Coluna da Bernadete Alves - dia 14/07/2012

Brasília na TV Domingo às 12h30

O programa Brasília na TV vai mostrar a solenidade de posse de Rodrigo Britto na presidência da CUT-DF. Um jovem que demonstrou durante os seus dois mandatos à frente do Sindicato dos Bancários o seu poder de negociação, a autonomia sindical e a igualdade de classe. E que agora nos próximos 3 anos vai fortalecer, ainda mais, a Central Única dos Trabalhadores.

  

O programa também traz a entrevista com o secretário de Adminstração, Wilmar Lacerda sobre as ações do GDF em favor do funcionalismo público. Tem também a participação do deputado federal Roberto Policarpo e do humorista Marquinho Candango.

A participação do grupo musical Liga Tripa e da bateria da Unidos da Tijuca. O nosso encontro é amanhã, às 12h30 na TV Brasília/Rede TV.

 

Políticas Públicas do GDF despertam interesse da China

Uma delegação chinesa, com cerca de 20 integrantes estiveram no Palácio do Buriti para conhecer as políticas públicas voltadas ao gerenciamento da população. Eles foram informados sobre os programas e conheceram as ações desenvolvidas pelas secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social, Transferência de Renda, da Criança e do Idoso.

Esta não é a primeira vez que os chineses se interessam pelo trabalho do GDF. No inicio do ano eles vieram conhecer o trabalho de preservação do patrimônio e dos pontos turísticos e culturais. Em maio visitaram os partidos políticos e a Escola Fazendária. Estas visitas abrem possibilidades de cooperação. A diferença de idioma não impediu o diálogo entre o GDF com a Delegação Chinesa.

 

Os benefícios do tomate

Estudos mostram os inúmeros benefícios do tomate para a saúde. É rico em vitaminas e minerais, além de ser um excelente complemento para a nossa alimentação. Além do mais tem licopeno que é um antioxidante que ajuda na luta contra a formação de células cancerosas. 

Devido a grande quantidade de vitaminas e minerais é bom para a saúde do intestino, visão, pele, fígado e no trato urinário. Cientistas também o incluem como bom purificador do sangue, na proteção contra infecções, na redução dos níveis de colesterol e na prevenção de hemorragias. Algumas pesquisas dizem que o tomate pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, favorece o crescimento e a ossificação.

Ao comermos um tomate ele estimula a secreção gástrica e a ação depurativa do sangue e ainda dá mais viço e vigor à pele. Dizem os mais antigos que se comermos um tomate por dia, de preferência em molhos vamos ter a proteção que precisamos. Aprendi com a minha avó que o suco do tomate maduro alivia queimadura do sol. Triturado e misturado com uma colher de sopa de iogurte natural é uma máscara cicatrizante para acne. Basta colocar no rosto limpo e seco e deixar agir por 20 minutos. Eu testei e aprovei.

 

GDF busca investimentos estrangeiros

O governador Agnelo viajou para os Emirados Arabes, Cingapura e China para trazer investimentos tecnológicos para o Distrito Federal. É que em agosto está prevista a realização de licitação internacional para que uma empresa administre por meio de uma Parceria Público Privada o Parque Tecnológico Capital Digital. O GDF quer um grande condomínio entre as empresas brasileiras e estrangeiras.

Agnelo vai também conhecer as melhores experiências em soluções tecnológicas, sustentáveis e de crescimento econômico que possam ser desenvolvidas aqui e mostrar os atrativos da Capital aos investidores. Vai visitar os lugares que exportam conhecimento para aplicar nos grandes eventos esportivos que acontecem aqui em 2013, 2014 e 2016. O governador tem encontro com investidores, políticos, ministros e embaixadores do Brasil nos países que passar.

Fazem parte da comitiva a secretaria de Comunicação, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abdon Araújo; o presidente da Terracap, Antonio Lins; o presidente da Adasa, Vinicíus Benavides; a diretora da Novacap, Maruska Lima e o presidente da TCB, Carlos Alberto. Também fazem parte da Comitiva o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício e o presidente da Fibra Antônio Rocha.

 

15 de julho é o Dia do Homem 

A data foi instituída pelo médico Jerome Teelucksingh, de Trinindad e Tobago em 1999, com o apoio da Unesco, para estimular a população masculina a cuidar da saúde. É que o homem é relapso com relação a exames preventivos e visitas periódicas ao médico e dentista. A maioria prefere cuidar da aparência. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia de 30% a 40% dos cânceres podem ser evitados com bons hábitos como não fumar, uma vez que o cigarro é responsável por 30% das mortes de câncer; manter uma dieta rica com frutas e verduras; reduzir a proteína animal; evitar alimentos ricos em gorduras, o sedentarismo e a obesidade abdominal. Para não correr riscos a circunferência abdominal tem de ser inferior a 100 cm, alerta o cirurgião do aparelho digestivo, Luiz Fernando Córdova.

A palavra de ordem é a prevenção e a qualidade de vida. Dieta saudável, livre de gorduras e frituras associada à prática regular de exercícios físicos. Tudo com indicação e acompanhamento profissional e fazer avaliação médica de 6 em 6 meses. 

15 de julho é uma oportunidade para o homem ter consciência sobre a saúde física, emocional e espiritual e também sobre o seu bem estar. É dia, também, para celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na família e na criação dos filhos.

E nós da imprensa devemos promover modelos positivos de homens cujas vidas são descentes e honestas. Aqueles que colaboram para que tenhamos um mundo melhor onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para atingir o máximo do potencial.  

 

XIV Festa do Pimentão

O Núcleo Rural Taquara, em Planaltina vai ser palco da Semana do Pimentão de 29/07 à 04/08. Um evento tradicional que valoriza os produtores rurais que se dedicam ao cultivo do pimentão e que geram mais de 550 empregos diretos. A festa é para toda a família. Shows, eleição da Rainha do Pimentão, barracas com comidas típicas, mostra agrícola e claro, o pimentão em todas as cores pois é o rei da festa, são algumas das atrações da XIV Festa do Pimentão em Planaltina-DF.

O DF é referência no cultivo do pimentão, uma das hortaliças mais utilizadas na cozinha brasileira. O pimentão é um item importante para a economia de Taquara, um dos principais polos de cultivo do pimentão que é vendido para Tocantins, Amazonas e Roraima e exportado para a Argentina e EUA.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 13/07/2012

GDF anistia multas por falta de alvará

O governador Agnelo, ao sancionar o Projeto de Lei 871/2012, que anistia as multas de quem procurou as administrações regionais solicitando Licença de Funcionamento de atividades econômicas, de assistência social e religiosas e por falha do estado não conseguiu o documento e foi autuado, deu uma demonstração de respeito aos que querem trabalhar. É um pedido de desculpas pela omissão dos governos anteriores que não regularizaram as cidades do DF, como por exemplo o Riacho Fundo I e II.

 

O governador Agnelo disse que a lei é rígida. “Jamais beneficiaremos a ilegalidade ou a quem não cumpriu suas obrigações”, garantiu Agnelo. O vice-governador Filippelli disse que a lei não representa perdão para os sonegadores. “Ela é para aqueles que estão querendo trabalhar, não receberam uma resposta do e foram multados. A sanção é um reconhecimento por parte do governo desta falha”. O deputado Chico Vigilante disse que a medida demonstra a sintonia do GDF com os anseios da comunidade. “É um acerto de contas do Estado com os cidadãos”.

 

Fifa produz documentário para promover Brasília

A secretária de Comunicação, Samanta Sallum, recepcionou equipe de reportagem da Fifa e levou para conhecer as obras do Estádio Nacional de Brasília, onde almoçaram e assistiram um vídeo sobre a riqueza da cidade, sua diversidade, ecoturismo, esporte aventura e de todos os atrativos da cidade para os turistas.

