Coluna Bernadete Alves - dia 30/10/2017

Polícia Civil otimiza serviços com auxílio de drones

A Policia Civil do DF está otimizando os serviços com o auxílio de drones. Com imagens em alta definição mesmo a quilômetros de distância, os drones são ferramentas que garantem mais precisão ao trabalho da Polícia Civil. O equipamento pode ser usado de várias maneiras. No Instituto de Criminalística, por exemplo, o drone garante uma reprodução muito mais fiel da real cena de um determinado crime.

Segundo o Departamento de Policia Especializada, além de fotografias e filmagens, o instrumento que será manuseado a uma altura máxima de 120 metros, possibilita que os profissionais construam imagens 3D e as acessem de todos os ângulos. Como o aparelho fica imperceptível, pode ser usado em investigações em pontos de tráfico de drogas e em monitoramento de cativeiros.

Para manusear bem a ferramenta e utilizar todos os recursos que ela oferece, oito peritos criminais receberam, em julho, treinamento nos Estados Unidos por uma semana. Desde o dia 16, eles repassam o que aprenderam a 36 servidores responsáveis por controlar os drones em suas respectivas seções.

Na capacitação com um policial estadunidense, os brasileiros aprenderam procedimentos de segurança, tipos de programação variados e também puderam testar na prática como agir em situações de resgate.“Vimos como levar determinado material a uma pessoa isolada na selva, por exemplo”, cita um dos participantes do curso, o perito criminal Paulo Enio. A ideia, segundo ele, é que os policiais levem o conhecimento a outras forças de segurança do DF e até do Brasil.

“Com o drone, a gente tem uma visão espacial muito melhor, conseguimos ilustrar nossos laudos com mais qualidade. Com isso, o registro dos vestígios fica guardado para a eternidade nos nossos arquivos”, explica Enio. O policial também cita o exemplo de um acidente de trânsito, em que seria possível com o sobrevoo identificar marcas de frenagem e outros detalhes da colisão para determinar com muito mais precisão a velocidade dos veículos e a causa da ocorrência.

Também é possível atuar em parcelamentos irregulares de solo ou em incêndios. A ferramenta consegue fazer medições necessárias para determinar o tamanho das áreas atingidas.“Uma coisa é o perito ir caminhando ali dentro e outra é a gente fazer um sobrevoo que até pouco tempo só conseguia com o helicóptero. O que é muito mais caro.”

Neymar leva Davi Lucca até o CT do Barcelona

O atacante do PSG, Neymar, acompanhado do filho Davi Lucca, da irmã Rafaella e do atacante Gabigol, do Benfica, visitou o CT do Barcelona no domingo pela manhã, segundo o diário Sport. Neymar foi bem recebido, apesar das constantes trocas de farpas com o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, e da fúria de alguns torcedores, ainda insatisfeitos com sua saída do Camp Nou. Ao lado do filho Davi Lucca, Neymar encontrou os ex-companheiros e posou para fotos com Lionel Messi e Luis Suárez, o saudoso “Trio MSN”. As fotos foram divulgadas pelo Barcelona no site oficial e também no Instagram do craque.

Neymar visitou amigos e lugares da Catalunha, onde viveu entre 2013 e 2017. Segundo o programa La Porteria, da emissora espanhola Betevé, Neymar já admite aos amigos mais próximos: se arrependeu de ter trocado o Barcelona pelo PSG. Neymar almoçou com o zagueiro Gerard Piqué e, à noite foi até a casa noturna Sutton Club e ao Cassino de Barcelona para se divertir com os amigos. Participou de uma festa de Halloween com os inseparáveis amigos, os “Toiss”.O atacante do PSG também se encontrou com o amigo de infância Leo Baptistão, atacante do Espanyol.

Segundo o programa La Porteria, da emissora espanhola Betevé, Neymar já admite aos amigos mais próximos: se arrependeu de ter trocado o Barcelona pelo PSG. A rede de televisão pública Betevé revela que o craque teria confessado a amigos que estaria arrependido de ter trocado Catalunha por Paris e com a relação nada amigável com o técnico Unai Emery. O jogador confessou que estaria tendo dificuldades para se adaptar a Paris “uma cidade que não tem nada a ver com Barcelona.” Ele deixou Barcelona na manhã desta segunda, por volta das 7h da manhã locais, rumo à capital francesa.

Outubro foi o mês mais seco dos últimos 50 anos

O Instituto Nacional de Meteorologia informa que durante o mês de outubro de 2017, choveu apenas 15% do esperado para o período. O acumulado destes 30 dias foi de apenas 25,4 milímetros, bem abaixo dos 166mm esperados para o mês. A segunda semana de outubro foi de dias quentes e secos em todo o Centro-Oeste.

Hoje, felizmente, a chuva encerrou um dos meses mais quentes e secos dos últimos 50 anos. A volta da chuva traz alívio à crise hídrica e melhora a qualidade do ar.

O meteorologista Manoel Rangel diz que a baixa umidade foi devido ao El Niño, uma anomalia causada pela mudança da temperatura da água do Oceano Pacífico. “Como a massa de ar seco ficou mais forte inibiu a formação de nuvens e com isso não choveu”.

Para novembro o Inmet prevê chuvas em torno de 230,1mm com tempo chuvoso até 10 de novembro.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 29/10/2017

Isabela e Carlos Carpaneda promovem noite da Cartier em Brasília

A escritora Isabella Carpaneda e seu marido, o renomado cirurgião plástico Carlos Augusto Carpaneda, receberam seletos convidados na luxuosa casa no Lago Norte, para apresentar o relógio feminino Panthère, ícone de 1983, relançado em versões que vão do aço ao ouro rosa com diamantes. A joia é da internacional Cartier, criada em 1847 por Louis-François Cartier, em Paris e uma exposição de belíssimas joias inspiradas na arquitetura de Brasília.

Os convidados foram recebidos por Isabela, embaixadora da marca, em Brasília, por Luciano Antunes, diretor comercial da Cartier no Brasil, Tessa Ferraz, diretora de marketing nacional da marca, e por Tatiana Januário e o casal Margot Albuqerque e Diomédio Santos, da brasiliense Grifith Joalheria, responsável pela comercialização da coleção da marca francesa, no Iguatemi Brasília.

A estrela da festa, o complexo e delicado relógio Panthère, foi apresentado aos convidados, de mesa em mesa pelos “mensageiros Cartier” e pela diretora de marketing Tessa Ferraz. Tive a alegria de colocar em meu pulso, reviver os 34 anos de história do relógio que atravessa o tempo e receber uma foto Polaroid do momento único junto com um livro Cartier com a história de Alfred Cartier e seu filho Louis, a indústria relojoeira suíça, com um nível de desempenho jamais atingido e as últimas coleções da incomparável joalheria e relojoaria.

Gilbert Di Angellis

O Panthère, mesmo descontinuado no início dos anos 2000, nunca perdeu a majestade, se tornando desde então item disputadíssimo em casas de leilões. Agora, o Panthère volta à cena e em plena forma: apresentado em janeiro passado no Salão Internacional de Alta-Relojoaria de Genebra e agora na Capital do Brasil.

Disponível em mais de 15 versões, o novo Panthère chega ao Brasil em dois tamanhos, pequeno e médio - em peças que vão do aço a partir de R$ 15.800 ao ouro amarelo ou rosa com brilhantes.

Há exatos 103 anos, Louis Cartier, relojoeiro criativo, com espírito pioneiro, desenhou para a joalheria que leva seu sobrenome um relógio de pulso de diamantes brancos e ônix que imitava a pele de uma pantera, consagrando o animal como um dos símbolos da joia.

Misterioso e enérgico, o felino também empresta seu nome a um dos relógios mais icônicos da história da Cartier: batizado de Panthère por causa da pulseira supermaleável que faz referência ao movimento do animal, o modelo de 1983 foi desejo máximo na década em que foi lançado, circulando nos pulsos de Madonna, Gwyneth Paltrow e Keith Richards.

A mansão da família Carpaneda, foi decorada pela talentosa Valéria Leão Bittar, na cor emblemática da marca Cartier e do calor hospitaleiro da elegante anfitriã Isabela Carpaneda.

O jantar assinado por Due Amicci,harmonizado com champanhe Taittinger e drinques avermelhados,da Help Bar, ao som do quarteto de Jazz BSB Produções, Felipe Soul e Beth Vinil, e DJ Sony que levou todo mundo para as pistas até as 3 horas da manhã.

A noite foi de conversas agradáveis, clima de descontração, gente bonita e elegante e boa música. E claro o carinho e atenção de Isabela, Dr. Carpaneda e do filho Dr. Eric.

Entre os inúmeros convidados, Vera e Paulo Castelo Branco, Cláudia e Silvio Juca, Eliane e Samir Nasr, Anna Luiza e Elson Cascão II, Karina Curi, Cláudia Salomão, Ivana Valença e Edmond Yedid, Paula Santana e Celso Júnior, Luciana e Fabiano Cunha Campos, Ana Luiza Favato, a modelo Flaviany Leite e Eduardo Lira, Isabela Lira e Arthur Cardoso, Margarida Kalil e família Bittar.

Uma festa maravilhosa, tudo perfeito, um luxo só!

