Coluna da Bernadete Alves - dia 17/10/2011

O presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres, foi homenageado pelo Clube de Engenharia

Controlar gastos

É difícil atravessar o mês sem ter que se preocupar com as finanças. Inclusive, de janeiro até agosto deste ano, segundo a administradora do SPC, a inadimplência avançou 24,9%. Isto acontece porque o gasto é maior do que o ganho. Agimos de acordo com o que aprendemos em casa. O exemplo é tudo, pois estaremos criando um sovina ou um perdulário extremo.

Todo mundo tem o direito de comprar o que quer, de realizar seus desejos. Mas em tempos de contenção de despesas é preciso diferenciar o desejo da necessidade. Não adianta se empolgar. Quando quero comprar alguma coisa junto o dinheiro antes; com isso posso comprar à vista e ganho desconto. A disciplina é fundamental. Eu alimento esta qualidade e guardo um pouco todo mês pois sei que isto terá importância no futuro.

De nada adianta economizar em um dia e no outro gastar descontroladamente. É preciso organização para manter as contas em dia. Na prática é difícil adequar o que se gasta com o que se ganha. Mas com determinação e muita vontade, vamos saber quanto de renda pode ser comprometida e onde se consome mais. Este controle tem que ser feito diariamente e nunca permitir que as dificuldades emocionais deixem nossas contas no vermelho.

Quem tem salário fixo normalmente compra sem pensar. Aproveita as promoções e gasta sem computar. Não administra a sua renda e se deixa influenciar com os apelos do comércio que são como uma espécie de bomba-relógio. Inclusive é preciso ter cuidado com as Operadoras de Turismo que, para venderem os seus pacotes fazem de tudo para convencer as pessoas a comprarem devido as facilidades com o pagamento. Isto dá a sensação de “caber no orçamento”. A pessoa se ilude e acaba se endividando.  

Ninguém pode fazer algo só porque o outro quer. Comprar por comprar dá dor de cabeça e esvazia o bolso. Não se deixe levar pelos apelos do comércio. Gastar menos do que se ganha e controlar os gastos pessoais é fundamental para uma vida tranquila e próspera. 

 

Violência Doméstica

Que vivemos em uma sociedade violenta não é novidade para ninguém. Mas o triste é constatar que o lugar que deveria dar proteção, amor, conforto e refúgio, tem se tornado a fonte de humilhação, de dor, de agressão e de amargura. Aqui no DF, muitas mulheres têm experimentado esta triste realidade em seus lares, onde a agressão verbal e física se tornou rotina. Muitas vezes, o medo, a vergonha, a dependência emocional e financeira impedem a denúncia da situação de violência a que a pessoa se encontra. Este problema acontece com mais freqüência do que imaginamos e o triste é saber que tem homem que acha normal descarregar suas raivas e frustrações na mulher.

Tem também um outro dado chocante: mais da metade dos homens que agridem suas mulheres também agridem seus filhos.  Estas estatísticas são alarmantes até porque muitas mulheres agüentam a violência por causa dos filhos. Elas acham que é melhor dar um lar com pai violento do que um lar desfeito.  Agindo assim, a mulher se torna cúmplice da violência. Ela permite que o marido continue dando mau exemplo e quando o filho crescer poderá fazer o mesmo por achar normal marido bater na mulher. Muitos filhos preferem as ruas que conviver com tanta violência só que com isto vão conviver  com  um problema até mais grave.

O homem que descarrega suas raivas e frustrações na mulher e nos filhos é um sádico. Isto muitas vezes é reflexo da forma como foi educado, até por insegurança para mostrar que manda. Só isso justifica tanta violência. Um relatório da OMS constatou que a metade das mulheres assassinadas no mundo foram mortas por membros de suas famílias.

Para quem é vítima de violência doméstica a primeira coisa a fazer é reconhecer que você não merece isto, quebrar o silêncio, ligar 180 , denunciar. Valorize a pessoa que você é. Procure ajuda para curar as feridas emocionais. Esta violência descabida só vai acabar quando todos nós assumirmos o compromisso de não a cometer, não permitir que outros a cometam e nem tolerar a violência no lar. Não fique inativa diga não ao abuso. A dor e o sofrimento não é razão para duvidar de Deus, mas um difícil caminho para encontrá-lo. 

 

Estresse cotidiano

Tudo que somos é resultado do que comemos. A alimentação ideal deve ser equilibrada em proteínas, açúcares, fibras, minerais, gorduras, vitaminas e água. E em cada refeição podemos prejudicar, prevenir ou melhorar a nossa saúde. O ideal é fazer as refeições em lugar calmo, sem pressa com alimentos saudáveis e em pouca quantidade. É melhor sair da mesa com vontade de comer mais do que com o estômago pesado. Alimentação saudável e de acordo com a constituição da pessoa equilibra a energia e proporciona bem-estar. Legumes, verduras, feijões, carboidratos, peixes, carnes magras, cereais nozes, castanhas e especiarias como orégano, louro, alecrim, alho e cebola repõem a energia uma vez que o sistema digestivo não precisa trabalhar por tanto tempo. Se você anda cansado a dica dos nutricionistas é comer arroz integral. Ele renova a energia e proporciona saciedade.  

  • Os temperos são considerados “medicamentos” devido as suas propriedades terapêuticas. 
  • A canela, controla a pressão arterial e o colesterol ruim.
  • O gengibre, alivia a dor muscular, reduz inflamações pelo seu poder antiinflamatório.
  • O alho, previne doenças cardíacas e câncer.
  • Pimenta do reino, aumenta o ritmo do metabolismo.
  • Cominho, estimula o sistema digestivo.
  • Orégano, é bom para as articulações, elimina as toxinas, o cansaço nervoso, o estresse, reduz as dores menstruais, de cabeça e de estômago.
  • Cebola, abre o apetite, combate a prisão de ventre, previne doenças estomacais, é um poderoso curativo natural.
  • Alho, ativa a circulação sanguínea, aumenta a resistência e combate infecções. É um antibiótico natural.  

