Coluna da Bernadete Alves - dia 09/06/2012

Brasília na TV - Domingo às 12h30

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir o desfile da conceituada grife italiana Renato Balestra, e saber como ele conquistou as mulheres e homens mais elegantes do mundo. Eu conversei com a estilista Federica Balestra, sua filha, que conta como cada coleção é idealizada e como eles mantém a qualidade em todas as criações.

   

Você também vai saber como está o atendimento da Oftalmed – Hospital da Visão em Águas Claras, sob a coordenação dos oftalmologistas, Sérgio Saraiva, Sebastião Ferreira e Celso Boianovsky. E também quais são as principais doenças dos olhos na entrevista com Dr. Celso Boianovsky. Depois você vai conhecer o jovem empreendedor Eduardo Mencarini Clark, que junto com o primo Fernando comanda o Arena Futebol Clube. Um espaço muito bem localizado no Setor de Clubes Sul, em frente a AABB, que sedia futebol society e shows.

 

Copa Petrobras de Marcas desfila em Brasília

A Esplanada dos Ministérios foi palco para o desfile dos modelos das grandes marcas que vão participar amanhã no Autódromo de Brasília da Copa Petrobras. Os pilotos Vitor Meira (Ford Focus), Ricardo Zonta (Toyota Corola XRS), Fábio Carbone (Honda Civic), Rodrigo Santos (Mitsubishi Lancer GT) e Galid Osman (Chevrolet ) mostraram suas máquinas na Capital do país.

 

A primeira etapa foi no dia 22 de abril em São Paulo, a segunda é 10 de junho aqui em Brasília e a terceira vai ser no dia 22 em Curitiba. Esta é a primeira vez que o brasiliense Vitor Meira participa com a equipe Amir Nasr Racing. Ele está de volta ao Brasil depois de passar 10 anos correndo na Fórmula Indy.

Hoje os modelos das grandes montadoras vão estar no autódromo no treino oficial às 9h15, depois às 13h20 e o treino classificatório vai ser às 16h30. Amanhã a primeira corrida da segunda rodada terá largada às 10h25 e às 13h20 o público vai conferir de novo a corrida entre as marcas Ford Focus, Toyota Corola, Honda Civic, Mitsubishi e Chevrolet. Antes da disputa tem show de adrenalina com a apresentação do Quicks Moto Show entre às 10h40 e 11h40.

 

Brasil perde Ministro Humberto de Barros

É com pesar que informamos o falecimento de um dos mais ilustres presidentes do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Gomes de Barros. Ele faleceu, aqui em Brasília, na noite de ontem aos 73 anos.

Dr. Humberto ficou no STJ, Tribunal da Cidadania, como ele denominava, por 17 anos e se destacou pela forma humanitária que aplicava em todos os seus julgamentos. Tive a honra de entrevistá-lo, por várias vezes e me encantava pela simplicidade e pelo alto saber adquirido durante uma carreira de 50 anos dedicados à justiça. Além do mais um exímio escritor, poeta, cronista que tinha paixão pelo cordel.

O ministro fortaleceu e aproximou a Justiça Federal do cidadão, defendia um maior rigor ao crime organizado e a celeridade da justiça. Foi Coordenador-Geral da Justiça Federal, membro do Tribunal Superior Eleitoral, Diretor da Revista do STJ, vice-presidente e presidente do STJ.

Dr. Humberto é natural de Maceió e pai de quatro filhos. Minha solidariedade aos familiares e amigos deste ilustre cidadão brasileiro. Parte o homem, mas fica o exemplo de quem cumpriu com dignidade a sua missão.

 

Dinheiro de papel faz gastar menos

Cédulas e moedas vem perdendo espaço para cartões, celulares e até chips nas transações comerciais. Isto ocorre devido a modernidade e o incentivo ao consumismo. Além disso o dinheiro “virtual” como por exemplo vale-refeição, vale-transporte e vale-combustível também conquistaram o mercado. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços “o dinheiro de plástico”, responde por 26,8% do consumo privado no país.

Existem no Brasil mais de 70 bandeiras de redes varejistas, beneficiando população com menor renda que pode agora ostentar com orgulho o seu cartão de crédito ou de débito. Com tanta tecnologia, as pessoas compram cada vez mais e depois passam aperto para honrar os compromissos.

Quem quer controlar os gastos deve pensar duas vezes antes de comprar até porque muitas vezes compra por impulso. Quem tem dinheiro na mão pensa duas vezes antes de gastar porque a sensação de ter dinheiro na carteira ou na bolsa é muito boa.

 

De R10 para R49

(Por Gilbert Di Angellis) O jogador Ronaldinho Gaúcho vem tumultuando sua consagrada carreira ao vir para o Brasil. Em princípio deixou o Milan para voltar ao seu país natal. Chegou com discurso de buscar títulos e retornar a Seleção Brasileira pra jogar a Copa do Mundo de 2014. Negociou com 3 grandes times nacionais em um verdadeiro leilão até escolher qual camisa vestir. Representantes do Palmeiras, do Grêmio e do Flamengo se reuniram diversas vezes com Assis, irmão e empresário do jogador, para fazer suas propostas. Curioso nesse leilão é que a cada encontro com Assis os presidentes anunciavam para a imprensa o acerto com o R10.

Depois de ouvir as mais variadas propostas e sem manifestar sua vontade própria, Ronaldinho foi para o Flamengo. A recepção no clube rubro-negro foi intensa e calorosa, em oposição a passagem fraca e fria do jogador pelo time carioca. O contrato com validade até 2014 foi quebrado no final de maio desse ano por falta de pagamento dos salários do jogador. Ronaldinho entrou na justiça contra o Flamengo pedindo 40 milhões de reais. Dessa vez, em total contradição com a primeira escolha de clube, R10 escolheu rapidamente e sem leilão seu novo time.

O Atlético Mineiro contratou o jogador na expectativa de ele reencontrar o bom futebol (pelo jeito perdido no tempo), recuperar a vontade de jogar bola e deixar de farrear. Difícil missão essa que o Atlético tem pela frente. A consagrada camisa 10 que lhe rendeu o apelido de R10 não será usada no time mineiro, pois essa já tem dono. Ronaldinho escolheu a camisa 49 para homenagear a mãe que nasceu em 1949. Fato é que um time que não vive grande fase nos últimos anos alia-se a um jogador que deixou o bom futebol pra trás (bem pra trás). 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/06/2012

Renato Balestra desfila o requinte da moda italiana

Uma das mais conceituada grife italiana, destaque na semana da moda em Milão, arrasou com desfile de alta costura e prêt-à-porter no CFW no Teatro Nacional, em Brasília. Os vestidos dignos de Oscar encantaram pela beleza, qualidade, bom gosto e leveza. Todo este sucesso é porque Renato Balestra veste princesas, primeiras-damas, atrizes e personalidades internacionais. Tem lojas nos endereços mais sofisticados do mundo e uma completa linha de vestuário masculino e uma vasta gama de acessórios. Confira o desfile em Brasília e a minha entrevista com a estilista Federica Balestra, filha de Renato.

