Coluna da Bernadete Alves - dia 27/03/2012

Agnelo participa da abertura da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society

 

O maior campeonato da construção civil do Centro-Oeste, a Copa Sinduscon de Futebol Society, foi um sucesso. A solenidade de abertura foi no Arena Futebol Clube e teve a presença do governador Agnelo Queiroz e do ex-goleiro da seleção brasileira Paulo Victor e de outras importantes autoridades responsáveis pelo crescimento da cidade. O encerramento será dia 02 de junho.

 

Dá certo ser honesto na vida

Pai de verdade não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar. Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida. Não coloca modelos de conduta, mas aponta aquelas que não devem ser seguidas. Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que ele tenha tudo que merecer e desejar.

Falo isso porque o cirurgião Carlos Augusto Carpaneda agiu assim com seu filho Erick desde seus primeiros passos. Erick escolheu seguir a profissão do pai e fez medicina de forma brilhante.

Passou em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no Hospital Regional da Asa Norte e está fazendo mestrado para desenvolver pesquisas com células-tronco para o rejuvenescimento da pele. Dr. Erick quer mais: vai à Califórnia aprimorar seus conhecimentos de técnicas de cirurgia facial.

Acompanho o trabalho do Dr. Carpaneda e sei o quanto está orgulhoso de ter o filho na sua Clínica no Lago Sul. O entrosamento deles é tão grande que quando operam se comunicam pelo olhar. Para o Dr. Erick é mais que um aprendizado é a certeza de que ser honesto dá certo na vida.  

 

GDF lança a cartilha “ Violência Contra a Mulher: Denuncie!”

Com o objetivo de alertar as mulheres sobre a violência de todas as formas, o GDF, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM, da Polícia Civil, realiza amanhã e quinta o evento “Violência contra as mulheres: ações e reflexões”, no auditório Águas Claras, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 9 horas.
Durante a abertura, será lançada a Cartilha e a discussão sobre as diversas formas de repressão e prevenção sobre este crime, como atua a policia no combate à agressões e mostrará as ações bem-sucedidas no combate à violência doméstica e familiar.

Às 14 horas, terão início os painéis, nos quais policiais, peritos, médicos legais, promotores de justiça e juízes vão orientar as participantes sobre seus direitos. E na quinta, a partir das 9 horas, tem mais palestras, debates e reflexões com psicólogos, juízes e promotores. No encerramento do encontro a Companhia Teatral Pátria Amada apresenta a peça teatral Bye Bye Baby e Outras Mulheres, projeto da Subsecretaria de Programas Comunitários da SSP-DF.

 

Decisões do STF em 2011 viram livro

A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal, será palco para o lançamento da obra “Jurisdição Constitucional – Democracia e Direitos Fundamentais” de autoria do Ministro Luiz Fux, no Anexo II da Corte, às 18h30. O livro é uma síntese dos casos analisados pelo STF no ano passado, inclusive aqueles que marcaram a história das decisões dos ministros da Suprema Corte como: a aprovação da Ficha Limpa, o reconhecimento civil da união homoafetiva e a constitucionalidade da “Marcha da Maconha”. A obra, da Editora Fórum, é um manual para quem se dedica ao direito constitucional.

O Ministro Luiz Fux é filho de romenos que vieram ao Brasil e se fixaram no Rio de Janeiro, onde ele nasceu e fez a faculdade de direito. Deu aulas e trabalhou como advogado de uma petrolífera por dois anos até passar em concurso público. O primeiro foi para promotoria de justiça e depois à Juiz Eleitoral. Em 1997 torna-se Desembargador do TJ-RJ. Em 2001 o presidente FHC o indicou para Ministro do STJ e pelo trabalho brilhante a presidenta Dilma o escolheu para o Supremo.

O ministro Fux, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2008, é contra cargo vitalício. Ele defende a rotatividade por no máximo 10 anos para que haja mudanças de pensamento no meio jurídico.

 

Ceilândia festeja 41 anos

Ceilândia nasceu da Companhia de Erradicação de Invasões – CEI em março de 1971. Hoje é a maior região Administrativa do Distrito Federal com cerca de 610 mil habitantes e com isso é o maior colégio eleitoral. A cidade tem diversos bairros: Ceilândia Centro, Ceilândia Norte, Guariroba, P Sul, P Norte, Setor O, QNQ, QNR, Setores de Indústria, de Materiais de Construção e área área rural Incra. Tem também o Setor Privê e os Condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol.

Para brindar a comunidade, o GDF das 14 às 17 horas, na Praça do Cidadão, oferece atividades culturais, esportivas e de lazer. E na ocasião será lançado o Programa Atleta do Futuro, onde cerca de 900 estudantes entre 6 e 17 anos vão ter gratuitamente futebol, futsal, vôlei,judô, natação, atletismo e basquete. Este trabalho será feito pela administração em parceria com o Sesi.

Este programa é um incentivo à inclusão de prática esportiva. Faz com que a criança e o adolescente busque no esporte um futuro promissor. E como o Brasil está em evidência no esporte, devido à Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, o futuro precisa de novos atletas, por isso que este programa é importante. Em abril, as comemorações dos 41 anos vão de concurso de miss, ferrock, oficinas e competições esportivas.

 

A responsabilidade social do Correio Braziliense

Foi muito bonita a Noite Solidária em prol de 3 mil crianças e idosos do Distrito Federal no Unique Palace. A presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa, brindou os convidados com atrações nacionais e internacionais e com um serviço de primeira. Autoridades do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e a sociedade de Brasília disseram sim à solidariedade. 

1º Bloco:

2º Bloco: 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/03/2012

Começa nova fase do governo Agnelo

Para o governador Agnelo, é preciso coragem para fazer os grandes enfrentamentos pelo interesse da sociedade. “A política tem que ser feita para a sociedade e não para grupos de interesses”.

Com este pensamento o governador Agnelo, acompanhado da primeira-dama Dra. Ilza, reuniu secretários de Governo e dirigentes de órgãos e empresas públicas para apresentar as novas metas administrativas. Ele iniciou o encontro dando boas vindas aos novos integrantes da equipe de Governo, Swedenberger Barbosa, recentemente empossado como chefe da Casa Civil, e Luiz Paulo Barreto, que toma posse como secretário de Planejamento. “Dois nomes que engrandecem e que terão muito a contribuir na nova fase de governo”, disse Agnelo.

O governador solicitou a concentração de esforços para poder alcançar os resultados estipulados. “Encerramos um período que foi de arrumar a casa. Já fizemos muita coisa e vamos entregar muito mais. Este é o ano da gestão, de materializar as ideias. Estou convicto do sucesso do nosso governo. Cabe ao gestor superar os obstáculos e conquistar os resultados”.

A partir de agora começa um novo perfil administrativo. Uma das novidades é a criação de uma junta para cuidar da saúde fiscal do GDF e garantir a execução orçamentária das ações prioritárias da gestão. Fazem parte da Junta, além do governador, os secretários Swedenberger, Paulo Barreto e Marcelo Piancastelli.

Marco Maia assume a Presidência pela terceira vez

Às 23 horas de ontem, o presidente da Câmara dos Deputados , Marco Maia, assumiu interinamente a Presidência da República e ficará no cargo até quarta dia 28. Esta é a terceira vez que Maia assume tão importante posto. A primeira vez foi em 1º de dezembro de 2011, quando a presidenta Dilma viajou para Venezuela e o vice Michel para os EUA. A segunda vez foi em 9 de dezembro, quando a presidenta foi à Argentina.

Há 25 anos, Marco Maia milita no PT, pois era metalúrgico e torneiro mecânico em uma fábrica no RS e, com certeza, não esperava assumir o cargo mais importante do País. Esta é a prova de que o destino a Deus pertence.

A presidenta Dilma viajou para Nova Déli, na Índia, para a 4ª reunião do bloco do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – Brics – e ficará fora do Brasil até 1º de abril. Já o vice, Michel Temer, está na Coréia do Sul, participando de encontro sobre segurança nuclear, e retorna dia 28, quando assumirá a presidência da República.

Os cinco países vão discutir os temas econômicos, financeiros, políticos, de segurança, paz, desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Segundo David Gold, coordenador da organização internacional GHSi, o Brics está melhorando a saúde nos países mais pobres do mundo. O modelo de ajuda a países pobres é melhor que o do G7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) porque durante a crise financeira a maior parte dos integrantes do Brics conseguiu manter seu crescimento econômico e aumentar a cooperação internacional enquanto os doadores do G7 reduziram gastos com ajuda externa.

Gold cita o Brasil como um dos pioneiros no tratamento HIV/AIDS, de construir em Moçambique, uma fábrica de drogas antirretrovirais. O relatório estima que os gastos do Brasil tenham ficado entre US$400 milhões a US$ 1,2 bilhões em 2010. A viagem da presidenta Dilma é importante, pois o Brics também investe pesado em pesquisa de desenvolvimento.


GDF beneficia moradores do Dnocs

Nos idos de 1960, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – Dnocs, construiu na região de Sobradinho 20 casas para seus servidores. Com a transferência do Dnocs para o Nordeste, na década de 70, alguns funcionários ficaram na Capital. A CEF passou a administrar o Conjunto Habitacional e muitos imóveis foram ocupados por outros servidores públicos. Em 1990, no local foi implantado o Setor de Oficinas e aí muitas invasões ocorreram.

