Coluna Bernadete Alves - dia 08/05/2018

MET Gala 2018 e seus looks ousados

O tapete vermelho do Met Gala 2018, organizado pela Vogue Americana, no Metropolitan Museum, em Nova York, foi a passarela de diversos artistas, modelos, cantores e celebridades que ousaram nos looks, maquiagens, enfeites para a cabeça e acessórios, na noite de ontem.

O baile acontece tradicionalmente toda segunda-feira de maio desde 1995 e tem por objetivo ser beneficente. O evento é capitaneado por Anna Wintour,editora-chefe da Vogue Americana. O MET Gala 2018 é considerado o “Oscar do Mundo da Moda” e toda arrecadação vai para o Instituto de Figurinos do MET.

Anna Wintour estava chique com look de estilos de séculos passados. Mistura o vitoriano e o medieval no trabalho com os bordados mas com toques de jovialidade e elegância. Ela chegou ao tapete vermelho acompanhada da filha Bee Shaffer.

A festa marca a abertura anual da exposição de Moda do museu novaiorquino, Em 2018 mo tema “Corpos Celestes: Moda e Imaginação Católica”, uma coletânea de vestimentas religiosas e o seu impacto no mundo da moda com até roupas do Papa em exposição.

Para participar deste importante e seleto evento, cada convidado pagou 30 mil dólares. O convite dá direito a jantar de gala, super festa e apreciar em primeira mão a exposição. As anfitriãs do Baile do MET foram Donatella Versace, a cantora Rihanna e Amal Clooney, esposa do ator George Clooney.

A cantora Rihanna foi uma das personalidades mais comentadas nas redes sociais ao surpreender a todos por usar um “look” inspirado no Papa. A cantora chegou ao Metropolitan Museum, em Nova York, com um conjunto de capa e vestido assinado pela grife francesa Maison Margiela. O chapeleiro Stephen Jones desenhou a mitra usada por ela.

Mesmo tendo como tema o “Corpos Celestiais: Moda e a Imaginação Católica”, muitas celebridades como Gisele Bündchen preferiu um modelo básico e elegante. Ela chegou ao tapete vermelho com look da versace eco-friendly, 100% sustentável. O tecido e o forro de seda são 100% orgânicos e ecologicamente tingidos. A supermodelo estava acompanhada pelo marido, o jogador Tom Brady. Casal lindo e simpático.

Enquanto algumas pessoas acharam o look de Rihanna no MET Gala ousado demais, e o de Katy Perry fantasioso, Blake Lively por sua vez, agradou a todos com o poderosíssimo vestido Versace monumental, que levou 600 horas para ser feito. Madona investiu no estilo gótico, preto com direito a coroa e crucifixos dourados, de Jean Paul Gautier.

Jennifer Lopez chegou acompanhada do namorado, o atleta Alex Rodriguez. O look era do estilista Olivier Rousteing, da Balmain, com cauda de plumas, fenda e bordados. Os músicos Lana Del Reye e Jared Leto, escolherem looks com muitos detalhes renascentistas criados por Michele, estilista da Gucci. Lilly Collins, na cabeça fez referência à coroa de espinhos com uma lágrima de sangue no make.

Alexandre Birman, CEO do grupo Arezzo, foi o único designer brasileiro presente no MET Gala 2018. “Você fica estonteado com tanta informação e a organização é algo incrível”, disse aos repórteres. O brasileiro estava acompanhado de Kate Upton, de vestido Zac Posen e sandália Alexandre Birman.

Sarah Jessica Parket de Dolce & Gabbana, usou um presépio como adorno na cabeça. Quem também usou Dolce & Gabbana Alta Moda foi Emília.Clarke. Cara Delevingne usou vestido transparente da grife Dior e uma coroa Marianna Harutunian no Met. Rita Ora optou por flores pretas. Outras celebridades optaram pelo branco, vermelho e amarelo. Selena Gomez usou um vestido branco de renda da Coach.

O bilionário Elon Musk, dono da Tesla e de uma empresa de foguetes e que agora quer investir em tijolos, fez sua sua primeira aparição ao lado da cantora Grimes, como casal no jantar de gala em Nova York.

Lilly Collins, na cabeça fez referência à coroa de espinhos com uma lágrima de sangue no make. Dakota Fanning foi de Miu Miu e a roteirista Lena Waithe, ativista norte-americana, usou uma capa com a bandeira do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQ+, assinada por Carolina Herrera. A peça era uma versão da capa magna, comumente utilizada por membros da Igreja Católica.

A atriz, cantora, compositora, dançarina, dubladora e modelo norte-americana, Zendaya, a diva do filme Homem-Aranha, optou por um visual com conotação política, em homenagem à Joana d’Arc no baile. O look, criado pela Versace, trazia placas estruturadas no pescoço e nos ombros, em referência ao traje usado pela heroína francesa. Por baixo da armadura, ela usou um vestido com malhas metálicas similares ao que vestiam os cavaleiros medievais.

Os convidados seguiram à risca todos os elementos propostos pelo evento, caprichando em detalhes e trazendo tendências irresistíveis. A socialite americana, Marjorie Harvey,ícone da moda e internet personalidade, monopolizou os holofotes, principalmente por ser a esposa do aclamado apresentador de televisão Steve Harvey, que também é escritor de Best-sellers estadunidense. Ele usou look da Dolce & Gabbana e pousou para fotos com o brasiliense Guilherme Siqueira, marketing da griffe italiana.

A cantora Ariana Grande estreou no MET com pintura da Capela Sistina em look. Modelos e atrizes como Kate Moss e Charlotte Gainsbourg, optaram por vestidos pretos curtíssimos da Saint Laurent. Mesmo sem referências diretas à religião, os looks ultrassexy e nada recatados, para alguns críticos era uma afronta ao tema da festa.

O evento que dá inicio a exposição, também arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do Museu Metropolitano de Arte. O curador da mostra, Andrew Bolton, coletou cerca de 40 vestes e acessórios da Igreja Católica que nunca tinham saído da Cidade do Vaticano. As peças estão expostas ao lado de vestidos de alta costura e podem ser apreciadas até o dia 8 de outubro.

Ao final da festa, a Rainha do Pop Madonna apareceu na escadaria do Metropolitan Museum of Art e cantou o hit “Like a Prayer”. Depois, sentada nos degraus, fez uma versão maravilhosa de Hallelujah, de Leonard Cohen. As canções foram acompanhadas por um coro gospel, que deixou a apresentação com o tom mais religioso ainda.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 07/05/2018

Putin inicia quarto mandato como presidente

Vladimir Putin assumiu nesta segunda-feira o quarto mandato no comando da Federação Russa em uma cerimônia no Grande Palácio do Kremlin, decorado em ouro, que evoca uma coroação imperial. O líder de 65 anos assume após uma esmagadora vitória eleitoral no primeiro turno em março deste ano com 77% dos votos. Ele comanda a Rússia desde o ano 2000 e ficará no poder até 2024.

Com a mão direita sobre a Carta Magna, Putin jurou na cerimônia, “respeitar e defender os direitos e liberdades das pessoas e dos cidadãos, cumprir e defender a Constituição da Federação Russa, defender a soberania e a independência, a segurança e a integridade territorial do Estado e servir ao povo com lealdade”, sob as bênçãos do patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kiril.

“Considero meu dever e o sentido da minha vida fazer todo o possível pela Rússia, por seu presente e por seu futuro”, declarou após o juramento. “Sou particularmente consciente da minha responsabilidade colossal diante de cada um de vocês, diante da Rússia. Farei todo o possível para aumentar o poder, a prosperidade e a glória da Rússia”, afirmou o presidente.

“Toda a nossa beleza e a nossa força residem em nossa autenticidade cultural e em nossa unidade”, declarou Putin perante os mais de 6 mil convidados.

