Coluna da Bernadete Alves - dia 28/06/2012

Bebeto e Ronaldo visitam o Estádio Nacional

O governador Agnelo recebeu os ex-craques da seleção brasileira Bebeto e Ronaldo que estavam acompanhados do ministro do Esporte Aldo Rebelo, do presidente da CBF, José Maria Marim e do secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke.

  

Esta é a terceira visita de Rebelo ao Estádio Nacional de Brasília. Ele elogiou o cumprimento dos prazos e ficou satisfeito em ver que 60% das obras já foram feitas.”O governador Agnelo, os engenheiros e os operários que estão à frente desta obra estão de parabéns”, disse o ministro.

Os craques, os representantes da Fifa, CBF e COL assistiram uma apresentação técnica, conferiram a maquete e depois foram até a obra, cumprimentaram os operários e até arriscaram alguns chutes. Ronaldo disse que o estádio impressiona, que lembra os estádios europeus que já jogou, como Barcelona e Madri. 

Bebeto disse que como jogador não teve a felicidade de disputar uma Copa do Mundo no Brasil, mas como membro do COL está feliz em ver que o estádio de Brasília parece com os de lá de fora. “A Copa das Confederações vai ser o início de tudo e vamos mostrar que somos capazes de realizar grandes eventos em nosso país”, concluiu o craque.

 

Presidente da CUT-DF assume com prestígio

A posse de Rodrigo Britto na presidência da CUT do DF foi muito prestigiada. Secretários do GDF, administradores regionais, deputados distritais e federais, dirigentes sindicais, jornalistas e amigos lotaram o Teatro dos Bancários, ontem à noite. Os mais de 400 convidados foram recebidos com um super coquetel assinado por Taty’s Buffet e apresentações musicais.

O humorista Marquinho Candango foi o mestre de cerimônias que deu as boas vindas aos convidados com irreverência e muitas brincadeiras inclusive imitando várias personalidades brasileiras dentre elas Lula. Depois os convidados conheceram a história de lutas e vitórias da Central Única dos Trabalhadores e as ações de cada um dos 8 presidentes. José Eudes agradeceu a colaboração que teve durante o seu mandato e desejou boa sorte ao Rodrigo e sua diretoria. E para homenagear os ex-presidentes o grupo musical Liga Tripa, que surgiu nos anos 80 levantou a platéia.

O novo presidente, Rodrigo Britto, agradeceu o empenho dos seus antecessores, aos bravos trabalhadores e garantiu que a autonomia, liberdade e união são prioridades para os próximos 3 anos. E para encerrar com chave de ouro a Bateria da Unidos da Tijuca fez toda a nova diretoria da CUT entrar no samba. Uma linda e prestigiada festa que valorizou a música e a cultura. (Crédito das fotos: Guima).

 

Rodrigo e sua diretoria

 

Bateria da Unidos da Tijuca 

 Liga Tripa 

 

Rodrigo Britto e Talita Silva 

 

José Eudes  

 

Jaci Affonso, deputado Vigilante e José Zunga  

 

Caminhada da Saúde

A Secretaria de Esporte promove no sábado a Caminhada da Saúde no Parque da Cidade. A concentração vai ser às 8h45 no estacionamento em frente a administração do Parque. As 9 horas começa a caminhada. Quem for participar precisa usar roupas leves, tênis confortável, proteger a cabeça com chapéu ou boné, usar filtro solar e levar garrafa com água.

A caminhada é uma atividade saudável para todas as idades, pois movimenta todos os músculos, melhora a respiração, circulação, fortalece as pernas e dá alegria. E não custa nada. A Secretaria organizou a atividade para despertar nos alunos das Escolhinhas de Esporte a importância desse exercício para a saúde. Professores da Secretaria de Esporte vão orientar os exercícios certos.

O GDF tem cerca de 4,5 mil alunos matriculados em 18 atividades. Quem quiser usufruir deste benefício, o requisito é ter mais de 7 anos de idade. As matrículas estão abertas e inclusive a população do entorno pode se inscrever.

 

Final de Eurocopa e classificação para a Copa das Confederações

A Eurocopa 2012, disputada na Polônia e na Ucrânia, vai chegando ao fim. Das 16 seleções que entraram no campeonato, restam apenas duas. Espanha e Itália farão a grande final nesse domingo, após eliminarem, respectivamente, Portugal e Alemanha. As duas finalistas são os últimos times à conquistarem a Copa do Mundo. A Seleção italiana foi tetracampeã mundial em 2006, porém, nessa Euro, não vinha de grandes resultados até cruzar o caminho dos alemães. Chegou ao confronto da semi-final, contra a Alemanha, como grande azarão, mas surpreendeu a todos e se classificou para a grande final. Enquanto a Espanha, que levantou pela primeira vez a taça de campeã mundial na última Copa, chegou a competição como favorita.

Embora não tenha mostrado todo o futebol que se espera dos espanhóis, nessa Eurocopa a Espanha deixou pra trás todos que encontrou e está na final. A partida de domingo promete ser um jogão, tudo indica uma confronto emocionante, equilibrado e de grande qualidade. Vale ressaltar que, já antes da disputa, ambos estão classificados para a Copa das Confederações. A Eurocopa oferece vaga apenas ao campeão, mas como a Espanha já está classificada, por conta do título mundial na África do Sul, a Itália virá ao Brasil em 2013, seja como campeã ou vice.

Particularmente acho errado. Se alguém merece “carimbar o passaporte” para o Brasil é a equipe vice-campeã mundial, Holanda, e não, se for o caso, a vice-campeã europeia. Parece que a FIFA entende a disputa europeia como mais importante que a própria Copa do Mundo. (Por Gilbert Di Angellis) 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/06/2012

Rodrigo Britto assume a CUT no DF

O habilidoso negociador que durante os dois mandatos como presidente do Sindicato dos Bancários, garantiu os direitos da terceira maior entidade de bancários do país e avançou nas conquistas foi escolhido, por unanimidade, para presidir a Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal. A posse é hoje às 19 horas na sede do Sindicato dos Bancários na EQS 314/315, e o mandato vai até 2015.

A bandeira do novo presidente é a unidade de classe e a aproximação entre a sociedade e a CUT. Rodrigo quer mostrar para a comunidade as ações que a Central realiza na defesa da classe trabalhadora.

E não vai ser difícil realizar um ótimo trabalho porque no comando do Sindicato dos Bancários fortaleceu a organização classista e conquistou grandes vitórias. É a força da juventude a serviço da democracia, da ética, e da igualdade de classes.

