Coluna da Bernadete Alves - dia 11/04/2012

Michel Temer comemora aniversário do PMDB

O presidente da República em exercício, Michel Temer, durante o jantar comemorativo aos 46 anos do PMDB disse: “ninguém consegue levar adiante as questões do país sem ter o PMDB ao lado. Nós quando aderimos a este ou aquele governo, nós o fizemos em benefício do país. Com a presidente Dilma nós fizemos uma coalizão. E ao fazer essa coalizão, tanto no momento eleitoral, como agora, no momento político-administrativo, estamos ajudando a governar o país”, concluiu o vice-presidente da República.

O governador do RJ, Sérgio Cabral, fez eco as palavras de Temer. “O PMDB é um partido construído nas bases, que tem prefeitos, vereadores, que tem história. Se hoje a presidente Dilma Rousseff se encontra nos Estados Unidos falando de igual para igual com a nação mais rica do mundo, dialogando de uma forma que o Brasil nunca teve antes na sua história, mito disso se deve ao PMDB”, afirmou o governador.

O presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp ressaltou que o PMDB precisa fazer uma “verdadeira cruzada” para lançar candidatos às eleições municipais deste ano.

 

Barreto quer transparência nas contratações

O secretário de Planejamento, Luiz Paulo Barreto, já cativou os brasilienses quando foi ministro da Justiça e seu prestigio aumentou quando decidiu colaborar com o governo Agnelo. Em poucos dias na nova missão já mostra a que veio.

O secretário disse que a sociedade “tem o direito de saber onde os recursos públicos estão sendo aplicados e quais as empresas contratadas”. Ele quer que a licitação seja aberta, para que as pessoas acompanhem pela internet como uma licitação ou pregão está sendo realizado. Todos os contratos serão monitorados e a empresa que não funcionar bem será multada e se não resolver o problema o contrato será rescindido. Chega de má gestão.

O governador Agnelo tem uma equipe que joga a favor dos interesses do povo com transparência e responsabilidade. Essa é a missão de um estado moderno e democrático.

 

Só pacto para proteger o cerrado

A segunda maior formação vegetal brasileira tem duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. Seu solo, embora deficiente em nutriente é rico em ferro e alumínio. A sua biodiversidade é favorecida pelas bacias Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata. Tem cerca de 10 mil espécies de vegetais, 837 espécies de aves e 161 espécies de mamíferos. Seu solo esconde um grande manancial de água, que alimenta seus rios. Esta riqueza biológica é constantemente afetada pela ação do homem.

Em função disso os integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, discutiram com especialistas a ocupação desordenada do cerrado brasileiro e as formas para proteger este importante bioma.

O senador Rodrigo Rollemberg informou que tal preocupação se deve ao fato do cerrado ser o segundo maior bioma brasileiro, vem depois da Amazônia em importância, está presente em 10 estados e no Distrito Federal e tem 2.045 milhões de km2 e por isso todo cuidado é pouco.

O presidente da Ecodata, Donizete Tokarski, falou que dos 50% da vegetação nativa de cerrado ainda não desmatada, metade está comprometida pelas queimadas e pela pecuária extensiva. O pesquisador, disse que “o cerrado está abandonado”. Ele quer mais controle sobre as nascentes e os rios.

José Roberto Peres, chefe da Embrapa Cerrados disse que só um “grande pacto” entre poder público e empresas privadas e com tecnologia adequada e intensiva poderá minimizar os danos causados pela exploração desordenada nas últimas quatro décadas.

 

Antecipação terapêutica do parto

Começou hoje o julgamento da interrupção da gravidez no caso de malformação neural. A ação foi promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, CNTS. O relator é o ministro Marco Aurélio Mello que foi o primeiro a votar a favor. Para ele deve ser garantido o direito da mulher de escolher “porque estão em jogo a privacidade, a autonomia e a dignidade da mulher”. O ministro defendeu a antecipação terapêutica do parto por ser um caso especialíssimo.

A ministra Rosa Weber também a favor disse que está em jogo o direito da gestante e não do feto anencéfalo. Também concordou em interromper a gravidez o ministro Luiz Fux que questionou: “Por que punir essa mulher que já padece de uma tragédia humana? A ministra Carmen Lúcia e o ministro Joaquim Barbosa também acompanharam o voto dos colegas. O último a votar hoje foi o ministro Ricardo Lewandowski que foi contra a interrupção da gravidez. Por 5 votos a 1 a sessão foi encerrada e amanhã segue a votação com os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Carlos Ayres e do presidente do STF Cazar Peluzo. O ministro Dias Toffoli se declarou impedido.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que caso seja aprovado as mulheres não serão obrigadas a interromper a gravidez. Quem desejar seguir com o parto estará resguardada.

Até agora cinco ministros do Supremo reconhecem o direito da grávida a antecipar o parto. Caso seja confirmado o resultado as gestantes ficarão livres do risco de serem processadas criminalmente por aborto. 

 

Dilma em Boston

Ontem a presidenta Dilma esteve em Massachusetts Institute of Tecnology, onde foi recebida pela presidente da MIT, Susan Hockfield, para assinatura de dois acordos de cooperação. O primeiro para aumentar o número de estudantes brasileiros e o outro de conhecimento tecnológico. Ela se encontrou com acadêmicos da MIT entre eles Mangabeira Unger, que foi ministro do governo Lula.

  

Depois Dilma almoçou com o governador Deval Patrick de Massachusetts, que declarou a sua admiração pelo Brasil pelo fato de ser um dos mais importantes parceiros que o EUA tem.

O destino seguinte foi Cambridge, onde a presidenta esteve com a doutora Drew Faust, presidente da Universidade de Harvard, onde assinou atos de cooperação e depois falou para uma platéia de 700 pessoas. Após a palestra respondeu várias perguntas. Descontraída a presidenta disse “A Copa do Mundo é o Brasil”. “A minha geração, eu não sonhava ser presidenta, eu sonhava ser uma de duas coisas: ou bailarina ou fazer parte do Corpo de Bombeiros, para apagar incêndio. Hoje as meninas podem sonhar, com uma terceira opção, ser presidenta do Brasil”.

A presidenta concluiu dizendo: “A democracia é o melhor antídoto para atos de corrupção”.

A viagem com certeza serviu para aprofundar as relações entre os dois países e firmar acordos com a elite do conhecimento.

 

TV aberta está perdendo telespectadores

É cada vez maior o número de tecnologias presentes às nossas vidas e com isso o jornalismo impresso e a TV aberta estão sendo deixados de lado. Dados do Ibope na Grande São Paulo, apontam que somente neste ano a TV aberta perdeu 7% dos televisores ligados em relação a janeiro a março do ano passado.

Das 7 h até a 0h só 39,9% dos aparelhos estão ligados e a tendência é de mais queda. Embora a pesquisa tenha sido feita na Grande SP tudo indica que esta nova tendência esteja acontecendo em muitos estados.

Uma das explicações para a queda é que com a melhoria das condições de vida no país e a baixa taxa de desemprego as pessoas têm mais condições de sair de casa e gastar do que ficar assistindo televisão. A outra hipótese é devido à quantidade de aparelhos celulares cada vez mais sofisticados e tablets onde as pessoas podem estar sintonizadas nas redes sociais em vez de ver TV e a última justificativa é que as pessoas estão preferindo a internet, pela simultaneidade da informação do que assistir programas sensacionalistas, apelativos e religiosos que fazem lavagem cerebral nos telespectadores. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/04/2012

Comandante das eleições municipais

Pela primeira vez em 67 anos de história o Tribunal Superior Eleitoral será presidido por uma mulher. A ministra Carmen Lúcia do STF assume tão importante corte no dia 18 deste mês. O seu vice será o ministro Marco Aurélio Mello.

A ministra nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, formou-se em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais em 1977 da qual foi professora. Ela é mestre em Direito Constitucional pela UFMG e Doutora em Direito pela USP. Foi procuradora-geral do Estado no governo Itamar Franco. Tem 7 livros publicados.

Por escolha do presidente Lula tomou posse em 21 de junho de 2006 como ministra do Supremo Tribunal Federal na vaga deixada por Nelson Jobim. Tem como característica a celeridade e a defesa das minorias. Julga o que é certo do ponto de vista jurídico e da justiça. A ministra Carmen Lucia é exemplo de sabedoria, persistência e dedicação. Uma ferrenha defensora dos princípios éticos da Constituição.

Com certeza a transparência será o carro-chefe do seu comando no Tribunal Superior Eleitoral.

 

Avanços na saúde

O governador Agnelo Queiroz fala dos avanços no atendimento com pacientes de câncer hoje no programa de rádio “Conversa com o Governador” às 9 horas. Com reapresentação às 12 horas e 18h30. Ontem ele esteve acompanhando os atendimentos feitos na Estrutural pelo Caminhão da Mulher. O governador estava acompanhado pela primeira-dama Dra. Ilza e pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

O Caminhão da Mulher integra o conjunto de ações do governo do DF para recuperar a qualidade dos serviços da rede pública de saúde. Um trabalho de suma importância porque muitas mulheres não tem acesso aos serviços de saúde e com isso podem fazer a prevenção e se diagnosticada a doença podem imediatamente fazer o tratamento.

O câncer de mama e o de colo de útero são os que mais matam as mulheres. Na Estrutural é onde a maioria delas nunca teve acesso a uma mamografia, ultrassonografia ou papanicolau. Este atendimento é um gesto de respeito ao ser humano.

Vamos torcer para que em breve a maioria das mulheres possa usufruir deste atendimento especializado, pois a saúde é o nosso maior bem. 