  

A equipe de reportagem entrevistou o governador Agnelo que disse que mostrar Brasília para o mundo é uma honra. “Brasília possui uma diversidade enorme de cultura, arte, história e lazer. Os investimentos que estamos fazendo na cidade para receber a Copa das Confederações e a Copa do Mundo será um legado para as futuras gerações”.

Acompanhados por representantes da Secretaria de Comunicação, Turismo e Comitê Organizador da Copa, a equipe inglesa está visitando os principais pontos turísticos da Capital. Eles estão captando imagens para divulga ao mundo as belezas naturais, arquitetônicas e as histórias de vida no DF. O repórter Giusep Cipriano ficou encantado com o por do sol na Esplanada dos Ministérios e no Memorial JK. A equipe fica na cidade até o dia 17. 

 

Alimentos ricos em potássio previnem osteoporose

Esta é a conclusão de estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em São Francisco. De acordo com a autora do estudo, Dra. Déborah Sellmeyer, professora de endocrinologia e metabolismo, o consumo excessivo do sal na pós-menopausa aumenta a excreção do cálcio urinário. O estudo comprovou que alimentos ricos em potássio como melão, mamão, goiaba vermelha, uva verde, goiaba branca, laranja da baia, água de coco, banana, tomate, espinafre e batata , podem ajudar na prevenção da osteoporose. A dosagem diária recomendada é de 3,5 gramas ou o equivalente a 10 bananas. Como é difícil consumir 10 bananas pode-se compensar com porções de outros alimentos. 

A osteoporose é uma doença silenciosa caracterizada pela descalcificação e enfraquecimento dos ossos. Atinge principalmente mulheres acima de 65 anos, tornando-as propensas a fraturas nas vértebras, costelas e bacia. Tudo porque na menopausa o hormônio estrogênio diminui e com isso os ossos perdem grande quantidade de sais minerais e ficam porosos. Neste caso a Dra. Deborah recomenda manter uma dieta rica em cálcio encontrado nos queijos, iogurtes, flocos de cereais, feijão branco, aveia,orégano, brócolis e leite.

Além de uma alimentação adequada é bom fazer exercícios regulares e tomar pelo menos 15 minutos de sol por dia. O ideal é consultar um médico que ele vai recomendar a dieta e o tratamento adequado para cada pessoa.

Os campeões em potássio por ordem de quantidade:

Melão, Mamão, goiaba vermelha, uva verde, goiaba branca, laranja da baia, água de coco, banana, lima, uva mascate, pêra, laranja lima, maracujá, abacate e caqui.

 

Projeto Rondon estimula consciência cidadã

O Projeto Rondon foi criado em 1967 para estimular nos estudantes universitários a consciência cidadã e levar um pouco de esperança às comunidades que vivem à margem da pobreza. Os estudantes e professores promovem palestras e oficinas sobre direitos humanos, justiça, saúde, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.

O projeto é realizado duas vezes por ano, durante o recesso das universidades e é coordenado por um comitê formado por oito ministérios. Amanhã começa a operação Capim Dourado, no Tocantins. Os estudantes vão sair do conforto de suas casas para vivenciar outras realidades e ver a triste realidade com que vivem milhares de pessoas por este Brasil afora. Dentre os aprendizados os estudantes vão ver como as pessoas vivem sem luz elétrica e sem água encanada e mesmo assim são pessoas felizes e agradecidas por estarem vivas.

Até o dia 22, um outro grupo de estudantes, estão em Belém, desenvolvendo atividades nas comunidades carentes de 19 municípios do Pará. É um trabalho de cidadania que envolve 380 rondonistas, entre estudantes e professores universitários, que participam como voluntários da Operação Açaí.

 

Projeto Estação 2012 vai ser no dia 27

Com o intuito de proporcionar diversão e conhecimento para a população que transita pela Rodoviária do Plano Piloto, todos os dias, o Projeto Estação Central vai oferecer na sexta-feira dia 27 deste mês, palestras, oficinas e atividades socioeducativas e apresentações musicais. 

Às 10h vai ter oficina de construção de instrumentos de percussão; às 11 h oficina de grafitti; às 13 h Batalha de Rimas e a partir das 15 h tem DJ Batma, Tim Marley, Dialeto Sound Crew, Reggae a Semente e Terra Prometida. Tudo na Plataforma Inferior da Rodoviária e com entrada franca.

O reggae e o hip-hop são o carro chefe do projeto formado por bandas, artistas e produtores da cena local. Mais informações no site www.estaçãocentral.com.br 

 

Banana tem genoma sequenciado para preservação

Depois do tomate ter o seu genoma sequenciado, onde os cientistas descobriram pouca diferença entre o fruto domesticado e o selvagem agora é a vez da banana ser estudada para o aprimoramento de variedades mais resistentes aos parasitas. Os pesquisadores do sul da França revelam os 520 milhões de bases da banana e o sequenciamento revelou os 36 mil genes da banana e sua posição em seus 11 cromossomas. O trabalho que durou mais de 10 anos foi publicado na revista científica “Nature”.

 

O genoma é a informação hereditária de um organismo, codificada em seu DNA. Depois de feito o sequenciamento do genoma abre caminho para a produção de variedades mais resistentes. A descoberta do código genético das frutas e legumes permitirá criar novas variedades e com isso vai melhorar a produção. Além da banana e do tomate, também tiveram seu genoma sequenciado o milho, o arroz a batata e o pepino.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/07/2012

Ministro Bernardo e governador Agnelo acertam Banda Larga 0800

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e o governador Agnelo Queiroz assinaram acordo para que sejam iniciados os testes da internet 0800, um projeto inédito de acesso a internet por meio do celular. Os moradores do DF serão os primeiros do país a receber a Banda Larga 0800. 80 pessoas de São Sebastião farão os testes.

  

De acordo com Agnelo o projeto é uma ampliação da política de inclusão digital do DF. “Vamos permitir que a população tenha acesso facilitado, rápido e gratuito a informações sem a necessidade de deslocamento. Isto representa mais cidadania”, ressaltou o governador. O ministro Paulo Bernardo destacou a relevância em universalizar o acesso à internet. “Não há iniciativa como essa no mundo. A meta do governo federal é chegar em 2015 com 70% dos domicílios conectados”, afirmou o ministro.

Participaram do evento o secretário de Planejamento, Luiz Paulo Barreto; secretário-chefe da Casa civil, Swedenberger Barbosa; o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente; o diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levi e os representantes das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo. (Fotos: Roberto Barroso)

 

Festa do Morango abre inscrições para shows

Artistas, grupos e bandas musicais tem até amanhã para apresentar propostas com toda a documentação prevista no edital publicado ontem no Diário Oficial do DF. Os envelopes deverão ser entregues na Administração Regional de Brazlândia, no Setor Tradicional. A avaliação será feita de acordo com a qualidade artística e técnica, currículo e repertório adequado ao evento de 16 a 20 deste mês. O resultado será divulgado no dia 23 no site www.brazlandia.df.gov.br e no DODF.

Os artistas, grupos e bandas selecionados serão convocados para assinar o contrato e definir as datas e horários das apresentações. A 17ª Festa do Morango será realizada de 31 de agosto a 02 de setembro e de 07 à 09 de setembro.

É bom agendar as datas para saborear as delícias preparadas com esta linda e gostosa fruta que gera emprego e renda para o DF. Brazlândia é a maior região produtora de morangos do Centro-Oeste. E o DF é um dos maiores produtores do país. Mais de 100 agricultores se dedicam ao plantio e colhem milhares de tonelada da fruta.

 

Estrutural é regularizada

Após 21 anos da construção dos primeiros barracos, o Decreto 33.781 publicado hoje no Diário Oficial do DF, regulariza a cidade Estrutural. Um trabalho feito pela Secretaria de Regularização de Condomínios e do Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamentos de Solo e Projetos Habitacionais, Grupar. A partir de agora a cidade poderá receber água, luz, sistema de esgoto, asfaltamento, postos de saúde, segurança, escola e outros benefícios para melhorar a qualidade de vida da população. As primeiras escrituras serão entregues ainda este ano.