O tetracampeonato leva Lewis Hamilton às lágrimas no México

O GP do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, fez o piloto Lewis Hamilton chorar. Mesmo chegando em nono, o britânico garantiu o tetracampeonato na Fórmula 1,ao encerrar a prova mexicana com 56 pontos de vantagem para Sebastian Vettel, o segundo colocado. O piloto da Mercedes festeja com a torcida mexicana a conquista antecipada. Lewis é o britânico com o maior número de títulos na F1.

"Uau! Um muito obrigado para todos que vieram apoiar hoje”, declarou. “Preciso agradecer demais a todos os caras de Brixworth e Brackley, obrigado a todos vocês pelo trabalho duro. Vencer o Mundial de Construtores neste ano já foi uma enorme façanha, mas me ajudar a alcançar esta conquista incrível... eu sou muito grato”, afirmou. Com o quarto título mundial, Lewis Hamilton se iguala ao francês Alain Prost e ao alemão Sebastian Vettel, e está atrás apenas de Juan Manuel Fangio (5) e Michael Schumacher (7).

Na largada, Vettel, Verstappen e Hamilton foram para o tudo ou nada na primeira curva.Hamilton e Vettel, competidores pelo título se chocam ainda na primeira volta, e foram para os boxes. Max Verstappen, que largou em segundo, toma a ponta ainda na primeira volta. Daí em diante o holandês abriu larga vantagem para Valtteri Bottas.

No final do grid, Hamilton recebe bandeira azul e é obrigado a deixar o líder Verstappen ultrapassar. Mas depois de todo o sufoco, encerrado com um incrível duelo travado com Fernando Alonso nas últimas voltas, Lewis tirou o grito de tetracampeão da garganta. E se emocionou diante da multidão mexicana.

Max Verstappen recebeu a bandeirada com 19s678 de diferença para o finlandês da Mercedes. Esta é a segunda vitória em 2017 e a terceira na carreira. "O começo foi crucial. Depois da semana passada, esta foi a corrida perfeita”, declarou Verstappen.

Valtteri Bottas, chega em segundo, Kimi Raikkonen em 3º e Sebastian Vettel chega em 4º e mesmo perdendo o título foi eleito pelos fãs da F1 o "piloto do dia”. Fernando Alonso, que largou em 18º por conta de punições, terminou a prova no décimo posto. Para ele Lewis Hamilton teve um caminho “muito fácil” até o título da temporada 2017 da F1. O piloto acha que Hamilton não sofreu o bastante para chegar ao tetracampeão e lembrou que a disputa com Nico Rosberg no ano passado foi bastante mais difícil. “Ele não teve oponentes.Tomara que em 2018 possamos dar mais dificuldades para ele”, concluiu. Felipe Massa terminou em 11º com a Williams.

A Fórmula 1 volta no dia 12 de novembro, às 14 horas, em Interlagos, com o GP do Brasil. O primeiro treino livre será no dia 10 de novembro às 10h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV2.

Parque Infantil na orla da Ponte JK está revitalizado

Parceria entre o governo de Brasília e Associação dos Empresários do Beira Lago possibilitou a revitalização do parque infantil da orla da Ponte JK, no Setor de Clubes Sul. A Administração Regional do Plano Piloto disponibilizou 20 servidores para a execução dos serviços. Foram feitas a recuperação de calçadas, a pintura de meios-fios e a colocação de areia do espaço infantil.

A revitalização do espaço é mais uma opção de lazer para a comunidade e faz parte do projeto Orla Livre, que devolve o acesso ao Lago Paranoá à população de Brasília. O administrador do Plano Piloto, Gustavo Carvalho Amaral, que acompanhou os trabalhos de revitalização do espaço, disse que a parceria com os empresários foi fundamental para a realização do projeto. “Caso contrário, a proposta seria inviabilizada em virtude da questão orçamentária. Depois que [os módulos] do parquinho chegaram, foram três dias de trabalho. Foi muito rápido”, explicou.

O empresário Igor Soares, da Associação dos Empresários do Beira Lago, disse que a revitalização do espaço de 200 metros quadrados era um anseio dos empresários da região. “Antes tinha mais de 50 barracas de comércio ilegal e casos de criminalidade aqui em frente. Isso prejudicava nossa atividade”.

Para comemorar a reabertura as crianças participaram de oficinas de confecção de pipas, de dobraduras em papel e de treinamento de embaixadinhas com bola. As atividades integram o programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 28/10/2017

Pau D’Arco – o chá milagroso

O ipê roxo com suas flores de coloração rósea a roxo-claras,é muito mais que beleza e alegria, é também eficaz para a saúde. A conclusão é de pesquisadores americanos que descobriram que parte da casca desta árvore, o chamado pau-d’arco, tem dois fitoquímicos: o lapachol e beta-lapachona, que auxiliam no tratamento de várias doenças.

Além de nos proporcionar uma paisagem belíssima com as cores de suas flores, e de sua madeira ser utilizada para vários fins na marcenaria, o pau-d’arco, que é parte da casca do ipê, que concentra as propriedades medicinais da planta, pode ser usado como um remédio natural para tratar vários problemas de saúde.

Seus princípios ativos são derivados naftoquinónicos, lapachol – com propriedades antitumorais, pró-apoptóticas (que estimulam a morte das células cancerígenas), entre outras.Possui propriedade antitumoral, anti-inflamatória, imune estimulante, diurética, antiviral, antioxidante e antibiótica. Seu consumo aumenta ainda a produção dos glóbulos vermelhos, assim como da respectiva hemoglobina por um estímulo na medula óssea.

O seu uso no tratamento da leucemia e outros cancros foi comprovado por meio de estudos e tratamentos realizados por médicos e naturopatas da década de 1960. Neste período, começaram a estudar a planta devido à utilização em ampla escala por parte dos índios da Amazônia Brasileira e Peruana. A partir daí vários estudos têm confirmado a ação do lapachol do pau d’arco como anticancerígeno.

Na leucemia, o chá do Pau D’Arco reduz a ação da telomerase, aumentando a morte das células cancerígenas (Jounal of Medical Food, 2010). No cancro da mama, inibe os receptores dos estrogénios (International Journal Molecular Medicine, 2009) e no cancro do fígado, inibe o seu crescimento e metastização (Biosci Biotechnol Biochem, 2007). No cancro da bexiga, inibe o crescimento e aumenta a apoptose (Experimental Oncology, 2006). No cancro da próstata, inibe a inflamação e reduz também a acção da telomerase (Pharmacology Research, 2005) e nos cancros do pulmão (International Journal of Oncology, 2005) e cólon (Anticancer Drugs, 2003) aumenta também a apoptose das células cancerígenas.

Muito usada como complemento no tratamento quimioterápico contra o câncer, a planta ajuda a reduzir os efeitos colaterais desta forma de tratamento e ajuda a estimular o sistema imunológico no combate da doença. Além do mais, graças às suas propriedades, essa planta pode ser usada para o tratamento da anemia, fraqueza, infecções por HIV, infecção na próstata, mioma, quisto nos ovários, infecção urinária, amigdalite, bronquite, candidíase, além de agir como um cicatrizante para feridas internas e externas.

Um dos usos mais populares é devido às propriedades antifúngicas, sendo excelente para o tratamento de infecções causadas por fungos, podendo ser usada para o tratamento, por exemplo, de micoses, pé de atleta e até mesmo fungo nas unhas. É ainda estimulante do sistema imunológico e, graças às propriedades antivirais, pode ser usado ainda no tratamento da gripe, síndrome da fadiga crônica, mononucleose e vírus de Epstein-Barr.

O chá da casca do ipê é um excelente anti-inflamatório e, por isso, pode ser usado para problemas inflamatórios no estômago e intestinos, sendo excelente para síndrome do intestino irritável, colite, além de reumatismo e fibromialgia. A planta é muito utilizada pela Naturopatia em Portugal, está disseminada por todos os países latinos da América do Sul e Central.

A forma de consumo da planta é em chá feito com as cascas. A casca interna de pau d’arco tem propriedades antioxidantes e serve como anti-inflamatório e pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. O preparo é bem simples: em um recipiente, coloque uma xícara de água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, desligue. Coloque ½ colher de sopa de Pau D’Arco, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Passado este tempo,coe e tome. A dica é não exagerar no consumo do chá. Dependendo do organismo, existe a possibilidade de efeitos colaterais. Entre estes está a náusea, diarreia, tonturas e até anemia.

Procure um médico antes de optar por tratamentos naturais.Cada pessoa possui um organismo diferente que deve ser analisado por um profissional.

Brasil Sub-17 fica com bronze na Copa do Mundo na Índia

O Brasil terminou sua participação na Copa do Mundo Sub-17, neste sábado, no Estádio Vivekananda Yuba Bharati Krirangan, em Calcutá, na Índia, com vitória de 2 a 0 sobre Mali e conquistou a terceira posição do Mundial. O Brasil Sub-17 de Gabriel Brazão, Wesley, Vitão (c), Lucas Halter e Weverson; Victor Bobsin (Rodrigo Guth), Marcos Antônio e Alan (Rodrigo Nestor); Paulinho, Lincoln (Yuri Alberto) e Brenner, sob o comando do técnico Carlos Amadeu, teve seis vitórias e apenas uma derrota. Marcou 14 gols e sofreu cinco.

