Coluna da Bernadete Alves - dia 23/08/2011

Convênio BRB e Sinduscon-DF

O BRB disponibilizou em julho deste ano R$ 500 milhões para as empresas da construção civil. É o Banco de Brasília apoiando quem gera milhares de empregos e sustenta a economia na capital. Este convênio está proporcionando grandes benefícios para o segmento produtivo. Os associados do sindicato já estão usufruindo das vantagens em financiamentos e flexibilização de taxas. Como o GDF apoia quem gera emprego e renda, o governador Agnelo fez questão de estar presente no momento da assinatura do convênio. 

   

Na esquerda: O governador Agnelo Queiroz com o presidente do Sinduscon, Júlio Peres, e o vice-presidente, Luiz Carlos Botelho. Na direita: O presidente do BRB, Edmilson Gama da Silva. 

 

Marca pessoal

Tão importante quanto o desenvolvimento de uma carreira está a questão pessoal. Como nos comportamos no trabalho e nas relações interpessoais. É preciso saber que tipo de emoção nossas ações provocam nos outros. Muitas pessoas se preocupam apenas com a aparência externa, representando o "tipo" modelo de sucesso. E isso não pode ser copiado. Cada um é um ser especial e nosso sucesso depende do nosso comportamento. A maneira como lidamos com algumas situações é que vai determinar o respeito que os outros terão pela gente. Ostentar luxo não conquista. Só depende de nós provocar bons ou maus sentimentos . Se semearmos ventos vamos colher tempestade. Se plantarmos respeito vamos colher amor. Infelizmente tem gente que não sabe que a plantação é livre, mas a colheita obrigatória.

 

Fã do Inter, fã da seleção

Dr. João Luiz dos Santos, chefe de gabinete substituto do ministro do esporte, é um colorado de carteirinha. Torcedor do internacional, comemora até hoje a vitória da seleção brasileira no Mundial Sub-20, onde o Brasil ganhou, no último sábado, o pentacampeonato sobre a seleção de Portugal. O motivo maior da alegria do Dr. João é que a estrela da final, o jogador Oscar, é também craque do seu time do coração. 

 

 

Olheiras

Ninguém gosta de ter aparência cançada e nem ter a região dos olhos inchada. Segundo a dermatologista Cristiane Dal Magro olheiras podem ser resultado de tendência genética ou da dilatação dos vasos ao redor dos olhos. Noites mal dormidas, fumo, estresse e cansaço podem fazê-las aparecer mais intensamente. Outra coisa que piora o aspecto da aparência é o sódio presente no sal. Como ele retém líquido deixa a região dos olhos inchada , assim como, o álcool que é outro vilão que deixa com aspecto empapuçado debaixo dos olhos. O ideal é tomar bastante água para compensar os efeitos destes vilões. Se o seu caso é delicado procure um profissional para descobrir a causa. Uma dica interessante e que dá resultado é compressa de chá de camomila . Uso há bastante tempo, por orientação da minha mãe Alvina. Pego 2 saquinhos de camomila e coloco em uma xicara . Despejo um pouco de água fervendo. Abafo e deixo esfriar. Depois coloco na geladeira por alguns instantes. Ponho um saquinho em cima de cada olho e deixo agir por 15 minutos. Neste tempo aproveito para relaxar a mente. Perguntei a dra Cristiane a explicação desta receita dar resultado e ela disse que é porque a camomila tem ação antinflamatória e com isso contrai os vasos sanguíneos. Como funciona para mim, passo para vocês.

 

Qual é seu talento?

Esse é o nome de um dos principais programa do SBT. Nele diferentes pessoas vão ao palco do QST e tentam convencer os jurados que merecem passar de fase. Destacamos dois vídeos para você.

 

Dor nas costas 

Grande quantidade de álcool no sangue agora ganhou outro nome: dor nas costas. Essa foi a desculpa dada por um árbitro do futebol asiático para justificar a sua dificuldade de andar em campo. Divirta-se com esse curioso fato. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/08/2011

Garotos de Ouro 

O  Brasil emocionou-se  com  a garra, valentia  e  determinação  dos seus jogadores ao conquistarem a  COPA MUNDIAL SUB-20. Ney  Franco foi um craque  na preparação e orientação  dos jovens talentos. Trabalho tão eficiente que chamou atenção de todos os amantes do futebol. Tomara  que eles representem o Brasil nas Olimpíadas de 2012 e que estejam prontos para a Copa do Mundo em 2014. Agora podemos sonhar. Em nome do valente goleiro Gabriel e do atacante Henrique que recebeu a chuteira e a bola de ouro, agradeço o esforço que tiveram para colocar o Brasil no topo. Parabéns craques, vocês honraram a camisa da Seleção. Que este exemplo sirva para alguns veteranos. Veja abaixo os gols da partida, com vitória, de virada, da Seleção Brasileira.