A vila Dnocs foi declarada pelo governo do DF como Área de Regularização de Interesse Social, pois as famílias estavam na informalidade e carentes dos serviços públicos e de saneamento. E no sábado o Governador Agnelo entregou 66 casas para famílias cadastradas no programa Morar Bem e ainda neste ano o GDF pretende entregar 230 unidades. “Estamos entregando moradia digna com infraestrutura e escritura, direito legítimo à propriedade”, disse Agnelo.

As obras de urbanização e das residências estão sendo realizadas com recursos do PAC/Habitação. O secretário de Habitação, Geraldo Magela, estava feliz em dar dignidade para as famílias daquela localidade. Também estavam presentes durante a entrega das moradias em Sobradinho, o secretário de Administração Wilmar Lacerda, o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, a administradora de Sobradinho, Maria América Menezes e o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres.

 

Almoço do G15 no Le Jardin

Com o objetivo de trocar ideias, conhecer novas empresas e aproveitar bons momentos de integração, o presidente do G15 – Excelência em Network, Joel Jorge Filho, recebe para almoço, hoje, às 12h30, no restaurante Le Jardin, no Clube de Golfe, empresários do Distrito Federal.

Os convidados serão recepcionados no Lounge Bar com canapés frios e quentes e espumante Nero Brut. Depois vão para o salão principal para saborear as delícias feitas pelo chef Carlos Augusto Veloso. Bouquet de folhas nobres com molho aceto italiano branco, terrine de berinjela, medalhão de filet mignon ao molho de gorgonzola e uvas verdesi, filet de peixe ao molho de champagne e camarões, ravióli de mussarela ao pomodoro rústico e arroz branco. De sobremesa, frutas da estação e mousse de chocolate.

 

Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas

O ator Edson Celulari estará em Brasília nos dias 7 e 8 de abril com o sobrinho Pedro Garcia Netto para contar a história de dois irmãos que tentam acertar seus ponteiros com o tempo. Repensam a família, suas mutações e esperanças. Os ingressos para a peça “Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas “ já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Nacional, das 12h às 20 horas, no valor de R$ 80 a inteira e R$ 40 a meia. No sábado, dia 7, o espetáculo começa às 21 horas e no domingo, dia 8, às 20 horas.

Edson Celulari é um consagrado ator que foi revelado aos 16 anos pelo grupo Porão 7, de Teatro Amador de São Carlos-SP. Sua carreira na TV começou na Tupi em 1978. Em 1980 foi para a globo, onde estreou na novela Marina e o seu primeiro grande papel foi Carlos de “O Homem Proibido”. Depois Celulari foi para a Band, SBT e retornou para a Globo em 1992, quando protagonizou junto com a esposa Cláudia Raia, a novela “Deus nos Acuda”. Em 2010 ambos anunciaram o fim do casamento.

Fez inúmeras novelas, filmes, seriados, minisséries, participou do Zorra Total e Chico e Amigos e atualmente viaja pelo Brasil com o espetáculo ao lado do sobrinho Pedro, que faz o papel de seu irmão.

 

Em todas as idades a pele merece atenção

A pele é o maior órgão do corpo e por isso merece toda atenção. Manter uma boa aparência é sempre importante, porque a pele é o nosso cartão de visita. E de acordo com os dermatologistas, são as mulheres que mais sentem o efeito do tempo e o Sol é responsável pelo envelhecimento precoce.

Aos 20 anos, a pele está no auge, com colágeno e elastina que dão firmeza e brilho. Depois dos 30, a produção de óleo diminui e os “pés de Galinha” começam a aparecer, assim como os pontinhos vermelhos, devido à diminuição do colágeno e da elastina. É nesta fase que os dermatologistas recomendam o uso de creme para a região dos olhos, pois eles diminuem o inchaço e as olheiras.

Independente do tipo de pele, aos 40 anos, devido à menopausa, a pele fica mais seca e por isso começam a surgir linhas ao redor da boca, olhos e pescoço. É hora de usar hidratante com retinol ou ácidos alfa-hidroxi para melhorar a textura e a tonalidade da pele.

O ideal é ter uma rotina de cuidados. Embora cada pele tenha uma textura é só mantê-la limpa para evitar que as impurezas asfixiam os poros e depois hidratá-la com o produto adequado para cada idade, tomar bastante água, pois ela é fonte de saúde e grande aliada da beleza, evitar exposição ao sol, pois os danos provocados só aparecem mais tarde em forma de rugas e flacidez, dormir bem é importante para a aparência e sorrir bastante, pois rejuvenesce a pele.

A alimentação exerce um papel importante na estética facial e corporal. Estudos mostram que alimentação equilibrada rica em vegetais crus e frescos, frutas e cereais integrais neutralizam os radicais livres e como tem fibras estas fazem o intestino funcionar melhor e com isso vamos ter pele linda independente da idade.

 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/03/2012

Brasília na TV

      

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã, às 13 horas, na TV Brasília/Rede TV, e acompanhar a “Noite Solidária” do Correio Braziliense, no Unique Palace, e conferir o Show da Bateria da Aruc, com participação especial de Selminha Sorriso, porta-bandeira, e Claudinho, mestre-sala da Beija-Flor;  além disso, confira o romantismo do cantor italiano Luciano Bruno e a orquestra ED Costa; a emoção da presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa em ajudar três mil crianças de creches em Brasília e mais três mil crianças em Belo Horizonte; o compromisso de Álvaro Teixeira da Costa, presidente do Correio Braziliense, em levar a notícia com ética e transparência e Luis Eduardo Leão, superintendente da TV Brasília, conta como dá voz aos moradores do Distrito Federal, durante a programação da emissora que nasceu junto com a cidade.

      

Tem, também, a participação do governador Agnelo Queiroz, do diretor dos Diários Associados Mauro Nakão, do secretário de Publicidade Institucional Abimael Nunes, da desembargadora Assusete Magalhães e do Subprocurador-geral do TCU Paulo Soares Bugarin. Tudo isso no programa a partir das 13 horas. Eu espero você.

  

Festa das Águas na Torre de TV

O GDF, por meio da Adasa, brinda a comunidade nesta segunda edição do Festival das Águas com shows espetaculares, feiras , beleza e saúde. Para participar, é só levar um quilo de alimento não perecível. Hoje, às 19 horas, tem Manjaro, às 20h, Di Boresti, às 21h, Surf Sessions, às 22h, Família Lima, às 23h, Rio Samba e, à meia noite, Mundo S/A.

Amanhã tem caminhada e corrida no Parque da Cidade a partir das 9 horas. Cerca de 3 mil estudantes e atletas se reunirão para participar de jogos estudantis e da corrida e caminhada das águas. A largada é no estacionamento 7 e a entrega dos kits é das 8 às 8h45.

Amanhã na Torre o show vem em clima de reggae com os brasilienses Homem de Pedra, às 18h, Dudu Aire, às 19h, e Mascavo, às 20h. Depois, às 21h, vem a banda pernambucana Nação Zumbi, que tem 20 anos de estrada e traz o guitarrista Lúcio Maia. Na seqüência, Chimarruts, Detonantas e Raimundos.

 

Parada poética

Quem passou pela W3 na altura da 703 Sul, viu a parada de ônibus, a mesma onde há 15 anos o índio Galdino foi queimado, se transformar em um encontro de poesia, roda de capoeira, apresentação de palhaços, samba e choro. A ideia foi de Marina Mara, que só percebeu a coincidência quando estava envelopando a parada.

A programação começou às 14 horas e vai até às 21h30 com samba, choro e bossa. Por lá passaram o palhaço Luciano Astiko – o Payassu , a roda de capoeira Beribazu e a participação de Joana Limongi no cine grafite do Correto. Tem também a participação de Dudu Sete Cordas, Leandro Morais e Banda e as faces de Engels Espíritus.

 

Brasília dá show e vence o Flamengo

Neste sábado foi disputado o maior clássico de basquete do Brasil. O confronto foi entre a equipe de Brasília, atual campeã da NBB (Novo Basquete Brasil - campeonato nacional da modalidade) e o tradicional rival Flamengo. A partida foi realizada no ginásio Nilson Nelson. Com grande destaque para a atuação do jogador Nezinho, que fez 28 pontos e foi o cestinha do jogo, o UniCeub venceu pelo placar de 93 a 74.

A vitória veio com tranquilidade. A superioridade do Brasília nesse dia fez com que a equipe mantivesse a diferença de 20 pontos por quase toda partida. O destaque em quadra veio também da participação decisiva da torcida local, que ao contrário de parte dos torcedores do Flamengo, apoiou sempre e não se preocupou em arrumar confusão. O que chamou a atenção dos torcedores que compareceram ao ginásio foi o avanço das obras do estádio Mané Garrincha, que fica ao lado do Nilson Nelson.

Com esse triunfo, Brasília chegou à 10 vitória consecutiva e segue forte na busca de mais um título nacional. O próximo adversário é a Liga Sorocaba, quinta-feira, fora de casa. Parabéns ao time que colocou e mantém a nossa cidade em destaque no cenário esportivo nacional!

