Coluna da Bernadete Alves - dia 12/11/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV amanhã, domingo, na TV Brasília/Rede TV e conhecer a nova unidade Sigma Águas Claras na nossa reportagem com o Diretor Pedagógico Ronaldo Mendes.

Confiram também a conversa de Gilbert Di Angellis com o instrumentista e cantor Wanderley Dourado, que fala das dificuldades das produções independentes e do pouco apoio aos cantores da cidade.

 

Tem ainda a voz romântica do cantor e pianista italiano Luciano Bruno autor de inúmeras músicas belíssimas como: Champagne, Il Mondo, Io Che Amo Solo Te, Amore Scusami, Come Prima, El dia que me queiras, Vattene amore, Volare, Che sono innamorata, Roberta, Torneró, Manuela e tantas outras canções. Luciano conta a sensação de saber que muitas pessoas se conheceram, namoraram e casaram ouvindo suas músicas.

 

Parque Olhos d’Água

Esse verdadeiro oásis da Asa Norte foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1994. Tive o prazer de fazer a inauguração, naquela época, para o meu programa Fala Brasília na TV Nacional. De lá até hoje o parque melhorou muito e vai ficar maior graças a sensibilidade do governador Agnelo que atendeu aos apelos dos moradores e dos ambientalistas e não vai permitir nenhuma construção na Entrequadra 212/213 Norte.

 

O proprietário dos terrenos será indenizado ou receberá lote equivalente em outro local. A negociação está a cargo da Terracap. Com essa sábia decisão do GDF o parque passa a ter 28 hectares. O local é de suma importância pois além da preservação, serve para o lazer e qualidade de vida dos moradores do bairro. Tem espaço para atividades de educação ambiental, trilhas cercadas por animais e vegetação nativa do cerrado, parque infantil e equipamento de ginástica. Funciona das 6 da manhã até às 19 horas.

Parabéns à comunidade e aos ambientalistas pela luta em prol da preservação e sustentabilidade da nossa cidade. Isto é um exemplo de cidadania.

 

Recordista em telejornal

Cid Moreira é um dos melhores locutores e apresentadores do telejornal brasileiro. Está em atividade desde 1947 quando começou como locutor na Rádio Difusora de Taubaté, no interior de São Paulo, sua cidade natal. Sua voz grave e singular lhe deu fama mundial. Em 1955 atuou como ator no filme “Angu de Caroço”. De 1969 a 1996 apresentou o Jornal Nacional da Rede Globo ficando 27 anos no ar. Tornou-se recordista como locutor à frente de um mesmo telejornal.

Moreira é célebre pela gravação em áudio, na íntegra, da Bíblia. Atualmente atua na narração de matérias para o Fantástico da TV Globo. Aos 82 anos, 65 de carreira, lança o livro “Boa Noite” escrito pela jornalista Fátima Sampaio, mulher do apresentador. No livro a autora relata a infância, o trabalho, a família e as manias de Cid. Tem também depoimentos de colegas, amigos e familiares. 

O dono de uma voz inconfundível vai estar em Brasília no dia 22 para o lançamento do livro na Bezalel, no Gilberto Salomão a convite da joalheira Silvana Castro.

 

A futura Arena Verde

O Estádio Nacional de Brasília está com as obras bem adiantadas. E toda construção é de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente, utilização de recursos naturais e com o máximo de economia. Toda água utilizada na obra é reaproveitada. Inclusive depois de pronto terá captação de iluminação solar e isto vai baixar o custo da energia e com a água da chuva será irrigado todo o gramado. Os detritos da implosão foram encaminhados para as cooperativas de reciclagem que tenham licença ambiental.

 Uma coisa me chamou a atenção: os caminhões que saem do local não sujam as vias . Descobri que ao deixar a obra passam por um lava-rodas para tirar todo o barro. A obra está próxima de completar 40% de sua execução. Cerca de 3 mil funcionários estão trabalhando e o terceiro turno já foi iniciado para não comprometer o calendário para a conclusão do estádio. Depois de pronto vai ser mais um monumento de beleza e sustentabilidade e cartão postal da Capital da Esperança..

Pela importância da obra que vai ser um legado da Copa do Mundo, o governador Agnelo Queiroz faz questão de fiscalizar tudo de perto, pois quer que Brasília receba o título de primeiro estádio do mundo a receber o selo Leed Platinum concedido pela Instituição US Green Building Council.  

 

Chegou a hora da verdade 

Hoje, direto dos Estados Unidos, tem disputa de cinturão do UFC (Ultimate Fighting Championship – maior evento de luta da atualidade). O atual campeão mundial de MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas), Cain Velasquez, fará a primeira defesa do título mundial na categoria peso-pesado.

O desafiante é o brasileiro Junior dos Santos, também conhecido como Cigano. A luta será transmitida na Rede Globo a partir de 00h15, na virada de sábado para domingo.

Vale a sua torcida para que o brasileiro traga o título inédito na categoria para o Brasil. É o país apoiando o lutador que tem tudo para trazer esse cinturão pra casa. Força, Cigano! 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 11/11/2011

As novas Maravilhas da Natureza

Quando o relógio marcou hoje 11 horas, 11 minutos e 11 segundos terminou a votação das Sete Novas Maravilhas da Natureza. O Brasil está representado pela Amazônia e pelas Cataratas do Iguaçu. As outras maravilhas são: a baía de Halong, no Vietnã; rio subterrâneo de Puerto Princesa,nas Filipinas; a Montanha da Mesa, na África do Sul; Parque Nacional de Komodo, na Indonésia; e a ilha de Jeju, na Coréia do Sul.

 

A eleição começou em 2007 e na primeira fase participaram 450 candidatas ao título de 220 países. Pelo voto popular feito por telefone, internet e mensagens de texto, participaram milhares de pessoas de todo o mundo que escolheram 28 e hoje 11/11/11 as 7 Maravilhas da Natureza foram divulgadas.

A idéia do concurso foi do empresário suíço Bernard Weber, fundador da empresa New Open Word Corporation. No inicio de 2012 serão organizadas cerimônias oficiais para apresentar as novas maravilhas da nossa Mãe Natureza.

 

Classe média mais forte

A pequena empresa é a base da economia brasileira. E fortalecê-la é o que quer a Presidenta Dilma Rousseff. Prova disso foi sancionar a Lei que amplia o Simples Nacional e o Empreendedor Individual. Dois regimes especiais de tributação. A nova lei amplia as faixas de enquadramento elevando o teto do faturamento no regime tributário simplificado. A nova lei vai reduzir os custos e melhorar as condições de competição. Ela amplia limites para o enquadramento no SuperSimples. A presidenta, inclusive, está preocupada com a economia real do nosso país quando declarou: “País sem pobreza é país com classe média forte”. 

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, comemorou a atitude da presidenta porque entende que a ampliação do Simples Nacional vai estimular o crescimento dos pequenos negócios, incentivar as exportações e permitir a negociação de débitos sem comprometer a sobrevivência da empresa. 