 

Parlamento à altura das aspirações nacionais

Apesar de todas as críticas que a imprensa nacional faz à respeito da política brasileira, é bom não esquecer que o Brasil possui bons parlamentares. E eles se tornarão cada vez melhores se nós fiscalizarmos sua atuação e cobrarmos o que foi prometido durante a campanha eleitoral. O Brasil precisa de deputados e senadores comprometidos com a Ordem Social, defendendo a democracia e a cidadania. E como somos consumidores de todos os produtos e serviços é bom que esse nosso representante defenda, também, estes direitos sem falar da segurança e da promoção da qualidade de vida. Ao depositarmos nosso voto estamos passando uma procuração para nos representar com categoria. O senador Cristovam Buarque é um político que serve de exemplo para os demais.

 

De olho na saúde

Parabéns ao secretário de saúde, Dr. Rafael Barbosa, pelo projeto Escola de Avós. No sábado, a secretaria de saúde promoveu a Saúde do Idoso e sua integração social num grande evento no edifício Presidente Dutra. Silvana Karnib, coordenadora da Saúde do Idoso, esteve à frente de todo esse trabalho. Como a expectativa de vida aumentou, quem tem mais de 60 anos quer usufruir de mais qualidade de vida. E é isso que o GDF também quer.

 

Vamos cuidar do lago

A Capital da Esperança e patrimônio cultural da humanidade não tem rede de esgoto no Setor de Clubes Sul. Resultado: O Lago Paranoá, cartão postal da cidade e instrumento para amenizar a seca, tornar-se vítima do descaso ficando contaminado. O mau cheiro já é evidente. Mas, perto da UnB, também dá para verificar o mau cheiro e a coloração da água com aspectos de esgoto sanitário sem tratamento. Ainda bem que a Adasa está alerta e já localizou mais de 150 pontos de drenagem com despejo irregular de objetos.

 

Bom senso

Segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) os três conflito mais comuns enfrentados pelos brasileiros são os problemas de família, nas relações de trabalho e entre vizinhos. Como em Brasília a grande maioria mora em apartamentos os problemas com condomínios não são casos isolados, uma vez que interesses coletivos e particulares se esbarram o tempo todo. Bom senso deve ser a palavra chave. Bom vizinho é aquele que não causa dano ou incômodo aos demais e nem obstáculo ou embaraço ao bom uso das áreas comuns. Nenhum vizinho tem o direito de incomodar ou causar prejuízo ao outro, principalmente no que diz respeito a segurança e sossego. O que é mais revoltante é ver morador jogar lixo e até cigarro aceso pela janela. Isto não demonstra apenas falta de educação e desrespeito às regras de boa convivência. Há risco de ferir quem está passando. A qualidade de vida dos condôminos depende da convivência civilizada e democrática. Cordialidades do bom viver não saem de moda.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/08/2011

O Brasília na TV do dia 21/08/2011

O presidente da Vale Shop, Marconi de Souza, recebe empresários e políticos em sua bela casa no Lago Sul para comemorar o seu aniversário juntamente com o do seu filho Marconinho. 

O Governador Agnelo fala para o repórter Gilbert Di Angellis sobre sua alegria com o time de basquete local campeão da NBB, com as avançadas obras do Estádio Nacional de Brasília e com seu início promissor de governo. 

  

 

O secretário de saúde Rafael Barbosa conta para a jornalista Bernadete Alves da contratação de novos profissionais para a saúde pública do Distrito Federal.

 

 

 

O lutador do UFC e soldado do BOPE do DF, Paulo Thiago, conta para Gilbert Di Angellis sobre os desafios dentro e fora dos octógonos. 

 

Blatter acredita no Brasil

A preparação para a Copa do Mundo de 2014 tem sido motivo de muita desconfiança por parte da população e da mídia em geral. A questão do estádio Fielzão, em São Paulo, que recentemente começou a ser construído e a paralização das obras no Rio de Janeiro não mexem com a confiança de Joseph Blatter, presidente da FIFA. "Há quatro anos, os meios de comunicação internacionais apresentaram as mesmas dúvidas sobre a África do Sul. Tudo se repete. Tudo é uma questão de confiança e nós temos confiança no Brasil. Temos tempo", disse Blatter, em entrevista coletiva em Bogotá

 

Intimidações

Como mãe, fico preocupada em ver o quanto tornou-se comum as agressões psicológicas que crianças e jovens sofrem no convívio com os colegas. Isto acontece em todas as camadas sociais. E dá para entender o isolamento, as faltas às aulas e até a repetência por parte de alguns alunos. Os tímidos são as maiores vítimas por não conseguirem reagir a uma ofensa ou xingamento. Infelizmente as crianças do DF estão entre as que mais sofrem com este mal. Só vamos conseguir sair dessa situação vergonhosa se os pais colocarem mais limites nos seus filhos. É preciso respeitar as normas de convivência e nunca esquecer que o direito de um vai até onde começa o do outro.

