Coluna da Bernadete Alves - dia 21/02/2012

Diga não ao desperdício

O Brasil é um grande produtor de alimentos, mas é também do desperdício conforme comprovou estudo feito pela Embrapa, que apontou que a população joga fora mais alimento do que come. Só em hortaliças o desperdício é de 37 quilos anual por habitante. E segundo o IBGE cada um de nós consome 35 quilos de alimentos por ano. Cada vez mais frutas, verduras e legumes são colocados no lixo sem piedade ou culpa. Infelizmente poucas pessoas têm consciência. Em casa, no supermercado, nos restaurantes e nas feiras o desperdício é grande.

Em função disso surgiu a “Cozinha Brasil”, um projeto do Sesi que ensina cozinhar sem desperdiçar. Mudar os hábitos alimentares não é fácil, mas com o tempo a gente percebe os benefícios. Então a saída é preparar de forma inteligente os nossos alimentos. Para evitar o desperdício o ideal é definir o que vamos fazer e só comprar o necessário. E aproveitar também talos, cascas e folhas.  Um estilo de vida saudável faz bem para o corpo, mente e coração e ainda previne algumas doenças.

Aveia, soja e linhaça além de saudáveis são mais nutritivos, pois os grãos são importantes pois são ricos  em fibras, vitaminas e minerais e tem baixo teor de gordura. Além do mais são fontes de proteínas e suas propriedades funcionais ajudam a prevenir diversas doenças. O triste é que mesmo com tantos benefícios ainda são poucos consumidos no Brasil.

Revisar a dieta e adaptá-la de forma saudável é a saída para quem quer também perder peso.

 

“Inconsequente” acaba com a festa

A cena que se viu durante apuração do carnaval de São Paulo foi lamentável. Atitude de quem não está preparado emocionalmente para uma derrota e nem para competir porque na vida a gente  não só ganha, às vezes perde.

Um homem vestindo camisa da escola Império da Casa Verde invadiu a área restrita dos jurados pegou os envelopes com as notas e destruiu antes que o locutor pudesse anunciar o resultado.

Depois desta atitude outros continuaram a confusão desafiando os seguranças e a polícia e em seguida torcedores da Gaviões da Fiel invadiram a marginal Tietê, chutando tudo que encontravam pela frente até colocarem fogo em carro alegórico.

O resultado apurado até aquele momento dava a vitória para a Mocidade Alegre com 160.00 pontos seguida da Rosa de Ouro com 159.80, Vai-Vai com 159.50 e Mancha Verde, Unidos de Vila Mariana e Acadêmicos do Tucuruvi também com os mesmos pontos.

A policia agiu rápido e prendeu os baderneiros. Thiago Ciro Tadeu Faria (foto de cima), de 29 anos, foi quem iniciou a confusão. Após horas de reunião os 12 presidentes de agremiações e representantes da Liga das Escolas de Samba de São Paulo declararam a Mocidade Alegre (foto do meio) como a campeã do Carnaval de 2012.

A presidente da escola, Solange Bichara (foto de baixo), lamentou as circunstâncias da conquista e não comemorou conforme tinha sido planejado em protesto a atitude deplorável de quem não sabe perder.

Tumulto desnecessário. Por causa de uns, outros pagam o preço.

 

Junto à natureza

Nesta terça de carnaval o sol colaborou com quem preferiu repor as energias no Parque da Cidade. Muitos caminhavam, outros andavam de bicicleta, patins e alguns levaram seus animais de estimação para curtir a sombra das árvores. A tranquilidade era tanta que tinha gente estudando para concurso. O nosso parque é a companhia ideal de quem quer sombra e água fresca.

Brasília é uma cidade especial, pois tem muitos recantos gostosos para curtir a natureza, os pássaros e os animais. Em todos os finais de semana e feriados as pessoas aproveitam toda esta exuberância que está ai a nossa disposição de graça para alegrar também o espírito. 

Para curar as irritações e excessos da vida moderna a natureza é o remédio, pois os benefícios do ar puro são inúmeros. Quanto mais ar mais saúde, mais disposição e mais alegria.

 

Festa na avenida e no bolso

Quem preferiu passar o carnaval em Brasília aproveitou para sambar nas avenidas da cidade ao som das marchinhas de carnaval e com muita irreverência. O Pacotão que saiu às 15h30 da 302/303 Norte, levou cerca de 5 mil pessoas conforme estimativa da Polícia Militar. Depois da passagem do Pacotão vinha o bloco da limpeza contagiado pela alegria dos foliões. Mesmo com muito calor as pessoas se divertiram até o final da noite na 504 Sul.

O que chamou a atenção foi a quantidade de ambulantes nas avenidas por onde o Pacotão passava. Vendiam pipoca, milho, salgadinhos, bebidas de todos os tipos, sombrinhas e até chapéus. Eles venderam bem e saíram com os bolsos cheios. Como o calor era intenso os foliões paravam para descansar e esta era a oportunidade para os vendedores mostrarem suas habilidades e fazerem a festa. Foi sem dúvida uma grande oportunidade para aumentar a renda familiar. Dá trabalho, mas compensa. Inclusive quando ocorre eventos na cidade muita gente aproveita para ganhar um extra.

O clima esquentou não só na avenida como em toda Brasília. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia o clima aumentou 1°C e chegou a 27,5°C. Este aumento deve-se a quantidade de construções e carros que circulam cada vez mais e com isso a temperatura sobe e a sensação é de que estamos em uma ilha de calor. Águas Claras é a cidade que mais sente este efeito.

 

Grávidas ao volante

Uma barriga postiça equipada com sensores revelou tecnicamente quais as maiores limitações que as gestantes enfrentam ao dirigir. Assim, os pesquisadores da Ford conseguiram apresentar cinco dicas de segurança sobre a posição ideal para uma mulher grávida conduzir o seu veículo.

1. O acesso aos pedais tem de ser bastante cômodo, com a máxima distância possível entre a barriga e o volante.

2. O cinto de segurança deve ficar o mais próximo possível do corpo. Roupas volumosas podem prejudicar esse ajuste.

3. A alça inferior do cinto de segurança não deve ficar sobre a barriga, mas abaixo dela e do modo mais plano possível.

4. O ideal é que a alça superior do cinto de segurança seja colocada sobre o tórax, entre os seios, bem ajustada.

5. O cinto de segurança nunca deve ser posicionado debaixo do braço ou por trás das costas.

 

Cabelos merecem atenção especial

Sol e calor são ideais para a prática de exercícios ao ar livre. No entanto é preciso tomar cuidado com os cabelos, pois normalmente as pessoas só se preocupam com a pele. E ele é componente importante para compor a aparência.

O suor, o calor, a umidade, e o vento, podem deixar o cabelo com a raiz mais oleosa e com isso surge a seborréia e a caspa. E também no verão os cabelos podem ficar ressecados com mais facilidade. É preciso, também, ficar atento com relação aos danos causados pelos resíduos e substâncias utilizadas nas piscinas, os sais do mar e a radiação solar.

O cloro reduz a maciez e o brilho. Os cabelos claros podem ir para um tom esverdeado e os cabelos escuros tendem a se tornar avermelhados. O meu cabeleireiro, Carlinhos Beauty recomenda que ao sair da piscina ou mar o cabelo deve ser lavado com xampu que tenha PH neutro para manter a proteção natural do couro cabeludo.  Fazer massagem no couro cabeludo para estimular a liberação de toxinas e ativar o crescimento dos fios. Depois hidratar, pelo menos, uma vez por semana.

