Coluna da Bernadete Alves - dia 07/12/2011

Prêmio Jovem Cientista

Aconteceu ontem a entrega do XXV Prêmio Jovem Cientista a estudantes do RJ, SP, Paraíba, MG, Tocantins e DF. O Jovem Cientista é um estímulo para o surgimento de soluções inovadoras e criativas . Foram 2.321 trabalhos para análise o que significa um recorde de inscrições desde que o prêmio foi instituído.

 

A presidenta Dilma recebeu os vencedores do tema “Cidades Sustentáveis”, ao lado da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; do presidente da Câmara, Marco Maia; do presidente do CNPq, Glaucius Oliva; do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto; da vice-presidente do Instituto Gerdau, Beatriz Johannpeter e do presidente da GE na América Latina, Reinaldo Garcia.

Dez pessoas foram premiadas. Na categoria Graduado: 1º lugar recebeu 30 mil, o 2º 20 mil e o 3º 15 mil reais.  Estudantes: 1º lugar recebeu 15 mil, o 2º 12 mil e o 3º 10 mil reais.  Os do Ensino Médio do 1º ao 3º lugares receberam um computador e uma impressora multifuncional.

A engenheira Civil, Alejandra Gómez, mestra em Geotécnica pela UnB, onde cursa doutorado, comprovou que restos da construção civil podem ser usados para deixar as estradas mais resistentes e com custo mais barato. O entulho das obras pode substituir a brita. Foram os entulhos do Estádio Nacional de Brasília que despertaram o interesse pela pesquisa e garantiram o 3º lugar.

Mérito Institucional foi para o Colégio Stella Maris (RS) e  para a Universidade Federal de MG. Cada uma recebeu 35 mil reais. E a Menção Honrosa premiou com 20 mil o pesquisador Dr. Lázaro Valentin Zuquette da Universidade de SP.

 

Confraternização do Clube Internacional

A médica Maria Luiza Mathias, ao lado da diretora Marlene da Souza (foto), recebe, em grande estilo hoje às 12h30 no Clube do Exército as integrantes do Clube Internacional e a imprensa para confraternização.

Como é de costume, sempre em dezembro as associadas brasileiras e as estrangeiras se reúnem para celebrar a amizade e a fé. A diretoria do Clube aproveita para agradecer todo o trabalho realizado em prol da cidadania e desejar que 2012 seja maravilhoso para todos.

O Clube do Exército ficará repleto de mulheres bonitas, elegantes e dedicadas à causa social e a promoção dos valores básicos da vida.

 

 

Disque Corrupção

0800-644-9060 é o número para todos os brasilienses denunciarem as irregularidades nos contratos das empresas com o governo. As pessoas podem fazer as denúncias pelo telefone ou ir pessoalmente à Ouvidoria Geral do Governo. Tudo é apurado e divulgado no Portal da Transparência.

O lançamento de mais este canal de ligação entre o GDF e a população será amanhã. Este é o primeiro passo para combater a corrupção com a ajuda do povo que ao denunciar de forma eficiente e responsável está mostrando a repulsa do consciente coletivo.

Todos somos iguais perante a lei e, portanto, merecedores do mesmo tratamento. Todo o cidadão lesado deve denunciar e cobrar uma solução por parte das autoridades constituídas. Só a mudança de atitude vai dar um basta a tudo isso. 

 

 

Bolsa Atleta

Termina no dia 16 deste mês o prazo para as Federações indicarem seus atletas para receber a Bolsa da Secretaria de Esporte em 2012. As inscrições deverão ser feitas na Ala Sul, térreo do Centro de Convenções Ulysses Guimarães das 9 às 12 e das 14 às 18 horas.

O “Bolsa Atleta” foi criado para custear os treinamentos dos atletas e atende em 16 modalidades esportivas. A exigência é que o beneficiado tenha 3 anos de residência no Distrito Federal e mais de 12 anos de idade. Os atletas indicados devem comparecer à Secretaria de Esporte de 2 a 6 de janeiro de 2012 para assinar o Termo de Adesão. Mais informações pelo telefone 3342-1203.

O Secretário Célio René Trindade (foto), ex-atleta de Karatê, onde foi 6 vezes campeão brasileiro e com 4 títulos pan-americanos sabe o quanto essa ajuda é fundamental no inicio da carreira. E também porque o secretário René , como professor da Fundação Educacional desde 1997 e presidente da Federação de Karatê do DF até assumir a pasta, sempre foi um porta voz dos esportistas de Brasília junto ao governo local e federal e agora, com poder de decisão ,está ajudando na construção dos talentos esportivos da cidade.

 

Sociedade Esportiva do Gama

O alviverde, no auge dos seus 36 anos, será comandado por Oldemar Bezerra, que terá como vice-presidentes Antônio Cândido e Miguel Perez. O conselho deliberativo ficou à cargo de Antônio Alves, o “Tonhão”. Paulo Goyaz, que já presidiu o clube responderá pelo conselho fiscal ao lado de Flávio Raupp e Alfredo Braga. O responsável pelas contratações é Floylan Pinto. nova diretoria terá a missão de deixar o Gama preparado para o Campeonato Brasiliense que começa no dia 22 de janeiro de 2012 quando o time enfrenta o Sobradinho.

O Boteco do Zé, no centro da cidade do Gama, foi o palco da criação da Sociedade Esportiva do Gama, fundado em 15 de novembro de 1975 com as cores verde e branco. Viveu no inicio tempos áureos depois amargou derrotas nos anos 80. Em 1990 renasceu nas mãos do presidente Carlos Antônio Macedo, Wagner Marques e Agricio Braga quando conquistou o campeonato brasileiro da Série B em 1998. Em 2008 cai par a 3ª divisão. Em 2010 foi rebaixado para a quarta divisão.

Como é sempre tempo de recomeçar vamos torcer para que o Gama encontre seu caminho de glória. Que 2012 seja diferente e que o guerreiro verdão alegre sua torcida no Bezerrão. Aliás o estádio, com capacidade para 20 mil torcedores é o primeiro do Brasil a atender todas as exigências da Fifa para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. 

O Bezerrão pertence ao Governo do Distrito Federal foi inaugurado em 1977 e reinaugurado em 19 de novembro de 2008 para o amistoso entre as seleções do Brasil e de Portugal.  

 

Quatro rodas contra duas é covardia

Brasília é uma cidade planejada com largas avenidas e isto possibilita muitos motoristas a andar em alta velocidade. Resultado: acidentes e mais acidentes. A maioria poderia ter sido evitado se o motorista tivesse atenção redobrada.

O triste é a gente ver ciclistas correndo risco de vida porque alguns motoristas de ônibus e de caminhões se consideram superiores a que anda de bicicleta e moto. Claro que não podemos esquecer que tem motoqueiro imprudente. Que pensa que as ruas de Brasília são só suas.

A imprudência e o excesso de velocidade dos motoristas são facilmente observados. Há carros que até andam pelo acostamento, motoqueiros que fazem malabarismos entre os carros e há também ciclista que pedala em sentido contrário ao tráfego. A falta de atenção de um motorista de ônibus fez mais uma vítima no último dia 5 em frente o Memorial JK.

O desrespeito ao ciclista parece estar generalizado nas ruas de Brasília. Mesmo em pelotão e com equipamentos de segurança e respeitando as regras de trânsito eles continuam correndo risco. E não é só no Eixo Monumental até na Estrada Península Norte, Lago Norte, Eixão e Rodoviária a gente vê cenas lamentáveis. Todos nós temos o dever de seguir as regras e manter a paz no trânsito. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/12/2011

Competência Exemplar

Fátima Bernardes e Willian Bonner me conquistaram pelo profissionalismo, carisma e credibilidade. Um casal 10 no comando do Jornal Nacional. Sou sua fã de carteirinha e também da mãe dedicada dos filhos Vinícius, Laura e Beatriz.