 

Apague o vício

Os dependentes do tabaco são vítimas do próprio vício. Para eles é um prazer, nem percebem que fumar faz um grande estrago no organismo e até mesmo nas relações interpessoais. Falo deste assunto porque a Organização Mundial da Saúde considera o fumo nocivo à saúde por conter milhares de substâncias tóxicas. Essa droga provoca malefícios e lesa praticamente todos os órgãos do corpo e mata milhares de pessoas no mundo. Os fumantes têm maior dificuldade de emprego, pois a tendência atual é para não fumantes. Respirar a fumaça deste produto pode causar pneumonia e bronquite, envehecimento precoce de todas as células, distúrbios de comportamento, problemas circulatórios, respiratórios, úlceras e até cancêr de estômago. Os não fumantes podem, ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas circulatórios e respiratórios. Ainda bem que o Ministério da Saúde faz campanhas constantes para alertar a população deste mal. 

 

 

 

Fase intensa

Alguns filhos não vêem a hora de sair de casa e começar uma vida profissional bem longe dos pais. Outros enxergam na chance de trabalhar, com quem os criou, uma escola de aprendizagem e uma possibilidade de aproximação com a família. O pai-chefe não é o condutor de destinos, mas o farol que aponta para um caminho de honestidade e bondade. Brasília têm exemplos bem-sucedidos como o empresário Roberto Curi e seu filho Roberto Wassita Curi; Elson Cascão e Elson Cascão II; Sílvio Araújo com seu filho Silvinho; Osório Adriano com os filhos Osório e Fernando; Antônio Biacchi Neto e seu filho Thiago Biacchi; Ronaldo Yungh e seu filho Rodrigo e Ronaldo. Estes pais orientam com base nas próprias experiências, mas demonstram que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

 

Body Talk

É uma forma alternativa e revolucionária de cuidar da saúde do corpo e da mente. Foi criado pelo australiano John Veltheim, da Universidade de Acupuntura e Terapias Naturais de Brisbane. Seus livros sobre o assunto estão sendo utilizados em diversos países e o sistema Body Talk faz sucesso em mais de 30 países. É eficaz em plantas, animais e seres humanos por fazer com que o próprio corpo realize as transformações necessárias para o seu equilíbrio e manutenção da saúde. Realinha os sistemas energéticos do corpo fazendo com que funcione em sincronia, de acordo com a natureza. Como a correria do dia-a-dia e o estresse fazem a gente perder energia, esse método é ideal pois identifica o que está em desequilíbrio e estimula o corpo a reequilibrar-se. Conheci este sistema através de Felipe Zorzo, na clínica Vitalitá no Fashion Mall.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/08/2011

Avião: A cilada

Qualquer viagem aérea, a lazer ou a trabalho, pode ter um início e um fim bastante cansativo. O cáos nos aeroportos, os atrasos nos vôos, a comida ruim no avião e outros exigem muita paciência dos passageiros. Bruno Mazzeo, filho do mestre Chico Anysio, ironiza essa situação no seu programa Cilada. Vale a pena conferir!

 

O crescimento do Stand-Up

Simples, prático e extremamente divertido tomou conta do Brasil. O stand up comedy (termo em inglês para a comédia em pé) é uma forma de espetáculo em que usa-se como recurso apenas a inteligência, criatividade e percepção do mundo por parte do comediante. Para você ficar por dentro dessa novidade selecionamos três vídeos. Divirta-se!

 

O fenômeno Paula Fernandes

A cantora e compositora mineira, de Sete Lagoas, Paula Fernandes, é um sucesso. Com uma voz maravilhosa e uma simpatia ímpar, Paula dá show acompanhada, geralmente, apenas de um violão. Com 25 anos, já está no terceiro álbum. São eles, em ordem cronológica, Canções do Vento Sul, Dust in the Wind e Paula Fernandes - Ao Vivo. Destacamos também as canções "Pássaro de fogo" e "Meu eu em você". Conheça a talentosa cantora que encantou o Brasil.

 

ABAC-Luz

A Associação Brasileira de Apoio ao Paciente com câncer, presidida pela renomada oncologista Dra. Luci Ishii (na foto), completa 13 anos promovendo a educação para a saúde e a melhoria da qualidade de vida de quem sofre com esta doença. Ela leva seu ônibus/consultório até as comunidades carentes para fazer exames preventivos. Com o diagnóstico precoce, aumenta a chance de cura. Segundo a Dra. Luci, o câncer tem cura, desde que dignosticado precocemente. Você também pode estender a mão para esta causa. Acesse www.abacluz.org.br e saiba como.

 

Doenças do cotidiano

Ansiedade, depressão e falta de atenção são sintomas sentidos por muitos e que estão interferindo diretamente na vida profissional. Se analisarmos quem trabalha em dois empregos, porque precisa compor renda, uma vez que o custo de vida em Brasília é bastante elevado, vamos perceber uma possível irritabilidade constante, variação de humor e descontrole emocional. Como ninguém fica insuportável porque quer, e muitas vezes a pessoa não consegue ver a gravidade deste comportamento, é preciso procurar ajuda com especialistas na área de saúde. Na correria do dia-a-dia a gente vai acumulando sobrecarga de trabalho, excesso de responsabilidade, falta de apoio, espectativas frustradas e até mesmo a falta de tempo para si. Aí o corpo e a mente reagem e vem todos estes problemas, desequilibrando o nosso organismo. O ser humano estressado desencadeia uma série de doenças. É bom não esquecer que há uma idade em que a vida para de dar e começa a tirar. 