O programa Brasília na TV vai registrar este momento importante da classe trabalhadora.

 

O corpo necessita de muita água

A água, líquido mais precioso que existe, é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Como mais de 60% do nosso corpo é formado por água, é a prova de que ela é essencial para regular a temperatura corpórea, na respiração carregar os nutrientes, na eliminação de toxinas por meio da urina e transpiração e para facilitar o trânsito intestinal.

Por isso que os médicos insistem que devemos tomar, pelo menos 2 litros de água por dia e quando não tomamos o suficiente o corpo dá o alerta: sede, pele seca, cansaço, tontura, urina escura e demorada. Mesmo sem sede devemos tomar água para não colocar a saúde em risco.

E para quem já está com a pele seca é bom usar creme hidratante em todo o corpo, evitar banhos quentes e demorados e nem esfregar muito a pele com sabonete, pois eles tiram o manto protetor da pele.

 

Sinduscon e Confea juntos na valorização dos engenheiros

O presidente do Sinduscon, Julio Peres, tem trabalhado na valorização das empresas de construção, pela dignidade do trabalhador e pelas obras com sustentabilidade. Tem buscado junto ao governo local e federal mais obras para a geração de mais empregos e renda para o Distrito Federal e tem cobrado das autoridades competentes agilização na liberação dos alvarás. Inclusive no Diário Oficial do DF do dia 25 foi publicado o Decreto nº 33734/2012 que visa dar mais agilidade à emissão de Alvarás de Construção. O governador determinou que a análise dos processos seja mais célere para atender a necessidade dos setores da sociedade que dependem desse instrumento e com isso a cidade terá mais ritmo. 

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, José Tadeu da Silva, está investindo na qualificação da mão de obra, valorização dos profissionais de engenharia e também fortalecendo o Crea em cada estado. Para estar em sintonia com o Brasil de hoje solicitou ao presidente do Sinduscon apoio para a revisão da Lei 5.194 e para que o Sindicato seja parceiro da 69ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia que será realizada em Brasília no mês de novembro. 

O presidente Julio disse que juntos serão mais fortes e sugeriu que o setor produtivo tivesse assento nas reuniões do Confea, para apresentar assuntos de interesse da construção civil. Peres quer que a atividade profissional seja desenvolvida por pessoas habilitadas.

Julio Peres, presidente do Sinduscon, José Tadeu, presidente do Confea, e Flávio Correia, presidente do Crea-DF. 

 

Osmar Côrtes lança mais um livro

O livro apresenta aos profissionais do direito que atuam nas instâncias superiores requisitos para produzir recursos extraordinário, especial, agravo nos próprios autos, regimental e embargos de divergência. Também se refere à jurisprudência majoritária dos tribunais sobre o assunto. 

Foi um sucesso o lançamento do Livro “Recursos aos Tribunais Superiores” do advogado Osmar Mendes Paixão Côrtes, ontem à noite, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça. A obra tem 200 páginas e trata dos recursos no âmbito do STJ e STF aliando aspectos doutrinários e práticos. 

Osmar é bacharel e mestre em direito pela Universidade de Brasília, e doutor em direito das relações sociais pela PUC de SP. O autor acumula experiência como advogado e professor universitário e é autor de diversos livros e artigos na área do direito. Ele é filho da ministra Cristina Peduzzi do TST e é um apaixonado pela leitura tanto de filosofia quanto de obras jurídicas.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/06/2012

Cléber Pires no comando da ACDF

A Associação Comercial do DF, que desde que surgiu no dia 26 de janeiro de 1962, vem ao longo dos anos desempenhando importante papel na consolidação política da Capital Federal, na geração de emprego e renda, vai ser comandada a partir de 16 de julho, Dia Nacional do Comerciante, pelo empresário Cléber Pires.

Ao lado dos vices: Hélio Queiróz, Paulo Octávio, Rubens Parrilla, Antonio Matias, Janete Vaz, Luiz Carlos Garcia e Marta Cury que, nos próximos dois anos criar a Zona Azul, na área central de Brasília para melhorar a segurança, estacionamento e o comércio das quadras do Plano Piloto, dentre tantos outros projetos de valorização da ACDF, entidade que apoiou a criação do BRB e da Câmara Legislativa. O ex-senador LindBerg Aziz Cury vai presidir o Conselho Superior.

Cléber é mineiro de São João Evangelista, chegou em Brasília em 1977, é membro da ACDF há 16 anos, é um dos fundadores da Cidade do Automóvel. Casado com Cida com quem tem três filhos e dois netos. Atua, também, na saúde, no ramo imobiliário e na construção civil.

Será com certeza uma grande gestão. Parabéns e muito êxito aos 27 integrantes da nova diretoria.

 

Escravos de telas

Com o mundo cada vez mais conectado é comum vermos pessoas continuar trabalhando depois do expediente no smartphone, laptop e tablet. Isso acontece porque ultimamente o número de tarefas é grande e nem sempre o funcionário ou gerente dá conta durante o horário de trabalho. Para evitar a pressão do dia seguinte continuam trabalhando no caminho de volta para casa.

Colocar o serviço em dia é uma solução boa, mas não pode se tornar rotina pois a mente precisa também descansar e até porque continuar conectado durante o almoço ou lanche, andando de metrô, ônibus ou carro causa dor no pescoço, nas costas, aumenta o cansaço, dá insônia, mau humor, causa estresse, depressão e até atitudes agressivas, pois a pessoa não desliga do que estava fazendo. 

Estudo feito por fisioterapeutas no Reino Unido, mostra que a grande maioria faz pelo menos duas “horas extras” por dia. Pessoas “viciadas” em trabalho sempre existiram mas da última década para cá acentuou a proporção e tudo devido a competitividade e o medo de perder o emprego. Trabalho em excesso não é bom para ninguém. Sobrecarrega o desempenho e deixa o serviço a desejar. 

Trabalhar é necessário e dá dignidade, mas não pode escravizar a pessoa. Não abra mão de um dia para você só descansar e fazer o que mais gosta. Esqueça o trabalho, e de preferência deixe o celular desligado e o computador também. No dia seguinte revigorado você vai produzir muito mais.

 

Descartar entulhos da obra

Em um determinado momento, mesmo com hesitação, reformar a casa se faz necessário. É é ai que além de encontrar bons profissionais tem de contar com a sorte porque a grande maioria sempre se queixa da reforma e os vizinhos também. Principalmente no que diz respeito ao barulho, sujeira e retirada do entulho. 