Fátima iniciou na Globo há 24 anos como apresentadora do telejornal RJ/TV. Dali em diante começou a escrever sua história de sucesso. Apresentou o Jornal da Globo, Fantástico, fez reportagens inscríveis , editora chefe do Jornal Hoje quando em março de 1998 vai para a bancada do JN ao lado de Bonner. 

Fátima é uma mulher digna que tem o dom da palavra. E é também muito corajosa pois deixar o Jornal Nacional, que há 42 anos lidera a audiência, para um novo desafio é típico de quem faz seu próprio caminho. Tenho certeza que a partir de 2012 as manhãs da Globo vão ser bem mais especiais. Boa sorte, Fátima. Obrigada por dignificar o telejornalismo brasileiro.

 

A colônia comanda a cidade

Foi com alegria que recebi do jornalista Miguel Monte, Assessor de Comunicação do Gabinete do Prefeito João Mário Cristofori, de Jaguari-RS que o presidente da Câmara de Vereadores, Ézio Jocelito Silva, que é também presidente do PMDB em Jaguari, foi empossado no cargo de Prefeito em Exercício daquele município.

Jaguari é uma terra muito especial, pois foi lá que nasci, na área rural, no quarto distrito, e depois fui para a cidade estudar no Colégio São José. A base de toda a minha educação. Jaguari é a cidade das belezas naturais, terra que valoriza as raízes culturais e históricas, é onde tem o Grito do Nativismo e a querida Rádio Jaguari, que ouvia desde criança, pois era o único meio de informação para os moradores do campo. Um veículo que leva informação e alegria para toda a região e que foi fundada em 15 de abril de 1953 e que se mantém firme e forte na missão de bem informar. É constituída de pessoas de espírito cívico que agem tendo em vista os superiores interesses da coletividade.

Uma dessas pessoas é o prefeito João Mário, que nasceu no terceiro distrito de Jaguari, e o outro é o prefeito em exercício Ézio Jocelito que mora no quarto distrito. Professor atuante, que dirigiu a escola da localidade por muito tempo, agricultor e líder comunitário que exerce a sua responsabilidade social com alegria. São dois homens de caráter firme, colunas mestras da sociedade a que pertencem. Ânimo resoluto próprio dos filhos da área rural. É o campo no comando da cidade.

O município, todos sabemos, é o esteio fundamental do país. Colabora para uma Nação rica e respeitada. Jaguari não é só orgulho do Rio Grande do Sul mas também do Brasil pois tem gente honrada, trabalhadora e solidária. 

Na foto: O prefeito interino Ezio Jocelito com o prefeito João Mário. 

 

Vale Shop, o cartão que dá dignidade ao trabalhador

O empresário Marconi de Souza é pioneiro na distribuição de cartões benefícios. A Vale Shop também está em Goiânia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e a meta é estar em todo o território nacional . Se depender da garra e determinação Marconi vai conseguir pois trabalha desde os 9 anos de idade. Ensinamentos que está passando para o seu filho Marconinho que está estudando no Reino Unido.

 

Zoológico está de luto

A girafa Leo (foto ao lado), que tinha 17 anos, depois de passar 14 anos proporcionando alegria para as crianças foi encontrado morto na manhã de ontem. Leo veio da África do Sul no dia 4 de dezembro de 1997. A primeira companheira foi Bia, que com ele teve dois filhotes e que morreu em 2003. A segunda companheira foi Yaza que chegou em 2004 e é mãe da pequena Ivelise. Dócil, meigo e de fácil trato era uma das atrações principais do Zoo. Uma perda lamentável.

Girafa é a designação dada a mamíferos ruminantes. Na África acreditava-se que resultava da mistura de uma fêmea camelo e de um macho leopardo. O macho chega a 6 metros de altura com uma língua que alcança até 50 cm. Com isso a girafa pode limpar a própria orelha. Para fugir dos predadores pode atingir velocidade de 47 km/h. As girafas dormem 2 horas por dia e em pé. Se estiverem completamente seguras se deitam no chão para descansar. A cria nasce com 2 metros e leva 15 meses para nascer. 

 

Na foto acima: A ex-governadora Ivelise Longh, atual presidente da Codeplan, com Yaza e a girafinha que foi homenageada com o seu nome. 

 

Cirurgia Bariátrica na pauta de hoje

O renomado cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Luiz Fernando Córdova, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica fará hoje às 19h30 no auditório do Hospital Brasília, no Lago Sul, uma palestra sobre este método eficaz no tratamento da obesidade mórbida o controle do peso em longo prazo e os outros benefícios advindos da cirurgia.

Dr. Córdova participou, em setembro, em Hamburgo na Alemanha do Congresso Internacional de Cirurgia Bariátrica e trouxe na bagagem novas técnicas para que a pessoa emagreça com saúde e evite a reengorda futura. Em novembro esteve em Gramado-RS participando do XII Congresso da SBCBM , com o tema: como evitar complicações após a operação. A palestra é mais uma contribuição deste profissional que admiro e respeito para a saúde do Distrito Federal.

 

Sempre é hora de combater a Dengue

O ministro da Saúde Alexandre Padilha, fez ontem pela manhã um alerta para o surto de dengue no Distrito Federal, Centro Oeste e mais 48 municípios em todo o Brasil. O ministro disse que o mosquito Aedes Aegypti está se reproduzindo em 1,1% das residências do Distrito Federal, segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação, feito durante os meses de outubro e novembro deste ano.

Em 2012 o estudo será feito três vezes ao ano. O ministro Padilha está convocando a população para se juntar a esta causa. Hábitos simples como limpar e tampar a caixa d’água, não deixar água parada, limpar o quintal, não deixar pneus velhos e garrafas com água, trocar a água das plantas aquáticas, são procedimentos que ajudam a combater os focos do mosquito transmissor da doença. Colaborar com esta campanha é um ato de cidadania. O GDF está fazendo a sua parte para reduzir os criadouros. Monitorar a dengue é um método utilizado em todo o mundo. Colaborar é obrigação de todos nós.

 

Confraternização do STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler recebe hoje para jantar de confraternização todos os ministros do STJ, os que já se aposentarem e os desembargadores que foram ministros substitutos para agradecer pelos serviços prestados à Casa. Esta atitude representa a unidade do tribunal.

O ministro Ari também comanda o Conselho da Justiça Federal, que supervisiona a Justiça Federal de primeira e segunda instâncias. Ele é um jurista notável, um magistrado muito experiente que sempre privilegiou a qualidade nos julgamentos.

Antes de ser ministro foi procurador da República, Juiz Federal, Juiz do Trabalho Regional Federal. Ministro do TSE, Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral. Ari Pargendler nasceu em Hamburgo na Alemanha mas naturalizou-se brasileiro. Tem orgulho de ser gaúcho de Passo Fundo. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/12/2011

Anjos do Sigma

É um projeto de ação voluntária que estimula os alunos do ensino médio a ter um olhar cuidadoso sobre o outro. É um puro exercício de cidadania que estimula a solidariedade, o respeito e o amor ao semelhante. Eles proporcionam momentos inesquecíveis para as crianças de creches públicas do DF. A última ação de 2011 aconteceu no Sigma da Asa Sul onde centenas de crianças receberam dos alunos carinho, diversão e brinquedos. Confira na reportagem de Gilbert Di Angellis

 

Nas ondas do Rádio

O comunicador Carlos Campbell, que ancorou o Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico, o precursor do DF/TV , o primeiro apresentador do Bom Dia DF e chefe da Sucursal da Globo em Brasília, comanda todas as terças-feiras o programa de rádio “Conversa com o Governador”.

