Coluna Bernadete Alves - dia 07/08/2012

Sala de Amamentação

  

A primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiroz inaugura hoje a sala de Apoio da Amamentação no posto médico do Palácio do Buriti. É que o GDF quer garantir saúde para o bebe e facilitar a vida da mãe que retorna ao trabalho. “Amamentar além de ser um ato de amor é um ato de saúde. Com o leite materno a criança recebe o alimento na temperatura ideal e com todos os nutrientes que ela necessita”, declarou a primeira-dama.

Para o secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, “o Palácio do Buriti vai servir de modelo. A tendência é que todas as secretarias e empresas públicas tenham a sua sala. Além de dar o leite ao próprio filho, se a produção for excedente, a mulher poderá doar”. Segundo o Ministério da Saúde o tempo mínimo de aleitamento é de 6 meses mas o ideal é dois anos.

No domingo a primeira-dama participou da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Parque da Cidade. Dra. Ilza é médica obstetra e sabe o quanto é importante o leite materno.No DF exitem 19 unidades de coleta de leite materno. 10 bancos de leite em hospitais públicos, dois no Hospital das Forças Armadas e no HUB, dois postos de coleta em São Sebastião e em Samambaia, além de 4 bancos de leite e um posto de coleta em hospitais particulares. Até o mês de junho foram coletados 8.958,5 litros de leite materno a mais que no mesmo período do ano passado. Quem quiser doar é só ligar 3325 4207 e 3445 7597.

 

Paternidade Responsável

A Defensoria Pública do DF lança amanhã das 9 às 17 horas na Rodoviária do Plano Piloto, em frente ao posto Na Hora, o projeto Paternidade Responsável para estimular o reconhecimento de paternidade via extrajudicial.

Durante todo o dia os defensores públicos e servidores vão prestar orientação jurídica em um mutirão de conscientização. Quem quiser poderá fazer o teste do DNA e reconhecer o filho de forma rápida e comemorar no domingo Dia dos Pais. Também vão estar à disposição dos interessados, psicólogos, assistentes sociais e advogados para orientação em qualquer área do direito.

O projeto Paternidade Responsável vai realizar uma busca ativa nas escolas de todo o DF para identificar os alunos que não tem o nome do pai na certidão. Após a identificação, o serviço de reconhecimento de paternidade vai ser oferecido à mãe ou responsável de cada criança. Desde o ano passado o Departamento de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública está trabalhando para o restabelecimento de uma consciência familiar sadia e para o desenvolvimento tranquilo da criança.

O Educasenso constatou em 2011 que existem 69,3 mil crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento, no Distrito Federal.Ceilândia é a cidade com o maior número de crianças que não tem o nome do pai no documento. Isto é muito triste porque a criança, além de crescer sem a presença e o apoio do pai ainda convive com o preconceito. Isto que a Defensoria Pública está fazendo é cidadania.

 

Elegante, mesmo acima do peso

  

Todas as mulheres que estão com alguns quilos extras sabem da dificuldade de encontrar peças bonitas, modernas e interessantes. Uma roupa que possa colocar em evidência os pontos fortes. Quem tem biótipo grande e veste acima de 46 pode disfarçar os indesejados quilos à mais usando a roupa certa. É só respeitar as proporções para deixar a silueta mais alongada. Quem está acima do peso deve evitar estampas de fundo claro que dão à sensação de maior volume; evitar roupas com muitos detalhes como babados, bordados e bolsos.

Quem adora macacão pode usar desde que seja de tons escuros e com tecido leve para deixar a roupa confortável e se ajustar melhor no corpo. A combinação certa de peças, cores e acessórios deixa a pessoa mais alta e parecendo com quilos a menos. A dica dos especialistas é preferir decote em V que alonga o colo e dá a impressão de afinar o corpo. Quem não abre mão da calça jeans deve preferir as de corte reto e na cor mais escura. Roupas pretas sempre ficam bem e para dar luminosidade, a dica é usar um lenço ou colar nas cores claras. Acessórios e colares com pingentes sempre alongam. Mangas transparentes, boleros ou echarpes sempre ficam bem assim como o vestido na altura dos joelhos.

  

A roupa quando usada na medida certa a mulher, mesmo acima do peso, fica elegante, moderna e bem vestida. Com a democratização da moda há muitas opções de modelos e estilos. O segredo é adaptar a roupa ao biótipo.

 

Mais canais e menos qualidade

Depois das queixas com a péssima qualidade dos serviços de telefonia celular agora o Procon-DF tem recebido de forma intensa, reclamações sobre as TVs por assinatura. O Distrito Federal está no topo do ranking com o maior acesso a TV paga no país. E as adesões não param de crescer devido aos “apelos e promoções” das operadoras. E quanto mais canais mais reclamação.

No primeiro semestre deste ano as vendas subiram 31,13% e na mesma proporção crescem as reclamações de consumidores que perderam a paciência devido ao atendimento precário. De acordo com o Procon-DF no primeiro semestre as reclamações subiram 384% a mais que no mesmo período de 2011. Cobranças indevidas e os problemas com contratos são os campeões de protestos, além da falta de sinais de vídeo e áudio. Como o consumidor paga adiantado pelo serviço a operadora deveria ter vergonha de receber por um serviço aquém do contratado.

A Lei 9.069/95 estabelece que os reajustes são feitos com a periodicidade mínima de um ano. Só que a maioria dos contratos possui uma clausula que prevê que as operadoras possam reajustar a mensalidade de seus assinantes sempre que ocorrer uma elevação dos custos da operadora. Esta cláusula segundo o Código de Defesa do Consumidor é abusiva já que o fornecedor do serviço altera unilateralmente o preço do serviço prestado. É bom o governo federal fazer um pente fino nas operadoras de TV a Cabo. Os consumidores agradecem. 

 

Seleção Brasileira de Futebol pode ser ouro

 

O Brasil tem a melhor equipe da competição das Olimpíadas e Mano Menezes conseguiu que o time se entrosasse e vencesse todas as partidas. Um orgulho para o povo brasileiro sofrido que tem no futebol sua paixão maior. Hoje não foi diferente, o time pentacampeão mundial entrou em campo e com raça consegui ganhar da Coreia do Sul por 3 X 0 em Manchester e agora vai jogar a final com a seleção do México.

Rômulo fez o primeiro gol e daí em diante foi só alegria. Leandro Damião foi o grande responsável por colocar o Brasil de volta a uma final de Olimpíada 24 anos depois. Ele balançou a rede duas vezes e é o artilheiro do torneio. Neymar participou dos três gols assim como Oscar. O time chegou a assustar os torcedores durante os primeiros minutos da partida mas depois entrosados mostraram raça e suaram a camisa do país.

A última vez que o Brasil chegou em uma final foi em 1988 em Seul com o trio Romário, Bebeto e Taffarel e perdeu para a ex-União Soviética por 2 X 1. Em 1984 perdeu para a França. Agora será diferente todos nós estamos a partir de hoje querendo o ouro olímpico e com a força do time vamos conseguir. Valeu garotos! 

 

Sebrae perde um dos maiores colaboradores

É com pesar que registro o falecimento do advogado José Antônio Itapary, bisneto do Barão de Itapary do Maranhão, ocorrido hoje no Rio de Janeiro. Itapary foi o responsável por trazer o Sebrae Nacional para Brasília. Um profissional dedicado, competente, leal e comprometido com a ética e os princípios gerais do direito.

Tive a grata satisfação de conhecê-lo há duas décadas e em todas as entrevistas que fiz com ele pude perceber a grandiosidade de seu coração.

Itapary nasceu em berço de ouro, foi educado nos melhores colégios, mas não perdeu a sua simplicidade. Foi professor universitário, advogou, assessorou o presidente José Sarney em quase todas as funções pelo seu comprometimento. No Sebrae era o instrumento para tornar grande o pequeno empreendedor, a porta aberta para o mercado de trabalho. 

Itapary era casado com a neuropsicóloga Lúcia Nobre Itapary por quem se declarava um eterno apaixonado. Para ele Lúcia era a flor do jardim da sua existência, era o ar que respirava. E ela era a leal e eterna namorada. Um casal que respirava amor, sabedoria e respeito ao semelhante.

Minha solidariedade a Lucinha, filhos e netos. Que Deus e Nossa Senhora deem forças para suportar tamanha perda. Nós perdemos um amigo, gente do bem, mas ficam seus legados e sua presença que jamais será esquecida.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 06/08/2012

Brasil é Ouro com Sarah e Arthur

  

Para alegrar a semana dos brasileiros o atleta Arthur Zanetti ganhou ouro na ginástica artística nas Olimpíadas de Londres. Surpreendeu e fez história com sua apresentação perfeita. O incrível é seu exemplo de superação devido às várias lesões e até à cirurgia no ombro ocorrida em 2010. Hoje se tornou o primeiro medalhista na história das Olimpíadas aos 22 anos. Ele já fez a alegria dos brasileiros quando no ano passado, no Pan, em Guadalajara conquistou a medalha de prata nas argolas e ouro por equipe. Parabéns Arthur e obrigada pela medalha.

A judoca Sarah Menezes foi a primeira a orgulhar o Brasil quando conquistou a primeira medalha de ouro para o país. Sarah mostrou a força, garra, determinação e precisão da mulher brasileira. Ela pretende montar uma estrutura na sua cidade Teresina, para preparar “outras Sarahs” para as olimpíadas Rio 2016. Sarah disse que se o Brasil tivesse estrutura em todos os estados teria muito mais atletas preparados para as disputas. Valeu Sarah, parabéns e obrigada pelo presente. Que Deus ilumine seu caminho.