 

 

Brasília, se depender do GDF, será sempre Patrimônio da Humanidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, confirmou que Brasília mantém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. O GDF recebeu o relatório produzido pelos consultores que vieram aqui no mês de março deste ano para avaliar o estado de conservação do sitio inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

 

 

O governador Agnelo disse que preservar Brasília é uma das suas prioridades. “Este é um título de grande valor para a nossa cidade e, sobretudo, para o nosso país. Por isso nossa ação é de preservação, recuperação, desconstituição de algumas agressões ao patrimônio e de valorização”, disse Agnelo.

Brasília é valiosa para os pioneiros que a construíram, para os nascidos aqui, par todos os brasileiros e para o mundo desde o dia 7 de dezembro de 1987. É o único bem contemporâneo a merecer essa distinção. Este legado de JK possui a maior área tombada do mundo, 111,25 Km2. Temos a honra de usufruir e de contemplar, mas temos o dever de cuidar e de preservar para que continue como marco da arquitetura e urbanismo modernos. Esta é a melhor cidade para se viver e trabalhar.

 

Corpus Christi reuniu milhares de pessoas na Esplanada

Foi bonito ver o movimento de cerca de 600 jovens de 28 paróquias durante a manhã de ontem, na Esplanada dos Ministérios, confeccionando um belíssimo tapete de 60 m2, todo de serragem colorida, com desenhos belíssimos para a passagem dos fiéis.

 

Às 17 horas Dom Sérgio Rocha celebrou a santa missa para cerca de 60 mil fiéis e depois em procissão até o Congresso Nacional deu a benção aos doentes, às famílias e aos governantes. O governador Agnelo e a primeira-dama, Dra. Ilza, acompanharam todo este ato de fé e depois percorreram o trajeto dos tapetes. Uma grande queima de fogos encerrou a festa cristã.

 

Evite o mau hálito

Cientificamente conhecido como halitose, o mau hálito é extremamente comum. É algo que deve ser tratado, tendo em vista as complicações que pode trazer pra sua vida profissional e pessoal. Porém não é tão fácil de ser identificado pela própria pessoa como parece. Afinal ela está acostumada com o próprio cheiro, por isso muitos não tem consciência de que sofrem de halitose.

 Há algumas maneiras de se auto-diagnosticar. Uma delas é, ao invés de tentar sentir seu próprio hálito usando as mãos em forma de concha, lamber as costas da mão e, depois de secar, sentir o cheiro. Outra forma é a visualização da própria língua, uma vez que o mau-hálito não está ligado aos dentes e sim às bactérias presentes na língua. Normalmente uma língua rosa indica hálito fresco, enquanto uma língua branca pode indicar mau hálito.

Alguns alimentos podem ser responsáveis pela halitose, como é o caso do alho, cebola, peixe e comida muito doce. Bebidas como cervejas, refrigerantes, vinho e café, também causam esse problema. Em contra partida, chá verde, canela, cravo, frutas, verduras, gomas de mascar sem açúcar, água e alimentos ricos em vitamina C ajudam afastar essa mal.

Sabendo do problema o tratamento é relativamente fácil. Caso você tenha halitose, não deixe o mau-hálito prejudicar sua imagem.

 

Cada cigarro de maconha equivale a 20 cigarros convencionais

Este é o resultado de estudos feitos por especialistas da British Lung Foundation depois de avaliarem pessoas de 16 a 59 anos de idade na Inglaterra e no País de Gales que utilizam a cannabis todos os dias. O relatório aponta ligações da maconha com a ocorrência de tuberculose, bronquite aguda e câncer de pulmão.

O uso contínuo da droga tem sido associado ao desenvolvimento de problemas mentais como a esquizofrenia. Isto acontece segundo os especialistas porque as pessoas ao fumar maconha fazem inalações mais profundas e mantém a fumaça por mais tempo do que quando fumam cigarro comum.

Esta comprovação também foi feita pelo Instituto de Psiquiatria da Grã- Bretanha. Os pesquisadores concluíram que o uso da maconha aumenta significativamente a incidência de sintomas psicóticos. A droga é, portanto, um fator de risco para o desenvolvimento destes sintomas e o uso repetido pode aumentar o risco de sofrer desordens psicóticas.

Pesquisadores canadenses da Universidade de Dallhouse, revelam os perigos da maconha para as áreas essenciais do cérebro necessárias para dirigir com segurança. Quem fumar maconha até 3 horas antes de dirigir dobra as chances de cometer colisão ao volante. Isto porque exames de imagem mostram que o uso diário da droga interfere na química do cérebro afetando a concentração, a coordenação e os movimentos.

 

Rio + 20

Já está tudo pronto para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, dia 13 no Rio de Janeiro. Esta Conferência marca os 20 anos da ECO – 92 que discutiu sobre a saúde do nosso Planeta. Neste dia a atenção mundial estará voltada para o Brasil até porque já existem mais de 2 bilhões de internautas no mundo de acordo com levantamento feito pela ONU e também já temos 5 bilhões de telefones celulares.

O objetivo da Conferência que vai até o dia 22 deste mês é renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e o que os países emergentes estão fazendo para garantir a biodiversidade.

De 15 a 19 de junho o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social vai promover uma série de debates para ampliar e fortalecer a rede de diálogo sobre desenvolvimento sustentável.

No Riocentro, território das Nações Unidas, entre os dias 16 e 19 serão realizados os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, organizados pelo Governo brasileiro. Erradicação da pobreza, crise econômica, segurança alimentar, água, energia sustentável para todos, cidades sustentáveis, consumo e produção sustentáveis, desemprego, emprego verdes e migração são os principais temas discutidos com representantes da sociedade civil. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/06/2012

Roberto Caldas é eleito juiz da Corte da OEA

É uma honra para o Brasil ter pela segunda vez um representante na Corte Internacional de Direitos Humanos. O primeiro brasileiro foi o jurista Antônio Augusto Cançado Trindade que foi juiz entre 1994 e 2008, tendo inclusive ocupado a presidência por duas vezes. A Corte tem sede em San José na Costa Rica e é composto por 7 juízes eleitos entre juristas dos países membros da Organização dos Estados Americanos.

Roberto de Figueiredo Caldas foi indicado pela presidenta Dilma e venceu um mexicano e um colombiano. A eleição ocorreu no dia 5, durante a 42ª Assembléia da OEA em Cochabamba na Bolívia. Seu mandato vai até 2018, com possibilidade de reeleição. Ele vai continuar exercendo suas atividades profissionais no Brasil.

Como a Corte tem por objetivo salvaguardar a aplicação dos Direitos Humanos, Roberto é um advogado que tem reconhecida competência em direitos humanos, sociais e na defesa dos trabalhadores. Formado pela Universidade de Brasília é destaque como membro da Comissão de ética Pública da Presidência da República, da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo.

