Coluna Bernadete Alves - dia 14/01/2018

Protesto contra assedio e diversidade repercute no mundo

O elegante Hotel Beverly Hilton não foi só o palco para a primeira grande premiação desde a onda de denúncias de assédio sexual que abalou Hollywood no ano passado. As celebridades que chegaram ao tapete vermelho do Globo de Ouro 2018 demonstraram por meio da moda o quanto estavam indignadas com o desrespeito as mulheres.

Atrizes apareceram em peso trajando preto e acompanhadas de ativistas pelos direitos das mulheres. Foi um protesto simbólico, mas eficiente, contra assédio sexual. Até mesmo os homens demonstraram seu apoio à causa, vestindo cores escuras e carregando discretos adesivos com a inscrição Time's Up, o nome do movimento criado por atrizes de Hollywood para combater agressão sexual.

Debra Messing, da série Will & Grace, disse que estava de preto para agradecer e honrar todas as pessoas que enfrentam o assédio e a luta pela igualdade de direitos. “Também tem a ver com outros temas, como a luta por diversidade e salários iguais. Isso pode mudar manhã. Temos que nos unir e lutar para ter os mesmos direitos.” A atriz ainda mandou uma mensagem ao canal E!, que a entrevistava no tapete vermelho. “Sei que as mulheres ganham menos que os homens na emissora, fiquei chocada”, disse. O canal, aliás, nome tradicional em premiações, mudou a abordagem e não perguntou às mulheres qual grife e joias elas usavam na noite.

Meryl Strepp chegou acompanhada de Ai-jen Poo, diretora da National Domestic Workers Alliance, que atua em prol dos direitos dos trabalhadores domésticos, que tem desempenhado um importante papel contra abusos. “O assédio está em todas as partes, não só na indústria do cinema e queremos mudar isso. Nos sentimos mais responsáveis”.

Atrizes e ativistas receberam o apoio dos atores e também do elenco infanto-juvenil. Todos unidos em prol do combate as injustiças contra a vida e o trabalho das mulheres. Aderiram a causa as consagradas estrelas Penelope Cruz, Angelina Jolie, Catherine Zeta-Jones, Elizabeth Moss, Viola Davis e o marido Julius Tennon, Reese Witherspoon, Sharon Stone, Anna Eberstein, Paulette e o marido Denzel Washington, Mariah Carey Dakota Johnson, Rachel Brosnahan, indicada pela série The Marvelous Mrs. Maisel, a cantora Kelly Clarkson e a apresentadora de TV e produtora Oprah Winfrey.

Muitas mulheres e homens estão usando preto em apoio ao movimento contra o assédio sexual. Uma iniciativa muito importante que despertou o apoio de todo o elenco infanto-juvenil da popular série Stranger Things, que ainda lançou mão de um broche em prol do movimento Time’s Up.

A edição do Globo de Ouro 2018 mostrou mulheres decididas que lutam por seus direitos e que demonstraram seus descontentamentos por meio da moda. Mesmo de preto estavam alegres, sensuais e seguras da sua elegância.

As mulheres merecem ser levadas a serio e respeitadas na vida pessoal e profissional não só quando protestam, mas sempre. É nosso dever demonstrar sempre a nossa intolerância em relação a este desrespeito que machuca tanto física quanto emocionalmente.

A educação é uma forma de enfrentar o machismo desde cedo e combatê-lo. Através dela, é possível desconstruir a ideia de que meninos tem que ser garanhões, dominadores e meninas tem que ser quietas e passivas. Desde a infância é necessário ensinar noções de consentimento para crianças. Isso ajuda a criança a identificar a violência, caso aconteça com ela e também a evitar que elas cresçam sem noção sobre os limites do outro.

A educação sexual deve ser voltada a ensinar não só sobre prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, ela deve ensinar também noções de consentimento e a identificar a violência sexual. É preciso parar de naturalizar comportamentos.

Uma mulher acompanhada de um homem é vista como propriedade dele, disponível para ele. Uma mulher sozinha é vista como disponível para todos. Isso é desumanização. Mulheres tem direito a dizer não, mesmo solteiras, casadas ou desacompanhadas. O NÃO deve ser respeitado sempre.

Dividir as mulheres em grupos se baseando no comportamento delas é uma forma de perpetuar a ideia de que algumas mulheres merecem sofrer violência sexual ou que as personalidades e hábitos das vítimas sejam vistos como justificativa pela violência que sofreram. Todas as mulheres merecem respeito. Chega de revitimização no atendimento na delegacia e no hospital, no judiciário, nas falas da sociedade e nas notícias sobre os casos. A desigualdade entre homens e mulheres precisa ser algo combatido por todos nós.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 13/01/2018

Imagens destaques da vida selvagem

Poucos temas são tão fascinantes e oferecem tantas imagens espetaculares para o trabalho de um fotógrafo quanto a natureza. Há mais de 100 anos a revista National Geographic, entre reportagens e artigos sobre ciência, história, geografia, história e cultural, ilustra suas páginas com as mais espetaculares imagens de animais, paisagens e a natureza de modo geral.

E nada melhor do que alegrar os nossos olhos e acalmar a nossa alma com as lentes do fotógrafo de vida selvagem Tibor Kércz, que não mede esforços para eternizar a vida selvagem. Esta série de imagens rendeu a ele o prêmio do Comedy Wildlife Photography Awards de 2017, que premia as imagens de vida selvagem mais engraçadas do ano.

A evolução concedeu aos humanos a capacidade de expressar sentimentos e manifestar afeto a seus semelhantes. Os animais, mesmo selvagens, também demonstram este sentimento. Alguns animais, como os macacos, são capazes de realizar coisas que acreditávamos existir apenas em humanos.

Todos os animais foram flagrados em momentos incomuns, curiosos, de luta pela sobrevivência, ou apenas belos.

Tanto o fotógrafo quanto a revista nos dão a chance de ver os animais em uma faceta mais divertida e como são curiosos e inteligentes. Uma fascinante vida das grandes e pequenas criaturas que suportam a dura realidade para viver e sobreviver.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 12/01/2018

Famosos “corta-fome” que não comprometem a balança

Muitas vezes a sensação de “estar satisfeito” dura pouco tempo após uma refeição. E mesmo alimentado sentimos o estômago roncando. Os nutricionistas dizem que isso acontece porque o alimento tem pouca saciedade. É importante destacar que uma alimentação equilibrada é, em geral, muito mais saciante que uma alimentação rica em gorduras e açúcares.