As empresas do Simples poderão parcelar em até 60 vezes os débitos tributários o que não era permitido desde que o SuperSimples entrou em vigor em julho de 2007. 30 mil empresas poderão ser incluídas nas novas regras. É o Sebrae Nacional fortalecendo os pequenos e médios empreendedores. 

 

Jacques Pena no BRB

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Jacques Pena foi convidado pelo governador Agnelo Queiroz para presidir o Banco de Brasília.

Após a aprovação do Banco Central será sabatinado na Câmara Legislativa.

Em todos os cargos que ocupou na esfera federal e local sempre foi um gestor ético, comprometido com os princípios básicos do direito e da cidadania. Na secretaria vinha fazendo um trabalho exemplar no fortalecimento do empresariado local. 

O atual presidente do BRB, Edmilson Gama da Silva, retorna para o Governo Federal. Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico assume o administrador do Lago Sul, Abdon Henrique de Araújo.

É o governo Agnelo fazendo as mudanças necessárias para colocar em prática seu plano de governo.

 

A Feira do Livro de Brasília

Começa hoje às 19h30 no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade a 30ª Feira do Livro que vai ficar em cartaz até o dia 20 deste mês, das 10 às 22 horas com entrada franca. A feira é organizada pela Câmara do Livro do DF. É um evento de sucesso do setor privado tendo como curadora Iris Borges.

A programação foi montada com o dinheiro obtido da venda dos estandes, do apoio de sete embaixadas e de contribuição da Petrobrás. Segundo os organizadores os 250 mil referente a emenda parlamentar ainda não foi recebido. A Secretaria de Cultura contribuiu para a publicidade do evento e desconto de 80% no aluguel do Pavilhão.

A patronesse é a jornalista e escritora Dad Squarisi. A Feira terá também autores e ilustradores como Marina Colasanti, Laura Muller, Margarida Matriota, Lucila Garcêz, Illan Brenman, Carlos Maltz e Eloisa Cartoneira. Entre os 65 estandes 19 são de livros e o restante de lojas que aproveitam para divulgar e vender suas publicações.

O DF tem gosto pela leitura tanto é o número expressivo de livrarias que existem na cidade. A Feira é uma excelente oportunidade para fazer uma viagem pelo mundo do conhecimento e vivenciar publicações nacionais e internacionais. 

 

Capacidade gerencial

A Secretaria de Fazenda está em excelentes mãos. O Secretário Marcelo Piancastelli de Siqueira, é um técnico de alto nível pois é especialista em finanças públicas conhecedor da gestão pública uma vez que já foi secretário de Fazenda de Minas Gerais e no governo federal foi Diretor do Tesouro Nacional. 

Dr. Marcelo é formado em economia pela Universidade Federal de MG, tem pós-graduação pela Universidade de São Paulo é mestre pela Universidade de Manchester – Inglaterra, PhD pela Universidade de Kent, Canterbury – Inglaterra e pós-doutorado pela University of Kent – Keynes College. São 40 anos dedicados à economia com muitos trabalhos publicados e reconhecidos internacionalmente. Um profissional que deu sua contribuição na administração pública de MG, no governo federal e também no Fundo Monetário Internacional. Trabalhou também na Malásia, Tailândia,Timor Leste, Indonésia e Singapura. 

Ele está na Secretaria de Fazenda não por indicação política, mas porque tem capacidade técnica e gerencial. Além do mais, é dedicado, trabalha em equipe, valoriza os servidores e está colaborando com seus conhecimentos e sua respeitabilidade com o governo Agnelo. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/11/2011

Presidenta Dilma recebe Medalhistas do Pan

O Brasil chegou em 3º lugar no quadro geral dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 com 141 medalhas. O nadador Thiago Pereira, maior medalhista de ouro do Brasil em Pans ganhou 6 ouros, 1 prata  e 1 bronze. Ele aos 25 anos tornou-se o atleta brasileiro com o maior número de títulos em pans, são 12 medalhas. A natação somou 10 medalhas de ouro, 4 delas conquistadas por César Cielo, campeão olímpico e mundial dos 50 m livres. O mesa-tenista Hugo Hoyama obteve a 15ª medalha da carreira e a 10ª de ouro. E o ginasta Diego Hypólito 3 medalhas de ouro.

A presidenta Dilma Rousseff ficou muito feliz com o desempenho dos atletas e disse que vai dar mais incentivo para o esporte para que eles alcancem melhores resultados na Olimpíada de Londres em 2012. Agradeceu cada gota de suor derramado e por vestirem com orgulho a camisa do Brasil. A presidenta estava muito feliz e inclusive vestiu o agasalho que ganhou dos atletas que participaram do pan-americano de Guadalajara.

Também participaram do encontro o Ministro do Esporte Aldo Rebelo e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman.

 

Macaco não olha para o próprio rabo

Embora seja uma expressão popular que significa não ter autocrítica, que procura colocar nos outros os próprios defeitos, que prefere atacar do que admitir que é pior, ela se adapta perfeitamente àqueles que querem desestruturar o Distrito Federal. Se a gente pesquisar o passado dos acusadores verifica que todos têm telhado de vidro, que deixam a desejar. Que falta credibilidade, conduta ética e decoro parlamentar. 

Muito me espanta ver esta onda de denúncias se alastrando. As manipulações chegam a dar enjôo. É triste ver o quanto essas pessoas são mesquinhas. Estão abusando do povo sofrido porque para elas tudo foi conseguido de forma fácil. Armações ilimitadas só para ficar na mídia, para desviar a opinião pública. O pior é que estas pessoas se acham poderosas. Covardes são mesmo assim, atacam de forma vil e mentirosa para se defender.  

A imprensa é considerada o quarto poder. Tem uma força muito grande, mas as vezes dispersa com mesquinharias, se deixa levar por quem é mestre em aprontar. Esquece que a notícia tem que chegar ao público com ética e transparência. Muitos difundem uma denúncia sem garantir o direito de defesa. É preciso escutar e principalmente averiguar o caráter do informante, ver se é uma fonte confiável e só depois de ter certeza que não está condenando antecipadamente alguém divulgar os fatos. E depois dar o mesmo destaque para a pessoa que está sendo atacada. A imprensa não pode brincar com a honra alheia nem tampouco deixar o povo mais apreensivo. 

Chega de depressão política. O povo levou tempo para esquecer o dia 27 de novembro de 2009. Brasília é a cidade da esperança e do progresso e precisa de paz para preparar a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014. Espero que o povo que elegeu o governador não aceite ter seu voto roubado por armações ilimitadas que quase destruiu a Capital do nosso Brasil em um passado bem recente. Política é coisa séria e não instrumento de vingança.  

 

Mais transparência ao governo

A Procuradoria-Geral do DF colocou à disposição dos brasilienses e dos gestores públicos a possibilidade de consultar os pareceres da PGDF via web. Pela busca eletrônica é possível conhecer o funcionamento da Casa. Isto dá transparência ao Governo e mais agilidade para os interessados. Contratações, compras, licitações, pagamentos de benefícios a servidores. O público poderá consultar, também, sobre matérias constitucionais, tributárias e urbanísticas. Cerca de 2 mil pareceres já estão disponíveis.