A posse é um grande momento para qualquer chefe de Estado, imagine então para o russo Vladimir Putin, que assumiu a presidência pela quarta vez . Além do belo discurso à nação e agradecer pelo apoio, Putin usou um novo veículo, o Kortej, uma limusine presidencial criada especialmente para ele. Putin, que antes usava um Mercedes durante compromissos oficiais, decidiu desta vez mudar privilegiar os carros nacionais da empresa russa Nami. O desenvolvimento do veículo com design exclusivamente russo começou em 2013 e custou nada menos que 12 bilhões de rublos (R$ 675 milhões).

Centros de Juventude do DF forma primeira turma

O Centro Educacional 7 da Ceilândia, foi palco da formatura de 320 jovens do programa Juventude em Ação da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares.

Eles receberam certificado de conclusão dos cursos de culinária sustentável, violão, empregabilidade, muay thai e hip-hop. Os jovens de 15 a 29 anos participaram das oficinas iniciadas em fevereiro. Eles assistiram a cerca de 40 horas-aulas em uma das três unidades do DF. Na solenidade de formatura muitos deles mostraram suas habilidades com apresentações de dança e de música.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, disse que o objetivo do Centro de Juventude é preparar os jovens para o mercado de trabalho e incentivar a prática de esportes. “O que eu vi aqui hoje me deixa extremamente feliz. Vi jovens investindo em esporte, em cultura, em formação e certamente criando novos horizontes. Tenho certeza de que nos três centros, aqui, em Samambaia e na Estrutural, muitos laços foram criados e muita gente transformou suas vidas”, declarou Rollemberg.

Além da Ceilândia tem Centro de Juventude na Estrutural e em Samambaia com capacidade de atender 500 jovens por mês. Os espaços de promoção da juventude proporcionam para pessoas de 15 a 29 anos, cursos profissionalizantes, oficinas culturais e de esporte, além de atendimentos pedagógicos e psicológicos. Além destas atividades é possível ainda fazer sugestões de outras modalidades de cursos.

Os espaços de promoção da juventude proporcionam para pessoas de 15 a 29 anos, cursos profissionalizantes, oficinas culturais e de esporte, além de atendimentos pedagógicos e psicológicos. Além destas atividades é possível ainda fazer sugestões de outros cursos. Mais turmas de diferentes modalidades estão previstas para o fim de maio. No entanto, a qualquer momento os interessados podem comparecer aos centros para tentar uma vaga. As turmas são abertas de acordo com a demanda da população.

Curtas

Segurança é afastada da guarda de Marcela Temer por não ter ajudado a tirar cão que entrou no laguinho do Palácio do Alvorada trás dos patos. Segundo a revista Veja, o fato aconteceu no dia 22 de abril mas só veio a público neste fim de semana. Marcela Temer caminhava nos jardins do Palácio com o filho Michelzinho, quando Picoly, da raça jack russell, entrou na água atrás de patos. Ele ficou no meio da água parado e não sabia voltar. Marcela pulou na água para resgatar o seu cãozinho. Depois do banho, irada, a primeira-dama exigiu a exoneração da agente que a acompanhava e que não pulou na água no seu lugar. Segundo a assessoria de imprensa da primeira-dama, Marcela tem prerrogativa de segurança e não teve retorno da agente ao pedir assistência durante o resgate. A segurança não foi exonerada, mas deixou a segurança pessoal de Marcela e foi realocada nos quadros do GSI. Militares que faziam a guarda da Alvorada que assistiram à cena foram repreendidos por não terem oferecido suporte. O assunto caiu na rede.

“Estética e Saúde: novas tecnologias, dúvidas antiga”, promovido por Luciana Munhoz e Thaís Maia, no dia 10 deste mês, às 19 horas no Teatro do Brasília Shopping , terá entrada franca. O palestrantes, Márcio Padilha, CEO da Runway e líder coach, abordará os benefícios da tecnologia no mundo da atividade física e qualidade de vida.Também participam do encontro o cirurgião plástico Múcio Porto e da dermatologista Simone Breves.

Nestlé paga mais de US$ 7 bilhões para comercializar produtos da marca Starbucks em todo o mundo. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (7) por meio de um comunicado."Esta operação é uma etapa importante para nossas atividades de café, a categoria de maior crescimento da Nestlé", declarou Mark Schneider, diretor geral do grupo suíço. As duas empresas têm uma autêntica paixão pelo café excepcional e estão orgulhosas de serem reconhecidas como líderes globais pela procedência responsável e sustentável de seu café".

N1H1 faz mais vítimas no DF. A Secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira um boletim epidemiológico em que trouxe a confirmação de 17 casos de pessoas contaminadas pela gripe H1N1 no Distrito Federal. O número representa um crescimento de mais de 40% em relação ao último boletim, quando 7 pssoas tinham sido diagnósticadas com a doença. Para barrar o vírus é importante se vacinar.

“A Reforma Trabalhista e os seus impactos”, livro do jurista Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga, da editora LTr, será lançado amanhã às 19 horas na sede da OAB/DF, durante debate sobre a reforma trabalhista, promovido pela Comissão de Direito do Trabalho. A obra, que é a quarta lançada pelo advogado, traz comentários sobre a Lei 13.467/17 (que instituiu a reforma trabalhista) e também sobre a Medida Provisória 808/17.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 06/05/2018

Os votos de amor de Isadora Campos e Jorge Paulo

A Catedral de Brasília foi palco da cerimônia de casamento da advogada Isadora Campos e do empresário carioca Jorge Paulo Palhares no último sábado de abril e até hoje é muito comentado pela grandiosidade da cerimônia, tanto religiosa quanto a festa. A noiva é muito querida na cidade e admirada pela sua coluna no Metrópoles. Ela é filha de Ivonice Campos e José Carlos Aires Campos e Jorge de Chistiana e Paulo César Palhares.

Os seletos convidados acompanharam a cerimônia religiosa no templo, lindamente decorado com rosas e orquídeas, passarela de espelhos e tapetes persas iluminados com candelabros de cristal Baccarat. Os 32 padrinhos do casal, eram de Brasília e do Rio de Janeiro, assim como os cinco pajens e as sete damas de honra. A riqueza dos detalhes da celebração chamou a atenção de muitos turistas que pararam para apreciar os looks dos convidados.

Os sinos da Catedral tocaram simultaneamente com a Orquestra Toccata e o coral Totus Tuus, a Marcha Nupcial. O som que ecoava dentro da Catedral anunciava a entrada de Isadora Campos pontualmente às 15 horas. Lindamente vestida em um modelo Elie Saab Haute Couture, todo em renda, com véu confeccionado com mais de 30 mil pedras de cristal, de mãos dadas com o pai José Carlos Aires Campos, era o retrato da felicidade.

A cerimônia de casamento foi celebrada pelo Frei Hoslan e o padre Omar Raposo, amigo da família do noivo, vindo exclusivamente do Rio de Janeiro. Enquanto Isadora percorria a passarela espelhada, no altar Jorge Paulo Palhares , ao lado da mãe Christiana, admirava a noiva que após cinco anos de namoro e dois de noivado, tornar-se-iam marido e mulher.

O Frei Hoslan e o padre carioca Omar Raposo iniciaram a cerimônia de casamento num cenário de cinema que emocionou a todos."Sejam simples e dóceis", disse o Frei Hoslan após a leitura do evangelho. A canção La Vie en Rose cantada pelo coral infantil Totus Tuus marcou a entrada das alianças. No altar, ao som de Ave Maria, Isadora e Jorge Paulo disseram ‘sim’ ao amor.

Para finalizar a cerimônia, o padre Omar abençoou Isadora e Jorge Paulo em nome do Papa Francisco. "Eu vos declaro marido e mulher. Pode beijar a noiva", concluiu Frei Hoslan. Mais uma vez, a alegria tomou conta do local.

Na saída da catedral, os recém-casados seguiram para a festa no Lago Sul, à bordo de um MG Roadster vermelho vintage de 1959, sob chuva de pétalas brancas, muitos cliques e aplausos dos presentes.