 

Campeões da 10ª Copa Sinduscon de Futebol

A cada ano a Copa Sinduscon se torna mais forte e com mais qualidade. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF mostrou mais uma vez o quanto se preocupa com o bem estar dos seus trabalhadores ao promover momentos de esporte, cultura, lazer e saúde por meio do maior campeonato de futebol da construção civil da região Centro-Oeste.

Os times “brigavam” pelo melhor resultado para honrar a camisa que lhe garante emprego. Mostraram garra, determinação e respeito pelo adversário e o resultado foi surpreendente.

O presidente Julio Peres garantiu que a 11ª copa, no ano em que Brasília sedia a Copa das Confederações vai ser ainda melhor. Parabéns aos bravos trabalhadores que foram verdadeiros jogadores e ao comitê organizador da copa e a todos que fazem deste sindicato referência em respeito, dignidade e cidadania. (Fotos: Erivelton Viana).

  

 

Primeiro lugar: Empresa Construmeta e Entidade Senai. 

 

Segundo lugar: Empresa Entherm e Entidade Crea DF. 

 

Terceiro lugar: Empresa Combral e Entidade Sesi. 

   

Entrega de troféus aos jogadores que se destacaram na competição. 

   

Os sortudos que ganharam os prêmios do sorteio.

 

As festividades de Corpus Christi

Católicos do mundo todo celebram hoje o corpo e o sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Significa a confirmação que Deus é o alimento para a alma. A data foi celebrada pela primeira vez em 1193, por iniciativa de uma religiosa belga. É uma festividade móvel pois acontece 60 dias após a Páscoa. 

Além da missa outro ponto importante da celebração é a procissão onde as famílias desenham e decoram belos tapetes com papéis coloridos, serragens e folhas com desenhos de pão, cálice e Jesus nas ruas da cidade para os fiéis passarem. Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a enfeitar as ruas para a procissão. Matão, no interior de São Paulo, realiza hoje a mais importante festa de Corpus Christi no Brasil.

Aqui em Brasília jovens voluntários vão preparar a festa confeccionando belos tapetes de serragem colorida, às 15 horas começa a concentração dos fiéis com animação da Banda Maranatha. 60 sacerdotes vão estar à disposição para quem desejar se confessar antes da missa que começa às 17 horas presidida pelo arcebispo dom Sérgio da Rocha. Após a celebração os fiéis seguirão em procissão pela Esplanada acompanhando o Corpo de Cristo e recebendo bênçãos pelos doentes, famílias e governantes.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/06/2012

Governo colabora com a saúde do Planeta

Preocupada com o desenvolvimento sustentável a presidenta Dilma anunciou um pacote de medidas para preservar o meio ambiente, como a homologação de unidades de conservação, de reservas indígenas e o fim dos lixões em todo o país. Crescer, incluir e proteger estão dentre as medidas anunciadas em solenidade ontem no Palácio do Planalto. A presidenta tem dito que é possível desenvolver a agricultura preservando o meio ambiente.

A presidenta declarou que o governo está preparado para enfrentar a crise internacional com “mais sabedoria e melhores instrumentos”. Dilma disse que a crise não pode ser argumento para que conquistas ambientais e de inclusão social sejam perdidas. “O Brasil, na última década, foi o país que mais avançou na preservação da biodiversidade e na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável”. A presidenta também disse que o Brasil protege as florestas, pulmão do mundo, e colabora para a preservação da biodiversidade mundial.

 

Vacinação contra a gripe ainda não alcançou a meta do governo

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, ontem, 76,33% da população alvo foi imunizada até agora, o que corresponde a 23 milhões de pessoas. A vacinação deveria atingir pelo menos 80% dos idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde e indígenas. O que daria 30 milhões de pessoas.

O Distrito Federal e 13 estados conseguiram atingir a meta da campanha nacional. Em função disso o Ministério da Saúde prorrogou até hoje a campanha para os que não atingiram a meta.

Já que a vacinação é importante e está sobrando vacinas que tal o governo colocar à disposição nos postos de saúde para quem quer se vacinar? Quanto mais pessoas forem imunizadas é melhor para o governo que vai economizar em atendimento médico e hospitalar. Eu acho que vacinar contra a gripe deveria ocorrer o ano todo e para toda a população. Isto é questão de saúde pública.

 

Agnelo recebe a Frente Parlamentar Ambientalista

O Estádio Nacional de Brasília, um dos mais adiantados do Brasil, recebeu hoje a visita dos integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista para acompanhar o lançamento do Grupo de Trabalho Sustentabilidade na Copa.

 

Ao chegar os convidados foram recepcionados pelo governador que apresentou a maquete do estádio e o arquiteto Vicente de Castro Mello, co-autor do projeto informou a respeito da construção e dos potenciais do empreendimento. Ele disse que foi feito um estudo bioclimático para otimizar as tecnologias verdes. Falou da economia e do aproveitamento da água e da energia.

Ao chegar os convidados foram recepcionados pelo governador que apresentou a maquete do estádio e o arquiteto Vicente de Castro Mello, co-autor do projeto informou a respeito da construção e dos potenciais do empreendimento. Ele disse que foi feito um estudo bioclimático para otimizar as tecnologias verdes. Falou da economia e do aproveitamento da água e da energia.

O governador agradeceu a visita e a motivação dos deputados, senadores, vice-presidente da Fifa e das autoridades presentes e disse que construir com sustentabilidade é dever do gestor público. Agnelo demonstrou o seu orgulho em ter recebido certificação internacional e de ser exemplo em sustentabilidade para as outras arenas. Ele tem toda razão pois o Estádio Nacional de Brasília atende aos princípios econômico, ambiental e social.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Sarney Filho, declarou que “uma arena como esta não servirá apenas para o esporte ou para shows, mas também como referência mundial e atração turística da cidade. Iniciativas como esta de Brasília merecem ser incorporadas às nossas construções”.

O deputado Romário elogiou o trabalho do governo do DF e os operários da obra. “O Estádio já é uma realidade e é exemplo para a construção das próximas arenas. Trata-se de um estádio ultramoderno que será capaz de receber jogos e servirá como atração turística”, disse o parlamentar. 

 

Caixa aumenta para 35 anos crédito habitacional

Uma boa noticia para quem sonha com a casa própria. O governo federal está fazendo de tudo para que este sonho se torne realidade ao ampliar o crédito habitacional para 35 anos. A medida vale a partir da semana que vem e as taxas são de 8,85% ao ano.

De acordo com o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte (foto), a Caixa estima em R$ 96 bilhões a concessão de financiamentos habitacionais neste ano. O banco também ampliou o prazo dos financiamentos para a construção de casas e apartamentos com recursos da poupança. As construtoras terão 36 meses para pagarem os empréstimos. Os juros dessas linhas passam a ser de 10,3% ao ano. Mais informações no site www.caixa.gov.br

Com essas novas medidas a Caixa passa a ser o banco que tem os menores juros do mercado e isto possibilita a aquisição de melhores moradias. É a Caixa realizando o sonho da casa prória para milhares de pessoas por este Brasil afora.

