Coluna da Bernadete Alves - dia 03/07/2012

Brasil perde ministro Arnaldo Prieto

É com pesar que informo o falecimento hoje, às 16 horas, do gaúcho Arnaldo Prieto, aos 82 anos, vítima de problemas cardíacos. Ele estava internado há um mês, entrou em coma nos últimos dias e infelizmente não resistiu. Ele deixa esposa, filhos e netos. O velório será amanhã a partir das 8 h, com missa às 16 e sepultamento às 17 horas no Campo da Esperança.

Engenheiro civil, professor e político brasileiro deixa centenas e centenas de amigos e admiradores principalmente aqui em Brasília onde fixou residência, desde que chegou pela primeira vez como deputado federal pelo RS em 1967. Ele ingressou na política como vereador em São Leopoldo em 1959, depois foi deputado federal por três mandatos e ministro do Trabalho no governo Ernesto Geisel e também ministro da Previdência Social.

Colaborou para o crescimento do Brasil como homem público e como cidadão respeitado. Foi criador do Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT, em 1972 e que dura até hoje. Prieto era um dos maiores conhecedores do crédito imobiliário, teve papel decisivo na criação do SFI. Um veterano de programas sociais.

Como era brasiliense de coração, recebeu em 2006 o título de Cidadão Honorário de Brasília. Dr. Arnaldo tinha fé nas pessoas e no Brasil e sempre dizia: “O Brasil é maior do que qualquer crise que ele possa enfrentar”. Um cidadão que vai fazer falta em Brasília, pois nos clubes de serviços, onde sempre ao lado da esposa Irmã, mostrava o seu respeito pelos menos favorecidos. E sempre estendia a mão.

Nossa solidariedade à Irma, filhos e netos. Parte o homem, mas a obra em prol dos trabalhadores jamais será esquecida. 

 

Ordem do Mérito Bombeiro Militar

A Academia de Bombeiro Militar foi palco da entrega da mais alta distinção honorífica dos Bombeiros do Distrito Federal, ontem em comemoração ao aniversário da Corporação para bombeiros e cidadãos brasileiros que prestaram serviços notáveis ou se destacaram no exercício da profissão.

 

  

Entre os agraciados com a Ordem do Mérito D. Pedro II, o governador Agnelo, o vie-governador Filippelli, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; o chefe da Casa Militar do DF, coronel Rogério Leão; o comandante-geral da PM, coronel Paulo Rosback; e o reitor do UniCeub, Getúlio Moreira Lopes (foto acima). O anfitrião, Gilberto Lopes, comandante-geral do Corpo de Bombeiros entregou as Comendas junto com o governador.

 

Rio é Patrimônio Cultural da Humanidade

A cidade maravilhosa é agora também do mundo. O Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade do mundo a receber tão importante título da Unesco devido a sua paisagem cultural urbana. O título foi aprovado durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, na Rússia no dia 1º.

 

  

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida comemoraram a decisão ao lado do secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a se candidatar como Patrimônio Mundial com Paisagem Cultural Urbana. Desde setembro de 2009 o Iphan buscava este título. Agora todos vão trabalhar unidos em prol da preservação.

A presidenta Dilma disse que é “motivo de orgulho para todo o Brasil e um estímulo para que a cidade prossiga em sua trajetória de revitalização e crescimento. O Rio encanta a todos que o visitam”, concluiu Dilma.

Para a ministra o título vem “coroar um belíssimo trabalho que evidencia a cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha e, com criatividade e talento criou paisagens – hoje mundialmente conhecidas – que a tornaram excepcional e maravilhosa”, declarou Ana.

A partir de agora o Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico, Praia de Copacabana, Baía de Guanabara, e o Forte terão suas belezas protegidas.

 

680 mil pessoas moram em áreas de risco

Esta informação foi dada pelo Serviço Geográfico do Brasil que monitorou até agora 140 municípios em todo o Brasil. O triste é que este número vai ficar bem maior até o final do ano quando outras cidades serão monitoradas. O levantamento faz parte do Programa de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais, do governo Federal, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado em parceria com instituições e o Ministério da Integração Nacional.

“O estudo comprovou, principalmente, que ainda temos muita gente morando em áreas de risco alto e muito alto. Áreas suscetíveis a desastres naturais”, disse Thales Sampaio, diretor do Serviço Geológico do Brasil. Entre todos analisados tem dois municípios críticos no Acre, 58 municípios nos nove estados da Região Nordeste e o restante em todos os estados do Sudeste e Sul do país. O Sudeste é a região mais crítica devido a densidade populacional nas encostas e morros. Estas áreas estão sujeitas a deslizamentos e desabamentos. 

Devido à crescente desigualdade sócio-econômica, a falta de moradia e o desemprego, as pessoas passam a ocupar de forma desordenada as encostas. Outros ocupam pela deseducação e até desrespeito a vida. A solução é minimizar as desigualdades sociais e a falta de moradia. O governo federal tem conscientizado a população a respeito dos riscos e dispõe de vários serviços de assistência em casos de emergência. A Defesa Civil constatou que devido à ação desordenada do homem as áreas de risco estão aumentando e tem orientado a população para não construir devido aos desastres naturais.

Agora que o governo federal está mapeando e conhece todas as áreas de risco é necessário uma ação preventiva, principalmente no Rio de Janeiro antes das chuvas, para as pessoas conviverem com os riscos, em segurança, enquanto uma solução definitiva não seja tomada. 

 

Castanha acaba com a farra dos radicais livres

Além de ser deliciosa basta uma castanha por dia para garantir a dose necessária de selênio que o organismo precisa para preservar as células e colocar para fora as substâncias tóxicas, é o que atesta estudo feito da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

A nutricionista Bárbara Cardoso, do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo, confirma as qualidades da castanha e diz que basta comer apenas uma por dia para ter uma vida longa e saudável. O selênio é o guardião das defesas do organismo e também protege o cérebro ao acabar com a farra dos radicais livres.

A castanha tem proteínas, nutrientes, vitamina E, cálcio, potássio e gorduras benéficas que ajudam a evitar o colesterol alto, previne câncer, afasta doenças do coração, retarda o envelhecimento e acelera o metabolismo. Os benefícios não param por aí. Pesquisa feita na PUC Minas mostra que o óleo da castanha ajuda na prevenção de doenças periodontais, como as cáries, conforme estudo feito pela mestre em odontopediatria Fátima Buldrin Filogônio.

 

ANS pode suspender venda de plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, está avaliando a suspensão da venda de planos de saúde de 40 operadoras pelo descumprimento do prazo de atendimento. Isto porque de 19 de março a 18 de junho a ANS recebeu 4.682 queixas. Das 1016 operadoras de plano no país, 162 receberam pelo menos, uma reclamação no período avaliado, 105 receberam queixas nos dois balanços feitos em 2012 e destas 40 empresas justificam a suspensão.

“Quarenta operadoras [médico-hospitalares] se encaixam no critério para a suspensão da comercialização dos produtos, o que já está sendo analisado pela ANS. Assim que efetivadas, as medidas administrativas serão divulgadas para as operadoras e, em seguida para a sociedade”, diz a nota.