Isadora, que é apaixonada pelos monumentos de Brasília, escolheu a Ponte JK para cenário da festa e antes de chegar ao local da recepção, ela e Jorge Paulo fizeram fotos no Lago Paranoá com seus padrinhos tendo o por do sol como testemunho.

A recepção dos convidados foi na QL 26 do Lago Sul, aos pés da Ponte JK. O local foi lindamente decorado numa mistura de bom gosto e modernidade. No centro do grande salão,montado especialmente para a ocasião,tinha um gazebo com flores, orquídeas vermelhas, espelhos e muitos lustres. Mesas do designer francês Philippe Starck, um mobiliário dourado e em tons neutros e esculturas de Ceschiatti completaram o cenário.

A decoração, tanto da Catedral, como do local da recepção dos convidados foi uma parceria entre Kaká Fagundes e Denise Magalhães da empresa Verde Que Te Quero Verde e o cerimonial de Cesar Serra. Os brindes à Isa e JP foram com champanhe Perrier Jouet, vinho tinto Pêra Manca e drinques do Help Bar.

O jantar foi servido à francesa e com cardápio requintado. Uma mesa de doces com 14 tipos de brigadeiros, macarons, bombons trufados, brownie bem-casado e bem-sonhado que vinham com mini terços e medalhas de Nossa Senhora. O bolo tinha 1.10 cm de altura e 80 cm de diâmetro coberto por flores branca e com bonecos de porcelana que representavam o casal.

Isadora escolheu um segundo vestido para curtir a festa junto com os convidados. Os recém-casados entraram no salão sob muitos aplausos e fogos de artifício. A pista de dança foi montada na beira do Lago e com o chão holográfico. A Ponte JK recebeu iluminação especial para compor o cenário.

A badalação começou com a versão eletrônica de Bella Ciao, da série La Casa de Papel. Luiza Possi, o sertanejo Wagner Simões e o funkeiro MC Sapão, Jonas Campelo e Fran Rafael, foram as atrações musicais do grandioso casamento de Isadora Campos e Jorge Pedro Palhares.

O casal curtiu e dançou muito até o amanhecer ao lado dos convidados e da família Christiana e Paulo Cesar Palhares, Ivonice Campos e José Ribamar Dias, Maria Letícia Protásio e José Carlos Campos. Fotos Metrópoles e Luxo de Festa.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 05/05/2018

OAB/DF promove Fórum de Liberdade de Imprensa e Cidadania

Em defesa da liberdade de expressão e da democracia aconteceu nesta semana, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal, a décima edição do Fórum de Liberdade de Imprensa e Democracia, promovido pela Revista e Portal Imprensa. O evento teve como tema central a “Censura Prévia e a Liberdade de Imprensa no Brasil” com a participação de jornalistas, advogados, diretores de redação, juízes, repórteres, estudantes, especialistas e autoridades.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, abriu os trabalhos e falou da importância da liberdade de imprensa como garantia aos regimes democráticos. “Hoje o potencial de repercussão trazido pelas redes sociais e demais meios de comunicação virtuais são absolutamente potencializadores da comunicação”, disse Costa Couto.

Sinval de Itacarambi Leão, diretor do Portal Imprensa, lembrou que a liberdade de imprensa vive os mesmos problemas que uma democracia em construção. “[O jornalismo] na era digital é um agente estruturante das democracias onde o direito à notícia consta, inclusive, como cláusula pétrea nas constituições da maioria dos países filiados à Organização das Nações Unidas (ONU).”

Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, disse que a liberdade de imprensa é uma conquista para a sociedade e deve-se lutar para que ela não acabe. “Nunca o jornalismo foi tão indispensável como elemento certificador da veracidade das informações e das opiniões com responsabilidade. A falta de liberdade é como o ar, nós só sentimos a sua falta quando não há temos”, declarou o presidente da ABERT.

Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional dos Jornalistas, falou que é muito importante haver sempre o debate, já que a censura à liberdade da imprensa fere também o direito das pessoas serem informadas. O presidente da ANJ disse que está sendo veiculada em diversos meios de comunicação no Brasil, a campanha “a violência contra jornalistas é também uma violência contra o seu direito de saber a verdade”.

Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, disse que a liberdade de imprensa é uma conquista da sociedade e que é preciso zelar por ela. “Quando um jornalista, um comunicador ou profissional da imprensa, é atacado ou ameaçado de morte ou por vezes assassinado, não é a imprensa que está sendo atacada e sim a sociedade.”

Adauto Soares, coordenador de comunicação e informação da Unesco no Brasil, disse que “qualquer estado que esteja sobre o Estado de Direito e que respeite as análises individuais, em particular as liberdades de opinião, de consciência e de expressão, dependem de uma imprensa livre, independente e protegida contra a censura e a correção”.

Durante o fórum foi discutido os temas: As violações à liberdade de imprensa e Ordens Judiciais de censura e remoção de conteúdo. No encerramento do Fórum, o advogado e ex- presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, abordou a democracia na liberdade de imprensa, sob a ótica da Constituição de 1988. “A Constituição positivou o discurso mega enfático, superlativo, consagrou o princípio, o Direito da liberdade de imprensa em plenitude”. Ayres Britto afirmou que a comunicação faz parte da interação das pessoas como sociedade enquanto seres humanos.

“O pensamento está a serviço da comunicação entre as pessoas. Qualificados bens da vida como bens de personalidade, sem ele o indivíduo se reduz a sub indivíduo. Esses bens da vida compõem a personalidade de cada um de nós, fazem parte da estrutura identitária do ser humano”. O ministro afirmou que, “quanto mais se expande a democracia, mais se expande a liberdade de expressão. A imprensa é apenas o locus, o ambiente mais favorável para o gozo em plenitude desses Direitos, que são bens jurídicos, de personalidade, fundamentais, porque são fundantes da personalidade”.

Ayres Britto encerrou o Fórum lembrando que o inciso 14 da Constituição de 1988, diz que “é assegurado à todos o acesso à informação. Para proteger o profissional do jornalismo e resguardado o sigilo da fonte quando necessário o exercício profissional. Democracia é o império da transparência, é o governo do poder público em público. A liberdade de imprensa pode ser professada em plenitude”.

Vamos exercer plenamente a nossa liberdade de expressão como assegura a Constituição.

Luis Fonsi canta com Ivete Sangalo no Espaço das Américas

O cantor de ‘Despacito’ chegou com seu primeiro show no Brasil “Love and Dance Tour” com a participação da cantora baiana Ivete Sangalo. O Espaço das Américas, na zona Oeste, de São Paulo, ficou lotado para o show de Luís Fonsi e do retorno aos palcos de Ivete, após ficar afastada por causa da gravidez, de suas filhas gêmeas.

O cantor de Porto Rico, que se apresentou no Grammy Awards 2018, disse que é fã de Ivete Sangalo. Fonsi declarou que está animado para a maratona de shows pelo Brasil. Kiko(KLB), Roberta Miranda, Eliéser e Kamilla Salgado foram prestigiar a primeira apresentação do cantor em nosso país. Luís Fonsi iniciou a sua carreira em 1998, com o lançamento do disco “Comenzaré”, que já o projetou para a América Latina. O auge foi em 2017 com o “Despacito”, em parceria com Daddy Yankee. Seu mais recente sucesso é “Échame La Culpa”, dueto com Demi Lovato, que se tornou a canção latina mais ouvida nos Estados Unidos.

Curtas

Jô Soares está de volta aos palcos. Além de atuar como Juiz na peça "A Noite de 16 de Janeiro", cujo título remete a data de seu nascimento, Jô assina a tradução do texto e a direção. "A Noite de 16 de Janeiro" é uma peça que se passa em 1934 e encena o julgamento de um homicídio. O tribunal do júri é apresentado ao caso de Andrea Karen, ex-secretária e amante do empresário Bjorn Faulkner, acusada de seu assassinato. A estreia é neste sábado (5), no TeatroTuca, em São Paulo. É uma ótima forma de festejar seus 80 anos, onde tudo começou.

