Coluna da Bernadete Alves - dia 11/01/2012

Fracasso Escolar

No final do ano passado, muitos alunos confirmaram o seu maior medo: ser reprovado de ano. A vida vira do avesso, a cabeça vai a mil e a pessoa se sente culpada e insegura, pensando que poderia ter se esforçado mais e sabe que a partir daquele momento nada vai ser como antes. A decepção é tanta que o aluno perde a coragem para enfrentar os pais. E isto é natural, pois eles investiram tanto na educação do filho. E este receio leva ao sofrimento porque se sente culpado e decepcionado consigo mesmo.

A vida é feita também de decepções. E fracassar no colégio é uma delas. Ser reprovado na escola não significa que a vida perdeu o sentido. Esta situação mostra que é preciso mudar a estratégia e recomeçar com mais disposição e comprometimento. A única forma de reverter esta situação é mostrar para os pais que tem consciência que não se esforçou o quanto deveria e que aprendeu com o erro. Errar todo mundo erra, mas permanecer no erro é ignorância.

Um ano perdido é um atraso de vida e é também prejuízo financeiro. Se você teve esta decepção no ano de 2011, comece este novo ano tendo em mente que a escola é lugar para estudar e não para passar o tempo. Seja mais participativo, preste atenção na explicação do professor e se não entender pergunte, procure reler em casa o que aprendeu naquele dia, assim a matéria não fica acumulada e você vai se sair bem no dia da prova. Melhore suas notas e faça deste tropeço um aprendizado.

Todos podem mudar basta se comprometer com isso. Reveja seus pontos fracos e tente corrigi-los. Tudo é uma questão de fé que você deposita em si mesmo.

 

Brasília é mais que um escritório

Na entrevista que Gilberto Gil concedeu ontem para a Agência Brasília, após o show que fez no Centro de Convenções, ele disse que “Brasília é uma cidade dormitório e escritório”. Ai o repórter comentou que da casa do então ministro da Cultura até o trabalho dava para contemplar a arquitetura e a beleza da capital. Ai Gil disse que gostava da Catedral e que considerava o Itamaraty um dos edifícios mais bonitos do Brasil.
É uma pena que o Gil tenha só este sentimento por Brasília. Aqui se respira cultura, tem amplos espaços verdes, tem muita qualidade de vida, a cidade é muito mais segura que qualquer outra do mesmo porte, o povo daqui é digno e trabalhador, a cidade tem uma gastronomia de primeira, excelentes centros de compras, uma galeria a céu aberto e inúmeras opções de lazer. Faltou vontade para o Gil enxergar Brasília como ela é.

Esta imagem que ele tem da cidade infelizmente outras pessoas também têm. Até parece que a pessoa é obrigada a assumir aquele cargo. Quem vem para cá e não gosta da cidade não deveria ficar, porque atrapalha o desempenho profissional. Antes de alguém se candidatar deputado federal ou senador, deveria primeiro saber se vai gostar de morar aqui pelo menos por 4 anos. E o mesmo deveria acontecer com os ministros. Que tal o governo federal perguntar o que Brasília significa para eles antes de escolhê-los para o cargo? Os moradores daqui não merecem conviver com quem não gosta da cidade. É lamentável esta desconsideração com quem mantém esta cidade em pé e recebe tão bem os que vem de fora.

 

Bahia também sofre com a seca


  

De acordo com a Defesa Civil 123 municípios estão em estado de emergência. 59 cidades estão sem água e as perdas na agricultura familiar são em torno de 70%. Feijão, milho e mandioca são as culturas mais afetadas. O governo da Bahia vai priorizar o abastecimento de água potável e construir cisternas emergenciais. E como a situação é delicada pediu socorro à União.

A estiagem já causou grandes perdas no Rio Grande do Sul, como já noticiamos aqui. Santa Catarina tem prejuízos em todas as culturas. A agropecuária catarinense sofre perdas com a pecuária de corte, fruticultura, hortaliças, piscicultura de água doce e agroindústrias familiares. Isto vai endividar os agricultores que tem empréstimo nos bancos e os consumidores vão pagar mais caro por estes produtos.

A natureza é complexa e está mostrando a sua força. Aqui em Brasília nunca choveu tanto. Em alguns estados brasileiros a chuva maltrata, castiga e causa até vítimas fatais. E outros lugares é a estiagem que está incomodando.

 

Cuidado com as próteses mamárias

Primeiro os cirurgiões plásticos e os pacientes foram surpreendidos com os problemas do silicone da marca francesa Poly Implant Prothese – PIP e agora com a marca holandesa Rofil. A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em comunicado, recomenda a retirada dos implantes da PIP e da Rofil. Já a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que os pacientes procurem seus médicos para avaliação clínica. Inclusive o cirurgião plástico tem de informar que marca usou.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica quer que a Anvisa adote regras mais rígidas para avaliar e autorizar as próteses mamárias importadas uma vez que no Brasil só temos duas marcas de próteses e 14 vem de fora. A marca francesa PIP vendia para vários países, menos para os Estados Unidos que não autorizou.

A vigilância Sanitária do Paraná, onde fica a representante da marca, apreendeu o equivalente a 10.680 unidades da PIP e vai descartá-las. Estima-se que 24.5 unidades foram vendidas. Agora é esperar que a Anvisa tome os devidos procedimentos. E as mulheres exigirem comprovação da eficácia do silicone.

 

Aproveite o descanso

Férias é sinônimo de lazer, diversão e descanso do trabalho e das aulas. E como é bom tirar férias para recarregar as energias para enfrentar os desafios que estão por vir. As férias são importantes, pois o corpo precisa de descanso para suportar tantas atribuições. Os especialistas dizem que várias doenças do corpo e do emocional podem ser amenizadas com o repouso. Quem fizer uma pausa na atividade normal e cotidiana restaura o corpo, a mente e a alegria.

Para quem não pode viajar com a família porque a passagem aérea está caríssima pode usufruir de várias opções de lazer que a cidade oferece. Inclusive o GDF está proporcionando shows gratuitos com artistas consagrados no Festiarte com diferentes manifestações culturais. Amanhã às 21 horas na Sala Vila Lobos tem concerto do pianista espanhol Carlos Guerreros e no dia 13, também no Teatro Nacional só que às 20 horas tem show de Rose Maria e de Iteberê Orquestra Família do RJ. E no Centro de Convenções, no dia 19, tem Milton Nascimento, dia 27 Vanessa da Mata e no dia 3 de fevereiro é a vez de Ney Matogrosso. Um presente do governo para a comunidade.

Para quem prefere descansar em clubes, piscinas e cachoeiras é bom se preocupar com os intrusos fungos que podem surgir nesta época interrompendo a tranqüilidade do descanso. Como estes problemas são mais comuns do que imagina, o dermatologista Francisco Leite recomenda ter cuidado ao utilizar os vestiários dos clubes. As pessoas devem só usar toalha própria, secar todas as dobras do corpo e evitar andar descalço na piscina ou na praia.

