Coluna da Bernadete Alves - dia 03/03/2012

Novo modelo de transporte coletivo para o DF

Cansado de ver as condições precárias dos ônibus e as dificuldades que passam diariamente estudantes e trabalhadores para chegar ao destino, o governador Agnelo resolveu dar um basta ao monopólio de ônibus. Anunciou ontem a abertura de licitação para melhorar a qualidade, segurança e acessibilidade de toda a frota. Até janeiro de 2013 o governador Agnelo não quer mais nenhum ônibus velho transportando passageiros. 

Esta atitude é a prova do respeito do governo com a população. Agnelo encarou o problema com pulso forte para atender os anseios de uma população cansada com tanto descaso por parte de algumas empresas.

Poderão participar empresas de todo o Brasil, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo GDF. Dentre eles bancos estofados com encosto para a cabeça, ar condicionado e piso antiderrapante. As propostas serão abertas em 10 de abril e o resultado será anunciado até junho.

O governador disse que “este é um dos dias mais importantes do nosso governo”. Já o vice Filippelli falou que o GDF “dá passos firmes e cuidados com a determinação de respeitar sempre o interesse público e agir dentro da legalidade”.

Está é uma excelente notícia. Só quem anda de ônibus sabe que não é tarefa fácil. Cerca de um milhão de pessoas sofre por dia nos ônibus lotados, sujos e sem segurança. O povo digno e trabalhador merece respeito. E essa decisão do GDF é a materialização da palavra dada.

 

Brasília na TV

Convido você para estar comigo amanhã, na TV Brasília/Rede TV , às 12h30 e acompanhar a entrevista com o presidente do Banco de Brasília, Jacques Pena, ex-presidente do Sindicato dos Bancários e da Fundação Banco do Brasil. Ele diz que as grandes mudanças de trajetórias aconteceram a partir de movimentos populares.

Também participa do programa Brasília na TV, o Secretário Nacional da CUT, Jacy Afonso de Melo (foto da esquerda), que também já presidiu o Sindicato dos Bancários além da participação de filiados e do atual presidente Rodrigo de Britto que conta como está preparando a entidade para os próximos 50 anos

No encerramento do programa Gilbert Di Angellis conversa com o administrador de Brasília, Messias de Souza (foto da direita), sobre os puxadinhos da Asa Sul, do aumento do Crack no centro da cidade e dos desafios em manter intacto o Patrimônio Cultural da Humanidade.

  

 

Estádio Nacional ganha reconhecimento internacional

O projeto urbanístico e de sustentabilidade e a forma como está sendo construído chamou à atenção de autoridades internacionais e recebeu certificação AS 8000. A obra despertou interesse pela segurança e saúde dos operários; respeito às diferenças; aos direitos coletivos; remuneração e carga horária adequadas. Dos 3 mil operários nenhum é menor de idade e todos são respeitados de acordo com a capacidade e produtividade.

  

A AS 8000, que o Estádio ganhou, foi criada com base nas normas da Organização Internacional do Trabalho – OIT, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Esta certificação segue o modelo das normas ISSO 9000 e 14000.

Para comemorar a conquista o governador Agnelo Queiroz almoçou com os operários, dos três turnos, no canteiro de obras. Inclusive a obra da arena é uma das mais adiantadas do País. Está com 52% de sua execução concluída. A arquibancada inferior está finalizada e a intermediária está em estágio avançado. A obra segue a todo vapor. 

 

HRT completa 38 anos

O Hospital Regional de Taguatinga comemorou 38 anos de funcionamento e de conquistas. Ele foi o primeiro hospital a receber o título “hospital da criança”. Seu trabalho é reconhecido mundialmente pelo excelente serviço de controle de diabetes e do banco de leite que é referência para a América Latina e países da língua portuguesa.

O HRT tem outros serviços de excelência como o setor de hemodiálise, o centro obstétrico e a unidade de odontologia. A direção está preparando o hospital para se tornar referência terciária para a região Sudoeste e Centro-Oeste.

Taguatinga é uma grande metrópole e o movimento no hospital é imenso. Mesmo assim os profissionais de saúde prestam serviço humanizado. Parabéns para a Diretora Geral, Sonia Maria de Alencar; Diretora de Atenção Básica, Márcia Tereza de Souza e Diretora Administrativa Ednévea Alves Fernandes. 

 

Alimentos que colaboram com a saúde capilar

Para ter um cabelo forte, bonito e saudável é só controlar a ansiedade, evitar situações estressantes, estar de bem com a vida e ter uma alimentação rica em determinados nutrientes. Isto é o que dizem os especialistas em saúde capilar. 

   

Alimentos que colaboram para a saúde capilar:

Abacate, azeite e soja – auxiliam no controle do estresse e da ansiedade e com isso evitam a queda capilar;

Carnes, cereais integrais, castanhas e sementes – por conterem zinco são responsáveis por oxigenar, nutrir e reconstituir células dos cabelos enfraquecidos;

Nozes e castanhas - tem cobre e isso auxilia no crescimento dos fios;

Banana, aveia, feijão, agrião e damasco – fontes de manganês importante na proteção da cutícula, lubrificando o fio;

Ovos, grãos, carnes, leites e derivados – fontes de proteínas que estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. 

 

Talentoso comediante

Luiz Fernando Guimarães é ator e humorista de enorme sucesso. O carioca destaca-se com seus personagens e leva felicidade aos seus fiéis telespectadores. O talentoso comediante emplacou duas séries de grande audiência e credibilidade na TV brasileira: Os Normais e Minha Nada Mole Vida. A primeira escrita por Alexandre Machado e Fernanda Young. A direção geral ficou por conta de José Alvarenga Júnior.

O sucesso foi tamanho que a série se estendeu ao cinema. Foram dois filmes: Os Normais 1 - O filme e Os Normais 2 - a noite mais maluca de todas. Já Minha Nada Mole Vida foi um seriado em que o jornalista Jorge Horácio, apresentador do programa Jorge Horácio by Night, cobre festas badaladas e entrevista famosos. Luiz Guimarães também se destacou no quadro “O Super Sincero” apresentado no programa “Fantástico”. Relembre estes trabalhos de excelência de um dos grandes atores da dramaturgia nacional. 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/03/2012

A espera continua

Muita gente está se perguntando por onde anda a ex-âncora do Jornal Nacional, Fátima Bernardes, que, segundo anunciado há meses, já deveria estar na programação da Globo com um novo programa matinal. 

Entretanto, a espera vai continuar. O projeto da jornalista é grande e a emissora precisará investir mais tempo e trabalho.

Ainda não há data definida para a estreia do programa, mas já se fala em "segundo semestre". 

 

Doação de órgãos possibilita o milésimo transplante

O Hospital de Base realizou com categoria o milésimo transplante de rim. O primeiro ocorreu no HBDF em 1982. Naquela época o Hran também realizava procedimentos desse tipo. O transplante é um procedimento complexo e o GDF está dando todo apoio para o sucesso do procedimento. O aumento do número de doadores e transplantes se deve a uma série de investimentos em infraestrutura, logística, competência da equipe, captação, dedicação e divulgação.

Neste ano foram realizados 07 de coração, 15 de rins, 05 de fígado e 57 de córnea. No ano passado o Distrito Federal foi credenciado pelo SUS para realizar transplante de fígado. Estão credenciados o Hospital de Base e o Hospital Universitário.

Quem quiser mais informações sobre doação e a inscrição na fila de espera é só ligar para (61) 3315-1755. O atendimento é ininterrupto. 

 

Gestor de categoria

Hoje é dia de abraçar o ministro Luis Inácio Lucena Adams, Advogado Geral da União por mais um ano de vida. Ele nasceu em Porto Alegre e desde jovem militava nas trincheiras do movimento estudantil. Formou-se em  Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e depois fez especialização na Universidade Federal de Santa Catarina. Contribuiu para a mudança significativa de valores e de comportamento político e social. Com uma carreira profissional brilhante tornou-se exemplo de gestor público transparente e eficiente e por isso em todas as funções que desempenhou  recebeu muitas homenagens e insígnias .

Desde o dia 23 de outubro de 2009 comanda a Advocacia Geral da União tendo se tornado um líder por sua dedicação, competência e trabalho. Conseguiu devolver para a União milhares de recursos públicos desviados. Um trabalho importante para transformar o País que temos no País que queremos.

Tive o prazer de entrevistá-lo para o meu programa “Brasília na TV” e presenciei o quanto ele é respeitado por todos que trabalham na AGU. Um exemplo para os advogados públicos e para quem deseja fazer uma carreira de respeitabilidade.