 

Luiz Paulo Barreto integra equipe do GDF

O Secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, deixou o cargo para fazer parte da equipe do governo Agnelo. Ele vai comandar a Secretaria de Planejamento e a posse será na terça dia 27. Ele vai substituir Edson Ronaldo Nascimento, que retorna à Secretaria do Tesouro Nacional, onde é servidor de carreira.

Aos 48 anos, o novo secretário de Planejamento chega para reforçar, ao lado de Swendenberger, a área de gestão do governo. Ele vai agregar experiência e conhecimento na política de desenvolvimento para o Distrito Federal.

Luiz Barreto ingressou no Ministério da Justiça, por meio de concurso, em 1983. É formado em economia e Direito pelo UniCeub e em 2010 foi Ministro da Justiça. Um gestor público de muita respeitabilidade, preparo e comprometimento com a coisa pública.

 

Copa Sinduscon começa prestigiada

A abertura da 10ª da Copa Sinduscon de Futebol Society foi um sucesso. Começou com um super café da manhã para as equipes participantes, suas famílias e convidados. As crianças se divertiram nos vários brinquedos e os adultos puderam conferir a pressão, e as taxas de colesterol e triglicérides e ainda cuidar da saúde bucal.

Às 10 horas, começou a solenidade com a presença do governador Agnelo, do ex-goleiro da seleção brasileira e do fluminense Paulo Victor, da diretoria do sindicato patronal e dos empregados, dos representantes das entidades e empresas participantes da Copa.

O governador deu o ponta-pé inicial junto com o presidente do Sinduscon, Julio Peres, e demais autoridades presentes. Enquanto aconteciam as partidas, os convidados curtiam o show da cantora brasiliense Fyama Dourado e as delícias preparadas pela cozinha do Arena Futebol Clube.

As empresas participantes da Copa são: Ipê/Omni, LDN, CROSS, Soltec, PaulOOctávio, Antares, Top Cart, Almeida França, JC Gontijo, Original Blocos, Aliança, João Fortes, HB, Essencial, Steel, Entherm, T&K, Figueiredo, Conbral, Braspac, Construmeta, Supera, STE, Emarki, Dan Herbert, Nova, BSB Lux, e Vitor Odisio. Das entidades participam: Sinduscon, Senai, Sesi, Seconci e Crea.

Foi bonito ver o espírito esportivo, a integração e descontração entre os trabalhadores da construção civil. O encerramento será dia 02 de junho com premiação aos vencedores.

 

Clube Naval comemora 38 anos

Famoso pela realização de regatas à vela, inclusive no dia 12 deste mês foi realizada a regata de Wind e prova de Sup em comemoração à data de fundação do Clube, um momento tão importante que não pode passar em branco. Inclusive a Poupex está dando todo o apoio para que a festa de hoje seja inesquecível.

Hoje os associados vão ter uma noite especial à partir das 21 horas com apresentação da Banda Caras e Bocas e show especial de Cláudio Zoli no salão principal. Os ingressos custam 80 para sócios e 100 para convidados. O traje é esporte fino e crianças com menos de 9 anos não será exigido convite. Para que todos possam comemorar este marco para o Clube a diretoria coloca serviço de Baby Sistter para os menores de 10 anos.

Uma festa que promete pela organização e beleza do local. A vista para a ponte JK é maravilhosa e o reflexo das luzes no lago é incrível. Já estive lá em inúmeras comemorações, casamentos e révellons. Parabéns a toda diretoria pela categoria dos serviços.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/03/2012

O imortal Chico Anysio

O mestre em criar mais de 200 tipos memoráveis, que fez a alegria de várias gerações nos deixou hoje às 14h52, aos 80 anos, de parada cardiorespiratória. Ele estava internado no hospital Samaritano, em Botafogo, desde dezembro de 2011 quando foi tratar de uma pneumonia.

O cearense de nascimento e carioca por opção, será velado amanhã a partir das 12 horas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O corpo será cremado no Domingo no cemitério São Francisco Xavier, no Cajú. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou luto oficial por três dias.

Chico Anysio casou seis vezes e teve 7 filhos, 6 homens e uma mulher e adotou dois filhos Duda Anysio e Andre Lucas. A única filha Vitória é do seu casamento com a ex-ministra do Governo Collor, Zélia Cardoso de Melo, que lhe deu também o filho Rodrigo. A viúva Malga de Paula, ex-cantora gaúcha não teve filhos com o humorista e pintor das tragédias da vida.

O Brasil perde o maior ícone do humor de TV. Ele criou a Escolinha do Professor Raimundo em 1952 no Rádio e 5 anos depois levou para a TV, onde dividia a cena com a irmã e três filhos. Criou o Chico City que ficou 7 anos como campeão de audiência na TV Globo. O imortal Chico Anysio, que mostrava em tudo que fazia, o artista completo que era, vai viver para sempre no nosso coração. Tive a grande honra de entrevistá-lo, nas inúmeras vezes que veio à Brasília e pude naquela época agradecer por ele levantar a auto-estima de tanta gente e por ser o porta-voz dos anseios populares.

Confira no vídeo abaixo uma das entrevistas que ele concedeu ao nosso programa, Brasília na TV. Guilherme Di Angellis conversou com ele:

 

 

Riacho Fundo II ganha comida saudável

Mais de três mil e duzentas pessoas vão poder usufruir, por dia, do mais novo Restaurante Comunitário da cidade. O local foi inaugurado com aplausos principalmente das crianças e idosos pois vai garantir segurança alimentar e nutricional para as pessoas que vivem nas ruas e em áreas de risco.

A partir das 5 horas da manhã, 54 pessoas começam a preparar as refeições sob a orientação de nutricionistas e cozinheiras. O cardápio é preparado para todo o mês para agradar a todos os paladares. Além dos alimentos as frutas também fazem parte do cardápio.

Oferecer alimentação gostosa, saudável, balanceada e ao preço simbólico de R$ 1 é garantir saúde para a população. O governo do Distrito Federal, já faz isto em outros 12 restaurantes comunitários e quer construir mais, principalmente onde tem pessoas em estado de vulnerabilidade. Pelo jeito o governador Agnelo não vai permitir que ninguém passe fome no DF.

Eu já almocei no restaurante de Santa Maria quando estive na cidade fazendo reportagem. A comida é bem apresentada, gostosa e variada. Muitos self-service não tem a mesma qualidade e valor nutricional. Gostei de ver a primeira-dama Dra. Ilza e o Dr. Agnelo fazendo o teste de qualidade.

 

Copa Sinduscon de Futebol Society

O maior torneio de futebol que reúne empresas e entidades da construção civil chega à 10ª edição. A abertura vai ser às 8 horas no Arena Futebol Clube, no Setor de Clubes Sul e vai até o dia 2 de junho. Após a solenidade de abertura, o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres (foto) dará o pontapé inicial da competição.

Além de empresários da construção civil, participam também dirigentes sindicais, parlamentares e secretários de Estado. Após a confraternização os participantes da copa vão curtir o show da cantora brasiliense Fyama Dourado.

Esta Copa é importante pelo valor social. Incentiva o espírito esportivo, a interação entre os trabalhadores da Indústria da Construção, promove a aproximação e a competitividade entre as empresas associadas. Além do mais é um momento de confraternização dos jogadores com suas famílias e a oportunidade para cuidar da saúde bucal pois haverá atendimento odontológico que será feito pelo Seconci, o braço social da indústria.

Participam da 10ª Copa Sinduscon 28 equipes da construção civil e 5 equipes de entidades. A sexta equipe só será conhecida amanhã. Os jogos serão realizados todos os sábados, menos nos feriados, das 8 às 13 horas no Arena Futebol Clube e em todas as partidas haverá confraternização e surpresas. Além dos troféus e medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares todos os jogadores concorrem a prêmios. O programa Brasília na TV vai registrar tudo.

 

Hoje tem Paulinho da Viola

Depois de uma brilhante apresentação durante o 1º Festival Internacional de Artes em Brasília no dia 4 de janeiro, Paulinho da Viola retorna para encantar os fãs com samba da melhor qualidade.

Hoje e amanhã às 21h30 e domingo às 20 horas ele vai estar no Teatro Unip da 913 Sul acompanhado de sua banda e com certeza vai  misturar os clássicos com as novidades do seu novo disco. E vai cantar, com certeza, “Foi um Rio que Passou em minha Vida” e “Timoneiro”. Canções que curto muito.

A novidade é a participação de seus filhos João Paulo Rabello, no violão e Beatriz Faria, uma voz conhecida nacionalmente nos musicais Sassaricando e É com Esse que Eu Vou. Ele que é filho do músico Cesar Faria e que cresceu em um ambiente musical foi brindado com dois filhos que seguem seus passos com orgulho e admiração.

A vinda de Paulinho é um presente de fim de semana e um aconchego ao coração. Ele é um dos maiores representantes do samba e herdeiro do legado de músicos como Cartola e Nelson Cavaquinho. O verdadeiro elo das diversas tradições populares. 

 

Niemeyer assina projeto para o Morro da Capelinha

   

O Morro da Capelinha, que fica há 4 quilômetros de Planaltina, é uma marca da cultura e da religiosidade no Distrito Federal. Retrata as artes e tradições populares. Na sexta-feira Santa, é palco de uma das maiores apresentações da Paixão e morte de Cristo ao ar livre. Tem 1.200 atores que se transformam em personagens bíblicos da história do Cristianismo.