As duas seleções começaram a partida buscando o gol desde o apito inicial. A primeira chegada do Brasil foi com Lincoln aos oito minutos e depois aos 15 com Wesley. Mali também chutes de longa distância, Salam e Camara. Na reta final do primeiro tempo, os dois goleiros Koita e Brazão garantiram o empate sem gols.

A partida foi bastante disputada no segundo tempo. O Brasil voltou a assustar com Brenner. Depois aos 10 minutos Alan Guimarães, o garoto do Palmeiras, disputado por Real Madrid, Barcelona e Arsenal, pressionou a saída de bola, arrancou em direção ao gol e, na finalização, contou com lance bizarro do goleiro Koita, um frango inacreditável, para fazer 1 a 0.

A Seleção Brasileira aproveitou o bom momento, foi para cima e quase ampliou com Brenner e Rodrigo Guth. Mali tentou responder com Kane, de cabeça, mas o goleiro brasileiro fez grande defesa e mandou para escanteio. O segundo gol do Brasil foi aos 43 minutos com Yuri Alberto, promessa do Santos. O goleiro Gabriel Brazão, do Cruzeiro, foi eleito o melhor goleiro da competição.

 

Autor de 29 defesas no torneio, o goleiro brasileiro teve um aproveitamento de 85,3%. “Creio que fiz um bom mundial. Infelizmente, contra a Inglaterra sofri três gols. E eu não tive vida fácil. Tudo que fiz aqui não me representa sozinho. Estava com o Vitor, o Halter, jogadores de ótimo nível, sem eles ali não teríamos conseguido manter a reputação”, declarou Brazão.

Além da Luva de Ouro, o Brasil levou o Troféu Fair Play, como equipe mais disciplinada do Mundial. Foi a terceira vez seguida que esta geração de 2000 conquista o reconhecimento, depois do Sul-Americano Sub-15 da Colômbia, em 2015, e do Sul-Americano Sub-17 do Chile, em 2017.

A Inglaterra, única seleção para quem o Brasil perdeu na semifinal, derrotou hoje os espanhois por 5 a 2 e conquista pela primeira vez a Copa do Mundo Sub-17 deste ano. O atacante Brewster, do Liverpool, levou o troféu Chuteira de Ouro, sendo o artilheiro do Mundial sub-17 com oito gols. O meia Foden, do Manchester City, ficou com o prêmio de melhor jogador do torneio.

Os ingleses estão em alta: também conquistaram o Mundial sub-20, a Eurocopa sub-19, além de chegar à final da Eurocopa sub-17 e às semifinais da Euro sub-21.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 27/10/2017

Incêndio na Chapada dos Veadeiros está sendo investigado pela PF

O incêndio que devasta um dos principais patrimônios do Cerrado, a Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, desde o dia 17, está sendo investigado pela Polícia Federal. É consenso entre os que atuam no combate ao fogo que se trata de um incêndio intencional e, portanto, criminoso. Por ser um parque nacional, a Polícia Federal já foi acionada para investigar o caso. Perícias serão realizadas para identificar como as chamas começaram e quais são as causas do incêndio. Acidental ou dolosamente, por fogo em mata é enquadrado na lei de crimes ambientais e tem punição prevista de dois a quatro de prisão.

O fogo descontrolado, em uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil e considerada Patrimônio Natural da Humanidade,não destruiu somente a vegetação típica do cerrado mas, também, avançou sobre as matas ao redor de rios e dentro da umidade de preservação destruindo árvores centenárias. O incêndio já consumiu 26% da área total da unidade de conservação, que tem 240 mil hectares. Criado em 1961, a unidade tinha originalmente 625 mil hectares mas teve suas dimensões reduzidas nas últimas décadas. José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente, sobrevoou a área e pediu ao Ministério da Justiça que a PF dê prioridade às investigações, o que só deverá ocorrer depois de concluído o controle total do incêndio, que agora avança em áreas mais isoladas e de difícil acesso.

A força-tarefa de brigadistas, bombeiros,voluntários, policiais e agentes públicos na região tem conseguido controlar o avanço do fogo que consome a Chapada dos Veadeiros. Mesmo com trabalho intensivo o fim efetivo das chamas na área atingida, porém, só deve vir mesmo com o aguardado início das chuvas na região, declara Fernando Tatagiba, chefe do Parque Nacional da Chapada. “O fato do incêndio ter surgido no interior da barreira para contenção do fogo, me leva a crer que alguém adentrou no parque e botou fogo. Não temos elementos para dizer quem é o responsável, mas podemos dizer, com certeza, que é criminoso”, assegura Tatagiba.

A área habitada da Chapada está vivendo dias de muita tensão. Além dos bombeiros e brigadistas, centenas de voluntários emprestam força para salvar o meio ambiente. O cheiro de mato queimado se espalha pelas ruas de terra da pequena Vila de São Jorge, reduto ambiental e porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A fuligem da mata dificulta a respiração e nem mesmo as toalhas molhadas espalhadas pelos ambientes, aliviam a situação dos moradores. O Vale da Lua, conhecido pelas formações rochosas criadas pelo Rio São Miguel, ponto mais visitado da unidade de conservação, mesmo com a comunidade se mobilizando, foi tomado pelas chamas. Só sobrou as pedras e água do rio. O pequeno aeroporto de Alto Paraíso, município conhecido por sua vocação para supostos pousos de óvnis, foi transformado em centro de gerenciamento das queimadas. Os aviões e helicópteros se deslocam o tempo todo com água, moradores, brigadistas e todo o equipamento contra incêndio.

De acordo com agentes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do parque, cerca de 80% da área original do parque, aquela que ele tinha até junho, antes da ampliação, foi dragada pelo fogo. As trilhas do parque também foram atingidas. O Corpo de Bombeiros do DF enviou, desde o dia 20, quatro carros e 25 militares para dar apoio às atividades de combate aos incêndios que atingem a região.

Na segunda-feira, dia 23, o médico veterinário e diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Gerson Norberto, e outros três profissionais também viajaram para a Chapada dos Veadeiros, com medicamentos, material cirúrgico e equipamentos para prestar socorro aos animais feridos no incêndio e trabalhar em parceria com ONGs da região. A região abriga ao menos 34 espécies da fauna e 17 da flora ameaçadas de extinção. Ali, também vivem o pato-mergulhão, a onça-pintada e o lobo-guará. Não há estimativas precisas sobre a mortandade de animais e aves na área afetada pelas chamas.

Avião e helicóptero da Polícia Militar do Distrito Federal foram enviados na manhã do dia 24 para o município de Alto Paraíso, em Goiás, para reforçar o combate ao incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros há cerca de uma semana. Também foram deslocados seis militares do Comando de Policiamento Aéreo. Avião Hércules da Força Aérea Brasileira também ajuda na contenção das chamas. O avião tem dois tubos que saem pela porta traseira e capacidade para despejar 12 mil litros de água sobre as áreas incendiadas. A aeronave foi liberada pela FAB na terça (24) e, desde então, fez diversos sobrevoos pela chapada.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, entre os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, em Goiás, tem 240.586,56 hectares e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001.

O incêndio na Chapada dos Veadeiros não é apenas uma tragédia ambiental é principalmente a desestruturação das pessoas que vivem e trabalham na região. O sofrimento e a angústia vivida pelas pessoas e animais é indescritível.

FIFA reconhece títulos de Mundiais de Clubes

A Fifa reconheceu hoje durante reunião do Conselho da entidade, em Calcutá, na Índia, os títulos intercontinentais conquistados por clubes europeus e sul-americanos entre 1960 e 2004 como legítimos Mundiais. A decisão põe fim a longa e controversa discussão sobe os títulos conquistados por Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993). A partir de agora estes títulos tem o mesmo valor que os Mundiais de Clubes conquistados por Corinthians (2000 e 2012), São Paulo (2005) e Inter (2006).

A Fifa só reconhecia como “oficial” os torneios promovidos por ela. A Conmebol, responsável pela Copa Libertadores, decidiu reagir e pedir oficialmente que a Fifa reconsiderasse os títulos obtidos pelos clubes a partir de 1960, início da Copa Libertadores, cuja competição definia quem era o representante da região no Mundial Interclubes. A oficialização da mudança desta sexta traz um caso curioso: o ano de 2000 passa a ter dois campeões mundiais: Corinthians e Boca Juniors.

Os campeões mundiais, segundo a Fifa são:

1961 – Peñarol (Uruguai); 1962 – Santos (Brasil); 1963 – Santos (Brasil); 1964 – Inter de Milão (Itália); 1965 – Inter de Milão (Itália); 1966 – Peñarol (Uruguai); 1967 – Racing (Argentina); 1968 – Estudiantes (Argentina); 1969 – Milan (Itália); 1970 – Feyenoord (Holanda); 1971 – Nacional (Uruguai); 1972 – Ajax (Holanda); 1973 – Independiente (Argentina); 1974 – Atlético de Madrid (Espanha); 1976 – Bayern de Munique (Alemanha); 1977 – Boca Juniors (Argentina); 1979 – Olímpia (Paraguai); 1980 – Nacional (Uruguai); 1981 – Flamengo (Brasil); 1982 – Peñarol (Uruguai); 1983 – Grêmio (Brasil); 1984 – Independiente (Argentina); 1985 – Juventus (Itália); 1986 – River Plate (Argentina); 1987 – Porto (Portugal); 1988 – Nacional (Uruguai); 1989 – Milan (Itália); 1990 – Milan (Itália); 1991 – Estrela Vermelha (Sérvia); 1992 – São Paulo (Brasil); 1993 – São Paulo (Brasil).

