Coluna da Bernadete Alves - dia 04/06/2012

Oftalmed – Hospital da Visão

Com o objetivo de proporcionar aos pacientes um tratamento humanitário e de qualidade foi criada em 1993 a Oftalmed no Centro Executivo Sabin na 714/ 914 Sul. Dezenove anos depois os oftalmologistas Sérgio Saraiva, Sebastião Ferreira e Celso Boianovsky, inauguram a terceira unidade no 3º andar do hospital Santa Marta, em Taguatinga. Sobre esta novidade eu conversei com o Dr. Celso, um dos diretores do Hospital da Visão.

 

 

Tricampeões do NBB recebem o carinho dos brasilienses e do GDF

Os craques do basquete, foram ovacionados pelos fãs ao chegarem ontem no ginásio da Asceb na 904 Sul. Depois percorreram, no caminhão do Corpo de Bombeiros, o Parque da Cidade, o Eixo Monumental e retornaram até a Asceb. Lá os fãs tiraram fotos com os jogadores e com o Troféu. Os brasilienses demonstraram o quanto estão agradecidos por este tricampeonato.

Os jogadores do UniCEUB/BRB desde que chegaram no aeroporto no sábado e outros no domingo tiveram uma recepção calorosa e retribuíram à altura o carinho dos fãs pois tiraram fotos e distribuíram autógrafos. O cestinha Giovannoni contou como fez os 26 pontos assim como Arthur 16 pontos, Alex fez 15 e Nezinho 13.

Hoje pela manhã o GDF recebeu com festa os tricampeões. O governador Agnelo Queiroz, ao lado da primeira-dama, Dra. Ilza e do secretário de Esporte, Célio Renê, saudou os atletas, a comissão técnica e os patrocinadores UniCEUB e BRB. “A vitória representa o sucesso, o talento e a força do time de vocês. Agradeço por levarem o nome de Brasília a todo o Brasil. As conquistas de vocês estimulam a prática do esporte, que é muito importante na formação de nossos jovens. Vamos continuar contribuindo para a revelação de novos talentos e o desenvolvimento do basquete em todo o país”, disse Agnelo.

O secretário de Esporte Célio Renê agradeceu os tricampeões e os patrocinadores. “Devemos a vocês o fato de Brasília ser a capital do basquete”. O técnico José Vidal disse que a equipe está forte e madura e consegue visualizar cada dificuldade na quadra e superá-la.

O governador ganhou de Guilherme Gionannoni, eleito o melhor do campeonato, uma camiseta oficial do time autografada por toda a equipe. Presentes na solenidade o presidente do BRB, Jacques Pena e o diretor do UniCEUB, João Herculino Souza Filho, patrocinadores do time. Vitoriosos por apoiar o basquete de Brasília. (Fotos: Pedro Ventura)

 

Escritora brasiliense participa da feira do livro de NY-EUA

A advogada e escritora Clotilde Chaparro Rocha festejou seu aniversário, ontem de uma forma especial. Ela está em Nova York para lançar os livros Duzinda e Pesadelos, Sonhos e Contos, na Feira Internacional de Nova York. Um orgulho para Brasília e para o Brasil devido a qualificação de Clotilde. Uma escritora exemplar, talentosa e que ultrapassa fronteiras.

Clotilde será a única brasileira a participar da feira e por isso seu livro receberá o nome de Nightmares, Dreams and Teles. A escritora será recebida pelo embaixador do Brasil nos EUA, Luiz Felipe de Seixas Corrêa.

Clotilde é paulista mas está em Brasília desde 1980 quando veio para o Ministério do Trabalho como auditora fiscal. Aposentada dedica-se a advocacia e a literatura. Um orgulho para a cidade que a acolheu.

 

Rei da Espanha em Brasília

A presidenta Dilma recebeu hoje o rei da Espanha, Juan Carlos I, no Palácio do Planalto ao lado de seus ministros. Esta é a primeira viagem que o rei faz ao exterior após acidente durante caça na África. Com tem que andar apoiado em Bengala não subiu a rampa do Palácio do Planalto, como acontece com as visitas de chefes de estado.

O rei da Espanha disse à presidenta Dilma que os brasileiros são “bem-vindos” ao país e que as autoridades locais estão trabalhando para facilitar a entrada dos turistas. Depois do encontro a presidenta ofereceu almoço no Itamaraty para Juan Carlos, comitiva e autoridades brasileiras.

No discurso a presidenta afirmou que o Brasil e a Espanha mantém “espírito de entendimento e de admiração mútuos e que os dois países estão atentos aos problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha”. O rei destacou a amizade entre Espanha e Brasil e os laços históricos e culturais. Também disse que as empresas espanholas estão dispostas a conceder estágios para estudantes brasileiros.

Depois deste encontro Espanha e Brasil vão negociar as exigências para entrada de brasileiros em território espanhol. Esta atitude é a correta porque a Espanha não pode perder os maiores turistas do seu país.

 

Pluralidade e Competitividade na TV por Assinatura

Isto é o que vai acontecer com a programação da TV paga no Brasil de acordo com a Lei 12.485/2011. As regras que regulamentam a Lei da TV Paga estão publicadas no Diário Oficial da União. Esta lei vai transformar o mercado, pois é marco para novas oportunidades. Com isso o número de assinantes que é de cerca de 13 milhões deve dobrar nos próximos 5 anos.

De acordo com o presidente da Agência Nacional do Cinema, Manoel Rangel, “todos os canais de séries, filmes, documentários e animação deverão carregar conteúdo brasileiro. Isto terá um grande impacto na produção audiovisual porque forja uma demanda real pela produção independente”. O presidente da Ancine também disse, durante o Fórum Brasil de Televisão, em São Paulo que em função disso novas linhas de financiamento devem ser disponibilizadas no segundo semestre para capacitar produtoras independentes.

A partir de 1º a 12 de setembro os canais deverão veicular uma hora e dez minutos semanais de conteúdo nacional. Do dia 12 sobe para duas horas e 20 minutos semanais e deverá subir gradativamente até chegar a três horas e 30 minutos semanais em horário nobre, das 18 às 24 horas. Como vai ser necessário produzir novos conteúdos, a Ancine, com certeza vai se dedicar ao aprimoramento de profissionais criadores de novos formatos e roteiristas. Com isto é mais empregos à disposição. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/06/2012

Brasília na TV domingo às 12h30

Convido você para assistir o programa Brasília na TV amanhã às 12h30 e acompanhar o amistoso entre a diretoria do Sinduscon e a diretoria da Fibra, no Arena Futebol Clube. A Fibra teve como reforço ex-atletas da seleção brasileira como Paulo Isidoro e Ricardo Cruz e o Sinduscon jogou com o centroavante Maurício de Oliveira, o Maurício 1989 e o goleiro do Fluminense, Paulo Victor.