 

Brasília completa 25 anos como Patrimônio Mundial

   

Para comemorar os 25 anos em que Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade, o governador Agnelo pedalou da Administração do Lago Sul, onde participava das comemorações do aniversário, até o Museu da República onde os ciclistas estavam para comemorar tão importante titulo. Acompanharam o governador os secretários Célio René, do Esporte, e Luis Otávio Neves, do Turismo. Os cerca de 300 ciclistas fizeram um passeio pelos principais cartões-postais da Capital. A Caesb forneceu água durante todo o percurso e as equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar acompanharam os participantes do início ao fim do passeio.

Brasília é considerada marco da arquitetura e urbanismo modernos desde 1987 e, é a maior área tombada do mundo , 112,25 quilômetros quadrados. O patrimônio é formado por monumentos e edifícios e por sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Foi com alegria que os ciclistas, das mais diferentes idades e até com animais de estimação celebraram os 25 anos de uma cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Para comemorar tão importante marco, o brasiliense Francimar Barbosa construiu a maior bicicleta e o maior quadriciclo do Brasil, com 4 metros de altura, e deixou durante todo o domingo na Praça da República durante todo o domingo.

  

 

Troca da Bandeira Nacional

  

A cerimônia da troca da Bandeira Nacional ocorrida ontem encantou não só os turistas como também os brasilienses. É que uma vez por mês e sempre no primeiro domingo por determinação de legislação a Bandeira é substituída. Desta vez ficou a cargo do Exército Brasileiro onde o comandante Enzo Martins Peri recebeu várias autoridades brasileiras e estrangeiras. 

   

Os Dragões da Independência e a Banda do Exército foram as atrações do dia 05 de agosto. Os militares fizeram a salva de 21 tiros, tudo perfeito diferentemente do mês de julho quando a fachada de vidro do Supremo voltada para o Palácio do Planalto veio ao chão durante a apresentação dos caças da FAB, causando o maior susto na população. Segundo a FAB o estrago foi provocado pelo excesso de velocidade de um Mirage onde o piloto chegou a 1.100 quilômetros por hora. Ainda bem que ninguém se machucou. O piloto foi suspenso por 25 dias e já voltou a pilotar. 

 

Suco proporciona saúde e energia

O suco natural de frutas é apreciado no café da manhã, do lanche, almoço e até depois do jantar porque além de gostoso colabora para saúde e bem estar.E o de laranja é o preferido e não é para menos porque segundo pesquisa feita pelo Instituto do Coração o poder vai além da vitamina C. O médico cardiologista Joaquim Raposo constatou em estudo realizado com coelhos que o suco combinado com medicamentos reduz quase que total as placas de gordura. O próximo passo é testar em humanos mas o especialista tem convicção que a parceria suco de laranja e medicamento para colesterol vai virar recomendação clínica. A Associação Americana de Cardiologia considerou o suco benéfico para o coração devido aos flavonoides, substância antioxidante. É que os flavonoides facilitam a circulação e a eliminação de impurezas que entopem as veias. 

O suco é rico em fibras e aumenta a sensação de saciedade. O de laranja ou limão tomado pós as refeições ajuda o organismo absorver melhor o ferro e outros minerais. Experimente bater no liquidificador 2 laranjas, sem casca e sem caroço, com um limão também descascado e um pedaço de gengibre. Se for tomado sem coar e sem açúcar é também um importante digestivo.

Sucos naturais são boa alternativa para hidratar o corpo e também como alimentação intermediária, pois eles proporcionam energia. Para um dia puxado é bom tomar um suco de laranja, beterraba, mamão e açaí. Um super suco com vitaminas C e A, carotenoides, ácido fólico e fibras. Bom para combater radicais livres e colesterol. Eu coloco uma laranja sem casca, ½ beterraba descascada e uma fatia da polpa do mamão e quem tiver pode colocar uma colher de sopa de açaí. Bater no liquidificador e tomar imediatamente. É maravilhoso.

 

Ação Penal 470, o processo do mensalão

 

No terceiro dia do julgamento do mensalão no Supremo foi a vez da sustentação oral de cinco advogados. Como era esperado, apontaram a falta de provas materiais que comprovem a existência do mensalão e tentaram desqualificar o crime e enaltecer a vida de seus clientes. E foi marcada por pedidos de absolvições. “Ele é inocente” foi a frase mais pronunciada no Plenário pelos defensores. Discursaram na tentativa de desqualificar as acusações da existência do esquema criminoso. Para descaracterizar a acusação de corrupção até admitiram o crime eleitoral de Caixa 2.

O advogado José Luis Oliveira Lima foi o primeiro e disse “o pedido de condenação de José Dirceu é o mais atrevido e escandaloso ataque a Constituição Federal”. E disse que não há provas do mensalão ter existido. Disse que só falou 50 minutos porque “os autos comprovam a total improcedência das colocações contra José Dirceu.”

O advogado Luiz Fernando Pacheco era o mais nervoso e até errou o nome de seu cliente e tentou atribuir toda a culpa em Delúbio. O defensor de José Genoíno disse que ele é réu porque foi presidente do PT e apelou ao dizer “Responsabilidade objetiva é assim: é bruxa, queima. É judeu, mata. É petista, vai para a cadeia”. 

O advogado Arnaldo Malheiros Filho também parecia nervoso. Admitiu que o PT fez “Caixa dois”. Disse que o PT foi um partido traído e que não há provas contra Delúbio. “A prova é pífia, é engraçada, é rala”. 

O defensor de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, estava firme ao dizer que se os partidos receberam dinheiro não houve corrupção ativa de Valério, já que não são funcionários públicos. Pediu a absolvição de Marcos Valério para todos os crimes. “Ele não é troféu ou personagem a ser sacrificado em altar midiático”. Disse que seu cliente já tinha sido condenado pela mídia.

O último a falar foi o advogado Hermes Guerreiro, defensor de Ramon Hollerbach, que também usou o argumento da falta de provas. Durante 47 minutos repetiu várias vezes que seu cliente é inocente e que não há provas contra ele. “Ele não pode ser julgado e condenado por causa do CNPJ, mas ele tem que ser julgado e sentenciado por seu CPF e número de carteira de identidade”.

  

A sessão foi encerrada por volta das 19h15 e amanhã outros cinco advogados farão suas sustentações orais a partir das 14h, cabe a eles o contraditório e ao que tudo indica vão também dizer que “Não há provas suficientes para a condenação”. O STF tem ministros que honram a toga e que “votos técnicos” não vão ocorrer.

 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 04/08/2012

Brasil produzirá super vacina

O ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou que o Brasil vai produzir vacina tetraviral que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela e fará parte do calendário de imunização do SUS. O acordo foi assinado no Auditório Museu da Vida, na sede da Fiocruz com o laboratório GlaxoSmithkline e prevê a transferência de tecnologia do laboratório Biomanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz para o laboratório privado GlaxoSmithkline. Padilha disse que a empresa tem interesse em produzir o medicamento por causa do tamanho do mercado consumidor. “Produzir aqui significa distribuir para milhares de pessoas”. O ministro também falou da importância da vacina tetraviral. “Com apenas uma picada o Brasil vai proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças”. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha disse que “o acordo, além de capacitar os profissionais e criar plataformas para o desenvolvimento de outras vacinas, vai baratear o preço das doses”.

O ministro informou que atualmente o Ministério da Saúde tem 34 projetos que são parcerias com empresas privadas. Padilha também informou que novas vagas em cursos de medicina onde a demanda do SUS é maior, serão abertas no ano que vem. Com isso será possível aumentar o número de médicos e distribuir melhor esses profissionais no país. Aqui no DF teremos aumento de vagas na Faculdade de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, e o UniCeub que disponibiliza o Curso de Medicina.

Atualmente o Brasil tem 1,83 médicos para cada mil habitantes. A taxa é muito pequena para um país continental como o nosso. Enquanto Brasília tem 4 médicos para cada mil pessoas o Maranhão tem só 0,6 e São Paulo 1,9. Aqui no DF este problema vai amenizar com o curso de medicina do UniCeub e com o aumento de vagas para o curso de medicina na ESCS.

 

Brasília na TV domingo às 12h30

  

Convido você para acompanhar o programa Brasília na TV amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e acompanhar as dicas que o médico oftalmologista Sérgio Saraiva, diretor e fundador da Oftalmed – Hospital da Visão, sobre os cuidados com os olhos na terceira idade. Ele também alerta sobre o uso exagerado de computador, os problemas da baixa umidade e fala dos melhores tratamentos para o ceratocone, catarata e doenças na retina.

Depois você vai conhecer a unidade do Centro Educacional Sigma em Águas Claras na nossa entrevista com o diretor pedagógico Ronaldo Mendes e as dicas de como preparar uma criança para todas as etapas da vida acadêmica. O Sigma é o colégio que mais aprova no PAS da UnB e tem um trabalho de qualidade e responsabilidade nas unidades da 912 Sul, 910 Norte e L2 Norte 606 e também em Águas Claras. A meta é proporcionar tranquilidade e segurança para os pais e alunos.

 

Incubadora de Empreendimentos Rurais 

A Emater e a Universidade de Brasília firmaram parceria para discutir a gestão da propriedade e identificar iniciativas inovadoras de gestão rural. A partir de agora os estudantes, professores, profissionais da área e agricultores podem usufruir de um espaço importante. A incubadora fica na sede da Emater e já está em funcionamento. Mais informações pelo telefone 3340 3030.

Todos sabem que administrar sozinho uma propriedade rural não é fácil. É preciso conhecimento, tecnologia e disposição. A troca de experiências melhora a gestão e faz com que o empreendimento produza com mais qualidade, com menos desperdício e que seja mais lucrativo. Esta interação vai proporcionar resultado além da expectativa e o empreendedor vai enxergar a propriedade como um agronegócio.