 

CPI Mista sobre poder paralelo de Cachoeira

O presidente da Câmara, Marco Maia do PT/RS, e o do Senado, José Sarney do PMDB/AP, decidiram apoiar a instalação de CPI mista formada por deputados e senadores para investigar a ligação de parlamentares com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O PSDB quer investigar se além dos parlamentares envolvidos com Cachoeira, outras autoridades que aparecem no inquérito da Operação Monte Carlo, da Policia Federal, sobre os jogos ilegais no país. O PT quer incluir as empresas beneficiadas por Cachoeira.

Para que uma CPI seja instalada é necessário a assinatura de 27 senadores e 171 deputados. Até agora 42 senadores já assinaram o pedido. O presidente da Câmara, Marco Maia disse que “se todas as denúncias forem verdadeiras, o caso é muito grave”. É preciso investigar e desmontar este poder paralelo.

Os parlamentares de Goiás, citados pela Policia Federal são: Senador Demóstenes Torres, e os deputados Sandes Júnior, Carlos Alberto Lereia, Rubens Otoni e Jovair Arantes e o deputado Stepan Nercessian do RJ.

Paralelamente à CPI, o Conselho de Ética do Senado decidiu abrir investigação contra o senador Demóstenes. Segundo o presidente do Conselho, senador Antônio Carlos Valadares, vai ser muito difícil Demóstenes escapar da cassação de seu mandato. 

 

Dilma e Obama: parceria consolidada

A visita da presidenta Dilma aos EUA, já deu resultado. O presidente Obama afirmou que a relação entre o Brasil e EUA “nunca esteve tão forte”. Ele e a presidenta estavam bem à vontade e discutiram ações para combater o narcotráfico e as formas de aumentar a cooperação em áreas como energia, aviação e educação.

Por outro lado a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou ontem para o ministro de Relações Exteriores Antônio Patriota que, as cidades de Porto Alegre e Belo Horizonte receberão postos Consulares. Isto vai reduzir o tempo de espera na concessão de vistos. Isto porque os vistos para os EUA cresceram 56% só no primeiro trimestre. Nos últimos 5 anos a concessão de vistos cresceu 234%. Segundo o Departamento de Estado americano o Brasil é o país com maior aumento e é em São Paulo onde a incidência é maior.

Hillary assinou com Antonio Patriota a expansão do programa “céus abertos” para permitir mais vôos entre os dois países.   


Francy Soares Bogosian no Senado

A brasileira, cidadã do mundo, Francy Bogosian, lança hoje na Biblioteca do Senado Federal às 18 horas o “Delicioso Brasil”. O livro tem mais de 160 receitas e foi também traduzido para o Frances, árabe e espanhol.

A autora trabalhou no exterior e com isso conheceu muitas culturas estrangeiras e percebeu o quanto a nossa gastronomia é apreciada em vários continentes. Foi em função disso que Francy resolveu proporcionar aos estrangeiros toda a nossa riqueza regional e as maravilhosas culturas e turismo desta terra tropical.

Esse sucesso também tem de ser apreciado pelos conterrâneos por isso o lançamento no Senado Federal.

Francy mostra que a culinária brasileira é nutritiva, deliciosa e fácil de preparar porque herdou o melhor de cada raça. 

 

Fumantes em queda

Todos os anos o Ministério da Saúde realiza pesquisa para saber como está o consumo do cigarro. Os dados foram divulgados hoje pelo ministro Alexandre Padilha. O número de fumantes é o menor nos últimos 6 anos: 14,8%. Este resultado mostra que as leis antitabaco adotadas no país foram importantes para conscientizar sobre os males do cigarro.

Os pesquisadores ouviram, por telefone 54.144 pessoas de janeiro a dezembro de 2011, todos maiores de 18 anos e moradores do DF e das 26 capitais brasileiras. Os brasileiros mais escolarizados estão fumando menos. Os homens ainda fumam mais que as mulheres: 18,1% contra 12%. E no percentual de ex-fumantes os homens representam 22% e as mulheres 14,8%.

De acordo com o Ministério da Justiça a queda do consumo foi constatada em todas as faixas etárias independente do grau de escolaridade. Esta é uma ótima noticia para a saúde e bem estar da população. 

 

“Essa farda é como se fosse pele”

Com essa afirmação o coronel Suamy Santana da Silva, novo comandante da PM iniciou seu discurso. Disse que tem orgulho da instituição a que pertence e que ficou indignado com mensagens postadas nas redes sociais. “Quem usa a clandestinidade da internet para comemorar desgraça não é um verdadeiro policial”, declarou o comandante.

Ao lado do secretário de Segurança Sandro Avelar, o comandante Suamy mostrou que tem firmeza e que está pronto para comandar e aproveitou a oportunidade para dizer que a PM precisa ser valorizada como é a Policia Civil e o Detran. Falou que vai promover mudanças nas chefias de batalhões e quer aumentar de R$ 2,4 mil para R$ 3 mil para motivar os oficiais que ficam prontos 24 horas para resolver qualquer problema.

Quem vai assumir o seu lugar como secretário adjunto na Secretaria de Segurança é o coronel Jooziel de Melo Freire. O governador com estas substituições determinou que medidas fossem tomadas para restabelecer a tranqüilidade do Distrito Federal. É isso que a população deseja.

Suamy Santana da Silva tem 50 anos e está na PM há 28 anos. Bacharel em Direito e especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direitos Humanos pela UnB. Foi assessor no Ministério da Justiça no primeiro ano do governo Lula. Comandou a Academia de Policia Militar durante 3 anos. Foi chefe do Estado Maior e Subcomandante-geral nos primeiros meses do governo Agnelo. É um dos idealizadores do programa de Policiamento Inteligente e do Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/04/2012

Intercâmbio de ideias

A presidenta Dilma chegou ontem na Base Aérea de Andrews às 17h40 para uma visita de dois dias aos EUA. Ela foi retribuir a visita que o presidente americano Barack Obama lhe fez em março de 2011 e convocá-lo para combater a crise econômica mundial e também fazer intercâmbio de ideias.

   

A presidenta viajou com os ministros: Antônio Patriota, Fernando Pimentel, Glesi Hoffmann, Aloizio Mercadante, Marco Antonio Raupp e Helena Chagas. Ao chegar ao hotel no bairro de Georgetown, a presidenta se reuniu com empresários brasileiros que investem nos EUA. No encontro, organizado pela Confederação Nacional da Indústria, foi lançado o livro “Como exportar – Estados Unidos. O livro é uma publicação do ministério das Relações Exteriores e aborda os aspectos comerciais entre os dois países.

Hoje ela almoça com o presidente americano na Casa Branca. A tarde participa do encerramento do Fórum Brasil-EUA de Altos Empresários e do Seminário Brasil-EUA , parceria para o século XXI. Ela vai “ convocar” os americanos a investir no Brasil, uma vez que os dois países têm muito a oferecer um ao outro.

Amanhã a presidenta Dilma irá a Boston se encontrar com 34 estudantes selecionados pelo “Ciência Sem Fronteiras” e visitará Massachusetts Institute of Technology, MIT, dirigido por Susan Hockfied e a Universidade Harvard presidida por Drew Faust, uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo. 

 

O amor é lindo

Os jovens Érika Muniz, filha da juíza Márcia e do empresário da construção Paulo Muniz, e Paulo Moraes, filho de Keila e Francisco Moraes, vão unir-se em matrimônio no dia 5 de maio no Brasília Palace Hotel.

Para celebrar o amor eles receberam os padrinhos e familiares em um Chá Bar, na casa dos pais de Érica, no Lago Sul, com quitutes preparados pela talentosa Márcia Muniz.

Foi uma tarde super gostosa e animada onde os convidados prepararam várias brincadeiras com os noivos. As celebrações vão continuar até o casamento.

O lar é a oficina do caráter. É a melhor escola onde se educam os filhos. Por isso, Érika é o retrato da felicidade.

 

Calça é uma peça indispensável

Prática, bonita e confortável a calça tem lugar cativo no nosso guarda roupa. Deixa a mulher elegante e se for em corte clássico valoriza o nosso biótipo. Pode ser usada com camisa, blusa, blazers e casaco de lã, couro ou tricô. A tradicional é a preferida mas também são usadas as calças: pantalona, legging, corsários, saruel, com pregas, cigarrete ou jeans. Todos estes tipos desfilam em seda, couro, cambraia, linho, algodão, lã, poliéster e helanca. É só escolher uma modelagem que valoriza o nosso jeito de ser.

Nesta estação a calça preta continua imbatível. E a de couro pode ser usada tanto de dia quanto à noite. A combinação preto/branco nunca sai de moda. Tem quem prefira as coloridas para alegrar os dias mais frios. Inclusive nos grandes centos da moda esta tendência já está nas ruas.

A moda feminina está sempre se renovando. E a cada dia no mundo da moda muitos tipos estão sendo lançados conforme as tendências do mercado. Alguns designers separaram os limites entre o feminino e o masculino. Já os mais românticos lançam peças que realçam a feminilidade. Até o curinga jeans está repaginado.

Antes de comprarmos é necessário levar em conta a durabilidade, praticidade e custo benefício.

 

Caminhão da mulher

A Unidade Móvel de Saúde, depois de atender as comunidades do Pôr do Sol, em Ceilândia e Taquara em Planaltina, agora é a vez da Estrutural receber este atendimento. O Caminhão da Mulher vai ficar na cidade por cerca de três semanas.

  

A Unidade Móvel está estacionada ao lado do Centro de Saúde, na entrada da cidade, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Por dia serão feitas 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau.

Com a Unidade Móvel o GDF está cumprindo a meta de democratizar o acesso da população à saúde, principalmente nas áreas periféricas e rurais. Este trabalho é peça-chave para que a saúde esteja sempre em dia. 

