Coluna da Bernadete Alves - dia 22/06/2012

Dilma encerra a Rio + 20

 

A presidenta Dilma encerrou a Rio + 20 dizendo que o Brasil se orgulha de ter organizado a mais participativa conferência da história. “Avançamos sobre o desenvolvimento sustentável, lançando a agenda do século 21. A Rio + 20 não é o teto do nosso avanço. É o inicio de uma caminhada para construirmos uma caminhada sustentável”. A presidenta disse também que a discussão da erradicação da pobreza é o maior legado da Conferência. 

O secretário-geral da ONU, Ban ki-moon, criticou o desperdício de alimentos no mundo. “Enquanto tivermos um bilhão de pessoas indo dormir toda noite com fome, não seremos capazes de dizer que vivemos em um mundo sustentável”. Segundo ele isso acontece porque um terço da comida se perde em algum ponto. “Não pode haver nenhuma criança faminta no mundo. O princípio básico da Rio + 20 é colocar as pessoas em primeiro lugar para isso temos de alimentá-las, promover comida. Ele disse que o governo brasileiro tem tido sucesso no programa “Fome Zero”.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon, entregou o martelo que, de forma simbólica, encerrou a Conferência no Brasil à presidenta Dilma Rousseff, que estava emocionada em receber representantes de 188 países para a elaboração do documento “O Futuro que Queremos”.

 

Aniversário triplo

Hoje é um dia especial, pois três pessoas que admiro completam mais um ano de vida. O comunicador Ricardo Noronha, a pedagoga Rita Márcia Polidório Machado e Toninho Pop.

Ricardo Noronha 

Rita Márcia Polidório 

Toninho Pop 

Ricardo Noronha é radialista há 38 anos, publicitário, apresentador de TV, advogado e em 1999 orgulhou o DF na CPI do Narcotráfico. Depois por três anos foi gerente do programa Parceiros da Escola onde fez um trabalho banana junto as escolas públicas. Comunicador nato tanto no rádio quanto na TV com seu programa Ricardo Noronha Show , às 14h30 na TV Brasília, todos os domingos.

Rita Márcia Polidório Machado desde que chegou em Brasília  vinda de Mato Grosso conquistou pela inteligência, comprometimento e dedicação na direção do Colégio Inei da Asa Sul. Uma educadora que formou muitas gerações e uma cidadã que exerce a sua responsabilidade social com alegria. Faz parte de vários Clubes de Serviços e sempre tem uma palavra de sabedoria para as pessoas enfermas.

Antônio José Pereira Garcia, o Toninho Pop, que desde jovem tem uma relação de cumplicidade com seus ouvintes. Radialista, apresentador de TV, especialista em Marketing e empresário. Em outubro de 2011 assumiu o comando do Brasil  Urgente da Band e tem colocado o programa à serviço da comunidade. Toninho é tão apaixonado pelo rádio que coleciona equipamentos retrós.

Que Deus ilumine o caminho dos três aniversariantes de hoje. Saúde, paz e mais êxito. 

 

DF tem nova opção viária

    

O governo do Distrito Federal inaugurou a DF-459, que liga Ceilândia à Samambaia e que vai beneficiar cerca de 40 mil pessoas e encurtar o percurso em 12 km. A rodovia tem ciclofaixa, sinalização, meios-fios, defensas metálicas e grama.

O governador ao entregar a obra que iniciou em 2007 disse “hoje é um dia histórico, pois esta via era um sonho dos moradores há 11 anos. As pessoas economizarão agora tempo e dinheiro e podem esperar mais melhorias no transporte como a ampliação do metrô até o Setor O e o Expresso-DF”. O governador também prometeu melhorias na saúde e na economia. 

Após a inauguração o governador entregou uma agência do BRB para o P Sul, antigo sonho dos moradores. O presidente do BRB, Jacques Penna disse que conhece a força da população de Ceilândia por isso é muito bom levar o BRB até aquela localidade. A agência de número 105 atenderá mais de 80 mil pessoas.

 

Durval Barbosa ganha perdão judicial

A Segunda Turma Criminal do TJDFT acolheu ontem o recurso de Durval Barbosa, o delator da operação Caixa de Pandora, contra a decisão que o condenou a um ano de reclusão em regime aberto e multa. Ele era acusado por lavagem de dinheiro e ocultação de bens durante a compra de imóveis no Lago Sul. Ele recebeu de propina, quando era presidente da Codeplan, mais de 5 milhões de reais para beneficiar a empresa Linknet, nos contratos com o GDF. Comprou uma casa e dois terrenos no Lago Sul e colocou no nome de outra pessoa. Agora dois desembargadores livram Durval dessa pena pois entenderam que ele deveria ser beneficiado com o perdão judicial pois se não tivesse contado sobre o esquema as investigações não teriam tido êxito. Com isto está extinta a pena de Durval Barbosa e também de Sebastião Eduardo Abritta Aguiar que emprestou seu nome para Durval comprar o imóvel no Lago Sul.

O estatuto da delação premiada, que atualmente é normatizado por sete leis, é um benefício concedido a quem aceite colaborar na investigação e entregar os outros envolvidos. O “participante que denunciar à autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento terá a pena reduzida de 1 (um) a 2/3”. Para muitos a delação premiada está sendo criticada por estimular a traição sob o ponto de vista sócio-psicológico e sob o aspecto jurídico porque rompe o principio da proporcionalidade da pena já que punirá de forma diferente pessoas envolvidas no mesmo fato e com idênticos graus de culpabilidade. 

Já a Comissão de elaboração do novo Código Penal, formada por procuradores, juízes, defensores públicos e advogados e presidida pelo ministro Gilson Dipp, do STJ, amplia opções para delação premiada e obriga o juiz a cumprir acordo feito com o acusado que decide colaborar voluntariamente para esclarecimento de um crime.

 

O bom funcionamento do intestino

Ritmo de vida acelerado, sedentarismo, estresse e alimentação inadequada fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas. Esse modo de viver prejudica muito a saúde. No mundo de hoje nem sempre comemos as comidas nutritivas que deveríamos comer. Nossa alimentação tem muita gordura e mesmo comendo frutas e verduras algumas podem estar contaminadas com produtos químicos e isso fica grudado na parede do intestino impedindo o transito intestinal e com isso os nutrientes necessários não são absorvidos pelas células e ai surgem os problemas. 