 

Sebrae Nacional premia empreendedorismo feminino

Está marcada para 8 de março a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O prêmio foi criado em 2004 para estimular o empreendedorismo. Concorreram 3.629 mulheres proprietárias de micro e pequenas empresas e membros de cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos com geração de trabalho e renda, relatando suas histórias profissionais e como superaram os obstáculos. Das 17 finalistas duas são do DF.

Associação das Bordadeiras, Crocheteiras e Costureiras do Morro Azul, de São Sebastião, fundada por Santina Gonçalves. E Carla Gomes que começou com um pequeno investimento e hoje tem um Spa. Carla venceu 117 inscritas na etapa DF.

Na solenidade de premiação o Sebrae Nacional vai mostrar exemplos de superação e casos de sucesso de todas as regiões do Brasil e vai escolher duas vencedoras que vão participar, no segundo semestre, de uma missão internacional. É o Sebrae incentivando e premiando o empreendedorismo feminino.

Parabéns à Carla Gomes e Santina Gonçalves por tornarem seus sonhos em realidade e por serem exemplos de inspiração para que outras mulheres se tornem empreendedoras.

 

Despedida com emoção

O que se viu no Palácio do Planalto durante a posse do novo ministro da Pesca e Aquicultura, além da presença de inúmeras autoridades, foi a emoção da presidenta Dilma com a saída do seu amigo Luiz Sérgio. A presidenta estava triste por prescindir de algumas pessoas do governo. Ela disse: “Luiz Sérgio, você foi um amigo e um parceiro que compreende a natureza de um governo de coalizão assim como a dedicação que a política muitas vezes acaba por nos impor, em nome dos interesses do país”, disse a presidenta.

  

Dilma ainda disse que Luiz Sérgio tem a sua “gratidão”, seu “respeito”, sua “admiração” e sua “amizade”. A presidenta também homenageou o saudoso vice-presidente José Alencar “o Zé honrou o PRB, do qual foi um dos fundadores, dignificou o governo que pertenceu e com quem eu tive a honra de conviver”. Ao dar posse a Crivella a presidenta afirmou que o ministro é um bom gestor e que tem certeza que vai realizar grandes tarefas.

Ao ser empossado ministro da Pesca e Aquicultura, Crivella fez uma oração em voz alta pedindo proteção de Deus. E disse: “muitas vezes Deus não chama os mais qualificados, Ele não escolhe os mais qualificados. Mas sempre Deus qualifica os escolhidos”. O ministro assumiu o compromisso de aumentar a produção do setor e organizar a pesca empresarial. O ministro tem, também, que melhorar o consumo per capta nacional e solucionar o problema de licença para o setor.

O Ministério da Pesca e Aquicultura foi criado em 2009 para atender ao anseio dos pescadores e aquicultores do país e é ligado à Presidência da República. O deputado Luiz Sérgio foi muito cumprimentado e disse: “Que todos sigam desempenhando com garra as tarefas do nosso governo”. 

 

Marido usa tática para reduzir multas da esposa

Presenciei uma conversa de dois homens a respeito da insatisfação com o pagamento de multas. Um dizia que sua mulher era multada todos os dias por andar além da velocidade, cruzar sinal vermelho, falar ao telefone e dirigir sem cinto. Que quando ele reclamava ela dizia que o problema era dele porque o carro estava no seu nome.

Essa mulher, pelo jeito é uma irresponsável, pois além de colocar em risco a sua vida, coloca também a dos outros. Pessoas assim jamais poderiam ter um carro, já que fazem dele uma arma.

O outro disse que sua mulher parou de ser multada e tornou-se uma ótima motorista. Aí o amigo perguntou como ele conseguiu. Ele disse: “falei que se ela batesse o carro, a idade dela apareceria no jornal”. O outro comentou: “essa é sem dúvida uma tática boa e que vou usar imediatamente”. Até parece piada. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/03/2012

Balança pesa ainda mais para o lado masculino

Dos 1582 diplomatas atualmente em atividade, apenas 317 são mulheres. São 80% de homens contra 20 % de mulheres. Hoje a mulher á bem-vinda na Casa. Mas nem sempre foi assim.

A primeira colocada no Concurso à Carreira Diplomática em 1918 foi Maria José de Castro que só teve seu direito garantido graças à defesa de Rui Barbosa. De 1919 a 1938 só ingressaram 19 mulheres. Em 1938, um decreto presidencial determinou que só homens podiam ser diplomatas. Quando ocorria casamento entre diplomatas o Itamaraty exigia a exoneração da mulher de acordo com decreto-lei de 1946. Em 1953 a candidata Maria Sandra Cordeiro de Mello só serviu o Brasil devido a uma ação judicial. Em 1954 o concurso foi aberto à todas as brasileiras.

A primeira embaixadora foi Odete de Carvalho e Souza que chefiou o departamento político do ministério de 1956 a 1959. A partir daí os costumes foram evoluindo e os casais diplomatas passaram a servir juntos no exterior. Isto ocorreu em 1985, mas em prejuízo da mulher que tinha de pedir licença sem vencimentos. Este tratamento diferenciado, onde a balança pesava para o lado do homem só acabou em 1996 quando uma lei determinou que ambos teriam salários equivalentes.

Atualmente temos mulheres ocupando postos importantes como Maria Luiza Viotti, embaixadora na ONU em Nova York; Maria Laura Rocha, embaixadora junto à Unesco em Paris e Maria Nazareth Farani Azevedo, embaixadora junto à ONU em Genebra. E no Ministério das Relações Exteriores a chefia de gabinete do Secretário-Geral e do Ministro Patriota são ocupadas por mulheres. E isto é a prova de que o valor da mulher está sendo considerado. O número de embaixadoras está crescendo porque temos uma mulher comandando o Brasil.

 

O povo é o protagonista da gestão pública

 

O governador Agnelo Queiroz lançou ontem, no Museu da República, o Orçamento Participativo 2012/2013. Por meio dele a população vai eleger as prioridades tanto nos investimentos quanto nas despesas. Este é o cumprimento de um compromisso de campanha.

O Orçamento Participativo foi abandonado por 12 anos e só retornou no governo Agnelo que no ano passado cerca de 16 mil pessoas disseram o que era mais importante nas suas comunidades. É o governo dando voz aos anseios da comunidade.

O governador destinou R$ 1,2 bilhão do Orçamento do DF de 2012 para atender as demandas do povo. Ele sabe que é direito do contribuinte saber onde estão sendo aplicados os recursos provenientes dos impostos.

O Orçamento Participativo é coordenado pela Secretária de Governo, pela Coordenadoria das Cidades e pela Secretaria de Planejamento e Orçamento. O secretário Paulo Tadeu disse “esse governo se coloca ao lado da população ao promover o debate transparente e aberto”.

As plenárias de apresentação terão inicio hoje e mostrarão o balanço de 2011. As plenárias de base, onde será discutido o orçamento de 2012/2013 serão realizadas a partir de 13 de março. Ceilândia será a primeira cidade a apontar as suas prioridades. 

 

Geradora de vida

O mês de março é dedicado à mulher. Todo o mundo reverencia o ser de luz, que dá a luz a outro ser. A geradora de vidas, sonhos, lutas e transformações. A coluna mestra de uma sociedade que diante às turbulências da vida nunca esgotou as reservas de paciência, dedicação e afeto

Mesmo com tanta importância ainda é submissa à determinados costumes, culturas e regras sociais. Mesmo trabalhando em funções de direção e ocupando os mesmos postos a disparidade de salários é sempre maior para o homem.

Em pleno século 21 a mulher continua vítima da violência doméstica. Muitas sofrem caladas e engolem o choro para ninguém ver. Está na hora da mulher reagir a tanta falta de respeito. É preciso força e coragem para enfrentar os agressores e denunciar tanta covardia. Chega de olho roxo, hematomas por todo o corpo, pés e mãos quebradas. Mas mais do que as agressões físicas é a dor do desrespeito.

 

Barrichello oficializa entrada na Fórmula Indy

Depois de atuar por 19 anos na Fórmula 1, onde conseguiu 11 vitórias, 14 pole position e dois vice-campeonatos, Rubens Barrichello fecha com a equipe de Tony Kanaan, a KV Racing nos Estados Unidos para a temporada 2012 da Fórmula Indy.

Ontem, em São Paulo, Rubinho anunciou sua decisão. Barrichello e Kanaan usarão carros de diferentes cores para a temporada deste ano. O piloto brasileiro que fez teste durante 4 dias disse que a fórmula Indy foi uma experiência única. Embora o carro seja bem diferente ele garante que vai se adaptar rapidamente.