É importante não esquecer que a saúde dos cabelos é feita de dentro para fora. Logo uma alimentação saudável fará os cabelos mais saudáveis e bonitos.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/02/2012

Segunda ao ar livre

As nuvens deram trégua nessa segunda-feira e o público pode aproveitar o dia sem medo de chuva. O Parque da Cidade foi um dos lugares preferidos para espairecer ao ar livre. Muita gente andando de patins, caminhando, tomando água de coco ou simplesmente descansando.

Outro local bastante disputado pelo público foi o Zoológico, que tem como uma das suas principais atrações o casal de Tigre Bengala, o maior felino do planeta. 

Oriundos de Beauvel, na França, Dhandy e Maia chegaram ao Brasil em março do ano passado  e passaram por um período de adaptação antes de estarem prontos para a exposição ao público. Variação genética da espécie, por causa de um gene recessivo, faz com que ele tenha menos pigmentação no corpo, tem a pele clara e os olhos claros. 

 

Assando bolo

Uma dica muito interessante que aprendi com a minha amiga Maria José Machado é para nunca errar o tempo do bolo. Se ele ficou dourado por fora antes de estar totalmente assado por dentro, basta colocar uma forma com água na prateleira debaixo do forno. A água vai evaporando e umedecendo o bolo até assá-lo completamente. Outra receita que aprendi com ela é de uma cobertura de bolo muito fácil de fazer e bem gostosa. É só misturar partes iguais de creme de leite e iogurte natural e adoce com açúcar de confeiteiro. 

 

Os dez mandamentos para um coração saudável

Um coração bem cuidado é a chave para uma vida mais saudável. A cada batida, ele fornece alimento e oxigênio às células. Caminhar é um dos melhores modos de manter-se em forma. Ela ajuda a prevenir ataques e problemas do coração, controla a pressão arterial, reduz os níveis de colesterol e aumenta seu bem estar físico e mental. Para isso, siga algumas dicas dos especialistas e viva com melhor qualidade de vida.


 • Evite fumar;
 
• Diga não à obesidade;
 
• Faça exercícios regularmente;
 
• Controle a pressão arterial;
 
• Escolha bem os alimentos;
 
• Controle o colesterol;
 
• Reduza o stress do dia a dia;
 
• Saiba se é diabético;
 
• Não descuide do lazer;
 
• Consulte seu médico periodicamente.
 

Começo difícil

O ano de 2012 é especial para o Grêmio. Será a última temporada em que a equipe mandará seus jogos no Estádio Olímpico Monumental. A partir do próximo ano o estádio Arena será a nova casa do Tricolor Gaúcho.  A expectativa é de título e vaga para a Libertadores de 2013. Já são 11 anos sem levantar taças nacionais ou internacionais e a promessa da diretoria gaúcha é encerrar esse jejum. Porém, parece que a tentativa de recuperar-se do ano frustrado de 2011 está sendo em vão.

Em campo o time joga mal e não consegue bons resultados. Recém acabou a fase de grupos do 1º turno do Campeonato Gaúcho e o resultado é extremamente preocupante. O Grêmio classificou-se para a fase de quartas de final apenas porque o Cruzeiro-RS foi punido com a perda de 6 pontos pela inscrição irregular de um jogador. O aproveitamento da equipe é de apenas 54,2%, com 4 vitórias, 3 derrotas e 1 empate. Desempenho fraquíssimo para um time da Série A do Brasileirão que disputa um campeonato desequilibrado como o Gaúcho.

O próximo desafio é contra o Internacional, time que fez sua obrigação e liderou o Grupo 1 da competição. O jogo é quarta, coincidentemente, pelas quartas de final do 1º turno. Mesmo com esse importante clássico pela frente, tudo indica que o técnico Caio Júnior, ex-jogador do Grêmio, não comandará mais a equipe.

Depois de perder para o Lajeadense em pleno Estádio Olímpico, empatar com o time reserva do Inter, ser derrotado para o Juventude e fracassar frente ao São José parece que chegou a hora de mudança. Agora resta saber como e onde mudar. Não adianta demitir o atual treinador para contratar o auxiliar técnico do rival, como feito ano passado. É momento para achar o profissional certo que coloque o Imortal Tricolor no caminho do título. Algo que há tempo não é visto pelos gremistas. (Por Gilbert Di Angellis). 

 

A cura da hepatite C será uma realidade em dois anos

O médico Jacob George, professor de Gastroenterologia e Medicina Hepática da Universidade de Sidney, na Austrália, explicou em entrevista coletiva que, pela primeira vez, se demonstrou "a possibilidade de que a hepatite C possa ser curada", já que uma nova combinação de remédios em pesquisa suprime com sucesso a infecção genótipo 1, o mais difícil de tratar, naqueles pacientes que não tinham respondido ao tratamento prévio.

George também se referiu aos resultados "animadores" quanto a efeitos secundários porque são "menores" e em nenhum caso "sérios", sendo a diarreia moderada o mais comum, enquanto as drogas convencionais se associavam com febre, dores em geral, anemia e depressão, por isso que só a metade dos pacientes concluía o ciclo completo do tratamento de 12 semanas.

A hepatite é uma doença que costuma se desenvolver sem sintomas, por isso que habitualmente é descoberta quando está muito avançada. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 18/02/2012

Corredores para ônibus na W3 e Hélio Prates

O transporte público do DF começa a ganhar a atenção que merece. Depois de a Linha Verde ganhar pistas exclusivas para ônibus com o intuito de diminuir o tempo de viagem entre Taguatinga e o Plano Piloto, chegou a vez de a W3 Sul ganhar um corredor para privilegiar o transporte coletivo. No trecho entre o Pátio Brasil e o Setor Hospitalar Sul, em seu percurso de 8km, os ônibus terão prioridade sobre os carros.

A Avenida Hélio Prates, entre a Fundação Bradesco e o Buritinga, também adorará o sistema. Estima-se que até meados de março as mudanças necessárias já tenham sido realizadas. A fiscalização eletrônica que já está instalada ao longo da via terá de ser adaptada para flagrar os infratores (aqueles espertinhos que acham que podem "cortar caminho").

 

Cuidado com a insônia!

Uma pesquisa feita com 52610 adultos noruegueses sobre os sintomas de insônia mostrou que pessoas com problemas de sono tem de 27 a 45% mais chance de sofrer um ataque cardíaco. s pesquisadores identificaram 2.368 pessoas que tiveram seu primeiro ataque cardíaco, através de documentos do hospital e registro nacional noruegues de causas de morte.

Uma análise de fatores como idade, sexo, estado civil, pressão arterial, colesterol, diabetes, peso, rotinas de exercícios, mudança de trabalho depressão e ansiedade, de acordo com especialistas em maior risco eram aqueles que tinham problemas para dormir. 

 

Como saborear cada tipo de vinho

Uma dúvida muito comum entre os apreciadores dos vinhos é a temperatura com que se deve degustar cada tipo de vinho. Os vinhos verdes devem ser servidos bastante frios. Seu o ponto ideal é entre 7º e 9º. Bebem-se esses vinhos sobretudo durante o Verão, por serem refrescantes.