Quando bater aquela "fominha" terrível nada melhor do que os famosos "corta-fome" naturais. Frutas, cereais,oleaginosas, água, algas ou carnes magras são alimentos que permitem cobrir aquele "buraco" no estomago, mas sem engordar.

Muitas vezes confundimos a fome com a sede, e outras vezes é “fome emocional” ou a necessidade de mastigar alguma coisa. Para estes momentos a dica dos nutrólogos é beber um bom copo de água na temperatura ambiente porque a fria dificulta a digestão dos alimentos. Os nutricionistas também dizem que cada vez que tivermos fome, podemos beber água. Além de encher o estômago a água vai acalmar a fome.

Se a fome continuar por cinco minutos então é bom comer alguma coisa. A dica é tomarmos sucos de baixa caloria como o de tomate e o gaspacho. Uma batida de vegetais como tomate, pimentão, pepino, cenoura, beterraba, sem coar para que a fibra natural seja conservada. Tomada antes da refeição vai encher o estômago e moderar o apetite. Quem preferir pode comer o tomate cru, que é uma fruta hipocalórica que acalma a fome.

A maçã é um excelente "corta-fome" e além disto esta cheia de antioxidantes. Além do mais ela permite limitar a quantidade de lipídios e colesterol no intestino. O abacaxi é outra boa opção. Pouco calórico pode ser comido sem moderação. O abacaxi contém uma enzima que permite absorver as gorduras contidas pelo estômago. Esta fruta é uma boa escolha para os regimes e além disto é uma delícia.

O ovo é muito saciante. Cozido é o mais recomendado. A clara tem a vantagem de ser muito pouco calórica. Os esportistas fazem omeletes ou ovos mexidos unicamente com as claras por causa da concentração de proteína.

O farelo de aveia é também um "corta-fome" formidável. Muito rico em fibras, ele absorve até 25 vezes seu peso em água e facilita além do mais o trânsito intestinal. Deve ser comido no café da manhã, junto com iogurtes, nas panquecas, ou substituindo uma parte da farinha nos bolos ou guloseimas ou salpicado sobre seus iogurtes e saladas.

As amêndoas dão rapidamente uma sensação de saciedade devido ao baixo teor glicêmico e sua riqueza em proteínas. Um punhadinho é suficiente para acalmar a gastura no estômago. Também fazem bem as nozes, avelãs ou castanhas do Pará. Como são alimentos mais calóricos é bom não exagerar.

Os produtos de laticínio como o queijo branco, dão uma sensação rápida de saciedade, embora sendo pouco calóricos. Ideal portanto para satisfazer seus desejos de lambiscar. Isto funciona também com os produtos com 20% de gordura.

Uma fatia de presunto de peru, de peito de frango ou outra carne branca é excelente para saciar sua vontade de comer alguma coisa salgada. É pobre em calorias e rica em proteínas. Alimenta sem alterar a balança.

Além da importância de saciarmos a sede é importante mastigar bem os alimentos para ajudar a saciar o apetite. De acordo com a nutricionista Betânia Venâncio, a fome dura aproximadamente 20 minutos quando começamos a comer. “Se mastigarmos bem, não necessitaremos de tanta quantidade de comida, além disso, faremos uma melhor digestão dos alimentos”, declara a nutricionista.

Governo de Brasília entrega Orla Livre para uso coletivo

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou na manhã de hoje, durante cerimônia ocorrida no Parque Asa Delta, na QL 14 do Lago Sul, a orla do Lago Paranoá desobstruída para o uso da população. A entrega da orla desobstruída ocorre dentro do prazo estipulado em acordo judicial.

A inauguração representou a conclusão de um trabalho de mais de dois anos com a desobstrução do espaço. Com isso, o governo deu fim a uma privatização irregular vivida historicamente no Distrito Federal. “Este é um momento histórico para Brasília, é o lugar mais bonito da cidade que está sendo democratizado, sendo devolvido para a população”, comemorou o governador.

As operações de liberação do espaço público começaram em agosto de 2015, foram finalizadas em 25 de outubro de 2017 no Lago Norte e em 20 de dezembro passado no Lago Sul. Foram desobstruídos 1,7 milhões de metros quadrados (m²) na orla — mais de 5% de toda a quantidade de invasões retiradas pela Agência de Fiscalização do DF (Agefis) nesta gestão (30 milhões de m²). Foram cerca de 1 milhão no Lago Sul e 671 mil no Lago Norte.

O governador informou que o trapiche que ligará o Parque Asa Delta, Parque Península Sul e Pontão do Lago Sul fica pronto até março. “A área do Parque da Asa Delta e do da Península, que foi a primeira a ser desobstruída, já está recebendo infraestrutura como ciclovia, gramado e iluminação. O restante da orla vai ser conservado como está até que saia o resultado do concurso para que o espaço seja usado por todos”, disse Rollemberg.

A Agefis fez 125 operações para desobstruir a orla do lago. No total, 454 lotes foram recuados. Os custos das operações são cobrados dos moradores que não recuaram cercas e muros irregulares por conta própria.“Toda ação foi de bastante perseverança. A sensação hoje é que fazer o certo é muito mais fácil do que a gente pensava”, disse a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro. Até agora, a Agência de Fiscalização do DF cobrou mais de R$ 180 mil.

Cerca de dez órgãos do governo do DF participaram da operação Orla Livre.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 11/01/2018

Fundador da Wizard compra operações da Pizza Hut no Brasil

O empresário Carlos Wizard Martins, um dinâmico empreendedor brasileiro, comprou a companhia americana Yum! Brands, proprietária das marcas Pizza Hut e KFC (Kentucky Fried Chicken) no mundo. O fundador da rede de inglês Wizard, já possui experiência no segmento de alimentos, sendo dono da rede Mundo Verde e a Taco Bell Brasil, rede de fastfood californiana baseada na culinária.A Sforza, gestora dos investimentos da família de Carlos Wizard, não informa o valor da negociação.

A Yum! Brands é a maior empresa de restaurantes do mundo. Em comunicado o presidente da Yum! Brands Brasil, Marcelo Pinho, informa que a estratégia global da marca é migrar suas operações para um modelo majoritariamente de franquia. “Esse movimento já está ocorrenddo em outros mercados da Yum! no mundo”, declarou Pinho.