Os presidentes da Fibra, Antonio Rocha e do Sinduscon Julio Peres mostraram preparo físico e garra, assim como os demais empresários da construção. Após o jogo os “craques da bola” curtiram show do Grupo Candangueiro na varanda do Arena.

 

Na esquerda: Paulo Victor, Julio Peres, Paulo Isidoro, Antonio Rocha, Maurício de Oliveira e Ricardo Cruz. Na direita: Sebastião Ferreira, Celso Boianovsky, Ronaldo Simeão, diretor do Hospital Santa Marta e Sergio Saraiva. 

Vamos mostrar, também, a terceira unidade da Oftalmed – Hospital da Visão, que fica no 3º andar do Hospital Santa Marta, em Taguatinga. Eu converso com um dos diretores, Dr. Celso Boianovski. Ele também fala da preocupação da Oftalmed com a 3ª idade, as doenças após os 50 anos e as novidades da medicina. Isso e muito mais na TV Brasília/Rede TV. Eu espero você.

 

Uniceub/BRB é tricampeão do NBB

Os garotos de ouro do Uniceub/BRB entram para a história como o melhor time de basquete do Brasil ao vencer o São José, hoje por 78 X 62, em São Paulo. Os nossos craques comandaram o jogo o tempo inteiro com qualidade, experiência e tradição. O Uniceub atuou com calma, clareza e profissionalismo.

Guilherme Giovannoni estava mais iluminado, no dia do seu aniversário deu de presente para si e para Brasília esta importante vitória. E num gesto de grandeza, mesmo tendo feito 26 pontos, dedicou a vitória aos colegas do time.

Foram 251 jogos até chegar ao tricampeonato. O time de Brasília teve duas vitórias contra o Flamengo e uma contra Franca. O treinador José Vidal teve papel fundamental no tri, não só pelo trabalho técnico mais principalmente pelo apoio emocional. A tranqüilidade e a confiança em si faz acertar mais.

O Uniceub é o grande vitorioso por apostar financeiramente nos talentosos Giovannoni, Arthur, Alex, Nezinho, Murilo, Fulvio, Alírio, Fábio, Márcio Cipriano e Lucas. Uma universidade top apoiando um time de vencedores.

 

Festas Juninas por toda parte

Neste mês de junho acontece as celebrações de festas religiosas, tipicas de junho e julho, nos quatro cantos do Brasil. É o mês de homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro. Além de alegrar o povo estas festas geram emprego e renda principalmente para as igrejas, escolas e clubes que montam barracas, brincadeiras e fazem bazar.

Canjica, pamonha, arroz doce, pipoca, quentão, bolos, cocadas são algumas das delícias que podem ser apreciadas durante a festa. Além das comidas típicas tem danças, pescaria, brincadeiras e muita música. É uma festa para toda família.

A programação é intensa hoje tem festa na Paróquia Bom Jesus na 601 Sul às 19h30; às 20 horas na Igreja de Guadalupe, na EQS 311/312; Na paróquia N. S. de Fátima em Taguatinga hoje e amanhã com missa sertaneja e barraquinhas à partir das 19 horas; Capela N. S. de Lourdes hoje e manhã na QE 40 no Guará II; Paróquia São Judas Tadeu na 908 Sul às 19 horas e a Festa de São João da Asbac às 19 horas. E no dia 06 tem a Festa de São João 2012 na área externa do Ginásio Nilson Nelson, imperdível.

 

Construmeta e Senai são os campeões da 10ª Copa Sinduscon

A 10ª edição da Copa Sinduscon de Futebol Socity encerrou hoje com muito êxito. O Arena Futebol Clube estava lotado de familiares, amigos, dirigentes e empresários das oito equipes que disputaram a final. A construmeta, num jogo nervoso e disputadíssimo, venceu a Entherm, na categoria empresa. O time da Entherm Engenharia disputou a copa pela primeira vez e surpreendeu pela categoria parecia até um time de jogadores profissionais. Disputaram cada lance onde qualquer um dos dois times poderia ser o campeão, devido a garra e o preparo dos jogadores. O Senai ganhou do Crea na categoria entidade. Na disputa pelo 3º lugar, o time da Conbral venceu o time da Soltec Engenharia, que foi o campeão da 9ª Copa Sinduscon em 2011 e o Sesi ganhou do time do Sinduscon nos pênaltis.

Enquanto os jogos aconteciam as crianças se divertiam no pula-pula e no escorregador e os adultos curtiam música e torciam para seus times. A entrega das medalhas e dos troféus foi prestigiada pelo deputado federal Luiz Pitman; pelo administrador de Taguatinga, Carlos Jales; pelo vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília, Raimundo Salvador Braz ; pelo presidente do Crea, Flávio de Souza; pela diretoria do Sinduscon e familiares dos jogadores.

Após a entrega dos prêmios, os jogadores e convidados curtiram show da cantora Fyama e seu conjunto. Parabéns ao presidente do Sinduscon, Julio Peres, pela valorização dos trabalhadores da construção civil e ao Mário França, presidente do Comitê da Copa pela excelente organização. A equipe do Sinduscon é dez pelo profissionalismo, dedicação e respeitabilidade.

1º lugar empresa Construmeta, 2º lugar empresa Entherm Engenharia e 3º lugar empresa Conbral.

1º lugar entidade Senai, 2º lugar entidade Crea e 3º lugar entidade Sesi. 

 

Claudio Ferreira lança “Cerrado em Close”

O jornalista Claudio Ferreira, um estudioso e dedicado cronista e pesquisador do cotidiano de Brasília, depois de três anos entre pesquisa, redação e edição, lança em livro histórias dos primeiros anos da TV em Brasília. E eu tenho a honra de fazer parte, dentre tantas personalidades, do registro desta história. O lançamento vai ser no dia 15 deste mês na CLN 116, Espaço Cultural Alexandre Innecco, a partir das 19h30.

Conheci Claudio Ferreira em 1986 quando ele trabalhava no Jornal de Brasília, com a saudosa Célia Câmara, com quem eu tive o privilégio também de trabalhar. Depois quando apresentei o programa Fala Brasília na Rádio Nacional encontrei o Claúdio que trabalhava também lá em 1988.

Duas coincidências muito agradáveis. Depois ele foi para o Correio Braziliense chegando a editor de cultura quando colaborou muito com o meu programa de televisão diário na TV Nacional. Passou pela grande imprensa de Brasília quando a partir de 2004 foi para a TV Câmara, como apresentador e coordenador de programação.