Para os vinhos brancos secos, a temperatura deve variar entre 8º a 11º. Estes vinhos têm geralmente um perfume delicado que não se desenvolve se o vinho está demasiado frio.

Já os vinhos brancos doces devem ser servidos muito frios, para que a sua natureza licorosa não os transforme num xarope adocicado. Sua temperatura ideal é de 6º a 7º. Os vinhos doces bem vinificados, do tipo "Sauternes", podem ser vinhos maravilhosos com um bouquet acentuado e aromas de mel e acácia.

Os vinhos tintos de 1 a 3 anos da safra devem ser servidos em temperaturas que variam de 10º A 13º. Vinhos do tipo "Beaujolais" são frutados e têm muita frescor. Ficam melhor quando bebidos à temperatura da adega. Para os vinhos tintos de 4 anos ou mais, a dica é apreciá-los entre 16º e 18º. Eles podem ser consumidos ao retirar a garrafa da adega. E para os grandes vinhos tintos, aqueles mais nobres, a temperatura ideal é entre 17º a 20º. Por haver uma maior proximidade da nossa própria temperatura, o contato com a boca fica ainda mais harmonioso. Assim, temos os nossos sentidos todos despertos para apreciar a complexidade destes vinhos. 

 

Mel para uma pele mais saudável e bonita

Uma excelente dica de limpeza de pele que aprendi no site www.receitadesaude.com.br utilizando aveia e mel :

Ingredientes:
 
- 1 pacote de gaze quadrada
 
- 2 colheres (sopa) de flocos de aveia
 
- mel puro
 
Modo de fazer:
 
Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo durante 5 minutos. Isso remove as impurezas. Depois, lave a pele com água e espalhe um pouco de mel, deixando agir por 15 minutos. O mel é um poderoso hidratante. Por último, lave a pele com água. 

 

Uma boa noite de sono

Diversos estudos mostram que a falta de sono resulta em um aumento do apetite. A privação de sono reduz os níveis de leptina (um hormônio que reduz o apetite) e aumento da grelina (um estimulante do apetite liberado pelo estômago).

Tão importante quanto ou mais do que as horas que dedicamos ao sono é a qualidade do sono. A falta de sono muitas vezes resulta em falta de concentração, maior suscetibilidade a doenças, especialmente problemas gastrintestinais, como flatulência e má digestão. Da mesma forma, aumenta as chances de ganhar peso de forma rápida, apesar de comer pouco e mal. 

O cochilo aumenta a vigilância e reflexos, os níveis de atenção, o senso de humor e o animo da pessoa. Também tem sido mostrado que reduz as chances de doenças cardiovasculares, a probabilidade de desenvolvimento arteriosclerose e alivia o stress (que pode ter uma influência direta sobre o nosso peso). 

 

Carnaval de Brasília

Hoje, quatro blocos de enredo vão se apresentar hoje no Ceilambódromo: Unidos do Varjão, Unidos de Planaltina, Gigante da Colina e Acadêmicos do Riacho Fundo 2 têm a responsabilidade de abrir o primeiro dos quatro dias de folia do mais tradicional carnaval do Distrito Federal.

Amanhã e segunda-feira, a animação fica por conta das escolas de samba do grupo de acesso, enquanto na terça-feira o destaque é para o grupo especial. O público contará com uma praça de alimentação, um palco para apresentações culturais e muito espaço para brincar o carnaval à vontade. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 17/02/2012

O Brasil perde um exemplo. Falece Maurício Corrêa

Faleceu hoje o ministro aposentado Maurício Corrêa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele estava com 77 anos. Segundo o Hospital Brasília, onde estava internado, o ministro não resistiu a uma parada cardiorespiratória. 

Nascido em São João do Manhaçu, Corrêa veio para Brasília em 1961, após terminar a graduação em Ciências Jurídicas e Sociais em Minas Gerais. Eleito senador em 1986, Corrêa participou da Assembleia Constituinte que revisou o texto da Constituição de 1988. Foi vice-presidente da CPI que apurou denúncias de Pedro Collor, irmão do então presidente Fernando Collor de Melo, contra Paulo César Farias. Entre 1991 e 1992, foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Em 1992, assumiu o Ministério da Justiça, onde permaneceu durante todo o governo Itamar Franco. Em 2003 foi eleito presidente do STF, mas deixou o cargo antes de terminar o mandato, ao completar 70 anos, e ser aposentado compulsoriamente.

Defensor da Lei da Ficha Limpa, o ministro faleceu no dia ao anúncio do STF sobre a constitucionalidade da lei que promete dar mais transparência e democracia às eleições. Era um homem íntegro e exemplo pela ética. Maurício já deixa saudades. Seu corpo será velado no Salão Branco da Corte a qual tanto prestou serviços ao País. 

 

Cuide bem do seu jardim

Cada planta tem uma necessidade diferente: rega, luminosidade, adubo e pulverização, entre outras. Apesar disso, existem alguns cuidados básicos que todas as plantas precisam receber para sobreviverem:
 
Procure em lojas de jardinagem adubos apropriados para a planta recebida. Normalmente o adubo deve ser posto uma vez por mês;
 
Não molhe as flores quando for pulverizar a planta;
 
Evite acúmulo de água no pratinho, isto pode causar apodrecimento das raízes e morte das plantas;
 
Faça a limpeza constante das plantas retirando folhas velhas, secas e doentes;
 
Nunca encharque a terra ou substrato da planta, é preferível um maior número de regas com menor quantidade de água a poucas regas com abundância de água;
 
Para saber se está na hora de molhar, coloque o dedo no substrato da planta pressionando-o. Se o dedo ficar sujo com partículas aderindo não precisa molhar. Se o dedo ficar praticamente limpo, apenas com uma poeira seca, é hora de regar.

 

Mais fibras, menos calorias

Alimentos com mais fibras e menos calorias são altamente valorizados nas dietas para emagrecer. A razão é simples: fibra alimentar absorve água, aumentando o volume do alimento, assim, você começa a satisfazer o seu apetite com uma baixa ingestão de calorias.

Mas este não é o único benefício de alimentos ricos em fibras, que além de favorecer o trato intestinal, efetuam a limpeza e desintoxicação do organismo. 

Comer mais fibras e menos calorias irá ajudá-lo a perder peso rapidamente e facilmente, sem sentir fome, pois as fibras nos dão saciedade, e mantêm seu corpo livre de toxinas. 

 

Cuidado com a asma

Com o término dos períodos de chuva e o início da seca, é preciso tomar muito cuidado com as doenças respiratórias. Estima-se que 15% da população mundial convive com uma das formas de asma: alérgica e não-alérgica, uma doença crônica que afeta os brônquios e bronquíolos de pessoas sensíveis quando estas entram em contato com substâncias que desencadeiam reações que em outras, não particularmente sensíveis, nada causam.

* Asma não tem cura. Aprenda a conviver com essa doença que possui muitas características individuais. Fique atento e tente identificá-las. 

* Use corretamente os remédios, seguindo orientação médica. Bombinhas e/ou os corticoides, na medida e na hora certas, controlam a crise. 

* Identifique os fatores ambientais que facilitam o aparecimento de crises e afaste-se deles o máximo que puder. 

* Lembre-se de que ter asma não o impede de nada, desde que saiba reconhecer e controlar sua doença. 

* Não fume. Fumar só piora os sintomas e dificulta o controle. 