Segundo informaram as empresas em comunicado conjunto, Wizard e seus filhos serão responsáveis pela gestão das marcas, pelo relacionamento com os atuais franqueados e pela expansão das redes no território nacional. "A família Martins está adquirindo 14 unidades do KFC que pertenciam à Yum! Brands e investirá R$ 60 milhões nos próximos cinco anos na abertura de 20 unidades próprias da rede KFC, e mais R$ 75 milhões no mesmo período para a abertura de 35 lojas próprias da Pizza Hut", destaca o comunicado.

A Pizza Hut está no Brasil desde 1989 e conta com 180 unidades, todas franqueadas, em 24 estados e no Distrito Federal, atingindo o número de 1 milhão de pessoas consumindo Pizza Hut por mês. A KFC tem atualmente 47 unidades, localizadas nos estados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Ceará, sendo 33 franquias e 14 lojas próprias. É uma rede de restaurantes norte-americana criada em 1952 pelo Coronel Harland Sanders, na cidade de Corbin, no estado do Kentucky, nos EUA. A receita secreta do delicioso frango – grande sucesso feito à base de 11 ingredientes secretos – está trancada numa caverna em Louisville, no Kentucky, com cópias parciais de segurança em outros locais.

Carlos Wizard Martins também investe em imóveis e operações de private equity. O grupo controla, entre outras empresas, a rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde; a rede de fastfood Taco Bell; a BR Sports (dona das marcas Topper e Rainha); a Hub Prepaid, fintech especializada em meios de pagamento; e a Aloha, especializada em cosméticos no sistema de venda porta a porta.

O curitibano Carlos Wizard Martins, de 61 anos, criado no bairro Boa Vista, faz parte do seleto clube dos bilionários brasileiros desde 2014. A ascensão como empresário começou em 1987, quando ele fundou a Wizard, rede de escolas de idiomas que alcançou por meio do sistema de franchising a liderança absoluta no setor. Em 2013, a marca foi vendida para a britânica Pearson por R$ 2 bilhões, na maior transação da história do setor de educação já realizado no país.

A trajetória empreendedora de Carlos Martins é inspiradora e compartilhada. O Best seller Desperte o Milionário Que Há em Você, mostra que Martins na época com 30 anos, tinha diversos motivos para estar desanimado, mas usou esta lição para crescer na vida e tornar-se um empreendedor. Fluente em inglês, que aprendeu com os jovens missionários mórmons, começou a dar aulas do idioma em casa. Do primeiro aluno, logo conseguiu dezenas e se viu diante de uma curiosa realidade: ganhava mais dando aulas de inglês do que trabalhando na multinacional. Foi assim que surgiu a primeira escola Wizard.

É dele também os livros O Desejo de Vencer, Sonhos Não Tem Limites, Segredos de Sucesso, Do Zero ao Milhão e Vencendo a Própria Crise. “É preciso se convencer de que parte de sua renda não lhe pertence, ela está destinada à formação de sua fortuna pessoal”, diz Carlos Wizard.

Dentre os seus conselhos dourados destaco: Muitos jovens pensam que o sonho acontece de uma hora para outra e não é bem assim. Sonhos são construídos”; “Quando uma pessoa consegue identificar um talento, uma habilidade, um dom e transformar isso numa fonte de renda, não existe mais crise na vida dela”; Às vezes você está no caminho certo, o produto certo, o mercado certo, mas nem você consegue ver o potencial que está na sua frente”; “O colaborador é motivado por motivos emocionais, e não somente pelo salário. Não basta pagar um ótimo salário e esquecer os aspectos emocionais”; “Todo empreendedor é um sonhador e um visionário sobre assuntos que as outras pessoas, geralmente não conseguem ver”;

“Para virar milionário é preciso três condições. Precisa ter o desejo. O milhão não cai na conta. Mas desejo não basta. É preciso encontrar um projeto de vida que tenha potencial para expandir e ganhar escala. Em terceiro lugar, tem que seguir as leis, as regras, os princípios e os valores”.

Brasileiro Sri Prem Baba pede aliança global em defesa da água

O idealizador do movimento global Awaken Love, Sri Prem Baba,falou da necessidade de uma aliança global pacífica pela conservação e uso consciente dos recursos hídricos, durante o seminário Águas pela Paz, atividade preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em março, em Brasília.

O líder espiritual brasileiro Sri Prem Baba, foi ouvido por mais de 600 pessoas durante palestra no Águas pela Paz - II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, no Museu da República e aplaudido pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner e pelo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Joe Valle. O encontro foi organizado pelo Movimento Awaken Love, em parceria com a UniPaz, Universidade de Brasília e a Secretaria de Meio Ambiente do DF.

Sri Prem destacou que a água tem sido a precursora e mapeadora da jornada evolutiva do homem que sempre se organizou em torno dos rios. Para ele o desenvolvimento desordenado tem afastado a sociedade dos recursos hídricos. “Fomos nos afastando das águas e a grande maioria da população só conhece a água da torneira e desconhece o percurso da água da fonte até que ela possa chegar em casa e isso criou uma desconexão com a água e buscamos encontrar soluções apenas técnicas”, ressaltou o líder espiritual.

“Precisamos criar uma nova revolução, mas de consciência. Temos que conseguir superar crenças limitantes que tem nos feito reféns do sofrimento. Temos que ter essa coragem de reescrever o nosso destino. Estamos no clímax dessa revolução, sinto que daqui a pouco vamos olhar para trás e não vamos reconhecer esse nosso mundo”, disse o guru.

De acordo com Sri Baba, é necessária a mudança de cultura para garantir a preservação da água no planeta. “Isso requer plantar água e isso requer renascer alguma de nossas florestas, proteger as nascentes, gerar energia limpa e renovável, cuidar do lixo e lembrar que a água tem vida e precisa ser tratada e respeitada como uma entidade viva, como fazem muitos dos povos das antigas tradições que ainda mantém a tradição do espírito vivo”, alertou.