Os produtores de leite, por exemplo, serão acompanhados com ajuda do software RuralPró, uma ferramenta desenvolvida pela Emater do DF. Esta ajuda vai incrementar ainda mais o negócio. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural tem entre seus objetivos planejar, coordenar e executar serviço de assistência técnica com bases científicas e de sustentabilidade.

 

Caminhão da Mulher no Recanto das Emas

As moradoras desta região administrativa já fizeram 1,3 mil exames preventivos, graças a esta unidade móvel de saúde. Foram feitos até hoje 450 mamografias, 440 ultrassonografias e 410 papanicolau. Este importante serviço de prevenção ao câncer está na Quadra 115 e ficará até o dia 10. O atendimento é das 8 às 12 e das 13 às 17h, com distribuição de senha no inicio de cada turno. Todos os dias são feitas cerca de 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de papanicolau. A preferência é das moradoras da região onde o caminhão da mulher está instalado.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa disse que a maioria das mulheres atendidas nunca fizeram exame preventivo e outras estavam a muito tempo sem fazer. “Aqui elas recebem atendimento de qualidade, e se o exame indicar doença a mulher é encaminhada para tratamento”. O GDF já beneficiou com o caminhão de saúde o Condomínio Pôr-do-Sol, em Ceilândia; Núcleo Rural Taquara, em Planaltina; Cidade Estrutural; Itapoã; Nova Colina, em Sobradinho; São Sebastião; Areal e Riacho Fundo II.

Este é um presente do governador Agnelo e da primeira-dama que são médicos e que valorizam a saúde das pessoas. Em todas as atividades os dois vão conferir se o serviço é prestado com qualidade e se está atendendo as necessidades da população. No Caminhão as mulheres recebem o atendimento na porta de casa e agora não tem desculpa para esperar tanto tempo para cuidar da saúde. A mulher como tem muitas responsabilidades acaba sendo relapsa consigo mesmo. É da natureza da mãe cuidar primeiro dos filhos para depois, se tiver tempo, cuidar de si.

 

Consumidor precisa ser mais consciente

Os apelos para o consumismo estão em todos os lugares e por isso é preciso resistir e verificar se a gente realmente tem necessidade de comprar aquele produto. Se realmente precisa é bom não perder o controle das dívidas e ter em mente que o vendedor sempre leva em conta o que é melhor para ele e para a loja. É nessa hora que devemos colocar em prática o poder de barganhar. Sempre que formos pagar à vista exigir desconto e se não derem, não devemos comprar.

A redução do IPI é boa para os comerciantes que mantém as vendas aquecidas, para o trabalhador que tem o emprego garantido e para o consumidor que pode comprar com menos preço. E isso, sem dúvida, desperta a vontade de comprar tudo que está em promoção ou com preço bom. Eu sempre que vou as compras, primeiro pesquiso os produtos e comparo preços antes de tomar a decisão. Nunca compro só para agradar o vendedor que foi educado comigo porque isso é obrigação dele tratar bem o consumidor. Compro se realmente preciso, se o produto tem qualidade e está com preço compatível.

 

Festival Internacional de Jazz

Durante toda a semana os brasilienses curtiram o jazz americano pelos principais pontos da cidade. É que eles estavam preparando o público para o Festival Internacional que começa hoje no Parque da Cidade. O Festival está em sua quarta edição e acontece paralelamente em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador Marcelo Costa o objetivo é levar ao público, de qualquer idade ou classe social o jazz. Um gênero musical que encanta. O festival faz apresentações gratuitas e estimula o intercambio entre artistas nacionais e internacionais. O espetáculo começa hoje às 17 h no estacionamento 10 do Parque da Cidade com Meschiya Lake and The Little Big Homs e às 20h30 é a vez de George Gee Swing Orchestra. Amanhã às 17 h tem Scott Hamilton Quartet e às 18h45 Dukes of Dixieland.

O jazz surgiu nos EUA por volta do século XX, em Nova Orleães e se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, especialmente a afro-americana. Em suas várias formas aceita todo tipo de instrumento e produz uma grande variedade de subgêneros e como ganhou o mundo se adaptou a muitos estilos musicais.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 03/08/2012

Nacional Press comemora 3 anos com festa no Brasil 21

Leonardo Ribbeiro e Ygor Madeiro receberam convidados no Meliá do Brasil 21, na Le Rouge para comemorar os três anos de sucesso da Nacional Press, a agência de comunicação que trabalha a imagem de pessoas públicas, empresários e instituições para que sejam melhores compreendidos e vistos pelos outros. O trabalho deu tão certo que outras pessoas e serviços precisaram ser agregadas. Daí nasceu a Nacional Media Group que tem como diretora executiva a jovem competente  Wenya Alecrim. A empresa faz pesquisa de opinião, cria site e sistemas de informática, cuida da publicidade, garante imagem positiva e publica livros.

Leonardo e Ygor aproveitaram para apresentar aos convidados a mais nova empresa do grupo: a Nacional Action, empresa de eventos com capacidade para potencializar vários segmentos. A equipe é formada por cerca de 30 profissionais entre jornalistas, publicitários, relações públicas e pesquisadores. A noite foi das mais agradáveis e na companhia de pessoas especial. (Fotos: Jozeías Nunes)

Leonardo Ribbeiro, Wenya Alecrim e Ygor Madeiro

O anfitrião com Elias Miziara e o Sec. de Saúde, Rafael Barbosa  

Berta Kruger, Lenice Lengruber e Keila Rocha 

Luiz Lima, Ygor e o bispo Rodovalho 

Jeovan Neves, Bernadete Alves, Rafael Barbosa e o Sec. Miziara 

Leonardo com a repórter Simone Moura e Rafael Secunho   

Delmo Menezes e Elza Menezes 

Mônica Nóbrega e o deputado Rôney Nemer 

Tiago, Jozeías, Bruno, Igor, Jadson e Raion 

Viviane Frota, Leonardo e Michel Medeiros  

Robson Amorim, Leonardo, Lenice e Carlos Loos 

Leonardo, Wenya, Laila, Samara, Ygor, Thais, Luana e Natalia 

Débora Andrade e Rodrigo Lins 

Donny Silva 

Rosana Silva e Priscilla Simari  


Gracia Cantanhede, o dom da escrita

A advogada e escritora Gracia Baldoni Cantanhede começou a escrever aos 9 anos quando morava em Minas Gerais e hoje tem contos, crônicas, poesias e livros publicados. Ela tem o dom da escrita e o papel de não deixar folhas em branco.

Registra com inteligência e sabedoria o cotidiano de todas as formas. Quando abre a janela já colhe dados para enredar uma trama, coloca no papel a dor que calou até mesmo as lágrimas, as tardes solitárias, as noites frias, o canto de um pássaro ou a pureza de uma criança.

Tudo de maneira tão poética que nem sente o trabalho exaustivo com a palavra. Gracia está sempre de bem com a vida pois sabe que o seu trabalho não está no espaço e sim no tempo para não deixar o universo imaginário perecer.

Conheço Gracia desde que cheguei em Brasília e por muitas vezes já a entrevistei no meu programa de TV. Uma brilhante advogada que encanta como pessoa, como mãe dos dois filhos, como esposa dedicada do Dr. Getúlio e amiga leal e companheira. Hoje ela colhe mais uma rosa do jardim de sua bela existência e comemora ao lado da sua linda família.

Desejo muita saúde, paz, amor e muito mais vitórias em sua vida e que possa continuar a nos brindar com suas belas palavras, pois aguardamos ansiosamente o novo livro. Sem os escritores o mundo corre o risco de ser apenas o presente.

 

 

Hábitos alimentares corretos fortalecem sistema imunológico

A alimentação certa é a principal aliada das células de defesa, isto foi o que concluiu o médico imunologista Luiz Vicente Rizzo, diretor-superintendente do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein. Segundo ele o sistema imunológico é o guardião do corpo contra vírus, bactérias, protozoários, fungos e agentes químicos como venenos que provocam doenças. Para que este sistema continue forte e mais preparado para combater estes “intrusos” é só ter hábitos alimentares corretos. Como as células de defesa nascem e morrem a todo o momento a alimentação certa é um remédio para isto.

O médico informa que a vitamina C faz com que menos linfócitos morram e com isso o corpo fica mais preparado contra os agentes externos. A vitamina C é encontrada na laranja, goiaba, melão, mamão e morango. Alem da vitamina C o dr. Rizzo recomenda alimentos ricos em zinco como amêndoas, nozes, peixes e carne bovina magra. 15 miligramas de zinco por dia são suficientes para proteger o sistema imunológico.

Na lista dos alimentos que fortalecem está o alho, um poderoso antibiótico natural contra gripes e resfriados. Quem não suporta o odor  é só tomar um chá verde após as refeições. O cogumelo também possui propriedades antivirais e, por isso, fortalece o sistema de defesa. O iogurte tem os lactobacilos que garantem o equilíbrio entre todas as células bacterianas que estão no organismo e ajudam a combater as infecções intestinais.

As dicas do médico são oportunas mas não adianta tomar um litro de suco de laranja por dia e achar que está protegido é preciso dormir bem, fazer exercícios físicos regulares, não fumar e nem beber em excesso, tomar pelo menos 2 litros de água por dia e comer alimentos saudáveis evitando fritura e gordura. 

 

HBDF tem Centro de alto padrão de atendimento

  

Por ocasião da entrega do Centro Neurocardiovascular e de 27 novos leitos para a UTI, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi recebido pelo governador Agnelo Queiroz, pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e pelo diretor do Hospital de Base, Julival Ribeiro. O ministro disse que ficou surpreso com as melhorias do atendimento e que valeu cada centavo liberado pelo Ministério da Saúde.