De acordo com o Dr. Luiz Fernando Córdova, cirurgião do aparelho digestivo, quem leva um ritmo acelerado e combinado com uma má alimentação pode ter constipação intestinal. As fezes ficam endurecidas, os períodos de evacuação ficam mais longos e o esforço para evacuar causa dores no abdômen e acúmulo de gases. Isso ocorre geralmente como conseqüência dos maus hábitos alimentares. Segundo o médico há cada 24 horas as fezes devem ser eliminadas pois a saúde depende das características do intestino. Neste caso é necessário limpar o intestino para que as células possam novamente absorver os nutrientes essenciais e restaurar a saúde. Com o intestino funcionando bem temos mais disposição, nossa pele fica bonita e diminui os riscos de contrair doenças.

Para evitar este problema é necessário comer alimentos ricos em fibras para que haja melhor transito intestinal. Frutas, verduras, legumes, aveia, iogurte, água e a prática de exercícios físicos regulares são adequados para a manutenção da saúde e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 21/06/2012

Em Brasília o inverno é diferente

A estação chega com sol, clima ameno e muitas flores. Parece até primavera uma vez que há poucos dias tivemos chuva. O inverno, aqui, é diferente do resto do país porque o frio é só a noite e dificilmente fica abaixo dos 12°. De dia faz calor, muito sol, o céu é belíssimo e ao cair da tarde uma verdadeira contemplação. Um período propício para observar a beleza da cidade, valorizar a natureza que é abundante e onde os ipês alegram os olhos e coração, passear pelo Lago Paranoá e curtir as atrações culturais e artísticas.

   

Vamos aproveitar as festas juninas, que de tão bem organizadas vão até final de julho, ir ao cinema, usufruir dos espaços públicos como o Parque da Cidade, Jardim Botânico, Zoológico e freqüentar os clubes, apreciar as exposições e curtir os shows. Brasília, nesta época, tem um pôr-do-sol encantador. Gosto muito de aprecia no Memorial JK, na Praça do Cruzeiro, na Esplanada dos Ministérios, na Ermida Dom Bosco, no Pontão do Lago Sul e no calçadão da Asa Norte.

O inverno começa hoje e com ele a seca fica mais intensa, a grama fica marrom e muito seca e é ai que surgem as queimadas. O nosso corpo também sofre nesta época e por isso é necessário tomar alguns cuidados como evitar a exposição ao sol no período de 11 às 16 hs, tomar bastante água, umidificar os ambientes com toalhas molhadas e recipientes com água, evitar banhos muito quentes e prolongados, hidratar bem a pele e lubrificar os olhos e narinas.

 

Lago Paranoá vai ficar mais limpo

Os aguapés além de sujarem o Lago Paranoá dificultam a prática de esporte e a navegação dos barcos. Como a meta do governo do DF é deixar o lago limpo investiu R$ 3 milhões na compra da embarcação Papaguapé e dos equipamentos de corte, coleta e armazenamento. O conjunto permite a retirada de até 100 toneladas por dia das plantas flutuantes.

  

De acordo com a Caesb o local de maior proliferação da planta é no braço assoreado Riacho Fundo que fica perto da Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul. Em função disso os primeiros meses de trabalho serão focados nas áreas onde há crescimento descontrolado dos aguapés. Depois de coletado e triturado o material segue para o aterro sanitário. A Caesb está estudando a compostagem do lixo.

O governador Agnelo acompanhou o funcionamento da máquina junto com a primeira-dama, Dra. Ilza; do vice-governador, Tadeu Filippelli; do secretário de Obras, David José de Matos e do presidente da Caesb, Célio Biavati Filho. Os moradores do Lago Sul e Norte agradecem pela chegada do papaguapé.

 

Empreendedorismo do DF chama atenção de Cuba

Estiveram hoje no Palácio do Buriti, autoridades cubanas, para conhecerem as experiências bem sucedidas do GDF para estimular o empreendedorismo individual, a capacitação profissional e as linhas de crédito.

A comitiva foi recebida pelo secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, que apresentou as ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e também do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O secretário ressaltou a importância da colaboração técnica no sentido de reduzir as desigualdades sociais no mundo.”Cuba está passando por uma transformação em sua economia e quer incentivar o trabalho autônomo e o empreendedorismo individual. Os dois países têm desafios em comum e a troca de experiências acrescenta para ambos”, concluiu Ponce.

Os cubanos também conheceram as linhas de crédito do Banco Regional de Brasília e como está acontecendo a capacitação profissional para a Copa do Mundo de 2014. O terceiro secretário para Assuntos Econômicos e Comerciais da Embaixada de Cuba no Brasil, Roberto Martinez disse que o encontro foi proveitoso e as informações muitos úteis. (Foto: Pedro Ventura) 

 

Sigma leva o mundo para dentro da escola

Alunos do Ensino Médio discutem a sustentabilidade do planeta, o combate a fome, as diferenças sociais e a paz no mundo na 11ª edição do Sigma Mundi. Em 2011 o Sigma participou de simulações na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e seus alunos comprovaram o quanto estão preparados para sugerir soluções para os problemas que afetam a vida do planeta.

 

A jabuticabeira é linda e colabora com a saúde

Cultivada em todo o Brasil a jabuticabeira é uma árvore com muitas utilidades. Fornece madeira firme para vigas e dormentes, fonte para as abelhas produzirem o mel e o fruto contém vitamina C e do Complexo B, ferro, potássio, cálcio, sódio, fósforo e magnésio.

   

Pode ser cultivada em quintais, jardins, pomares comerciais e até em vasos como planta ornamental. Gosta de lugares ensolarados e chega a 15 metros de altura. A primeira floração pode levar até 10 anos mas vale a pena esperar pois a beleza das flores e dos frutos que se formam nos troncos que vão do verde ao roxo claro até o bem escuro são muito saborosos.