Consegue-se através de exames prevenir quase todo tipo de câncer, se o diagnóstico for feito na fase inicial. A diabetes, os cânceres, doenças coronarianas, que são as doenças que mais matam no mundo, podem ser prevenidas com simples exames laboratoriais. (Fotos: Pedro Ventura)

 

Terceira alta do ano

A tão sonhada viagem de fim de ano, compras parceladas de Natal e o material escolar de janeiro estão causando dor de cabeça a milhares de consumidores neste mês de abril. Isto porque sempre no primeiro trimestre de cada ano milhares de pessoas têm seus nomes no SPC. O último levantamento feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas mostra que 143 mil pessoas estão com os nomes negativados.

A inadimplência de janeiro foi de 4,4 %; fevereiro, de 4,6%; março, 4,7 %. Destes 56,02 % são mulheres e 43,% são homens. A faixa de 30 a 39 anos é a que menos paga, principalmente com valores acima de 500,00 reais.

Mesmo assim o comércio não desanima e já está se preparando para o Dia das Mães. Esta é a melhor data de vendas para o comércio. Como o governo federal baixou os juros como estímulo para as compras é preciso frear o impulso consumista e só comprar o necessário à prazo. O ideal é economizar e comprar a vista, pois os descontos compensam.

 

IPVA com desconto só hoje

De acordo com o artigo 155, III da Constituição Federal, o IPVA é um imposto estadual. Somente os estados e o DF têm competência para instituí-lo. A alíquota é determinada por cada governo. E a base de cálculo é o valor venal do veículo. 50% do imposto vai para o governo federal e os outros 50% para o local onde o veículo está cadastrado e serve para manutenção das estradas.

Quem não paga não pode licenciar o veículo, não pode vender e numa blitz poderá ter o carro apreendido. Estão isentos de pagar o imposto os veículos com mais de 15 anos de fabricação, além de entidades filantrópicas, veículos oficiais e os adaptados para portadores de deficiência física.

Além de pagar o Imposto sobre propriedade de Veículos Automotores, que hoje tem desconto de 5% para placas finais de 1 e 2 também temos que pagar R$ 101,16 do seguro Dpvat e R$ 48,52 do Licenciamento Anual. Muita gente, inclusive eu, foi beneficiada com o programa de acumulação de pontos do Nota Legal. Teve até quem foi beneficiado com 100% de desconto. É ai que a gente vê a importância em se exigir a Nota Fiscal sempre.

 


Sebastião Gouveia deixa comando da PM

Foi anunciado agora pouco pela secretaria de segurança que a PM vai por ordem na casa. Tudo porque desde fevereiro os policiais deram inicio à greve branca e em razão deste procedimento só no mês de março ocorreram 88 mortes, o equivalente a 3 homicídios por dia. Número considerado alarmante para a Capital do país.

O governador não gostou de saber que um soldado postou nas redes sociais um verdadeiro absurdo. “Quero agradecer pela ação do bandido, que trouxe a tona o nosso movimento”. Será que esta pessoa não tem família? Que seu coração é de pedra?

Para o secretário de Segurança, Sandro Avelar, “alguns comandantes estão fazendo vista grossa para a operação tartaruga”. O corregedor da PM, coronel Francisco Carlos da Silva Nino, assegurou que vai investigar os autores das mensagens e punir com os rigores da lei.

Brasília vem amargando índices crescentes de criminalidade é inadmissível ver estes descasos por parte de quem tem a missão de proteger. Ainda bem que o novo comandante, coronel Suamir Santana, considerado linha dura na corporação, vai dar um basta a tudo isso e punir quem cometeu prevaricação e associação de crime e se necessário expulsá-los da tão honrada Polícia Militar.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/04/2012

Dia Nacional dos Jornalistas

Jornalismo é sacerdócio porque o fato não escolhe hora para acontecer e as fontes podem estar nos lugares mais inusitados. Um dia nunca é igual ao outro, é militância. A gente investiga, coleta dados, seleciona as questões e escreve com ética e responsabilidade.

O jornalismo é o pilar da democracia, é o termômetro de uma comunidade. Escrevendo, editando, narrando, fotografando, filmando ou apresentando notícias, mulheres e homens dão o melhor de si nas redações de jornais e revistas, estúdios de rádio e TV, nas mídias eletrônicas e até nas assessorias de imprensa dando visibilidade aos seus clientes. Profissionais atentos, questionadores, éticos e comprometidos com a democracia. Verdadeiros arquitetos da ortografia.

Desde os tempos mais remotos o homem tem necessidade de se expressar, compreender e ser compreendido. É através da mídia que a sociedade enxerga a si mesma e através da informação ela existe efetivamente. Em função disso o jornalista tem função social ao defender os oprimidos. E foi em função disso que a Associação Brasileira de Imprensa, devido ao assassinato do jornalista ítalo-brasileiro João Batista Libero Badaró, instituiu o dia em homenagem ao jornalismo de coragem, justiça e liberdade e que levou D. Pedro I a abdicar o trono no dia 07 de abril de 1831.

Neste 7 de abril é bom lembrar fatos importantes da nossa profissão. O radio jornalismo surgiu com o “Repórter Esso” na Rádio Nacional do RJ em 28 de agosto de 1941. Esse dia marcava a entrada do Brasil na II Guerra Mundial junto às forças aliadas, combatendo a Alemanha de Hitler. Em 1973 surge a produção jornalística computadorizada onde as velhas máquinas linotipo eram substituídas. O envio da página diagramada, direto do computador, para um bureau de rotativa encantava a todos. E finalmente o web jornalismo que transmite a informação em tempo real.

Vamos continuar com a nossa missão de informar com respeito e responsabilidade usando a verdade como arma e as palavras como estilete.

 

Páscoa, tempo de mudar

Este é um dia para começar tudo de novo, de nos libertarmos do que nos incomoda e de olhar para a frente com fé, coragem e disposição. Vamos aproveitar para partilhar a vida na esperança, vencer todos os obstáculos e sofrimentos, ajudar mais gente a ser gente. Dizer sim ao amor e a vida, lutar por um mundo com mais esperança.

As experiências que passamos, os desafios que enfrentamos, as turbulências da vida nos dão vigor para descobrirmos o nosso potencial interior. Sempre há solução por mais complexo que seja o problema. E é verdade porque sempre depois de uma tempestade o sol sempre volta a brilhar. A paz que tanto procuramos muitas vezes está no silêncio que não fazemos.

Hoje é Páscoa, dia de darmos muito amor e atenção para a nossa família e principalmente para aqueles que estão perdidos pelos caminhos da vida. Desejo a todos uma Feliz e abençoada Páscoa com muita paz e saúde.

 

Autoridades prestigiam Via Sacra

  

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, esteve no Morro da Capelinha para cumprimentar os atores e acompanhar a preparação para a encenação desta que é a maior demonstração de fé do povo católico. Ele foi de ônibus com o elenco até o local e assistiu um trecho da Via Sacra.
Filippelli elogiou o esforço da comunidade em oferecer um grande espetáculo e disse que há 16 anos ele acompanha este trabalho. Também estiveram no Morro da Capelinha o secretário Wilmar Lacerda; o deputado distrital Cláudio Abrantes, que por muito tempo fez o papel de Jesus ; a deputada distrital, Arlete Sampaio; e o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício.

O GDF aprimorou o sistema de iluminação e os acessos ao local. O trabalho da PM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policia Rodoviária e Agefis foi primoroso. O patrulhamento contou com cerca de 1,7 mil policiais militares, 30 policiais do Batalhão de Policia Rodoviária, 330 militares do Corpo de Bombeiros, com 36 viaturas e um helicóptero para situações extremas.

A Via Sacra também movimentou o comércio local. 100 ambulantes atenderam os fiéis e os turistas de Goiás e Minas Gerais que vieram conferir o espetáculo de Planaltina na sua 39ª edição.

 

Marisa Letícia, a protetora de Lula

Tive o privilégio de conhecer pessoalmente dona Marisa Letícia na missa de Páscoa no Palácio do Jaburu a convite de dona Mariza Gomes da Silva ainda no primeiro mandato do governo Lula. A partir daí foram inúmeras as vezes em que privei da sua serena companhia. Discreta, reservada, atenciosa com todos e elegante na forma de ser.

Percebi a sua religiosidade, fé e a sua devoção em Santo Antônio. A mãe primorosa e a esposa que mantém a harmonia da família. Vendo-a ao lado do presidente Lula vi o quanto ela transmitia confiança e firmeza. Posso dizer que é a protetora de Lula.

Dona Marisa Letícia me contou, com orgulho, quando costurou a primeira bandeira do PT. Quanto convocava as pessoas para defender seus direitos e o quanto se comovia em ver o sofrimento das mães quando não podiam dar o que os filhos necessitavam.

Hoje, véspera de páscoa, dona Marisa comemora mais um ano de sua linda existência. Daqui de Brasília, onde ela morou por 8 anos, envio votos de saúde total, felicidade plena, e peço que Deus lhe conserve forte para continuar sendo o esteio de sua família. Parabéns pela cidadã do bem que a senhora é. Quem protege também é protegida pelo nosso Ser Superior.

 

Otimismo em alta

A presidenta Dilma bate recorde histórico de 77% de aceitação. Isto foi o que concluiu a primeira pesquisa Ibope de 2012 realizada pela Confederação Nacional da Indústria. Em dezembro de 2011, ela já estava com a popularidade em alta, com 72% de aceitação.

O otimismo do povo brasileiro é grande. De acordo com levantamento feito pelo Índice de Expectativas das Famílias, divulgado pelo Ipea, mostra que o otimismo em relação à realidade socioeconômica do país subiu de 67,2 em fevereiro, para 67,7, em março. O levantamento foi feito em 3.810 domicílios. O trabalho constatou que o Centro-Oeste foi a região que apresentou o melhor resultado: 81,3% depois vem as regiões Sul e Sudeste com 67,7%, a região Norte com 65% e a Nordeste com 64,2%.