Antes de começar a obra a primeira coisa a fazer é contratar quem tem boas referências e conferir o serviço já executado. As vezes um profissional habilitado para pequenas obras em salas comerciais não dá conta de reformar todo um apartamento ou casa. Outro cuidado é com os gastos que sempre vão além do estipulado. É bom planejar o que vai ser feito e ter um orçamento com tudo detalhado para não parar no meio do caminho. O prazo de entrega também vira problema, a maioria não cumpre o cronograma da obra.

Quem reforma tem também que ficar atento com relação ao pagamento. O ideal é fazer de acordo com a entrega de cada etapa do serviço e deixar uma última parcela para a conclusão do serviço porque sempre que fazemos a vistoria encontramos alguma coisa que precisa ser refeita. Parcela retida evita aborrecimentos.

Um item que precisa ter especial atenção é com relação ao entulho. Este deve ser descartado de forma correta para não agredir o meio ambiente. E o que puder ser aproveitado deve ser doado para as cooperativas de reciclagem. O que não serve para um pode ser muito importante para outro.  

 

Agnelo trabalha para garantir menos tempo no trânsito

Ontem fui fazer uma reportagem no Sigma de Águas Claras por volta das 12 horas  e enfrentei vários engarrafamentos. O primeiro foi no setor policial sul que demorou muito para fluir, depois no balão da octogonal para o Parkshopping, Guará e até a chegada em Águas Claras. É tanto carro nas ruas que parece os engarrafamentos que ocorrem em São Paulo. Conferi em loco o caos que está o nosso trânsito. Parece que tem tantos carros quanto moradores.

O consolo é que quando liguei o rádio ouvi na Cultura FM a entrevista do governador com o jornalista Carlos Campbell  sobre as ações do GDF para melhorar a vida de quem perde muito tempo e paciência para chegar ao trabalho e também voltar para casa. O governador disse que lamenta os transtornos, tem conhecimento dos problemas e está buscando solução. Vai ampliar o metrô para desafogar as avenidas, vai determinar a troca da frota dos ônibus sucateados, ligar Santa Maria e Gama ao Plano Piloto pelo Expresso DF e construir viadutos e pavimentar todas as ruas precárias.

Agnelo também falou que está debatendo com representantes do governo federal a possibilidade de transformar a linha férrea, entre Brasília e Luziânia como mais um meio de locomoção dos moradores do entorno. Essa medida vai beneficiar pelo menos 300 mil pessoas que moram na região e trabalham em Brasília e tirar do trânsito cerca de 100 mil carros que vêem do entorno do DF todos os dias.

Medidas urgentes para devolver aos trabalhadores qualidade de vida e mais tempo para o descanso e aconchego com a família. 

 

As drogas estão roubando a infância

No Dia Mundial de Combate às Drogas uma triste constatação: os jovens estão entrando cada vez mais cedo no mundo das drogas. De acordo com a Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas, cerca de 12,5% da população brasileira são dependentes de álcool e o consumo entre as mulheres aumentou 55% nos últimos 10 anos.

De acordo com a Abrad o uso do álcool e do tabaco começa em torno dos 12 anos de idade. Estas drogas, ditas legais, são a porta de entrada para as drogas ilegais. E da mesma forma que as drogas ilícitas, os esteróides e anabolizantes causam danos em diversas áreas do organismo humano e no cérebro. É preciso alertar o jovem, que busca “um corpo sarado”, sobre os efeitos nocivos dessas drogas sintéticas.

Em todo o Brasil foram realizadas ações de conscientização e de protesto como a queima de 2 toneladas de drogas apreendidas no RS. O Ministério da Saúde amplia a assistência aos dependentes nas cinco regiões do país pois em Minas Gerais o número de usuários de crack chega a 333 mil. 

O Dia Mundial de Combate às Drogas foi instituído em 1987 pela ONU e em todos esses anos o Brasil esteve atento a este problema de forma firme e este ano foi marcado pela busca por tratamento. O primeiro passo para quem deseja abandonar o vício é aceitar a dependência e mudar o comportamento. Você é maior e vale mais que todas as drogas juntas.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/06/2012

Frutas e verduras em alta

Mês de junho é farto em verduras, legumes e frutas. É a temporada da saúde no prato. Fiz uma pesquisa de alguns desses produtos e verifiquei que além de saborosos contribuem para o nosso bem estar.

 

Abóbora – contém altas doses de betacaroteno, um precursor da vitamina A que ajuda a combater a oxidação das células e atua contra o envelhecimento.

Agrião – oferece boa quantidade de potássio e cálcio, que ajudam na manutenção dos ossos e do sangue.

Batata-doce – cheia de betacaroteno, tem grande quantidade de vitamina A, que protege as células do envelhecimento.

Brócolis – é rico em fibras e vitamina C. Ajuda na prevenção de diversos cânceres, especialmente de próstata e de pulmão.

Ervilha – rica em vitamina B1, ajuda a dormir bem e além disso contribui para aliviar a prisão de ventre pois contém fibras.

Gengibre - é um poderoso antiinflamatório, antioxidante ,bactericida. Alivia a dor de cabeça, gripe, dor de estômago e reumatismo. É tônico cardíaco e queima gordura do corpo.

Kuwi – contém altas doses de vitamina C e por isso ajuda a combater o envelhecimento das células.

Mandioca – é rica em cálcio, ferro, vitamina do Complexo B, fósforo e ainda dá energia. É também conhecida como aipim e macaxeira.

Mexerica – fonte de vitamina C e de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Fortalece os ossos e dá resistência ao corpo.

Milho verde – por conter folato e ácido tartárico ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer.

 

Operação Sentinela foi um sucesso

A Secretaria de Segurança Pública realizou na madrugada de sábado uma Operação Conjunta com as forças policiais para coibir o tráfico de drogas nos estabelecimentos comerciais e mapear os locais onde a droga é constante. Participaram da operação policiais da Rotam, RPMon, 1º BPEsc, BPCães, Bavop, 12º Batalhão, Bope, BPChoque e DOP. Eles percorreram todas as regiões administrativas durante a noite para combater o crime.

Antes da operação o Comandante-geral da PM, coronel Suamy Santana, agradeceu o esforço e a motivação de todos e elogiou pela eficiência das abordagens e apreensões realizadas até agora.