Na primavera surgem nos troncos lindas flores brancas que vão se transformando em pequeninos frutos verdes que depois escurecem e amadurecem. As bolinhas tem três centímetros, a casca é brilhante e fina e a polpa é branca e suculenta. É gostosa in natura ou em geleias e doces.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 20/06/2012

GDF incentiva plantio de árvores

Autoridades  e personalidades da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a  Rio + 20, que vai até o dia 22, no Rio de Janeiro, poderão plantar árvores nos parques de Brasília e ajudar a recuperar áreas degradadas do cerrado, por meio do plantio virtual das mudas,  feito nos  três totens instalados no estande do GDF na Barra da Tijuca.

  

Até agora cerca de 1,5 mudas foram programadas para serem plantadas nos parques do Lago Sul, Asa Sul, Guará e Águas Claras. O governador tem como objetivo transformar o Distrito Federal em um grande parque e para tanto pretende instalar 72 parques e 22 unidades de conservação durante seu governo.

O Projeto Plante uma Árvore, do governo do DF, será lançado hoje no Parque Bosque dos Constituintes que simboliza o comprometimento do Brasil com a democracia e com o meio ambiente. O espaço fica na Praça dos Três Poderes e é administrado pelo GDF em parceria com a Câmara dos Deputados.

 

Gripe pode afetar o coração

Estudo feito por especialistas da Universidade Federal de São Paulo e publicado no Arquivo Brasileiro de Cardiologia alerta que pessoas que já tem pressão alta, diabetes, obesidade e alterações nos exames clínicos, tem risco de 50% maior de sofrer infarto ou AVC quando contaminados pelo vírus que causa tosse, espirro e febre.

A tosse, segundo os especialistas é um alerta para várias doenças respiratórias  e por isso deve ser avaliada. Infelizmente tem muita gente que considera a tosse como algo corriqueiro e só procura tratamento em último caso.

O presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Roberto Sturbulov, diz que o organismo ao detectar os vírus e bactérias produz uma substância para reagir contra a gripe ou a pneumonia. O problema, segundo o médico, é que estas substâncias produzidas pelo corpo são inflamatórias e nocivas ao sistema cardiovascular e se a pessoa tiver vulnerabilidade cardíaca pode ter infarto ou AVC. Ele também informa que pessoas com mais de 60 anos são as principais vítimas de doenças respiratórias, de diabetes, hipertensão e obesidade. Este quadro deixa o sistema de defesa comprometido e vulnerável aos vírus e bactérias. Por isso todo o cuidado é pouco.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 19/06/2012

Sigma Mundi 2012

O Centro Educacional Sigma prepara seus alunos para o trabalho, para a família e para a responsabilidade social. Foi a primeira escola, no Brasil, a fazer simulações com alunos do ensino médio. Seus alunos são estimulados a debater os problemas do mundo e sugerir caminhos para um futuro com mais esperança. Acompanhe como foi a abertura da 11ª edição do Sigma Mundi.

 

Os perigos da estação fria

O frio está chegando e com ele o surgimento de doenças respiratórias, de pele ressecada devido a baixa umidade do ar. Por isso é importante tomar bastante líquido, ter alimentação balanceada, caminhar pela manhã, lavar as mãos com freqüência para evitar o contágio e a transmissão de vírus e bactérias.

 A alimentação balanceada é a chave para proteger o organismo das doenças; tomar líquido melhora o sistema imunológico; lavar as roupas guardadas antes de usar e trocar a roupa de cama duas vezes por semana ajudam a prevenir a disseminação de ácaros e vírus comuns nesta época. E mesmo com frio deixe as janelas abertas para o ar circular.E não é só em casa que devemos ter este cuidado. Para melhorar a qualidade do ambiente é importante deixar recipientes com água isto vai amenizar a irritação dos olhos, boca, nariz e garganta.

Vamos aproveitar este período para aquecer a vida do nosso semelhante. Vamos propagar a solidariedade e doar agasalhos, cobertores e calçados. Em todas as repartições do GDF há postos de arrecadação.

 

Brasília sedia Congresso Brasileiro de Radiodifusão

Com a presença do Vice Presidente da República, Michel Temer e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, será aberto hoje às 19h30 no Centro de Convenções Brasil 21 o 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. O evento vai comemorar os 90 anos do rádio brasileiro e os 50 anos de fundação da Associação Brasileira de Radio e Televisão. Ao lado do presidente da ABERT, Emanuel Carneiro, o presidente da Anatel, João Rezende; o fundador e diretor geral da UOL, Caio Túlio Costa e o presidente da Abap,Luiz Lara.

Até quinta-feira, lideres empresariais, especialistas do setor e lideranças políticas debaterão o futuro do radio e da televisão no Brasil, tendo como tema central “O Brasil e o Mundo grátis”. Os congressistas vão também conferir as últimas novidades tecnológicas na Feira Internacional de Equipamentos e Serviços.

Amanhã, no Espaço da Corte acontece o jantar comemorativo aos 50 anos da ABERT, entidade que  representa mais de 3 mil emissoras de rádio e TV no país,  ao som da cantora Sandra Dualibe. Um momento para reviver a história e confraternizar com antigos e novos profissionais que dividem a paixão pela comunicação.

O rádio e a televisão informam o que acontece em todos os cantos do nosso imenso Brasil, divertem e educam com qualidade e responsabilidade. Um trabalho serio que fortalece a cidadania e a democracia. 

 

GDF está recuperando serviços públicos de saúde

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade na prestação de serviços de saúde, o governo entregou mais 55 novos leitos de UTI. O Hospital de Base recebeu 20 leitos para adultos, o Hospital de Santa Maria recebeu 21 leitos para adultos e o Hospital Materno Infantil recebeu 10 leitos para neonatais e 4 para pediátricos. Uma junta médica irá avaliar as condições dos pacientes da fila para definir prioridades.

   

O governador Agnelo quer, até o final do ano, alcançar a autossuficiência em UTI e para tanto pretende  entregar 200 novos leitos. O governador disse que quer investir na melhoria de toda a estrutura do atendimento básico para desafogar os hospitais.

Agnelo deu posse a 635 profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e para a área administrativa. Os servidores, aprovados em concurso, irão trabalhar nas Unidades de Pronto Atendimento, nos Hospitais e em programas do governo como o “Saúde da Família”. Com a posse desses novos profissionais de saúde o quadro soma 6 mil servidores.