1994 – Vélez Sarsfield (Argentina); 1995 – Ajax (Holanda); 1996 – Juventus (Itália); 1997 – Borussia Dortmund (Alemanha); 1998 – Real Madrid (Espanha); 1999 – Manchester United (Inglaterra) 2000 – Boca Juniors (Argentina) e Corinthians (Brasil); 2001 – Bayern de Munique (Alemanha); 2002 – Real Madrid (Espanha); 2003 – Boca Juniors (Argentina); 2004 – Porto (Portugal); 2005 – São Paulo (Brasil); 2006 – Inter (Brasil); 2007 – Milan (Itália); 2008 – Manchester United (Inglaterra); 2009 – Barcelona (Espanha); 2010 – Inter de Milão (Itália); 2011 – Barcelona (Espanha); 2012 – Corinthians (Brasil); 2013 – Bayern de Munique (Alemanha); 2014 – Real Madrid (Espanha); 2015 – Barcelona (Espanha); e 2016 – Real Madrid (Espanha).

 
Coluna Bernadete Alves - dia 26/10/2017

Ex-governadora Abadia integra governo Rollemberg

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, convidou a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, do PSDB, para fazer parte do seu governo. Rollemberg disse que o interesse por melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes foi um dos critérios que levaram à escolha de Abadia para chefiar projetos importantes para o governo. “O melhor nome pela sua competência, pela sua inserção social, pela sua reputação e pelo espírito público é da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia”, declarou Rollemberg.

“Esse desejo de contribuir com as comunidades que mais precisam é um diferencial muito importante. Com a simplicidade, experiência e espírito público, Abadia poderá contribuir muito para o governo”, disse Rollemberg, durante entrevista coletiva na Residência Oficial de Águas Claras.

A Secretaria de Projetos Estratégicos será responsável pela desativação do lixão da Estrutural, o projeto Habita Brasília, a urbanização do Sol Nascente, em Ceilândia, e do Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II, e também assume projetos como a desobstrução e a ocupação da orla do Lago Paranoá. Abadia que está acostumada a desafios recebeu com satisfação a nova missão. “Parabenizo o governador em dar a cara do governo, em dar prioridade para que nossa cidade não se deteriore”, declarou a nova secretaria.

Maria de Lourdes Abadia nasceu em Bela Vista de Goiás no dia 14 de agosto de 1944. É assistente social formada pela Universidade de Brasília (UnB) e uma das responsáveis pela criação de Ceilândia. Na cidade, ocupou o cargo de administradora regional por 14 anos. Eleita deputada federal em 1986, participou da Assembleia Nacional Constituinte e, em 1988, atuou na fundação do PSDB. Elegeu-se deputada distrital; atuou como secretária do Turismo na gestão do então governador Cristovam Buarque, em 1994; e se elegeu vice-governadora na gestão de Joaquim Roriz, em 2002. Em 31 de março de 2006, assumiu o governo até janeiro de 2007.

Rollemberg também anunciou a nomeação de Virgílio Neto para a Subsecretaria de Integração Social, órgão subordinado à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Entre as responsabilidades da pasta está a coordenação das atividades da Fábrica Social. Neto é 1º suplente de deputado distrital pelo PSDB e vê no espaço de capacitação um centro de excelência. “Tenho a oportunidade de trabalhar com a Fábrica Social, que é algo exemplar dentro de Brasília. Farei o melhor possível.”

Daniela Teixeira recebe na Câmara Diploma Mulher-Cidadã

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Distrito Federal, Daniela Rodrigues Teixeira, foi agraciada com o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2017, durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, em homenagem a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal, destaca mulheres que contribuem para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. A Câmara agracia a cada ano cinco mulheres, desde 2004. Daniela Teixeira,foi indica pelo deputado federal Rogério Rosso, do PSD/DF por sua luta pelos direitos das advogadas e contra a violência doméstica.

Foram agraciadas neste ano: a advogada Daniela Rodrigues Teixeira; a cantora Elza da Conceição Soares; a promotora de Justiça do Estado de São Paulo Maria Gabriela Prado Manssur; a médica Marina Kroeff e a líder comunitária Raimunda Gomes da Silva. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, enalteceu a relevância das premiadas, por meio de mensagem enviada ao Plenário.“As homenageadas, em suas diferentes áreas, podem servir como inspiração para muitas jovens participarem ativamente da vida pública”. Maia disse ainda que a equiparação de direitos e respeito à mulher são essenciais para o desenvolvimento social e político do país.

Daniela salientou que todas as indicadas buscam a construção de uma sociedade mais justa e lamentou que seja necessário existir uma premiação para reconhecer as lutas femininas." Fazemos parte de uma fraternidade de mulheres que sonham, acreditam e lutam por um mundo melhor. O mundo onde a mulher é respeitada é um mundo sem violência. Hoje 3 mulheres são mortas por dia. Eu queria viver num país que não fosse preciso entregar prêmios como este a mulheres. Ainda falta muito, Carlota, mas o seu exército está aqui. Somos todas Carlota”, declarou a vice-presidente da OAB/DF.

Grêmio atropela o Barcelona de Guayaquil e Grohe é ovacionado

O Grêmio, único time brasileiro na semifinal da Libertadores, fez bonito em Guayquil. Com garra e arte jogou determinado na conquista do sonho do tricampeonato da Libertadores. O time de Renato Gaúcho não tomou conhecimento da equipe que eliminou Palmeiras e Santos da competição e aos 7 minutos abriu o placar no Monumental de Guayaquil. Cortez recebeu pela esquerda, cortou o marcador o tocou para dentro da área. A bola sobrou para Luan, que bateu firme para o gol.

Mesmo com vantagem do gol fora de casa, o Imortal não se acomodou e seguiu em ritmo acelerado, diminuindo o espaço e marcando a saída de bola adversária. O Barcelona tentava chegar ao gol gremista através de cruzamentos para a área. A defesa Tricolor bem postada, com Geromel e Kannemann, não passou sufoco com as jogadas aéreas dos equatorianos.

Aos 20 minutos o Grêmio amplia o placar. O lateral Edílson cobrou falta de longe com muita força e a bola passou por baixo da barreira e entrou no cantinho direito de Banguera. O primeiro tempo acabou sem nenhuma chance clara de gol para o time da casa.

O Barcelona teve sua primeira boa chance de gol aos três minutos do segundo tempo e Marcelo Grohe protagonizou numa das mais belas cenas da partida. Díaz desviou de cabeça e o atacante Ariel, ex-jogador do Coritiba e do Internacional, que recebeu cruzamento rasteiro dentro da pequena área, ficou um passo à frente do gol e bateu com força, de primeira. Marcelo Grohe espichou o braço direito e se atirou na bola fazendo uma defesa espetacular.

A noite era brasileira. Dois minutos depois, o Grêmio parte para o ataque pela direita e Edílson ganhou o fundo, deixou o marcador no chão e encontrou Luan sozinho. O camisa 10 deu um tapa de primeira e fez o terceiro gol do Imortal. O terceiro gol deixou o time equatoriano nervoso, errando passes e exposto ao contragolpe dos brasileiros. O Grêmio passou a trocar passes no campo ofensivo. Aos 14 minutos Edílson, com dores na panturrilha, foi substituído por Léo Moura. A partir da metade do segundo tempo, o time do Barcelona voltou a rondar a zaga gremista, mas uma noite praticamente perfeita de Kannemann e Geromel dificultava o trabalho dos jogadores equatorianos.

Grêmio quase chegou ao quarto gol aos 42 com Cícero que recebeu na entrada da área e bateu forte, mas a bola passou à esquerda do gol de Banguera. O Grêmio foi mortal na medida certa e contou até com um milagre de Marcelo Grohe para vencer o Barcelona por 3 a 0. O Grêmio deu um passo gigantesco para garantir a vaga na final da Libertadores 2017. Com o resultado, o tricolor gaúcho pode perder por até dois gols de diferença na partida da volta, que acontece na próxima quarta-feira, dia 1º de novembro na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

A atuação do Grêmio, e principalmente a defesa de Marcelo Grohe, ontem à noite contra o Barcelona, repercutiu o mundo. O jornal The Sun, da Inglaterra, apelida a defesa como "Mão de Deus" e chama de "a melhor defesa de todos os tempos", além de destacar a força do goleiro durante o lance. "Não apenas o brasileiro conseguiu chegar à bola, mas manteve o punho forte o suficiente no ar para espalma-la para o lado", afirmou o jornal. Dois dos maiores portais da Argentina, o Infobae e o La Nación, chamaram de "A defesa do ano: extraordinária reação de Marcelo Grohe contra Ariel Nahuelpan".Em Guaiaquil, o "carrasco" do Barcelona também foi capa, deixando até o artilheiro da noite Luan em segundo plano. "Marcelo Grohe se agigantou no Monumental com uma defesa 'ao extremo'", diz a manchete. 