Ontem foi a vez da Secretaria de Justiça,Direitos Humanos e Cidadania orientar a população sobre os males que a droga causa. Estiveram toda a manhã no Parque da Cidade distribuindo material que relata os malefícios do uso indevido das drogas (foto). Esta ação é mais um trabalho do Projeto Viva a Vida sem Drogas do GDF que tem como objetivo a prevenção e reinserção social de dependentes. Agora a Sejus vai realizar palestras conscientizadoras junto as escolas do DF e depois vai convocar a sociedade para esta cruzada contra as drogas.

 

A casa na ordem do dia

Os espaços estão cada vez mais enxutos e com isso a família precisa se organizar e colocar ordem na casa para definir espaços para relaxar, receber e até trabalhar. Como o tempo é um artigo em falta é necessário racionalizar cada cantinho e garantir que cada coisa fique no lugar para poder desfrutar melhor o nosso lar.

O primeiro desafio é colocar ordem na bagunça para facilitar a rotina do lar, organizar a cozinha, que nas novas construções já vem conjugada com a área de serviço e não tem dependência de empregada, um espaço minúsculo para uma função tão essencial. Depois vem o banheiro, igualmente pequeno e para uso de toda a família. Nestes dois espaços vale investir em armários para poder acomodar todas as coisas que precisamos.

Como muitos trabalham em casa é preciso montar um espaço que seja prático, tranqüilo e confortável para poder produzir sem estresse. É aí que entra o trabalho de uma boa arquiteta. A casa é o nosso refúgio e o menos pode ser mais e com qualidade. 

 

O Encontro com Fátima Bernardes

Estreou, hoje às 10h30 o tão esperado programa de Fátima Bernardes na TV Globo. E bateu o recorde de audiência marcando 11,5 pontos, o maior neste horário desde 2006. A sua estréia foi o assunto mais comentado no twiter pois teve até a participação ao vivo do maridão Bonner que informou os destaques do JN.

Fátima estava segura, serena e muito bonita, como sempre. Elegante e clássica usou tons neutros que deram um visual moderno e chique. Ela não escondia a felicidade de ver seu sonho se tornar realidade e disse que espera que cada dia o “Encontro” fique melhor.

Fátima começou sua carreira jornalística no Globo em 1985. Em março de 1987 passou a apresentar o RJTV 3ª edição e em 1988 fez sua primeira entrada ao vivo no Jornal Nacional e em 1989 passou a apresentá-lo junto com Eliakim Araújo, que depois foi substituído por William Bonner. Fátima e Bonner deram tão certo no trabalho que acabaram casando e constituindo uma linda família. 

Quem ganhou com a estréia de Fátima Bernardes foi o SBT que ficou em segundo lugar com a sua programação infantil. Fátima veio para ficar e seu programa além de conteúdo jornalístico discute o cotidiano de todas as classes sociais.

 

Adeus a Magda Cunha Koenigkan

 

É com pesar e profundo choque que registro o falecimento de Magda Koenigkan, editora da Revista Srs. e Sras., ocorrido ontem à noite no Hospital Brasília, vítima de câncer. Magda deixa três filhos, pais, irmãos e cunhados. O enterro é hoje às 17 horas no Campo da Esperança. Magda, conquistou Brasília pelo seu trabalho jornalístico, sua inteligência, beleza, simpatia, elegância e amizade. Ficará na memória dos incontáveis amigos. 

Partilhamos da dor dos filhos, pais e irmãos desolados. A toda a família e amigos à nossa solidariedade. Que Deus ilumine e console esta perda prematura e que a Magda descanse em paz. Os desígnios de Deus são insondáveis.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/06/2012

Brasília na TV Domingo às 12h30

O programa Brasília na TV vai mostrar amanhã às 12h30 a solenidade de encerramento da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society, o maior campeonato da construção civil no Centro Oeste, onde a Construmeta venceu na categoria Empresa e o Senai na categoria Entidade. Os times que ficaram em segundo e terceiro lugar nas duas categorias e o show da cantora Fyama Dourado.

  

Você também vai conferir as entrevistas com o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres; do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Raimundo Salvador; do presidente do Crea, Flávio Correia; do deputado federal, Luis Pitman e do presidente do Comitê da Copa, Mário Vieira França. O nosso encontro é amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV. Eu espero você.

 

Grupo Pão de Açúcar muda comando

Ontem foi um dia inesquecível para o empresário Abilio Diniz, um dos mais respeitados no país. É que ele deixou o comando do Grupo fundado pelo seu pai Valentim Diniz na década de 40. O francês Jean-Charles Naouri, presidente-executivo e do conselho do Grupo Casino  assumiu o comando do Grupo Pão de Açúcar.  A indicação dos novos executivos faz parte do processo de reestruturação no Controle da Companhia que em 1999 se associou  a Jean-Charles Naouri presidente do Casino.

Diniz ficou emocionado durante o discurso quando lembrou que aquele era o local onde seu pai fundou a confeitaria que deu origem à companhia e também onde sua filha Ana Maria nasceu. Lembrou que em 1971 seu pai inaugurou o supermercado Jumbo no ABC paulista.

Abilio  é agora o presidente vitalício do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar. Será o responsável pelas decisões estratégicas da empresa. Um homem que é símbolo de gentileza, cuidado, respeito e comprometimento. Agora vai poder ter tempo para si e sua família. 

 

Eixão Sonoro

Um bom programa para curtir amanhã, das 10 às 15h é ir no Eixão do Lazer na altura da 116/216 Norte e curtir a primeira edição do Eixão Sonoro, um evento pluricultural organizado pelo Grupo de Incentivo ao Talento Candango.

Dentre as atrações a Banda Funquestra, a cantora Adriah, a contador de histórias Isabel Castro e os poetas Joel de Oliveira e Mulumba e o DJ Chocolate. A atração mais aguardada é a apresentação do cantor Márcio Cipriano, tricampeão de basquete pelo NBB que vai apresentar a Música Negra Brasileira das 12h30 às 13h30.

  

O Eixão Sonoro conta com o apoio da Administração de Brasília e a idéia dos organizadores é promover os talentos da cidade em todos os seguimentos artísticos e levar música e diversão para a comunidade no último domingo de cada mês.

 

Festa para São João

Junho é o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Tem festa em todos os lugares do país para comemorar os santos católicos e também para agradecer as colheitas. As festas eram chamadas nos países europeus, no século IV de “Festa Joanina”. Ao chegar no Brasil, trazida pelos portugueses foi modificada para junina.

