Coluna da Bernadete Alves - dia 04/05/2012

10ª Copa chega às oitavas de final

Trabalhadores da construção civil estão suando a camisa da sua empresa na Copa Sinduscon de Futebol que está acontecendo na Arena Futebol Clube aos sábados. O encerramento da 10ª Copa vai ser dia 02 de junho quando serão conhecidos os campeões das empresas e das entidades. A copa é o maior torneio do Centro-Oeste na promoção dos trabalhadores. Já estão classificados para a 2ª fase a JC Gontijo, PaulOOctávio, Soltec, Conbral, João Fortes, Almeida França, Emarki, Antares, Dan Herbert, Figueiredo, T & K, Topo Cart, Construmeta, Álice, Vitor Odisio e Entherm. Como surgiu o campeonato você vai saber na entrevista de Mário Vieira França e de Elson Ribeiro e Póvoa, idealizadores da Copa Sinduscon.

 

O Brasil perde Tinoco

Um dos maiores nomes da música caipira, Tinoca, morreu hoje aos 91 anos. Na quarta, dia 2 ele gravou o programa Viola, Minha Viola com Enezita Barroso. E naquele dia, como se estivessem prevendo que era a sua última participação, muitas homenagens foram prestadas e os seus maiores sucessos cantados pelas duplas caipiras. O programa Viola, Minha Viola está no ar há 32 anos e Tinoco participou do primeiro que foi ao ar no dia 1º de abril de 1980. E agora no domingo, dia 06 de maio ele faz sua última participação na TV Cultura, às 9 horas.

Os sucessos cantados pelos irmãos Tonico e Tinoco venderam o equivalente a 150 milhões de discos. Chico Mineiro, Moreninha Linda, Tristeza do Jeca e o Menino da Porteira eram cantadas em todo o país e influenciaram as pessoas do campo por serem cantadas com o coração. Todo o sucesso se deve a simplicidade, humildade e respeito pelas pessoas simples do campo.

Na adolescência os dois irmãos que moravam em Botucatu, em São Paulo, compraram uma viola e passaram a fazer serenatas, tocavam em bailes e festas até se transferirem para a Capital e fazerem sucesso e se tornarem uma bandeira da música de raiz. Com a morte de Tonico em 1994, Tinoco seguiu com carreira solo e em 2012 completa 67 anos de vida artística com 83 discos lançados.

Centenas de fãs foram dar adeus a este especial cidadão brasileiro que agora faz parte da sinfonia universal ao lado de Tonico, Leandro, João Paulo, Xavantinho e Pena Branca, Chico Anysio, Wando e João Mineiro, entre tantos talentos musicais.

A presidenta Dilma lamentou a morte do cantor e declarou que “a viola brasileira fica mais triste”.

 

Poupança com novas regras

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou as novas regras da poupança para manter o ritmo de crescimento sustentável do país. As medidas estavam sendo aguardadas com muita expectativa pelos milhares de poupadores.

 

O ministro Guido disse que a mudança foi necessária para adequar o Brasil a nova realidade econômica. “Estamos em melhores condições que as economias européias e norte-americanas. Para dar continuidade ao crescimento sustentável, precisamos fazer reformas que reduzam o custo financeiro e barateiem o crédito”, informou o ministro.

O correntista que aplicou na poupança até o dia 3 não será afetado com as novas regras. O ministro assegurou que a isenção de imposto de renda, a possibilidade de resgate a qualquer momento e a garantia dos depósitos até R$ 70 mil, em caso de quebra do banco são mantidas. “Não há nenhum prejuízo para os atuais detentores de cadernetas”, assegurou Mantega.

A alteração valerá para quem depositar a partir de hoje, 4 de maio. A poupança renderá 70% da taxa selic mais a taxa Referencial. Caso o Banco Central reduza a taxa básica de juros a 8,5% ao ano em 30 de maio, o rendimento anual da poupança passará a 5,95%.

A poupança surgiu com D. Pedro II em 1861, por ocasião da criação da Caixa Econômica, para receber pequenas economias de classes menos abastadas. Na década de 60 teve papel fundamental no financiamento imobiliário. A poupança foi, é e será sempre uma forma segura para guardar as economias.

 

Maturidade abre as janelas da oportunidade

Com o aumento da qualidade de vida é grande o número de pessoas que depois de aposentadas começam a dar impulso à criatividade e daí surgem grandes empreendedores. Isto acontece porque a maturidade abre as janelas da oportunidade.

A pessoa quando se aposenta tem muita disposição e não consegue ficar parada. Como tem situação financeira consolidada e experiência de vida procura algo para a sua satisfação pessoal e por este motivo pode ousar. Como não há idade para empreender às vezes um bom negócio nasce em um passeio pela natureza. A pessoa inteligente sabe usar de criatividade e descobrir as necessidades do mercado e lança o produto certo. Um exemplo disso é uma família que aproveitou as flores e a fibra natural de sua chácara para fazer papel vegetal e embalagens para presentes, está ganhando um bom dinheiro.

Outros estão pegando sobras de material utilizado em confecções e calçados e criam cintos, flores, carteiras e até roupas para jovens. Os exemplos são muitos porque a vivência traz mais segurança e confiança para enfrentar os obstáculos.

Incorporar no cotidiano ações relacionadas à sustentabilidade ajuda o planeta e ainda gera economia para o bolso. Adotar medidas de preservação ambiental pode atrair mais clientes.

 

STF reconhece o direito dos índios pataxós a terras na Bahia

Numa decisão rápida e a pedido da ministra Cármen Lúcia, o Supremo determinou a saída de fazendeiros da reserva do Caramuru Catarina Paraguaçu que fica no sul da Bahia nos municípios Itaju do Colônia, Camacã e Pau Brasil. A decisão permite a manutenção de índios pataxós na área de 54 mil hectares. Como os fazendeiros ocupavam as terras de boa fé eles serão transferidos pacificamente pelo governo da Bahia, Ministério da Justiça e FUNAI.

 Segundo o advogado-geral da União, ministro Luis Inácio Adams, “esta saída será feita de forma pacífica para não criar maior passivo social”, disse o ministro no programa de rádio Bom Dia, Ministro. Para ele a decisão do Supremo é uma vitória do governo.

 A ação foi ajuizada pela FUNAI em 1982 porque os índios reivindicavam a área que havia sido demarcada como território indígena entre 1938 e 1938 e que em 1948 o STI, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura arrendou as terras para os fazendeiros obrigando os índios a aceitar a decisão. Anos depois a Universidade Federal da Bahia mapeou a região e a FUNAI iniciou o processo de reintegração e ingressou no Supremo com ação de nulidade dos títulos de posse dos fazendeiros.

Esta decisão da ministra Cármen Lúcia põe fim a um conflito de anos. Inclusive desde janeiro deste ano os índios, cansados de esperar por 30 anos por uma decisão que não acontecia invadiram 68 fazendas, pois queriam de volta o que era por direito. Isto gerou muitos conflitos e até mortes.

 

Gorduras saudáveis

Para funcionar plenamente o nosso organismo precisa de gorduras saudáveis, também conhecidas como insaturadas que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas. Essas gorduras do bem são encontradas em alimentos de origem vegetal.

Azeite de Oliva, Óleo de Canola, Óleo de Girassol, Óleo de Amendoim, Óleo de Linhaça, Óleo de Soja, a gordura presente em todos os tipos de nozes, a gordura da truta, cavala e salmão, a gordura do abacate e a gordura do coco.

 

O óleo de coco, de acordo com os nutrólogos, é um alimento funcional, rico em oxidantes. Dentre tantos benefícios previne doenças cardiovasculares, auxilia no emagrecimento, reduz as taxas de colesterol, auxilia no tratamento da gastrite bacteriana e da candidíase e fortalece a imunidade.

Já o abacate não deixa os níveis de colesterol se elevarem no sangue, são potentes oxidantes que promovem a saúde dos dentes e gengiva e promove o desenvolvimento saudável das células. É rico em vitaminas e bom para quem precisa ganhar peso.

É bom lembrar que o consumo excessivo de gordura saturada presente nos alimentos de origem animal prejudica a saúde e pode causar infarto, acidente vascular cerebral e câncer. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/05/2012

O glamour das joias de Miranda Castro

A empresária Miranda Castro, com 30 anos no comércio de jóias, é unanimidade junto as atrizes, modelos e apresentadoras de televisão. Suas peças são usadas nas novelas e pelas pessoas  de todas as idades. Acompanhe a categoria de suas criações em desfiles com show da cantora romântica Marina Elani, no Copacabana Palace.

 

Brasil sob a ótica de Spike Lee

O cineasta americano Spike Lee, de 55 anos, veio ao Brasil colher depoimentos para o seu longa “Go Brasil go”, que deverá ser lançado antes da Copa do Mundo. Nos Estados Unidos todos os seus filmes tratam da questão racial e este não será diferente.