Mesmo com toda essa bagagem Claudio continua simples e acessível. Foi uma surpresa muito grande quando recebi o convite para o lançamento do seu livro e maior ainda em ser personagem da história. E com certeza estarei lá para registrar o lançamento de mais este trabalho de um brilhante jornalista no programa Brasília na TV. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 01/06/2012

Encerramento da 10ª Copa Sinduscon

Amanhã a partir das 8h30, no Arena Futebol Clube, o público vai acompanhar a disputa do terceiro lugar das entidades entre o time do Sinduscon e do Sesi e o terceiro lugar das empresas entre a Conbral e a Soltec Engenharia, que no ano passado foi a campeã da 9ª Copa Sinduscon de Futebol Society.

Depois os convidados vão acompanhar a partida entre o Senai e o Crea-DF que disputam o primeiro lugar das entidades e a disputadíssima partida entre a Construmeta e a Enthern Engenharia para o 1º lugar. Após as disputas o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres comanda a cerimônia de encerramento da 10ª Copa, o maior campeonato de futebol da construção civil do Centro-Oeste.

O presidente do Comitê da Copa Mário Vieira França, ao lado de diversas autoridades fará a entrega de medalhas para todos os jogadores, troféus para os três primeiros colocados nas categorias, Empresa e Entidade e destaque para o artilheiro e melhor goleiro da Copa.

Depois do sorteio de prêmios para os participantes da Copa os convidados e vencedores do campeonato vão confraternizar nas varandas do Arena Futebol Clube ao som de Fyana e sua banda. Estarei lá para registrar tudo e exibir no programa Brasília na TV. (Fotos de Erivelton Viana). 

 

Construmeta X Entherm Engenharia -  disputam 1º lugar Empresa 

 

Senai X Crea -  disputam o 1º lugar Entidade

  

Conbral X Soltec - disputam o 3º lugar Empresa

  

Sinduscon X Sesi - disputam 3º lugar Entidade  

 

Sigma leva o mundo para dentro da escola

Quem estuda no Sigma é estimulado a desenvolver suas potencialidades porque o Sigma prepara para o mercado de trabalho, para a responsabilidade social e para a família.

Durante três dias os alunos do Centro Educacional Sigma participaram  de simulações de organismos internacionais como a ONU, Organização Mundial da Saúde e a Organização Mundial do Comércio, e também dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Discutiram questões relacionadas às políticas internacionais, preservação do planeta, cidadania e direitos humanos.

Na abertura do Sigma Mundi 2012 a presença do professor doutor de Relações Internacionais, Ironilde Bueno, que falou  da  importância da escola em promover debates sobre os temas atuais e de despertar nos alunos a responsabilidade pela sustentabilidade do planeta. Disse que todos os jovens tem de ter um olhar atento para questões importantes na área de saúde, direitos humanos, tecnologia, economia e segurança internacional.

Os alunos do Sigma mostram que são agentes de mudança para um futuro com mais esperança. As apresentações musicais mostraram o apoio do Sigma aos talentos artísticos e culturais. 

 

Na esquerda: Emiliano Amorim, a diretora pedagógica Marli Pinheiro e os professores Ronaldo Mendes e Paulo Macedo. Na direita: Professor Doutor Ironilde Bueno. 

 

   

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 31/05/2012

Catedral de Brasília: a jóia da arquitetura brasileira

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é obra do gênio Oscar Niemeyer que em 12 de setembro de 1958 lançou a pedra fundamental e devido a complexidade da obra com concreto armado aparente, curvas harmoniosas, formas arrojadas, ousadia estrutural, foi inaugurada em 31 de maio de 1970 e naquela época os vidros externos eram transparentes. A Catedral passou por modificações ao longo do tempo, mas a simbologia e a beleza continuam.

 

Para comemorar os 42 anos de fé, Dom Sérgio da Rocha celebra missa de ação de graças hoje às 20 horas. Na ocasião será lançado um guia de 28 páginas contando a história da Catedral e das estruturas, obras de arte e da simbologia das imagens.

A Catedral reina absoluta na Esplanada dos Ministérios. Na entrada a imponência das 4 esculturas de bronze, com três metros de altura dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, feitas por Alfredo Ceschiatti. O prédio tem 16 colunas de concreto curvadas, representando mãos em posição de oração. Para dar mais beleza foi completada com vitrais coloridos de Marianne Peretti, painel de Athos Bulcão e pinturas de Di Cavalcanti. A fé é representada pelos três anjos sustentados por cabos de aço.

A Catedral é um dos templos mais visitados em Brasília não só pela beleza arquitetônica mas pela simbologia.

 

GDF semeia a consciência ambiental

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Superintendência de Educação e Lazer –SUEL, realizará no Zoológico de Brasília, na próxima terça o plantio de 80 espécies de árvores típicas do cerrado.

As mudas serão plantadas por estudantes, jovens e crianças e pelos visitantes que estiverem lá às 15 horas. A atividade é devido a parceria com a equipe de Comunicação e Autodesenvolvimento do Banco do Brasil com a direção do Zoo.

A ação além de contribuir para reflorestar o espaço vai contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda semear a consciência ambiental. Este trabalho deveria continuar durante todo o mês de junho em vários pontos do Distrito Federal e inclusive convocando as escolas para esta cruzada. Parabéns pela iniciativa de semear a consciência ambiental.

 

Nazareth Teixeira é “Chef do Bem”

A presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa, que é uma líder na prática da solidariedade, hoje participa de mais uma ação. Desta vez é em prol de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e maus tratos.

Ela vai pilotar o restaurante Panelinha que fica na 316 Norte. O menu especial com entrada, prato principal, sobremesa e três taças de espumante, custa 70 reais por pessoa e parte da renda vai para o Instituto Chamaeleon.

São gestos como estes que fazem a diferença na vida das pessoas. Quem se encontra em sociedade encontra também amizade e conhecimento. Nazareth, ao lado de Álvaro Teixeira da Costa, presidente do Correio Braziliense, faz da sua vida um renovar de esperança. Semeia a humildade, o respeito e a gentileza.

 

Construção Civil é responsável pela queda do desemprego no DF

O pulso forte da presidenta Dilma fez com que o Brasil continuasse em ritmo de crescimento e isso reflete em Brasília devido a política macroeconômica do governo federal. O que se vê é um canteiro de obras em Águas Claras, Noroeste, Ceilândia, Samambaia e outros tantos lugares que juntos empregam mais de 70 mil pessoas. E esse número aumenta com as parcerias do GDF com o Sinduscon, principalmente com a Sedhab para elaborar projetos executivos urbanísticos e paisagísticos para pequenas obras de habitação no DF que vai colocar 100 mil habitações em pé. Com tantas ofertas na construção civil o desemprego caiu. Também colaboram para a queda do desemprego o setor de turismo, a renovação da frota dos ônibus, as obras de mobilidade urbana e a reforma do aeroporto de Brasília.