Amanhã, na Rádio Cultura FM (100,9) às 7 h com reapresentação às 9 h, 12 h e 18h30 o governador Agnelo Queiroz vai falar dos investimentos que fará no esporte universitário, as obras no Centro Olímpico da UnB e o que está fazendo para colocar Brasília em destaque no esporte nacional e internacional.

O programa “Conversa com o Governador” significa a transparência nas ações públicas e a prestação de contas de todas as ações executadas. Este programa de rádio foi idealizado pela Secretaria de Comunicação para estreitar o diálogo com a população, e renovar o compromisso em melhorar a saúde, a educação, a segurança e o transporte. A Secretária Samanta Sallum, jornalista das mais respeitadas na cidade, sabe que a trasparência, a ética e o comprometimento com a palavra assumida  garantem uma gestão pública de qualidade. E um novo caminho se faz assim. 

Crédito da foto: Roberto Barroso

 

O mais influente de 2011

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar concluiu o resultado da pesquisa que faz anualmente entre os “100 Cabeças” do Congresso. A consulta dos parlamentares aconteceu de 26 de outubro a 1º de dezembro. O resultado foi equilibrado devido ao peso político entre situação e oposição. Ao todo 128 parlamentares foram votados sob a coordenação-geral de Antonio Augusto de Queiroz. O PT foi o partido com maior número de participação.

O campeão dentre os 100 mais influentes do Congresso Nacional é o Deputado Marco Maia (foto) do PT/RS que está no 3º mandato, com 42 votos; em 2º lugar o Deputado Candido Vaccarezza do PT/SP, 2º mandato, com 37 votos; em 3º lugar o Senador José Sarney do PMDB/AP, no 5º mandato, com 35 votos; em 4º lugar o Deputado Henrique Alves do PMDB/RN, no 11º mandato com 30 votos; em 5º lugar Senador Romero Jucá do PMDB/RR, no 3º mandato com 23 votos; em 6º lugar deputado ACM Neto do DEM/BA, no 3º mandato com 22 votos; em 7º lugar o Senador Renan Calheiros do PMDB/AL, no 3º mandato com 22 votos; em 8º lugar Senador Demóstenes Torres do DEM/GO, no segundo mandato com 21 votos; em 9º lugar o Deputado Duarte Nogueira do PSDB/SP, no 2º mandato com 20 votos e em 10º lugar o Deputado Paulo Teixeira do PT/SP, no 2º mandato com 20 votos.

O Diap foi idealizado pelo advogado trabalhista Ulisses Riedel de Resende e fundado em dezembro de 1983. Congrega centrais, confederações, sindicatos e associações em todo o país. O objetivo principal é atuar junto aos Poderes da República para transformar em normas legais as reivindicações da classe trabalhadora. 

 

Brasiliense se destaca na University of ST ANDREWS

 

Marconi de Souza Filho está cursando Economia e Filosofia na Universidade mais antiga da Escócia, a mesma em que o príncipe William e a princesa Kate Middleton estudaram. Há dois anos morando e estudando no Reino Unido, Marconinho se tornou um líder estudantil e foi convidado para ser membro do Clube de Vela da Universidade. Ele é filho de Lucila e do empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop.

 

Os 40 Anos da Sonda Engenharia

O empresário João Mathias de Souza Filho comemorou em grande estilo os 40 anos da sua empresa no Iate Clube. A Sonda é referência nacional em sondagem, contenções e fundações das principais obras do DF. Dentre tantos serviços de excelência destaque para o Edifício Sede da ECT, o Colégio Militar de Brasília e toda a quadra residencial da 206 norte.

Dr. João Mathias presenteou os colegas engenheiros e os estudantes universitários com uma palestra do renomado Dr. Luciano Décourt sobre fundações e contenções em solos lateríticos. Depois homenageou os primeiros colaboradores da empresa e os convidados com o pianista mineiro Carlos Alberto de Deus. Tudo perfeito ao estilo de quem foi ministro do TST.

 

João Mathias com a esposa Sonia Fonseca, as filhas Renata Stankovits Mathias Alejandro e Jaqueline Stankovits Mathias e os netos Lucas, Cauê e Rafaela.

 

Na esquerda: O presidente da Sonda Engenharia com o palestrante Luciano Décourt.

Na direita: Dario Clementino, Fernanda e Júlio Cesar Peres, presidente do Sinduscon.

 

Na esquerda: O desembargador André Damasceno com João Mathias.

Na direita: Márcio Machado, Juvenal Batista presidente da Novacap e João Pimenta presidente do Clube de Engenharia. 

 

Na esquerda: Os engenheiros Frederico Carneiro, Edson Ribeiro, João Mathias, Paulo Abreu e Mauro Lins.

Na direita: João Mathias, Sônia Fonseca, os diretores do Santander Almerindo e Wagner e o engenheiro Vargas Jr.

 

Exercícios Físicos aumentam a inteligência 

Com o ano letivo chegando ao fim é bom as mães começarem a planejar diversões para os filhos. Normalmente os adolescentes preferem o computador e as crianças os games. E isto se for o tempo todo causa isolamento e sedentarismo. E uma coisa preocupante é o alto índice da obesidade infantil assim como os problemas de colesterol e de triglicérides.

O ideal é a gente desenvolver nos filhos o prazer pelas atividades ao ar livre desde cedo. Correr, andar, pular corda, nadar, jogar bola, andar de bicicleta e de patins. As opções são inúmeras e cada um pode escolher a que mais se identifica. E como Brasília tem muitos parques e também vários lugares para a prática de exercícios físicos a mente e o corpo ficarão mais saudáveis sem gastar nada.

Além de todos estes benefícios uma pesquisa feita em uma Universidade de Ilinóis  nos Estados Unidos comprova que as crianças que praticam exercícios físicos desde cedo apresentam o hipocampo, aquela parte do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado, 12% maior em comparação com aquelas sedentárias. Agora temos mais um motivo para não abrir mão da atividade física. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/12/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV amanhã, domingo às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir a solidariedade dos alunos do 2º grau do Sigma na reportagem de Gilbert Di Angellis.

 

Os Anjos do Sigma e professores recebem crianças de creches do DF na unidade da 912 sul para uma manhã cheia de atrações, contam o que é ser cidadão e como escolheram os presentes para as crianças. Depois você vai saber as vantagens de ter um cartão Vale Shop.

 

Reforço no Combate ao Fogo

Mesmo em período de chuva em todo o DF ninguém esquece as queimadas que destruíram o nosso cerrado, florestas, reservas e até os espaços públicos como o Jardim Botânico e a Água Mineral. O fogo colocou em risco a vida dos animais silvestres e comprometeu a qualidade de vida das pessoas que respiravam tanta fumaça.

 

Todos os anos na época de seca o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil trabalham incessantemente para combater os inúmeros focos de incêndio, que muitas vezes é criminoso. Para resolver de vez todas estas tragédias só com muita tecnologia.

E foi isso que aconteceu quando o governador entregou dois aviões Air Tractor, fabricados nos EUA, ao preço de US$ 1,9 milhão cada, para o Corpo de Bombeiros. Este é o reforço que a Corporação precisava. As ações de prevenção e de combate podem agora ser melhor executadas.

