Coluna da Bernadete Alves - dia 02/02/2012

Posse prestigiadíssima

O Centro de Convenções ficou lotado para a posse do presidente do BRB, Jacques Pena, transmitida pelo governador Agnelo ontem pela manhã. Secretários de Estado, senador, deputados federais e distritais, presidentes de empresas, bancários, lideres e dirigentes sindicais e dirigentes patronais estavam ansiosos para ouvir quem tem experiência com o setor bancário por 33 anos.

  

O governador disse que “a visão de modernidade e empreendedorismo de Jacques Pena fará do BRB um banco sustentável uma vez que é imensurável a importância do Banco de Brasília para a economia do Distrito Federal e do Centro-Oeste”.

Jacques Pena assegurou que “o BRB não está à venda, que vai resgatar a saúde financeira da instituição e a valorização dos funcionários. Vai investir em tecnologia da informação, a regionalização do banco e a adoção de uma governança corporativa e transparente. Pena disse, ainda, que intensificará esforços para manter os atuais e conquistar novos clientes.” Se depender da disposição do presidente, os servidores do GDF terão tratamento vip porque representam a história de sucesso do Banco de Brasília e um presente com tranquilidade. O BRB, com certeza, está em ótimas mãos.

 

Presidenta Dilma é recebida com festa pelos haitianos

Ao chegar ao Haiti, ontem, a presidenta Dilma surpreendeu-se com a receptividade dos haitianos. Teve festa no aeroporto internacional Toussaint Louverture e faixas espalhadas com sua foto por toda a cidade. Ela foi recebida pelo presidente Michel Martellv e ficou emocionada com a faixa “Bem-vinda Dilma, essa é a sua casa”, escrita em português e frances. Durante o trajeto do aeroporto até o Palácio Nacional, praticamente destruído pelo terremoto de 2010, as ruas estavam enfeitadas com a foto da presidenta e bandeiras do Brasil e do Haiti.

Depois de uma reunião com o presidente do Haiti a presidenta Dilma visitou o quartel-general dos militares brasileiros da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti ,Minustah. A presidenta ficou muito satisfeita em ver o quanto os brasileiros ajudaram e estão ajudando na reconstrução do país mais pobre  das Américas.

Quem estava no Haiti era o premiado ator e diretor norte- americano Sean Penn, embaixador interino no país e responsável por uma organização humanitária que cuida um acampamento para vítimas do terremoto que devastou o país e onde perdemos a médica sanitarista Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.

 

Na esquerda: Presidente do Haiti, Michel Martellv e a presidenta Dilma Rousseff. Na direita: o ator Sean Penn com a presidenta Dilma. 

 

Começa o Ano Legislativo 2012

Em sessão conjunta da Câmara e do Senado inicia hoje, às 16 horas, o Ano Legislativo no Plenário da Câmara. O presidente da Mesa do Congresso senador José Sarney chegará conduzido por batedores, ouvirá o Hino Nacional executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial e uma salva de 21 tiros de canhão pelo 32º grupo de Artilharia de Campanha. Depois, junto com os convidados, segue para o plenário da Câmara.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o ministro Ricardo Lawandowski, presidente do TSE, estarão ao lado de Sarney para a abertura dos trabalhos . Sarney e Maia instalam a 2ª sessão legislativa ordinária da 54ª legislatura ouvindo a leitura da mensagem da presidenta Dilma. A ministra Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil é que deverá levar a mensagem da presidenta até o plenário.

A expectativa é de que a presidenta Dilma aborde os principais problemas enfrentados pelo país e os planos para 2012. O Ano Legislativo terá votações polêmicas como o Código Florestal, a Lei Geral da Copa, a divisão dos royalties do petróleo entre outros. Tudo precisa ser resolvido até julho, pois depois os parlamentares vão estar envolvidos com as eleições municipais.

 

Congresso Americano de Ortopedia

O médico Paulo Lobo, especialista em joelho e traumatologia desportiva viaja para São Francisco para participar de importante encontro e trazer novas tecnologias para o seu Hospital Ortopédico e Medicina Especializada HOME, que fica na 613 Sul e para o time do Brasiliense pois é coordenador do departamento médico.

Paulo Lobo formou-se na Universidade de Goiás em 1981 e fez residência médica no Hospital de Base. Em 1998 fez parte do Departamento de Cirurgia Ortopédica e Medicina do Esporte da Universidade de Pittsburgh na Pensilvânia.

Aqui em Brasília é um renomado especialista em cirurgia do joelho. Dr. Paulo faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Mundial de Cirurgia do Joelho.

 

Fofoca pode até ser útil?

Estudo feito com centenas de voluntários, pela Universidade da Califórnia, recentemente publicado no Joumal of Personality and Social Psychology, encontrou evidências de que a fofoca pode ser até terapêutica. Os responsáveis pelo trabalho verificaram que quando a pessoa passa a diante um fato sobre comportamento reprovável de outro ela se sente melhor e mais tranqüila. “Não deveríamos nos sentir culpados por fofocar, sobretudo se isso impedir alguém de enganar ou explorar os outros” avisa o psicólogo social Mattheu Feingerg. Este estudo deve ter sido feito devido a péssima reputação que a fofoca tem ,pois o que mais se vê são fofocas online e até revistas especializadas no assunto.

Estudo à parte a verdade é que a fofoca é prática exercida sem pudor, remorso ou arrependimento. Envenena o ar, o ambiente, os amigos e a saúde pois faz perder o sono e a confiança no ser humano. Quem fala mal dos outros fala mal até daquele para quem contou a fofoca e fala de todos sem discriminação. A pior coisa é ouvir e dar atenção ao fofoqueiro e não procurar saber a veracidade do fato. Tudo sempre tem dois lados. Se não dermos importância a fofoca não se espalha.

O cuidado de não ferir as pessoas, infelizmente, não existe como deveria. Quando o mal entendido vira silêncio a dúvida pode se valer e virar uma bola de neve. Os relacionamentos pessoais e profissionais requerem um grau , mesmo que pequeno, de concessão. Ceder é importante, pois evita relações tensas. E dentro desta tensão diária é que a fofoca se instala. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/02/2012

Jacques Pena assume o Banco de Brasília

Com larga experiência no ramo financeiro, Jacques Pena assume o Banco de Brasília depois de ter colaborado com o governo Agnelo como Chefe da Casa Civil e como Secretário de Desenvolvimento Econômico. Ele vai tomar conta de um orçamento de R$ 25 bilhões anuais. Sua gestão será competente, com rigor técnico, profissionalismo, seriedade e moralização.

Para o novo Presidente do BRB “a política feita com seriedade e compromisso é um instrumento de conscientização e de transformação de uma sociedade”. Ele tem uma trajetória de luta e de vitórias em prol dos trabalhadores dos estabelecimentos bancários. Foi presidente do Sindicato dos Bancários, onde deu voz aos trabalhadores do ramo financeiro e presidiu por sete anos a Fundação do Banco do Brasil, tornando-se um dos melhores gestores públicos. Tem orgulho de ter sido bancário e por isso a expectativa na nova missão é muito grande.

Os mais de 2.300 funcionários vão estar em boas mãos, pois vão ser mais valorizados e os clientes vão continuar tendo orgulho do banco indutor do desenvolvimento sustentável do Distrito Federal. Como correntista por muitos anos, confio na sua capacidade, lealdade, transparência e comprometimento com a gestão pública.

 

José Badaró deixa a Propeg

A Propeg  foi fundada em 1965, na Bahia, é uma das maiores e mais premiadas agências de propaganda do país. Está em Brasília, Salvador, São Paulo, Fortaleza e Lauro de Freitas. É comandada por Fernando Barros e uma equipe muito preparada como o vice-presidente de atendimento José Badaró.

Badaró é formado em administração de Empresas e pós-graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. Tem uma longa trajetória de vitórias e de marketing político e de planejamento de campanhas federais e até internacional. São 25 anos dedicados a propaganda.