 

Menos dor e mais versatilidade

O Brasil deu o primeiro passo para acabar com a vacina injetável e transformá-la em gotinha indolor. A substituição da injetável em oral é possível porque foi descoberta uma substância que eleva a produção de anticorpos contra a doença, e não é anulada pela acidez do sistema gastrointestinal, isto possibilita que a substância alcance a corrente sanguínea levando proteção para todo o organismo.

As vacinas do futuro são uma parceria entre o laboratório Cristália e o Instituto Butantan. Os testes em humanos começam até o final do ano em doses contra a hepatite B e em breve poderemos ficar livres de injeções nas campanhas de vacinação.

O diretor do Butantan, Marcelo de Franco disse que “além de não provocar incômodo da agulhada, a vantagem é que por ser oral é possível associar outros tipos de imunização na mesma dose”.

O desejo dos cientistas é imunizar contra várias doenças em uma única dose. Isto vai gerar menos custos para os cofres públicos e para os consumidores, mais pessoas protegidas contra doenças e mais expectativa de vida para a população. Uma descoberta que merece aplausos e comemorações.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/06/2012

Jogo de Confraternização entre diretoria do Sinduscon e da Fibra foi show

Para comemorar os 10 anos da Copa Sinduscon de Futebol o presidente Julio Peres convidou o presidente da Fibra Antonio Rocha para um amistoso no Arena Futebol Clube. Como reforço para o time do Sinduscon veio do Rio de Janeiro o ex-seleção brasileira Maurício de Oliveira e para o gol Paulo Victor ex-Fluminense. A Fibra contou com Paulo Isidoro, ex-seleção brasileira, que bateu um bolão e o ex-goleiro do Ricardo Cruz, que mostrou que ainda está em forma. Confira.

 

 

 

CCJ do Senado sabatina Assusete Magalhães, a nova ministra do STJ

A presidenta Dilma escolheu para a vaga do ministro Aldir Passarinho Júnior, que se aposentou, a Desembargadora Assusete Dumont Reis Magalhães, que será sabatinada hoje às 14h30, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

Primeiro ela responde perguntas dos senadores e depois vai ao Plenário do Senado. A sessão será conduzida pelo presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira. Ao que tudo indica ela será aprovada por unanimidade, pois além do alto saber e conduta ilibada, já conquistou o apreço dos senadores, pois o relator Renan Calheiros declarou que a indicada “possui envergadura intelectual e estatura moral para bem exercer a judicatura no STJ”.

A nova ministra é mineira da cidade de Serro, advogada, procuradora da República e juíza desde 1984, e desembargadora em 1993 quando assumiu o TRF-1 onde exerceu os cargos de presidente e de corregedora-geral da justiça. No TRF, 1ª Região era responsável por 13 estados e o DF.

Uma digna mulher a serviço da Justiça que em todas as suas decisões sempre lutou pela conciliação. Vai ser uma honra para o Distrito Federal e para o Brasil tê-la como Ministra do Superior Tribunal de Justiça.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, mais do que nunca, é dia de refletir a respeito da degradação que o homem tem causado ao meio ambiente. Devemos preservar agora para garantir a sobrevivência do planeta para as futuras gerações.

Poluição do ar, do solo e da água, lixo, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies, extinção de animais, desmatamento e queimadas são alguns dos problemas que precisam ser resolvidos de forma urgente, a começar pela conscientização e implantação de políticas que revertam esta situação alarmante.

Vamos cumprir o nosso papel de cidadãos e não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água e energia e mostrar para nossos filhos e netos o quanto somos responsáveis pelo lugar onde vivemos. É com o exemplo que vamos influenciar as futuras gerações. Vamos deixar a preguiça de lado e andar. Usar carro só o necessário e de forma racional. Com estas atitudes estaremos cuidando da saúde do planeta e da nossa também. E ainda estaremos economizando combustível.

Neste dia especial vamos plantar sementes do bem.

 

Os 54 anos da Capital Econômica do DF

Os candangos com garra e determinação construíram Taguatinga e os bravos trabalhadores a transformaram em pólo econômico do Distrito Federal. Taguatinga foi fundada em 1958 para abrigar os operários que vieram construir a nova capital. O local era chamado de Vila Sarah Kubitscheck, depois recebeu o nome de Santa Cruz de Taguatinga.

Rapidamente, em função da força do comércio tornou-se um centro comercial e começou a atrair investidores de vários locais. Hoje é uma das regiões administrativas mais ricas do Distrito Federal. É a capital econômica do DF e tem mais de 221.909 habitantes.

É uma cidade com vida própria, com uma riqueza cultural abundante e constituída de brava gente. Em nome do administrador Carlos Jales parabenizo todos os moradores da cidade. 

 

Grêmio contrata Zé Roberto e Fábio Aurélio

O meia-atacante Zé Roberto, ex-seleção brasileira, é o mais novo reforço do meu time o Grêmio, após passagens por Hamburgo e Al-Gharafa, do Catar. “Quero fazer uma grande temporada e ajudar o Grêmio a voltar a conquistar títulos”, disse o jogador de 37 anos que fez questão de tirar a camisa para mostrar que está em forma.

O lateral-esquerdo Fábio Aurélio, de 32 anos vai vestir a camisa 16. Ele ficou 6 anos no Valência e 6 anos no Liverpool. Fábio disse que vai dar tudo de si para conquistar a torcida e não decepcionar a direção da sua nova casa. Eles serão inscritos no dia 20, mas hoje encararam o frio e realizaram treino no Olímpico um dia depois da apresentação. Amanhã o Grêmio enfrenta o Atlético Goianiense pela terceira rodada do Brasileirão às 19h30 onde o time já está em Goiânia e foi muito bem recebido pela torcida tricolor.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 04/06/2012

Oftalmed – Hospital da Visão

Com o objetivo de proporcionar aos pacientes um tratamento humanitário e de qualidade foi criada em 1993 a Oftalmed no Centro Executivo Sabin na 714/ 914 Sul. Dezenove anos depois os oftalmologistas Sérgio Saraiva, Sebastião Ferreira e Celso Boianovsky, inauguram a terceira unidade no 3º andar do hospital Santa Marta, em Taguatinga. Sobre esta novidade eu conversei com o Dr. Celso, um dos diretores do Hospital da Visão.

 

 

Tricampeões do NBB recebem o carinho dos brasilienses e do GDF

Os craques do basquete, foram ovacionados pelos fãs ao chegarem ontem no ginásio da Asceb na 904 Sul. Depois percorreram, no caminhão do Corpo de Bombeiros, o Parque da Cidade, o Eixo Monumental e retornaram até a Asceb. Lá os fãs tiraram fotos com os jogadores e com o Troféu. Os brasilienses demonstraram o quanto estão agradecidos por este tricampeonato.

Os jogadores do UniCEUB/BRB desde que chegaram no aeroporto no sábado e outros no domingo tiveram uma recepção calorosa e retribuíram à altura o carinho dos fãs pois tiraram fotos e distribuíram autógrafos. O cestinha Giovannoni contou como fez os 26 pontos assim como Arthur 16 pontos, Alex fez 15 e Nezinho 13.