Ele é o 12º piloto brasileiro a imigrar da Fórmula 1 a ir para a Indy. Passaram por lá os campões mundiais , Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. A estréia de Rubens será no dia 25 de março no grande Prêmio de ST. Petersburgo.

 

Brasil registra queda nos casos de dengue

De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, de 1º de janeiro a 18 de fevereiro foram registrados 57.267 casos de dengue no país. No ano passado, neste mesmo período ocorreram 166.016 casos.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a maior presença do mosquito da dengue está concentrada no lixo. Já no Sudeste e Sul está nos depósitos domiciliares como calhas e pratinhos de plantas. No Nordeste, o problema é com os depósitos de água, principalmente caixas d água.

Apesar dos investimentos do Ministério da Saúde para a diminuição dos casos de dengue, Tocantins, Mato Grosso e Pernambuco não reduziram o número de casos da doença. Estes dados foram anunciados hoje no RJ porque a capital é sempre motivo de preocupação por ser a maior cidade tropical do país e por reunir condições climáticas que favorecem a proliferação do mosquito. 

De acordo com o secretário nacional de Vigilância Sanitária, Jarbas Barbosa, a redução do número de casos é resultado do trabalho feito em conjunto com os estados e municípios, da conscientização da população e da preocupação da rede pública para atender as pessoas afetadas pela dengue.

Aqui no DF a Secretaria de Saúde está realizando a 6ª Semana de Prevenção contra a Dengue até o dia 3 deste mês. Várias cidades estão recebendo as equipes de alerta contra a doença porque a dengue mata. Vamos fazer do combate à dengue um hábito.

Com medidas simples todos nós podemos salvar vidas : não deixar água acumulada na laje; tampar bem a caixa d’água; colocar areia nos pratinhos de plantas; lavar os pratinhos ou recipientes com água, uma vez por semana com escova e sabão; deixar o saco ou lata de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais; remover toda a sujeira das calhas para que a água possa escorrer; não jogar lixo e nem recipientes que possam acumular água em terrenos baldios. 

 

Patrimônio Cultural terá mais proteção

O governador Agnelo instituiu 2012 como o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. É que neste ano comemora-se 25 anos que Brasília recebeu tão importante título concedido pela Unesco.

A Capital Federal detém a maior área tombada do mundo. São 112,5 km² na única capital construída no século 21 a receber tal distinção. E por isso muitas ações serão realizadas ao longo deste ano. Estão previstas atividades educativas nas escolas e universidades, além de seminários nacionais e internacionais para discutir AA valorização e preservação da cidade.

O GDF está trabalhando para, em breve, apresentar para a comunidade o Comitê  Executivo responsável pela  execução de todas as ações para 2012. Inclusive os preparativos para receber de 12 a 18 deste mês a missão da Unesco para avaliar junto com o governo o tombamento. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 29/02/2012

Territórios da paz

Com o objetivo de esclarecer os direitos do cidadão de forma simples e agradável; realizar a mediação e facilitar o diálogo entre as pessoas envolvidas nos conflitos e estimular a mobilização das pessoas em redes sociais para que unidas sejam fortes na busca de solução para os problemas é o que quer o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios por meio do Programa Justiça Comunitária, coordenado pelas juízas de direito Glaucia Foley e Carla Patrícia Lopes.

O TJDFT quer fazer das cidades “territórios da paz” e por isso neste ano vai se concentrar em Ceilândia, que tem quase 400 mil habitantes e tem um dos mais elevados índices de violência para estimular a comunidade a encontrar formas alternativas para resolver os conflitos e construir a paz social. A partir de 1º de março vai abrir 90 novas vagas para Agentes Comunitários. As inscrições podem ser feitas de 1º a 30 de março no Fórum da Ceilândia que fica na QNM 11, área especial ou pelo site www.tjdft.jus.br 

Para ser agente é preciso ser voluntário, ter mais de 18 anos, ter o ensino fundamental, morar na comunidade e ter disponibilidade de tempo. É o TJDFT solucionando os problemas por meio alternativos e democráticos.

 

Aparência Saudável

A partir dos 50 anos, as linhas de expressão estão mais evidentes e as pequenas imperfeições passam a incomodar, assim como manchas senis e lesões vasculares. Com isso, pessoas da terceira idade recorrem cada vez mais à tecnologia. Este procedimento caiu no gosto do povo e todos aproveitam as vantagens para mudar a expressão facial rapidamente.

O laser é a opção para idosos que buscam aparência saudável sem corte e sem cicatriz. Ele é um método eficaz para remover rugas, pés-de-galinha, franzido nos lábios, micro varizes e até tatuagens. São inúmeros os benefícios desta tecnologia que promove rejuvenescimento.

A aplicação do laser tem de ser feita por profissionais altamente qualificados. Um dos pioneiros nesta técnica aqui em Brasília é o dermatologista Francisco Leite. Já o entrevistei no meu programa, “Brasília na TV”. Primeiro, ele faz uma avaliação prévia da saúde antes de submeter o paciente a qualquer procedimento.

Para ter uma aparência saudável, aos 60 anos, devemos nos cuidar desde cedo porque a prevenção é o melhor remédio para as marcas do tempo.

Crivella é o novo Ministro da Pesca

O Palácio do Planalto anunciou hoje que o ministro da Pesca, Luiz Sérgio (PT-RJ), vai deixar o cargo e será substituído pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). A mudança no ministério foi anunciada no Palácio do Planalto pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. Ele leu nota assinada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República com o seguinte teor:

"O ministro da Pesca e Aquicultura, deputado Luiz Sérgio de Oliveira, está deixando o cargo depois de prestar inestimável contribuição ao governo. À frente da Secretaria de Relações Institucionais e, depois, como responsável pela pasta da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio desempenhou com dedicação e compromisso com o país todas as tarefas que lhe foram atribuídas pela presidenta Dilma Rousseff.

Em seu lugar, assume o senador Marcelo Crivella, representando o PRB, partido do inesquecível ex-vice presidente José Alencar. A mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo. A presidenta está segura de que, à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes  serviços ao Brasil.

O ministro Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados, onde continuará a merecer o apoio e a confiança da presidenta Dilma Rousseff e a prestar excepcional contribuição ao país." (Foto: Agência Senado)

 

Acabou a imoralidade

Dia 28 de fevereiro vai ficar na história como o dia da vitória da classe trabalhadora. Com o fim do pagamento do 14º e 15º a economia anual é de R$ 960 mil aos cofres públicos. Uma grande vitória para os trabalhadores assalariados. Depois de uma semana de pressão, protestos de entidades e movimentos sindicais, que ganharam força na internet, a Câmara Legislativa aprovou, por unanimidade, na noite de ontem, o fim desta pouca vergonha. A votação ocorreu em caráter de urgência. Palmas para o deputado Chico Leite autor do projeto.

Os dois salários de R$ 20.032,50 cada eram pagos em 20 de dezembro e 20 de fevereiro. Além do salário mensal de R$ 20 mil, os distritais têm direito a uma verba indenizatória que, em 9 de fevereiro deste ano aumentou de R$ 11,2 mil para R$ 20 mil. E mais: anualmente cada um recebe verba indenizatória de R$ 96 mil para contratar até 23 funcionários em cargos comissionados. Para deslocamentos dentro do país a diária é de R$ 385 e para o exterior é de 450 dólares ou euros.

 

29 de fevereiro

O nome “fevereiro” é inspirado no deus da morte e da purificação. O dia 29 de fevereiro só existe porque a Terra demora 365 dias e 6 horas para dar a volta em torno do Sol. É o 60° dia do ano no Calendário Gregoriano.

Segundo a numerociência os números representam princípios universais por meio dos quais as coisas evoluem e crescem de forma cíclica. O 2 representa a dualidade, a necessidade de ser complementado. Convive em harmonia com os demais. O número 9 está associado à fraternidade, espiritualidade e altruísmo. Os dois juntos dão força e coragem para mudanças.

29 de fevereiro é o dia de Santo Osvaldo, o único santo católico que faleceu no dia 29 de fevereiro de 992. Uma data rara para quem nasce neste dia que é dado de presente de 4 em 4 anos. E como é diferente na Irlanda a mulher pode pedir um homem em casamento e ele não pode recusar. Esta crença foi mostrada no filme “Casa comigo?” Se essa moda pega.

Vamos aproveitar bem o dia de hoje, pois o próximo só daqui há 4 anos. Bom ou ruim só depende da nossa energia.