Os planos de saúde que descumprirem os prazos para atendimento estabelecidos pela ANS podem ter de pagar multa que vai de R$ 80 mil e R$ 100 mil. E no caso de reincidência, também podem ser punidos com medidas administrativas, como a suspensão ou intervenção. “O consumidor deve ter acesso a tudo que contratou com a sua operadora. Aquelas que não cumprirem este normativo podem ter a venda de planos suspensa”, disse o diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/07/2012

Vidros do STF não resistem a voos de caças

     

A Esquadrilha da Fumaça da FAB comemorou ontem 60 anos de criação. Por conta disso, vieram de Pirassununga – SP para participar da cerimônia mensal da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, que estava a cargo da Aeronáutica. O público pode assistir  sete aeronaves executando  55 manobras acrobáticas, fazendo lindos desenhos no céu de Brasília. Muitas das manobras apresentadas ontem bateram recordes mundiais.

Tudo ia muito bem até que às 10h20, por causa do sobrevoo rasante de dois  caças Mirage 2000 da FAB sobre a Praça, a fachada de vidro do STF, virada para o Palácio do Planalto, veio ao chão causam um enorme susto. Ainda bem que ninguém se feriu. A Defesa Civil chegou e isolou o prédio. As equipes técnicas acreditam que em duas semanas vão conseguir fazer todos os reparos. No Palácio do Planalto três vidros ficaram trincados. Na Torre do Senado duas colunas de janelas do primeiro ao último andar caíram na fachada interna.

O comando da Aeronáutica informou que o fato será apurado e os danos ressarcidos. 

 

Sigma mais perto de você

O Centro Educacional Sigma está também em Águas Claras com a mesma qualidade e metodologia de ensino das outras unidades Sigma. A direção está a cargo do professor Ronaldo Mendes.

 

Plano Real faz 18 anos

Foi em 1º de julho de 1994 que o governo FHC lançou o Plano Real para promover o desenvolvimento econômico e acabar com a temida hiperinflação. O governo trocou o Cruzeiro real pelo Real. Nos três primeiros anos da implantação do Real as taxas ainda estavam suportáveis e os preços administrados pelo poder público, como energia, gás, combustíveis e telefone foram os que mais subiram e quem sofreu foi o consumidor.

Nós também sentimos no bolso os custos dos serviços pessoais e os bancários. Com a estabilização da inflação, em 1999 o Brasil adotou o regime de metas da inflação. Em 2005 o Banco Central definiu a meta de 4,5% para a inflação anual até 2014 só que no final do ano a inflação chegou a 5,6% e daí em diante subia e baixava.

Claro que o Real deu credibilidade à moeda brasileira e permitiu a retomada do crescimento econômico com distribuição de renda. É o plano econômico mais longo na história brasileira e para que esta estabilidade continue é preciso que todos tenham crescimento econômico e isso precisa ser a meta atual do governo. 

 

Tamires Rodrigues é a Miss DF 2012

A representante do Lago Sul foi coroada na noite de sábado como a mulher mais bonita do Distrito Federal. Tamires venceu 25 representantes das cidades do DF e vai disputar em setembro o Miss Brasil Universo. Ela tem 21 anos e é estudante de Letras. Em segundo lugar ficou a Miss Águas Claras, Glelany Cavalcante; em terceiro a Miss Gama, Camila Abraão; em quarto a Miss Taguatinga, Thays Ariani; em quinto a Miss Vicente Pires, Mayane Mesquita. A Miss Brasília, Mairla Santos foi eleita a Miss Simpatia.

O Teatro Pedro Calmon, do Quartel General do Exército estava lotado. As torcidas de cada uma das representantes, com camisetas personalizadas e faixas, fizeram a festa e incentivavam as candidatas a fazerem bonito na passarela. Elas corresponderam, pois cada uma das 26 concorrentes, menos Guará que não mandou representante, deram o seu melhor.

A cada desfile, principalmente em traje de banho levou a torcida ao delírio. Parabéns a todas as candidatas, só em participar vocês já são vencedoras.

Vamos agora torcer para a Tamires fazer bonito no Miss Brasil. Ela estará representando não só a beleza da mulher do DF como também a garra, a competência, a elegância e o respeito da nossa gente. 

 

 

 

 

156 anos em prol da vida

 Hoje é dia de homenagear os bravos Bombeiros que arriscam a própria vida para salvar outras tantas. Encaram de frente o fogo, a água e o desconhecido. Estes heróis estão sempre prontos e posicionados 24 horas por dia durante os doze meses do ano para o bem estar e segurança das pessoas e da natureza.

Pela sua importância em 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou decreto de criação do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro. São 156 anos salvando vidas não somente pela capacidade técnica como pelo espírito de servir, pela estabilidade emocional, pela resistência ao estresse, pela criatividade, presteza, iniciativa e decisões assertivas em situações de emergência.

Para comemorar tão importante data vai acontecer no dia 08 a Corrida do Fogo. As inscrições já estão abertas no Quiosque do Bombeiro, no Parque da Cidade e no Centro de Capacitação Física da Corporação. O CBMB é tão importante que há poucos dias o GDF entregou o Centro Olímpico do Corpo de Bombeiros, com equipamentos de ponta e nível internacional e também novas viaturas e equipamentos para a segurança e conforto destes heróis, durante as operações. O governador Agnelo está investindo também na profissionalização dos bombeiros.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/06/2012

GDF equipa Corpo de Bombeiros

O governo do Distrito Federal entregou 18 caminhões para transporte de tropa e 500 equipamentos de proteção individual para o combate de incêndios em áreas urbanas e ambientais. Com isso a população e o patrimônio natural e urbano vão ficar mais protegidos. Os veículos são equipados para proporcionar transporte confortável e seguro dos bombeiros e os equipamentos vão dar mais proteção e com isso os riscos nas ações de combate vão reduzir e com as vestimentas os bombeiros vão trabalhar com mais agilidade.

  

O Comandante-geral Gilberto Lopes agradeceu ao GDF por melhorar a qualidade do trabalho e pela proteção da equipe. O governador disse que vai transformar a Corporação em uma das melhores do mundo e até 2014 a estrutura será de alto nível. Agnelo prometeu reformar as instalações físicas, mudar o mobiliário e comprar novas roupas de cama. 

O investimento para a eficiência e segurança no combate ao incêndio foi de R$ 51 milhões. (Fotos: Roberto Barroso)

 

Brasília na TV, Domingo às 12h30

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30, na TV Brasília/Rede TV e acompanhar as dicas do oftalmologista Sérgio Saraiva (E), diretor da Oftalmed Hospital da Visão, para cuidar bem dos olhos, saber quais as principais doenças que podem ocorrer e conhecer os tratamentos disponíveis para cada patologia. Dr. Sérgio alerta sobre o uso excessivo do computador e os problemas advindos do período de baixa umidade do ar.

  

O programa também vai mostrar como está a atuação do Sigma, a escola que mais aprova no PAS, em Águas Claras. O diretor Ronaldo Mendes (D) diz como é esse novo desafio em sua vida e conta sobre as ações do Sigma em prol da comunidade. O nosso encontro é amanhã e eu espero você.