O papel da nutrição vai além de uma dieta balanceada. Ela precisa otimizar as funções fisiológicas, reduzir o risco de doenças e garantir saúde e bem-estar. E saudável o estresse do cotidiano não encontra abrigo.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 15/10/2011

Professores: mestres também da Vida

As vezes os dias vão embora sem nos darmos conta do que pensamos e do que fizemos mas hoje, 15 de outubro, é dia de homenagear quem transmite verdades, proporciona o desenvolvimento intelectual, orienta e incentiva crianças e jovens a descobrir suas potencialidades. Depois dos pais, o professor é a pessoa mais importante na vida de um aluno. Como a estrada da vida é cheia de curvas ele é o farol do caminho. Com dedicação e paciência é parte integrante na melhoria da educação. Seu valor é grandioso, pois resgata o ser que se perde pelo egoísmo de uma sociedade capitalista.

O conhecimento nós sabemos é o primeiro degrau da sabedoria e quanto mais aprendemos, mais nos tornamos úteis para nós e para a sociedade. E isto só é possível quando somos bem orientados. Por isso sou muito grata a todos os mestres que prepararam meus filhos também para a vida. Princípios são tudo na vida de alguém. Quando educado com bases sólidas esta estrutura nunca desmorona. Professores são tesouros que nos socorrem nos momentos mais difíceis e isto é possível porque fazem do trabalho uma vocação.

O Centro Educacional Sigma homenageia todos os seus gestores hoje com um almoço no Porcão. Os seus diretores sabem da importância dos mestres na formação integral dos seus mais de 5 mil alunos. 

 

Horário de Verão

Começa hoje às 0h, em 11 estados brasileiros e aqui no Distrito federal o horário de verão. Os moradores do Centro-Oeste, Sul e Sudeste vão ter que se adaptar ao novo horário que vai até meia-noite do dia 26  de fevereiro de 2012, totalizando 133 dias. Desde o governo Lula este horário começa no 3º domingo de outubro e termina no 3º domingo de fevereiro. Com isso os dias vão ter maior duração devido a posição da terra em relação ao sol. Quem mora na praia vai poder curtir mais a luminosidade natural. Para quem for viajar para a Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo deve ficar atento ao relógio. 

Quem primeiro adiantou o relógio, de maneira artificial, através de lei, foi o pensador americano Benjamin Franklin em 1784. Era para economizar a cera de vela já que ainda não havia lâmpada elétrica. Benjamin era um inventor consagrado. Dentre tantos feitos podemos destacar o pára-raios e óculos bifocais. Foi na Alemanha, durante a primeira Guerra Mundial, que o horário de verão foi adotado. Depois alguns países adotaram e desistiram. No Brasil começou na década de 30, no governo do Presidente Getúlio Vargas. Depois foi esquecido e retornou com o Presidente José Sarney em 1985 por decreto. Desde então vem sendo adotado todos os anos.

Quem é a favor diz que a grande vantagem é a economia de energia. Mesmo assim é bom levar em conta que o horário de verão altera o relógio biológico e a gente leva tempo para se acostumar. Para mim afeta o sono, apetite, humor e capacidade de trabalho. É bom lembrar que as pausas para o horário do almoço ocorrem no período de calor mais intenso.

Como não é obrigatório adotar o horário do verão, a metade do Brasil não adotou e isto é um inconveniente pra quem viaja. A questão é: será que o gasto maior de energia na parte da manhã será compensada ao anoitecer?  No Rio Grande do Sul, devido a posição do Sol em relação a Terra,  a economia de energia realmente deve acontecer.  A verdade é que gostando ou não temos que nos adaptar.

 

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV amanhã, domingo às 12h30 na TV Brasília/ Rede TV e acompanhar a homenagem que o Clube de Engenharia fez ao Presidente do Sinduscon/DF, Júlio Cesar Peres (foto). O almoço foi muito prestigiado e pode-se constatar o quanto o Engenheiro Civil e empresário da Construção tem amigos. Na ocasião o presidente do Clube de Engenharia João Carlos Pimenta falou do novo espaço de eventos CENB. Vai funcionar ao lado da prainha perto da Ponte Costa e Silva. Feliz do homem que tem o dom de descobrir o lado luminoso de todas as coisas. Para Julio Peres refletir a luz é mais belo que recebê-la. 

 

Arte de viver

Num mundo onde as cobranças são permanentes e o comportamento tem que ser adequado aos padrões determinados pela sociedade não tem quem não fique nervoso, agitado e perdendo o controle por pouca coisa independente da função ou classe social. Somos reféns do medo, inveja, agressividade, competição e emoções negativas.

Como lidar com esses momentos difíceis? Esta situação gera ansiedade, insônia e estresse. E para sair deste quadro precisamos parar um tempo para fazer exercícios de respiração. Isto reduz o hormônio do estresse no sangue, passando a controlar a ansiedade, a depressão, a insônia e proporcionando sensação de bem estar. 

Cada corpo tem um ritmo. A gente sente sono em uma determinada hora, na outra tem fome, na outra tem mais disposição e assim por diante. Se conseguirmos equilibrar a “hora” do corpo voltar a ter a nossa energia equilibrada. O estresse é um mal da modernidade que bagunça o nosso organismo e o pior é o companheiro da maioria de todas as mulheres porque trabalho, marido, filhos e compromisso fazem o cérebro feminino não desligar. Para aliviar esta sobrecarga que causa mau-humor, cansaço mental eu procuro ler, fazer trabalhos manuais e assistir documentários sobre animais e natureza. Isto é uma válvula de escape para a tensão acumulada. 

As situações estressantes se não controladas estimulam o apetite. Uma boa saída é caminhar pelo menos meia hora por dia. Ao caminharmos estamos ativando a nossa circulação, respiração e movimentando todos os nossos músculos. A caminhada faz bem para o corpo e também para a mente. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 14/10/2011

Comer Bem é Essencial para a Saúde

Devido a correria do dia-a-dia muitas vezes temos que consumir alimentos industrializados por falta de tempo ou por não termos uma cozinheira adequada. E acabamos cometendo erros no que diz respeito a alimentação de nossos filhos. Mesmo passando tanto tempo no trabalho não podemos descuidar da alimentação da nossa família. A gente não pode usar a falta de tempo para oferecer só o que é mais fácil fazer ou comprar. 