 

Saúde perfeita ou com problemas só depende de nós

Tem pessoas que comem rápido demais, algumas tomam muito líquido durante as refeições e outras vão repousar após comerem bastante. E tem, também, quem é sensível a este ou aquele alimento. Alimentos gordurosos como os derivados do leite, ovos, carnes vermelhas e as frituras dão azia devido ao fato de demorarem para fazer a digestão.

Uma boa saída é usar suco de limão junto com as refeições. Ele ajuda a digerir os alimentos pesados. Quem tem gastrite ou úlcera, deve evitar comer em jejum, laranja, tangerina, abacaxi, manga e morango pois estas frutas, de acordo com nutricionistas, aumentam a sensação de dor. Neste caso o ideal é consumir banana, uva-passa, mamão e melão. Refrigerantes de cola, chás e café estimulam a acidez no estômago. A cafeína em excesso facilita a volta da comida à garganta, dando sensação de queimação. Uma dica importante, resultado de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas é evitar tomate cru que pode causar azia e má digestão.

O ideal é fazer um molho com azeite extra-virgem e orégano. Isso potencializa os efeitos antioxidantes e ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer. O pepino é um legume indigesto para muitas pessoas. Deve ser consumido com casca bem lavada; assim não dá má ingestão e ainda neutraliza a acidez estomacal.

A alimentação, como vimos, é a base para uma saúde perfeita ou cheia de problemas. O ideal é comer menos, fazer atividade física regularmente, avaliação clínica periódica e ter uma vida saudável.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/02/2012

Receber 14º e 15º é imoral

Enquanto a maioria esmagadora dos trabalhadores só tem direito ao 13º salário, porque os políticos podem ter este tratamento diferenciado? Os nossos deputados distritais recebem o 14º e o 15º salário. Um abuso diante de tantos benefícios e verbas que já tem. Isso é uma afronta àqueles trabalhadores que nem carteira assinada possuem. 14º e 15º mostra que nem todos são iguais perante a Lei.

E não é só no DF que isto acontece. Mesmo sem ter previsão na Constituição Estadual muitas Assembléias Legislativas pagam por “tradição”. Em Goiás o Ministério Público ingressou, no fim do ano passado com pedido de ação de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado por ferir o principio da moralidade administrativa. Nos estados do Paraná e de São Paulo os deputados estaduais já abriram mão deste privilégio. Que tal os nossos votarem pelo fim desta imoralidade?

Deputado que acha que ganha pouco e que merece 14º e 15º não deve se candidatar à reeleição. Quem não abrir mão desta imoralidade será excluído pelo voto.

 

Extrema pobreza no DF está com os dias contados

A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, recebeu o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz para dizer que o governo federal está satisfeito com o empenho do GDF em combater a pobreza. A ministra disse que o DF poderá ser a primeira unidade da federação a atingir a meta nacional a superar a extrema pobreza.

O governador apresentou à ministra o que está fazendo para amenizar a situação de centenas e centenas de pessoas que vivem na linha da pobreza. Desde o inicio deste mês o GDF está complementando o valor da Bolsa Família, de 70 para 100 e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda estão cadastrando as famílias mais carentes. Além de tudo isso o GDF está alfabetizando e qualificando profissionalmente as pessoas de baixa renda. Informou, também, que no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia já foram cadastradas 450 famílias e outras mil estão sendo avaliadas para receber o benefício.

A ministra elogiou a iniciativa do governador “o DF está realizando uma ação inovadora importante que é exemplo para vários estados no Brasil”. Isto vai fazer o Distrito Federal ser o número um no combate a extrema pobreza. O governador Agnelo saiu do gabinete satisfeito e mais incentivado para dar dignidade e levar luz a tantas pessoas perdidas pelos caminhos da vida.

Este trabalho está dando resultado pelo empenho e dedicação dos servidores e também pela utilização de Cadastro Único o que evita a duplicidade do benefício. A cada dois anos a Sedest avalia as famílias assistidas e elege prioridades. (Foto: Roberto Barroso) 

 

A W3 já está com faixa exclusiva

Nos 7 Km da W3 Sul, trafegam diariamente cerca de 480 ônibus. Mesmo com três faixas, no horário de pico o trânsito fica lento. Em função disso o GDF reservou desde ontem uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. No dia 15 de março os motoristas serão orientados a respeitarem os corredores exclusivos para os ônibus. Depois de um mês, quem desrespeitar será multado.

O Detran explica que a faixa continua delimita o espaço dos coletivos e a pontilhada indica onde os carros podem entrar para acessar as quadras. O Detran deve ficar atento pois ontem muitos ônibus estavam trafegando fora do corredor. 

O corredor exclusivo já está funcionando na Estrada Parque Núcleo Bandeirante e na Estrada Parque Taguatinga. Nos próximos meses o GDF quer implantar mais 6 corredores: na Hélio Prates, Elmo Serejo, Eixo Monumental, na Estrutural e na BR-020. O objetivo é facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo.

 

A arte de jogar com armas brancas

A esgrima é a arte marcial mais antiga do Ocidente. Começou como forma de combate bem antes de Cristo, no Egito. Como duelo era praticada pelos cavaleiros medievais e como esporte começou na Itália e Alemanha. Na França do período do absolutismo, havia competições de lutas com a utilização da sabos e espadas. Em 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas. A palavra esgrima significa proteção.

Chegou ao Brasil no período colonial devido ao interesse de Dom Pedro II. No final do século XIX, a prática é registrada no Clube Naval do RJ e em clubes de imigrantes alemães, no RS. E no século XX, militares do RJ adotam o esporte durante os treinamentos. Em 1922, foi criado um Centro Militar de Educação Física, na Vila Militar, e com isso veio o mestre d’armas francês Lucien de Mengnac. O exército brasileiro contratou depois o mestre Gauthier, instrutor da escola de esgrima da França para ministrar a arte aos militares no Brasil.

Na esgrima são utilizadas o florete e a espada que medem 1,10 m e o sabre com até 1,05 metro. Os esgrimistas usam roupas especiais para evitar ferimentos: máscaras metálicas, luvas e colete protetor e, além destes, a mulher usa protetor para os seios.

Aqui em Brasília esta modalidade é ensinada no Colégio Militar, que faz parte da Federação Brasileira de Esgrima. Aqui predomina a prática com a espada. A pista é de metal, tem 14 metros de comprimento e com muita tecnologia.

A bancária Erna Bauer (foto), há 3 anos é esgrimista. Disse-me que esta modalidade esportiva traz muitos benefícios. Aumenta a força, equilíbrio e habilidades corporais; melhora a resistência muscular; melhora o raciocínio; desenvolve a coordenação motora e o poder de concentração.

 

O terrível dia seguinte

Quem nunca abusou na bebida? Quem vai muito a baladas e festas comemorativas acaba perdendo o controle e depois se arrepende. O consumo de bebida alcoólica em excesso causa desidratação por meio do suor, vômito e diarréia. Ataca ainda o sistema nervoso e o gastrointestinal. O resultado disso tudo é a terrível ressaca. Casos graves de bebedeira precisam ser tratados imediatamente no pronto-socorro. 

A glicose é a fonte energética do nosso organismo. Quanto maior a ingestão de álcool mais glicose é gasta e com isso há grande consumo da energia corporal e isto enfraquece o organismo e o resultado é dor de cabeça, enjôos, vômitos, cansaço, tremores, ansiedade e irritabilidade e muito mais.

Os médicos recomendam alimentar-se bem antes de ingerir qualquer bebida e de preferência comer beterraba, peixe e azeite que protegem o fígado. Nunca beber de estômago vazio e se tiver de beber que seja de forma moderada e ainda tomando bastante água e sucos entre um gole e outro. E para se livrar desse terrível e indesejado dia seguinte que é um sinal que o organismo dá de que o álcool faz mal, é só comer coisas leves e saudáveis e repousar. E nunca esquecer que a única maneira de não ter ressaca é não beber. 

 

Ria mais 

A ciência comprova que fatores psicológicos estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso organismo. Rir faz bem à saúde. Enquanto a depressão aumenta os riscos de problemas cardíacos e de mortalidade, rir faz bem ao coração. Some ao bom humor a prática regular de atividades físicas e a boa alimentação para ter um coração de “ferro”. Então, quantas vezes você já riu hoje? 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/02/2012

O Banco do Desenvolvimento

Nos últimos anos, o Banco de Brasília dedicou-se atentamente ao segmento pessoa física. Agora, o presidente Jacques Pena está ampliando a carteira de crédito com empréstimos imobiliários, industrial e rural. As pequenas, médias e grandes empresas vão poder acessar crédito de maior monta e complexidade com menores taxas de juros devido ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste e do BNDES.