 

Julio Peres comemora sucesso da 10ª Copa Sinduscon

O Sinduscon vem há 10 anos promovendo a integração dos trabalhadores da Indústria da Construção Civil por meio do esporte. A Copa Sinduscon de Futebol Society é a prova do respeito do Sindicato com os empregados, a sua preocupação com a segurança, alimentação, cultura, esporte e lazer. O congraçamento entre a classe empresarial e a dos trabalhadores.

 

 

Arraial Solidário 2012

O Ópera Hall está todo enfeitado para receber as centenas de pessoas de coração generoso que vão participar da festa que já é tradição e que beneficia 17 creches e um asilo no Distrito Federal. O projeto já esta na sua sexta edição e é presidido por Nazareth Teixeira da Costa e apoiado por muitas empresas, madrinhas e parceiros.

Ontem todas as madrinhas estiveram no clube para decorar as mesas. Muitas procuraram trazer um pouco da vida na roça para a rotina da cidade. Enfatizaram a simplicidade do campo e deixaram a imaginação fluir mas sem esquecer de Santo Antônio, São João e São Pedro. Tudo com muito carinho e esmero. Os parceiros montaram as barracas que vão hoje servir comidas típicas, doces e bebidas e também um espaço para a tão disputada pescaria devido aos muitos brindes doados pelo comércio. 

A abertura será feita pelo DJ Dudu, depois tem apresentação do grupo de Forró Tá Fervendo e pelo cantor Renato Teixeira e banda. A festa começa às 20 horas e vai ser um desfile de trajes típicos e de pessoas bonitas que se divertem ajudando o semelhante. O arraial é todo beneficente. Toda a renda vai para as instituições selecionadas pelo Correio Solidário.

É o Correio Braziliense, um dos órgãos de imprensa mais respeitado do país, valorizando e protegendo a vida e dando dignidade para milhares de pessoas no Distrito Federal. Parabéns a Nazareth Teixeira da Costa e toda equipe.   

 

Miss DF 2012 será escolhida hoje

          

         

          

O Teatro Pedro Calmon do Quartel General do Setor Militar Urbano será palco hoje às 20 horas da escolha da Miss Distrito Federal 2012. As 26 candidatas, entre 18 e 24 anos, vão representar as administrações  regionais  e mostrar a beleza e a elegância da mulher do DF. A entrada é uma lata de leite em pó que será doada pelas instituições de caridade apoiadas pela organização do evento. A escolha será transmitida pela Band Brasília.

As candidatas à miss foram selecionadas entre mais de quinhentas inscritas e preparadas, durante meses, pelo coreógrafo Mocho Ramires e coordenadas por Cloves Nunes. A expectativa é grande, pois as concorrentes preenchem os requisitos para ser a mulher mais bonita do DF. Boa sorte a todas as candidatas e espero que os jurados consigam ver também a beleza interior. A vencedora do concurso receberá a faixa e a coroa de Alessandra Baldini, Miss DF 2011, que se despede do reinado. 

Ser miss é a realização de um sonho de adolescente que quer também ser modelo. É a oportunidade de representar a comunidade com dignidade, humildade, cooperação e ética. Estas são algumas das concorrentes.


 
Coluna da Bernadete Alves - dia 29/06/2012

Feliz aniversário!

Hoje é dia de abraçar duas amigas queridas, Lia Dinorah (E) e Lúcia Alasmar (D). Pessoas dignas, trabalhadoras e amigas especiais.

 

Lia, conheço desde que começou trabalhar com Gilberto Amaral. Uma profissional dedicada, amorosa, comprometida com a ética e a informação de qualidade. É uma assessora especial que o Gilberto conta no programa de TV, no site e na coluna diária no jornal. Além do mais é bonita e elegante em todas as atitudes e forma com Hugo um casal respeitado no DF.

Lúcia, conheço desde que cheguei em Brasília, há 27 anos na sua Casa Ouro ao lado do marido, Alfredo Alasmar. Uma mãe exemplar, avó amorosa, filha dedicada e excelente empresária. Por muito tempo produziu minhas roupas de festa para o meu programa Brasília na TV. Além do mais Lúcia está sempre ajudando instituições de caridade em todo o DF.

Desejo saúde, paz, amor e muitas vitórias e podem contar sempre com a minha amizade.

 

Marcelo Castelo Branco é procurador-geral do DF

O Memorial JK ficou lotado, ontem à noite para a posse do novo procurador-geral do DF, Marcelo Castelo Branco. Ele era subprocurador e teve o seu nome escolhido pelo governador Agnelo e aprovado pela Câmara Legislativa.

  

O Chefe da Procuradoria-Geral do DF, se comprometeu em promover o diálogo entre a PGDF e o GDF e disse: “a Procuradoria é meu habitat. Nela eu aprendi a ouvir e dialogar”. Marcelo falou que não será conivente com desvio e abuso de poder e que vai manter o equilíbrio entre o atendimento das demandas governamentais e a manutenção da independência funcional. Ele esteve por 4 anos à frente da Associação dos Procuradores do DF, foi diretor do Centro de Estudos da PGDF e membro do Conselho Superior da Casa por dois anos.

Pela quantidade de autoridades presentes à posse deu para perceber o quando Marcelo é querido e respeitado. O governador Agnelo destacou o seu desempenho profissional. “Pela sua experiência, competência, lisura e brilhante trajetória, nós temos absoluta confiança que a nossa Procuradoria está sendo conduzida com toda competência”, destacou o governador.

 

MP denuncia Arruda e mais 37 pessoas

Depois de quase 3 anos de investigações, o Ministério Público, denunciou 38 pessoas envolvidas na Operação Caixa de Pandora. A informação foi dada hoje pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel. 

De acordo com Gurgel as apurações provaram que as empresas que eram beneficiadas em contratos sem licitação com o GDF pagavam propina à políticos aliados do Governo. Segundo Gurgel, Durval Barbosa era um dos operadores do esquema e o líder era o próprio Arruda. Os envolvidos foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa (empresários) e passiva (políticos) e lavagem de dinheiro. Faltou divulgar o quanto de dinheiro foi desviado.

Um dos envolvidos na Caixa de Pandora, o ex-deputado da ‘oração da propina’, Brunelli, foi condenado pela Justiça à devolver R$ 3 milhões aos cofres públicos e perdeu os direitos políticos por 10 anos. A Justiça também condenou a ex-deputada, Eurides Brito, a devolver R$ 3,5 milhões aos cofres públicos e também perdeu direitos políticos.  

 

Casa do Ceará promove arraial de São João

Amanhã a partir das 17 horas você está convidado a se divertir na Casa do Ceará, na 909/910 Norte, no arraial de São João, com muita comida típica e bebidas regionais distribuídas nas 25 barracas montadas, dançar quadrilha e curtir a variedade de shows e ainda participar do sorteio de brindes. A entrada custa 20 reais a inteira e a renda será revertida para as obras assistenciais.

A quadrilha Formiga da Roça fará o típico casamento de interior, o Trio Siridó promete esquentar a festa com forró e baião, depois vem o show de Peninha Vieira e Trio Carajana com forró pé-de-serra, violonista Beto Alencar e os irmãos Chico Rey & Paraná. Toda a cerimônia ficará à cargo de Ruiter Lima, poeta e cordelista. Imperdível.