A combinação do calor, que o sol proporciona, com a umidade devido ao suor, isso reproduz fungos que causam micoses que atingem os pés, virilha e até as costas. Para se prevenir evite emprestar toalhas, roupas ou qualquer objeto que possa transmitir esses fungos. A qualquer desconforto com o vermelhidão, fissuras, coceira, ardência ou bolhas de água procure imediatamente um dermatologista.

 

 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 10/01/2012

Aumentar Renda é prioridade da Presidenta

 

A presidenta Dilma Rousseff disse no programa “Café com a presidenta” que o governo pretende gerar mais renda, mais emprego e mais crescimento para o país. “O aumento do mínimo é importante, pois as famílias vão poder consumir mais e viver melhor. Isso vai manter o dinamismo da roda da economia”, destacou a presidenta.

Dilma sente-se orgulhosa em comandar a sexta maior economia do mundo, mas só ficará feliz quando garantir renda e emprego e tirar o povo brasileiro da miséria e do analfabetismo.
A presidenta tem surpreendido pela coragem, força e determinação no cumprimento de seus objetivos. Está se consolidando como a super mãe de todos. Por isso a sua popularidade está em alta. E se continuar assim, nesta seriedade administrativa e liderança política e respeitabilidade internacional, será reconduzida para mais um mandato.

 

Coronel Gouveia passa a comandar a Polícia Militar

 

O novo comandante da Policia Militar, Coronel Sebastião Davi Gouveia, tem 30 anos de carreira. Chefiou o departamento operacional da corporação, foi responsável pelo comando Regional Leste e pelos quartéis de Santa Maria, Gama, Núcleo Bandeirante e Ceilândia. A indicação para o novo desafio foi do presidente da Câmara Legislativa.

A cerimônia de troca de comando aconteceu hoje pela manhã no Salão Nobre da Policia Militar, no Setor Policial Sul, com a presença do governador em exercício, Tadeu Filippelli.

O Comandante Gouveia quer melhorar ainda mais o policiamento ostensivo e a prevenção de crimes para reduzir os índices de criminalidade. E isto vai acontecer, pois ele é pulso forte, determinado e conhece todos os cantos do Distrito Federal e não tolera desordem.

As substituições, no Corpo de Bombeiros e agora na Polícia Militar, representam o compromisso do Governo do Distrito Federal em dar mais segurança para a população.

 

 

Mães em dobro

 

O município é uma grande família com necessidades de saúde, de conforto, de progresso, de vida espiritual, de trabalho e de riqueza. E tudo isso só acontece quando existe alguém com compromisso de garantir o bem-estar social.

A mãe de família desempenha uma nobre missão ao cuidar, proteger e educar seus filhos. E ao ser primeira-dama de um município desempenha multiplicadamente esta missão ao cuidar e orientar os filhos de toda uma comunidade. Trabalha pelo bem da coletividade. Governa pela ternura e pelo exemplo. É “Mãe” dedicada, amorosa e sábia que coordena a política sadia e patriótica da comunidade. O esteio do prefeito.
Eu tive a satisfação de conhecer aqui no Brasília Alvorada, antigo Blue Tree, duas distintas primeiras-damas de municípios gaúchos. Ambas admiráveis e queridas, que despertam sentimentos pela generosidade, inteligência, bondade e simplicidade. Por exercerem com alegria a sua responsabilidade social, presto aqui minhas homenagens a Lenir Bruning, esposa do prefeito do município de Mata, Sérgio Bruning, e Marileda Cristofari, esposa do prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari.

 

Situação de emergência

   

Enquanto chove mais do que dá conta aqui no DF e em muitos estados brasileiros, a região sul sofre com a seca. Diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão tendo perdas incalculáveis devido à estiagem. E este problema chegou também no Paraguai, onde a queda na agricultura chega a 40% atingindo em cheio a produção da soja.

Quem mais sofre com tudo isso são as pequenas famílias que tem na agricultura a única fonte de renda e veem nas lavouras de milho, soja, hortifrutigranjeiros o suor de todo um trabalho indo literalmente por terra. Ocorre também diminuição do nível dos rios. Além disso, os animais estão passando fome e sede e não produzem leite e há também queda na carne.

O governo do Rio Grande do Sul liberou recursos para amenizar o prejuízo. Ao todo 107 municípios já decretaram situação de emergência. O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, liberou recursos para a construção de cisternas e açudes. A seca está afetando a economia do Estado como um todo.

 

Fonte de Angústia

Viver é um exercício diário de coragem e paciência uma vez que 80% dos nossos problemas são causados pelos outros que, frustrados porque não conseguiram o que queriam, fazem de tudo para atrapalhar o caminho alheio. Este individualismo gera egoísmo e com isso as pessoas estão cada vez mais intolerantes, descomprometidas, egoístas, nervosas e agressivas. Fazem uma tempestade em um copo de água e para chegar onde querem passam por cima de quem está à frente.

Esse comportamento não acontece só nas ruas até no trabalho e nas relações familiares é mais comum do que se imagina. E para viver neste meio, cercado de incertezas, frustrações, indecisões e expectativas, é preciso ser forte para não se deixar contaminar com tantas maldades.

Só a gentileza pode secar esta fonte de angústia. Tudo nesta vida passa por isso é bom acreditar na força da atitude gentil, viver com simplicidade, agradecer sempre pelo que somos e pelo que temos. Vamos ser gentis no silêncio ante as agressões. Ser educado, sorridente, sincero, prestativo é mais do que ser gentil é uma atitude perante a vida. Para melhorar o mundo é preciso melhorar a nós mesmos. E nunca esquecer que o bom exemplo é o principal fator sobre os outros.

 

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 09/01/2012

O tempo é senhor do destino

Sempre que um ano começa, nossas esperanças são renovadas. Fazemos várias promessas e nem sempre conseguimos atingir nossos objetivos, porque muitas vezes não dependem só de nós. Em cada virada da folha do calendário é preciso rever nossas metas e eleger prioridades. Só conseguiremos seguir em frente quando sanarmos os entraves do passado.

E neste contexto não podemos perder tempo. É preciso seguir em frente confiando na nossa força, coragem e determinação. Quem fica inerte pensando e fantasiando a realidade não consegue chegar a lugar algum. Ter boa vontade não basta, é preciso agir, ser realista e traçar novos objetivos, pois isto melhora o autoconhecimento e dá coragem para encarar novos desafios.

Com serenidade vamos entender a exata medida das coisas. E a partir daí podemos compreender que erros e frustrações poderão se tornar tesouros no caminho da evolução e realização pessoal. Se a situação não pode ser mudada vamos mudar a nós mesmos.