Dia Nacional do Líder Comunitário. A data homenageia o “porta-voz do povo” junto aos poderes constituídos. Ele faz a diferença na vida de uma comunidade emprestando o seu tempo e talento para dirimir as questões do cotidiano. O verdadeiro líder faz seu trabalho de forma voluntária e por amor. Não usa a sua liderança ou associação para se promover e conquistar cargos e sim para valorizar a comunidade. A humildade é a sua marca. Parabéns a você que ama ser solidário.

Mercatto Kids retorna a Brasília neste final de semana. A maior feira de moda e festas infantis do Centro-Oeste, que tem como objetivo fomentar o mercado de festas infantis da cidade, poderá ser conferida até domingo no Clube do Exército. A programação inclui palestras, desfiles, oficinas, além de atrações gratuitas para as crianças, com espaços baby e kids, área gourmet, vendas de produtos e as principais novidades do segmento infantil. Um dos destaques será a psicóloga Anja Kamp, além de atividades especiais. Ingresso a R$ 10.

Brasil tem sociedade viciada em Estado, disse o ministro Luís Roberto Barroso, no Fórum Brasil-Reino Unido, na Universidade de Oxford. Segundo ele a desonestidade institucionalizada, o patrimonialismo e cultura de desigualdade, impedem o Brasil de avançar. Segundo ele a presença excessiva do Estado gera cultura de compadrio e favorecimento por trás do loteamento de cargos públicos. “A corrupção no Brasil é endêmica e sistêmica com índices de contágio impressionantes que envolveu empresas estatais, agentes públicos, privados, membros do Executivo e do Legislativo”.

A dermatologista Ana Regina Franchi Trávolo diz que tomar água é a melhor forma de hidratar o organismo. A médica explica que fatores climáticos como vento, sol, frio e o ar seco, são os causadores do ressecamento da pele assim como as substâncias químicas liberadas na utilização de detergentes e sabões. “Além de tomar pelo menos 2 litros de água por dia, é importante usar o hidratante em todo o corpo após o banho, com a pele úmida. Quem tem a pele muito seca pode reaplicar o creme no decorrer do dia”, recomenda Ana Regina.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 04/05/2018

DF tem primeira mulher como Defensora Pública Geral

O Palácio do Buriti foi palco da posse da nova Defensora Pública- Geral do Distrito Federal, Maria José Silva Souza de Nápolis, para o biênio de 2018/2020. Ela assinou o termo de posse acompanhada da mãe, Maria Soledade da Silva Souza e do governador de Brasília Rodrigo Rollemberg. Maria José é a primeira mulher a assumir a direção da Instituição.

Maria José falou da alegria de assumir tão importante função, agradeceu ao governador por tê-la escolhido, e a gestão anterior, comandada pelo defensor público Ricardo Batista. Ela se colocou à disposição dos cidadãos que, porventura, necessitem dos serviços da instituição.“Como é grande minha satisfação em poder conduzir essa instituição que, dia após dia, declara guerra, enfrenta e combate o muro invisível da exclusão. É essa a árdua tarefa que nós defensores públicos escolhemos”, afirmou a defensora pública-geral.

“Me sinto muito feliz, a Defensoria é uma instituição essencial para a defesa da população carente do DF e é uma honra poder conduzir esse órgão tão importante para o nosso DF. Nós temos muitos desafios pela frente, como melhorar nossas condições de trabalho, modernizar o atendimento à população e melhorar o orçamento. São desafios bons porque a gente sabe que é em defesa da população do DF”, declarou Maria José.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, reconheceu a importância da Justiça e pontuou a relevância do órgão na tarefa de garantir os direitos da população mais vulnerável.“Sei da dificuldade que as pessoas mais pobres têm de acessar a Justiça no nosso País. Daí a importância da Defensoria Pública para fazer com que aqueles que não tenham voz sejam ouvidos e, sobretudo, possam ser defendidos”, declarou Rollemberg.

Maria José nasceu no Acre em 1981, é bacharel em direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (CESUT), pós-graduada em Direito Civil e Constitucional e já foi professora de Direito Processual Penal. Profissionalmente, também atuou no Ministério Público do Estado do Goiás como assessora de Promotor de Justiça e de Procurador de Justiça. Em 2007, ela começou a trabalhar na Defensoria Pública do DF, sendo eleita duas vezes para integrar o Conselho Superior da Instituição. Atualmente trabalha no Núcleo de Execução Penal. Maria José assume o comando da Defensoria Pública do DF com o compromisso de enfrentar os desafios na defesa dos vulneráveis do DF.

Paola Aires, que é procuradora-geral do DF e foi a primeira mulher a ser nomeada para o cargo, revelou estar muito feliz com a nova gestão da Defensoria Pública do DF. “Fiquei muito satisfeita com a nomeação da primeira mulher no cargo de defensora geral. Da minha parte, nós vamos fazer uma gestão compartilhada, de muito entrosamento. Desejo a ela muito sucesso nesses dois anos de gestão”.

A solenidade foi muito prestigiada e contou com a presença do presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, que ocupou a tribuna da solenidade de posse. Para Costa Couto, é muito importante ter uma mulher como defensora geral, pois demonstra um avanço o ingresso de mulheres em cargos de chefia. “Sabemos que Maria José possui todos os predicados para exercer brilhantemente a função. Desejamos que a nova defensora geral tenha êxito em seu cargo e que tenha uma gestão voltada aos interesses da advocacia e dos cidadãos menos favorecidos”.

Já para a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal, Mayara Lima Tachy, o objetivo final é tornar a instituição uma entidade de destaque no DF. “Precisamos crescer e dar um atendimento bom para a população. Precisamos de uma sede própria e de profissionais para movimentar a Casa porque os nossos atuais 240 defensores estão muito sobrecarregados e ainda tem áreas que não conseguimos atuar por falta de profissional”.

A nova defensora geral terá ao seu lado os defensores, Danniel Vargas de Siqueira Campos e João Carneiro Aires que ocuparão os cargos de subdefensores-gerais. João Carneiro Aires é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), é defensor público do DF desde 2007 e, atualmente, chefia a Defensoria Cível do Gama. Danniel Vargas de Siqueira Campos estudou direito no Centro Universitário de Brasília (Ceub). Atua como defensor público do DF desde 2007 e, hoje, é titular da 1ª Defensoria do Núcleo da Saúde.

Festival do Futebol leva crianças a Arena do Grêmio

Meninas e meninos da Comunidade TRI, nome dado pelo clube aos bairros do entorno da Arena do Grêmio, participaram da 21ª edição do CBF Social, em parceria com Conmebol e pelo Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio (DRS).

As crianças foram recebidas pelo jogador Jael, centroavante gremista e se "concentraram" na zona mista do estádio, onde receberam coletes para a divisão de equipes por idade. Após a organização, os grupos seguiram para a entrada em campo, com o Mosqueteiro, mascote do clube, puxando a fila ao lado do centroavante Jael.

Jael foi recebido aos gritos pela criançada, que logo rumou ao gramado para uma série de atividades, como aquecimento, alongamento e jogos em espaço reduzido. E com a participação do camisa 9. “É uma sensação inexplicável. Acordar, vir pra cá e receber esse carinho das crianças foi muito importante. Espero que eu possa alegrá-los ainda mais aqui nesse evento e que a presença deles aqui seja um incentivo em busca do sonho de quem quer se tornar jogador de futebol – afirma o atacante. Ao fim do evento, os pequenos ainda aproveitaram para tirar fotos no estádio e ganharam um lanche.