Agora Badaró deixa de ser co-piloto para comandar o seu bar que é referência em atendimento, qualidade e bom gosto. O Balcony 412 já se tornou o mais freqüentado bar de Brasília. 

Com a decisão de deixar a Propeg  o mercado publicitário vai sentir falta da competência, profissionalismo, dedicação, ética e comprometimento de um profissional que é um gênio no que faz.  Na foto ao lado: a empresária de Barueri, Elizabeth Dutra com José Badaró, em Brasília.

 

Virar a casaca

Essa expressão é muito comum quando nos referimos àquele torcedor que muda de time toda hora. Pode-se falar o mesmo de políticos que pulam de partido em partido, como quem muda de camisa. Pelo menos no mundo da mágica, virar a casaca, ou melhor, mudar a camisa que se veste é bastante simples. Veja o que o mágico brasiliense Alexandre Soares Campos é capaz de fazer:

O mágico Alexandre pratica essa nobre arte desde os 7 anos de idade. Vendo o seu pai fazendo shows de mágicas em festas, começou a se interessar e praticar esta maravilhosa arte aos 10 anos. Aos 13 já se encontrava com um conhecimento aprofundado da história, técnicas e manipulações. Aos 15, com um vasto material e conhecimento, fazia shows em pequenos eventos. A partir daí, a arte mágica se tornou um grande hobby em sua vida. Aos 19, resolveu compartilhar seus conhecimentos, criando o maior portal de mágicas do Brasil (www.magicas.com.br). 

 

Logomarca da Copa das Confederações

A Fifa lançou hoje, a logomarca da Copa que será aberta em Brasília no dia 15 de junho de 2013 que traz estampado um sabiá-laranjeira, ave nativa do Brasil. A competição será encerrada no dia 30 de junho no Maracanã-RJ. Também vão receber jogos da Capa das Confederações, Belo Horizonte e Fortaleza. Recife e Salvador dependem da Fifa para serem sedes dos jogos. Participam da Copa Brasil, Espanha, México, Japão e Uruguai. Falta ainda definir os representantes da África, Oceania e Europa.

Foi muito bom ver o sabiá-laranjeira na logomarca pois ele é símbolo nacional desde o decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso. No Brasil existem 12 espécies de sabiás que também são conhecidos como sabiá-amarelo, sabiá-vermelho ou de peito roxo. Dependendo da região eles se apresentam de forma diferente. É uma ave popular citada por diversos poetas por ser dócil e porque canta na primavera, a estação do amor. Seu canto se assemelha ao som de uma flauta. Canta ao alvorecer e à tarde. O canto é para marcar território e atrair a fêmea. A fêmea também canta só que em tom mais baixo e seus ovos são azuis da cor do céu. A fêmea pesa 78 gramas e o macho 68. Ambos medem 25 cm de comprimento.

 

 

Obstáculos da corrida matinal

Com a volta às aulas é normal que os alunos estranhem a rotina e fiquem com preguiça de levantar cedo, ainda mais neste horário de verão e depois de um longo período de férias com horário livre. Isso mexe com o relógio biológico de cada um. E até porque a tão desejada hora de estrear os materiais novos e de conhecer os professores e colegas deixa a pessoa ansiosa.

Para se adaptar melhor os médicos recomendam dormir cedo e sempre no mesmo horário, em ambiente escuro e bem arejado e ter horário certo para levantar e se alimentar. Isto vai deixar o aluno mais disposto para encarar o retorno às aulas. Muitas pessoas sofrem com essa mudança pois se o ambiente não estiver escuro o corpo demora para liberar melatonina, o hormônio responsável pelo sono e dormindo mal ao chegar na sala de aula não consegue assimilar como deveria. Fica frustrado e passa a considerar a aula como chata. É preciso percepção e maturidade para se adaptar de uma maneira mais tranquila. Em muitos casos até os pais demoram para se adaptar a corrida diária. 

Levar o filho para o seu primeiro dia de aula também é delicado. Muitas vezes a criança, dependendo da idade, não quer ficar sozinha, pois não conhece a professora e nem os colegas. É nisso que a escola faz a diferença para o aluno se adaptar aos horários, regras, rotinas e aos colegas. Bem-estar e aprendizado dependem da atitude dos professores.

Independente da idade aproveite bem essa primeira semana de aula ela é marcante. Seja atencioso e amigo com todos que querem fazer amizade, trate os funcionários da escola com respeito e educação e os professores com amor, pois eles apontam o caminho para a vitória. 

 

Pedras para chamar atenção dos parlamentares

O grupo Força Jovem do Brasil em Brasília colocou  513 pedras no gramado em frente ao Congresso Nacional para chamar a atenção dos parlamentares para o crack, um problema sério que vem  devastando milhares de lares por este Brasil a fora.  O coordenador do movimento Thiago Guimarães diz que “todo ano são destinados milhões para combater a droga mais o dinheiro não chega aonde precisa.”

 

A Força Jovem do Brasil atende 40 instituições que cuidam dos dependentes químicos. No sábado, dia 4, vai ter apresentação de esportes radicais e um show na Concha Acústica para conscientizar as pessoas sobre os males que o crak causa. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

O governador Agnelo Queiroz confirmou presença no ato de conscientização pois seu governo está trabalhando intensamente para coibir os traficantes e também está com trabalho de recuperação dos dependentes da droga. O GDF tem consciência que os brasilienses anseiam por medidas efetivas para disseminar este mal que destrói milhares de jovens.Tire esta pedra do seu caminho. (Crédito da foto: Maiara Dornelles) 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 31/01/2012

Acabou a greve dos vigilantes

A decisão do fim da greve foi acordada na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região entre o Sindicato dos Vigilantes e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada. Ontem mesmo eles retornaram ao trabalho para evitar a multa. Eles estavam parados desde quinta dia 26 e prejudicou o funcionamento dos hospitais, agências Bancárias, Zoológico entre outros serviços.

Eles terão reajuste salarial de 9,4%, aumento de 8,33% em gratificação por risco de vida e ticket alimentação de 17 reais por dia. O presidente do Sindesp-DF Irenaldo Pereira Lima, disse que ainda não foi contabilizado o prejuízo que a greve chegou a causar mas o importante é não causar prejuízo e nem ser prejudicado.

Quem está comemorando o fim da greve é o deputado distrital Chico Vigilante que desde 1977 ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores e posteriormente a Associação dos Vigilantes do DF, tendo sido presidente de 1980 a 1985 e mais tarde ajudou a transformar a Associação em Sindicato sendo seu presidente por uma década.

 

A empresária Elizabeth Dutra recebe homenagem em Brasília

Por iniciativa do jornalista político Carlos Chagas e da advogada Maria Helena Prill, a empresária e pastora Elizabeth Dutra (foto ao lado) ganhou jantar na residência de Maria Helena no Lago Sul e uma escultura “Coração Petista” de Chagas.

Amigos de São Paulo e do Paraná vieram prestigiar a amiga e parceira de negócios na Arábia Saudita. De Brasília a amiga e companheira do PT Serys Slhessarenko ex-senadora, embaixadores, políticos do DF, empresários e amigos. Quem não pode comparecer enviou flores como o ex-ministro José Dirceu. Elizabeth ganhou a Uma noite de brindes para a pré candidata do PT à prefeitura de Barueri/SP.

Aproveitei a ocasião para registrar tudo para o meu programa “Brasília na TV” da TV Brasília/Rede TV.

 

 Na esquerda: Elizabeth com Maria Helena, o advogado Luis Boffy e a ex-senadora Serys. Na direita: o restauranter Celso Kauffman, a homenageada e Carlos Chagas.

 

Na esquerda: Embaixador Beker do Iraque, Elizabeth, Embaixador Muragy de Moçambique, Ibraim Alesia, encarregado de negócios da Arábia Saudita, e o empresário curitibano Mário Araujo Costa. Na direita: Jair Benavides, Marlene e Valmir, Edmar Manuel e Elizabeth. 