Começou por iniciativa do Padre Aleixo, em 1974, e recebe na sexta-feira Santa cerca de 140 mil pessoas do Distrito Federal, Brasil e Exterior. No Morro, também acontece a festa de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio de cada ano.

Devido à sua importância, as lideranças comunitárias de Planaltina enviaram carta a Oscar Niemeyer solicitando que ele desenhe uma Igreja para o Morro da Capelinha. Niemeyer aceitou o pedido e vai adaptar o projeto que fez para Itaipava, do RJ à Planaltina. A última obra dele para Brasília é a Torre Digital.

 

Feliz aniversário, Tiago!

A vida nos oferece coisas boas, grandiosas e dentre elas novas amizades. A amizade é lealdade, confiança e respeito. E só pode haver verdadeira amizade entre aqueles que acreditam nos mesmos valores.

Eu tive o prazer de conhecer, há alguns anos, o blogueiro Tiago Correia, que é também relações públicas. Tiago é um colega prestativo, simpático, dedicado e excelente profissional.

Hoje é dia de abraçá-lo pelo seu aniversário. Tiago está em Punta Del Este comemorando com amigos do coração. Parabéns, que Deus ilumine todos os dias da sua vida. Hoje é a renovação da alegria de tê-lo conosco. Um dia de homenagem é pouco diante de tantos acontecimentos maravilhosos que você merece.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 22/03/2012

Água: fonte de vida e saúde

A água é tão importante que a história antiga traz relatos de homens se aglomerando e construindo as primeiras cidades do mundo às margens do rio Nilo. Com a evolução da humanidade, a água, infelizmente, passou a ser tratada com desrespeito, sendo desperdiçada e poluída por todos os povos. Em função disso, a ONU criou o Dia Mundial da Água, visando a sua conservação.

O tema água é preocupação mundial por ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar. Tudo que fazemos envolve água. Ela é tão importante que nosso corpo é formado de 70% de água. Não adianta falar de problemas, é preciso encontrar solução e ela está na ampliação do saneamento básico, na redução do desperdício e da poluição.

Todo dia é dia de festejar a água porque 97% da água do planeta é salgada, imprópria para consumo, 1,75% é gelo e 1,24% está em rios subterrâneos. Portanto, só 0,007% do total da água do planeta abastece mais de 6 bilhões de habitantes.

Esse bem natural, patrimônio da humanidade, essencial a vida, precisa de todos nós. Vamos economizar e proteger os seus ciclos naturais. Vamos ter mais respeito com essa riqueza que a natureza nos deu. A água é fonte de vida e saúde.

Para comemorar esta data tão importante a ADASA preparou muitos eventos e surpresas. Uma delas é a “Adasa Móvel”, um veículo adaptado para levar informações, treinamento e educação sobre as mais diversas atividades realizadas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF. Além das mensagens de preservação e uso racional da água, serão realizados durante a semana jogos estudantis, corrida, caminhada e regata náutica.

 

A saúde é a maior riqueza

 Pensando assim é que a Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF tem feito um trabalho interessante para a promoção da saúde das inscritas no órgão. A presidente, Maria Claudia Azevedo de Araújo, valoriza sempre o bem-estar da mulher, assim como os demais membros da Comissão.

Para ela, a mulher precisa estar não só fisicamente bem como também emocionalmente saudável.” Estando bem poderá desempenhar melhor suas atividades em casa, no trabalho e na sociedade. E com isso todos ganham”, declara Maria Claudia.

Para alertar as mulheres sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, a Comissão da Mulher Advogada enviou para cada mulher advogada do Distrito Federal um manual sobre a Saúde Sexual da Mulher.O exemplar elaborado pela OAB mostra o caminho para o bem-estar e os reais direitos de cidadã. Dentre tantas informações: medidas de higiene e prevenção, quais as principais manifestações das DST, como fazer para se proteger de todas as situações e quais os direitos relacionados à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Essa preocupação da OAB/DF é importante porque na última campanha de prevenção o Ministério da Saúde informou que quase a metade das pessoas que têm Aids no mundo são mulheres. É importante o conhecimento para se proteger e agir em defesa própria.  

 

Parque Olhos D’Água fica maior e mais atrativo

Numa demonstração de respeito à qualidade de vida e preservação das nascentes, o governador Agnelo assinou hoje decreto que amplia de 21 para 28 hectares o Parque Olhos D’Água da Asa Norte. A área verde da entrequadra 212/213 Norte passa a incorporar o parque.

Esta área foi comprada por um empresário para a construção de um centro comercial em 2000. Os moradores e ambientalistas, liderados pelo presidente da Associação Brasiliense de Ação pela Qualidade de Vida, Ricardo Montalvão, conseguiram que o GDF comprasse o terreno para que o local fosse preservado. O governador atendeu o apelo da comunidade e adquiriu o lote por RS$ 20 milhões. Uma decisão sábia, que vai garantir mais qualidade de vida para esta e as futuras gerações.

A partir de agora as nascentes serão preservadas. O odor que tem no local será eliminado assim como as erosões. A Secretaria de Habitação será a responsável pela elaboração do projeto urbanístico que deixará o Parque Olhos D’Água mais atrativo com sustentabilidade. O GDF vai ligar o Parque Olhos D’Água ao Parque do Arboreto, que fica na 615 Norte por passagens subterrâneas para circulação das águas, dos animais e visitantes.
Esta ação significa a materialização do compromisso do governo com o programa “Brasília Cidade Parque”. É uma conquista não só para os moradores da Asa Norte como para todo o Distrito Federal.

O governador Agnelo, ao assinar o decreto, disse que “a política do meio ambiente é uma política central de valorização humana e desenvolvimento econômico do Distrito Federal. Com esse programa vamos recuperar e construir 68 parques e 22 unidades de preservação até 2014”, garantiu o governador.

 

Extravasando as insatisfações

A estabilidade democrática possibilita o desejo e as condições para colocar em prática as insatisfações que tanto incomodam certos segmentos da comunidade. Unidos e organizados enchem-se de coragem e formam movimentos para despertar consciências. E como diz o ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, aqui em Brasília várias manifestações têm acontecido e com êxito.

Vivemos um momento de transição e com isso surgem novos padrões de comportamento. Sinal de maturidade, pois as manifestações convivem pacificamente com o sucesso econômico e social. É o movimento ganhando força junto aos estudantes, professores, bancários, agricultores e vigilantes num esforço coletivo em prol de um segmento ou de uma cidade.

Unidos estimulam os cidadãos a darem sua contribuição para que todos têm uma vida mais justa e um planeta sustentável. E isso começou forte com as Diretas Já em 1983, o movimento que mobilizou o país em torno da redemocratização; depois ganha destaque o movimento estudantil brasileiro Caras-Pintadas em 1992, que todos lembram e acompanharam; o Transparência Brasil e recentemente o Diga Não à Corrupção. Seja pela luta de um ideal, pela justiça social, pelo bem coletivo ou pelo questionamento de uma determinada realidade, a ação coletiva tem defendido seus interesses e alcançado determinados objetivos porque este é um país pacífico e democrático.

 

Um novo golpe na praça

Recebi este alerta do meu contador que teve clientes vítimas dos espertalhões nesta época de declaração de imposto de renda.

O golpe consiste no envio de uma carta pelo correio  denominada “de intimação para regularização de dados cadastrais” onde os golpistas dizem que: a Receita Federal detectou inconsistências em seu cadastro Pessoa Física, referente aos seus dados bancários declarados anteriormente. Sua situação irregular poderá levar seu cadastro na lista da malha fina da Receita Federal. Para regularizar acesse o endereço eletrônico abaixo. Lembramos que este sistema online foi criado exclusivamente para atender que está com graves irregularidades. Abaixo do texto tem uma assinatura ilegível e por escrito Auditoria da Receita Federal.

Não vou colocar aqui o endereço eletrônico enviado porque é um golpe. Se você receber uma carta dessa, mesmo contento grosseiramente o timbre da Receita, ignore, destrua. Jamais responda ou acesse o endereço mencionado. Passo este alerta para evitar vítimas desta fraude. 

 

Adasa celebra a água homenageando a comunidade

Para reverenciar o líquido mais importante do mundo, hoje à tarde, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal celebrou acordo com a CAESB para o repasse de 2 milhões para aplicar no programa Produtor de Água nos próximos 5 anos. O programa vai estimular à Política de Pagamento por Serviços Ambientais, para proteger as nascentes, reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural.

O auditório da Adasa, que fica na antiga Rodoferroviária, foi palco da entrega do Troféu “Guardião da Água” 2012 e a apresentação do Adasa Móvel, um veículo equipado para levar à população informações, educação e treinamento sobre todas as atividades desenvolvidas pela Agência e pela escolha do Mascote ADASA.

Os três produtores rurais premiados pela prática do consumo sustentável são: José de Carvalho Sobrinho, Eunice Bulcão Viana e Dileta Cenci. Os ganhadores do 1º concurso de desenho para a escolha do Mascote : 1º lugar Matheus Martins Ferreira, da Escola 3 do Paranoá, recebeu um tablet; 2º lugar Livia Sousa Carvalho, da Escola Classe Bela Vista, ganhou um celular; 3º lugar Eduardo Vinícius, Escola Classe 5 do Paranoá, ganhou uma máquina fotográfica e Brendo Queiroz, da Escola Bela Vista, ganhou um Kit Mochila Adasa. O mascote será usado na divulgação do Programa Educação Ambiental.