Quando eu era criança minha mãe me ensinou a comer muitas frutas, verduras e vegetais e a apreciar a variedade de cores e sabores. A rúcula, inclusive, não pode faltar à minha salada. Embora pareça uma atitude autoritária as mães têm que mostrar aos filhos que eles precisam de uma alimentação equilibrada e balanceada. E que tem que comer o que está à mesa. E é ai que entra a criatividade quando o filho não gosta deste ou daquele alimento. Além disso, o desperdício deve ser combatido. Hábitos saudáveis de alimentação vêm de berço e como tudo na educação dos filhos o exemplo e a persistência são a chave para conseguir o impossível.

 

Enlace Matrimonial

A vida é uma  oportunidade de encontros. E só é completa quando encontramos um grande amor. Aquela pessoa para nos completar, para nos dar força para tudo empreender, tudo esperar, tudo suportar. Aquele anjo para nos alegrar e dividir conosco cada momento especial da nossa vida.

O amor é o mais profundo anseio do nosso ser. E começa quando nada espera em troca. Neste momento  a  alegria invade os seres  que se escolhem e juntos resolvem unir suas vidas. E foi isso que aconteceu com a advogada Fernanda Gadelha que casa hoje com Thiago Tibana de Souza, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul. Depois, ao lado dos pais Ana Lúcia e Sebastião e Marta e Felippe Alexandre, recebem os convidados no Espaço Patrícia Buffet, no Setor de Clubes Esportivos Sul.

É contagiante ver a união do casal e de podermos comemorar juntos este grandioso acontecimento. Parabéns pelo enlace e que a felicidade seja uma companhia inseparável em todos os momentos. 

 

Julio Iglesias encantou os amantes da vida

Brasília curtiu ontem no Centro de Convenções o show do romântico cantor espanhol Julio Iglesias. Nos seus 43 anos de carreira ele lançou 17 CDs em homenagem aos brasileiros. Cantou com o rei Roberto Carlos, Zezé de Camargo & Luciano e Daniel.

Ontem durante a apresentação relembrou os maiores sucessos da carreira. Ele inclusive lançou o 1º volume de uma coletânea das músicas do inicio da sua carreira. Julio já vendeu mais de 300 milhões de cópias. Depois de Brasília, ele faz show amanhã em Curitiba, dia 17 no Rio de Janeiro, dia 20 em Porto Alegre e 22 em Florianópolis.

Por ironia do destino nós só podemos curtir o seu talento musical porque ele sofreu um acidente de carro em 1963 quando era goleiro do Real Madrid e teve que abandonar a carreira de jogador. E como não esquece as raízes, ele quer Neymar jogando no seu clube do coração.

Como apreciadora e fã das composições de Iglesias, uma das maiores vozes da música romântica mundial, gosto muito das mensagens que ele passa na canção “Me Esqueci de Viver”. Ele canta o amor e a vida e chama a nossa atenção para não perdermos o nosso melhor. Iglesias emocionou a todos com sua voz e simpatia. Ele voltou ao Brasil depois de 10 anos sem fazer show. Que volte mais vezes.

 

Uso consciente do dinheiro

Desde o governo Lula a população, de uma forma geral, tem acesso a todos os bens de consumo e ao crédito de forma inédita. Com isso o poder de compra aumentou e as dívidas também. Quem não usar de forma consciente o dinheiro vai ter que administrar os problemas. 

Os nossos jovens já têm CPF, conta bancária e mesada gorda. E se não tiverem uma educação financeira adequada vão se tornar gastadores compulsivos. Desde cedo ensinei aos meus filhos a importância de economizar para manter equilibrado o orçamento familiar. Falar de dinheiro significa mostrar como acontecem as relações de consumo. E principalmente formar cidadãos conscientes de que o dinheiro é um instrumento fundamental ao nosso bem-estar. E neste caso o bom exemplo é essencial. Não adianta pedir para o filho economizar e dizer que não pode realizar o seu desejo de compra, devido à família estar em contenção de despesa e em seguida, sair e comprar o que muitas vezes nem estamos precisando. Na minha casa sempre estabelecemos prioridades de consumo. Meus três filhos são consumidores conscientes e, inclusive, o meu primogênito é agora meu consultor financeiro.

O nosso futuro, o modo como nos sentimos em relação a ele é decorrente das decisões que tomamos, das prioridades e da perspectiva que adotamos em relação as coisas. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 13/10/2011

A Fiel Escudeira da Democracia

Colaborar para o fortalecimento da cidadania e da transformação da sociedade foi o que sempre fez a jornalista Helena Chagas. Formada pela UnB em 1982 iniciou sua careira no Jornal de Brasília. Foi colunista do Jornal O Globo por 10 anos, depois dirigiu a sucursal do SBT em Brasília onde também foi comentarista política. Retorna para O Globo e fica por mais 11 anos como diretora da  sucursal em Brasília destacando-se como analista política. Helena também foi colunista on line e dirigiu o portal da internet IG. Em 2007 dirigiu o jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, empresa criada pelo Presidente Lula para substituir a Radiobrás. Onde defendeu de forma intransigente o direito do povo à informação sobre o funcionamento da Máquina Pública. Foi a coordenadora do Comitê de Imprensa da Presidenta Dilma, missão que desempenhou com muita responsabilidade. Helena foi preparada para entender de filosofia, sociologia e política e para respeitar os outros, ser ética, responsável, imparcial, sempre foi além do meramente informar e nunca forjou uma manchete. 

Como a vida reserva grandes surpresas em janeiro de 2011 o conceituado jornalista Carlos Chagas, mestre do jornalismo, teve a grata satisfação de ver sua filha Helena assumir a função que ele ocupou no governo Costa e Silva. Para Helena, com certeza, foi uma grande emoção. De pai para filha é a segunda geração de profissionais cuidando da ante-sala do poder.

A  Ministra da Comunicação Social, Helena Chagas, tem a missão de prover os meios de comunicação de informação. E isto ela faz de forma brilhante por ser uma jornalista intelectual que pensa e contribui para uma sociedade mais justa. Pelo seu aniversário, hoje, votos de muita saúde e êxito na sua missão de bem informar.  

