Coluna Bernadete Alves - dia 26/07/2012

Dia dos avós

A data foi promulgada pelo Papa Paulo 6º em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. É comemorada por todos independente de serem católicos ou não e isso acontece porque o papel dos avós vai muito além de mimar os netos e dar presentes ou de ser o apoio financeiro, eles são pais duas vezes uma vez que estão vivenciando os frutos do fruto do amor, a continuidade da geração.

A sabedoria e a experiência de vida dos avós é muito importante para a formação intelectual e profissional dos netos. Eles são os anjos da guarda, companheiros de fé, o antítese dos pais. A casa dos avós é para o neto aconchego, segurança, confiança, sabedoria e transmissão de conhecimento. Parabéns a todos os avós pelo dia e obrigada pelo amor duplo, cumplicidade, dedicação, companheirismo e por estarem sempre prontos e em alerta para ajudar os filhos e netos. Nestes que são exemplos de amor incondicional e o suporte para tudo a homenagem a todos os semeadores do bem.

 

Yara e Roberto Curi  

 

Nazareth e Álvaro Teixeira  

 

Ruth e Orlando Taurisano  

 

Maria e Geraldo Vasconcellos  

 

Lilian e Heitor Gurgulino  

 

Terezinha e Ilmar Galvão  

 

Alice e Elson Cascão  

 

Mara e Gilberto Amaral  

 

Heloisa e Henrique Hargreaves

 

Divanda e Fernando Brites  

 

Alice e Salim Bittar  

 

Zezé e Adelmir Santana  


Nota Legal tem novas regras

A Nota Legal foi criada em 2009 para incentivar os contribuintes a pedirem a nota fiscal e com isso ganham créditos para abater nos impostos. O governo inibe a sonegação e o contribuinte abate no pagamento do IPTU e IPVA.

Ontem a Secretaria de Fazenda do DF publicou no Diário Oficial do DF as novas normas para o uso do programa Nota Legal. A partir de agora o limite máximo por dia é de 5 notas por CPF no mesmo estabelecimento comercial. Os créditos que ultrapassarem este limite serão bloqueados. A partir de janeiro de 2013, os contribuintes que não tem carro e nem casa própria vão receber o valor na conta bancária.

A Nota Legal é muito eficiente, pois neste ano muitos contribuintes conseguiram abater quase a totalidade do IPTU e do IPVA. Outros que juntaram os CPF dos membros da família conseguiram abater 100% nos dois impostos. Vamos continuar exigindo a Nota Fiscal, sonegação é crime.

 

Zezé de Camargo e Luciano em Brasília

Os famosos irmãos trazem à Brasília o intimista show “Im Love” para comemorar os 21 anos de carreira. Nascidos em Goiás, e cidadãos de todo o Brasil, eles conseguiram plateias heterogêneas com fãs incondicionais de diversas classes sociais e idades porque cantam o amor como poucos.

Im Love estreou em São Paulo em setembro de 2010 e já percorreram todo o país com a turnê e agora é a vez dos brasilienses curtirem hoje às 21 horas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A produção é caprichada, tem diversos espaços com mesas para dar mais conforto aos fãs, o palco foi rebaixado para que a dupla tenha acesso ao público, por isso é que o show é intimista. É um espetáculo para casais apaixonados pois Zezé vai circular entre as mesas.

A abertura terá imagens de alta resolução e muita tecnologia para mostrar um show moderno e renovado. Zezé e Luciano se apresentam com banda com três vocais, duas guitarras, baixo, bateria, sanfona e teclado. Uma pena que o show é para uma classe privilegiada, as mesas para 4 lugares vão de R$ 4.000 a R$ 800.

 

Forças armadas vão garantir eleições municipais

O acordo foi firmado ontem entre o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério da Defesa. O documento fixa os procedimentos básicos para os soldados da força nacional. Este apoio já faz parte das eleições uma vez que a Justiça do Trabalho têm solicitado o apoio logístico para transportar os materiais, urnas e pessoas a locais de difícil acesso.

Para as eleições de 2012 cada Tribunal Regional Eleitoral deve solicitar o apoio ao Tribunal Superior Eleitoral que encaminha o pedido para a Presidência da República e para o Ministério da Defesa. O apoio será restrito para garantir a votação e a apuração dos votos.

 

Puerto Candelaria está em Brasília

O grupo musical Puerto Candelaria vai se apresentar hoje às 20 horas na Embaixada da Colômbia, um presente da embaixadora Maria Elvira Pombo a seletos convidados que vão viver uma experiência musical que combina a cumbia com ritmos modernos.

O grupo de jazz Puerto Candelaria surgiu em 2000 por iniciativa do pianista e maestro Juan Diego Valencia, em Medelin e se consagrou nos últimos anos como um dos grandes representantes da música colombiana. Eles incorporam elementos atuais sem perder a essência e o ritmo das músicas tradicionais. Já se apresentaram na Europa, México e Brasil.

Esta é a segunda vez que os brasilienses curtem o talento de Juan Diego Valencia, Eduardo González, José Tobón, Cristian Ríos, Carlos Didier Martinez e Juan Guilhermo Aguilar. A embaixador Maria Elvira tem divulgado muito a cultura e a música de seu país. No dia 20 deste mês ela trouxe o grupo de Dança Contemporânea L ’Explose, que fez uma brilhante apresentação no Teatro Nacional ao misturar dança e teatro de forma eletrizante. Por meio do corpo os dançarinos mostraram como é sentir-se estrangeiro, desapegados às suas raízes. L’explose é tida como uma das mais importantes e premiadas companhias de dança da Colombia. 

 

Varjão é exemplo de cidadania

Para evitar o armazenamento de lixo em locais inadequados, facilitar a vida dos moradores e o recolhimento feito pelos garis, a Administração Regional do Varjão instalou 50 lixeiras feitas com material reciclado nas principais vias da cidade. As lixeiras foram produzidas pelas internas do Presídio Feminino por meio do aproveitamento de sucata de acordo com o projeto de ressocialização das internas, que aprendem uma profissão e, com isso, podem obter o benefício da redução da pena.

Este projeto representa um avanço no armazenamento do lixo na cidade. Agora as pessoas vão deixar de colocar o lixo em qualquer lugar, e até mesmo queimar no fundo do quintal, para depositar nas lixeiras. Parabéns ao administrador Hélio das Chagas, pala iniciativa. Cidade limpa é cidadania. Outras administrações deveriam seguir o exemplo. 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 25/07/2012

Dilma chega à Londres e encontra com David Cameron

A presidenta Dilma reuniu-se, por cerca de uma hora com o primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, para acertar a cooperação entre os dois países. O encontro foi na residência oficial do governo inglês, em Downing Street que estava toda decorada com bandeiras da Olimpíada e com anéis olímpicos espalhados por todo o jardim. Os dois líderes discutiram a crise europeia, a economia do Reino Unido, que pelo terceiro semestre continua em recessão, inclusive a economia regrediu 0,7% e em função disso o Reino Unido vem adotando uma política de forte austeridade para reduzir o déficit público.

  

Dilma falou para David que quer aprender com o Reino Unido sobre a organização dos jogos.”Estou feliz em estar aqui em Londres para assistir à abertura das Olimpíadas, sobretudo por ser uma ocasião especial em que o Brasil sediará a próxima. É uma grande oportunidade para aprendermos com a experiência do Reino Unido, que está fazendo um trabalho brilhante de recepção dos convidados internacionais”, declarou a presidenta.

 

Brasília é destaque na Revista UP

Depois da equipe de reportagem da Fifa fazer um documentário sobre Brasília e promovê-la para o mundo agora é a vez da revista portuguesa UP, produzida pela Companhia aérea TAP, considerada a melhor revista aérea do mundo, por ser lida mensalmente por cerca de um milhão de pessoas, é ainda acessada pelo site e pelo iPad.

O jornalista português Pedro Garcias conheceu as rotas de ecoturismo, turismo náutico, bares e restaurantes, rede hoteleira e a música e cultura da capital do país. Ele pretende mostrar uma cidade efervescente e contemporânea e ficou encantado com a beleza arquitetônica, nosso museu a céu aberto. Ao que tudo indica será uma belíssima reportagem.

De acordo com o Ministério do Turismo, os portugueses estão entre os que mais visitam Brasília. No ano passado foram 12.400. Eles só perdem para os americanos que em 2011 foram 18 mil desembarques no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

 

Agnelo conhece modelos de gestão na Alemanha

O governador Agnelo esteve na Allianz Arena, considerado um dos mais imponentes do mundo, na cidade de Munique na Alemanha para conhecer o estádio usado na Copa do Mundo em 2006 e que hoje é um símbolo nacional e um excelente centro de compras. O estádio tem 7 pavimentos, três níveis de arquibancadas e um sistema de emergência que permite o total esvaziamento em apenas 15 minutos. A arena pertence ao Bayern e fica aberto o ano todo.