Prem Baba ressaltou que a chave para mudança de comportamento e a garantia da manutenção do recurso hídrico pelo mundo está na mudança do nosso autoconhecimento. O autoconhecimento para ele, “começa com cuidado das suas águas interiores, dos sentimentos negados, se libertando das mágoas e ressentimentos, se harmonizando com passado para que seja livre para viver no presente. É o campo das infinitas potencialidades”.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg ressaltou que, há muitos anos, cientistas e estudiosos alertam para a situação extremamente crítica em relação ao recurso. “A água é a causa da vida. Nesse sentido, é o tema mais importante da humanidade. É preciso que a gente busque todos os saberes, os tradicionais, científicos e espirituais, para, com base nessa confluência, ter uma nova postura em relação à água”, disse o governador.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 10/01/2018

Famosa garota-propaganda na Austrália não suportou o bullying

A adolescente australiana, Ammy “Dolly” Everett, de 14 anos, ícone da famosa marca de chapéu australiana Akubra, não suportou a pressão e cometeu suicídio. No Facebook, Tick Everett, pai da adolescente, convidou “as pessoas que achavam que eram apenas piadas ou que se sentiam superiores pelo constante bullying” para irem ao funeral da filha e presenciarem “a completa devastação que criaram”.

A família também compartilhou um desenho feito por Dolly com os dizeres: “Fale mesmo se sua voz tremer”. “Essa mensagem nos mostra o lugar escuro e assustador para onde nosso lindo anjo foi”, comunicou a família. Os pais pediram que as pessoas se conscientizem do problema e não deixem que a morte da menina “seja desperdiçada”. A família manifestou intenção de criar um fundo para conscientizar sobre bullying, depressão, ansiedade e suicídio juvenil.

A empresa Akubra postou no Instagram uma foto de Dolly em uma de suas propagandas de Natal feita há oito anos. “Pensar que alguém pode se sentir tão sobrecarregado que essa é sua única opção é incomensurável. O bullying de qualquer tipo é inaceitável”, escreveu. A empresa também fez um apelo para que as pessoas fiquem atentas aos seus amigos.

Segundo a rede britânica BBC, uma a cada cinco crianças na Austrália já sofreu com bullying. O Centro Nacional contra o Bullying da Austrália (NCAB, na sigla em inglês) revela que as taxas de suicídio no país caíram na última década, porém há um aumento de registros da prática na esfera virtual.

O Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes, mostra que, em ranking com 53 países,o Brasil está em 43º. No Brasil, aproximadamente um em cada dez estudantes de 15 anos é vítima frequente de bullying nas escolas. São adolescentes que sofrem agressões físicas ou psicológicas, que são alvo de piadas e boatos maldosos, excluídos propositalmente pelos colegas, que não são chamados para festas ou reuniões.

O relatório, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mostra que 17,5% dos jovens brasileiros de 15 anos disseram sofrer alguma das formas de bullying “algumas vezes por mês”; 7,8% disseram ser excluídos pelos colegas; 9,3%, ser alvo de piadas; 4,1%, serem ameaçados; 3,2%, empurrados e agredidos fisicamente. Outros 5,3% disseram que os colegas frequentemente pegam e destroem as coisas deles e 7,9% são alvo de rumores maldosos.

“O bullying tem sérias consequências tanto para o agressor quanto para a vítima. Tanto aqueles que praticam o bullying quanto as vítimas são mais propensos a faltar às aulas, abandonar os estudos e ter piores desempenhos acadêmicos que aqueles que não têm relações conflituosas com os colegas”, diz o estudo, que acrescenta que nesses adolescentes estão também mais presentes sintomas de depressão, ansiedade, baixa autoestima e perda de interesse por qualquer atividade.Os dados fazem parte do terceiro volume do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, dedicado ao bem-estar dos estudantes.

Tanto o relatório quanto o lamentável suicídio de uma garota de 14 anos, que ficou famosa ao estrelar comercial do chapéu Akubra, aos 8 anos, chocou não só a Austrália como a todos nós. Este triste suicídio mostra a necessidade de relações mais fortes entre escolas e pais para que os adolescentes tenham o apoio de que necessitam, acadêmica e psicologicamente. Essa aproximação poderia contribuir muito para o bem-estar de todas as pessoas.

Escolas Públicas do DF recebem verba para manutenção

O GDF anunciou hoje o repasse de R$ 15 milhões para o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). O dinheiro pode ser usado para reformas e pequenos reparos nas escolas da rede pública de ensino do DF.

O Pdaf foi criado em 2007 e no ano passado virou lei, após aprovação da Câmara Legislativa por 19 votos a favor. No primeiro semestre de 2017, o programa transferiu R$ 30 milhões diretamente aos gestores das escolas aptas a receber o repasse. Mais de 600 das 673 unidades foram beneficiadas pelo Pdaf.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, disse que o repasse vai beneficiar 334 escolas. A liberação do dinheiro vai ser concluída até o dia 15 de janeiro e chegará ao montante de R$ 29,7 milhões.

Futsal brasileiro está no topo do mundo

A Cearense Amandinha, ala do Leoas da Serra (SC), e campeã da Copa América de 2017 com a Seleção Brasileira, é a vencedora feminina da eleição realizada pelo site Futsal Planet. Português, pela quarta vez. A eleição contou com a participação de mais de 200 especialistas em futsal, entre técnicos e atletas profissionais. Amandinha desbancou outras nove atletas, inclusive companheiras de seleção, como Vanessa e Diana. A brasileira passa a ser a atleta com o maior número de vitórias em eleição anual.  Amandinha venceu a eleição com mais de 200 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a espanhola Amélia. A brasileira Vanessa — eleita melhor do mundo em 2010, 2011 e 2012 — completou o pódio da disputa, com o terceiro lugar.

Ricardinho conquista o penta entre os homens. Na categoria mais nobre do Agla Futsal Awards 2017, o português Ricardinho faturou o título pela quinta vez, superando Falcão, que tem quatro troféus. Quatro brasileiros concorriam com o craque de Portugal: Dyego, do Barcelona; Jackson Samurai, do Joinville; e os naturalizados Rodolfo Fortino e Humberto Honório, ambos com cidadania italiana.

O Brasil também foi escolhido como melhor seleção masculina.1º lugar- Brasil/masculina - 681 pts; e ficou em 5º lugar- Brasil/feminina - 249 pts.

Parabéns aos nossos atletas!

 
Coluna Bernadete Alves - dia 09/01/2018

Neve é registrada no Deserto do Saara, o mais quente do planeta

A natureza é surpreendente. No domingo dia 07 foi registrado na cidade de Ain Sefra, um fenômeno raro: neve no deserto do Saara, o mais quente do mundo.Nem o famoso Deserto do Saara, na Argélia, escapou do extremo frio que atinge parte do Hemisfério Norte do planeta, neste início de ano. As redes sociais estão cheias de registros de lindas imagens das dunas do local cobertas de gelo e neve.