  

Na esquerda: Marylene Kern, diretora comercial do Jornal da Comunidade, e a jornalista Marlene Galeazzi.  Ao centro:  Zoltan Fodor e o escultor Antônio Spinosa. Na direita: Chagas e a homenageada agradecendo pela escultura recebida.

  

Na esquerda: Elizabeth com os empresários do Paraná Tarcísio e Joel.  Ao centro: Elizabeth recebendo o delegado Agnaldo Freire e a secretária Beth Dantas. Na direita: o publicitário paulista Roberto Cosso. 

 

Na esquerda: Isabel Motta, Janete Alves e Kellen Fodor. Na direita: o advogado Juliano Inácio, Bernadete Alves e Valmir Benavides, piloto da Fórmula Truck. 

 

Política perde Moacir Micheletto

É com pesar que registro o falecimento do deputado federal Micheletto vítima de acidente de trânsito no quilômetro 588 da rodovia PR-239 ontem às 16 horas. O corpo está sendo velado no Salão Paroquial Nossa Senhora do Carmo na cidade de Assis Chateaubriand onde morava e o sepultamento será às 17h30 em Toledo, com a presença do vice-presidente Michel Temer e do ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho seus amigos.

Moacir Micheletto era filiado ao PMDB desde 1982, estava no 6º mandato. Uma referência ética. Lutava pelo fortalecimento da agricultura e foi responsável pelos avanços do Código Florestal. O Paraná perde um grande representante e a política um líder importantissimo. Meus sentimentos à Diolinda Salete e aos filhos Marcel, Leonardo e Ana Letícia. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/01/2012

Acidente de Trabalho

Os atores Thiago Fragoso e Danielle Winits caíram de uma altura de 5 metros durante apresentação do musical Xanadu, na noite de sábado dia 28 no Teatro Oi Casa Grande no Leblon. Eles caíram sobre a plateia. Thiago fraturou cinco costelas e Danielle teve um ferimento na boca e as pessoas da plateia tiveram ferimentos leves. Thiago está internado na Clinica São José, na zona Sul do Rio e Danielle está no Miguel Souto em observação.

Tudo aconteceu porque os cabos de aço que seguravam a estrutura onde os atores sobrevoavam se romperam. Os peritos estiveram no local e o laudo sai em 30 dias. O espetáculo foi suspenso e os ingressos serão devolvidos. Alem dos dois atores também participa do musical Sidney Magal. A direção é de Miguel Falabella que está acompanhado tudo de perto e torcendo pela rápida recuperação dos atores.

Este acidente mostra a fragilidade com que são montadas as estruturas de uma peça ou espetáculo. Cadê o teste de qualidade? Os atores poderiam ter perdido a vida e ou ficado com sequelas para toda a vida e com a platéia  poderia ter acontecido o mesmo. Ainda bem que os atores logo estarão de novo em cena e a plateia vai se recuperar do susto, da dor e do incômodo. Vamos esperar que este tipo de acidente seja evitado pela responsabilidade e comprometimento de quem monta uma estrutura como esta.

 

Corrida de Reis foi além da expectativa

O Eixo Monumental ficou belíssimo com tantos participantes populares na Corrida de Reis no último sábado. Uma pena que o governador, atleta que é, não pode participar devido a uma lesão no tornozelo. Estava lá incentivando e deu a largada.

  

Como a inscrição foi um quilo de alimentos foi arrecadada 33 toneladas que vão beneficiar várias instituições filantrópicas do DF. Esta foi uma forma cidadã e democrática de permitir que mais pessoas participassem da competição e ao mesmo tempo poder ajudar as pessoas que precisam.

 Os atletas da elite saíram às 19h15, Damião Anselmo garantiu o bicampeonato da prova na elite masculino e no feminino o ouro foi conquistado pela queniana Rumokol Chepkanan. Na segunda etapa foi a vez dos cadeirantes onde Wendel Soares de Canoas/RS ficou em 1º e no feminino a vencedora foi Maria Luziene da Silva. E na terceira etapa o público em geral. No geral masculino 10 km o ouro ficou com Roque Lane Lara e o ouro feminino com Andréia dos Santos. No geral masculino 6 km o vencedor foi Luiz Felipe Barbosa e no feminino o ouro ficou com Karina Gualberto. 

 

Volta às aulas

Começou, nesta segunda, o ano letivo para milhares de estudantes das escolas particulares do Distrito Federal. Mesmo com a grande quantidade de carros o trânsito foi tranqüilo. Apenas algumas retenções foram observadas na entrada das escolas. Toda esta tranqüilidade se deve a dedicação do Batalhão Escolar que estava orientando e distribuindo panfletos com dicas para dar preferência à vida. A receptividade da operação “Trânsito mais tranqüilo e seguro nas áreas próximas às escolas” foi muito positiva tanto pelos pais quanto pelos alunos.

No Sigma, nas salas de aula foram discutidas questões de segurança e os educadores reforçaram valores como respeito, diálogo, cidadania, justiça e solidariedade. Tudo pela tranqüilidade, segurança, saúde e bem-estar de seus alunos.

Alunos e país começaram uma nova rotina no inicio de cada ano letivo. O ideal é manter um horário regular para adormecer e acordar, isto vai reeducar o sono, pior entrave do aprendizado. Na segunda, dia 6 é a vez dos alunos das escolas públicas entram na rotina escolar.

 

Acima da Lei

Rita Lee encerrou sua carreira na madrugada do último domingo. Seu último show foi em Aracaju, Sergipe. No decorrer da apresentação, policiais da Polícia Militar foram até o meio da multidão por suspeita de estarem fumando maconha. Rita Lee não gostou e criticou de forma extremamente exagerada a atuação da polícia. A cantora fez apologia quando incentivou que fumassem e pediu, nas palavras dela, “um baseadinho”. Também desacatou os policiais com várias ofensas e intimidou-os a subirem no palco para prendê-la. Resultado: Rita Lee foi levada a delegacia após o show. Parece que a cantora acha que quando sobe nos palcos fica acima da Lei. Interessante é que quando o policiamento não chega ao centro da multidão, as pessoas reclamam que não há segurança. Acontecem brigas, furtos e até assaltos. Agora, se a polícia estiver entre as pessoas, num show, o público reclama de repressão. (Por Gilbert Di Angellis)

 

Ugo Braga é porta-voz do governador Agnelo

Ugo nasceu em São José do Egito em Pernambuco, tem 38 anos e é um jornalista competente, atuante e determinado. É também consultor e especialista em conjuntura econômica.

Trabalhou nas revistas Isto É e Época e nos jornais Correio Braziliense, Estado de Minas, Jornal do Comércio, Jornal do Brasil e no gabinete do senador Gim Argello.

Braga terá status de secretário e acompanhará o governador em todos os compromissos e atenderá as demandas da imprensa. As informações oficiais do GDF serão dadas por ele a partir de agora.

O governador Agnelo disse que sua gestão tem muito mais pontos positivos, que o governo está trabalhando com transparência, seriedade e comprometimento e que as pessoas precisam saber disso.

E para que tudo seja mostrado com clareza é que Ugo foi escolhido para ser o porta-voz. A figura do porta-voz foi criada em 2001 e Paulo Fona foi o primeiro a assumir o cargo. 

 

Mobilização contra a Hanseníase

Ontem foi o dia mundial de luta contra a doença e principalmente para lembrar a importância da prevenção. O secretário em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, disse que a campanha é para incentivar as pessoas com uma ou mais manchas suspeitas, esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com perdas de sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, com caroços e inchaços por todo o corpo a  procurarem uma unidade de saúde imediatamente. A hanseníase é uma doença contagiosa que, se não for tratada pode causar incapacidades físicas. A doença, segundo o secretário, tem cura e o tratamento é garantido pelo SUS. As pessoas próximas precisam também ser examinadas.