 

Feliz recomeço

O bom da vida é sempre recomeçar. Pois foi pensando assim que Flávio Campos (na foto), cinegrafista por muitos anos, e dos bons, resolveu desenvolver sua habilidade na área da saúde e bem estar. Com isso fundou o CetCursos para preparar cuidadores de idosos. O sucesso foi tamanho que já está implantando este trabalho em outros estados. Quem tem comprometimento, lealdade e respeito se dá bem em qualquer atividade. Quem quiser contratar um profissional capacitado é só falar com Flávio no telefone (61) 3037-2007. 

 

Apertar o cinto

Não são só as maiores potências do mundo que estão em crise, muitas empresas, e não importa o tamanho, também estão tendo que apertar os cintos. Não sou economista mas, como dona de casa, sei que não posso gastar mais do que ganho. Em todos os setores existem despesas fixas e inesperadas. Existe também um percentual que deve ser investido para ter visibilidade e crescer. E crescer, são poucos que tem o dom de conseguir. É na crise que quem tem competência se estabelece. Se possível, guarde 30% do que ganha para o seu dízimo pessoal. Com isso, você não será pego de surpresa. Quando uma árvore não está dando bons frutos ou quando está com alguns galhos secos é necessário podar. Assim como a planta, muitas vezes é preciso fazer cortes tanto financeiros quanto pessoais para sobreviver a tempestade da dívida. Nesta hora é importante compartilhar experiência. Só com isso multiplicaremos conhecimento. E tem que renovar porque cedo ou tarde todos vão ter que prestar contas. Ninguém cresce se não acreditar na sua força de trabalho, na sua seriedade e no se comprometimento. Onde há vontade, há jeito.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 18/08/2011

Gilberto faz escola

O trabalho do jornalista pioneiro Gilberto Amaral é tão importante que a Ordem dos Economistas do Brasil vai homenageá-lo no dia 22, segunda-feira, em São Paulo. Ao lado de Gilberto estarão o ministro da Fazenda Guido Mantega, que foi escolhido como o economista do ano, e o vice-presidente da República Michel Temer. A OEB é presidida por Manuel Enriquez Garcia e apoia o debate, a pesquisa, o estudo e a difusão das Ciências Econômicas e a promoção da categoria. É muito bom vermos que o Gilberto é reconhecido também Brasil afora. Ele merece isto e muito mais por ser um mestre do jornalismo. Na foto: Gilberto com a sua amada Mara.

 

Rumo ao penta

A seleção brasileira sub-20, tetracampeã mundial, está na final da Copa do Mundo sub-20 realizado na Colômbia. O time de Ney Franco bateu os mexicanos na noite de ontem, quarta-feira, com dois gols de Henrique. Portugal será o adversário do Brasil na busca ao título máximo da categoria: os tugas passaram pela seleção francesa pelo placar de 2 x 0. A finalíssima está marcada para sábado, às 22 horas. É uma equipe de raça e união que tanto orgulha os brasileiros. Força, Brasil! 

 

Lulu da Pomerânia

O animal é descendente de cães puxadores de trenó. Seu nome é uma referência ao local onde atingiram o tamanho atual. O Lulu da Pomerânia não é uma raça; é a menor variedade do Spitz Alemão. O sempre atento cachorro é esperto e sempre fiel ao dono. É extremamente dócil e fácil de ser treinado. Dentre seus atributos mais importantes estão a longevidade e sua desconfiança com os estranhos. O companheiro cão é ideal para apartamentos. Como eu adoro animais, tenho o prazer de conviver com o Frank e a Foxy que hoje estão com 6 anos.

  

 

Baixinho

Romário atuava como atacante e era ídolo de uma multidão de torcedores do Vasco, Flamengo, Fluminense e Seleção Brasileira. O Baixinho, como carinhosamente foi chamado, alegrou o Brasil, ao lado de Bebeto, como o 3° maior artilheiro da seleção canarinho. Como gosta de comandar, foi treinador e dirigiu o Vasco onde iniciou e encerrou sua carreira de jogador. Em 2007, marcou o seu milésimo gol na sua carreira nacional e internacional. Em 2009, resolveu ir para a política, filiando-se ao PSB. Foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro nas últimas eleições. É o vice-presidente da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara Federal. Acompanhei a entrevista que ele concedeu a Kennedy Alencar, no programa "É Notícia", na Rede TV, e vi um cidadão brasileiro preocupado com pessoas com deficiência e com as obras para a Copa do Mundo de 2014. Ele emociona a todos ao falar de sua filha Ivy, que tem síndrome de Down. "A Ivy é um anjinho que Papai do Céu colocou no meu colo". Romário me fez lembrar que tudo na vida tem um porquê. É bom lembrarmos que o bem que fazemos aqui será o nosso advogado para a eternidade.