De acordo com o coordenador- chefe do Grupar, Fernando Negreiros, o processo de regularização da Estrutural começou em 1994. “De lá até agora pouco tinha sido feito. A maioria dos parcelamentos do DF estão irregulares”. A medida vai beneficiar 35 mil moradores e já foi aprovada pelo Conselho de Meio Ambiente do DF, pelo Conselho de Planejamento Territorial do DF e pelo Grupar.

Este é um importante avanço na regularização dos parcelamentos. Além da Estrutural, 27 condomínios estão prestes a serem regularizados. E quem está contribuindo significativamente para isso é o Fórum de Regularização Fundiária. 

 

Bodas de Diamante

Diamante no grego “adamas” significa força e eternidade do amor. Felizes são os casais que conseguem juntos, completar Bodas de Diamante. Neste mundo são poucos os casais que comemoram esta alegria devido o casa/separa tão comuns. 60 anos de casamento, mesmo com o olhar longínquo devido as mazelas do tempo ainda brilha o amor e como eternos namorados seguirão a jornada até a eternidade porque amor assim não acaba, transcende a vida.

  

Em 1946 o jovem José de 16 anos conhece Marly de 14 anos. Ela de uma família rica e tradicional e ele de origem simples. Ambos de São Luiz do Maranhão. Apaixonaram-se e mesmo de diferentes classes sociais o amor falou mais alto e em 12 de julho de 1952, José uniu-se a Marly e constituíram uma sólida família. Tiveram três filhos, muitos netos e bisnetos e hoje comemoram  com saúde e vitalidade , 60 anos de uma feliz união. Uma história de vida constituída de respeito, companheirismo, admiração, doação e muito amor. Os protagonistas desta história são dona Marly e o presidente José Sarney.

Parabéns por esta linda história de amor e pelo exemplo que dão aos jovens casais. 

 

Festival Internacional de Cinema

A Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional vai ser palco da abertura do Festival Internacional do Cinema, às 20h30 com show da atriz e cantora Anna Karina, famosa do cinema francês da década de 1960 e protagonista de diversos filmes da Nouvelle Vagne. Depois os convidados vão assistir o filme Na Estrada, de Walter Salles, com a presença da atriz Alice Braga na sessão brasiliense.

Durante 10 dias os brasilienses vão conhecer alguns dos mais comentados filmes do circuito cinematográfico internacional e muitas outras películas que fazem parte da 1ª edição do BIFF que vai de 13 a 22 deste mês sob a coordenação de Nilson Rodrigues. Os filmes serão exibidos no Teatro Nacional na Sala Villa-Lobos e na Sala Alberto Nepomuceno e nas 4 salas da rede Cine Cultura, no Liberty Mall.

Brasília ficará atualizada com o universo do cinema mundial assistindo produções dos EUA, Chile, Macedônia, Colômbia, Emirados Árabes e Inglaterra. Será um festival de muitas revelações.

 

Sindicato dos Jornalistas completa 50 anos

O jornalista tem um compromisso com o bem comum e com as aspirações coletivas. Busca com rapidez, segurança, visão ampla em selecionar e apurar informações do cotidiano de uma comunidade. Oferece ao leitor ou telespectador as ferramentas para desenvolver um senso crítico. Uma missão que pode mudar pela palavra responsável, consciente e com conduta ética o que considera errado na sociedade em que atua. Para muitos representa poder, para mim um trabalho precioso, uma nobre missão.

Ao longo de cinco décadas o Sindicato dos Jornalistas de Brasília se consolidou pela luta em defesa da democracia e pelos direitos humanos. Mostrou para Brasília e para o Brasil com respeito e responsabilidade a importância da palavra e do respeito ao semelhante. Foi presidido por Carlos Castelo Branco, o Castelinho, durante a redemocratização do país. Graças ao trabalho e empenho dos integrantes do Sindicato as redações dos jornais, rádios e televisões estão melhores.  Há mais respeito, engajamento profissional e paixão pela profissão.

Hoje o Sindicato dos Jornalistas de Brasília está em festa, pois comemora Bodas de Ouro com o trabalho.  O  presidente do Sindicato, Lincoln Macário Maia e o vice Vanderlei Pozzembom recebem os colegas da imprensa e convidados especiais hoje às 20h no Edificio City Offices Jornalista Carlos Castelo Branco, no Setor de Indústria Gráfica, para brindar esta trajetória de luta e conquistas e para apresentar a nova sede.   

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 11/07/2012

ANS suspende operadoras pelo atraso no atendimento de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar atendeu as reclamações dos consumidores e suspendeu a venda de 268 planos de saúde de 37 operadoras por descumprimento do prazo de atendimento. Elas estão proibidas de vender e tem até três meses para regularizar a situação e se não cumprir a determinação a multa vai de R$ 80 a R$ 100 mil reais. A reincidência pode levar à suspensão parcial ou total da venda de planos.

As operadoras contestaram a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar e os órgãos de defesa do consumidor aplaudiram a decisão porque muitas seguradoras vendem planos de saúde sem ter uma estrutura de hospitais credenciados e médicos para atender de acordo com o serviço vendido no contrato. Em função disso usuários chegam a esperar cerca de 2 meses para uma consulta e cansados de tanto desrespeito reclamaram em massa para a ANS que imediatamente tomou a decisão de suspender.

Acredita-se que 26% da população usa plano de saúde e paga caro por um serviço aquém do contratado em função disso a ANS criou regras para o atendimento. No caso de urgência e emergência o atendimento tem de ser imediato como a situação exige. Serviço de diagnóstico por laboratório o prazo de atendimento é no máximo 3 dias.

Consulta pediátrica, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, consultas e procedimentos realizados em consultórios ou clínicas com cirurgião dentista o prazo é de 7 dias. Consulta ou sessão com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial, atendimento em regime de hospital-dia o prazo máximo é 10 dias.

Mais informações pelo site www.ans.gov.br ou pelo disque ANS 0800 701 9656. Reclame, exerça o seu direito de consumidor. 

 

Senado cassa mandato de Demóstenes

Acaba de ser finalizada no Senado Federal a votação sobre a cassação do mandato de Demóstenes Torres, sem partido, de Goiás. Compareceram 78 senadores, 56 votaram pela cassação, 19 contra e 5 abstinências. Assim que o painel eletrônico confirmou os 56 votos, o agora ex-senador saiu do Plenário sem falar com ninguém. Foi até o seu gabinete, acompanhado do seu advogado, se reuniu com assessores e logo deixou o Congresso Nacional. Cassado fica inelegível até 2027. Sem mandato perde o foro privilegiado e terá seu processo julgado em primeira instância. Ele foi eleito e depois expulso pelo DEM. A vaga retorna para o DEM e deve ser ocupada por Wilder Pedro de Morais, ironicamente ex-marido de Andressa Mendonça, atual mulher de Cachoeira.

Antes da votação, por volta das 12h30 ele suplicou aos senadores para que não o cassassem. Pediu que o deixassem provar a sua inocência. “Não acabem com a minha vida”, pediu sem sucesso. Tudo aconteceu porque ele foi acusado de usar o mandato parlamentar para favorecer a quadrilha dos jogos ilegais, do contraventor Carlinhos Cachoeira.

O relator do processo, senador Humberto Costa do PT/PE disse que a cassação é a prova de “trabalho sério”. O senador Randolfe Rodrigues do PSol/AP disse que “A conduta moral de um senador e o decoro não é um favor é uma obrigação da função republicana. Ele mentiu para os seus pares e cidadãos e a presunção de inocência para homens públicos deve ser relativada”, concluiu o senador. O presidente Nacional do DEM, senador José Agripino disse que “desde o inicio o Senado foi muito correto, dando espaço amplo para a defesa do acusado”. E sobre a cassação ele disse que cada senador decidiu de acordo com sua convicção.

 

Começou a Roda de Boteco Brasília

A Roda de Boteco é um festival realizado pela Ecos Eventos em parceria com o Sindhobar e o Ministério da Cultura e tem o apoio do GDF, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, DF Suíno e Guia BHR.