 
Coluna Bernadete Alves - dia 25/10/2017

No Dia da Massa, especialista italiana enaltece os benefícios do alimento

O macarrão não é apenas uma refeição saborosa.Essa massa ou pasta, fornece energia para o organismo realizar todas as suas funções. É considerado um ótimo combustível para os corredores.O alimento é rico em carboidrato, que é o ingrediente chave para uma alimentação saudável. E mais: a forma como o macarrão é feito permite que ele seja digerido de forma mais lenta que outros alimentos, ajudando o organismo a obter completamente seus benefícios nutricionais.

De acordo com nutricionistas renomados as massas não são as grandes vilãs das dietas de emagrecimento ou da alimentação saudável. Tudo isso é puro mito. Comer macarrão em porções adequadas combinado com legumes e verduras não contribui para o ganho de peso. O ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos.

Nesta quarta-feira, dia 25, comemora-se o Dia Mundial do Macarrão e aqui está uma boa notícia para os amantes do prato: ele torna as pessoas mais felizes, ajuda no emagrecimento e ainda proporciona um sono melhor. A afirmação é da endocrinologista e nutricionista italiana Serena Missori.

"Basta com os falsos mitos sobre a pasta. Não é verdade, por exemplo, que não se pode comê-la à noite. Ela ainda estimula a tireoide e faz muito bem ao humor", garantiu a italiana. Segundo Missori, é indicado sempre privilegiar a pasta do tipo "grano duro", sendo ainda melhor se for a opção integral. Já o "spaghetti" é o mais saudável dos tipos de pasta porque contém um índice glicêmico menor e pode ser usado para quem quer perder peso.

De acordo com a endocrinologista, tanto a versão de um espaguete com óleo extravirgem ou uma tradicional carbonara são saudáveis - já que a última dá um "impulso ao consumo de proteínas", além de estimular a tireoide. A macarronada, segundo Serena, também pode ser consumida à noite, especialmente, em dias em que as pessoas estão estressadas, sofrendo com insônia e, no caso das mulheres, se estão enfrentando a menopausa ou a famosa tensão pré-menstrual (TPM). Isso porque a massa favorece a síntese da serotonina e de melatonina, fazendo com que o corpo absorva melhor o triptofano e cause um melhor relaxamento, além de favorecer o sono. Se as pessoas estão relaxadas, os hormônios do estresse são reduzidos, entre os quais o cortisol, que favorece ao aumento de peso. Já a quantidade de vezes que o alimento deve ser consumido varia de pessoa para pessoa, mas a boa notícia é que a pasta pode ser incluída com frequência na dieta.

Serena dá dicas para quem quer incluir o alimento na dieta de maneira saudável. Para fazer o tradicional MAC’N’CHEESE no Forno é simples. INGREDIENTES: 250g de macarrão cozido; 1 xícara (chá) de queijo prato;1 colher (sopa) de manteiga; 1 ovo; 2 xícaras (chá) de leite; Sal e pimenta a gosto e 1 xícara (chá) de parmesão ralado. MODO DE FAZER: Misture o queijo prato, a manteiga, o ovo, o leite, o sal e a pimenta em uma panela. Depois, em uma travessa que possa ser levada ao forno, coloque o macarrão e adicione a mistura. Coloque parmesão em cima para gratinar e leve ao forno!

Anitta é a grande vencedora do Multishow 2017

O Prêmio Multishow 2017 apresentado por Tatá Werneck e Fábio Porchat, na Arena Jeunesse, Zona Oeste do Rio de Janeiro, ontem à noite, reuniu um time de famosos. A grande vencedora da edição deste ano foi a carioca Anitta com três estatuetas, Luan Santana (dois) e Simone & Simaria (dois). As nove categorias foram definidas por voto popular e outras sete escolhidas por um júri selecionado, que é composto por jornalistas, críticos, produtores e músicos.

No pequeno show, Anitta fez uma mistura das últimas músicas lançadas, Will I See You, Paradinha e Is That For Me. Durante uma performance no palco, chamou a atenção por dançar apenas de calcinha e sutiã e deixar o seio escapar do bustiê. Sem se mostrar abalada, ela deu suas “ajeitadinhas” durante a dança e prosseguiu firme até o fim do número, que teve participação do DJ Diplo e da cantora Pabllo Vittar. Como era de se supor, a internet foi à loucura, deixando em segundo plano as críticas de que ela estaria usando playback, diferentemente de todos os outros que se apresentaram no evento.

Meu peito tá de fora? Não, pelo amor, de Deus", brincou Anitta momentos depois, ao receber o prêmio de melhor música. Em seguida, ao levar o de melhor cantora, ela se emocionou: "Um dia quero poder detalhar o quanto é difícil, nascendo onde nasci, sendo mulher e jovem, cantando o que eu cantava, fazendo as coisas que topei fazer, chegar num prêmio desses", desabafou.

Pabllo Vittar também foi destaque na sua estreia na cerimônia do Prêmio Multishow. Pabllo venceu na categoria experimente, dedicada a novos artistas, ganhando um carro 0 km oferecido pelo patrocinador, balançou a bandeira LGBT, abriu espacate e até beijou na boca um de seus dançarinos. Foi uma das artistas mais aplaudidas pelo público do prêmio.

Além da diversidade, a cerimônia investiu em outros temas políticos, como o do empoderamento feminino, com direito a discursos dos apresentadores Tatá Werneck e Fábio Porchat. Logo na abertura das apresentações, Karol Conka e Ludmilla ainda cantaram músicas ligadas ao feminismo, como "É o Poder", "Maria da Vila Matilde", de Elza Soares, e "Pagu", de Rita Lee.

A cerimônia teve performances de artistas como Luan Santa, Karol Conka, Ludmilla e Marília Mendonça. A noite foi encerrada com uma apresentação da dupla sertaneja Simone & Simaria junto com Anitta, da música Loka, vencedora da categoria “Música Chiclete”.

Na entrega do prêmio de melhor disco, vencido por "Letrux em Noite de Climão", do projeto Letrux, cantora Letícia Novaes usou o fim do seu discurso para criticar o presidente Michel Temer. "Michel Temer inaceitável", bradou. A plateia entrou na onda e entoou o grito "fora, Temer".

Deputados livram Temer de mais uma denúncia e o mantém no poder

O presidente Michel Temer, mais uma vez, saiu vitorioso na Câmara dos Deputados da segunda denúncia oferecida pela procuradoria-geral da República por organização criminosa e obstrução de justiça e se mantém no poder. Com voto de até “deputado presidiário”, Temer fica livre da denúncia, até que deixe a Presidência.

De nada adiantou a menor rejeição de Temer, da esmagadora maioria da população pedir a sua saída, do “mercado de votos”, do perdão de dívidas, da portaria do trabalho escravo, que 251 deputados salvaram Temer da segunda denúncia neste ano. Do Distrito Federal, Temer teve o apoio dos deputados Alberto Fraga(DEM), Izalci Lucas(PSDB), Laerte Bessa(PR), Rogério Rosso(PSD), Roney Nemer(PP) e Ronaldo Fonseca(PROS).

Temer, que liberou milhões em emendas parlamentares, segue sendo o único presidente da história a ser denunciado em pleno exercício do mandato e, mais do que isso, ter as denúncias rejeitadas pelos deputados. Com relação as emendas, o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jordy (PA), protocolou na Justiça Federal na manhã desta quarta-feira, um pedido para que o governo faça uma distribuição equitativa das emendas parlamentares e para que as nomeações feitas pelo presidente Michel Temer nas últimas semanas sejam suspensas. Segundo o deputado Jordy, tanto as nomeações quanto a distribuição das emendas serviram como moeda de troca do Palácio do Planalto na tentativa de barrar a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por obstrução da Justiça e organização criminosa contra o presidente Michel Temer.

O aliado de Temer, o advogado Carlos Marun, do PMDB/MS, comemorou a decisão da Câmara de barrar denúncia contra o presidente com paródia de 'Tudo está no seu lugar', música de Benito de Paula. Tudo está no seu lugar. Graças a Deus, graças a Deus. Surramos mais uma vez essa oposição, que não consegue nenhuma ganhar”, entoa para as câmeras o parlamentar, antes de bater palmas e sair de cena.

Deputado em primeiro mandato, conquistou o núcleo duro do Palácio do Planalto na Câmara graças às defesas enfáticas que faz do presidente, em plenário e em entrevistas para veículos de comunicação, e com a defesa de políticos implicados em esquemas de corrupção. Em 12 de setembro de 2016, por exemplo, foi um dos dois únicos, entre 513 deputados, a subir na tribuna para defender o ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra a cassação.