Este é o primeiro avião do Brasil e o modelo é usado nos EUA, Nova Zelândia, Israel, Chile, Argentina, Espanha e Austrália. A aeronave tem capacidade de carregar 3 mil litros de água por viagem e substitui o trabalho de 600 homens e leva só 3 minutos para ser reabastecido.

Vai funcionar de forma decisiva no combate ao fogo pois 4 pilotos do Corpo de Bombeiros foram treinados nos Estados Unidos para operar a super máquina. O comandante do CB, coronel Márcio de Souza Matos disse que agora os incêndios terão tolerância zero.

 

O cantor italiano Luciano Bruno canta e encanta

A grande atração da noite solidária do Correio Braziliense foi o talentoso cantor e pianista Luciano. Com uma voz inconfundível relembrou sucessos como champagne, Il Mondo, Lo Che Amo Solo Te, Balliamo e tantas músicas dançantes e envolventes. Ele conta sobre a carreira, os filhos e o DVD Uma notte in paradiso. Confira.

 

 

Carregar tudo nas costa

Além dos estudantes que carregam literalmente o conhecimento na mochila, as mulheres com tantas obrigações pessoais, profissionais e familiares sentem nas costas o peso de todas as atividades do cotidiano.

Mas não é só os afazeres que causam dor nas costas. Os especialistas em ortopedia e traumatologia alertam para o uso continuo do salto alto, a má-postura, o sedentarismo e o estresse como colaboradores deste desconforto.

Quando a gente chega em casa, cansada, senta ou até deita no sofá para relaxar e assistir TV e só depois de um tempo percebe que em vez de descansar está com dor lombar. É a má-postura que causa este desconforto. Então é preciso cuidar da postura até mesmo diante do computador.

A dor é um alerta que o corpo dá de que alguma coisa não vai bem. É preciso investigar a dor e não apenas tratá-la.

 

Hora da verdade

Domingo será um dia especial para os amantes de futebol: chegou a última rodada do Brasileirão. A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol terá todos os jogos realizados às 17 horas. Todos os clássicos possíveis na Série A aconteceram domingo. Destaque para os clássicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. No Pacaembu (SP), o Corinthians depende só de suas forças para se tornar campeão. Precisa apenas de um empate contra o arquirrival Palmeiras. Já o Vasco enfrenta, no Estádio Engenhão, o Flamengo.

O primeiro briga pelo título e precisa de uma vitória somada ao tropeço corinthiano. Já o time rubro-negro com um empate se classifica para a Libertadores. Em Minas, Atlético Mineiro terá a chance rebaixar o Cruzeiro, que briga pra se manter na 1ª divisão. Já no Rio Grande haverá Grenal. O Inter quer uma vaga no G-5; o Grêmio quer atrapalhar os planos do colorado. No Paraná teremos um dos jogos mais tensos do campeonato.

O Atlético Paranaense, que está na zona de rebaixamento, enfrenta o Coritiba. O time rubro-negro precisa de uma vitória e do tropeço de dois times: Ceará e Cruzeiro. Por fim, o Ceará também necessita vencer e ver o Cruzeiro não “sair com os 3 pontos”. Fato é que será uma rodada de muitas emoções, felicidades e sofrimentos. O Campeonato Brasileiro mais equilibrado da história vai chegando ao fim. Boa sorte aos torcedores dos 19 times brasileiros (é claro que não vou desejar sorte ao Inter). Por Gilbert Di Angellis 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/12/2011

Tratamento Terapêutico para problemas de saúde

A acupuntura é um milenar tratamento terapêutico da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura através de aplicações de agulhas e de moxas. Esta ciência surgiu na China na Idade da Pedra. Apesar da sua antiguidade continua evoluindo.

Ela é tão eficaz que em 1992 foi reconhecida pelo Conselho de Medicina e em 1998 a Associação Brasileira criou a especialidade. A acupuntura é indicada para tratar várias disfunções do organismo. Trata das dores e mal estar, regula hormônios, diminui a tensão pré-menstrual e cuida da origem e causa das doenças.

Aqui no Distrito Federal é muito utilizada  para reumatismo, artrite, depressão, ansiedade, apneia do sono, memória e enxaqueca. Para realizar o tratamento devemos procurar um médico, que seja também especialista em acupuntura pelo no mínimo 2 anos porque para cada problema existe um ponto específico. Os principais são 360 que tratam várias disfunções do organismo. Os resultados devem aparecer entre 5 e 10 sessões. Se não aparecer é porque a pessoa que está aplicando não domina a técnica.

Cuidar da saúde é essencial assim como o cuidado em escolher um profissional adequado para cada patologia.

 

Lei Orçamentária e projetos do Executivo

A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa aprovou, por unanimidade pareceres parciais da Lei Orçamentária de 2012 que prevê recursos de 18,3 bilhões e também os valores do IPTU e IPVA para o próximo ano. Agora só falta a aprovação do plenário.

A saúde vai receber 3,6 bilhões e o transporte 830 milhões. Estas são algumas das previsões de recursos para 2012. A prioridade do GDF é com as políticas públicas. A partir de 2012 o governador pode cumprir as promessas de campanha. O ano de 2011 foi difícil em função do desvio dos recursos ocorridos com a caixa de pandora prejudicando a saúde, a segurança e o transporte que ficaram na UTI.

O reajuste do IPTU e do IPVA não pode ultrapassar a alíquota de 7,3% sobre o valor venal do imóvel ou veículo. Quem pagar antecipado ganha 5% de desconto. Até o dia 15 a Câmara Legislativa deve apreciar cerca de 25 proposições dentre elas o Plano Plurianual.

A aprovação dos projetos do executivo, por unanimidade na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças mostra a estabilidade política do Distrito Federal. 

 

Queijo protege contra as cáries

Queijo é um alimento feito de leite de vaca, cabra, ovelha e búfala. Existem milhares de queijos fabricados no mundo. Só na França há mais de 400 tipos. Os benefícios nutricionais dos queijos depende do leite e da tecnologia utilizados. A maioria destaca-se pelo teor de proteínas, minerais, cálcio, zinco, potássio, lipídios e vitaminas. Inclusive a Organização Mundial de Saúde reconhece o papel protetor dos queijos na prevenção da cárie devido ao teor de cálcio e fósforo.

 

Para conservar este alimento gostoso é preciso verificar as condições do refrigerador porque geladeira em más condições higiênicas ou mesmo o contato com outros alimentos pode transferir micro-organismos contaminando o queijo. A corrente de ar frio pode propiciar o ranço do queijo.

Os queijos fatiados devem ser consumidos em até 2 dias. O ideal é comprar a peça  para evitar a manipulação de terceiros. Os queijos não devem ser congelados pois perdem o sabor e a textura. Os queijos amarelos devem ser embalados em papel filme ou papel alumínio para evitar a entrada de ar. Os queijos frescos podem ser colocados em um pote hermeticamente fechado e colocado no refrigerador. O soro liberado tem de ser retirado para evitar a reprodução de leveduras.   

Com mais de 70 tipos  diferentes de queijos produzidos o Brasil é um dos países mais importantes na produção deste alimento que gera milhares de emprego e renda. 

 

Homenagem ao samba

Hoje é o Dia Nacional do Samba, um estilo musical cativante que possui papel importante na música popular brasileira. Presente no nosso famoso carnaval, o samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. Para celebrar esse dia deixamos nossa singela homenagem. Selecionamos um vídeo do sambista Arlindo Cruz cantando “O meu lugar” e outro em que a consagrada cantora Dona Ivone Lara divide palco com Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. Divirta-se!