 

Abuse dos molhos de tomate

Cientistas descobriram que o tomate, seja na forma de molhos, sucos, pasta, catchup, colaboram bastante com a redução do risco de vários tipos de câncer.

Esses produtos a base de tomate são ricos em licopeno, que dá a cor vermelha ao tomate com propriedades anticancerígenas. Entre os carontenóides conhecidos, estão aqueles com atividade pró-vitamina A: o alfa-caroteno e o beta-caroteno.

O licopeno tem uma atidade antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno. Acredita-se que o licopeno pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata em humanos e também há a possibilidade dessa substância atuar contra o câncer de esôfago, mama, pulmão e pele.

Os cientistas descobriram também que o tomate em forma de molho tem maior biodisponibilidade do licopeno. Ou seja, consumo do produto aumenta a concentração da substância no sangue.
 

Limpeza nas eleições

Pelo menos para as duas próximas eleições o cenário politico do Distrito Federal deve mudar. A decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da lei Ficha Limpa vai proteger a sociedade de políticos envolvidos em escândalos, pois, estes, estarão impedidos de concorrer às eleições por até oito anos. É uma grande vitória para a democracia.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 16/02/2012

Novo recurso contra a criminalidade

Hoje, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitou instalações da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) para verificar o funcionamento do sistema de vigilância e monitoramento de Brasília. Esse sistema foi reforçado com 37 câmeras instaladas na área central da cidade. “A instalação faz parte do sistema de monitoramento inteligente do DF.

Em função do seu alcance, as câmeras representam importante instrumento de combate à criminalidade, já que com elas será possível traçar políticas de prevenção mais eficazes, além de facilitar a resolução de crimes”, explicou o governador Agnelo Queiroz. O GDF estuda ainda a utilização de câmeras privadas, de estabelecimentos comerciais ou hotéis, por exemplo, no sistema de monitoramento coordenado pela Ciade.

 

A requintada Ana Maria festeja aniversário com alegria e solidariedade

A empresária Melissa Gontijo transformou os jardins da sua mansão no Lago Sul num palácio do samba para festejar os 65 anos de sua mãe Ana Maria. 

A aniversariante estava belíssima num vestido assinado por André Lima na cor do amor. Simbolizando exatamente como é Ana. Gentil, dedicada, elegante. Uma empresária de sucesso, uma mãe exemplar, uma amiga verdadeira e solidária. 

Tanto é que trocou o presente por uma cesta básica para doação. A decoração, assinada pela talentosa Valéria Leão encantou as convidadas. 

Ela misturou a alegria do carnaval com o clima tropical. Aliás era de se esperar dado o requintado convite que recebi contendo uma máscara. O bolo, nos tons preto e branco e os doces foram feitos por Maria Amélia. 

 

Na esquerda: a aniversariante com o marido José Celso e filhas Melissa e Isabela. Na direita: Valéria Leão. 

 

Na esquerda: Maria Thereza Falcão, Yara Curi e Alda Correa. Na direita: Viviane Piquet. 

 

Na esquerda: Iza Matias e Ivelise Longhi. Na direita: Monica Oliveira.  

 

Reconstrução de mama

O governador Agnelo Queiroz sancionou lei que obriga o sistema de saúde pública do Distrito Federal a realizar implante de próteses mamárias em mulheres vítimas de câncer. É isso que traz o Diário Oficial do Distrito Federal de hoje. A lei 4.761 vem ratificar a lei federal de 1998.

O interessante de se ressaltar é que desde o ano passado a Secretaria de Saúde, mesmo sem a obrigatoriedade da lei, já vinha fazendo implantes nas pessoas vítimas de câncer. O excelente trabalho, que dava dignidade as mulheres, é coordenado pelo Dr. Marcelo Gea que disse que em 2011, 165 mulheres voltaram a ter vida normal depois da reconstrução da mama. Ele também disse que já está agendado para realizar outras 50 cirurgias no período de 05 a 9 de março.

Em caso de mutilação a cirurgia é realizada gratuitamente na rede pública de saúde e as próteses são fornecidas pelo SUS. 

 

GDF garante carnaval com segurança

Os órgãos de segurança estão prontos para garantir tranqüilidade aos foliões nos dias de carnaval. Várias frentes vão trabalhar para que os brasilienses possam se divertir em paz. O número de policiais, bombeiros e agentes de trânsito para os dias 18, 19, 20 e 21. Tudo coordenado pela Secretaria de Segurança Pública. O secretário Sandro Avelar disse que “a população pode ficar tranqüila pois tudo vai transcorrer dentro da mais perfeita ordem”

Para evitar que as crianças se percam a Policia Militar tem um modelo de carteirinha para os jovens foliões usarem neste carnaval de 2012. E só acessar www.pmdf.gov.br e imprimir o modelo. Este trabalho de utilidade pública a PM vem fazendo há muito tempo.

O GDF está pronto, só falta você.  

 

Começo difícil

A Libertadores recém começou e os times brasileiros já estão tendo dificuldade para se adaptar ao campeonato. O Vasco estreou com derrota para a equipe uruguaia do Nacional, jogando no estádio São Januário, pelo placar de 2 x 1. 

O Santos perdeu jogando na altitude da cidade La Paz, Bolívia, para o desconhecido The Strongest. A vitória dos mandantes foi pelo placar de 2 x 1. Ao término do jogo, Escobar, camisa 10 do time boliviano, declarou que o valor que Neymar ganha em um único mês banca o salário de 22 jogadores do The Strongest por incríveis 8 meses. O atual campeão da Libertadores tem como próximo desafio o gaúcho Internacional. A equipe colorada estreou com vitória contra o pequeno Juan Aurich, pelo placar de 2 x 0. 

O Fluminense também venceu, porém foi com pequena vantagem no placar. A equipe tricolor derrotou o argentino Arsenal por 1 x 0. Já o Flamengo encarou o Lanús, na Argentina, e saiu à frente no jogo. Mas a equipe mandante chegou ao empate. Apesar da superioridade da equipe argentina, o placar fechou em 1 x 1. 

Quem também empatou na estréia foi atual campeão brasileiro. O Corinthians ficou no 1 x 1 contra o Deportivo Táchira. É um começo fraco para as fortes equipes brasileiras que sempre entram para brigar pelo título. Porém a expectativa é de recuperação, afinal foi somente a primeira rodada da Taça Santander Libertadores da América.  

 

Lutando pelo cinturão

O evento de MMA Strikeforce é destaque nas lutas femininas. As melhores lutadoras do mundo competem nesta organização. Ao contrário do UFC, o Strikeforce tem lutas de ambos os sexos. E um duelo, em especial, chama a atenção dos fãs. É a disputa de cinturão pela categoria dos pesos-galo entre Miesha Tate e Ronda Rousey. Pela primeira vez no evento, uma luta feminina será a principal da noite. A desafiante ao título Ronda declarou a respeito da oportunidade: “acho que será muito bom, porque é a primeira vez em anos que uma luta entre duas mulheres será o combate principal de um evento de MMA. Muita gente discorda da minha tática para chamar atenção para essa luta. Mas está funcionando” - disse a musa à "TapOut TV". 