Para a garantia de um atendimento eficaz, o BRB está treinando os funcionários para operar com este nível de complexidade. O objetivo do presidente é fazer de 2012 o ano de muitas mudanças e muitas conquistas, principalmente em tecnologia da informação, para garantir agilidade para os correntistas. Além das empresas BRB Financeira, BRB Corretora e BRB Cartões, foi criada a BRB Ativos. É o Banco de Brasília cada vez mais a serviço da cidade e de sua gente.

 

O ritmo de cada um 

Cada corpo tem um ritmo. A gente sente sono em uma determinada hora, na outra tem fome, na outra tem mais disposição e assim por diante. Ainda mais agora que o horário de verão acabou. Cada um vai precisar de um tempo para “ajustar” novamente o relógio biológico. Equilibrando a “hora” do corpo a nossa energia voltará com força total.

Vivemos em um mundo onde o comportamento tem que ser adequado aos padrões determinados pela sociedade e não tem quem não fique nervoso, estressado e ansioso com tantas tarefas e atividades. Isso nos deixa reféns da competição, inveja, emoções negativas, insônia e estresse.

O estresse é um mal da modernidade que bagunça o nosso organismo e, pior, é o companheiro da maioria das mulheres porque trabalho, marido, filhos e compromisso fazem o cérebro feminino não desligar. Para sair desta situação é preciso parar um tempo e fazer exercício de respiração, isto reduz o hormônio do estresse no sangue. Com isso controlamos a ansiedade, a depressão e a insônia.

Para aliviar esta sobrecarga que causa mau-humor e cansaço mental, eu procuro ler, fazer trabalhos manuais e assistir documentários sobre animais e natureza. Isto é uma válvula de escape para a tensão acumulada. 

As situações estressantes, se não controladas, estimulam o apetite. Uma boa saída é caminhar pelo menos meia hora por dia. Ao caminharmos estamos ativando a nossa circulação, respiração e movimentando todos os nossos músculos. A caminhada faz bem para o corpo e também para a mente.

 

Regras de convivência

Viver em condomínio é uma arte e independe do estilo de vida ou da classe social. Todos têm de abrir mão de algumas individualidades, ser educados e cortês. Como milhares de pessoas moram em apartamentos e as queixas são constantes, até as novelas estão abordando este tema, dada a sua relevância.

A qualidade de vida dos condôminos depende da convivência civilizada e democrática. Cordialidades do bom viver não saem de moda. Mesmo assim muitas pessoas não estão nem ai para o outro. Jogam pontas de cigarro pela janela, cascas de frutas e até latas vazias de cerveja. Mas o desrespeito não para por ai. Tem gente que faz do corredor, em frente às portas de serviço, “estacionamento” para bicicletas e na lixeira de uso coletivo tem até resto de comida sem o devido armazenamento.

Tem pais que deixam as crianças e adolescentes brincarem com o elevador. Acionam botões desnecessariamente, pulam e gritam como se estivessem em um parquinho. Mais que educação é uma questão de segurança.

Nenhum vizinho pode incomodar ou causar prejuízo ao outro. O bom senso precisa imperar. As áreas de uso comum devem ser utilizadas com respeito e educação e nunca esquecer que o direito de um termina quando começa o do outro. E esta falta de respeito está tanto no Plano Piloto quanto nas cidades satélites. 

 

Dignos cidadãos

Cynthia Czarneski e Reginaldo Loureiro (foto da esquerda) são destaques no Distrito Federal pela postura ética, bondade e por proporcionar uma educação de qualidade nas unidades do Sigma. Denise e Paulo Zuba (foto da direita) são destaques pelo bom gosto e respeito ao consumidor. Denise é uma arquiteta premiadíssima e Paulo um gestor exemplar. Amanhã, Cynthia e Denise recebem as amigas para um almoço especial em comemoração aos seus aniversários, na comercial da QI 5 do Lago Sul.

 

 

E se o Brasil ficar sem professores?

Hoje o Ministério da Educação divulgou o valor do novo piso nacional de professores em R$ 1.451,00, um reajuste de 22,22% em relação a 2011. O aumento é para o professor de nível médio em jornada de 40 horas semanais. O que dizer disso? Seria uma vitória da classe?

É verdade que o piso salarial dos professores tem subido nos últimos anos, mas esse "aumento" não dá conta de compensar a defasagem econômica desses profissionais. Será que os jovens de hoje vão sonhar em seguir a carreira no magistério? Talvez o futuro dessa profissão esteja reservado somente a pessoas de um altruísmo sem igual. Se o Brasil ficar sem professores daqui alguns anos de quem será a culpa?

 

Mel é um bom alimento 

O mel transmite os princípios ativos contidos nos vegetais. Este alimento contém vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, K e PP, além de proteínas, minerais e ácidos reconhecidos por sua ação bacteriana, fazendo dele um antibiótico natural. O mel é um bom regulador intestinal e para o tratamento de doenças respiratórias. Isto é o que garantem os nutricionistas da Cooperativa Nacional de Apicultura.

A coloração, o sabor e o aroma variam de acordo com as floradas, podendo ser claro, vermelho, dourado ou escuro. O mais escuro é mais rico em minerais.

Para quem anda cansado, sem vontade para nada o mel é uma solução rápida para elevar a energia. Uma colher de mel fornece energia suficiente para 90 minutos de exercícios físicos. O ideal é ingerir no café da manhã de preferência no lugar do açúcar.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/02/2012

Anvisa inocenta Agnelo de responsabilidade administrativa mais uma vez

De acordo com sindicância feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, não teve responsabilidade administrativa pela autorização de funcionamento da importadora de medicamentos Saúde Import, do empresário Glauco Santos.

O assunto foi amplamente divulgado pela imprensa nacional depois que o deputado Fernando Francischini, do PSDB do PR, acusou o governador de “relação suspeita” entre a autoridade da Anvisa com convênios.

O corregedor da Anvisa, Ivon Carrico, foi quem assinou a Declaração de Isenção. O caso foi investigado em sindicância e será aberto processo administrativo disciplinar para apurar a conduta de outros servidos da Anvisa. Esta é a segunda vez que o órgão regulador isenta Agnelo. A primeira foi com relação ao laboratório União Química.

O governador considera ter sido acusado com má-fé e ignorância pelos adversários, visto que os acontecimentos a ele imputados sequer eram da alçada de sua diretoria. Agnelo Queiroz renova o voto de confiança nas instituições brasileira.

Agora cabe a imprensa nacional e as revistas de grande circulação darem o mesmo destaque. O povo do DF espera por isso.

 

Sacolas plásticas estão com os dias contados

Esta é a determinação da Lei Distrital nº 4.765, de autoria dos deputados Cristiano Araújo e Joe Vale, publicada ontem no Diário Oficial do Distrito Federal. A lei determina a substituição das sacolas plásticas por embalagens retornáveis até fevereiro de 2013. A lei , no entanto, não fala da distribuição das sacolas pelo comércio, deixando com isso uma lacuna com relação ao uso do plástico e em função disso precisa ser revista.

Todos sabemos que embalagens plásticas se tornaram inimigas do meio ambiente, pois levam séculos para se decompor. Representam uma “praga” para a sustentabilidade do planeta e aos poucos devem ser abolidas. Atualmente, 10% do lixo brasileiro é composto por sacolas plásticas e cada pessoa utiliza 19 quilos de sacolas por ano.

Diante de tantos danos ambientais em todo o mundo, há movimentos para erradicar o uso das sacolas. Redes de supermercados já oferecem saquinhos biodegradáveis e desconto para quem leva sacola de casa. O GDF tem se mostrado sensível ao prejuízo ambiental e está com campanhas de esclarecimento para que as pessoas abandonem este costume.

Sua invenção foi em 1862 e revolucionou o comércio pela praticidade. No Brasil esta novidade explodiu na década de 1980 e passou a ser usada de forma abrangente dentro do conceito tudo descartável. Tudo no comércio é empacotado por saquinhos plásticos. Há sacolas de todos os tamanhos. Mesmo com tanta praticidade devemos pensar na preservação do planeta e colaborarmos para diminuir o aquecimento global.

  

Hoje é dia de atrasar o relógio

Após 4 meses em vigência, o horário de verão termina a meia noite para 11 estados e o Distrito Federal. Quem mora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país e no estado da Bahia deve atrasar o relógio em uma hora.