Tem por objetivo estimular a gastronomia de boteco e resgatar a boemia. De hoje até o dia 31 os consumidores vão receber uma cédula e eleger o Melhor Bar, o Melhor Boteco e o Melhor atendimento. Ao todo são 30 bares e botecos inscritos e os petiscos custam R$ 15. 

O que gostei nesta terceira edição é que o cliente vai poder opinar sobre a qualidade do atendimento, a higiene do local, o sabor do petisco e o serviço de bebidas. Isto vai possibilitar com que os donos dos estabelecimentos melhorem na qualidade e na satisfação do cliente. E cliente satisfeito sempre volta. E assim os bares e botecos vão melhorar o faturamento.

A festa de encerramento da Roda de Boteco Brasília vai ser dia 04 de agosto no Centro de Convenções com show de Diogo Nogueira e outras atrações.

 

Lançamento do Time Agro Brasil foi um sucesso

A senadora Katia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, o presidente do Sebrae Nacional Luiz Barretto, ao lado do rei Pelé, “garoto propaganda” da Campanha Time Agro Negócio, receberam os seletos e ilustres convidados com um jantar bem brasileiro ao ritmo de Carlinhos de Jesus, ontem à noite aqui em Brasília para o lançamento desta importante campanha para mostrar o potencial da agricultura e da pecuária e como pode crescer com sustentabilidade. A cerimônia foi conduzida pela apresentadora Mylena Ciribelli.


Pelé e a senadora Katia Abreu, presidente da CNA 

 

O presidente do Sebrae Luiz Barretto 

Min. do Supremo, Gilmar Mendes; Pelé; Katia e o Min, Aldo Rebelo  

 

Pelé com Carlinhos de Jesus 

Ministro Mendes Ribeiro com o vice-presidente Michel Temer 

 

 

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Simões com o presidente do Sebrae Luiz Barretto

Ministro do Esporte Aldo Rebelo com a senadora Ana Amélia  

 

A confraternização das autoridades em defesa do Agro Brasil Sustentável 

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, disse que o projeto é importante porque incentiva práticas sustentáveis no meio rural. “Mais de quatro milhões de pequenas propriedades rurais serão beneficiadas pelo Time Agro Brasil. Eles terão informação, conhecimento e assistência técnica. O mundo rural é muito importante para o Sebrae. E a difusão de informações sobre projetos para o campo é essencial para o bom desempenho dos produtores. A parceria com a CNA veio para ficar porque é nosso objetivo assegurar a qualidade do produto nacional “, concluiu Barretto.

O evento foi prestigiado pelo vice-presidente da República, Michel Temer; pelo ministro do Supremo, Gilmar Mendes; pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo; pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho; pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; pelo ministro da Pesca Marcelo Crivela; pela senadora gaucha Ana Amélia Lemos, senadores, deputados, presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária e de Sindicatos Rurais de todo o Brasil. E claro, por um batalhão de jornalistas e fotógrafos que se divertiram clicando e gravando a performance do eterno rei do futebol que fez embaixadinhas e equilibrou a bola na cabeça ganhando aplausos dos presentes. A bola tem impressa o escudo da Time Agro Brasil e a assinatura de Pelé. Inclusive Pelé disse que vai investir em Tocantins, estado da anfitriã, em piscicultura para junto com a Federação de Agricultura de Tocantins colocar o Estado dentre os maiores produtores de peixe do país. 

 

Corrida do Advogado 2012

A corrida conquista cada vez mais adeptos, pois é uma das atividades físicas mais simples e traz ganhos para todo o corpo. É fácil de praticar e pode ser iniciada em qualquer idade. Para isto basta disciplina, alimentação equilibrada, roupa e tênis adequados, proteger a pele com filtro solar, usar boné ou chapéu e muita disposição. 

Para quem gosta desta atividade estão abertas as inscrições para a XXI Corrida do Advogado, que vai ser no dia 25 de agosto no Parque da Cidade. A prova com percurso de 5 e 10 km é aberta a atletas acima de 16 anos de ambos os sexos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.corridadoadvogado.com.br, o valor da inscrição é de R$ 51 para o público em geral. Advogados, estagiários ou estudantes de direito pagam R$ 41. De cada inscrição feita será destinado R$1 para uma instituição de caridade.

Além dos troféus os participantes vão receber prêmio em dinheiro. Depois da inscrição quem quiser, nos sábados até o dia da prova, de 8 às 10 horas, no estacionamento 10 do Parque da Cidade tem treino para a corrida. 

A corrida faz parte das comemorações do mês do advogado e tem por objetivo integrar a classe com a comunidade e incentivar a prática de atividade física. Para quem nunca correu o ideal é iniciar com alongamento e uma caminhada leve e ir aos poucos aumentando os passos até correr. Tornando o exercício um hábito e no mesmo horário o organismo vai se adaptar rapidamente e nunca esquecer de fazer o alongamento quando terminar a corrida. Hidratar o corpo com água ou isotônico. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/07/2012

 

Pelé é estrela do agronegócio sustentável

Com o objetivo de consolidar a imagem do agronegócio sustentável e mostrar que o Brasil tem uma das maiores, melhores e mais sustentáveis agropecuárias do mundo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA lança hoje em Brasília, às 19h30 no espaço Dúnia City Hall, na QI 15 do Lago Sul, a Campanha Time Agro Brasil, tendo como estrela o rei Pelé.

Pelé será o rosto da campanha que será realizada até 2014 e divulgará as práticas sustentáveis adotadas pelos produtores rurais brasileiros e mostrará as iniciativas que garantem a boa qualidade do produto nacional. Os ruralistas e ambientalistas estão unidos para promover o agronegócio e proteger o meio ambiente. A Campanha é da CNA e tem o apoio do Sebrae Nacional.

A escolha de Pelé é oportuna porque ele é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos e eleito “Atleta do Século XX” e também porque Edson Arantes do Nascimento é produtor rural. E como o Pelé é cidadão do mundo vai consolidar a imagem do agronegócio sustentável brasileiro dentro e fora do país. 

 

Lavar dinheiro vai ficar mais difícil

O Diário Oficial da União de hoje publica a nova Lei para combater o crime de lavagem de dinheiro. A lei foi apresentada em 2003 no Senado, teve alterações na Câmara e voltou para o Senado no mês de junho para finalmente entrar em vigor. Esta lei aumenta a eficiência do Estado para a defesa dessa modalidade de crime.

A Lei amplia o rol de pessoas obrigadas a enviar informações ao Conselho de Controle de Atividade Financeira – Coaf, do Ministério da Justiça, como doleiros, quem negocia direitos de atletas, quem comercializa artigos de luxo entre outras atividades que envolvem um volume grande de dinheiro. Quem descumprir a obrigação de envio de informações, a multa é de 20 milhões de reais. 

É uma importante ferramenta para o combate ao crime organizado porque por meio da lavagem de dinheiro as organizações criminosas atribuem aparência lícita aos recursos obtidos por meio da prática de crimes. 

 

Emater do DF desperta interesse de japoneses

A Emater vem há muitos anos orientando e proporcionando mais qualidade aos trabalhadores rurais. Este trabalho chamou à atenção dos japoneses que vieram conhecer como funciona para aplicar em cooperativas que pretendem criar nos países africanos. A comitiva quer saber como os empreendedores rurais e as famílias conseguem produzir alimentos de qualidade e ter lucro.

Hoje eles visitaram a Cooperativa Agrícola de Planaltina no Núcleo Rural de Taquara, onde foram recebidos pelo presidente da Cootaquara, Maurílio Cézar. Ficaram sabendo sobre a produção e japonesa dos produtos dos 218 cooperados. O Sistema de Rastreabilidade da Cooperativa chamou à atenção da comitiva por permitir que o consumidor acesse informações e detalhe sobre toda a produção desde a data da colheita até a localização da propriedade.