Ele foi recebido pela presidenta Dilma, almoçou com o ministro Joaquim Barbosa, vice-presidente do Supremo, acompanhou o julgamento sobre a legalidade de reservas de cotas para negros e índios nas universidades, jantou com o deputado Romário, tetracampeão brasileiro, visitou as obras do Estádio Nacional de Brasília onde ficou encantado com o que viu. “Mesmo em construção não tenho dúvida que o estádio será sustentável, sólido e tecnológico. Estou muito feliz em ter visitado este grande monumento”, disse Lee.

Em uma coletiva realizada em São Paulo, ele chegou com o abrigo da seleção brasileira. E disse que estranha ter pouquíssimos negros na mídia brasileira uma vez que entre 50% e 60% da população é negra. “Quem nunca veio ao Brasil e vê a TV brasileira via satélite vai pensar que todos os brasileiros são louros de olhos azuis”. Ele disse que espera que a distância entre pobres e ricos, que ainda é horrível nos EUA, diminua aqui.

Lee informou aos jornalistas que já entrevistou 30 personalidades até agora. Espera entrevistar o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma quando retornar em julho. Que o seu filme não vai esconder as mazelas brasileiras ou louvar as qualidades do país. Será sobre o crescimento dos últimos anos e como chegou a potência que está. Que vai ter muito trabalho para mostrar o país em apenas duas horas.

A saída é Spike Lee fazer o Go Brasil go 2. Material não vai faltar.

 

Tolerância zero para o crack e outras drogas

O GDF vem intensificando várias frentes para enfrentar e disseminar o consumo e o tráfico de drogas e do uso abusivo de álcool. O Programa Viva a Vida sem Drogas tem atuado em todas as frentes e tem o apoio de 15 secretarias de Estado.

Ontem, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto, reuniu no Salão Nobre do Palácio do Buriti, representantes de todas as administrações regionais para traçar ações, em parceria com as comunidades, para efetivamente combater este mal que prejudica a vida de milhares de pessoas.

“Não dá para fazer mobilização social sem que o próprio governo esteja engajado, e as administrações regionais são fundamentais nesse processo. A participação da sociedade civil e da comunidade também é importante. O nosso foco é a prevenção, que ainda é a vacina contra a dependência química”, disse o secretário.

Os representantes das administrações sugeriram reuniões setoriais para inclusive preparar ações de educação junto às lideranças comunitárias, escolas e igrejas. Se cada um monitorar o foco fica mais fácil combater o todo. Este é o papel de cada elo da corrente comunitária.

Este trabalho do governo é fundamental porque segundo o Organização Mundial de Saúde de cada 10 dependentes químicos, quatro morrem, três tem recaída e os outros três só conseguem ficar longe das drogas se tiverem acompanhamento constante. Combater as drogas é dever de todos nós. 

 

A posse de Brizola Neto no Ministério do Trabalho

O deputado federal Carlos Daudt Brizola tomou posse elogiando o governo Dilma e também o governo Lula. “Em nove anos, o Brasil conseguiu praticamente extirpar o desemprego, que mais do que um problema, passava a ser visto como uma fatalidade”. O novo ministro ficou emocionado quando lembrou do avô e demonstrou maturidade para o cargo ao dizer que é preciso modernizar as relações de trabalho e que o trabalhador precisa ser valorizado. Que o desenvolvimento sem justiça social é uma impossibilidade e uma construção incapaz de se sustentar.

A presidenta Dilma começou dizendo que “nomear Carlos Daudt Brizola reforça em meu governo reconhecer da importância histórica de trabalhismo na formação do nosso país. Brizola integra a linhagem de brasileiros ilustres como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola”.

Dilma falou para os convidados que enquanto as nações ricas foram responsáveis pela perda de 50 milhões de postos de trabalho desde a crise, nós criamos 90 milhões de empregos com carteira assinada, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho. Isto é a prova de que estamos vivendo uma humanização no emprego. “Apesar dos impactos inevitáveis da crise internacional, o Brasil passa por um período de expansão do emprego. Trata-se de um contraste gritante em nosso favor quando se compara com situação vivida pelas economias desenvolvidas”. Destacou que “essa nova fase se deve ao compromisso com o controle da inflação e dos esforços para manter a robustez fiscal do país”.

Foi bom ouvir a presidenta dizer que vai solucionar três grandes problemas, a redução das taxas de juros para níveis compatíveis com o praticado no mercado internacional, não permitir que o câmbio seja, objeto de políticas monetárias expansionistas e a elevada carga tributária. A presidenta Dilma quer que o país tenha impostos mais baratos. Todas essas medidas é para garantir a produtividade.

 Paulo Roberto Pinto, após 5 meses de interinidade, aproveitou para dizer que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi um grande ministro do Trabalho e que “a história vai contar” o que Lupi fez. Disse que ficou honrado em fazer parte do primeiro escalão do governo Dilma. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/05/2012

O sonho candango

Alexandre Ribondi, Cláudia Pereira e Romário Schettino lançam hoje às 19 horas no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional o livro O Sonho Candango - Memórias Afetivas dos anos 80.

Uma iniciativa da antropóloga Claudia Pereira, sócia da Candango Produções, que é uma mulher de coragem e que carrega consigo o sonho de liberdade de deixar eternizado as relíquias culturais dos anos 60 e 70. E também mostrar para esta geração tudo que foi produzido no cinema, teatro, música e cultura na década de 80.

Cláudia e seus sócios o produtor Cléber Loureiro e o jornalista Romário Schettino convocaram o jornalista Alexandre Ribondi para colher depoimentos de várias personalidades que representam a riqueza cultural do DF. Dentre eles: Hugo Rodas, B. de Paiva, Guilherme Reis, Humberto Pedrancini e Irlan Rocha.

O livro é uma homenagem aos artistas, diretores e produtores culturais de Brasília. Uma noite para recordar a história dos valorosos candangos e conviver com as cabeças pensantes da cidade e ainda assistir belas performances. Vale a pena prestigiar está importante iniciativa.

 

Parque de Jequitibás

Os moradores de Sobradinho estão felizes com a reforma do parque e já estão aproveitando tudo que o GDF está proporcionando. O governador Agnelo esteve lá e entregou a primeira etapa das obras no sábado dia 28. Tudo de forma sustentável onde a população pode descansar, curtir a natureza, fazer exercícios e colaborar para a preservação.

O parque possui 112 hectares e foi criado para preservar a fauna e a flora e melhorar a qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho que fica dentro do parque. Foi reformada a sede administrativa, o anfiteatro e as quadras de esporte. Foi construída uma pista de skate, de alto padrão dentro das normas da Federação, uma estrutura para a prática de esporte para criança e jovens e circuito inteligente de ginástica.

O GDF está trabalhando para revitalizar todos os Parques e começou a orientar a população para que evite e combata os incêndios que podem surgir no período da seca. O governo está fazendo a sua parte vamos também fazer a nossa.

 

O fim do Cheque Caução em hospital

A Câmara dos Deputados aprovou hoje, em plenário o projeto de lei que torna crime a exigência de cheque caução, nota promissória ou até preenchimento de formulário prévio para atendimento nas emergências nos hospitais privados.

Encaminhado pelos ministérios da Saúde e da Justiça, o projeto altera o Código Penal e tipifica a exigência do cheque caução como crime de omissão de socorro. Hoje esta prática é enquadrada como negligência mas, infelizmente não é aplicada. O projeto prevê pena de 3 meses a um ano de detenção e aplicação de multa. Se a omissão do atendimento causar lesão grave a pena dobra e em caso de morte, triplica.

Pelo projeto os hospitais particulares serão obrigados a fixar cartazes em local visível informando que a prática de condicionar atendimento só com cheque ou outras garantias, é crime. O texto segue agora para votação no Senado. Esta é a vitória da vida.

 

Após 52 dias professores voltam a trabalhar

Os professores da rede pública do DF, suspenderam hoje a paralisação. Vão voltar às salas de aula mas dizem que “vão manter o estado de alerta até dia 14 de junho quando ocorrerá uma assembléia geral”.

O acordo só foi possível com a mediação da Ordem dos Advogados do Brasil, da Universidade de Brasília, GDF, deputados distritais e caro, o interessado Simpro-DF.

Para você lembrar, no dia 20 de abril o Tribunal de Justiça do DF considerou a greve abusiva e determinou que 80% voltasse ao trabalho e fixou uma multa de R$ 45 mil por dia caso a determinação não fosse cumprida. Decisão é para ser cumprida. O Simpro não cumpriu e ainda apoiou a invasão de cerca de 100 professores na sede da Secretaria de Administração, no 6º andar do Anexo do Buriti, onde impediram os servidores de trabalhar, desrespeitando um governo constituído e legítimo, dando uma demonstração de abuso e desrespeito ao bem público.

A sociedade condenou esta atitude e os pais de milhares de alunos estão indignados com a teimosia e egoísmo de quem deve dar exemplo de cidadania e de respeito aos direitos dos cidadãos.