As famílias também informaram que estão melhor financeiramente e que estão otimistas com o futuro. Acreditam que agora é um bom momento para comprar bens duráveis. Inclusive as famílias do Centro-Oeste se declararam sem dívida.

 

Brasília na TV, amanhã às 13 horas

  

Convido você para estar comigo amanhã às 13 horas na TV Brasília/Rede TV e acompanhar a entrevista que fiz com Selminha Sorriso e Cláudinho, da Escola de Samba Beija Flor. Eles contam como se preparam para encantar na avenida como mestre-sala e porta-bandeira. Falam da parceria de mais de 20 anos e do trabalho social que realizam com crianças no Rio de Janeiro. Selminha também falou da emoção de representar Brasília na avenida, e da alegria que teve de conhecer Anna Christina Kubitschek Pereira, neta do presidente JK, e Paulo Octávio, que inclusive participou da entrevista.

Depois você vai acompanhar a responsabilidade social do Sindicato da Indústria da Construção, ao entregar ovos de Páscoa para os filhos dos jogadores da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society. O presidente do Comitê da Copa, Mário França ,conta como é organizar o maior torneio de trabalhadores no Centro-Oeste; o vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Élson Ribeiro e Póvoa, fala da emoção de ter presidido o Sinduscon por 4 anos e ver a arte e a superação dos operários da bola.

O Brasília na TV também mostra a Bateria da ARUC com o show de Selminha e Cláudinho e a cantora Fyama Dourado. Vale a pena conferir. Eu espero a sua companhia.

 

Dia de malhar o Judas

Malhar o Judas é uma manifestação cultural praticada em diversos países sempre no Sábado de Aleluia. Esta tradição existe desde a colonização europeia e consiste em “surrar” um boneco do tamanho de um homem, em referência ao mau apóstolo, forrado de palha, trapos, serragem ou jornal, e ao meio dia atear fogo nele.

Em algumas comunidades é comum enfeitar o boneco com políticos, jogadores de futebol, celebridades e outros que o povo está desgostoso.

Em Itu/SP, a malhação de Judas virou atração turística. Lá em vez de queimar eles colocam dinamite no boneco.

É no sábado de aleluia que muitos malham os maus políticos, os corruptos, os traidores do povo, do fisco, os covardes e aqueles que abusam, maltratam, ferem e matam quem deveriam proteger.

Vamos extirpar da sociedade os Judas da vida.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/04/2012

O significado da Semana Santa

As celebrações da semana santa ocorrem 40 dias após o carnaval. É a celebração do Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A religiosidade e as crenças são cultivadas em todo o Brasil. Os costumes e as tradições em relação à semana santa ainda se fazem presentes principalmente nas cidades do interior.

Começa com o domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina no domingo de Páscoa. As celebrações são ricas em símbolos, cores, liturgias, orações e textos bíblicos mostram a grandeza do mistério de Cristo. É a manifestação da fé do povo.

A Sexta-feira Santa ou Sexta da Paixão é a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, por meio dos ritos religiosos. É tempo de reflexão, de penitência e respeito a Jesus. Alguns não comem carne, outros não ouvem música e nem assistem televisão e outros fazem jejum. Muito mais do que seguir um catálogo de costumes é hora de refletir a ganância pelo poder. É tempo de doação e de respeito ao semelhante.

 

39ª edição da Via-Sacra em Planaltina

  

Numa atmosfera realista à da Paixão de Cristo, hoje, a partir das 15 horas, começa em Planaltina a Via-Sacra no Morro da Capelinha, na DF 230, onde cerca de 1,1 mil atores e 300 técnicos vão apresentar uma das mais emocionantes encenações religiosas do país.

Em percurso de quase um quilômetro os atores vão mostrar ao público os últimos momentos vividos por Jesus Cristo aqui na terra. Tudo começa na réplica do palácio de Anás e Caifás, depois no palácio de Herodes e depois a condenação no palácio de Pôncio Pilates. Em seguida começa a via-crucis e aí os atores sobem o morro da Capelinha onde vão encenar as 15 estações. Tudo sob a coordenação de José Costa, que garante muitas novidades para hoje.

Realismo e emoção que começou há 39 anos com o grande ativista cultural Uberdan Cardoso, que colocou em prática este espetáculo teatral ao ar livre e que atrai cerca de 200 mil pessoas. Este espetáculo de fé contará com esquema especial de segurança e transporte para os fiéis.

Amanhã, às 15 horas, acontecerá a Via-Sacra das crianças. A encenação será em linguagem infantil. Pintura no rosto, brinquedos e pipoca farão parte da programação. No domingo de Páscoa, às 19 horas no Ginásio de Múltiplas Funções acontece o 19º Vem Cantar com Jesus, com o show Evangelizador do Padre Fábio de Melo às 21h30.

Quem quiser conhecer toda a história deste espetáculo de fé é só ir ao Museu Histórico e Artístico de Planaltina, que fica na Praça Salviano Guimarães, e ver a exposição fotográfica do primeiro ao último dia da Via Sacra, em cartaz até o dia 27 deste mês.

 

Dpvat aponta Semana Santa como o período mais violento no trânsito

O seguro Dpvat, que é pago obrigatoriamente por todos os donos de carros, foi criado em 1974 para indenizar vítimas de acidentes de trânsito sem apurar culpa. O administrador do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, Ricardo Xavier, está preocupado com o aumento de mortes no feriado da Semana Santa. “Durante o feriado, em função das pessoas viajarem despreparadas, não fazem a revisão do carro e com pressa, desrespeitam aos limites de velocidade. Em função disso o número de mortes aumentou em 50%”, informa Xavier.

De 2006 a 2011 foram pagas 14.892 indenizações a pedestres, motoristas e passageiros que sofreram acidentes no feriado da Semana Santa. O diretor do Dpvat informa que em caso de morte e invalidez permanente o valor é de R$ 13,5 mil. O seguro também reembolsa despesas médicas e hospitalares até R$ 2,7 mil. A própria vítima, ou parente, pode dar entrada no pedido gratuitamente em qualquer ponto de atendimento do Dpvat no país.
O motorista tem que ser cuidadoso para proteger a sua família e a dos outros e nunca esquecer que o melhor seguro é não precisar usá-lo.

 

A comida especial está mais salgada

   

Pesquisadores mostram que comer bacalhau, prato típico da semana santa, está custando de 38 a 40 reais o quilo. Ficou 9% mais caro e foi o item que mais subiu. O peixe é uma ótima alternativa para quem tem pouco dinheiro, até porque o peixe é a carne mais saudável que existe.

Os peixes, segundo conta a história, foram os primeiros vertebrados a surgir na terra, cerca de 45 milhões de anos atrás e provavelmente existem 24 mil espécies diferentes das quais mais da metade vive em água salgada e as demais em rios, lagos e açudes. É um alimento nutritivo e deve ser consumido pelo menos duas vezes por semana devido aos aminoácidos essenciais, além de terem proteínas superiores à carnes vermelhas. Além do mais favorecem o processo de digestão, tem pouca gordura, são ricos em ômega 3, que diminui os riscos de doenças cardiovasculares e derrame, reduz a pressão, diminui as taxas de triglicérides e colesterol e são boas fontes de vitaminas e minerais.

As vantagens de se comer peixe não param por aí. Ele contém sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e colbato. Devido a todas estas vantagens é bom aumentar o consumo do peixe para garantir uma vida mais saudável.

 

Licença paternidade de 30 dias

É isso que quer a deputada federal Érika Kokay, do PT/DF, pelo projeto de Lei nº 879/11, que eleva de 5 para 30 dias o período da licença-paternidade. Esta proposta dá o mesmo direito ao pai adotivo.

A deputada disse que este período é importante para que o pai possa estabelecer maior vínculo com a criança e se dedicar à mãe. “Isso é importante para o desenvolvimento afetivo da criança”, conclui a deputada.

Esta atitude da deputada nos faz lembrar da Empresa Cidadã. Aquela que tem responsabilidade social com a comunidade da qual está inserida. É importante que dentro de uma empresa haja entrosamento entre os trabalhadores e respeito às necessidades dos funcionários. Com base nestes preceitos surgiu em 2008 a Lei 11.770 para beneficiar empregado e empregador simultaneamente.

E um dos benefícios dos empregados foi a ampliação da licença maternidade para 180 dias. Com base nesta Lei a deputada quer ampliar o tempo da licença paternidade como prova da sua preocupação com o bem estar do trabalhador.

 

Ônibus terão coletores de lixo

Quem anda de ônibus já deve ter visto usuários educados carregando garrafa de água ou lata de refrigerante, assim como embalagens de biscoito ou papéis até descer do ônibus e colocar em uma lixeira. Mas infelizmente a grande maioria prefere jogar pela janela sem se importar com as conseqüências desta falta de educação. Além de deixar o local sujo estes objetos entopem as bocas de lobo e se acumulam nas galerias de água causando alagamentos e muitos outros problemas para o meio ambiente e gastos para o erário público.

Quem faz isto comete crime ambiental de acordo com o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro. Em função disso o deputado distrital, Chico Vigilante, do PT/DF apresentou projeto de lei para instalar coletores de lixo nos veículos de transporte público coletivo.

Os coletores deverão ser acompanhados de mensagens educativas para que a população perceba o quanto está prejudicando o meio ambiente. Em caso de desobediência a empresa será advertida e em caso de reincidência pagará multa correspondente a 100 vezes o valor da tarifa utilizada ou até a retirada do veículo de circulação.