 

Novo Aviso Prévio

O aviso prévio tem por finalidade evitar a surpresa na ruptura do contrato do trabalho. Isto possibilita ao empregado procurar um novo emprego e ao empregador escolher o substituto do cargo. É exigido nas rescisões sem justa causa dos contratos por prazo indeterminado. E é de 30 dias a partir do 1º ano de trabalho ou proporcionalmente aos meses de serviço. O empregador pode optar em pagar e liberar o empregado. 

A partir de agora este tempo foi ampliado pois a presidenta Dilma sancionou a aplicação do prazo. Além dos 30 dias o empregador terá o acréscimo de 3 dias por  cada ano trabalhado. O limite é de até 90 dias. Esta mudança vale a partir de hoje. A Lei não retroage.

O interessante é que esta modificação foi aprovada pelo Senado em 1989. Ficou parado na Câmara e só agora passa a valer. Como vai aumentar o ônus para os patrões estes poderão enxugar a equipe e com isto sem outra alternativa poderá aumentar a informalidade. 

 

Infidelidade Financeira

Você gasta muito, tem descontrole financeiro? A culpa pode não ser sua. Pesquisa realizada por cientistas americanos conclui que a culpa do descontrole é da herança genética. Que gastar ou poupar está nos gens. As pessoas já nascem com predisposição para se tornarem gastadores ou poupadores. Isto pode ser mudado pela educação financeira recebida e  pela experiência de vida. Para os compulsivos em gastos o ideal é investir a longo prazo , adquirir imóveis e bens duráveis. O descontrole financeiro é maior que se imagina. Tem gente que esconde suas dívidas e problemas financeiros até do companheiro ou companheira por medo de prejudicar o relacionamento. Isto é chamado de infidelidade financeira. Esconder isto é sinal que a relação não está sólida. E todo este estresse pode levar a uma separação até porque quando a renda cai os desentendimentos aumentam. Nos dias de hoje muitos levam para o novo relacionamento uma bagagem financeira problemática. Se o nível de informações sobre finanças não for igual haverá brigas e até quebra de confiança. E sem confiança a base desmorona. O ideal é ser honesto. Não esconder as dívidas ou receitas. Compartilhar, uma vez que todos lidam com dinheiro de maneira diferente. Esconder compras, mentir sobre valores, é prova de descontrole e falta de confiança. Todo o relacionamento tem que ser na base da confiança. Esteja aberto para aprender com o outro como economizar e investir melhor o dinheiro. Nunca devemos ultrapassar o limite saudável de consumo até porque no Brasil o crédito é fácil e isto incentiva o gasto exagerado. E nem tampouco comprar só para mostrar que temos poder de compra. E muita gente faz isto não para aparecer mas porque foi criada em uma sociedade consumista que estimula a disputa por posição social com base no ter e não no ser. Vamos deixar de ser marionetes do destino e usufruir a vida dentro de nossas possibilidades. 

 

Aleitamento Materno: mais que alimento, um ato de amor

Um vínculo diferente de tudo que se possa explicar. Dar o seio começa pela vontade e disposição de realizar este ato de amor. Empenho é a palavra chave até porque nos primeiros dias de vida o leite materno é o alimento mais importante para a criança. E persistir neste ato, mesmo que seja difícil para algumas mães, vale a pena pela saúde do bebe e pelo vínculo afetivo. Este alimento é indispensável até os seis meses de vida pois protege a criança de muitos problemas e também traz muitas vantagens: quando o bebe mama o útero expulsa a placenta mais rapidamente, os hormônios femininos se equilibram, a imunidade do bebe aumenta, colabora para o desenvolvimento oral do bebe, melhora a inteligência e habilidades cognitivas mais refinadas, previne doenças como o infarto e a diabetes tipo 2, segundo pesquisa feita pela Universidade de Pittsburgh nos EUA.

Alimentar traz, também, economia pois a mãe não vai precisar comprar tantas mamadeiras, latas de leite em pó e gastar com remédios. Ao economizar estes produtos industrializados estará também contribuindo com a sustentabilidade pois latas e plásticos não estariam agredindo a natureza.

O ideal é amamentar o filho até os dois anos de idade para evitar infecções. Eu comprovei isso. Uma coisa interessante deste ato de amor é que a distância entre o seio e o olho da mãe é exatamente a distância que o bebe enxerga. Isto, segundo o renomado pediatra Antônio Lisboa, prova o porque que o bebe só reconhece a mãe. Quem quer ter um filho saudável tem que amamentar.

A partir daí é que a mãe começa a se preocupar com a nutrição e a boa alimentação da criança. Como com alimentação não se brinca é preciso acompanhar se a criança  está se alimentando bem com base no desenvolvimento físico e mental. Estimular uma alimentação saudável e atividade física reduz problemas de saúde futuros. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/10/2011

Criança: a pureza da vida 

12 de outubro é um dia para refletir. Ainda mais para quem teve a graça de gerar três filhos. Para a mãe os filhos nunca crescem, são crianças sempre. E é impossível esquecer uma nova vida se formando, tão dependente de tudo e a responsabilidade no desenvolvimento psicológico, no crescimento saudável, o ato de amamenta e o primeiro sorriso demonstrando confiança e afeto. São doces e eternas lembranças. 

Independente da história de vida de cada um, a infância não pode perder a identidade pois é a base para o surgimento do adulto responsável. Antigamente a criança era disciplinada de acordo com os padrões considerados corretos. Até os 5 anos de idade usavam camisolões. A partir daí eram vestidos como se adultos fossem. As meninas aprendiam a cuidar da casa, lavar, passar, cozinhar, bordar e fazer todas as tarefas que a mãe fazia. Os meninos tinham que aprender a profissão do pai. Isto tem reflexos até neste século. Ao situarmos a criança na vida moderna percebemos que a sociedade globalizada muitas vezes “exige” dela postura de “adulto”. A criança não pode ser transformada em adulto precocemente para corresponder aos anseios de uma sociedade capitalista. Não podemos exigir que a criança aprenda aquilo que ainda não esteja preparada. É um ser pensante e não pode ser desconsiderada.

A sociedade brasileira é marcada por desigualdades sociais e econômicas e até pela negação de direitos. Isto reflete negativamente na formação da criança. Ela precisa viver a sua infância integralmente para construir a sua cidadania. É nesta fase da vida que se constrói o êxito de um adulto por isso a escola é um elemento básico na vida social e cultural de uma criança e na formação de uma pessoa consciente. É onde é moldada e preparada para a vida adulta.  