Lugar de professor, do mestre verdadeiro é na sala de aula e isso eu vi em algumas escolas do Plano Piloto que mantiveram as aulas, apesar da pressão do Simpro. 

 

Bactérias do iogurte ajudam a combater inflamações

Pesquisadores da Universidade de Munique, na Alemanha, descobriram que os lactobacilos, presentes nos iogurtes podem proteger o intestino contra doenças inflamatórias. É que os lactobacilos contribuem para o bom funcionamento do organismo. No intestino grosso e delgado ajudam a equilibrar a flora intestinal.

Os pesquisadores concluíram depois de estudar camundongos e perceberem que as bactérias do iogurte combatem infecções. Isto ocorre porque a bactéria do grupo lactobacillus casei, presente no ácido lático, resultado da fermentação do leite, produz uma enzima com capacidade para interromper processos inflamatórios no organismo.

De acordo com os pesquisadores a doença de crohn, que é uma inflamação crônica que atinge qualquer parte do aparelho digestivo, e a colite ulcerosa, que atinge principalmente o intestino grosso, resultam do mau funcionamento de defesa do corpo. Segundo Dirk Haller, coordenador da pesquisa isso pode ajudar no tratamento de doenças intestinais crônicas. Ele quer, agora, realizar estudos clínicos que apliquem o uso farmacêutico da enzima descoberta em seres humanos e que tenha sua eficácia comprovada.

Essa descoberta é bem vinda. Agora os pesquisadores vão poder descobrir qual é a bactéria ideal para a composição do medicamento. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/05/2012

Dia do Trabalhador

Todo trabalho honesto dignifica por mais humilde que seja. Quero, com estas sábias palavras, homenagear todo o esforço humano para o bem estar da humanidade. Obrigada a todos que com suor construíram algo de bom para a pátria e para a humanidade.

Faço neste dia, também, uma homenagem a quem levanta cedo, trabalha muitas vezes com fome e trabalha uma vida inteira sem ser reconhecido. Aquele que dá tudo de si em troca de nada e mesmo assim continua fazendo tudo direitinho, calado e confiante que um dia tudo vai melhorar. E ao invés de blasfemar e reclamar agradece por ter o que fazer. E faz com capricho e amor aquilo que precisa ser feito porque sabe que felicidade é ter o que fazer.

Muitos só sabem reclamar. E quando fazem alguma coisa dizem que trabalham muito e que ganham pouco. Colocam a culpa de todos os seus problemas no governo, na política, nos empresários e na sociedade como um todo. Estas pessoas esquecem que são elas que elegem os governantes e que a sociedade somos todos nós. Querer ser bem sucedido sem trabalhar é como querer colher sem plantar.

Cada um tem a sua parcela de responsabilidade na situação que nos rodeia. Mesmo em uma realidade deprimente podemos transformar em algo melhor. Nós temos este poder, basta querer. Vamos parar de jogar a responsabilidade dos nossos problemas sobre os ombros alheios. Chega de culpar os outros pela nossa insatisfação. Não somos vítimas do destino, somos parte da sinfonia universal.

O trabalho é o equilíbrio da vida. Não se destina somente a garantir a sobrevivência ele serve para dar dignidade porque não estamos aqui por acaso. Temos uma missão pessoal e profissional que nos motiva a enfrentar os desafios e dar o nosso melhor. A finalidade da vida é o aperfeiçoamento contínuo.

 

Revista Taguatinga Shopping

Taguatinga ficou movimentada com o lançamento da revista de um dos mais importantes centros de compras da cidade. Os mais de 250 convidados foram recebidos por Cláudia Pereira, Melissa Gontijo e Elisa Ferreira. A revista será semestral e nesta primeira edição traz artigos sobre atualidade, comportamento, moda e opções de produtos e serviços do shopping. E também uma entrevista com Rafael Moicano, lutador de MMA que é frequentador do shopping assim como a cantora Ellen Oléria. (Fotos: Telmo Ximenes)

Na foto acima: Melissa Gontijo, Claudia Pereira, Edmar Barros e Eliza Ferreira.

  

Na esquerda: Monaliza Maia e Renata Monnerat. Ao centro: Edmar Barros, Daniela Guima e Máximo Migliari. Na direita: Zé Carlos Vieira e Jorge Eduardo. 

 

Brasília tem potencial produtivo

A prova disso está na AgroBrasília, a grande feira do cerrado brasileiro que acontece no mês de maio no Parque Ivaldo Censi, no Programa de Assentamento Dirigido do DF, que fica há 60 km de Brasília na BR 251, sentido Unai, Emater/PAD-DF.

A produção agrícola e leiteira é boa e eficiente mas com a AgroBrasília os produtores estão tendo mais visibilidade e vendendo mais e com isso a agricultura familiar está sendo valorizada. A Emater é a grande responsável pois viabiliza a sustentabilidade e ajuda o produtor a fazer bons negócios.

E agora de 15 à 19 de maio acontece mais uma edição da Feira que traz como novidade para 2012 uma área para exposição de gado leiteiro, ovelhas e cavalos de raça, além do mais os visitantes vão poder conhecer as habilidades de cães específicas para o trabalho no campo.De acordo com o coordenador-geral da AgroBrasília, Ronaldo Triacca “é importante inovar e abrir espaços e oportunidades para todos os segmentos do agronegócio, inclusive pecuaristas.

Durante a Feira a Emater vai lançar o projeto de sustentabilidade no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar. O Sebrae vai capacitar os pequenos produtores e o Banco do Brasil, por meio das mais variadas linhas de crédito rural vai incentivar as práticas agrícolas sustentáveis e com isso vai fomentar o desenvolvimento da atividade agropecuária não só no DF como na região.

 

Parabéns, Eloiza Sales

Minhas homenagens a enfermeira Eloiza Sales Correia pelo seu aniversário. Ela transmite confiança, tem fé na vida e nos outros. Uma referência pela dedicação, ética, capacidade e lealdade. Que Deus continue a iluminar sua linda existência. Desejo saúde, paz e amor para quem tanto cuida da gente.

Conheci Eloiza em 1990 no Serviço Médico do Senado como enfermeira concursada. E a partir daí fiquei fã do seu trabalho. Destaco aqui a sua liderança e capacidade como agente de mudança quando assumiu a presidência do Conselho Regional de Enfermagem na gestão 2008/ 2011, período em que houve uma grande valorização dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Agora ela foi escolhida, por unanimidade como Conselheira Federal do COFEN. Nesta nova missão vai dar a sua contribuição para a enfermagem brasileira e continuar sendo a guia precisa dos novos profissionais de enfermagem.

Eloiza é graduada em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Serviços de Saúde e Enfermagem do Trabalho. Ela é, também, enfermeira concursada da Secretária de Saúde do Distrito Federal. Por onde passa distribui sementes do bem. 

 

18 anos

‎18 anos é tempo o bastante para amadurecer as ideias, se tornar independente, lutar legalmente por seus direitos e assumir integralmente suas ações. Mas não é o suficiente para esquecer o maior brasileiro de todos os tempos. 18 anos se passaram desde aquela manhã em que Ayrton se foi. Mas nosso carinho e nosso respeito pelo Senna continua o mesmo. 

 

Ayrton Senna nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960. Seu sonho de ser piloto surgiu após ganhar um kart de seu pai. Estreiou nas disputas de kart do campeonato paulista no ano de 1973. Nas pistas se mostrou extremamente competente, rápido e dedicado. O destaque obtido o levou à Fórmula 3, competição na qual reinou por dois anos. 

Seu grande objetivo no automobilismo sempre foi brilhar na Fórmula 1. Sua estréia foi pela equipe Toleman, no GP do Brasil, em 1984. A partir de então o Brasil conhecera um novo ídolo. Ayrton Senna da Silva, brasileiro, filho de Neide e Milton, tricampeão mundial e um exemplo de coragem, dedicação, simpatia e respeito.  

O mais talentoso piloto da história da Fórmula 1 e maior ídolo que do Brasil pilotou por quatro diferentes equipes: Toleman, Lotus, McLaren e Wlliams. Na F1, disputou 161 Grandes Prêmios, ganhou 41 corridas, fez 65 poles e foi campeão três vezes: 1988, 1990 e 1991.

Porém, sua história e idolatria vai muito além de seu imenso talento como piloto. Senna encantou os brasileiros por seu espírito guerreiro, pelo respeito e carinho aos fãs, pelo exemplo de dedicação e coragem, além de elevar o nome do nosso país Brasil a fora. Nos domingo, esse país tropical parava para vê-lo entrar em ‘cena’. Sua arte de pilotar junto com sua personalidade marcante fez com que todos os brasileiros tivessem orgulho de ser daqui.

Frases motivadoras também marcaram a trajetória de Beco, apelido familiar do grande piloto, a exemplo das citadas abaixo:

"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá."