O governador aproveitou a presença do ministro e inaugurou a segunda unidade de Hemodinâmica, que vai ampliar de 280 para 380 por mês o número de exames de angioplastia, cateterismo e arteriografia. Com isso, os pacientes em estado grave vão ter atendimento de alto padrão. De acordo com o diretor do HBDF a expectativa é que o Centro, uma parceria entre o HBDF e o SAMU ofereça um atendimento de excelência aos pacientes em estado grave, em especial vítimas de AVC agudo e IAM.

Depois eles percorreram as dependências do HBB e acompanharam o funcionamento da Central de Marcação de Consultas e constataram o atendimento ágil. O ministro Padilha esteve no Hospital de Base no dia 03 de fevereiro para conhecer as necessidades e viabilizar recursos para as principais demandas. Foi liberado R$ 3,6 milhões e os resultados estão satisfatórios. É bom ver este empenho do governo federal e colaborar com o GDF para que a saúde atenda as necessidades da população.

 

Vendas de Chips estão liberadas

O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que as empresas de telefonia Oi, Tim e Claro se comprometerem a cumprir as metas de melhorias em suas redes e seus serviços e por isso tiveram as vendas liberadas. A Anatel vai fiscalizar a cada três meses o cumprimento dos planos. Caso as metas não sejam cumpridas a Anatel poderá adotar novas medidas contra as três operadoras de telefonia celular.

A suspensão ocorreu no dia 18 de julho devido a tantas reclamações de chamadas não completadas, interrupções de ligações, sinal fraco e atendimento ao cliente precário. Nesse tempo nenhum dos serviços melhorou, pelo contrário. E mesmo suspensos muitos chips eram vendidos em lojas. As operadoras só reclamavam do prejuízo, não estavam nem ai para o consumidor.

Causa estranheza esta liberação perto do dia dos pais, período em as vendas aumentam. O atendimento ao cliente no call Center é precário, cansativo e desrespeitoso uma vez que as atendentes não estão habilitadas para tal função. A espera é longa e insatisfatória. Multidões estão descontentes, o consumidor está cansado de ficar calado. É preciso mais respeito com o consumidor.

 

Gurgel pede prisão de 36 réus

  

O segundo dia de julgamento do mensalão começou às 14h25 com a sustentação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Iniciou criticando as relações de poder que ocorrem no Brasil. “É possível ver no Brasil de hoje, século 21, a resistência nada gloriosa de um modelo que insiste manter inalteradas determinadas relações de poder”. Ele rebateu o principal argumento dos réus que era a falta de provas e afirma ter “provas robustas” contra o mensalão. 

Ao longo de sua argumentação ele se empenhou em desmontar as justificativas apresentadas pelos réus para negar o esquema de compra de apoio de 2003 a 2010. Classificou como “desculpa esdrúxula e esfarapada” as justificativas dos réus. Disse que “versões inusitadas não faltam nos autos”. Rebateu as críticas dos advogados dos réus que consideram o mensalão “uma criação de delírio”. Ele afirmou que o mensalão foi montado em 2003 para cooptar apoio político.

 Foi firme ao ler os argumentos de acusação no Plenário lotado e silencioso. Disse que “jamais enfrentei nada sequer comparável à onda de ataque a partir do momento que aleguei acusações finais”, declarou Gurgel. Considerou o Mensalão como o mais atrevido e escandaloso caso de desvio de dinheiro público registrado no Brasil. “Era uma sofisticada organização criminosa com o objetivo espúrio de comprar voto de parlamentar”. Sustentou que José Dirceu foi o protagonista do mensalão. “Nada, absolutamente nada, acontecia sem o consentimento de José Dirceu”, declarou Gurgel. Afirmou que Marcos Valério era o executor e que Delúbio era o elo. Dentre tantas afirmações disse que os pagamentos eram semanais aos políticos e partidos da base aliada. Os recursos eram em espécies para evitar o rastreamento e como era intensa a movimentação os recursos eram transportados em carros-fortes.

Foram mais de 5 horas de sustentação. O procurador-geral afirmou que “jamais um delito foi tão fartamente comprovado”, neste julgamento histórico. Resaltou que foi vítima de ataques “grosseiros e mentirosos” e disse “Não nos intimidaremos jamais”.Falou do quanto o mensalão “maculou a República”, pediu a absolvição de Luiz Gushiken e Antônio Lamas, por falta de provas e a condenação dos outros 36 réus. Ao concluir citou um trecho da música “Vai Passar” de Chico Buarque. “Dormia, a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”.

Às 19h48, o presidente do Supremo, ministro Ayres Britto, suspendeu o julgamento que será retomado na segunda, dia 06, com as sustentações orais dos advogados de defesa. Cada defensor vai ter uma hora.

 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 02/08/2012

Começa hoje o julgamento do Mensalão: STF tem rígido esquema de proteção

Depois de 2.615 dias da denúncia feita pelo então deputado federal Roberto Jefferson à Folha de São Paulo, publicada no dia 6 de junho de 2005, sobre esquema de compra de apoio ao governo federal, o órgão máximo do Poder Judiciário do Brasil tem em suas mãos a responsabilidade de julgar os 38 réus no caso do mensalão.

A contagem regressiva começou ontem quando 40 homens com rádios de comunicação e vestidos de preto, ensaiaram um rígido esquema de segurança para conter aproximações de militantes e impedir que manifestações ruidosas prejudiquem os trabalhos do STF. Os agentes que ficarão no Plenário, integram os quadros do Supremo. A blindagem do prédio é da segurança privada. Também 500 integrantes da Policia Militar farão a segurança reforçada e este policiamento intensivo deve ir até o final do julgamento. O Corpo de Bombeiros manterá unidades de plantão, o ponto de ônibus em frente ao STF foi interditado assim como mudanças no trânsito naquele local.

Foram disponibilizados 243 assentos. 152 para os réus e seus advogados e 75 para jornalistas. Os homens tem de estar de terno e gravata e as mulheres de terno ou tailleur. As 14 horas o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, lerá o seu relatório depois o procurador-geral, Roberto Gurgel fala sobre os crimes dos réus e apresenta provas da existência do esquema da compra e venda de consciências, por até 5 horas. A defesa pode levantar possíveis questionamentos sobre o julgamento.

Amanhã os mais renomados advogados criminalistas vão travar uma batalha jurídica que exigirá estratégias e poder de convencimento, pois cada um terá uma hora para defender José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares, Marcos Valério e Ramon Hollerbach. Depois é a vez dos outros acusados, serão 3 sessões por semana das 14h às 20h30. O julgamento segue até o final deste mês e se necessário será prorrogado para setembro. O destino das 38 pessoas só será conhecido em setembro depois que os ministros se pronunciarem. A expectativa é quanto a participação dos ministros Dias Toffoli que trabalhou para o PT e Cezar Peluso qe terá que se aposentar no dia 3 de setembro. A sociedade está ansiosa por um julgamento com independência e com dever à toga.  

 

Yara Curi, Marcos Pires e Ruy Coutinho estão de parabéns

Mais do que festejar a vida destas pessoas é preciso aplaudir o profissionalismo, a lealdade e o comprometimento com os princípios éticos e morais. Neste dia aproveito para dizer o quanto sou grata em conviver com eles. Desejo saúde, paz, amor e muito mais vitórias e que Deus continue a brindá-los com as melhores coisas da vida.

   

Yara Curi (E) é a grande dama da justiça brasileira. Como procuradora federal deixou a sua marca da seriedade, do trabalho e do respeito ao semelhante. Uma profissional que serve de exemplo para quem está ingressando no direito. Além do mais é uma das mulheres mais elegantes da nossa cidade, perfeita anfitriã e amiga para todas as horas que tem sempre uma palavra de conforto e a mão estendida quando o caminhar se faz difícil. Junto com o marido Roberto Curi gera milhares de empregos por este Brasil afora com o Grupo Curinga dos Pneus.

Marcos Pires (C) é o competente Diretor Comercial e Administrativo da TV Brasília. Um executivo de padrão internacional que sempre valoriza as pessoas e a cidade. Como gestor delega competências, valoriza e enaltece as qualidades de seus assessores e não só veste como sua a “camisa” da TV Brasília. Um especialista em conquistar, conhecer, satisfazer e manter os clientes a longo prazo e de perceber o valor que o cliente tem para a empresa. Um homem que tem muito conhecimento, comprometimento, agilidade e iniciativa. Marcos é, também, solidário e prestativo e não mede esforços para estender a mão a quem precisa. 

Ruy Coutinho (D), o consultor empresarial que já foi diretor do BNDES e presidente do Conselho de Administração de Defesa Econômica – Cade, ex-secretário de Direito Econômico de 1997 a 2000. Atualmente preside a Latin Link Consultoria. Como mestre prega que os contratos precisam ser feitos com muito cuidado, é considerado um dos maiores especialistas do país em defesa da concorrência. Acompanho a sua trajetória profissional desde 1995 e aprendi muito sobre economia, direitos do consumidor e marketing de relacionamento, nas entrevistas que fiz com ele no meu programa de TV. 

 

Leite materno protege e fortalece

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, promovem a Semana Mundial da Amamentação devido aos benefícios do leite materno para o bebê e para a mãe que inclusive fica menos estressada durante a quarentena e controla o peso. É um ato de amor e de segurança para a criança. A amamentação faz a diferença na vida do bebê.

O leite materno fortalece a imunidade por conter células de defesa e fatores anti-infecciosos que protegem contra a dor de ouvido; deixa o bebê mais tranquilo evitando assim o choro e a ansiedade; é o melhor e o mais completo alimento; os açúcares do leite protegem contra infecções e diminui o risco de alergias; a amamentação exclusiva até os 6 meses influencia no rendimento escolar.