Pela continuação das investigações votaram 233 parlamentares. Em cinco partidos todos os parlamentares votaram contra Temer: PT foram 58 votos, Rede 4 votos, PC do B 10 votos, PSOL 6 votos e PMB 1 voto. Dois partidos apoiaram integralmente Temer: PEN (3 votos) e PSL (3 votos). Dos 26 partidos, apenas 2 tiveram abstenções: DEM e PMDB. O PSDB teve o maior número de ausências, com 4 deputados e no PMDB 3 faltas. No DEM, 23 votaram a favor de Temer e 6 contra. No PDT 10 votaram contra e 1 a favor de Temer. No PMDB 53 votaram a favor de Temer e 6 pelo prosseguimento da denúncia. Pelo PODE 9 apoiaram Temer e 5 pela continuidade das investigações. No PP Temer teve o apoio de 37 parlamentares, 7 foram contra. No PSDB Temer recebeu apoio de 22 e 21 votaram pelo prosseguimento das investigações e 4 não compareceram.No PPS só um apoiou Temer os outros 9 pediram a continuação da denúncia. No PR Temer teve o apoio de 28 contra 9 e três ausências. Pelo PRB 15 apoiaram Temer e 6 foram contra. No PSB 22 votaram pelo prosseguimento e 11 apoiaram Temer. No PSD Temer recebeu o apoio de 22 e 14 votaram pela continuação das investigações. No PTB temer recebeu 15 votos contra 2 e uma ausência. Pelo PV 3 disseram sim a Temer e 4 não. No SD Temer teve o apoio de 8 e 6 foram contra.

Na primeira denúncia, por corrupção passiva, no dia 02 de agosto, o peemedebista Michel Temer foi salvo na Câmara por 263 parlamentares. Mesmo vencendo as duas batalhas no Congresso, o peemedebista não está livre de esclarecimentos à Justiça. No Supremo Tribunal Federal (STF), Temer é investigado em um inquérito aberto e conduzido pelo ministro Luís Roberto Barroso. A investigação no Supremo apura corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a edição do Decreto dos Portos neste ano, que mudou regras do sistema portuário. Temer é investigado por esse caso, assim como o ex-assessor Rodrigo Rocha Loures por supostamente atuarem em benefício da empresa Rodrimar, que opera no Porto de Santos.

Além do mais a expectativa gira em torno de dois antigos aliados do Palácio do Planalto que estão presos, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Ambos podem partir para a delação premiada e relatarem à PGR novos fatos.Geddel é considerado por procuradores como um forte candidato a delator depois que investigadores encontraram um apartamento ligado a ele, em Salvador (BA), com o equivalente a R$ 51 milhões em espécie. Ele está preso há quase 50 dias pela segunda vez.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 24/10/2017

OAB Inaugura Sala da Advocacia e melhorias de trabalho para a classe

Os advogados do Distrito Federal ganharam, na noite de ontem, uma Sala da Advocacia OAB/DF, no Ok Office Tower, Setor de Autarquias Sul, prédio anexo à sede do Conselho Federal da OAB. A inauguração, prestigiadíssima, foi feita pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia e pelo presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto. O espaço é uma parceria da Seccional do DF, da Caixa de Assistência dos Advogados do DF e do Conselho Federal da OAB.

Gilbert Di Angellis

Claudio Lamachia, parabenizou Juliano Costa Couto pelo projeto inovador da advocacia, preparado para iniciar uma carreira de sucesso. E falou para uma plateia seleta composta de advogados, desembargadores e conselheiros sobre a importância da OAB abrir a porta para os jovens advogados e alertou para a crise moral e ética que o Brasil atravessa. “Somos nós os profissionais expressamente reconhecidos pela Constituição como essenciais à administração da Justiça. Então são demonstrações claras de união como essa, que presenciamos agora, necessárias para a superação do momento. Em um somos todos e em todos somos um”, ponderou.

Gilbert Di Angellis

Juliano Costa Couto, presidente da OAB-DF, falou da importância do espaço que vai proporcionar qualidade de trabalho prioritariamante à jovem advocacia. A classe passa a dispor de um espaço coworking, Escritório Modelo, computadores, internet, impressoras, 24 estações de trabalho, duas salas de atendimento privativo, duas salas de reunião, copa e um espaço reservado à Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-DF).A infraestrutura do escritório poderá ser utilizada por todos os juristas do DF. Nos primeiros quatro meses o uso da sala para coworking será gratuito. Além disso, poderá ser feito o agendamento para atendimento de clientes em salas climatizadas. Um advogado experiente orientará juridicamente nas escolhas das ações adequadas ao caso concreto, elaboração de contratos e cobrança de honorários. Os advogados terão também o auxílio de um contador para a elaboração e registro do contrato social da empresa jurídica.

Em agradecimento a parceria da OAB Nacional, Juliano Costa Couto entregou ao presidente Lamachia e a Antonio Oneildo Ferreira, diretor-tesoureiro da OAB Nacional, placas de homenagem e agradecimento da advocacia do Distrito Federal pela parceria que proporcionou a melhoria nas condições de trabalho da classe.

Ricardo Peres, titular da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad) e diretor da Caixa do DF, enfatizou a importância do espaço. “O momento é de dificuldades profissionais e por isso um ambiente que garanta infraestrutura para a advocacia, antes prioridade no papel, agora é realidade”, declarou.

Após a entrega da Sala da Advocacia da OAB/DF, foi realizada a reinauguração da biblioteca Arx Tourinho, às 19h, no edifício OAB - Centro Cultural Evandro Lins e Silva (SAUS Quadra 5), pelo presidente Claudio Lamachia e pelo diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo Ferreira. A biblioteca ganhou novas mesas, cadeiras, climatização digital e teve seu acervo renovado. A biblioteca foi inaugurada em fevereiro de 2005. Na época, a presidente da Seccional, Estefânia Viveiros, assinou um convênio de cooperação mútua para permitir a viabilização do espaço. Após a solenidade os presidentes da OAB Nacional e da OAB/ DF confraternizaram com os convidados.

A advocacia também ganhou um lindo orquidário no térreo da sede Conselho Federal da OAB. Antonio Oneildo Ferreira, diretor-tesoureiro da OAB Nacional, ressaltou que o edifício da Ordem “é uma extensão dos escritórios e casas dos advogados e das advogadas, portanto revitalizar, ornamentar e florir o prédio é demonstrar o comprometimento da gestão com todos os profissionais da advocacia”.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 23/10/2017

Cristiano Ronaldo é eleito pela quinta vez o Melhor Jogador do Mundo

A FIFA elegeu na noite de hoje Cristiano Ronaldo, o atacante português, como o melhor jogador do mundo pela quinta vez. CR7 foi eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2013, 2014 e 2016. Ele concorreu ao prêmio The Best, com o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar Júnior. A solenidade aconteceu em Londres.

CR7, Campeão espanhol e da Liga dos Campeões na última temporada, agora se iguala a marca de Lionel Messi com cinco títulos. Cristiano iniciou sua carreira profissional aos 16 anos, jogando pelo Sporting, de Portugal, clube que o revelou. Chegou a iniciar negociação com o Arsenal, mas acabou contratado pelo Manchester United, de Sir. Alex Ferguson em 2003, então com 18 anos.

Pela equipe inglesa, Cristiano Ronaldo, conquistou três títulos do Inglês e um da Liga dos Campeões, em 2008, quando foi eleito pela primeira vez o melhor do mundo pela Fifa. Tornou-se o principal jogador do United e foi negociado com o Real Madrid no meio de 2009, por 94 milhões de euros.

Na Espanha, viveu os momentos mais vitoriosos de sua carreira, seja pelo clube, seja pela seleção portuguesa. Foi duas vezes campeão espanhol e três vezes da Liga dos Campeões, pelo Real. Por Portugal, conquistou a Eurocopa em 2016. É o maior artilheiro da seleção e do clube.

Neymar, Daniel Alves e Marcelo estão na seleção da Fifa 2017

Também hoje a Fifa divulgou a seleção do mundo na temporada 2017, de acordo com votos de jogadores de todo mundo, por meio do FIFPro. Onze jogadores foram premiados durante o The Best, que premiou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador desta temporada. Três brasileiros foram premiados na lista: Daniel Alves, Marcelo e Neymar.

Desde 2005, quando foi criada, a seleção da Fifa sempre teve ao menos um brasileiro. Daniel Alves foi premiado pela sétima vez, a terceira seguida. Marcelo foi eleito pela quinta vez, também a terceira seguida. Neymar, esteve entre os onze em 2015, quando também esteve entre os três melhores jogadores do mundo. Desde 2007, Cristiano Ronaldo e Messi estiveram em todas as seleções da Fifa. Na seleção de 2017 estão:GOLEIRO Pierluigi Buffon (Juventus). DEFENSORES: Daniel Alves (Juventus/PSG), Leonardo Bonucci (Juventus/Milan), Sergio Ramos (Real Madrid), e Marcelo (Real Madrid). MEIAS: Luka Modric (Real Madrid), Toni Kroos (Real Madrid), e Andrés Iniesta (Barcelona).ATACANTES: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona), e Neymar (Barcelona).

Os brasileiros destaques da seleção da Fifa: 2005: Dida, Cafu e Ronaldinho Gaúcho;2006: Kaká e Ronaldinho Gaúcho; 2007: Kaká e Ronaldinho Gaúcho; 2008: Kaká; 2009: Daniel Alves; 2010: Maicon e Lúcio; 2011: Daniel Alves; 2012: Daniel Alves e Marcelo; 2013: Daniel Alves e Thiago Silva; 2014: David Luiz e Thiago Silva; 2015: Daniel Alves, Marcelo, Thiago Silva e Neymar; 2016: Daniel Alves e Marcelo; e 2017: Daniel Alves, Marcelo e Neymar.