 

Maternidade Tardia

A maioria das mulheres de classe média e alta está adiando o sonho da maternidade para se firmar no trabalho e ter segurança financeira. Outras preferem engravidar depois dos 35 anos por confiar nos avanços da medicina, que tem se preparado para lidar com esta nova realidade.

A renomada ginecologista Ana Luiza Rios alerta para o risco de anomalias genéticas. Aos 20 anos o risco é de 0,5; aos 35, de 1%; aos 37, é de 2%; aos 40, chega a 5% e aos 44 anos é de 10%. Dentre as anomalias está a Síndrome de Down, a de Edwards e de Patau. Já as anomalias como lábio leporino e pé torto podem ser corrigidos após o nascimento.

Outro fato importante segundo a obstetra é que em gestação tardia é preciso verificar se a mulher está com o metabolismo adequado, em boas condições físicas e com peso ideal. E também depois dos quarenta o risco de aborto aumenta.

Ser mãe é o maior dom que Deus nos deu. E é mais importante que qualquer situação financeira. Gerar um filho é uma grande responsabilidade por isso o ideal é não deixar a hora passar. Engravidar depois dos 40 põe em risco também a vida da mãe.

 

Morre o conciliador Leonel de Paiva

É triste noticiar a morte do ex-senador Ildeu Leonel de Paiva. Ele faleceu ontem vítima de angiopatia cerebral isquêmica, no Hospital Santa Luzia, e será velado hoje no Salão Branco do Palácio do Buriti das 12 às 15 horas.

Leonel de Paiva ainda jovem era funcionário da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e veio para Brasília em 1964 para apresentar a “Voz do Brasil”. Logo passou a diretor e foi responsável pela instalação da Radiobrás aqui. Na década de 60 escreveu para o Correio Braziliense crônicas esportivas. Radialista, jornalista, publicitário e político brasileiro foi um dos primeiros a ingressar no antigo MDB.

Apresentou na TV Brasília o programa “Sabatinas da Brotolândia” onde divulgava e valorizava o rock. Leonel tornou-se um líder e também conselheiro político. Foi suplente do Senador Valmir Campelo assumindo o mandato em 1997 quando Valmir foi para o TCU. Foi também, secretário de Trabalho e de Planejamento e administrador do Núcleo Bandeirante.

Agregava pessoas diferentes em torno das mesmas idéias. Era um grande negociador e por isso indispensável nos bastidores da política local. Leonel morreu materialmente, mas continuará vivo pelo exemplo de correção, de vida exemplar, de amor ao próximo e de defesa da cidade. Partilho da grande dor de Aparecida, dos filhos e netos.

 

Gente que faz

 

Eduardo Souza, Renata Melgaço e Adilson Abrahão são pessoas queridas, dedicadas e excelentes funcionários da Vale Shop, administradora de cartões benefícios. Eles não medem esforços para dar dignidade ao trabalhador.

O empresário Gabriel Beraldo, do Restaurante Damak, Roberta Doelinger diretora do Sindicato dos Escritores e o chef André Rabelo, dos restaurantes Lunna e Damak do Deck Norte, são profissionais nota dez.

 

Desonerar material escolar

A grande maioria da população brasileira está insatisfeita com a atual estrutura tributária brasileira. Entra ano e sai ano e tudo continua igual. O Sistema Tributário brasileiro é composto por 61 tributos federais, estaduais e municipais. O Brasil é o país que mais cobra impostos sobre os alimentos.

Agora o material escolar é mais uma vítima. Esta foi a constatação do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário que mostra que a caneta tem 47,49% em impostos, a régua 44,65%, a agenda 43,19%, o tubo de cola 42,71%, estojo para lápis 40,33 e pastas plásticas 40,09%. Esta carga é um absurdo e cabe a nós contribuintes cobrar das autoridades a desoneração desses produtos.

Quem paga mais impostos é o consumidor ao adquirir o produto final. Isto porque a tributação incide mais sobre o consumo. Nos países mais ricos a maior cobrança é sobre o patrimônio e a renda. Especialistas dizem que a carga tributária não deveria passar de 25% do PIB. E para que isto aconteça o Estado tem que melhorar a gestão de recursos, reduzir o empreguismo, a corrupção e os programas assistencialistas.

Tudo isto aprendi na palestra do Carlos Alberto Sardenberg por ocasião da festa do Sinduscon “Construir Brasília”. Ele falou também sobre os rumos da economia em 2012. E reduzir os tributos, todos sabem, é questão de vontade política.

 

Busca da Satisfação Pessoal

Cresce cada vez mais o número de pessoas em busca de satisfação pessoal. É que com o passar dos anos o corpo vai perdendo a vitalidade e ficando com a força limitada, assim como o vigor e a aparência. E quem considera a aparência a coisa mais importante, envelhecer torna-se um pesadelo, e com isso não medem esforços para aparentar mais jovem. E como a grande maioria dá muito valor à aparência, quem faz a festa são os cirurgiões plásticos.

Aparentar mais jovem não basta. É necessário estar com a saúde em dia. O corpo precisa ter vitalidade, a mente tem que estar ativa e a pessoa feliz. Com o avanço da medicina muitas pessoas de 50, 60 e até 70 anos estão fisicamente muito bem. Estão aproveitando a vida, curtindo a liberdade e a situação financeira estável.
Como idade significa amadurecimento e experiência, as pessoas estão investindo mais no seu bem-estar e qualidade de vida. É tempo para cuidar de si já que antes só cuidava dos outros. E a terceira idade é a melhor de todas, pois há mais sabedoria para fazer escolhas, maturidade para viver novas experiências e tempo para curtir a vida.

Aqui no Distrito Federal, milhares de pessoas estão amadurecendo com tranqüilidade, pois desde os 30 anos estão se preparando para ter uma velhice saudável e produtiva. Tem muitas pessoas com 80 anos que dão um banho de disposição e alegria.

A beleza das pessoas está na capacidade de amar e de encontrar no próximo a continuidade de seu ser. E cada idade tem seu ritmo e sua beleza.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 07/01/2012

Brasília na TV


    

Convido você para assistir o programa Brasília na TV, amanhã, domingo, a partir das 12h30, na TV Brasília/Rede TV, e conferir a reportagem que fizemos no restaurante Damak, no Deck Norte. Uma casa especializada em comida vegetariana dentro do conceito de saúde e bem-estar, idealizada pela empresária Solange Beraldo Ribeiro e seu sobrinho Gabriel Beraldo. Eles são donos também do Restaurante Lunna, que há 5 anos funciona no Lago Norte com cozinha internacional e com o melhor da cozinha brasileira.

Também no programa você confere o desfile da Confraria, a griffe de luxo em bolsas e sapatos que mostrou na passarela a responsabilidade social e a preocupação com a sustentabilidade do planeta. Além de conhecer os modelos e as cores para 2012, o telespectador vai saber como Ana Paula Ávila e Silva conseguiu ter o respeito internacional com sua marca.