A entrega dos novos leitos e a posse dos servidores representa um bom reforço para a saúde no Distrito Federal. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 18/06/2012

Fyama Dourado canta na 10ª Copa Sinduscon

A  brasiliense, Fyama Dourado, cantou para os campeões da 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society, no Arena Futebol Clube. Com uma voz bela e doce, a jovem de 19 anos é bonita, alegre e cativante e foi eleita pelos jogadores como a “musa da copa do Sinduscon”. Em 2011 ela fez o show de encerramento da 9ª Copa Sinduscon, agradou tanto que foi convidada pelo Comitê da Copa para fazer a abertura e encerramento neste ano.

 

Aniversário de Marconi e Marconi Filho

O empresário Marconi de Souza, presidente da Vale Shop, nasceu no dia em que a Igreja católica homenageia Santo Antônio, declarado pelo Papa Pio XII, “O doutor da Igreja”. O padroeiro dos pobres que mostrava a grandeza de caráter, em 1231, pela palavra e pelo exemplo. Em seus sermões dominicais pregava na Itália, França e Portugal, as transformações sociais e econômicas, a falta de ética na administração pública e as diferenças de classes. Um sábio que nos ensina a darmos passos com generosidade, respeito ao semelhante, fé e coragem.

Marconi, tem no seu nome Antônio, devido a devoção de sua mãe dona Niva Pessoa. E teve a sorte do seu único filho ter nascido no dia de seu aniversário. Conheço Marconi Antônio há muitos anos e acompanho a sua preocupação com os menos favorecidos. Sempre está doando cestas de alimentos, agasalhos, medicamentos e gerando muitos empregos. E para mostrar o seu respeito ao trabalhador lançou o cartão Vale Shop.

No dia do seu aniversário, Lucila Portela recebeu na bela mansão da família, no Lago Sul, os amigos do marido e do seu filho Marconinho que veio da Escócia, onde estuda na Universidade de St Andrews, passar o aniversário com o pai.

Lucila Portela e Marconi 

O "parabéns" 

Antônio Nascimento, Emivaldo Oliveira, Wandernilson Azevedo,
Marconi, Vera Lúcia Araújo e Marconi Filho 

Getúlio Lopes, Celena Araújo e Marconi
 

 

Ministro Aldir Passarinho, Marconi de Souza, Paulo Afonso,
Marconi Filho e Juarez Cordeiro 

Os aniversariantes Marconi e Marconi Filho com Eterna, Silvinho e
Silvio Araújo e o Dep. Washington Mesquita

 

Complexo Esportivo Espetacular

O Distrito Federal ganhou o maior Centro de Treinamento Esportivo Militar do mundo. Fica no Setor Policial Sul e tem 35 mil m2. Tem piscina coberta e aquecida, campo de futebol profissional, quadras de vôlei, basquete, futsal, vôlei de praia, ginásio e pista de corrida. Um espetáculo e a altura das exigências das normas internacionais.

   

O governador Agnelo ao inaugurar o Centro Esportivo declarou: “ aqui, investimos no cidadão, na segurança pública, no esporte. Com socialização, entretenimento e integração. Isso se refletirá na qualidade de serviços prestados à população. Sei da importância da prática regular de atividades esportivas na vida de um cidadão e o investimento e recursos humanos é essencial para a efetividade das ações de segurança pública”, afirmou Agnelo.

O Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Físico do Corpo de Bombeiros começou a ser construído há 380 dias, tem padrão internacional de qualidade e será utilizado pelos profissionais da Segurança Pública e por delegações durante os grandes eventos. O investimento foi de R$ 13,7 milhões. (Fotos: Roberto Barroso)

 

Pequeno Agricultor em alta

Especialistas reunidos ontem à noite  no Riocentro debateram a importância da agricultura para acabar com a fome no mundo. O painel Segurança Alimentar e Nutricional chegou a conclusão que o problema da fome não pode ser mais ignorado e que a solução está nas práticas agrícolas sustentáveis e no fortalecimento do pequeno agricultor. O encontro foi organizado pelo governo brasileiro com o objetivo de levar as recomendações da sociedade civil para os Presidentes e Ministros dos países membros da ONU.

 A comida é um direito humano básico e todos concordam com isso. Tanto é que os especialistas querem eliminar a subnutrição e a miséria ligados à pobreza, desenvolver políticas que encorajem a produção sustentável de alimentos e promover sistemas alimentares sustentáveis e que contribuam para a melhoria da saúde.

Estudo feito pela Embrapa mostra que cerca de 70% dos alimentos são produzidos em pequenas propriedades rurais. Os agricultores produzem com pouca tecnologia e mão-de-obra familiar. E muitos poderiam colher mais  se tivessem o conhecimento, as tecnologias  e  técnicas adequadas. Em função disso o  governo federal vem desde 2011 melhorando a vida dos agricultores familiares  com a liberação de  linhas de crédito e orientação técnica. 

 

Gestão Pública será fortalecida

O Congresso Nacional lança oficialmente amanhã às 14 horas, no Auditório Petrônio Portella do Senado Federal, a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, com o objetivo de ajudar a construir uma gestão pública transparente e eficiente no país.

A presidência está a cargo do deputado federal Luis Carlos Pitman do PMDB/DF, que conta com cinco vices-presidentes: senador Aécio Neves, Senador Valdir Raupp, senadora Kátia Abreu, deputado Ricardo Berzoini e o deputado Hugo Leal. Mais de 240 parlamentares vão compor a Frente.

O deputado Pitman disse: “que a idéia é promover a participação da sociedade junto ao Executivo e Judiciário para elaborar leis que colaborem para o aprimoramento da gestão de políticas públicas”. O lançamento é amanhã mas na prática a Frente já está em atividade desde o dia 11 de abril e trabalha em coordenações temáticas e representações estaduais. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 16/06/2012

Brasília na TV amanhã às 12h30

       

O programa Brasília na TV vai mostrar a abertura do Sigma Múndi e por que a escola resolveu debater com os alunos do Ensino Médio os caminhos para a sustentabilidade, a segurança dos povos, a qualidade de vida do Planeta e as questões políticas brasileiras. Os alunos, por meio de simulações, traçam caminhos para um futuro com mais esperança. Depois vamos mostrar o Coral dos alunos do Sigma e as apresentações musicais que fizeram parte da abertura deste projeto que já está na sua 11ª edição. O Sigma foi a primeira escola a fazer simulações no Brasil.