Em razão do preconceito, pois é uma doença milenar conhecida como “lepra” e que causou preconceito e sofrimento aos doentes daquela época pois eram abandonados pela família e expulsos da cidade e morriam porque passavam fome e  não tinha tratamento adequado,  e da falta de informação o Brasil é o segundo país do mundo em casos da doença. Só perde para a India. O nome hanseníase é em homenagem ao cientista Hansen que descobriu o bacilo causador da doença em 1873. 

 É importante o diagnóstico precoce. O SUS está fazendo a sua parte e como infelizmente o preconceito ainda existe, cabe a cada um de nós ajudar quem está com medo, com vergonha ou abandonado a fazer o tratamento. O Sistema Único de Saúde cuida dos pacientes psicológicamente, físicamente e socialmente.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/01/2012

Postulantes ao Título

A noite desse sábado será de grande importância para os amantes de MMA. Direto de Chicago, EUA, o UFC (maior evento de mixed martial arts – artes marciais mistas – do planeta) entra em cena. A luta principal será entre o ex-campeão Rashad Evans e Phil Daves. O vencedor terá a oportunidade de enfrentar o atual campeão, Jon Jones, pelo cinturão da categoria dos meio-pesados. A segunda luta do card principal será entre o estadunidense Chael Sonnen e o inglês Michael Bisping. O mesmo vale para esta luta: quem ganhar disputará o cinturão, no caso contra o brasileiro Anderson Silva. Caso o Sonnen vença, será chance de revanche contra o brasileiro. Na primeira luta, também pelo cinturão, Anderson Silva finalizou o estadunidense faltando 2 minutos para o término do combate. Pouco depois veio a público que Anderson Silva estava com a costela lesionada e Chael S. foi reprovado no doping. E a primeira luta do card será entre o brasileiro Demian Maia, considerado o melhor lutador de jiu-jitsu do UFC, e Chris Weidman. A expectativa é de um excelente evento. Para os amantes de luta fica a dica: não percam! (por Gilbert Di Angellis)


Aluno do SIGMA é primeiro lugar geral no PAS da UnB

O Programa de Avaliação Seriada da UnB mais uma vez revelou o alto nível dos alunos do Sigma. Dos 1841 aprovados o primeiro lugar geral ficou com Pedro Henrique Luz de Araújo, de 18 anos, do Sigma. Ele foi aprovado em Direito. Em segundo lugar geral ficou a estudante de 18 anos Carolina Coelho Rodrigues que passou em medicina.

As vagas dos 96 cursos foram disputadas por 12.294 estudantes que fizeram a prova da 3ª etapa que foi realizada em dezembro de 2011. Os aprovados na 1ª chamada devem comparecer nos postos avançados das secretarias dos respectivos cursos nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro com carteira de identidade, CPF, titulo de eleitor com a comprovação da última votação, certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino maiores de idade, certificado de conclusão do ensino médio e histórico. A matrícula é de 2 a 5 de março e as aulas começam em 12 de março. A divulgação da 2ª chamada é 13 de fevereiro e o registro deve ser feito em 17 de fevereiro.

A escolha da escola faz toda a diferença na vida do aluno. O Sigma é a escola que mais aprova no PAS e isto se deve a excelência do ensino.

 

Brasileiros são insatisfeitos com o corpo

Estudo feito pela Nielsen Holding mostra que 12% dos brasileiros tomam emagrecedores. A média na América Latina é de 8%. No Peru e na Venezuela só 4% da população usa esse medicamento. Apenas 30% das brasileiras estão satisfeitas com a silueta e cerca de 43%  se consideram acima do peso e 16% se consideram gordas.

A insatisfação com o corpo aqui no Brasil está acima da média mundial que é de 35%. O estudo mostra também que 50% dos brasileiros tentam perder peso de alguma forma. 44 % dos colombianos estão felizes com a aparência e 38% dizem estar um pouco acima do peso.

As pessoas não podem aceitar o padrão de beleza que as revistas, novelas e desfiles de moda impõe. Cada um tem um tipo físico e precisa ser feliz com ele. Manter o peso é uma questão de saúde. Basta determinação e persistência. Fazer caminhada ajuda a perder a barriga e dá disposição, tomar pelo menos 2 litros de água por dia, dormir de 7 a 8 horas por dia e ter uma alimentação saudável garante saúde e bem estar.

 

A competência brasileira na Arábia Saudita

O príncipe Abdulaziz Bin Mishael Al Saud, presidente da Alshoula Holding Group, uma companhia que atua nas áreas de Construção Financeira e Aviação na Arábia Saudita, convidou  a Alicerce Bussines Solutions, composta de 10 empresas brasileiras, com experiência  no mercado internacional,  para  construir e administrar um Complexo Hospitalar luxuoso em Riyadh.

Em dezembro de 2011 foram assinados os protocolos iniciais para a construção de um dos maiores projetos desenvolvidos entre investidores brasileiros e sauditas na área da saúde e bem estar da mulher.  O complexo abrigará um hospital especializado em cirurgias reconstrutivas, tratamento para obesidade, diabetes e serviços de medicina estética para as mulheres do Oriente Médio; um Spa de luxo, academias, shopping centeres, restaurantes e hotel. A obra terá mais de 75.000 m2, empregará 7,5 mil pessoas e um investimento bilateral de aproximadamente U$ 500.000.000 de dólares. 60% dos empresários árabes e 40% dos empresários brasileiros.

Fazem parte da Delegação Comercial do Brasil em Riyadh :

Dr. Marinho Uhlmann – Chairman e CEO da Holding Alicerce Bussines Solutions; Dra. Luciana Santos – Diretora do Corpo Clínico do Complexo Hospitalar; Dr. Mário Sérgio de Araújo Costa – Chairman e a Empresa Maccon Consultoria Internacional Ltda; Engenheiro Euclésio Manoel Finatti – Presidente do Grupo Braengel e Diretor do Projeto do Complexo Hospitalar; Engenheiro e Arquiteto Guido Petinelli da Empresa Awiller, projetista do Complexo Hospitalar; Dra. Iara Silva – Alicerce Bussines Solutions Representative Office em Riyadh;  Amir Ortiz, Assessor da Holding de Negócios Braengel Ltda.

A equipe médica será formada por brasileiros e árabes. A cirurgiã-plástica Dra. Luciana Santos será a responsável pela equipe brasileira e os médicos árabes serão coordenados pelo cirurgião Yousef Al Ramahi.  A previsão é de que tudo fique pronto em dois anos. O Príncipe Abdulaziz  quer que o Complexo seja referência  no Oriente Médio.

Estas informações recebi do empresário curitibano Mario Sérgio de Araújo Costa e da empresária Elizabeth Dutra (foto), de Barueri/Alphaville, integrantes da Holding de Negócios Alicerce Bussines Solutions. O Encarregado de Negócios da Embaixada do Reino da Arábia Saudita, Ibraim Alesia (foto), disse que isso é a prova do bom relacionamento entre o Reino da Arábia Saudita e o Brasil e que espera que este seja o primeiro de outros grandes negócios com este grupo de muita respeitabilidade e competência. 

É muito bom saber que o Brasil está exportando talentos. Nossos empresários conseguiram conquistar posições privilegiadas e fazer escola lá fora. Este projeto abre um campo de trabalho para os investimentos e negócios entre empresas brasileiras e sauditas como também para os Emirados Árabes, Kwait e Qatar. É o Brasil chegando com categoria e respeitabilidade ao Oriente Médio.

          

Marinho Uhlmann, presidente da Holding Alicerce Business Solution, Mário Araújo Costa, pres. da Maccon Consultória internacional e o Complexo hospitalar. 

 

Brasília na TV

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e conferir o trabalho que o Sindicato da Construção Civil faz na promoção das empresas com responsabilidade ambiental e social.