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.”

Para a infelicidade de todos Ayrton Senna perdeu a vida muito novo, com apenas 34 anos. A inesquecível tragédia ocorreu no GP de San Marino, em Imola/Itália, no ano de 1994. Hoje completa 18 anos o terrível acidente que tirou Ayrton Senna de nossa convivência. Mas sua presença entre nós foi tão intensa que jamais se apagará a história do maior ídolo que o Brasil já viu. Agora cabe a nós mantermos viva a sua memória e passarmos a diante seu legado.  (Por: Gilbert Di Angellis)

 

Danrlei casa com Juliana

O ídolo do Grêmio, o ex-goleiro e deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz do PSD/RS, casou no sábado dia 28 com a bela Juliana Zanchi Moura, no Hotel Sheraton Porto Alegre, numa cerimônia muito bonita e restrita a cem convidados.

O casal era o retrato da felicidade. Ele, como sempre muito elegante e com o sorriso encantador, ela arrasou ao combinar brincos azuis com o buquê de orquídeas da mesma cor. Toda a decoração foi feita de orquídeas, a flor preferida de Juliana. Como gremista adorei a simbologia da cor.

De Brasília a senadora Ana Amélia Lemos, amiga pessoal do casal.

Danrlei é inesquecível. Foi um bravo goleiro, importantíssimo para a história tricolor. Mesmo tendo deixado o Clube em 2004 continua querido. Danrlei estreou no Tricolor em 1993 com 20 anos e destacou-se pelas ótimas defesas, reflexo apurado e suas habilidades. Em 1994 com a vitória na Copa do Brasil assumiu a titularidade do gol, venceu a Libertadores da América de 1995 e em 1996 foi bi-campeão brasileiro, só deixou o gol quando saiu do time em 2004. O deputado Danrlei é uma lenda gremista.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/04/2012

Balonismo deu cor ao céu de Brasília

Foi um sucesso o 2º Festival Nacional de Balonismo, na Esplanada dos Ministérios, como parte das comemorações dos 52 anos de Brasília. Um espetáculo de profissionalismo, beleza, criatividade e ousadia. Confira na reportagem de Gilbert Di Angellis do programa Brasília na TV.

 

Brizola Neto é o ministro do Trabalho

Os brizolistas estão comemorando a decisão da presidenta Dilma em escolher o deputado federal Brizola Neto para comandar o Ministério do Trabalho. Ele é o mais jovem a integrar o governo. Aos 33 anos está no seu segundo mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Em 2009 ele foi líder do PDT na Câmara e integrou a lista do DIAP como um dos parlamentares mais atuantes do Brasil.

Carlos Daudt Brizola nasceu em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1982 quando da eleição do avô ao governo fluminense onde começou sua vida política aos 16 anos ao lado do avô Brizola. Em 2004 foi vereador pelo município do Rio de Janeiro. Comandou a Secretaria de Trabalho e Renda do Rio e presidente nacional da juventude socialista do PDT. 

“O nome que carrego é uma bandeira. É um símbolo para milhões de pessoas que sonham com um Brasil diferente, com um Brasil com justiça, com trabalho, com progresso para nosso povo. Defender este país é ser nacionalista; defender este povo é ser trabalhista. E lutar por isso a vida inteira, sem jamais esmorecer é ser Brizola”, assim é como Brizola Neto se define.

Brizola Neto, por parte de pai é sobrinho-neto do ex-presidente da República João Goulart e por parte de mãe é neto do capitão da Aeronáutica, Alfredo Daudt, um dos que impediram a decolagem dos jatos da FAB que bombardeariam o Palácio do Governo do RS, na Campanha da Legalidade. O novo ministro do Trabalho é irmão do vereador Leonel Brizola Neto, vereador do RJ e de Juliana Brizola, vereadora de Porto Alegre. A posse está marcada para amanhã.

 

Ovo frito melhora o HDL

Esta notícia foi dada durante o Congresso de Biologia Experimental 2012, realizado em San Diego, Califórnia. Foi apresentado estudo feito pela Universidade de Connecticut, dos EUA, comprovando que o ovo melhora os níveis do HDL, colesterol bom. Se o ovo for consumido frito e no café-da-manhã, ajuda a controlar a fome durante o dia.

Por outro lado pesquisadores da Universidade de Missouri, nos EUA, informam que o consumo do ovo é saudável. Tem 14% menos colesterol do que estimavam os pesquisadores e que o ovo mantém pouca gordura saturada. Com estas duas comprovações podemos consumir ovos sem culpa.

Para manter a saúde em boas condições, os médicos recomendam  controlar o colesterol, LDL. Mas o que cada um faz no organismo? O HDL, colesterol bom, é importante para o organismo sintetizar vitaminas e hormônios. Impede que a LDL forme placas de gordura nas artérias que dão origem à aterosclerose, diminuindo ou obstruindo o fluxo sanguíneo, provocando infartos ou derrames. Para aumentar os níveis de HDL é preciso manter o peso, consumir frutas, verduras, fibras, tomar bastante água, abandonar o cigarro e refrigerantes e praticar exercícios.

 

Dilma quer estimular a honestidade

No pronunciamento em cadeia nacional de Rádio e TV para comemorar o Dia do Trabalho, a presidenta assegurou que vai combater os “malfeitos e malfeitores” e que cada vez mais vai estimular “as coisas bem feitas e as pessoas honestas “, garantiu a presidenta às trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

Dilma cobrou dos bancos privados juros mais baixos. “É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. O Brasil de hoje não justifica isso”. E para pressionar os bancos a presidenta disse “é bom, também que você consumidor, faça prevalecer os seus direitos escolhendo as empresas que lhe ofereçam melhores condições”.

A presidenta  concluiu dizendo “somente quando os juros nacionais chegarem ao patamar das taxas internacionais, a economia brasileira será plenamente competitiva, saudável e moderna”.

Foi muito bom ouvir a presidenta na véspera do Dia do Trabalhador. Ela está mostrando que este país cuida dos pequenos, dos excluídos e dos discriminados. Que o capital não pode fazer pouco caso do trabalho.  Só com a força do povo trabalhador e digno este País se manterá na potência que é hoje.

 

Marco Maia destaca avanços para o trabalhador

Depois do pronunciamento da presidenta Dilma foi a vez do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do PT/RS, em rede nacional destacar as aprovações que beneficiam o trabalhador. “Como presidente, mantenho o compromisso de defender os interesses e os direitos dos trabalhadores com a mesma firmeza dos tempos de sindicalista”.  

Maia disse também que não vai tolerar o trabalho escravo. Ele ressalta a criação de 70 novas varas trabalhistas e de penas mais rigorosas para o trabalho escravo. Outra meta é lutar pela aposentadoria por invalidez com salário integral a servidores públicos.

Marco Maia é um jovem político com grandes e consistentes defesas em prol do povo trabalhador. Um orgulho para o Rio Grande do Sul. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/04/2012

Brasília a maior obra do século XX

Brasília é a melhor cidade para viver e trabalhar. Além do mais é uma galeria de arte à céu aberto. Acompanhe as declarações de Marconi de Souza, presidente da Vale Shop; general Clóvis Burmann, Marlene Galeazzi, Carla Alcântara, Kátia Maranhão, Cris Cavalli, Luisa Peters, Marisa Junqueira e Eliane Ulhôa.

 

Brasília na TV, domingo às 13 horas

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, na TV Brasília/Rede TV, amanhã às 13 horas e conferir o desfile de Miranda Castro no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, com reportagem de Gilvan Máximo. Um desfile com a participação de Ana Maria Braga, Luiza Brunet, Flávia Sampaio, Mayana Moura, Mayana Neiva e Lavínia Vlasak. E também os melhores momentos da griffe aqui em Brasília com as atrizes Gisele Itie, Flávia Alessandra e a top model Fernanda Queiroz.

 

O Brasília na TV também mostra a participação do Governador Agnelo Queiroz na 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society. Um trabalho de responsabilidade social junto aos trabalhadores da Indústria da Construção. O presidente da entidade, Julio Peres promove a Copa até o dia 02 de junho, no Arena Futebol Clube.

 

Hoje é dia de homenagear a Sogra

Quando você se apaixona por uma pessoa e decide viver com ela tem de ter consciência de que é preciso tratar bem a mãe do seu amor, porque graças a ela você tem a sua cara metade. A relação sogra-nora / sogra-genro dentro de um casamento é uma relação de parentesco obrigatória e necessária, por isso que o respeito é fundamental.

O que dificulta a convivência é a maneira preconceituosa que a sociedade estabeleceu. O sogro é visto como um segundo pai e a sogra como aquela que mete o nariz onde não é chamada. Tem até quem considere a nora como aquela que separa o filho da mãe. Infelizmente em muitas culturas a sogra é associada como pessoa inoportuna e, por isso, muitos fazem piadas maldosas, sem gosto e de maneira exagerada.