Pelas provocações feitas, ela é considerada a versão feminina do lutador Chael Sonnen (que fará a revanche contra o brasileiro Anderson Silva em pleno Pacaembu), embora não goste muito da comparação. O Strikeforce busca trabalhar de diferentes formas o marketing para a esperada luta. Além de excelentes lutadoras, as atletas tem um pequeno diferencial: são tratadas como musas do MMA. Por isso, enquanto elas “trocam farpas” e esquentam o clima da luta, o evento chama a atenção do público masculino pela beleza das lutadoras. “A luta foi marcada pelo seu apelo de marketing. É uma luta que os fãs querem ver, então vamos lutar!”- declarou a campeã Miesha Tate. 

A disputa de cinturão está marcada para o dia 3 de março. Veja, abaixo, vídeos de divulgação do evento. (Por Gilbert Di Angellis)

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 15/02/2012

Sim, nós temos carnaval

A cada ano que passa o carnaval de Brasília ganha mais qualidade, organização e alegria. As manifestações e os foliões da nossa cidade prometem uma festa ainda melhor que a do ano passado. Destaque para o “Galinho” e para o “Pacotão”. O Galinho de Brasília é uma versão nossa do famoso “Galinho da Madrugada”. É um bloco em clima familiar que saí pelas ruas da Capital ao som do frevo. Haverá saídas no sábado (18) e na segunda (20) sempre às 16 horas. A concentração será feita na quadra 201 sul e o destino final é o tradicionalíssimo Gran Folia. Além de comemorar os 20 anos de Galinho, o bloco homenageará o compositor Luiz Gonzaga por seus 100 de história. A expectativa dos organizadores é de cerca de 30 mil seguidores. Já o Pacotão é classificado como “bloco dos sujos”, que são manifestações populares típicas do carnaval de rua brasileiro. A concentração ocorrerá na 302 norte, e como um legítimo bloco dos sujos o percurso é incerto. O improviso e a desorganização são características do Pacotão, que reúne centenas de pessoas que cantam e sambam marchinhas satíricas e críticas. Espera-se muita irreverência e folia. As saídas serão domingo (19) e terça (21) sempre às 11 horas.

 

Para a criançada a sugestão é o bloco “Baratinha”. Lá é proibida a entrada de cigarros e bebidas alcoólicas. A festa ocorre no Parque da Cidade, no estacionamento do parque Ana Lídia. O bloco é a opção certa pra levar as crianças, pois a diversão é garantida. É oferecido gratuitamente pipoca, água, refrigerante, doces e diversos brinquedos infláveis.

Além dessas opções a população pode acompanhar os blocos “Raparigueiros” e “Baratona” que saem domingo do Eixão Sul até o Gran Folia, o bloco “Meninos da Ceilândia” e “Àsé Dúdú”e “Mamãe Taguá”, ambos em Taguatinga. 

O carnaval é um bom momento pra esquecer os problemas e aproveitar a vida com os amigos. Divirta-se bastante! Mas lembre-se: beba com responsabilidade e não dirija sob efeito de bebida alcoólica.  

 

Dicas para curar a ressaca

Uma dieta desitoxicante é a dieta ideal depois de comer e beber muito. Isso porque ela elimina os quilos ganhados após uma temporada de bebedeira.

A coisa mais importante é eliminar as toxinas maléficas do nosso corpo. Portanto, é aconselhável comer rápido, evitar gorduras e sal, e beber muito líquido.

São muitos aconselhados os caldos vegetais, purês, arroz e peixe cozido, frutas e iogurte:

- As uvas são para a limpeza do estomago;

- Abacaxi ajuda na digestão;

- Laranja porque elas são ricas em vitamina C;

- O Iogurte ajuda a renovar flora intestinal;

- O aipo e erva-doce são as verduras mais para a limpeza intestinal, mas também se pode comer cenoura, acelga e espinafre;

- O azeite de oliva ajuda a trabalhar o intestino. 

 

Maneiras de controlar o apetite

Estudo realizado na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, provou que não se pode confiar no estômago. Mesmo comendo em recipientes de tamanhos diferentes, os que foram automaticamente reabastecidos comeram mais do que aqueles que serviram apenas uma vez e ainda disseram que não se sentiram mais cheios que os outros. Segundo os pesquisadores, isto ocorre porque quando um prato é reabastecido, a visão e o olfato estimulam a vontade de comer.

Se você quer manter o peso sirva a comida em um prato pequeno e guarde o resto na geladeira. Quando o prato estiver vazio você vai ter a sensação de que comeu o bastante. Coma devagar, aprecie o sabor, mastigue até dissolver a comida. Assim o cérebro tem tempo para entender que o corpo está satisfeito.

Todos sabemos o quanto a proteína é fundamental para os músculos, assim como as fibras, que são importantes para sugarem a água do corpo e dos alimentos, dando a sensação de saciedade. Com isso a gente demora mais para sentir fome.

Para evitar a comilança nunca pule o café da manhã. Coma frutas, sucos, queijo branco e pão integral ou biscoitos integrais. No lanche tome um iogurte, fruta ou suco. No almoço prefira carne grelhada, legumes cozidos ao vapor ou ralados crus e não tome líquido durante a refeição. No jantar tome sopa, sanduíches integrais, nozes ou frutas. Fazer as refeições assistindo TV faz comer mais que o necessário. Controlando o nosso apetite não vamos brigar com a balança.

 

Olimpíadas de Matemática com inscrições abertas 

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Poderão competir alunos de escolas públicas de todo o país, matriculados nas séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio (do 1º ao 3º ano). 

Promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e das secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal.

Mais informações no site: www.obmep.org.br/calendario.html

 

Lei obriga academias a alertar sobre anabolizantes

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, sancionou a Lei nº 4.755, publicada hoje no DIário Oficial, que obriga academias de ginástica, centros de treinamento e similares a afixarem cartazes alertando os praticantes de atividades físicas sobre os riscos do uso de anabolizantes. 

As academias que não se adequarem em até 60 dias, contados a partir de hoje, serão advertidas e, em caso de reincidência, multadas em R$ 600. O valor será revertido para o Fundo de Saúde do DF. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 14/02/2012

Bicicletas no metrô

Segunda-feira, dia 13, foi publicado no Diário Oficial do DF o Decreto n° 33.529, que regulamenta a Lei n° 4.216/2008, que autoriza os ciclistas a levarem suas bicicletas no metrô do Distrito Federal. O objetivo é claro: incentivar o uso desse meio de transporte pela população. O deputado Paulo Tadeu, autor da Lei, argumentou "Por que ciclistas não poderiam usar o metrô quando houver espaço suficiente se isso além de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida contribuiria também para a qualidade de vida de todos? Seriam menos carros nas ruas e menos poluição nos ares da cidade". 

Em São Paulo, por exemplo, já é permitido que passageiros de metrô levem consigo suas bicicletas. Com certeza a Lei n° 4.216/2008 vem para melhorar ainda mais a tranquilidade das pessoas que utilizam a bicicleta e o metrô. Foi uma boa iniciativa que trará resultados positivos para a capital federal. 

 

Para emagrecer, chá verde

Um estudo realizado em ratos, concluiu que, se você adicionar o chá verde à sua dieta, engordará quando submetido a uma dieta rica em gordura.

A diferença naqueles que bebiam chá verde era grande, já que engordaram 45% menos. A explicação parece ser que, este chá tem um composto que faz com que parte da gordura dos alimentos não seja absorvida pelo organismo de quem o ingere.

Isso porque o chá verde se diferencia dos outros tipos de chá que são secos sem permitir que eles fermentem, o que ocorre com o chá preto, por exemplo. 