  

Depois o governador e sua comitiva foram recebidos pelos executivos da Siemens, onde conheceram os projetos que a empresa já desenvolveu no Brasil como por exemplo, o bonde elétrico de Salvador. O governador falou que “Brasília pode ser uma nova e importante plataforma de expansão para empresas alemãs pois a capital tem vocação para a indústria limpa e para o desenvolvimento do conhecimento”, destacou Agnelo.

Depois o governador assinou Protocolo de Intenções com a empresa Steag, especializada em resíduos sólidos e geração de energia. “Um protocolo como esse é muito importante porque a Alemanha é o país mais adiantado do mundo nessa questão dos resíduos sólidos. Queremos analisar a viabilidade do aproveitamento dos resíduos para a produção de energia térmica”, explicou Vinicius Benevides. O presidente da Adasa falou que de cada 100kg de lixo, 99% poderão ser utilizados para a geração de energia. Energia limpa e um DF mais sustentável é tudo que os moradores desejam.

 

Cerveja para cães

O melhor amigo do homem também vai poder saborear cerveja só que em temperatura ambiente. Tudo porque em agosto chega ao mercado a Dog Beer, cerveja criada especialmente para os bichinhos de estimação. A bebida foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia e Formação de Cervejeiros do Senai no Rio de Janeiro.

A bebida canina não tem álcool, lúpilo e nem gás carbônico, é feita à base de malta e extrato de carne. Em breve os dogs poderão provar sucos energéticos, vinho e champanhe. A linha de produtos em versões animais, ao que tudo indica, vai continuar surpreendendo.

Mesmo com tantas novidades no mercado é preciso consultar um veterinário para saber se o dog pode ou não tomar esta bebida. Quem tem bichinho de estimação precisa lembrar que a alimentação tem de ser de boa qualidade porque eles tem carências nutricionais diferentes das nossas. A comida deles tem que ser completa e balanceada e de primeira qualidade em nutrição canina. De acordo com o veterinário se o cão comer uma ração adequada, para que o trato digestivo tenha menos trabalho para metabolizá-la o animal terá uma vida mais saudável e o volume de fezes reduzirá. Em uma ração, o percentual de proteína e gordura tem que estar equilibrado. O veterinário é a pessoa indicada para avaliar qual a dieta adequada ao seu cão. Ração de qualidade e adequada a idade do cão e água continuam imbatíveis.

 

Festival Internacional de cinema muda de data

Durante o encerramento da primeira edição do BIFF, no Cine Cultural Liberty Mall, o diretor geral, Nilson Rodrigues, anunciou que em 2013 o festival vai acontecer durante o mês de abril. Primeiro para que faça parte do calendário do aniversário da cidade e também porque é uma época em que passagem e hospedagem estão mais em conta. Isto vai atrair mais participantes para o festival e o público, que não estará de férias vai prestigiar mais. Nilson também anunciou que para a segunda edição será premiada a melhor fotografia.

Os premiados do BIFF foram: melhor filme o holandês Kawboy; melhor ator, Rick Lens do filme Kawboy; melhor direção Mark Jackson do filme norte-americano Ausência; e melhor atriz Joslyn Jensen também do filme Ausência. A jovem Lucy Mulloy do longa-metragem cubano, Uma Noche ganhou o melhor roteiro. Os prêmios foram entregues pelo ministro Gilberto Carvalho, Anna Karina, diretora do festival e por Nilson Rodrigues. Nos 11 dias o BIFF teve 300 sessões e atraiu 12 mil espectadores. Parabéns aos premiados e organização do evento. 

 

Brasília Motocapital

Começa hoje e vai até domingo o IX Brasília Motocapital, o maior encontro de motociclistas da América Latina, no Parque de Exposições da Granja do Torto. Para receber os ilustres participantes, uma minicidade foi montada em uma área de 150 m2, com praça de alimentação coberta, boate, museu de motos clássicas e brinquedoteca.

A Motocapital tem toda a segurança e infraestrutura necessária para garantir o bem-estar do público e oferece produtos motociclisticos, lava motos, concessionárias e muitas atrações. O show de abertura é com Kátia Monteiro que é também motociclista. Ela vai cantar em cima de sua Harley-Davidson e ao som de uma guitarra. No repertório de Capital Inicial à Roberto Carlos.

A banda Raimundos se apresenta na sexta a 1h45 e vai fazer uma viagem dos antigos aos atuais sucessos da carreira e ainda apresentar os lançamentos. As atrações não param por ai. Tem globo da morte, telecatch – luta livre performática, dança do ventre e mais 28 shows com bandas locais e nacionais. Como a Motocapital foi pensada como uma festa para família, o Detran e a Policia Rodoviária Federal vão ministrar cursos sobre segurança nas rodovias e pilotagem segura. A organização de toda a festa é de Marco Portinho, piloto há 37 anos.

 

Cachoeira não tem “perturbação mental”

A Justiça Federal de Goiânia, que está desde ontem ouvindo as testemunhas de acusação do processo contra Cachoeira e outros sete réus, teve na primeira fila o acusado que estava atento aos depoimentos, e com os olhos fuzilava as testemunhas. O primeiro ouvido foi Fábio Alvarez Shor, que atuou na Operação Monte Carlo que levou à prisão do contraventor. Shor informou que “havia um pagamento mensal a diversos policiais civis e militares e quem efetuava o pagamento era Dadá”. Depois teve até bate-boca entre o promotor e o advogado de Dadá. A ansiedade de hoje ficou por conta do depoimento de Cachoeira o mais esperado na audiência sobre os jogos ilegais. Seus advogados, antes da audiência, tentaram desqualificar as escutas telefônicas feitas pela Policia Federal e várias manobras de defesa.

Como o laudo psiquiátrico diz que Cachoeira não tem “perturbação mental” e pode depor. Ele teve de falar. Esperto aproveitou para fazer declaração de amor para a mulher, o que ela respondeu da plateia, transformando o recinto no quintal da casa, pois Cachoeira fez até piadas debochando da seriedade do julgamento e se negou a responder as perguntas formuladas pelo juiz Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara da Justiça Federal, relacionadas ao processo. O depoimento era fundamental para que o processo avance e esclareça de vez todos os envolvidos. Frustrou a imprensa e o povo brasileiro.

O que lamentamos é o fato de alguns jornalistas, em vez de dirigir o foco para a gravidade do caso, ficam entrevistando e fotografando Vanessa. Claro que ela vai aproveitar a ocasião para mudar a imagem ruim que ele tem e dizer que é perfeito. Ela está ali para se promover e daqui a pouco vai ter até revista convidando para pousar nua. É só questão de tempo. Do lado de fora do prédio os servidores fizeram manifestação servindo pizza. 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 24/07/2012

Mendes Ribeiro lança Comitê do Agronegócio

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, lançou o Comitê Estratégico do Agronegócio que tem como missão auxiliar na elaboração de uma agenda estratégica para fortalecer o agronegócio nacional. Fazem parte do Comitê os ex-ministros Delfim Netto; Alysson Paulinelli; Pratini de Moraes e Roberto Rodrigues; a senadora Kátia Abreu e o empresário Jorge Gerdau.

  

  

O grupo se reunirá duas vezes por ano para a definição de políticas agrícolas, indicadores e metas de desempenho e fixação de diretrizes. O Comitê também vai acompanha e avaliar as ações de governo aplicadas ao desenvolvimento e sustentabilidade do agronegócio nacional. De acordo com o ministro Mendes Ribeiro, o plano é um instrumento que alavancará as ações de crescimento na agricultura brasileira. A próxima reunião vai ser daqui a 45 dias. 

 

SAMU em Taguatinga

O Núcleo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF, o 192, está com 56 profissionais, 3 ambulâncias básicas, uma avançada tipo UTI, um veículo de intervenção rápida e duas motolâncias. É o socorro chegando rápido onde o trânsito é muito intenso e de difícil acesso. A nova estrutura fica na QNG 08, área especial e é responsável também pelos atendimentos em Águas Claras, Arniqueiras e Vicente Pires. Este Núcleo é responsável por cerca de 3 mil atendimentos mensais.

A base do SAMU está fazendo um grandioso trabalho, pois a gente sabe que tempo ganho é fundamental na recuperação de um acidentado. E para tanto o GDF também disponibiliza dois núcleos de Aeromédicos – CBDF e PRF. O 192 tem 7 núcleos de atendimento no DF: Brasília, Ceilândia, Gama, Guará, Samambaia, Sobradinho e Taguatinga. 