A parceria entre o projeto Festival do Futebol e o Grêmio foi costurada no ano passado, quando a Seleção atuou em Porto Alegre, com vitória por 2 a 0 sobre o Equador, na Arena, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. Na ocasião, o Grêmio se colocou à disposição para sediar o evento e desde lá o evento tem sido planejado.

“Todas essas crianças que estão aqui hoje são oriundas da Comunidade TRI, associações de bairro, escolas e instituições do entorno da Arena. Mas o objetivo não é só a brincadeira, o projeto também conta com palestras e workshops voltado à área da infância e adolescência, saúde e formação de atletas. Um grande evento que conseguimos trazer para cá e é uma alegria para o Grêmio, crianças, pais e da nossa torcida”, disse um dos diretores do Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio, Rodrigo Kandrik.

Curtas

Ana Hickmann inaugura rede de escolas. A apresentadora e empresária recebeu convidados na noite de ontem ao lado do marido, Alexandre Correa, no bairro da Lapa, em São Paulo. “Educação e trabalho. Esse é meu grande sonho e meu objetivo”, declarou a modelo gaúcha. A rede de escolas terá aulas com cursos profissionalizantes especializados nas áreas de beleza, como os de cabeleireiro, maquiagem, fotografia e moda sustentável. Ana é craque em tudo que faz e esta será uma ótima oportunidade para as pessoas adquirirem novos conhecimentos e profissões.

Sírio-Libanês Brasília oferece 500 vagas de empregos para enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e auxiliares administrativos. Os benefícios incluem assistência médica e odontológica, seguro de vida, vales alimentação, refeição e transporte e convênio farmácia. Para candidatar-se às vagas, é necessário enviar o currículo para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. (colocar no campo assunto “Sírio-Libanês Brasília”).

Morre Marcelo Pimentel, ex-presidente do TST, aos 92 anos. Pimentel estava internado no Hospital Brasília por conta de uma pneumonia. Ele deixa a mulher Eliana, os filhos Sérgio e Patrícia e netos. O velório será amanhã na sede do Tribunal Superior do Trabalho, no saguão do Bloco B, a partir das 10 horas. O capixaba era também jornalista e foi presidente do Conselho Editorial dos Diários Associados, grupo a que pertence a TV Brasília e o Correio Braziliense. Ele também exerceu o cargo de Ministro do Trabalho durante o governo Itamar Franco e desde então atuava como advogado em Brasília. Nosso pesar aos familiares, amigos e colegas do digno defensor da Justiça do Trabalho.

Villa Mix é a grande atração na capital federal no sábado, às 13 horas, no Mané Garrincha, com Jorge & Matheus, Matheus & Kauan, Simone & Simaria e os brasilienses Cleber & Cauan. Completam o time o novo fenômeno do sertanejo, Jefferson Moraes e Luan Santana, além de Wesley Safadão, Jonas Esticado e Xand Avião com muito forró. Considerado um dos maiores festivais de música do Brasil, o Villa Mix, vai mostrar nomes consagrados no eletrônico com Alok e os duos Jetlag e Sevenn, eleitos entre os melhores DJ’s do mundo. "Todo ano a gente tem o desafio de criar uma cenografia diferente, de criar uma história diferente, trazer novos artistas e novas culturas. Esse ano com o tema ‘O Mundo é Mix’ queremos mostrar a grande mistura de estilos e ritmos que o nosso Brasil possuí", explicou o produtor geral do evento, Marlus Marcelus.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 03/05/2018

Rollemberg anuncia para 15 de junho fim do racionamento de água

O governador Rodrigo Rollemberg marcou para 15 de junho o fim do rodízio no fornecimento de água no Distrito Federal. O anúncio foi feito hoje durante coletiva de imprensa no Palácio do Buriti.

A medida, tomada em virtude da crise hídrica que atingiu a capital do País, será encerrada após o reservatório do Descoberto passar de 90% da sua capacidade. “O menor nível de afluência do Descoberto fica para o fim de novembro, algo em torno de 21,9% da capacidade do reservatório, quando já teremos novamente o período de chuvas e, em dezembro, o sistema Corumbá em operação, com 2,8 mil litros por segundo a mais de água para o DF”, declarou Rollemberg.

O chefe do Executivo local atribuiu o resultado ao “esforço da população nesse 1 ano e 3 meses [de racionamento] e dos agricultores, que mudaram a forma de irrigação, e das obras de captação de água inauguradas pelo governo de Brasília.” Rollemberg agradeceu o trabalho e a dedicação da Adasa e Caesb durante o racionamento.”Soma-se a isso o fato de que, hoje, 550 litros de água que são captados a cada segundo no Ribeirão Bananal, no Lago Paranoá e no Sistema Santa Maria-Torto são usados para abastecer cidades que antes recebiam água da Barragem do Descoberto”.

A água é o bem mais precioso que temos. Mesmo com o fim do racionamento é preciso usá-la de forma consciente e sustentável.

Engenharia da UnB ganha torneio de robótica nos EUA

Alunos de engenharia da Universidade de Brasília conquistam primeiro lugar na 14ª edição da Robogames que aconteceu entre os dias 27 e 29 de abril na cidade de Pleaseton, na Califórnia. O Brasil venceu os donos da casa na categoria Balancer Race Robogames.

O desafio dos estudantes da UnB, na maior competição de robótica do mundo, era fazer com que um robô, equilibrado apenas sobre duas rodas ou uma esfera, percorresse uma distância de 6 metros e terminasse o trajeto parado e de pé. De acordo com o regulamento, os competidores podiam selecionar desafios adicionais, como passar por rampas e desviar de cones para melhorar a pontuação final.

Luan Araújo, capitão da categoria de robôs de equilíbrio da Divisão de Robótica Inteligente (Droid), como se chama a equipe dos alunos da UnB, diz que já está com o planejamento de torneios traçado até 2019. “Vamos participar da Competição Latino Americana de Robótica (Larc) no Brasil, a RoboCup Open German na Alemanha e a RoboGames novamente, em 2019. Dessa vez, em mais categorias. Temos interesse em participar da Campus Party também, mas para expor, não para competir. Já estamos em contato com a organização”, diz Luan.

Curtas

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado hoje. A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre. Um dos grandes desafios do jornalismo profissional em 2018 será o enfrentamento à disseminação das fake news. A independência, o caráter, a objetividade e o bom julgamento do jornalista e da mídia são essenciais para o exercício da democracia. A informação é o caminho para a liberdade e sem liberdade a verdade não aparece. Em um passado não muito distante ninguém podia falar em liberdade de imprensa. Imagine comemorar.

Demissões de membros do alto escalão da Advocacia-Geral da União provocam reações de servidores do órgão e critica da Associação dos Advogados Públicos Federais. A Anafe, apontou “conveniência pessoal” da advogada-geral da União, Grace Mendonça, no afastamento de dois dos quatro cargos máximos da instituição. O advogado-geral da União substituto, Paulo Medeiros Carvalho, pediu desligamento do cargo. Na carta entregue à Grace, o número dois da hierarquia da AGU alfinetou a chefe ao afirmar que vai “continuar atuando pelo interesse público da instituição, certo de que este sempre deve prevalecer sobre projetos e interesses pessoais”. O diretor do Departamento de Consultoria, Gustavo Leonardo Maia Pereira, também pediu demissão. A assessoria de imprensa da AGU,informou em nota que , “as mudanças foram realizadas com a perspectiva de melhorar o desempenho nas respectivas áreas e dar oportunidade para que outros membros da carreira contribuam com a gestão”.

A família de Cristiano Ronaldo vai inaugurar restaurante no Brasil. O “Dona Dolores”, em homenagem a mãe do melhor do mundo, será em Gramado, no Rio Grande do Sul. CR7 fechou acordo com a empresa brasileira de turismo e entretenimento Gramado Parks e a Chocolate Lugano, para abrir o restaurante com comidas típicas de Portugal e cardápio baseado nas receitas originais de Dolores Aveiro. A inauguração será em junho e como o craque vai estar disputando a Copa do Mundo, deve vir ao Brasil a irmã de Cristiano, a cantora Katia Aveiro, e a mãe, que dá nome ao empreendimento. A família também tem o restaurante Cascatas e Girassóis, na Ilha da Madeira, em Portugal, e Cristiano é um dos sócios de um grupo com restaurantes em Madrid, Miami e Ibiza.