De acordo com Decreto Presidencial de 2008 a mudança ocorre, todos os anos entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, como o que aconteceu neste ano, o final é transferido para o próximo domingo. Por isso o horário de verão de ano foi de 133 dias.

Aqui no DF a economia de energia foi de 2,3 mil megawatts/hora o que corresponde a 30% da energia gasta, por exemplo, em Brazlândia. Segundo o superintendente de operação do sistema elétrico da CEB, Marcos Fontana, “o horário de verão traz qualidade e confiabilidade para a energia fornecida”.

A redução total de consumo para o país deve ficar em torno de 0,5% com isso a economia para o Brasil deve ficar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões.

 

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã, às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conhecer a holding brasileira que está construindo na Arábia Saudita um grandioso complexo hospitalar na cidade de Riyadh.

Acompanhar a homenagem que a empresária Elizabeth Dutra, de Barueri/Alphaville, recebeu do jornalista Carlos Chagas (foto) e da advogada Maria Helena Prill.

Tem também a participação do piloto da Formula Truck Valmir Benavides e os embaixadores de Moçambique, Iraque e Arábia Saudita e a ex-senadora do PT Serys Slhessarenko.

 

Jovem mineira foi aprovada em 12 vestibulares

Passar em um vestibular é a meta de todo estudante do ensino médio. E ser aprovado no curso desejado é a consagração não só para o aluno como também para a família. Imagine, então, passar em 12 vestibulares ao mesmo tempo? É a glória.

Foi isso que aconteceu com Mariana da Silva Vilas Boas de 19 anos. Ela passou em 12 vestibulares, sendo 10 em medicina, curso que desejava desde os 12 anos de idade. Ela é de Pouso Alegre, do Sul de Minas Gerais e passou nas principais universidades públicas do Brasil.

Com tantas opções ela escolheu a Universidade de São Paulo, porque segundo ela, é apontada como uma das melhores do país. Ela disse que prestou vários vestibulares nas mais disputadas universidades porque achou que iria fracassar. Diz que mesmo cansada de tanta prova não desistiu porque quer ser médica.

Perguntada sobre o segredo de tanta genialidade ela diz: ”acho que a base é tudo. Sempre estudei na mesma escola e tirei boas notas e quando a gente tem um objetivo deve dar prioridade a ele.” Mariana, depois deste feito, virou garota propaganda da sua escola.

Parabéns. Com certeza será uma médica exemplar. 

 

GDF dá mais voz às mulheres

A primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiroz, reuniu ontem secretárias de Estado, primeiras-damas das administrações regionais e representantes dos órgãos do governo para discutir ações para a construção de políticas voltadas às mulheres.

 

O Comitê Intersetorial de Mulheres é presidido pela primeira-dama e vai, durante todo o mês de março, realizar uma série de ações para dar mais dignidade, melhorar a qualidade de vida com proteção à saúde e à integridade física e moral para as brasilienses.

Dra. Ilza quer unir os poderes executivo, legislativo e judiciário com a sociedade civil para um pacto de enfrentamento à violência. Quer também fazer reconstrução mamária nas mulheres que tiveram câncer, erradicar o analfabetismo, incentivar o ingresso das mulheres na construção civil e oferecer cursos profissionalizantes para o ingresso no mercado de trabalho.

Março é o mês da mulher e muitas palestras, debates e oficinas já estão sendo programados. E vamos divulgar cada evento que garanta dignidade para quem tem o dom da vida.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/02/2012

Exigir cheque caução poderá ser crime

Projeto de Lei elaborado pelos ministérios da Justiça e Saúde quer penalizar os hospitais privados e prestadores de serviços que exigirem cheque caução para atendimento. Quem utilizar desta prática vai responder por crime contra a economia popular.

Hoje, o Código de Defesa do Consumidor trata como prática abusiva a cobrança de cheque caução e pune com multa quem utiliza desta prática. O ministro Padilha disse ontem que “a ideia é tipificar esta exigência do cheque caução como crime contra a economia popular e com isso poder estabelecer penalidades”. O projeto de lei será encaminhado o mais rápido possível ao Congresso Nacional.

O governo quer também ampliar o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar para fiscalizar os hospitais privados, clínicas e laboratórios conveniados aos planos de saúde. A ANS hoje regula somente as operadoras dos planos de saúde.

Iniciativa bem vinda, pois a exigência de cheque caução é uma prática abusiva e um desrespeito com a vida humana.

 

Água, fonte de vida

A água é essencial para a saúde e bem estar. Uma pessoa pode suportar até 20 dias sem comer, mas não fica 36 horas sem tomar água, porque o organismo entra em colapso. Segundo os médicos, mesmo sem sede é necessário beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Os nutricionistas recomendam beber um copo em jejum para eliminar as toxinas produzidas durante a noite.

Os médicos alertam que quando não tomamos água o suficiente aumenta o risco de cancro da bexiga e do cólon devido a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. A saliva também diminui favorecendo as doenças da boca. Além do mais a pessoa fica desidratada e pode morrer.

Quem sentir boca seca, pele seca, cabelos ásperos, com urina de cor e cheiro fortes, cansaço, perda de concentração, dor de cabeça e falhas na memória, está precisando tomar mais água. A água é vida e proporciona inúmeros benefícios. Dentre eles ajuda a emagrecer, faz bem para a pele, facilita a digestão, contribui para combater a celulite, acne e estrias. Como ela é essencial para a nossa vida vamos evitar a desperdício.

 

BRB terá mais 159 funcionários

O Banco de Brasília convocou por meio do Diário Oficial do Distrito Federal de hoje 130 escriturários e 29 analistas que foram aprovados no concurso realizado no ano passado. Eles devem se apresentar dia 5 de março, a partir das 14 horas na agência da L2 Sul, EQS 410/411, sobreloja.

A posse está prevista para 5 de maio.

O BRB informa que o não comparecimento é considerado desistência, possibilitando o chamamento de outro aprovado. A lista com os 159 está na versão virtual do DODF, na página 32.

É muito bom dar uma notícia como esta, pois isto significa segurança para a vida destas pessoas.

 

Luto na música brasileira

       
O cantor e compositor Pery Ribeiro faleceu hoje, aos 74 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio, no hospital universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. Ele estava internado há cerca de 30 dias para tratar de infecção na membrana das válvulas cardíacas. Além da esposa e empresária, Ana Duarte, ele deixa 2 filhos. O velório é na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Pery Oliveira Martins nasceu da união de duas estrelas da música brasileira: Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. E com isso sua estrela começou a brilhar aos 3 anos de idade quando participou da dublagem de filmes de Walt Disney dando voz ao anão Dengoso. Aos 4 anos apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Dali em diante passou a percorrer uma linda estrada de sucesso. Nos anos 50 passou a adotar o nome artístico Pery Ribeiro. Foi cantor, compositor, ator e apresentador de TV.

Pery lançou 12 álbuns dedicados à bossa nova. Seu último trabalho foi em 2006 “Cores da minha bossa”. Um de seus shows mais emocionantes aconteceu em 2010 quando homenageou a mãe Dalva de Oliveira e seu pai Herivelto com clássicos da música brasileira como: Segredo, Caminhemos, Cabelos Brancos e Ave Maria No Morro.

Os fãs do Brasil e do mundo vão sentir muita falta deste talentoso e principal representante da bossa nova.

 

Pedro Parente é recebido pela presidenta Dilma

O chefe da Casa Civil no governo FHC, Pedro Parente, foi recebido ontem pela presidenta Dilma no Palácio do Planalto. Ele preside a Bunge, a gigante multinacional no Brasil. Parente disse à presidenta que a Bunge deve investir US$ 2,5 bilhões até 2015. Neste ano a empresa pretende expandir a produção de cana-de-açúcar nas usinas instaladas nos estados de Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Para isso vai investir US$ 400 milhões. O presidente da Bunge também informou que vai investir no plantio de palma.

A presidenta Dilma está preocupada com a queda na produção da cana-de-açúcar. Uma vez que responde por uma parte importante do fornecimento de combustível e de energia no país. Parente disse que os investimentos significam a confiança que a Bunge tem no setor agroindustrial do país.

Em agosto do ano passado a presidenta Dilma recebeu no Escritório Regional da Presidência da República, em São Paulo, o presidente mundial da Bunge, Alberto Weisser.  