Amanhã, 24 de junho é dia de São João, filho de Izabel prima de Maria. São João foi um pregador austero e de moral rigorosa. Ele não só preparou a vinda de Cristo como também o batizou nas águas do rio Jordão. Era o pregador predileto de Jesus. Ele pregava o arrependimento, a verdade, a doação e o amor ao próximo.

É o santo que nos ensina que todas as respostas estão dentro de nós. Que devemos mudar nosso rumo para encontrar a luz. Ele é um santo festeiro, protetor dos casados e dos enfermos, principalmente quem tem dor de cabeça e de garganta.

 

Técnica aprimorada para tratar o vitiligo

Durante o 14º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que reuniu aqui em Brasília 2.500 médicos de todo o Brasil, a grande novidade foi a apresentação de uma Técnica para tratar de vez o vitiligo. Este tratamento existe desde 1987 só que era muito caro. Este aprimoramento foi apresentado pelo médico indiano Davinder Parsad, e devido ao avanço da biologia molecular e a substituição de certos reagentes o tratamento tornou-se viável.

Ele explicou que o vitiligo é uma doença genética que pode surgir por fatores ambientais como o estresse. É uma doença autoimune causada pela formação de anticorpos que matam as células que dão pigmentação à pele gerando machas brancas. O médico indiano explicou que a técnica consiste em retirar melanócitos de áreas saudáveis e transplantar na área atingida pela doença. Essa é uma ótima noticia porque o vitiligo causa um certo desequilibro psicológico pois o paciente evita freqüentar determinados lugares por vergonha.

Outra novidade apresentada durante o Congresso dos Dermatologistas foi a Técnica de Transplante capilar e de sobrancelhas.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/06/2012

Dilma encerra a Rio + 20

 

A presidenta Dilma encerrou a Rio + 20 dizendo que o Brasil se orgulha de ter organizado a mais participativa conferência da história. “Avançamos sobre o desenvolvimento sustentável, lançando a agenda do século 21. A Rio + 20 não é o teto do nosso avanço. É o inicio de uma caminhada para construirmos uma caminhada sustentável”. A presidenta disse também que a discussão da erradicação da pobreza é o maior legado da Conferência. 

O secretário-geral da ONU, Ban ki-moon, criticou o desperdício de alimentos no mundo. “Enquanto tivermos um bilhão de pessoas indo dormir toda noite com fome, não seremos capazes de dizer que vivemos em um mundo sustentável”. Segundo ele isso acontece porque um terço da comida se perde em algum ponto. “Não pode haver nenhuma criança faminta no mundo. O princípio básico da Rio + 20 é colocar as pessoas em primeiro lugar para isso temos de alimentá-las, promover comida. Ele disse que o governo brasileiro tem tido sucesso no programa “Fome Zero”.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon, entregou o martelo que, de forma simbólica, encerrou a Conferência no Brasil à presidenta Dilma Rousseff, que estava emocionada em receber representantes de 188 países para a elaboração do documento “O Futuro que Queremos”.

 

Aniversário triplo

Hoje é um dia especial, pois três pessoas que admiro completam mais um ano de vida. O comunicador Ricardo Noronha, a pedagoga Rita Márcia Polidório Machado e Toninho Pop.

Ricardo Noronha 

Rita Márcia Polidório 

Toninho Pop 

Ricardo Noronha é radialista há 38 anos, publicitário, apresentador de TV, advogado e em 1999 orgulhou o DF na CPI do Narcotráfico. Depois por três anos foi gerente do programa Parceiros da Escola onde fez um trabalho banana junto as escolas públicas. Comunicador nato tanto no rádio quanto na TV com seu programa Ricardo Noronha Show , às 14h30 na TV Brasília, todos os domingos.

Rita Márcia Polidório Machado desde que chegou em Brasília  vinda de Mato Grosso conquistou pela inteligência, comprometimento e dedicação na direção do Colégio Inei da Asa Sul. Uma educadora que formou muitas gerações e uma cidadã que exerce a sua responsabilidade social com alegria. Faz parte de vários Clubes de Serviços e sempre tem uma palavra de sabedoria para as pessoas enfermas.

Antônio José Pereira Garcia, o Toninho Pop, que desde jovem tem uma relação de cumplicidade com seus ouvintes. Radialista, apresentador de TV, especialista em Marketing e empresário. Em outubro de 2011 assumiu o comando do Brasil  Urgente da Band e tem colocado o programa à serviço da comunidade. Toninho é tão apaixonado pelo rádio que coleciona equipamentos retrós.

Que Deus ilumine o caminho dos três aniversariantes de hoje. Saúde, paz e mais êxito. 

 

DF tem nova opção viária

    

O governo do Distrito Federal inaugurou a DF-459, que liga Ceilândia à Samambaia e que vai beneficiar cerca de 40 mil pessoas e encurtar o percurso em 12 km. A rodovia tem ciclofaixa, sinalização, meios-fios, defensas metálicas e grama.

O governador ao entregar a obra que iniciou em 2007 disse “hoje é um dia histórico, pois esta via era um sonho dos moradores há 11 anos. As pessoas economizarão agora tempo e dinheiro e podem esperar mais melhorias no transporte como a ampliação do metrô até o Setor O e o Expresso-DF”. O governador também prometeu melhorias na saúde e na economia. 

Após a inauguração o governador entregou uma agência do BRB para o P Sul, antigo sonho dos moradores. O presidente do BRB, Jacques Penna disse que conhece a força da população de Ceilândia por isso é muito bom levar o BRB até aquela localidade. A agência de número 105 atenderá mais de 80 mil pessoas.

 

Durval Barbosa ganha perdão judicial

A Segunda Turma Criminal do TJDFT acolheu ontem o recurso de Durval Barbosa, o delator da operação Caixa de Pandora, contra a decisão que o condenou a um ano de reclusão em regime aberto e multa. Ele era acusado por lavagem de dinheiro e ocultação de bens durante a compra de imóveis no Lago Sul. Ele recebeu de propina, quando era presidente da Codeplan, mais de 5 milhões de reais para beneficiar a empresa Linknet, nos contratos com o GDF. Comprou uma casa e dois terrenos no Lago Sul e colocou no nome de outra pessoa. Agora dois desembargadores livram Durval dessa pena pois entenderam que ele deveria ser beneficiado com o perdão judicial pois se não tivesse contado sobre o esquema as investigações não teriam tido êxito. Com isto está extinta a pena de Durval Barbosa e também de Sebastião Eduardo Abritta Aguiar que emprestou seu nome para Durval comprar o imóvel no Lago Sul.