Portaria do Trabalho Escravo é suspensa por Rosa Weber

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu em decisão liminar a portaria do Trabalho Escravo que dificulta a punição dos empregadores que submetem funcionários a condições análogas à escravidão. A decisão em caráter liminar tem efeito até o julgamento do mérito da ação pelo plenário do STF e atende solicitação do partido Rede Sustentabilidade, que pedia a anulação dos efeitos da portaria, por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Outras duas ações foram entregues ao STF pedindo a revogação da portaria: uma do PDT e outra da Confederação Nacional de Profissionais Liberais.

“Tenho por suficientemente evidenciado, pois, pelo menos em juízo preliminar, que o art. 1º da portaria do Ministério do Trabalho nº 1.129/2017, ao restringir indevidamente o conceito de “redução à condição análoga a escravo”, vulnera princípios basilares da Constituição, sonega proteção adequada e suficiente a direitos fundamentais nela assegurados”, diz a ministra em sua decisão. Em sua decisão, a ministra também alerta para os riscos que a portaria pode provocar nas relações econômicas e diplomáticas do Brasil com outros países. “O Estado brasileiro não apenas se expõe à responsabilização jurídica no plano internacional, como pode vir a ser prejudicado nas suas relações econômicas internacionais, inclusive no âmbito do Mercosul, por traduzir, a utilização de mão-de-obra escrava, forma de concorrência desleal.”

A portaria, publicada na segunda-feira, reduz o conceito de trabalho escravo, muda as regras de fiscalização e altera critérios de inserção de empresas na chamada ‘lista suja’ – dependerá de uma determinação do ministro do Trabalho. A portaria nº 1.129/2017, de 13.10.2017,foi criticada pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, magistrados, auditores e entidades de defesa dos direitos humanos. A ONG Conectas Direitos Humanos e a Comissão Pastoral da Terra enviaram um apelo para a Organização das Nações Unidas (ONU) contra a portaria do Ministério do Trabalho. Para as entidades, a portaria ‘pode ser considerada o ataque mais violento já feito contra o sistema de luta contra o trabalho escravo no Brasil’.

O Organização Internacional do Trabalho fez um alerta sobre a ameaça às políticas de combate ao trabalho escravo no Brasil, uma vez que a portaria dificulta a punição das empresas que submetem seus trabalhadores a condições análogas à escravidão. A OIT afirma que o Brasil agora corre o risco de interromper a trajetória de 20 anos de sucesso no combate ao trabalho escravo, que o tornou um modelo de liderança no mundo.

A Organização diz ainda que seria lamentável se o país recuasse em sua política de proteção aos direitos dos trabalhadores. “A tendência global claramente aponta para esta direção e seria lamentável ver o país recuar com relação aos instrumentos já estabelecidos, sem substituí-los ou complementá-los por outros que tenham o objetivo de trazer ainda mais proteção aos trabalhadores e trabalhadoras, garantindo assim o respeito à dignidade da pessoa humana.”

As críticas a Portaria do Trabalho Escravo ganharam o apoio da classe artística.O cantor Caetano Veloso compartilhou a postagem da 342 Artes: “Temer passou dos limites. Para se manter no poder e fugir de mais uma denúncia, vai autorizar a volta do trabalho escravo”, diz a postagem.

O cantor Diogo Nogueira e as atrizes Alessandra Negrini e Leticia Sabatella também postaram críticas à portaria.A atriz Alinne Moraes, por exemplo, disse: TRABALHO ESCRAVO NÃO! PQ AS PANELAS ESTÃO GUARDADAS ?!?! Na tentativa de salvar o mandato e não ser investigado pelos crimes de corrupção, o presidente @micheltemer chegou ao limite. Depois de limpar o caixa para pagar emendas parlamentares, agora Temer flexibilizou as regras para combate ao trabalho escravo. É isso mesmo! Para garantir votos de deputados a seu favor, vale tudo, inclusive permitir a escravidão. Não podemos aceitar isso! O #342agora retoma sua mobilização para denunciar esses absurdos e exigir o imediato afastamento e investigação de Temer. #342agora #TrabalhoEscravoNão #ForaTemer #MichelTemer

Em sua defesa o Ministério do Trabalho afirma que a portaria “aprimora e dá segurança jurídica à atuação do Estado brasileiro, ao dispor sobre os conceitos de trabalho forçado, jornada exaustiva e condições análogas à de escravo, para fins de concessão de seguro-desemprego ao trabalhador que vier a ser resgatado em fiscalização promovida por auditores fiscais do trabalho, bem como para inclusão do nome de empregadores no Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores à condição análoga à de escravo”.

Ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, emitiu nota criticando a portaria do Ministério do Trabalho publicada nesta segunda-feira, que limita definição da prática criminosa. FHC também pediu que o presidente Michel Temer reverta a regra publicada pelo Ministério do Trabalho. “Em um país como o nosso, no qual a escravidão marcou tanto a cultura, é inaceitável dificultar a fiscalização de tais práticas. Espero que o Presidente da República reveja esta decisão desastrada”, escreveu o tucano.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 22/10/2017

Alberto Gonzalez lança em Brasília o livro Cirurgia Verde

O pesquisador Alberto Peribanez Gonzalez , autor do best seller "Lugar de Médico é na Cozinha", um livro com base na extensa pesquisa científica que mostra que a chave para a saúde está nos alimentos da horta e do pomar manuseados dentro da sua própria cozinha, veio à Brasília promover seu novo trabalho, “Cirurgia Verde”, ontem na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. O médico acredita que uma alimentação correta, baseada em plantas, é capaz ter o mesmo efeito dos remédios em algumas doenças crônicas.

Alberto Peribanez Gonzalez é formado desde 1985 pela Universidade de Brasília. Fez a residência em cirurgia geral e trabalhou nos hospitais de Taguatinga e Ceilândia. Ganhou uma bolsa de estudos para a Alemanha. Fez mestrado e doutorado no Instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. “Chegando lá, queria aprender sobre cirurgia de transplante. Foram quatro anos seguidos de trabalho estudando a microcirculação e 120 publicações em algumas das revistas científicas mais importantes do mundo”, conta Gonzalez.

“Quando voltei para o Brasil, fui trabalhar em um laboratório de pesquisa da Fio Cruz. Lá, dentro da Escola Nacional de Saúde Pública, conheci o espaço de referência em Alimentação Viva, que passou a integrar os Programas Fiocruz Saudável em 2015. Vi pessoas preparando sucos verdes, pratos veganos, saladas e mandalas de alimentos. Era tudo muito colorido, muito festivo. Olhei aquilo com encantamento, como qualquer um vê”, diz o pesquisador.

A paixão pela ‘Terrapia’ foi tanta que o pesquisador percebeu que era hora de uma mudança científica em sua vida. “Meu olhar de pesquisador percebeu que, por baixo daquela baixa tecnologia da cozinha, existia uma alta complexidade científica naqueles ingredientes. Foi quando fiz minha grande transição. Não mudei de um tipo de médico para outro, fiz uma mudança científica. Saí de um patamar no qual eu debatia com laureados do Prêmio Nobel de Medicina, e hoje eu me enxergo na frente mais aguda da pesquisa científica, que é a alimentação funcional e sua aplicação clínica. Percebi como o alimento funcional pode vir não só a prevenir, mas também reverter doenças. A palavra ‘reverter’ é perigosa, ela tem um impacto, significa tratar com sucesso, reduzir ao máximo a quantidade de medicamentos que o paciente está usando”.

Vindo de um passado acadêmico, com pesquisas em microcirculação na Alemanha, Alberto Gonzalez descobriu o poder curativo da alimentação viva. Aprendeu como as frutas e legumes agem no corpo, nas bactérias e nas doenças crônicas e, com olhar apurado, percebeu uma ciência complexa nos alimentos. Ele diz no seu livro que um suco verde com maçã, pepino, couve e chicória, uma bela salada no almoço e frutas durante o dia se ingeridos com frequência, são capazes de equilibrar o corpo suficientemente para abandonar de vez medicações para hipertensão, por exemplo. Tudo isso sem retirar do cardápio, ocasionalmente, uma picanha ou um pedaço de bolo.

“Quem bebe suco verde todos os dias tem tendência a ter um tipo bacteriano predominante no intestino, e isso muda tudo. Dependendo da bactéria que vive no seu intestino, você vai ter um caminho aberto para a saúde ou para a doença. São essas bactérias que vão decidir os neurotransmissores do seu cérebro, quanto colesterol você vai ter no seu plasma”, declara o médico. Gonzalez diz que o suco verde é uma alimentação rica em carboidratos complexos, lipídios, proteínas e nozes.

Dr. Alberto trabalha no Sistema Nacional de Saúde Brasileiro e promove, pelo mundo todo, cursos e workshops focados na alimentação natural, tais como cura para as doenças crônicas e degenerativas da humanidade. No Brasil, o doutor tem sido convidado por prefeituras de norte a sul, universidades e hospitais, para eventos e formações complementares e para falar sobre a importância da alimentação viva para a saúde integral.“A alimentação viva não é uma alimentação que deve ser utilizada apenas para curar doenças, mas sim na manutenção da saúde”, assegura Gonzalez.