  

 

Mais uma Avaliação Seriada

A partir de amanhã 56.913 alunos de diversas escolas do Distrito Federal e também do Brasil fazem as provas das 3 etapas do PAS. Este Programa de Avaliação Seriada foi criado em 2008 e é bem disputado pelos estudantes que querem ficar livres do vestibular tradicional.

No domingo 12.294 disputam as 2.092 oportunidades de ingresso no primeiro semestre de 2012 da Universidade de Brasília. O equivalente a metade das vagas da UnB. O restante é para o vestibular tradicional. Os gabaritos da 1ª e 2ª etapas deve sair dia 7 e da 3ª etapa será divulgado na data prevista para 27/01/2012.

No último PAS da UnB os alunos do SIGMA tiveram motivos para comemorar. Mais uma vez a escola foi a que mais aprovou no Programa de Avaliação Seriada. Foram 259 alunos do Sigma contra 140 da outra escola. Os diretores, professores e coordenadores estão torcendo para que seus alunos continuem tendo êxito e alcançando seus objetivos.

Em 2012 o Sigma tem novidades. Vai oferecer ensino infantil e estar na 606 Norte e em Águas Claras e no Lago Sul. E na 912 Sul e 910 Norte vai continuar com o ensino fundamental e médio com a mesma qualidade. É o Sigma mais perto da sua casa. No Sigma você pode sonhar alto.

 

Ronaldo é Membro do Comitê da Copa

Em 2007 o povo brasileiro comemorou a indicação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. Agora que entramos no último mês de 2011 estamos apreensivos com relação a infraestrutura e mobilidade pois falta menos de mil dias e muita, muita coisa ainda precisa ser feita e principalmente fiscalizada. Uns criticam, outros atrapalham e tem até quem torce contra. Jogar pedra no telhado do outro é fácil, difícil é apontar solução. Tem até ex-estrelas do futebol brasileiro fazendo marketing.

O rei Pelé foi indicado pela presidenta Dilma como porta-voz do Planalto para o Mundial de 2014. A CBF, por sua vez, nomeia o ex-jogador Ronaldo Nazário para ser seu porta-voz. O Ronaldo tem respeito internacional, é bem relacionado no Brasil e tem se revelado um bom empresário. Sua agência 9ine promove Anderson Silva, Lucas, Leandro Damião e Neymar.

Este é um desafio que ele vai tirar de letra. Precisa, no entanto, entender que Pelé é único. Que só o tempo e a idade vão aproximá-lo do Rei do Futebol. Jogar em time separado é ruim para o Brasil. Neste momento é preciso unir forças. Chega de disputas “políticas”. O povo é maior que todas as autoridades do esporte. É preciso mostrar ao mundo que o brasileiro é forte, determinado, trabalhador e capaz de realizar a copa com êxito. 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/12/2011

Disputa por cinturão agita Brasília

Amanhã o Ginásio Nilson Nelson recebe atletas para a disputa do Cinturão Sul-Americano de MMA. Sigla em inglês para artes marciais mistas. Um dos principais eventos de luta do Brasil. Um esporte onde há regras e limites pode contribuir para afastar os jovens das drogas. 

O GDF está dando apoio a esta modalidade esportiva  que a cada dia conquista mais a simpatia do povo. Até porque em Brasília temos muitos campeões. O brasiliense Renato Moicano, estudante de direito, que iniciou sua vida profissional no MMA em 2010. Surpreendeu e foi considerado especializado em MMA e como uma promessa do Brasil.

Temos também Paulo Thiago, que é do Bope, Rani Yahya e Francisco Massaranduba orgulhos da cidade.  O governador Agnelo, que já foi ministro do Esporte, recebeu no Palácio do Buriti, o campeão mundial do UFC José Aldo e o presidente do Shooto Brasil, André Pederneiras.

Legenda da foto: O campeão José Aldo com o governador Agnelo 

 

A arte das mãos brasileiras

Os mais belos trabalhos de artesanato e renda, premiadíssimos e já exportados que levam a marca das rendeiras e bordadeiras de diversos estados brasileiros estão expostos no Pontão do Lago Sul. Às 10 horas a consultora Cristina Franco fala para os expositores da Feira sobre empreendedorismo e às 20 horas acontece a abertura oficial com show das Marias Brasilianas.

Amanhã, dia 2 às 20 horas quem se apresenta é o grupo Bateria Nota Show e Bateria Bola Preta e no sábado a feira abre às 9 horas e às 19 horas tem o show de enceramento dos Tambores de Responsa.

A promoção da 1ª Feira de Artesanato e Renda é do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares presidido por Renata Hargreaves que tem a parceria da joalheira Stella Guerra. O objetivo é trabalhar a inserção social e a inclusão no mercado de trabalho por meio da comercialização do que é feito à mão. Além da participação de vários estados brasileiros aqui do DF participam o Paranoarte, Mãos que criam e Sebastianas.

Parte da renda será revertida para o Lar São José que abriga idosos no Distrito Federal. Vale a pena ir ao Pontão até sábado e apoiar o talento das mãos brasileiras. 

 

Enxaqueca: uma doença incapacitante

Conciliar o tempo para dar conta de tanta responsabilidade pode dar uma dor de cabeça muito grande. Esta dor, dizem os especialistas, é conseqüência da desordem do organismo. Mas existe uma outra dor de cabeça bem mais forte, crônica que incapacita a pessoa até para tarefas simples que é a enxaqueca. Embora a incidência nas mulheres é maior ela afeta também os homens. 

Os primeiros incômodos são a dor unilateral, alternando o lado e a dor latejante em toda a cabeça. Os neurologistas recomendam que é preciso avaliar também outros sintomas como náusea, forte sensibilidade à luz, incômodo provocado pelos sons e dor que aumenta com qualquer movimento. As crises neste caso duram de 4 a 72 horas. Mesmo com todos estes sintomas presentes não podemos confundir dor de cabeça ocasional com enxaqueca. É importante, neste caso, procurar tratamento especializado.

Esta é uma doença que não tem cura. Pode ser amenizada pelo uso de medicamento, prescrito por um especialista e também por uma boa noite de sono, evitar situações estressantes, praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada. 

 

Pendências deixadas pelo governo anterior

Pouca gente sabia mais desde fevereiro deste ano uma força tarefa trabalhava para limpar o nome do GDF junto ao governo Federal. Isso impedia o governo Agnelo firmar convênios com o governo Dilma e de receber recursos para aplicar no desenvolvimento socioeconômico.

A força tarefa composta pela Secretaria de Fazenda, da Transparência e da Procuradoria-Geral do Distrito Federal trabalhou muito nestes meses e até várias ações judiciais foram ingressadas para sanar as pendências. Quem recebe verba pública, mesmo sendo público, tem de prestar contas. Se todos os gestores aplicassem devidamente os recursos recebidos a máquina administrativa não emperrava.

Todo o esforço do governador Agnelo valeu a pena pois agora os recursos das emendas parlamentares e dos convênios vão ajudar o GDF a por em prática as políticas sociais. Parabéns aos integrantes desta Força Tarefa  pela dedicação e credibilidade.

 

Qualidade em Educação

O UniCEUB foi a única instituição de Brasília que recebeu do Ministério da Educação a nota máxima no conceito institucional. Ao receber esta nota torna-se o único Centro Universitário do Centro-Oeste e  a única instituição de ensino superior de Brasília  a estar entre as três melhores do Brasil. 

Recebeu, também, do MEC a nota máxima para credenciamento de Ensino à  Distância (E a D) para pós-graduação. Inclusive o programa de Mestrado e de Doutorado do UniCEUB  em Direito está entre os dez melhores do país.

O curso de Direito recebeu o selo nacional “OAB Recomenda” em todas as edições. Somente o UniCEUB e a UnB são detentores deste marca no DF.