O presidente, Vinicius Benevides, está de parabéns pelo trabalho de educação ambiental em prol da manutenção das reservas dos recursos hídricos do DF e com a sustentabilidade do Planeta.

Sábado e domingo, a Adasa vai brindar a comunidade com shows espetaculares na Torre de TV. Amanhã informo a programação.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/03/2012

Competência e saber jurídico

Hoje é dia de abraçar dois colegas advogados de muita respeitabilidade: Maria Helena Prill (à esquerda) e Estênio Campelo (à direita, ao lado da esposa Ana Cristina Mendes), que completam mais um ano de vida.

  

Maria Helena conheço há 22 anos quando ela veio para Brasília e encantou a todos pela inteligência, elegância e beleza e pelo seu saber jurídico. Ela que foi miss Santa Catarina e que continua até hoje chamando atenção pelos lindos olhos azuis. Ela é mais que beleza é amiga para todas as horas e está sempre levando uma palavra de carinho para quem precisa.

Estênio Campelo pertence a uma família de grande respeitabilidade na cidade. Sou fã de dois dos seus irmãos: a advogada Teresa Campelo, que já foi secretária de Administração do GDF e do ministro do TCU, Valmir Campelo, amigos leais e comprometidos com a ética e com o respeito ao semelhante. Estênio é igual a eles e também um dos principais advogados dos tribunais superiores. Tem uma banca de advocacia que é de primeira.

Todo dia é uma nova oportunidade que a vida oferece a quem nela crê. Parabéns, felicidades aos amigos pela passagem hoje comemorada. Na foto: Estênio e sua esposa Ana Cristina Mendes.

 

Brasília sedia Congresso Internacional de Odontologia

Com o tema “a Política de Saúde Bucal, como instrumento de valorização profissional e qualidade de vida”, foi aberto hoje, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o 14º Congresso Internacional de Odontologia. Até sábado cerca de 5 mil pessoas vão debater as políticas do setor sob a presidência de Wesley Borba Toledo.

O governador Agnelo Queiroz foi o Presidente de Honra e disse para os presentes que o GDF está ampliando o quadro de servidores e as opções de serviços na área de odontologia. Garantiu que a compra de material está sendo agilizada e que a meta até 2014 é proporcionar para a população a cobertura de 80% deste serviço.

O vice-governador Tadeu Filippelli foi o paraninfo do Congresso e declarou que Brasília se encaminha para mudanças significativas em todas as áreas de saúde. Inclusive o GDF tem feito um bom trabalho de informação e prevenção nas escolas públicas. E está investindo na infraestrutura dos consultórios odontológicos de hospitais e centros de saúde.

Já o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Diogo, disse que “não há qualidade de vida sem saúde bucal”. E o secretário-chefe da Casa Civil, Berger Barbosa, cirurgião-dentista de formação, falou que “a saúde bucal deve ser incluída como elemento fundamental na construção da saúde bucal”.

Cursos, simpósios, conferências e as novidades do mercado odontológico estão na pauta do Congresso assim como atendimento à população com orientação sobre cuidados com a saúde bucal.

 

REAJA - Recomendações a um Jovem Aprendiz

Este é o titulo do livro do professor, engenheiro, empresário da construção, do agronegócio, do turismo e da tecnologia, Antonio Fábio Ribeiro. Por meio do livro ele estimula o leitor a buscar o autoconhecimento, a reagir e tomar as rédeas do destino mas sem esquecer dos valores da doutrina da vida e do respeito para com as outras pessoas.

E não poderia ser diferente uma vez que Antonio Fábio foi aos 26 anos secretário de Estado em Goiás, um dos responsáveis pela implantação do Senai no DF e pela criação do Sebrae/Nacional. Foi também, secretário de Ciência e Tecnologia e responsável pela implantação do Pólo Digital, presidente do Conselho Nacional do Sebrae e ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

Tive a oportunidade de, em várias ocasiões, entrevistá-lo e percebi um dinâmico empreendedor e um excelente dirigente sindical que contribuiu muito para o desenvolvimento do Centro-Oeste.

No lançamento do seu livro ontem, no Lago Sul, ele viu o quanto é respeitado. O livro é um manual para as gerações X, Y e Z e para quem quer conhecer a Equação do Sucesso.

 

Dia Internacional da Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossoma a mais no par 21. A incidência do distúrbio aumenta em filhos de mulheres mais velhas. Aos 40 anos o risco sobe para 80%. Segundo o IBGE o número de casos supera 300 mil e cada ano surgem 9 mil novos casos.

A SD não é uma doença é uma alteração genética que afeta o desenvolvimento do indivíduo, causando déficit intelectual, dificuldade motora e de fala e que embora não tenha cura o avanço na medicina possibilita que eles vivam mais. A expectativa de vida subiu cerca de 15 anos.

Durante muito tempo a pessoa com SD foi olhada como se fosse uma eterna criança e isso impedia que ela se desenvolvesse dentro de suas potencialidades. Em função disso muitas campanhas de esclarecimento foram feitas até porque os pais ainda se sentem inseguros ao receber a notícia e muitos não sabem como agir com o filho que tem o transtorno.

Em todo o Brasil estão sendo construídas novas formas de relacionamento e há muitos exemplos de superação. Os pais se tornaram especiais ao enfrentar de cabeça erguida a discriminação e apostaram na criatividade e aptidões para as práticas paradesportivas.

O Brasil é referência na garantia de igualdade de direitos e no combate à discriminação e serviu de exemplo para que outros 193 países fizessem o mesmo. A pessoa com deficiência intelectual distribui sorrisos e é amorosa e dedicada no que faz. Se sentir querida é fundamental para seguir em frente pelas estradas da vida. 

 

GDF quer igualdade entre as raças

O GDF lançou hoje o selo “Brasília pela Igualdade Racial” em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Racismo. Esta marca de qualidade vai ser concedida aos empresários que incluírem em seus quadros de funcionários afrodescendentes, ou índios ou ciganos.

O governador Agnelo foi representado pelo secretário de Governo Paulo Tadeu no lançamento do selo e da carta compromisso. Titulares e adjuntos de várias secretárias de Estado do DF participaram do evento assim como a CDL e diversas entidades da sociedade civil, do movimento negro e de religiões de matrizes africanas.

Esta iniciativa é importante porque segundo pesquisa feita pela Codeplan os negros são maioria em 17 regiões administrativas, mas ainda não têm o acesso como deveriam à educação e ao mercado de trabalho. No final da solenidade os convidados curtiram as danças afro-brasileiras.

 

A neblina também deu boas vindas ao outono

O céu de Brasília amanheceu encoberto. O espetáculo encantou os brasilienses mas também prejudicou o trânsito em todas as regiões do DF e principalmente no Lago Sul, na ponte JK. O aeroporto ficou fechado das 6h30 até as 8h20, causando atraso de inúmeros vôos e irritando os passageiros que tinham compromisso em outros estados.

 

Este fenômeno é também chamado de névoa. Fica próxima do solo e ocorre quando há condensação de água evaporada. Esta “nuvem” ocorre devido ao resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. É neste instante que o ar quente perde calor para o solo frio e molhado fazendo com que este vapor da água se condense em forma de neblina. E as vezes é tão forte que os aeroportos tem de ser fechados.

Perguntei ao meteorologista, de plantão no Inmet qual a diferença entre neblina e névoa e soube que a neblina é quando a cerração é mais densa e a visibilidade horizontal no solo é inferior a um quilometro. E quando a visibilidade for superior a 1 quilometro nós estamos diante de uma névoa.

Hoje o tempo vai estar encoberto, com pancadas de chuvas isoladas e trovoadas. A neblina embora rara vai se repetir amanhã. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/03/2012

Começo de um novo ciclo da natureza

Como nada fica sempre igual, o verão deu as boas vindas ao outono às 02h14 desta terça. A partir de hoje até 20 de junho quem comanda o espetáculo é o outono, estação que faz a ponte entre o calor do verão e o rigoroso frio do inverno. É comum nesta estação, devido a falta de nutrientes as folhas ressecarem e caírem formando um lindo tapete colorido aos pés das árvores.

Esta estação tem as noites mais longas que os dias, as tardes ficam cinzentas e as temperaturas ficam bruscas. As regiões Sudeste e Sul terão geadas e as temperaturas variam de 12°c a 18° podendo chegar a 10° nas regiões serranas. Neste período as chuvas irão diminuir e nas regiões Norte e Nordeste começa o período chuvoso.

Este é também um período propício para os problemas respiratórios por isso que o Chefe do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, Dalcy Albuquerque recomenda manter em dia o calendário de vacinas da gripe e pneumonia principalmente em crianças e idosos. Ingerir bastante líquido e manter-se bem agasalhado, porque o ar seco, poluído e frio traz problemas para a saúde, portanto, cuide-se.

O outono também é encantamento. Em alguns locais a natureza revela um especial esplendor. No Setor Policial há dezenas de Paineiras rosas proporcionando um espetáculo de cor para os olhos de que transita pelo local assim como no Parque da Cidade e em muitas quadras residenciais do Plano Piloto. É o espetáculo das barrigudas, assim chamadas as paineiras devido a saliência que tem no caule. O outono é um cenário perfeito para refletirmos a paz do universo e a sabedoria interior quando andamos pelas trilhas da vida.