De acordo com os pediatras quando o bebê nasce o cérebro não está completamente formado. É durante os três primeiros anos que a quantidade de neurônios aumenta e o leite tem substâncias importantes que favorecem este desenvolvimento. Amamentar é muito mais que alimentar o bebê é uma poderosa afinidade entre mãe e filho que fortalece os vínculos e contribui para o pleno desenvolvimento da criança. E você mamãe que tem leite sobrando doe para os Bancos de Leite, você vai estar salvando vidas.

 

Polícia Civil deflagra corrupção no DF Digital

Desde a madrugada de hoje cerca de 90 policiais civis participaram da Operação Firewall para cumprir sete mandados de prisão e 15 de busca e apreensão contra grupo que desviava verbas públicas nos anos de 2009 e 2010 por meio do Programa DF Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Foram presos dois dos envolvidos, e apreendidos computadores e documentos da casa de Jafé Torres, um dos representantes da Fundação Gonçalves Lêdo – FLG, os outros cinco estão foragidos. As investigações começaram há 2 anos. 

De acordo com a Delegacia de Combate ao Crime Organizado – Deco, a FGL recebia cerca de R$ 34 milhões anuais para gerir o programa e promover inclusão digital à população do Distrito Federal. Segundo as denúncias a verba teria sido desviada e o programa nunca apresentou resultados satisfatórios. O contrato firmado foi contestado pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público Federal. Só veio à tona porque o GDF no inicio de 2011 fez um pente fino em todos os contratos firmados na gestão anterior.

Não é de hoje que o Brasil sofre com a corrupção. Com o passar dos tempos essa erva daninha chegou aos estados e ao DF. Infelizmente as pessoas utilizam de atos desonestos para obterem superioridade em relação aos outros. O que lamentamos é que só depois de estar instalada e consumada é que vem à tona. É preciso que a população se uma, denuncie e escolha melhor seus representantes, só assim esse malefício pode ter suas raízes arrancadas. A justiça pode tardar, mas não falha. 

 

Cerveja desrespeita o sexo feminino

Parece que virou moda ofender, ridicularizar e incentivar a violência em peças publicitárias. Pelo jeito a criatividade está em falta e aí apelam para qualquer coisa e quem é machista transformar a mulher em objeto é fácil. Depois da polêmica envolvendo a marca de preservativos Prudence agora é a vez da cerveja Nova Schin incentivar a violência e o abuso contra as mulheres.

Este desrespeito está em um vídeo no canal da Schin no YouTube e já foi visto por mais de 15 mil pessoas. O vídeo “Homem Invisível” incentiva a violência sexual. A peça publicitária começa com um grupo de amigos reunidos num quiosque de praia observando mulheres na praia, até que um deles diz: “já pensou se a gente fosse invisível?” Na sequência da cena duas mulheres caminham pela areia e sentem que são tocadas pelas costas por pessoas “invisível”. Em outro momento, algumas mulheres saem de um vestiário invadido pelos “invisíveis”, sem a parte de cima do biquíni. Nestas duas cenas as mulheres estão assustadas e fogem. Na cena a gente percebe a expressão de pavor no rosto das mulheres enquanto nos “invisíveis” a cara de deboche. 

Este material de péssimo gosto está no YouTube desde fevereiro e não é o primeiro que a marca coloca no ar. No inicio deste ano postaram um outro vídeo que causou indignação por parte da ABGLT que ridiculariza e discrimina a homofobia. Depois de muita pressão e manifestações de indignação a empresa Schincariol afirma que não houve intenção de ofender. Que tudo foi feito em tom de brincadeira para descontrair. Tem machista que acha que o vídeo é divertido e que não tem nada de mais.

Ridicularizar as pessoas e incentivar a violência é um desrespeito a dignidade humana. As grandes marcas não deveriam ir pela cabeça de quem não tem nada de bom e escolher melhor os publicitários. E principalmente deixar de pensar que pimenta nos olhos dos outros é colírio. Quem não respeita o consumidor tem de ser boicotado. 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 01/08/2012

Empreender é se comunicar

O ex-senador Adelmir Santana, presidente da Fecomércio, abre hoje às 18h o encontro”Inovação com Mídias Sociais” no Parlamundi da LBV. Depois os convidados vão assistir a palestra de Waldez Ludwing, conhecedor das tendências de gestão; do empresário e analista de sistemas, Fábio Seixas; do empresário In Hsieh, co-fundador do portal baby.com.br

O objetivo do encontro, de acordo com Adelmir é fazer com que o empresário aproveite mais a internet e as mídias sociais para ampliar o alcance do negócio. “Empreender está relacionado à maneira como a empresa se comunica com o cliente. É preciso valorizar o novo mercado”.

O encontro vai até às 22 horas. A iniciativa da Fecomércio é muito boa porque a internet é uma maneira rápida, prática e fácil de se comunicar. Está à disposição de qualquer um e por isso influencia na vida das pessoas. É uma ferramenta importante nos dias de hoje mas é preciso usá-la com responsabilidade.

 

Sono demais ou pouco envelhece o cérebro

Estudos realizados em 4 países declaram que há evidências científicas de que a quantidade do sono pode estar relacionada à deterioração mental e ao desenvolvimento de demência e Alzheimer. Dormir menos que 7 horas por dia ou mais de 9 horas piora a função cerebral.

O Instituto das Enfermeiras dos EUA avaliou 15 mil mulheres de meia idade durante 14 anos e concluiu que as pessoas que dormiam 5 horas por dia ou 9 horas ou mais, tiveram menor média de funcionamento mental do que as que dormiam 7 horas por dia. “Sono demais ou pouco envelhece o cérebro por 2 anos”, explicou a autora do estudo, Elizabeth Devore, epidemiologista do Hospital Brighamand Women, em Boston.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, também realizaram o estudo e mediram a quantidade de sono de 1.300 mulheres com mais de 75 anos e descobriram que sono demais ou pouco afeta também a fluência verbal e cognição global. Na França a avaliação ocorreu durante 8 anos com cerca de 5 mil mulheres com mais de 65 anos e também comprovaram o declínio mental. Os cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis EUA também atestam que o padrão do sono está ligado à deterioração do cérebro.

Os estudos são preliminares e se você tem insônia ou sono demais é importante procurar um médico para tratar o problema. Estes estudos abrem caminho para novas descobertas e servem de alerta para cuidarmos mais de nós. Dormir bem e o tempo suficiente vai manter saudáveis as funções do cérebro e acabar com o mau humor.

 

STF julga Mensalão 

Depois de muita espera com idas e vindas, começa amanhã o julgamento do Mensalão, o mais importante e difícil da história do Supremo. E também uma grande oportunidade para mostrarmos ao mundo que as nossas instituições são fortes, independentes e capazes de punir sobre pagamentos de favores. Este é o maior escândalo político que atingiu 38 pessoas entre parlamentares, ministros, banqueiros, empresários e publicitários. Os acusados respondem por peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa ou passiva, formação de quadrilha, evasão de divisas, gestão fraudulenta e fraude.

O processo tem 50 mil páginas e estima-se que serão necessárias 90 horas de julgamento. Para isso o STF conta com a proteção da Policia Federal e da Força Nacional para que os ministros da Corte tenham toda a segurança para julgar assim como toda a área externa do pleno do Supremo na Praça dos Três Poderes, fique livre de interrupções ou invasões de manifestantes.

A corrupção é um mal que afeta todos os países e ultimamente tem passado dos limites. As pessoas humildes e trabalhadores estão cansadas de ver tantos desmandos. O povo brasileiro espera que a suprema corte faça um julgamento isento, justo, sem pressão ou emoção e principalmente sem influência política. A comunidade não pode mais ver os valores sendo deturpados. Chega de impunidade, chega de representantes públicos corruptos e mal intencionados e de empresários antiéticos. Nós podemos e devemos escolher pela ordem e dar um basta no caos.

 

Moedas em homenagem às Olimpíadas

O Banco Central lança neste mês as moedas de R$ 1 e R$ 5 em homenagem à entrega da Bandeira Olímpica ao Brasil. A de R$ 1 será bimetálica e traz no núcleo prateado a legenda “Brasil” com a logomarca dos jogos Rio 2016 e, no centro da composição a Bandeira Olímpica Londres 2012/Rio 2016. 

Serão produzidas 2.016 milhões de moedas, uma parte será comercializada para colecionadores por R$ 9,50. O restante será colocado em circulação nas agencias bancárias de todo o Brasil. A moeda no valor de R$ 5 será produzida em prata e não será colocada em circulação.

Os colecionadores poderão comprar por R$ 195 cada unidade e a tiragem inicial é de 5 mil moedas. O lançamento destas duas relíquias, que por sinal são belíssimas e carregadas de simbolismo é fruto do trabalho conjunto entre o Banco Central, a Casa da Moeda e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

 

21ª Casa Cor Brasília

Amanhã as empresárias Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá apresentam oficialmente a Casa Cor Brasília 2012 às 11 horas no Shopping Casa Park, com palestra do diretor da Revista Casa Cláudia, Pedro Ariel que vai falar sobre as tendências no design e na decoração.

A Casa Cor Brasília vai de de 29 de setembro a 06 de novembro no antigo colégio Fenix na QI 19 do Lago Sul. O terreno tem 24 mil metros quadrados e receberá 49 ambientes que serão distribuídos em 5 mil metros de área construída. A mostra deste ano tem como tema a moda, o estilo e a tecnologia.