De acordo com a revista Forbes, essa é a terceira vez que cai neve em um dos maiores desertos do mundo, na África. A região de Ain Sefra fica localizada a quase mil metros de altitude, além de ser cercada pela Cordilheira do Atlas. De acordo com especialistas entrevistados pelo jornal britânico The Independent o fenômeno aconteceu na cidade que é o portão do deserto, devido a pressão atmosférica na Europa e pelo ar frio, que se deslocou até o norte da África.

As fotografias tiradas por Hamouda Ben Jerad mostram uma rara massa de ar gelado que cobriu de branco partes das dunas no noroeste da Argélia. As temperaturas subiram ao longo do dia e a neve derreteu. O fotógrafo amador argelino conta que a mistura de areia e neve ofereceu uma oportunidade única para as imagens. “Ain Sefra é a única na Argélia que é coberta por dunas, seguida pela floresta e montanhas”.

O frio extremo que açoita neste início de ano os EUA e o Canadá, também causou o congelamento das Cataratas do Niagara. O famoso salto d’água do Canadá também ficou assim em 2014. As imagens são impressionantes. Um surpreendente espetáculo.

Condutas para agentes públicos em ano de eleições

O Diário Oficial deste terça-feira, dia 09, traz as condutas não permitidas aos agentes públicos da administração direta e indireta do Distrito Federal no ano das eleições. O Decreto nº 38.800 tem como objetivo orientar os servidores do governo do Distrito Federal sobre as restrições administrativas estabelecidas pela legislação brasileira em período eleitoral. As novas regras foram apresentadas na manhã de hoje no Salão Nobre do Palácio do Buriti, pelo chefe da Casa Civil em exercício, Guilherme Abreu, pelo consultor jurídico da Governadoria, René Rocha Filho, e pelo consultor jurídico adjunto, Leandro Zannoni.

Os agentes públicos não podem: Ceder ou usar bens móveis ou imóveis da administração pública em benefício de candidato, partido político ou coligação, ressalvada a realização de convenção partidária; Usar materiais ou serviços da administração pública ou por ela custeados em benefício de candidato, partido político ou coligação, que excedam as prerrogativas consignadas nas normas dos órgãos ou entidades que integram; Prestar serviços ou ceder agentes públicos para campanha eleitoral no horário de expediente normal; Fazer ou permitir uso promocional de distribuição de bens e serviços de caráter social, custeados ou subvencionados pela administração pública em favor de candidato, partido político ou coligação; Fazer ou permitir propaganda eleitoral nos prédios ou no interior das repartições da administração pública, bem como nos veículos oficiais ou a serviço do Estado, ainda que fora do horário de expediente; e Usar vestes ou acessórios que ostentem propaganda eleitoral no período em que estiver no exercício das atividades funcionais.

E mais: no período de 7 de julho até a posse dos eleitos, é vedado aos agentes públicos nomear, contratar, demitir sem justa causa, suprimir, readaptar vantagens, dificultar ou impedir o exercício funcional. Também não é permitido remover, transferir ou exonerar servidor público. As ressalvas são para os seguintes casos: Nomeação ou exoneração em cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança; Nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início do prazo; Nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do governador; e A transferência ou remoção de militares, policiais civis e agentes penitenciários.

Aos candidatos, é proibido comparecer a inaugurações de obras públicas a partir de 7 de julho. De acordo com o decreto publicado nesta terça-feira, a partir desta data, fica proibida a contratação de shows artísticos para a inauguração de obras e prestação de serviços.Não é permitida também a fixação e distribuição de propaganda eleitoral de candidatos, partidos ou coligações nos veículos do sistema de transporte público individual e coletivo de pessoas.

Não sofrem restrições no período eleitoral os contratos e ajustes para serviços, bens e obras, inclusive por dispensa ou inexigibilidade de licitação. No entanto, nos últimos dois quadrimestres do mandato, o Estado não pode fazer compromisso financeiro sem que haja verba para quitar integralmente a dívida no mandato.

Com relação as ações de publicidade, propaganda e patrocínio, o decreto determina que a coordenação e a execução da política de comunicação dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta ficam a cargo da Secretaria de Comunicação. Segundo o consultor jurídico adjunto, Leandro Zannoni, trata-se de uma inovação em relação à legislação anterior.

Segundo o decreto, não é permitida a divulgação de publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos e entidades em qualquer meio de comunicação, de 7 de julho de 2018 até as eleições. A publicidade deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, e não pode ter nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidor público.

Até 31 de dezembro, não é permitida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios. Há exceção para casos de calamidade pública ou estado de emergência e programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.Além disso, os programas sociais não podem ser executados por entidade vinculada a algum candidato.

O chefe da Casa Civil em exercício, Guilherme Abreu, disse que o decreto é uma compilação das principais regras relacionadas ao processo eleitoral. “O governo está preocupado com o fiel cumprimento das normas que regem o processo eleitoral, com a finalidade de manter a transparência, a lisura e a equidade do processo”, destacou Abreu.

Para René Rocha Filho, a publicação vem para orientar os servidores. “O decreto não cria regra, mas explicita as que já estão na lei eleitoral e em outras leis específicas, para que todos os agentes políticos e públicos do Distrito Federal, sejam eles candidatos ou não, as observem fielmente para que o processo eleitoral ocorra dentro da mais estrita legalidade e regularidade”.

Em caso de dúvidas em relação ao ano eleitoral, os órgãos e entidades devem consultar a Procuradoria-Geral do DF.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 08/01/2018

Oprah e Kirk Douglas são destaques do Globo de Ouro 2018

A 75ª edição do Globo de Ouro, premiação concedida aos melhores do cinema e da televisão, aconteceu na noite de ontem, dia 07,no Hotel Beverly Hilton na Califórnia, Estados Unidos. A cerimônia, promovida pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood aos melhores do cinema e da televisão, é um dos termômetros para o Oscar 2018, marcado para 04 de março.

A festa foi apresentada pelo comediante Seth Meyers, que falou abertamente sobre o assédio sexual ocorrido em Hollywood, sem poupar os principais acusados: Harvey Weinstein, Kevin Spacey e, num caso mais antigo, Woody Allen.“Considerando o que aconteceu neste ano com homens poderosos e seu terrível comportamento em Hollywood, muitos achavam que seria mais apropriado uma mulher apresentar o prêmio, e talvez estejam certos. Mas se for um consolo, eu sou um homem com absolutamente nenhum poder em Hollywood.”