 

Comissão Especial de Notáveis

O presidente do Senado, José Sarney, instituiu uma Comissão Especial de Notáveis, para estudar Pacto Federativo. A criação desta comissão mostra que uma das prioridades do Senado para 2012 é o estudo das relações federativas. Será presidida pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim (foto), que inclusive, na manhã de hoje foi recebido pelo presidente José Sarney para acertar a instalação da comissão que será no dia 12 de abril e terá 14 integrantes,entre juristas, economistas e cientistas políticos.

Integram o colegiado: Manoel Felipe do Rêgo Brandão, Procurador da Fazenda Nacional; o economista Bernardo Appy, professor Sérgio Prado, professor João Paulo dos Reis Veloso, professor Luis Roberto Barroso, professor Michel Gartenkrant, Dr. Bolívar Lamounier, professor Fernando Rezende, professor Paulo Barros Carvalho e o professor Marco Aurélio Marrafor. 

A Comissão de Notáveis vai utilizar a estrutura da Universidade do Legislativo Brasileiro – Unilegis. E de acordo com Jobim a comissão poderá contribuir com discussões no Congresso que dizem respeito a distribuição de recursos para os Estados e Municípios. Dentre os principais objetivos, o Colegiado quer nova distribuição de recursos para os Fundos de Participação dos Estados e Municípios e estabelecer mecanismos para evitar a guerra fiscal.

 

Tarde cultural e educativa

A empresária Maria José Santana recebe as associadas do Clube Internacional em sua bela casa no Lago Sul para uma alegre e proveitosa tarde cultural e educativa.

É que o presidente do Sistema Fecomércio-DF, ex-senador Adelmir Santana, fará uma palestra sobre o Papel das Instituições Sociais na Formação da Cidadania. Adelmir vem há bastante tempo contribuindo para o desenvolvimento do cidadão, do Distrito Federal e do país. E para isso ele estimula o empreendedorismo e possibilita assistência técnica, jurídica e capacitação por meio das Entidades que preside.

O Clube Internacional integra brasileiras e estrangeiras e promove a cidadania e o bem-estar coletivo. Dentre as associadas estão embaixatrizes, jornalistas, embaixadoras, profissionais liberais e empresárias. É presidido pela médica Maria Luiza Mathias de Souza. (Crédito da foto: Bruno Pimentel) 

 

Mais luxo para o Centro Comercial Gilberto Salomão

Depois de investir por anos no comércio de produtos populares em várias cidades satélites do Distrito Federal, as irmãs Aline e Leila Diniz, responsáveis pelas Óticas Diniz no DF, resolveram embarcar no comércio de luxo. Elas juntam-se a tantos outros empresários que perceberam o poder de compra dos moradores da capital, tanto é a presença de griffes internacionais nos principais Shoppings da Cidade. Iguatemi é a prova de que Brasília dá retorno a qualquer investimento.

A inauguração da Diniz Prime, será em alto estilo com a presença da apresentadora Gianne Albertoni, da TV Record, do programa Amaury Júnior da Rede TV e do ator Raul Gazola. Hoje, às 19 horas, no Centro Comercial Gilberto Salomão, Aline e Leila, recebem os convidados ao lado da competente jornalista Maura Charlotte. 

 

O ponto de encontro dos brasilienses

Quem busca saúde e bem-estar sabe que o lugar ideal é o Parque da Cidade. Além de ser um cartão postal tem espaço para receber cerca de 340 mil pessoas por semana. Isto porque ele é o maior do mundo com extensão de 4,2 km2. O Central Park, de Nova York, por exemplo, tem 3,4 km2 e o Ibirapuera de São Paulo tem 1,6 km2.

 

O Parque da Cidade é tão maravilhoso que está sempre se renovando. As pessoas fazem caminhadas, exercícios físicos, praticam esportes, andam de patins, bicicleta ou simplesmente atravessam de carro para encurtar distâncias. É o espaço preferido pelos artistas, músicos, atletas e professores de educação física que atendem as pessoas com necessidades especiais e idosos. As crianças se divertem com segurança no Parque Ana Lidia, playgrounds ou nos inúmeros pontos de lazer. Tem ainda quatro Pontos de Encontro Comunitário equipados para alongamento e aeróbica.

O administrador Paulo Dubois está deixando o parque mais seguro e aprazível. 13 estacionamentos são fechados da meia-noite às 5 horas todos os dias para evitar badernas. Das 8 às 18 horas socorristas ficam no Posto de pré-atendimento hospitalar e contam com uma ambulância do Corpo de Bombeiros para atender até parada cardíaca. Além disso a segurança preventiva, ostensiva e investigativa é feita pela Polícia Militar, Polícia Civil e Agefis. 

 

Operação Cidade Limpa

Brasília é uma cidade planejada, bonita, com qualidade de vida e ainda patrimônio cultural da humanidade. Mesmo assim é desrespeitada pelo incentivo exacerbado ao consumo por meio de peças publicitárias espalhadas pela cidade, que atuam de forma prejudicial tanto para a arquitetura quanto para as pessoas pelo cansaço visual como desviando a atenção dos motoristas no trânsito. Muitos poluem visualmente a cidade desconsiderando a existência do Plano Diretor de Publicidade e fazendo da rua a extensão do seu quintal. 

 O excesso de cartazes, anúncios, banners, faixas, placas e totens podem ser vistos nas ruas, centros comerciais e área residencial. O problema não é a propaganda. É o descontrole e tudo em excesso prejudica. Então, antes de colocar qualquer tipo de propaganda é preciso ir até uma Administração Regional e saber como deve proceder pois existe lei que estabelece os locais que podem ou não receber estas propagandas.

O GDF preocupado com tantos abusos determinou que a Secretaria de Ordem Pública e Social e a Agência de Fiscalização recolhessem as faixas e placas colocados nos lugares públicos. Ontem foram recolhidas 393 faixas e placas em lugares proibidos de Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Santa Maria e Gama. 17 servidores participaram da operação e o material recolhido será entregue para as cooperativas de reciclagem do DF. A maior poluição estava no Gama, em seguida vem Santa Maria. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/03/2012

Parabéns aos Desbravadores da cidadania

O advogado José Antônio Itapary, especial colaborador do progresso do Maranhão e da gestão José Sarney, está de aniversário hoje. Ele, que ajudou na implantação do Sebrae Nacional, que trabalhou em Brasília na promoção dos pequenos e microempresários, está curtindo a sua aposentadoria no Rio de Janeiro ao lado da esposa, a neuropsicóloga Lúcia Nobre Itapary, recebendo centenas de manifestações de apreço por ser um desbravador da cidadania.

A ex-vice primeira-dama do país, Mariza Campos Gomes da Silva, também comemora mais um ano de sua linda existência. Dona Mariza durante o tempo em que morou em Brasília, primeiro como esposa de senador e depois por 8 anos como vice primeira-dama do país mostrou o quanto se preocupa com as crianças. Graças ao seu empenho Brasília tem o melhor hospital infantil da região Centro-Oeste para tratar o câncer infantil e todas as outras patologias. Ela é, também, madrinha da Abrace.

Aos dois o nosso abraço carinhoso e votos de muita saúde, paz e amor ao lado das suas famílias.

 

Sinduscon completa 48 anos

Pioneiros da Construção de Brasília formaram uma associação profissional para fazer valer os seus direitos junto ao governo Federal. Em 1964, essa associação passou a ser denominada Sindicato junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Ao longo deste tempo, o  Sinduscon foi se consolidando e ganhando respeito nacional pelas ações de responsabilidade social, de preservação do meio ambiente e de valorização do empresário da construção civil.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil teve 17 presidentes e todos dignos de respeito e reconhecimento pelo trabalho em prol da categoria e pela contribuição com o crescimento do Distrito Federal. Nestes 48 anos o sindicato representa 380 empresas da construção civil, setor que responde por cerca de 4% do Produto Interno Bruto.

No ano passado, lançou o Selo de Qualidade na Alimentação para proporcionar aos trabalhadores da construção uma alimentação adequada ao esforço físico. Bem alimentados, vão evitar muitos acidentes de trabalho. E agora no sábado acontece a abertura da 10ª edição da Copa Sinduscon de Futebol Society. Nestes 10 anos, o Sindicato proporcionou a integração dos trabalhadores de várias empresas além de lazer para as famílias.

Mais do que parabenizar pelos 48 anos, temos que reconhecer a importância do Sinduscon para a cidade e sua gente. Seus dirigentes ao longo dos anos implantaram a confiança e agiram sempre em prol do bem comum. Parabéns a todos que não se limitaram apenas a observar tornaram-se sujeitos ativos do desenvolvimento.

Na foto: O presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres e o vice-presidente Luiz Carlos Botelho.

 

A posse prestigiadíssima de Swedenberger

O Salão Branco do Palácio do Buriti ficou lotado para a cerimônia de posse do novo Chefe da Casa Civil do GDF, Swedenberger Nascimento Barbosa. Ele volta ao Palácio do Buriti 14 anos após ter sido secretário de Governo da gestão Cristovam Buarque, de 1995 a 1998.