O tópico sustentabilidade, onde a jovem arquiteta Alice Ribeiro ganhou os três principais prêmios da Casa Cor Brasília 2009, continua neste ano, onde por orientação das organizadoras do evento os profissionais que vão participar da mostra devem observar durante a montagem e desmontagem dos ambientes a sustentabilidade e o respeito a natureza. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.casacorbrasilia.com.br. 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 31/07/2012

Venezuela compra aviões do Brasil

A presidenta Dilma recebeu o presidente da Venezuela Hugo Chávez, no Palácio do Planalto para acertar a venda de aviões da Embraer para os venezuelanos. O valor das 6 aeronaves é estimado em aproximadamente US$270 milhões mas pode chegar a US$ 900 milhões com a compra de 20 aeronaves. As negociações foram feitas pelo Brasil com a empresa estatal de aviação venezuelana, a Conviasa. As aeronaves 190AR tem 98 a 114 assentos. O presidente da Embraer, Frederico Curado, presenteou Chávez com uma miniatura da aeronave com as cores da Venezuela. O presidente ficou tão feliz que brincou com o avião. Em 2013 serão enviados à Venezuela as três primeiras aeronaves.

  

Chávez está no Brasil para oficializar o ingresso da Venezuela no Mercosul. Ontem ele jantou com a presidenta Dilma no Palácio da Alvorada, com a presidenta da Petrobras, Graça Foster e com ministros do governo Dilma e propôs à presidenta a exportação de petróleo cru para o Brasil. “ A Venezuela é dona de uma das maiores reservas mundiais de petróleo”, disse Cháves ao sair do jantar.

Depois da reunião dos líderes dos 4 países para selar a incorporação da Venezuela no Bloco, a presidenta Dilma ofereceu almoço, no Itamaraty, para a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner; presidente do Uruguai, José Pepe Mujica e para o presidente da Venezuela Hugo Chávez que comemora o ingresso da Venezuela no Mercosul, após 5 anos de negociação. Na prática o ingresso ocorrerá só dia 13 de agosto. Com a entrada da Venezuela o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de habitantes.

 

Cingapura retribui visita de Agnelo

O governador Agnelo já está colhendo os frutos da missão internacional. O ministro dos Transportes de Cingapura, Lui Tuck Yew, esteve hoje pela manhã no Palácio do Buriti para conhecer de perto os projetos de desenvolvimento do DF. O governador entregou ao ministro um programa com os investimentos que o GDF está realizando em modalidade urbana como a ampliação do metrô e a melhoria do transporte rodoviário.

  

O ministro Lui ressaltou as semelhanças entre o DF e o país asiático. “Temos desafios muito parecidos. Precisamos integrar áreas como habitação e transporte e podemos compartilhar experiências”.  Agnelo disse que Cingapura passou por um grande desenvolvimento em um curto período de tempo. “Vejo muitas semelhanças entre Brasília e Cingapura. Nós queremos o desenvolvimento e o crescimento econômico da capital federal sem perder qualidade de vida”, declarou o governador.

“Cingapura  é conhecida por ter o melhor sistema de tráfego do mundo”, disse o secretário de Transporte José Walter Vasquez. “Eles têm soluções muito interessantes para o trânsito e a mobilidade urbana, e nós temos muito que aprender com a experiência deles”, concluiu o secretário. 

 

Combate ao crime organizado ganha reforço

O Conselho Nacional de Justiça entregou ontem 16 aeronaves de pequeno porte para uso compartilhado do Poder Judiciário e das Forças de Segurança Pública, para os estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Bahia, Rondônia e Tocantins. As 16 aeronaves tinham sido apreendidas por tráfico de drogas e depois de passarem por revisão estão aptas a voar e facilitar o deslocamento para lugares de difícil acesso. Uma aeronave será para o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para ser equipada como UTI. “Ela começa a voar em 21 de agosto graças ao convênio com o Ministério da Saúde”, declarou o juiz Marlos Melek do CNJ.

 

A corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon disse que só com esforço conjunto é possível combater o crime organizado. “Acho que os órgãos públicos precisam estar unidos, ter objetivos comuns. Desta forma ficaremos mais fortes para combater o crime organizado”. Com relação as aeronaves a corregedora falou “Estamos fazendo com que esses aviões que serviam ao tráfico, sirvam agora à Justiça”.

 

Leonardo Ribbeiro lança o National Action

A Nacional Press, empresa de comunicação, comemora três anos no ramo de pesquisa, comunicação e tecnologia da informação. Neste tempo prestou soluções completas e integradas em comunicação, mostrou que algumas decisões fazem toda a diferença para chegar ao êxito, apontou os novos mercados e tendências e cuidou para que a imagem do empreendedor fosse sempre positiva. Afinal, o relacionamento entre empresa e cliente é tudo.

Agora lança a sexta unidade da Nacional Media Group: a Nacional Action, para atuar na área de eventos. A nova empresa vai cuidar dos eventos de negócios, coorporativos, esportivos, culturais e ações promocionais. Tudo a cargo de uma bem preparada equipe de jornalistas publicitários e pesquisadores. Tem as mais modernas ferramentas de monitoramento da internet.

Para comemorar o aniversário e o lançamento da Nacional Action o diretor Leonardo Ribbeiro recebe seletos convidados hoje às 19h30 no Meliá Brasil21, Champanheria Le Rouge. Ele que tem cuidado da imagem de pessoas públicas , empresas e instituições, com muito profissionalismo vai, com certeza, ter sucesso com este novo produto porque sabe que empreender está relacionado à maneira como a empresa se comunica com o cliente. O programa Brasília na TV vai estar lá registrando tudo para mostrar na TV Brasília/Rede TV e neste espaço.

 

Transplante de rim no DF é referência no Brasil

O ministro da Saúde Alexandre Padilha reuniu órgãos de saúde para anunciar que o Distrito Federal é responsável pelo aumento do número de transplantes no Centro-Oeste. No primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993 transplantes em todo o Brasil, 37% superior ao do ano passado que teve 2.048 doadores. O ministro Padilha disse que o DF é o grande responsável por este aumento. É o primeiro colocado no ranking nacional de transplante de coração e o segundo em córneas. Neste ano foram realizados 50 cirurgias renais e isto é muito bom porque o transplante de rim tinha perdido o credenciamento no Ministério da Saúde e não se fazia operações de fígado há 4 anos.

  

Para mudar este quadro o governador Agnelo, disse que o GDF investiu na infraestrutura de captação, reestruturou a Central e criou a Organização de Procura de Órgãos – Opos. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa disse que o resultado positivo é fruto de dedicação. Até agora já foram realizados 331 transplantes no DF.

O ministro também informou que o Ministério da Saúde e a Facebook fecharam parceria para incentivar a doação de órgãos. Tudo para que a doação seja multiplicada e beneficie um maior número de pessoas. O Facebook agrega cerca de 40 milhões de pessoas na rede. Isto foi o que informou o vice-presidente na América Latina, Alexandre Hohagen. Doar órgãos é um gesto de amor.

 

Fábrica de preservativos incentiva violência contra mulher

A marca de preservativos Prudence postou no Facebook a “Dieta do Sexo”. O nome chamou a atenção dos internautas e dos jornalistas. A surpresa foi ver que a tabela calórica informa que tirar a roupa de uma mulher queima 10 calorias, enquanto fazer o mesmo sem o consentimento da parceira consome 190 calorias. O homem que estiver acima do peso vai preferir tirar a roupa sem consentimento e isso se constitui em violência.

A peça publicitária ficou três semanas no ar e foi compartilhada por milhares de pessoas. O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária informa que já abriu processo ético contra a DKT Internacional detentora da marca Prudence. Depois de tanta polêmica a “Dieta do Sexo” saiu do ar e a empresa pediu desculpas aos consumidores e principalmente às mulheres.

Esta peça publicitária é uma atitude machista, um retrocesso e de muito mau gosto. Demonstraram, com esta propaganda, que só veem a mulher como objeto de prazer. Só as pessoas que já foram violentas ou estupradas sabem o que significa ser agarrada à força. Uma atitude lamentável por parte da DKT.  

 
Coluna Bernadete Alves - dia 30/07/2012

Relógio biológico pode ser regulado com KL001

Para ter saúde é preciso comer e dormir bem. E quando o corpo envia sinais que está satisfeito graças à proteína criptocromo. Essa proteína inibe a produção de enzima que estimula a produção de glicose. Pular refeições e dormir em qualquer horário altera o funcionamento do relógio biológico. Quando o corpo não sabe mais a hora de comer e de dormir fica desorientado e começa a produzir glicose. O excesso de glicose no sangue pode causar obesidade e posteriormente o diabetes. Para manter o corpo em ritmo correto é preciso ter hábitos saudáveis como alimentar-se de forma equilibrada, praticar atividade física regularmente e dormir pelo menos 7 horas por dia.

Como nem todos podem manter uma rotina saudável e para evitar que o corpo pague o preço pesquisadores da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos encontraram uma substância que “engana” o organismo de quem tem dificuldade de comer e dormir nos horários certos. O composto regula a produção de glicose e previne o diabetes tipo 2. A pesquisa foi publicada na revista Science e explica como o químico KL001 engana o corpo e cria sensação de saciedade ao interagir com a criptocromo, uma proteína fundamental para o relógio biológico.

A pesquisa durou 5 anos e mais de 60 mil compostos foram vasculhados e para encontrar o KL001 os pesquisadores combinaram células humanas com o gene de luminescência do vaga-lume. O próximo passo é realizar o teste em cobaias vivas.

 

Novas regras para motoboys

Cresce a cada dia o serviço de entrega de mercadorias e encomendas por motoboys devido a rapidez e agilidade na entrega do pedido. Mas infelizmente cresce, também, os acidentes vitimando muitos deles. Os motoboys representam uma população de grande risco pois fazem manobras arriscadas e andam em alta velocidade para dar conta de tanto serviço. Isto fez com que o Contran tomasse providências para frear os acidentes. O Conselho Nacional de Trânsito baixou novas regras para os motociclistas que fazem frete. As regras passam a vigorar no dia 03 de agosto. 

Os motoboys terão de ter pelo menos 21 anos, 2 anos de Carteira de Habitação na categoria A que significa mota para carga, curso de 30 horas de formação específica para trabalhar sobre duas rodas e equipamento completo de segurança.