 

Governo prorroga IPI para linha branca

O ministro Guido Mantega anunciou hoje a prorrogação da redução da alíquota do Imposto sobre produtos Industrializados para os setores de linhas brancas e móveis. A desoneração acabaria amanhã e foi prorrogado para julho e agosto devido ao aumento das vendas e aquecimento do comércio. É hora de comprar geladeira, fogão, tanquinho e máquina de lavar.

De acordo com Mantega o varejo é o setor que mais contribui para o crescimento do emprego e com isso o país vai crescer impulsionado por seu mercado consumidor. “ No Brasil temos emprego, salário e mercado interno. Diferentemente de outros países, aqui o mercado e a massa salarial existem”, concluiu o ministro da Fazenda.

A decisão é bem-vinda, mas o governo precisa fiscalizar para que as empresas beneficiadas com a redução não deixem de repassar este desconto ao consumidor.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/06/2012

Bebeto e Ronaldo visitam o Estádio Nacional

O governador Agnelo recebeu os ex-craques da seleção brasileira Bebeto e Ronaldo que estavam acompanhados do ministro do Esporte Aldo Rebelo, do presidente da CBF, José Maria Marim e do secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke.

  

Esta é a terceira visita de Rebelo ao Estádio Nacional de Brasília. Ele elogiou o cumprimento dos prazos e ficou satisfeito em ver que 60% das obras já foram feitas.”O governador Agnelo, os engenheiros e os operários que estão à frente desta obra estão de parabéns”, disse o ministro.

Os craques, os representantes da Fifa, CBF e COL assistiram uma apresentação técnica, conferiram a maquete e depois foram até a obra, cumprimentaram os operários e até arriscaram alguns chutes. Ronaldo disse que o estádio impressiona, que lembra os estádios europeus que já jogou, como Barcelona e Madri. 

Bebeto disse que como jogador não teve a felicidade de disputar uma Copa do Mundo no Brasil, mas como membro do COL está feliz em ver que o estádio de Brasília parece com os de lá de fora. “A Copa das Confederações vai ser o início de tudo e vamos mostrar que somos capazes de realizar grandes eventos em nosso país”, concluiu o craque.

 

Presidente da CUT-DF assume com prestígio

A posse de Rodrigo Britto na presidência da CUT do DF foi muito prestigiada. Secretários do GDF, administradores regionais, deputados distritais e federais, dirigentes sindicais, jornalistas e amigos lotaram o Teatro dos Bancários, ontem à noite. Os mais de 400 convidados foram recebidos com um super coquetel assinado por Taty’s Buffet e apresentações musicais.

O humorista Marquinho Candango foi o mestre de cerimônias que deu as boas vindas aos convidados com irreverência e muitas brincadeiras inclusive imitando várias personalidades brasileiras dentre elas Lula. Depois os convidados conheceram a história de lutas e vitórias da Central Única dos Trabalhadores e as ações de cada um dos 8 presidentes. José Eudes agradeceu a colaboração que teve durante o seu mandato e desejou boa sorte ao Rodrigo e sua diretoria. E para homenagear os ex-presidentes o grupo musical Liga Tripa, que surgiu nos anos 80 levantou a platéia.

O novo presidente, Rodrigo Britto, agradeceu o empenho dos seus antecessores, aos bravos trabalhadores e garantiu que a autonomia, liberdade e união são prioridades para os próximos 3 anos. E para encerrar com chave de ouro a Bateria da Unidos da Tijuca fez toda a nova diretoria da CUT entrar no samba. Uma linda e prestigiada festa que valorizou a música e a cultura. (Crédito das fotos: Guima).

 

Rodrigo e sua diretoria

 

Bateria da Unidos da Tijuca 

 Liga Tripa 

 

Rodrigo Britto e Talita Silva 

 

José Eudes  

 

Jaci Affonso, deputado Vigilante e José Zunga  

 

Caminhada da Saúde

A Secretaria de Esporte promove no sábado a Caminhada da Saúde no Parque da Cidade. A concentração vai ser às 8h45 no estacionamento em frente a administração do Parque. As 9 horas começa a caminhada. Quem for participar precisa usar roupas leves, tênis confortável, proteger a cabeça com chapéu ou boné, usar filtro solar e levar garrafa com água.

A caminhada é uma atividade saudável para todas as idades, pois movimenta todos os músculos, melhora a respiração, circulação, fortalece as pernas e dá alegria. E não custa nada. A Secretaria organizou a atividade para despertar nos alunos das Escolhinhas de Esporte a importância desse exercício para a saúde. Professores da Secretaria de Esporte vão orientar os exercícios certos.

O GDF tem cerca de 4,5 mil alunos matriculados em 18 atividades. Quem quiser usufruir deste benefício, o requisito é ter mais de 7 anos de idade. As matrículas estão abertas e inclusive a população do entorno pode se inscrever.

 

Final de Eurocopa e classificação para a Copa das Confederações

A Eurocopa 2012, disputada na Polônia e na Ucrânia, vai chegando ao fim. Das 16 seleções que entraram no campeonato, restam apenas duas. Espanha e Itália farão a grande final nesse domingo, após eliminarem, respectivamente, Portugal e Alemanha. As duas finalistas são os últimos times à conquistarem a Copa do Mundo. A Seleção italiana foi tetracampeã mundial em 2006, porém, nessa Euro, não vinha de grandes resultados até cruzar o caminho dos alemães. Chegou ao confronto da semi-final, contra a Alemanha, como grande azarão, mas surpreendeu a todos e se classificou para a grande final. Enquanto a Espanha, que levantou pela primeira vez a taça de campeã mundial na última Copa, chegou a competição como favorita.

Embora não tenha mostrado todo o futebol que se espera dos espanhóis, nessa Eurocopa a Espanha deixou pra trás todos que encontrou e está na final. A partida de domingo promete ser um jogão, tudo indica uma confronto emocionante, equilibrado e de grande qualidade. Vale ressaltar que, já antes da disputa, ambos estão classificados para a Copa das Confederações. A Eurocopa oferece vaga apenas ao campeão, mas como a Espanha já está classificada, por conta do título mundial na África do Sul, a Itália virá ao Brasil em 2013, seja como campeã ou vice.

Particularmente acho errado. Se alguém merece “carimbar o passaporte” para o Brasil é a equipe vice-campeã mundial, Holanda, e não, se for o caso, a vice-campeã europeia. Parece que a FIFA entende a disputa europeia como mais importante que a própria Copa do Mundo. (Por Gilbert Di Angellis) 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/06/2012

Rodrigo Britto assume a CUT no DF

O habilidoso negociador que durante os dois mandatos como presidente do Sindicato dos Bancários, garantiu os direitos da terceira maior entidade de bancários do país e avançou nas conquistas foi escolhido, por unanimidade, para presidir a Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal. A posse é hoje às 19 horas na sede do Sindicato dos Bancários na EQS 314/315, e o mandato vai até 2015.