 

 

Morre em São Paulo ex-dona da Daslu

Faleceu na madrugada desta sexta-feira aos 56 anos, Eliana Tranchesi. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein para tratamento de um câncer de pulmão descoberto em 2006. Ela deixa 3 filhos, Bernardo, Luciana e Marcela. Eliana era querida pelos funcionários, clientes e amigos e com ela morre também um estilo de luxo como nunca se viu no país. O enterro será às 15 horas no cemitério do Morumbi.

A butique de luxo Daslu foi fundada em 1958 e funcionava na casa de Lucia Piva. Eliana herdou da mãe a empresa, que, a partir dos anos 90, durante o governo Collor ela passou a trabalhar com importações. Era a pioneira no mercado de luxo brasileiro. A loja oferecia o que há de mais luxuoso no mundo da moda e com isso atraia mulheres de todo o Brasil. A loja é a preferida de muitas brasilienses que viajam à São Paulo só para comprar os últimos lançamentos.

Eliana ocupou páginas policias desde 2005. Ela era suspeita de cometer crime de sonegação fiscal nas importações da Daslu. Em 2009, foi condenada pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e descaminho (crime contra a ordem tributária) como resultado da operação Narciso da Polícia Federal. Ela tem uma dívida estimada em R$ 500 milhões com a Receita Federal. Em função disso em fevereiro de 2011 a boutique foi vendida ao fundo Laep.

A partir desta sexta quem vai comandar a Laep, que detém o controle da Daslu e Parmalat, é o ex-banqueiro Luiz Cezar Fernandes. Ele participou da fundação dos bancos Garantia e Pactual. É um homem conhecido e respeitado no mercado financeiro.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/02/2012

Iphan cria zona de proteção

O Diário Oficial da União publicou, ontem, novas normas de ocupação determinadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para proteger o projeto urbanístico de Brasília. A partir de agora projetos de construção de prédios terão de ser submetidos à análise do Iphan. Esta proteção abrange pelo menos 10 cidades.

Esta portaria estava em elaboração há dois anos e foi publicada num momento importante pois agora em março uma comitiva da Unesco vem à Brasília checar denúncias de agressão ao patrimônio cultural. A preservação da área tombada é prioridade para todos.

Qualquer projeto dentro do entorno da área tombada deverá passar pelo Iphan . Esta determinação tem como objetivo principal preservar o traçado de Lúcio Costa e manter tanto para os brasilienses quanto para os turistas a visibilidade do horizonte. Esta proteção extra vai preservar ainda mais o projeto urbanístico de Brasília e as características do Plano Piloto.

É importante lembrar que o GDF realizou conferências em 2011 em todas as regiões administrativas para discutir as novas regras de ocupação. Cerca de 14 mil pessoas participaram das reuniões setoriais e agora os técnicos vão apresentar parecer sobre os anseios da comunidade. O governador Agnelo quer um Plano completo de preservação do conjunto urbanístico de Brasília e solicitou  para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela, que resolva as antigas pendências.  

 

Presidenta recebe novos embaixadores

   

Em cerimônia na manhã de hoje no Palácio do Itamaraty a presidenta Dilma, recebeu as credenciais dos 20 novos embaixadores. Argentina, Hungria, Honduras, China, Suécia, Israel, Peru, Síria, Ordem de Malta, ilhas Figi, Guiana, Gabão, Tunísia, Nova Zelândia, Guiné, Burkina  Faso, Sri Lanka, Côte Divoire, Irã e Tailândia. Acompanhada do ministro Antonio Patriota conversou com cada um dos representantes estrangeiros.

Ao entregar as credenciais os embaixadores dão inicio às suas funções e solicitam ao chefe de Estado brasileiro que sua missão seja reconhecida oficialmente. A  solenidade foi aberta apenas para imagem.

  

Fotos: Da esquerda para direita: Embaixadora de Honduras, Ava Rossana; Luis Maria Kreckler, embaixador da Argentina; Embaixador da Suécia, Magnus Robach; Embaixador do Peru, Jorge Boyona Medina; Ministro Antonio Patriota, Embaixador Csaba Szijjártó da Hungria e a presidenta Dilma. (Fotógrafo: Roberto Stuckert Filho)

 

Planos de Saúde não podem limitar despesas hospitalares

Ficar doente é um problema imagina então ter de discutir com o plano de saúde a respeito das despesas hospitalares. Esta preocupação acabou devido a sensibilidade dos ministros do Superior Tribunal de Justiça. Por decisão unânime determinou que os planos não podem estabelecer limites para despesas e nem quanto ao tempo de internação hospitalar.

Segundo o relator, ministro Raul Araújo “Não há como mensurar previamente o montante máximo a ser despendido com a recuperação da saúde de uma pessoa enferma, como se faz, por exemplo, facilmente com o concerto de um carro”. O ministro Raul disse que o bem segurado é a saúde humana e portanto inviolável a fixação de um valor monetário determinado.

Esta decisão veio em boa hora pois o tema da Campanha da Fraternidade deste ano é a saúde. Incentivar o espírito fraterno e o respeito com os enfermos é dever de todos nós.

 

Papa-DF distribui cidadania e qualidade de vida

O Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura, está funcionando há um mês e já beneficiou várias entidades e alunos de escolas públicas do Distrito Federal. O programa consiste na aquisição de produtos da agricultura familiar pelo GDF que repassa gratuitamente para as instituições credenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.

O Papa beneficia, inicialmente, 880 produtores que tem a garantia da comercialização dos produtos. Depois crianças, adultos e idosos que vivem em situação de risco que recebem refeições por meio de 126 entidades onde a Sedest  já distribuiu cerca de 15 mil refeições. E mais: 78 escolas da rede pública de ensino recebem estes produtos para o café-da-manhã, almoço e lanche da tarde de seus alunos.

O governo do DF por meio deste programa está distribuindo cidadania e qualidade de vida para as pessoas necessitadas e também combatendo a pobreza extrema. A meta é ampliar o número de beneficiados principalmente melhorando a merenda escolar.

 

Acadêmicos da Asa Norte é a campeã do carnaval de Brasília

 

A escola é uma das mais tradicionais do Distrito Federal. Foi fundada em 1969 na categoria de bloco carnavalesco e em 14 de janeiro de 1973 passou à categoria escola de samba. Passou por altos e baixos mais sempre renasceu com mais categoria. No ano passado homenageou os 50 anos do Sindicato dos Bancários e ficou em 3º lugar e agora  foi vencedora  em homenagear os 50 anos da Universidade de Brasília. O pentacampeonato era aguardado há mais de 20 anos.

“É para a UnB que a Asa Norte canta / Dá nó na garganta tamanha emoção / Parabéns, universidade / São 50 anos de felicidade”.

Com este refrão alunos, professores e funcionários cantaram emocionados e sacudiram  a multidão do Ceilambódromo. Todos os integrantes e passistas com samba no pé, graça e beleza acompanharam o mestre Ronaldo e sua bateria nota 10. O carro abre-alas mostrou uma imagem geral da UnB, o segundo retratou o período de opressão que a instituição sofreu durante a ditadura e o último carro as inovações como o programa Universidade Aberta do Brasil.

O reitor da UnB, José Geraldo, todo de branco, não escondia o orgulho de comandar tão importante guardiã do conhecimento. O presidente da escola, Robson Farias, ao receber o resultado não escondeu a emoção e disse que os integrantes deram tudo de si e o troféu é o reconhecimento pelo trabalho duro e dedicado.

Parabéns a todos pelo esforço, trabalho, dedicação e categoria em mostrar que o saber é ouro.

 

Gre-Nal 391

 

A “final antecipada” do primeiro turno do campeonato Gaúcho, Taça Piratini, foi marcada pela superação e organização gremista. O jogo aconteceu já nas quartas de final por conta do péssimo desempenho do Grêmio na temporada, que ficou em 4º lugar no grupo 2. Com a demissão do técnico Caio Júnior, em pleno Carnaval, e com os frustrantes resultados anteriores a expectativa era de imensa superioridade e favoritismo para o Internacional. Porém a quarta-feira de cinzas foi azulada para o Tricolor Gaúcho.

Em pleno estádio Beira-Rio o Grêmio teve mais vontade, qualidade e organização. A equipe dominou a partida e sagrou-se vencedor. Destaque para as atuações de Victor, Souza e Kléber, autor do gol da vitória (foto). Roger, auxiliar técnico do Grêmio, comandou a equipe na ausência de Caio Júnior e Luxemburgo. Mostrou-se inteligente, audacioso e competente. Montou a equipe forte, aguerrida e organizada que tanto se esperava e jamais tinha sido vista na temporada de 2012.