 

“Flor do Cerrado” para o aniversário de Brasília

Ontem, o governador Agnelo visitou as obras da Torre Digital, que transmitirá os sinais de tevê digital no DF. Acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli, e do secretário de Obras, Oto Silvério, Agnelo Queiroz garantiu que o monumento – projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer – será inaugurado no dia 21 de abril de 2012.

O governador Agnelo Queiroz cobrou o cumprimento de prazos e determinou todo o empenho para a conclusão da obra na data estipulada. “Determinei que sejam tomadas todas as providências necessárias para que a Torre seja entregue à população no aniversário de Brasília. Nossa equipe de governo está se reunindo duas vezes por semana somente para tratar desse assunto”, destacou Agnelo Queiroz.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Torre Digital, apelidada carinhosamente de Flor do Cerrado, está localizada em um dos pontos mais altos de Brasília, na Região Administrativa do Lago Norte, e terá um mirante de 120m com capacidade para 74 pessoas. O visitante, ao conhecer as instalações, estará a mais de 200m de altura em relação ao centro de Brasília e a 1,2 mil metros acima do nível do mar. 

 

Rastros pela internet

Os bandidos também deixam os seus rastros pela internet. E a polícia internacional está de olhos bem atentos a isso. Um traficante siciliano procurado pela polícia da Itália foi capturado após postar no Facebook uma foto ao lado da estátua de cera do presidente Barack Obama, no Museu Madame Tussauds, de Londres. 

Michele Grosso, de 27 anos, era procurado desde 2008. Graças a foto postada em seu perfil na rede de relacionamentos Facebook, agentes da polícia britânica e da Interpol conseguiram descobrir o esconderijo do bandido. Além da foto com o Obama de cera, o traficante procurado também publicou imagens em que ele aparece em cartões postais londrinos, o que facilitou o trabalho dos agentes no rastreamento de sua localização. Michele foi deportado. 

 

Seleção convocada com retorno de R10

Mano Menezes, técnico da seleção brasileira de futebol, convocou os jogadores para o amistoso contra a Bósnia, no próximo dia 28, em Londres. Segundo Mano, acabou a fase de testes. "Agora as coisas serão mais estáveis", disse o treinador em entrevista após a convocação. Entre os destaques está a convocação de Ronaldinho Gaúcho e a não-convocação de Kaká, que vem em boa sequência de jogos pelo Real Madri.

Confira a seguir a lista completa dos convocados. Goleiros: Julio César (Inter de Milão); Diego Alves (Valencia); Rafael (Santos). Laterais: Daniel Alves (Barcelona); Danilo (Porto); Marcelo (Real Madrid); Alex Sandro (Porto); Adriano (Barcelona). Zagueiros: Dedé (Vasco); Luisão (Benfica); Thiago Silva (Milan); David Luiz (Chelsea). Meio-campistas: Elias (Sporting); Hernanes (Lazio); Fernandinho (Shakhtar); Sandro (Tottenham); Paulo Henrique Ganso (Santos); Lucas (São Paulo). Atacantes: Neymar (Santos); Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Hulk (Porto); Jonas (Valencia); Leandro Damião (Internacional). 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 13/02/2012

Elizabeth Dutra recebe homenagem em Brasília

A empresária de Barueri/Alphaville, Elizabeth Dutra, foi homenageada pelo jornalista Carlos Chagas e pela advogada Maria Helena Prill, com a escultura “Coração Petista”, assinada pelo artista Antonio Spinosa, de São Paulo,  durante jantar no Lago Sul em Brasília. Empresários do Paraná, Barueri e de Brasília foram abraçar a sócia da Holding  Internacional de Negócios para o Oriente Médio. Elizabeth é pré-candidata à prefeitura de Barueri-SP.

Parte 01:

Parte 02:

Parte 03:

 

No limite do orçamento

Todos nós já passamos por algum “aperto” financeiro. E com sabedoria e com os pés no chão conseguimos dar a volta por cima. A falta de dinheiro pode gerar muitos problemas de saúde, como estresse, depressão, angústia e desespero e isto reflete no nosso dia a dia.

Infelizmente tem gente que, mesmo vivendo no limite do orçamento, compra sem planejamento e depois quase arranca os cabelos de tanto arrependimento. Gastar, para alguns, é uma fuga dos problemas do cotidiano. Para outros é a porta para a valorização pessoal e profissional. E tem, também, que gasta só pelo prazer de consumir.

Antes de qualquer impulso, é preciso saber se pode comprar, se tem saúde financeira para honrar os compromissos. Depois comprar só o necessário e dentro das possibilidades e nunca se deixar influenciar pelos apelos do comércio. É importante eleger prioridades. O fracasso só surge para quem desiste e dá o passo maior que a perna.

 

Sempre Viva

  

Esta pequena e bela flor é originária da Austrália. É assim chamada porque é capaz de manter as cores e o aspecto vivo mesmo depois de seca. Pela sua durabilidade, significa eternidade, imortalidade e permanência.

É muito usada em arranjos, no trabalho de cestaria, uma vez que suas inflorescências secas são vendidas como adorno, por não murcharem e nem perder a cor, e também em florais, pois tem poder de acalmar nas dificuldades profissionais e afetivas, esgotamento físico e mental, falta de apetite, convalescença e estados depressivos em geral.

Esta flor é como as mulheres, que mesmo diante às dificuldades, continuam vivas e fortes. E ela pode ser um símbolo de durabilidade porque continua viva por até 50 anos se for colhida ainda em botão e colocada para secar de cabeça para baixo.

 

Reis e ratos

Com excelente elenco, o filme Reis e Ratos estreia dia 17 desse mês. O longa-metragem teve participação da Warner Bros em um trecho com cenas e entrevista de Cauã Reymond. A música trilha do filme foi produzida com exclusividade pelo Caetano Veloso. Dirigido por Mauro Lima e produzido por Paula Lavigne, tem o elenco formado pelos atores Selton Mello, Cauã Reymond, Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Otavio Muller, Rafaela Mandelli e outros grandes atores nacionais. "Reis e Ratos" cria uma narrativa delirante e obscura ocorrida numa sala dentro do cenário golpista. Tudo é contado pelo ponto-de-vista de um grupo de personagens como o golpista, o agente da CIA, o locutor de rádio, o major da Aeronáutica, entre outros. A estréia está marcada para o dia 17 nos principais cinemas do Brasil. Por enquanto, confira o trailer de mais um grande filme nacional.

 

 

O retorno da Grande Rio

 

A Sapucaí vai se emocionar com o desfile da escola de samba Grande Rio, no Carnaval desse ano. No início de fevereiro do ano passado, um grande incêndio na Cidade do Samba (foto) causou um grande prejuízo para o carnaval daquele ano. As escolas União da Ilha e a Portela tiveram diversas perdas na produção alegórica. Porém, foi a Grande Rio a mais prejudicada. O prejuízo foi total. Na força de vontade e superação, a escola reconstruiu fantasias e alegorias e participou do carnaval. 

Para 2012, a Grande Rio levará à Sapucaí uma história de luta e recuperação. A letra da música traz frases como: “Quem me viu chorar/vai me ver sorrir” e “superação  é o carnaval da Grande Rio”. Confira a música completa no vídeo abaixo.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 11/02/2012

Brasília na TV

Convido você para acompanhar o programa “Brasília na TV” amanhã às 12h30, na TV Brasília/Rede TV e conhecer a festa de confraternização da Tripar BSB, empresa administradora de Cartões Benefícios. As novidades que o presidente da Vale Shop, Marconi de Souza reservou para 2012 e qual o segredo para se dar bem em um negócio.