 

10ª Copa Sinduscon de Futebol colhe o êxito

O presidente do Sinduscon Julio Cesar Peres continua sendo cumprimentado pelo sucesso que foi a 10ª Copa Sinduscon de Futebol Socity, no Arena Futebol Clube, de março a junho deste ano. O deputado federal Luis Pitman e o presidente do Crea-DF elogiam a iniciativa em entrevista ao programa Brasília na TV. Confira.

 

 

Dilma viaja para Londres para prestigiar atletas brasileiros

A presidenta Dilma viaja hoje à tarde para Londres para participar da abertura da 30ª edição dos Jogos Olímpicos que será na sexta. Antes ela participa da recepção oferecida pela rainha Elizabeth II, amanhã, no Palácio de Buckingham, com outros chefes de Estado. A presidenta vai aproveitar a viagem para divulgar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, onde a Embratur vai promover os destinos brasileiros no exterior. Dilma também promove o Programa Ciência sem Fronteiras.

A presidenta viaja acompanhada da ministra Helena Chagas, da Comunicação Social e dos ministros: Antônio Patriota, Relações Exteriores; Aldo Rebelo, Esporte; Gastão Vieira, do Turismo; Aloizio Mercadante, da Educação e Marco Antonio Raupp da Ciência, Tecnologia e Inovação e também do presidente da Câmara, Marco Maia. 

 

A fantástica Erva-Doce

A saúde é um bem precioso que devemos cuidar e zelar porque muitas doenças surgem devido ao desequilíbrio energético resultante de alimentação inadequada. Com base na sabedoria popular os chás são ótimos para prevenir e amenizar determinados desconfortos.

Quando tenho a sensação de estômago pesado tomo um chá de erva-doce que acalma dores abdominais, combate a má digestão, acelera o metabolismo e ainda diminui a ansiedade. A erva-doce é também conhecida como aniz, contém potássio, sódio e ferro. De acordo com o médico Marcio Bontempo, no manual de Medicina Natural, o chá das sementes frescas ou secas, bem como as folhas, tem efeitos semelhantes são ótimos para reduzir a fermentação e os gases, é um regulador intestinal e calmante para o estômago, desobstrui os brônquios, oxigenando melhor os pulmões.

Na medicina popular é usado para acalmar cólicas de recém-nascidos e femininas no período pré-menstrual. Como o efeito nem sempre é o mesmo para todo mundo o ideal é procurar um médico para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para cada caso. 

 

Campanha do Agasalho 2012

Foi entregue hoje no Centro Social Tia Ilda, que fica na quadra 05 no Varjão, para 103 crianças de 4 a 12 anos as primeiras doações da campanha “Quanto mais Gente, mais Quente”. A entidade recebeu 250 peças de roupa infantil, 40 casacos, 30 cobertores, sapatos e uma Caixa de brinquedos.

Em um ano a campanha recebeu 1,9 mil peças em doações. As demais serão entregues às instituições cadastradas na Subsecretaria de Promoção e Mobilização Social. As instituições que estão precisando de ajuda é só entrar em contato pelo telefone 2104.1937. Quem quiser participar deste ato de solidariedade, a Secretaria de Justiça também recolhe o donativo é só ligar para este número.

A campanha vai até o final de setembro e os donativos podem ser entregues nos pontos de coleta que ficam em todas as unidades do Na Hora, no Procon, nas Igrejas, Shoppings Centers e no UniCeub. Vamos colaborar e agasalhar uma vida. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/07/2012

Brasília terá ônibus elétrico

O governo do DF está em missão internacional divulgando Brasília como centro tecnológico digital para atrair investimentos para o DF, conhecendo os modelos dos melhores polos digitais do mundo e trocando experiências no setor de mobilidade e planejamentos urbanos. “Precisamos inserir Brasília no cenário internacional e com isso termos investimentos”, declarou o governador Agnelo. Como o Brasil tem credibilidade a receptividade está sendo muito boa. 

  

A comitiva brasiliense já esteve nos Emirados Árabes, Cingapura, Iskander na Malásia e China. Onde hoje os empresários chineses conhecem o Parque Tecnológico Digital. Em Xangai, Agnelo conheceu o modelo de ônibus elétrico que chegará em setembro para ser testado em Brasília. Na China existem cerca de 1,5 mil ônibus elétricos. Para Agnelo “investir na melhoria do transporte público no DF é prioridade”. O governador disse que o ônibus vai utilizar energia limpa, não faz barulho, não trepida, é confortável para o usuário e é ecologicamente correto. E o veículo estará em circulação na Copa do Mundo. 

A delegação também conheceu o Bureau de Planejamento Municipal de Xangai. Agnelo encerrou sua visita à Xangai com palestra seguida de almoço e depois conheceu modelos de bicicletas elétricas. Agora o governador segue para Munique, na Alemanha onde se encontra com representantes da indústria e depois finaliza a missão na Itália.

 

Dinheiro modernizado

Em cerimônia realizada às 15 horas no Banco Central, a imprensa conheceu as novas cédulas de R$ 20 e R$ 10 que estão sendo trocadas para evitar falsificações, pois tem recursos gráficos e elementos antifalsificações mais modernos. O chefe de departamento de meio circulante do Banco Central, João Sidney Figueiredo informou que serão emitidas 3,4 bilhões de cédulas. “É importante que a população faça sua parte aprendendo a identificar a autenticidade das notas”, declarou Figueiredo.

As antigas continuam valendo e serão substituídas à medida do envelhecimento natural das cédulas. No site do Banco Central é possível conferir tudo sobre a segunda família do real, principalmente prestar bem atenção nos detalhes para saber reconhecer a autenticidade do dinheiro. Todos lembram quando em dezembro de 2010 foram lançadas as notas de R$ 50 e R$ 100 e mesmo com toda a sofisticação onde a Casa da Moeda levou 5 anos para desenvolver uma cédula que fosse impossível de falsificar por possuir o mais sofisticado sistema anti-falsificação, os fora da lei conseguiram imitar e as notas foram falsificadas. 

 

Buraco do Tatu será revitalizado

Domingo não foi dia de descanso para servidores da Novacap e nem para o governador em exercício, Tadeu Filippelli. Pela manhã, acompanhou o trabalho de 90 homens e de 13 caminhões-pipa na limpeza do Buraco do Tatu, na DF-002, das 8h às 16h.

  

Todo o material usado na limpeza é biodegradável e não poluiu o ambiente. Como os ladrilhos não podem ser trocados, pois o local está inserido no conjunto arquitetônico tombado, a limpeza tem por objetivo preservar o patrimônio. E é isso que o GDF vem fazendo periodicamente. O local tinha sido limpo no dia 23 de maio e em janeiro deste ano.

O trabalho de limpeza e conservação vai continuar, pois o objetivo do governo é tornar a capital do Brasil cada vez mas limpa, protegida e humanizada. Também estiveram no local o secretário de Transportes, José Walter; o administrador de Brasília, Messias de Souza e o diretor administrativo da Novacap, André Fortes.

 

Basquete perde David Meira

É com pesar que registro o falecimento do jovem David Henrique Conrado Meira, de 19 anos, jogador do time sub-22 de basquete do UniCeub/BRB Brasília, ocorrido à 0h40 da madrugada de domingo, em decorrência de pneumonia e traumatismo crânio-encefálico e raquimedular. Foram 10 dias de muito sofrimento para a família e para os colegas. Os médicos fizeram de tudo, mas lamentavelmente David não reagiu e desde sexta-feira o quadro ficou crítico. 

No dia 12 de julho, durante treino de basquete no Clube da Associação de Empregados da Companhia Energética de Brasília – Asceb, que aluga a quadra para o time, o pivô do Brasília, David foi atingido por uma tabela de basquete e perdeu os sentidos. Sofreu duas paradas cardíacas ainda na quadra onde recebeu atendimento médico, foi levado para a UTI do Hospital de Base. Todos lamentamos a perda deste jovem atleta e expressamos a nossa solidariedade aos familiares, colegas e amigos.

O pai de David, Márcio Meira, que durante todo o tempo, mesmo sofrendo, acreditava na recuperação do filho, agora abalado informou aos jornalistas que a família estava inconformada e que lamentava porque não foi possível doar os órgãos. O velório é hoje a partir das 9h no ginásio de esporte de Sobradinho, cidade onde morava, e o sepultamente será às 17 h.

A Confederação Brasileira de Basquetebol – CBB, decretou luto por três dias e a Seleção Brasileira Masculina de basquete, antes do início do amistoso ontem em Estrasburgo – na França, fez uma homenagem ao jogador brasiliense. Guilherme Giovannoni, ala-pivô da Seleção e também da equipe principal do UniCeub/BRB disse “Infelizmente, hoje é um dia triste para todos nós. Que descanse em paz o garoto David. Meus sentimentos à família”, disse Giovannoni.