A bandeira do novo presidente é a unidade de classe e a aproximação entre a sociedade e a CUT. Rodrigo quer mostrar para a comunidade as ações que a Central realiza na defesa da classe trabalhadora.

E não vai ser difícil realizar um ótimo trabalho porque no comando do Sindicato dos Bancários fortaleceu a organização classista e conquistou grandes vitórias. É a força da juventude a serviço da democracia, da ética, e da igualdade de classes.

O programa Brasília na TV vai registrar este momento importante da classe trabalhadora.

 

O corpo necessita de muita água

A água, líquido mais precioso que existe, é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Como mais de 60% do nosso corpo é formado por água, é a prova de que ela é essencial para regular a temperatura corpórea, na respiração carregar os nutrientes, na eliminação de toxinas por meio da urina e transpiração e para facilitar o trânsito intestinal.

Por isso que os médicos insistem que devemos tomar, pelo menos 2 litros de água por dia e quando não tomamos o suficiente o corpo dá o alerta: sede, pele seca, cansaço, tontura, urina escura e demorada. Mesmo sem sede devemos tomar água para não colocar a saúde em risco.

E para quem já está com a pele seca é bom usar creme hidratante em todo o corpo, evitar banhos quentes e demorados e nem esfregar muito a pele com sabonete, pois eles tiram o manto protetor da pele.

 

Sinduscon e Confea juntos na valorização dos engenheiros

O presidente do Sinduscon, Julio Peres, tem trabalhado na valorização das empresas de construção, pela dignidade do trabalhador e pelas obras com sustentabilidade. Tem buscado junto ao governo local e federal mais obras para a geração de mais empregos e renda para o Distrito Federal e tem cobrado das autoridades competentes agilização na liberação dos alvarás. Inclusive no Diário Oficial do DF do dia 25 foi publicado o Decreto nº 33734/2012 que visa dar mais agilidade à emissão de Alvarás de Construção. O governador determinou que a análise dos processos seja mais célere para atender a necessidade dos setores da sociedade que dependem desse instrumento e com isso a cidade terá mais ritmo. 

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, José Tadeu da Silva, está investindo na qualificação da mão de obra, valorização dos profissionais de engenharia e também fortalecendo o Crea em cada estado. Para estar em sintonia com o Brasil de hoje solicitou ao presidente do Sinduscon apoio para a revisão da Lei 5.194 e para que o Sindicato seja parceiro da 69ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia que será realizada em Brasília no mês de novembro. 

O presidente Julio disse que juntos serão mais fortes e sugeriu que o setor produtivo tivesse assento nas reuniões do Confea, para apresentar assuntos de interesse da construção civil. Peres quer que a atividade profissional seja desenvolvida por pessoas habilitadas.

Julio Peres, presidente do Sinduscon, José Tadeu, presidente do Confea, e Flávio Correia, presidente do Crea-DF. 

 

Osmar Côrtes lança mais um livro

O livro apresenta aos profissionais do direito que atuam nas instâncias superiores requisitos para produzir recursos extraordinário, especial, agravo nos próprios autos, regimental e embargos de divergência. Também se refere à jurisprudência majoritária dos tribunais sobre o assunto. 

Foi um sucesso o lançamento do Livro “Recursos aos Tribunais Superiores” do advogado Osmar Mendes Paixão Côrtes, ontem à noite, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça. A obra tem 200 páginas e trata dos recursos no âmbito do STJ e STF aliando aspectos doutrinários e práticos. 

Osmar é bacharel e mestre em direito pela Universidade de Brasília, e doutor em direito das relações sociais pela PUC de SP. O autor acumula experiência como advogado e professor universitário e é autor de diversos livros e artigos na área do direito. Ele é filho da ministra Cristina Peduzzi do TST e é um apaixonado pela leitura tanto de filosofia quanto de obras jurídicas.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/06/2012

Cléber Pires no comando da ACDF

A Associação Comercial do DF, que desde que surgiu no dia 26 de janeiro de 1962, vem ao longo dos anos desempenhando importante papel na consolidação política da Capital Federal, na geração de emprego e renda, vai ser comandada a partir de 16 de julho, Dia Nacional do Comerciante, pelo empresário Cléber Pires.

Ao lado dos vices: Hélio Queiróz, Paulo Octávio, Rubens Parrilla, Antonio Matias, Janete Vaz, Luiz Carlos Garcia e Marta Cury que, nos próximos dois anos criar a Zona Azul, na área central de Brasília para melhorar a segurança, estacionamento e o comércio das quadras do Plano Piloto, dentre tantos outros projetos de valorização da ACDF, entidade que apoiou a criação do BRB e da Câmara Legislativa. O ex-senador LindBerg Aziz Cury vai presidir o Conselho Superior.

Cléber é mineiro de São João Evangelista, chegou em Brasília em 1977, é membro da ACDF há 16 anos, é um dos fundadores da Cidade do Automóvel. Casado com Cida com quem tem três filhos e dois netos. Atua, também, na saúde, no ramo imobiliário e na construção civil.

Será com certeza uma grande gestão. Parabéns e muito êxito aos 27 integrantes da nova diretoria.

 

Escravos de telas

Com o mundo cada vez mais conectado é comum vermos pessoas continuar trabalhando depois do expediente no smartphone, laptop e tablet. Isso acontece porque ultimamente o número de tarefas é grande e nem sempre o funcionário ou gerente dá conta durante o horário de trabalho. Para evitar a pressão do dia seguinte continuam trabalhando no caminho de volta para casa.

Colocar o serviço em dia é uma solução boa, mas não pode se tornar rotina pois a mente precisa também descansar e até porque continuar conectado durante o almoço ou lanche, andando de metrô, ônibus ou carro causa dor no pescoço, nas costas, aumenta o cansaço, dá insônia, mau humor, causa estresse, depressão e até atitudes agressivas, pois a pessoa não desliga do que estava fazendo. 

Estudo feito por fisioterapeutas no Reino Unido, mostra que a grande maioria faz pelo menos duas “horas extras” por dia. Pessoas “viciadas” em trabalho sempre existiram mas da última década para cá acentuou a proporção e tudo devido a competitividade e o medo de perder o emprego. Trabalho em excesso não é bom para ninguém. Sobrecarrega o desempenho e deixa o serviço a desejar. 

Trabalhar é necessário e dá dignidade, mas não pode escravizar a pessoa. Não abra mão de um dia para você só descansar e fazer o que mais gosta. Esqueça o trabalho, e de preferência deixe o celular desligado e o computador também. No dia seguinte revigorado você vai produzir muito mais.

 

Descartar entulhos da obra

Em um determinado momento, mesmo com hesitação, reformar a casa se faz necessário. É é ai que além de encontrar bons profissionais tem de contar com a sorte porque a grande maioria sempre se queixa da reforma e os vizinhos também. Principalmente no que diz respeito ao barulho, sujeira e retirada do entulho. 

Antes de começar a obra a primeira coisa a fazer é contratar quem tem boas referências e conferir o serviço já executado. As vezes um profissional habilitado para pequenas obras em salas comerciais não dá conta de reformar todo um apartamento ou casa. Outro cuidado é com os gastos que sempre vão além do estipulado. É bom planejar o que vai ser feito e ter um orçamento com tudo detalhado para não parar no meio do caminho. O prazo de entrega também vira problema, a maioria não cumpre o cronograma da obra.