Esta constatação foi feita pela Pesquisa de Emprego e Desemprego referente ao mês de abril de 2012, divulgada ontem. A taxa de desemprego no DF ficou em 13,1% a mais baixa desde 1992. E isto se deve a força da construção civil no DF que cresceu 16,9% nos últimos 12 meses. A pesquisa é fruto da parceria entre Codeplan, Secretária de Trabalho e Dieese e foi feita em cerca de 2,9 mil domicílios de todos as regiões administrativas.

É bom saber que no Distrito Federal há aumento de renda e oferta de trabalho. A meta do GDF é chegar dezembro de 2012 com taxa de desemprego inferior a 11%. E se depender da determinação do governador Agnelo e do Sinduscon isto vai acontecer.

 

Dia Mundial sem Tabaco

31 de maio significa que estamos no 151° dias do ano no calendário gregoriano e portanto faltam 214 dias para acabar o ano de 2012.

Este é um dia de pensar na vida e largar o cigarro, pois ele faz mal para você, para o outro e para o planeta. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de morte em todo o mundo. Só no Brasil ocorrem cerca de 200 mil mortes por ano. E 7 brasileiros morrem por dia, vítimas do tabagismo passivo.

Claro que é difícil lagar o cigarro, mas com força de vontade e com ajuda para controlar a ansiedade, você vai encontrar prazer na dança, nos exercícios físicos e nos filmes. Largue o vício, pois segundo os médicos, em 20 minutos a pressão sanguínea volta ao normal; em 2 horas não tem mais nicotina circulando no sangue; em 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; em 2 dias o paladar volta ao normal; em 3 semanas a respiração fica mais fácil e de 5 a 10 anos o risco de infarto reduz. Você é maior que o vício.

 

Três anos sem o Maestro Barbato

31 de maio de 2009 ficou marcado na memória de milhares de pessoas porque foi neste dia que o avião da Airbus da France que fazia a rota Rio-Paris, voo AF 447 caiu no Oceano Atlântico, de uma altura de 11 mil metros, em apenas 3 minutos e meio e a uma velocidade de 200 km/h, matando todas as 228 pessoas a bordo, de várias nacionalidades, dentre elas o jovem maestro Silvio Barbato, daqui de Brasília. Os familiares das vítimas aguardam até agora as conclusões finais sobre as causas da tragédia. O relatório final está previsto para o dia 05 de julho.

Três anos se passaram, mas a memória do maestro continua viva em todos nós pela sua desenvoltura, simplicidade, amizade e talento sem igual. Barbato era regente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e também Regente da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Também pudera, pois no Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão, recebeu o Diploma da Alta Composição e colaborou com maestros renomados. Em Chicago realizou o seu PhD em Ópera Italiana. Fez trabalhos com artistas internacionais e a convite de Placido Domingo foi o curador da ópera “O Guarani”. Diretor musical de filmes e compositor do Balé “Terra Brasiis” em 2003 quando tive a honra de entrevistá-lo para o meu programa na TV Nacional, antes de se apresentar na Itália em 2004.

Como esquecer uma personalidade tão especial e marcante. Fez história e vai continuar inspirando muitas gerações. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 30/05/2012

GDF corrige distorções e garante mais benefícios

Ajudar quem realmente precisa é a meta do governador Agnelo que em poucos meses do novo modelo de transferência de renda 31,7 mil famílias já saíram da extrema pobreza. Isto aconteceu porque a lista de beneficiários foi moralizada.

O governador Agnelo herdou quatro bases cadastrais diferentes e desorganizadas onde muitos tinham renda maior do que o estabelecido para receber o benefício. E com isso 20 mil pessoas, sem pertencer a extrema pobreza recebiam no lugar de quem necessitava. Foi então necessário fazer um controle mais rígido e por isso surgiu o Cadastro Único que evita a duplicidade no pagamento. 57 mil novos registros foram realizados e com isso o GDF está beneficiando 210 mil famílias

Essas informações foram dadas ontem pelos secretários, de Desenvolvimento Social, Daniel Seidel, de Comunicação, Samanta Sallum, e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Taveira Valadão.

É bom noticiar que de agora em diante acabou a duplicidade de benefícios sociais.

 

ONU constata redução de extrema pobreza

Essa  notícia foi dada durante a abertura do Fórum de Desenvolvimento da ONU, que acontece aqui em Brasília na sede da Fundação Oswaldo Cruz. A  ex-ministra do Planejamento do Chile, Clarissa Hardy disse que 51 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza na América Latina.É uma boa notícia ainda mais porque estão em Brasília representantes de 30 países da América Latina, do Caribe e da África. E é a primeira vez que a ONU realiza um fórum fora de Nova York.

 Para a presidenta Dilma um país só é forte quando diminui  a extrema pobreza. No Brasil, 28 milhões de pessoas deixaram a faixa da extrema pobreza devido ao Programa Bolsa Família. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, informou aos participantes do fórum que o Brasil conseguiu tirar 28 milhões da extrema pobreza devido ao avanço das políticas públicas como a redução das taxas de desemprego; o aumento do salário mínimo; o fortalecimento da agricultura familiar; a universalização dos serviços de saúde e educação e a garantia de renda.

 

Banco de Dados Genéticos de Criminosos

A presidenta Dilma sancionou a lei que cria um banco de dados genéticos de pessoas condenadas por assassinatos e outros crimes violentos. A partir da sanção da presidenta autoridades policiais podem começar a recolher sangue, sêmen, unhas e cabelos encontrados em locais onde ocorreram os crimes e também os que forem recolhidos de pessoas que já foram condenadas. O acesso é reservado à autoridades policiais que deverão seguir as normas constitucionais e internacionais de direitos humanos.

A Lei 12.654 entra em vigor em 180 dias. A proposta é de autoria do senador Ciro Nogueira do PP/PI e visa instituir no Brasil uma unidade central de informações genéticas a exemplo do que já existe nos EUA, Japão, França, Canadá e Alemanha para o combate mais eficaz do crime.

Esse banco de dados será uma ferramenta importante para limitar a reincidência de crimes violentos e era uma reivindicação antiga da polícia.