E Dinho Ouro Preto canta seus maiores sucessos para 25 mil pessoas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade durante a grandiosa festa de 50 anos do Sindicato dos Bancários. Um programa imperdível.

 

Restaurante do Servidor

 

Com o objetivo de proporcionar um ambiente mais agradável para os cerca de 2,8 mil servidores, o Governo do Distrito Federal reformulou o restaurante do servidor de acordo com as normas de vigilância sanitária. Foram investidos cerca de R$ 170 mil com a reforma do espaço de 507 m2. O local será administrado pela C. Park Restaurante e Eventos, que venceu o pregão nº 669/2011 e pagará aluguel mensal aos cofres públicos por 30 meses.

O restaurante fica no térreo do Anexo do Palácio e funciona das 7 h às 18h e servirá café-da-manhã, almoço e lanche. Os servidores do GDF têm desconto de 22%. No almoço de reinauguração estava o governador em exercício Tadeu Filippelli e o secretário de Planejamento, Edson Ronaldo Nascimento.

 

Biblioteca Demonstrativa está de luto

 

É com pesar que registro o falecimento de Maria da Conceição Moreira Salles, diretora da Biblioteca da 506/507 sul. A casa que sempre exalou cultura agora exala tristeza, pois não terá mais a companhia, liderança e profissionalismo de Conceição, que, por 25 anos, transformou o lugar em orgulho da cidade pelos inúmeros benefícios para os mais de 40 mil usuários.

Parte a servidora do público, mas fica sua grandiosa obra. Ela dava a vida e se destacava em meio a tanto conhecimento. Ela fez da biblioteca um lugar para elevar a auto-estima, para receber gratuitamente aulas de reforço, para divulgar os valores artísticos e culturais. Lá os moradores de Brasília curtiam saraus, participavam de palestras sobre saúde, bem-estar e educação.

Nas entrevistas que fiz para o meu programa de TV, ela sempre tinha uma mensagem de otimismo e de orgulho em ser instrumento de conhecimento. Conceição encerra sua vida terrena com a satisfação do dever cumprido de abnegação e ensinamentos. Sua memória viverá para sempre.

 

Os vilões da inflação

A inflação de 2011 foi de 6,5 %, a maior em sete anos. A meta do governo era de 4,5%. Os investidores só tiveram sucesso com o ouro que rendeu 8,83%. Quem deixou o dinheiro na poupança ganhou menos de 1% acima da inflação.

Os responsáveis pela inflação são: passagem aérea, quiabo, mandioca, tomate, peixe, pimentão, café moído, polpa de açaí, repolho, cebola e jóias. Entre os que frearam o índice está o alho, o limão e o feijão fradinho.
Os especialistas sugerem investir em títulos públicos, como por exemplo as Notas do Tesouro Nacional, série-B, para se proteger da inflação em 2012. Para quem é tradicional e quer segurança a dica é a caderneta de poupança, mesmo rendendo menos, o capital estará protegido. Eu confio muito na Poupança Poupex, que conheço há muitos anos.

  

A presidente da Argentina não tem câncer

 

Esta é uma ótima noticia. A presidente Cristina Kirchner foi operada no dia 4 no Hospital Austral, que fica a 50 km de Buenos Aires com diagnóstico de carcinoma papilar no lóbulo direito de sua tireóide. A tireóide foi extirpada e após exames foi descartado o câncer e ela recebeu alta. A notícia foi divulgada hoje. Os argentinos e fãs desta líder política estão comemorando.

Ela é tão querida que centenas de pessoas ficaram em frente ao hospital com faixas desejando força. E esse carinho e preocupação ocorreu em muitas partes do mundo. Ela estava de licença médica até o dia 24 e em função do diagnóstico poderá antecipar seu retorno ao cargo. O vice-presidente Armando Boudou está no comando do pais.

É tão bom poder divulgar noticia como esta agora é aguardar o esclarecimento da equipe que disse que ela tinha a doença.


Cuidado com os raios

 

O raio é uma descarga elétrica muito intensa que ocorre em certos tipos de nuvens e pode atingir o solo. Esta energia pode matar, ferir, derrubar árvores, abrir buracos no chão e causar incêndios. 30% morrem devido à parada cardíaca ou respiratória. O restante pode sofrer perda de memória e diminuição da capacidade de concentração.

A melhor proteção contra raios é o pára-raios. Os que trabalham a céu aberto estão mais sujeitos aos raios. A orientação é não sair de casa neste caso. E se não tem jeito e estiver em lugar descampado a sugestão dos especialistas é ajoelhar-se e curvar-se para a frente colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Não pode deitar-se no chão. O ideal é evitar objetos metálicos, ficar próximo à cercas, postes, trilhos e linhas de energia elétrica e de árvores. Também é preciso evitar tratores, bicicletas e motocicletas.

Nesta época as chuvas são mais longas e intensas e com isso a incidência de raios é maior. Inclusive segundo dados do Grupo Eletricidade Atmosférica, o Brasil é o país com mais incidência de raios. Chega a quase 58 milhões de ocorrências por ano. Depois vem a República do Congo, EUA, Austrália, China e Índia e China. Esta constatação é feita por sensores de detecção. Inclusive no Brasil eles estão no Centro-Oeste, Sudeste e Sul e neste ano serão instalados na Região Norte. Porto Real, no RJ é a campeã em raios.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 05/01/2012

Dinho Ouro Preto nos 50 anos do Sindicato dos Bancários

Dinho deu um show com Capital Inicial na grandiosa festa de 50 anos do Sindicato dos Bancários. Lá, falou da emoção de tocar em casa, pois morou na SQS 104 Sul e aos 12 anos era amigo de Pedro, irmão do Bi, dos Paralamas, quando conheceu Hebert. A partir daí o rock não saiu mais da sua vida. Mesmo mudando-se com a família para Genebra não perdeu o contato com os amigos. Retorna ao Brasil e em 1983 começa sua escalada de sucesso com Capital Inicial. Dinho falou dos planos para 2012, quando pretende retomar a carreira solo e lançar um álbum com canções inéditas com o Capital Inicial. Adorei entrevistar este talentoso e grande representante da música que une os jovens de todas as idades. Confira.

 

 

Compras pela internet

O atraso na entrega do produto é o maior motivo de insatisfação dos consumidores que compram pela internet. Em 2011, esta queixa superou todas as outras reclamações. Mesmo assim as pessoas escolhem a web devido ao preço e prazo para pagamento.

O consumidor, antes de comprar, precisa saber se a loja é confiável, se entrega no prazo e se não tem práticas comerciais não confiáveis. É importante ligar para a loja e saber se tem filial física ou apenas on-line. Ao efetuar a compra não pagar por depósito bancário e nem por boleto. Prefira por cartão de crédito. Qualquer problema é só contatar o banco e ter o valor estornado, se necessário. Estas dicas são do Procon.
A Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990 estabelece normas de proteção e defesa do consumidor. Sempre que você se sentir lesado, em qualquer relação de comércio, busque seus direitos.