Além dos protestos contra casos de assédio e críticas a salários desiguais,o destaque da cerimônia foi o discurso emocionante da estrela de televisão Oprah Winfrey sobre a liberdade de imprensa e as vítimas de assédio e a comoção quando o mito centenário Kirk Douglas, foi aplaudido de pé ,durante homenagem no Globo de Ouro 2018. Aqui no Brasil o Globo a premiação foi transmitida pelo canal pago TNT.

A lendária atriz e apresentadora Oprah Winfrey foi homenageada com o Prêmio Cecil B. DeMille, honraria dada todos os anos a todos aqueles que se notabilizaram no cinema. Durante o discurso a homenageada defendeu a liberdade de imprensa.

“Vemos a imprensa sofrer um cerco hoje em dia. É preciso ter dedicação para se revelar a verdade, a injustiça. Revelar os tiranos e suas vítimas. Quero dizer que eu valorizo a imprensa mais do que nunca. Estamos tentando viver esse tempo difícil. Por isso, vou falar que sei ao certo que dizer a sua verdade é a ferramenta mais poderosa que temos. Tenho orgulho e me inspiro nas mulheres que tiveram a força e o poder de falar e compartilhar suas histórias particulares. Neste ano, somos a história”, disse a respeitada comunicadora. Oprah lembrou o impacto de ver Sidney Poitier, primeiro ator negro,recebendo um Oscar e enalteceu o fato de ser a primeira mulher negra a receber esta premiação, fazendo com que possa inspirar meninas como ela foi um dia e mostrando como a representatividade é importante, especialmente nos dias de hoje.

Ovacionada pela plateia, Oprah Winfrey fez um dos discursos mais poderosos da história do Globo de Ouro, emocionando os presentes, que a interromperam com aplausos de pé, principalmente ao lembrar os casos de abuso sexual, dentro e fora de Hollywood. “Não sofremos abuso só na indústria do entretenimento. É um problema que transcende local de trabalho, raça, cultura. Quero prestar um tributo às mulheres que suportaram anos de abuso e violência. Elas, como minha mãe, tinham contas para pagar, filhos para alimentar e sonhos para correr atrás. São mulheres com nomes que nunca saberemos”.Oprah expressou toda a sua gratidão as mulheres anônimas que trabalham duro todos os dias e ainda aguentam abusos e violência para proteger seus filhos.“O tempo dessas pessoas brutais ACABOU!”, declarou emocionada.

E por falar em emoção ela se repetiu quando o mito Kirk Douglas, de 101 anos, foi homenageado no Globo de Ouro. Os convidados reviveram as cenas de clássicos do cinema estrelados por ele, como “Spartcus” (1960) e “Sede de Viver” (1956). Debilitado, o astro foi aplaudido de pé pela plateia e demonstrou grande emoção pelo carinho de profissionais de uma indústria que muito deve a ele.Kirk estava acompanhado da nora Catherine Zeta-Jones, foi aplaudido de pé. “Meu sogro, uma lenda, foi homenageado por seu papel que acabou com a lista negra de Hollywood”, lembrou Catherine sobre a época em que artistas da indústria eram perseguidos pelo macarthismo, trama retratada no filme Trumbo:Lista Negra. “Ele não só contratou o roteirista Dalton Trumbo por Spartacus, como insistiu para que ele recebesse o crédito por seu trabalho.” Com esforço, o ator respondeu: “Você já disse tudo, Catherine. Eu nunca conseguiria dizer nada depois de você”.

A edição do Globo de Ouro 2018 viu seus prêmios bem distribuídos, sem eleger um grande vencedor da noite. Em cinema, até o final, não era possível apontar quem levaria a categoria principal de drama. Três Anúncios de um Crime, conquistou quatro troféus. O longa está previsto para chegar ao Brasil em 8 de fevereiro. Outra produção que se destacou foi Lady Bird, marcado para estrear por aqui em 15 de fevereiro, que conquistou a categoria de melhor filme cômico e atriz em filme de comédia para Saorsie Ronan.

Nas categoria de televisão, as escolhas seguiram as do último Emmy, em setembro, com destaque para The Handmaid’s Tale terminou com dois prêmios, inclusive o de melhor série dramática. A protagonista Elizabeth Moss venceu na categoria melhor atriz em drama. “Não vivemos mais nos espaços em branco no canto das páginas, não vivemos nos buracos entre as histórias. Somos as histórias impressas e estamos escrevendo nossas próprias histórias“, soltou nos agradecimentos.

A maior surpresa foi The Marvelous Mrs. Maisel, que, além de levar o prêmio de melhor série cômica, deu à jovem Rachel Brosnahan o troféu de melhor atriz de comédia ou musical. “Ainda há muitas histórias de mulheres brilhantes por aí e essa é apenas uma, então vamos continuar trabalhando para dar visibilidade a elas”, disse a premiada.

Os vencedores do Globo de Ouro 2018 foram:

Melhor filme dramático: Três Anúncios para um Crime

Melhor filme cômico ou musical: Lady Bird: É Hora de Voar

Melhor diretor: Guillermo Del Toro – A Forma da Água

Melhor ator – drama: Gary Oldman – O Destino de uma Nação

Melhor ator – comédia ou musical: James Franco – O Artista do Desastre

Melhor atriz – drama: Frances McDormand – Três Anúncios para um Crime

Melhor atriz – comédia ou musical: Saorsie Ronan – Lady Bird: É Hora de Voar

Melhor ator coadjuvante: Sam Rockwell – Três Anúncios para um Crime

Melhor atriz coadjuvante: Alisson Jenney – Eu, Tonya

Melhor roteiro: Três Anúncios para um Crime

Melhor trilha sonora: A Forma da Água

Melhor canção original: This is Me – O Rei do Show

Melhor filme estrangeiro: Em Pedaços (Alemanha/França)

Melhor animação: Viva: A Vida É uma Festa

Para contar a aventura de Miguel em busca do passado da sua família na Terra dos Mortos, Lee Unkrich usou a riqueza visual e de roteiro de seu “Toy Story 3”.Produção de destaque da Pixar para esse ano, “Viva – A Vida É uma Festa” é baseada na rica cultura mexicana e usa muito da capacidade de emocionar o público. Lee Unkrich, diretor do longa, agradeceu: “‘Viva’ não existiria sem as pessoas incríveis do México e suas tradições!”.