O professor doutor em Relações Internacionais Ironilde Bueno fala das relações econômicas do Brasil com as principais potências do mundo e a diretora pedagógica Marli Pinheiro conta como foi levar alunos para participar de simulações na Universidade de Harvard nos EUA. Ex-alunos do Sigma, formados pela UnB, dizem como foi importante estudar no Sigma, a escola que prepara para o trabalho, para a família e para a responsabilidade social.

Também no programa a presença de Claudinho, mestre-sala da Escola de Samba Beija Flor, que conta como é a sua relação com Selminha, a porta-bandeira nota 10. Tudo isso no domingo às 12h30 na TV Brasília e eu espero você.

 

Momentos Decisivos de JK

Carlos Murilo Felício dos Santos primo e colaborador de JK representa, ao lado do coronel Affonso Heliodoro dos Santos a memória viva da epopéia da Capital. Murilo ingressou na política na época em que JK era governador de Minas Gerais. Elegeu-se deputado federal, foi o porta-voz de JK na Frente Ampla e em 1969 teve seus direitos políticos suspensos.

Carlos Murilo é casado com dona Déa e pai de Paulo Augusto, Luciana e Luiz Alberto. Um homem brilhante que vem desde a morte de JK assessorando estudantes em suas pesquisas. De tanto ser consultado resolveu escrever tudo que viveu ao lado do primo ilustre e entre fortes emoções relata os momentos decisivos da vida do maior estadista do Brasil.

O lançamento do livro “Momentos Decisivos – JK contra o golpismo no Brasil” foi no Memorial JK. A obra foi apresentada pela neta do presidente Anna Christina Kubitschek Pereira, presidente do Memorial. O livro que relata a vida do político que construiu Brasília e que impulsionou o progresso do país, tem 452 páginas e traz textos, fotos e documentos para eternizar e preservar a democracia e tudo que Juscelino desejou de bom para o povo brasileiro. O escritor quer lançar o livro nas principais cidades brasileiras e também na França, Portugal e Estados Unidos. 

 

Anna Christina Kubitsckek com o filho André 

 

Carlos Murilo com a esposa Déa e o filho Luiz Alberto

 

Guto dos Santos, Sen. Aécio Neves, Anna Christina e Paulo Octávio 

 

Paulo Roberto da Silva com o conterrâneo Paulo Octávio 

 

Marcha do parto em casa

As mulheres vão ocupar as ruas, amanhã, em várias cidades brasileiras em defesa dos direitos reprodutivos. Esta iniciativa surgiu porque cabe à mulher, que estiver em ótimas condições de saúde, escolher o local onde deseja dar à luz ao seu filho. Em função disso surgiu a marcha em defesa do direito de escolha, pela humanização do parto e nascimento e pela melhoria das condições da assistência obstétrica e neonatal no país. A marcha também tem por objetivo denunciar as altas taxas de cesarianas cobradas nos hospitais particulares. Este abuso coloca o Brasil dentre os mais caros do mundo. 

Em Brasília a marcha começa às 9h30, com saída do quiosque do atleta no Parque da Cidade até o eixão. Quem quiser participar é só ligar para Clarissa Kahn no 8139-0099 e Deborah Trevisan no 8217-6090. Também tem passeata em Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e nas cidades paulistas: Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e Ilhabela.

Campanhas de valorização do parto normal, conseqüências físicas das cesarianas e a vontade de voltar às origens tem levado muitas mulheres, em pleno século 21 a optarem pelo parto em casa com ajuda de parteiras e no aconchego do lar.

 

Qualidade de Vida do Planeta

Preocupada com a vida do Planeta a sociedade civil vem desde a ECO/92, cobrando ações do poder público para o desenvolvimento sustentável. Com a globalização está mais fácil pressionar os líderes políticos e os governantes para que coloquem em prática ações efetivas para a qualidade de vida do planeta.

Está na hora da sociedade se unir e cobrar, daqueles que foram eleitos para defender os interesses da coletividade, uma atitude mais responsável com o futuro do planeta com projetos para diminuir as diferenças sociais, acabar com a fome e degradação ambiental e com os olhos voltados para construir o futuro que todos almejamos.

Como o mundo está cada vez mais conectado, as pessoas despertam para os assuntos ambientais, até porque, os eventos climáticos extremos nos sacodem a todo instante.

 

Chuva abençoada

O clima realmente está bem diferente no DF. Nesta madrugada a temperatura foi de 16° e a umidade estava em 35%. Hoje às 14h16 começaram a cair os primeiros pingos de chuva e na Asa Sul foi tão intensa que teve trovões e que durou até 15h20. A chuva é um presente para todos nós mas principalmente para a vegetação, que já estava com aspecto de seca, e para os pássaros de várias espécies que aqui no Plano Piloto são um encanto para os olhos e ouvidos. Eu tenho o privilégio de ver pela minha janela os beija-flores e João-de-barro. 

O clima ficou gostoso e com este presente o período da seca e baixa umidade vai ficar menor. O centro-oeste anda com temperaturas destrambelhadas ou é extremamente seco ou é extremamente chuvoso. E junto com isso temperaturas bem baixas. 

O clima seco desgasta o organismo e com isso os olhos, nariz e garganta ficam ressecados,temos muita dor de cabeça e até tontura. A mucosa nasal, por exemplo, fica tão ressecada que pequenos vasos se rompem e sangram e daí surgem pequenas feridas que servem de porta de entrada para bactérias e vírus. E até os pelos nasais que tem a função de filtrar as partículas de ar, deixam de cumprir esse papel por falta de lubrificação. A pele de todo o corpo ganha aspecto envelhecido e os rins não funcionam direito.

Como o clima não é mais o mesmo vamos torcer para que tenhamos outras surpresas agradáveis como a chuva de hoje. Enquanto isso vamos tomar pelo menos dois litros de água por dia, umidificar o quarto com toalhas molhadas e passar bastante creme hidratante em todo o corpo.   