 

Defenda-se da quadrilha de tráfico de pessoas

Promessa de trabalho digno, bem sucedido  e bem remunerado é o argumento usado por uma quadrilha que leva jovens entre 18 e 20 anos para o exterior. As maiores vítimas moram em cidades pequenas e com pouca oferta de emprego.

Quando chegam ao exterior percebem que tudo era enganação e que a realidade é bem diferente. Acabam sendo explorados, pois assinaram documento em idioma que não dominam onde se comprometem a devolver todas as despesas de viagem, a pagar altas taxas de moradia e  alimentação. E trabalham em qualquer coisa para pagar a conta deixando de lado o sonho de ser modelo, bailarina ou professora de línguas.

Para não ficarem à mercê dos golpistas e em situação de inferioridade o Itamaraty lança cartilha para alertar os jovens brasileiros sobre os riscos destas promessas. De acordo com a ministra Maria Luiza Lopes, chefe do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, nos últimos três anos foram registrados 100 casos de tráfico de pessoas. Ela diz que o número pode ser maior porque muitos preferem recorrer à família para voltar para casa do que denunciar.

A Cartilha, com muitas informações úteis sobre o trabalho no exterior e como recorrer aos Consulados Brasileiros, será distribuída em todo o país. É bem oportuna esta decisão do Itamaraty.

 

OPINIÃO – VASCO VASCONCELOS
Os 52 anos da OAB-DF

Assegura a Constituição Federal promulgada em 05 de outubro de 1988, em seu artigo 133 – “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei."A palavra advogado é derivada do latim,advocatus. Segundo o dicionário Aurélio, Advogado é o "Bacharel em direito legalmente habilitado a advogar, i. e.,a prestar assistência profissional a terceiros em assunto jurídico, defendendo-lhes os interesses, ou como consultor, ou como procurador em juízo”.

Uma das entidades de maior credibilidade deste país, é indubitavelmente a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. É motivo de ufanismo e de brasilidade para todo e qualquer cidadão brasileiro, independentemente de ser operador do direito ou não, zelar pelas nossas instituições. A OAB uma das entidades guardiãs da Constituição Cidadã, vem se notabilizando a cada dia pela nobre missão de “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, também promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil,” conforme está estampado em seu artigo 44 da Lei nº 8.906 de 04 de julho de 1994 que “Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).”

Dentre as Seccionais mais novas da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, está a OAB-DF, que vem cumprindo com maestria o dever constitucional de defender as nossas instituições e o povo brasileiro, símbolo de luta notadamente nos grandes acontecimentos nacionais, a exemplo da Anistia Ampla e Irrestrita, o inesquecível Movimento Das Diretas Já, Convocação da Assembléia Nacional Constituinte, no impeachment do Ex-Presidente Fernando Collor de Mello, na conquista da Autonomia Política do Distrito Federal, esta última em conjunto com a Associação Comercial do DF- ACDF; no combate a proliferação de Medidas Provisórias, na cassação do ex- Governador do DF, José Roberto Arruda, na recente aprovação, por unanimidade, do projeto ficha limpa pelo Senado,em fim sempre presente na incansável luta pela ética na política e a moralização do Estado, livre da corrupção.

Leia mais...
 
Coluna da Bernadete Alves - dia 29/05/2012

Dias Toffoli toma posse como efetivo do TSE

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do TSE, dará posse à Dias Toffoli como ministro efetivo da Casa, hoje às 19 horas no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Ele foi eleito no dia 10 deste mês para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, assim como o ministro Marco Aurélio de Mello foi reeleito para novo biênio.

José Antônio Dias Toffoli é ministro do Supremo Tribunal Federal desde 23 de outubro de 2009, indicado pelo então presidente Lula depois de ter sido Advogado- Geral da União, o mais elevado cargo de assessoramento jurídico do poder executivo.

Nascido em Marília, São Paulo, é especialista em direito eleitoral, atuou como advogado do PT nas três campanhas de Lula a Presidência da República.

O presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, estará presente na cerimônia de posse assim como diversas autoridades.

 

Brasilienses se encantam com as belezas de Mônaco

O empresário brasiliense Marconi de Souza, mandou notícias de Mônaco, onde no domingo acompanhou o Grande Prêmio de Fórmula 1, com seu filho Marconinho e amigos daqui de Brasília. Ele esteve com os brasileiros Felipe Massa, que infelizmente terminou em sexto lugar e Bruno Senna em 10º lugar. Viu o australiano Mark Webber, da Red Bull, chegar em 1º, Nico Rosberg da Mercedes em 2º e Fernando Alonso em 3º. “Esta é uma das corridas mais emocionantes de assistir e difícil para os pilotos devido as pistas serem muito estreitas e os muros muito próximos”, declarou o empresário.

Além de ter acompanhado o grande Prêmio, Marconi ficou encantado com as praias e como seu filho adora velejar fez um passeio pela Marina de Mônaco e depois visitou o Museu Oceanográfico que foi dirigido por Jacques Cousteau e também o Cassino de Monte Carlo. A cidade fica há 1.856 metros acima do nível do mar e tem o custo de vida mais caro do planeta. Depois o presidente da Vale Shop viajou para St. Moritz, na Suíça, uma das estâncias mais famosas do mundo. Chique, elegante e exclusiva. 


 

A pista de Mônaco.

 

Marconinho visita os boxes das equipes.

Conferindo a corrida.

Marconi de Souza na marina de Mônaco.   

Mark Webber venceu a corrida.  

Nico Rosberg e Fernando Alonso completaram o pódio 

Em St. Moritz, na Suíça, os empresários Marconi de Souza e Silvio Araújo.  

Marconinho com o pai Marconi; Ana Paula com o pai Silvio Araújo.

 

OAB/DF homenageia hoje personalidades

Para festejar os 52 anos da Ordem dos Advogados do DF, a Seccional mais jovem do Brasil, o presidente Francisco Caputo Neto recebe convidados hoje às 19h30 no Brasília PalaceHotel. Na oportunidade homenageia advogados, juízes, desembargadores, promotores de justiça, procuradores, conselheiros federais, juristas e ministros com a Medalha Miranda Lima.

A Medalha foi instituída em maio de 2010 para homenagear pessoas e entidades pelos relevantes serviços prestados à Seccional, à Justiça, ao Direito, às causas sociais, à cidadania e ao aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Dentre os agraciados estão o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente da Câmara, Marco Maia; os ministros: Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio de Mello, do STF; Benedito Gonçalves e Raul Araújo Filho, do STJ; Arnaldo Versiani e Henrique Neves, do TSE; e João Batista e Márcio Eurico, do TST; o senador Pedro Simon; Ophir Cavalcante, presidente da OAB Nacional; o administrador de Brasília, Messias de Souza; o advogado Miguel Setembrino dentre outras importantes personalidades.