Na Televisão os premiados foram:

Melhor série dramática: The Handmaid’s Tale

Melhor série cômica: The Marvelous Mrs. Maisel

Melhor minissérie ou filme para TV: Big Little Lies

Ator em série dramática: Sterling K. Brown – This is Us

Ator em série cômica: Aziz Ansari – Master of None

Atriz em série dramática: Elisabeth Moss – The Handmaid’s Tale

Atriz em série cômica ou musical: Rachel Brosnahan – The Marvelous Mrs. Maisel

Ator em minissérie ou filme para TV: Ewan McGregor – Fargo

Atriz em minissérie ou filme para TV: Nicole Kidman – Big Little Lies

Ator coadjuvante em TV: Alexander Skarsgard – Big Little Lies

Atriz coadjuvante em TV: Laura Dern – Big Little Lies

 
Coluna Bernadete Alves - dia 07/01/2018

Comandante do Exército diz que sua força está na mente

O General Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro, vem enfrentando com disposição uma grande batalha na sua vida: uma doença neuromotora degenerativa que dificulta sua locomoção e o obriga a andar de cadeira de rodas. A doença foi revelada pelo general no dia 21 de março de 2017, “durante entrevista ao programa “Comandante Responde”, publicada no YouTube.

Sobre a enfermidade, o gaúcho de Cruz Alta de 66 anos que comanda o Exército, informa que foi acometido por uma doença degenerativa do neurônio motor. “Tenho uma rotina de fisioterapia, medicamentos e consultas periódicas que, no momento, não tem atrapalhado o desempenho da minha função”.

Agora, em reportagem ao Jornal Folha de S. Paulo, o general que está à frente de 215 mil homens, dos quais é exigido vigor físico, diz que comandar o Exército o fortalece e que está no ‘pleno desempenho da função’. Eduardo Villas Bôas é general desde 2011 e comanda o Exército desde 2015. Villas Bôas diz que não pretende deixar o cargo embora o seu estado de saúde gere especulações sobre quem será o seu sucessor. “É possível manter o padrão de profissionalismo e entusiasmo mesmo enfrentando grandes dificuldades pessoais”, garante.

Ele diz que a reflexão que faz todos os dias é até quando poderá seguir trabalhando. “Enquanto estiver colaborando para que o Exército possa seguir cumprindo suas missões constitucionais, permaneço”, diz o general. “A carreira, a vibração como militar e o contato com a tropa é o que me motiva a encarar cada dia como um novo desafio”. O general diz que não esperava no final da carreira passar por este imenso desafio. Conta que colocou o cargo à disposição mas o presidente da República achou por bem que ele deveria continuar. “O que está em pé e muito vivo hoje é a minha mente, além dos princípios e valores aprendidos no Exército desde a minha adolescência”, relata.

O general Eduardo Villas Bôas suporta a enfermidade e as adversidades da vida com fé. Não desanima perante as tribulações porque confia em Deus, tem o apoio da família, dos amigos e dos integrantes do Exército Brasileiro. Quem dedicou praticamente toda a sua vida a serviço da Pátria merece respeito e apoio nas horas mais difíceis da vida. Tenha muita fé na sua força e no seu espírito guerreiro, general Villas Bôas. O senhor orgulha o Rio Grande do Sul e o Brasil.

Papa Francisco incentiva amamentação

A tradicional Missa da festa do Batismo do Senhor, que encerra o tempo litúrgico do Natal, um evento anual restrito a filhos de funcionários do Vaticano e da diocese de Roma, foi uma grande cerimônia ocorrida neste Domingo na Capela Sistina onde o Papa insistiu na necessidade de transmitir a fé “com o dialeto do amor” em cada casa e em cada família.Na ocasião o Papa Francisco disse às mães que poderiam sentir-se livres para amamentar os bebês ali se eles tivessem fome.

"Se eles começam com um concerto (de choros), ou se estão incomodados, ou com calor, ou não se sentem bem, ou têm fome... Amamentem-os, não tenham medo, alimentem-os porque isso também é linguagem de amor", disse o papa em uma homilia improvisada. Francisco batizou 34 crianças e disse às mães que poderiam sentir-se livres para amamentar os bebês ali se eles tivessem fome.

O Papa Francisco batizou 18 meninas e 16 meninos, incluindo dois pares de gêmeos durante a cerimônia que durou mais de duas horas. Após a cerimônia o Papa invocou sobre todas as crianças recentemente batizadas “a proteção materna da Mãe de Deus”. As informações são da agência Reuters.

 
Coluna Bernadete Alves - dia 06/01/2018

Dia da Gratidão e Dia de Reis Magos

Seis de janeiro é comemorado o Dia de Reis e também Dia da Gratidão. Esse é um dia dedicado ao agradecimento, dia de expressar gratidão por tudo o que somos e temos, por tudo de bom que nos acontece e pelos desafios com os quais nos deparamos. Agradecer é um exercício que nos traz muitos benefícios, pois desperta em cada um de nós uma atitude positiva com relação à vida e que nos fortalece para os momentos de dificuldades.

Há 2018 anos, quando os três reis magos Gaspar, Baltazar e Melchior ou Belchior, chegaram ao menino Jesus levando ouro, incenso e mirra como presentes. Assim, foi decretado o fim da Epifânia (período que começou no nascimento de Cristo) e determinado que, todo 6 de janeiro, seria o Dia de Reis.

Na tradição cristã este foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.

Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário daquele país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. A mirra representa a purificação e limpeza do espírito. Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses. Também representa riquezas e poder material.

O nome deles já representam a importância do acontecimento: Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”, Belchior, “meu rei é luz”, e Baltazar, “Deus manifesta o rei”. Pretendia-se que eles representassem os reis de todo o mundo, então cada um era de uma etnia e idade diferente.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

Dos presentes dos Reis Magos é que surge a tradição de troca de presentes no Natal ou fim de ano. Vamos aproveitar o Dia de Reis para pedir suas bênçãos e boas energias por meio de simpatias e oração.

Esta simpatia é para trazer muito amor, dinheiro, paz no seu lar e ter alívio de qualquer sofrimento. Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de sua casa, os nomes dos Reis Magos: Baltazar, Belquior e Gaspar, um ao lado do outro. Mentalize: "Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus, que tragam boas energias para casa, protegendo todos os meus familiares. Amém."