 

Categoria em administrar

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Dra. Eloiza Sales Correia tem feito um belo trabalho de educação continuada de enfermeiros, técnicos e auxiliares no DF. Pautada na ética e na transparência, o Coren-DF presta um atendimento personalizado. Promove e mantém a categoria informada por meio de sua revista. E incentiva a solidariedade no programa Anjos da Enfermagem que melhoram a auto-estima das crianças com câncer. Tudo isso e muito mais pode ser conferido no portal do Coren DF. Dra. Eloiza é uma craque na promoção dos valores essenciais da vida. Na foto: Dra. Eloiza Sales com a secretária Maria Laudelina.

 

Mundo animal

Os gatos estão entre os animais domesticados mais interessantes. Selecionamos um vídeo divertido com diferentes situações flagradas do momento de lazer dos felinos. Divirta-se!

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 17/08/2011

Da vida real para a ficção

A novela das 21h da Rede Globo, Insensato Coração, tem colocado em pauta assuntos de utilidade pública. Em um dos núcleos da novela, a homofomia tem ganhado grande destaque. De preconceito verbal à agressão, muita coisa tem acontecido. Em uma das cenas Vinícius e seu grupo de amigos mataram Gilvan. Diversos ataques ao ar livre foram retratados na novela. Outra cena que ficou emblemática foi a recusa de um garçom a atender clientes homossexuais.

Da ficção para a realidade: situações como estas tem se tornado comum no dia-a-dia. Relembre o caso em que jovens atacavam gays na Avenida Paulista e o caso em que um grupo atacou pai e filho por confundirem-os com homossexuais.

 

Universíada

O nome é uma combinação das palavras universidade e olimpíadas. É um importante evento multidesportivo internacional organizado para atletas universitários pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). A primeira edição foi em 1959, em Turim, Itália. A única edição no Brasil foi em 1963, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em função disso, o governador Agnelo Queiróz quer trazer para Brasília esta importante competição após 54 anos. Para tanto, foi à China participar da abertura da 26ª edição da Universíada e credenciar Brasília para 2017. Ele foi recebido pelo Presidente Hu Jintao. A FISU vai avaliar o projeto e decidir sobre logística, transporte, instalações e vila niversitária. Como o governo Federal está apoiando a iniciativa do GDF, que tal revitalizar o Centro Olímpico da UnB? Vamos torcer para que o Estádio Nacional de Brasília, com capacidade para 71 mil lugares, e construído dentro do princípios de sutentabilidade, seja palco desta grande competição. Se depender da vontade e disposição do governador Agnelo, vai dar certo.

 

Fotos: Roberto Barroso
Governador do DF, Agnelo Queiróz, com o presidente da FISU, Claude Galian.
  
Na foto da esquerda: o secretário de esporte do DF, Célio Renê, a secretária de comunicação, Samanta Sallum, 
o secretário particular do governador, Bolivar Rocha, e o secretário de turismo, Luis Otávio Neves.
Na foto da direita: o governador Agnelo e sua comitiva com o vice-presidente da FISU, Zhamg Xinshemg.

 

Quem é Orlando Silva

O Ministro do Esporte, Orlando Silva, que tem esse nome porque seu pai quis homenagear o cantor das multidões, traz no sangue o gosto pela cultura e pela política. Foi líder estudantil muito jovem e desde 1988 está filiado no Partido Comunista do Brasil. Em 1989, ingressou na Faculdade de Direito na Univeridade Católica de Salvador, sua terra natal. Muito atuante, foi tesoureiro da União Nacional dos Estudantes e depois presidente, de 1995 a 1997. De 1999 a 2001, ficou feliz em representar a Federação Mundial das Juventudes Democráticas. No governo Lula, começou como Secretário Nacional do Esporte e no dia 3 de abril de 2006 assumiu o comando do Ministério. Sua missão é fazer tudo com a máxima transparência e mostrar ao mundo os aspectos mais positivo do Brasil. É casado com a bela atriz Ana Cristina Petta, com quem tem uma filha, Maria. Ele e Ana são parceiros também na música, no teatro e na cultura popular.

 

Inocência e sinceridade infantil

Durante a infância o ser humano, desacostumado com regras de conduta social e pequenas mentiras do cotidiano, mostra-se extremamente sincero diante das mais diversificadas situações. Podemos citar como exemplo uma criança asumir que a comida feita pela mãe está ruim ou que não gostou do presente que ganhou da tia. Selecionamos casos divertidos registrados que fazem sucesso na internet.

 

 

A mistura chamada Cavalo Marinho

Sua popularidade está relacionada à sua estranha aparência. O animal é de fato um peixe, com cabeça de cavalo, habilidades de mudança de cor como um camaleão, uma cauda preensil como a de um macaco, um corpo duro como o de um tatu, com uma bolsa de canguru e olhos como os de um lagarto. Alimentam-se somente de pequenos crustáceos. Na natureza ficam presos à corais e gorgônias com suas caudas. Somente nadam em busca de alimento quando há falta deste. Abaixo, postamos um vídeo que apresenta um pouco do comportamento desse surpreendente peixe.