STF limita foro de deputados e senadores. Por 7 votos a 4, os ministros decidiram que os parlamentares só podem responder a um processo no Supremo se as infrações penais ocorreram em razão da função e cometidas durante o mandato.Caso contrário, os processos deverão ser remetidos para a primeira instância da Justiça. No julgamento, prevaleceu o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que votou a favor da restrição ao foro. O placar a favor de qualquer restrição foi unânime, com 11 votos.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 02/05/2018

Artose pode ser causada pela microbiota diz estudo americano

Os milhões de micro-organismos que habitam nosso trato digestivo exercem papel importante na digestão e ajudam no combate a infecções. Se a composição estiver desregulada surgem problemas como náusea e diarreia e até alguns que extrapolam os limites do intestino, como complicações nas articulações das mãos e dos joelhos. Segundo estudo publicado na revista JCI Insight, a proliferação de bactérias nocivas causada pela alimentação gordurosa pode ser fator-chave no desenvolvimento da osteoartrite.

Também conhecida como artrose, a doença causa inflamação e degeneração das cartilagens do corpo, principalmente no joelho, nas mãos, no quadril e na coluna, trazendo dores e dificuldade de movimento. A obesidade é um dos principais fatores de risco, mas outra condição que provocaria o problema seria a presença de algumas bactérias na flora intestinal, segundo pesquisadores americanos.

Segundo Michael Zuscik, da Universidade de Rochester, e um dos autores do estudo, essas colônias podem ter aumentado de tamanho, obtendo vantagem sobre as que causavam as inflamações. “Ou então as bactérias benéficas podem ter produzido subprodutos metabólicos que reduziram a inflamação diretamente nas juntas”, cogita. “Nós não temos certeza sobre qual desses cenários ocorre.”

A hipótese é de que essas bactérias interferem no sistema imunológico e causam inflamação pelo corpo, incluindo a doença nas articulações. Na segunda etapa do experimento, as cobaias obesas e com osteoartrite receberam um tratamento para regular a microbiota e suas articulações voltaram ao mesmo estado do de roedores magros. O tratamento foi feito com o prebiótico oligofrutose, parte de um grupo de substâncias que servem como alimento para as bactérias benéficas ao corpo.

Os ratos tratados continuaram obesos, mas as articulações voltaram ao estado saudável. Isso sugere que a inflamação causada pela microbiota pode ter um papel importante na osteoartrite e que tratamentos com probióticos podem ajudar a desacelerar a progressão da doença. “A oligofrutose preveniu completamente a aceleração da osteoartrite causada pela obesidade, preservando grande parte da cartilagem na junta”, declara Zuscik.

O médico pondera que o estudo foi feito em ratos, e que a flora intestinal humana pode não reagir da mesma forma à intervenção proposta. “Apesar de não sabermos se a oligofrutose ajudará humanos, estamos planejando experimentos para descobrir”, adianta Zuscik.“Nós achamos que é possível, já que algumas das bactérias ajudadas pelo prebiótico são conhecidas em humanos e estão presentes até em alguns alimentos.”

Sobre o estudo americano, o ortopedista Saulo Castro,do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, em entrevista ao Correio Braziliense, ressalta que a artrose não é um processo apenas degenerativo, mas também inflamatório. Dessa forma, a alimentação prebiótica, como proposta pelo estudo americano, pode diminuir esse processo. “Temos que pensar que a artrose é multifatorial. Acho que esse estudo combate um ponto específico, o que pode ser agregado ao tratamento”, declara o médico brasiliense.

O professor do Laboratório de Interação Microrganismo-Hospedeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Caio Tavares, diz que a microbiota humana sofre alterações desde o momento do nascimento e está suscetível aos impactos da interação com vários fatores. “Dependendo do alimento que você consome, você favorece o estabelecimento de determinados micro-organismos e dificulta o de outros”, assegura o especialista.

Para o professor, o estudo americano, além de bem conduzido, tem implicação importante do ponto de vista terapêutico. “Ele sugere fortemente que há outros mecanismos no processo da artrose, além da obesidade”, explica. Segundo Tavares, existe um grande interesse com os possíveis efeitos que a microbiota pode ter sobre o corpo, como alterações na produção hormonal e até no sistema nervoso central.

Até agora, porém, a maioria desses estudos é feita com ratos. “Mostrar que é a microbiota que causa alguma patologia ainda é algo a ser buscado. No futuro, quem sabe, poderemos fazer diagnósticos, prognósticos ou acompanhar algum tratamento ao avaliar os micro-organismos. A ideia é incorporar a avaliação da microbiota a outros tratamentos”, diz Caio Tavares.

A artose, que também é chamada de osteoartrite, ataca as articulações do corpo. A Organização Mundial de Saúde classifica a artose como a quarta doença cujo desenvolvimento diminui a qualidade de vida de seu portador. Essas informações reforçam o quanto é importante procurar um especialmente assim que os primeiros sintomas surgirem. Cuidar da saúde é dever de todos nós.

Começa o “Maio Amarelo”, o mês de prevenção aos acidentes de trânsito

O Complexo Cultural da República, em Brasília, foi palco da abertura da 8ª edição da campanha internacional que chama atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O Brasil aderiu ao programa das Nações Unidas chamado Década de Ação pela Segurança no Trânsito, uma pacto global que prevê a redução em 50% do número de vítimas no trânsito até 2020, em maio de 2011. Desde então, o mês se tornou referência mundial para as ações em trânsito.

De acordo com a ONU, o Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, com 234 mortes a cada 100 mil veículos, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Ainda segundo a organização, quando o assunto é acidentes que envolvem motocicletas, o Brasil é o segundo país com mais mortes, com cerca de sete casos a cada 100 mil habitantes, e perde apenas para o Paraguai, que tem 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

O objetivo do Maio Amarelo é produzir um movimento coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes rodoviários matam 1,25 milhão de pessoas por ano, em todo o mundo, e são a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Do total de mortes, 90% ocorrem nas estradas de países de baixa e média renda, que detêm apenas a metade da frota de veículos do mundo.

No Brasil mais de 37,3 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito das cidades e rodovias do país, de acordo com a DataSUS. O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que participou do lançamento do Maio Amarelo, que tem como lema "Nós somos o trânsito”, disse que o objetivo do movimento é articular os órgãos de trânsito nos estados, como os Detrans, com a ação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Além das campanhas educativas, serão intensificadas, ao longo do mês, campanhas de fiscalização, como as blitz de trânsito. "É como se um avião de médio porte caísse todos os dias com 93 passageiros a bordo. É o que representa o número de vidas que perdemos no trânsito em nosso país [todos os dias]", afirmou o ministro Alexandre Baldy.

O diretor-geral da PRF, Renato Dias, disse que desde que o Brasil adotou o “Maio Amarelo”, conseguiu diminuir em 25% o número de mortes em acidentes automobilísticos. "O Maio Amarelo consegue trazer para sociedade essa atenção para o tema, mas de nada adianta o esforço de cada órgão, se o motorista, ao conduzir nas cidades ou estradas, não tiver responsabilidade e a devida consciência de que tem em seu poder uma arma de grande potencial para matar ou lesionar as pessoas", afirmou Dias.

As principais causas dos acidentes de transito, segundo a PRF são: o excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas, a combinação de álcool e direção, a falta de cinto de segurança e o uso de celular ao volante são as cinco principais causas de acidentes de trânsito no país. "A grande preocupação no momento é o uso do celular pelo motorista. Agora, com o Whatsapp, potencializou mais o risco de tirar a atenção do condutor", acrescentou Renato Dias, da PRF.