Hoje pela manhã o GDF recebeu com festa os tricampeões. O governador Agnelo Queiroz, ao lado da primeira-dama, Dra. Ilza e do secretário de Esporte, Célio Renê, saudou os atletas, a comissão técnica e os patrocinadores UniCEUB e BRB. “A vitória representa o sucesso, o talento e a força do time de vocês. Agradeço por levarem o nome de Brasília a todo o Brasil. As conquistas de vocês estimulam a prática do esporte, que é muito importante na formação de nossos jovens. Vamos continuar contribuindo para a revelação de novos talentos e o desenvolvimento do basquete em todo o país”, disse Agnelo.

O secretário de Esporte Célio Renê agradeceu os tricampeões e os patrocinadores. “Devemos a vocês o fato de Brasília ser a capital do basquete”. O técnico José Vidal disse que a equipe está forte e madura e consegue visualizar cada dificuldade na quadra e superá-la.

O governador ganhou de Guilherme Gionannoni, eleito o melhor do campeonato, uma camiseta oficial do time autografada por toda a equipe. Presentes na solenidade o presidente do BRB, Jacques Pena e o diretor do UniCEUB, João Herculino Souza Filho, patrocinadores do time. Vitoriosos por apoiar o basquete de Brasília. (Fotos: Pedro Ventura)

 

Escritora brasiliense participa da feira do livro de NY-EUA

A advogada e escritora Clotilde Chaparro Rocha festejou seu aniversário, ontem de uma forma especial. Ela está em Nova York para lançar os livros Duzinda e Pesadelos, Sonhos e Contos, na Feira Internacional de Nova York. Um orgulho para Brasília e para o Brasil devido a qualificação de Clotilde. Uma escritora exemplar, talentosa e que ultrapassa fronteiras.

Clotilde será a única brasileira a participar da feira e por isso seu livro receberá o nome de Nightmares, Dreams and Teles. A escritora será recebida pelo embaixador do Brasil nos EUA, Luiz Felipe de Seixas Corrêa.

Clotilde é paulista mas está em Brasília desde 1980 quando veio para o Ministério do Trabalho como auditora fiscal. Aposentada dedica-se a advocacia e a literatura. Um orgulho para a cidade que a acolheu.

 

Rei da Espanha em Brasília

A presidenta Dilma recebeu hoje o rei da Espanha, Juan Carlos I, no Palácio do Planalto ao lado de seus ministros. Esta é a primeira viagem que o rei faz ao exterior após acidente durante caça na África. Com tem que andar apoiado em Bengala não subiu a rampa do Palácio do Planalto, como acontece com as visitas de chefes de estado.

O rei da Espanha disse à presidenta Dilma que os brasileiros são “bem-vindos” ao país e que as autoridades locais estão trabalhando para facilitar a entrada dos turistas. Depois do encontro a presidenta ofereceu almoço no Itamaraty para Juan Carlos, comitiva e autoridades brasileiras.

No discurso a presidenta afirmou que o Brasil e a Espanha mantém “espírito de entendimento e de admiração mútuos e que os dois países estão atentos aos problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha”. O rei destacou a amizade entre Espanha e Brasil e os laços históricos e culturais. Também disse que as empresas espanholas estão dispostas a conceder estágios para estudantes brasileiros.

Depois deste encontro Espanha e Brasil vão negociar as exigências para entrada de brasileiros em território espanhol. Esta atitude é a correta porque a Espanha não pode perder os maiores turistas do seu país.

 

Pluralidade e Competitividade na TV por Assinatura

Isto é o que vai acontecer com a programação da TV paga no Brasil de acordo com a Lei 12.485/2011. As regras que regulamentam a Lei da TV Paga estão publicadas no Diário Oficial da União. Esta lei vai transformar o mercado, pois é marco para novas oportunidades. Com isso o número de assinantes que é de cerca de 13 milhões deve dobrar nos próximos 5 anos.

De acordo com o presidente da Agência Nacional do Cinema, Manoel Rangel, “todos os canais de séries, filmes, documentários e animação deverão carregar conteúdo brasileiro. Isto terá um grande impacto na produção audiovisual porque forja uma demanda real pela produção independente”. O presidente da Ancine também disse, durante o Fórum Brasil de Televisão, em São Paulo que em função disso novas linhas de financiamento devem ser disponibilizadas no segundo semestre para capacitar produtoras independentes.

A partir de 1º a 12 de setembro os canais deverão veicular uma hora e dez minutos semanais de conteúdo nacional. Do dia 12 sobe para duas horas e 20 minutos semanais e deverá subir gradativamente até chegar a três horas e 30 minutos semanais em horário nobre, das 18 às 24 horas. Como vai ser necessário produzir novos conteúdos, a Ancine, com certeza vai se dedicar ao aprimoramento de profissionais criadores de novos formatos e roteiristas. Com isto é mais empregos à disposição. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/06/2012

Brasília na TV domingo às 12h30

Convido você para assistir o programa Brasília na TV amanhã às 12h30 e acompanhar o amistoso entre a diretoria do Sinduscon e a diretoria da Fibra, no Arena Futebol Clube. A Fibra teve como reforço ex-atletas da seleção brasileira como Paulo Isidoro e Ricardo Cruz e o Sinduscon jogou com o centroavante Maurício de Oliveira, o Maurício 1989 e o goleiro do Fluminense, Paulo Victor.

Os presidentes da Fibra, Antonio Rocha e do Sinduscon Julio Peres mostraram preparo físico e garra, assim como os demais empresários da construção. Após o jogo os “craques da bola” curtiram show do Grupo Candangueiro na varanda do Arena.

 

Na esquerda: Paulo Victor, Julio Peres, Paulo Isidoro, Antonio Rocha, Maurício de Oliveira e Ricardo Cruz. Na direita: Sebastião Ferreira, Celso Boianovsky, Ronaldo Simeão, diretor do Hospital Santa Marta e Sergio Saraiva. 

Vamos mostrar, também, a terceira unidade da Oftalmed – Hospital da Visão, que fica no 3º andar do Hospital Santa Marta, em Taguatinga. Eu converso com um dos diretores, Dr. Celso Boianovski. Ele também fala da preocupação da Oftalmed com a 3ª idade, as doenças após os 50 anos e as novidades da medicina. Isso e muito mais na TV Brasília/Rede TV. Eu espero você.

 

Uniceub/BRB é tricampeão do NBB

Os garotos de ouro do Uniceub/BRB entram para a história como o melhor time de basquete do Brasil ao vencer o São José, hoje por 78 X 62, em São Paulo. Os nossos craques comandaram o jogo o tempo inteiro com qualidade, experiência e tradição. O Uniceub atuou com calma, clareza e profissionalismo.

Guilherme Giovannoni estava mais iluminado, no dia do seu aniversário deu de presente para si e para Brasília esta importante vitória. E num gesto de grandeza, mesmo tendo feito 26 pontos, dedicou a vitória aos colegas do time.