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 15/06/2012

Os campeões da 10ª Copa Sinduscon de Futebol

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF realizou com êxito a 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society. A cada edição fica mais forte e com mais qualidade pois congrega patrões e empregados no maior campeonato da construção civil do Brasil. Os trabalhadores da construção, com raça e superação mostraram que são bons também na bola. Na categoria Empresa a Construmeta ficou em primeiro, a Entherm Engenharia em segundo e a Conbral em terceiro. Na categoria Entidade a campeã foi o Senai, em segundo o Crea-DF e em terceiro o Sesi-DF. A entrega das medalhas aos jogadores e os troféus você confere agora.

 

Alimentação adequada é aliada para a saúde

Para que o nosso organismo realize as funções adequadamente devemos nos alimentar de forma saudável. Isto é o que recomendam os nutricionistas . Uma alimentação equilibrada deve fornecer água, proteínas, vitaminas, fibras, minerais, carboidratos e lipídios. É bom lembrar que nenhum alimento sozinho é suficiente para fornecer tudo que precisamos para uma boa nutrição.

As necessidades variam de acordo com a idade, peso, estatura e a atividade que a pessoa vai desempenhar. Para que não haja fadiga muscular durante o trabalho ou o esforço é preciso, de acordo com especialistas, comer todos os dias carboidratos que dão energia como massas e aveia. E para reparação e construção dos músculos é necessário comer carnes, leite e derivados que nutrem os músculos.

É importante, também consumir frutas, verduras e legumes, que tem vitaminas e minerais essenciais para regularizar as funções e manter o bom funcionamento do organismo. Para cada pessoa existe uma dieta adequada e o nutricionista é a pessoa indicada para orientar sobre as necessidades básicas de cada um.

 

Eternos namorados

Para estes casais, que admiro pela cumplicidade, respeito, amor ao próximo, geração de emprego e renda e colaboração para um futuro com mais dignidade, todos os dias é dia de valorizar aquele que está ao seu lado. Partilham a luz do mundo e ouvem no deserto a voz da pessoa amada. O amor é para eles a maior conquista do ser.


Anna Maria e Marco Maciel  

Lilian e Heitor Gurgulino 

Laís e Rodrigo do Amaral  

Izabella e Carlos Augusto Carpaneda 

Lúcia e Alfredo Alasmar 

Assusete e Júlio Magalhães 

Anna Paola e Pimenta da Veiga 

Marisa e Ronaldo Junqueira 

Clotilde e Antônio Rocha 

Wrilene e Vicente Limongi 

Ana Rosa e Luis Saboia 

Cristiane e Francisco Leite 

 

Agasalhe uma vida

Com o slogan “Quanto mais gente mais quente” a primeira-dama do DF, Dra. Ilza Queiroz, lançou a campanha do agasalho 2012. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania ficará responsável pelo recebimento das doações e entrega aos necessitados. Quem desejar agasalhar uma vida é só entregar a sua doação nos órgãos do GDF, igrejas, faculdades e academias.

Vamos aquecer o nosso coração e participar desta corrente de solidariedade e doar casacos, cobertores e calçados para serem entregues às famílias necessitadas. Se cada um de nós doar uma peça vamos conseguir aquecer milhares de pessoas.  Quem quiser colaborar a Sejus está cadastrando outros pontos de coleta e as instituições que necessitam de doações devem entrar em contato com a Subsecretaria de Promoção e Mobilização Social pelo telefone 2104-1937. Espalhe este gesto de amor e respeito ao semelhante.

 

Acidente de carro tira a vida de Rodrigo Lima Cruz

É com pesar que noticio a morte do empresário Rodrigo Lima Cruz, de 34 anos, proprietário do bar Frederic Chopin, na 406 Sul, vítima de trágico acidente de trânsito na madrugada desta sexta, na 407 Sul. Com o impacto da batida, o carro, um Dodge SRT8, teve o teto arrancado e Rodrigo morreu na hora. Parte do Capô ficou preso na traseira do caminhão de entregas. Equipes do Corpo de Bombeiros, BPTrans e do Detran foram ao local, mas nada puderam fazer pelo jovem empresário.

Rodrigo era filho de Fátima Regina e Antônio Luiz Cruz. Estava casado desde junho de 2009 com a dermatologista Mayanna Maia, filha de Sânzia e do deputado distrital Agaciel Maia. Rodrigo era muito querido e chamado pelos amigos de Rodrigo Xuxa e vai deixar muitas saudades. O velório é na Capela 10 e o sepultamento às 17 horas. Nossa solidariedade à família neste momento de dor. Que Deus acalme a tristeza desta perda irreparável.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 14/06/2012

Palanque para disputa política

A CPMI foi criada em 19 de abril para investigar as ligações de Carlos Cachoeira com a Construtora Delta e agentes públicos e privados. A sociedade espera um resultado concreto para esclarecer toda esta rede de corrupção e de jogos ilegais e não usar o tempo, espaço e dinheiro público para palanque de disputa política.

Durante a convocação dos dois governadores o que se viu foi bate boca entre representantes do governo e da oposição, discussões que em nada acrescentam a real função de uma Comissão Parlamentar de Inquérito e brigas entre os manifestantes.

É sabido que nenhum governador de Estado pode ser investigado pelo Senado. O lamentável é que alguns parlamentares esqueceram que Agnelo estava ali como testemunha e não como investigado. O governador foi por cerca de 10 horas submetido a todos os testes e a uma enxurrada de perguntas da oposição. Tranquilamente respondeu até as descabidas e repetitivas e surpreendeu quando liberou o acesso aos dados fiscais, bancários e telefônicos. Agora a CPMI tem o dever moral de convocar o dono da Construtora Delta, Fernando Cavendish e os reais envolvidos.

A maioria dos integrantes da Comissão viram com bons olhos a participação do governador Agnelo que saiu mais fortalecido. Inclusive o deputado Silvio Costa do PTB/PE disse: “se eu soubesse que Demóstenes pediu o impeachment de Agnelo, jamais teria votado pela convocação do governador do DF”. E finalizou: “Parabéns, você entrou aqui como um anão e saiu como um gigante”.

O senador Humberto Costa do PT/CE disse que a convocação do governador uma orquestração porque a “PF não identificou qualquer ligação entre o governador Agnelo e a organização de Cachoeira, e a CPMI não precisava tê-lo convocado”.