 

Novos uniformes para as Olimpíadas de Londres

 

O Comitê Olímpico Brasileiro – COB apresentou os uniformes que os atletas usarão durante as Olimpíadas em Londres no próximo dia 27, nas modalidades de basquete, atletismo e futebol. Os uniformes são de tecido sustentável a partir de garrafas pet recicladas e foram fabricados pela Nike. O atletas aprovaram e disseram que é bem confortável.

No dia da abertura a delegação brasileira, composta por 136 homens e 123 mulheres, não vai usar mais o tradicional chapéu branco, porque mesmo sendo verão em Londres o sol vai ficar escondido. O novo uniforme é inspirado no orgulho de ser brasileiro e foi desenvolvido pela estilista carioca Eliza Conde. Usarão blazer azul, camisa branca, calça verde para os homens e saia lápis verde para as mulheres e para dar um toque artesanal, a estilista compôs com echarpes de algodão orgânico, tingidas em azul e amarelo para dar charme à produção.

    

Independente do uniforme e mesmo com número menor de atletas que em Pequim, vamos torcer para que cada um dê o seu melhor e que o Brasil possa se orgulhar de seus atletas. Só em ir para as Olimpíadas todos já são vencedores. 

 

Segurar cliente

Ninguém gosta de ser punido e muito menos de perder negócio. E com a TIM não foi diferente assim que a Anatel suspendeu a venda de novos chips em 18 estados e no DF, até que melhore a prestação dos serviços, a operadora entrou na Justiça com mandado de segurança. O presidente da TIM, Rogério Takayanagi classificou como “drástica” a decisão da Anatel. Esqueceu que a operadora cresceu tanto que prejudicou a prestação dos serviços.

Takayanagi disse que a TIM não tem fidelização e que a pessoa fica porque quer. “Ninguém é obrigado a ficar na TIM”, afirmou o presidente. Depois da decisão da Anatel a TIM colocou para presidir a operadora no Brasil, o ex-diretor da Telecom Itália, Andrea Mangoni, que estava aqui desde maio respondendo pela empresa até que o novo presidente fosse escolhido. Com este fogo cruzado Mangoni é capaz para apagar o incêndio.

O diretor da Anatel, Bruno Ramos, afirmou que a reunião com o diretor da TIM, foi “tensa”. Por outro lado a Claro apresentou a primeira versão do plano de investimentos exigido pela Anatel. O presidente Carlos Zenteno pediu desculpas aos clientes por falhas nos serviços e garantiu que os problemas serão resolvidos o mais rápido possível. A Oi prometeu para esta semana o plano preliminar de investimentos para o país.

A Agência Nacional de Telecomunicações quer que as melhorias tenham efeito imediato principalmente no atendimento aos consumidores nos call centers. Ainda bem que a Anatel resolveu dar um basta nas operadoras que só querem vender cada vez mais sem se importar com a satisfação do consumidor. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/07/2012

Comitiva do DF conhece parque industrial da China

 

O governador do DF e sua comitiva chegaram à China, onde visitaram o Parque Industrial e Tecnológico de Suzhou, um grande complexo de desenvolvimento econômico. Suzhou era, há duas décadas, uma zona rural, sem empregos. Hoje vivem e trabalham no local 700 mil pessoas. Tem padrão de excelência, planejamento minucioso, concessão de incentivos e até isenções fiscais e a disponibilização de apoio administrativo.

O governo é proprietário da terra e concede a cada empresa permissão de uso por 50 anos. Em troca as empresas precisam cumprir rigorosas normas de preservação ambiental. O governador ficou entusiasmado com o que viu e disse ”vimos como fazer este crescimento planejado, sustentável e com qualidade de vida, gerando emprego e renda. Este é o caminho que vamos trilhar no Distrito Federal”, anunciou Agnelo.

A comitiva viajou de trem-bala, a uma velocidade de 340 km por hora e fez o percurso em 30 minutos. De carro levaria uma hora e meia. Depois a delegação brasiliense foi conhecer como funciona o modelo integrado entre metrô, trem e aeroporto.

 

Medalha do Mérito Santos Dumont

Autoridades civis e militares foram homenageadas ontem na Base Aérea de Brasília com a medalha Santos Dumont, chamado de o Pai da Aviação. O comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Juniti Saito, reconheceu o trabalho de diversas autoridades civis e militares em defesa da aviação brasileira. A medalha do mérito Santos Dumont foi criada em 05 de setembro de 1956 e é concedida por ato do Comandante da Aeronáutica.

Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito

Ministros Celso Amorim, Antonio Patriota, Helena Chagas e Moreira Franco

 

Com. Marinha, Julio Soares de Moura e o Com. do Ex. Enzo Martins Peri

 

Desembargador Miguel Kfouri Neto  

 

Senador Vicentinho Alves

 

Piloto Capitão da Aviação Marcelo Oliva

 

Capitão Ana Cristina Rocha

 

SO BMA Reginaldo Azevedo

 

Projeto obriga empresas a fornecer protetor solar 

Projeto de Lei 4027/12 do deputado federal Márcio Marinho, do PRB/BA, apensado ao PL 5061/09 que está em análise na Comissão de Seguridade Social e Família, determina que as empresas devem oferecer protetor solar aos empregados que realizam atividades a céu aberto. E esta proteção tem de ser adequada ao tipo de pele do empregado e que seja eficiente contra os raios ultravioletas A e B.

O deputado Marinho quer que o empregador treine o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do produto. “Os males do trabalho a céu aberto ainda não são considerados pela legislação trabalhista”, justifica o parlamentar. A proposta será também analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça e Cidadania.

 

Brasília na TV, domingo às 12h30

  

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir o jogo amistoso entre a diretoria do Sinduscon e a da Fibra, no Arena Futebol Clube, e ver que os ex-craques da seleção brasileira Paulo Isidoro e Mauricio de Oliveira ainda surpreendem no campo assim como os goleiros Ricardo Cruz e Paulo Victor, do Fluminense.

Acompanhar a nossa entrevista com a proprietária do restaurante Damak, Solange Beraldo, no shopping Deck Norte, no Lago Norte, que conta como surgiu a ideia de trabalhar com gastronomia e como funciona o Lunna Restaurante, uma opção gastronômica de alto nível em Brasília, onde o jovem Gabriel Beraldo mostra o talento administrativo e o respeito ao consumidor. Também converso com o médico Márcio Bontempo, Ulysses Riedel e o diretor comercial do SBT, Dário Clementino e escritores do DF. O nosso encontro é domingo às 12h30 e eu espero você.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/07/2012

Dia da Amizade

Em 20 de julho de 1969 o homem chegou à Lua. A prova da inteligência e ousadia humana de que era possível estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Este feito inspirou o dentista argentino Enrique Febbaro a fazer uma festa dedicada à amizade. Da Argentina devagarzinho a ideia acabou sendo adotada em outras partes do mundo.

Quem tem amor no coração atrai os outros para perto de si. E quando a gente tem alguém por perto, com quem pode contar, sem ser ligado por laços de família ou atração sexual, temos o verdadeiro amigo. Um laço que une pelo respeito e admiração. Amizade verdadeira não se descreve é mais que um sentimento é dom a ser cultivada. Não limita, abre espaços e ilumina o caminho. O amigo compreende o nosso passado, aceita e colabora com o nosso presente e acredita no nosso futuro.

Para ter um bom amigo é preciso antes de tudo ser amigo. Honesto na palavra e na atitude e estar sempre pronto para ajudar nas mudanças que surgem em nosso caminho. E principalmente zelar pela manutenção deste lindo e puro sentimento, cultivar a harmonia das ideias, arrumar tempo para cuidar de outros, querer-se muito bem, ser do bem e viver o bem.

Aos meus amigos de todas as épocas, agradeço todo o carinho, compreensão de cada um de vocês, instrumentos do meu êxito e bem estar. Obrigada por fazerem parte da minha vida e me deixarem compartilhar da sua existência. Feliz dia do amigo! 

 

Formalizar empresas está mais fácil

Todo brasileiro que quiser desenvolver seu empreendimento e gerar emprego e renda será beneficiado com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. É que o Sebrae Nacional implantou o Redesim que vai facilitar a vida do empreendedor, modernizar e padronizar o registro mercantil.

Hoje para abrir uma empresa gasta-se cerca de 119 dias. Tempo perdido e muito desgaste emocional. Agora com este procedimento facilitado os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, funcionamento ou baixa de empresa serão integrados. Isto vai evitar a duplicidade de exigências e compartilhar informações entre os órgãos, uma tranquilidade com esta desburocratização.