Claro que os relacionamentos têm seus altos e baixos e não é justo culpar a sogra por isso. A relação entre ambas vai depender da qualidade do vínculo do filho com a mãe e da nora com a família dela. Se a relação da nora com a mãe for tumultuada e até desgastante, ela vai transferir isso para a sogra. Qualquer problema familiar a culpa é da sogra. 

Não há porque sogra e nora competirem, cada uma exerce um papel importante, mas diferente ao mesmo tempo uma vez que ambas contribuem favoravelmente para a relação. O Filho quando cresce cria asas e voa e nós temos que estar preparadas para o fato de que ele vai assumir a responsabilidade sobre a sua vida. Isso gera insegurança e medo porque temos um pacto de amor e dedicação para com a vida que geramos. O amor de mãe é incondicional. Um vínculo forte para toda a vida e isso resulta numa relação de dependência e de superproteção. O casamento dele representa a ruptura deste vínculo e isso afeta nossa segurança e a nossa autoestima e, com isso, sentimos até ciúmes da nora. E muitas mães, em função disso, tratam a nora com cerimônia. 

Em todas as relações afetivas que estabelecemos durante toda a nossa vida há renúncia. Mas com amor, dedicação, respeito, fidelidade, disponibilidade e dando sempre o nosso melhor vamos conseguir respeitar os pontos de vista e as diferenças, pois nada é mais gratificante do que “Construir” um ser humano.

Parabéns a todas as sogras, que mesmo sendo motivo de piadas continuam dividindo tarefas, transmitindo conhecimentos, colaborando para a harmonia do casal e sempre de sentinela. E que nunca, mesmo diante das angustias e incertezas, esmorecem.  

 

GDF devolve instalações de Ensino da PMDF

Os policiais militares receberam de volta as instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM – CFAP. A área símbolo da Policia Militar foi utilizado em 2007 como Centro Administrativo do DF, por determinação de Arruda com o objetivo de descentralizar o poder e ficou conhecida como Buritinga. A ocupação foi até 13 de maio de 2010 quando parte das instalações foi devolvida à PM. Após 5 anos , o governador Agnelo determina que o espaço volte a sua destinação, que é fazer o aperfeiçoamento de praças.

  

Agnelo aproveitou a ocasião para mostrar o quanto valoriza o trabalho dos policiais militares. Promoveu 106 oficiais e 1.235 praças. Também participaram do ato de promoção a primeira-dama, Dra. Ilza Queiroz, a subcomandante da PM, coronel Vanusa Naara de Oliveira Almeida e o chefe do Estado Maior, coronel Francisco Carlos da Silva Niño.

 Depois foi inaugurado o busto de Tiradentes, o patrono da PMDF. O coronel Suamy falou da importância do centro para a PM. “Grande parte desse centro foi erguida com os esforços dos policiais militares que aqui deixaram seu suor. E essa devolução nos permitirá capacitar melhor os integrantes da corporação na honrosa missão de servir e proteger a sociedade do DF”, concluiu o Comandante da PM.

 

Rede Cegonha em todos os Postos de Saúde

Para reduzir a mortalidade materna e a neonatal, o governo do Distrito Federal realizou ontem uma reunião com o Colegiado Articulador da Rede Cegonha para traçar ações para ampliar e melhorar a assistência à gestantes, recém-nascidos e crianças de forma em geral.

A primeira-dama, Dra. Ilza, quer que todo o atendimento seja humanizado para que a gestante tenha todo o apoio para realizar o pré-natal e receber orientações de especialistas para que possa ter toda a tranqüilidade para gerar e cuidar de um recém-nascido. Ela solicitou que a cobertura seja 100%.

Segundo a Secretaria de Saúde a partir de 11 de maio o atendimento será feito em todos os Centros de Saúde. Desde o diagnóstico da gravidez até o nascimento a gestante receberá atendimento especializado.

Gerar um filho é o maior dom que Deus nos deu e por isso a mulher precisa estar preparada emocionalmente para gerar com toda a tranqüilidade, pois desde a gestação a criança sente as emoções vividas pela mãe. E a personalidade da criança se forma a partir daí. 

Durante a gravidez a mulher já exerce o papel de mãe ao acompanhar o desenvolvimento do bebê, observa suas mudanças corporais e lhe dá muito amor. A mãe vai construindo vínculo com o filho. Isto é muito importante porque a falta de afeto pode deixar seqüelas na personalidade da criança.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/04/2012

Marta Azevedo no comando da Funai

Dar qualidade de vida às mulheres indígenas é a principal meta da nova presidenta da Fundação Nacional do Índio, Marta do Amaral Azevedo. Ela tomou posse ontem e disse que vai dar continuidade ao belo trabalho desenvolvido por Márcio Meira. Anunciou que as obras da nova sede começarão neste ano e com isso terá estrutura adequada para desenvolver um belo trabalho.

Marta é a 33ª presidente da Funai. Ela é antropóloga, demógrafa e professora da Unicamp onde é pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudo da População. Já trabalhou com educação escolar indígena e em 1980 passou a integrar o grupo de Educação Indígena da Comissão Pró-Índio de São Paulo e a partir daí foram mais de três décadas de dedicação aos povos indígenas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo disse que Marta está preparada para comandar. “Tem coragem, respeito e habilidade”. Deu boas vindas à nova presidenta da Funai e elogiou o trabalho do ex-presidente Márcio Meira e desejou boa sorte no Ministério da Educação,onde Meira será Assessor Especial.

 

Zezé, amiga em forma de tesouro

Tem momentos em nossa vida em que nos sentimos preocupadas, ansiosas e tristes precisando conversar com alguém de confiança para nos sentirmos melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas. E a Maria José Machado, funcionária aposentada do Banco Central é aquela amiga que me faz sorrir quando tenho vontade de chorar e que chorou comigo quando perdi meu pai.

Eu a conheci no final da década de 80 como esposa do ilustre jornalista gaúcho Airton Fagundes, que, para minha alegria era meu telespectador na época do meu programa Revista do Dia na TV Capital. A partir daí Zezé passou a fazer parte da minha vida por seu valor incalculável, tanto é que eu a convidei para ser madrinha do meu primogênito Gustavo Di Angellis.

A Zezé planta sementes de amor, esperança e de otimismo por onde passa. Por isso colhe sempre frutos maravilhosos. É aquela amiga verdadeira para se guardar dentro do peito. Zezé faz parte da vida de muita gente, pois é amiga concreta, absoluta e sem igual. É mãe orgulhosa de Paulo e avó dedicada de Marcella.

Hoje Maria José completa mais um ano de sua rica existência e recebe o carinho de centenas de amigas das igrejas que ela ajuda com sua fé inabalável em Nossa Senhora. Que a mamãe amada a cubra com seu manto protetor e continue a florir os jardins da sua vida. A Zezé é uma irmã que Deus colocou no meu caminho.

 

Postos Na Hora

O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora, é exemplo de bom atendimento e rapidez assim como o nome sugere. O posto da Rodoviária, embora sempre lotado, é bem preparado e atende com presteza. Só este posto atende, em média, 40 mil por mês. O atendimento é de segunda à sexta das 7h15 às 22 horas e aos sábados das 7h30 até as 13 horas. Ali as pessoas podem tirar todos os documentos e até parcelar multas.

Com mais de 10 anos de serviço prestado à comunidade têm também serviços do Cartório Rui Barbosa no Na hora da Rodoviária e Gama Shopping. A idéia do GDF é levar este benefício também para as demais unidades e assim que possível para as Administrações Regionais. Isto vai facilitar a vida de milhares de pessoas, vai desengarrafar o trânsito e diminuir as filas.

O Na Hora do Plano Piloto e de Taguatinga os brasilienses podem fazer o Passaporte. Essa facilidade é bem-vinda, pois além de desafogar o serviço no aeroporto as pessoas podem agendar seus compromissos e ter mais tempo para si.

 

Mercado estético em alta

Isto acontece porque a maioria das mulheres investe na aparência e no bem estar. Compram produtos para a pele, cabelo, corpo, pés e mãos. E esta preocupação começa a partir dos 30 anos.  Com a aparência bem cuidada e prevenindo o aparecimento de manchas e sinais de envelhecimento a autoestima melhora.

Devido a esta preocupação com a aparência o mercado evoluiu e está sempre colocando à disposição das consumidoras novos produtos. Tem até aqueles que tem ouro 24 k na sua fórmula. O ouro ajuda na regeneração de tecidos danificados e na produção de colágeno. Quem já usou garante que melhora a textura e a luminosidade da pele. O único senão é o preço que é bem salgado, para os tempos de contenção de despesa.

Além disso, existe uma espécie de “vacina anti-idade”. Com apenas uma aplicação o produto reestrutura células faciais diminuindo as marcas de expressão, e deixando a pele com um aspecto mais jovial. Este é o desejo de toda mulher, depois dos 50. O mercado estético também oferece lifting, peeling e laser e tratamentos para flacidez.