O deputado Leonardo Picciani do PMDB/RJ disse que “o governador do DF saiu fortalecido, com o desenrolar dos questionamentos”. O deputado Luiz Sérgio do PT/RJ disse”que o governador do DF combateu organizações criminosas e, por isso, esses mesmos criminosos tentaram envolver Agnelo nas investigações feitas pela Polícia Federal”.

 

Vírus do resfriado pode matar células cancerosas

A descoberta desta importante luz para o tratamento e cura do câncer aconteceu na Grã-Bretanha. Cientistas da Universidade de Leeds e do Instituto de Pesquisa do Câncer, concluíram depois de estudar 10 pacientes com câncer avançado do intestino que, as terapias virais, chamadas de reovírus, ao ser injetadas na corrente sanguínea atacam as células cancerosas e ajudam o organismo a eliminar células tumorais remanescentes.

De acordo com Kevin Harrington, um dos coordenadores do trabalho, que foi publicado na revista Science Translational Medicine “tratamentos virais estão mostrando uma promessa real em testes com pacientes. Esse estudo mos dá a ótima noticia de que seria possível oferecer esses tratamentos com uma injeção simples na corrente sanguínea”.

Os reovírus estão sendo pesquisados por várias equipes em todo o mundo, por já terem demonstrado a capacidade de contaminar e matar as células cancerosas sem afetar os tecidos normais. Este é um avanço significativo no combate desta doença que mata milhares e milhares de pessoas em todo o mundo.

 

CEB está com a frota renovada

O vice-governador Tadeu Filippelli entregou 19 novos veículos para que a CEB possa fazer seu trabalho em campo. Os caminhões semileves integram uma lista de 29 que serão entregues até o final deste mês de junho. E para fazer os reparos nos cabos, trocar pára-raios e efetuar novas ligações de energia a Companhia recebe duas vans furgão e um caminhão trucado com prancha e guindaste. O investimento foi superior a R$ 5 milhões.

 

Todos os veículos atendem as normas de segurança, têm equipamentos modernos com escada hidráulica e cesto com alcance de 10,5 m. Agora o reparo e o restabelecimento da emergia vai ser mais eficiente e mais seguro, pois os funcionários estavam trabalhando com frota obsoleta.

Reconstruir a CEB e torná-la lucrativa e prestando serviço cada vez melhor é a meta do GDF, foi o que disse Filippelli. O vice-governador tem um carinho especial pela empresa pois foi ali que começou sua vida profissional como engenheiro. E durante a entrega da nova frota deu para perceber o quanto ele estava feliz. (Fotos: Pedro Ventura)

 

Kleuton e Karen vencem o Prêmio da Música Brasileira

É uma honra ver brasilienses se destacando no cenário nacional. Os cantores Kleuton & Karen fizeram bonito no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e ganharam o Prêmio de Melhor Dupla na Categoria Regional com o CD “Genuinamente Caipira”. Eles Venceram os norte-rio-grandense César Oliveira & Rogério Melo e os goianos Luiz Augusto & Amauri Garcia.

Com o apoio dos padrinhos Zé Mulato & Cassiano, que os incentivaram a cantar a música de raiz e que produziram o álbum. Felizes declararam que estão lisonjeados por serem o único casal caipira do Brasil e que o prêmio é um incentivo para seguirem em frente e melhorar cada vez mais a música caipira. “Não tem dinheiro que pague o prêmio”, declarou Kleuton. Karen, muito religiosa agradeceu a Nossa Senhora Aparecida, à família e aos fãs.

Kleuton & Karen quando se apresentam, passeiam pelo clássico de raiz e demonstram um orgulho muito grande ao interpretar a música brasileira. Eles mantém acesa a chama da música caipira, da viola e do violão. Parabéns e mais vitórias pela estrada da vida.

 

Roteiro dos Vitrais

Brasília que nasceu do sonho e visão de Dom Bosco e da garra e determinação de JK é incomparável em todos os cantos. Em cada prédio que a gente chega há beleza e encantamento. Os vitrais coloridos dão leveza ao concreto e nos fazem viajar pelo tempo e sonhar com um futuro com mais esperança.

A Igreja Dom Bosco, que fica na W3 Sul, é tão bela e formosa que não me canso de olhar. Os vitrais tem uma variação de 12 tons de azul que dependendo da luz interna ou externa refletem várias cores. Na Catedral de Brasília a gente tem a impressão que está olhando para um céu estrelado. Tem uma energia tão boa que descansa até a mente.

Mas eles estão também em vários prédios públicos como na sede da Caixa Federal, no Superior Tribunal de Justiça, na Confederação Nacional dos Bispos, no Templo da Boa Vontade, no Memorial JK e no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Dom Bosco 

Catedral 

N. S. Fátima

Mandala na LBV 

CEF

 

Doar sangue é um gesto de amor

Doar sangue é um processo de fundamental importância para o funcionamento dos centros de saúde e dos hospitais. É um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Qualquer pessoa com boa saúde e com idade entre 16 e 65 anos e com mais de 50 kg pode doar. Ao chegar ao hemocentro, por determinação do Ministério da Saúde, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica. Após cada doação serão realizados os exames e testes para verificar a qualidade do sangue.

Aqui no DF quem doa sangue, de acordo com a Lei nº 1.321, fica dispensado do pagamento de taxa de inscrição em concurso público do GDF e Câmara Legislativa. Deve apresentar, no entanto, comprovação de pelo menos 3 doações.

Doar sangue é vida então vamos nos tornar divulgadores da causa e incentivar nossos amigos a fazerem o mesmo. Vamos provar que o sangue passa pelo coração.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 13/06/2012

Competência e liderança

O empresário Marconi de Souza preside com respeito e responsabilidade há 13 anos a Tripar BSB, administradora de cartões de benefícios. Tornou-se referência nacionalmente no cenário econômico e social. Em 2008 cria a nova bandeira a Vale Shop, um modelo de última geração para fornecer mais comodidade e agilidade para os clientes.