 

Dinheiro novo em breve

Todos esperaram, mas as cédulas novas de 2, 5 , 10 e 20 com a tartaruga marinha, a garça, a arara e o mico-leão- dourado não circularam em 2011 como estava previsto. O Banco Central adiou o lançamento por estar ainda em fase de testes de impressão na Casa da Moeda do Brasil, mas garante que agora em 2012 vamos ter dinheiro novo.

O tempo de estudo é necessário para a segurança das novas cédulas e só a Casa da Moeda sabe quando o dinheiro terá os padrões necessários para dificultar a falsificação e aí poderá marcar a data para a circulação. Eles estão certos, porque só em agosto do ano passado o número de falsificações das cédulas novas de R$ 50 e de R$ 100 eram mais copiadas que as antigas. Isto porque os espertalhões sabem que as pessoas idosas e as mais simples não identificam a diferença. Enganaram mais do que deviam e isto levou o governo a fazer uma campanha de esclarecimento. Por isso que todo cuidado é pouco ainda mais em se tratando de dinheiro.

As cédulas de R$ 2 começaram a ser produzidas pela Casa da Moeda em 2001 para facilitar o troco. A de R$ 5 surgiu em 1º de julho de 1994 quando o Plano Real veio substituir a moeda então em vigor. O mesmo aconteceu com a de R$ 10. Já a de R$ 20 foi lançada em 2002 para facilitar o troco. 

 

Pau-de-barsa

Esta árvore é originária da Amazônia e está adaptada no Acre, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. Ele só se adapta em solos profundos, férteis, úmidos, com boa drenagem e bem aerados e tem crescimento rápido. Em 2 anos atinge 16 metros e adulta chega aos 30 de altura.

O pau-de-barsa pode ser utilizado na fabricação de papel, celulose, no revestimento de iates, como isolamento térmico e acústico. Além da madeira produz pluma que pode ser utilizada na confecção de travesseiros. Desta árvore tudo se aproveita. As fibras são longas e produzem celulose de alta qualidade e de grande resistência. Os estados que estão cultivando a árvore dizem que é uma poupança verde. A Embraer é o maior consumidor brasileiro.

Estou falando do pau-de-barsa porque os moradores da 415 Norte estão unidos contra a derrubada de uma desta espécie que foi plantada na época da inauguração de Brasília. A Novacap constatou que, mesmo que por fora a árvore pareça saudável, ela está doente, com buraco no caule, com várias feridas no tronco e tomada por fungos. Como ela está se deteriorando a solução seria colocar veneno, mas isto pode intoxicar as pessoas e os animais. A única saída é cortar para evitar que neste período de chuvas e ventos ela venha ferir pessoas.

Os moradores estão irredutíveis, pois tem afeto pela árvore. Acho bacana esta consciência ambiental, mas a integridade das pessoas tem que falar mais alto. Também temos que levar em conta a credibilidade dos engenheiros florestais da Novacap. Se eles atestam que é preciso cortar é porque não tem mais jeito. Sempre que a Novacap corta uma árvore, planta 10 no lugar. Isto é responsabilidade ecológica.

 

Feliz aniversário

 
Hoje é dia de abraçar a ex-primeira dama do DF Karina Curi Rosso, filha da procuradora federal Yara Curi e do presidente do Grupo Curinga dos Pneus Roberto Curi e também o Dr. Erickson Blun, Superintendente da Rede Brasília de Hospitais. Pessoas distintas da nossa capital. Felicidades e muitas realizações.

 

Cooperação entre Brasília e Sudão


Em setembro de 2011 representantes do Governo do Distrito Federal estiveram em Cartum, capital do Sudão, e firmaram acordo de cooperação nas áreas de políticas sociais, agricultura, esporte e cultura.
E hoje, para celebrar esta parceria, o embaixador do Sudão no Brasil, Abd Elgani Ibrahim, ofereceu almoço para o governador em exercício, Tadeu Filippelli,  e o embaixador brasileiro no Sudão, Antônio Carlos Nascimento, e outras autoridades do GDF na sede da Embaixada. No cardápio, as técnicas que serão adotadas para desenvolver ambas as cidades principalmente no combate à pobreza e implantação de projetos sociais.

O embaixador do Sudão, Ibrahim, disse que o conhecimento técnico da Caesb é fundamental para a instalação das redes de água e esgoto na capital sudanesa.  Brasília vai colaborar, e muito, na reconstrução do país.

O Sudão fica ao norte da África, é banhado pelo Mar Vermelho entre o Egito e Eritreia. Enfrenta problemas com o fornecimento de água potável, a seca periódica causa erosão e a caça excessiva ameaça a fauna silvestre. Sem falar nos problemas sociais e econômicos.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 06/01/2012

 

De soldado à Comandante

Foi muito bom ver o Governo do Distrito Federal valorizar o esforço, o trabalho e a dedicação do Coronel Gilberto Lopes da Silva no Corpo de Bombeiros do DF, entregando-lhe o comando de uma corporação valorosa.

Gilberto Lopes nasceu em Brasília, ingressou no Corpo de Bombeiros em 1984, três anos depois torna-se oficial e em 2009 chega a coronel. Um homem que procurou sempre se aprimorar e nunca mediu esforços para defender a integridade dos outros. O coronel  Lopes tem 47 anos, é valente e dedicado e vai honrar o DF nesta nova missão.

A posse foi no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros e teve a presença do governador em exercício, Tadeu Filippelli, e importantes autoridades da segurança pública.

 

Aos 45 anos o cérebro pode começar a se deteriorar

Esta constatação é resultado de um estudo realizado pela University College de Londres e causa preocupação pois estudo feito anteriormente sugeria que o declínio só começava depois dos 60.

Os cientistas da ULC avaliaram a memória, as habilidades de compreensão e percepção e o vocabulário e concluíram que aos 45 anos piora a memória e a cognição visual e auditiva. Os cientistas afirmam que a demência não é um problema exclusivo da velhice e sim um processo que se desenrola ao longo de 3 décadas por isso é importante identificar o risco desde cedo.

Ser saudável na meia idade é o caminho ideal para prevenir a demência. E, claro, fazer exercícios físicos, não fumar, não beber, controlar o colesterol e a pressão sanguínea e comer alimentos saudáveis. Os hábitos saudáveis são aliados do cérebro assim como alimentos com ômega 3, ácidos graxos e vitaminas B, C, D e E.

 

Turista recebe em Brasília atendimento de qualidade

Desde o ano passado quando o GDF instalou os Centros de Atendimento ao Turista verificou o quanto a nossa cidade atrai pessoas instruídas para conhecer o patrimônio cultural e a qualidade de vida da cidade. E aproveitou o interesse dos visitantes para  promover os roteiros turísticos não só no Distrito Federal quanto das cidades vizinhas de Goiás e Minas Gerais.