Tudo isso é maravilhoso e só dará resultado se escolhermos profissionais preparados, sérios e com resultado comprovado. O que resolve em uma pessoa pode não ser adequado para outra. Só o dermatologista é habilitado para lhe orientar. Não compre produtos sem saber a procedência e nem se iluda com belas propagandas, pois o papel aceita tudo a sua pele não.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/04/2012

Redução de Juros será contínua na Caixa

A Caixa Econômica Federal deu uma demonstração do quanto se preocupa com os clientes. “A Caixa é o único banco que baixou mesmo os juros e para todos os clientes”, disse o presidente da Instituição Jorge Hereda. Ele informou que a queda de juros poderá resultar em aumento dos lucros porque com este atrativo o número de clientes aumenta. Hereda espera que em 2012 a Caixa mantenha o lucro recorde do ano passado e ainda aumente em mais de 2 milhões o número de clientes.

Esta meta será cumprida, pois Jorge Hereda é considerado como um dos principais formuladores do programa Minha Casa, Minha Vida, que torna realidade o sonho de milhares de brasileiros. Inclusive, quem conhece e trabalha com Hereda sabe que ele permanentemente avalia todos os procedimentos e processos para simplificar e agilizar o trabalho, respeitando sempre a qualidade e a segurança.

Como cliente da Caixa percebo que esta gestão proporciona melhor atendimento e mais agilidade na aprovação e execução dos projetos. Isso tudo com a colaboração do vice-presidente de Pessoa Física, Fábio Lenza, que assegurou ontem, por ocasião do lançamento do 8º Feirão da Casa Própria, que a redução dos juros é permanente. “É uma ação contínua. Não é uma promoção”. De acordo com Lenza “a Caixa decidiu se antecipar e dividir parte do lucro líquido com os nossos clientes. E que a redução dos juros é uma questão mercadológica”, concluiu Fábio Lenza.

O 8º Feirão da Casa Própria vai de 4 de maio à 10 de junho, em 13 cidades brasileiras. Imperdível.

 

Lapso da Memória

A perda da capacidade de lembrar fatos recentes e formar novas lembranças é uma das doenças mais temidas por todos nós. E esta preocupação tem sentido porque um estudo feito pela University College de Londres indica que o cérebro começa a se deteriorar já aos 45 anos. Como isso acontece?

Pesquisadores americanos da Clinica Mayo estudaram a dieta de pessoas com demência para saber até que ponto a alimentação tinha influência nos lapsos de memória. Notaram que aqueles diagnosticados com deterioração cognitiva leve - DCL, consumiam 4 vezes mais calorias. Em função disso os pesquisadores recomendam que “cortar calorias e comer de maneira mais saudável pode ser a forma mais simples de prevenir a perda da memória apartir dessa idade.

Neurologistas americanos demonstraram que é possível aumentar a memória por meio da estimulação do córtex entorrinal, uma zona do cérebro que faz passagem para o hipocampo. Este estudo foi publicado na revista científica New England Journal Of Medicine. O professor de neurocirurgia da Universidade da Califórnia, Itzhak Fried, disse que “toda a experiência visual ou sensorial passa por esta porta até chegar ao hipocampo”. Os cientistas recomendam que a prática regular de exercícios físicos moderados, pode aumentar o tamanho do hipocampo em adultos com mais de 55 anos. O hipocampo é a parte do cérebro responsável pela formação de todos os tipos de memória.

Em função disso é importante identificar os riscos desde cedo. Embora não temos uma maneira de prevenir a demência, podemos com mudanças simples de hábitos, como adotar dieta saudável, não fumar, controlar o colesterol e a pressão sanguínea, combater a depressão e aumentar o nível educacional, podemos reduzir os riscos.

Para lembrar é preciso prestar atenção e dar importância ao fato. Nossa memória funciona por associação. A área frontal do cérebro, dizem os neurologistas, guarda o juízo crítico e quando esquecemos, com freqüência, coisas importantes, é hora de procurar ajuda médica.

 

Filme sobre transição de Lula e Dilma teve lançamento prestigiado

O Museu da República ficou lotado para a estreia do filme Pela Primeira Vez, do fotógrafo Ricardo Stuckert sobre a transição do governo Lula para a gestão Dilma, a primeira mulher a chegar ao comando do País.

A presidenta Dilma chegou ao local acompanhada do ex-presidente Lula, do vice-presidente Michel Temer, do governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz e do pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Na platéia muitas ministras e ministros, amigos e fãs. Antes da exibição do filme, todos os convidados foram recepcionados com um delicioso coquetel e claro com pipoca que não poderia faltar.

A presidenta Dilma estava visivelmente emocionada e disse que o assédio do público “faz bem para a alma”. O ex-presidente Lula disse para a imprensa que “a companheira Dilma superou às suas expectativas”. Foi comovente assistir as cenas do ex-vice-presidente José Alencar.

Ricardo Stuckert e toda equipe está de parabéns pela captação e edição das imagens. O fotógrafo chega com categoria a cineasta. 

 

Reduzir sal pela metade diminui AVC e Infarto

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial a Sociedade Brasileira de Cardiologia lança a campanha “Menos sal, menos pressão, mais saúde”. Assegura que reduzir pela metade o consumo de sal diminui em 15% os casos de AVC e em 10% os de infarto.

Este alerta está sendo feito porque 315 mil pessoas morrem a cada ano por doenças cardiovascilares  e que seria evitado se fosse feito o diagnóstico precoce e o tratamento da hipertensão.  Pesquisa comprova que o brasileiro come em média 15 g de sal por dia. Se comer três pães de sal já consumiu a metade do que pode ingerir de sódio por dia.

Segundo a SBC a hipertensão atinge 30% da população adulta e a maioria não sabe que tem a doença e por isso não controla. A única forma de identificar  a pressão alta, dizem os cardiologistas, é fazer a medição da pressão pelo menos a cada três meses. Medidas como mudança no estilo de vida, na alimentação e fazer regularmente a prevenção é um importante passo para ter saúde.

Além de reduzir o sal, o professor de medicina da Harvard, Frank B. Hu recomenda o consumo de potássio encontrado nas frutas, especialmente na banana e verduras. É que o potássio, segundo ele, reduz os efeitos do sal e com isso controla a pressão. “Frutas e verduras são a melhor fonte natural de potássio e ao mesmo tempo esses alimentos têm baixo teor de sódio”, conclui o Dr. Frank.

Vamos seguir a orientação dos especialistas. Uma alimentação rica em frutas e verduras está associada a um coração mais saudável.

 

Travestidos de mestres

A ocupação do 6º andar do anexo do Palácio do Buriti, onde funciona a Secretaria de Administração, por um grupo de professores foi além do limite. Professor que se preza não dá mal exemplo. O que os alunos vão pensar de alguém que eles tanto ouvem e recebem ensinamentos, invadindo sede de governo para fazer valer a sua vontade? Estão mostrando com esta ocupação que para conseguir os objetivos vale tudo. Com esta atitude os servidores da secretaria tiveram que se retirar. Um prejuízo para a máquina administrativa.

Os professores grevistas já estão há bastante tempo tumultuando o trânsito em frente ao Palácio do Buriti, tumultuaram a cerimônia de abertura da Bienal, o que constrangeu até os convidados estrangeiros. Lugar de professor é na sala de aula e não fazendo baderna, como a que estamos presenciando neste momento no Buriti.

Eu tenho maior respeito pelos professores. Meus três filhos foram alfabetizados em escola pública, mas não posso concordar com a maneira que um “grupo” vem se comportando para conseguir o que quer. O Sinpro existe para lutar pelos direitos da categoria. E isto deve ser feito com base em que “o direito de um vai até aonde começa o do outro”. O consenso é sempre melhor que o litígio. 

 

Revista Taguatinga Shopping

Para brindar os centenas de lojistas, a imprensa e os milhares de clientes, os proprietários do Taguatinga Shopping, Paulo Octávio e Melissa Gontijo, promovem hoje um show de estilo e ousadia, por ocasião do lançamento da Revista, às 20 horas na Praça de Vidro.

Além de um requintado coquetel haverá degustação de vinhos e o lançamento da campanha do Dia das Mães. A superintendente Eliza Ferreira vai recepcionar os seletos convidados e mostrar que além dos três andares com mix variado de lojas de moda feminina e masculina, cosméticos e acessórios, o shopping tem banco, lotérica, cinemas, uma ótima praça de alimentação e agência de viagem. Além de ser um centro de compras é também o ponto de encontro da juventude da cidade. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/04/2012

DF recebe R$ 2 bilhões para transporte urbano

A presidenta Dilma Rousseff destinou mais investimentos para a qualificação do transporte Urbano. Ao todo serão R$ 32 bilhões para 18 estados e o DF. A presidenta disse que o PAC 2 vai beneficiar 53 milhões de brasileiras e brasileiros que usam o transporte de massa, principalmente a população de baixa renda do país. Pediu para “investir em metrô”. A presidenta quer dar mais agilidade e conforto aos usuários de transporte coletivo.