 

Alimento de Rainha 

Ter saúde e qualidade de vida é o desejo de todos. E isto é possível se prestarmos atenção nos sinais que nosso corpo dá. É preciso descansar para recarregar as energias. E só consumir alimentos que trazem benefícios à saúde  não só do corpo como também para o equilíbrio emocional.  Para despertar para um dia com mais pique como geléia real, considerada a mais completa fórmula de nutrientes encontrada na natureza. Tem aminoácidos, vitaminas e minerais. O consumidor diário da geléia proporciona vários benefícios comprovados cientificamente, pois o produto 100% natural é o alimento da abelha rainha. Basta 3 gramas por dia. Verifique se o produto tem o registro do Ministério da Agricultura. Conheci este produto há 10 anos quando fazia uma reportagem sobre o mel e seus derivados. Fiquei fã pois algumas coisas na natureza  nos mostram o quanto ainda temos que aprender.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 16/08/2011

 

Eles sabem cobrar pênaltis

A seleção brasileira sub-20 está classificada para a semi-final do Mundial. Após empate em jogo emocionante pelas quartas de final, o jogo contra a Espanha foi decidido nos pênaltis. Ao contrário da seleção principal no jogo pela Copa América contra o Paraguai, em que os batedores não converteram nenhuma cobrança, a molecada sub-20 passou fácil pelos espanhóis com um placar de 4 a 2. Abaixo postamos os vídeos do vexame e do show, respectivamente, da seleção principal e da sub-20. 

 

   

 

Medidas contra a corrupção

É preciso aplaudir as medidas de transparência e combate  à corrupção do governo Agnelo. O  compromisso do governador é com a ética e a transparência em toda a gestão. Nepotismo, de forma alguma. E servidor terá um código de ética. É bom a gente ver um governo tão disposto em acabar com a corrupção e com os desmandos na administração pública. Todos os dias, a imprensa tem mostrado rastros, nada agradáveis, dos governos passados.  O secretário de transparência e controle, Carlos Higino tem trabalhado intensamente para irradicar as irregularidades. Nós também podemos colaborar basta informar os desmandos e os abusos que presenciamos no serviço público. 

 

Cerveja

Pesquisa recente realizada na Espanha fará a felicidade de muitas pessoas. A tão popular e adorada cerveja além de fazer bem a alma, faz bem à saúde. O estudo comprovou que tomar uma caneca todos os dias evita diabetes, ganho de peso e previne hipertensão. Além de ter baixo teor alcóolico, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Além disso, o principal mito ligado a essa bebida foi derrubado: a cerveja não é a culpada pela famosa "barriga de chopp". Por conter apenas 200 calorias em cada caneca, quantidade equivalente ao café com leite, não é coerente relacioná-la à obesidade. O problema está ligado aos petiscos apreciados ao beber a loira gelada: pastel, carne, linguiça, pipoca... Porém é importante lembrar que beber em excesso não traz nenhum benefício à saúde, pelo contrário. Ainda mais necessário é ressaltar que bebida e direção não combinam. Se beber, não dirigia! Não é justo tirar a vida de alguém por irresponsabilidade sua.

 

Dia seco

Ontem, segunda-feira dia 15/08, foi registrado o dia mais seco dos últimos 7 anos na capital federal. A umidade relativa do ar chegou aos 10% às duas da tarde em Brasília. A orientação, pra quem não pode fugir da cidade, é tomar bastante água, se alimentar bem, comer muitas frutas e não praticar atividades físicas.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 15/08/2011

Inteligência animal

Muito se fala na esperteza de animais como chipanzé, golfinho e cachorro. Mas há uma curiosa lista de animais com inteligência diferenciada. Destacamos alguns exemplos para você.

1. O porco: Parece brincadeira, mas não é. Dentre os animais domesticados esse suíno é o mais inteligente. Pesquisas comprovam que as habilidades do porco superam a do cachorro e do gato. Eles, por exemplo, entendem o funcionamento de um espelho.

 

2. O Polvo: É o animal invertebrado mais inteligente. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses octópodes possuem memórias de fatos recentes e remotos. Eles conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta. São os únicos invertebrados que são capazes de usar ferramentas. O exemplo obrigatório é o polvo vidente Paul  (veja o vídeo).

 

3. O Elefante

Esses paquidermes extremamente inteligentes vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia. Demonstram solidariedade com outros animais e usam ferramentas para diversas finalidades. Porém o mais impressionante é a relação com os mortos. Na morte de um membro do grupo seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos.

 

A Dama da noite

Depois de um jantar maravilhoso na casa da família Curi, presenciei o espetáculo da natureza em uma flor branca, de uma delicadeza sem igual e com um aroma inebriante. Dra Yara apresentou-me a dama da noite. Fiquei tão encantada que pedi uma flor. E ela me deu também um galho. Plantei e, seis meses depois, posso curtir no meu jardim toda essa magia que só a natureza é capaz de proporcionar. A dama da noite é uma planta vigorosa e de fácil cultivo que veio da América Central. Seu caule é ereto com ramos sinuosos, folhas brilhantes e longas qe server de maternidade. As flores são grandes, vistosas, perfumadas e muito misteriosas. O espetáculo começa por volta das 23 horas e termina com o raiar do Sol. Acompanhei todas as etapas e compartilho com vocês. Veja o espetáculo em atos iluminados.