Cerca de 3 mil pessoas utilizam os CATs por mês e os mais movimentados são os do  aeroporto internacional, da Praça dos Três Poderes e da Rodoviária Interestadual. Em função disso a Secretaria de Turismo aproveitou o espaço para divulgar também os artistas da cidade. O turista ao chegar conhece pintura, esculturas e o artesanato local.

Os funcionários dos Centros de Atendimento aproveitam para conhecer o perfil dos visitantes e concluíram que São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que mandam mais pessoas para cá. Do exterior recebemos mais dos EUA, França e Espanha. A maioria é casada e tem nível superior e vem para cá pelo lazer.

Brasília tem mais do que monumentos e qualidade de vida tem gente digna e trabalhadora. É a cidade mais importante do país por abrigar os Três Poderes e os Organismos Internacionais. Visitar Brasília é viajar pelo conhecimento e este é o primeiro degrau da sabedoria.
 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 04/01/2012

Ilustres cidadãos

 

Na esquerda: Ministra Maria Cristina Peduzzi do TST, Senadora Ana Amélia Lemos e o ex-ministro do TSE Luiz Carlos Madeira

Na direita: O presidente do Sinduscon, Julio Cesar Peres, e Fernanda com Silvia Reguffe e João Carlos Pimenta, presidente do Clube de Engenharia
 

O poder dos alimentos

O médico Marcio Bontempo, especialista em saúde pública com formação em Nutrologia, autor de 57 livros sobre medicina natural, fala, em entrevista para o programa Brasília na TV, dos perigos dos aditivos artificiais nos alimentos. E dá dicas importantes para manter a saúde. Confira.

 

As mudanças climáticas surpreendem

Pelo tamanho do território brasileiro, as características do clima e do tempo são diferentes. E aí as variações deveriam ser comuns e até com uma certa normalidade. Mas ultimamente tudo está acontecendo de forma rápida e radical. E estas mudanças climáticas são a resposta da natureza às queimadas, ao desmatamento e à poluição. O gás carbônico fica retido na atmosfera por pelo menos 100 anos, por isso que o clima não é mais o mesmo há muitos anos. Abusar do meio ambiente faz o clima reagir e nos surpreender sempre.

A conseqüência disso tudo é que enquanto chove muito em alguns lugares em outros a seca castiga. No Rio Grande do Sul 31 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Em algumas cidades há racionamento de água. A seca diminui a produção de leite e de alimentos e a agricultura familiar sofre com os prejuízos. Existem produtores rurais que não conseguiram colher quase nada.

Em Minas Gerais, mais de 52 municípios estão em situação de emergência. Milhares de pessoas estão desalojadas e desabrigadas. Dada a situação, a presidenta Dilma ofereceu ajuda para o estado mineiro. E não é só em Minas: Rio de Janeiro também enfrenta problemas e até aqui no DF há muitas áreas de risco, principalmente em Sobradinho II, onde tem pessoas morando em área com risco de desabamento. Inclusive a Defesa Civil está prestando auxílio vulnerabilidade para muitas famílias. Quem quiser ajuda é só ligar para 199 ou 3373-8784.

 

Negocie com a vida

Viver é um ato de coragem e de responsabilidade e nem sempre as coisas acontecem do jeito que a gente quer. E ai vem a pergunta: por que é tão difícil conseguir o desejo se me esforço tanto? Muitos ficam desanimados, comem mal e se acomodam. Com isso o organismo fica suscetível a depressão, ansiedade, mau-humor, insônia e irritabilidade. Com isso vem as doenças cardiovasculares e a obesidade.

Dificilmente as respostas batem à nossa porta. Ninguém é uma ilha. Precisamos de um ombro amigo para desabafar e outros precisam do nosso colo. O primeiro passo é acreditar na nossa força, coragem e determinação. Somos responsáveis pela nossa felicidade. E isto será mais fácil se tivermos à nossa volta a família, que é a nossa sustentação e pessoas boas, amigas e agradáveis. Todos aliviam as quedas e nos mostram o caminho do êxito.

Quando temos uma causa para lutar e acreditar o caminhar fica mais tranqüilo. E otimistas vamos praticar os bons hábitos e estes promovem bem-estar , saúde e qualidade de vida. Tenha vontade para mudar. Deixe as desilusões para traz e comece uma nova jornada de bem com a vida.

 

A vulnerabilidade do nosso patrimônio cultural

Brasília foi em 1980 o primeiro monumento moderno a receber o título de “Patrimônio Cultural da Humanidade”. Ao longo dos anos, devido ao crescimento, sofreu inúmeras mudanças e isto desagradou os defensores do patrimônio que denunciaram para a Unesco. Em 2001 a cidade recebeu visita técnica e saímos ilesos. De todas as cidades só Ouro Preto, em 2003 recebeu o Comitê Mundial do Patrimônio.
Agora, motivada também por denuncias a respeito das obras dos hotéis e prédios com flats a beira do Lago Paranoá, tornando a área “residencial”; a Vila Planalto que já está descaracterizada e a possível expansão do Setor Hoteleiro Norte, na 901 e outras irregularidades, Brasília vai receber novamente a visita de especialistas internacionais para monitorar o estado do patrimônio e se a proposta urbanística vem sendo respeitada.

A data da vistoria técnica será acertada entre a Unesco e o Iphan e deve ocorrer no mês de fevereiro. Esperamos que seja mais um monitoramento técnico que acontece sempre que há denúncias. Como o GDF vem protegendo o patrimônio e garantindo a qualidade de vida Brasília não estará na lista dos patrimônios em risco.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 03/01/2012

Empresa eficiente e comprometida com resultados

Trabalho em televisão há 26 anos. Acompanho todas as edições do meu programa “Brasília na TV” e sempre observo as campanhas institucionais divulgadas na mídia. Procuro saber quem assina a peça publicitária e como o trabalho foi executado para chegar aquele resultado.
Quem tiver atendimento impecável, garantir resultados, falar a linguagem do povo e conhecer suas peculiaridades terá sucesso no seu trabalho. É exatamente isso que faz a Agência Nacional de Propaganda nos seus escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A Agência Nacional tem uma equipe para cada cliente e isto permite um sólido trabalho de planejamento de acordo com a necessidade da empresa, instituição ou pessoa. Tudo sob a supervisão do diretor de planejamento Paulo de Tarso Morais. Ele é especialista em marketing político e comunicação social. Paulo é também economista. Em função disso, seus clientes têm vantagens. Desde 1987 vem atuando, com êxito, em comunicação governamental e marketing político.

Construir uma imagem não é tarefa fácil é necessário capacidade, comprometimento e responsabilidade. Criar fatos para serem notícia é só com quem é da área e tem gabarito. É por isso que fiquei fã do profissionalismo e do lado humanitário dos profissionais desta agência.