O deputado Vigilante espera que a medida seja aprovada para deixar a viagem mais agradável e contribuir com a manutenção da limpeza das áreas públicas.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/04/2012

Embaixada Verde

Com o objetivo de melhorar as condições gerais de água e saneamento, o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, criou o projeto Embaixada Verde. Desde o ano passado a embaixada faz convênio com a Companhia Energética de Brasília, CEB e com a Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel para instalar células fotovoltaicas para transformar a energia do sol em elétrica. Isto foi feito na sede do governo italiano aqui e com bons resultados.

  

Como a parceria deu certo o embaixador Gherardo recebeu o vice-governador, Tadeu Filippelli para firmar a segunda etapa do projeto e desta vez com a CAESB para viabilizar melhorias para a estação de tratamento de esgoto de São Sebastião. Isto vai melhorar as condições de água e saneamento para a região. Além da Caesb e Ceb a Universidade de Brasília participa da cooperação.

O vice-governador Filippelli disse que o GDF já está usando energia solar no Estádio Nacional de Brasília. Quando a empresa de construção foi contratada já constava a exigência para garantir a sustentabilidade ambiental.

A Aneel garantiu que vai finalizar neste ano o processo de regulamentação das células fotovoltaicas para que todos os prédios residenciais do país possam usufruir desta energia limpa. Estas células são capazes de converter a luz diretamente em energia elétrica. Por ser uma energia limpa é alvo de estudo em todo o mundo. Crescer com sustentabilidade é o que todos queremos.

 

Dengue é mais grave nos obesos

Esta é a conclusão do cardiologista Wolney Martins da Sociedade Brasileira de Cardiologia do RJ. Ele informou que a obesidade potencializa qualquer infecção e agrava os sintomas da dengue que são a desidratação e a dificuldade na circulação do sangue. “O risco de entrar em choque é maior nestas condições”, por isso que os cardíacos e os obesos com suspeita de dengue precisam buscar tratamento imediato. Dr.Wolney diz também que a obesidade pode agravar os casos de pneumonia.

 Inclusive um estudo feito pela Fundação Mundial de Diabetes alertou que o risco de tuberculose é três vezes maior. O excesso de peso também favorece o acúmulo de gordura no fígado o que agrava a infecção da hepatite. Sem falar no câncer e nos problemas cardiovasculares.

Ninguém é obeso porque quer e a obesidade atinge pessoas de todas as idades e classes sociais. Isto pode ser causado por um desequilíbrio no metabolismo ou resultado do sedentarismo, estresse, tensão psicológica e comilança de alimentos industrializados, cada vez mais gordurosos e açucarados.

 É considerada um problema de saúde pública por estar relacionada a várias doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares, dificuldades motoras e articulares e distúrbios do sono. Quem está acima do peso sofre rejeição e limitações nas atividades diárias. O peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações e infelicidade.

 

Ponte Marechal Hermes

Trabalhar na imprensa é gratificante porque todos os dias a gente aprende coisas novas e conhece pessoas interessantes. Tive a grata satisfação de receber notícias da cidade de Pirapora – MG enviada por Nagda de Abreu que trabalha na loja Minas Moto Show. Ela acessou este site e enviou uma foto tirada em um dos cartões postais da cidade, a Ponte Marechal Hermes. Nagda tem 3 filhos: Bruno, Maria Júlia e Ana Clara (foto). 

  

(Crédito da Foto da direita: Ellen Maia)

A construção da ponte Marechal Hermes teve inicio em 1912 pela Central do Brasil. O projeto desta ponte metálica foi orçado em 850 contos. Em 1914, as obras pararam devido às cheias do rio São Francisco e só retornaram em 1918. Devido a sua complexidade e perda de grande parte do material pelas enchentes, só foi inaugurada em 10 de novembro de 1922, pelo então Presidente da República Epitácio Pessoa.

A ponte tem 694 metros de comprimento em 14 vãos, 8 metros de largura com dois passeios laterais de 02 metros de largura cada. Seu peso é de 723 toneladas. Ultimamente é utilizada para o tráfego de ciclistas e pedestres das cidades mineiras de Pirapora e Buritizeiro. Da ponte pode-se contemplar a beleza do “Velho Chico”. Esta obra foi tombada pelo Patrimônio Histórico.

O Rio São Francisco é o 3º maior rio do Brasil com 2.830 quilômetros de extensão. Ele é chamado “rio da unidade nacional” porque aproxima o sertão do litoral e integra homens e culturas. Foi descoberto em 04 de outubro de 1501 pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. A nascente está no município de Medeiros embora alguns dizem que é na Serra da Canastra, há 1200 metros de altitude, no município de São Roque em Minas. O rio é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e de toda América do Sul. Atravessa a Bahia, passa por Pernambuco, Sergipe e Alagoas até desaguar no Oceano Atlântico. Tem dois estirões navegáveis entre Pirapora/MG e Juazeiro/BA e Petrolina/PE e um outro entre Piranhas/AL e a Foz, no Oceânico Atlântico. Tem usinas hidroelétricas e a bela cachoeira de Pirapora.

511 anos depois de ser descoberto o “Sábio Chico” ainda impulsiona o desenvolvimento regional gerando energia para abastecer todo o Nordeste e parte de Minas. Por tudo que representa precisa ser mais cuidado para que possa continuar como fonte de vida e de riqueza para as futuras gerações como Bruno, Ana Clara e Ana Júlia. 

 

O couro está sempre na moda

Toda mulher se preocupa com o conforto. E não é só em casa: a roupa também precisa vestir bem. Em função disso, a moda teve de se adaptar às exigências das consumidoras que querem qualidade, beleza e bom preço. E uma roupa de couro representa tudo isso, porque além de bonitas, combinam com tudo e dão elegância ao visual. E como tem qualidade, gera valor pela durabilidade.

O couro é um material de origem animal que recebe tratamento específico para interromper a deterioração e odor característico, para que sirva de peça chave no armário de muitas pessoas. E a cada estação se renovam com ar de sensualidade. Casacos, calças, jaquetas, saias, blazers, luvas, cintos e bolsas nas cores tradicionais ou vibrantes. Estilo inconfundível e conforto tanto para usar a noite quanto para o dia e agrada não só as mulheres como os homens.

Para que durem muito é preciso ter determinados cuidados, pois é um material muito sensível ao excesso de umidade, luz e calor. Ao guardá-lo, nunca dobrar, e para tirar a marca é necessário virar pelo avesso, colocar uma toalha branca em cima e passar com ferro na temperatura de 100 graus Celsius. Nunca guardar casados ou jaquetas de couro se estiverem úmidos pela água ou suor. O ideal é pendurá-las em lugar ventilado. E para quem não sabe limpar a peça é só procurar uma lavanderia especializada. Jamais colocar em sacos plásticos, pois podem pegar fungos. A roupa de couro, se bem cuidada, dura muito. 

 

A música é elo de aproximação

A música desempenha vários papéis na vida da gente. Marca fatos, expressa sentimentos e melhora o humor. Quando a gente liga o rádio até as distâncias encurtam e suportamos melhor o angustiante trânsito. Ouvir música enquanto preparamos uma refeição deixa-a mais saborosa, sem falar nas serenatas e nas cantatas de natal que massageiam a nossa alma.

Para os pesquisadores, a música desenvolve a mente, facilita a concentração, promove o equilíbrio e proporciona bem-estar. Este elo de aproximação é um verdadeiro remédio para a depressão. Eu curto dos clássicos dos anos 50 até os hits do momento. Música é sempre bem vinda.

Sabendo da minha paixão pela música, Zezinho Valadares, que conheci há 20 anos no Squema 6, e que tive o prazer de entrevistá-lo no Brasília na TV ao lado de Maurício Tuchal e Onivaldo de OZ, três fenômenos de muita credibilidade e talento, que sou fã, falou-me da dupla Léo e Landim. Eles cantam o sertanejo universitário romântico muito bem.

O show de estréia é dia 11 no Road Beer, com participação de Pedro Paulo& Matheus e Gabriel Braga. Zezinho Valadares está apadrinhando a dupla.

 

Ficar bonita é fácil

A mulher moderna cuida da alimentação, do corpo, cabelo e unhas e da aparência como um todo. E mesmo com a correria do dia-a-dia sempre dá um jeito para fazer exercícios físicos e cuidar da roupa que mais combina com o nosso estilo. E muitas vezes mesmo querendo algumas não conseguem tempo para ir ao salão e fazer uma boa maquiagem.

Para aumentar a auto-estima e a beleza das mulheres, Carlinhos Beauty está ensinando automaquiagem. Eu aprendi os truques de Beauty e dos cabeleireiros e maquiadores Luiza Furtado e Péricles Nogueira. Se você quiser aprender como preparar apele para a maquiagem durar mais, a maquiagem para cada tipo de pele, o uso do baton certo, truques para ter olhos perfeitos e sedutores, maquiagem para o dia e para ocasiões especiais, como deixar os olhos, boca e nariz em harmonia com o rosto, é só ir ao Fashion Mall que fica na EQS 302/303 ou ligar 3225-9837.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 04/04/2012

Presidenta Dilma dá gás à indústria nacional

 

A presidenta Dilma deu ontem uma demonstração de que é possível garantir o aquecimento da economia sem prejudicar o trabalhador. Ao liberar o pagamento de 20% de contribuição patronal do INSS está garantido o emprego de milhares de pessoas. Isto aconteceu por ocasião do lançamento do Plano Brasil Maior. 

Para reagir aos efeitos da crise econômica internacional a presidenta Dilma anunciou uma série de benefícios para garantir a competitividade dos produtos nacionais no comércio exterior. E com isso foi necessário desonerar a folha de pagamento de 15 setores. As medidas passam a vigorar a partir de julho. São eles: tecnologia da informação, comunicação. Hotelaria, aéreo, naval, ônibus, equipamentos para call Center, design house, de bens de capital, mecânica, autopeças, material elétrico, plástico, móveis, calçados e couro, confecções e os setores têxtil.