O Procurador-Geral Rogério Leite Chaves é um  eminente e conceituado ex- aluno de Direito da Universidade de Brasília  que tornou-se líder pelo conhecimento e pelo caráter. Como ele tem como meta honrar sempre os princípios gerais do direito vai chefiar a Instituição e todo o Sistema Jurídico com ética, transparência e zelo.

 

Oscar da Construção Civil

O presidente do Sinduscon  Júlio Cesar Peres, entrega no dia 23 no auditório da Confederação Nacional da Indústria o 6º Prêmio Construir Brasília 2011. O prêmio é dividido em 4 categorias: Incorporação Imobiliária, Obras de Utilização Pública, Imobiliárias e Arquitetos. Dentre as empresas concorrentes estão a Construtora Ipê Ltda, Conbral, Markimob Marketing Imobiliário, Caenge, PaulOOctávio e JC Gontijo.

 

A festa de premiação e de homenagens  promete ser espetacular com a presença já confirmada de ilustres autoridades,  palestra do renomado multimídia e comentarista da CBN e TV Globo Carlos Alberto  Sardenberg, coquetel ao som de Jazz e muitas outras atrações. A equipe do Sinduscon está preparando uma noite inesquecível.

 

É crime dirigir sob efeito de álcool

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o Projeto de Lei que considera crime dirigir com qualquer nível de álcool no sangue. Se não houver recurso contra a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool ou outra substância psicoativa no sangue poderá ser considerado crime. A comprovação será feita pelo uso do bafômetro, de testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia ou outras formas que permitem certificar, técnica e cientificamente, se o condutor do veículo está ou não sóbrio. Provas testemunhais e vídeo também serão admitidos.

O Senador Ricardo Ferraço do PMDB-ES defendeu o projeto uma vez que a violência no trânsito virou epidemia e que o álcool é responsável por 40% dos acidentes. O relator foi o Senador Pedro Taques do PDT-MT que acolheu emendas do Senador Demóstenes Torres do DEM-GO quanto as punições e infrações para quem dirigir embriagado.

Lesão corporal grave acarretará em reclusão de 3 a 8 anos; gravíssima de 6 a 12 anos; morte de 8 a 16 anos. Multas, suspensão ou proibição para dirigir serão aplicadas no caso de embriaguês sem acidente. Vai ser mais fácil acabar com a impunidade.

A nova Lei vai evitar muitas tragédias e os motoristas vão deixar de ser inconseqüentes porque passa a ser considerado crime. É preciso conscientização e fiscalização. Todos nós podemos evitar que terceiros sejam colocados em risco. Ninguém deve ser passageiro de quem tenha bebido. A vida é mais importante que um gole de bebida. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/11/2011

 

Espaço Cultural do Choro

Este é o nome que o Clube do Choro ganha a partir de amanhã quando será reinaugurado. O belíssimo espaço foi projetado por Oscar Niemeyer tem mais de dois mil metros quadrados de área, Café-Concerto ampliado para 420 lugares, Escola Brasileira do Choro Raphael Rabelo com capacidade para mil alunos e um Centro de Memória e Referência do Choro. Henrique Santos Filho, o Reco do Bandolim cuida e promove o espaço desde 1993.

A solenidade vai ser amanhã às 20 horas, com a presença do governador Agnelo, Secretário de Cultura Hamilton Pereira e outras autoridades da área local e federal. Todos estão convidados para este grande momento histórico com show do bandolinista e guitarrista Armandinho, a Banda Mantiqueira e o Grupo Choro Livre.

O espaço é tombado como “patrimônio imaterial de Brasília” e recebeu da Presidência d República, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural. As atividades de reinauguração desta instituição cultural de suma importância vão até o dia 17 de dezembro. Brasília vai receber o guitarrista Pompeu Gomes, o pianista João Donato, o multi -instrumentista Carlos Malta, o bandolinista Danillo Britto, a Jazz Band e o artista cubano Pepe Cisneros. As datas dos shows estão no site www.clubedochoro.com.br.

 

Tricampeão Nelson Piquet ganha homenagem no GP do Brasil

Há 30 anos o piloto brasileiro Nelson Piquet recebia o seu primeiro título na Fórmula 1 pilotando Brabham. Para agradecer a alegria que Piquet deu ao povo brasileiro em 1981 a Organização do GP Brasil, no dia 27 no Autódromo de Interlagos vai homenagear o Talento brasileiro.

Antes da corrida Piquet vai dar uma volta em Interlagos com o carro que lhe deu o primeiro dos três títulos mundiais. Depois ele vai dar a bandeirada ao ganhador da prova. Esta última etapa da Fórmula 1 vai ser especial para Piquet. Ao pilotar o Brabham recordará todos os momentos de gloria que teve na Fórmula 1 como campeão do mundo em 1981, 1983 e 1987.

O interessante é que Nelson Piquet pela vontade do pai o pernambucano Estácio Souto Maior, ex-ministro da Saúde, seria tenista profissional. Com o apoio da mãe Clotilde Piquet ele foi campeão brasileiro de Kart aos 14 anos e dali em diante foram só vitórias em sua vida.  

 

Feliz Aniversário, Governador Agnelo

No dia 09 de novembro de 1958, dona Alaide dava luz a um menino chamado Agnelo dos Santos Queiroz Filho, em Itapetinga –Bahia. Seu pai era funcionário público e sua mãe tinha um salão de beleza. O menino muito estudioso e dedicado fez o segundo grau com mérito e passou de primeira no vestibular para medicina onde formou-se pela Universidade Federal da Bahia. Durante o curso enamorou-se de Ilza Maria com quem tem dois filhos.

Nos anos 80, veio para Brasília e iniciou sua atuação política e sindical como presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes. Seu primeiro mandato parlamentar foi como deputado distrital em 1990 quando tive o prazer de mostrar sua brilhante atuação pela comunidade no meu programa de TV. Durante todo este tempo Dr. Agnelo deixou pegadas para o caminhar tranqüilo dos outros. Um exemplo de cidadania.

Hoje seu aniversário é especial pois está comandando os destinos de milhares de brasilienses e podendo garantir um futuro com mais esperança. Parabéns, Dr. Agnelo, que Deus lhe dê muita saúde, força e coragem para seguir em frente com a sua missão. Estamos neste planeta escola para evoluirmos e nos transformarmos pelo esforço. Pegue todos os obstáculos do caminho e transforme em novas oportunidades. Um trabalho bem feito é o mais alto testemunho do nosso caráter.

 

Vamos combater a Dengue

Com a estação das chuvas vem muitos problemas mas o pior deles é contrair a dengue. O Governo Federal e o GDF estão orientando a população, combatendo os focos do mosquito e prestando toda assistência de saúde. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo mosquito Aedes aegypti, que tem origem africana. Desde os tempos da colônia está no Brasil vindo nos navios negreiros. O primeiro caso da doença foi em 1685 no Recife. Em 1903 Oswaldo Cruz implantou um programa de combate ao mosquito. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. O mosquito que transmite a doença está se desenvolvendo em ambientes sujos e até em água salgada. Está evoluindo e se adaptando para aumentar a sua população. Cabe a todos nós combatê-lo.