 

Qualidade de vida garantida

Graças ao urbanista Lúcio Costa, Brasília é repleta de verde e de espaços para a prática de atividades físicas. E também um templo verde que ameniza a seca e encanta os olhos pela exuberância da flora e da fauna.

Para que a população possa continuar usufruindo de tudo isso o GDF vai recuperar os espaços de lazer, os parques e também investir na preservação do meio ambiente. Até 2014 serão recuperados 68 parques e 22 unidades de preservação ambiental.

Esta é uma boa notícia porque durante as caminhadas damos asas a nossa imaginação, diminuímos o estresse e fortalecemos o corpo e a mente. O GDF trabalha para preservar o patrimônio cultural mas trabalha também para transformar as necessidades em qualidade de vida.

 

Carlos Alberto de Deus: o pianista que dá mais vida à música

O piano é um dos instrumentos musicais mais conhecidos do mundo. E nas mãos do talentoso pianista mineiro Carlos Alberto de Deus, filho de maestro, reina a criatividade, a alegria e o entusiasmo. Ele constrói lindas seqüências de acordes. Acompanhe a minha conversa com ele e toda a magia de suas mãos.

 

 

Atitude deplorável

É triste ver que ainda tem gente que gosta de obter lucro enganando o consumidor. Quando vi reportagem que a Globo mostrou de uma pizzaria que coloca óleo de soja no vidro de azeite de oliva extra virgem percebi o desrespeito com o ser humano. Se a pessoa faz isso com o azeite imagina como faz a pizza? Este não é um caso isolado. Já me falaram de um salão de beleza que faz isso com xampu e de uma frutaria que troca a data de validade das frutas.

Com gente deste tipo só o Procon e a Saúde Pública dão jeito. E ao primeiro sinal de desrespeito vamos exercer o nosso direito e denunciar só assim vamos inibir este comportamento deplorável. De tudo isso a gente pode tirar a lição de que devemos sempre ser criteriosos na escolha do que vamos comer.

E um dos alimentos que não podemos abrir mão é o azeite de oliva extra virgem. Além de realçar o sabor das massas é um ingrediente indispensável para a nossa saúde pois a Associação Dietética Americana comprova que dietas ricas em gordura mono-insaturadas, como as presente na composição do azeite reduzem o risco de doenças degenerativas. O produto contém substâncias capazes de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol. Segundo o médico Marcio Bontempo o azeite aplicado sobre a pele tem efeito hidratante, restaurador e protetor. Recomenda-se aplicar de 4 a 5 vezes por mês.

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 02/01/2012

Um novo ciclo de realizações

A gestão de Dilma e de Agnelo completou um ano ontem.

A partir de hoje começa um novo ciclo para o Brasil e para o Distrito Federal. A presidenta e o governador vão poder cumprir todas as promessas de campanha. E a expectativa é grande, pois se depender da vontade dos dois, este será o ano do grande salto econômico e humano.

A presidenta Dilma superou as expectativas pela força, coragem e determinação. Fechou o ano com 72% de aprovação. E no exterior tornou-se uma força feminina muito importante pela competência administrativa e liderança.

Em seu programa “Café com a Presidenta”, disse: “2011 foi um ano de grande prova; e 2012 será mais um marco de consolidação do modelo brasileiro. Todos os brasileiros vão ter mais facilidade para comprar a casa própria. Com menos impostos e mais crédito, a economia brasileira vai crescer mais. É um ano de grande expectativa com mais emprego, mais progresso e mais desenvolvimento e estabilidade econômica”. Assegurou que 2012 será melhor para todas as brasileiras e brasileiros.

  

Já o governador Agnelo teve que organizar tudo para poder fazer uma gestão política eficiente. Tirou a saúde da UTI, acabou com os contratos irregulares, limpou o nome do GDF junto ao governo federal, deu agilidade e eficiência à máquina administrativa, deu voz aos servidores, equilibrou as contas, elaborou políticas sociais e colocou a casa em dia. Mesmo sendo impossível, em um ano, sanar tantos problemas o governador não mediu esforços para dar dignidade e garantir a cidadania aos 2,6 milhões de brasilienses.

Agnelo garantiu que vai cumprir todas as promessas de campanha e que o GDF vai ser exemplo de gestão ágil, eficiente, ética e transparente. E que mesmo com tantas demandas por serviços públicos, 2012 será o ano das realizações.

 

Para ver com os olhos da imaginação e do talento

O artista Dirceu Maués começa 2012 presenteando os brasilienses com um curso gratuito de fotografia artesanal na Casa das Artes, que fica na 102 Norte. As aulas serão de segunda à sexta e os interessados devem ligar para 3031-6615.

A fotografia é mais que um aperto de botão. É uma arte. É enxergar além do que os olhos podem ver. E é isso que Dirceu fazendo.

Ele está dando a chance para as pessoas voltarem as raízes e desenvolverem as suas potencialidades. Fotografar com câmeras digitais é fácil. É só apertar o botão que a máquina faz o resto. Já com a fotografia artesanal é preciso técnica pois tem que capturar a luz ambiente com paixão e arte.

 

Festa da Virada

Parabéns aos organizadores do Réveillon. As cerca de 100 mil pessoas puderam curtir a chegada do novo ano com tranqüilidade e segurança. A festa começou com os Móveis Coloniais de Acaju, Natiruts, Arlindo Cruz, Pedro Paulo & Matheus e João Bosco & Vinicius. As famílias, além de curtirem os shows, contemplaram 25 minutos de queima de fogos. Um espetáculo que pode ser visto de vários pontos da cidade.

O GDF garantiu a segurança do local com cerca de 1.300 policiais e também com reforço na rodoviária. Para o bem-estar dos idosos e pessoas com necessidades especiais foram montadas tendas. As barraquinhas foram cadastradas e devidamente fiscalizadas e o secretário de Transporte, José Valter Wasques, fiscalizou tudo de perto e só foi descansar quando a população pode voltar para casa em segurança. Há muitos anos não se via tanta dedicação.

Povo feliz é mais saudável e produz mais.

  

 

Palácio da Poesia

A Casa do Cantador é uma edificação moderna assinada pelo gênio Oscar Niemeyer, inaugurada em 9 de novembro de 1986 para ser um ponto de encontro da cultura nordestina e dos valores artísticos da Ceilândia. Tem teatro de arena e espaço para divulgar os outros cantares e abrigar os repentistas do Nordeste. Funcionou muito bem até 1998. Depois ficou inerte. 

No inicio de 2011, no governo Agnelo, voltou com força total. Fez mais pelo repente e pelo cordel do que em 24 anos em que foi criada. O Palácio da Poesia, como também é denominada a Casa do Cantador, traz novidades em 2012. Todas as noticias do espaço e de seus artistas poderão ser conferidas na Folha de Cordel. E quem quiser ouvir a cantoria vai poder acessar a rádio web Repente e Cordel, em breve.