 

A presença do ministro-chefe da Secretária Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do ministro Luis Inácio Adams, Advogado Geral da União; do ministro do STF, Dias Tófolli; do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi uma demonstração de credibilidade e prestígio. Nunca se viu tanta autoridade na posse de um secretário como a de hoje. 

No inicio da cerimônia, o ministro Gilberto Carvalho leu mensagem do ex-presidente Lula “O governo Agnelo e sua equipe estão cumprindo missão espinhosa para resgatar a Administração Pública e a credibilidade do DF. Além da firmeza, ética do governo e competência política, exige muita paciência e perseverança. Qualidades que o atual governo tem de sobra. O nosso querido Berger pode dar uma importante contribuição para o sucesso dessa empreitada”, diz Lula. 

O governador Agnelo disse que “conseguimos arrumar a casa, equilibrar as contas e voltamos a funcionar como o governo que todo brasiliense merece. Berger, é importante por sua experiência e comprometimento com o serviço público, tem uma forma de atuação focada e muito eficiente. Ele ajudará muito o nosso governo a cumprir esta missão”, conclui o governador.

O Chefe da Casa Civil fez um pronunciamento cheio de emoção por voltar a colaborar com o GDF. Berger disse que chegava com humildade e disposição para somar e não dividir. Falou que “um governo é feito de símbolos, gestos e resultados. Isso lhe confere credibilidade. Para a administração pública ter êxito, é preciso que tenha unidade interna na equipe, compromisso bem definido, autoridade governamental definida e reconhecida e um modelo de gestão eficaz e de qualidade. O GDF pode se tornar, para o país, exemplo de um governo de participação social. O DF também pode ser referência no conceito de Território Cidadania. “Creio governador que sob o seu comando e orientação e com as prioridades definidas, devemos adotar um rigoroso plano de metas para servir de modelo de gestão. Tudo com qualidade no gasto público, transparência e ética”. O Secretário agradeceu o governador Agnelo pelo honroso convite.

 

Trote : ritual de violência

A semana que passou foi de episódios lamentáveis praticados por alguns veteranos para recepcionar os novos alunos de engenharia mecatrônica da UnB. Brincadeiras constrangedoras, uso de arma de choque e álcool foram usados com naturalidade como bem mostrou reportagem feita pelo Correio Braziliense. O trote aconteceu na sexta no campus Darcy Ribeiro ao lado da Faculdade de Tecnologia. Antes disso, na quinta-feira, alunos de 18 anos dos cursos de Agronomia e Ciências Contábeis da UnB, foram internados com coma alcoólica. Eles passaram por um trote no início da noite do dia 15 num bar da 408 Norte.

Os parentes dos alunos querem que os veteranos sejam punidos. Inclusive hoje uma comissão da Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do DF entregou ao Ministério Público representação contra a Universidade de Brasília. O presidente da Aspa-DF, Luis Cláudio Megiorim , quer que sejam tomadas providências enérgicas para acabar com tanto desrespeito. A UnB abriu uma sindicância para apurar o caso.

Este tipo de violência tem que acabar. É preciso tratar o ambiente acadêmico com o respeito que merece. Não são uns que vão manchar uma universidade da respeitabilidade da UnB. Se o trote é uma cultura das universidades, deveria ser feito com respeito e responsabilidade, pois o vestibular da UnB é um dos mais concorridos do país e os cursos tem respeito na América Latina. Esse fato lamentável tem de ser rigorosamente apurado, punindo os envolvidos. Quem faz isso é porque os pais não impuseram limites. 

 

Trabalho dos artesãos recebe reconhecimento

Em homenagem ao Dia do Artesão, o Liberty Mall está mostrando de hoje até o dia 21, das 10 às 20 horas, a arte  em flores do cerrado, cerâmica, fibra, metal, madeira e móveis. Além da beleza e qualidade de todos os produtos os visitantes do Shopping poderão assistir às oficinas que começam às 14 horas.

O artesanato é importante porque gera emprego e renda. Com bagagem cultural os artesãos retratam a história da capital e mostram o potencial econômico e turístico desta arte. Os visitantes de Brasília sempre levam uma lembrança e o artesanato é o preferido dos presentes.

A iniciativa do Shopping é louvável. Está dando visibilidade e possibilitando o aumento da renda dos artesãos.  

 

Sérgio Reis diz que esqueceu a asa delta

O consagrado cantor Sérgio Reis, que se recupera de um tombo que levou durante um show em MG, no dia 4 deste mês, foi homenageado pelo amigo Renato Teixeira com uma moda de viola. Ele se emocionou e até deu entrevista ontem para o Fantástico. Sérgio disse: “não tive aneurisma, nem nada, só desequilibrei no palco e esqueci que estava sem a asa delta”, disse sorrindo. Ele deverá ter alta em breve. O filho, Paulo Bavini, está otimista com a recuperação do pai, que quebrou duas costelas e teve problemas no ombro.

Sérgio está na estrada da fama desde 1960, na época da Jovem Guarda. Em 1972 ficou famoso com as músicas “Menino da Porteira”, “Panela Velha” e “Pinga Ni Mim”. Em 1976, protagonizou o filme Menino da Porteira e em 1990 participou da novela Pantanal e em 1996 da novela Rei do Gado. Ele é um ícone da música brasileira e tem milhares de fãs que estão rezando pela sua recuperação e lançamento do próximo DVD. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 17/03/2012

Domingo às 13 horas temos um encontro

No programa “Brasília na TV”, de amanhã, na TV Brasília/Rede TV, Gilbert Di Angellis conversa com os cantores sertanejos de Minas Gerais, Mattos e Matheus. A dupla veio à Brasília divulgar o novo CD nas rádios da cidade e o Brasília na TV mostra os principais sucessos e porque a agenda deles é bastante concorrida.

 

O programa também mostra as novas unidades que o Sigma tem no Distrito Federal. O diretor Reginaldo Loureiro conta como é ter as maiores aprovações no PAS e o primeiro lugar geral da Universidade de Brasília e como o colégio prepara os alunos, também para a vida.

O empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, primeira administradora de cartões benefícios de Brasília, fala das vantagens deste cartão para os trabalhadores e como as empresas podem dar dignidade aos seus funcionários. E conta também como conseguiu expandir para o Brasil. Tudo isso amanhã a partir das 13 horas. Eu espero você.

 

Copa Solidária Operários da Bola foi um sucesso

O Estádio Nacional de Brasília mostrou a integração e descontração entre os trabalhadores da construção da Arena, que será palco do maior evento esportivo do mundo. Mil funcionários foram divididos em 64 times com cerca de 15 integrantes. Cada time representou um país participante da Copa do Mundo 2014.

Após a execução do Hino Nacional o governador Agnelo Queiroz deu o pontapé inicial para a partida entre Estados Unidos e Nicarágua.

O time que representava os Estados Unidos fez o primeiro gol às 16h03. O autor do gol foi o carpinteiro Hélio Pereira dos Santos.

Serão 5 rodadas aos sábados. As competições ocorrerão em duas fases. A primeira em dois tempos de 10 minutos cada e é eliminatória. A segunda em dois tempos de 15 minutos cada. 16 times se classificarão para as oitavas de final.

O término está previsto para 21 de abril. Os três primeiros colocados receberão troféu e os jogadores destes times, medalhas de ouro, prata e bronze. O maior artilheiro e o goleiro menos vazado receberão medalhas.

 

Brasília vai ter um Centro de Informação sobre Água

O presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF, Vinícius Benevides, foi à França para assinar Protocolo de Intenções com o Departamento Internacional da Água –Oieau, um dos mais especializados do mundo em recursos hídricos e saneamento básico. Com isso o departamento de águas francês, irá dotar o Distrito Federal das técnicas mais avançadas da atualidade em administração de recursos hídricos.

Isto vai possibilitar a criação de um Centro de Informação sobre a Água. Além dos funcionários da Adasa a comunidade também será beneficiada com informações sobre a preservação e uso racional da água, manutenção das reservas e recursos hídricos e com a sustentabilidade.

A Adasa será referência internacional graças ao empenho do presidente Vinícius Benevides e sua equipe.

 

Sistema de Saúde digno e humanizado

Depois de ficar fechada desde 2010, a Gastroproctologia do Hospital Regional da Asa Norte, foi reformada e modernizada para atender melhor os pacientes. A partir de agora poderá fazer até 16 endoscopias por dia num espaço amplo e confortável, com duas salas para realizar os exames, ambiente de repouso para o paciente, três consultórios, uma sala para laudo médico, uma sala para agendamento de exames e dois banheiros para pessoas com necessidades especiais.

As novas instalações foram entregues ontem pelo governador Agnelo Queiroz e pela primeira-dama, Dra. Ilza Queiroz e conta com sete gastroenterologistas, dois proctologistas, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem.

Alem disso o governador entregou o setor de neurologia, reumatologia, cirurgia bariátrica, reabilitação e medicina do sono. Segundo Dr. Agnelo as novas alas possuem equipamentos de primeira geração, serviços de alto nível e profissionais de qualidade. “Vamos melhorar a assistência clínica e a agilidade no hospital”, declarou o governador.

Este serviço vai beneficiar de imediato as mais de 500 pessoas que vão ao Pronto-Socorro do Hran todos os dias e também mais centenas e centenas de pacientes que estavam aguardando por este atendimento especializado.