Parabéns ao presidente do Sebrae, Luiz Barretto pela iniciativa, por este salto de qualidade na vida do empreendedor. Decisão que vai também colaborar com o crescimento do país. Sou fã do trabalho do Sebrae que faz com que pequenos empresários funcionem de forma adequada, econômica e tenham vida longa no negócio.

 

“CSI Brasília” em cartaz no Sesi de Taguatinga

Um bom programa para este final de semana é assistir o espetáculo “CSI Brasília”, uma trama policial no Teatro Yara Amaral no Sesi de Taguatinga, com a Cia de Comédia os Fantásticos. Amanhã às 21 horas e domingo às 20 horas, o ingresso custa R$ 40 e estudantes pagam R$ 20.

Você vai rir muito com Alexandre Soca, Raphael da Matta, Waldemar Osmala e Matheus Bassan. O grupo já se apresentou com a peça “Amor ou Traição”e foi assistido por cerca de 5 mil pessoas. Nesta temporada o alvo principal do espetáculo é a corrupção na política brasileira. Dinheiro na cueca, na meia, na bolsa, negociatas e promessas não cumpridas serão investigadas pelos agentes da “CSI Brasília”.

Tudo com muita irreverência e ironia. A produção é da Casa dos Artistas. Quem preferir os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.compreingressos.com ou diretamente na bilheteria do Sesi de Taguatinga.

 

Dicas para quem quer manter o peso

Para manter a saúde em dia e controlar o peso é só cultivar hábitos saudáveis como fazer exercícios físicos, tomar bastante água e controlar a quantidade e a qualidade da comida. O peso é o equilíbrio do que se come com as calorias gastas. É ai que está a fórmula para manter o peso. Muitas pessoas almoçam no trabalho e comem rápido para não perder tempo e na maioria das vezes consomem a comida na própria embalagem e literalmente limpam o conteúdo. Depois ficam com a sensação de estômago pesado, cansadas e sem vontade para trabalhar. As calorias ingeridas e não gastam viram gordura.

O ideal é comer devagar e mastigar bem os alimentos. A demora dá sensação de saciedade. Colocar pouca comida no prato, tirar a pele do frango, comer carnes magras, evitar frituras e salgadinhos, tomar liquido antes ou após a refeição, nunca durante. E no lanche evitar leite integral, leite condensado e doces. Trocar o refrigerante pelos sucos naturais e frutas.

A gente não pode usar a falta de tempo para comer alimentos industrializados ou o que estiver mais fácil. Alimentação equilibrada e balanceada é essencial para manter a saúde. Hábitos saudáveis de alimentação vêm de berço e o exemplo e a persistência são a chave para conseguirmos até o impossível.

 

Alexânia, novo Centro de Compras?

Foi inaugurado ontem no município goiano de Alexânia, distante há 87 km de Brasília, o Outlet Premium Brasília, um mercado de luxo construído às margens da BR-060, empreendimento da General Shopping do Brasil, que iniciou suas atividades em 1989. O Outlet tem 16,4 mil m2 de área, ao ar livre, em forma de Y, terá mais de 80 lojas, embora no momento só 37 estão funcionando, não tem escada rolante, nem ar condicionado e o estacionamento comporta cerca de 2 mil carros. Para conhecer ao lugar leva-se cerca de uma hora de carro, isso se o trânsito na saída de Brasília estiver fluindo bem. Como é ao ar livre, anda-se muito e na praça de alimentação tem, até agora, só dois restaurantes funcionando.

  

O shopping de desconto do cerrado é uma cópia do modelo americano que já tinha sido implantado oito Outlet no Brasil na década de 90, e que com o tempo foram transformados em shoppings tradicionais devido a falta de clientes. O primeiro que deu certo no gênero foi construído em 2009 no município de Itupeva, entre Campinas e a capital paulista, empreendimento também da General Shopping do Brasil. O diretor de marketing do grupo, Alexandre Dias, acredita que 50% dos lojistas de SP virão para Alexânia e que o preço dos produtos pode cair até 80%. Ele falou que espera 5,2 milhões de consumidores e que pretende fechar acordo com os governos de Goiás e DF para colocar linha de ônibus até o Outlet.

Mesmo com o cenário econômico favorável, com taxas de juros baixas e uma classe média em expansão vai ser difícil os brasilienses darem preferência a esse centro de varejo pois o consumidor gosta da praticidade, da qualidade, do ótimo atendimento, do conforto e não compra para estocar só porque o preço está bom, por isso o varejo no DF é fraco. A grande maioria prefere ir ao exterior e trazer os recentes lançamentos e para quem não gosta de viajar os shoppings de Brasília tem o que há de melhor e na moda.

Mas por outro lado os jovens são curiosos e ontem foram conferir a qualidade e se os preços estão de acordo com que o nome sugere. Outlet significa preços baixos, bem baixos. Pessoas que estiveram no primeiro dia de funcionamento e que enfrentaram longas filas tanto para estacionar quanto para entrar na loja, informaram que os preços estavam, em média, 30% mais baratos que o preço cobrado, pela mesma loja, no shopping aqui em Brasília. A M.Martan, foi a única que vendeu pela metade do preço da sua loja no shopping. Já a loja Estoque vendia pelo mesmo preço cobrado em shopping. Teve um jovem que saiu da Nike com 7 sacolas, haja pé para tantos tênis.

 

Festival de Brasília divulga filmes selecionados

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, divulgou a lista dos filmes selecionados para o 45º Festival de Cinema de Brasília que acontece de 17 à 24 de setembro. Neste ano foram inscritos 126 longas e 454 curtas, do DF foram 103 inscritos. Um número recorde para o festival deste ano que vai homenagear Paulo Emilio Salles Gomes, que deu origem ao festival de cinema.

Os filmes selecionados concorrem a R$ 635 mil em prêmios nas categorias de melhor filme, melhor ator, atriz, diretor, roteiro e trilha sonora. O vencedor de cada categoria leva o Troféu Candango de Ouro e prêmio em dinheiro. O melhor filme em longa-metragem de ficção concorrerá a R$ 250 mil.

Dos selecionados longa-metragem de ficção a disputa vai ser entre Pernambuco e Rio de Janeiro onde cada estado teve 3. Já os 6 filmes na categoria documentário representam PE, SP, PI, MT, MG e PR. Da relação dos curtas temos de lamentar que só um do DF foi selecionado. É “A Ditadura da Especulação”, de Zé Furtado. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/07/2012

Marcelo Jeneci brinda Brasília com seu talento

O bi-campeão na categoria “Música do Ano”, do Prêmio Multishow, Marcelo Jeneci, revelação da música brasileira faz seu primeiro show em Brasília, no Teatro Oi, no Complexo Royal Tulip Brasília Alvorada nos dia 21 às 21 h e no dia 22 às 20h, com ingresso a R$ 70 a inteira.

O cantor, compositor e multiinstrumentista Marcelo, é paulista e tem 30 anos. Todo este talento aprendeu com seu pai Rodrigo Rodrigues que integrava o Trio Música Ligeira. Marcelo fez sua estreia no palco tocando sanfona na banda de Chico César. Suas composições já foram gravadas por Vanessa da Mata, Arnaldo Antunes e Zélia Duncan. Jeneci é tão versátil que em 2009 participou do disco Pelo Sabor do Gesto, de Zélia Duncan, onde compôs, cantou, tocou piano, acordeon e guitarra.

Em 2010 lançou o disco Feito para Acabar e foi eleito pelos veículos especializados o Melhor do Ano. Em 2011 se apresentou no Rock in Rio. Fez parte da trilha sonora da novela Aquele Beijo. No ano passado a convite do Itamaraty fez turnê em Washigton, Miami e Nova York. Em abril deste ano se apresentou em Bogotá e em maio participou do Rock in Lisboa. É muito bom ter este talentoso artista aqui na capital da esperança. Um show imperdível de um novo momento da música popular brasileira.

 

Dilma lança PAC da Mobilidade Médias Cidades

Em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma lançou o Programa de Aceleração do Crescimento, Mobilidade Cidades Médias que destina R$ 7 bilhões em financiamentos para cidades com menos de 700 mil habitantes e mais de 250 mil, ou para governos estaduais para melhorar o transporte coletivo.

  

A presidenta começou o discurso dizendo que o Brasil “precisa reaprender a investir. Este programa vai gerar emprego e renda e melhorar a vida dos habitantes da cidade”, declarou Dilma. O lançamento é a prova da vontade da presidenta em garantir transporte público coletivo de qualidade e de dar mais dignidade às pessoas. 