O Dia de Reis Magos e Dia da Gratidão, ambas as datas convergem para o agradecimento e a graça, duas palavras com a mesma origem em ‘gratia’, do latim, e que, dependendo da espiritualidade de quem interpreta, ganham conotações religiosas. Na era dos memes de internet, porém, a #gratidão (hashtag gratidão, na tradução livre do internetês) virou uma espécie de assinatura para postagens harmônicas e bem intencionadas, muitas vezes relacionadas a bem estar mental.

O bom humor dos usuários de redes sociais ainda fez surgir variações como #gratiluz e #gratitude, que é a palavra traduzida para o inglês, mas se tornou uma versão abrasileirada do termo. No âmbito mais sério, o emprego da palavra e do conceito da gratidão inspirou e ainda inspira movimentos e iniciativas artísticas.

Luto na literatura com a morte de Carlos Heitor Cony

É com pesar que registro o falecimento do consagrado jornalista e escritor Carlos Heitor Cony ocorrido na noite de ontem, aos 91 anos, de falência de múltiplos órgãos. Cony estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ele era casado com Beatriz Lajta e deixa três filhos: Regina, Verônica e André. O corpo do escritor será cremado no Memorial do Carmo, no Rio, na tarde da próxima terça-feira, dia 9. O imortal da Academia Brasileira de Letras deixa uma vasta produção de romances, contos e crônicas ao longo de sua carreira.

Carlos Heitor Cony nasceu em 14 de março de 1926, no Rio de Janeiro. Era filho do jornalista Ernesto Cony Filho de Julieta Moraes Cony. Iniciou sua vida profissional como jornalista em 1952 no Jornal do Brasil e passou por diversas redações, incluindo dos jornais Correio da Manhã e Folha de S. Paulo. Na literatura estreou em 1958 com “O Ventre”, seguido de “A Verdade de Cada Dia” e “Tijolo de Segurança”.

Foi preso diversas vezes durante o golpe militar de 1964 e chegou a refugiar-se na Europa e em Cuba. Na volta ao Brasil, entrou para a Manchete, onde atuou também no departamento de teledramaturgia, participando de projetos como as novelas A Marquesa de Santos e Dona Beja. Publicou diversos contos, crônicas, peças de teatro e 17 romances.Com o livro ‘O Ato e o Fato’ ele enfrentou a ditadura e mostrou que era possível resistir escrevendo.

Testemunha ocular dos tempos sombrios da ditadura, Cony ajudou as gerações a amar a liberdade e lutar pela democracia. Com militância intelectual, política e sólida formação teólogica, Cony se tornou um dos principais pensadores nacionais.

Ficou anos sem publicar obras literárias até que em 1995 ressurgiu com “Quase Memória”, romance forte e tocante, e a ela permaneceu fiel até o fim, deixando sua marca não só na ficção como na crônica. O “Quase Memória”,vendeu mais de 400 mil cópias, e “O Piano e a Orquestra”, obras que renderam a ele o Prêmio Jabuti.

Vencedor de três prêmio Jabuti, Cony foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em maio de 2000, na sucessão de Herberto Sales. Ele foi o quinto ocupante da Cadeira nº 3, Machado de Assis. Cony conquistou o Jabuti com os títulos Quase Memória, em 1996, A Casa do Poeta Trágico, em 1997 e Romance sem Palavras, em 2000. Ele também conquistou o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra, quatro anos antes de se tornar um imortal.

Foi colunista da Folha de São Paulo e comentarista de rádio, função que exerceu até o fim da vida, na CBN. Uma perda irreparável!

 
Coluna Bernadete Alves - dia 05/01/2018

Final de semana chuvoso no DF em pleno verão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informa que hoje e durante todo o primeiro final de semana de 2018 o sol vai até aparecer em alguns períodos mas, a chuva será intensa principalmente na tarde desta sexta-feira e amanhã. Vamos então preparar o guarda chuva!

O meteorologista Luiz Cavalcanti, do Inmet, chama a atenção de que essas chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas. “Os ventos terão intensidade fraca ou moderada, porém, é possível que ocorram rajadas ocasionais”, explica. Amanhã as temperaturas, mínima e máxima, devem variar entre 19ºC e 25ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 55%.

A estação chuvosa está dando um alívio à Bacia do Descoberto que abastece mais da metade do Distrito Federal e que hoje está com 33,2% da sua capacidade e a de Santa Maria com 31,1%. Mesmo com a chuva vamos continuar economizando água.

Neste verão a Região Centro-Oeste tem características idênticas ao final da primavera, com ocorrência de pancadas de chuvas e ventos fortes, raios e granizo. Segundo o Inmet, com o decorrer da estação, essas condições deverão se modificar, isto é, com chuva mais contínua e com queda de temperatura, devido à influência da umidade que vem da Amazônia.

Neste período, a temperatura mínima, em média, em toda região, vai variar entre 19ºC e 24ºC; no Distrito Federal, a mínima extrema será em torno de 16ºC no Distrito Federal. Já a temperatura máxima ficará, em média, entre 27ºC e 31ºC; com máxima extrema em torno de 39ºC no Mato Grosso do Sul.

O verão é caracterizado, normalmente, por temperaturas elevadas em todo o país e com mudanças rápidas nas condições de tempo, com chuvas e ventos fortes, queda de granizo e raios, em todas as regiões do Brasil. Com a presença do La Niña, pode ocorrer chuva mais contínua nas regiões Centro-Oeste e Sudeste; chuva acima do normal nas regiões Norte e Nordeste e irregularidade na distribuição da chuva na Região Sul.

O La Niña é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Segundo o Inmet, esse resfriamento vem sendo observado desde agosto e indica a permanência do fenômeno pelo menos até março de 2018. O verão termina às 13h15 do dia 20 de março de 2018.

O prognóstico do verão apresentado pela Inmet aponta ainda que a temperatura da água do Atlântico Sul também esteve mais fria nos últimos meses, enquanto no Atlântico Norte observam-se temperaturas mais quentes. “Caso as duas condições se mantenham, poderá ocorrer uma condição chamada de dipolo positivo do Atlântico Tropical, o que é desfavorável às chuvas no norte das regiões Norte e Nordeste”, informa o instituto.

 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

Página 11 de 240
RocketTheme Joomla Templates