A criança tem o direito de ser protegida e compreendida. Deve ter oportunidades para o seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social e viver em condições de liberdade e dignidade. Deve crescer em segurança sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de muito respeito. Tem direito a educação e saúde e viver dignamente com muito amor e carinho e de ser cidadão de um país. Esta proteção legal é válida mas infelizmente nem todas as crianças usufruem disso. Inclusive na ”Declaração dos Direitos da Criança” consta que nenhuma pode trabalhar antes da idade mínima e nem poderá fazer atividades que prejudique sua saúde, educação e desenvolvimento. Tem que ser protegida de qualquer preconceito e abuso. Na prática, lamentavelmente, isto não está acontecendo. As leis trouxeram avanços como o ”Estatuto da Criança” que diz que é dever da família, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Mais que determinação legal é dever moral cuidar de quem precisa de ajuda. Até porque toda pessoa é digna e merecedora do respeito de seus semelhantes e tem direito a igualdade de oportunidades, a boas condições de vida e de realizar seus sonhos. E este é um momento especial para mudarmos o destino de uma criança que está precisando de amor e proteção.

Desperte a criança que existe dentro de você em forma de coragem, entusiasmo, espontaneidade, pureza e encantamento. Busque a verdade sem a armadura da dúvida. Seja da vida um aprendiz porque problemas existem para testar o nosso poder de superação. Acredite, espere e confie e veja sempre o lado positivo da vida. Não estamos aqui para ser um figurante do filme da vida. Somos o motorista do nosso destino.

    

    

A 100ª Biblioteca Casa do Saber - Rede Gasol

A Rede Gasol de Combustíveis beneficiou a comunidade do Distrito Federal com 100 Bibliotecas Casa do Saber. A Unidade 100 fica em Vargem Bonita. Partilhar o conhecimento é atitude dos homens bons e livres.  Nunca está só quem procura um bom livro para ler. Ele instrui-nos na nossa mocidade e conforta na velhice.  A leitura tem potencial para transformar uma comunidade e a Gasol está fazendo isso com categoria. 

Primeira parte: 

Segunda parte: 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 11/10/2011

Erva Mate

A matéria prima do chimarrão tem muitas propriedades terapêuticas e é considerada um alimento quase completo pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo de acordo com estudo feito pelo mestre em botânica Renato Kaspary. Possui vitamina E, C, D e do complexo B, sais minerais como cálcio, manganês e potássio. Combate os radicais livres, auxilia na digestão, é um estimulante natural da atividade física e mental e seus efeitos são mais prolongados que o café. Não é indicado para pessoas nervosas e com insônia. A erva mate tem papel importante na regeneração celular. É um ótimo remédio para a pele por possuir vitamina E. Seus benefícios não param por ai: acelera o ritmo cardíaco e harmoniza o bulbo-medular, facilita a digestão, favorece a evacuação e a mictação.  Possui grande quantidade de ácido pantotênico encontrado também na geléia real , o alimento da abelha rainha, muito difundido por ser um alimento completo. Inclusive já tratei deste assunto aqui na coluna. 

A erva mate tem vários nomes: erva-mate, mate, chá-do-paraguai, chá-das-missões e por ai vai. A erva mate tradicional é apropriada para o chimarrão e também para o tererê.  O chimarrão é uma bebida característica da América do Sul, um hábito das culturas indígenas. É tomado com água quente no RS, SC e Paraná e onde os amantes desta bebida revigorante se encontram. Tomar chimarrão após as refeições ajuda a queimar gorduras. Para quem não tem os utensílios para fazer o chimarrão pode tomar a erva mate em infusão. Este chá aumenta as forças musculares, tonifica o sistema nervoso e dá sensação de bem estar. Eu tomo chimarrão todos os dias e recomendo para quem quiser ter mais disposição. 

 

Vassouras verde-amarelas

O feriado de 12 de outubro também foi a data escolhida para a Segunda Marcha Contra A Corrupção. O movimento apartidário  que aconteceu no dia 7 de Setembro fez eco e mobiliza 17 cidades brasileiras para marcharem juntas com vassouras verde-amarelas para fazer uma faxina na corrupção e deixar as ruas livres dos corruptos, antiéticos e inimigos do bem público. Os manifestantes querem, também, o voto aberto e a ficha limpa.  Eles vão se reunir às 10 horas na Praça da República e devem marchar até a Praça dos Três Poderes. Um movimento pacífico para mostrar que o povo não quer mais conviver com quem desonra o voto que recebeu. Vamos aproveitar esta ideia da marca para  dizer não àqueles que causam lesão aos cofres públicos, que enriquecem ilicitamente e que dilapidam  o patrimônio que é de todos nós. 

A corrupção é uma forma de violência e não pode ser maior que nossa indignação. Quando pensamos que é difícil nos surpreendermos mais casos chocantes vem à tona graças a forma responsável que a imprensa tem levado estes absurdos a conhecimento da população.

 

Nossa Senhora Aparecida Rainha do Brasil e Padroeira de Brasília

Amanhã, 12 de outubro, a Esplanada dos Ministérios vai receber os devotos de Nossa Senhora Aparecida em frente a Catedral que tem seu nome. A programação se estende todo dia. Pela manhã tem o coral infantil da Paróquia São Judas Tadeu, de Taguatinga. As 10 horas crianças da Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, de Sobradinho vão coroar a imagem. A partir daí as crianças vão se divertir nos brinquedos infláveis, saborear os sorvetes e fazer pinturas no rosto. Na parte da tarde a programação é para os jovens e adultos. As 17 horas o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha celebra a missa com os demais sacerdotes da Arquidiocese. Após a celebração da Santa Missa tem procissão, bênçãos e show  com o padre Reginaldo Manzotti.

Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida é um título dedicado a Maria, mãe de Jesus. A sua história teve inicio em 1717 quando os pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves encontraram no Rio Paraíba do Sul a imagem da Santa  quebrada. Coloram a cabeça e durante 15 anos a imagem permaneceu na casa de Filipe. A devoção foi crescendo e muitas graças foram alcançadas. A fama dos poderes de Aparecida se espalhou pelas regiões do Brasil. A primeira capela foi construída em 1734 em Guaratinguetá. Em 1888 a princesa Isabel, em pagamento de promessas, ofertou uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul ricamente adornado. Foi proclamada Rainha do Brasil e sua padroeira oficial em 16 de julho de 1930 por decreto do Papa Pio XI.

 A oração é uma das maiores dádivas que podemos dar e receber, principalmente em períodos de crise e incompreensões e acender uma vela para Aparecida é um ato sagrado. Expressa gratidão. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/10/2011

Ministras cotadas para o Supremo

A presidenta Dilma tem missão difícil para escolher a substituta da Ministra Ellen Gracie. Falei aqui das qualidades da Ministra Maria Christina Peduzzi atual vice-presidente do TST, como forte candidata. Também aparecem no páreo mais quatro ministras todos capazes de honrar a Suprema Corte. São elas:

 
Ministra Fátima Nancy Andrighi do STJ, gaúcha de Soledade foi indicada ministra pelo presidente FHC. Defensora das questões sociais e das minorias. Rápida e objetiva para julgar bateu o record em 2005 com 13 mil decisões. Isto porque racionaliza seu trabalho com métodos modernos e eficiente. Uma magistrada séria e rígida nos julgamentos.
 

Ministra Maria Elizabeth Rocha do STM, mineira de BH, assessorou a presidenta Dilma quando ela foi ministra da Casa Civil no governo Lula. Em 2007 foi a primeira mulher a chegar ao STM em quase 200 anos de história do Superior Tribunal Militar. É presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros. É especialista e doutora em Direito Constitucional. Tem bom trânsito em todas as esferas do poder. É casada com o general Romeu Bastos.
 
 
Ministra Maria Thereza Moura do STJ, a paulista foi indicada ministra pelo presidente Lula. É professora doutora da USP e membro efetivo do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Dentre tantas obras escreveu o Código de Processo Penal e sua Interpretação Jurisprudencial e Justa Causa para Ação Penal.
 

Ministra Rosa Weber Candiota, do TST, gaúcha de Porto Alegre, foi professora da Faculdade de Direito da PUC, no RS. Ingressou na magistratura trabalhista em 1976. Ao longo de 35 anos de carreira percorreu com distinção todos os degraus da justiça do trabalho e mostrou muita experiência administrativa. Como professora universitária passou lições de sabedoria. Ingressou no TST em 2006 no governo Lula.

Todas as candidatas têm um extenso currículo, notável saber jurídico, conduta ilibada e valores democráticos para a nobre missão de zelar e honrar a Constituição.

 

Mais SIGMA

Além das unidades já consolidadas da 912 Sul e 910 Norte o Centro Educacional Sigma coloca à disposição dos pais e alunos mais três unidades para dar maior comodidade e segurança. 

  • Sigma na QI 07 do Lago Sul - Da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Sigma L2 Norte Quadra 606 - Da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Sigma Águas Claras, na Rua 14 Sul, lote 06 – Do 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. 

O Sigma tem compromisso com o pleno desenvolvimento do aluno, prepara para o exercício da cidadania e qualifica para o trabalho.  O Sigma é o campeão em aprovação no PAS da UnB e a escola também figura entre as primeiras colocadas no Enem-DF.   Seus alunos são destaques nos principais vestibulares em todo o país. A estrutura das 5 Unidades Sigma é preparada para dar conforto e segurança a seus alunos e a metodologia objetiva a formação de crianças e jovens.

 

 

Prata

A expressão “Prata da Casa” é muito utilizada nas empresas e até nos clubes de futebol. Significa usar o que se tem de melhor. E como a prata metal é velha conhecida da espécie humana vamos falar sobre ela.  Foi encontrada há 3000 a.C. na forma nativa em formações rochosas. Sempre foi utilizada desde a antiguidade pelos romanos. Inclusive serviu como padrão monetário até a Iª Guerra Mundial. A prata é um pouco mais dura que o ouro. É um metal de maior condutividade elétrica e térmica. Não oxida em contato com o ar e a água mas muda de cor sob a ação de ozônio, sulfeto de hidrogênio ou enxofre. Isto acontece por causa de partículas de enxofre que formam uma camada cinzenta de sulfeto de prata. A prata pura é brilhante e lustrosa, é um material nobre usado para confecção de moedas, jóias, talheres, instrumentos de radiologia e fotografia e na indústria em grande escala e tantas outras utilidades domésticas. As reservas mundiais são estimadas em 560.000 toneladas. 2% pertencem ao Brasil que extrai cerca de 6 toneladas por ano. A prata é mais escassa que o ouro, portanto, pode ser um bom investimento.  Ao comprar exija comprovante da sua pureza. Os metais preciosos representam moeda segura devido a instabilidade no mercado financeiro. Para manter a beleza de uma jóia ou objeto de prata anote a dica. Ferva um pouco de água e adicione uma folha de papel alumínio, um pouco de bicarbonato de sódio e um pouco de sal de cozinha. Coloque a jóia em cima do papel de alumínio. Isso vai afastar os átomos de enxofre e a peça fica com aspecto de nova. 

 

Exemplo de superação

O cantor Iraquiano Emmanuel Kelly está encantando o mundo com sua força e talento e isto nos faz pensar nas pessoas que só sabem reclamar. Sabemos que a vida é superação até para quem nasce saudável e perfeito. É com nossa coragem que superamos nosso medo, a nossa força supera nossa fraqueza, nossa resistência supera nossa fragilidade, nossa luz supera a escuridão, nosso sorriso supera a tristeza e nosso amor a Deus, à vida e ao nosso próximo faz a gente superar tudo. E foi isso que aconteceu com Emmanuel. Mesmo sem braço e dificuldade para se locomover tem sempre um sorriso estampado no rosto. A vontade de viver superou suas limitações e ele dá exemplo que se lamentar é para os fracos. Este exemplo no faz pensar que não temos o direito de reclamar de nada. Temos sim que acreditar que tudo é possível para quem confia na sua força interior e com coragem segue pelas trilhas da vida. A graça das graças é não desistir nunca.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/10/2011