Quem reforma tem também que ficar atento com relação ao pagamento. O ideal é fazer de acordo com a entrega de cada etapa do serviço e deixar uma última parcela para a conclusão do serviço porque sempre que fazemos a vistoria encontramos alguma coisa que precisa ser refeita. Parcela retida evita aborrecimentos.

Um item que precisa ter especial atenção é com relação ao entulho. Este deve ser descartado de forma correta para não agredir o meio ambiente. E o que puder ser aproveitado deve ser doado para as cooperativas de reciclagem. O que não serve para um pode ser muito importante para outro.  

 

Agnelo trabalha para garantir menos tempo no trânsito

Ontem fui fazer uma reportagem no Sigma de Águas Claras por volta das 12 horas  e enfrentei vários engarrafamentos. O primeiro foi no setor policial sul que demorou muito para fluir, depois no balão da octogonal para o Parkshopping, Guará e até a chegada em Águas Claras. É tanto carro nas ruas que parece os engarrafamentos que ocorrem em São Paulo. Conferi em loco o caos que está o nosso trânsito. Parece que tem tantos carros quanto moradores.

O consolo é que quando liguei o rádio ouvi na Cultura FM a entrevista do governador com o jornalista Carlos Campbell  sobre as ações do GDF para melhorar a vida de quem perde muito tempo e paciência para chegar ao trabalho e também voltar para casa. O governador disse que lamenta os transtornos, tem conhecimento dos problemas e está buscando solução. Vai ampliar o metrô para desafogar as avenidas, vai determinar a troca da frota dos ônibus sucateados, ligar Santa Maria e Gama ao Plano Piloto pelo Expresso DF e construir viadutos e pavimentar todas as ruas precárias.

Agnelo também falou que está debatendo com representantes do governo federal a possibilidade de transformar a linha férrea, entre Brasília e Luziânia como mais um meio de locomoção dos moradores do entorno. Essa medida vai beneficiar pelo menos 300 mil pessoas que moram na região e trabalham em Brasília e tirar do trânsito cerca de 100 mil carros que vêem do entorno do DF todos os dias.

Medidas urgentes para devolver aos trabalhadores qualidade de vida e mais tempo para o descanso e aconchego com a família. 

 

As drogas estão roubando a infância

No Dia Mundial de Combate às Drogas uma triste constatação: os jovens estão entrando cada vez mais cedo no mundo das drogas. De acordo com a Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas, cerca de 12,5% da população brasileira são dependentes de álcool e o consumo entre as mulheres aumentou 55% nos últimos 10 anos.

De acordo com a Abrad o uso do álcool e do tabaco começa em torno dos 12 anos de idade. Estas drogas, ditas legais, são a porta de entrada para as drogas ilegais. E da mesma forma que as drogas ilícitas, os esteróides e anabolizantes causam danos em diversas áreas do organismo humano e no cérebro. É preciso alertar o jovem, que busca “um corpo sarado”, sobre os efeitos nocivos dessas drogas sintéticas.

Em todo o Brasil foram realizadas ações de conscientização e de protesto como a queima de 2 toneladas de drogas apreendidas no RS. O Ministério da Saúde amplia a assistência aos dependentes nas cinco regiões do país pois em Minas Gerais o número de usuários de crack chega a 333 mil. 

O Dia Mundial de Combate às Drogas foi instituído em 1987 pela ONU e em todos esses anos o Brasil esteve atento a este problema de forma firme e este ano foi marcado pela busca por tratamento. O primeiro passo para quem deseja abandonar o vício é aceitar a dependência e mudar o comportamento. Você é maior e vale mais que todas as drogas juntas.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/06/2012

Frutas e verduras em alta

Mês de junho é farto em verduras, legumes e frutas. É a temporada da saúde no prato. Fiz uma pesquisa de alguns desses produtos e verifiquei que além de saborosos contribuem para o nosso bem estar.

 

Abóbora – contém altas doses de betacaroteno, um precursor da vitamina A que ajuda a combater a oxidação das células e atua contra o envelhecimento.

Agrião – oferece boa quantidade de potássio e cálcio, que ajudam na manutenção dos ossos e do sangue.

Batata-doce – cheia de betacaroteno, tem grande quantidade de vitamina A, que protege as células do envelhecimento.

Brócolis – é rico em fibras e vitamina C. Ajuda na prevenção de diversos cânceres, especialmente de próstata e de pulmão.

Ervilha – rica em vitamina B1, ajuda a dormir bem e além disso contribui para aliviar a prisão de ventre pois contém fibras.

Gengibre - é um poderoso antiinflamatório, antioxidante ,bactericida. Alivia a dor de cabeça, gripe, dor de estômago e reumatismo. É tônico cardíaco e queima gordura do corpo.

Kuwi – contém altas doses de vitamina C e por isso ajuda a combater o envelhecimento das células.

Mandioca – é rica em cálcio, ferro, vitamina do Complexo B, fósforo e ainda dá energia. É também conhecida como aipim e macaxeira.

Mexerica – fonte de vitamina C e de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Fortalece os ossos e dá resistência ao corpo.

Milho verde – por conter folato e ácido tartárico ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer.

 

Operação Sentinela foi um sucesso

A Secretaria de Segurança Pública realizou na madrugada de sábado uma Operação Conjunta com as forças policiais para coibir o tráfico de drogas nos estabelecimentos comerciais e mapear os locais onde a droga é constante. Participaram da operação policiais da Rotam, RPMon, 1º BPEsc, BPCães, Bavop, 12º Batalhão, Bope, BPChoque e DOP. Eles percorreram todas as regiões administrativas durante a noite para combater o crime.

Antes da operação o Comandante-geral da PM, coronel Suamy Santana, agradeceu o esforço e a motivação de todos e elogiou pela eficiência das abordagens e apreensões realizadas até agora.

Ontem foi a vez da Secretaria de Justiça,Direitos Humanos e Cidadania orientar a população sobre os males que a droga causa. Estiveram toda a manhã no Parque da Cidade distribuindo material que relata os malefícios do uso indevido das drogas (foto). Esta ação é mais um trabalho do Projeto Viva a Vida sem Drogas do GDF que tem como objetivo a prevenção e reinserção social de dependentes. Agora a Sejus vai realizar palestras conscientizadoras junto as escolas do DF e depois vai convocar a sociedade para esta cruzada contra as drogas.

 

A casa na ordem do dia

Os espaços estão cada vez mais enxutos e com isso a família precisa se organizar e colocar ordem na casa para definir espaços para relaxar, receber e até trabalhar. Como o tempo é um artigo em falta é necessário racionalizar cada cantinho e garantir que cada coisa fique no lugar para poder desfrutar melhor o nosso lar.

O primeiro desafio é colocar ordem na bagunça para facilitar a rotina do lar, organizar a cozinha, que nas novas construções já vem conjugada com a área de serviço e não tem dependência de empregada, um espaço minúsculo para uma função tão essencial. Depois vem o banheiro, igualmente pequeno e para uso de toda a família. Nestes dois espaços vale investir em armários para poder acomodar todas as coisas que precisamos.