Você vai saber como será o curso de Medicina do UniCeub, o único Centro Universitário do Brasil a receber 4 selos da OAB Nacional e também considerado pelo Ministério da Educação como o melhor do Centro Oeste.

O programa também mostra a preocupação do administrador de Brasília Messias de Souza com a sustentabilidade e a preservação do Patrimônio Cultural da Humanidade e do orgulho do administrador de Taguatinga, Carlos Jales em comandar a cidade com o maior PIB do Distrito Federal. Eu quero a sua companhia.

 

A festa dos 32 anos do Partido dos Trabalhadores

O auditório do Centro de Eventos Brasil 21 ficou totalmente lotado de autoridades, parlamentares, governadores, prefeitos, presidentes de partidos aliados e lideranças políticas para festejar os 32 anos do Partido dos Trabalhadores.

A presidenta Dilma foi ovacionada assim como José Dirceu, ex-presidente do partido. Dilma sentou ao lado do presidente da Câmara, Marco Maia e do presidente do PT, Rui Falcão e do governador Agnelo Queiroz. A presidenta foi saudada com “olé, olé, olá, Dilma, Dilma”. Ela disseque cada encontro com o PT representa um encontro com as lutas do povo brasileiro e reafirmou o seu compromisso em erradicar a miséria e garantir mais oportunidades aos brasileiros pobres. 

 

O ex-presidente Lula enviou uma mensagem que foi lida por Rui Falcão enquanto os militantes cantavam “ole, olé, ola, Lulala”. Além desta emocionante mensagem também é importante destacar a homenagem feita ao primeiro filiado ao partido, Apolônio de Carvalho.

O presidente da Câmara, Marco Maia disse que o PT transformou a vida das pessoas e deu a visão de um futuro melhor. “O Brasil é uma nação que cresce e que proporciona um futuro com mais esperança”.

O governador Agnelo disse que é uma honra estar no partido que ajudou a consolidar a democracia e que esteve presente nos momentos mais significativos do país. É um partido vitorioso com três mandatos presidenciais e que tem mais de 1 milhão e 300 mil filiados que defendem com garra os princípios do PT. Parabéns a todos que escreveram e que continuam escrevendo a história vitoriosa dos trabalhadores. (Crédito das fotos: Mário Agra) 

 

As mensageiras de sentimentos fazem a festa no DF

A beleza das flores e o canto dos pássaros são presenças constantes em todo o DF. E não precisa ser primavera eles estão lá dando leveza ao concreto. Com cores e aromas as flores encantam os olhos, alegram a alma e garantem o sustento de centenas de pessoas.

As flores que dão tanta alegria em todas as etapas e datas importantes da nossa vida também garantem trabalho para muita gente. O brasiliense adora oferecer flores e a cidade tem muitos eventos e festas particulares e isto aquece o mercado. Com isso temos mais de 100 produtores de flores na cidade.

A qualidade das nossas flores é excelente e quase abastece todo o mercado. Para estimular ainda mais a produção a Emater está fazendo um trabalho interessante de cursos e visitas técnicas. Com isso a produção está aumentando e a variedade e durabilidade das flores também. Na Ceasa dá para se ter uma idéia de tudo que é produzido aqui. E graças ao apoio do GDF este mercado vai crescer ainda mais garantindo emprego e renda para muita gente.

Já que estou falando em flores um programa imperdível é ir ao Jardim Botânico hoje e manhã das 9 às 17 horas e conferir a variedade de espécies raras de orquídeas que tem lá. Inclusive os membros da Sociedade Orquidófila de Brasília estão orientando os interessados em aprender o mundo fascinante destas flores encantadoras.

 

 

Crédito especial para curtir o Carnaval

O carnaval é a maior festa popular do Brasil. Chegou aqui no século XVII devido à influência da Europa. Na França acontecia em forma de desfile onde as pessoas usavam máscaras e fantasias e saiam pelas ruas cantando e dançando. A partir daí surgiram os primeiros blocos, cordões e cortejos de carros decorados.

Aqui a primeira escola de samba foi criada em 1928 no Rio de Janeiro com o nome “Deixa Falar” e anos depois o nome foi trocado para Estácio de Sá. No Rio a folia começa em setembro com os ensaios nas quadras das diversas escolas. No mês de dezembro os ensaios são feitos na rua e levam multidões de pessoas no Sambódromo todo final de semana.

Em São Paulo o carnaval é similar ao do Rio de Janeiro. O desfile das escolas acontece na passarela do samba projetada por Oscar Niemeyer. Já Recife e Olinda seguem as tradições européias só que ao som do frevo tendo como atração o Galinho da Madrugada. A Bahia fugiu das tradições e criou o seu carnaval com trios elétricos, embalados por músicas dançantes como o axé.

Em cada canto do Brasil a festa é especial e imperdível com muita beleza, animação, música, dança e diversidade cultural e é internacionalmente conhecida e admirada pela explosão de cores, calor e alegria.

Por tudo isso é que o Banco de Brasília está disponibilizando crédito especial para quem quer curtir o carnaval na sua cidade preferida. É o BRB incrementando os seus produtos para oferecer a tranquilidade que o correntista merece. Agora não tem desculpa para você não aproveitar um dos feriados mais esperados. 

 

A celebração do amor de Ketlin e Kiko 

Ketlin Feitosa e Kiko Scartezini  uniram-se nos laços matrimoniais  na Capela da Nunciatura Apóstólica, com as benções de Dom Falcão e Frei Oslan ao som da marcha de Wagner, executada pelo Quarteto Capital e Rogério Midlej.

Após a cerimônia os noivos receberam os seletos 60 convidados no salão da Embaixada do Vaticano.

Ketlin é filha de Guiomar Feitosa e enteada do ministro Gilmar Mendes. Kiko é filho de Cristina e Wagner Scartezini. A noiva estava elegante e muito emocionada e Kiko não escondia a felicidade.

Foi uma cerimônia bonita e elegante sob a responsabilidade de César Serra. Ketlin não jogou o buquê, preferiu dar de presente para a grande amiga Alessandra Ribeiro.

  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/02/2012

Mulheres vítimas de agressão estão mais protegidas

O Supremo Tribunal Federal por 10 votos a 1 autoriza o Ministério Público apresentar denúncia contra agressores de mulheres, independente do consentimento da vítima. Os suspeitos de cometer lesões corporais leves serão processados com base na Lei Maria da Penha em ações penais públicas.

A decisão do Supremo foi sábia, pois é dever do Estado coibir e prevenir a violência no âmbito das relações familiares. A garantia constitucional será na prática respeitada de forma ampla. O relator foi o brilhante ministro Marco Aurélio Mello.

Inclusive o Congresso Nacional instalou na quarta uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI, para apurar as dificuldades de aplicação da Lei Maria da Penha. Vai também discutir que medidas podem ser aprimoradas no combate à violência contra as mulheres. O grupo será presidido pela deputada Jô Moraes do PCdoB de Minas Gerais.