O senador Armando Monteiro, ex-presidente da CNI, disse que as medidas são necessárias para reduzir as vantagens do país na concorrência internacional. Para ele não há risco de prejuízo para as contas da previdência.

Para o senador Cristóvam Buarque o Plano Brasil Maior “é insuficiente, limitado e de curto prazo”. Ele diz que é preciso pensar em estratégias de médio e longo prazo, e não pacotes de medidas econômicas, porque eles “resolvem alguns problemas e criam outros”, finaliza Buarque.

 

Tempo inteligente

A enorme carga de tarefas para executar faz muita gente reclamar da falta de tempo. E neste caso para não ficar aflito é preciso avaliar como o tempo está sendo empregado e se os resultados estão sendo satisfatórios. 

O ideal é administrá-lo para que renda mais. A má gestão deste recurso que não é renovável, com tarefas se acumulando aumenta a ansiedade e com isso vem o estresse. Quando tenho de fazer uma tarefa que não me agrada, executo-a com perfeição e nunca desperdiço meu tempo tentando me convencer para deixar para o outro dia. Faço o que tem que ser feito. Não fico escrava da rotina. Todos os dias elaboro uma tabela diferente para usar de forma inteligente esse bem tão precioso que o universo nos presenteou.

Começo sempre pelas tarefas mais importantes com resultados dentro da minha expectativa. Como não há nada que resista ao tempo, vivo a favor dele para não perder tempo. E lembro sempre Napoleão Bonaparte: “o tempo é o único bem totalmente irrecuperável. Recupera-se uma posição, um exército e até um país, mas o tempo perdido, jamais”.

 

Falta 799 dias para a Copa do Mundo

 

Dos doze estádios que vão receber os 64 jogos do Mundial, só cinco estão com mais de 50% das obras concluídas. Esta informação foi dada pelo Ministério do Esporte, ontem, quando faltavam 800 dias para o Brasil receber este importante evento internacional.

De acordo com levantamento feito pelo Ministério do Esporte, a sede mais avançada é Fortaleza com 60,44% das obras no Castelão concluídas. O Mineirão em Belo Horizonte tem 55% assim Fonte Nova em Salvador, o Estádio Nacional de Brasília tem 54% e o Arena da Baixada, em Curitiba tem 52%.

Com bem menos da metade das obras estão a Arena Pantanal de Cuiabá, Maracanã no Rio de Janeiro, Arena Amazônia em Manaus, Arena Pernambuco, Beira-Rio em Porto Alegre que tem apenas 20% assim como Arena das Dunas em Natal.

O nosso estádio será o mais bonito e o mais moderno, tudo de acordo com os padrões internacionais da FIFA. Além do mais é o único com certificação internacional devido a sua sustentabilidade e respeito aos operários. O GDF está cumprindo todos os prazos estabelecidos. (Foto: Tomas Faquini)

 

10ª Copa Sinduscon de Futebol Society

O Sinduscon vem há 48 anos trabalhando para o fortalecimento do Distrito Federal, promovendo e valorizando as empresas da construção civil, garantindo dignidade para os trabalhadores e abrindo caminhos para a tranqüilidade das futuras gerações. É comandado por Julio Cesar Peres, Luiz Carlos Botelho e Jorge Salomão. Dignos construtores da cidadania. 

Parte 1:

 

Parte 2:

 

Parte 3:

 

Medida para prevenir adultos obesos

É em casa que a criança aprende a ter hábitos saudáveis e a comer alimentos adequados para manter a saúde em dia. Na escola, estes hábitos também têm de continuar. Acontece que em muitas cantinas oferecem o que o jovem gosta como frituras, hamburger, cachorro-quente e doces e isso contribui para o excesso de peso.

Preocupado com a saúde das pessoas em idade escolar, o Ministério da Saúde realizou estudo que indica que 30% das crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso e entre os adolescentes o índice é de 21%. Em função disso e com o objetivo de desenvolver hábitos alimentares saudáveis, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, firmou parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares para levar aos colégios de todo o país orientação sobre os lanches de acordo com a cartilha “Cantinas Escolares Saudáveis”.

O acordo deve beneficiar mais de 6,7 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio. Esta decisão do ministro é bem vinda, pois vai prevenir uma geração de adultos obesos.

Na minha casa sempre pratico hábitos alimentares saudáveis e meus três filhos, quando estudaram no Sigma, usufruíam disso também. É que a direção da escola sempre adotou este procedimento nas cantinas das cinco unidades porque entende que alimentação inadequada deixa o aluno cansado, sem estímulo, devido à digestão lenta, e sem vontade para participar das atividades da escola. Para a diretora do Sigma, Adriana Mikhael, “se a criança praticar atos saudáveis em casa e na escola ela vai continuar procedendo assim quando for ao shopping, restaurante ou festa”, por isso é que nossas cantinas oferecem alimentos saudáveis.

 

Situação dos moradores de rua

Por iniciativa da deputada federal Érika Kokay, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara realizou, hoje à tarde, audiência pública para discutir a situação dos moradores de rua e principalmente adotar medidas para coibir com a violência contra eles e dar dignidade para esta parcela da comunidade.

Participaram da audiência, Ana Lúcia Andrade, representante do projeto Giração; Luiz Cláudio Roriz, diretor do Albergue de Brasília; Sandra Duarte, coordenadora da equipe de saúde da família da Secretaria da Saúde; Rosângela Maciel, do Ministério da Saúde; Wellington Panteão, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Daniel Seidel, secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF.

Ficou decidido na audiência a criação de um grupo de trabalho, com a participação da sociedade civil. É isso que a deputada Érika vai propor à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados onde ela é vice-presidente.

O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, se comprometeu a criar novos albergues para atender à população de rua. O governo Agnelo está atento à questão e determinou medidas urgentes de enfrentamento às dificuldades, discriminação e violência enfrentadas por estas pessoas. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/04/2012

Luiz Paulo Barreto no comando do Planejamento do GDF

Com a posse do ex-ministro da Justiça na equipe, o governador Agnelo vai poder atender com rapidez e presteza os anseios da comunidade. O novo secretário tem como missão controlar gastos com pessoal, reorganizar a gestão patrimonial e dar transparência no setor de compras. E se depender da sua vontade e competência o governo vai fazer mais com menos recursos.

O governador Agnelo destacou a importância de Barreto no GDF. “Estamos construindo um novo DF, com ética, transparência e participação popular. E, para isso, precisamos de pessoal capacitado e recursos financeiros racionalizados e priorizados”, disse o governador.

Luiz Paulo é uma pessoa muito respeitada e isso deu para ver na sua posse com representantes dos três poderes. Ele é um orgulho para o UniCeub, onde se formou em Ciências Econômicas e Direito e para Brasília, cidade que escolheu para viver.

No seu discurso lembrou que como ministro da Justiça, teve a oportunidade de acompanhar toda a crise política vivida pelo DF no final de 2009 e no ano de 2010 e de ajudar para uma solução democrática, que respeitasse a autonomia política e administrativa do DF. Destacou a competência do ministro Gilmar Mendes que, na época presidia o Supremo, deu a oportunidade de Brasília buscar sua própria solução política. Elogiou a imprensa especialmente a postura do presidente do Correio Braziliense, Álvaro Teixeira da Costa, que mostrou compromisso jornalístico e amor por Brasília.

Barreto disse que com a mesma honra que serviu os governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma vai servir o governo Agnelo. “Novos tempos estão consolidando Brasília como uma cidade de excelente qualidade de vida, moderna, eficiente e uma gestão voltada para o trabalho honesto de defesa da população. E o interesse da população é que deve ditar os rumos do governo e o governador Agnelo tem conduzido o DF em uma administração voltada para atender aos anseios e necessidades da nossa população”, finalizou Barreto.

 

Alice, a arquiteta que recicla ideias

A arquiteta e urbanista, Alice Alves Ribeiro, formada em 2008 pelo UniCeub e pós-graduada pela Universidade de Brasília em Reabilitação Ambiental Sustentável, deu um show de competência e responsabilidade social e ambiental quando participou da Casa Cor 2009 e ganhou os três principais prêmios: Projeto mais Sustentável, Projeto mais Original e o Melhor Projeto da Casa Cor Brasília 2009.

Alice é daquelas profissionais que capta imediatamente o desejo do cliente e sabe usar com categoria a marca dos tempos recentes com suporte tecnológico avançado sem ultrapassar os limites convencionais e ao ousar faz com responsabilidade ambiental e com sustentabilidade. E mais: ela alia as intervenções urbanas com as ideias renovadas e traça tudo com muito preciosismo.

Tive a oportunidade de entrevistá-la para o meu programa Brasília na TV e percebi que ela renova e recria a partir do convencional e de qualquer material que se apresente. Transforma espaços com criatividade e muita qualidade. Essa categoria foi percebida pela construtora Via Engenharia, onde ela está emprestando seus conhecimentos.

Hoje é seu aniversário e com certeza vai ser muito festejada, pois além de ser uma arquiteta primorosa é um ser humano incrível. Amiga, leal, prestativa e incentivadora. Que Deus continue a iluminar sua rica existência. 

 

Virou moda viajar sem declarar dinheiro

De acordo com o inspetor-chefe da alfândega do aeroporto, toda pessoa que viaja para o exterior com quantia superior ou equivalente a R$ 10 mil tem de apresentar a Declaração de Porte de Valores – DPV, que será validada por um auditor da Receita. Existe uma norma que determina que o simples fato de não declarar já define o perdimento da moeda. O que ultrapassar de R$ 10 mil é autuado pela Receita que destina esses recursos para o Banco Central. O crime é de evasão de divisas e descaminho e prevê de 2 a 6 anos de reclusão.O crime é inafiançável.