O advogado tem um papel social muito importante, pois busca a convivência harmoniosa das pessoas, vive o direito com espírito de justiça sem descuidar da ética e da moral. A OAB/DF tem se destacado pela consolidação da democracia e na defesa dos direitos humanos e pela luta de classes.

 

As novidades do Festival de Cinema de Taguatinga

O Festival Taguatinga de Cinema chega a sua 10ª edição e dentre as novidades  vai possibilitar  que o público conheça os filmes também pela internet e eleja o melhor deste ano. Compartilhar os filmes é a grande meta do Festival que vai contar com uma diversa produção independente, popular e de baixo custo. Uma diversão neste autêntico e novo cinema brasileiro.

Segundo o diretor Willian Alves o festival vai propor discussões acerca do bom convívio social, ecologia, humanização das cidades e gentileza urbana e social. As inscrições vão até o dia 16 de junho e quem quiser mais informações é só acessar o site festivaltaguatinga.com.br.

 

Operação cidade limpa

Para fixar propaganda no Distrito Federal é necessário ter autorização da administração regional da cidade onde a propaganda vai ser feita. Isso não acontece. As pessoas colocam faixas onde querem sem se importar com a poluição visual. Em todo o DF há muita propaganda irregular. Águas Claras, a cidade que tem mais obras em andamento é a que tem também uma concentração muito grande de faixas irregulares.

A Secretaria da Ordem Pública e Social atenta a esse problema, recolheu ontem mais de 230 faixas irregulares de propaganda no Plano Piloto, Paranoá, Lago Norte, Recanto das Emas e Gama. O material recolhido foi encaminhado para as Cooperativas de Reciclagem para reutilização. A Operação Cidade Limpa vai continuar coibindo os abusos com o patrimônio público. Vamos denunciar a propaganda irregular. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 28/05/2012

Suzana Leste homenageia profissionais da imprensa

A chef Suzana Leste todos os anos oferece almoço para jornalistas e fotógrafas em seu restaurante Villa Tevere, na 115 Sul. É a forma carinhosa de agradecer o trabalho que as profissionais da imprensa fazem em prol de quem gera emprego e renda para o Distrito Federal. Durante o requintado almoço ela fez uma homenagem especial para Conceição Freitas, do Correio Braziliense; Maria Eugênia, do Jornal de Brasília; e Marisa Junqueira, do Jornal da Comunidade.

Parte 01: 

 

Parte 02: 

  

 

UniCeub/BRB/Brasília está na final do NBB

Pelo quarto ano consecutivo o basquete de Brasília disputará a final do Novo Basquete Brasil. A partida será no sábado dia 02 de junho em Mogi das Cruzes em São Paulo contra o São José, com transmissão ao vivo pela Globo.

A equipe brasiliense teve vitória espetacular ontem contra Pinheiros/SKY por 81 a 68 e fechou em 3 x 2 a série melhor de cinco. O atual bicampeão do Novo Basquete Brasil tem que vencer o time paulista São José que ontem derrotou o Flamengo por 106 a 90.

Para manter a supremacia conquistada nos últimos anos no basquete nacional vamos torcer para o trio de ferro Nezinho, Alex e Guilherme Giovannoni e para os demais jogadores para que consigam trazer para Brasília o Tri e continuar orgulhando o UniCeub e o BRB que acreditaram no potencial do time e investem no esporte.

 

700 mil fiéis no Pentecostes

Pentecostes é uma das principais festas do calendário cristão e acontece 50 dias  após a Páscoa. Neste ano, de acordo com a Polícia Militar, nos três dias quase 2 milhões de pessoas participaram das missas. Ontem cerca de 700 mil católicos participaram da festa de encerramento.

 

O governador Agnelo e a primeira-dama, Dra. Ilza estiveram ontem junto com o vice Filippelli e o presidente do Congresso Nacional, José Sarney e os senadores Romero Jucá e Gim Argelo, no Taguaparque. Todos reunidos em oração para celebrar a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus Cristo.

Para o governador “esta é uma festa que expressa a fé e a cultura do povo de Brasília, por isso tem o apoio integral do nosso governo”. Devido à importância da festa o GDF vai duplicar a DF 451 que dá acesso ao Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes. E também o Taguaparque será devidamente preparado para a festa no ano que vem.

 

Estande de Brasília é premiado na 18ª da BNT Mercosul

Foi encerrada no sábado, dia 26, no Beto Carrero World, em Santa Catarina, a 18ª Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul que neste ano recebeu mais de 380 expositores que além de divulgar os destinos turísticos buscaram oportunidades de negócios. O próximo encontro será no Chile em setembro deste ano.

Brasília mostrou no seu estande o patrimônio cultural, o artesanato e a gastronomia e no Cine Turismo exibiu o filme Rock Brasília, que atraiu a atenção de todos os participantes da BNT Mercosul, por causa da história das bandas de rock que embalaram a adolescência de muitas gerações. A Secretaria de Turismo mostrou também a força do pólo cinematográfico que está sendo usado para locações de filmes e novelas.

Os jornalistas nacionais e internacionais elegeram o estande de Brasília como o segundo mais criativo da Feira. Santos ficou em primeiro lugar. 

 

Juristas decidem descriminalizar uso individual de drogas

De acordo com decisão da Comissão de Juristas que está elaborando o projeto de reforma para o Código Penal o usuário de droga não será mais considerado criminoso. De acordo com a proposta as pessoas que forem flagradas com quantidades pequenas que sirvam para o consumo próprio por 5 dias não podem ser presas.

Caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional os usuários poderão cultivar maconha para uso pessoal. Como vai ser feita esta identificação? É muito difícil fazer a fiscalização do que é para uso pessoal. Se a pessoa vender, não importa a quantidade é tráfico. Se liberarem o cultivo da maconha ninguém mais segura o consumo.

Lamentável a decisão da Comissão Especial de Juristas. Um retrocesso a tudo que foi feito até agora no combate ao consumo e tráfico de drogas.

 

Advogado tem que ter conduta de dignidade

Todo o advogado é obrigado a manter conduta de dignidade. A partir do momento em que vier a desmerecer, a denegrir e a ferir essa dignidade está sujeito a um processo ético-disciplinar. Quando o advogado ferir os princípios éticos da advocacia pode ser expulso da Ordem.