  

O DF foi contemplado com R$ 2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2. Este recurso vai melhorar a mobilidade urbana e segundo o governador Agnelo vai servir para ampliar o metrô, a conclusão da Linha amarela, do Expresso DF, da Linha verde, a construção de mais de 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, 200 quilômetros de linhas do metrô e a aquisição de mil veículos sobre trilhos.

Esta decisão da presidenta vai influenciar na qualidade de vida das pessoas. Com menos tempo de transporte vão ter mais tempo para descansar e ficar com a família.

 

Caixa reduz juros do crédito imobiliário

Uma boa notícia para milhares de brasileiros que desejam a tão sonhada casa própria. Hoje a Caixa lança o corte de juros do crédito imobiliário e lança o 8º Feirão Caixa da Casa Própria. Os Feirões começam dia 4 de maio e no dia 12 as pessoas poderão renegociar dívidas de todos os tipos.

No último dia 9 a Caixa cortou os juros do cheque especial, cartão de crédito e consignado. Com isso a Caixa quer aumentar a base de clientes e ter a terceira maior carteira de crédito do país até o final do ano. A Caixa também já beneficiou milhares de pessoas com a linha de financiamento para compra de móveis e eletrodomésticos para os mutuários do Minha Casa, Minha Vida.

O primeiro a baixar os juros foi o Banco do Brasil, depois a Caixa, Bradesco, Santander, Itaú Unibanco e HSBC.

 

Prêmio Sebrae Mulher

Aconteceu na tarde de hoje o lançamento da 9ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O prêmio foi criado em 2004 para incentivar as mulheres empreendedoras a mostrar o que fazem em seus setores de atuação. Seleciona e premia relatos de vida de mulheres que trabalham no comércio e que incentivam o trabalho em equipe. E é uma forma de destacar quem vence obstáculos, divide conhecimentos e colabora para a geração de emprego e renda no Distrito Federal.

A primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiroz, prestigiou o lançamento do prêmio e resaltou a força da mulher no setor produtivo. A Secretária da Mulher, Olgamir Amancia, acompanhou a primeira-dama no lançamento do Prêmio. A diretora do Sebrae-DF, Eulália Franco espera que este ano mais mulheres participem para que o Sebrae possa dar visibilidade a tantos exemplos de superação. As inscrições vão até o dia 31 de agosto. Mais informações pelo site: www.mulheresdenegocios.sebrae.com.br O Sebrae é o porto seguro de quem quer empreender. 

 

Couve e hortelã para suportar rotina estressante

Estudos comprovam que quando o corpo está sem força, comer couve crua é muito bom assim como cheirar hortelã fresca para acordar o cérebro. Além disso é preciso caminhar pelo menos 20 minutos todos os dias, ouvir música, dançar, rir bastante e andar descalço na grama. Isso revigora, produz endorfina e dá energia.

  

A couve é muito rica em cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, C, e do Complexo B, enxofre, iodo e fibras. Combate problemas digestivos, enfermidades do fígado, bronquite e artrite. Devido ao seu alto teor de fibras alivia a prisão de ventre, a má disposição e ressaca. O suco de couve é tônico mineralizante para o organismo.

A hortelã ou menta tem status de planta medicinal. Pode inclusive ser cultivada em vasinhos dentro de casa. O seu cheiro estimula o aparelho digestivo e possui propriedades analgésicas. O chá combate dores de barriga e prisão de ventre. Rica em sabor e aroma, é um tônico poderoso ,pois acalma e depura o sangue.

Para sobreviver diante da imensidão de problemas que temos de resolver todos os dias é preciso parar durante a atividade, pelo menos 10 minutos a cada 3 horas para esticar os músculos e respirar profundamente. E se a preguiça e a falta de disposição não passar vamos fazer coisas fáceis que não exijam muito e deixar os “pepinos” para quando estivermos mais dispostos.

Como o trabalho consome o maior tempo do nosso dia quase nunca lembramos de nos cuidar e ao chegar em casa só queremos dormir. Cansados não vamos conseguir um sono reparador e no dia seguinte a estressante rotina continua. Como resultado cai a produtividade e a motivação e aí achamos o trabalho “chato”. Quando o trabalho é estressante não há espaço para a renovação e nem para a inovação. Só trabalhar, dizem os psicólogos e psiquiatras, prejudica o desenvolvimento pessoal e profissional. Vamos então correr da rotina e cuidar mais de nós.

 

Nazareth Teixeira da Costa é Cidadã Honorária

O auditório da Câmara Legislativa vai ficar pequeno para abrigar a família e os amigos de Nazareth Guimarães Teixeira da Costa, presidente do Correio Solidário, que recebe hoje às 19h30 o Título de Cidadã Honorária de Brasília.

A iniciativa é da deputada Luzia de Paula e teve a aprovação unânime de todos os parlamentares devido a importância de seu trabalho em prol das creches e asilos do Distrito Federal.

Desde 2007 quando aqui chegou, dona Nazareth conquistou pela liderança, simpatia e dedicação. Ela vem, não só em Brasília como também em MG, dando dignidade para milhares de pessoas necessitadas.

Dona Nazareth coloca em prática a responsabilidade social do Correio Braziliense e do Jornal Estado de Minas. Dois veículos sérios, responsáveis e transparentes que fazem partedos Diários Associados.

 

Congresso instala CPMI

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito começa a investigar a atuação do empresário de jogos ilegais  Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, e suas ligações  com parlamentares, agentes  públicos e privados. 

A CPMI vai ser presidida pelo senador Vital do Rêgo do PMDB-PB, devido o seu partido ser o maior no Senado. Para relator foi escolhido o deputado Odair Cunha do PT-MG. Todos os partidos já escolheram seus representantes. Há 16 senadores titulares e 16 suplentes assim como 16 deputados titulares e igual número de suplentes.

A deputada Rose de Feitas, presidente em exercício do Congresso Nacional, fez ontem à noite a leitura dos indicados. São eles: 

  • Senador José Pimentel, do PT/CE; Senadora Lídice da Mata, do PCdoB/BA;
  • Senador Humberto Costa, do PT/PE; Senador Pedro Taques, do PDT/MT;
  • Senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB/AM; Senador Ricardo Ferraço, PMDB/PB;
  • Senador Sérgio Souza, do PMDB/ES; Senador Ciro Nogueira, PMDB/PR;
  • Senador Paulo Davim, do PV/RN; Senador Álvaro Dias, do PSDB/PR;
  • Senador Cássio Cunha Lima, do PSDB/PB; Senador Jayme Campos, do DEM/MT;
  • Senador Fernando Collor, PTB/AL; Senador Vicentinho Alves, do PSB/TO; e
  • Senadora Kátia Abreu, do PSD/TO. 

Na Câmara:

Deputado Carlos Sampaio, PSDB/SP; Deputado Fernando Francischini, do PSDB/PR; 

  • Deputado Luiz Pitiman, PMDB/DF; Deputada Iris de Araújo, PMDB/GO;
  • Deputado Cândido Ônix Lorenzoni, PT/RS; Deputado Filipe Pereira, do PSC/RJ;
  • Deputado Maurício Lessa, do PR/AL; Deputado Silvio Costa, do PTB/PE;
  • Deputado Rubens Bueno, do PV/PR; Deputado Paulo Foleto, do PSB/ES;
  • Deputado Miro Teixeira, do PDT/RJ; Deputado Paulo Teixeira, do PT/SP
  • Deputado Gladson Cameli, do PR/AC; Deputado Cândido Vaccarezza , do PT/SP;
  •  e Deputado Protógenos Queiroz, do PCdoB/SP. 

Esperamos que a CPMI não decepcione o povo brasileiro. Que dê à sociedade uma atitude responsável para acabarmos com a corrupção, esse carrapato do poder. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/04/2012

Ilustres aniversariantes

Hoje é dia de abraçar o senador José Sarney e a jornalista Marlene Galeazzi. Ambos fortes, determinados e competentes no que fazem. Que Deus continue iluminado as suas vidas.

  

José Sarney foi o 31º Presidente do Brasil de 1985 a 1990. Antes, em 1953 formou-se em Direito e na mesma época ingressou na Academia Maranhense de Letras. Em 1954 assumiu como Deputado Federal e em função disso é o parlamentar mais antigo em atividade no Congresso Nacional. Governou o Maranhão de 1966 a 1971. Quando presidiu o Brasil redemocratizou o país. É presidente do Senado pela quarta vez. Um líder imbatível.