Ontem uma mulher foi pega com 13 mil dólares. Ela tem 52 anos e mora em Miami há 22 anos e vem constantemente vender mercadorias no Brasil. Ela estava sendo observada pela policia americana que avisou sobre essa prática ilegal. No dia21 de março um homem foi preso porque levava 200 mil dólares na bagagem.

 

Retratos da Leitura

Quem quiser progredir na vida precisa adquirir conhecimento e a leitura é uma fonte deste aprendizado que desde cedo tem de ser incentivado para que a criança cresça sabendo que é 

importante e prazeroso ler. Um hábito saudável que nos faz viajar e descobrir um mundo novo. É por meio da leitura que enriquecemos nosso vocabulário, dinamizamos o raciocínio e a interpretação. E a melhor forma para se manter bem informado é cercar-se de bons livros.

As tecnologias fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado é o reflexo deste comportamento são jovens cada vez mais desinteressados. Em função disso o Instituto Pró-livro entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios para saber como anda o hábito de ler do brasileiro. 

A constatação não foi boa. 30% disseram que não gostam de ler; 37% gostam só um pouco e 25% gostam muito de ler. O interessante é que mais da metade dos entrevistados declararam que não lêem pela falta de tempo e os demais disseram que não gostam de ler e que preferem atividade mais emocionante. De acordo com a pesquisa a Bíblia é o livro mais lido.

Esta falta de hábito de leitura é cultural. O incentivo é fundamental. Em função disso é que o Ministério da Cultura tem o programa Livro Leitura e Literatura e a Rede Gasol de Combustíveis colocou em prática o projeto Bibliotecas Casa do Saber onde já entregou 100 unidades no DF.  

 

Bem-estar animal está garantido em lei

Os animais de estimação proporcionam apoio social e emocional das pessoas. Inclusive psicólogos da Universidade de Miami e da Universidade de St. Louis concluíram que eles fazem bem para a saúde, pois aumentam a auto-estima de seus donos. Enquanto alguns donos tomam conta de seus bichinhos de forma responsável outros sofrem maus-tratos, negligência e até abandono.

Foi em função disso que a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou regras para a guarda de animal de estimação nos casos de separação judicial ou de divórcio litigioso de acordo com o Projeto de Lei 1058/11. O projeto original para regular a guarda dos animais é de autoria do deputado Ubiali, do PSB/SP, e o substitutivo foi apresentado pelo deputado Ricardo Tripoli, do PSDB/SP, relator da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

“A medida visa garantir os preceitos de bem-estar animal, determinando que fique com a guarda aquele que demonstre maior capacidade para o exercício de sua posse”, disse o deputado Tripoli. Essas regras também se aplicam nos casos de dissolução de União estável, tanto hétero quanto homoafetivas.

Esta decisão é muito bem vinda, pois a guarda tem de ser responsável. Cuidar dos animais é responsabilidade de todos nós. Essa atitude começa quando denunciamos os maus-tratos.   

 

Truques que disfarçam o tamanho real do imóvel

Tem gente que se deixa seduzir pela aparência e adquire apartamento decorado sem levar em conta sua real necessidade. E quando recebe o imóvel vazio é a maior decepção, pois é menor do que parecia. Isto acontece porque tem muitas construtoras que usam espelhos, móveis bem pequenos e integram os ambientes para aumentar o campo visual. Estes truques dão a sensação de espaço maior. E é ai que está o problema porque nem sempre a gente pega a metragem dos móveis do decorado e depois quando recebe o imóvel verifica que não cabe quase nada do que existe no mercado. Tudo tem de ser compacto.

Não é bom ficar preso à decoração e sim se preocupar com o piso, esquadrias, cozinha, área de serviço e banheiros. É importante avaliar cada espaço e sua funcionalidade no dia-a-dia.

Como é preciso se virar nos 40m2 é bom ter a consultoria de um bom arquiteto pois qualquer centímetro faz a diferença. Valorizar a área compacta é um grande desafio. Existem em Brasília excelentes arquitetas que vão transformar o espaço e dar a sensação de amplitude. Mas nunca esquecer de conciliar a beleza com a real necessidade de uso. Em ambientes pequenos o mínimo é o máximo.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/04/2012

Sigma é 1º lugar no PAS da UnB 

Estive na Universidade de Brasília e vi o Pedro Henrique, que estudou no Sigma, bem entrosado na sua turma de Direito. Segundo alguns professores, é um dos mais interessados em aprender coisas novas. Ele também continua sendo cumprimentado por ter sido o número 1 no PAS 2012. A única coisa que não perdeu ainda é a sua timidez.

O Centro Educacional Sigma é a escola que mais aprova no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília. Este ano, 276 alunos entraram na UnB e, destes, Pedro Henrique Luz de Araújo (foto) tirou o primeiro lugar geral. Aos 18, anos Pedro Henrique superou 12 mil estudantes. “Não esperava ser o primeiro colocado, mas acreditava que iria passar porque sempre fui bem na escola”, disse o vitorioso aluno do Sigma, que foi aprovado para o curso de Direito. Uma vitória não só para o Pedro como para os professores e diretores.

Para o coordenador da Secretaria de Vestibulares do Sigma, professor José França, Pedro sempre foi um aluno brilhante em todas as disciplinas. “É um dos estudantes para quem eu tive o prazer de dar aula de matemática”.

Este resultado não surpreende. É a prova da seriedade do Sigma,do trabalho dos professores e da dedicação de todos os alunos. O Sigma nas suas cinco Unidades fornece uma educação de qualidade, incentiva a leitura, dinamiza o raciocínio, usa ferramentas tecnológicas para despertar nos alunos a coragem para enfrentar os desafios. Motivados e seguros chegam à vitória.

 

Gastão Ramos vai comandar o SLU

O vice-diretor de Assuntos Ambientais da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Gastão Ramos (foto), é o novo Diretor do Serviço de Limpeza Urbana. Ele assume o lugar de João Monteiro Neto que pediu para deixar o cargo por motivos pessoais.

Gastão entende e preserva a natureza há bastante tempo, inclusive foi um dos fundadores do Partido Verde no DF antes de se filiar ao PSB e concorrer a deputado federal. Dirigir o SLU será mais uma missão no governo Agnelo pois de janeiro à novembro de 2011 foi secretário de Ciência e Tecnologia onde fez um trabalho exemplar. Foi um dos idealizadores do Parque Tecnológico Capital Digital e do programa de internet gratuita que funciona no Parque da Cidade, Rodoviária e ao redor do Estádio Nacional de Brasília. A sua competência em ciência e tecnologia, área estratégica para o futuro de Brasília, o tornou um assessor mais que especial da Governadoria.

Gastão Ramos sempre acreditou num novo caminho para o Distrito Federal. Desde 2011 este engenheiro civil está colaborando com a construção de uma gestão voltada para atender os anseios e necessidades do povo desta especial cidade. 

 

Brasil é destaque na Catalunha pelas políticas sociais de Lula

O ex-presidente Lula é o grande vencedor do XXIV Prêmio Internacional de Catalunia. Este prêmio é concedido a pessoas que contribuem para a promoção dos valores humanos em todo o mundo. Lula se tornou um líder com respeitabilidade internacional devido a sua luta contra a pobreza, colocando o Brasil na vanguarda da globalização. Inclusive a revista americana Time o considerou como um dos líderes mais influentes do mundo em 2010. 

Lula disse que o prêmio reforça a amizade entre o Brasil e a Catalunha e que é uma honra para todos os brasileiros e brasileiras. Essa distinção reforça a sua convicção em lutar por uma sociedade mais justa. 

O presidente de Catalunia, Artur Mas, disse que este é o reconhecimento do caráter pessoal de Lula na luta contra a pobreza e a desigualdade. O prêmio será entregue em junho em Barcelona. Vamos torcer para que o presidente possa pessoalmente receber tão merecida distinção uma vez que, devido às eleições municipais, Lula vai estar empenhado em ajudar os candidatos do PT.

Catalunha é uma comunidade autônoma da Espanha, que tem como capital a cidade de Barcelona, famosa internacionalmente com os Jogos Olímpicos de 1992. É o primeiro destino turístico da Espanha. É a comunidade que tem a maior participação no PIB industrial do território espanhol. Catalunha é destaque com Salvador Dalí, Joan Miró e Antoni Tapies e pelo Pablo Picasso que viveu sua juventude lá e que atraí turistas com o Museu Pablo Picasso.

 

A elegância do comportamento

A elegância vai muito além do uso correto de talheres. Está presente desde a primeira hora do dia até a hora de ir dormir.

É característica de quem elogia mais do que critica; escuta mais do que fala e quando fala passa longe das fofocas e das maldades; de quem fica em silêncio quando é ofendida e sua atitude gentil fala mais que mil imagens. A elegância vem sempre acompanhada da discrição.

Duas pessoas que têm comportamento exemplar e que fazem aniversário no primeiro dia do mês de Brasília são Lilian Gurgulino (E) e Zilá da Costa Raymundo (D).

Ambas têm graça na maneira de ser e bom gosto ao receber. São eficazes, inteligentes, dinâmicas e sempre de bem com a vida.

Que Deus continue a iluminar a linda existência de cada uma. Parabéns e felicidade sempre!


Águas Lindas é campeã em violência contra as mulheres

A violência é a forma adotada pelos covardes para mostrar a virilidade, a força e o comando. Tem homem que acha que é superior a mulher e por isso impõe sua vontade na base da agressão. O ciúmes, álcool e drogas ilegais são fatores que desencadeiam a violência no lar fazendo vítimas de todas as idades.