 

Moscas sem sexo buscam compensação no álcool

A revista científica Science,uma das mais respeitadas no mundo, divulgou na sua edição de 16 deste mês, pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, EUA, onde mostra que moscas macho em abstinência sexual procuram recompensa fisiológica no álcool.

Os pesquisadores, liderados pela neurocientista Galit Shohat-Ophir, estudaram 24 moscas do sexo masculino onde a metade conviveu com moscas do sexo feminino em fase de acasalamento e a outra metade com fêmeas que impediram o acasalamento. Depois dos testes os cientistas transferiram as 24 moscas macho para recipientes contendo alimentos com álcool e sem álcool. Os machos que se acasalaram preferiram o alimento sem álcool enquanto que os rejeitados preferiram o alimento com álcool e comeram quatro vezes mais. Esta preferência ao álcool como compensação da falta de sexo se deve ao neurotransmissor chamado NPF. Os cientistas perceberam que os machos rejeitados tinham a metade do NPF no cérebro. Quanto menor este índice maior a chance de recorrer ao álcool.

Os humanos têm molécula semelhante que é a NPY que é uma substância que faz a comunicação entre os neurônios e pode ser considerado o principal estimulante da fome, vícios e prazeres. Este estudo com as moscas das frutas pode servir de base para saber o que leva uma pessoa a beber descontroladamente. 

 

Supercofre de Sementes

A maior reserva de sementes do mundo este encravada em uma montanha de Longyearbyeu, capital do arquipélago de Svalbart, nas terras geladas da Noruega e chegou a 500 mil espécies. A grande caixa forte foi construída para proteger a biodiversidade ameaçada pelas mudanças climáticas, as guerras e as catástrofes naturais. Isto vai possibilitar desenvolver cultivos mais resistentes ao aquecimento global e também garantir alimento para os cerca de nove bilhões de habitantes em 2050.

As sementes são conservadas à -18°c, em ótimas condições em até 20 mil anos sob a proteção da Aurora Boreal da Noruega. O local pode receber até 4,5 milhões de amostras que continuarão sendo propriedades dos que as depositaram. O Brasil ainda não mandou nenhuma semente. Esta reserva de segurança é um patrimônio da humanidade. 

Dia 15 a “Arca de Noé Verde” se abriu para o mundo e permitiu registrar o recebimento de sementes de feijão silvestre da Costa Rica, que resiste a um fungo devastador e as de um morango silvestre recolhidas na margem de um vulcão das Ilhas Russas Sakhalin. Este banco é uma medida de referência da biodiversidade e resiste a terremotos, maremotos e inundações.

 

Este “Cofre” faz parte de um acordo internacional para proteger e melhorar os recursos genéticos de plantas do mundo. Cerca de 120 países fazem parte do acordo.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 16/03/2012

Looks sofisticados para pisar firme e com elegância 

Nas quatro principais semanas da moda no mundo o que se viu foi a máxima “é hora de subir no salto”. Em Paris, Londres, Milão e Nova York os sapatos de saltos altos reinarão absolutos no inverno 2012.

Neutros clássicos ou trabalhados, os sapatos femininos chegam estilosos e com elementos que fazem deles os destaques dos mais variados looks. Sofisticados ou tradicionais, finos ou grossos não importa pois os detalhes aplicados nos calcanhares e nas laterais, garantem destaque para os pés.

O que vimos nos lançamentos e nas passarelas internacionais são calçados que prometem conquistar às mulheres pela beleza e ousadia. E claro tem de ter conforto. Alguns modelos para você curtir e se apaixonar.

 

Um brinde à amizade

A empresária Patrícia Viçosa e o renomado advogado Pedro Calmon abrem as portas da mansão no Lago Sul para receber seletos amigos hoje à noite. O jantar será especial com iguarias que Patrícia costuma sempre surpreender os convidados. Dentre eles, Paleta de Cordeiro com ervas finas e vinho. Para acompanhar, os melhores rótulos de vinho tinto. O cordeiro é uma iguaria típica da região serrana do sul do Brasil e apreciado pelos mais exigentes paladares.

Patrícia administra a fábrica de pastéis Viçosa, marca registrada na cidade, uma forneria e o Bar Combinado Viçosa. Ela sabe que a competência, a ética e a dignidade são ingredientes imprescindíveis para o sucesso, por isso oferece excelência nos seus produtos e serviços.

O prazer dos banquetes não está nos pratos, mas nos amigos que nos acompanham à mesa, por isso é que estes encontros são importantes para estreitar os laços de amizade e respeito ao semelhante.  

 

Mulheres estudam mais que os homens

Isto foi o que concluiu uma pesquisa feita pela Codeplan sobre a situação das mulheres nas regiões administrativas do DF. Foram avaliadas, até agora, 24 cidades. Falta o Sia, Octogonal, Sudoeste, Park Way, Plano Piloto, Lago Norte e Lago Sul. Este trabalho tem como objetivo avaliar a situação das famílias, como vivem e o que precisam para ter melhores condições de vida.

Nas 24 regiões existem 2,3 milhões de pessoas, destas 1,2 milhões são mulheres o que equivale a 52,49% . Nas regiões de renda média alta como Cruzeiro, Águas Claras e Jardim Botânico 40% das 100 mil mulheres que formam a população feminina são servidoras públicas. Mas a renda mensal das mulheres é pelo menos 50% inferior a dos homens. Isto foi comprovado no Jardim Botânico onde a renda média da mulher é de 2 mil mensais e a dos homens é de 4 mil reais mensais.

O levantamento também concluiu que a força de trabalho está voltada para as funções de comércio, educação,administração pública e serviços domésticos. Esta pesquisa é um salto de qualidade nas políticas públicas que o GDF executa.

 

O pioneiro Cléo Octávio recebe homenagem da JG Gontijo

O empresário Paulo Octávio vem, há muitos anos, por meio de sua Construtora PaulOOctávio Empreendimentos Imobiliários, homenageando várias personalidades com seus nomes eternizados nas fachadas dos edifícios que constrói na cidade. A empresa reconhece, com este gesto, o valor daqueles que consolidaram Brasília com suor, trabalho, coragem, dedicação e competência.

Dentre os valorosos desbravadores estão: Newton Rossi, Geraldo Vasconcellos, Evaristo de Oliveira e tantos outros ilustres desbravadores.

Para minha surpresa, quando fui entrevistar o empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, passei pelo Setor Médico Hospitalar Norte e vi um grande canteiro de obras, onde será construído um edifício todo em bronze, ao lado do prédio de Clínicas, e em frente ao Hran.

A construção é da JG Gontijo e o prédio é uma homenagem ao saudoso dentista Cléo Octávio (maquete ao lado). É muito bom ver um nome tão digno sendo eternizado em bronze pelo empresário José Celso Gontijo.

Paulo Octávio, filho do homenageado, deve estar emocionado. Ele que tanto homenageia os pioneiros viu agora o seu pai sendo homenageado com o Centro Clínico Cléo Octávio por uma construtora de respeito como esta. 

 

Qualificar quem vive no campo

Esta é uma das prioridades do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que quer, também, melhorar as condições nos assentamentos e aumentar a renda da agricultura familiar. Inclusive a presidenta Dilma deve lançar, nos próximos dias um programa de educação para os moradores do campo.

Vem em boa hora a decisão da presidenta pois o clima de insatisfação das organizações que lutam pelas melhorias no campo é grande. Inclusive as mulheres campesinas, que defendem os interesses das camponesas, de pequenos e médios agricultores e trabalhadores agrícolas, comemoraram o Dia Internacional da Mulher com manifestações em rodovias, ocupações de fazendas e de órgãos públicos em todo o país. Esta atitude deve-se à insatisfação com as linhas de crédito destinadas à agricultura familiar.

 Dentre as organizações que lutam pelas melhorias no campo estão a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar –Fetraf, o MST e a Via Campesia. Elas prometem um abril Vermelho em todo o Brasil.

 

Agricultores amargam prejuízos devido variação do tempo

As hortaliças são fontes de vitaminas, fibras e sais minerais essenciais para a alimentação humana. Como são pobres em gorduras são mais saudáveis. E devido seu valor medicinal contribuem para a prevenção de inúmeras doenças. Por isso a recomendação de comermos todos os dias.

Neste período estão em falta nos supermercados e verdureiros tudo porque o tempo no DF tem variado muito. Primeiro foi a seca, baixa de umidade e calor intenso. O calor excessivo combinado com a alta umidade que vem da Amazônia provou várias tempestades. No mês de fevereiro tivemos gelo, de até 15 cm que cobriu plantações e uma chuva de granizo que durou cerca de 20 minutos atingindo o Cinturão Verde de Brasília e destruindo várias plantações. Isto afetou o fornecimento, pois eles abastecem a cidade e até exportam alimentos para outras localidades.

Plantações de hortaliças, milho e maracujá foram perdidas. Os agricultores estão arcando com os prejuízos. As folhagens como alface, rúcula, almeirão, chicória, brócolis, couve e também pimentão, repolho e alho poro são os produtos que mais perderam qualidade devido ao excesso de chuva e isto reduz a oferta e conseqüentemente faz o preço subir. O jeito é esperar este período chuvoso passar para podermos consumir sem gastar muito.

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 224 de 244
RocketTheme Joomla Templates