O pesquisador Alberto Gonzalez constatou que a alimentação contemporânea é baseada em amido, açúcar, laticínio e carne. Segundo o médico, esse é o eixo insulínico, isto é, a alimentação que faz uso de insulina em excesso. Esse excesso faz com que os fatores inflamatórios também aumentem o que pode levar a inúmeras doenças. Além disso, a base dessa alimentação não possui antioxidantes, fitoquímicos, vitaminas, enzimas e mineralizantes que mantenham a epigenética (campo da biologia que investiga a informação contida no DNA) estáveis. O excesso de açúcar causa um impacto no epigenoma, ou seja, alguns gens não se expressam, o que gera a falta de insulina e proteínas fundamentais na manutenção do metabolismo.

Muitas pessoas não tem o conhecimento de que os alimentos que demandam mais insulina são os laticínios e gorduras animais. Segundo o doutor, essa é a cultura da morte que se baseia no excesso de sedentarismo, no ato de ingerir refrigerante, bolachas, salgadinhos, pesticidas e agrotóxicos. Isso faz com que as pessoas estejam cada vez mais distantes da natureza. Isso sem falar nos transgênicos aonde o DNA da bactéria que produz toxinas capazes de matar a lagarta que ataca as plantações é implantada no alimento. Tão sério esse caso que quando a lagarta morde qualquer parte do alimento ela morre.

Dr. Alberto assegura que "Saúde e Paz são a mesma coisa. “A saúde é a paz com suas células, com seus pensamentos e com suas atitudes. Manter-se pacífico e saudável implica em um novo alinhamento com os blocos de construção de nossos corpos - os alimentos - e com a teia que forma nossa alma, que são nossos pensamentos e sentimentos. A verdadeira Saúde funde-se com a Paz, em nossas relações familiares, de trabalho, em nossas comunidades e em consonância com nossa cultura. No momento que percebemos o estado sublime de Paz com a Natureza e com o Pai criador, regressamos novamente ao silêncio de nosso mundo interno, onde todo o ciclo recomeça... a saúde é branca, a paz é branca. Ambas formam as asas da pomba da Paz. Nisto reside a principal relação e a fusão entre a ciência e a espiritualidade", conclui o médico Alberto Peribanez Gonzalez.

Brasil sub-17 despacha Alemanha com gol de brasiliense

A Seleção Brasileira de Futebol Sub-17 está na semifinal do Mundial Sub-17 ao vencer a Alemanha por 2 a 1. Agora vai enfrentar a Inglaterra no dia 25 no Indira Gandhi Athletic Stadium, Guwahati, às 9h30 (horário de Brasília).

 

A Alemanha saiu na frente aos 20 minutos do primeiro tempo com gol de pênalti, por erro da defesa. No segundo tempo o Brasil reagiu, foi para cima e aos 25 minutos o brasiliense Weverson empata para o Brasil. Em seus minutos depois Paulinho vira o jogo com um belo chute de fora da área para a alegria do técnico Carlos Amadeu.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 21/10/2017

Templo da Paz comemora 28 anos em Brasília

Inaugurado no dia 21 de outubro de 1989, pelo presidente da LBV, José de Paiva Neto, o edifício em forma de pirâmide, com um cristal bruto de 21 kg em seu topo, transformou-se em um local símbolo do ecumenismo na capital federal. O espaço foi idealizado por Paiva Neto com o objetivo de promover a união entre todos os povos. As medidas e proporções da pirâmide estão ligadas aos números 7 - considerado o número da perfeição - e o 1, que forma uma pirâmide de sete lados, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. O local, projetado pelo arquiteto e engenheiro R.R. Roberto, está entre os pontos turísticos mais visitados da capital federal.

A Nave do Templo é um local para meditar. O salão é amplo, moderno e bem iluminado. A espiral no chão em preto e branco, fica abaixo do cristal que simboliza a presença unificadora de Deus, segundo o Ecumenismo Total, é ideal para caminhar descalço na busca do equilíbrio entre corpo e alma. No mesmo ambiente tem um altar com representação dos quatro elementos da natureza: fogo, ar, terra e água. Sua posição no sentido leste-oeste representa a união entre o misticismo do Oriente e o pragmatismo do Ocidente.

O Templo é um dos mais visitados não só por brasileiros como pelos representantes das nações mundiais. Os presentes recebidos podem ser conferidos no Salão Nobre. A Galeria de Arte do TBV possui obras de diversos artistas, inclusive à venda.

O templo presta uma homenagem ao fundador e primeiro presidente da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur. No Memorial encontra-se uma réplica da tumba do fundador, painel do pintor Sátyro Marques e o escritório onde Zarur trabalhava. É neste local que está a Mandala, um painel em cristal em dois planos que simboliza o Ecumenismo Total. Lá a gente pode aproximar as mãos e renovar as energias. A obra é da artista plástica Ula Haensell.

O templo presta uma homenagem ao fundador e primeiro presidente da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur. No Memorial encontra-se uma réplica da tumba do fundador, painel do pintor Sátyro Marques e o escritório onde Zarur trabalhava. É neste local que está a Mandala, um painel em cristal em dois planos que simboliza o Ecumenismo Total. Lá a gente pode aproximar as mãos e renovar as energias. A obra é da artista plástica Ula Haensell. A Fonte Sagrada do TBV,é um local de exaltação à Natureza e à água, com uma escultura em bronze que representa Jesus, o Cristo Ecumênico.

O Memorial José de Paiva Netto, inaugurado em 2006, possui objetos que revivem fatos decisivos da história da Instituição, bem como fotos da infância, juventude e da vida acadêmica do presidente. No Subsolo fica a Sala Egípcia, um ambiente destinado ao restabelecimento das forças vitais do Ser.

Um dos destaques é a Corrente Ecumênica de Preces, que acontece sempre às 18h, “hora do Ângelus”, na Nave do TBV. Ao lado da Nave, fica o prédio do Parlamundi, inaugurado em 1994 como um espaço para realização de diversos eventos. O TBV fica no Setor de Grandes Áreas Sul 915, lotes 75 e 76 – Asa Sul, Brasília. Mais informações pelo telefone (61) 3114-1070.

Ministra do TST critica Portaria do Trabalho Escravo e diz: “estamos quase invalidando a Lei Áurea”

A ministra Delaíde Alves Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho, fez duras críticas as ações do governo federal que, em sua opinião, externam o “momento difícil” pelo qual os trabalhadores brasileiros estão passando. “O decreto é péssimo. Essa portaria veio para liberar quem submete trabalhador à condição análoga à escravidão. A sinalização mais concreta de que o governo editou esse documento para atender aos agropecuaristas é a declaração do ministro [da Agricultura] Blairo Maggi, dizendo que eles estão comemorando a mudança”, afirmou a ministra. A Portaria n° 1.129, de 13 de outubro de 2017, foi publicada pela União e altera a definição de trabalho escravo no Brasil.

“Numa situação de normalidade, ninguém comemoraria um malfeito, mas a coisa está tão terrível que eles não têm vergonha de celebrar. Temos um governo absolutamente vulnerável e que atende todos os pedidos do setor para seguir no poder”, declara a ministra Delaíde. “Com o decreto, a partir de agora, jornadas extenuantes e condições degradantes só serão consideradas trabalho análogo à escravidão se houver restrição ao direito de ir e vir do funcionário. A chamada lista suja de empregadores também não será mais divulgada pelo corpo técnico do Ministério do Trabalho, apenas pelo próprio ministro da pasta, Ronaldo Nogueira.

A ministra do TST também não está satisfeita com a reforma trabalhista que passa a valer no dia 11 de novembro. Com as mudanças aprovadas no Congresso Nacional, acordos entre sindicatos e empresas passarão a ter força de lei, permitindo mudanças na jornada de trabalho, negociação de férias e benefícios e implantação de banco de horas, entre outras.

“Essa reforma não foi feita para atender o trabalhador, nem o micro e pequeno empresário, que oferece 52% dos empregos do país. Ela não moderniza o direito trabalhista, não traz tranquilidade nem para o setor empresarial nem para os trabalhadores. Ela vai causar uma insegurança e não vai gerar empregos”, afirmou Delaíde dizendo que,com o tempo, os setores mais ávidos por lucro substituirão empregados formais para contratar terceirizados. “Gerar emprego para os milhares de desempregados do Brasil não é a reforma trabalhista que vai fazer, e, sim, a reforma tributária, o crescimento econômico, o investimento em educação e um conjunto de atividades sincronizadas”.

A Ministra Delaíde Alves Arantes tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho em 1º de março de 2011 na vaga do Ministro José Simpliciano Fernandes, destinada à Advocacia. Integra o Órgão Especial do TST, a Segunda Turma, a SBDI-2 - Subseção II Especializada em Dissídios Individuais. Membro da Comissão de Jurisprudência e de Precedentes Normativos e Vice-coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro. Integra o Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UNB e CNPq.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 3 de 225
RocketTheme Joomla Templates