Depois os visitantes conheceram a Multiflor. A cooperativa dos produtores de flores e plantas ornamentais, um trabalho que deu certo, que está crescendo e gerando emprego e renda. Os japoneses ficam satisfeitos com o que viram e informaram que vão utilizar a técnica brasileira nos países africanos onde vão investir.

Sou fã da Emater por orientar os produtores a melhorarem a gestão de sua propriedade rural, por ensinar como fazer o diagnóstico da propriedade, escolher o negócio certo e como se relacionar com o consumidor. Um trabalho importante que está fazendo escola no exterior. 

 

Casa do Saber aprimorando conhecimento

Em 4 anos de Trabalho, a Rede Gasol de Combustíveis, entregou para a comunidade do DF 100 Bibliotecas Casa do Saber. O equivalente a 25 por ano e 2 por mês para aprimorar os conhecimentos. As crianças vêm desde 2007 estudando, pesquisando e sonhando com um mundo com mais esperança e a comunidade fez de cada Casa do Saber o seu ponto de encontro.

A equipe da Gasol, responsável em montar e manter as bibliotecas, está desde o inicio deste ano visitando todas as 100 inauguradas para avaliar o desempenho, o acervo e a frequência para proporcionar à comunidade escolar a oportunidade de novas pesquisas e leituras.

O trabalho não parou por aí, pois a empresa quer beneficiar outras comunidades e para tanto está reformando e construindo novos espaços para abrigar novas bibliotecas. É bom saber que a Gasol e seus parceiros vão continuar ajudando a comunidade. É um novo período de conquistas e realizações.

 

Empresas de Informática beneficiadas no governo Arruda

O site da Procuradoria Geral da República, www.pgr.mpf.gov.br divulgou a lista das empresas de informática de Brasília, beneficiadas com o reconhecimento ilegal de dívida durante o governo Arruda. São Elas: Unirepro, Linknet, Ctis, Adler, Cal Tecnologia, Vertax e Conecta. Seis foram denunciadas e a Ctis ficou de fora porque obteve alvará do STF para não falar na Polícia Federal, mas na Justiça terá de falar.

O Ministério Público Federal examinou minuciosamente 106 termos de reconhecimento de dívida e também os processos de pagamentos do governo Arruda. E concluiu que o montante pago passou dos três dígitos. Como diz o ditado “a justiça tarda, mas não falha”. Ainda tem muita água para passar debaixo da ponte. É só aguardar, pois vem muitas surpresas por aí.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/07/2012

Coçar os olhos prejudica a visão

É o que garante o oftalmologista Sérgio Saraiva, diretor da Oftalmed – Hospital da Visão, que também alerta para não ler deitado ou com livro muito perto, usar computador ou ver TV no escuro, pois estes hábitos cansam a visão e dão dor de cabeça.

Como os olhos revelam o mundo e são responsáveis por 80% das informações que recebemos, todo cuidado é pouco. É sobre estes cuidados e como prevenir e tratar as principais doenças dos olhos entrevistei no programa Brasília na TV, o Dr. Sérgio Saraiva, especialista em córnea. Acompanhe.

 

 

Feliz aniversário, Jalma

Hoje é dia de abraçar Jalma Alves Ribeiro, que comemora o seu aniversário na Bahia com o marido Eustáquio Ribeiro.

Mais do que festejar o aniversário da psicóloga tão querida, é preciso fazer um brinde à amizade, ao companheirismo, dedicação, competência, respeito e bondade, pois ela tem um coração amoroso e generoso e só vê o lado bom das pessoas.

Eu tive o privilégio de conhecer a Jalma através do meu filho Gustavo, quando namorava a Alice. A partir daí passou a fazer parte da minha família e da minha vida e hoje agradeço por ter nos dado a Alice, que é mais que uma nora. É uma filha que veio dar mais alegria a minha vida.

Jalma, desejo que a vida lhe ofereça sempre o melhor, porque você merece. Que Deus a abençoe com paz, saúde e alegria. Feliz aniversário e obrigada por fazer a nossa vida especial com a sua existência.

 

Olimpíadas Escolares Mundiais em Brasília

A Gymnasiade, pela primeira vez, vai acontecer em um país do continente americano, porque em novembro do ano passado o GDF não mediu esforços para  disputar  com Palma de Malloca, da Espanha, para trazer para Brasília  a 15ª edição de tão importante olimpíada escolar. Em novembro de 2013 Brasília receberá 2 mil atletas, de 14 a 17 anos de 40 países que vão disputar as modalidades de atletismo, ginástica aeróbica, artística e ritma e natação. Como o Brasil é país sede, pode escolher mais três modalidades e escolheu judô, karatê e xadrez.

Hoje os representantes da ISF, visitaram as instalações esportivas de Brasília e ficaram encantados com o Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros. “Observamos que este centro, além da boa estrutura, fica próximo de comandos da Policia Militar, Policia Civil, Hospitais e Metrô, o que vem agregar para termos uma ótima competição”, disse o diretor-executivo do comitê técnico da International School Sports Federeration, o belga Kever Norbert. Além do belga a comissão tem mais quatro representantes: Carmen Baslan, da Itália; Ana Maria Valenti, da Espanha; Fernando Delgado, de Porto Rico e Meireille Ganzin da França.

O governador Agnelo disse que a “Gymnasiade será uma vitrine para promover o desenvolvimento humano, a educação e estimular o interesse dos jovens pelo esporte na escola”, destacou Agnelo. Até 2016 Brasília será a Capital do Esporte porque sediará a abertura da Copa das Confederações no dia 15 de junho de 2013, a 15ª Gymnasiade em novembro, a Copa do Mundo em 2014 e em 2016 os Jogos Olímpicos. É mais emprego e renda para a nossa cidade.

 

República Dominicana pede ajuda ao Brasil

A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje, no Palácio da Alvorada, o presidente eleito da República Dominicana, Danilo Medina, que veio fazer o convite para que a presidenta participe da sua posse no dia 16 de agosto.

  

Durante o encontro ele pediu que o Brasil ajude o seu país no financiamento da construção de duas plantas de energia, a gás ou carvão, de 300 megawatts. “Somos um país que tem déficit energético e é necessário que o Estado intervenha com a construção para incrementar a oferta de eletricidade”, disse Medina. Depois ele se encontrou com os ministros da Educação, Turismo e Desenvolvimento Social.

Esta não é a primeira vez que Medina vem à Brasília. Em 2011, quando candidato, foi recebido pela presidenta Dilma. Coincidência ou não o seu marqueteiro foi João Santana, o mesmo que comandou a campanha de Dilma em 2010. Amanhã Medina e sua comitiva vão ao Rio de Janeiro se reunir com funcionários do setor energético. 

 

Definitivamente Anderson!

A tão esperada revanche entre os lutadores do UFC Anderson Silva (Spider) e Chael Sonnen finalmente ocorreu. O combate foi realizado no último sábado, em Las Vegas, valendo o título mundial da divisão dos médios. Ao contrário da primeira disputa de cinturão, no dia 17 de agosto de 2010, Anderson Silva venceu rápido e com certa tranquilidade.

Em 2010, Sonnen dominou o brasileiro, ditou o ritmo do combate e surpreendeu o mundo do MMA por 4 rounds e meio. Mas faltando pouco mais de 2 minutos para o término, o Spider encaixou um triângulo e conseguiu a submissão de Sonnen. O pós-combate foi marcado pela reprovação do estadunidense no doping e revelou que Anderson havia lutado com a costela lesionada.

Nada disso foi suficiente para calar o falastrão Chael Sonnen, que passou a dizer ser o novo campeão do UFC e estar defendendo seu título nas lutas posteriores. Quando conseguiu a tão esperada revanche, sendo o bom “marketeiro” que é passou a falar ainda mais sobre o brasileiro. Conquistou, assim, o desgosto do público em geral do esporte e tornou a luta mais vendável.