Tampar caixas e tonéis de água, desentupir e manter limpos os ralos, tirar a água acumulada nos pneus velhos ou outros recipientes, tirar os pratinhos embaixo dos vasos de plantas, manter o quintal limpo e não deixar água acumulada nas calçadas por muito tempo. É preciso ter cuidado pois os ovos podem ficar até um ano no seco e assim que encontrar condições são capazes de originar novos mosquitos. Esta é a conclusão do pesquisador José Bento Lima do Instituto Oswaldo Cruz.

O Aedes aegypti gosta de ficar debaixo de mesas, atrás de móveis, entre cortinas e em lugares escuros. É mais ativo no inicio da manhã e no final da tarde. Gosta de picar braços, canelas e pés.Embora seja diurno os pesquisadores concluíram que a fêmea quando está infectada também tem hábitos noturnos. Por isso é bom tomarmos cuidado sempre.

Combater a dengue é obrigação de todos nós, é atitude cidadã. Sendo um problema de saúde pública o governo precisa de parceiros para combater e repelir este mal que pode fazer mais vítimas.

 

Sensação de cansaço

De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde o sedentarismo invadiu a casa da maioria das pessoas e hoje afeta 80% dos brasileiros. Isto porque a falta de tempo leva muitos a deixarem a atividade física de lado. E ai a preguiça passa a comandar as mentes daqueles que só querem levar a vida numa boa ou de quem está passando por problemas emocionais. Ela é a maior entrave do desenvolvimento pessoal e profissional.

A vontade de não fazer nada muitas vezes é sintoma de um problema de saúde. De quem está passando por períodos de crises e incompreensões.  As pessoas ficam desanimadas, tristes e com sonolência excessiva. Preferem ficar em casa do que conviver em público e isto baixa a auto estima e leva a depressão. Essa sensação de cansaço permanente precisa ser investigada por especialistas. 

 Pessoa saudável é ativa, feliz e prestativa. Viver sem vontade para nada é deixar de usufruir todas as maravilhas que a natureza proporciona. Quem está passando por períodos de crises e incompreensões e por dificuldades inerentes à vida tem que ter força de vontade para sobreviver, e muita coragem para viver. Pense sempre que você é forte, capaz e repleta de dons e talentos. As respostas para nossos questionamentos estão muito além do nosso entendimento. Conheça a força da oração. Levanta a cabeça e siga em frente porque não há marcas que o tempo não apague. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 08/11/2011

Legado Cultural para a Copa do Mundo

O governador Agnelo Queiroz esteve com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda (foto), para tratar da construção de cinco novos museus para Brasília. O GDF fornecerá os terrenos e o Governo Federal os recursos. A sintonia do Governo Federal com o GDF resultará no legado cultural para a Copa do Mundo de 2014.

Brasília vai ganhar o Museu dos Esportes, da Democracia, da Biodiversidade, de Artes das Américas e da Diversidade Cultural. Este legado não só beneficiará os moradores da cidade como também os turistas e participantes da Copa porque em todos estes eventos esportivos os participantes normalmente visitam os museus. E como Brasília é, também, um Museu a céu aberto eles vão ter muitos atrativos.

O governador estava acompanhado do Secretário de Cultura Hamilton Pereira, do Secretário de Turismo Luis Otávio Neves, do representante do Instituto Brasileiro de Museus e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os museus guardam e revelam a história, sonhos e sentimentos. Pelos objetos podemos refletir imagens e viajar pelo mundo do conhecimento. É bom o Governo do DF aproveitar a oportunidade e desenvolver também nos museus o aspecto educacional e social.

 

Manobra sórdida

Nas últimas semanas, temos convivido com situações estressantes divulgadas pela imprensa nacional. Inclusive com “direito” de sujar a honra de alguém com base em informações obtidas por pessoas sem credibilidade e com duas caras. Em um dia acusam e no outro voltam para dizer que não passou de um engano. São tão inconsequentes que não medem suas atitudes. Como é triste conviver com tudo isso. Até onde vão por pura ganância?

Perder privilégios leva muitas pessoas a usarem manobras sórdidas para se vingarem. Desestruturar o outro é a meta, doa a quem doer. Este comportamento é característico do egocêntrico, aquele que acha que é o centro do universo que pode tudo. Além disso, sente inveja dos outros, quer o poder só para si. Como nem sempre consegue, passa a ter raiva de quem está no lugar que julga ser seu. 

A raiva é uma emoção natural de quem foi contrariado. Mas se não for controlada, prejudica não só a saúde emocional como também a física. A medicina enxerga a raiva e também a inveja como doença, pois é um sentimento desmedido e mal assimilado. Inclusive a gente identifica facilmente o invejoso. Seu olhar destrutivo está estampado no rosto. É só prestarmos mais atenção para vermos o quanto virou moda no DF atacar quem está no comando. 

Este comportamento é típico de quem consegue as coisas pisando nos outros, difamando, semeando discórdia. A pessoa não mede esforços para conseguir de volta os privilégios está tão obstinada que não percebe o seu desequilíbrio e nem a alteração dos neurotransmissores e nem da sua acidez. A prova de que toda ação gera uma reação é que o corpo destas pessoas mesquinhas reage como forma de dizer chega para essa mente doentia. Alguém precisa dar um basta a estes “doentes” que só querem desestruturar quem trabalha pelo bem coletivo. Como Brasília está sempre em pauta tudo que acontece aqui ganha maior conotação. 

Brasília tem um povo digno e trabalhador e gestores públicos comprometidos com o zelo, a transparência e a responsabilidade com o bem coletivo. Para os que gostam de denegrir a cidade e seu povo é bom não esquecer os ditos populares: quem semeia ventos colhe tempestades; aqui se faz, aqui se paga; na cama que farás, nela te deitarás; nunca puxe o tapete dos outros, afinal você também pode estar em cima dele.

 

Corpo-beneficio

É incrível como as propagandas das clínicas de estética, Spa Day , academias e boutiques só privilegiam corpos sarados, esculturais, jovens e felizes. Para eles os maiores de 50 não simbolizam mais os padrões de beleza ditados por quem só quer tirar proveito da vaidade alheia. O incrível é que ainda usam como slogam “beleza não tem idade” o que vem de contra mão com o que pregam em suas peças publicitárias. Esquecem que valorizar só os jovens exclui os clientes em potencial.

Como as alterações fisiológicas são inevitáveis, como ter a beleza sempre em alta se a pessoa já passou dos 50 anos? Será que a partir desta idade ninguém pode impedir que a ação do tempo e as agressões da natureza afetem a auto estima e o equilíbrio? Ter qualidade de vida é um direito para ser usufruído em qualquer idade. E as empresas que preferem estampar apenas a juventude nas suas divulgações esquecem que a beleza está em todas as pessoas. E que a terceira idade está mais ativa devido aos avanços da medicina.