O presidente Julio Cesar Peres entregou o Troféu “Construir Brasília” para quem respeita o trabalhador e o consumidor. A PaulOOctávio, a Lopes Royal, a Caenge, a Conbral, a Antares, a Real Engenharia, JC Gontijo e a Ipê-Omini  foram destaques pela qualidade, pela sustentabilidade e entrega no prazo.

O presidente Peres ao lado dos vices Luiz Carlos Botelho e Jorge Salomão lançou o Selo de Qualidade na Alimentação. Um passo pioneiro em termos coletivos, pois o sindicato dos trabalhadores aplaudiu a iniciativa.  O Seconci, braço social do Sinduscon, é quem vai fiscalizar as condições de higiene e transporte da alimentação até o canteiro da obra. É o Sinduscon colocando o empresário cada vez mais perto do trabalhador.

Na foto: Carlos Alberto Sardenberg, Julio Cesar Peres e Álvaro Pereira. 

 

Sigma Águas Claras

O Centro Educacional Sigma abre suas portas em Águas Claras, na segunda dia 30 na rua 14 Sul, lote 6, quando começa o ano letivo de todas as  unidades Sigma. Ronaldo Mendes é o diretor pedagógico em Águas Claras.  Em 2012 o Sigma  está mais perto da comunidade levando um ensino de excelência nas cinco unidades. Veja:

Sigma 912 Sul do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio;

Sigma 910 Norte do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio;

Sigma L2, 606 Norte da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;

Sigma Lago Sul da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;

Sigma Águas Claras do primeiro ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Mais informações é só acessar o site www.sigma.g12.br

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 27/01/2012

Hoje tem show de Vanessa da Matta

Depois de se apresentar lindamente no Festival de Verão em Salvador a cantora que nasceu em Alto Garças no Mato Grosso chega a Brasília para cantar hoje no Centro de Convenções Ulyssses Guimarães às 20 horas. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Nacional a partir das 14 horas.

Vanessa vai mostrar as canções do álbum lançado em 2010 e claro as mais tocadas nas rádios por este Brasil afora. Te Amo, O Tal Casal, Bolsa de Grife, Meu Aniversário e Quando Amanhecer vão fazer parte do repertório. O show tem participação da cantora Renata Jambreiro.

Amanhã, também às 20 horas ela vai encantar os moradores de Sobradinho, pois se apresenta no Ginásio de Esportes acompanhada de GOG e Luz do Samba. Um presente do Festival Internacional de Artes.

Vanessa é também compositora e teve canções gravadas por Maria Betânia e Daniela Mercury. E como gosta de samba vai representar Clara Nunes, a dama do samba, no desfile da Portela agora no Carnaval.

 

Governador exige solução para o impasse dos vigilantes

Os vigilantes cruzaram os braços ontem afetando até hospitais e agências bancárias. O GDF teve de convocar policiais civis e militares para fazer a segurança dos Órgãos Públicos. O deputado distrital Chico Vigilante pediu o apoio do governador para a categoria.

O governador Agnelo solicitou que as empresas negociem com os trabalhadores e encontrem uma solução urgente para o impasse que está afetando além dos

Órgãos Públicos, o atendimento à população. Ao dizer que poderá suspender contratos de vigilância mostra que é um líder com autoridade na defesa do cidadão.
Muito certo o governador cobrar solução.

 

Operação Sucata

É incrível como ainda circulam nas ruas do Distrito Federal carros sem as mínimas condições de uso. Pelo estado devem ter mais de 20 anos. E tem também aqueles que não estão nem ai para o meio ambiente que simplesmente jogam carcaças, peças, carros incendiados e batidos em qualquer área pública. Tudo de forma irregular e causando danos não só no meio ambiente como para a saúde, pois eles representam criadouros de mosquitos.

Como o Código de Trânsito Brasileiro não prevê a retirada cabe ao Detran limpar a cidade. E é isso que o órgão está fazendo. Com caminhões, viaturas, guinchos e empilhadeiras, já recolheu 99. Este trabalho do Detran é muito importante pois alguns estavam poluindo a cidade e colaborando para a proliferação dos mosquitos. Um exemplo é o quadradão do Guará na QI 2 onde as carcaças estavam ali há pelo menos 20 anos. Em outros cantos do DF os carros abandonados estavam encobertos pelo matagal e serviam de esconderijo para marginais e consumidores de drogas.

Depois desta operação sucata é bom as administrações regionais limparem e conservarem estas áreas públicas para que estes abusados não venham a utilizá-la novamente.

 

Tudo pronto para a Corrida de Reis amanhã

Se depender do prestígio dos participantes a 42ª Corrida de Reis vai ser um sucesso. O triatleta Leandro Macedo, o corredor Valdenor dos Santos e o piloto brasileiro de Fórmula Indy Vitor Meira estarão entre os 6 mil participantes da competição, que este ano bateu número recorde de inscritos.

Os três estiveram hoje no Palácio do Buriti para receber os kits da corrida das mãos do governador Agnelo Queiroz que disse que será “um espetáculo de saúde e cidadania”. O GDF está montando uma estrutura para que a prova seja a melhor do Centro-Oeste e faça parte do Calendário Nacional de corridas de rua. Inclusive colocou transporte gratuito dos Centros Olímpicos das cidades satélites até o local da prova aqui no Plano e depois da prova.

Para Vitor Meira “a cidade tem se consolidado como um local onde o esporte é bastante praticado pela população, e sempre faço questão de participar”, disse o piloto.

A premiação para os atletas de ponta é bastante atraente: R$ 10 mil para o primeiro lugar; R$ 5 mil para o segundo; R$ 3 mil para o terceiro; R$ 2 mil para o quarto e R$ 1,5 para o quinto colocado tanto masculino quanto feminino. Todos receberão medalhas.

Esta prova é a maior do DF e o percurso é rápido por ser no Eixo Monumental e movimentos todos os setores da cidade. Serão três largadas. A partir das 18h45 de amanhã com saída do Ginásio Nilson Nelson participam da corrida cadeirantes e portadores de necessidades especiais e amadores. Os vencedores receberão R$ 500 para o 1º lugar; R$ 300 para o 2º lugar e R$ 200 para o 3º lugar.

 

 

Foto de Roberto Barroso

  

Arrecadação Federal aumentou 10,1% em 2011

Este recorde se deve ao fato dos brasileiros terem pago uma quantia muito grande de impostos e contribuições no ano passado. Somou R$ 969,907 bilhões. Isto foi o que informou hoje a Receita Federal.

Os bancos e as corretoras foram os líderes com a maior arrecadação. Juntos recolheram aos cofres do governo federal R$ 116,7 bilhões. Depois vem as empresas de comércio atacadista e os fabricantes de veículos. As outras arrecadações significativas estão no comércio varejista, extração de minerais, seguros e previdência complementar.

E por falar em arrecadação as Loterias da Caixa registraram no ano passado a maior arrecadação da história. Foram R$ 9,73 bilhões em apostas. Tendo a Mega-Sena como a grande responsável pelo crescimento nas apostas. Só a Mega da Virada totalizou R$ 549,3 milhões. E em 2012 deve crescer ainda mais pois as apostas podem ser feitas pela internet.

 

Estádio Nacional de Brasília está dentro do prazo

Todas as obras dos estádios para a Copa de 2014 estão sendo acompanhadas de perto pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que hoje visitou o Estádio de Brasília, que vai sediar abertura da Copa das Confederações, acompanhado do governador Agnelo Queiroz.

O ministro disse que o nosso estádio é um orgulho para o Brasil e para Brasília e se surpreendeu com o andamento do trabalho. O governador estava feliz porque as obras já estão na metade e a praça esportiva será entregue dentro do cronograma da FIFA e vai custar R$ 800 milhões. A arena terá capacidade para 70 mil pessoas e caminha para receber o certificado máximo de sustentabilidade, o selo Leed Platinum. Nenhum estádio de futebol do mundo possui este selo. Nós seremos os primeiros.