O estatuto da delação premiada, que atualmente é normatizado por sete leis, é um benefício concedido a quem aceite colaborar na investigação e entregar os outros envolvidos. O “participante que denunciar à autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento terá a pena reduzida de 1 (um) a 2/3”. Para muitos a delação premiada está sendo criticada por estimular a traição sob o ponto de vista sócio-psicológico e sob o aspecto jurídico porque rompe o principio da proporcionalidade da pena já que punirá de forma diferente pessoas envolvidas no mesmo fato e com idênticos graus de culpabilidade. 

Já a Comissão de elaboração do novo Código Penal, formada por procuradores, juízes, defensores públicos e advogados e presidida pelo ministro Gilson Dipp, do STJ, amplia opções para delação premiada e obriga o juiz a cumprir acordo feito com o acusado que decide colaborar voluntariamente para esclarecimento de um crime.

 

O bom funcionamento do intestino

Ritmo de vida acelerado, sedentarismo, estresse e alimentação inadequada fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas. Esse modo de viver prejudica muito a saúde. No mundo de hoje nem sempre comemos as comidas nutritivas que deveríamos comer. Nossa alimentação tem muita gordura e mesmo comendo frutas e verduras algumas podem estar contaminadas com produtos químicos e isso fica grudado na parede do intestino impedindo o transito intestinal e com isso os nutrientes necessários não são absorvidos pelas células e ai surgem os problemas. 

De acordo com o Dr. Luiz Fernando Córdova, cirurgião do aparelho digestivo, quem leva um ritmo acelerado e combinado com uma má alimentação pode ter constipação intestinal. As fezes ficam endurecidas, os períodos de evacuação ficam mais longos e o esforço para evacuar causa dores no abdômen e acúmulo de gases. Isso ocorre geralmente como conseqüência dos maus hábitos alimentares. Segundo o médico há cada 24 horas as fezes devem ser eliminadas pois a saúde depende das características do intestino. Neste caso é necessário limpar o intestino para que as células possam novamente absorver os nutrientes essenciais e restaurar a saúde. Com o intestino funcionando bem temos mais disposição, nossa pele fica bonita e diminui os riscos de contrair doenças.

Para evitar este problema é necessário comer alimentos ricos em fibras para que haja melhor transito intestinal. Frutas, verduras, legumes, aveia, iogurte, água e a prática de exercícios físicos regulares são adequados para a manutenção da saúde e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/06/2012

Em Brasília o inverno é diferente

A estação chega com sol, clima ameno e muitas flores. Parece até primavera uma vez que há poucos dias tivemos chuva. O inverno, aqui, é diferente do resto do país porque o frio é só a noite e dificilmente fica abaixo dos 12°. De dia faz calor, muito sol, o céu é belíssimo e ao cair da tarde uma verdadeira contemplação. Um período propício para observar a beleza da cidade, valorizar a natureza que é abundante e onde os ipês alegram os olhos e coração, passear pelo Lago Paranoá e curtir as atrações culturais e artísticas.

   

Vamos aproveitar as festas juninas, que de tão bem organizadas vão até final de julho, ir ao cinema, usufruir dos espaços públicos como o Parque da Cidade, Jardim Botânico, Zoológico e freqüentar os clubes, apreciar as exposições e curtir os shows. Brasília, nesta época, tem um pôr-do-sol encantador. Gosto muito de aprecia no Memorial JK, na Praça do Cruzeiro, na Esplanada dos Ministérios, na Ermida Dom Bosco, no Pontão do Lago Sul e no calçadão da Asa Norte.

O inverno começa hoje e com ele a seca fica mais intensa, a grama fica marrom e muito seca e é ai que surgem as queimadas. O nosso corpo também sofre nesta época e por isso é necessário tomar alguns cuidados como evitar a exposição ao sol no período de 11 às 16 hs, tomar bastante água, umidificar os ambientes com toalhas molhadas e recipientes com água, evitar banhos muito quentes e prolongados, hidratar bem a pele e lubrificar os olhos e narinas.

 

Lago Paranoá vai ficar mais limpo

Os aguapés além de sujarem o Lago Paranoá dificultam a prática de esporte e a navegação dos barcos. Como a meta do governo do DF é deixar o lago limpo investiu R$ 3 milhões na compra da embarcação Papaguapé e dos equipamentos de corte, coleta e armazenamento. O conjunto permite a retirada de até 100 toneladas por dia das plantas flutuantes.

  

De acordo com a Caesb o local de maior proliferação da planta é no braço assoreado Riacho Fundo que fica perto da Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul. Em função disso os primeiros meses de trabalho serão focados nas áreas onde há crescimento descontrolado dos aguapés. Depois de coletado e triturado o material segue para o aterro sanitário. A Caesb está estudando a compostagem do lixo.

O governador Agnelo acompanhou o funcionamento da máquina junto com a primeira-dama, Dra. Ilza; do vice-governador, Tadeu Filippelli; do secretário de Obras, David José de Matos e do presidente da Caesb, Célio Biavati Filho. Os moradores do Lago Sul e Norte agradecem pela chegada do papaguapé.

 

Empreendedorismo do DF chama atenção de Cuba

Estiveram hoje no Palácio do Buriti, autoridades cubanas, para conhecerem as experiências bem sucedidas do GDF para estimular o empreendedorismo individual, a capacitação profissional e as linhas de crédito.

A comitiva foi recebida pelo secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, que apresentou as ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e também do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O secretário ressaltou a importância da colaboração técnica no sentido de reduzir as desigualdades sociais no mundo.”Cuba está passando por uma transformação em sua economia e quer incentivar o trabalho autônomo e o empreendedorismo individual. Os dois países têm desafios em comum e a troca de experiências acrescenta para ambos”, concluiu Ponce.

Os cubanos também conheceram as linhas de crédito do Banco Regional de Brasília e como está acontecendo a capacitação profissional para a Copa do Mundo de 2014. O terceiro secretário para Assuntos Econômicos e Comerciais da Embaixada de Cuba no Brasil, Roberto Martinez disse que o encontro foi proveitoso e as informações muitos úteis. (Foto: Pedro Ventura) 

 

Sigma leva o mundo para dentro da escola

Alunos do Ensino Médio discutem a sustentabilidade do planeta, o combate a fome, as diferenças sociais e a paz no mundo na 11ª edição do Sigma Mundi. Em 2011 o Sigma participou de simulações na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e seus alunos comprovaram o quanto estão preparados para sugerir soluções para os problemas que afetam a vida do planeta.