Infelizmente os maus-tratos e abusos são praticados tanto nas camadas sociais mais simples quanto em bairros de luxo tirando também a dignidade da mulher. E essa violência que a mulher sofre comove até quem aparentemente nada tem a ver. Então é preciso criar mais Juizados Especiais contra a violência doméstica e contar com os meios de comunicação para que ajudem nesta luta. Algumas novelas deveriam parar de mostrar que a violência é coisa normal e aproveitar a audiência para conscientizar as mulheres a dar um basta a tanto desrespeito.

 

Eleonora Menicucci assume a Secretaria de Políticas para Mulheres

A cerimônia de posse da titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menecucci foi prestigiada e emocionante. Primeiro porque a presidenta Dilma deu as boas-vindas à socióloga e amiga e disse que ela iria fazer parte do governo mais feminino da história deste país. E depois falou da importante decisão do Supremo. “Todos nós, mulheres e homens, demos um passo na construção de uma sociedade em que, de fato, a luta contra a violência e a discriminação avançou”.

  

A ministra falou que sua trajetória se entrelaça com a da presidenta. Ambas lutaram contra a ditadura e aprenderam a lidar com as adversidades. “Quero render aqui a minha homenagem às mulheres e aos jovens que tombaram na luta contra a ditadura”. E também elogiou a decisão do Supremo. “A vitória do STF é um avanço histórico na vida das mulheres brasileiras (...) porém restam muitos desafios sobretudo em relação à aplicação das políticas sobre serviços públicos na área de segurança, saúde, justiça, para que efetive a prática da lei”, disse Menecucci. 

A titular da pasta disse que vai investir na esfera do trabalho, principalmente junto das trabalhadoras domésticas e no combate à pobreza. Disse que não dá para aceitar violência em hipótese alguma. Bater em mulher é crime e a sociedade repudia isso. Falou que considera o aborto uma questão de saúde pública como o crack e outras drogas. 

Prestigiando a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres, dentre tantas personalidades, o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombine, o governador do DF, Agnelo Queiroz e a primeira-dama Dra Ilza.

 

Centenário de morte do patrono da diplomacia

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, abriu hoje as comemorações do Ano de morte do Barão do Rio Branco ao lado dos familiares do homenageado numa bonita cerimônia no Palácio do Itamaraty. Patriota lembrou a importância do trabalho de José Maria da Silva Paranhos Júnior como maior defensor da soberania nacional. Ele venceu todos os conflitos com os países vizinhos. Um negociador vitorioso que só orgulhou o país.

O embaixador Manoel Gomes Pereira, coordenador do Comitê Executivo para a celebração do primeiro Centenário da morte do Barão do Rio Branco, disse que é uma honra mostrar para o povo brasileiro a obra deste grande cidadão e que as comemorações começam com a exposição “Rio Branco – 100 anos de memória” no Palácio do Itamaraty e vão até outubro deste ano quando o IHGB fará uma sessão magna. 

José Maria nasceu em 1845. Começou sua carreira como promotor e deputado, ainda no Império. Em 1876 já era Cônsul-Geral em Liverpool e depois ministro acreditado na Alemanha e na década de 1890 foi ministro Plenipotenciário onde defendeu os interesses brasileiros em disputas fronteiriças no Sul do Brasil e no Amapá. Venceu os dois casos. Em 03 de dezembro de 1902 assumiu o Ministério da s Relações Exteriores, permanecendo durante o mandato de 4 presidentes da República, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca, até falecer em 1912. 

O bisneto do Barão do Rio Branco, Roberto Paranhos, estava emocionado em ver o quanto o seu bisavô foi importante para a soberania nacional, pois sua maior contribuição foi a consolidação das fronteiras brasileiras. 

José Maria recebeu o titulo de barão do Rio Branco às vésperas do fim do período imperial por ter sido um monarquista convicto. E mesmo durante a República permaneceu assinando Barão do Rio Branco para homenagear seu falecido pai, o senador José Maria da Silva Paranhos, que tinha o título de Visconde do Rio Branco. Tanto o titulo de Visconde quanto o de Barão não se transfere aos descendentes.

 

 

Abertura Oficial do Carnaval

Foi no Palácio do Buriti na tarde de hoje, que o governador abriu oficialmente o Carnaval 2012 quando entregou a chave da cidade ao Rei Momo Antônio Sales e à rainha Veruska Pereira e para as princesas Annaalice Patrocínio e Deise Cordeiro. A solenidade teve a presença dos representantes das agremiações locais. E para homenagear o governador que é da Bahia, a bateria da escola Águia Imperial da Ceilândia, mostrou que tem samba no pé.

 

Agnelo espera que o carnaval daqui seja uma festa alegre, divertida e segura. Afirmou que com a sanção da Lei 4.738/2011 vai melhorar a vida de todos que fazem desta festa popular uma oportunidade para mostrar o talento, se divertir, trabalhar e garantir o sustento da família. A idéia do governador é fazer um trabalho conjunto com as escolas para que os jovens se profissionalizem neste oficio.

O secretário de Cultura Hamilton Pereira disse que em 2011 foi o carnaval da paz, em 2012 será o carnaval da cidadania e que 2013 será o carnaval que a população deseja. 

 

Aos grandes atletas

Dia 10 de fevereiro é o dia do Atleta Profissional. A data comemorativa serve de homenagem aos grandes esportistas que se dedicam ao máximo em sua modalidade e que, com determinação e disciplina, elevam o nome do esporte. Deixo aqui minha homenagem aos lutadores de MMA Kadu Monteiro, Rani Yahya, Paulo Thiago, Alex Nacfur e Renato Moicano, que tanto fazem para enaltecer o esporte que mais cresce no Brasil. São verdadeiros guerreiros que com técnica, força de vontade e união superam desafios dentro e fora dos octógonos. Aproveito a oportunidade para parabenizar Kadu Monteiro, lutador de MMA e Muay Thai, pelo seu aniversário (amanhã).

Muito obrigado por compartilhar conhecimentos e experiências nesses anos de convívio. Quero, também, deixar aqui meu carinho e apreço pelo Imortal Tricolor e por todos que fizeram dele o maior time de futebol da região Sul e considerado pela CBF a melhor equipe do Brasil. Não posso deixar de homenagear o maior esportista brasileiro de todos os tempos.

O homem que fez dos domingos, dias mais alegres e de mais esperança. Quem elevou nossa confiança e auto-estima. Ayrton Senna não está mais entre nós, mas está vivo na memória de cada brasileiro que pôde aprender com ele o que é ter caráter, competência e solidariedade.

Sua presença também é vista nas crianças que vêem no Instituto Ayrton Senna uma oportunidade de mudarem seu futuro. Parabéns aos que lutam todos os dias para manter vivo o “espírito de guerreiro” tão característico dos esportistas do nosso país. (Por Gilbert Di Angellis) 

 

Romário: à procura do que fazer 

Todos conhecem a fama de Romário, quando jogador de futebol, de ser um pouco, digamos, displicente quanto aos treinos. A ele, ficou associada a frase "treinar para que se eu já sei o que fazer". Já como deputado federal a situação tem sido diferente. Romário tem pedido serviço. “Tem 3 semanas que venho em Brasília para trabalhar e nada acontece. E olha que estamos em ano de eleição", reclamou o Baixinho, carinhoso apelido dos tempos nos gramados, ontem em seu Twitter. E ele completou: " Ou será que o ano só vai começar depois do Carnaval?". Fica a pergunta! 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 227 de 244
RocketTheme Joomla Templates