Perguntado sobre a aplicação de tecnologias para bloqueio de celular por motoristas em trânsito, o ministro Alexandre Baldy diz que o governo estuda o tema, mas que a medida é complexa. "Nós temos que, primeiro, educar e tornar cada vez mais conhecida dos usuários do trânsito, daqueles que dirigem no dia a dia, a realidade de mortes em nosso país, que mata quase 100 pessoas por dia em acidentes. Em vez de banir a utilização de telefone no trânsito, que a gente possa ter a conscientização do motorista para não usar o aparelho enquanto dirige", argumentou.

Em Brasília, assumiram o protagonismo na campanha “Maio Amarelo”, o DER-DF, o Detran-DF, a Polícia Militar do DF e o Corpo de Bombeiros Militar do DF. Para o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Márcio Buzar, campanhas desse nível têm papel vital na conscientização coletiva.”Percebo que o processo de educação no trânsito é demorado, embora o pedestre e o condutor sejam as mesmas pessoas e experimentem os dois lados, à direção e andando na rua. Mas não há outra saída que não seja pela educação”, declarou.

Os principais monumentos públicos da capital, entre os quais a Catedral, Palácio do Buriti, Congresso Nacional, adotaram iluminação na cor amarela em apoio ao “Maio Amarelo”. Vamos todos colorir nosso coração de amarelo e agir com segurança, cuidado e respeito e nunca esquecer que “Nós Somos o Trânsito”.

Curtas

Lei isenta doadores de medula óssea de taxa de concurso. A determinação está na Lei 13.656/2018, que entrou em vigou neste 02 de maio, vale para os editais publicados a partir de agora. Além dos doadores de medula óssea a lei isenta também beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos da administração direta e indireta de municípios, estados e da União. Em nota, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), que é responsável pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), criticou a medida. Segundo o Inca, o compromisso de doação de medula não pode estar vinculado a nenhum tipo de contrapartida.

Foro privilegiado virou um deboche com a sociedade e serve de escudo para processos que não têm fim, diz Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB. “No momento em que alguns agentes do meio político tentam a própria salvação a qualquer custo, o cidadão percebe que o foro por prerrogativa de função – o famigerado foro privilegiado – virou deboche com a sociedade, esta é a verdade. Um instrumento que serviria para proteger instituições da República acabou virando escudo para processos que não têm fim”, afirmou Lamachia, em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante o XXIII Congresso da UIBA (União Ibero-Americana de Faculdades e Associações de Advogados).

Micro e pequenos empresários que estão em dívida com a União podem aderir ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Refis), a partir desta quarta-feira. A iniciativa oferece o parcelamento da dívida e descontos de até 90% sobre atrasos, de acordo com a modalidade de adesão. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Refis pode beneficiar cerca de 600 mil empresas, que devem cerca de R$ 20 bilhões à União.

A artista plástica Rosália Peixoto comemorou seus bem vividos 60 anos em sua residência, na Península dos Ministros. A aniversariante recebeu o carinho do marido Lourenço Peixoto, e das filhas Júlia, Sofia e Joana. O almoço foi no dia 1º e os doces foram feitos pela filha Joana. Rosália é uma das pessoas mais queridas da sociedade em Brasília. Seu sorriso conquista e abre portas. Vida longa e felicidade sempre!

Francisco Cuoco, aos 84 anos, está de volta à TV na nova trama das 9 na Rede Globo, ‘Segundo Sol’, no elenco principal. No lançamento o ator comentou sobre sua fase amorosa atual. “Separei (de Thaís Almeida) tem mais de um ano e voltei a morar com minha ex (Gina Rodrigues, com quem foi casado por 18 anos e tem três filhos). Não reatei. A gente é amigo. Agora é só um para apoiar o outro, acompanhar a caminhada dos filhos casados, netos. É pensar menos em namoradas, infelizmente”, brincou ele.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 01/05/2018

Trabalho, um dom de Deus!

O trabalho foi desde o princípio um preceito para o homem, uma exigência da sua condição de criatura e expressão da sua dignidade. É um autorretrato da pessoa que o executa. Todo trabalho é digno de reconhecimento e admiração.

Com coragem, fé e determinação a gente consegue vencer os obstáculos do dia-a-dia que são cada vez mais difíceis e desafiadores principalmente se observarmos a sociedade materialista dos nossos dias que aprecia mais as pessoas “pelo que ganham e ostentam”, do que pela capacidade de obter um maior nível de bem-estar econômico. Precisamos mudar isso e anunciar bem alto que o trabalho é um dom de Deus e que não faz sentido dividir as pessoas em diferentes categorias e nem considerar uma ocupação mais nobre do que outras.

Todo trabalho contribui para o progresso da cidade, é meio de desenvolvimento da personalidade, vínculo de união com as outras pessoas e fonte de recursos para o sustento da família. E quando executado com amor e dedicação, como fazia São José, o padroeiro do trabalhador, é promissor. Quando as pessoas se conscientizam de que não se trata de concorrência, mas sim de autoconhecimento e de superação pessoal, elas se realizam e vivem mais leves e felizes.

Neste 1º de Maio, desejo um mercado de trabalho com melhores oportunidades, sem preconceito sob qualquer tipo de profissão. Não podemos esquecer que o desenvolvimento econômico e humano passa pela valorização de todas as categorias.

Parabéns a todos que sonham, planejam e buscam o êxito.

Musical presta homenagem a Ayrton Senna

Hoje faz 24 anos que o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, nos deixou. Durante o Grande Prêmio de San Marino, em 1994, o então piloto da Williams sofreu um grave acidente e morreu aos 33 anos e virou ídolo nacional. Conhecido mundialmente como um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos, Ayrton Senna inspirou gerações e é homenageado no Brasil e no mundo.

Em 2010, o Ayrton Senna do Brasil ganhou o documentário “Senna”, dirigido pelo britânico Asif Kapadia, e que fez sucesso no mundo inteiro, cotado até para o Oscar. Em 2014, a escola de samba Unidos da Tijuca homenageou o piloto e garantiu seu tetracampeonato no Carnaval do Rio. Em 2017, Senna é tema de musical teatral. Com Hugo Bonemer (de “Yank! O Musical”) no papel principal, “Ayrton Senna – O Musical” é um daqueles projetos que já nascem com grande potencial de público. Mexe com o afeto e a nostalgia do espectador antes mesmo de abrir as cortinas – e literalmente, porque há uma réplica do capacete usado por ele na escuderia McLaren no hall de entrada do teatro, por exemplo.

Neste ano o tricampeão mundial de Fórmula 1 terá algumas homenagens diferentes organizadas pelo próprio Instituto Ayrton Senna. Uma delas, no cinema com o espetáculo 'Ayrton Senna: o musical”. O público poderá conhecer a essência da personalidade e caráter de Ayrton, com espírito guerreiro e de solidariedade, o humor, amores e a relação com a família. “Ayrton Senna, o Musical”, é produzido pela Aventura Entretenimento e Aventura Teatros, em parceria com a Família Senna e apresentado pelo Bradesco e com direção de Renato Rocha.

O espetáculo começa na última corrida de Ayrton, em Ímola, na Itália, e desenvolve com o que pode ter passado pela cabeça de Ayrton naquelas últimas cinco voltas. “É como se nessas últimas voltas ele se lembrasse dos principais momentos da vida dele, como uma retrospectiva”, comenta Aniela Jordan, sócia-diretora da Aventura Entretenimento. Cenários, sons e luzes envolvem e levam o público para dentro de uma corrida de Fórmula 1. Números aéreos e acrobacias representam no palco a velocidade que fazia parte da vida de Senna.

O filme é resultado de um projeto que contou com a ajuda de drones, gruas e efeitos de slowmotion. "Este projeto do musical sobre o Ayrton Senna tem sido recebido de forma incrível e agora vamos ter a oportunidade de compartilhar com fãs em diversos pontos do Brasil a emoção desta história. Com certeza será um momento especial para os fãs do Ayrton", diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e diretora de branding do Instituto Ayton Senna.