Marlene Galeazzi é gaucha de Veranópolis e está em Brasília desde o final da década de 60. Já passou pela Revista Manchete, Veja, Estado de São Paulo, o Estadão, Jornal de Brasília e Caras onde foi Sub-editora da revista em Brasília e hoje é editora-chefe da revista Plano Piloto Gente. Marlene é uma cidadã construtora de significados que rompeu barreiras e persegue a verdade acima de qualquer coisa. É bem informada e toma decisões consistentes e racionais.

 

TJDFT tem nova administração

Foi muito prestigiada a solenidade de posse dos Desembargadores João de Assis Mariosi como Presidente; do Desembargador Sérgio Bittencout como Vice-Presidente; e do Desembargador Dácio Vieira como Corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios para o biênio 2012/2014. 

  

Na solenidade estava o presidente do STF, ministro Ayres Britto; o governador Agnelo Queiroz; o controlador-geral da União, ministro Jorge Haje Sobrinho; a ministra do STJ, Nancy Andrighi; o vice-advogado-geral da União, Fernando Luiz Faria; a procuradora geral da Justiça do MPDFT, Eunice Cavalhido e o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo; além de magistrados, secretários de Estado, senadores, deputados federais e distritais.

O novo presidente disse do orgulho de servir à Justiça e de poder contar com valorosos servidores. “Sem eles seria impossível movimentar esse aparato que é o TJDF”. Mariosi quer modernizar o judiciário e ampliar o quadro de magistrados. Já o Desembargador Octávio Augusto disse que na sua gestão todos os problemas foram sanados. “Nosso objetivo comum será sempre engrandecer o tribunal”, concluiu o ex-presidente.

O Presidente eleito, Desembargador João Assis Mariosi é de Pouso Alegre-MG onde formou-se em Direito e Filosofia. Tem também licenciatura em Letras, Pedagogia e Administração. É Doutor em Ciências Sociais. Ingressou no magistério em 1958 e em 1976 ingressou na magistratura. Em 1994 tornou-se desembargador. Foi Corregedor do TJDFT e do TER-DF onde foi também presidente. 

 

A expectativa de vida está aumentando

Esta é uma boa notícia para os homens. É que segundo pesquisa realizada por Les Mayhew, da Grã-Bretanha os homens poderão viver em média, até os 87 anos assim como é hoje a expectativa de vida das mulheres. O pesquisador é também professor de estatística eanalisou a expectativa de vida na Inglaterra e no País de Gales.

O aumento da expectativa de vida deve-se a um estilo de vida mais saudável e ao declínio do hábito de fumar. Além do mais os homens estão trabalhando em atividades menos estressantes e se exercitando mais. O pesquisador diz que os homens estão se portando melhor porque querem viver com qualidade.

Em contraste ao aumento da expectativa de vida dos homens, as mulheres estão fumando mais e com isso as taxas de câncer de pulmão entre mulheres estão aumentando e preocupando a Organização Mundial de Saúde. Está na hora da mulher largar o cigarro e correr da rotina. 

 

Ricardo Stuckert lança “Pela primeira vez”

O renomado fotógrafo, Ricardo Stuckert lança amanhã, às 20 horas no Museu Nacional o filme “Pela primeira vez”. O primeiro documentário em 3D envolveu mais de 200 pessoas e 16 câmeras para captação de imagens exclusivas e foi produzido pela Casablanca.

  

O filme eterniza um dos fatos mais relevantes da história contemporânea do Brasil que foi a posse de Dilma Rousseff, primeira mulher a ser eleita presidenta do país. E traz, também, imagens inéditas da diplomação, a passagem da faixa presidencial e a despedida de Lula do Palácio do Planalto ao lado do povo. Além da emocionada visita de Lula ao seu vice, José Alencar, impossibilitado de sair do hospital para participar da posse de Dilma.

O trabalho de Ricardo Stuckert, por quase 10 anos, como repórter oficial da Presidência da República foi fantástico. Um profissional de primeira, educado e gentil que registrava todos os eventos presidenciais, as atividades cotidianas e tinha paciência para atender as centenas de pedidos para fotos ao lado de Lula. 

Como Ricardo é filho de Roberto, um dos melhores fotógrafos deste país, e pertence a quarta geração de fotógrafos, ele tem sensibilidade no olhar e por isso foi além das coberturas oficiais. O resultado com certeza é surpreendente e vai mostrar o seu talento, a sua visão de futuro e a sua respeitabilidade. Agradeço o convite e estarei amanhã com você, Ricardo.

 

Brasília na visão de Marcos Mattos

No dia 21 de abril de 1960 Brasília foi entregue aos brasileiros como a nova capital do Brasil. A grande mudança de trazer a Capital Federal para o centro do país era uma exigência da Constituição Federal, que o presidente JK lutou para tirar do papel e colocar em prática. Esta cidade acolheu os brasileiros vindos dos diferentes cantos deste enorme Brasil, que trouxeram suas famílias, hábitos e culturas para compartilhar e formar a vasta cultura de Brasília. A cidade contempla uma das melhores qualidades de vida do nosso país e reúne as diversas manifestações culturais e políticas dos mais diferentes brasileiros.

 

  

O fotógrafo carioca Marcos Mattos veio para Brasília com apenas seis anos, em 1969, e sente-se brasiliense. Entre outras coisas, valoriza a variedade cultural tão marcante da nossa cidade “Brasiliense é o típico ‘poliglota de regionalismos’, entende e fala qualquer ‘idioma’ federativo”. Com tantos anos nessa cidade pode falar com propriedade sobre as mudanças vistas com o passar do tempo “Da Brasília de 30 anos, tenho saudade da quietude e das tardes mais poéticas... a nova Brasília, uma cinquentona robusta, nos impõe um modo de vida menos contemplativo de segunda a sexta, mas ainda reconhece que sábados e domingos foram feitos para descansar”.

Para Marcos o trabalho de fotógrafo é maior do que a simples habilidade de registrar momentos. Cabe ao profissional ter a sensibilidade para trabalhar com excelência "Fotografo com os olhos... percebo com o coração... só depois disto, registro com a câmera." Como fotógrafo, Marcos deixa aqui sua homenagem a grande Brasília que o acolheu, a exemplo de outros milhares de brasileiros. Para mais informações sobre seu trabalho acesse www.marcosmattos.com.br.

Por Gilbert Di Angellis. 

 

A Bienal está consolidada

Foi muito feliz a iniciativa do Governo do Distrito Federal em comemorar o aniversário de 52 anos de Brasília com a Bienal do Livro e da Leitura. O evento foi muito bem organizado, gerou milhares de empregos e renda para o Distrito Federal e principalmente mostrou o poder do livro.

  

Cerca de 460 mil pessoas prestigiaram os dez dias do evento que teve mais de 130 escritores nacionais e internacionais, mostrou mais de 80 mil títulos, os talentos da cidade e toda a nossa riqueza cultural. Durante a Bienal foram vendidos 334 mil livros e R$ 6 milhões foram arrecadados na comercialização dos livros. 

O escritor Wole Soyinka, Prêmio Nobel da Paz, abriu a Bienal e Ziraldo encerrou. E durante todo o evento muitos destaques da literatura interagiram com o público assim como durante os shows de Caetano Veloso, Capital Inicial, Chico César, Nando Reis entre outros.

Devido a aceitação do público os organizadores vão realizar a 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura junto com a Copa do Mundo em 2014. Obrigada GDF por este presente para a cidade.

Colocar as duas fotos juntas, tirar os professores com faixa atrás. Legenda Wole Soyinka e o secretário de Cultura Hamilton Pereira

Legenda da outra foto Chefe da Casa Civil, Swedenberg Barbosa, ministro Gilberto Carvalho, secretário de Educação Denilson Costa, Ziraldo, secretário de Cultura Hamilton Pereira e Nilson Rodrigues, coordenador da Bienal. 

 

A importância da higiene bucal

Cuidar dos dentes e gengivas é importante porque a boca é a porta de entrada para as doenças. Por isso os cuidados devem começar antes do bebê ter os primeiros dentinhos. Inclusive o cirurgião-dentista Hosana Garcez diz que não se deve dividir os talheres com as crianças, pois a cárie é uma doença transmissível e pode contaminar a cavidade bucal.

Dr. Hosana recomenda a redução do consumo de açúcar, pois ele potencializa o aparecimento de lesões de cárie e do refrigerante que provoca erosão ácida da superfície dos dentes. E lembra que todos devem fazer a higiene bucal pelo menos após as refeições e ao dormir. Isso previne a cárie, gengivite e periodontite. “A escovação remove a placa bacteriana, resultado dos restos alimentares, bactérias e saliva. Quando não removida causa desmineralização do esmalte dentário, lesões e gengivite”, informa Hosana.

Para ter saúde bucal é necessário limpar bem os dentes após as refeições e ao dormir; higienizar a língua com a própria escova dental, varrendo da parte interna até a ponta e passar fio dental em todos os dentes. E, claro, beber bastante água e evitar o consumo exagerado de açúcar, refrigerante e cigarro.

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 223 de 246
RocketTheme Joomla Templates