Maestria pessoal

Para se dar bem em qualquer atividade é preciso respeitar tudo e todos. Ter capacidade para assumir o controle da própria existência e estar disposta a enfrentar os desafios que a vida apresenta. Mas é também necessário entender e se aprofundar de forma contínua no seu objetivo de empreender. Quem faz isto muito bem é a psicóloga Marli Pinheiro, uma mestra para gerenciar as emoções. Todo este gabarito ela divide com os colegas coordenadores e professores do Centro Educacional Sigma há bastante tempo. Marli é muito atenciosa e encontra sempre uma saída para solucionar os desafios da atividade que surgem durante a caminhada. Agora devido aos seus méritos é a Diretora Pedagógica do Sigma da Asa Sul. Parabéns Marli, você merece esta promoção é a prova do reconhecimento por toda a sua dedicação e trabalho. Tenho certeza que este novo desafio será trilhado com muito amor devido ao seu caráter. Você tem o dom de descobrir o lado luminoso de todas as coisas. 

 

No Brasília na TV de amanhã: Casa do Saber de nº 100

A Rede Gasol brindou a comunidade de Vargem Bonita, Park Way, com a Casa do Saber de número 100. Levar conhecimento é dar suporte para uma educação de qualidade. A melhor maneira de melhorar o padrão de vida é adquirir sabedoria e isto a Rede Gasol vem fazendo com categoria. Tudo isso você pode conferir no Programa Brasília na TV, domingo, das 12 às 13h, na TV Brasília, Rede TV. Abaixo, fotos da inauguração.

 

   

 

 

 

Felizes para sempre ou eterno enquanto dure?

Com o aumento da expectativa de vida as pessoas já não se consideram “ velhas” para “novas” escolhas. E a prova desta  tendência é ter gente se casando pela 3ª e até 4ª vez.  Até o século XVIII o divórcio pesava muito nas costas das mulheres. Hoje embora dolorosa a separação pode representar um recomeço. O dito popular ume pouco, dois é bom, três é demais não se aplica nos relacionamentos amorosos. Para alguns casar pela terceira vez é apostar na felicidade. É acordar mais motivada pois cada relacionamento é único. Para outros é insistir em um modelo que por duas vezes não deu certo. Não podemos esquecer que a terceira união é o encontro de duas bagagens emocionais distintas. Ambos estão consolidados no trabalho e buscam companhia, paz e cumplicidade. A união destas pessoas significa abrir mão da individualidade para apostar em uma caminhada de respeito e companheirismo para entender as particularidades de cada  um. Tem até quem case pela quarta vez por medo da solidão. A realidade também revela um quadro preocupante. Muitas mulheres são infelizes, frustradas e até insatisfeitas no casamento. Isto porque vivemos no mito que o amado vai nos completar em tudo. E quando percebem que não é assim vem o desencantamento.  Mesmo assim preferem continuar por medo do desconhecido. Não estão preparadas para tomar conta da própria vida. O importante é não esquecer que toda relação é regida por códigos. Só os dois sabem o que é melhor para a vida deles. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/10/2011

Saga brasileira

A jornalista Miriam Leitão conta em seu livro, Saga Brasileira, a luta brasileira contra a hiperinflação e seus impactos na vida da sociedade. Registra a criação das diferentes moedas que marcaram a história do Brasil, o sucesso do Plano Real e os problemas dos programas econômicos do Governo Collor. Tudo isso e muito mais você pode conferir em seu livro comercializado nas principais livrarias do país. No vídeo abaixo consta os comentários de Miriam a respeito desta importante história.

 

Nos Salões da Corte 

 
No Feijão Solidário do Correio Braziliense, Andréia Nalini, Juca Chaves, Governador Agnelo e a primeira-dama Dra. Ilza Queiróz com dona Alaide Queiroz.
 
  
Na direita: O apresentador de TV Gilbert Di Angellis com o senador Cristovam Buarque (Foto: Neide Cavalcante).
Na esquerda: Na Casa Cor Brasília 2011, o empresário Carlinhos Beauty com a atriz Antônia Fontenelli e o ator global Marcos Paulo (Foto: Neide Cavalcanti).
 
 
Na direita: Vivianne Piquet e a design de interiores Dora Lettieri (Foto: Murilo Tostes).
Na esquerda: Solon Gassal da Masisa com as diretoras da Casa Cor Brasília, Sheila Podestá e Moema Leão (Foto: Renato Acha).

 

Pró-vida

A violência se tornou uma epidemia no mundo. E aqui não é diferente. Em qualquer canto do DF e entorno os crimes acontecem com tanta freqüência que assusta. Até dentro de casa a violência chegou de forma bárbara. Tem gente matando até por uma caixa de fósforo. Construir uma cultura de paz não é responsabilidade só do Estado, exige esforço de toda a comunidade.

Ninguém aguenta mais viver apavorado com medo de tudo que até mesmo quem já sofreu a dor da perda está ajudando outras famílias desamparadas como Valéria Velasco (foto) que criou um Comitê Nacional de Vítimas da Violência, o Convive. Graças a este exemplo de superação outras mães estão suportando a dor de perder um ente querido. A Secretaria de Justiça do DF criou o Programa Pró-Vítima para dar visibilidade aos direitos do cidadãos atingidos por crimes violentos, assegurando atendimento psicossocial e jurídico e ajudando a superar os danos causados pela violência.

Para comandar uma área tão especial o GDF convidou Valéria, que tem papel fundamental para  elevar a auto-estima dos integrantes dos lares destruídos. Dizer não à impunidade é um passo para exigir políticas públicas de proteção a integridade física e a melhor distribuição de competências para a maximização do bem estar.  