O progresso e a respeitabilidade do UniCEUB é devido a forte dinâmica de seleção de alunos e professores de alto nível, organização didático-pedagógica e instalações físicas que garantem conforto e segurança. 

 

Reitor vai refundar a Universidade de Brasília

O doutor José Geraldo de Sousa Junior comanda a UnB desde 2008. Está na casa desde 1985 como professor defendendo os direitos humanos e a cidadania. É doutor em Direito, pesquisador, autor de 24 livros, inúmeros artigos acadêmicos e é um dos autores do Projeto Direito Achado na Rua, registrado no CNPq. Há três décadas defende os direitos civis e a importância da mediação nos conflitos sociais.

O reitor está fazendo da Universidade uma instituição mais ética, científica e cultural. Um esforço que merece os aplausos não só da comunidade acadêmica como também de toda a sociedade. Inclusive ele entregou o Campus do Gama depois de 3 anos de muitos esforços, ampliando a universidade e formando cidadãos também para a vida.

A UnB tem proporcionado muitos benefícios para toda a comunidade e projetos de valorização ao idoso, respeito ao meio ambiente e de sustentabilidade. Todas as suas ações são divulgadas para a imprensa pois entende que é um modo importante de informar à sociedade sobre o cotidiano acadêmico e administrativo. Além do mais é um distinto cidadão. Acessível e muito Cortez. Depois dele a universidade será outra.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/11/2011

A força em prol do esporte no DF 

Brasília não vai sediar a Universíade em 2017 mas saiu vitoriosa nesta disputa pela união de forças. O governador Agnelo abriu caminho para sediar outras disputas e mostrou para os membros da Federação Internacional do Esporte Universitário o valor da cidade e do país. O governador distribuiu livros de Oscar Niemeyer sobre a arquitetura de Brasília e também mostrou o valor da nossa música e da nossa cultura.

 

O importante de tudo foi a determinação do governador em valorizar Brasília no âmbito internacional e esta experiência é para a vida toda. O GDF volta para casa vitorioso e quem ganha são os universitários. O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral, elogiou o trabalho feito pela comitiva brasiliense.

O governador anunciou que vai investir 70 bilhões para o Centro Olímpico da Universidade de Brasília. O reitor da UnB José Geraldo de Sousa Junior está comemorando pois o Centro Olímpico é muito importante pois é nele que a Faculdade de Educação Física oferece à sociedade diversas modalidades esportivas e inclusive um programa de atividade física para pessoas com diagnóstico de doenças crônico degenerativos. O Centro depois de concluído vai servir para formar categorias de base e para apoiar o esporte escolar e também oferecer para a comunidade espaços alternativos de lazer.

 

O show de profissionalismo da Confraria

A empresária Ana Paula Ávilla e Silva, idealizadora da Confraria, a grife de luxo em bolsas e calçados, deu um show de competência, profissionalismo e respeito ao meio ambiente no desfile de encerramento do primeiro dia do CFW na Câmara Legislativa.

Ana Paula é muito criativa, suas bolsas e sapatos desfilam em várias partes do mundo e também nas grandes lojas das principais cidades brasileiras.  

Para o sucesso da empresa ela tem a ajuda indispensável de seu marido Paulo Eduardo, presidente do Sindiveste.

 

 

Mais cinema para Brasília

Depois do fim do Cine Academia e do Cine Brasília, os cinéfilos podem comemorar pois o Itaú apresentou ontem dia 29, para seletos convidados o Espaço Itaú de Cinema, no Casa Park, mostrando o seu compromisso com a preservação da cultura. Fernando Chacon, diretor de marketing recepcionou os convidados com a educação que lhe é peculiar e prometeu dar mais visibilidade ao cinema nacional e aos grandes lançamentos.

As  oito salas tem capacidade para receber 1.157 pessoas e abrirá para o público dia 9 de dezembro. As poltronas são muito confortáveis e de couro ecológico, a projeção é de última geração. O Itaú deixou a estrutura de acordo com a exigência do público brasiliense.

Obrigada, Itaú, por este presente a cidade.     

 

Os Vencedores do Oscar da Construção Civil

O Sinduscon entregou o Prêmio Construir Brasília no auditório da CNI  brindando os convidados com a palestra “Cenários para a economia brasileira” com o renomado Carlos Alberto Sardenberg seguido de um requintado jantar.

Na foto ao lado: O presidente do Sinduscon Julio Cesar Peres.

Quatro empresas se destacaram com três troféus: PaulOOctávio Investimentos Imobiliários, Antares Engenharia, Lopes Royal e Real Engenharia. Os demais premiados foram: José Celso Gontijo Engenharia Ltda, Caenge S.A; Cygnus e Ipê-Omni, Conbral Construtora de Brasília, Emarky, Predial Construtora, Supera Engenharia, Apex Engenharia, Habitar Empreendimentos, Engenharia Carvalho Accioly, Colmar Engenhari, Crossara Arquitetura e Giovanni Lettieri e Raquel Galvão.

O Construir Brasília teve a parceria da Ademi, Asbraco, Clube de Engenharia e Jornal de Brasília.

  

Na direita: Carlos Alberto Sardenberg

Na esquerda: Os patrocinadores do Prêmio Construir Brasília

 

Na direita: O presidente do Sinduscon com os representantes da PaulOOctavio

Na esquerda: O presidente da Asbraco, Régiton Queiroz com os representantes da Lopes Royal

  

Na direita: Os representantes da Antares com o anfitião

Na esquerda: O presidente da Ademi, Adalberto Valadão com os representantes da Real Engenharia

  

Na direita: Mauricio Canovas, representando o Vice-governador Filippelli entrega o premio para os representantes da Conbral

Na esquerda: O presidente do Clube de Engenharia, João Carlos entrega para o representante da Crosara Engenharia

  

Na direita: Os representantes da Caenge com Maurício Canovas, Ex-presidente da Novacap

Na esquerda: Peres com os representantes da Cygnus e Ipê-Omni 

 

Qualidade Insatisfatória

A educação tem que ser de qualidade ainda mais em instituição de ensino particular. Mas infelizmente isso não é regra conforme o Índice Geral de Cursos. Em função disso o Ministério da Educação cortou vagas de cursos por terem qualidade abaixo do ideal. Esta determinação foi publicada no Diário Oficial da União. Em todo o Brasil o corte é de 3.968 vagas em 48 cursos. Até o final do ano o MEC suspende 50 mil vagas em graduações nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis. A partir d agora o MEC supervisiona e as instituições terão o prazo de um ano para sanear as deficiências e melhorar a qualidade.

Aqui do Distrito Federal três faculdades tem resultado insatisfatório. A Faciplac que só poderá oferecer 63 vagas no curso de Odontologia. A Facicesp só poderá oferecer 115 vagas no curso de Enfermagem e a Faculdade Alvorada de Educação Física (Faefd) que terá apenas 97 vagas em 2012.

A Unieuro teve nota 2 e passará por supervisão do MEC por conta do desempenho insatisfatório. E está impedida de abrir novos cursos ou vagas. E na mesma situação está a Faculdade Alvorada de Educação Física e Desporto. Se no próximo Enade elas conseguirem um IGC acima de 3 as restrições serão suspensas.

A avaliação do Ministério da Educação varia de 1 a 5. Para ser considerada de boa qualidade o curso precisa ter nota 4 e 5 de acordo com o Índice Geral de Cursos. A Scola Superior de Ciência da Saúde, fundada em 2001 é de ensino público e oferece gratuitamente Medicina e Enfermagem. A ESCS foi considerada pelo MEC como o melhor curso d Medicina do DF e o 4º melhor do país. 