Para reconhecer o esforço e dedicação de 3 mil operários que estão construindo mais este monumento para a cidade o governador e o ministro informaram que quando o Estádio Nacional ficar pronto haverá um jogo festivo de inauguração entre um time formado de operários e um comandado por Ronaldo, atual presidente do Comitê Organizador da Copa 2014. O governador disse que vai entregar o Estádio no dia 31/12/12, pois sua prioridade é abrir a Copa das Confederações em junho de 2013.

Na segunda feira, o ministro vai visitar o estádio do Corinthians em Itaquera, o local que receberá o jogo de abertura da Copa de 2014. Depois vai a Santos se encontrar com Pelé, o embaixador do governo federal para a Copa do Mundo. Na pauta a divulgação da Copa no exterior.

 

Fotos: Roberto Barroso 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/01/2012

Um colapso no Rio de Janeiro

A tragédia que aconteceu ontem à noite na avenida treze de maio chocou não só o RJ como também o Brasil. O desmoronamento ocorreu por volta das 20h30 e o primeiro prédio a ruir foi um de 20 andares construído em 1940, depois outro de 10 andares construído em 1938 e o terceiro com quatro pavimentos também construído em 1938. Os três ficam em ruínas. O que se viu pela TV e internet foi o desespero de quem passava pelo local

A principal causa do desabamento pode ter sido dano estrutural uma vez que segundo o CREA obras ilegais estavam sendo realizadas em dois andares. Outros acreditam que pode ter sido afundamento do solo devido as fortes chuvas. O RJ, inclusive, tem sofrido devido as enchentes, explosões de gás, balas perdidas e agora desmoronamento.

No meio a todo este colapso é preciso agradecer ao empenho e eficiência dos Bombeiros. Heróis que põe a vida em risco para salvar o semelhante. Assim que ocorreu a tragédia eles estavam lá trabalhando sem parar. Hoje equipes de busca e salvamento continuavam com muito profissionalismo no meio dos escombros, com cães farejadores fazendo as buscas. A Defesa Civil com muito empenho está verificando as estruturas dos prédios vizinhos e garantindo segurança aos moradores. Minha solidariedade ao povo do Rio de Janeiro.

 

 

Sistema de saúde mais ágil e humanizado

O governador Agnelo está no Acre com o secretário de Saúde Rafael Barbosa para conhecer de perto os programas de gestão do governador Tião Viana. É que o Acre tem um dos melhores sistemas de saúde do Brasil conforme constatou o Ministério da Saúde no ano passado.

O governador Agnelo visitou toda a rede hospitalar e verificou o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento. Como médico ficou satisfeito com o que viu e vai aplicar no Distrito Federal a política excelente de saúde que aquele estado implantou. Quer em 2012 descentralizar e harmonizar o sistema de saúde com foco na atenção primária e na Unidade de Pronto Atendimento.

O secretário Rafael Barbosa gostou da política de saúde implantada no Acre e elogiou o Programa de Assistência Oftalmológico. É o GDF buscando subsídios para melhorar a saúde da população.

 

Cheque caução

O cheque é um título de crédito e constitui uma ordem de pagamento à vista. Já o cheque caução é uma garantia de pagamento posterior, exigido principalmente pelos estabelecimentos de saúde. Sabendo desta exigência o Sistema Único de Saúde tem convênio com a rede hospitalar privada para garantir o direito constitucional de acesso à saúde. Quem precisar de atendimento urgente, mesmo sem plano de saúde, pode recorrer a rede privada para exercer este direito. E ninguém pode se recusar a prestar socorro pela falta de cheque ou dinheiro.

A maioria dos consumidores paga caro pelo Plano de Saúde pois acredita que quando precisar terá toda a assistência. Ninguém espera ouvir, em um pronto socorro, que o Plano não cobre aquele atendimento e tratamento. Como a doença não marca hora para chegar, a pessoa tem de procurar atendimento mais rápido possível e quando chega ao hospital, em vez de ser atendida imediatamente, passa por constrangimento e aborrecimento porque esqueceu de levar o cheque. Este conflito de interesse produz desgaste, angustia e aflição. Tudo deveria ocorrer com base no respeito e na confiança, pois o momento é de extrema fragilidade emocional e não pode esperar por procedimento burocrático. A demora poderá representar perdas irreparáveis para o paciente.

Há estabelecimentos particulares que dizem que não podem fazer as vezes de Estado, prestando serviços de assistência médica gratuitamente. É inadmissível que doentes sejam submetidos a tamanho constrangimento. A recusa pelo atendimento coloca em risco a vida de quem necessita de amparo. E infelizmente isto aconteceu com o Secretário de Recursos Humanos da Presidência da República Duvanier Paiva que veio a óbito. Onde fica a consciência de quem se recusa a atender um caso grave?

 

 Vigilância Constante

O Aedes aegypti é tão poderoso que mesmo com ciclo de vida de 45 dias põe cerca de 1,5 mil ovos. Em função disso a Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde está atraindo as fêmeas com potes plásticos de cor preta com um líquido de cheiro forte para que elas depositem seus ovos ali. Nós também precisamos contribuir não colocando lixo e entulho nas vias públicas, retirando a água dos pneus e garrafas plásticas e nem deixando as canaletas entupidas para não acumularem água da chuva.

Em se tratando de Aedes aegypti todo cuidado é pouco pois algumas regiões apresentam índice acima de 3,9 o que significa alto risco de surto como a Asa Sul, Guará I e II, Lago Sul e Park Way. Na UnB a situação também é delicada. Em muitos lugares tem mosquitos o tempo todo. E como os freqüentadores da Universidade não sabem se é da dengue estão preocupados. Todas as regiões do DF têm focos com larvas dos mosquitos mesmo com índice baixo é bom ficar atento.

  

Flamengo perde e se complica

O time carioca foi a campo ontem, na Bolívia, em busca da classificação oficial para a Libertadores da América. A equipe teve de enfrentar os 4000 metros de altitude e deixar de lado os problemas de vestiário que envolvem, principalmente, Ronaldinho e o técnico Luxemburgo. Logo no mesmo dia em que o Flamengo anunciou a contratação do jogador Vagner Love, o time teve de se conformar com a primeira derrota da temporada. O jogo contra o Real Potosí começou bem para os brasileiros. Aos 29 minutos do 1º tempo, em bela jogada de Léo Moura, saiu o gol do Luiz Antonio. Porém, com dois gols de cabeça, Centurion e Brittes viraram a partida e garantiram a vitória para os bolivianos. A partida de volta, válida pela pré-Libertadores, será na próxima quarta, às 21h50, no estádio Engenhão.  

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/01/2012

Lula prestigia posse de novos ministros

Foi muito concorrida a posse de Aloizio Mercadante, na Educação e Marco Antônio Raupp na Ciência, Tecnologia e Inovação. As dependências do Salão Nobre estavam lotadas. Na plateia ministros, parlamentares, governadores, reitores de universidades e cientistas. 

Entrando pela rampa interna o ex-presidente Lula, de chapéu preto, sorridente arrancou aplausos da seleta platéia. Foi recebido com muito carinho pela presidenta Dilma e pelo seu amigo, o ministro Fernando Haddad.

 

Ao entregar o cargo, Fernando Haddad, que é professor universitário, emocionou-se e agradeceu a confiança e o apoio incondicional que recebeu de Lula, pois ficou 6 anos frente ao Ministério da Educação, onde promoveu significativas mudanças, e da presidenta Dilma uma grande gestora pública. Haddad só deixa o ministério porque vai concorrer à prefeitura de São Paulo pelo PT tendo como padrinho o ex-presidente Lula.

Na primeira fila, prestigiando os amigos Haddad, Mercadante e Raupp, estava o governador do DF Agnelo Queiroz que recebeu as atenções de Lula e do colega de Goiás Marconi Perilo.

Boa sorte aos novos ministros e muita sabedoria para gerir as duas importantes pastas e para Haddad muita luz na nova jornada.