 

 

SPA em casa 

Tomar banho é um ritual obrigatório tanto para a higiene quanto para refrescar e recuperar energias. Mas isso deve ser feito de forma consciente para não disperdiçar água, pois esta é o líquido mais precioso que existe. Como tempo vale ouro, a gente pode aproveitar este momento para se cuidar também. Podemos começar esfoliando mãos e pés, colocar máscara facial e até hidratar o cabelo. Vários fatores prejudicam nossa pele como o sol intenso, poluição e maquiagem. Então, é preciso limpá-la bem , hidratá-la e revitalizá-la. Procure um dermatologista de sua confiança para saber a melhor maneira para manter sua pele sempre saudável. Quem cuida da minha é o dr. Franscisco Leite. Eu gosto de massagear meu rosto enquanto tomo banho. Isto tira a tensão. Com as pontas dos dedos faço movimentos circulares em todo rosto, orelhas e pescoço. Para as mãos e pés, massageio com mel ou então misturo duas colheres de sopa de açúcar cristal com um pouco de azeite de oliva. Deixo agir e lavo bem. No banho também podemos hidratar nosso cabelo. Segundo o meu cabeleireiro, Carlinhos Beauty, para os cabelos sensibilizados devido o alisamento e tinturas e também para os quebradiços e sem brilho, o ideal é usar uma máscara que contém queratina, bálsamo ou aloe vera. Para os cabelos oleosos, Beauty recomenda produtos ativos de frutas. Ao enxaguar, usar água morna ou fria pois a quente provoca oleosidade. O banho, portanto, tem muitos benefícios. Ducha fria acelera a circulação e tonifica a pele; quente tem efeito relaxante e água morna acalma. O banho não lava só o corpo, lava a alma.

 

Um pouco de biologia

Quem define o sexo dos filhos é única e exclusivamente o pai. Explicação: na meiose, as mulheres produzem óvulos que sempre contêm 22 autossomos e um cromossomo X; os homens fabricam espermatozóides de dois tipos, em igual proporção, contendo, além dos 22 autossomos, um cromossomo X ou um cromossomo Y. O sexo da futura criança depende, assim, do tipo de espermatozóide que fecundar óvulo: se for o esparmatozóide com o X, nasce uma menina (XX); se for o que possui o Y, nasce um menino (XY). 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 13/08/2011

 

Destaques do Brasília na TV do dia 14/08/2011

  • No Copacabana Palace: Mayana Moura; Lavinia Vlasak; Miranda Castro com Sophia; Marina Elali; Mayana Neiva; Gilvan Máximo.
  • O reitor do UniCeub Getúlio Lopes conversa com Gilbert Di Angellis.
  • Os cantores sertanejos cantam  "Saudade".
  • Dona Alaide Queiroz, mãe do governador Agnelo, conversa com Bernadete Alves.

 

    

 

Dia dos pais

Todas as emoções vividas pela mãe na gestação influem diretamente no desenvolvimento da criança. O filho sente tudo que acontece neste período. É por isso que o pai tem um papel fundamental na formação do filho, pois mães e pais têm um vínculo eterno. O pai precisa dar segurança, tranquilidade e afeto para a gestante. Outro item importante é a referência de valores. A presença constante e o comprometimento e, principalmente, estar disponível para o filho para criar um vínculo afetivo. Antigamente, bastava ao pai prover segurança física e financeira. Hoje, devido à estrutura familiar, o pai tem de participar mais, dividir responsabilidades e proporcionar momentos inesquecíveis para o filho. E ele pode fazer isso, pois é tão capaz para lidar com a rotina do filho quanto a mãe. A ausência do pai, seja por qual motivo, traz consequências psicológicas para a criança. Uma delas é o sentimento de rejeição. A referência masculina é muito importante para os filhos. Nada substitui a presença de um pai, nem mesmo os presentes mais desejados, pois sabemos que nada substitui o amor. Ausência sentida não é compensada nem pelo dinheiro. A função de ser um pai, depende de ser, antes de tudo, um bom homem. Ser pai é reconhecer a importância de cada fase do filho, é prepará-lo para não ser escravo dos bens materiais e valores desprezíveis. É dar ao filho condições afetivas para compreender e dar sequência à vida com sabedoria. Saber que a paternidade é o fenômeno mais emocional e que deve ser assumido com o coração. O homem tem papel fundamental na natureza feminina. Então, vamos agradecer hoje todas as gerações de homens, principalmente ao meu pai, Alexandre, que não está comigo, mas continua a ser uma luz a me guiar.   