Mais da metade das mulheres agredidas pelos maridos ou namorados sofrem caladas e não buscam ajuda por medo e vergonha. E só procuram a policia depois de ter sido espancadas inúmeras vezes ou ameaçadas por arma de fogo.

A região do entorno se tornado uma das mais violentas do país. E a cidade de Águas Lindas de Goiás que fica há 50 quilômetros do centro do poder é onde as mulheres são desrespeitadas em todos os sentidos.

Esta triste constatação foi dita hoje pela coordenadora do Centro de Apoio à vítima de Águas Lindas, Rosa Maria dos Santos, durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. Ela informou que a Delegacia de Atendimento à Mulher registra mais de dois casos de violência por dia chegando a 80 por mês. E no período de um ano as estatísticas chegam a 960 casos.

Quem vive em situação de violência doméstica adoece física e emocionalmente . A violência contra a mulher é um caso de saúde pública.   

 

Atribuições de Swedenberger

Hoje faz duas semanas que o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, está na equipe do Governo do DF. Depois de ficar por 9 anos e 3 meses servindo a Presidência da República, tem a missão de garantir a execução das prioridades do governo Agnelo e de zelar pela saúde fiscal do GDF. 

Na reunião com os integrantes do GDF, Swedenberger disse: “somos soldados de um comandante maior, que é o governador Agnelo Queiroz. A experiência que adquiri no governo Lula e no governo Dilma me dá a confiança e a motivação para cumprir com ética, seriedade e transparência essa missão. A missão mais eficiente de se trabalhar é num ambiente de harmonia. Para a administração pública ter êxito é preciso unidade interna na equipe, compromissos bem definidos, autoridade governamental reconhecida, e um modelo de gestão eficaz e de qualidade”.

O secretário Swedenberger mostra que vai atuar de maneira equilibrada para garantir uma eficiente governabilidade, tudo de forma imediata e permanente como o governador quer. Ele está fazendo o levantamento dos problemas e estabelecendo métodos, prazos e critérios para melhorar a qualidade de vida de todos os moradores do DF. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 31/03/2012

Brasília na TV domingo às 13 horas

 

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 13 horas na TV Brasília/Rede TV e acompanhar a abertura da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society numa solenidade prestigiadíssima.

O maior campeonato de futebol da construção civil do Centro-Oeste, acontece até o dia 02 de junho no Arena Futebol Clube, todos os sábados, onde 33 equipes disputam troféus e medalhas. O pontapé inicial foi dado pelo governador Agnelo e pelo presidente do Sinduscon Julio Cesar Peres.

A copa representa a união do capital com o trabalho numa disputa saudável. O que se viu foi o congraçamento e amizade entre empresas e seus funcionários ao som de Fyama Dourado.

 

Brasil e Índia criam corredor de desenvolvimento

 

A presidenta Dilma, que retorna hoje para o Brasil, vem otimista com o fortalecimento das relações entre as duas nações, que, aliás, começaram no período da colonização portuguesa no Brasil. Ela disse após encontro com o primeiro-ministro Manmohan Singh que brasileiros e indianos têm várias afinidades e desafios comuns. Os dois países lutam para combater a pobreza e garantir a inclusão social dos desfavorecidos. “As cores da Índia contagiam o imaginário do Brasil”, afirmação que agradou os indianos.

Para ampliar as relações comerciais e econômicas, os dois países selam parcerias na saúde, educação, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, programas sociais e ambientais. “Temos muito que dialogar nas áreas de políticas sociais e científicas”, disse a presidenta. Ela considera a Índia um parceiro indispensável e essencial para o futuro. “Os países emergentes são os grandes responsáveis pelo crescimento da economia mundial”, concluiu Dilma. O comércio entre os dois países deve chegar em US$ 15 bilhões até 2015.

A presidenta depositou flores no Memorial onde estão as cinzas do pacifista Mahatma Gandhi.

 

As três direções do cérebro

Cientistas da Universidade de Harvard descobriram que o cérebro tem estruturas bem simples e definidas e não confusa como um prato de espaguete como alguns imaginavam. Graças á tecnologia avançada foi possível identificar o padrão de conexões neurais mostrando três direções difusas. “As conexões cerebrais se parecem mais com aqueles cabos com vários fios colados, usados em informática. Essa estrutura na matéria branca, um dos tecidos constituintes do cérebro, é contínua e existente em todas as escalas e em todos os primatas, inclusive os humanos”, disse o cientista Van Wedeen.

O cérebro é mais simples do que se pensava. As conexões entre os neurônios são bem ordenadas e seguem três direções difusas.

Já que estamos falando em neurônios, a revista Nature publicou estudo que diz que aprender cria novas conexões entre os neurônios. Isso é muito importante pois a neurociência tem o desafio de entender, o que ocorre com o cérebro após um acidente cerebral. Com isso os cientistas vão poder acelerar o processo de recuperação.


UnB proíbe trote sujo

O Conselho Universitário da UnB deu um basta aos trotes violentos, degradantes e que humilham até a instituição, praticados por alguns veteranos a calouros. De acordo com as novas Normas de Convivência Universitária, trote sujo significa ação de tortura, tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante, constrangimento ou discriminação.

O texto, aprovado ontem por 42 membros do Consumi, diz que quem desobedecer a norma poderá sofrer advertência ou expulsão. Os membros também decidiram que as atividades que não estejam incluídas na programação devem solicitar autorização para festas e eventos. É proibido vender bebidas alcoólicas no campus e o seu consumo depende de autorização.

Falta agora o Conselho determinar quem vai fiscalizar e punir os praticantes de trotes. Uma Universidade da respeitabilidade da UnB tem que mostrar que não são uns poucos que vão denegrir a imagem construída ao longo de 50 anos por valorosos dirigentes e professores.

 

A pobreza é a principal causa da fome

Esta constatação é da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi. Ela disse que o combate à fome no mundo está associado à adoção de políticas de estímulo à segurança alimentar e nutricional, ao incentivo à agricultura familiar e as condições de acesso aos alimentos. Assim como geração de emprego e renda dentro de um contexto sustentável.

Maya disse isso durante a 32ª Conferência Regional da FAO, em Buenos Aires, onde especialistas da América Latina e do Caribe assumiram o compromisso de priorizar ações voltadas para erradicar a pobreza. A Secretária mostrou o que o Brasil está fazendo e disse que o país repassará US$ 20 milhões para o combate à fome no mundo. Maya é doutora em economia aplicada pela Unicamp e tem trabalhos publicados nas áreas de política de segurança alimentar no Brasil, Programa Fome Zero e a evolução da pobreza no Brasil.

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, o brasileiro José Graziano da Silva, disse que o combate à pobreza são desafios globais.

 

Inclusão Digital e Educação Fiscal

  

A informática é essencial no mundo de hoje, tanto para o trabalho quanto para o aprendizado. O computador se tornou indispensável para a qualificação profissional e para atuar neste mundo globalizado. Com base nisso, surgiu o projeto de Inclusão Digital e Educação Fiscal, com o qual a Receita Federal vai doar os computadores apreendidos pela aduana para 22 municípios que formam a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e do Entorno.

Ontem foi assinado Termo de Parceria entre a Secretaria do Entorno e a Receita Federal para beneficiar as escolas que não tem programa de inclusão digital. O governador Agnelo, o vice, Filippelli e o Superintendente Regional da Receita Federal, José Oleskovicz, entregaram simbolicamente os kits para as escolas de Valparaiso de Goiás, Águas Lindas de Goiás e Planaltina de Goiás. O kit tem notebooks e material pedagógico para montar as salas de informática em cada uma das cidades.

É a democratização da informação e a universalização da tecnologia para o crescimento pessoal, profissional e social.

 

15 anos de conquista do povo

Amanhã, domingo, o Departamento de Trânsito e o Departamento de Estradas e Rodagens vão promover no estacionamento do parque Ana Lidia, no Parque da Cidade, das 8 às 12 horas, uma série de atividades para conscientizar os motoristas da importância do respeito à vida. E não é só os motoristas os pedestres vão ter a oportunidade de conhecer como se faz uma travessia segura. Tudo para comemorar os 15 anos de respeito à faixa de pedestres no Distrito Federal.

As crianças vão receber material educativo, brincar na cama elástica, comer bolo e pipoca. Os adultos vão assistir apresentações teatrais e se divertir com os jogos educativos como: Girotran, Jogotran e Minicidade.

As comemorações seguem durante todo o mês de abril, quando o Detran vai estar nas administrações regionais. Nos locais onde o índice de acidente na faixa é maior haverá blitz educativa.

Apesar dos motoristas estarem conscientes do dever de dar passagem à vida, acidentes ainda ocorrem por distração ou imprudência. Vamos continuar atentos e dando sempre passagem à vida, um gesto de orgulho à nossa cidadania.

Os motoristas do DF vem há 15 anos dando exemplo de civilidade ao resto do país.

 

Sinduscon distribui ovos para crianças

Como faz há 10 anos, durante a realização da Copa Sinduscon de Futebol Society, a diretoria do sindicato distribui centenas de ovos de páscoa para os filhos dos jogadores e de funcionários.

Hoje, no Arena Futebol Clube, às 10 horas, depois da realização das partidas, as crianças são as estrelas da copa. Além dos ovos, vão participar de inúmeras brincadeiras. Esta é uma atitude de amor ao próximo e de respeito àqueles que representam o futuro da nação. Lutando por um mundo melhor e vivenciando a solidariedade, o Sinduscon está ajudando mais gente a ser gente e dizendo sim ao amor e a vida. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 225 de 246
RocketTheme Joomla Templates