 

Elizabeth Dutra recebe homenagem em Brasília

Elizabeth Dutra é empresária no segmento de empreendimentos imobiliários no setor hoteleiro de Barueri, região metropolitana de São Paulo. Ela  está em Brasília para um jantar em sua homenagem na residência da advogada Maria Helena Pril, no Lago Sul, hoje às 19 horas. No cardápio, a conjuntura política 2012, pois ela é pré-candidata do PT à prefeitura de Barueri.

Elizabeth é empresária desde os 20 anos e durante este tempo tem exercido com alegria a sua responsabilidade social. Devido a sua especialidade em gestão, tornou-se sócia da Holding de Negócios Alicerce Bussines Solutions que fomenta negócios entre o Oriente Médio e o Brasil. O excelente trabalho empresarial transformou-a em uma líder da região e de forma natural tornou-se pastora evangélica em Alphaville, onde há 10 anos abre caminhos para a tranquilidade das futuras gerações. 

Barueri tem mais de 240 mil habitantes e um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica e tem, dentre tantas atrações, o Museu da Bíblia, o primeiro do Brasil neste segmento. A cidade é a 8ª mais rica do país com um PIB altíssimo, pois abriga Alphaville, o bairro mais famoso do Brasil e um dos maiores pólos comerciais e industriais. 


Caminhar garante mais disposição e saúde

A caminhada é um exercício capaz de garantir grandes benefícios e não custa nada. Estudos comprovam que é eficiente para ganhar disposição. Pesquisadores da Universidade de Sam Diego garantem que cem passos por dia são suficientes para fortalecer o sistema cardiovascular (coração e pulmão) e espantar o mau colesterol. E mais: acaba com a gordura abdominal.  Duas horas e meia por semana e uma dieta pouco calórica reduz 2,5 cm em 4 semanas. É o que garantem pesquisadores da Louisiana State University.

Os cientistas alertam que para colher os resultados não se pode caminhar de qualquer jeito. É preciso que a atividade seja freqüente, pelo menos 30 minutos por dia. Tempo também recomendado pelo Organização Mundial de Saúde. Quem não puder caminhar todos os dias deve fazer, pelo menos, 3 vezes por semana.

Os especialistas dizem que é preciso ritmo, passo médio e olhar para o horizonte. Os braços devem ficar paralelos ao corpo semiflexionados, o abdômen deve ficar o tempo todo contraído para manter a coluna reta, o calcanhar deve ser o primeiro a tocar o solo depois vem a planta do pé. A roupa e o tênis têm de ser confortável e depois de 20 minutos é preciso tomar água. 

 

O universo das massas

Todos nós temos pelo menos um tipo de macarrão em casa, pois é de fácil preparo e agrada a todos os paladares e até porque quando vamos ao supermercado somos tentados pela infinidade de tipos, cores, formatos, feitos de farinha de trigo, trigo especial o integral. 

Quando vemos as massas longas, curtas ou especiais que dão água na boca só de olhar logo pensamos no molho ideal para cada tipo pois é ele que garante o sucesso do prato. Eu aprecio muito as massas pois tenho descendência italiana e aprendi com minha mãe muitos molhos.

A dica é: Talharim fica bom com molho tipo bolonhesa, mais concentrado; parafuso, gravatinha ou concha podem ser usados como salada ou com molho de carne com vegetais que fica ótimo; espaguete fica gostoso com alho e óleo, shoyu com vegetais ou bolonhesa que envolvem bem os fios longos; ravióli, fettucine e capeletti ficam saborosos com molho branco, de quatro queijos, pesto ou rose. O ideal é cozinhar o macarrão AL dente pois ao colocar o molho ele apura mais. Um pacote de macarrão serve bem 5 pessoas.

A origem do macarrão é disputada por muitas culturas. Uns dizem que Marco Polo, que viajou por 17 anos pela China teria levado a mistura de farinha com água para a Itália. Os árabes dizem que foram eles que levaram a idéia para a Sicília no século IX. Também se atribue a invenção da massa aos romanos. A verdade é que a partir do século XIII os italianos se tornaram os maiores difusores do macarrão no mundo e também os maiores consumidores. Eles criaram centenas de variedades que caíram no gosto popular.

 

Corinthians campeão

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, encerrou hoje. A final foi entre as equipes Fluminense e Corinthians, às 10 horas. Na comemoração dos 458 anos da cidade de São Paulo, o Timão sagrou-se vencedor pela 8ª vez, para a alegria dos 37 mil presentes no estádio Pacaembu. O resultado veio de virada, no placar de 2 x 1. Parabéns aos jovens campeões e a direção pelo trabalho árduo que trouxe a nação corinthiana os recentes títulos profissionais da Copa do Brasil de 2009 e do Brasileirão de 2011. Veja abaixo os gols da final da Copinha. (Por Gilbert Di Angellis)

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/01/2012

Aperfeiçoamento Intelectual e Laboral

O comandante do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Gilberto Lopes, tem servido de exemplo para os novos integrantes da Corporação. Ele foi recruta, praça, sentinela de segurança, cabo, sargento e oficial, passou por todos os postos até atingir o cargo máximo. Durante a formatura do efetivo, disse para os comandados que “nós nunca devemos deixar de buscar os nossos objetivos. É preciso vencer as dificuldades sejam de trabalho, sejam financeiras”. Assegurou que vai valorizar o capital humano e motivar o aperfeiçoamento intelectual e laboral.

O Corpo de Bombeiros tem 5,2 heróis com desejo de servir e salvar vidas. Tem excelente condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com as situações mais diversas. Preparados para prevenção, busca e salvamento e combate e extinção de incêndio. Realizam procedimentos de segurança no local do acidente e socorrem vítimas nos mais diversos tipos de resgate, verificam condições de segurança e estão sempre a postos em qualquer situação seja em um nascimento seja no momento de dor.

Como muitos militares estão se aposentando, o Governador Agnelo determinou que fosse preenchido o vácuo e 333 novos bombeiros já estão na Academia para processo de aperfeiçoamento. A Corporação tem ainda um cadastro pra os próximos dois anos. (Crédito da foto: Mary Leal)

 

Burocracia e excesso de impostos travam o crescimento

A credibilidade da presidenta Dilma, a redução das taxas de juros e a desoneração fiscal estão fazendo com que os empresários recuperem confiança na economia brasileira. Este é o resultado de pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria. Se depender da presidenta esta confiança vai continuar, pois ela está empenhada em fazer com que a economia cresça gerando mais empregos e renda. Exemplo disso está no aumento do salário mínimo, a adoção de novas isenções fiscais e a concessão de créditos às empresas. Isto está colaborando para aumentar a atividade econômica no país.

Para que tudo continue bem é preciso reduzir a carga tributária, que é um freio para a economia, onde o excesso de impostos, a quantidade de exigências fazem com que muitos continuem na informalidade. Outro entrave do crescimento é a burocracia que atrapalha a vida de quem quer produzir. As formalidades exageradas fazem com que nada avance dificultando a vida daqueles que trabalham honestamente. Um exemplo claro acontece na abertura ou no fechamento de empresas. Tem gente que faz memorando de memorando só para mostrar que tem poder decisório. Quem comanda prefere dificultar do que facilitar, exigir do que fazer. E ai tudo fica emperrado. No Legislativo essa burocracia se manifesta no excesso das leis.

 

A cultura está efervescente e de graça

Hoje no CCBB tem a mostra Retrospectiva de Lars Von Trier do cinema dinamarquês com sessão para convidados que vão conferir “Elemento de um crime”. Amanhã o público tem à sua disposição sessões às 16h30, 18h30 e 20h30. Esta mostra fica em cartaz até 5 de fevereiro. No Teatro Nacional tem “Shakespeare” com entrada franca e os ingressos podem ser retirados à partir das 14 horas na bilheteria do teatro.