Finalmente, após quase dois anos, a disputa saiu da falácia para entrar em prática dentro do octógono. O primeiro round foi assustador para os fãs de Anderson, pois com 5 segundos de luta Chael já o havia derrubado. Foi um round de completa superioridade do estadunidense. Mas a história do 2º assalto foi outra, Sonnen não conseguiu levar a luta para o chão, que é seu ponto forte. Assim, o Spider Silva não teve dificuldade para nocauteá-lo e dar fim, de uma vez por todas, as dúvidas que haviam ficado após 2010.

Anderson Silva conversou com Joe Rogan (narrador/comentarista e entrevistador oficial do UFC) ao término da luta. Ao contrário do que costuma fazer, “arriscou” até responder um pouco em inglês. No fim da entrevista disse que não guarda mágoa de Chael Sonnen e o convidou pra um churrasco em sua casa.

Resta saber agora quem será o próximo adversário de Anderson, uma vez que ele já ganhou de todos os grandes nomes da categoria e se recusa a aposentar por agora. O nome que mais agrada os fãs do UFC é Jon Jones, campeão da categoria meio-pesado. Caso ocorra será a nova luta do século. Deixo aqui meus parabéns ao grande lutador Anderson “Spider” Silva, do qual sou grande fã. (Por Gilbert Di Angellis) 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/07/2012

Brasília na TV domingo às 12h30

Convido você para assistir o Programa Brasília na TV e conferir a solenidade de premiação dos times campeões da 10ª Copa Sinduscon de Futebol na categoria Empresa e Entidade. A distribuição de prêmios aos participantes e a garantia do presidente Julio Peres da realização da 11ª Copa. Acompanhar o trabalho que o Sindicato da Construção Civil está fazendo para garantir a segurança nos canteiros de obras, alimentação de qualidade e o atendimento médico e odontológico.

  

O presidente do comitê da Copa, Mário França, conta como tudo começou; os jogadores falam como foi conciliar o trabalho nas obras e os treinos no horário do almoço e da emoção em vestir a camisa da empresa que garante o emprego. E mais: a entrevista do deputado Luis Pitman, do presidente do Crea-DF Flávio Correia e do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Raimundo Salvador. E no final do programa o show de Fyama Dourado. O nosso encontro é domingo às 12h30 na TV Brasília/Rede TV. Eu espero você.

 

O fotógrafo Ronaldo Silva mostra Brasília no Canadá

   

A beleza e as cores da Capital Federal fazem parte da exposição do fotógrafo oficial da vice-governadoria do DF, Ronaldo Silva, em Toronto no Canadá. Entre seus registros, os canadenses vão poder apreciar a nossa arquitetura, a beleza dos monumentos públicos, a variedade do nosso cerrado, o pôr-do-sol , o azul do nosso céu e a variedade de flores e do colorido especial dos ipês.

O Expressions of Brazil reúne artistas e projetos culturais brasileiros. Os canadenses vão também conferir uma mostra dos filmes de Hector Babenco como A Ostra e o Vento e Coração Iluminado, também o premiadíssimo documentário Estamira, grafieira e gravuras.

 

Quem quer mais quer Sigma

No Sigma, cada conquista dos alunos é uma conquista da escola. Em 2012 foi, novamente, a escola que mais aprovou no PAS e também nos vestibular tradicional. Foram 573 alunos aprovados na UnB. Como o Sigma está perto de você, acompanhe o trabalho realizado na unidade de Águas Claras.

 

População em situação de rua ganha dignidade

Com o objetivo de acolher e cuidar quem está em situação de vulnerabilidade, o GDF inaugurou o primeiro Centro de Referência especializada para População em Situação de Rua no DF. O Centro POP fica na 903 Sul e funciona das 8h às 18h em dias úteis e oferece café da manhã e almoço, atendimento médico, psicossocial, oficinas e cursos profissionalizantes, guarda de pertences, banheiros e transporte gratuito para os abrigos. 

  

O Centro POP faz parte do Plano DF sem Miséria. O governo do Distrito Federal com isso acolhe e cuida de quem está em situação de rua. A cerimônia contou com a presença do ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, das ministras Maria do Rosário e Tereza Campello, secretários de estados e parlamentares. (Fotos de Roberto Barroso)

 

BRB fortalece o futebol de Brasília

Pelo segundo ano consecutivo o Banco de Brasília apoia o futebol da cidade, com incentivo de forma igualitária aos times. Com isso desenvolve o esporte, fortalece os times e gera empregos. E fortalecidos podem levar o nosso futebol para disputas nacionais a exemplo do que já aconteceu com o Gama e o Brasiliense. 

Esta decisão foi informada pelo presidente Jacques Pena, no Palácio do Buriti aos dirigentes dos times da segunda divisão do campeonato no DF. O apoio será de R$ 50.000,00 pago na 4ª e na 8ª rodada do campeonato, desde que estejam aptos ao recebimento do incentivo. O apoio do BRB vai além. Quer capacitar e organizar a gestão dos clubes para que atuem com mais profissionalismo e conquistem vitórias e com isso vai ficar mais fácil conseguir patrocínio das empresas locais. 

Apoiar o esporte local é meta de Agnelo que desde que assumiu o mandato vem recuperando os estádios e apoiando os clubes profissionais. Exemplo disso é o Basquete Brasília que com o apoio do BRB e UniCeub é tricampeão. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/07/2012

Vale Shop tem reconhecimento no exterior

 

É muito bom ver uma empresa brasiliense aliada a uma importante marca internacional como a Oracle.O empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, está comemorando o reconhecimento, a parceria e a expansão da bandeira.

A Vale Shop é especializada em meios de pagamentos eletrônicos,benefícios e emissões de cartões e ganhou referência no mercado de benefícios corporativos pela confiabilidade no processamento de transações financeiras.Até 2008 a bandeira Vale Shop concentrava sua atuação no DF, depois passou a atender o Centro Oeste e o Sudeste. Agora visa outros mercados no Brasil e prevê aumento em 60% o número de cartões que hoje está na ordem de 300mil.

Para suportar a expansão, o ambiente de TI ganhou reforços com oupgrade de seu banco de dados Oracle DB Enterprise e Oracle Internet Application Server, obtendo assim escalabilidade, estabilidade e desempenho necessários para crescer e manter o alto nível dos serviços. A nova infra-estrutura reduziu pela metade o tempo de autorização das transações efetuadas com os cartões da Empresa. Essa mudança também possibilitou um ambiente de alta-disponibilidade pois realiza a replicação síncrona do banco de dados entre os três data centers da Vale Shop.

O presidente Marconi de Souza está comemorando o reconhecimento e a expansão da bandeira. “Ficamos satisfeitos pelo reconhecimento da Oracle à respeito do nosso projeto. O investimento na nova infra-estrutura da Vale Shop visa proporcionar ainda mais segurança e agilidade nas nossas transações, disponibilizando aos nossos clientes e usuários a garantia da qualidade conseguida com tecnologia de ponta. ”, finalizou Marconi.

O relato completo da experiência da Vale Shop com a Oracle pode ser lida no link a seguir: http://www.oracle.com/us/corporate/customers/customersearch/valeshop-database-ss-1594886-ptb.html

 

 

Recanto das Emas ganha UPA

Os moradores estão comemorando porque agora não precisam sair da cidade para receber atendimento médico. Eles receberam a segunda Unidade de Pronto Atendimento UPA e com isso o GDF consolida novo modelo de atenção à saúde funcionando 24 horas. Até agosto o governo vai beneficiar São Sebastião e o Núcleo Bandeirante. A meta é instalar 11 Unidades no DF.

 

A cerimônia contou com a participação, por meio de videoconferência, da presidenta Dilma, que citou as melhorias na saúde pública e falou da importância destas unidades. “Elas surgiram para construir uma cadeia que vai do posto ao hospital, garantindo um atendimento humano, com qualidade, respeito e profissionais dispostos”, concluiu a presidenta. Também enviaram mensagens o ministro da Saúde e o ex-presidente Lula.