 

Dia do Evangélico

Hoje é um dia para celebrar a religiosidade de uma parte importante da população brasileira. O feriado de 30 de novembro foi criado pela lei nº 893/95 de autoria do deputado Carlos Xavier e sancionada pelo governador Cristovam Buarque. A data também foi adotada em vários Estados e municípios no calendário dos religiosos. No ano passado por iniciativa do deputado federal Cléber Verde do PRB/MA o Congresso Nacional decretou e o presidente Lula sancionou no dia 15 de setembro de 2010 o Dia Nacional do Evangélico como 30 de novembro de cada ano.

O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos. O Protestantismo é o segundo segmento religioso do Brasil, representado pelas igrejas evangélicas. A legislação brasileira proíbe qualquer intolerância religiosa e sua prática é livre no país. “Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa”.

No Chile também se comemora o dia do evangélico. É dia 31 de outubro como feriado nacional.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 29/11/2011

Orquestra Sinfônica para todos

Nesta terça-feira (29/11), às 20h, na Sala Villa-Lobos, uma formação de cerca de 90 músicos executa a Sinfonia nº 1, de autoria de Gustav Mahler, seguida do Adágio em memória de Gustav Mahler, do jovem brasiliense Edgard Felipe Alves, estudante de composição na Universidade de Brasília. Esta é a penúltima apresentação da Orquestra Sinfônica no ano. 

Um trabalho louvável comandado pelo Maestro Cláudio Cohen. Em 2011, eles fizeram mais de 70 apresentações, 30 a mais que no ano passado. Com uma proposta de desempenho multimídia, eles participaram de projetos de MPB, rock, cinema e balé. A meta para 2012 é estender esse belíssimo trabalho para comunidades carentes. Todas as apresentações da orquestra são gratuitas.

 

Miranda dá show de beleza e luxo na passarela do CFW 2011

A empresária Miranda Castro mostrou sua criatividade, talento, beleza e luxo no desfile de abertura do Capital Fashion Week na Câmara Legislativa ontem.

Diamantes, esmeraldas e rubis, ostentados pela atriz Flávia Alessandra, pela top model  internacional Fernanda Queiroz e por belas modelos de Brasília encantaram a seleta platéia do CFW.

Miranda, onde desfila, é sucesso pois é referência em jóias na Capital Federal. (Fotos: Neide Cavalcante)

  

Na esquerda: Miranda Castro com a Dra. Ilza Queiroz, primeira dama do DF. 

Ao centro: Márcia Lima, idealizadora do CFW com Miranda e a embaixatriz dos Estados Unidos Maria Guisela Letona.

   

Na esquerda: As filhas da designer: Bruna e Sophia Castro Máximo.

Ao centro: Vanderléa Castro, Priscila Castro, Larissa Castro e Evanda Castro Pereira.

Na direita: A atriz da globo Flávia Alessandra.

 

Na esquerda: A top model internacional Fernanda Queiroz e a apresentadora Bernadete Alves.

Na direita: Ana Maria Gontijo entre as seletas convidadas de Miranda.

  

Na esquerda: Os irmãos Priscila e Júnior.

Na direita: As modelos brasilienses com as criações de Miranda. 

 

Doar leite materno é gesto de amor

Cinco dos dez bancos de leite materno do Distrito Federal estão com a reserva abaixo da média, de 50 litros por dia, por falta de doação. Segundo informações da Secretaria de Saúde, é preciso que sejam doados mais dez litros de leite por dia.

A mulher que quiser doar leite precisa, além de estar amamentando, ter boas condições de saúde e excesso de leite. Para fazer doações, basta ligar para o 193 e agendar uma visita com o Corpo de Bombeiros, que vai à residência da lactante, deixa os recipientes de coleta e depois os busca.

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para a criança. Amamentar é um gesto de amor e de cumplicidade entre mãe e filho. Toda criança que é amamentada por mais de um ano de vida é mais saudável.A doação também pode ser feita nos seguintes hospitais:

BLH HFA (Forças Armadas) - 3966.2250; BLH HRAN (Asa Norte) - 3325.4207

BLH HRAS (Asa Sul) - 3445.7597; BLH HRBZ (Brazlândia) - 3479.9643

BLH HRC (Ceilândia) - 3372.9652; BLH (Gama) - 3384.0337

BLH (Planaltina) - 3388.9794; BLH HRPA (Paranoá) - 3369.9980

B.LH HRS (Sobradinho) - 3387.3993; BLH HRSM (Santa Maria) - 3392.6287

BLH HRT (Taguatinga) - 3352.6900; BLH HUB (Universitário de Brasília) - 3448.5391

P. de Coleta São Sebastião - 3339.1125 ;P. de Coleta HRSAM (Samambaia) - 3458.9811

 

VII Semana Venezia Cinema

O embaixador da Itália Gherardo La Francesca e o Secretário de Cultura do Distrito Federal Hamilton Pereira recebem convidados hoje às 19 horas no Cine Brasília para a abertura do cinema italiano em Brasília com a exibição do filme “Terraferna” de Emanuele Crialese.

Amanhã o público poderá conferir Il Villaggio di Cartone de Ermanno Olmi. Até o dia 05 de dezembro, com entrada franca os brasilienses poderão acompanhar uma belíssima seleção de filmes que fazem parte do Momento Itália-Brasil e que participaram do último Festival de Veneza.

São títulos que traçam o perfil do cinema contemporâneo e serão vistos além de Brasília em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/11/2011

Marconi de Souza fala sobre o cartão que Vale Shop Natal

O empresário Marconi de Souza conta como é administrar uma empresa que proporciona cartões benefícios. Diz que a liberdade de escolha é o melhor presente de Natal.  Por isso, criou o cartão Vale Shop Natal, uma nova forma para a empresa presentear os funcionários neste final de ano. Confira.

 

Brasília quer Universíade 2017

O governador Agnelo Queiroz foi recebido ontem, domingo, pelo embaixador do Brasil na Bélgica, André Amado. O governador está em Bruxelas para defender a candidatura de Brasília como sede do terceiro maior evento esportivo do mundo. Brasília disputa com Taipei.

 

Brasília tem o apoio de Pelé, Lars Grael, Aurélio Miguel, Daiane dos Santos dentre outras estrelas do esporte nacional. A cidade sede será escolhida amanhã por 28 membros da Federação Internacional do Esporte Universitário. O governador está acompanhado dos secretários Abimael Nunes, Samanta Sallum, Célio René, Luis Otávio Neves e Newton Lins. Do reitor do UniCeub Getúlio Lopes , do decano de administração da UnB Eduardo Raupp e André Reis do Centro Olímpico.

O GDF montou um estande para que os organizadores do FISU conheçam um pouco da capital do Brasil e para saber dos motivos pelos quais Brasília é a melhor opção. O Brasil é líder das Américas e Brasília vai fazer a abertura, em 2013, da Copa das Confederações, em 2014 recebe vários jogos da Copa do Mundo, em 2016 parte dos jogos olímpicos, vai ter um estádio com selo de qualidade e sustentabilidade, portanto, know-how para fazer a Universíade. E também porque nos 52 anos dos jogos Universitários só um aconteceu no Brasil até agora. Foi em Porto Alegre-RS em 1963.

O governador chegou à Bélgica com a expectativa de vencer. E disse aos integrantes que Brasília está pronta para montar uma estrutura à altura dos competidores com conforto e segurança também para o público acompanhar. Que a capital brasileira está preparada para o desafio. Que assim seja. 