Participaram do lançamento o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; a ministra do Planejamento, Miriam Belchior e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvati. Depois do lançamento do PAC da Mobilidade os prefeitos de 75 cidades tiveram uma reunião de trabalho à portas fechadas, devido a campanha eleitoral, com os três ministros citados, o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos e a Diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Luiza Gomide.

Os prefeitos interessados no financiamento terão de elaborar projeto e apresentar ao Ministério das Cidades até 31 de agosto. A divulgação das cidades selecionadas vai ocorrer em 30 de novembro. Dentre as cidades que podem participar estão Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto, Cuiabá, Joinville, Sorocaba, Niterói, Várzea Grande e Olinda. (Fotos: Wilson Dias)

 

Dia Nacional do Futebol

O dia 19 de julho foi escolhido para homenagear o esporte predileto do brasileiro. O Brasil, conhecido mundialmente como o país do futebol, teve seu primeiro time formado em 19/07/1900. A equipe gaúcha Sport Clube Rio Grande é o time mais antigo do futebol brasileiro, em razão disso foi feita a escolha do dia 19 de julho como o dia nacional do futebol. 

Trata-se não apenas de um esporte, mas de uma paixão mundial, de uma filosofia. O futebol é o esporte mais popular que temos e a Copa do Mundo o segundo maior evento esportivo, atrás apenas das Olimpíadas. Esta paixão nacional é uma caixinha de surpresas pois os resultados são inesperados e o torcedor quer sempre ganhar. Quando o time perde vaia e faz pressão para o técnico sair. E consegue.

Foi o alemão Charles Miller que introduziu o futebol no Brasil em 1849. Futebol significa bola no pé e foi na Inglaterra, onde Charles estudava, que o futebol foi criado. E a associação de futebol de Londres foi quem criou as primeiras regras do esporte. 

Colocar as três fotos juntas a 1ª a do Sport, depois a bola brasileira e depois só a chuteira com a bola, tira um pouco da canela do jogador.

 

Invista em Brasília

O governador Agnelo apresentou em Cingapura as perspectivas econômicas do Distrito Federal e mostrou para os grandes investidores o potencial que Brasília, a capital da quinta maior economia do mundo, tem. Durante a palestra que fez o governador traçou o perfil econômico e social do DF. Mostrou que Brasília apresenta a maior renda per capta do país, é Patrimônio Cultural da Humanidade, tem a maior concentração de áreas verdes do Brasil, o equivalente a quatro vezes mais que o recomendado pela OMS.

  

“O DF é o melhor lugar para se fazer negócio. Vivemos atualmente a menor taxa de desemprego da história, a população tem altíssimo nível de escolaridade e temos alta concentração de embaixadas e organismos internacionais”, declarou Agnelo. O deputado Patrício declarou apoio às propostas de desenvolvimento apresentadas pelo GDF. “Estou aqui representando a Câmara Legislativa que dá garantia política e jurídica para o desenvolvimento econômico do DF. O Legislativo é parceiro dos segmentos produtivos que geram emprego e desenvolvimento para nossa sociedade”, declarou o presidente da CLDF. O presidente da Fibra, Antônio Rocha disse que “Brasília reúne as condições para fomentar o setor produtivo e hoje temos como grande aposta o polo de tecnologia que é o Parque Capital Digital”, concluiu Rocha.  

 

Mulher trabalha mais que o homem

Isto foi o que concluiu o relatório Perfil do Trabalho Decente no Brasil, divulgado pela Organização Internacional do Trabalho –OIT. A conclusão é que as mulheres tem jornada de 58 horas e os homens 52,9 horas semanais. O que equivale a 20 horas adicionais por mês e o correspondente a 10 dias a mais por ano. O relatório constatou também que 90,7% das mulheres que estão no mercado de trabalho também realizam atividade doméstica onde gastam mais 22 horas semanais e que nem a metade dos homens faz este tipo de atividade.

O relatório é importante para comprovar o que todas nós já sabíamos. A sobrecarga que a mulher é submetida como consequência da criação e de toda uma cultura onde a mulher tem de tomar conta de tudo. E é ai que para dar conta da casa bem arrumada, roupa em dia, supermercado, cuidado com os filhos, colégio, médico, dentista, empregada, e por ai vai realiza dupla e até tripla jornada. Uma jornada da qual somos “voluntárias”

A maioria das mulheres não está satisfeita em ter de trabalhar tanto em casa. Isto leva à ansiedade e ao temor de não conseguir administrar bem o tempo. Ultimamente chegar em casa não é sinônimo de descanso e isto só vai acabar quando ocorrer união familiar e respeito pelo outro. Só a boa vontade do marido e dos filhos é que vai aliviar esta carga dos ombros da mulher. Enquanto as mulheres são sobrecarregadas nem a metade dos homens colabora com os afazeres domésticos. É preciso uma pactuação de divisão de tarefas, redefinir as relações de gênero com relação a divisão sexual do trabalho, tanto na vida privada quanto pública. Se a mulher não tiver tempo para si como vai dar conta de tantas responsabilidades?

 

Gratuidade para carteira de identidade 

A partir de hoje a primeira via da carteira de identidade será gratuita em todo o país. Esta determinação está publicada no Diário Oficial da União de hoje e modifica a Lei 7.116 de 1983, que não esclarecia sobre o direito à gratuidade. Atualmente o Distrito Federal, o Acre e o Rio de Janeiro já isentam o cidadão do pagamento da primeira identidade. Agora todas as unidades da federação não vão poder cobrar pela emissão do documento. De acordo com a lei só a 2ª via do documento poderá ser cobrada e a taxa fica a cargo de cada Estado.

A identidade civil dos brasileiros é realizada por meio da Carteira de Identidade que é o principal documento de identificação no Brasil e é válida em todo o território nacional e pode substituir o passaporte nos países do Mercosul. Para tirar a carteira é necessário apresentar certidão de nascimento original ou fotocópia autenticada para os solteiros e se menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou certidão de casamento para aqueles que já estão casados mas nunca tiraram a identidade.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 18/07/2012

Anatel suspende venda de chips da Tim, Claro e Oi

A decisão, muito bem vinda, foi tomada devido ao grande número de reclamações pela falta de sinal e chamada interrompida em plena conversa. A venda dos chips está suspensa até que as três operadoras apresentem plano de investimento para pelos menos 2 anos para resolver os problemas na prestação do serviço. Todas serão obrigadas a melhorar a qualidade.

A Tim responde por 26,88%, a Claro por 24,59% e a Oi por 18,59% do mercado. Vender, vender e vender é a máxima de todas as operadoras. Quando o consumidor reclama que o sinal está ruim e que a chamada é interrompida no meio da conversa, o atendente não está nem aí, parece que nem ouve a reclamação e no final sugere: continue tentando. Um absurdo, ainda bem que a Anatel resolveu dar um basta a tanto desrespeito.

É importante ter um órgão fiscalizador que assegure ao consumidor um serviço de qualidade e isto significa telefone funcionando em qualquer lugar.

 

Feira Botânica no Brasília Shopping

Amanhã é dia de conferir no Brasília Shopping a beleza e a variedade das orquídeas e bonsais no 2º piso do shopping. É que lá acontece a 16ª edição da Feira Botânica com a participação de 25 expositores. A mostra fica em cartaz até o dia 22 com muitos produtos voltados ao paisagismo.

Além da beleza das flores os visitantes vão encontrar aromatizantes de ambientes, pimentas caseiras, peças de artesanato e produtos alimentícios. A feira está se tornando referência em estimular o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade.

O acesso é livre e funciona no horário do shopping e encanta os olhos pela beleza. Quem cultiva e comercializa plantas além de estar gerando emprego e renda está colaborando para um mundo mais colorido. A Feira Botânica, desde ano está imperdível.

 

Mulheres: a força contra o desperdício de alimentos

Estudo feito pela organização não governamental Oxfam, um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo, enquanto cerca de um bilhão de pessoas passa fome no planeta. Entre os alimentos mais desperdiçados estão os derivados do leite, carnes, frutas e verduras.

A coordenadora da campanha Cresça da Oxfam no Brasil, Muriel Saragoussi, disse que pequenas mudanças podem provocar impactos gigantescos no sistema alimentar global. E que a mulher é a grande responsável por estas mudanças uma vez que é mais criteriosa na hora de fazer as compras e de preparar os alimentos.

A primeira dica da Muriel é comprar frutas e verduras da estação. Além de estarem com o preço mais em conta estragam menos. De acordo com o estudo feito no Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Filipinas e Espanha as mulheres são as mais conscientes e sabem economizar. No Brasil 57% das mulheres se chateiam quando tem de jogar alimento no lixo. Depois vem Reino Unido com 39%. A Oxfam quer com este trabalho fortalecer o consumo consciente e evitar o desperdício.