Cresceu tanto que atingiu as regiões Sudeste e Centro Oeste chegando a marca de mais de 200 mil cartões que dão dignidade ao trabalhador e que facilitam o dia-a-dia da empresa por meio do cartão combustível, convênio, refeição e alimentação. Para suportar o crescimento e a demanda, mantendo o alto nível dos seus produtos, ganhou reforço da Oracle Product and services, passando a ser conhecida mundialmente pela segurança, qualidade e respeitabilidade.

Marconi age com conhecimento, habilidade e atitude. Toma iniciativa e assume responsabilidade porque sabe que o resultado das coisas depende do seu esforço e dedicação. Em função disso procura ser melhor a cada jornada.

Hoje ele comemora mais um ano de vida e vai receber o carinho do filho Marconinho, que também faz aniversário e de inúmeros amigos que fez devido a sua força de caráter. Marconi é daquelas pessoas que não se envaidece da sua riqueza. Ele encontra satisfação nos serviços que presta e nos benefícios que distribui, por isso minha admiração por ele.

 

Encontro com Fátima Bernardes

Depois de 8 meses de preparação finalmente vamos poder ter a companhia desta especial apresentadora de TV. Fátima apresentou o seu programa, ao lado de uma competente equipe de jornalistas e produtores e disse que a demora se deve ao fato de que ela não imaginava que “era tão trabalhoso montar um programa de variedades”.

Encontro com Fátima vai estrear dia 26, e é uma mistura de comportamento, prestação de serviço, informação, entretenimento e diversão. O público vai interagir na platéia, nas ruas e em casa. Será de segunda a sexta logo após o programa Saúde e Bem-Estar. O cenário virtual é uma grande novidade pois vai passar beleza e informação., Deu para perceber o quanto ela está feliz em transformar idéias em algo interessante para o público. Além da televisão, Fátima também vai investir na internet, com site, blog e redes sociais. Inteligente e articulada, ela vai bater recorde em audiência. É só esperar para conferir.

 

Coral dos alunos do Sigma

O Centro Educacional Sigma prepara para o trabalho, para a família e para a responsabilidade social. Seus alunos são estimulados a desenvolver as potencialidades e os talentos. E a música é o elo de ligação entre os alunos, professores e pais. Sob a coordenação do maestro Renato os alunos do Ensino Médio deram um show na abertura do Sigma Mundi.

 

 

Copa do Brasil na reta final

Já temos 60 times eliminados do campeonato mais democrático do Brasil. Restam apenas quatro equipes na luta pelo título e por uma vaga na Libertadores de 2013. Grêmio, Palmeiras, Coritiba e São Paulo superaram os desafios da competição e vão brigar entre si pelo caneco. Em uma semi-final Grêmio e Palmeiras vão repetir o jogo histórico de 1995 pela Libertadores, porém com técnicos trocados. Luxemburgo na ocasião era do time paulista; hoje é da equipe gaúcha. Já o Felipão, que defendeu o Grêmio, comanda atualmente o Palmeiras. A primeira partida está marcada para hoje no Estádio Olímpico, e o jogo de volta é no dia 21/06, na Arena Barueri. A outra vaga para a finalíssima fica para quem levar a melhor entre Coritiba e São Paulo. O primeiro encontro é amanhã, no Morumbi, e o Coxa decide em casa, no dia 20/06. Há muito equilíbrio entre as quatro equipes que disputam o título. Façam suas apostas, apóiem e torçam para seus times. Grandes emoções estão por acontecer e só um sairá campeão. (Por Gilbert Di Angellis)

 

Kleuton & Karen na final da Música Brasileira no RJ

Os brasilienses Kleuton e Karen se conheceram em Anápolis quando Kleuton fazia dupla com Carlos e Karen os assessorava. Com a morte de Carlos, Karen assumiu o violão, sua paixão e junto com Kleuton conquistaram o público quando tiraram o 1º lugar dentre 600 duplas de Goiás.

A partir daí pegaram a estrada e já venceram 19 festivais em vários estados. Em 2011 lançaram o primeiro CD.

Casados na música e na vida, participam hoje no Teatro Municipal do Rio de Janeiro da 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Eles estão cheios de expectativa para disputar o troféu de melhor dupla regional com o CD Genuinamente Caipiras.

Desejo que consigam o prêmio, pois a música de raiz faz parte da vida do casal que tem harmonia rancheira e com o talento e dedicação e acompanhados com a viola, o violão e a voz resgatam em músicas raízes clássicas e românticas. O fato de estarem na final já é um prêmio para Brasília.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 12/06/2012

Lei da atração e o amor

Hoje é dia de celebrar a união amorosa entre casais. Este tesouro de valor inestimável que consiste em olhar para a mesma direção, que nasce de pequenas coisas, vive delas e vê não com os olhos e sim com o coração. Surge num pequeno gesto, num pequeno olhar e num sorriso.

O amor não precisa de data e nem de presente e sim de atitude. O sentimento vai além do presente, que aliás foi uma forma inteligente para aquecer as vendas. Não é o presente que mantém acesa a chama do amor e sim o carinho, a compreensão, o respeito e a cumplicidade. Assim ambos vão crescer como individuo e como amantes. Ame sem medida e lembre que as mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

No Dia dos Namorados minha homenagem aos que espalham amor e ternura por onde passam.  

Ilza e Agnelo Queiroz 

Cinthia e Reginaldo Loureiro 

Alice e Elson Cascão 

Maria e Geraldo Vasconcelos

Mara e Gilberto Amaral

Ruth e Orlando Taurisano

Iza e Antônio Matias

Ana Maria e José Celso Gontijo

Heloisa e Henrique Hargreaves

Yara e Roberto Curi

Maria José e Adelmir Santana

Nazareth e Álvaro Teixeira

Jalma e Eustáquio Ribeiro

Conceição e José Augusto Pinheiro

Denise e Paulo Zuba

Brunilde e Antônio Augusto Moraes

Glaucia Benevides e Esteves Colnago

Ivelise Longhi e Mário Pereira

Izabel e Silvio Breckenfeld

Maria Luiza e Carlos Fernando Mathias

Marilia Lameiras e Evandro Lima

Marizalva e o Ministro Valmir Campelo

Rita Márcia e Dr. Machado

Suzie e Paulo Lobo

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Página 219 de 246
RocketTheme Joomla Templates