O presidente do Sindicato dos Motociclistas, Reivaldo Alves, disse que as medidas são inviáveis para os funcionários devido ao preço dos equipamentos de segurança. Só o colete custa em média R$ 200 a R$ 350 reais. Reivaldo sugeriu que as autoescolas ofereçam cursos nas vias públicas e não em circuito fechado.

Estas regras são oportunas, pois muitos motoboys tem menos de 21 anos e passam a fazer o serviço assim que tiram a carteira de motorista e nem estão familiarizados com o trânsito onde vão trabalhar. É preciso, também, regulamentar a profissão e fiscalizar algumas empresas prestadoras deste serviço uma vez que exigem longas jornadas de trabalho diário e só remuneram de acordo com a produtividade e isto faz a maioria nem sempre adote comportamento seguro no trânsito colocando em risco a sua vida e a dos outros.

 

Desafios da preservação de Brasília

O governador Agnelo e o vice Filippelli estão discutindo com especialistas de órgãos locais, nacionais e internacionais, no Hotel Naoum, os desafios da preservação da Capital e de seus arredores. O seminário internacional “A Proteção do Plano Piloto de Brasília no contexto metropolitano” foi organizado pela Casa Civil do DF e com o apoio da Terracap. O objetivo é discutir a proteção da Capital do país de uma forma integrada entre governo e sociedade.

O secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, disse que “o seminário possui um caráter mais amplo do que a preservação em si. As discussões não estão concentradas apenas em uma área, mas baseadas em uma visão estratégica de projetar Brasília no contexto nacional e internacional.

Durante a solenidade foi discutido a melhoria do transporte urbano, a regularização e fiscalização de áreas ilegais, a descentralização dos postos de trabalho. O governador Agnelo disse que pretende mudar radicalmente a política de resíduos sólidos e salientou a importância de ter uma política habitacional planejada, um transporte público digno e um meio ambiente preservado. O secretario de Habitação, Geraldo Magela, elogiou a participação da sociedade nas ações do governo. Participaram das discussões o reitor da UnB, José Geraldo de Souza; o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Paulo Paranhos; o secretario de Transporte, José Walter; o presidente da Terracap, Antônio Carlos Lins; o presidente da Codeplan, Salviano Guimarães e o superintendente do Iphan, Alfredo Gastal.

 

All Events In estimula consumo de álcool

A internet é um paraíso para o anonimato e em função disso muitos usam nomes fictícios para dizerem e fazerem o que bem querem sem se importar com as consequências. Exemplo foi o que fez a All Events In que convocou os internautas para os Jogos Etílicos 2012. “Domingo, 29 de julho, às 10 h, na altura da 209 norte! – Não esqueça do SACO DE LIXO. Amigos, amantes da cerveja, vodka, whisky, tequila e destilados em geral! Para participar do encontro de Jogos Etílicos 2012, basta comparecer com sua equipe, com suas devidas BIRITAS. Não será cobrado inscrições (sic). Siga os passos: 1 – junte sua galera (EQUIPE); 2 – Sua equipe terá que levar (inventar), pelo menos um JOGO ETÍLICO; 3 – Destilado jamais pode ser desperdiçado, JAMAIS mesmo! 4 – Leve seu saco de lixo. Lixo deve ser jogado no lixo! A tradição não pode parar!!

As pessoas responsáveis por essa incitação ao consumo de bebidas alcoólicas deveriam ser punidas porque a maioria dos cerca de 2,5 mil pessoas que estavam no eixão eram adolescentes que pelas imagens que as televisões mostraram não davam mais conta de tanto beber e muitas estavam vomitando e fazendo xixi atrás das árvores. O gramado virou estacionamento de carros e de depósito de garrafas de vodka, cerveja e lixo de todo o tipo. Os dois eixinhos tinham quilômetros e quilômetros de carros estacionados e às 18 horas o eixão não pode ser aberto para os carros porque as pessoas se recusavam a sair do meio da rua.

Em meio a tanta confusão e sujeira, a PM teve que ter habilidade , muita paciência e tolerância com as pessoas completamente embriagadas e só conseguiu liberar o eixão às 19h30. No final da Asa Norte a fila de carros para passar pelo eixão era enorme. Não é proibido se reunir em lugar público, proibido é incitar o consumo de bebida alcoólica por adolescentes. E muitos pais pensavam que os filhos estavam no cinema, shoppings ou clubes. Hoje pela manhã cerca de 60 garis recolheram 700 kg de garrafas, latas e plásticos. A Administração de Brasília e o DER não autorizaram nada e os responsáveis pelas infrações cometidas devem ser responsabilizados. 

 

Festival Curta Brasília

Estão abertas as inscrições para o Primeiro Festival Curta Brasília, que acontece de 29 de novembro a 02 de dezembro deste ano na Sala Martins Pena, do Teatro Nacional. Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de agosto pelo site www.curtabrasilia.com.br a coordenação geral é de Ana Arruda e a produção executiva é de Alexandre Costa, da Sétima Produções Culturais, que já realizou várias mostras com sucesso.

O objetivo do festival é criar um novo espaço de difusão cinematográfica, uma oportunidade de consolidar o trabalho dos curtas-metragens em Brasília e consolidar o Brasil no circuito nacional de festivais dedicados a este formato. O Curta Brasília vai ser uma grande oportunidade de mostrar o que está sendo pensado, produzido e registrado por meio dos cineastas da cidade. 

O festival será dividido em duas mostras competitivas. Mostra Curta Brasília com filmes produzidos em qualquer formato e gênero, com duração de 25 minutos, feitos a partir de 2010 e que os responsáveis morem no DF; e o Mostra Curta Brasil, para brasileiros em geral. Os filmes serão escolhidos por júri popular e os mais votados vão receber o “Troféu Calango” e prêmio de R$ 5 mil para o melhor de cada categoria. 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 28/07/2012

Brasília na TV Domingo às 12h30

      

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conhecer as novidades da grife italiana Renato Balestra. O estilista apresenta uma super coleção de roupas de festa, vestido de noiva e passeio. Depois converso com Federica, filha do estilista, que dá dicas de moda e conta como conseguiram ter lojas nas principais cidades do mundo. 

Depois você vai saber como manter seus olhos saudáveis nas dicas do oftalmologista Celso Boianovsky, diretor da Oftalmed, Hospital da Visão que também está no Hospital Santa Marta em Taguatinga. E Eduardo Mencarini Clark conta como funciona o Arena Futebol Clube, um espaço que reúne futebol de salão, campeonatos, eventos, shows e confraternizações e fica no Setor de Clubes, em frente a AABB. Nosso encontro é amanhã às 12h30 na TV Brasília e eu espero você.

 

Rainha Elizabeth II recepciona a Presidenta Dilma e Chefes de Estado

    

     

Antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, a rainha Elizabeth II, demonstrando vitalidade nos seus 86 anos, e sem chapéu, sua marca tradicional, ofereceu coquetel aos Chefes de Estado, de Governo e monarcas, que participam das Olimpíadas de Londres. 

A presidenta Dilma estava muito elegante com saia e blazer pretos e com os cabelos em tom mais claro, seu novo visual, chegou ao Palácio de Buckingham acompanhada da filha Paula. A primeira –dama dos Estados Unidos Michele Obama estava representando o marido e era pura simpatia assim como a Duquesa Kate. Depois da recepção a presidenta Dilma foi levada, em cortejo até o estádio olímpico para a abertura dos jogos assim como os demais convidados.

 

De treinador campeão à pedreiro

     

Os trabalhadores do Itaquerão não acreditaram quando viram o técnico do Corinthians, Tite, com a mão na massa. É que ele prometeu que se o seu time ganhasse a Libertadores ele seria pedreiro por um dia. Ninguém é obrigado a prometer nada, mas se promete tem de cumprir e Tite provou que é um homem de palavra. 

Tite colocou a mesma roupa dos cerca de 2 mil trabalhadores e imediatamente começou a colocar os tijolos para erguer a parede mas o trabalho não durou muito porque assim que descoberto passou a autografar os capacetes dos operários. Disse que era “um orgulho muito grande retornar aqui e dividir essa alegria, de ter sido campeão da Libertadores com milhares de amigos”. 

O Itaquerão terá capacidade para 68 mil torcedores e será palco para abertura da Copa do Mundo de 2014. As obras começaram no dia 30 de maio de 2011 e está orçado em R$ 820 milhões, R$ 400 milhões foram emprestados pelo BNDES. Tem 1710 trabalhadores divididos em três turnos e as obras estão em 43% até agora, a previsão é de que fique pronto até dezembro de 2013. 

 

Feliz Aniversário 

Hoje é dia de abraçar a jornalista Katia Cubel e a neuropsicóloga Lúcia Nobre Itapary, pessoas distintas, trabalhadoras e amigas que cativam pela lealdade e pelo respeito ao semelhante. Parabéns pelo aniversário, muita saúde, paz e amor e que Deus continue proporcionando o melhor para as queridas amigas que acreditam nos mesmos valores.

  

Katia (E) é uma grande profissional de jornalismo, diretora da Engenho Criatividade e Comunicação. Apaixonada pela profissão resolveu enaltecer o trabalho dos colegas e em 2004 instituiu o Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia. Uma colega ética que defende a liberdade de imprensa e o sigilo das fontes. É casada com Júlio de La Guardia e mãe de Júlia.

Lúcia Nobre (D) é uma dedicada neuropsicóloga que na sua clínica no Rio de Janeiro pratica a solidariedade e o respeito ao paciente. Nos anos em que morou em Brasília, para acompanhar o trabalho do marido, José Antônio Itapary, brilhante advogado do Sebrae Nacional, participou de vários clubes de serviços e conquistou uma legião de fãs. Hoje ela e Itapary, aposentado, ficam mais no RJ curtindo os filhos e netos.