Em função disso o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF vai abrir processo ético-disciplinar contra Júnior Brunelli acusado de cometer crime de formação de quadrilha, uso de documento falso, peculato e lavagem de dinheiro. De acordo com inquérito da Polícia, o ex-parlamentar desviou, pelo menos, R$ 1,7 milhão de emendas parlamentares destinadas a programas para beneficiar idosos. O dinheiro foi liberado em 2009, pela Secretaria de Desenvolvimento, no mesmo ano em que ele passou a ser reconhecido como o deputado da oração da propina.

Brunelli está preso desde ontem na 5ª DP. Seus advogados querem usar as prerrogativas de advogado, sua formação profissional, para se livrar das grades e algemas e ir para uma sala maior. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 26/05/2012

Brasília na TV amanhã às 12h30

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã às 12h30 na TV Brasília/Rede TV e acompanhar a homenagem que Suzana Leste fez para as profissionais da imprensa no Vila Tevere. Conceição Freitas, do Correio Braziliense; Marisa Junqueira, do Jornal da Comunidade; e Maria Eugênia, do Jornal de Brasília, contam como é divulgar a Capital do país e o que sentem pela cidade. Suzana fala da sua vinda para Brasília e como faz para conquistar os clientes de seu restaurante.

 

Você também vai conhecer o “Caminhão de Oportunidades”, na entrevista que fiz com Janete Vieira. Um espaço multiuso que está levando saúde e cidadania para as comunidades mais distantes. Tudo isso e muito mais na TV Brasília. Eu espero Você.

 

Craques do futebol brasileiro participam das comemorações da 10ª Copa Sinduscon

O time da Federação das Indústrias do DF ganhou de goleada o amistoso contra o time do Sinduscon, hoje no Arena Futebol Clube. O presidente da entidade, Antônio Rocha jogou por toda a partida e foi tão craque quanto o centroavante Paulo Isidoro, ex-seleção brasileira e campeão pelo Grêmio em 1991. O goleiro Ricardo Cruz fez ótimas defesas, atacou até um pênalti e o Sinduscon só conseguiu fazer um gol.

    

O time do Sinduscon contou com o reforço do Maurício Anastácio, ex-seleção brasileira que ao lado do presidente Julio Cesar chutou muito na trave. Infelizmente a bola não entrou. Foi um momento de descontração, amizade e congraçamento entre as duas principais entidades do setor produtivo.

 

Vacinação contra a gripe é prorrogada

A Secretaria de Saúde prorrogou até o dia 1º de junho a Campanha de Vacinação contra a gripe. A meta é  imunizar um número maior de crianças, idosos e gestantes. Até agora só os profissionais de saúde foram imunizados 100%.

O GDF quer atingir um contingente de 322.525 pessoas imunizadas  e por isso os postos estão preparados para vacinar das 8 às 11 e das 14 às 17 horas até sexta dia 1º  de junho. A resistência maior está entre as gestantes. “A vacina é eficaz e não causa dano nem para a gestante nem para a criança. Protege as duas ao mesmo tempo”, garante Cristina Segatto, gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde.

Se você pertence ao grupo beneficiado nesta campanha não deixe de se vacinar. O GDF está fazendo a sua parte, faça você também. Diga não ao vírus da gripe. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 25/05/2012

Arena Futebol Clube sedia 10ª Copa Sinduscon

A 10ª Copa Sinduscon de Futebol Society está sendo realizada nas quadras do Arena Futebol Clube, no Setor de Clubes Sul, em frente a AABB. A casa une duas paixões o futebol e a música, é administrada pelo jovem Eduardo Mencarini Clark, que conversou comigo.

 

Sinduscon X Fibra

Para comemorar a 10ª edição da Copa Sinduscon de Futebol Society os diretores do Sindicato da Indústria da Construção Civil vão jogar com os diretores da Federação das Indústrias do Distrito Federal, amanhã, às 10 horas no Arena Futebol Clube, no Setor de Clubes Sul, em frente a AABB, e todos estão convidados para ver os craques da Construção mostrando que são também craques de bola.

Será um amistoso especial, pois o Sinduscon terá como reforço craques do futebol brasileiro como, o ex-goleiro Paulo Victor que foi campeão pelo Fluminense e jogou pela Seleção Brasileira e o ex-atacante Maurício de Oliveira Anastácio, campeão pelo Botafogo em 1989 e craque da Seleção Brasileira. A Fibra contará com o ex-goleiro Ricardo Cruz, também campeão pelo Botafogo em 1989, e o ex-centroavante Paulo Isidoro, destaque na Seleção Brasileira e no Atlético Mineiro.

As duas principais entidades do Distrito Federal prometem uma grande disputa uma vez que o presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres, e o presidente da Fibra, Antonio Rocha, também vão mostrar que são bons de bola. A entrada é franca e os convidados vão apreciar o amistoso e curtir uma boa música. Eu estarei para registrar tudo para o programa Brasília na TV.

 

Rotarianos promovem festa Árabe

A Fundação de Rotários de Brasília será sede da festa promovida pelo Rotary Club Brasília Alvorada,  presidido por Sonia Melo e pelo Rotary Club Brasília Cruzeiro, presidido por Umberto Richter, hoje às 20 horas, em prol dos projetos humanitários dos dois clubes.

O convite individual custa 70 reais e a festa terá dança do ventre, comida árabe e muitas outras atrações. Uma noite de congraçamento e companheirismo. A fundação de Rotarianos de Brasília fica na SCES trecho 3, lote 6. Mais informações pelo telefone 3226-3770.

Sou fã dos rotarianos, pois eles constroem pontes de amizade em todo o mundo. Os sócios tem índole humanitária e de serviços à comunidade. 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 24/05/2012

Exemplo de transparência

A ministra Cármen Lúcia que tem se destacado pela dedicação ao trabalho e pelo alto saber jurídico deu um grande exemplo de respeito ao contribuinte ao divulgar o quanto ganha no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral. Seu gesto foi em respeito à Lei de Acesso à Informação que está em vigor desde o dia 16.

A ministra Cármen recebe do Supremo o teto do funcionalismo público, R$ 26,7 mil, descontados R$ 8,8 mil de imposto de renda. Já no TSE ela recebe gratificação mensal de R$ 6,4 mil dos quais são descontados R$ 1 mil de impostos.

Hoje durante a sessão administrativa será discutido a divulgação dos contracheques dos demais ministros e servidores.

A atitude da ministra Cármen Lúcia mostra o seu respeito aos contribuintes que independentemente de classe social ou econômica colaboram para o funcionamento da máquina pública com o pagamento dos impostos.