Foram 251 jogos até chegar ao tricampeonato. O time de Brasília teve duas vitórias contra o Flamengo e uma contra Franca. O treinador José Vidal teve papel fundamental no tri, não só pelo trabalho técnico mais principalmente pelo apoio emocional. A tranqüilidade e a confiança em si faz acertar mais.

O Uniceub é o grande vitorioso por apostar financeiramente nos talentosos Giovannoni, Arthur, Alex, Nezinho, Murilo, Fulvio, Alírio, Fábio, Márcio Cipriano e Lucas. Uma universidade top apoiando um time de vencedores.

 

Festas Juninas por toda parte

Neste mês de junho acontece as celebrações de festas religiosas, tipicas de junho e julho, nos quatro cantos do Brasil. É o mês de homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro. Além de alegrar o povo estas festas geram emprego e renda principalmente para as igrejas, escolas e clubes que montam barracas, brincadeiras e fazem bazar.

Canjica, pamonha, arroz doce, pipoca, quentão, bolos, cocadas são algumas das delícias que podem ser apreciadas durante a festa. Além das comidas típicas tem danças, pescaria, brincadeiras e muita música. É uma festa para toda família.

A programação é intensa hoje tem festa na Paróquia Bom Jesus na 601 Sul às 19h30; às 20 horas na Igreja de Guadalupe, na EQS 311/312; Na paróquia N. S. de Fátima em Taguatinga hoje e amanhã com missa sertaneja e barraquinhas à partir das 19 horas; Capela N. S. de Lourdes hoje e manhã na QE 40 no Guará II; Paróquia São Judas Tadeu na 908 Sul às 19 horas e a Festa de São João da Asbac às 19 horas. E no dia 06 tem a Festa de São João 2012 na área externa do Ginásio Nilson Nelson, imperdível.

 

Construmeta e Senai são os campeões da 10ª Copa Sinduscon

A 10ª edição da Copa Sinduscon de Futebol Socity encerrou hoje com muito êxito. O Arena Futebol Clube estava lotado de familiares, amigos, dirigentes e empresários das oito equipes que disputaram a final. A construmeta, num jogo nervoso e disputadíssimo, venceu a Entherm, na categoria empresa. O time da Entherm Engenharia disputou a copa pela primeira vez e surpreendeu pela categoria parecia até um time de jogadores profissionais. Disputaram cada lance onde qualquer um dos dois times poderia ser o campeão, devido a garra e o preparo dos jogadores. O Senai ganhou do Crea na categoria entidade. Na disputa pelo 3º lugar, o time da Conbral venceu o time da Soltec Engenharia, que foi o campeão da 9ª Copa Sinduscon em 2011 e o Sesi ganhou do time do Sinduscon nos pênaltis.

Enquanto os jogos aconteciam as crianças se divertiam no pula-pula e no escorregador e os adultos curtiam música e torciam para seus times. A entrega das medalhas e dos troféus foi prestigiada pelo deputado federal Luiz Pitman; pelo administrador de Taguatinga, Carlos Jales; pelo vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília, Raimundo Salvador Braz ; pelo presidente do Crea, Flávio de Souza; pela diretoria do Sinduscon e familiares dos jogadores.

Após a entrega dos prêmios, os jogadores e convidados curtiram show da cantora Fyama e seu conjunto. Parabéns ao presidente do Sinduscon, Julio Peres, pela valorização dos trabalhadores da construção civil e ao Mário França, presidente do Comitê da Copa pela excelente organização. A equipe do Sinduscon é dez pelo profissionalismo, dedicação e respeitabilidade.

1º lugar empresa Construmeta, 2º lugar empresa Entherm Engenharia e 3º lugar empresa Conbral.

1º lugar entidade Senai, 2º lugar entidade Crea e 3º lugar entidade Sesi. 

 

Claudio Ferreira lança “Cerrado em Close”

O jornalista Claudio Ferreira, um estudioso e dedicado cronista e pesquisador do cotidiano de Brasília, depois de três anos entre pesquisa, redação e edição, lança em livro histórias dos primeiros anos da TV em Brasília. E eu tenho a honra de fazer parte, dentre tantas personalidades, do registro desta história. O lançamento vai ser no dia 15 deste mês na CLN 116, Espaço Cultural Alexandre Innecco, a partir das 19h30.

Conheci Claudio Ferreira em 1986 quando ele trabalhava no Jornal de Brasília, com a saudosa Célia Câmara, com quem eu tive o privilégio também de trabalhar. Depois quando apresentei o programa Fala Brasília na Rádio Nacional encontrei o Claúdio que trabalhava também lá em 1988.

Duas coincidências muito agradáveis. Depois ele foi para o Correio Braziliense chegando a editor de cultura quando colaborou muito com o meu programa de televisão diário na TV Nacional. Passou pela grande imprensa de Brasília quando a partir de 2004 foi para a TV Câmara, como apresentador e coordenador de programação.

Mesmo com toda essa bagagem Claudio continua simples e acessível. Foi uma surpresa muito grande quando recebi o convite para o lançamento do seu livro e maior ainda em ser personagem da história. E com certeza estarei lá para registrar o lançamento de mais este trabalho de um brilhante jornalista no programa Brasília na TV. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/06/2012

Encerramento da 10ª Copa Sinduscon

Amanhã a partir das 8h30, no Arena Futebol Clube, o público vai acompanhar a disputa do terceiro lugar das entidades entre o time do Sinduscon e do Sesi e o terceiro lugar das empresas entre a Conbral e a Soltec Engenharia, que no ano passado foi a campeã da 9ª Copa Sinduscon de Futebol Society.

Depois os convidados vão acompanhar a partida entre o Senai e o Crea-DF que disputam o primeiro lugar das entidades e a disputadíssima partida entre a Construmeta e a Enthern Engenharia para o 1º lugar. Após as disputas o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres comanda a cerimônia de encerramento da 10ª Copa, o maior campeonato de futebol da construção civil do Centro-Oeste.

O presidente do Comitê da Copa Mário Vieira França, ao lado de diversas autoridades fará a entrega de medalhas para todos os jogadores, troféus para os três primeiros colocados nas categorias, Empresa e Entidade e destaque para o artilheiro e melhor goleiro da Copa.

Depois do sorteio de prêmios para os participantes da Copa os convidados e vencedores do campeonato vão confraternizar nas varandas do Arena Futebol Clube ao som de Fyana e sua banda. Estarei lá para registrar tudo e exibir no programa Brasília na TV. (Fotos de Erivelton Viana). 

 

Construmeta X Entherm Engenharia -  disputam 1º lugar Empresa 

 

Senai X Crea -  disputam o 1º lugar Entidade

  

Conbral X Soltec - disputam o 3º lugar Empresa

  

Sinduscon X Sesi - disputam 3º lugar Entidade  

 

Sigma leva o mundo para dentro da escola

Quem estuda no Sigma é estimulado a desenvolver suas potencialidades porque o Sigma prepara para o mercado de trabalho, para a responsabilidade social e para a família.