Sempre é tempo para cuidar do bem-estar. Tome conta de você. A escolha por uma vida saudável está ao alcance de todos. Você pode redescobrir os valores vividos na juventude, principalmente a interação social. Dê um descanso para seu corpo e mente e procure um local onde os da melhor idade são tratados com respeito. Não se deixe influenciar pelas propagandas bem elaboradas e por pessoas que acham que o ciclo natural da vida não vai afetá-las. Se você estiver bem interiormente vai transparecer uma aparência jovial e saudável.  

 

Notável Beleza

De forma e cor variada a borboleta é um importante agente polinizador. Embora pequena e delicada é símbolo de transformação de um novo começo. Notável pela beleza e elegância, graciosidade e rapidez. Em função disso é considerada no Japão um emblema da mulher.E tem também quem a considere como um espírito viajante. 

Elas variam de tamanho. A menor tem cerca de 3 milímetros e a maior 30 cm. Estima-se que existem aproximadamente 24.000 espécies de borboletas e a região tropical é a preferida delas. O acasalamento pode durar até uma hora. Depois a borboleta procura uma planta saborosa para colocar seus ovos que ficam ali até nascerem as lagartas. Como são vorazes comedoras as folhas precisam ser saborosas e as borboletas conseguem sentir o sabor das folhas com as patas. Depois de comerem tanto as lagartas hibernam até o momento mágico da transformação. 

Para que esta metamorfose da vida continue é necessário evitar o desmatamento, o uso de fertilizantes, pesticidas e inseticidas. Com as alterações do meio ambiente e o avanço da urbanização muitas espécies de borboletas estão em risco. Vamos permitir que as delicadas, encantadoras e coloridas borboletas continuem a brincar entre as flores e a embelezar o nosso planeta. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/11/2011

Feijão Solidário 2011

O jornal Correio Braziliense promoveu a 9ª edição do Feijão Solidário, um evento de responsabilidade social, que beneficiou 17 creches e um asilo no Distrito Federal. O evento aconteceu no ParkWay. Acompanhe: 

 

 

Vida dedicada à Arte 

O consagrado artista ítalo-brasileiro Inos Corradin tem 60 anos de atividade artística e mais de 240 exposições internacionais. Labuta com paixão e evidencia em suas obras os valores cultural, estético e social de maneira elegante e refinada. Inos tem 82 anos de idade e vive no Brasil desde 1950. Trouxe consigo as formas e cores das aldeias de Vogogna sua terra natal. A primeira exposição no Brasil foi em 1953. 

Amanhã, dia 08/11, às 11h, ocorre, para convidados, a cerimônia de abertura do Gabinete da Arte, nova exposição do artista. As obras podem ser visitadas até o dia 22 de janeiro de 2012, sempre aos finais de semana e feriados, no Café do Salão Verde da Câmara dos Deputados, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita. Vale a pena conferir o talento deste genial artista.

 

Gorduras

Muitas pessoas não conseguem começar o dia se não comerem pão com manteiga e café com leite integral, e no almoço uma boa picanha. Alimentos ricos e gordura saturada. Em função disso pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos concluíram que a gordura saturada faz mal à saúde. Cada vez que se aumentar em 5% o consumo de gorduras insaturadas, monoinsaturada e poliinsaturada – a gordura do bem, é reduzido o risco de problemas do coração.

Os alimentos tanto os naturais quanto os processados podem conter vários tipos de gorduras. Algumas tem efeito positivo, como por exemplo, aumentar o colesterol bom. Outras são prejudiciais pois elevam o colesterol ruim.

As gorduras são importantes para o nosso corpo pois são fontes de energia, fornecem 9 colorias por grama, tem vitaminas e ácidos graxos que são essenciais para manter as paredes das células funcionando em boas condições. Mesmo assim é bom consumir com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos. Os tipos de gorduras são:

Gordura Trans – é a resultante do processo químico. Está na batata-frita, salgados em pacote, biscoitos recheados, margarina, sorvete e frituras de forma geral. O máximo do consumo por dia é de dois gramas porque aumenta o colesterol ruim e também reduz o colesterol bom.

Gordura Saturada – é encontrada em produtos de origem animal e que em temperatura ambiente fica em estado sólido. Está nas carnes vermelhas, na pele das aves, manteiga, bacon, banha de porco, creme de leite e azeite de dendê. Esta gordura aumenta o colesterol ruim, que se deposita nas artérias elevando o risco de problemas do coração. Podem ser consumidos no máximo 20 gramas por dia.

Gordura Insaturada – é aquela líquida em temperatura ambiente. Também existe monoinsaturada e poliinsaturada. É encontrada no azeite de oliva, óleo de canola, de milho e de gergelim, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, soja, truta e salmão. Essa gordura é do bem, pois ajuda a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides e a pressão arterial. Podem ser consumidos 44 gramas por dia. 

 

DF tem 357 mil jovens

Esta é a conclusão do último Censo que também concluiu que o Brasil é responsável por cerca de 50% dos adolescentes e jovens da América Latina. Esta realidade mostra que com o aumento do público jovem de 15 a 29 anos é necessário dispensar maior atenção às políticas públicas pois não se pode ficar indiferente a esta realidade. A adolescência é a época das transformações e nesta fase os jovens sentem necessidade de serem ouvidos e de fazerem parte de um grupo. Representa o processo de distanciamento dos privilégios da infância com a chegada dos deveres de adulto.

Com a finalidade de inserir os jovens nas políticas sociais o governador Agnelo criou neste ano a Secretaria da Juventude. A responsabilidade está a cargo de Fernando Nascimento Neto (foto) que participa da vida política desde os 12 anos no grêmio estudantil. O secretário quer que os jovens digam o que precisam para garantir o direito à escolaridade, trabalho e lazer. E também discutir como a droga influencia na vida dos adolescentes e por conseqüência em toda a comunidade. A Sejuv tem um blog, está no Facebook, Twitter e tem um canal no You Tube.

Cabe registrar o trabalho de integração da Sejuv com as outras secretarias. O governador quer que todos contribuem para as políticas públicas voltadas para a faixa de 15 a 29 anos. Promovendo a igualdade, investindo no empreendedorismo juvenil e melhorando o transporte, a cultura e o lazer. O secretário Fernando, inclusive, está preparando Brasília para receber a Conferência Nacional da Juventude de 9 a 16 de dezembro. 

 

O encantador Luciano Bruno

O grande representante da musica italiana começou sua trajetória artística aos 6 anos no piano. Aos 16 anos montou sua banda e tornou-se o cantor mais requisitado da alta sociedade italiana e também de outras partes do mundo como o Brasil. A primeira vez que veio ao nosso pais foi em 1994 a convite de Boni da Globo para inaugurar o piano-bar “Paradiso”. Em 1995 grava pela Som Livre o cd “Paradiso” vendendo 200 mil cópias.