 

A joalheira Miranda Castro abre o Capital Fashion Week

Começa hoje na Câmara Legislativa do Distrito Federal a 11ª edição do Capital Fashion Week , o evento que mostra para o Brasil a moda e as jóias  de Brasília desde 2005. Às 14h30 haverá sessão solene em homenagem a empresária Márcia Lima pelo pioneirismo em promover os talentos da cidade depois os convidados e jornalistas vão assistir o desfile de  Miranda Castro Joalheria com peças incríveis e as últimas tendências na moda de jóias.

Miranda, tem como convidada especial a atriz Flávia Alessandra (foto), a “Naomi” da novela Morde & Assopra. O diretor de marketing da Miranda Castro Joalheria, Gilvan Máximo, promete mais surpresas na abertura do desfile.

Quem encerra o Capital Fashion de hoje é a Cofraria, a grife brasiliense de bolsas e sapatos de luxo da empresária Ana Paula Ávila e Silva que se tornou referência internacional. Tudo que  Ana Paula produz é com  respeito ao meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Cineclube Bancários: 4 anos de sucessos

O Cineclube do Teatro dos Bancários completa agora em novembro seu quarto ano de sucesso. Exibindo sempre excelentes filmes brasileiros, tem levado todas as segundas-feiras dezenas de pessoas que antes estavam carentes da produção nacional, tão difícil de ser encontrada nas salas de cinema comerciais. Após cada filme, um debate é realizado, contando sempre com convidados especiais. 

O último filme deste ano foi o documentário Rock Brasília, que mostra o surgimento das bandas Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e de todo movimento que começou com a turma da Colina. A mostra será retomada em março, sempre com o melhor do cinema brasileiro. 

Uma belíssima iniciativa do Sindicato dos Bancários, que além de ter conquistado uma série de vitórias para seus associados, tem dado retorno à sociedade por meio de projetos como esse. Se todos os sindicatos de Brasília fizessem pela cultura como o dos bancários, o Distrito Federal estaria bem mais servido de arte.

 

O talento de Maria Bonomi

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) exibe até o dia 8 de janeiro a exposição retrospectiva Bonomi: Entre a Gravura e a Arte Pública, da renomada artista plástica italo-brasileira, Maria Bonomi. Nascida na Itália veio para o Brasil em 1946 e fixou-se em São Paulo onde fez sua primeira exposição em 1956. Bonomi trabalha há mais de 50 anos é gravadora, escultora, pintora, muralista, figurinista, cenógrafa e professora. O universo feminino e a arte política servem de inspiração para a artista e são constantes na mostra, que conta com 270 obras e 20 esculturas inéditas, além de pinturas realizadas ainda na infância. Vale a pena conferir.

 

Ela é neta de Giuseppe Martinelli, construtor do primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli foi construído em 1929 em São Paulo, tem 26 andares entre áreas particulares e repartições públicas. Do topo do prédio pode-se apreciar a melhor vista do centro de São Paulo.

 

A triste imagem das ruas

Com o mês de dezembro se aproximando a cidade toda já se prepara para o Natal. Decorações nos shoppings, nos prédios públicos, nas lojas e nas casas. Nas ruas, no entanto, uma triste imagem é facilmente vista: centenas de moradores de ruas, em barracas de lona, com crianças de colo, pedindo esmolas. Eles são de várias partes do país e vêm à Brasília na esperança de fazer sua caixinha. E estão em todos os estacionamentos públicos, semáforos e comércios suplicando por ajuda o que provoca medo e insegurança por parte da população.

 Dá dó ver tanta gente vivendo em situação de risco. Mas é preciso tomar cuidado com essas doações, pois elas não resolvem o problema. E também porque junto com quem realmente precisa há malandros infiltrados para ganhar dinheiro fácil. Quem doa incentiva a mendicância. O ideal é doar para instituições de caridade que tem a seriedade do seu trabalho comprovada, para que o dinheiro seja revertido para ajudar de fato quem precisa. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/11/2011

Programa Brasília na TV

 

Convido você para assistir o Brasília na TV amanhã, dia 27, às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e acompanhar as novidades do Sigma para 2012. O diretor Reginaldo Loureiro (foto da esquerda) fala da compra do INEI e da nova unidade do Sigma em Águas Claras. 

Vai saber como o empresário Marconi de Souza (foto da direita), que começou a trabalhar aos 9 anos de idade, tornou-se referência à nível nacional na administração de cartões benefícios. Ele preside o Vale Shop, o cartão que dá cidadania ao trabalhador.

 

A responsabilidade na construção das cidades

Com o objetivo de saber quais políticas públicas são ideais para respeitar o uso e ocupação do solo, como edificar de forma responsável sem agredir o meio ambiente e como levar dignidade as pessoas por meio da casa própria é o que está sendo discutido hoje pela Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano no Fórum da Conferência Distrital das Cidades.

A população foi convidada para o debate e na formação de grupos de trabalho. Um dia muito proveitoso e preparatório para a Conferência das Cidades que acontece em dezembro. Com este encontro o governo Agnelo quer partilhar a responsabilidade do desenvolvimento da cidade com toda a sociedade. E isso ele está fazendo em todos os âmbitos administrativos.

Todos nós temos responsabilidade na construção da cidade e a Sedhab sabedora disso colocou em prática a democracia participativa. Deu voz ao povo que sugeriu políticas públicas adequadas às necessidades. Estes encontros são muito importantes para garantir a sustentabilidade e o compromisso de todos com a qualidade de vida das futuras gerações. 

 

Pirataria: a contravenção de luxo

A pirataria é o crime do século 21. Copiar, plagiar e replicar são atos ilegais mas, infelizmente, mantidos por quem compra produtos piratas. Hoje em dia quase tudo é pirateado. De uma obra literária à bebidas e artigos de luxo. Os criminosos fazem bem feito que num primeiro momento, parece original.

As empresas que pagam impostos, geram emprego e renda, ficam vulneráveis à ação dos falsificadores. As bolsas Louis Vuitton são as preferidas dos estelionatários. As cópias são tantas que a empresa resolveu reagir e está desmontando as organizações. A falsificação é uma droga e como tal precisa ser combatida. 

 A indústria das cópias sobrou para a renomada griffe  de bolsas de luxo, Confraria. A  empresária Ana Paula Ávila e Silva quando tomou conhecimento que a sua linha Classic 1505 foi copiada não só no Brasil como também no exterior distribuiu a “Carta da Estilista” dizendo que a Confraria é mais que um negócio,  é um conceito. Cada peça tem personalidade e, portanto, não adianta copiar. Ana, que é artista plástica, descobriu materiais novos que não permitem cópias. Mostra que o talento supera as réplicas.

Este mercado paralelo prospera porque grande parte dos compradores não está nem ai em usar plágio e nem se preocupa que está ajudando a pirataria. O GDF está atento e logo, logo a pirataria vai literalmente para o lixo. 

 

Bancários comemoram Bodas de Ouro com superfesta

Para comemorar os cinqüenta anos de um sindicato que se tornou referência na luta dos direitos e garantias do trabalhador o presidente da entidade Rodrigo Britto recebe hoje às 21 horas com a categoria que toda a classe merece, no Pavilhão do Parque da Cidade para uma grande festa ao som do Squema 6 e do Capital Inicial.

 

A diretora Talita Silva e o presidente Rodrigo Brito.

Rodrigo aproveita a ocasião para expor toda a história de luta desta entidade de vanguarda do movimento sindical. Em seus mais de 18 mil dias de história o Sindicato dos Bancários chega aos 50 anos forte, democrático, independente e como um dos mais importantes do Brasil. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 224 de 234
RocketTheme Joomla Templates