 

Sinceridade

Muito se fala na importância de ser sincero. Será que a sinceridade é realmente uma qualidade que deve ser preservada acima de tudo ou há exceções? Uma coisa é certa: falar a verdade sempre fará muitas pessoas à sua volta infelizes e chateadas. A famosa frase usada em fim de relacionamentos mostra essa preocupação com o outro: "O problema não é você, é comigo!". Selecionamos exemplos curiosos do uso da sinceridade no dia-a-dia. Divirta-se!
 

   
 

Questão de Saúde

Muito oportuna a campanha que o GDF está fazendo para evitar que intrusos ataquem nossa casa e prejudiquem nossa saúde. Os ratos e os mosquitos são transmissores de doenças que podem levar a morte como é o caso da hantavirose e da dengue. Depende de nós continuarmos saudáveis. No caso do hantavírus a contaminação se dá atráves do contato com fezes e urina de ratos silvestres ou pela ingestão de água e alimento contaminado. O GDF está fazendo sua parte. Vamos fazer a nossa também. Vamos conscientizar nosso filhos e vizinhos da importância da prevenção. A hantavirose é uma doença viral com alta taxa de letalidade no Brasil. Foi descoberta em 1913 na União Soviética. Vamos plantar ideias só assim teremos um mundo melhor.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/08/2011

 

Dia Nacional das Artes 

A nossa cultura é muito rica e diversificada, a exemplo da obra Operários, de Tarsila do Amaral. Com isso temos muitos artistas fenomenais em todos os segmentos. Esses profissionais traduzem o pensamento de uma época e expressam os anseios humanos. Uma forma bela e subjetiva de mostrar o talento, seus anseios, temores e esperanças também nos fazem viajar pelo mundo da arte e da cultura. É importante que a arte seja ensinada de forma responsável em todas as escolas. Com isso os alunos desenvolvem sua linguagem artística e passam a respeitar e valorizar quem nasceu com este dom. Aos artistas de Brasília Ivanir Vianna, Toninho de Souza, Beth Bettiol, Omar Franco, Nirvana Rios, Galeno, Adelina, André 14 Voltas, ao grupo teatral Os Melhores do Mundo e a banda Squema 6 meu agradecimento pelo talento e persistência em mostrar o valor da criação.

      

Almoço com o chefe 

É comum, aqui em Brasília, nos badalados restaurantes encontrarmos altos executivos ou empresários de destaque almoçando com um colaborador. E muitas vezes, o que tinha para ser um almoço agradável torna-se um desastre porque o convidado resolve aproveitar a ocasião para pedir aumento de salário e até mesmo para reclamar que está trabalhando demais. Tem até quem tira foto com o celular e envia para os amigos para mostrar o "prestígio". O  que deve-se levar em conta é que o chefe convida porque muitas vezes quer apenas uma companhia para almoçar e aí ele escolhe o funcionário que lhe é mais simpático ou quem está colaborando mais com a empresa . Nessas ocasões, o convidado deve falar de trabalho só se o chefe perguntar. Ai  pode falar de suas metas, mas com diplomacia. Saber ouvir, ter paciência e determinação ajudam muito nos relacionamentos de trabalho. É bom, também, demonstrar responsabilidade e disposição para enfrentar qualquer desafio. Durante o almoço pode elogiar o chefe, mas sem exagero. Finalmente, agradecer pelo convite e respeitar a hierarquia. Agindo assim vai ganhar a simpatia do chefe.

 

Êxito nos negócios 

A empresária Audrey Brants (foto) está consolidada no mercado óptico com sua loja multimarcas na 305 sul. Respeito ao consumidor, preço justo e qualidade dos produtos e serviços são praticados desde qe abriu a  loja. Quem quer vencer neste mercado competitivo tem de agir assim. Parabéns Audrey por sua dedicação e pela geração de emprego e renda no DF.

 

Diagnóstico precoce 

Toda manhã minha visão estava embaçada e desfocada. Fui ao oftalmologista e descobri, através de um exame de sangue, que precisava repor vitamina D e E. É que essas vitaminas são responsáveis pela saúde da nossa retina, aquela membrana que reveste o fundo do olho. Meu médico me recomendou comer mais abacate, peixe, fígado, frutas secas, espinafre, derivados do leite, cereais integrais, ovos e tomar 15 minutos de sol por dia para absorver a vitamina D. Segui à risca a orientação pois sei da importância de um diagnóstico precoce.

 

Estudar ou trabalhar? 

A formação do cidadão para a vida social e para o mercado de trabalho depende da educação básica adquirida. Muitos adolescentes, em vez de fazerem vestibular, preferem tentar uma vaga no serviço público. Em função disso, é importante estudar em uma escola que forma também para a vida. Quando já estiver prestando um serviço público, respeite para ser respeitado. Valorize para ser valorizado. Nunca seja fraco, desleal e covarde. Admita os erros; aprenda com eles. E quando te deparar com a injustiça, impunidade, falta de limites e abusos, lembre-se de que um valor não se impõe, se contrapõe.

 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 Próximo > Fim >>

Página 226 de 227
RocketTheme Joomla Templates