 

A jabuticabeira é linda e colabora com a saúde

Cultivada em todo o Brasil a jabuticabeira é uma árvore com muitas utilidades. Fornece madeira firme para vigas e dormentes, fonte para as abelhas produzirem o mel e o fruto contém vitamina C e do Complexo B, ferro, potássio, cálcio, sódio, fósforo e magnésio.

   

Pode ser cultivada em quintais, jardins, pomares comerciais e até em vasos como planta ornamental. Gosta de lugares ensolarados e chega a 15 metros de altura. A primeira floração pode levar até 10 anos mas vale a pena esperar pois a beleza das flores e dos frutos que se formam nos troncos que vão do verde ao roxo claro até o bem escuro são muito saborosos.

Na primavera surgem nos troncos lindas flores brancas que vão se transformando em pequeninos frutos verdes que depois escurecem e amadurecem. As bolinhas tem três centímetros, a casca é brilhante e fina e a polpa é branca e suculenta. É gostosa in natura ou em geleias e doces.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/06/2012

GDF incentiva plantio de árvores

Autoridades  e personalidades da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a  Rio + 20, que vai até o dia 22, no Rio de Janeiro, poderão plantar árvores nos parques de Brasília e ajudar a recuperar áreas degradadas do cerrado, por meio do plantio virtual das mudas,  feito nos  três totens instalados no estande do GDF na Barra da Tijuca.

  

Até agora cerca de 1,5 mudas foram programadas para serem plantadas nos parques do Lago Sul, Asa Sul, Guará e Águas Claras. O governador tem como objetivo transformar o Distrito Federal em um grande parque e para tanto pretende instalar 72 parques e 22 unidades de conservação durante seu governo.

O Projeto Plante uma Árvore, do governo do DF, será lançado hoje no Parque Bosque dos Constituintes que simboliza o comprometimento do Brasil com a democracia e com o meio ambiente. O espaço fica na Praça dos Três Poderes e é administrado pelo GDF em parceria com a Câmara dos Deputados.

 

Gripe pode afetar o coração

Estudo feito por especialistas da Universidade Federal de São Paulo e publicado no Arquivo Brasileiro de Cardiologia alerta que pessoas que já tem pressão alta, diabetes, obesidade e alterações nos exames clínicos, tem risco de 50% maior de sofrer infarto ou AVC quando contaminados pelo vírus que causa tosse, espirro e febre.

A tosse, segundo os especialistas é um alerta para várias doenças respiratórias  e por isso deve ser avaliada. Infelizmente tem muita gente que considera a tosse como algo corriqueiro e só procura tratamento em último caso.

O presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Roberto Sturbulov, diz que o organismo ao detectar os vírus e bactérias produz uma substância para reagir contra a gripe ou a pneumonia. O problema, segundo o médico, é que estas substâncias produzidas pelo corpo são inflamatórias e nocivas ao sistema cardiovascular e se a pessoa tiver vulnerabilidade cardíaca pode ter infarto ou AVC. Ele também informa que pessoas com mais de 60 anos são as principais vítimas de doenças respiratórias, de diabetes, hipertensão e obesidade. Este quadro deixa o sistema de defesa comprometido e vulnerável aos vírus e bactérias. Por isso todo o cuidado é pouco.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/06/2012

Sigma Mundi 2012

O Centro Educacional Sigma prepara seus alunos para o trabalho, para a família e para a responsabilidade social. Foi a primeira escola, no Brasil, a fazer simulações com alunos do ensino médio. Seus alunos são estimulados a debater os problemas do mundo e sugerir caminhos para um futuro com mais esperança. Acompanhe como foi a abertura da 11ª edição do Sigma Mundi.

 

Os perigos da estação fria

O frio está chegando e com ele o surgimento de doenças respiratórias, de pele ressecada devido a baixa umidade do ar. Por isso é importante tomar bastante líquido, ter alimentação balanceada, caminhar pela manhã, lavar as mãos com freqüência para evitar o contágio e a transmissão de vírus e bactérias.

 A alimentação balanceada é a chave para proteger o organismo das doenças; tomar líquido melhora o sistema imunológico; lavar as roupas guardadas antes de usar e trocar a roupa de cama duas vezes por semana ajudam a prevenir a disseminação de ácaros e vírus comuns nesta época. E mesmo com frio deixe as janelas abertas para o ar circular.E não é só em casa que devemos ter este cuidado. Para melhorar a qualidade do ambiente é importante deixar recipientes com água isto vai amenizar a irritação dos olhos, boca, nariz e garganta.

Vamos aproveitar este período para aquecer a vida do nosso semelhante. Vamos propagar a solidariedade e doar agasalhos, cobertores e calçados. Em todas as repartições do GDF há postos de arrecadação.

 

Brasília sedia Congresso Brasileiro de Radiodifusão

Com a presença do Vice Presidente da República, Michel Temer e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, será aberto hoje às 19h30 no Centro de Convenções Brasil 21 o 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. O evento vai comemorar os 90 anos do rádio brasileiro e os 50 anos de fundação da Associação Brasileira de Radio e Televisão. Ao lado do presidente da ABERT, Emanuel Carneiro, o presidente da Anatel, João Rezende; o fundador e diretor geral da UOL, Caio Túlio Costa e o presidente da Abap,Luiz Lara.

Até quinta-feira, lideres empresariais, especialistas do setor e lideranças políticas debaterão o futuro do radio e da televisão no Brasil, tendo como tema central “O Brasil e o Mundo grátis”. Os congressistas vão também conferir as últimas novidades tecnológicas na Feira Internacional de Equipamentos e Serviços.

Amanhã, no Espaço da Corte acontece o jantar comemorativo aos 50 anos da ABERT, entidade que  representa mais de 3 mil emissoras de rádio e TV no país,  ao som da cantora Sandra Dualibe. Um momento para reviver a história e confraternizar com antigos e novos profissionais que dividem a paixão pela comunicação.

O rádio e a televisão informam o que acontece em todos os cantos do nosso imenso Brasil, divertem e educam com qualidade e responsabilidade. Um trabalho serio que fortalece a cidadania e a democracia. 

 

GDF está recuperando serviços públicos de saúde

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade na prestação de serviços de saúde, o governo entregou mais 55 novos leitos de UTI. O Hospital de Base recebeu 20 leitos para adultos, o Hospital de Santa Maria recebeu 21 leitos para adultos e o Hospital Materno Infantil recebeu 10 leitos para neonatais e 4 para pediátricos. Uma junta médica irá avaliar as condições dos pacientes da fila para definir prioridades.