Com a vitória por 1 x 2, o novo treinador Luxemburgo assume a equipe com a tranquilidade de estar perto de levantar a primeira taça no ano. Pela frente resta enfrentar a equipe do Caxias, no domingo, pela semifinal e o outro finalista (caso a equipe supere o Caxias) que sai dos confrontos entre Novo Hamburgo x Lajeadense e Juventude e Veranópolis (jogos válidos pelas quartas de final).

A expectativa mudou de forma inesperada. O Grêmio volta a ser o time que quer a vaga para a próxima Libertadores e o título de um campeonato nacional ou sul-americano ainda em 2012. (Por Gilbert Di Angellis) 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/02/2012

Encontro de Presidentes de Parlamentos

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, viajou para a Arábia Saudita para participar da 3ª Conferência do G20 parlamentar. O encontro reúne os presidentes dos parlamentos dos 20 países mais ricos do mundo em Riad, neste final de semana. A crise econômica internacional será o principal assunto do encontro.

No dia 25, sábado, o deputado Maia fará uma análise da situação da economia mundial , vai falar do modelo econômico brasileiro e do crescimento com distribuição de renda adotado nos últimos  10 anos.

Ele também vai participar de uma reunião com representantes do grupo Brics, formado pelo Brasil, África do Sul, Índia, China e Rússia. E neste caso vão tratar de políticas de desenvolvimento entre os países emergentes. O retorno do presidente da Câmara está previsto para o dia 27, segunda-feira.

 

Quarta feira de cinzas

O dia de hoje amanheceu como se estivesse com ressaca de carnaval. O céu acinzentado marca o primeiro dia  da quaresma. Inclusive ocorreu chuvas em pontos isolados com temperatura de 18°C. A manhã foi de trânsito tranquilo, mas logo depois do almoço o movimento começou pois os bancos e o comércio voltaram a funcionar.

Com o fim do carnaval, quem teve trabalho extra foi o SLU que com muito empenho e firmeza deixou a cidade limpa novamente. Só no Plano Piloto foram recolhidas cerca de 15 toneladas de lixo. No Ceilambódromo foram recolhidas 10 toneladas. Homens e mulheres que não mediram esforços para cuidar do patrimônio cultural e da qualidade de vida.

Como hoje é quarta-feira de cinzas é um dia propício para refletirmos sobre nossas atitudes e sobre a fragilidade da vida humana. É tempo para orações e renascimento.

 

Fraternidade e Saúde Pública

O Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, abriu hoje, a campanha da fraternidade com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Desde 1964 a Campanha  da Fraternidade mobiliza as comunidades católicas de todo o país para debaterem o tema escolhido durante a Quaresma e encontrarem uma saída para diminuir as desigualdades e garantir a dignidade da pessoa humana.

Dentre os temas que serão debatidos durante este período, nos conselhos estaduais e municipais de saúde está a violência dentro de casa, a gravidez na adolescência e a obesidade. Segundo Clóvis Bonfleur, membro do Conselho Nacional de Saúde, a partir dos 4 anos de idade, os acidentes e a violência são as principais causas de mortes de crianças e jovens.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do lançamento e disse que o orçamento para este ano é de 17%, bem maior que o ocorrido em 2011. Este aumento de R$ 13 bilhões é o maior que já existiu desde o ano 2000. E garantiu que “tudo o que estava programado pelo Ministério da Saúde e foi encaminhado para o Congresso Nacional está absolutamente mantido”.

A Campanha da Fraternidade é um incentivo para o amor ao próximo. Uma oportunidade para refletirmos sobre a realidade da saúde no Brasil e incentivarmos o espírito fraterno e comunitário com os enfermos. 

 

Carnaval de Brasília surpreende pela organização 

As seis escolas de samba do grupo especial do DF se apresentaram ontem no Ceilambódromo em clima de paz, alegria e descontração. A Capela Imperial de Taguatinga, Mocidade do Gama, Acadêmicos da Asa Norte, Bola Preta de Sobradinho, Aruc e Águia Imperial de Ceilândia deram um show  na avenida do samba. O GDF mostrou o quanto respeita o carnaval e a cultura popular e não mediu esforços para garantir a segurança e a tranqüilidade da população.

A Capela Imperial, de Taguatinga, homenageou Elis e fez um desfile compacto, bonito e criativo e nem a chuva desanimou o público e os integrantes da diretoria da escola que desfilaram na última ala da Capela.

Cultura e Misticismo foi o que mostrou a Mocidade do Gama. A natureza, os animais e as crenças estavam nas fantasias e nos carros alegóricos. Foi um desfile bonito que conseguiu passar para o público a importância de preservar a natureza.

“Do saber ao ouro: 50 anos de história da UnB”, foi o enredo da Acadêmicos da Asa Norte. Os cerca de 730 integrantes cantaram com entusiasmo o samba-enredo em homenagem aos 50 anos da Universidade junto com o principal destaque o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa (foto), que estava bem entrosado no samba. A escola fez uma viagem dos tempos de repressão durante a  ditadura até as conquistas e os avanços de hoje. E para encerrar com chave de ouro 80 mulheres vestidas de branco, amarelo e dourado demonstraram o sucesso da universidade.

A Bola Preta de Sobradinho mostrou a influência e a importância da China em todo o mundo. As fantasias com guerreiros e camponeses mostravam a riqueza cultural do país asiático e os carros com Buda e o dragão imperial encantaram os olhos do público.

A Aruc, campeã do carnaval de 2011, homenageou o consagrado artista Portinari e mostrou na avenida as cores e as caras do Brasil. Como sempre um requintado desfile com categoria e tradição.

A Águia Imperial de Ceilândia agitou as arquibancadas quando entrou na avenida mostrando toda a  evolução artística no Brasil. Foi a escola com mais integrantes, 1,2mil. Pinturas clássicas, livros, músicas e cultura foram retratadas em cores com muita criatividade. Um desfile lindo, tranqüilo e com alegria contagiante.

 

Unidos da Tijuca vence o carnaval do Rio

 

Com enredo sobre a vida do músico Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a escola de samba Unidos da Tijuca vence o carnaval 2012 no Rio de Janeiro. Além da vida do músico a Tijuca levou para a Marquês de Sapucaí todas as características culturais do nordeste. A avenida ficou enfeitada com bonecos de barro e produtos do mercado de Caruaru. Da máquina à sanfona viva e coreografias com elementos humanos a escola foi a penúltima a desfilar na segunda-feira. Durante todo o desfile o público conheceu os momentos e a riqueza do universo que Luiz cantou em suas músicas. Uma linda homenagem ao Nordeste brasileiro.

A criatividade de Paulo Barros foi decisiva para a vitória de toda a comunidade do Morro do Boréu. O presidente Fernando Horta disse que a emoção é muito grande pois a disputa foi dura. A escola gastou R$ 10 milhões e só foi possível fazer um desfile de alto nível porque o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, convenceu 6 empresas do seu estado em patrocinar a escola. O primeiro título foi conquistado em 1936 e o último título foi em 2010 com o enredo É Segredo. No ano passado a escola foi vice-campeã do carnaval.

Com sua quadra totalmente lotada os componentes e membros da diretoria emocionados trocavam abraços e beijos. Waguinho, um dos autores do samba-enredo campeão estava emocionado assim como sua mãe Solange Faria.  Salgueiro ficou em segundo lugar e Vila Isabel em terceiro.

 

Webseries: nova febre na internet

Se as séries de TV já são sucesso absoluto há décadas, as chamadas "webseries" são a nova febre na internet. Abordando os mais variados temas, as séries brasileiras (e internacionais também) têm qualidade suficiente para competir com as da televisão. Algumas estão se destacando tanto que já têm dezenas de milhares de acessos e muitos fãs estão pedindo por mais e mais episódios. O problema é que os criadores e produtores esbarram em um problema tão antigo quanto a própria televisão: orçamento e falta de apoio. Assim, essas webseries viram uma espécie de "piloto", que são avaliados e testados para, quem sabe um dia, ganharem espaço na televisão.

Dentre tantas webseries de qualidade, destacamos 3%, uma série que acompanha a luta dos personagens para fazer parte dos 3% dos aprovados que irão para o Lado de Lá. A trama se passa em um mundo no qual todas as pessoas, ao completarem 20 anos, podem se inscrever em um processo seletivo. Apenas 3% dos inscritos são aprovados e serão aceitos em um mundo melhor, cheio de oportunidades e com a promessa de uma vida digna. O processo de seleção é cruel, composto por provas cheias de tensão e situações limites de estresse, medo e dilemas morais. Confira o primeiro episódio:

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 226 de 244
RocketTheme Joomla Templates