 

Eficiência comprovada

Valdir Moysés Simão (foto) presidiu com categoria o INSS. Em função disso o governador Agnelo convidou-o para a Secretaria da Fazenda, onde imprimiu sua marca de eficiência. Agora mais um desafio. Foi convidado pela Presidenta Dilma Rousseff para ser Secretário Executivo do Ministério do Turismo. Como ele tem compromisso com o Patrimônio Público aceitou e isso é muito bom porque o Ministério é muito importante para o turismo de negócios e a Copa do Mundo. O papel do gestor público no processo decisório é de fundamental importância para a eficiência e eficácia dos serviços prestados. Dr. Valdir tem postura participativa e compartilha com servidores e funcionários as decisões tomadas em cada momento. O ministério do Turismo vai contar com o gabarito de quem promove o bom relacionamento e age de acordo com os princípios da correção e da transparência. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/10/2011

Cultura Japonesa no CASAPARK

Foi muito bonita a abertura do mês da cultura Japonesa, ontem à noite, na Praça Central do CasaPark. A arte e a criatividade deram um  show em plena primavera. A Embaixada do Japão e a Ikebana Sogetsu têm proporcionado várias exposições de Bonsai, Ikebana e Origami todos os anos. A professora desta arte milenar, Ziláh da Costa Raymundo, tem muito bom gosto, categoria e tem centenas de seguidores. Além de um excelente coquetel, os tambores japoneses fizeram a festa. Hoje, das 16 às 17 horas, Ziláh vai mostrar a Performance da Ikebana e sexta, das 19h30 as 21h30, ela faz palestra sobre a Ikebana Moderna. Até dia 09, domingo, o público vai poder encantar os olhos e o coração devido a tanta beleza. Mas quem não puder ir até o CasaPark poderá conferir a V Mostra de Arte Nikkei de Brasília com os talentosos artistas na Galeria Rubem Valentim no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, e na Galeria Parangolé, no mesmo Espaço “Pintura em Rolos Japonesa”, até o dia 30 deste mês. A visitação das 9 até às 21 horas.

 

Movimento Rosa

O outubro rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Hoje às 9 horas tem palestra na Câmara dos Deputado, aberta à comunidade. Inclusive a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional estão vestidos de rosa e próximo ao Museu da República tem um lindo balão lembrando da importância da prevenção do câncer de mama. Conversei sobre este movimento com a respeitada obstetra e ginecologista Ana Luiza Rios e ela disse que as mamas são glândulas e a sua função principal é a produção de leite. O câncer ocorre quando as células se dividem e se reproduzem de forma desordenada. E a maior incidência é nas células dos ductos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este câncer. De acordo com a ancologista Luci Ishii, a susceptibilidade ao câncer ocorre por herança tanto materna quanto paterna. E enumera alguns fatores de risco: mulheres com sobrepeso e com dietas gordurosas, não ter tido filhos, quem menstruou com 11 anos, anticoncepcional tomado por muitos anos, terapia de reposição hormonal e ingerir bebida alcoólica em excesso. A mulher deve cuidar da sua saúde e especialmente fazer o auto-exame das mamas para ver se tem alguma alteração. Se ficar em dúvida deve procurar imediatamente um especialista que vai recomendar uma mamografia e também se necessário uma ecografia das mamas pois a detecção precoce salva vidas. Vamos aproveitar este outubro rosa para lembrar que o nosso corpo reage as nossas emoções. Pessoas tristes, desesperançosas estão mais suscetíveis a adoecer. O bem estar emocional mantém o organismo saudável e com sistema imunológico eficaz.

 

 

A força da Ministra Peduzzi

A greve é um direito dos trabalhadores mas há, também, o direito dos cidadãos de não serem prejudicados. A greve dos Correios, por exemplo, causou graves prejuízos e só acabou graças a postura ética e decidida da ministra Maria Cristina Peduzzi, do TST que comandou as negociações com categoria. E isso ela vem fazendo desde que chegou no Tribunal Superior do Trabalho no dia 21 de junho de 2001.

A ministra é uma cidadã brasileira nascida em Melo, no Uruguai. Freqüentou o curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi advogada militante nos Tribunais Superiores, professora universitária, procuradora da República e procuradora do Trabalho. Sua inteligência e categoria a fez presidente da Academia Nacional de Direito do Trabalho de 2002 a 2005.

A ministra Cristina é autora de dezenas de livros, inclusive tive o prazer de divulgar algumas noites de autógrafos. Uma mulher forte, corajosa e ética que muito bem poderia ser chamada para o Supremo na cadeira deixada pela também cidadã honrada Ellen Gracie. 

 

Bom negócio

Prestar serviço para o GDF era garantia de muitos lucros. As empresas, mesmo não sediadas aqui, entravam por meio de Registro de Ata de Preços, cobravam caro e não prestavam serviço de acordo com o contratado. E tinha até quem recebia pelo que não fazia. O pior, não eram fiscalizadas. Isso tudo deixa a gente indignada. O dinheiro público escorria pelo ralo. Ai a saúde não funcionava como deveria, a estrutura da educação deixava a desejar e por ai vai. E só veio à toma porque alguém, contrariado, resolveu denunciar. E toda a Caixa de Pandora foi revelada e aos poucos vamos digerindo tanta irresponsabilidade. O Correio Braziliense tem levado à público todos os fatos.  A última notícia é que o TCDF condenou ex-dirigentes por irregularidades nos contratos firmados. Um exemplo é a Uni Repro que fazia cópias de documentos. Os técnicos do TCDF descobriram superfaturamento e até pagamento por milhares de cópias que não foram tiradas. Só em 2007 o GDF repassou para a Uni Repro R$1,1 milhão. Em 2008 esta empresa passou a atender também a Secretaria de Saúde e ai recebeu R$12,1 milhões. E nós só ficamos sabendo porque esta empresa está incluída na Caixa de Pandora. Quantas mais foram contratadas de forma irregular e levaram uma grana preta do GDF. O governador Agnelo assim que assumiu o GDF criou a Secretaria de Transparência e colocou um pulso forte, Carlos Higino, para fazer auditoria nos contratos com o governo. Ao constatar as irregularidades os pagamentos foram suspensos. E todos os servidores que foram condenados pelo TCDF foram afastados. A população não quer mais conviver com gestores públicos que caminham de mãos dadas com a corrupção e com a impunidade. É preciso ter conduta ética e moral porque o exercício da transparência na gestão pública tornou-se obrigatório com a Lei da Responsabilidade Fiscal. O gestor deve disponibilizar todas as informações sobre os seus atos. Quando falta transparência evidencia a intenção de ocultar o erro e a falha na administração. Comprometimento e responsabilidade é o que mais falta na administração pública. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 225 de 231
RocketTheme Joomla Templates