   

O governador Agnelo quer, até o final do ano, alcançar a autossuficiência em UTI e para tanto pretende  entregar 200 novos leitos. O governador disse que quer investir na melhoria de toda a estrutura do atendimento básico para desafogar os hospitais.

Agnelo deu posse a 635 profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e para a área administrativa. Os servidores, aprovados em concurso, irão trabalhar nas Unidades de Pronto Atendimento, nos Hospitais e em programas do governo como o “Saúde da Família”. Com a posse desses novos profissionais de saúde o quadro soma 6 mil servidores.

A entrega dos novos leitos e a posse dos servidores representa um bom reforço para a saúde no Distrito Federal. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 18/06/2012

Fyama Dourado canta na 10ª Copa Sinduscon

A  brasiliense, Fyama Dourado, cantou para os campeões da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society, no Arena Futebol Clube. Com uma voz bela e doce, a jovem de 19 anos é bonita, alegre e cativante e foi eleita pelos jogadores como a “musa da copa do Sinduscon”. Em 2011 ela fez o show de encerramento da 9ª Copa Sinduscon, agradou tanto que foi convidada pelo Comitê da Copa para fazer a abertura e encerramento neste ano.

 

Aniversário de Marconi e Marconi Filho

O empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, nasceu no dia em que a Igreja católica homenageia Santo Antônio, declarado pelo Papa Pio XII, “O doutor da Igreja”. O padroeiro dos pobres que mostrava a grandeza de caráter, em 1231, pela palavra e pelo exemplo. Em seus sermões dominicais pregava na Itália, França e Portugal, as transformações sociais e econômicas, a falta de ética na administração pública e as diferenças de classes. Um sábio que nos ensina a darmos passos com generosidade, respeito ao semelhante, fé e coragem.

Marconi, tem no seu nome Antônio, devido a devoção de sua mãe dona Niva Pessoa. E teve a sorte do seu único filho ter nascido no dia de seu aniversário. Conheço Marconi Antônio há muitos anos e acompanho a sua preocupação com os menos favorecidos. Sempre está doando cestas de alimentos, agasalhos, medicamentos e gerando muitos empregos. E para mostrar o seu respeito ao trabalhador lançou o cartão Vale Shop.

No dia do seu aniversário, Lucila Portela recebeu na bela mansão da família, no Lago Sul, os amigos do marido e do seu filho Marconinho que veio da Escócia, onde estuda na Universidade de St Andrews, passar o aniversário com o pai.

Lucila Portela e Marconi 

O "parabéns" 

Antônio Nascimento, Emivaldo Oliveira, Wandernilson Azevedo,
Marconi, Vera Lúcia Araújo e Marconi Filho 

Getúlio Lopes, Celena Araújo e Marconi
 

 

Ministro Aldir Passarinho, Marconi de Souza, Paulo Afonso,
Marconi Filho e Juarez Cordeiro 

Os aniversariantes Marconi e Marconi Filho com Eterna, Silvinho e
Silvio Araújo e o Dep. Washington Mesquita

 

Complexo Esportivo Espetacular

O Distrito Federal ganhou o maior Centro de Treinamento Esportivo Militar do mundo. Fica no Setor Policial Sul e tem 35 mil m2. Tem piscina coberta e aquecida, campo de futebol profissional, quadras de vôlei, basquete, futsal, vôlei de praia, ginásio e pista de corrida. Um espetáculo e a altura das exigências das normas internacionais.

   

O governador Agnelo ao inaugurar o Centro Esportivo declarou: “ aqui, investimos no cidadão, na segurança pública, no esporte. Com socialização, entretenimento e integração. Isso se refletirá na qualidade de serviços prestados à população. Sei da importância da prática regular de atividades esportivas na vida de um cidadão e o investimento e recursos humanos é essencial para a efetividade das ações de segurança pública”, afirmou Agnelo.

O Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Físico do Corpo de Bombeiros começou a ser construído há 380 dias, tem padrão internacional de qualidade e será utilizado pelos profissionais da Segurança Pública e por delegações durante os grandes eventos. O investimento foi de R$ 13,7 milhões. (Fotos: Roberto Barroso)

 

Pequeno Agricultor em alta

Especialistas reunidos ontem à noite  no Riocentro debateram a importância da agricultura para acabar com a fome no mundo. O painel Segurança Alimentar e Nutricional chegou a conclusão que o problema da fome não pode ser mais ignorado e que a solução está nas práticas agrícolas sustentáveis e no fortalecimento do pequeno agricultor. O encontro foi organizado pelo governo brasileiro com o objetivo de levar as recomendações da sociedade civil para os Presidentes e Ministros dos países membros da ONU.

 A comida é um direito humano básico e todos concordam com isso. Tanto é que os especialistas querem eliminar a subnutrição e a miséria ligados à pobreza, desenvolver políticas que encorajem a produção sustentável de alimentos e promover sistemas alimentares sustentáveis e que contribuam para a melhoria da saúde.

Estudo feito pela Embrapa mostra que cerca de 70% dos alimentos são produzidos em pequenas propriedades rurais. Os agricultores produzem com pouca tecnologia e mão-de-obra familiar. E muitos poderiam colher mais  se tivessem o conhecimento, as tecnologias  e  técnicas adequadas. Em função disso o  governo federal vem desde 2011 melhorando a vida dos agricultores familiares  com a liberação de  linhas de crédito e orientação técnica. 

 

Gestão Pública será fortalecida

O Congresso Nacional lança oficialmente amanhã às 14 horas, no Auditório Petrônio Portella do Senado Federal, a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, com o objetivo de ajudar a construir uma gestão pública transparente e eficiente no país.

A presidência está a cargo do deputado federal Luis Carlos Pitman do PMDB/DF, que conta com cinco vices-presidentes: senador Aécio Neves, Senador Valdir Raupp, senadora Kátia Abreu, deputado Ricardo Berzoini e o deputado Hugo Leal. Mais de 240 parlamentares vão compor a Frente.

O deputado Pitman disse: “que a idéia é promover a participação da sociedade junto ao Executivo e Judiciário para elaborar leis que colaborem para o aprimoramento da gestão de políticas públicas”. O lançamento é amanhã mas na prática a Frente já está em atividade desde o dia 11 de abril e trabalha em coordenações temáticas e representações estaduais. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 224 de 252
RocketTheme Joomla Templates