Durante três dias os alunos do Centro Educacional Sigma participaram  de simulações de organismos internacionais como a ONU, Organização Mundial da Saúde e a Organização Mundial do Comércio, e também dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Discutiram questões relacionadas às políticas internacionais, preservação do planeta, cidadania e direitos humanos.

Na abertura do Sigma Mundi 2012 a presença do professor doutor de Relações Internacionais, Ironilde Bueno, que falou  da  importância da escola em promover debates sobre os temas atuais e de despertar nos alunos a responsabilidade pela sustentabilidade do planeta. Disse que todos os jovens tem de ter um olhar atento para questões importantes na área de saúde, direitos humanos, tecnologia, economia e segurança internacional.

Os alunos do Sigma mostram que são agentes de mudança para um futuro com mais esperança. As apresentações musicais mostraram o apoio do Sigma aos talentos artísticos e culturais. 

 

Na esquerda: Emiliano Amorim, a diretora pedagógica Marli Pinheiro e os professores Ronaldo Mendes e Paulo Macedo. Na direita: Professor Doutor Ironilde Bueno. 

 

   

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 31/05/2012

Catedral de Brasília: a jóia da arquitetura brasileira

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é obra do gênio Oscar Niemeyer que em 12 de setembro de 1958 lançou a pedra fundamental e devido a complexidade da obra com concreto armado aparente, curvas harmoniosas, formas arrojadas, ousadia estrutural, foi inaugurada em 31 de maio de 1970 e naquela época os vidros externos eram transparentes. A Catedral passou por modificações ao longo do tempo, mas a simbologia e a beleza continuam.

 

Para comemorar os 42 anos de fé, Dom Sérgio da Rocha celebra missa de ação de graças hoje às 20 horas. Na ocasião será lançado um guia de 28 páginas contando a história da Catedral e das estruturas, obras de arte e da simbologia das imagens.

A Catedral reina absoluta na Esplanada dos Ministérios. Na entrada a imponência das 4 esculturas de bronze, com três metros de altura dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, feitas por Alfredo Ceschiatti. O prédio tem 16 colunas de concreto curvadas, representando mãos em posição de oração. Para dar mais beleza foi completada com vitrais coloridos de Marianne Peretti, painel de Athos Bulcão e pinturas de Di Cavalcanti. A fé é representada pelos três anjos sustentados por cabos de aço.

A Catedral é um dos templos mais visitados em Brasília não só pela beleza arquitetônica mas pela simbologia.

 

GDF semeia a consciência ambiental

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Superintendência de Educação e Lazer –SUEL, realizará no Zoológico de Brasília, na próxima terça o plantio de 80 espécies de árvores típicas do cerrado.

As mudas serão plantadas por estudantes, jovens e crianças e pelos visitantes que estiverem lá às 15 horas. A atividade é devido a parceria com a equipe de Comunicação e Autodesenvolvimento do Banco do Brasil com a direção do Zoo.

A ação além de contribuir para reflorestar o espaço vai contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda semear a consciência ambiental. Este trabalho deveria continuar durante todo o mês de junho em vários pontos do Distrito Federal e inclusive convocando as escolas para esta cruzada. Parabéns pela iniciativa de semear a consciência ambiental.

 

Nazareth Teixeira é “Chef do Bem”

A presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa, que é uma líder na prática da solidariedade, hoje participa de mais uma ação. Desta vez é em prol de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e maus tratos.

Ela vai pilotar o restaurante Panelinha que fica na 316 Norte. O menu especial com entrada, prato principal, sobremesa e três taças de espumante, custa 70 reais por pessoa e parte da renda vai para o Instituto Chamaeleon.

São gestos como estes que fazem a diferença na vida das pessoas. Quem se encontra em sociedade encontra também amizade e conhecimento. Nazareth, ao lado de Álvaro Teixeira da Costa, presidente do Correio Braziliense, faz da sua vida um renovar de esperança. Semeia a humildade, o respeito e a gentileza.

 

Construção Civil é responsável pela queda do desemprego no DF

O pulso forte da presidenta Dilma fez com que o Brasil continuasse em ritmo de crescimento e isso reflete em Brasília devido a política macroeconômica do governo federal. O que se vê é um canteiro de obras em Águas Claras, Noroeste, Ceilândia, Samambaia e outros tantos lugares que juntos empregam mais de 70 mil pessoas. E esse número aumenta com as parcerias do GDF com o Sinduscon, principalmente com a Sedhab para elaborar projetos executivos urbanísticos e paisagísticos para pequenas obras de habitação no DF que vai colocar 100 mil habitações em pé. Com tantas ofertas na construção civil o desemprego caiu. Também colaboram para a queda do desemprego o setor de turismo, a renovação da frota dos ônibus, as obras de mobilidade urbana e a reforma do aeroporto de Brasília.

Esta constatação foi feita pela Pesquisa de Emprego e Desemprego referente ao mês de abril de 2012, divulgada ontem. A taxa de desemprego no DF ficou em 13,1% a mais baixa desde 1992. E isto se deve a força da construção civil no DF que cresceu 16,9% nos últimos 12 meses. A pesquisa é fruto da parceria entre Codeplan, Secretária de Trabalho e Dieese e foi feita em cerca de 2,9 mil domicílios de todos as regiões administrativas.

É bom saber que no Distrito Federal há aumento de renda e oferta de trabalho. A meta do GDF é chegar dezembro de 2012 com taxa de desemprego inferior a 11%. E se depender da determinação do governador Agnelo e do Sinduscon isto vai acontecer.

 

Dia Mundial sem Tabaco

31 de maio significa que estamos no 151° dias do ano no calendário gregoriano e portanto faltam 214 dias para acabar o ano de 2012.

Este é um dia de pensar na vida e largar o cigarro, pois ele faz mal para você, para o outro e para o planeta. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de morte em todo o mundo. Só no Brasil ocorrem cerca de 200 mil mortes por ano. E 7 brasileiros morrem por dia, vítimas do tabagismo passivo.

Claro que é difícil lagar o cigarro, mas com força de vontade e com ajuda para controlar a ansiedade, você vai encontrar prazer na dança, nos exercícios físicos e nos filmes. Largue o vício, pois segundo os médicos, em 20 minutos a pressão sanguínea volta ao normal; em 2 horas não tem mais nicotina circulando no sangue; em 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; em 2 dias o paladar volta ao normal; em 3 semanas a respiração fica mais fácil e de 5 a 10 anos o risco de infarto reduz. Você é maior que o vício.

 

Três anos sem o Maestro Barbato

31 de maio de 2009 ficou marcado na memória de milhares de pessoas porque foi neste dia que o avião da Airbus da France que fazia a rota Rio-Paris, voo AF 447 caiu no Oceano Atlântico, de uma altura de 11 mil metros, em apenas 3 minutos e meio e a uma velocidade de 200 km/h, matando todas as 228 pessoas a bordo, de várias nacionalidades, dentre elas o jovem maestro Silvio Barbato, daqui de Brasília. Os familiares das vítimas aguardam até agora as conclusões finais sobre as causas da tragédia. O relatório final está previsto para o dia 05 de julho.