Com todo esse sucesso a música “Vattene amoré” inaugura uma série de trilhas sonoras que passa a assinar nas novelas e mini-séries da Rede Globo e também de outras emissoras. Tantas participações no Brasil fez com que se tornasse cidadão daqui também. Divide seu tempo na sua casa em Nápoli sua terra natal e Rio de Janeiro onde tem a empresa Volare Music Production. Luciano passou seu talento para o filho Luca, conhecido artisticamente como “Dinamico”, revelação entre os jovens cantores da Itália.

Luciano Bruno é encantador, elegante, simpático e inteligente. Dono de uma voz que emociona. Tive a alegria de entrevistá-lo para o meu programa “Brasília na TV”. Ganhei de presente o seu mais novo trabalho “Un giramondo italiano” com uma dedicatória muito bonita. O seu produtor Alexandre Freitas é muito gentil e acessível com a imprensa e os fãs do fenomenal Luciano Bruno. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/11/2011

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e acompanhar o Feijão Solidário, projeto do Correio Braziliense que atende cerca de 3 mil crianças e um asilo no DF há 9 anos. A presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa é uma líder na prática da solidariedade. Ela e seu marido Álvaro Teixeira da Costa (foto abaixo), que é presidente dos Diários Associados, faz este trabalho também no jornal Estado de Minas. O Brasília na TV vai mostrar na reportagem de Gilbert Di Angellis o prestigio do evento com cerca de mil convidados no Parkway.

 

Festa alemã em Brasília

A Oktoberfest, tradicional festa alemã do sul do país e maior das Américas ,pelo terceiro ano consecutivo está em Brasília. A atração é hoje às 20 horas no Cota Mil. Uma das novidades é o concurso de chopp em metro. A Banda Pilger II de Santa Catarina, especialista em festas germanas vai animar os convidados. A comida está a cargo do restaurante Schwarzwald de Curitiba. Com o objetivo de proporcionar segurança e facilitar a diversão o Cota Mil limitou para 600 os convites. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do clube.

Já estive em Blumenau, a convite dos organizadores e fiquei encantada com a Oktoberfest. A população da cidade se diverte por uma semana tanto no espaço do evento quando pelas ruas da cidade. A organização é perfeita e a alegria dos participantes muito contagiante. Veja pelas fotos a beleza da festa.

 

Educar para colaborar

Incentivar os filhos a colaborar com as tarefas do lar é muito importante. Isto faz a criança ter maior desenvoltura, independência, respeito ao outro e espírito de colaboração. E se começar cedo é um desafio que a principio encontra resistência mas depois os filhos acham um divertimento. A gente só precisa ter paciência e entender as limitações deles e também auxiliá-los nas tarefas. Sempre reconhecer a ajuda e elogiar pela tarefa. Incentivei meus filhos a terem responsabilidade ao pedir que fossem à padaria, farmácia, e ajudar com as compras no supermercado. Depois aos poucos a medida que foram crescendo as tarefas foram aumentando. Todos faziam pagamentos e sacavam dinheiro no banco.

De tudo isso percebi que meus filhos amadureceram e aprenderam a economizar, planejar e dar valor ao dinheiro. Tornaram-se adultos responsáveis, prestativos e gentis com o próximo. Por outro lado tem mães que não dão o exemplo. Sentam e determinam que os filhos façam todas as tarefas. Este comportamento desestimula e tudo que é obrigado é feito de má vontade. O exemplo é muito importante. Se o filho cuidar do próprio espaço será um adulto cidadão.

 

Anjos do Sigma

Alunos do Ensino Médio e professores do Centro Educacional Sigma vão proporcionar a 150 crianças de creches beneficiadas pelo projeto “Anjos do Sigma” uma manhã saborosa, divertida e cheia de novidades no domingo das 8 às 12 horas. Também foram convidadas 15 crianças do Instituto Vida Positiva. O coordenador do projeto é o professor Gabriel Prazeres.

Os diretores do Sigma da Asa Sul estão muito satisfeitos pois os alunos ao participarem de um projeto voluntário como este estão exercendo a solidariedade com alegria e fazendo a diferença na vida de tantas pessoas. É o Sigma a serviço da cidadania. 

O Sigma é uma escola que forma também para a vida. E vai estar em 2012 também em Águas Claras, Lago Sul e L2 Norte Quadra 606 . Com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio oferece currículo amplo, boa infra estrutura e professores gabaritados. Nas 5 unidades investe em tecnologia e material didático. Os alunos tem à disposição aulas de reforço, plantões para tirar as dúvidas, atividades extracurriculares e aulas de aprofundamento para os estudantes do 3º ano. É a escola que mais aprova no PAS da UnB. 

 

Policiamento inteligente

O governador Agnelo Queiróz entregou 250 viaturas para a Policia Militar. Neste ano já foram investidos mais de 40 milhões para os órgãos da Segurança Pública. O governador solicitou ao Comandante da PM, coronel Paulo Roberto Rosback, policiamento ostensivo e eficiente e que os integrantes das forças policiais tenham mais qualidade no seu trabalho.

  

O Secretário de Segurança Sandro Avelar agradeceu a Agnelo pelo investimento na segurança e por se preocupar com as condições de trabalho. Disse que ao ocupar os locais de risco está proporcionando à população a tranqüilidade que tanto almeja. O comandante da PM Rosback está satisfeito pela promoção de cursos de formação para os policiais.

A partir de agora a PM começa a se preparar para os mega eventos que vão acontecer em Brasília como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e a Universíade.Inclusive representantes da Federação Internacional de Esportes Universitários –FISU, fizeram a vistoria técnica para credenciar Brasília à sede da Universíade de 2017. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 04/11/2011

A inatividade pode ser produtiva

Há dias em que nada parece dar certo. É o relógio que não desperta, o trânsito engarrafado, cliente ranzinza e por ai vai. São desafios e oportunidades que a vida nos apresenta. Ao chegar no trabalho a gente tem que isolar as más influências para não afetar a nossa produtividade.

Algumas pessoas acham graça de tudo, outras descarregam o mau humor mergulhando no trabalho. E estes diferentes papéis que temos que interpretar todos os dias acabam interferindo na nossa vida, afetando o físico e até o emocional. Inclusive tem pesquisa que comprovou que tanto o bom humor quanto o mau humor afetam a produtividade.

O trabalho intenso e agitado, sem que a pessoa tenha tempo para ela, causa um esgotamento tal que não tem vontade para nada. É como não tivesse responsabilidade alguma. Isto afeta mais as mulheres por acumularem várias funções. 

O tempo é um bem precioso. Quando perdido não volta mais então é preciso aproveitá-lo bem. Mesmo com tanta responsabilidade não somos máquinas e por isso precisamos reservar um tempo para nos abastecermos. Basta 10 minutos por dia para a gente se sentir revigorada pegue este tempo e não faça nada. Eu faço isso há bastante tempo e me sinto muito bem. É só ficar tranqüila, confortável, escutando apenas a própria respiração. Deixar a mente livre para vagar proporciona muitos benefícios. A inatividade deste momento aumenta a auto estima e dá forças para produzirmos muito mais.