Como muitos trabalham em casa é preciso montar um espaço que seja prático, tranqüilo e confortável para poder produzir sem estresse. É aí que entra o trabalho de uma boa arquiteta. A casa é o nosso refúgio e o menos pode ser mais e com qualidade. 

 

O Encontro com Fátima Bernardes

Estreou, hoje às 10h30 o tão esperado programa de Fátima Bernardes na TV Globo. E bateu o recorde de audiência marcando 11,5 pontos, o maior neste horário desde 2006. A sua estréia foi o assunto mais comentado no twiter pois teve até a participação ao vivo do maridão Bonner que informou os destaques do JN.

Fátima estava segura, serena e muito bonita, como sempre. Elegante e clássica usou tons neutros que deram um visual moderno e chique. Ela não escondia a felicidade de ver seu sonho se tornar realidade e disse que espera que cada dia o “Encontro” fique melhor.

Fátima começou sua carreira jornalística no Globo em 1985. Em março de 1987 passou a apresentar o RJTV 3ª edição e em 1988 fez sua primeira entrada ao vivo no Jornal Nacional e em 1989 passou a apresentá-lo junto com Eliakim Araújo, que depois foi substituído por William Bonner. Fátima e Bonner deram tão certo no trabalho que acabaram casando e constituindo uma linda família. 

Quem ganhou com a estréia de Fátima Bernardes foi o SBT que ficou em segundo lugar com a sua programação infantil. Fátima veio para ficar e seu programa além de conteúdo jornalístico discute o cotidiano de todas as classes sociais.

 

Adeus a Magda Cunha Koenigkan

 

É com pesar e profundo choque que registro o falecimento de Magda Koenigkan, editora da Revista Srs. e Sras., ocorrido ontem à noite no Hospital Brasília, vítima de câncer. Magda deixa três filhos, pais, irmãos e cunhados. O enterro é hoje às 17 horas no Campo da Esperança. Magda, conquistou Brasília pelo seu trabalho jornalístico, sua inteligência, beleza, simpatia, elegância e amizade. Ficará na memória dos incontáveis amigos. 

Partilhamos da dor dos filhos, pais e irmãos desolados. A toda a família e amigos à nossa solidariedade. Que Deus ilumine e console esta perda prematura e que a Magda descanse em paz. Os desígnios de Deus são insondáveis.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/06/2012

Brasília na TV Domingo às 12h30

O programa Brasília na TV vai mostrar amanhã às 12h30 a solenidade de encerramento da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society, o maior campeonato da construção civil no Centro Oeste, onde a Construmeta venceu na categoria Empresa e o Senai na categoria Entidade. Os times que ficaram em segundo e terceiro lugar nas duas categorias e o show da cantora Fyama Dourado.

  

Você também vai conferir as entrevistas com o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres; do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Raimundo Salvador; do presidente do Crea, Flávio Correia; do deputado federal, Luis Pitman e do presidente do Comitê da Copa, Mário Vieira França. O nosso encontro é amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV. Eu espero você.

 

Grupo Pão de Açúcar muda comando

Ontem foi um dia inesquecível para o empresário Abilio Diniz, um dos mais respeitados no país. É que ele deixou o comando do Grupo fundado pelo seu pai Valentim Diniz na década de 40. O francês Jean-Charles Naouri, presidente-executivo e do conselho do Grupo Casino  assumiu o comando do Grupo Pão de Açúcar.  A indicação dos novos executivos faz parte do processo de reestruturação no Controle da Companhia que em 1999 se associou  a Jean-Charles Naouri presidente do Casino.

Diniz ficou emocionado durante o discurso quando lembrou que aquele era o local onde seu pai fundou a confeitaria que deu origem à companhia e também onde sua filha Ana Maria nasceu. Lembrou que em 1971 seu pai inaugurou o supermercado Jumbo no ABC paulista.

Abilio  é agora o presidente vitalício do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar. Será o responsável pelas decisões estratégicas da empresa. Um homem que é símbolo de gentileza, cuidado, respeito e comprometimento. Agora vai poder ter tempo para si e sua família. 

 

Eixão Sonoro

Um bom programa para curtir amanhã, das 10 às 15h é ir no Eixão do Lazer na altura da 116/216 Norte e curtir a primeira edição do Eixão Sonoro, um evento pluricultural organizado pelo Grupo de Incentivo ao Talento Candango.

Dentre as atrações a Banda Funquestra, a cantora Adriah, a contador de histórias Isabel Castro e os poetas Joel de Oliveira e Mulumba e o DJ Chocolate. A atração mais aguardada é a apresentação do cantor Márcio Cipriano, tricampeão de basquete pelo NBB que vai apresentar a Música Negra Brasileira das 12h30 às 13h30.

  

O Eixão Sonoro conta com o apoio da Administração de Brasília e a idéia dos organizadores é promover os talentos da cidade em todos os seguimentos artísticos e levar música e diversão para a comunidade no último domingo de cada mês.

 

Festa para São João

Junho é o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Tem festa em todos os lugares do país para comemorar os santos católicos e também para agradecer as colheitas. As festas eram chamadas nos países europeus, no século IV de “Festa Joanina”. Ao chegar no Brasil, trazida pelos portugueses foi modificada para junina.

Amanhã, 24 de junho é dia de São João, filho de Izabel prima de Maria. São João foi um pregador austero e de moral rigorosa. Ele não só preparou a vinda de Cristo como também o batizou nas águas do rio Jordão. Era o pregador predileto de Jesus. Ele pregava o arrependimento, a verdade, a doação e o amor ao próximo.

É o santo que nos ensina que todas as respostas estão dentro de nós. Que devemos mudar nosso rumo para encontrar a luz. Ele é um santo festeiro, protetor dos casados e dos enfermos, principalmente quem tem dor de cabeça e de garganta.

 

Técnica aprimorada para tratar o vitiligo

Durante o 14º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que reuniu aqui em Brasília 2.500 médicos de todo o Brasil, a grande novidade foi a apresentação de uma Técnica para tratar de vez o vitiligo. Este tratamento existe desde 1987 só que era muito caro. Este aprimoramento foi apresentado pelo médico indiano Davinder Parsad, e devido ao avanço da biologia molecular e a substituição de certos reagentes o tratamento tornou-se viável.

Ele explicou que o vitiligo é uma doença genética que pode surgir por fatores ambientais como o estresse. É uma doença autoimune causada pela formação de anticorpos que matam as células que dão pigmentação à pele gerando machas brancas. O médico indiano explicou que a técnica consiste em retirar melanócitos de áreas saudáveis e transplantar na área atingida pela doença. Essa é uma ótima noticia porque o vitiligo causa um certo desequilibro psicológico pois o paciente evita freqüentar determinados lugares por vergonha.