Três anos se passaram, mas a memória do maestro continua viva em todos nós pela sua desenvoltura, simplicidade, amizade e talento sem igual. Barbato era regente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e também Regente da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Também pudera, pois no Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão, recebeu o Diploma da Alta Composição e colaborou com maestros renomados. Em Chicago realizou o seu PhD em Ópera Italiana. Fez trabalhos com artistas internacionais e a convite de Placido Domingo foi o curador da ópera “O Guarani”. Diretor musical de filmes e compositor do Balé “Terra Brasiis” em 2003 quando tive a honra de entrevistá-lo para o meu programa na TV Nacional, antes de se apresentar na Itália em 2004.

Como esquecer uma personalidade tão especial e marcante. Fez história e vai continuar inspirando muitas gerações. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/05/2012

GDF corrige distorções e garante mais benefícios

Ajudar quem realmente precisa é a meta do governador Agnelo que em poucos meses do novo modelo de transferência de renda 31,7 mil famílias já saíram da extrema pobreza. Isto aconteceu porque a lista de beneficiários foi moralizada.

O governador Agnelo herdou quatro bases cadastrais diferentes e desorganizadas onde muitos tinham renda maior do que o estabelecido para receber o benefício. E com isso 20 mil pessoas, sem pertencer a extrema pobreza recebiam no lugar de quem necessitava. Foi então necessário fazer um controle mais rígido e por isso surgiu o Cadastro Único que evita a duplicidade no pagamento. 57 mil novos registros foram realizados e com isso o GDF está beneficiando 210 mil famílias

Essas informações foram dadas ontem pelos secretários, de Desenvolvimento Social, Daniel Seidel, de Comunicação, Samanta Sallum, e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Taveira Valadão.

É bom noticiar que de agora em diante acabou a duplicidade de benefícios sociais.

 

ONU constata redução de extrema pobreza

Essa  notícia foi dada durante a abertura do Fórum de Desenvolvimento da ONU, que acontece aqui em Brasília na sede da Fundação Oswaldo Cruz. A  ex-ministra do Planejamento do Chile, Clarissa Hardy disse que 51 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza na América Latina.É uma boa notícia ainda mais porque estão em Brasília representantes de 30 países da América Latina, do Caribe e da África. E é a primeira vez que a ONU realiza um fórum fora de Nova York.

 Para a presidenta Dilma um país só é forte quando diminui  a extrema pobreza. No Brasil, 28 milhões de pessoas deixaram a faixa da extrema pobreza devido ao Programa Bolsa Família. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, informou aos participantes do fórum que o Brasil conseguiu tirar 28 milhões da extrema pobreza devido ao avanço das políticas públicas como a redução das taxas de desemprego; o aumento do salário mínimo; o fortalecimento da agricultura familiar; a universalização dos serviços de saúde e educação e a garantia de renda.

 

Banco de Dados Genéticos de Criminosos

A presidenta Dilma sancionou a lei que cria um banco de dados genéticos de pessoas condenadas por assassinatos e outros crimes violentos. A partir da sanção da presidenta autoridades policiais podem começar a recolher sangue, sêmen, unhas e cabelos encontrados em locais onde ocorreram os crimes e também os que forem recolhidos de pessoas que já foram condenadas. O acesso é reservado à autoridades policiais que deverão seguir as normas constitucionais e internacionais de direitos humanos.

A Lei 12.654 entra em vigor em 180 dias. A proposta é de autoria do senador Ciro Nogueira do PP/PI e visa instituir no Brasil uma unidade central de informações genéticas a exemplo do que já existe nos EUA, Japão, França, Canadá e Alemanha para o combate mais eficaz do crime.

Esse banco de dados será uma ferramenta importante para limitar a reincidência de crimes violentos e era uma reivindicação antiga da polícia.

 

Defenda-se da quadrilha de tráfico de pessoas

Promessa de trabalho digno, bem sucedido  e bem remunerado é o argumento usado por uma quadrilha que leva jovens entre 18 e 20 anos para o exterior. As maiores vítimas moram em cidades pequenas e com pouca oferta de emprego.

Quando chegam ao exterior percebem que tudo era enganação e que a realidade é bem diferente. Acabam sendo explorados, pois assinaram documento em idioma que não dominam onde se comprometem a devolver todas as despesas de viagem, a pagar altas taxas de moradia e  alimentação. E trabalham em qualquer coisa para pagar a conta deixando de lado o sonho de ser modelo, bailarina ou professora de línguas.

Para não ficarem à mercê dos golpistas e em situação de inferioridade o Itamaraty lança cartilha para alertar os jovens brasileiros sobre os riscos destas promessas. De acordo com a ministra Maria Luiza Lopes, chefe do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, nos últimos três anos foram registrados 100 casos de tráfico de pessoas. Ela diz que o número pode ser maior porque muitos preferem recorrer à família para voltar para casa do que denunciar.

A Cartilha, com muitas informações úteis sobre o trabalho no exterior e como recorrer aos Consulados Brasileiros, será distribuída em todo o país. É bem oportuna esta decisão do Itamaraty.

 

OPINIÃO – VASCO VASCONCELOS
Os 52 anos da OAB-DF

Assegura a Constituição Federal promulgada em 05 de outubro de 1988, em seu artigo 133 – “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei."A palavra advogado é derivada do latim,advocatus. Segundo o dicionário Aurélio, Advogado é o "Bacharel em direito legalmente habilitado a advogar, i. e.,a prestar assistência profissional a terceiros em assunto jurídico, defendendo-lhes os interesses, ou como consultor, ou como procurador em juízo”.

Uma das entidades de maior credibilidade deste país, é indubitavelmente a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. É motivo de ufanismo e de brasilidade para todo e qualquer cidadão brasileiro, independentemente de ser operador do direito ou não, zelar pelas nossas instituições. A OAB uma das entidades guardiãs da Constituição Cidadã, vem se notabilizando a cada dia pela nobre missão de “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, também promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil,” conforme está estampado em seu artigo 44 da Lei nº 8.906 de 04 de julho de 1994 que “Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).”

Dentre as Seccionais mais novas da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, está a OAB-DF, que vem cumprindo com maestria o dever constitucional de defender as nossas instituições e o povo brasileiro, símbolo de luta notadamente nos grandes acontecimentos nacionais, a exemplo da Anistia Ampla e Irrestrita, o inesquecível Movimento Das Diretas Já, Convocação da Assembléia Nacional Constituinte, no impeachment do Ex-Presidente Fernando Collor de Mello, na conquista da Autonomia Política do Distrito Federal, esta última em conjunto com a Associação Comercial do DF- ACDF; no combate a proliferação de Medidas Provisórias, na cassação do ex- Governador do DF, José Roberto Arruda, na recente aprovação, por unanimidade, do projeto ficha limpa pelo Senado,em fim sempre presente na incansável luta pela ética na política e a moralização do Estado, livre da corrupção.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 226 de 252
RocketTheme Joomla Templates