Bazar da vida

O cirurgião plástico Carlos Carpaneda (foto) e a brasiliense Maria Paula participam da abertura do Bazar da Moda, promovido pela Revista do Correio, no dia 17/9, sábado, no Pontão. Maria Paulo, colunista da Revista, é inteligente na abordagem de temas variados. Com certeza vai ser um bate-papo bem descontraído, como é o seu jeito como apresentadora de TV e atriz.  O Dr. Carpaneda, às 11h30, fala das novidades e da responsabilidade da cirurgia plástica. Carpaneda é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e um renomado mestre em imunologia e genéticas aplicadas, com dezenas de trabalhos publicados em revistas e livros científicos. É doutor em dermatopatologia. No dia 18/9, a programação começa às 11h30, com dicas para penteados, relaxamento, além de dicas para se vestir de acordo com a silhueta e segredos de uma boa maquiagem. Um evento bacana, promovido pelo Correio Braziliense.

 

Ditos populares

São expressões que transmitem conhecimento comum sobre o cotidiano. Foram sendo construídos em anos e épocas diferentes, como conselhos práticos e alertas. Eles também nos fazem refletir antes de tomarmos uma atitude. Os provérbios, como também são chamados, são adotados no mundo todo. Os chineses são os mais usados. Exemplos mais comuns de adágio popular:

- Quem semeia ventos, colhe tempestades;

- Em boca fechada não entra mosca;

- A palavra vale prata. O silêncio vale ouro;

- Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca;

-Quem tudo quer, tudo perde;

- Em casa de ferreiro, espeto de pau;

-Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura;

Gato escaldado tem medo de água fria;

-Quem espera sempre alcança;

- É na necessidade que se conhece o amigo.

 

Há também os provérbios engraçados. São a inversão de alguns ditados famosos:

- Se algum dia você perder o controle, mude de canal manualmente;

- No avião, o medo é passageiro;

- Duas palavras abrem qualquer porta: puxe e empurre;

- Quem ri por último, é de raciocínio lento;

- Príncipe encantado só há um e casou-se com a cinderela.

 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 228 de 231
RocketTheme Joomla Templates