Outra novidade apresentada durante o Congresso dos Dermatologistas foi a Técnica de Transplante capilar e de sobrancelhas.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/06/2012

Dilma encerra a Rio + 20

 

A presidenta Dilma encerrou a Rio + 20 dizendo que o Brasil se orgulha de ter organizado a mais participativa conferência da história. “Avançamos sobre o desenvolvimento sustentável, lançando a agenda do século 21. A Rio + 20 não é o teto do nosso avanço. É o inicio de uma caminhada para construirmos uma caminhada sustentável”. A presidenta disse também que a discussão da erradicação da pobreza é o maior legado da Conferência. 

O secretário-geral da ONU, Ban ki-moon, criticou o desperdício de alimentos no mundo. “Enquanto tivermos um bilhão de pessoas indo dormir toda noite com fome, não seremos capazes de dizer que vivemos em um mundo sustentável”. Segundo ele isso acontece porque um terço da comida se perde em algum ponto. “Não pode haver nenhuma criança faminta no mundo. O princípio básico da Rio + 20 é colocar as pessoas em primeiro lugar para isso temos de alimentá-las, promover comida. Ele disse que o governo brasileiro tem tido sucesso no programa “Fome Zero”.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon, entregou o martelo que, de forma simbólica, encerrou a Conferência no Brasil à presidenta Dilma Rousseff, que estava emocionada em receber representantes de 188 países para a elaboração do documento “O Futuro que Queremos”.

 

Aniversário triplo

Hoje é um dia especial, pois três pessoas que admiro completam mais um ano de vida. O comunicador Ricardo Noronha, a pedagoga Rita Márcia Polidório Machado e Toninho Pop.

Ricardo Noronha 

Rita Márcia Polidório 

Toninho Pop 

Ricardo Noronha é radialista há 38 anos, publicitário, apresentador de TV, advogado e em 1999 orgulhou o DF na CPI do Narcotráfico. Depois por três anos foi gerente do programa Parceiros da Escola onde fez um trabalho banana junto as escolas públicas. Comunicador nato tanto no rádio quanto na TV com seu programa Ricardo Noronha Show , às 14h30 na TV Brasília, todos os domingos.

Rita Márcia Polidório Machado desde que chegou em Brasília  vinda de Mato Grosso conquistou pela inteligência, comprometimento e dedicação na direção do Colégio Inei da Asa Sul. Uma educadora que formou muitas gerações e uma cidadã que exerce a sua responsabilidade social com alegria. Faz parte de vários Clubes de Serviços e sempre tem uma palavra de sabedoria para as pessoas enfermas.

Antônio José Pereira Garcia, o Toninho Pop, que desde jovem tem uma relação de cumplicidade com seus ouvintes. Radialista, apresentador de TV, especialista em Marketing e empresário. Em outubro de 2011 assumiu o comando do Brasil  Urgente da Band e tem colocado o programa à serviço da comunidade. Toninho é tão apaixonado pelo rádio que coleciona equipamentos retrós.

Que Deus ilumine o caminho dos três aniversariantes de hoje. Saúde, paz e mais êxito. 

 

DF tem nova opção viária

    

O governo do Distrito Federal inaugurou a DF-459, que liga Ceilândia à Samambaia e que vai beneficiar cerca de 40 mil pessoas e encurtar o percurso em 12 km. A rodovia tem ciclofaixa, sinalização, meios-fios, defensas metálicas e grama.

O governador ao entregar a obra que iniciou em 2007 disse “hoje é um dia histórico, pois esta via era um sonho dos moradores há 11 anos. As pessoas economizarão agora tempo e dinheiro e podem esperar mais melhorias no transporte como a ampliação do metrô até o Setor O e o Expresso-DF”. O governador também prometeu melhorias na saúde e na economia. 

Após a inauguração o governador entregou uma agência do BRB para o P Sul, antigo sonho dos moradores. O presidente do BRB, Jacques Penna disse que conhece a força da população de Ceilândia por isso é muito bom levar o BRB até aquela localidade. A agência de número 105 atenderá mais de 80 mil pessoas.

 

Durval Barbosa ganha perdão judicial

A Segunda Turma Criminal do TJDFT acolheu ontem o recurso de Durval Barbosa, o delator da operação Caixa de Pandora, contra a decisão que o condenou a um ano de reclusão em regime aberto e multa. Ele era acusado por lavagem de dinheiro e ocultação de bens durante a compra de imóveis no Lago Sul. Ele recebeu de propina, quando era presidente da Codeplan, mais de 5 milhões de reais para beneficiar a empresa Linknet, nos contratos com o GDF. Comprou uma casa e dois terrenos no Lago Sul e colocou no nome de outra pessoa. Agora dois desembargadores livram Durval dessa pena pois entenderam que ele deveria ser beneficiado com o perdão judicial pois se não tivesse contado sobre o esquema as investigações não teriam tido êxito. Com isto está extinta a pena de Durval Barbosa e também de Sebastião Eduardo Abritta Aguiar que emprestou seu nome para Durval comprar o imóvel no Lago Sul.

O estatuto da delação premiada, que atualmente é normatizado por sete leis, é um benefício concedido a quem aceite colaborar na investigação e entregar os outros envolvidos. O “participante que denunciar à autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento terá a pena reduzida de 1 (um) a 2/3”. Para muitos a delação premiada está sendo criticada por estimular a traição sob o ponto de vista sócio-psicológico e sob o aspecto jurídico porque rompe o principio da proporcionalidade da pena já que punirá de forma diferente pessoas envolvidas no mesmo fato e com idênticos graus de culpabilidade. 

Já a Comissão de elaboração do novo Código Penal, formada por procuradores, juízes, defensores públicos e advogados e presidida pelo ministro Gilson Dipp, do STJ, amplia opções para delação premiada e obriga o juiz a cumprir acordo feito com o acusado que decide colaborar voluntariamente para esclarecimento de um crime.

 

O bom funcionamento do intestino

Ritmo de vida acelerado, sedentarismo, estresse e alimentação inadequada fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas. Esse modo de viver prejudica muito a saúde. No mundo de hoje nem sempre comemos as comidas nutritivas que deveríamos comer. Nossa alimentação tem muita gordura e mesmo comendo frutas e verduras algumas podem estar contaminadas com produtos químicos e isso fica grudado na parede do intestino impedindo o transito intestinal e com isso os nutrientes necessários não são absorvidos pelas células e ai surgem os problemas. 

De acordo com o Dr. Luiz Fernando Córdova, cirurgião do aparelho digestivo, quem leva um ritmo acelerado e combinado com uma má alimentação pode ter constipação intestinal. As fezes ficam endurecidas, os períodos de evacuação ficam mais longos e o esforço para evacuar causa dores no abdômen e acúmulo de gases. Isso ocorre geralmente como conseqüência dos maus hábitos alimentares. Segundo o médico há cada 24 horas as fezes devem ser eliminadas pois a saúde depende das características do intestino. Neste caso é necessário limpar o intestino para que as células possam novamente absorver os nutrientes essenciais e restaurar a saúde. Com o intestino funcionando bem temos mais disposição, nossa pele fica bonita e diminui os riscos de contrair doenças.

Para evitar este problema é necessário comer alimentos ricos em fibras para que haja melhor transito intestinal. Frutas, verduras, legumes, aveia, iogurte, água e a prática de exercícios físicos regulares são adequados para a manutenção da saúde e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 224 de 252
RocketTheme Joomla Templates