 

Londres deu um show na Abertura dos Jogos

O Sport TV e a Record mostraram para os brasileiros, ao vivo, toda a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2012. Londres lembrou ao mundo o quanto é grande a sua história, cultura e desenvolvimento econômico. Mostrou, por meio de uma representação folclórica o desenvolvimento dos 4 países do Reino Unido. A transformação do campo em metrópole, a revolução industrial que mudou o mundo, o quanto os jogos olímpicos foram importantes para a integração dos povos.

A festa foi coordenada por Danny Boyle, cineasta do filme “Quem quer ser um milionário?” ele mostrou a riqueza da música com corais infantis e a Orquestra Sinfônica tendo a participação de Mr. Bean, James Bond, Beatles e a participaram de 2.500 voluntários que mostraram todas as fases da Inglaterra e até a manifestação das mulheres em 1918 pelo direito ao voto. Mostraram que são um farol para as outras civilizações.

Como a Grécia é o berço das Olimpíadas foi a primeira a desfilar. O Brasil, arrancou aplausos porque será o próximo a receber os jogos e por sua importância no esporte. Rodrigo Pessoa estava orgulhoso como porta- bandeira. Diferentes culturas de diferentes nações foram vistas pelos milhares de expectadores. Depois de 4 horas de festa o público acompanhou a entrada da bandeira olímpica carregada por personalidades mundiais como Muhammad Ali, Ban Ki Moon, Leymah Gbawee, Shami Chakrabati, Sally Becker, Doree Lawrence, Haile Gebrselassie, Daniel Barenboim e a brasileira Marina Silva, que foi convidada pelo COI, antes do acendimento da pira olímpica. O estádio se emocionou quando a pira foi acessa, a estrutura parecia uma flor com pétalas em chama.Os atletas iluminados pela luz que saía da tocha cantaram com Paul Mc Cartney que encerrou a festa com as músicas “Hey Jude” e “The End” deixando a mensagem que o amor que nós recebemos é o mesmo que cativamos. Uma festa bonita e emocionante. Vamos aguardar 2016. 

 

 

 

 

  

 
Coluna Bernadete Alves - dia 27/07/2012

Vale Shop: parceiro de negócios e dignidade ao trabalhador

O empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, tem recebido sugestões dos trabalhadores que já possuem o cartão para aumentar a rede conveniada devido a liberdade e a segurança na hora de efetuar as compras. O interesse dos trabalhadores se deve aos extratos e serviços que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o cartão Vale Shop é seguro, está em todo o país, é baseado em um modelo consagrado mundialmente e é referência na administração de benefícios.

Trabalhador satisfeito produz mais. Quem é empreendedor e deseja reduzir os riscos de fraude e os custos de operação com coleta e transporte de dinheiro já optou pelo cartão Vale Shop.

Tem à disposição: Vale Shop Alimentação, Vale Shop Combustível, Vale Shop Controller, Vale Shop Convênio e Vale Shop Refeição. Estes cartões podem ser usados em uma variada rede credenciada. Supermercados, churrascarias, restaurantes, cabeleireiros, dentistas, médicos, arquitetos, farmácias, bancas de revistas, distribuidoras, calçados e confecções estão entre os mais diversos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Marconi quer mais por isso está ampliando a rede e proporcionando mais facilidades para o trabalhador.

A empresa também tem o cartão Vale Shop Natal, que substitui a tradicional cesta que o empregador oferece ao seu funcionário no final do ano ou dá de presente aos parceiros comerciais. Com o Vale Shop Natal a pessoa monta a própria cesta de acordo com sua necessidade e preferência. Aproveite desde já e reserve o cartão para presentear o seu funcionário no momento oportuno, é uma forma elegante para agradecer seu fiel colaborador. Mais informações pelo site www.valeshop.com.br.

 

Olimpíadas de Londres começam hoje

        

Os ingleses investiram bilhões de libras para a realização das Olimpíadas e se destacaram pela qualidade e pontualidade. As obras foram entregues no prazo estipulado e são ambientalmente sustentáveis. Em tempos de recessão a economia nacional também recebeu estímulos, pois 98% dos contratos foram firmados com empresas britânicas. Economia  nas obras e pontualidade deve servir de lição para o Brasil que vai ter 4 anos para realizar os jogos.

A presidenta Dilma inaugurou ontem a Casa Brasil, que vai promover os jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 e está aproveitando a viagem para conhecer toda a estrutura, organização e tecnologia para que o evento seja um sucesso. Ela esteve com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e conversou sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo em 2014.

Hoje a expectativa gira em torno da solenidade de abertura das Olimpíadas, onde foi investido quase R$ 90 milhões para que a festa seja esplendorosa. Com a agenda cheia a presidenta esteve hoje pela manhã no Crystal Palace, o Centro de Treinamento da delegação brasileira, conversou com competidores de handebol, vestiu o uniforme e posou para fotos. Ela estava acompanhada do governador do RJ, Sérgio Cabral; do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Arthur Nuzman. Depois de almoçar com os atletas ela segue para o Palácio de Buckingham onde será recebida pela rainha Elizabeth II e posteriormente para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres.

 

Troca no Comando Militar do Planalto

Aconteceu no Batalhão da Guarda Presidencial – BGP, no Setor Militar Urbano, a cerimônia de transmissão do cargo de Comandante Militar do Planalto. Após 18 meses o general Araken Albuquerque passou o cargo para o general Gerson Menandro Garcia de Freitas. A mudança do comando foi decretada pela presidenta Dilma Rousseff, e publicada no Diário Oficial da União dia 25.

  

Entre os presentes na solenidade estavam o ministro da Defesa, Celso Amorim; o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri; o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Marco Antônio; o comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro-do-ar, Juniti Saito, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, o governador em exercício Tadeu Filippelli, o governador do Tocantins, José Wilson de Siqueira Campos, dentre outras autoridades civis e militares. Após a transmissão de cargo o comandante do Exército geral Enzo Peri desejou boa sorte ao general Garcia de Freitas. 

 

A espera de um dono

Hoje é dia de adotar um animal de estimação porque é uma boa companhia, diverte, ajuda a esquecer os problemas do cotidiano, afasta a solidão e dá amor. Só convivendo com eles é que sabemos o quanto são importantes. O problema é que tem muitas pessoas que se arrependem de ter um animal em casa e passam a maltratá-lo, outras abandonam porque estão doentes ou velhos. Perdidos pelas ruas e sem casa são recolhidos, examinados e tratados pelo Centro de Controle de Zoonoses.

O Centro então coloca os animais saudáveis para adoção e hoje é o dia dedicado a resgatar a autoestima destes animais. Qualquer um pode adotar basta ir ao Centro de Controle de Zoonoses que fica na Estrada Contorno do Bosque entre o Hospital de Apoio e o Setor Militar Urbano ou ligar para 3341-1900. 15 cães e 15 gatos estão esperando por um novo lar, eles não são de raça, mas tem muito amor para dar. 

“As pessoas que vierem adotar receberão informações de saúde pública, de saúde animal, de cuidados que deverão ter com eles e a respeito da adoção responsável”,disse a diretora do CCZ, Lucia Danduraim. O Centro de Controle de Zoonoses tem muitas opções de escolha para adoção e tem feito um trabalho importante no controle da raiva e da leishmaniose, pois todos os animais encontrados nas ruas são tratados e só em último caso são sacrificados.  

 

GDF quer inovação científica para o DF

       

Nos dois últimos compromissos da missão oficial ao exterior, o governador Agnelo visitou a fábrica de equipamentos de medicina em Erlanger na Alemanha, especializada em equipamentos de healthcare, usados para exames, diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças como ressonância magnética e tomógrafos. A multinacional é a maior empresa de engenharia elétrica e eletrônica no Brasil, onde tem 14 fábricas e gera 11 mil empregos, mas ainda não está no DF. O governador mostrou para os executivos da Siemens que é viável economicamente abrir uma indústria aqui no DF.

Depois Agnelo foi para a cidade de Brescia, na Itália, para conhecer a fábrica Redaelli que está produzindo os cabos de aço da cobertura do Estádio Nacional de Brasília. O governador avaliou o andamento da produção das peças e recebeu, num gesto simbólico, uma parte dos cabos que chegarão à Brasília em setembro. Dos compromissos no exterior Agnelo volta cheio de ideias para desenvolver no Distrito Federal. Na bagagem muitos ensinamentos e experiências valiosas para colocar em prática no seu governo.

 

DF em estado de alerta

Mesmo com a chuva que veio de presente neste mês, nesta semana a umidade do ar caiu gradativamente chegando a preocupar as autoridades de saúde. Após avaliação da Secretaria de Estado de Defesa Civil e de acordo com o Inmet, fez com que o Distrito Federal entrasse em estado de alerta. Hoje a umidade ficou em 24% e a previsão para a semana é de 30% à 20%. Em função disso a Defesa Civil recomenda que tenhamos alguns cuidados para amenizar os efeitos desta baixa umidade.

Tomar pelo menos 6 copos de água por dia; colocar toalhas molhadas nos quartos; tomar banho rapidamente e com água morna para não eliminar a proteção da pele; pingar 2 gotas de soro fisiológico em cada narina várias vezes ao dia, isto evita o ressecamento e o sangramento; evitar o máximo possível o ar condicionado; não praticar  exercício físico de 10 às 17 horas; hidratar a pele várias vezes ao dia; comer alimentos leves e usar sombrinha, chapéu ou boné ao sair nos horários mais quentes. No ano passado a umidade do ar, por duas vezes chegou à 10% e se o tempo não reagir o quadro poderá se repetir.

 

 
<< Início < Anterior 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 Próximo > Fim >>

Página 221 de 252
RocketTheme Joomla Templates