O Festival Internacional de Arte de Brasília está brindando a comunidade com muitas opções de música, teatro e cinema em diversos locais do Plano Piloto e regiões administrativas. O público além de se divertir tem contato com estrelas da música brasileira e pode fazer uma reflexão sobre a diversidade cultural e os valores artísticos da cidade.

Amanhã tem show do rapper brasiliense GOG e da paulista Tulipa Ruiz no Teatro Nacional às 20 horas. No dia 26, o show de Marafreboi e da pernambucana Lia de Itamaracá na Sala Villa-Lobos. 

 

Estresse Psicológico

Cada pessoa tem seu limite e quando é extrapolado o corpo reage. Especialistas dizem que a vida seria morna sem as agitações do cotidiano que elas servem para despertar o espírito competitivo. Só que este cotidiano está a exigir mais e mais das pessoas. Viver é transpor cada vez mais os limites. As cobranças aumentam de acordo com as responsabilidades fazendo com que muitos vivam só para trabalhar. 

Todos estes desafios a serem vencidos causam angústia e ansiedade. Depois vem a pressão para fazer tudo dentro do prazo e bem feito. E com ela ocorre queda na produtividade e um mal estar físico. Sintomas de exaustão.

Isto é tão preocupante que no final do século 19 o cientista Louis Pasteur demonstrou a ligação do estresse com o enfraquecimento do sistema imunológico. Ele observou galinhas expostas a condições estressantes e percebeu os males que isto causa nas pessoas. A partir daí o estresse foi considerado um fator de risco. Segundo a Organização Mundial de Saúde o estresse afeta 90% da população mundial.

Por isso é importante ao primeiro alerta do corpo verificar o que está causando problemas. O corpo reage para se defender e se proteger dos fatores externos. Cada pessoa reage de um jeito, uns choram sem motivo, outros riem de qualquer coisa, outros se isolam e perdem o gosto pelas coisas. A verdade é que ninguém fica livre do estresse. Ele afeta primeiro o físico e depois o intelectual.

 

Em área de preservação ninguém pode causar danos

Para preservar os recursos hídricos, a estabilidade geológica, a biodiversidade, a proteção da flora e da fauna foram instituídas Áreas de Preservação Permanente. E estas áreas são protegidas por lei pela delicadeza e pelo valor que tem para a população. 

Área de Preservação Permanente é a área, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar da população.

 Segundo o Ministério Público, uma área de Preservação Permanente, em Porto Alegre sofreu danos em 2009 devido à construção de um trapiche de 142 metros, de uma plataforma para pesca dentro de um lago e a canalização de um córrego. Sabe quem fez isso? Ninguém menos que o jogador Ronaldinho Gaúcho do Flamengo.

O juiz Mauro Caum Gonçalves determinou a demolição da plataforma e da canalização do córrego em até 30 dias. A multa pelo descumprimento da determinação é de 10 mil reais por dia. Em Porto Alegre a lei é aplicada para todos. Quem cometeu danos ambientais tem de reparar independentemente da posição social que ocupa. Proteger e preservar a natureza é obrigação de todos. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 23/01/2012

O casamento de Daniel Filho com Olivia

Foi no sábado que o ator Daniel Filho, o Salomão Ayala da novela O Astro e diretor da TV Globo, casou com a cantora Olivia Byington em cerimônia Budista. Eles moravam juntos há 3 anos e a troca das alianças foi na Gávea, na casa da cantora. O casal estava muito feliz e recebeu atrizes, atores, cantores, amigos e familiares em uma festa íntima e fora dos flashes.

Olivia nasceu no Rio de Janeiro e aos 6 anos já tocava piano, aos 8 violão e aos 12 violoncelo. Começou a carreira musical na década de setenta na banda de rock “Antena Coletiva”. Em 1978 lança seu primeiro disco solo “Corra o risco”. Olivia é refinada e tem grande expressão vocal é também compositora com canções ricas e melodias originais. Ela viaja do popular ao erudito. E no dia do seu casamento ela surpreendeu o marido e convidados com uma linda canção. Quem sabe faz ao vivo. Olivia é um show.

Crédito da foto: Revista Quem

 

Desânimo para dietas

Para quem está com uns quilinhos a mais e tem preguiça de preparar alimentos saudáveis, é bom lembrar que a saúde tem de ser prioridade sempre. É ela que nos mantém em pé para seguirmos com nossa jornada.

Vamos deixar a preguiça de lado, não desistir do objetivo e fazer durante o dia pequenas refeições. O ideal é trocar o bolo por uma fruta, a batata frita por legumes e verduras e a picanha por um salmão. Toda comida para ser saudável tem de ter verduras frescas e sem agrotóxicos, frutas e legumes, grãos e cereais integrais. Mesmo que a gente não goste é preciso mudar os hábitos alimentares, pois a boa saúde e a melhor qualidade de vida são os principais objetivos a serem alcançados.

A ansiedade, o nervosismo, a briga com namorado, pressão no trabalho e problemas em casa , normalmente são compensados com comida. Quem exagera nestes casos precisa ter consciência que a comida não pode ser válvula de escape, isto prejudica o corpo e a mente. É preciso se manter firme e forte diante de qualquer situação. A determinação faz toda a diferença.

 

Suco para regular as funções orgânicas

 

Eu fiz e repasso. A receita é do médico Márcio Bomtempo. Bater no liquidificador uma cenoura, uma maçã com casca, dois talos de salsão , ramos de hortelã, sumo de um limão e meio copo de água mineral. O ideal é tomar sem coar e sem adoçar. Você pode substituir a cenoura por beterraba e o salsão por couve. Esta é uma bebida diferente e saudável

Outro suco que trata a pele ,olhos e cabelo e ainda é gostoso e fácil de fazer. Bata meia manga descascada, uma cenoura, folhas de hortelã, sumo de um limão. Tome imediatamente. O suco deve ser tomando antes das refeições e pode substituir um lanche. É uma alternativa saudável para repor as energias.

 

Operação tapa-buracos

A chuva deu uma trégua e com isso a Novacap pode intensificar o trabalho para tapar os buracos em vários locais do Distrito Federal. O presidente da Novacap, Juvenal Batista do Amaral, acompanhou toda a operação, que contou com cerca de 400 homens e muitas máquinas.

Além de consertar as vias a Novacap está desobstruindo as bocas de lobo e fazendo a manutenção das áreas verdes em todas as cidades do Distrito Federal. No sábado o trabalho começou às 8 horas e foi até às 17h, e no domingo os funcionários da Companhia ficaram até às 14 horas. O GDF sabe dos transtornos que a chuva causa e por isso não mede esforços para amenizar os problemas.

 

Brasília perde Stella Rodopoulos

É com pesar que registro o falecimento da escritora Stella Rodopoulos. A ilustre pioneira faleceu hoje na residência de uma das filhas e partiu com serenidade. Uma mulher digna, exemplo de respeito, amizade e sabedoria. Stella nasceu no Rio de Janeiro em 1930. Seus pais vieram da Grécia em 1928. Depois de  casar-se em São Paulo ela veio para Brasília em 1960, onde teve seus 4 filhos e ajudou a construir a nossa cidade.

Entre a criação dos filhos e o trabalho com o marido na empresa de construção civil ela encontrava tempo para deixar aflorar o talento cultural. Tudo era motivo para descrever o amor e demonstrar o seu apreço pelas pessoas, pela cidade e pelas pequenas coisas.

Tornou-se uma personalidade da literatura. Seus livros infantis lhe renderam destaque internacional e aqui no Brasil serviu de parâmetro para um futuro com mais dignidade pois ela  era uma alma boa e solidária com as causas sociais. Sua morte deixará uma lacuna na literatura infantil e no mundo das letras.

Minha solidariedade aos filhos, netos, genros e noras. Espero que Deus dê força para suportar tamanha perda. Que os espíritos de Luz preparem para Stella o descanso eterno.

 

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Página 219 de 234
RocketTheme Joomla Templates