 

Hoje é dia de reverenciar os criadores

O dia 4 de novembro é a data para homenagear aqueles que tem mentes criativas, que enxergam o mundo como ninguém, solucionam problemas e facilitam tanto o nosso dia a dia. Para o inventor tudo começa com uma boa idéia e se hoje temos um mundo desenvolvido é graças as excelentes invenções. 

O Instituto Brasileiro da Invenção acredita nas novas idéias e trabalha para torná-las grandes sucessos no mercado mas para isto o inventor tem registrar nas Marcas e Patentes para ser dono e vender o seu invento. O gênio não só cria como tem que proteger sua marca. Em homenagem aos grandes gênios vamos relembrar as principais invenções do milênio.

O nº 01 é o alemão Johannes Gutenberg (foto) inventor e gráfico sendo o primeiro europeu a usar a impressão por tipos móveis por volta de 1439 e o inventor global da prensa móvel. O inventor da Tipografia. Em 1450 iniciou a impressão da célere Bíblia, de 42 linhas em duas colunas. Cada letra era feita a mão. Mudou o mundo em 1455 quando imprimiu cerca de 300 Bíblias com 641 páginas. A Bíblia foi a obra da sua vida e é o símbolo da transição da história humana. Sua invenção significa o conhecimento para todos. O seu primeiro livro impresso na Europa está guardado em vários museus. A invenção da imprensa foi o maior acontecimento da história. 

  • Motor a vapor, pelo escocês James Watts em 1765
  • Bateria, pelo físico italiano Alessandro em 1800
  • Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, que circulou clandestinamente em 1808 porque a Corte Portuguesa proibia qualquer publicação brasileira, foi o primeiro periódico que surgiu no Brasil e com certeza uma inspiração do prelo luminoso de Gutenerg. Depois no mesmo ano circulou a Gazeta do Rio de Janeiro.
  • Telégrafo, pelo americano Samuel Morse em 1837
  • Bicicleta, pelo escocês K. MacMillan em 1840
  • Telefone, pelo americano Alexander Graham Bell em 1876
  • Lâmpada elétrica, pelo americano Thomas Edson e Joseph Swan em 1879
  • Motor a gasolina, pelo alemão Karl Bens em 1885
  • Automóvel a gasolina, pelo alemão Gottlieb Daimler em 1887
  • Motor a explosão, pelo alemão Rudolf Diesel em 1892
  • Rádio, pelo francês Pierre Curie em 1898
  • Rádio Telegrafia, pelo italiano Guglielmo Marconi em 1901
  • Avião, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont em 1906 

 

Rock para os brasilienses 

Hoje tem um grande encontro de duas das maiores bandas de rock nacional. O show será no Opera Hall (antigo Marina Hall) a partir das 22 horas. Titãs e Biquíni Cavadão tocarão pela primeira vez juntos. Para você entrar no clima, selecionamos dois vídeos com apresentações das bandas. Divirta-se!

 

Estado Emocional

A nossa personalidade é definida pelos traços emocionais e pelo comportamento . E é em função disso que o humor das pessoas é sempre levado em conta nas relações afetivas e de trabalho. E isto levou pesquisadores alemães a analisar as reações das pessoas pelas expressões faciais. Pela posição das sobrancelhas classificaram os níveis de raiva, felicidade, tristeza, angústia e surpresa. Os pesquisadores deveriam levar em conta que é fácil enganar a máquina e por isso o resultado não é conclusivo. Mesmo triste basta sorrir para ser classificado pela máquina como feliz. Isto não comprova o estado emocional da pessoa.

Por sua vez a Revista Science publicou estudo da Universidade de Cornello, nos Estados Unidos onde mostra que a maior parte das pessoas apresenta bom humor pela manhã e por volta da meia-noite. O incrível é que este estudo avaliou o estado de humor de 2,4 milhões de pessoas em 84 países pelas mensagens deixadas no twitter. Levaram 2 anos para estudar todas as mensagens. Concluíram, também, que os sites de relacionamento são utilizados para expressar todo tipo de comportamento.

Sabemos que os estudos e o trabalho interferem diretamente no estado de espírito de cada um. Os seres humanos são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes. Isto significa que somos iguais uns dos outros quanto à nossa essência. Mas funcionamos diferentemente uns dos outros . Nossa igualdade é essencial, jamais funcional. Ninguém pode ser considerado como um produto exclusivo do meio em que vive e nem como um punhado de genes.

 

Desinchar a região abdominal

Uma das coisas que incomoda muito a mulher é a região abdominal. Seja por vergonha dos pneuzinhos, por dificuldade de vestir uma calça ou quando precisa andar depressa. Como está chegando o verão, época de andar com roupas mais leves, ir ao clube ou viajar é bom começar desde já a se livrar desde incomodo que é também uma questão de saúde.

Conversei com algumas nutricionistas e a saída está na alimentação. Uma alternativa prática e econômica para inclui na dieta diária. Sucos de alimentos ricos em sais minerais, vitaminas, fibras, água, clorofila e antioxidantes são eficientes para desintoxicar e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção das doenças e retardam o envelhecimento. Os sucos também são diuréticos e desincham a região abdominal. Podem ser tomados mais de uma vez por dia.

Maçã verde com gengibre – ½ maçã verde com casca, uma folha de couve, raspas de gengibre, 240ml de água filtrada. Bater no liquidificador e tomar.

Melão e hortelã - 100g de melão picado sem a casca, 3 folhas de hortelã, 240ml de água filtrada. Bater e tomar.

Abacaxi e água de coco - faça a infusão de um saquinho de chá de erva-cidreira em 100ml de água e deixe esfriar coloque no liquidificador junto com 100g de abacaxi e 140 ml de água de coco. Bata e tome imediatamente.

Manga, cenoura e limão - ½ xícara de manga cortada, 1 cenoura cortada, ramos de hortelã e suco de um limão médio. Bata tudo e tome imediatamente.

Além destes sucos terem baixas calorias, consumir bastante liquido é fundamental para manter o nosso corpo hidratado. Os sucos naturais tiram a fome e repõe os nutrientes e vitaminas que o nosso organismo precisa. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/11/2011

Candangolândia nos seus 55 anos

A cidade é um corredor ecológico cercada de verde e com 3 córregos importantes par recuperação e preservação das águas do Lago Paranoá. Candangolândia abrigou os pioneiros que construíram Brasília. É a cidade que homenageia a mãe do fundador, dona Júlia Kubitschek com uma escola. Fica a 10 minutos do Plano Piloto e oferece boa qualidade de vida para seus moradores. Como apresenta condições de desenvolvimento tem muitas concessionárias instaladas gerando emprego e renda.

O GDF, neste ano melhorou a iluminação pública, parques, quadras de esporte e a Praça do Bosque. Inclusive conheço a praça e o centro de lazer que é muito bom. Além de pistas para caminhada, possui 8 churrasqueiras, campo de areia e quadra coberta. É naquela praça que as famílias se reúnem e as crianças e jovens se divertem.