Todas nós donas de casa podemos fazer a diferença. Comprar só o que vamos consumir e ainda aproveitar as sobras. Além de estarmos economizando vamos gastar menos produtos alimentícios e consequentemente outras pessoas poderão ser alimentadas. 

 

Livro Terra Cruz chega à Brasília

O escritor Leonardo Brum, Prêmio Cordex de Ouro em 2011 com a obra “Um mundo perfeito”, considerado o melhor livro sobrenatural/terror, lança amanhã na livraria Saraiva do Pátio Brasil às 19 horas o seu novo livro “Terra Cruz”, lançado com sucesso de crítica e de público em outras capitais. O autor promete muitas surpresas e reflexões e vai mostrar para os convidados que a irrealidade gera reflexão para o mundo cotidiano.

No livro Terra Cruz, Leonardo mostra que há três maneiras de se acabar com um vampiro: com a luz do fogo, com a luz do dia e com a luz do criador. São 312 páginas de muito suspense e arrepios onde o autor trabalha a ficção num clima de apreensão e dúvida e mostra que o perigo é maior do que se imagina.

Devido a febre da Saga Crepúsculo, escritores estão levando os leitores a vivenciar mais que um romance, adentrar no mundo dos vampiros.

 

Chuva: presente do mês de julho

Um milagre que surpreendeu muita gente ontem e hoje no DF. Desde 2006 não chovia durante o mês de julho. Ela já era anunciada desde segunda com formação de algumas nuvens carregadas. Uma massa de ar quente e seco que vinha de Goiás encontrou uma massa de ar frio que vinha do Mato Grosso. Ontem pela madrugada choveu perto do aeroporto e hoje por volta de 12h30 na Esplanada dos Ministérios. Tudo porque a frente fria está no Centro-Oeste e influencia as condições do tempo.

De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, também choveu hoje devido à formação de áreas de instabilidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O céu vai continuar nublado e a umidade do ar fica entre 40 e 90%.

A chuva é sempre bem vinda. As plantas, os animais e todos nós agradecemos por amenizar a secura típica deste período.

 

Sopas: aliadas para manter o peso

Basta esfriar um pouco que logo pensamos nas saborosas e nutritivas sopas e caldos quentes. Além de aquecerem o corpo elas também ajudam a manter a forma desde que feitas com os ingredientes certos. Sopa de feijão com macarrão, por exemplo, tem muitas calorias e é ideal para quem quer ganhar peso assim como as de mocotó.

Para quem quer se alimentar mantendo a forma o ideal é usar carne magra como peito de frango, músculo e coxão duro. Trocar o macarrão pelo arroz e usar mais verduras que legumes. E para que as calorias sejam adequadas os nutricionistas aconselham a abrir mão dos queijos, creme de leite e pães.

A sopa quando consumida quente envia mensagem de saciedade e com isso comemos menos e como aquece o corpo não gastamos energia para controlar a temperatura. A sopa não engorda porque tem menos caloria que o organismo gasta para metabolizá-la.

Vamos aproveitar este tempo para saborear os caldos e as sopas que muitos restaurantes oferecem principalmente a noite. Uma boa pedida é ir ao shopping Deck, no Lago Norte e saborear as delicias que o Lunna restaurante e o restaurante Damak oferecem. Os caldos são maravilhosos. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 17/07/2012

Presidente do Supremo assiste show de Engels Espíritos

O consagrado artista Engels Espíritos presenteou os fãs disponibilizando, para acesso gratuitos os CDs Faces da Gaita e Harps Invasione como forma de agradecer o prestigio que tem recebido durante suas apresentações. Ele é um defensor do direito irrestrito à informação de qualidade e a liberdade de expressão artística. E em todos os shows que faz na cidade é sempre prestigiado por apreciadores da boa música como o ministro Carlos Ayres Brito, presidente do Supremo que foi cumprimentá-lo pela qualidade do show. O ministro também toca violão.

Engels está se mobilizando para que seja aprovada a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, a ADPF 183, com urgência pelo Supremo. É que depois de jornalista o Ministério Público Federal pede que o STF acabe com a regulamentação da profissão de músico. Para a procuradora Deborah Duprat tanto as restrições profissionais como a fiscalização da atividade com poder de policia são incompatíveis com a liberdade artística e com a liberdade profissional. “Numa democracia constitucional não cabe ao Estado policiar a arte.” A procuradora argumenta que a profissão de músico não pode ser regulamentada, pois não está entre as quais a Constituição Federal autorizou o legislador a estabelecer pré-qualificações, um dos argumentos que sustentou a queda do diploma para jornalista. 

A procuradora está certa, pois não é Ordem dos Músicos que vai dizer se um artista pode ou não trabalhar. É livre a expressão artística. E em matéria de arte o que é péssimo para um pode ser ótimo para outro uma vez que gosto não se discute. E até porque o músico não acarreta danos à sociedade. Ele dá alegria.

 

Pedro Cardoso é campeão brasileiro de Kart júnior menor

O brasiliense Pedro Cardoso conquistou o 47º Campeonato Brasileiro de Kart, no sábado, no Kartódromo Internacional Beto Carreiro World, em Santa Catarina. Pedro levo 17m09s717 para se tornar campeão. Ele largou em quinto e foi com talento e raça ganhando posição com o seu carro 43 na categoria Júnior Menor, com até 12 anos de idade. Pedro buscou o melhor tempo com a constância na prova, aproveitou a reta para relaxar as mãos e respirar fundo para em seguida fazer as tomadas de curva sem perder tempo e usando o corpo como um pêndalo. Habilidades de um campeão.

  

O 2º lugar ficou com Yanni Fontana do Rio de Janeiro, o 3º com João Guim de Minas Gerais, o 4º com Murillo Coletta de São Paulo e o 5º com Eduardo Garbellotto de Santa Catarina. O brasiliense Gustavo Moura ficou em 12º. Parabéns ao Pedro pela conquista. Todos são vencedores pelo espírito competitivo, companheirismo e pela prática do esporte. Os campeões de hoje poderão orgulhar o Brasil na Fórmula 1. 

 

Festa de posse da CUT no DF

A nova diretoria da Central Única dos Trabalhadores do DF tomou posse em solenidade prestigiadíssima no Teatro dos Bancários agradecendo e homenageando os ex-presidentes, valorizando as lideranças sindicais, e enaltecendo a música e a cultura.

 

Os convidados se divertiram com o humorista Marquinho Candango, com o grupo Liga Tripa e com a Unidos da Tijuca e depois confraternizaram com coquetel assinado por Taty´s Buffet. Rodrigo Britto, que é presidente do Sindicato dos Bancários, assume a CUT com o compromisso de manter a autonomia sindical, a igualdade de classe, manter os direitos adquiridos e avançar nas conquistas. Confira:

 

 

Rodoviária mais acessível

Dentro do projeto de melhoria da mobilidade urbana o GDF começou hoje a troca das escadas rolantes que dão acesso aos ônibus e metrô. Tudo para facilitar a vida de milhares de usuários. O desgaste das escadas rolantes vem de muitos anos e os elevadores estão deteriorados. Isto vinha dificultando a vida das pessoas de mais idade.

A rodoviária tem 12 escadas rolantes e 6 elevadores. Todos serão substituídos para dar mais conforto e acessibilidade. Até outubro serão substituídas 6 escadas e as demais até o final deste ano. Os elevadores serão trocados de setembro à março de 2013. A troca dos equipamentos está orçada em R$ 5,6 milhões e o serviço de manutenção, pelo prazo de 2 anos está incluído no valor.

Como o local tem um alto fluxo tanto as escadas rolantes como os elevadores precisam ter grande durabilidade. Até porque o público já chega exausto depois de um dia de trabalho e merece conforto e segurança. Esta troca vai facilita a vida de milhares de trabalhadores do Distrito Federal.  

 

Feliz aniversário

Hoje é dia de abraçar o jornalista Gilberto Amaral, a empresária Miranda Castro e a jornalista Mônica Nóbrega, pessoas dignas, trabalhadoras, competentes e com um talento incrível para lidar com o público.Todos apaixonadas pelo que fazem.

Miranda (E) é destaque no comércio de joias há três décadas. Mãe exemplar que constituiu uma linda e vitoriosa família. Uma mulher de fé que ensina que o nome é a maior identidade e que a gente vale pelos exemplos.

Gilberto (C) é o mestre do Prêmio Esso de jornalismo. Um ícone do colunismo social e político há mais de 40 anos e que ajudou escrever com letras de ouro a história da nossa capital. Uma pessoa que é referência no Brasil e no exterior pela competência, inteligência, amizade e respeito. 