O diretor da casa, Francisco de Assis Silva, o Chico repentista, vai reativar a Biblioteca que funcionou até 1998 e colocar novamente em prática o projeto Cantoria Escola, que também funcionou até aquele ano e que na época mais de 200 mil alunos conheceram a literatura de cordel e apreciaram as apresentações dos repentistas da cidade.

A Casa do Cantador tem sido palco de grandes manifestações culturais e está sempre de portas abertas para os representantes da cultura popular.

 

 
Coluna da Bernadete Alves - dia 31/12/2011

2011 está indo embora

Em tempos de muita preocupação financeira, violência, escândalos, corrupção, tragédias e falta de amor com o semelhante, é hora de agradecer, mesmo sem ter conseguido concretizar tudo que almejamos, como aquela viagem que não aconteceu, a falta de dinheiro, o novo emprego, o carro novo, a casa própria, o amor que não chegou, as desilusões e todas as expectativas frustradas. Mesmo assim não podemos desanimar; precisamos agradecer pelo que somos e pelo que temos e mesmo chateados vamos transformar os conflitos em harmonia e mandar embora a solidão e a depressão. Precisamos continuar educados, sorridentes, sinceros, prestativos e gentis. Essa tem que ser sempre a nossa atitude perante a vida.

Amanhã começa um novo ciclo e com ele as esperanças se renovam. Vamos aproveitar a magia da virada com o coração aberto e com bons pensamentos. Ter fé é o melhor ingrediente para qualquer desejo.

Quero aqui agradecer a honrosa companhia que tive no programa “Brasília na TV”, todos os domingos às 12h30, na TV Brasília, ao longo deste ano, a todos os clientes, parceiros e fãs pelo apoio e pela amizade, e vocês, internautas, que me honram com a sua leitura. A todos os e-mails, os elogios e, também, às criticas, sou muito agradecida, pois tudo isso nos motiva a ser cada vez melhor. A cada dia da nossa vida aprendemos com os nossos erros e nossas vitórias. Espero que 2012 seja bem melhor, com saúde, paz e que haja amor no coração de todos. A vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.

Antes de terminar o dia de hoje é bom fazer o ritual da despedida. Acenda uma vela branca, faça uma oração agradecendo pela sua saúde, pela família , amigos e por todas as coisas boas que aconteceram. Depois pegue uma folha de papel e escreva tudo que houve de triste, desagradável, todas as mágoas e desavenças que você passou e que quer excluir da sua vida. Em seguida queime a folha na vela desmaterializando todo o pensamento negativo. Agradeça por você existir e confie no que há por vir.

 

Revelar, despertar e acordar

A virada do ano traz a intenção de renovação e uma lista de promessas para os próximos 365 dias. Representa o fechamento de um ciclo e inicio de outro. É momento de fazer planos e creditar em uma vida melhor. E muitos seguem a risca as tradições e simpatias para a celebração do réveillon. O importante é agradecer a vida e depois celebrar a arte do encontro com a família e amigos do coração.

Para começar o ano bem, muitos costumes e tradições são seguidos a risca mesmo sem comprovação científica. Valem pela simbologia e tradição cristã. É bom comer lentilha, arroz, feijão e milho. Estes grãos alimentam nações por gerações e mais gerações e simbolizam a fertilidade e a prosperidade. A lentilha tem de ser comida em primeiro lugar para que não falte dinheiro e saúde o ano inteiro. Isto porque ao dobrar de tamanho ao ser cozida representa abundância.

O peixe significa partilha e purificação devido o seu habitat, a água, e também porque só andam em grupos.

O porco, por fuçar para a frente, representa novas oportunidades e resistência.

O cordeiro é um animal considerado puro e por isso purifica corações.

O louro é símbolo de sucesso e vitória. Guardar umas folhas na carteira, na virada é promessa de sucesso e fartura.

A romã e a uva por serem repletas de sementes trazem a idéia de multiplicidade e fartura e reforçam as qualidades.

Nozes, castanhas e avelãs são resistentes e proporcionam força.

Todo ato de vontade é uma forma de magia que transforma em real a nossa vontade.

 

Brasília na TV

Convido você para estar comigo amanhã na TV Brasília, às 12h30 e acompanhar o programa Brasília na TV” e começar o novo ciclo ao som do pianista mineiro Carlos Alberto de Deus; conhecer com o médico Marcio Bontempo, especialista em saúde pública os benefícios da alimentação natural.

 

E mais: curtir a voz e o talento de Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, na super festa que o Sindicato dos Bancários fez para comemorar os 50 anos de muitas vitórias. A entrevista do presidente Rodrigo de Britto e a minha conversa com Dinho sobre Renato Russo. Um programa que vale a pena assistir.

 

Feliz 2012!!!

Que venha 2012 com muita saúde, amor e paz, para podermos sorrir, trabalhar, viajar, pular, cantar, brincar e realizar sonhos. Somos responsáveis pela nossa felicidade e isto será mais fácil se estivermos com a família, nossa sustentação e com amigos sinceros. Eles nos dão serenidade para compreender a exata medida das coisas. Nossos tesouros no caminho da evolução e realização pessoal.

Abra os braços do coração para receber os sonhos e expectativas do ano novo. Jogue fora o medo, sinta a vida! Basta você querer de verdade, ter fé e nunca, nunca desistir de nada. Desejo que seu ano seja plenificado de bênçãos e realizações. Que você e toda a sua família tenham um 2012 abençoado. Acredite em você, no seu potencial e na sua capacidade de execução. Valorize o quanto você vale.

Para você se preparar para os próximos 12 meses, amanhã, em um horário tranqüilo acenda uma vela branca, relaxe e olhe durante 3 minutos para a chama da vela para receber a luz que vai te guiar por todo o ano e em seguida faça esta oração:

Deus de infinita bondade
Que eu seja banhada pela luz primordial
Que eu esteja unida com a sabedoria Terra
Que eu identifique meu espaço dentro do conceito cósmico
Que eu tenha percepção das energias sutis
Que eu seja um espelho da força do amor
Que eu limpe as nuvens da minha visão
Que eu saiba o que é preciso saber
Que eu revele a verdade e o caminho mais sábio
Que eu enxergue através da perspectiva superior
Que eu aceite o ser humano sem julgamentos
Que eu possa sempre manter a tolerância
Que eu exerça o significado real do amor
Que eu possa aceitar e usar a minha própria força
Que eu mantenha sempre a calma interior
Que eu e o meu Eu superior atuem em conjunto
Que eu respeite o livre arbítrio do outro
Que eu tenha equilíbrio entre as polaridades
Que eu irradie luz através da própria força criadora
Que assim seja e assim será sempre. 

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Página 218 de 231
RocketTheme Joomla Templates