O governador Agnelo ao lado da primeira-dama, Dra. Ilza disse que está sintonizado com a Política Nacional de Saúde. “Essa inauguração tem um valor muito grande, pois estamos dotando a cidade com um instrumento de saúde pública humanizado, adequado e próximo da população”.

A inauguração desta Unidade de Pronto Atendimento vai reduzir a procura nos pronto socorros.

 

Copa Sinduscon de Futebol

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF encerrou com êxito a 10ª edição da Copa que reuniu os trabalhadores das empresas e das entidades do segmento. Foi uma demonstração de respeito aos trabalhadores e suas famílias. Veja o que diz o presidente do Comitê da Copa, Mário Vieira França, para o programa Brasília na TV.

 

TST realiza ato público pelo trabalho seguro

O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, esteve no Estádio Nacional de Brasília, acompanhado do governador Agnelo e outras autoridades para conscientizar os operários da importância de usar equipamento de segurança.

Os cerca de 4,2 mil trabalhadores assistiram a vídeos educativos e receberam cartilhas que alertam sobre os riscos das atividades diárias e foram incentivados a só trabalhar com toda a proteção. Depois eles receberam uma camisa da seleção brasileira e ouviram o ex-craque Romário e o velejador e medalhista olímpico, Lars Grael que contou como perdeu uma perna durante um treino.

Como a segurança é a coisa mais importante para o trabalhador o governador Agnelo reforçou a importância deste trabalho de conscientização feito pelo TST e falou que depois disso muitos acidentes serão evitados. “Isso vai melhorar a condição de vida do trabalhador. E proteger a vida é tudo que queremos”, concluiu Agnelo.

O ministro Dalazen disse que no esporte, como na vida e no trabalho, alegria e tristeza andam lado a lado. “O excesso de confiança também é uma das causas mais comuns dos acidentes de trabalho, a exemplo da desatenção, do descuido, da desinformação e da imprudência. E assim um cenário de alegria converte-se em cenário de profunda tristeza”, declarou o presidente do TST.

De acordo com o ministro em 2011, 2.796 pessoas morreram em acidentes de trabalho no país, uma média de 7 por dia. “Entregar essa obra sem mais nenhum acidente depende de vocês”, disse o ministro ao lembrar do operário que faleceu recentemente.

O vice-presidente do Sinduscon , Luiz Carlos Botelho, disse que o Sindicato vem há tempo fazendo um trabalho de conscientização nos canteiros de obras. Uma cruzada em favor da vida. Esse trabalho é maravilhoso agora cabe a cada trabalhador ter consciência da importância da sua vida.

 

A incrível audição dos cães

Estudos comprovam que os cães podem ouvir sons a distâncias quatro vezes maiores que os humanos. O que ouvimos a um metro de distância eles ouvem a quatro. Os cães captam sons imperceptíveis para nós. Devido as orelhas grandes e de forma côncova conseguem captar as ondas sonoras e canalizá-las diretamente ao tímpano. E eles também movem as orelhas uma para cada lado como uma antena por isso ouvem mais e melhor. Da mesma forma que nosso cérebro filtra a visão os cães filtram os sons que lhe interessam.

 

Essa sensibilidade, no entanto, traz problemas aos cães. Trovões, alarmes e fogos de artifício são desagradáveis e causam pavor, deixando o animal nervoso, angustiado e com medo. Uns latem, outros tremem, ficam com a respiração ofegante, e tem até os que choram como o meu que é da raça spitz alemão anão que só se acalma quando ganha colo e esconde a cabeça.

Tem veterinário que acha que mimar o cão neste momento é errado, que reforça o próprio medo. Discordo, pois carinho dá sensação de proteção e faz passar logo o ataque de pânico. Como não podemos prever os barulhos e nem sempre estamos presentes é bom fazer o cão perceber que a sua cama é o seu porto seguro. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/07/2012

Tereza Campello abre encontro com gestores de assistência social

Começou ontem às 19 horas no Hotel Nacional e vai até sexta o Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial do Suas com a participação de gestores de várias cidades brasileiras. A abertura foi feita pela ministra Tereza Campello que solicitou aos participantes que avancem, evoluam e interagem para que a população possa ser atendida de forma rápida e eficiente.

O censo Suas tem por objetivo ajudar a melhorar as políticas de assistência social. O governo federal monitora e vigia todo o atendimento às pessoas necessitadas, mas como falta profissionais capacitados é preciso por meio da informação aprimorar o modelo de atenção no Suas. Muitas pessoas passam nos concursos para atuar nestas áreas só que não tem noção de como é trabalhar em assistência social. É preciso colocar em prática políticas de capacitação em todo o país porque só boa vontade não basta para trabalhar nesta área tão delicada.

Após o encontro os gestores, técnicos, conselheiros e comunidade vão conhecer melhor os avanços e desafios da institucionalização do sistema. A partir de agora vai ser possível saber quantas famílias tem assistência social e quantas estão na extrema pobreza, quem recebe Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada. (Foto de Fábio Pozzebom)

 

TV Brasília também informando à meia noite

A TV Brasília que foi inaugurada junto com a Capital do país e que vem ao longo dos seus 52 anos levando o melhor da informação com ética, seriedade, qualidade e comprometimento com os anseios da comunidade apresenta a partir de hoje o “Jornal Local Edição da Noite”.

De acordo com o superintendente da TV Brasília, Luis Eduardo Leão, o objetivo do Jornal Local é informar aos brasilienses que passam o dia no trabalho ou na faculdade, sobre os principais fatos da cidade e as notícias do Brasil e ainda receber em primeira mão as notícias do dia que está começando.

O Jornal Local Edição da Noite será apresentado por Pedro Lucena e vai estar alinhado com as redações dos jornais on-line, impresso e de TV para levar as informações na hora que estão acontecendo. É a TV Brasília sempre à serviço da cidade. Parabéns pela iniciativa e boa sorte a toda a equipe.

 

Salário de Médico no DF tem saúde financeira

Toda pessoa sem qualquer distinção tem direito a um padrão de vida que lhe assegure saúde e cuidados médicos. E saúde não é só ausência de doença, mas usufruir de uma vida digna. Por outro lado a Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial diz que “a saúde de meu paciente será a minha principal consideração”. É missão do médico zelar pela saúde das pessoas e da coletividade mantendo o máximo de respeito pela vida humana sem discriminação de qualquer natureza.

Como colocar isso em prática se a maioria dos 6.302 médicos que trabalham no governo do DF compõem renda ou fazem muitas horas extras todos os dias? O GDF atendo às necessidades da população contratou mais médicos e mesmo oferecendo um salário inicial de 14 mil por mês faltam médicos no DF que queiram trabalhar na saúde pública. O que se vê em todos os hospitais são filas intermináveis de pessoas sofrendo por falta de atendimento e quando são atendidas o médico parece aéreo.

O GDF em nome da transparência publicou relação dos salários dos médicos. Os sindicatos que representam os servidores acham que a medida é constrangedora. Olhando a relação dos vencimentos que vão de 40 mil a 70 mil por mês , constrangedor é ver gente morrendo por falta de atendimento. Tem médico recebendo horas-extras que variam de 15.995,07 a 18.719,64 por mês. Com tanto esforço para turbinar o salário ficam sem energia para atender os pacientes. Não sou contra quem ganha bem sou contra quem faz da profissão um comércio vantajoso em detrimento da saúde do outro. 

Depois da publicação desta relação o GDF precisa fiscalizar estas horas extras porque nem super homem consegue trabalhar tanto assim. Médico tem que ganhar de acordo com a dedicação e presteza. Quem trabalha em vários locais não dá conta de prestar serviço de excelência em nenhum.

 

Brasília é atração no Chile

Graças a uma ação conjunta da Secretária de Turismo e do Ministério das Relações Exteriores, os chilenos puderam conheceram a nossa riqueza musical, um pouco da historia da capital do país e do rock brasileiro. O filme Rock Brasília – Era de Ouro, do cineasta Vladimir Carvalho encantou os chilenos no Palácio de La Moneda, em Santiago, por ter mostrado a trajetória das bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. O filme revelou imagens inéditas de Renato Russo e também mostrou a trajetória de Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas do Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro e do consagrado Caetano Veloso.