 

Empresário de Brasília viaja para Mônaco para assistir Fórmula 1

O presidente da Vale Shop, Marconi de Souza, viajou para o Principado de Mônaco que fica ao sul da França. Esta é mais uma viagem que Marconi faz para a Europa, pois seu filho Marconinho estuda na Universidade de St Andreus, na Escócia, uma das mais antigas do Reino Unido e ele aproveita para de três em três meses conhecer os países próximos.

Como Marconi Filho está de férias, e é fã da Fórmula 1 convidou o pai e os amigos, Silvio Araújo, presidente da Ipanema Construtora e Incorporadora e a filha Ana Paula, e também o empresário Guilherme Varandas, para assistirem o Grande Prêmio de Mônaco no dia 27. Para quem é fã de Ayrton Senna, como Marconi Filho, lá foi o lugar onde o saudoso piloto brasileiro venceu em 1987, 1989,1990, 1991, 1992 e 1993 o Grande Prêmio do Mônaco.

Mônaco é um dos 6 microestados da Europa e um dos 25 do mundo. Foi fundado em 1297 pela família Grimaldi e é governado há mais de 7 séculos pela Casa de Grimaldi. Embora seja o segundo menos estado do mundo, é o que tem a maior densidade populacional. É conhecido mundialmente por seu circuito de Fórmula 1, o cassino Monte Carlo e a beleza das praias. Tem a fama de “paraíso fiscal”, pois lá os investidores não pagam imposto de renda. 

 

A homenagem da Câmara Legislativa à Fibra

O presidente da Federação das Indústrias do DF, Antônio Rocha, ao lado do presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício recebeu o governador Agnelo Queiroz, no Plenário da Casa para comemorar 4 décadas de trabalho em prol do desenvolvimento do Distrito Federal.

Rocha falou do orgulho de comandar uma instituição que emprega 140 mil pessoas e que representa 10% do PIB. Brasília tem a maior renda per capita nacional e é a 7ª economia brasileira. Agradeceu a CLDF pela homenagem e ao governador pelo apoio ao setor produtivo.

O governador Agnelo é parceiro do setor produtivo pois está investindo em diversas áreas, principalmente infraestrutura e mobilidade urbana e está alavancando o desenvolvimento econômico.

O deputado Patrício reconheceu que nem sempre o setor foi ouvido. E que “os parlamentares se comprometem a discutir exaustivamente as 20 prioridades definidas pela Fibra na Agenda Legislativa 2012”. O presidente da CLDF ganhou a platéia quando afirmou que “Nós, deputados distritais, ao assumirmos os nossos mandatos não podemos nos dedicar somente aos que nos elegeram, temos de cuidar do DF, como um todo”.

Há 10 anos eu tenho acompanhado a entrega da Agenda Legislativa aos parlamentares. A Fibra apresenta para os distritais o que o setor produtivo espera de apoio para continuar gerando empregos e renda para o DF. Nem todas as propostas têm recebido a atenção que o setor merece. O que a Fibra quer é a garantia de um programa de desenvolvimento com sustentabilidade. (Fotos: Roberto Barroso)

 

 

 

A música e o silêncio

Este é o filme que as sócias do Clube Internacional de Brasília vão assistir hoje às 15h30 na Embaixada da Alemanha, recepcionadas pela embaixatriz Christa Kern-Grolig. Este filme alemão é de 1996 e teve como diretora a roteirista Caroline Link.

No ano de 1998 foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro e recebeu prêmios nos Festivais de Tóquio, Vancouver e Chicago. O olhar de um pai surdo é intenso quando sua filha resolve seguir a música. Os gestos e a interação entre a família durante as discussões mostra os conflitos de aceitação entre as diferenças, com delicadeza e sensibilidade.

A sessão de cinema faz parte das comemorações dos 39 anos do Clube Internacional que é tão bem presidido pela médica Maria Luiza Mathias de Souza e por Maria Aparecida Lyrio. Toda a programação cultural é escolhida pela diretora administrativa Marlene Maria de Sousa e pela Assessora Rita Márcia Machado. 

 

Sigma-Múndi na XI edição

Começa hoje e vai até sábado dia 26 o Sigma-Múndi. O Sigma foi a primeira escola do Distrito Federal a trazer a simulação da ONU para estudantes secundaristas, um modelo de Organização Internacional reproduzido em comitês e temas. Os alunos abrem os olhos para questões de interesse da coletividade como saúde, direitos humanos, tecnologia, segurança internacional e como crescer com sustentabilidade.

Reinventar um modelo que seja adequado para uma sociedade que está em constante mudança não é fácil, mas os alunos do Sigma são estimulados a desenvolver as potencialidades e passam a agir como agentes de mudança para um mundo melhor. Começam pelo dom de fazer amigos até o de ajudar a construir uma nova humanidade.

Para a XI edição do Sigma-Múndi os alunos vão discutir durante os dias do simulado as relações de equilíbrio entre o meio ambiente e o ser humano; qual o nosso papel nessa sociedade; como ter sucesso no mundo dos negócios dentro de uma realidade competitiva; o que podemos fazer para mudar as mazelas sociais e como crescer sem comprometer o planeta.

E para fechar com chave de ouro no sábado dia 26 acontece às 19 horas a Noite Cultural com comidas típicas e danças dos países participantes.

 

Termina na sexta a 14ª Campanha Nacional de Vacinação

Nesta época do ano a contaminação pelo vírus da gripe aumenta. As pessoas podem se prevenir tomando vacina que para crianças, gestantes, idosos e profissionais da área médica é de graça. Mas também a gripe pode ser evitada pelo simples ato de lavar bem as mãos várias vezes ao dia. Essa lavagem tem de ser bem feita lavando primeiro a palma, depois o dorso, entre todos os dedos, as articulações, em cima das mãos e os punhos. Para evitar a gripe basta calma, sabão e boa vontade.

A Secretaria de Saúde está lembrando a população da importância de se vacinar contra a gripe principalmente devido a queda da temperatura que deixa as pessoas mais vulneráveis à doença. A Campanha Nacional de Vacinação termina no dia 25 e em função disso a Rede Pública de Saúde tem 96 salas de imunização e a vacina está sendo aplicada das 8 h às 11h30 e de 13h30 até às 17 horas. 

Até agora já foram vacinados mais de 160 mil. A meta é chegar a 260 mil imunizados entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e profissionais da área médica. É importante usufruir deste benefício porque estudos demonstram que a vacinação diminui o número de internações por pneumonia entre 32% e 45%. O número de hospitalizações por pneumonia chega a 60% e o risco global de mortes chega a 68%.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta todo o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelo contato das mãos. Por isso que o simples ato de lavar as mãos pode evitar a proliferação do vírus H1N1. 

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Página 218 de 244
RocketTheme Joomla Templates