Bianca informa que além do filme foi também escolhido o 1º de maio para lançar a campanha #MeuEducadorMeuIdolo. A ideia, segundo ela , é dar destaque ao trabalho de professores na educação infantil. "Assim como Ayrton Senna, o educador brasileiro tem que ser considerado um ídolo nacional, afinal, a educação é a chave para um mundo de oportunidades para todos. É nesse sentido que nós trabalhamos há 23 anos, colocando em prática diariamente o maior sonho do Ayrton. Queremos mostrar esse poder da educação na campanha e chamar a atenção da sociedade para que cada vez mais pessoas se engajem nessa causa fundamental ao Brasil".

O espetáculo 'Ayrton Senna: o musical' está sendo exibido em cerca de 70 cidades do Brasil. Em Brasília o espetáculo será exibido hoje no Cinemark do Pier 21.

A superprodução reúne 26 atores em um espetáculo diferente, para toda a família, que conta a história por meio de acrobacias e efeitos especiais, integrando música, dança, teatro e circo. Parte da renda das exibições será revertida à entidade criada pelo tricampeão.

Curtas

Marcelo Grohe quebra recorde pessoal sem levar gol. Ao segurar o Cerro Porteño na goleada de 5 a 0, do Grupo 1 da Libertadores, o goleiro do Grêmio chegou a 833 minutos sem ser vazado. Grohe vai eternizar as luvas em um museu pessoal. “ Agradecer por este momento. Fico feliz. Independentemente de marcas, é importante sair sem sofrer gols. Méritos da equipe. Temos um sistema defensivo muito sólido. O pessoal se doa desde lá à frente”, declara Marcelo Grohe, goleiro do Grêmio.

Mohammed Salah, 25 anos, atacante do Liverpool, foi eleito hoje o melhor jogador da Inglaterra na temporada 2017/2018 pela Associação de Jornalistas da Inglaterra. Salah é o primeiro africano a ganhar este prêmio, que será entregue em 10 de maio em uma festa em Londres. Em abril o atacante africano já tinha sido eleito melhor jogador da Campeonato Inglês pelo sindicato de jogadores profissionais da Inglaterra.Nesta temporada, Salah acumulou 31 gols no Campeonato Inglês, faltando apenas um para superar Cristiano Ronaldo, Luis Suárez e Alan Shearer como jogador com mais gols em 38 partidas na competição. As informações são da EFE.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 30/04/2018

Células-tronco restauram visão de paciente com degeneração macular

Médicos britânicos deram um enorme passo em direção a curar uma forma comum de doença ocular crônica ligada à idade. Dois pacientes idosos com degeneração macular do Hospital Moorfields Eye, em Londres, receberam uma terapia de célula-tronco de ponta como parte de um pequeno teste para melhorar a visão em pessoas com perda de visão severa e repentina causada pelo que é conhecido como degeneração macular “úmida”, em que vasos sanguíneos anormais crescem sob a retina e a mácula no olho.

A degeneração macular “úmida” é menos comum do que a “seca”, mas é uma forma mais severa da doença que ocorre à medida em que a degeneração macular “seca” progride. Ela raramente causa cegueira total, mas pode ocasionar manchas e pontos cegos que dificultam enxergar com clareza. A ideia era substituir essas células oculares doentes usando células-tronco advindas de um embrião humano e então inseridas na parte posterior do olho.

Células-tronco embrionárias são especiais porque têm a capacidade de se tornar qualquer tipo de célula no corpo humano. Neste caso, elas se tornaram o tipo de célula que compõe o epitélio pigmentar da retina. Elas foram inseridas em um suporte para colocá-las no lugar, uma faixa viva de células com apenas uma camada de espessura. Essa faixa foi então inserida cirurgicamente sob as hastes e cones da parte traseira do olho.

A técnica e os resultados do estudo foram publicados online no periódico Nature Biotechnology. Até agora, o tratamento parece ser seguro e eficaz, mas os pesquisadores apontam que o trabalho ainda está em seus estágios iniciais e que mais testes são necessários. Ainda não é exatamente uma cura. Os pacientes nos testes puderam ler novamente, mas sua visão ainda não estava completamente restaurada. Os resultados, no entanto, são um desenvolvimento interessante na terapia de célula-tronco que sugere um futuro em que, talvez, envelhecer possa ser um pouco menos doloroso.

Aeroporto JK é o melhor avaliado do País

O Aeroporto Internacional de Brasília, Juscelino Kubitschek, foi eleito o melhor do País em um páreo com outros 19 terminais, os maiores do Brasil. Os parâmetros foram infraestrutura, facilidades ao passageiro, companhias aéreas e transporte público. O tempo de espera nas filas da imigração e do raio-X foi campeão de elogios em Brasília. Na imigração, os passageiros aguardam, em média, nove minutos. Para ter as bagagens analisadas, esperam por dois minutos. Os serviços são os mais rápidos de todo o País, segundo a pesquisa realizada entre janeiro e março deste ano com 1.121 pessoas.

A diretora de Planejamento e Gestão Aeroportuária da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Fabiana Todesco, crê que a pesquisa de satisfação gera uma concorrência benéfica entre os aeroportos. “Estimula a prestação de serviços de qualidade, ao tornar esses indicadores públicos”, completa. No entanto, a pasta não tem o dever de fiscalizar os terminais, mesmo quando os indicadores são ruins. “As empresas operadoras devem atender aos parâmetros mínimos determinados nos contratos”, declara Fabiana.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 29/04/2018

Cristiane Adriano ganha festa com flores nobres e fogos de artifício

A empresária Tetê Adriano Araújo abriu as portas da sua bela casa no Lago Sul para homenagear a cunhada Cristiane Adriano em uma sunset com show da cantora Brícia Helen e decoração com flores nobres que tornaram o ambiente bem sofisticado como é a aniversariante Cris, muito querida no circuito social de Brasília.

Tetê Adriano Araújo recebeu as convidadas junto com as filhas Maria e Luiza e ao lado do marido José Luiz Araújo. Cristiane estava acompanhada dos filhos João Eduardo, Luiz Felipe e Pedro Osório e do marido Osório Adriano Netto, pertencente a uma das famílias mais queridas e respeitadas em Brasília. Osório Adriano ao lado de Silvinha, escreveu com letras de outro a história da capital do País.

Os convidados foram recebidos com champanhe e o aconchego da anfitriã Tetê, para brindar os 41 anos da empresária Cristiane Adriano. Elegantemente vestida e com sorriso nos lábios agradecia a cada uma das amigas pela honrosa presença em sua casa.

Valéria Leão Bittar,como sempre, se supera em cada ambientação. Desta vez ela usou cores lilás nos espaços internos e o roxo nos ambientes externos da residência. Destaque para a parede de orquídeas e bromélias.

O Coffee Break Buffet serviu as delícias da festa com destaque para os blinis com caviar e a salada de frutos do mar. Doces de Maria Amélia e Bolo de Aniversário da Ivone. Tudo ricamente decorado com belos arranjos de flores multicoloridas e velas.

Dentre as ilustres convidadas Anna Maria Gontijo, Cleucy Oliveira, Caroline Collor, Mônica Oliveira, Melissa Gontijo, Gitana Lira, Anna Luisa Drummond, Benigna Venâncio, Isabela Lira, Alice Bittar, Sonia Lim, Margarida Kalil, Georgia de Luca, Maria da Graça Miziara, Thereza Neves, Claudia Meireles, Margarida Kalil, Arlete Egídio e Márcia Bittar, entre outras convidadas.

Tetê foi perfeita anfitriã. A casa que fica às margens do Lago Paranoá, ficou mais bonita com os fogos de artifício em homenagem a Cristiane.

 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

Página 11 de 252
RocketTheme Joomla Templates