O interessante que cabe registro é a calçada que liga Candangolândia ao Núcleo Bandeirante. São 500 metros de pavimentação. E como presente dos 55 anos os moradores vão ganhar uma calçada de 3 mil metros que vai ligar a cidade até a Nova Rodoviária, o Parkshopping e o Carrefour. A obra vai ficar pronta em 3 meses.

A programação especial de aniversário vai até o dia 27 e o administrador João Hermeto de Oliveira Neto tem uma forma peculiar de atender os moradores. Ele anda pela cidade em uma moto com sirene para que todos saibam que está atento aos problemas. Inclusive na Escola Júlia Kubitschek a erradicação do analfabetismo, que o governador Agnelo quer que aconteça até 2014, já começou.

 

Qualidade na Administração Pública

É o que quer o ministro Jorge Hage, chefe da Controladoria Geral da União. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, pós graduado em administração pública na Califórnia, Juiz de carreira por vários anos e uma vida dedicada ao serviço público porque sempre acreditou que é possível fazer uma gestão de qualidade com responsabilidade e transparência. Ele quer ampliar o grau de intolerância nos casos de corrupção.

E o ministro está certo porque o dinheiro que os contribuintes pagam com impostos deveriam servir para melhorar a saúde, a educação e a segurança e não desviado pelos maus gestores. Infelizmente saqueadores de plantão estão fazendo o que querem por apostar na impunidade. Corrompem e fraudam ações, cometem ilícitos com sua relação com o poder público. A palavra deles não condiz com as atitudes. O país não pode continuar assim é preciso extirpar este mal que está rondando todas as esferas do poder.

O ministro Hage tem sido um pulso forte na defesa da Nação. A Controladoria possui um cadastro nacional das empresas inidôneas e suspensas de prestarem serviços para órgãos públicos. Se os estados e municípios acessarem o site vão saber quem não pode participar de licitações, concorrência e nem ter contrato com a administração pública. A CGU tem também o Portal de Transparência onde o Brasil é o único país do mundo que divulga as despesas diariamente. Também existe as páginas de transparência de cada Ministério contendo os contratos e licitações. Os estados e também os municípios com mais de 100 mil habitantes vão ter que prestar contas de forma transparente de todas as suas despesas.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/10/2011

Brasília comanda o combate à fome no mundo

O Brasil é o nono maior doador de alimentos no mundo e referência para o programa mundial de alimentação das Nações Unidas. No dia 7 será inaugurado o primeiro Centro de Excelência contra a fome e Brasília será a sede. Daqui serão comandadas ações para a América Latina, África e Ásia. O objetivo é realizar ações conjuntas para erradicar a miséria e amenizar as desigualdades sociais. Inclusive este é o tema da reunião das 20 maiores economias do Mundo, em Cannes, na França onde a presidenta Dilma está participando. O Centro de Excelência será dirigido pelo economista brasileiro Daniel Balaban, com mestrado em relações exteriores. Ele quer estimular os investimentos na agricultura, saúde e educação.

Se toda a Comunidade Internacional tiver vontade política este esforço não será em vão. Cada um de nós pode fazer a sua parte. O Varjão que fica bem perto do centro do Poder precisa de ajuda, lá falta quase tudo. Não precisamos esperar o Natal chegar para praticar a solidariedade todo dia é dia de ajudar. Apadrinhar uma pessoa necessitada é ato de amor. Se a gente der o que não faz falta é o primeiro passo para garantir a cidadania do outro. Esta ajuda pode ser em vestuário, alimentação, saúde, educação e respeito. Isto cria oportunidade para suportar a pobreza. E com isto estaremos gerando benefícios reais que vão fazer a diferença na vida do outro. 

Num país continental, rico em terras próprias para a produção de alimentos é inadmissível alguém passar fome. Como sede deste Centro de Excelência vamos aproveitar para combater de forma crucial esta condição de miséria dos nossos irmãos.

 

Setor Hoteleiro Sul diferente

Desde às 7 horas da manhã de hoje o movimento foi grande no SHS por conta da implosão do Hotel das Nações que estava funcionando desde 1965 e o Hotel Alvorada desde 1975. De hora em hora soava a sirene alertando a população sobre os riscos. Mais de 300 homens da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Policia Civil e Militar fizeram a segurança do local. O Detran rebocou os carros que estavam na área isolada. A empresa responsável pela demolição tomou todos os cuidados  de segurança. Mesmo com neblina cerca de 300 pessoas acompanharam tudo da torre de TV.

 

A implosão começou às 10h18 minutos e em 10 segundos os dois hotéis foram reduzidos a pó. Muita sujeira inclusive nos prédios vizinhos e nas ruas. A  Construtora JC Gontijo, responsável  pelos prédios,imediatamente começou o trabalho de limpeza  para liberar a W3 e o Eixo Monumental e  verificou se houve algum dano nos prédios vizinhos.  A JC Gontijo vai levar todo o entulho para reciclagem no lixão da Estrutural. A construção dos dois novos prédios deve levar cerca de 22 meses. Estarão prontos para a abertura da Copa das Confederações e vão oferecer aos visitantes 500 novos apartamentos de luxo.

 

Delegado Onofre de Moraes no Comando da Policia Civil

Com mais de 30 anos de serviços prestados na Segurança Pública do DF,  Dr. Onofre conquistou o respeito dos colegas pela rapidez em apurar os fatos. Para ele quem errar tem que pagar pelo erro. Vai assumir o comando da Policia Civil com o compromisso de deixá-la mais operacional e menos burocrática.  Trabalhar com autonomia para acabar com as “investigações pirotécnicas”. A  policia será para todos sem preferência. Esta é a sua política de gestão adotada ao longo de sua trajetória profissional.

Nestes meus 26 anos de trabalho na televisão em Brasília tenho acompanhado a carreira  do delegado Onofre. Sempre dedicado, ético e competente ao dirigir e orientar uma investigação criminal. Muito  firme no combate a criminalidade e coerente nas sindicâncias administrativas. Nesta nova missão tenho convicção que vai combater investigações falhas e inquéritos mal elaborados  porque  a qualidade de suas peças investigatórias ao longo de sua carreira  sempre davam condições para o Ministério Público oferecer a denúncia e obter posterior condenação do acusado. Mesmo sendo estressante a atividade policial sempre honrou a carreira. 

 

O Palhaço

O ator Selton Mello está com um novo filme em cartaz: O Palhaço. A encantadora comédia conta a história de um triste palhaço que viaja com seu circo pelo interior de Minas Gerais. Embora com estréia recente, 180 mil pessoas já assistiram o filme que está em cartaz em todo Brasil e fez a abertura do Festival de Cinema em Gramado. "O público riu, se emocionou e nos transmitiu um carinho gigante nos últimos dias", afirmou Selton Mello. Assista o trailer do filme e comece a se emocionar com essa belíssima história.

 

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Página 219 de 227
RocketTheme Joomla Templates