Mônica (D) é uma comunicadora nata. Nasceu com o dom da palavra e por isso é sucesso no que faz. Além do mais é amiga leal e companheira e sempre eleva a autoestima das pessoas com suas palavras de sabedoria.

   

Parabéns, que Deus continue a iluminar a trajetória profissional destas duas cidadãs que orgulham a cidade, suas famílias e amigos. Desejo que a vida ofereça sempre o melhor porque vocês merecem.

 

Madeixas bem cuidadas

Os cabelos, assim como a pele precisa de uma higienização correta para retirar as impurezas, controlar a oleosidade, retirar fungos e bactérias. Os fios nascem e caem todos os dias por isso é importante lavar bem os cabelos o que pode ser feito todos os dias. A dica do cabeleleiro, Carlinhos Beauty, é colocar o xampu na palma da mão e nunca diretamente no couro cabeludo. Massagear a região com as pontas dos dedos e nunca com as unhas para não ferir e ativar demasiadamente as glândulas sebáceas. O ideal é usar água fria para ativar a circulação e fortalecer os fios.

Os cabelos crescem em média 1 cm por mês. Mas isto pode variar conforme os cuidados para manter o couro cabeludo saudável. De acordo com Beauty os problemas emocionais e alimentação inadequada podem impedir que o cabelo cresça. Isto porque o cabelo precisa de proteínas e aminoácidos assim como o resto do corpo e quando a alimentação não proporciona isto o cabelo fica quebradiço.

Outro problema é o excesso de química, secadores muito quente na raiz do cabelo e as escovações mal feitas. Escova, chapinha, alisamento e tintura de forma permanente e sem os devidos cuidados comprometem a saúde dos cabelos. Os cabelos brancos surgem pela perda de melanina na raiz do pelo e eles podem aparecer em qualquer idade devido a pré disposição familiar e genética. 

 

Truvada: a nova ferramenta contra a Aids

A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos aprovou a primeira pílula para prevenir o HIV em adultos que se encontram em grupos de riscos. Desde 2004 a Truvada era usada no tratamento de pessoas infectadas e em combinações com outros remédios antirretrovirais, a Emtriva e a Viread. A pílula é produzida pelo laboratório Gilead Sciences, que fica na Califórnia. O custo do tratamento é avaliado em 14.000 dólares por ano, o que vai tornar inviável para muitas pessoas.

A truvada é uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids. Os especialistas, no entanto, temem que o uso contínuo do medicamento pode induzir a uma falsa sensação de segurança e as pessoas deixem de usar a camisinha e também porque pode incentivar comportamentos sexuais de risco. A diretora da FDA, Debra Birnkrant, disse que a “truvada representa uma abordagem efetiva e comprovada e que pode ser somada a outros métodos para reduzir a propagação do HIV. A meta é, um dia, zerar o número de novas infecções nos EUA, que se manteve estável nos últimos anos em torno de 50.000 novos casos por ano e reduzir esta taxa em 25% até 2015”, declarou a diretora.

Agora com a aprovação da FDA a droga passa a ser recomendada também para pessoas não infectadas mas que apresentam alto risco de serem contaminadas.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 16/07/2012

Viaduto Presidente João Goulart

Moradores do Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo I e II, Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas estão comemorando a inauguração do Viaduto da DF-075 da Estrada Parque Núcleo Bandeirante.

O trânsito está fluindo melhor e o tempo entre o trabalho e casa diminuiu consideravelmente. Isto era o comentário principal no Museu da Memória Candanga, no sábado, por ocasião da exposição dos carros antigos.

A obra que estava parada desde 2009, foi retomada pelo governo Agnelo que em um ano, 6 meses e 12 dias entregou o viaduto concluído para o benefício de cerca de 100 mil usuários que utilizam diariamente a EPNB.

A homenagem ao ex-presidente João Goulart, se deve ao fato do presidente ter considerado o Núcleo Bandeirante, em 1961 como uma cidade satélite do Distrito Federal. Para o administrador da cidade, Elias Dias, é uma homenagem mais que justa.

 

Fobia Social com os dias contados

Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo estão testando um novo tratamento para a fobia social. A terapia usa um programa de computador que por meio de óculos especiais e fones de ouvido coloca a pessoa “dentro” das situações que causam desconforto quando tem de enfrentar o público. Eles querem saber se a realidade virtual vai ser eficaz para diminuir a ansiedade. Nos testes estão previstas 12 sessões, o tempo vai variar de um paciente para outro.

A fobia social é um distúrbio que leva a pessoa a sofrer toda vez que tenha que enfrentar o público ou desempenhar alguma atividade pois se sente embaraçada e humilhada. As causas podem ser genéticas ou adquiridas por aprendizagem e normalmente começa na infância e na adolescência. Se não for tratada pode prejudicar a vida pessoal onde a pessoa se “fecha” pela dificuldade de se relacionar e profissional onde a pessoa deixa de aceitar um cargo importante para evitar exposição pública.

Este tratamento está em fase de pesquisa, mas representa uma luz no fundo do túnel para que em breve seja implantada em terapias cotidianas.

 

Agnelo está em Dubai buscando investimentos para o DF

O governador Agnelo e sua comitiva visitou ontem o maior Centro de Negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação, em Dubai, nos Emirados Árabes. O espaço é considerado o maior do Oriente Médio e do Norte da África. Todos ficaram encantados com o Dubai Internet City, Dubai Media City e o Centro Financeiro Internacional. Os Emirados Árabes tem apenas 41 anos mas já é exemplo para o mundo pela modernidade e progresso. Tem 2 milhões de habitantes de 160 nacionalidades. Dubai atraiu a atenção do mundo pelos grandes projetos de construção inovadoras e eventos esportivos. Nasceu no deserto e renasceu do petróleo.

  

Agnelo está conhecendo as melhores experiências e soluções tecnológicas, sustentáveis para desenvolver aqui no DF nas áreas de Ciência e Tecnologia, Construção Civil, mobilidade Urbana, Planejamento Urbano, infraestrutura e modelos sustentáveis de energia e saneamento. A viagem também tem um outro objetivo que é buscar investimentos para o DF. Para tanto o governador está mostrando que aqui o retorno é garantido. Hoje à noite o governador embarca para Cingapura. Depois vai à China, Alemanha e Itália.

 

Projeto brasileiro é destaque no mundo

Devido ao crescimento explosivo da população nas grandes cidades, um dos desafios do século 21 é manter as áreas urbanas sustentáveis, habitáveis e em equilíbrio com as necessidades das pessoas, meio ambiente e economia. A infraestrutura urbana existente precisa ser revitalizada com projetos que façam diferença na vida dos habitantes e que assegure a saúde econômica da região.

Em função disso surgiu o projeto “Cidade Inteligente Búzios” que foi apresentado pela Consultoria Internacional KPMG, na Cúpula das Cidades do Mundo em Cingapura e foi considerado entre os dez melhores projetos mundiais de infraestrutura urbana. Um modelo para ser copiado por outras cidades e regiões. Daí surgirão novas “fronteiras” entre as cidades, regiões e países.

As cidades do futuro tem de ser sustentáveis, se desenvolver economicamente e proporcionar qualidade de vida para as pessoas. É muito bom ver ideias brasileiras sendo reconhecidas.

 

Feira do Produtor comemora os seus 17 anos

A Feira do Produtor de Vicente Pires foi fundada em 5 de julho de 1995 e na época funcionava em um galpão de 200 m2 e tinha 12 feirantes. Dezessete anos depois virou um complexo com 5 mil m2, 170 expositores e gera 2 mil empregos diretos e indiretos. Funciona das 8 h às 14 h aos sábados e domingos e tem uma variedade de frutas, verduras, legumes, produtos naturais, derivados de leite e mel e carnes.

Para festejar tão importante polo de abastecimento teve festa ontem com direito a bolo e a presença do governador em exercício, Tadeu Filippelli; o deputado federa, Luis Pitman; o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão e o presidente da Associação dos Feirantes, Walter Rocha, que estava orgulhoso da importância econômica da Feira do Produtor. “Chegamos aos 17 anos com muitos motivos para comemorar. Começamos do nada e chegamos até aqui. Só de estar servindo a comunidade como estamos e gerando empregos já vale a pena”, concluiu Walter.

Filippelli disse que acompanhou o desenvolvimento dos produtores e que estava orgulhoso de ver os produtos de qualidade que são vendidos. O deputado Pitman disse que os produtores do DF sabem trabalhar e que respeitam o consumidor e que são importantes para a economia local. 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 222 de 252
RocketTheme Joomla Templates