Esta exibição faz parte do projeto “Goal to Brasil” da Embratur, que tem por objetivo apresentar as cidade sedes da Copa do Mundo em 2014 e Brasília foi a primeira a ser mostrada no Chile. No dia 03 os chilenos conferiram a exposição “Brasília – Meio Século da Capital do Brasil”, na Universidade Católica do Chile e ontem assistiram, no Palácio do Governo, o filme “Rock Brasília – Era de Ouro”. Durante todo o mês operadores e agentes de turismo vão ter informações sobre a nossa Capital. 

 

Corinthians conquista as Américas pela 1ª vez

O Corinthians realiza o sonho de vencer a Libertadores e agora está ao lado do São Paulo que venceu 3 vezes, do Grêmio que venceu 2, do Cruzeiro que venceu 2, do Santos que venceu 2, do Internacional que venceu 1, do Palmeiras que venceu 1, do Vasco que venceu 1 e do Flamengo que venceu 1. O time provou no Pacaembu, para os torcedores que não perderam a confiança e que lotaram o estádio, a sua invencibilidade.

 

Emerson fez a alegria do Timão com 2 gols no segundo tempo, o segundo foi de craque e realizou com isso o sonho de milhares de torcedores. Como a vida é feita de vitórias e derrotas, ontem foi o dia do hexacampeão Boca Junior perder para um time brasileiro.

Parabéns a todos os corintianos e principalmente aos jogadores que, com raça e determinação, conquistaram este importante título para a fiel torcida. Saudações gremistas. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 04/07/2012

Dilma fortalece a agricultura familiar

A presidenta Dilma lançou hoje no Palácio do Planalto o Plano Safra da Agricultura Familiar que tem R$ 18 bilhões para crédito de custeio e investimento à agricultura no período de 2012/2013. Os agricultores também vão ter assistência técnica e a taxa máxima de juros será de 4%. Com isso mais agricultores poderão buscar financiamento para produzir mais e ainda receber orientação para melhorar a gestão ambiental da propriedade e reduzir o uso de agrotóxicos.

  

A presidenta também apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos desburocratizando para facilitar o acesso de famílias em municípios mais pobres. É um reforço nas linhas de crédito para custeio e para investimento, além da redução nos juros, ampliação do crédito para recuperar Áreas de Preservação Permanente e reserva legal desmatada.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que o objetivo do Plano Safra é colocar a assistência técnica na rota da sustentabilidade. “Queremos reduzir muito o volume de agrotóxicos usados na agricultura familiar, prevendo assistência e manejo sustentável do solo, da água e dos insumos”, declarou Pepe.

A agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros e ocupa cerca de 75% da mão de obra do campo, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário. (Fotos de Wilson Dias)

 

Turíbio Santos, o notável músico

Os brasilienses que curtem a obra de Heitor Villa-Lobos tem encontro marcado hoje à noite com Turíbio Santos, um dos maiores violonistas clássicos da atualidade, às 21 horas no espaço do Choro. Ele se apresenta até sexta e o ingresso custa R$ 20.

Turíbio é maranhense de nascimento e carioca por adoção e neste ano comemora 50 anos de carreira, que serão comemorados no Teatro Arthur de Azevedo, em São Luiz, onde fez o seu primeiro concerto em 1962 e que vai se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Ele dirigiu o Museu Villa-Lobos no RJ e o Festival Villa-Lobos, que surgiu há 5 décadas e que este ano será no Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico. É titular da cadeira 38 desde 1992 na Academia Brasileira de Música.

Com agenda lotada em 2012 ele se apresenta aqui em Brasília em recital pelo projeto Meu Caro amigo Chico Buarque que para Turíbio é um dos mais originais criadores da música popular brasileira. Turíbio em 2003 gravou o seu 55º disco em companhia do Quarteto de Brasília. No violão de Turíbio o popular encontra o erudito.

 

CCJ aprova processo de cassação de Demóstenes

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou por unanimidade a legalidade do processo que pode casar o mandato do senador Demóstenes Torres. O caso agora vai ser votado no dia 11, próxima quarta no plenário pelos senadores. Ele pode perder o mandato pela acusação de quebra de decoro parlamentar devido ao envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.

Demóstenes não compareceu à CCJ e seu advogado Antonio Carlos de Almeida Castro fez sua defesa afirmando que o senador é vítima de um prejulgamento baseado em provas ilegais e em vazamentos “criminosos”. “É um massacre que dura mais de três meses”, disse Kakay. O advogado garantiu que Demóstenes “quer ser julgado por seus pares e não irá fugir aos debates”, que vai usar a tribuna todos os dias até o julgamento para mostrar que é inocente. 

 

Mais um benefício do vinho tinto

Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que o vinho tinto pode melhorar o desempenho físico. Isto se deve ao resveratrol, um antioxidante encontrado no vinho tinto. “Ficamos animados quando vimos que o resveratrol apresenta resultados semelhantes aos obtidos com os treinos de resistência. Podemos ampliar os efeitos benéficos da atividade física com uma pílula do composto”, declarou o pesquisador Jason Dyck, coordenador do estudo. O pesquisador disse que o resveratrol pode ajudar pacientes que querem se exercitar, mas são fisicamente incapazes. Depois da descoberta o grupo vai iniciar pesquisa com a substância para diabéticos com insuficiência cardíaca, para melhorar a capacidade cardiovascular deles.

Estudos anteriores já atestavam que o consumo moderado e regular do vinho tinto é bom para o coração, para o bem-estar, bom humor e longevidade. E recentemente foi divulgado que o vinho tinto proporciona qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade de Boston, dos Estados Unidos.

Mesmo com todas estas comprovações das propriedades medicinais do vinho tinto existem restrições para o uso da bebida, por isso é necessário consultar um médico antes de tomar vinho.

 

GDF oferece 10 mil vagas para prática de esportes

Os nove Centros Olímpicos do DF estão oferecendo 10.339 vagas. Mais uma oportunidade para quem quer aproveitar este mês para praticar esporte. Entre as atividades oferecidas tem  basquete e ginástica para adulto e vôlei e futebol para crianças. As matriculas podem ser feitas diretamente nos Centros Olímpicos de Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião, das 8hàs 12h e das 14h às 18 h.

Depois de escolher a modalidade o candidato deverá entregar atestado médico, declaração escolar, no caso de estudante, foto 3x4 e termo de compromisso. Os acima de 40 anos devem levar laudo de um cardiologista. A Secretaria de Esporte ao oferecer esta oportunidade está incentivando a prática de esporte e proporcionando uma atividade saudável neste mês de julho, principalmente para os adultos. 

 

Exageros nos decotes

O decote é cada vez mais usado como ferramenta de sedução e vaidade tanto pelas atrizes e modelos quanto por mulheres comuns. O problema é que algumas esquecem do seu biótipo e escolhem modelos que em vez de valorizar o corpo revela imperfeições. 

Vestir-se com elegância não é daquelas coisas que a gente nasce sabendo. É preciso bom senso e não ir atrás de conversa de quem só quer vender. A roupa precisa ser confortável, de acordo com nosso estilo e corpo. 

Não adianta comprar um vestido ou blusa menor do que o número só para parecer mais magra. Apertado revela as imperfeições e marca pneuzinhos e dobras principalmente nas costas e na frente os seios parecem que vão pular para fora do decote. Estas roupas deixam a mulher vulgar. Para não errar na escolha o ideal é ter paciência na hora de comprar e de preferência levar uma amiga para avaliar a escolha. E ao vestir, se não tiver espelho que revele as costas é bom pedir a opinião de alguém de casa antes de sair para a festa. E lingerie à mostra é o maior de todos os erros. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 223 de 252
RocketTheme Joomla Templates